seo fatores posicionamento google em 2015

32

Upload: pedro-henrique-soares

Post on 08-Sep-2015

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Veja quais os fatores o google leva em consideração para rankear o seu site, este livro não é o dono da verdade, mas, são fatores mais observados em testes.Esperamos que você se contente com essa experiência.

TRANSCRIPT

  • 2Fatores de posicionamento no Google revelados

    Embora no exista uma lista oficial de fatores de classificao do Google, conhecemos alguns sinais que o Google usa para fatores de ranqueamento do seu ndice.

    Esta informao vem de uma combinao de fontes oficiais, estudos de caso e minha prpria experincia.

    Embora seja impossvel saber se a lista de fatores de ranqueamento est completa, o que posso afirmar com segurana que a maioria deles so desconhecidos.

    importante informar que nem todos os pontos dessa lista esto estritamente ligados fatores de ranking. Alguns esto ligados com indexao e rastejamento (crawling), que por sua vez fazem parte do processo de pesquisa.

    Voc tambm precisa saber que o Google raramente olha apenas para um desses fatores isoladamente. Nessa lista, eu separei os fatores de classificao em suas respectivas categorias com seus fatores positivos e negativos.

    DOMNIO

    Aqui esto listados os fatores relacionados com o domnio que podem afetar positiva ou negativamente o ranking no Google.

  • 3FATORES POSITIVOS DOMNIOS DE CORRESPONDNCIA EXATADomnios de correspondncia ou EMD (Exact match domains) em ingls, so usados para ranquear com mais facilidade. No entanto, o Google conseguiu tirar a fora desses domnio aps uma atualizao em seu algoritmo.Voc ainda pode conseguir se beneficiar de um domnio de correspondncia exata, mas agora voc precisa trabalhar em conjunto com outros fatores para posicionar bem seu site.

    PALAVRAS-CHAVE NO DOMNIO

    Ter a palavra-chave desejada no domnio pode ser um fator relevante. Porm, j foi confirmado que esse no mais um fator to importante como era antigamente. importante salientar que as palavras-chave ainda aparecem em negrito nos domnios nos resultados de pesquisa, o que ajuda a destacar aquele domnio e aumentar o CTR, no entanto no preciso ter uma palavra-chave no domnio para ranquear.

    PALAVRA-CHAVE NO SUBDOMNIO

    Usando a palavra-chave no subdomnio tambm pode ajudar um pouco a posicionar bem (ex: emagrecimento.seusite.com.br). Porm, o Google trata um subdomnio de forma diferente de um domnio.

    O histrico de um domnio tambm tem forte impacto na performance do site.Se o domnio j passou por penalizao ou banimento do Google no passado, ser difcil ranquear bem.

    HISTRICO DO DOMNIO

  • 4IDADE DO DOMNIO

    A crena de que domnios mais velhos tendem a se classificar melhor j foi confirmada pelo prprio Matt Cutts, engenheiro do grupo anti-spam do Google. No entanto, esse fator no um dos mais fortes para o algoritmo.

    DATA DE REGISTRO DO DOMNIO

    O Google j falou sobre isso, afirmando que a data que um domnio foi registrado pode ser usado como indicador de legitimidade do site, principalmente quando se trata de marcas e patentes.

    DATA DE RENOVAO DE DOMNIO

    Ainda nesse mesmo artigo, o Google afirma que certos sinais podem ser usados para distinguir um site legtimo de um site fraudulento. De acordo com o Google, domnios valiosos so pagos com vrios anos de antecedncia, enquanto sites fraudulentos raramente so usados por mais de um ano. Voc pode ler mais sobre o assunto no prprio arquivo do Google, clicando aqui.

    EXTENSO TLD POR PAS

    TLD aquela extenso no final do site, como .br, .net, .org, .gov. Ter um TLD com .br no significa que ser mais fcil ficar bem posicionado no Brasil, por exemplo. Ou seja, esse fator no considerado para segmentao geogrfica. Voc pode posicionar um site .com em territrio brasileiro sem problema algum e sem nenhuma desvantagem.

  • 5FATORES NEGATIVOSMANTER OS DADOS WHOIS PRIVADOSO Matt Cutts j informou que usar dados do Whois de forma privada, juntamente com outros fatores, pode ser um sinal negativo para o Google.Ter os dados do Whois privados no um problema por si s, mas esse um fator que pode ser usado contra voc pelo algoritmo.

    PROPRIETRIO DO WHOIS PENALIZADONo existe nenhuma explicao oficial do Google sobre isso, mas existem exemplos de proprietrios de sites penalizados, ao invs de penalizar somente o site.

    EXTENSO TLD POR PAS

    O TLD, j citado anteriormente, poder interferir negativamente se voc tiver um TLD brasileiro e tentar se posicionar no Estados Unidos, por exemplo. Como j falado anteriormente, esse fator por si s no um fator suficiente para dizer se o site vai posicionar bem ou no, mas ainda sim, esse um fator que pode fazer diferena no momento de chegar nas primeiras posies da busca.

    DOMNIO DE CORRESPONDNCIA EXATA

    Ter um domnio de correspondncia exata pode atrapalhar mais do que ajudar, pois voc corre o risco de cair no filtro de excesso de otimizao do Google. Um nome genrico, como o nome de uma marca pode ser uma melhor pedida se voc estiver com receio de ser penalizado. No que isso ir acontecer, mas se seu site estiver super otimizado, as chances disso acontecer aumentam.

  • 6DOMNIO ESTACIONADO

    Uma atualizao do Google apresentou que domnios estacionados so removidos do seu ndice.

    FATORES A NVEL DE PGINA

    Aqui esto listados os fatores a nvel de pgina que podem afetar positiva ou negativamente o ranking no Google.

    FATORES POSITIVOS PALAVRA-CHAVE NA URL

    Ter a palavra chave na url ajuda a melhorar a relevncia da sua pgina e melhora o ranqueamento.

    PALAVRA-CHAVE NO TTULO

    Ter a palavra-chave no ttulo um sinal muito forte para o Google e pode ajudar a melhorar seu posicionamento. Usar a palavra-chave no incio do seu ttulo dar ainda mais relevncia em questo de ranqueamento.Embora esse fator tenha perdido sua fora ao longo do tempo, ainda traz benefcios.

    PALAVRA-CHAVE NA META DESCRIO

    Usar a palavra-chave em sua meta descrio tambm importante. Voc tambm deve usar a meta descrio para incluir outras palavras e termos relacionados.

  • 7PALAVRA-CHAVE NA TAG H1

    A tag H1 um fator muito forte para o Google e deve incluir a palavra-chave que voc quer ranquear.

    PALAVRA-CHAVE NAS OUTRAS HEADINGS (H2, H3...)

    Utilizar a palavra-chave em outras headings, como h2 e h3, tambm ajuda no posicionamento. No entanto, no utilize a mesma palavra exata. Aproveite essas headings para usar termos relacionados e sinnimos.

    PALAVRA-CHAVE NO CORPO DO CONTEDO

    Usar a palavra-chave algumas vezes no corpo do contedo tambm um fator positivo para melhorar a relevncia da pgina. Mas cuidado com os excessos.Alguns sites falam para ter uma densidade (quantas vezes a palavra-chave aparece) de 1 a 3%.

    ORDEM DAS PALAVRAS

    A ordem em que as palavras-chave aparecem no seu site tambm tem impacto no posicionamento. Por exemplo, se algum procura por download de livro de receitas, vai encontrar resultados diferentes da busca por livro de receitas download, mesmo que a inteno de busca seja a mesma.

    SEMNTICA DAS PALAVRAS-CHAVE

    A websemntica usada pelos buscadores para ajudar a entender exatamente o que voc est buscando.

  • 8Se voc pesquisa por laranja, por exemplo, pode ser a fruta ou a cor laranja.Incluir palavras relacionadas ao termo que voc est trabalhando no ttulo, na descrio e no contedo, ajuda ao Google compreender sobre o que voc est falando.

    VELOCIDADE DO SITE

    Um dos fatores para melhorar no posicionamento o tempo de carregamento do site, mas esse um fator que interfere pouco em relao ao ranqueamento. Ter um site rpido muito melhor para converso, pois ningum gosta de esperar por um site carregando lentamente. Existem estudos de caso que mostram que um site rpido converte o dobro de um site com carregamento lento. Tudo teste!

    CONTEDO EXCLUSIVO

    Trabalhar com contedo exclusivo um sinal de qualidade do site, at mesmo porque contedo duplicado pode causar penalizao.

    TAMANHO DO CONTEDO

    Apesar de no ser uma informao oficial, muitos sites que esto no top 10 tm artigos com pelo menos 2.000 palavras.Isso no regra, pois existem site sem contedo algum e no primeiro lugar do Google, mas como eu disse, no apenas um fator que vai colaborar, mas sim uma fuso de todos os pontos aqui listados.Contedos mais longos tendem a ter mais compartilhamentos e sinais sociais. Ah, e convertem mais tambm.

  • 9RICH SNIPPET

    Rich snippets so informaes extras que o Google apresenta na listagem de sites quando voc procura por algo.Ter rich snippets no garantia de melhor posio, mas sites com essa funo tendem a receber mais cliques.

    MULTIMDIA Ter imagens exclusivas e vdeos no seu contedo principal um sinal de qualidade.

    OTIMIZAO DE IMAGENS

    O Google tambm analisa as imagens do seu site para verificar se existe alguma relao com o seu contedo. Isso feito atravs das alt tags (texto alternativo). Por isso interessante sempre preencher o nome da imagem e as alt tags com sua palavra-chave e termos relacionados.Recentemente o Google aprimorou seu algoritmo para conseguir ver imagens, sem precisar das alt tags.

    CONTEDO NOVO

    O Google adora novidades e isso pode ser confirmado em uma atualizao de 2010 do buscador.Essa foi uma mudana significativa no algoritmo do Google, pois ele passou a favorecer contedo novo. Isso um bom fator para quem est sempre ligado nas novidades do seu mercado e um dos primeiros a criar um contedo sobre determinado assunto.

    CONTEDO ATUALIZADO

  • 10

    Manter seus contedos atualizados tem impacto positivos no posicionamento. Uma boa dica atualizar contedos mais antigos para dar um impulso no seu site.No basta apenas mudar a data, mas preciso fazer alteraes significativas para o Google aumentar a relevncia daquele contedo.

    ORTOGRAFIA E GRAMTICA

    At 2011, Matt Cutts afirmava que ortografia e gramtica no importava, mas posteriormente ele lanou um vdeo onde ele afirma que apesar de no precisar se preocupar com a ortografia do comentrios no seu blog, interessante ter um contedo bem escrito. Aqui entre ns, mas escrever errado no d, n?!

    LINKS DE SADA

    Links de sada tambm podem afetar a classificao do seu site. Quando voc cria um link para outro site, em teoria, voc est dando relevncia para ele. Por isso importante linkar para sites com boa autoridade e evitar linkar sites que faam spam e no muito confiveis.

    LINKS INTERNOS

    Assim como os links de sada, os links internos tambm afetam sua classificao. Uma boa estrutura de links entre pginas do seu site, ajuda muito a ganhar posies, pois dessa forma voc est transferindo relevncia entre as pginas do seu site.

    SYNDICATED CONTENT

  • 11

    No encontrei uma traduo para esse termo, ento vai em ingls mesmo. Fazer syndicated content copiar contedos de outros sites, mas sempre referenciando a fonte original.Grandes portais copiam milhares de contedos e referenciam as fontes originais e nunca foram penalizados. J parou pra pensar nisso?

    CONTEDO COMPLEMENTAR

    Contedo complementar basicamente um contedo que complementa o contedo principal. D! Me deixe explicar. Digamos que voc tem um site sobre finanas e dentro do seu contedo voc coloca uma calculadora para que o usurio possa fazer clculos das suas finanas pessoais. Isso aumenta a interao do usurio com o seu site e aumenta sua relevncia nos buscadores.Contedos relacionados, download de arquivos, ferramentas... tudo isso pode ser usado como contedo complementar.

    AUTORIDADE DO DOMNIO

    A autoridade do domnio de um site tem um forte impacto no posicionamento. Essa autoridade aumenta conforme seu site consegue links de outros sites e importante que esses links sejam de qualidade. O tempo de domnio, a qualidade das visitas que seu site recebe tambm influenciam na autoridade do domnio.

    FATORES NEGATIVOS META DESCRIES DUPLICADAS

  • 12

    Matt Cutts j respondeu sobre a importncia de cada pgina ter uma meta descrio. Ele informou que no necessrio, mas se for usar, que seja original, ou seja, no pode ser uma descrio duplicada, igual de outra pgina.Faa o que fizer, mas no use a mesma meta descrio em pginas diferentes.

    TTULOS DUPLICADOS

    Assim como as meta descries, cada pgina deve ter seu prprio ttulo para evitar contedo duplicado.

    UNDERLINE NOS TTULOS

    Matt Cutts informou para no usar underlines (_) como separadores em ttulos. Por exemplo: Saiba_como_emagrecer_rpidoEm vez disso, use vrgulas ou traos.

    REPETIO EXAGERADA DE PALAVRAS-CHAVE (KEYWORD STUFFING)

    Usar a palavra-chave repetidas vezes no ttulo, na descrio ou no contedo ir afetar negativamente seu site. Se voc tem um ttulo como Emagrecer rpido Saiba como emagrecer rpido Tudo para emagrecer rpido, voc tem fortes chances de ser rebaixado nas buscas.

    META KEYWORDS

    Embora no seja um fator negativo em si, as meta keywords no trazem benefcio algum.

  • 13

    Elas podem at atrapalhar, pois voc estar mostrando para o seu concorrente quais as palavras-chave voc est querendo ranquear.

    DENSIDADE DE PALAVRAS-CHAVE

    A densidade de palavras-chave uma faca de dois gumes, pois se voc exagerar, pode ser at penalizado.Como j falado, alguns sites consideram o ideal de 1 a 3% de densidade, mas isso muito relativo. Hoje o algoritmo do Google est bem mais aprimorado para entender o contexto (palavras relacionadas, imagens, vdeos) e saber se seu texto est exagerando ou no na repetio das palavras.

    TEMPO DE CARREGAMENTO LENTO

    Assim como ter um site rpido pode gerar uma boa experincia para o usurio, um site lento pode prejudicar essa experincia e afugentar seus visitantes, o que acaba interferindo negativamente na sua posio.

    CONTEDO DUPLICADO

    Ter vrios contedos duplicados no seu site pode ser um problema. Matt Cutts j disse que um pouco de contedo duplicado no tem problema, contanto que voc cite a pgina original. Se o seu site um site apenas de contedo duplicado, se prepare para sofre uma penalizao.

    CONTEDO ESCONDIDO

    Algumas pessoas escondem contedo no site para manipular a pesquisa, colocando palavras invisveis para os humanos e visveis apenas para os robs do Google.

  • 14

    ALT TAGS IRRELEVANTES

    Algumas pessoas esquecem de colocar palavras-chave relacionadas nas alt tags (texto alternativo) das imagens e acabam colocando qualquer coisa. De acordo com o algoritmo do Google capaz de ver as imagens, ele pode perceber que a imagem no tem nada a ver com a alt tag aplicada, como por exemplo a imagem de um cavalo com a alt tag iphone. Estranho, no?!

    LINKS EXTERNOS

    Se voc no for cuidadoso com os sites que voc est linkando voc pode sofrer at uma penalizao, como por exemplo, voc estiver linkando um site de spam.Ter um excesso de links apontando para outros sites tambm pode afetar negativamente o seu posicionamento.

    LINKS QUEBRADOS

    Um site com muitos links quebrados sinal de baixa qualidade de acordo com as diretrizes do Google. No entanto, no se preocupe se seu site possui um ou outro link quebrado, isso completamente normal. Existem tambm ferramentas que descobrem links quebrados no seu site. Basta fazer uma busca no Google, pois no posso citar nenhuma ferramenta, j que no sou patrocinado por nenhuma haha!

    MUITOS LINKS DE AFILIADOS

    Historicamente, Google e afiliados no se do muito bem. Isso acontece porque muitos sites que promovem produtos como afiliados fazem spam e o Google acaba vendo isso com maus olhos.

  • 15

    Ter links de afiliados em si no um problema. Para no ter problemas, recomendado usar nofollow nesses links.

    ERROS DE HTML

    Cdigos muito sujos podem atrapalhar os robs do Google de lerem seu site

    TAMANHO DA URL O tamanho da seu URL pode ter um impacto negativo no seu posicionamento.

    Aqui esto listados os fatores a nvel de site que podem afetar positiva ou negativamente o ranking no Google.

    FATORES POSITIVOSDOMNIO DE CONFIANA

    Ter um bom histrico passa confiana para o Google e influencia positivamente no posicionamento. Ter um domnio de confiana significa basicamente no ter feito nada que ferisse as diretrizes do Google.A confiana de um site medida atravs de vrios sinais, incluindo links de sites altamente confiveis.

    PGINA DE FALE CONOSCO

    FATORES A NVEL DE PGINA

  • 16

    Uma das diretrizes do Google fala em ter informaes de contato facilmente visveis para o visitante. Isso ajuda a aumentar a confiana no site.

    POLTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE USO

    Ter uma pgina com as polticas de privacidade e termos de uso tambm ajuda a aumentar a confiana de um site. Se voc trabalha com Google Adsense, por exemplo, essas informaes so obrigatrias.

    PGINA DE QUEM SOMOS

    Assim como ter pginas de contato e de poltica de privacidade ajudam a aumentar a confiabilidade de um site, a pgina de quem somos tambm importante para aumentar a relevncia do site.

    ESTRUTURA DO SITE

    Ter um site bem estruturado, onde as informaes so de fcil acesso e as pginas estejam bem organizadas um fator importante para um bom ranqueamento. Uma boa estrutura a de Silo, onde o link juice passa por todas as pginas de um site, aumentando a relevncia do site por completo.

    SITE ATUALIZADO

    Assim como importante ter contedos sempre atualizados, um site que tem movimentao tende a ter uma maior relevncia.Certifique-se de estar sempre adicionando contedos no seu site com regularidade.

  • 17

    NMERO DE PGINAS

    O nmero de pginas de um site por si s no um fator de classificao. No entanto, quanto mais pginas indexadas voc tiver, maiores as chances de voc ser encontrado no Google. at uma questo de lgica.

    SITEMAP XML

    Ter um sitemap (mapa do site) ajuda que os robs do Google rastreiem seu site com mais facilidade.Simplesmente ter um sitemap no garante que o Google v indexar todas as pginas do seu site, nem que essas pginas fiquem em boas posies, mas ajuda a inform-lo sobre novos contedos.

    SITEMAP HTML

    Nem todo mundo sabe, mas alm do sitemap em XML, existe a opo em HTML. Esse sitemap no nenhuma novidade, mas pode ajudar a indexao do Google.De acordo com a Agncia Mestre O uso correto da verso HTML far com que as spiders dos buscadores encontrem, mais facilmente, contedos do seu site.

    LOCALIZAO DO SERVIDOR

    A localizao geogrfica do seu servidor/hospedagem um fator que pode influenciar em quais pases a busca poder encontrar seu site com mais facilidade.O tio Matt Cutts falou sobre isso em um vdeo.

  • 18

    HTTPS / SSL

    O Google j informou que est usando HTTPS como um fator para ranqueamento.Esse fator no forte o suficiente para prejudicar um bom posicionamento. Pelo menos por enquanto.

    BREADCRUMBS

    Breadcrumbs so aquelas trilhas de navegao dentro de um site que ajudam ao visitante a se localizar. Por exemplo, tnis > tnis masculino > tnis masculino esportivo.Esse tipo de navegao ajuda tanto o visitante, quanto os robs do Google. Voc j notou que o Google gosta de organizao, no ?!

    OTIMIZAO PARA DISPOSITIVOS MVEIS (RESPONSIVOS)

    Acessar sites por celulares e tablets mais do que comum e por isso o Google est dando prioridade a sites responsivos, ou seja, que se adaptam aos mais variados tipos de dispositivos mveis.

    FATORES NEGATIVOSTEMPO DE INATIVIDADE DO SITE

    Um ou dois dias de inatividade no seu site no vai interferir negativamente no seu ranking.No entanto, passar semanas ou meses sem atualizar o site pode fazer com que o Google remova seu site do seu ndice.

  • 19

    META DESCRIO DUPLICADA

    Como falamos anteriormente, ter uma meta descrio exclusiva um fator positivo. Por outro lado, ter uma meta descrio duplicada, pode causar duplicidade e rebaixar seu site nas buscas.

    SITES NO OTIMIZADOS PARA DISPOSITIVOS MVEIS (NO RESPONSIVOS)

    Ter um site amigvel para os dispositivos mveis um fator que ajuda no posicionamento. Por outro lado, os sites que no se adaptam ao mobile perdero prioridade nas buscas.

    BAIXO ENGAJAMENTO DOS VISITANTES

    O Google sabe quantas pessoas visitam seu site e quanto tempo eles passam em cada pgina. Sites com baixo engajamento, como taxa de rejeio alta e baixo tempo de permanncia pode fazer seu ranking cair.

    AVALIAES NEGATIVAS

    Se seu site tem uma m reputao em sites de avaliao, como o prprio Google Places, voc vai ter mais dificuldades em aparecer bem posicionado a longo prazo.

    ANNCIOS NO INCIO DA PGINA

    Comear um contedo logo no incio da pgina parece no ser uma boa opo aos olhos do Google. De acordo com o buscador, os anncios distraem o visitante do contedo principal.

  • 20

    BLOQUEAR O ACESSO AO CSS / JS

    Bloquear o acesso dos robs do Google para seu CSS ou arquivos JS pode prejudicar diretamente o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.

    PENALIDADES DO PANDA UPDATE

    O update do Google chamado de Panda, visa rebaixar sites vistos como de baixa qualidade.Se seu site for penalizado, ele cair diversas posies no ranking.

    BACKLINKS

    FATORES POSITIVOSTEXTO NCORA

    O texto ncora em um backlink ajuda ao Google a entender o assunto da pgina que est sendo referenciada.A fora do texto ncora foi perdida ao longo do tempo por conta do alto grau de spam feito usando esse artifcio. Hoje em dia importante variar o texto ncora, colocando termos genricos e termos relacionados marca, ao invs de colocar apenas palavras-chave.

    TTULO DE UM LINK

    Quando voc vai linkar uma pgina ou site no Wordpress, por exemplo, existe uma opo de dar um ttulo para aquele link. Esse ttulo aparece quando a pessoa coloca o cursor do mouse em cima do link.

  • 21

    Esse ttulo tambm ajuda a indicar o assunto da pgina referenciada, apesar de ser bem mais fraco que o texto ncora.

    RELEVNCIA DE PGINA E DE DOMNIO

    Receber um link de um domnio e/ou de uma pgina relevante muito mais valioso do que receber vrios links de sites irrelevantes.

    SEMNTICA DO LINK

    O texto prximo ao link que est referenciando uma pgina tambm ajuda o Google a interpretar sobre que assunto aquela pgina que est recebendo o link. Por isso no adianta ter uma pgina falando sobre gatos e linkar uma pgina sobre guitarras. Isso no parece muito lgico.

    PALAVRA-CHAVE NO TTULO

    Receber links de pginas que tem palavras-chaves iguais ou relacionadas ao seu assunto muito mais valioso do que receber links de pginas sem essas palavras relacionadas no ttulo.Se a sua pgina sobre aluguel de carros interessante que a pgina que esteja linkando para voc tenha algo relacionado a aluguel de carros no ttulo. Captou a ideia?

    AUTORIDADE DO DOMNIO

    Conseguir backlinks de domnio com boa autoridade um fator bem significativo para um bom posicionamento.

    AUTORIDADE DA PGINA

  • 22

    A autoridade da pgina que est linkando para o seu site tambm tem uma forte influncia.

    NMERO DE LINKS

    O nmero de backlinks para o seu site tambm muito importante. Claro que a qualidade mais importante que quantidade. prefervel sempre conseguir links de sites com boa relevncia.

    IDADE DO BACKLINK

    O Google pode analisar h quanto tempo um link est apontando para o seu site. Backlinks antigos so, em geral, mais poderosos que links recm criados.

    IPS DOS BACKLINKS

    No entanto, os backlinks que apontam para o seu site s so importantes se eles forem de IPs classe C diferentes. Isso evita que uma mesma pessoa crie centenas de links para um domnio, tentando enganar o buscador.

    DIVERSIDADE DE LINKS

    Certifique-se de ter links de vrios tipos. Links vindos de outros sites, links de redes sociais, links de comentrios em blog. Ter apenas um tipo de backlink soa como artificial para o Google.

    PGINAS CONCORRENTES

    Conseguir links de pginas concorrentes que esto no top 10 para a palavra-chave que voc quer ranquear ir melhorar sua posio no ranking.

  • 23

    AUTORIDADE SOCIAL

    Links de redes sociais so importantes para melhorar o posicionamento de um site. Consiga curtidas, tweets e compartilhamentos para aumentar a relevncia do seu site.

    GUEST POST (ARTIGOS DE CONVIDADOS)

    Guest post a estratgia de escrever um artigo para um blog e conseguir um link em troca. Isso pode aumentar a relevncia do seu site se feito de forma natural.Se o Google identificar que o seu site est tentando manipular os backlinks, poder sofrer uma penalizao.

    LIGAES DA PGINA INICIAL/HOMEPAGE

    Links vindos a partir da homepage tendem a ter mais peso do que as ligaes vindas de pginas internas.

    LINKS CONTEXTUAIS

    Obter links ao longo de um contedo vale mais do que um link no menu lateral ou no rodap do site.O Google d preferncia a links dentro de um contexto.

    REDIRECIONAMENTOS 301

    Receber links provenientes de redirecionamento 301 to poderoso quanto um link normal.

    WIKIPDIA

  • 24

    Apesar dos links do Wikipdia serem nofollow, eles so altamente relevantes aos olhos do Google. Se voc conseguir links do Wikipedia, voc tambm vai conseguir receber um bom trfego.

    TEMPO DE AQUISIO DOS LINKS

    Para ter maior relevncia importante ter uma certa constncia na aquisio de links.Imagine que seu site recebe 1.000 links em uma semana e no recebe nenhuma na outra. Parece esquisito e o Google pode identificar esses links como artificiais.

    LINKS NOFOLLOW

    Receber links nofollow no atrapalha seu posicionamento, mas se voc abusa fazendo spam, como milhares de comentrios em blogs, isso pode gerar penalidade.

    NMERO DE PALAVRAS DA PGINA

    Conseguir um link de uma pgina com 2000 palavras vale mais do que um link de uma pgina com apenas 100 palavras. No regra ein, pessoal!

    NMERO DE LINKS EXTERNOS

    Um link de uma pgina que tem centenas de links para outros sites vale muito menos do que um link de uma pgina que tem apenas alguns links apontando para outros sites.

    LINKS AO LONGO DO SITE

  • 25

    Um link na barra lateral de um site que se repete em todas as pginas do site visto com um nico link.

    FATORES NEGATIVOSM VIZINHANATer links provenientes de sites identificados como spammers podem afetar negativamente seu posicionamento.

    LINKS DO MESMO IP

    Ter vrios links do mesmo endereo de IP classe C no natural e geralmente se configura em manipulao.

    ARTIGOS DE CONVIDADOS (GUEST POSTS)

    Alguns blogueiros utilizaram a tcnica de guests posts para trocar links e o Google resolveu penalizar quem usasse tal artifcio.

    COMPRA DE LINKS

    O Google est sempre de olho em sites que vendem links. Portanto, no recomendvel comprar links com objetivo de melhorar o seu posicionamento.No mximo, se for comprar links, certifique-se que sero nofollow. Pelo menos isso servir para diversificar seus backlinks e diminuir os riscos de penalizao.

    VENDA DE LINKS

    Assim como comprar links, vender links tambm infringe as diretrizes do Google.

  • 26

    Vrios sites conhecidos por vender links foram penalizados e at saram do ndice do Google.

    LINKS AO LONGO DO TEMPO

    Como j falado anteriormente, receber muitos links de uma s vez ou ter uma inconstncia na aquisio de links pode parecer manipulao.

    TROCA DE LINKS

    Antigamente era muito eficiente fazer troca de links, mas com as atualizaes do Google, isso passou a no contar mais.

    PERFIS EM FRUNS

    Links em perfis de fruns podem ser penalizados se feito abusivamente.

    LINKS DE SITES IRRELEVANTES

    Receber muitos links de sites spammers atrapalhar seu posicionamento e poder at causar uma penalizao.

    ENGAJAMENTO DOS USURIOS

    Aqui esto listados os fatores relacionados ao engajamento dos usurios que podem afetar positiva ou negativamente o ranking no Google.

    FATORES POSITIVOSCTR TAXA DE CLIQUES

  • 27

    Pginas que recebem uma taxa de cliques maior que os concorrentes atravs dos resultados do Google, tendem a melhorar seu posicionamento.O ideal que o ttulo e a descrio do site sejam persuasivos para atrair mais cliques.

    TEMPO DE PERMANNCIA NA PGINA

    O Google mede quanto tempo os visitantes permanecem em sua pgina quando entram no seu site a partir de uma busca. Se o usurio passa muito tempo na pgina, isso tende a ser um sinal positivo.

    BAIXA TAXA DE REJEIO

    O Google tambm identifica quais as pginas que o usurio acessa e quanto tempo ele permanece em cada uma. Sites com uma baixa taxa de rejeio tendem a se posicionar melhor. Isso no regra, pois se o visitante acessou sua pgina e recebeu a informao que queria e depois foi embora satisfeito, isso conta como taxa de rejeio tambm. Ento preciso relevar um pouco essa taxa.

    PGINAS POR VISITA

    Sites que conseguem segurar um visitante por muito tempo, fazendo ele visitar vrias pginas tm mais chances de se posicionar melhor.

    TRFEGO DIRETO

    Um site que recebe uma quantidade considervel de trfego direto considerado de mais qualidade do que um site que no recebe tanto trfego direto.

  • 28

    RETORNO DE VISITANTES

    Sites que conseguem ter uma alta taxa de visitantes que retornam ao site so considerados de maior qualidade do que sites que no recebem os mesmos visitantes novamente.

    COMENTRIOS

    Pginas que conseguem engajamento atravs de comentrios so vistas com bons olhos pelo Google.

    FATORES NEGATIVOSBAIXO CTR

    Pginas com baixa taxa de cliques nos resultados de pesquisa tendem a carem posies nas buscas.

    TEMPO DE PERMANNCIA

    Se o visitante entra no seu site e rapidamente sai, significa, em teoria, que o contedo do seu site no foi relevante e isso pode fazer com que seu site perca posies.

    ALTA TAXA DE REJEIO

    Sites com uma alta taxa de rejeio podem perder posies nas buscas. Como j falamos, isso no regra e precisa ser analisado com cuidado.

    SINAIS SOCIAIS

  • 29

    Aqui esto listados os fatores relacionados a sinais sociais que podem afetar positiva ou negativamente o ranking no Google.

    FATORES POSITIVOSTWEETSO nmero de tweets de uma determinada URL ou domnio influencia o posicionamento do seu site no Google.

    AES DO FACEBOOK

    Apesar do Google e Facebook serem concorrentes, as curtidas e compartilhamentos que seu site tem ajudam a ranquear tambm.

    COMENTRIOS DO FACEBOOK

    Assim como as aes anteriores, o nmero de comentrios que uma pgina recebe tambm tem um impacto positivo.Por isso importante ter uma caixa de comentrios do Facebook no seu site/blog.

    PINTEREST

    Ter a url do seu site pinada no Pinterest um forte sinal social e tem um impacto positivo no ranking.

    + 1 DO GOOGLE PLUS

    Apesar do Google afirmar que o +1 do Google Plus no interfere nos resultados de buscas, testes prticos mostram o contrrio.

    RELEVNCIA

  • 30

    A relevncia dos sinais sociais tambm importante. Por exemplo, ter um link vindo de uma pgina da Globo no Facebook muito valioso.

    TEMPO DE RECEBIMENTO DOS SINAIS SOCIAIS

    Assim como os backlinks, voc precisa ter uma constncia na aquisio de sinais sociais. Se voc recebe constantemente sinais sociais, isso pode te ajudar a conseguir as primeiras posies.

    FATORES NEGATIVOSPERDA DE SINAIS SOCIAISPerder sinais sociais um fator que influencia negativamente no posicionamento de um site. Por exemplo, se voc comprou 1.000 tweets hoje e daqui a trs dias 900 deles foram removidos, isso ir prejudicar sua classificaoo.

    SINAIS DE MARCA

    Aqui esto listados os fatores relacionados aos sinais de marca que podem afetar positiva ou negativamente o ranking no Google.

    FATORES POSITIVOSMARCA NO TEXTO NCORATextos ncora com a sua marca so um sinal muito forte para o Google. Se eu receber um link com o nome SEO com Vicente Sampaio muito mais forte do que apenas um link com o termo SEO.

    PESQUISAS DE MARCA

  • 31

    Quando as pessoas fazem buscas pela sua marca, isso pode dar um impulso muito forte no seu posicionamento. Por exemplo, se as pessoas esto buscando por Vicente Sampaio SEO, isso signi-fica que minha marca est ligada com SEO.

    CITAES MARCA

    Ter sua marca mencionada em sites um sinal forte para o Goo-gle. Mesmo que voc no consiga um link com a sua marca, apenas o fato de ter a sua marca menciona em outro site j um ponto positivo.

    PRESENA NO FACEBOOK

    Marcas populares tm uma presena forte no Facebook e isso tem impacto positivo nas pesquisas.

    PRESENA NO TWITTER

    Marcas populares tm uma presena forte no Twitter e isso tam-bm tem impacto positivo nas pesquisas.

    PERFIL NO LINKEDIN

    Marcas populares tambm possuem perfis no LinkedIn dedicados ao seu negcio.

    ATIVIDADE SOCIAL

    Marcas ativas nas mdias sociais tendem a engajar mais e se tor-nam mais populares do que as marcas que no interagem na internet.

  • 32

    NEGCIOS FSICOS

    Se sua empresa atua off-line e tem instalaes fsicas, impor-tante citar seu endereo no rodap do seu site e cadastr-la no Google Business.

    FATORES NEGATIVOSAVALIAES NEGATIVAS

    Se a sua marca tem uma m reputao em sites de avaliao, como o Google Places, por exemplo, isso pode atrapalhar sua relevncia a longo prazo.

    BAIXO CTR DA MARCA

    Se as pessoas esto procura da sua marca e palavras-chaves relacionadas mas no clicam no seu site, isso pode ser um sinal negativo para sua marca.

    JUNTANDO TUDO

    Bom, agora voc conhece os principais fatores de ranqueamento do Google e todos juntos em um s lugar para o seu conforto! Embora essa no seja uma lista oficial, uma lista bastante confivel, com base em testes. importante lembrar que esses fatores mudam a cada atualizao do Google e a lista tende a crescer cada vez mais.Atualmente podemos afirmar que os backlinks esto perdendo fora e a bola da vez est sendo o engajamento dos usurios e a presena da marca.Se voc no est dando a devida ateno as esses fatores, sinto afirmar que voc est fora do jogo.

    QUER SABER MAIS?Visite: www.vicentesampaio.com.br