série igreja a igreja que queremos ser

43
Pr. Eid Marques

Upload: eid-marques

Post on 10-Jul-2015

673 views

Category:

Spiritual


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Pr. Eid Marques

Page 2: Série Igreja   A igreja que queremos ser

A IGREJA Que queremos ser!

Page 3: Série Igreja   A igreja que queremos ser

A igreja apostólica nãofoi apenas a primeira igreja doNovo Testamento; ela é omodelo mais excelente paratodas as outras, em todos ostempos, em todos os lugares.

Page 4: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Se quisermos aprendersobre o crescimento da igreja,não devemos buscar osmétodos da atualidade mas,observar o modelo deixado emAtos 2:42-47.

Page 5: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Quais foram as marcasda igreja dos apóstolos?

1.UMA IGREJA FIEL À PALAVRA DE DEUS

Atos 2

42E perseveravam na doutrina dosapóstolos e na comunhão, no partir dopão e nas orações.

Page 6: Série Igreja   A igreja que queremos ser

A igreja que nasceucomo fruto do derramamentodo Espírito e da exposição dasEscrituras perseverava nadoutrina dos apóstolos.

Page 7: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Não há igreja verdadeirasem a doutrina bíblica. Onde averdade das Escrituras é negadaou torcida, pode haversociedade religiosa, mas nãoigreja de Cristo.

Page 8: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Onde não hácompromisso com a verdade,não há igreja de Deus. Aprimeira marca da igreja fiel é apregação fiel da Palavra deDeus.

Page 9: Série Igreja   A igreja que queremos ser

O crescimento espiritualdeve preceder o crescimentonumérico. O crescimentonumérico de ser fruto docrescimento espiritual.

Page 10: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Hoje muitas igrejasbuscam a qualquer custo asmultidões e estão desesperadaspor resultados.

Page 11: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Temos visto muitaadesão e pouca conversão;muito ajuntamento e poucoquebrantamento; muitareligiosidade e poucaespiritualidade verdadeira.

Page 12: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Infelizmente, muitas“igrejas” tem trocado afidelidade à Palavra de Deus pordoutrinas humanas que buscamapenas seus próprios interesses.

Page 13: Série Igreja   A igreja que queremos ser

A igreja evangélicabrasileira está precisando passarpor uma nova Reforma. O queestá crescendo espantosamenteneste país não é o evangelho,mas um evangelho falso, quebusca agradar aos homens, emvez de glorificar a Deus.

Page 14: Série Igreja   A igreja que queremos ser

2. UMA IGREJA COMPROMETIDA COMA ORAÇÃO

Atos 2

42E perseveravam na doutrina dosapóstolos e na comunhão, no partir dopão e nas orações.

Page 15: Série Igreja   A igreja que queremos ser

A igreja nasceu em umclima de unanime e intensaoração. Não podemos divorciara pregação da oração. Osapóstolos se consagraram àoração e ao ministério daPalavra.

Page 16: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Atos 6

1

Ora, naqueles dias, multiplicando-se onúmero dos discípulos, houvemurmuração dos helenistas contra oshebreus, porque as viúvas delesestavam sendo esquecidas nadistribuição diária.

2

Então, os doze convocaram acomunidade dos discípulos e disseram:Não é razoável que nós abandonemosa palavra de Deus para servir àsmesas.

Page 17: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Atos 6

3

Mas, irmãos, escolhei dentre vós setehomens de boa reputação, cheios doEspírito e de sabedoria, aos quaisencarregaremos deste serviço;

4e, quanto a nós, nos consagraremosà oração e ao ministério da palavra.

Page 18: Série Igreja   A igreja que queremos ser

No dia de Pentecostes,quase 3 mil pessoas foramconvertidas, e todos aquelescrentes, diariamente, reuniam-se no templo para orar e louvara Deus.

Page 19: Série Igreja   A igreja que queremos ser

A oração era o oxigêniodessa igreja. Quando ela orava,os presos eram soltos, osenfermos eram curados, osendemoninhados eram libertos,as portas para o evangelhoeram abertas, e a Palavra deDeus prevalecia.

Page 20: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Essa igreja não possuíaprestígio político, mas tinhaintimidade com o soberanoSenhor Jesus. Não tinha ouronem prata, mas tinha o podervindo do Espírito Santo.

Page 21: Série Igreja   A igreja que queremos ser

3. UMA IGREJA ONDE REINA O AMORE A COMUNHÃO

Atos 2

42E perseveravam na doutrina dosapóstolos e na comunhão, no partirdo pão e nas orações.

44Todos os que creram estavam juntos etinham tudo em comum.

Page 22: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Atos 2

45Vendiam as suas propriedades e bens,distribuindo o produto entre todos, àmedida que alguém tinha necessidade.

46

Diariamente perseveravam unânimesno templo, partiam pão de casa emcasa e tomavam as suas refeições comalegria e singeleza de coração,

Page 23: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Todos os membros daigreja primitiva estavam juntose tinham tudo em comum.Havia um profundo amor unspelos outros e uma intensacomunhão entre seusmembros.

Page 24: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Eles reuniam-sediariamente no templo, mastambém partiam o pão de casaem casa e tomavam suasrefeições com singeleza decoração.

Page 25: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Essa igreja acolhia commuito amor todos quechegavam e, ao mesmo tempo,era simpática com os de fora. Amensagem que seus membrosabraçaram mudou seu coraçãoemudou seus relacionamentos.

Page 26: Série Igreja   A igreja que queremos ser

A igreja é a maioresperança do mundo. Numasociedade ferida e quebradapelo pecado, a igreja de Cristo élugar de refúgio e restauraçãopara aqueles que searrependem e crêem no SenhorJesus.

Page 27: Série Igreja   A igreja que queremos ser

4. UMA IGREJA QUE ADORA COMENTUSIASMO

Atos 2

43Em cada alma havia temor; e muitosprodígios e sinais eram feitos porintermédio dos apóstolos.

47

louvando a Deus e contando com asimpatia de todo o povo. Enquantoisso, acrescentava-lhes o Senhor, dia adia, os que iam sendo salvos.

Page 28: Série Igreja   A igreja que queremos ser

A igreja tinha reverênciae entusiasmo. Havia temor etambém celebração. As coisasde Deus eram tratadas comprofundo temor, e ao mesmotempo louvava-se a Deus compleno entusiasmo.

Page 29: Série Igreja   A igreja que queremos ser

A igreja tinha umacorreta relação vertical etambém horizontal. Seusmembros tinham intimidadecom Deus e comunhão uns comos outros.

Page 30: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Muitas pessoas estãoperdendo o temor a Deusdentro das igrejas.Consequentemente, o louvor aDeus está se transformandomais num show dirigido aogosto das pessoas do que numaexaltação ao Senhor.

Page 31: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Não podemos achar queo desempenho técnico emusical é o mais importante,nem confundir animação deauditório com culto vivo.

Page 32: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Deus estabeleceuprincípios que devem reger oculto. Jesus disse que Deusprocura adoradores que Oadorem em espírito e emverdade (João 4:23-24).

Page 33: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Temos que ter cuidadopara o culto não ser um teatro:bonito aos olhos, mas semnenhuma conexão com Deus ecom a vida cristã.

Page 34: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Por outro lado nãopodemos confundir cultosolene com liturgias mortas. Háigrejas que encarceram de talmaneira a liturgia do culto quenão há liberdade do Espírito.Nesta questão, temos que terequilíbrio e seguir o que a Bíblianos ensina.

Page 35: Série Igreja   A igreja que queremos ser

5.UMA IGREJA QUE CRESCE NUMERICAMENTE

Atos 2

47

louvando a Deus e contando com asimpatia de todo o povo. Enquantoisso, acrescentava-lhes o Senhor, diaa dia, os que iam sendo salvos.

Page 36: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Se não podemos medir asaúde espiritual de uma igrejaapenas pelo se crescimentonumérico, não podemostambém deixar de ver suafraqueza e enfermidade pelasua falta de crescimentonumérico.

Page 37: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Uma igreja saudávelcresce natural enumericamente. A igreja não éuma estrutura morta, mas umorganismo vivo. Ela é o corpo deCristo. Se não cresce, é porqueexistem coisas que estãoimpedindo o crescimento.

Page 38: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Rick Warren, em seulivro Uma igreja com propósito,corretamente afirma que apergunta certa não é: “O quedevo fazer para a igrejacrescer?” mas: “O que estáimpedindo a igreja de crescer?”.

Page 39: Série Igreja   A igreja que queremos ser

O Crescimento da igrejaé resultado do seurelacionamento com Deus ecom os irmãos. É Deus quemacrescenta à igreja os que vãosendo salvos.

Page 40: Série Igreja   A igreja que queremos ser

O crescimento saudávelda igreja só Deus pode realizar,mediante a oração da igreja, apregação da Palavra e otrabalho zeloso dos seus servo.A Bíblia diz que um planta,outro rega, mas o crescimentovemde Deus (1 Co. 3:6-7).

Page 41: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Que as marcas quecaracterizaram a igreja primitivasejam vividas, em suaplenitude, por nós.

Page 42: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Que todos nós sejamosuma igreja fiel a Palavra,comprometida com a oração,onde reina o amor e acomunhão, que adora a Deuscom entusiasmo e que cresçacontinuamente. Amém.

Page 43: Série Igreja   A igreja que queremos ser

Pr. Eid Marques