série bx50 - logismarketbr.cdnwm.com · incorporadas a fi m de otimizar a capacidade operacional...

16
® Série AX50 Série BX50 1,5 – 1,75 t 2,0 – 3,5 t

Upload: truongphuc

Post on 14-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

®

Série AX50Série BX50

1,5 – 1,75 t

2,0 – 3,5 t

Quais são os requisitos de uma empilhadeira para satisfazer às exigências de gerentes, operadores e para o manuseio cuidadoso da carga? A nova Série AX50/BX50 foi produzida a partir de uma minuciosa pesquisa e desenvolvimento por parte da Komatsu para atender a essas preocupações. A excepcional tecnologia hidráulica da Komatsu foi ainda mais aprimorada para cumprir com os novos requisitos de desempenho e capacidades funcionais.Sem perder seu nível superior de durabilidade e confi abilidade, novas funções foram incorporadas a fi m de otimizar a capacidade operacional e aumentar a segurança e o desempenho econômico da empilhadeira em condições diversas. Todos os detalhes, desde o exclusivo sistema de elevação, design da cabina do operador, até o formato e design do volante da direção, alavancas e corpo da máquina, representam fruto de uma evolução consagrada.O conceito de “exclusividade” da Komatsu está integrado em cada projeto, visando produzir máquinas top de linha que proporcionem alto grau de conforto a todos que se encontram no ambiente de operação.

EVOLUÇÃO CONSAGRADA

Modelos

Série 109

Empilhadeiras com Motor a GasolinaEmpilhadeiras com Motor a Diesel1,5 t / 1,75 t

Empilhadeiras com Motor a GasolinaEmpilhadeiras com Motor a Diesel2,0 t / 2,5 t / 3,0 t / 3,5 t

2,0 t / 2,5 t / 3,0 t

Série AX50

Série BX50

3

Menores Custos de OperaçãoAs Séries AX50/BX50 foram projetadas levando-se em conta as preocupações com a efi ciência econômica, durabilidade e segurança ambiental. O sistema hidráulico da Komatsu foi desenvolvido para diminuir o nível de consumo de combustível e manter uma excelente condição de equilíbrio térmico, aumentando o conforto operacional nas situações de serviço pesado. A Komatsu oferece ainda uma linha de motores de alta potência e de funcionamento ambientalmente limpo. O design tradicional da Komatsu contribui para a redução dos custos operacionais. Com base nesses conceitos, esta nova máquina capaz de alavancar ainda mais os lucros a empresa usuária.

4

Item opcional

O sistema fechado controlado por computador oferece ótima capacidade de combustão e purifi ca o óxido de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO) para proporcionar emissões mais limpas.

* Esta opção não está disponível em alguns modelos. Entre em contato com o fornecedor de Empilhadeiras Komatsu para obter informações.

O fi ltro FCD elimina de maneira efi ciente os contaminantes do diesel.

O Sistema Hidráulico de Elevação Super Lift* promove a rápida elevação da carga, mesmo com a empilhadeira em marcha lenta. Uma vez que a aceleração deixa de ser necessária, o consumo de combustível cai signifi cativamente. Também é possível ajustar com precisão a altura de elevação, sem causar impacto bruscos nas cargas ou nos paletes, eliminando assim o risco de avarias ao equipamento.

* O Sistema Hidráulico de Elevação Super Lift está disponível na Série BX50.

Surpreendente Melhoria no Consumo de Combustível

Menores Custos de Manutenção

Confi abilidade Komatsu

Equilíbrio Térmico Excepcional

Desempenho com nível de ruído extra baixo

Contrapeso Ambientalmente Seguro

Motores Especialmente Desenvolvidos

Sistema Catalítico de Três Vias para Empilhadeiras a Gasolina e Gás (GLP) FCD (Filtro de contaminantes do diesel)

As Séries AX50/BX50 apresentam maiores intervalos de lubrifi cação e facilidade de manutenção para aumentar ainda mais a efi ciência do equipamento. O mecanismo direcional é um sistema totalmente hidráulico. Não há componentes mecânicos, os custos com reposição são menores.

Os projetos exclusivos da Komatsu prolongaram ainda mais a vida útil das empilhadeiras. A nova estrutura do chassi e as mudanças aplicadas ao mastro aumentaram o seu grau de durabilidade. Melhorias no equilíbrio térmico também colaboraram para aumentar ainda mais a confi abilidade durante operações pesadas. O intervalo entre falhas (IEF) foi estendido em mais de 40%.Os custos de manutenção e reparos são minimizados através de testes e inspeções de qualidade exautivos realizados sob diferentes condições de operação.

A cobertura com desenho similar a uma coifa concentra o ar de refrigeração no radiador. O formato exclusivo da abertura do contrapeso e do ventilador benefi cia o desempenho de refrigeração aumentando o fl uxo de ar. Além disso, o Sistema Hidráulico de Elevação Super Lift (Série BX50) é projetado para reduzir a perda de pressão do óleo, evitando também o superaquecimento do óleo.

A emissão de ruído – mesmo com o motor funcionando em alta potência – é mantida no patamar mínimo devido ao capô monolítico, à bomba hidráulica de ferro fundido e ao piso e painel de instrumentos, que são vedados.

A aderência de poluentes ao contrapeso é eliminda pois o mesmo recebe uma pintura texturizadaA Série BX50 fornece fendas no contrapeso com propósitos de reciclagem.

Cada modelo emprega um motor especialmente desenvolvido para garantir ótimo equilíbrio entre potência e um desempenho ambiental superior. Os motores a diesel atendem às rígidas restrições governamentais de emissão de gases EPA Tier 2/ EU Estágio II.

Melhoria de 10% no consumo de combustível

Aumento de mais de 40% da durabilidade

(FD25 comparada com o modelo anterior)

(Comparada com o modelo anterior)

kw/rpm cm3

Classe

Mot

or a

ga

solin

aM

otor

a

diese

l

Denominação CilindradaPotência de saída nominal

Especifi cações dos motores

Segurança Ambiental

67dB(A) 84 dB(A)FD25T- Nível de Ruído

no raio de 7 metros(sob aceleração máxima)

FD25T-Nível de Ruído captado pela audição do

operador(sob aceleração máxima)

5

Item opcional

Modelos padrão1,5 t - 1,75 t K21 35/2450 20652,0 t / 2,5 t K21 35/2450 20653,0 t /3,5 t K25 43/2400 2488

Modelos de alta performance 2,0 t / 2,5 t K25 43/2400 2488

Modelos padrão1,5 t - 1,75 t 4D92E 35/2450 26592,0 t - 3,5 t 4D98E 53/2400 3318

Design voltado para redução da vibraçãoAo desenvolver esta nova máquina, a Komatsu analisou cuidadosamente o trabalho dos operadores durante a realização de serviços pesados. Por exemplo, para redobrar o nível de conforto da Série AX50/BX50, foi integrada uma estrutura fl utuante no trem de força, em adição à suspensão convencional da cabina. Como resultado, houve uma redução signifi cativa nas vibrações em percurso e vibrações do sistema direcional.Como a Série AX50/BX50 promove melhorias no ambiente de operação para a equipe realizar seu trabalho mais confortavelmente, também contribui para aumentar a produtividade no local de trabalho.

Estruturas ‘Flutuantes’ Duplas

Novo Assento com Suspensão do Operador

O design da suspensão da Komatsu apresenta grande evolução em relação à concepção original da cabine. Os amplos conjuntos dianteiros e a posição elevada dos conjuntos traseiros possibilitam que toda a cabina fl utue sobre o chassi.O trem de força faz com que o motor e a transmissão fl utuem na estrutura, enquanto uma junta universal é utilizada para reduzir as vibrações do motor e do movimento do eixo dianteiro.A tecnologia combinada de ambos os sistemas projetados pela Komatsu reduz ainda mais as vibrações transferidas para o mastro, garfo, volante da direção e alavanca de controle, bem como para o assento do operador. Desta forma, o conforto do operador e a segurança da carga estão assegurados ao máximo.

O assento do operador está equipado com um sistema de suspensão totalmente novo, além de coxim e amortecedor remodelados.O aperfeiçoamento do projeto do assento permite que o corpo do operador seja mantido fi rmemente na posição, aumentando o nível de conforto e reduzindo a fadiga durante operações prolongadas.

A estrutura fl utuante do trem de força reduz substancialmente a fadiga do operador, limitando as vibrações provenientes dos sistemas de operação.

O design da suspensão da cabina reduz as vibrações em percurso em 30%, se comparado com o modelo anterior.

Estrutura do Trem de Força

Encosto reclinável em seis estágiosDeslizamento longitudinal de 170 mmBotão de ajuste da almofada do assentoCinto de segurança retrátil

Suspensão da Cabina

6

Considerações para uma Operação ConfortávelA equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Komatsu se preocupa basicamente com o operador.Todos os aspectos referentes ao conforto do operador e facilidade da operação foram minuciosamente estudados e implementados em cada etapa do projeto.Por exemplo, os indicadores de controle e alavancas foram ergonomicamente projetados e dispostas em locais acessíveis e visíveis.A Komatsu se orgulha de desenvolver produtos especialmente projetados para otimizar as condições de conforto e produtividade.

Piso Amplo e Estribo Aberto AntiderrapanteO piso amplo e plano acomoda o cilindro de inclinação sob a sua superfície. Pedais tipo suspenso são utilizados para fornecer espaço extra para os pés, reduzindo signifi cativamente a fadiga do operador. O novo estribo amplamente aberto e revestido de material antiderrapante, e pára-lamas laterais projetados com uma curvatura que acompanha o semicírculo das rodas proporcionam maior facilidade e segurança durante a subida e descida da máquina.

Alavancas de controle projetadas para o comando na ponta dos dedos.

7

Item opcional

Excelente capacidade de elevação e desempenho de deslocamentoA performance do sistema de elevação das máquinas Komatsu refl ete o seu compromisso com os princípios de qualidade e inovação. Com base nesses princípios a Komatsu utiliza a bomba tipo tandem no Sistema Hidráulico de Elevação Super Lift*. O volante da direção de concepção compacta e o mecanismo da direção totalmente hidrostática caracterizam-se pela fl exibilidade na recomposição da inércia. Assim, os operadores podem realizar continuamente as operações de elevação e deslocamento por períodos prolongados sem aumentar a fadiga e o estresse.

Visibilidade Excepcional

Segurança no Deslocamento à Ré

Concepção Engenhosa de Forma

Sistema de Detecção da Presença do Operador(Mecanismo de Intertravamento de Elevação/Deslocamento)

A seção do trilho do mastro foi nivelada e a largura interna expandida para ampliar a visibilidade frontal. Com a escora de inclinação e o cilindro central do mastro de 3 estágios rebaixados, somados ao encosto do assento reclinável, a visibilidade frontal foi ampliada e os pontos cegos reduzidos. A Série BX50 também proporciona clara visibilidade da ponta do garfo. O painel de instrumentos e o painel de medidores tiveram tamanhos e layout otimizados.

Com os cantos superiores do contrapeso inclinados a visibilidade fi cou ainda melhor. A borda do contrapeso, que é visível do assento do operador, foi projetada para oferecer melhor visibilidade ao confi rmar distâncias durante o deslocamento à ré.O espelho central com ampla angulação oferece melhor visibilidade da área para segurança no deslocamento.

As saídas de ar do novo contrapeso foram projetadas para evitar a incidência de ar quente sobre o operador durante o deslocamento à ré. O tubo da ré foi reposicionado e agora está localizado no ponto mais baixo do contrapeso, proporcionando mais conforto ao motorista e evitando manchar suas roupas com a emissão de gás.

O Sistema de Detecção da à Presença do Operador é uma opção segura que só permite operações de elevação durante o deslocamento quando o operador está sentado. O alarme é ativado quando o operador se levanta do assento. A trava é uma medida de segurança dupla e permanece ativada mesmo se o operador voltar para o assento. Essa trava só é liberada quando as respectivas alavancas são recolocadas em posição segura.* O mecanismo de intertravamento de deslocamento não se aplica aos modelos com embreagem.

* O Sistema Hidráulico de Elevação Super Lift está disponível na Série BX50.

Largura interna do mastro

Mastro de 2 estágios, 475 mmMastro de 3 estágios, 375 mm

8

O estado de intertravamento também é indicado no painel de medidores

Volante da direção de diâmetro pequeno e mecanismo da direção totalmente hidrostático. Sistema Hidráulico de Elevação Super Lift*O volante da direção de diâmetro pequeno e o mecanismo da direção totalmente hidrostática proporcionam 100% de recomposição da inércia. A excepcional resposta do volante da direção otimiza à facilidade de manobra mesmo em espaços confi nadosAs fl utuações durante o deslocamento foram reduzidas em mais de 30% com refl exos na melhora do desempenho no deslocamento.

A bomba dupla em tandem opera a direção hidrostática e o equipamento de elevação de forma independente. A tecnologia hidráulica da Komatsu eleva a carga seguramente em velocidade maior de elevação do modelo anterior, mesmo com a empilhadeira em marcha lenta. A máquina apresenta ainda ajustes fi nos para a posição do garfo e operacionalidade

Diâmetro do volante da direção de 300 mm e

ajustável

dos implementos superior com o motor em marcha lenta.*O Sistema Hidráulico de Elevação Super Lift está disponível na Série

BX50.

Aumento da Velocidade de Elevação em mais de 100%

(FD25 comparada com o modelo anterior)

Velocidade de elevação em marcha lenta (empilhadeira carregada)

9

Compacta, excelente capacidade de elevação A Série 109 (2,0 t, 2,5 t, 3,0 t) nasceu como a nova Série BX com veículos de 1090 mm de largura. Este modelo com corpo de 1 tonelada em escala real tem recursos de um veículo de 2 toneladas. Com seus pneus recém-desenvolvidos e um corpo compacto, sua capacidade de elevação tornou-se superior. A facilidade de manobras de um veículo menor aumenta a efi ciência de forma signifi cativa.

Uso Efi caz do Espaço

O Recém-desenvolvido PBEM(Pneu Balão Estável e Macio)

Excelente Operação de Elevação A Grande Altura

A largura total compacta de 1090 mm signifi ca utilização efi ciente do espaço limitado. O raio de giro mínimo de 2050 mm no mínimo (veículo de 2,5 t) signifi ca que o veículo pode realizar curvas e mover-se rapidamente mesmo em espaços confi nados, otimizando as operações de armazenagem.

O recém-desenvolvido pneu compacto é indispensável para reduzir o tamanho da empilhadeira. Os pneumáticos são instáveis e os sólidos transmitem vibração para o operador durante o deslocamento. Por isso, se desenvolveu um novo pneu com orifícios de ar nas laterais. A empilhadeira compacta traz conforto para o operador ao mesmo tempo que garante a durabilidade.

A capacidade residual de elevação foi aprimorada. A alta rigidez do mastro é a mesma do veículo da Série BX50 2 t e inclui pneus recém-desenvolvidos que melhoram a estabilidade do veículo durante as operações.

Largura total109 cm

Série 109Gasolina e Diesel

2,0 t 2,5 t 3,0 t

Série 109 BX50 Série Padrão BX50

3975

mm

*

3755

mm

*

220 mm

*O veículo de 2,5 t inclui folga de 200 mm.

10

A Komatsu oferece sistema de combustível único (GLP) ou duplo (GLP e Gasolina) para veículos com Especifi cação GLP. Esse

Abaixando a posição do cilindro de GLP fi ca mais fácil instalá-lo e removê-lo, permitindo ampla visibilidade da traseira e mais segurança na marcha ré.

O cilindro de GLP é facilmente instalado e removido de sua posição mais baixa com esforço mínimo. Opção disponível no contrapeso normal e também nos veículos de 2,5 t e 3 t com “contrapesos submersos”.

A cabina de aço proporciona conforto superior e proteção contra frio intenso ou ambientes muito ruidosos. As opções de aquecedor e ar condicionado também estão disponíveis.

A cobertura em resina é resistente a impactos impactos e protege contra chuva.

As cargas são pesadas e mostradas em unidades de 10 kg. O indicador do medidor aponta o ângulo de

inclinação do mastro. Quando o mastro alcança o ângulo determinado, uma luz acende. Quando não há nenhuma carga no elevador, a “Função de Parada Automática” pára a operação de inclinação assim que o mastro alcança essa posição pré-estabelecida. Este procedimento é muito funcional para operações de carga em superfícies inclinadas.

Seu formato simples permite manutenção rápida e fácil.

(opcional para o veículo com GLP)

Esta empilhadeira é segura para o manuseio de produtos pulverizados, tais como concreto, produtos secundários, cerâmica e farinhas ou operações em condições similares.

Resistente à água, impermeável e com pinturas anti-corrosiva, caracteristicas que aumentam signifi cativamente a durabilidade da parte externa, das peças e do sistema de freio sob condições de trabalho em água salgada.

11

Opcionais

Opcionais

Implementos

veículo possui excelente consumo de combustível, maior vida útil do óleo do motor, fi ltros e bujões do motor e motor com emissão de gases de combustão ambientalmente. Partidas frias são possíveis mesmo em temperaturas abaixo de -5 ºC.

Especifi cação GLP

Especifi cação de “contrapeso submerso”* com visibilidade traseira ampliada.

Presilha voltada para baixo

Cabina de Aço* Sensor Digital de Carga Medidor do Ângulo de Inclinação do Mastro

Sistema Sensor da Presença do Operador

Especifi cação à Prova de Poeira Especifi cação para ambientes agressivos

Protetor superior revestido com resina

Filtro de Óleo de Fácil Reposição

Equipamentos Elétricos

q Sistema catalítico de três vias para Empilhadeira Movidas a gasolina e GLP .

q FPD (fi ltro de partículas diesel)

q Corta faíscasq Tubo de escapamento

ascendenteq Tela do radiadorq Alternador de alta

capacidade (somente para veículos a diesel)

q Pré-fi ltro

q Protetores do cilindro de inclinação

q Protetores do cilindro da direção hidrostática

q Tampa do tanque de combustível com chave

q Extintor de incêndio

q Medidor de temperatura do óleo do conversor de torque

q Amperímetroq Velocímetro (com alarme)q Medidor do ângulo de

inclinação do mastroq Limitador de velocidade

de deslocamentoq Sensor de

posicionamento do garfo

q Pneus coloridos

*Exceto para a Série 109

q Embora sejam fornecidas especifi cações para os implementos, alguns deles não podem ser instalados em determinados mastros, dependendo do tipo. q Para detalhes, consulte seu distribuidor de Empilhadeiras Komatsu. q Implementos com a marca “*” não podem ser instalados na Série 109.

q Luz estroboscópica amarela

q Luz estroboscópica vermelha

q Farol de trabalho traseiroq Farol de trabalho dianteiroq Alarme da ré

Motor e Equipamento de Operação

Partes Externas Medidores e Indicadores

Pneus

Clamp Bobina Deslocador lateral Clamp fardo Aparelho giratório Posicionador de garfoBraçadeira de tambor*

Equipamentos principais

12

Tipo de veículo Série AX50/BX50 Modelo de alta performance (Tipo H)Modelo padrão Série 109Motor Gasolina Diesel Gasolina Diesel Gasolina Diesel

Transmissão Embreagem TORQFLOW Embreagem TORQFLOW TORQFLOW TORQFLOW Embreagem TORQFLOW Embreagem TORQFLOW

Sist

ema

oper

acio

nal/a

cion

amen

to

Estrutura de fl utuação dupla q q q q q q q q q qNovo assento do operador com suspensão q q q q q q q q q qVolante da direção concepção completa q q q q q q q q q qColuna da direção inclinável q q q q q q q q q qAlavanca elétrica de controle de direção (avante/ré) (modelo TORQFLOW) - q - q q q - q - qAlavanca sincronizada de cone duplo (modelo dotado de embreagem) q - q - - - q - q -Interruptor de combinação (interruptor das luzes e faróis e luz do sinal de seta) q q q q q q q q q qIndicador do mecanismo de retorno automático q q q q q q q q q qEstribo totalmente aberto q q q q q q q q q qCilindro de inclinação do assoalho inferior q q q q q q q q q qPorta-papéis q q q q q q q q q qPorta-luvas q q q q q q q q q q

Med

idor

es

Painel de medidores q q q q q q q q q qHorímetro q q q q q q q q q qIndicador de temperatura do líq. de arrefecimento do motor q q q q q q q q q qIndicador de temperatura do óleo do conversor de torque - Q - Q Q Q - Q - QIndicador do nível de combustível q q q q q q q q q q

Indi

cado

res

de s

egur

ança

Luz de alerta da pressão de óleo do motor q q q q q q q q q qLuz de alerta do nível de carga da bateria q q q q q q q q q qLuz de alerta do elemento do purifi cador de ar Q Q Q Q Q Q Q Q Q QLuz de alerta do nível de combustível Q Q Q Q Q Q Q Q Q QLuz de alerta do nível do líq. de arrefecimento do radiador Q Q Q Q Q Q Q Q Q QLuz de alerta do nível do eletrólito da bateria Q Q Q Q Q Q Q Q Q QIndicador da posição neutra q q q q q q q q q qLuz de alerta da presença de sedimentos - - q q - q - - q qIndicador de intensidade da luminosidade das luzes e faróis - - q q - q - - q q

Com

pone

ntes

elé

tric

os

Distribuidor da corrente de entrada totalmente transistorizado q q - - q - q q - -Alternador com regulador da corrente de entrada embutido q q q q q q q q q qSistema automático de luminescência rápida - - q q - q - - q qMecanismo de segurança em neutro q q q q q q q q q qFusível automático q q q q q q q q q qBateria de baixa manutenção q q q q q q q q q qMecanismo de desligamento da chave de partida - - q q - q - - q qFarol dianteiro de halogênio q q q q q q q q q qLuz de combinação traseira q q q q q q q q q qAlarme de marcha à ré q q q q q q q q q q

Mec

anis

mos

Sistema da detecção da presença do operador Q Q Q Q Q Q Q Q Q QRestrição automática q q - - q - q q - -Sistema hidráulico Super Lift w w w w w w w w w wEmbreagem auto-ajustável q - q - - - q - q -Sedimentador com bomba de escorva - - q q - q - - q qPurifi cador de ar Cyclone q q q q q q q q q qFreio de estacionamento com botão de liberação q q q q q q q q q qDireção totalmente hidrostática *1 q q q q q q q q q qSistema de aterrissagem suave do mastro q q q q q q q q q qLonas de freio livres de pó de amianto q q q q q q q q q qDisco de embreagem livre de pó de amianto q - q - - - q - q -Filtro de óleo hidráulico de substituição simples Q Q Q Q Q Q Q Q Q Q

Exte

rior

Tapete do assoalho q q q q q q q q q qAlças auxiliares q q q q q q q q q qProtetor superior com conduítes dianteiros/traseiros q q q q q q q q q qEspelho retrovisor central de angulação ampla q q q q q q q q q qCapô do motor com blindagem sólida q q q q q q q q q qPainel do piso com abertura a um toque q q q q q q q q q qTampa do radiador removível a um simples toque q q q q q q q q q qBatente do capô do motor q q q q q q q q q qTrava do capô do motor q q q q q q q q q qTanque de expansão do radiador q q q q q q q q q qAmplo transportador do garfo q q q q q q q q q qTampa do painel de instrumentos à base de resina q q q q q q q q q qPontos para colocação do macaco q q q q q q q q q q

q: Padrão Q: Opcional w: Padrão para BX50 - : Não disponível

*1 A função de sincronização da direção está disponível como item opcional

(kg) 1900

1700

1500

1300

1100

900

700

500500 600 800 1000 1200

(mm)

Capa

cidad

e o

Capa

cidad

e o

Centro da carga o Centro da carga o

*Mastro de 5 m *Mastro de 5 m*Mastro de 4,5 m *Mastro de 4,5 mMastro de 3 m . 3,5 m . 4 m Mastro de 3 m . 3,5 m . 4 m

t Especifi cações da série AX50C

arac

terís

ticas

1.2 Modelo Designação do fabricante FD15T-20 FG15HT-20 FD18T-20 FG18HT-20Transmissão TORQFLOW TORQFLOW TORQFLOW TORQFLOW

1.3 Fonte de alimentação Elétrica, Diesel, Gasolina, GLP Diesel Gasolina Diesel Gasolina1.4 Tipo de operação Sentado Sentado Sentado Sentado1.5 Capacidade nominal Q kg 1500 1500 1750 17501.6 Centro de carga c mm 500 500 500 500

1.6.1 Capacidade alternativa Q2 Capacidade a 600 mm do centro de carga kg 1360 1360 1590 1590

1.8 Distância da carga x Centro do eixo dianteiro até face do garfo mm 405 405 405 405

1.9 Distância entre eixos y mm 1400 1400 1400 1400

Peso

2.1 Peso de serviço kg 2550 2450 2745 26452.2

Carga sobre o eixoCarregada Dianteira kg 3530 3500 3900 3870

2.2.1 Traseira kg 520 450 595 5252.3 Descarregada Dianteira kg 1035 1005 990 9602.3.1 Traseira kg 1515 1445 1755 1685

Pneu

s

3.1 Tipo de pneu Pneumático Pneumático Pneumático Pneumático3.2 Tamanho do pneu Dianteiro 6,50-10-10PR(I) 6,50-10-10PR(I) 6,50-10-10PR(I) 6,50-10-10PR(I)3.3 Traseiro 5,00-8-8PR(I) 5,00- 8- 8PR(I) 5,00-8-8PR(I) 5,00- 8- 8PR(I)3.5 Número de rodas Dianteiras/traseiras (x=tração) 2X/2 2X/2 2X/2 2X/23.6 Banda de rodagem dianteira b4 mm 890 890 890 8903.7 Banda de rodagem traseira b3 mm 895 895 895 895

Dim

ensõ

es

4.1 Ângulo de inclinação α/β Avante/À ré graus 6/10 6/10 6/10 6/104.2 Altura do mastro baixado h1 Mastro de 2 estágios mm 1995 1995 1995 1995

4.3 Elevação livre padrão h2 Mastro padrão 2 estágios, a partir do solo mm 140 140 140 140

4.4 Altura de elevação padrão h3 Mastro padrão 2 estágios, a partir do solo mm 3000 3000 3000 3000

4.5 Altura do mastro, estendido h4 Mastro padrão 2 estágios mm 3955 3955 3955 39554.7 Altura do protetor do operador h6 mm 2030 2030 2030 20304.19 Compr. com garfo padrão L1 mm 3160 3160 3200 32004.20 Compr. até a face do garfo L2 mm 2240 2240 2280 22804.21 Largura no pneu b1 Simples mm 1070 1070 1070 10704.22 Componentes do garfo s/e/l Espessura x largura x compr. mm 35x100x920 35x100x920 35x100x920 35x100x9204.23 Class. do porta garfo ISO 2328, TIPO A/B/no Classe 2,A Classe 2,A Classe 2,A Classe 2,A4.24 Largura do porta garfo b2 mm 970 970 970 9704.31

Altura livre em relação ao solom1 Sob o mastro mm 120 120 120 120

4.32 m2 No centro da distância entre eixos mm 130 130 130 130

4.33 Corredor de empilhamento com ângulo reto Ast Largura sem garfo mm 2360 2360 2395 23954.35 Raio de giro Wa mm 1955 1955 1990 1990

Perf

orm

ance

5.1 Velocidade de deslocamento (avante) Carregada, 1ª, 2ª km/h 18,5 18,5 18,5 18,5Descarregada, 1ª, 2ª km/h 19,0 19,0 19,0 19,0

5.2 Velocidade de elevação Carregada mm/s 620 590 620 590Descarregada mm/s 670 640 670 640

5.3 Velocidade de descida Carregada mm/s 500 500 500 500Descarregada mm/s 550 550 550 550

5.6 Força máxima na barra de tração Carregada KN 13 15 13 155.8 Grau de rampa máxima Carregada % 33 37 29 335.10 Freio de serviço Operação/controle Pedal/ Hidráulico Pedal/ Hidráulico Pedal/ Hidráulico Pedal/ Hidráulico5.11 Freio de estacionamento Operação/controle Manual/ Mecânico Manual/ Mecânico Manual/ Mecânico Manual/ Mecânico5.12 Sistema direcional Tipo FHPS FHPS FHPS FHPS

6.4 Bateria Voltagem/Capacidade em uma média de 5 horas V/ah 12/64 12/33 12/64 12/33

Mot

or I.

C. 7.1 Modelo do fabricante Komatsu 4D92E NISSAN K21 Komatsu 4D92E NISSAN K21

7.2 Potência nominal, rede SAE HP(KW) 46,4 (34,6)@2450 46,4 (34,6)@2450 46,4 (34,6)@2450 46,4 (34,6)@2450

7.3 RPM nominal min-1 2450 2450 2450 24507.3.1 Torque máx., rede SAE Nm•min-1 142@1800 152@1600 142@1800 [email protected] Nº de cilindros/cilindrada cm3 4-2659 4-2065 4-2659 4-2065

Out

ros 7.6 Capacidade do reservatório de combustível l 40 40 40 40

8.2 Pressão de alívio do implemento bar 172 172 172 172

(kg)

500 600 800 1000 1200

(mm)

1900

1700

1500

1300

1100

900

700

500

t Dimensões t Curva da capacidade de carga- Mastro com livre visão de 2 estágios

Obs. 1: Capacidade de carga além do centro de carga a 500 mm, somente para referência.

Obs. 2: * Valores referentes a pneus duplos instalados.

{

13

Modelo ■ 1,5 t Modelo ■ 1,75 t

14

t Dimensõest Curva da capacidade de carga Mastro de visão livre de 2 estágios

Capa

cidad

e oCa

pacid

ade o

Capa

cidad

e o

Centro da carga o

Centro da carga o Centro da carga o

Centro da carga o

Mastro de ~ 4 mMastro de 4,3 m . 4,5 mMastro de 4,7 m . 5 m

Mastro de ~ 4 mMastro de 4,3 m . 4,5 mMastro de 4,7 m . 5 m

Mastro de ~ 4 mMastro de 4,3 m . 4,5 mMastro de 4,7 m . 5 m

Mastro de ~ 4,5 mMastro de ~ 5 m

Modelo ■ 2,0 t Modelo ■ 3,0 t

Modelo ■ 2,5 t Modelo ■ 3,5 t

Obs.: Capacidade de carga além do centro de carga a 500 mm, somente para referência.

t Especifi cações da série BX50C

arac

terís

ticas

1.2 Modelo Designação do fabricante FG20T-16N FG20HT-16N FD20T-16 FG25T-16N FG25HT-16N FD25T-16 FG30HT-16N FD30T-16NTransmissão TORQFLOW TORQFLOW TORQFLOW TORQFLOW TORQFLOW TORQFLOW TORQFLOW TORQFLOW

1.3 Fonte de alimentação Elétrica, Diesel, Gasolina, GLP Gasolina Gasolina Diesel Gasolina Gasolina Diesel Gasolina Diesel1.4 Tipo de operação Sentado Sentado Sentado Sentado Sentado Sentado Sentado Sentado1.5 Capacidade nominal Q kg 2000 2000 2000 2500 2500 2500 3000 30001.6 Centro de carga c mm 500 500 500 500 500 500 500 5001.6.1 Capacidade alternativa Q2 Capacidade a 600 mm

do centro de carga kg 1810 1810 1810 2267 2267 2267 2722 2722

1.8 Distância da carga x Centro do eixo diantei-ro até face do garfo mm 455 455 455 455 455 455 485 485

1.9 Distância entre eixos y mm 1650 1650 1650 1650 1650 1650 1700 1700

Peso

2.1 Peso de serviço kg 3255 3255 3310 3605 3605 3660 4465 44852.2

Carga sobre o eixoCarregada Dianteira kg 4480 4480 4485 5155 5155 5195 6305 6345

2.2.1 Traseira kg 590 590 640 720 720 735 865 8602.3 Descarregada Dianteira kg 1485 1485 1490 1410 1410 1450 1810 18552.3.1 Traseira kg 1770 1770 1820 2195 2195 2210 2635 2630

Pneu

s

3.1 Tipo de pneu Pneumático Pneumático Pneumático Pneumático Pneumático Pneumático Pneumático Pneumático3.2 Tamanho do pneu Dianteiro 7,00-12-12PR(I) 7,00-12-12PR(I) 7,00-12-12PR(I) 7,00-12-12PR(I) 7,00-12-12PR(I) 7,00-12-12PR(I) 28x9-15-12PR(I) 28x9-15-12PR(I)3.3 Traseiro 6,00-09-10PR(I) 6,00-09-10PR(I) 6,00-09-10PR(I) 6,00-09-10PR(I) 6.00-09-10PR(I) 6.00-09-10PR(I) 6,50-10-10PR(I) 6,50-10-10PR(I)3.5 Número de rodas Dianteiras/traseiras

(x=tração) 2X/2 2X/2 2X/2 2X/2 2X/2 2X/2 2X/2 2X/23.6 Banda de rodagem dianteira b4 mm 966 966 966 966 966 966 1025 10253.7 Banda de rodagem traseira b3 mm 960 960 960 960 960 960 965 965

Dim

ensõ

es

4.1 Ângulo de inclinação α/β Avante/À ré graus 6/12 6/12 6/12 6/12 6/12 6/12 6/12 6/124.2 Altura do mastro baixado h1 Mastro de 2 estágios mm 2170 2170 2170 2170 2170 2170 2250 22504.3 Elevação livre padrão h2 Mastro padrão 2 está-

gios, a partir do solo mm 140 140 140 140 140 140 140 140

4.4 Altura de elevação padrão h3 Mastro padrão 2 está-gios, a partir do solo mm 3250 3250 3250 3250 3250 3250 3250 3250

4.5 Altura do mastro, estendido h4 Mastro padrão 2 estágios mm 4470 4470 4470 4470 4470 4470 4470 4470

4.7 Altura do protetor do operador h6 mm 2110 2110 2110 2110 2110 2110 2130 21304.19 Compr. com garfo padrão L1 mm 3595 3595 3595 3670 3670 3670 3780 37804.20 Compr. até a face do garfo L2 mm 2525 2525 2525 2600 2600 2600 2710 27104.21 Largura no pneu b1 Simples mm 1150 1150 1150 1150 1150 1150 1235 12354.22 Componentes do garfo s/e/l Espessura x largura

x compr. mm 40x100x1070 40x100x1070 40x100x1070 40x100x1070 40x100x1070 40x100x1070 50x125x1070 50x125x10704.23 Class. do porta garfo ISO 2328, TIPO A/B/no Classe 2,A Classe 2,A Classe 2,A Classe 2,A Classe 2,A Classe 2,A Classe 3,A Classe 3,A4.24 Largura do porta garfo b2 mm 1040 1040 1040 1040 1040 1040 1070 10704.31

Altura livre em relação ao solom1 Sob o mastro mm 140 140 140 140 140 140 140 140

4.32 m2 No centro da distância entre eixos mm 158 158 158 158 158 158 186 186

4.33 Corredor de empilhamento com ângulo reto Ast Largura sem garfo mm 2645 2645 2645 2695 2695 2695 2855 2855

4.35 Raio de giro Wa mm 2190 2190 2190 2240 2240 2240 2370 2370

Perf

orm

ance

5.1 Velocidade de deslocamento (avante) Carregada, 1ª, 2ª km/h 18,0 18,0 18,5 18,0 18,0 18,5 18,5 19,0Descarregada, 1ª, 2ª km/h 19,0 19,0 19,0 19,0 19,0 19,0 19,5 19,5

5.2 Velocidade de elevação Carregada mm/s 545 620 630 545 620 630 535 500Descarregada mm/s 600 670 660 600 670 660 570 570

5.3 Velocidade de descida Carregada mm/s 500 500 500 500 500 500 500 500Descarregada mm/s 500 500 500 500 500 500 500 500

5.6 Força máxima na barra de tração Carregada KN 14 19 18,1 14 19 18,1 18 17,55.8 Grau de rampa máxima Carregada % 28 38 36 23 32 31 26 255.10 Freio de serviço Operação/controle Pedal/

HidráulicoPedal/

HidráulicoPedal/

HidráulicoPedal/

HidráulicoPedal/

HidráulicoPedal/

HidráulicoPedal/

HidráulicoPedal/

Hidráulico5.11 Freio de estacionamento Operação/controle Manual/

MecânicoManual/

MecânicoManual/

MecânicoManual/

MecânicoManual/

MecânicoManual/

MecânicoManual/

MecânicoManual/

Mecânico5.12 Sistema direcional Tipo FHPS FHPS FHPS FHPS FHPS FHPS FHPS FHPS6.4 Bateria Voltagem/Capacidade em

uma média de 5 horas V/ah 12/33 12/33 12/64 12/33 12/33 12/64 12/33 12/64

Mot

or I.

C. 7.1 Modelo do fabricante NISSAN K21 NISSAN K25 Komatsu

4D98E NISSAN K21 NISSAN K25 Komatsu 4D98E NISSAN K25 Komatsu

4D98E7.2 Potência nominal, rede SAE HP

(KW)46,4

(34,6)@245057,0

(42,6)@240062,0

(46,0)@245046,4

(34,6)@245057,1

(42,6)@240062,0

(46,0)@245057,1

(42,6)@240062,0

(46,0)@24507.3 RPM nominal min-1 2450 2400 2450 2450 2400 2450 2400 24507.3.1 Torque máx., rede SAE Nm•min-1 152@1600 186@1600 185@1700 152@1600 186@1600 185@1700 186@1600 [email protected] Nº de cilindros/cilindrada cm3 4-2065 4-2488 4-3318 4-2065 4-2488 4-3318 4-2488 4-3318

Out

ros 7.6 Capacidade do reservatório de

combustível l 58 58 58 58 58 58 58 58

8.2 Pressão de alívio do implemento bar 181 181 181 181 181 181 181 181

FG35AHT-16N FD35AT-16TORQFLOW TORQFLOW

Gasolina DieselSentado Sentado

3500 3500500 500

3175 3175

505 505

1700 17004900 49807080 71301000 10301800 18453100 3135

Pneumático Pneumático250-15-20PR(I) 250-15-20PR(I)6,50-10-12PR(I) 6,50-10-12PR(I)

2X/2 2X/21060 1060965 9656/12 6/122265 2265140 140

3360 3360

4470 44702145 21453865 38652795 27951290 1290

50x125x1070 50x125x1070Classe 3,A Classe 3,A

1060 1060140 140186 186

2985 2985

2480 248017,5 18,018,5 18,5410 440450 460400 400400 40017 17,120 24

Pedal/ Hidráulico Pedal/ HidráulicoManual/ Mecânico Manual/ Mecânico

FHPS FHPS12/33 12/64

NISSAN K25 Komatsu 4D98E

57,1 (42,6)@2400 62,0 (46,0)2400 2450

186@1600 185@17004-2488 4-3318

58 58181 181

Altura Max dos garfos

Altura do mastro abaixado

Altura do mastro estendido Elevação livre

FG(D)15/18Mastro de Dois Estágios

2500 1745 3455 1403000 1995 3955 1403300 2145 4255 1403500 2245 4455 1403700 2345 4655 1404000 2545 4955 1404300 2695 5255 1404500 2795 5455 1404700 2920 5655 1405000 3070 5955 140

Mastro de Dois Estágios com elevação livre3000 1995 3965 10653300 2145 4265 12153500 2245 4465 13154000 2545 4965 1615

Mastro de Três Estágios com elevação livre3700 1795 4685 8654000 1895 4985 9654300 1995 5285 10654500 2070 5485 11404700 2145 5685 12155000 2245 5985 13155500 2420 6485 14906000 2595 6985 1665

FG(D)20/25Mastro de Dois Estágios

2690 1890 3910 1402945 2020 4165 1403250 2170 4470 1403705 2400 4925 1404010 2550 5230 140

Mastro de Dois Estágios com elevação livre2690 1890 3910 6702945 2020 4165 8003250 2170 4470 950

Mastro de Três Estágios com elevação livre3870 1865 5090 6454330 2020 5550 8004785 2170 6010 9505040 2275 6260 10555500 2475 6720 12555980 2705 7200 1485

FG(D)30Mastro de Dois Estágios

2690 1970 3910 1402895 2070 4115 1403250 2250 4470 1403705 2475 4925 1404010 2630 5230 140

Mastro de Três Estágios com elevação livre3820 1945 5040 7254125 2045 5345 8254660 2225 5880 10004810 2325 6030 11055525 2630 6740 14105855 2805 7070 1585

FG(D)35Mastro de Dois Estágios

3060 2095 4280 1403365 2260 4585 1403760 2460 4975 1404065 2665 5280 140

Mastro de Três Estágios com elevação livre3785 1915 5000 7004395 2095 5610 8754785 2260 6005 10405585 2565 6805 13456095 2765 7315 1550

Especifi cações dos Mastros

15

A fábrica Tochigi de Komatsu Utility. recebeu os certifi cadosSistema de gestão da qualidade ISO 9001 e Sistema de gestão ambiental ISO 14001.

Para informações sobre outros implementos e opcionais, consulte o seu revendedor Komatsu.As características e especifi cações poderão apresentar variações de acordo com os diferentes países e regiões.Entre em contato com o seu representante Komatsu para confi rmar as informações referentes aos detalhes da máquina em sua região.As empilhadeiras apresentadas neste catálogo poderão ser mostradas com equipamentos opcionais instalados.Os produtos Komatsu, bem como suas especifi cações, estão sujeitos a alterações sem notifi cação prévia.Os valores relacionados ao desempenho indicados neste catálogo representam valores nominais obtidos sob condições normais de operação.

URL:http://www.komatsu-utility.comFax:+81-3-3433-3120

Formulário No. BR-AXBX50-006-PTBImpresso no Brasil 1207-1-05TP