seris online nº 03

6
Brasíia, 02 de abril de 2015 Nº 03 Seris fortalece Semana de Regularização Fiscal Mais de 35 mil pessoas são beneficiadas com o mutirão fiscal Federal realizou entre os dias 18 e 27 de março, a Semana de Regularização Fiscal para negociação de débitos tributários. Mais de 35 mil pessoas foram beneficiadas com a redução de juros e multas sobre os mais diversos tributos locais nos dez dias do mutirão. A Secretaria de Relações Institucionais e Sociais contribuiu para esta ação, disponibilizando 15 (quinze) servidores que colaboraram no atendimento ao público. Além disso, foram utilizadas Atas de Registros de Preços da Seris para contratação de serviços de locação de computadores, mesas para computador, cabeamento, pontos de rede e internet, sendo empenhado o total de R$ 73.106,00 (setenta e três mil, cento e seis reais). Oportunidade para o contribuinte Quem não conseguiu negociar os passivos no evento terá até 30 de junho para acertar as pendências com o governo. Desde o dia 30 de março, o atendimento do Refis está sendo realizado nas agências da Secretaria de Fazenda ou nas varas fiscais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Descontos Os descontos para quem aderir ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis) podem chegar a 99% sobre juros e multas, em caso de pagamento à vista. Quanto maior o número de parcelas, menor o abatimento. Quem perder a chance de regularizar sua situação com o governo pode ser protestado judicialmente, e sofrer consequências como não poder assumir cargo público e ficar impedido de participar de concorrência pública, respectivamente nos casos de pessoas físicas e jurídicas. Nesta edição Agência Brasília O governo do Distrito O Seris dará apoio ao programa Pacto pela Vida Governo do DF quer estreitar relação com Terceiro Setor CCJ aprova PEC que reduz a maioridade penal Comissão de Transparência da CLDF aprova projeto que obriga a publicação mensal dos gastos com viagens e diárias

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Boletim Informativo de comunicação interna da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais do DF.

TRANSCRIPT

Page 1: Seris Online Nº 03

Brasíia, 02 de abril de 2015 Nº 03

Seris fortalece Semana de Regularização Fiscal

Mais de 35 mil pessoas são beneficiadas com o mutirão fiscal

Federal realizou entre os dias 18 e 27 de março, a Semana de Regularização Fiscal para negoc iação de déb i tos tributários. Mais de 35 mil pessoas foram beneficiadas com a redução de juros e m u l t a s s o b r e o s m a i s diversos tributos locais nos dez d ias do mut i rão. A Secretar ia de Relações Inst i tucionais e Sociais contribuiu para esta ação, disponibilizando 15 (quinze) servidores que colaboraram no atendimento ao público. Além disso, foram utilizadas Atas de Registros de Preços da Seris para contratação de serviços de locação de computadores, mesas para computador, cabeamento,

pontos de rede e internet, sendo empenhado o total de R$ 73.106,00 (setenta e três mil, cento e seis reais).

O p o r t u n i d a d e p a r a o contribuinte

Q u e m n ã o c o n s e g u i u negociar os passivos no evento terá até 30 de junho para acertar as pendências com o governo. Desde o dia 30 de março, o atendimento do Refis está sendo realizado nas agências da Secretaria de Fazenda ou nas varas

fiscais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Descontos Os descontos para quem a d e r i r a o P r o g r a m a d e Incentivo à Regularização Fiscal (Refis) podem chegar a 99% sobre juros e multas, em caso de pagamento à vista. Quanto maior o número de parcelas, menor o abatimento. Quem perder a chance de regularizar sua situação com o governo pode ser protestado j u d i c i a l m e n t e , e s o f r e r consequências como não poder assumir cargo público e ficar impedido de participar de c o n c o r r ê n c i a p ú b l i c a , respectivamente nos casos de pessoas físicas e jurídicas.

Nesta edição

Agênci

a B

rasí

lia

Og o v e r n o d o D i s t r i t o O

Seris dará apoio ao programa Pacto pela Vida

Governo do DF quer estreitar relação com Terceiro Setor

CCJ aprova PEC que reduz a maioridade penal

Comissão de Transparência da CLDF aprova projeto que obriga a publicação mensal dos gastos com viagens e diárias

Page 2: Seris Online Nº 03

ocorreu a primeira reunião da terceira etapa de elaboração do Planejamento Estratégico entre a Assesso r i a de Ges tão Estratégica e Projetos (AGEP) e a equipe da Subsecretaria de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor (SUBTRATS). O encontro teve como objetivo f a z e r o l e v a n t a m e n t o participativo da carteira de projetos da Subsecretaria, a fim de garantir a qualidade dos debates e dos resultados. Durante a reunião, o Chefe da AGEP, Alberto Farias Gavini F i lho, apresentou a lguns conceitos e a metodologia de trabalho que serão utilizados nesta fase. Estão programadas para as próximas semanas, m a i s r e u n i õ e s c o m representantes da Seris.

Planejamento Estratégico

Na manhã de on tem,

o início do ano, membros da etnia cigana CALON procuraram a Secretaria de Relações Institucionais e Soc ia i s com a lgumas d e m a n d a s , c o m o a ins ta lação de energ ia elétrica na Fazenda Sálvia, que fica nas proximidades de Sobradinho. Em contato c o m a C o m p a n h i a Energét ica de Brasí l ia (CEB), a Secretaria-adjunta da Seris pediu o apoio do ó r g ã o , e x p l i c a n d o a necessidade e urgência do pedido, tendo em vista que crianças e idosos moravam na região. Em pouco tempo, a demanda foi atendida.

No mesmo encontro, o grupo questionou sobre a possibilidade de o Governo oferecer um espaço para que eles pudessem expor alguns produtos fabricados pela comunidade, o que a j u d a r i a n a complementação de suas rendas. Com articulação da S u b s e c r e t a r i a d e Movimentos Soc ia is e P a r t i c i p a ç ã o P o p u l a r (SUBMOP), se conseguiu um stand na Feira de Sobradinho, para que os ciganos exponham seus artesanatos.

Etnia cigana

O s C a l o n f o r a m o s primeiros ciganos a chegar ao Brasil, no século XVI, vindos de Portugal.

NN

Com articulação da Seris etnia

cigana Calon tem demandas atendidas

N

Festival da Juventude Rural

ral, que acontece entre os dias 27 e 30 de abril, deve receber mais de 5 mil jovens de toda a América Latina e terá o apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais. Os jovens vão ficar alojados no Parque da Cidade, onde acontece o Festival. A Polícia Militar vai fazer a segurança do local e a CEB e Caesb foram a c i o n a d a s p e l a n o s s a Secretaria, para que forneçam a infraestrutura necessária.

OO Festival da Juventude Ru-

Seris dará apoio a o p r o g r a m a Pacto pela Vida

I n f o r m a ç õ e s s e r ã o repassadas a SSP a fim de desenvolver projetos

de Relações Institucionais e Soc ia i s (Se r i s ) se reun i ram na semana passada com um membro d a S e c r e t a r i a d e Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) para tratar do Pacto pela Vida, um programa de Governo que tem como propósito reduzir os índices de criminalidade e garantir m a i s s e g u r a n ç a à população. Durante o encontro, ficou acertado que a Seris irá contribuir c o m a s a ç õ e s d o programa. Nesta fase inicial, cada Subsecretaria da Seris e n v i a r á a S S P informações básicas sobre a a tuação den t ro do Governo, a fim de elaborar proposta de projetos que serão analisados. Com isso, espera-se definir os m e c a n i s m o s d e colaboração com o Pacto pela Vida. O programa é cons t ru ído de f o rma conjunta entre o governo, os órgãos de segurança e a população. Um novo encontro com membros da Ser is e da SSP será agendado.

RRe p r e s e n t a n t e s d a

2

Page 3: Seris Online Nº 03

Governo do DF quer estreitar relação com Terceiro Setor

Seris propõe diálogo permanente e criação de grupo de trabalho com Ongs a fim de estreitar relação com as organizações do Terceiro Setor.

F e d e r a l a c r e d i t a q u e a participação social é fundamental para que as práticas públicas de gestão sejam aplicadas de forma a fortalecer a sociedade, por isso tem buscado agendas e espaços de diálogos com a sociedade civil, afim de que suas organizações se fortaleçam.

Neste sentido, reuniram-se no dia 25 de março, a Subsecretária de Relações do Trabalho e Terceiro Setor da SERIS, Mari Trindade e a diretora do Instituto Sócio Ambiental (ISA) Adriana Ramos, para debater possíveis parcerias entre o governo do Distrito Federal e a Associação Brasileira d e O r g a n i z a ç õ e s N ã o Governamentais (ABONG). Mari apresentou projetos que vem sendo elaborados pela Seris em prol do for ta lecimento das entidades sociais do DF. Em contrapartida Adriana relatou os históricos do ISA e da ABONG e a atuação de ambos no âmbito do Distrito Federal e do Brasil. Foi d i s c u t i d a t a m b é m a regulamentação da Lei do Marco Regulatório nos Estados.

A s u b s e c r e t á r i a f a l o u d a i m p o r t â n c i a d a d e s b u r o c r a t i z a ç ã o d o s processos para estabelecimento de convênios com o Governo, para adquirir o título de utilidade p ú b l i c a e i n s c r i ç õ e s n o s Conse lhos de D i re i to . Em seguida informou o interesse da Seris em fazer um cadastro das entidades do Terceiro Setor tendo como um dos objetivos entregar o selo de boas práticas e o subsídio com informações sobre editais e assun tos de i n te resse do segmento e com cursos de c a p a c i t a ç ã o . “ E s t a m o s trabalhando com afinco para

OO G o v e r n o d o D i s t r i t o

estreitar as relações do nosso Governo com o Terceiro Setor. O G o v e r n a d o r R o d r i g o Rollemberg tem um histórico de trabalho com a área e foi o r e l a t o r d o n o v o M a r c o Regulatório do Terceiro Setor que normatiza a atuação desse importante segmento da sociedade e que tanto apoia a ação do Estado”.Para discutir a temática da desburoc ra t i zação e da regulamentação do Marco Regulatório do Terceiro Setor n o â m b i t o D i s t r i t a l , a Subsecretária propôs criar um grupo de trabalho com as entidades e o Governo e convidou a ABONG para participar desse processo.

O Marco Regulatório

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) é uma agenda política ampla que tem o objetivo de aperfeiçoar o a m b i e n t e j u r í d i c o e institucional relacionado às Organizações da Sociedade Civi l e suas relações de parceria com o Estado. Esses temas são trabalhados tanto na dimensão normativa –

p ro je tos de le i , decre tos , portarias – quanto na dimensão do conhecimento – estudos e p e s q u i s a s , s e m i n á r i o s , p u b l i c a ç õ e s , c u r s o s d e capacitação e disseminação de informações sobre o universo das Organizações da Sociedade Civil.Com o novo Marco Regulatório, haverá uma normatização válida para as parcerias celebradas entre as organizações e a Administração Pública Federal do Distrito Federal, dos estados e municípios, possibilitando a valorização das organizações da sociedade civil, transparência e controle do dinheiro público e eficiência na elaboração e execução dos projetos.

As Organizações da Sociedade Civil são as entidades privadas s e m fi n s l u c r a t i v o s q u e desenvolvem ações de interesse público e não têm o lucro como objetivo. Essas organizações atuam na promoção de direitos e de atividades nas áreas de saúde, educação, cu l tura, c i ê n c i a e t e c n o l o g i a , desenvo l v imen to ag rá r i o , assistência social e moradia, entre outras.

Terceiro Setor

3

Page 4: Seris Online Nº 03

de Constituição e Justiça ( C C J ) d a C â m a r a d o s D e p u t a d o s a p r o v o u a P r o p o s t a d e E m e n d a à Constituição(PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O tema é polêmico, mas a decisão da CCJ não leva à aprovação automática da proposta. Ela ainda será analisada por uma comissão especial e, se aprovada, vai ao Plenário da Câmara, onde precisa do apoio de pelo menos 60% dos deputados. D e p o i s , s e g u e p a r a a aprovação do Senado.Estamos acompanhando o c a s o e p a s s a m o s a s novidades por aqui!

Você sabia? Dosesdeconhecimento

«Planejar é agir no presente a partir de uma

visão desejada do futuro. É definir

objetivos e estratégias. É mobilizar e integrar os

recursos disponíveis a

partir de prioridades.»

(AGEP)

A partir desta edição, a A s s e s s o r i a d e Gestão Estratégica e Projetos (AGEP) nos p r e s e n t e a r á semanalmente com pequenas doses de c o n h e c i m e n t o . A c o m p a n h e !

EE

MaioridadePenal

ssa semana a Comissão

parênc ia da Câmara Legislativa aprovou um p r o j e t o q u e t o r n a obrigatório a publicação mensal, no Diário Oficial, dos gastos com viagens e diárias de funcionários dos poderes Legislativo e E x e c u t i v o l o c a l , d o Tribunal de Contas do Distrito Federal e das autarquias, sempre que forem pagos com dinheiro público.

A proposta segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir a Plenário.

Se aprovada, os cidadãos poderão ter acesso aos detalhes dos gastos.

Transparênciana CLDF

Comissão de Trans-AA

VOCÊ JÁ CONHECE NOSSASREDES SOCIAIS?

SERIS-DF

Luis

Mace

do/C

âm

ara

dos

Deputa

dos

Page 5: Seris Online Nº 03

Acesse o portal da Seriswww.seris.df.gov.br

Quem vê a elegante Luci Pinheiro pelos corredores do 4º andar, não imagina que a servidora já faz parte do quadro do Governo do Distrito Federal há 30 anos. Luci já passou por todas as áreas da Coordenação de Gestão de Pessoas e hoje, ela cuida da pasta de aposentadoria e pensão.

Fabrício Moser faz parte da equipe da Subsecretaria de Trabalho e do Terceiro Setor: “Acompanho nossa Subsecretária Mari Trindade nas reuniões, faço uma análise política de tudo que foi falado e proponho ideias e soluções criativas que podem colaborar com o sucesso dos nossos Projetos”.

André Castro, da Subsecretaria de Poderes Constituídos e Órgãos de Controle, está no Governo do Distrito Federal há pouco mais de um mês e tem acompanhado de perto os Projetos de interesse do Governo na Câmara Federal.

Jacó Nascimento trabalha na Coordenação de Patrimônio, Documentação e Arquivo. Ele é o responsável pela distribuição dos cartões de visita e carimbos e ainda dá suporte nas diversas demandas que a coordenação recebe diariamente.

@6

Page 6: Seris Online Nº 03

EXPEDIENTE

Este Boletim é uma publicação da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.

Secretário: Marcos Dantas

Secretário-adjunto: Manoel Alexandre

Subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular: Acilino Ribeiro

Subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor: Mari Trindade

Subsecretário de Relações Legislativas: Sérgio Luiz Nogueira

Subsecretário de Relações com os Poderes Constituídos e Órgãos de Controle: Igor Tokarski

Subsecretário de Administração Geral: Edvaldo Silva

Assessoria de Comunicação

Chefe: Carollina Andrade

Assessoras:Renata BattMayra Lima

Estagiária: Marianna Lazzari

EXPEDIENTE

(61) 3961-1608 / 3961-4574

serisdf

serisdf

[email protected]

SERIS

Palácio do Buriti - 1º andar - Sala P39

Aniversariantes

Sugestões? Manda pra

gente!

A gente escreve, mas vocês p o d e m c o n t r i b u i r e f e t i v a m e n t e c o m o conteúdo deste Boletim. Como? Sugerindo pautas e a s s u n t o s . S e a s u a C o o r d e n a ç ã o o u S u b s e c r e t a r i a e s t á par ticipando de algum projeto legal, ou está envolvida em alguma ação com as demais Secretarias d o G o v e r n o , m a n d e e - m a i l p a r a [email protected]. Sua sugestão é bem-vinda e será avaliada.

A Comunicação agradece.

04 de abril

Elisângela C. dos Santos

Martins

Coordenação de

Orçamento Finanças,

Contratos e Convênios

08 de abril

Marcel Felipe Soares das Neves

Coordenação de Gestão de Pessoas e Serviços Gerais

As fotos do Seminário d e P l a n e j a m e n t o E s t r a t é g i c o , q u e aconteceu no último dia 17, estão disponíveis no nosso site. Acesse o www.ser is.df .gov.br, c l i q u e e m f o t o s e p r o c u r e o á l b u m P l a n e j a m e n t o Estratégico.

Deseja receber e-m a i l s c o m o s C l i p p i n g s relacionados ao GDF?O s C l i p p i n g s s ã o relatórios com notícias que foram divulgadas por emissoras de TV, r á d i o s e j o r n a i s impressos. Caso tenha interesse, envie-nos um e - m a i l p a r a [email protected]

O boletim Seris Online passará a ser enviado quinzenalmente. Fique atento!

5