seminÁrio distrital sobredesenvolvimento do quadro social

60
242-PT—(309) SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL Guia para Líderes Inclui CD-ROM

Upload: teresa-mayer-pdg

Post on 29-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Guia para Líderes do Seminário Distrital sobre Desenvolvimento do Quadro Social (242-PT) fornece as informações necessárias à realização do treinamento de acordo com as diretrizes estipuladas pelo conselho diretor.Este material é produzido em nove idiomas e enviado a todos os distritos rotários.

TRANSCRIPT

242-PT—(309)

SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

Guia para LíderesInclui CD-ROM

Esta é a edição de 2009 do Guia para Líderes do Seminário Distrital sobre Desenvolvimento do Quadro Social (242-PT), para ser usada nos seminários de 2009-10, 2010-11 e 2011-12. As informações aqui contidas são baseadas nos estatutos prescritos para o Rotary Club, no regimento interno recomen-dado para o clube, nos estatutos e no regimento interno do RI e no código normativo do Rotary, os quais devem ser consultados se necessitar de dados mais detalhados. Alterações a esses documentos que venham a ser efetua-das pelo conselho de legislação ou conselho diretor do RI após a impressão do manual revogam as normas aqui dispostas.

Este guia foi elaborado pela divisão de capacitação de líderes do Rotary International. Dúvidas ou comentários devem ser direcionados a:

Leadership Education and Training DivisionRotary InternationalOne Rotary Center1560 Sherman AvenueEvanston, IL 60201-3698 EUA E-mail: [email protected]: +1-847-866-3000Fax: +1-847-866-9446

Conteúdo

Planejamento e Organização 1

Propósito do seminário 1Logística 2Agenda 4Preparação dos líderes de treinamento 5Como utilizar este guia 5Como utilizar o roteiro das sessões 6Avaliação 8

Sessões

Sessão plenária de abertura 13Sessão 1: Plano para desenvolvimento do quadro social 15Sessão 2: Imagem pública e quadro social 35Mesas-redondas 43 A: Ex-participantes de programas 45 B: Orientação continuada 46 C: Diversidade do quadro social 47 D: Orientação de novos sócios 48 E: Gerações mais jovens 49 F: Projetos de prestação de serviços 50 G: Apadrinhamento de novos clubes 51Sessão plenária de encerramento 53

O capítulo Planejamento e Organização destina-se ao organizador da reunião e além de fornecer informações logísticas, inclui instruções para utilização do guia que devem ser copiadas e distribuídas aos líderes de trei-namento. O capítulo sobre as sessões inclui dois roteiros e perguntas para as sete mesas-redondas, os quais devem ser distribuídos aos respectivos líderes de treinamento.

1SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Planejamento e Organização

O Guia para Líderes do Seminário Distrital sobre Desenvolvimento do Quadro Social (242-PT) fornece as informações necessárias à realização do treinamento de acordo com as diretrizes estipuladas pelo conselho diretor. Este material é produzido em nove idiomas e enviado a todos os distritos rotários.

Além da versão impressa, o guia encontra-se disponível no CD-ROM anexo, o qual contém também slides ilustrativos que podem ser adaptados às características de cada distrito e usados em projeção multimídia ou impressão em cores.

Se necessitar mais informações sobre treinamento e logística, consulte o Manual do Instrutor Distrital (246-PT), e se tiver dúvidas sobre como desenvolver o quadro social, contate o coordenador regional do quadro social do RI.

Propósito do seminário

É preciso que o quadro social do Rotary International aumente continua-mente para que possamos atender à crescente necessidade mundial de serviços voluntários e garantir a existência de nossos clubes. O propósito do seminário distrital do quadro social é preparar líderes entrantes de clube e distrito para contribuir aos esforços de aumento e retenção do número de sócios. O seminário suplementa os trabalhos da assembleia distrital, duran-te a qual os líderes entrantes de clube aprendem sobre suas responsabilida-des, estabelecimento de metas e formação e fortalecimento de equipe.

2 SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

O seminário distrital sobre desenvolvimento do quadro social deve tratar de dificuldades enfrentadas pelos distritos no que se refere a:

Importância do desenvolvimento do quadro social•

Retenção de sócios•

Recrutamento de novos sócios•

Fundação de novos clubes•

Recursos•

Logística

O conselho diretor do RI recomenda que o seminário tenha meio dia ou um dia de duração e seja realizado imediatamente após a assembleia distrital, em abril ou maio.

Participantes

O seminário deve incluir:

Participantes•

Presidentes eleitos de clube −

Integrantes entrantes da comissão de desenvolvimento do quadro −social do clube

Integrantes entrantes das comissões distritais de: − Expansão Relações públicas Fundação Rotária Programas

Governadores assistentes −

Governador indicado −

Ex-participantes de programas do RI e da Fundação Rotária −

Todos os rotarianos interessados −

Governador eleito (responsável pela programação geral)•

Integrantes da comissão distrital de capacitação (responsáveis pelo •aconselhamento sobre aspectos ligados ao treinamento)

Integrantes entrantes da comissão distrital de desenvolvimento do •quadro social (responsável pelo planejamento e execução do seminário)

Líderes de treinamento (responsáveis por facilitar os grupos de •discussão)

Coordenadores regionais do quadro social do RI (RRIMCs) −

Ex-governadores de distrito −

Outros rotarianos experientes, como presidentes de comissão distrital −de relações públicas, da Fundação Rotária e de programas, coorde-nador regional da Fundação Rotária e coordenador de ex-participantes de programas da Fundação

3SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Incentivo à participação

A participação no seminário distrital é voluntária, ficando a critério dos distritos decidir se querem promover o encontro a todos os interessados ou entre aqueles rotarianos que desempenham funções de liderança relacio-nadas a desenvolvimento do quadro social. Considere estas dicas:

Divulgação do evento

Certifique-se de que o conteúdo do seminário atende às necessidades dos •participantes e aos interesses dos rotarianos no distrito.

Divulgue a programação para que os rotarianos saibam o que devem •esperar e compreendam como o evento os beneficiará.

Realize o seminário em data e local convenientes.•

Convite aberto a diferentes participantes

Dê destaque ao fato de que o evento será paralelo à assembleia distrital.•

Divulgue materiais promocionais, inclusive informações de contato, no •site do distrito.

Inclua na carta mensal do governador informações sobre o seminário. •

Inclua no formulário de inscrição para a assembleia distrital um campo •para inscrição no seminário.

Convite para participantes-alvo

Elabore uma lista de participantes potenciais. Peça a governadores assis-•tentes e presidentes eleitos de clube que forneçam os nomes dos sócios que estarão envolvidos com o desenvolvimento do quadro social no ano seguinte.

Envie cartas-convite e os materiais de inscrição a esses rotarianos com •pelo menos dois meses de antecedência. Envie lembretes quando o semi-nário estiver se aproximando.

Peça aos governadores assistentes que deem continuidade com telefo-•nemas ou e-mails.

4 SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Exemplo de agenda para o seminário

Este guia foi elaborado para abordar os assuntos incluídos na agenda a seguir em um período de quatro horas e meia.

Início TérminoSugestão de duração Item do programa30 min Inscrição

30 min Sessão plenária de abertura

90 min Sessão 1Plano para desenvolvimento do quadro social

30 min Sessão 2 Imagem pública e quadro social

30 min Mesas-redondasEx-participantes de programasOrientação continuadaDiversidade do quadro socialOrientação de novos sóciosGerações mais jovensProjetos de prestação de serviçosApadrinhamento de novos clubes

30 min Mesas-redondasMesmos tópicos

30 min Sessão plenária de encerramento

Adapte esta agenda de modo a atender às necessidades do distrito e incluir intervalos, refeições e outros detalhes, conforme apropriado. Caso novos tópicos sejam adicionados, elabore roteiros que ajudem os líderes de treina-mento a conduzir as respectivas sessões.

Ao programar a agenda de treinamento, considere as sugestões a seguir:

Desperte o interesse pelos tópicos citando exemplos específicos ao •distrito.

Utilize técnicas de treinamento apropriadas à cultural local. •

Aumente o interesse pela programação usando formatos variados, inclu-•sive painéis de discussão, apresentações audiovisuais e atividades em grupos (veja “Atividades interativas” na página 7).

Use as fontes disponíveis de informações regionais e distritais, como:•

Seção Sócios do site − www.rotary.org, a qual inclui recursos, melhores práticas e dados estatísticos distritais, regionais e mundiais.

Relatórios sobre o quadro social divulgados na seção Acesso ao Portal −do site www.rotary.org.

Suplementos regionais contidos no Guia para Desenvolvimento do −Quadro Social (417-PT).

Resultados de pesquisas de clube e distrito. −

Coordenadores regionais do quadro social do RI (RRIMCs). −

5SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Preparação dos líderes de treinamento

Os líderes de treinamento selecionados para facilitar as discussões costu-mam ter diferentes níveis de conhecimento. O treinamento padronizado visa garantir uniformidade no desempenho de suas funções.

Se possível, o instrutor distrital deve conduzir esse treinamento pelo menos duas semanas antes do seminário distrital sobre desenvolvimento do quadro social. O enfoque deve ser em ensinar técnicas de facilitação e dar oportunidade para que os instrutores possam praticar liderando uma das sessões. Veja mais informações no capítulo 3 do Manual de Capacitação Distrital (246-PT). Forneça aos líderes de treinamento os seguintes materiais:

Antes do seminário

Como utilizar este guia (página 5)•

Guias das sessões que irão facilitar•

Cópia da agenda do seminário•

Durante o seminário

Slides e folhas-tarefa para as sessões que irão facilitar•

Flipchart e marcadores de texto, se for o caso•

Como utilizar este guia

Este guia oferece aos líderes de treinamento instruções sobre como abordar os tópicos recomendados pelo conselho diretor do RI. Ele não trata de assuntos regionais nem tenta substituir a ampla experiência rotária e pessoal dos facilitadores. Os líderes de treinamento têm a liberdade de adaptar as sessões de acordo com seus conhecimentos para oferecer um programa relevante aos clubes do distrito.

A versão eletrônica do guia, inclusive os slides, está disponível para ajudar na adaptação do conteúdo à região. Antes de usar os slides, coloque o número de seu distrito e introduza as modificações que julgar apropriadas. Considere adicionar fotos de atividades e projetos distritais ou informações sobre questões regionais constantes da seção Sócios do site www.rotary.org.

Este guia contém três tipos de sessões:

As sessões plenárias1. incluem discursos e apresentações audiovisuais para transmitir informações inspiradoras e motivacionais aos participantes.

Os grupos de discussão,2. com 15 a 25 participantes cada, são mode- rados por líderes de treinamento que utilizam perguntas para incen- tivar debates. Este método motiva a troca de conhecimentos e experiên-cias e o aprendizado com colegas. Os líderes de treinamento devem ser flexíveis e garantir o bom ritmo das discussões, certificando-se ao mesmo tempo de que o tópico em questão seja devidamente abordado. Para mais informações sobre discussões facilitadas, consulte o Manual do Instrutor Distrital (246-PT).

6 SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

As discussões em mesa-redonda,3. com menos de 10 participantes, são conversas informais sobre assuntos específicos. Este formato permite que os integrantes do grupo escolham o que querem discutir e incentiva a participação de todos. Forneça uma folha com perguntas relacionadas ao tópico, inclusive referentes ao distrito. Neste tipo de debate, os líderes de treinamento servem mais como recurso do que facilitadores.

Como utilizar o roteiro das sessões

Questões para discussão

Exemplos de perguntas que os líderes de treinamento podem apresentar aos participantes com o intuito de incentivar debate sobre determinado assunto.

Pontos-chave

São declarações concisas que ajudam os líderes de treinamento a enfatizar os conceitos mais importantes que devem ser transmitidos aos partici-pantes, Recomenda-se que os líderes apresentem os pontos-chave em suas próprias palavras.

Lembretes ao instrutor

Contêm informações, dicas e instruções para ajudar os líderes de treina-mento a facilitar os debates.

Avisos sobre slides

Indicam quando um slide deve ser projetado para dar início a uma sessão ou listar pontos-chave. Os slides encontram-se no CD-ROM que acompanha esta publicação e também estão disponíveis para download no site www.rotary.org, podendo ser modificados para atender às necessidades do distrito.

Avisos sobre folhas-tarefa

O texto contém avisos para indicar aos líderes de treinamento quando fizerem referência às folhas-tarefa relativas à sessão, as quais colocadas como anexo no fim de cada sessão. Cópias destas devem ser distribuídas aos participantes no início da sessão.

7SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Atividades interativas

Os líderes de treinamento podem decidir incorporar atividades interativas com o propósito de manter o interesse do grupo na sessão. Este método permite que os participantes expressem suas idéias e vejam como aplicar na prática o que aprenderam. O equilíbrio entre discussões facilitadas e interação maximizará a retenção do que está sendo apresentado. Exemplos de atividades:

Conhecer os colegas •Os participantes falam sobre si próprios e a respeito de um tópico pré-determinado para que possam se conhecer e ao mesmo tempo iniciar discussões sobre o assunto programado para a sessão. Esta metodologia promove participação e propicia um ambiente de aprendizado mais informal.

Discussão com parceiro •Cada participante analisa independentemente determinada questão, a discute com um parceiro e depois, se houver tempo, compartilha suas idéias com o grupo inteiro. Este método garante que todos os partici-pantes tenham a oportunidade de expor suas opiniões.

Eleição •Em uma lista de tópicos escritos no flipchart, os participantes assinalam uma ou duas opções de sua preferência. Este método permite acessar rapidamente as principais necessidades e preocupações dos participantes.

Pequenos grupos •Os participantes são divididos em pequenos grupos para possibilitar melhor diálogo e interação durante a sessão. A formação dos grupos pode ser aleatória ou ter base em interesses comuns, como hobbies, devendo cada grupo ser composto por três a cinco pessoas.

Dramatização •Participantes atuam em papéis específicos para demonstrar determinada idéia ou situação. Este método funciona melhor com pequenos grupos, nos quais as pessoas não se sentem tão inibidas.

Atividade de encerramento •No final da sessão, participantes escolhem um dos itens que aprenderam e definem que ação irão tomar em função de tal item. Este método faz com que os participantes reflitam sobre o que aprenderam e sobre o que irão fazer para colocar as idéias em prática.

8 SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Avaliação

A avaliação permite aos organizadores do encontro identificar os pontos fracos e fortes do seminário e aprimorar futuros treinamentos. Certifique-se de alocar tempo suficiente para que todos possam preencher o questionário. Um exemplo de avaliação encontra-se nas páginas 9-10 e pode ser adaptado às circunstâncias locais.

Os líderes de treinamento devem avaliar o conteúdo e a logística do treina-mento que receberam antes do seminário e a eficácia deste em prepará-los para o desempenho de suas funções no seminário distrital do quadro social. O exemplo do formulário de avaliação nas páginas 11-12 deve ser usado pelos líderes de treinamento após a condução das sessões para avaliar tanto o treinamento que receberam quanto aquele que acabaram de ministrar no seminário. Adapte o formulário conforme considerar necessário.

Os resultados da avaliação devem ser compartilhados com o governador eleito, o governador indicado e o sucessor do presidente da comissão dis-trital de desenvolvimento do quadro social. As informações coletadas são para uso exclusivo do distrito.

9SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Exemplo — Avaliação do seminário pelos participantes

Agradecemos o preenchimento deste formulário. Sua opinião é vital para avaliarmos os métodos de treinamento utilizados e contribuirá ao aprimoramento dos próximos seminários.

Dados do participante

Queira assinalar o cargo que estará desempenhando no próximo ano rotário.

Presidente de clube Secretário de clube Membro do conselho diretor do clube

Presidente de comissão de clube Membro de comissão de clube

Governador assistente Presidente de comissão distrital Membro de comissão distrital

Outro

Programação

Avalie seu conhecimento sobre os tópicos a seguir:

TÓPICO ANTES DO SEMINÁRIO DEPOIS DO SEMINÁRIONenhum conhecimento

Algum conhecimento

Vasto conhecimento

Nenhum conhecimento

Algum conhecimento

Vasto conhecimento

Retenção de sócios

Recrutamento de sócios

Ferramentas de avaliação do clube

Imagem pública

Tendências do desenvol-vimento do quadro social nos distritos

Planejamento para o próximo ano

Outro:

Forneça sua opinião sobre as seguintes afirmações:

ConcordoConcordo até certo ponto

Discordo até certo ponto Discordo Não se aplica

As apresentações das sessões plenárias foram inspiradoras.

Os líderes de treinamento foram eficazes na facilitação dos grupos de discussão.

Um número adequado de métodos de ensino foi usado durante o seminário.

Os slides apresentados contribuíram para o aprendizado.

Os tópicos discutidos em grupo foram relevantes para o meu papel de líder.

Consegui obter idéias práticas dos grupos de discussão.

10 SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Logística

Forneça sua opinião sobre as seguintes afirmações:

ConcordoConcordo até certo ponto

Discordo até certo ponto Discordo Não se aplica

Recebi a notificação sobre o seminário com devida antecedência.

Recebi as informações necessárias no kit de inscrição.

A data do seminário foi conveniente.

O local do seminário foi conveniente.

Relacione os tópicos que deveriam ter sido incluídos no seminário.

Comentários e sugestões adicionais:

Gostaria de obter mais informações sobre:

Nome (opcional):

Nome do clube (opcional):

Informações de contato (opcional):

Agradecemos sua colaboração.

11SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Exemplo — Avaliação do seminário pelo líder de treinamento

Seus comentários sobre o treinamento que recebeu, o programa do seminário distrital sobre desenvol-vimento do quadro social e os materiais de treinamento são de imenso valor e nos ajudarão a aprimo-rar o evento no próximo ano. Agradecemos sua participação no seminário e o preenchimento deste questionário.

Forneça sua opinião sobre as seguintes afirmações:

ConcordoConcordo até certo ponto

Discordo até certo ponto Discordo Não se aplica

O tempo dedicado à preparação dos líderes de treinamento foi adequado.

Tive tempo suficiente para preparar-me para o seminário distrital sobre desenvolvimento do quadro social.

Os materiais do Guia para Líderes do Seminário Distrital sobre Desenvolvimento do Quadro Social eram de fácil utilização.

O tempo dedicado a cada sessão do seminário foi adequado.

Relacione os tópicos aos quais não foi dedicado tempo suficiente:

Nas sessões em que fui o facilitador, os participantes estavam bem prepa-rados para discutir os tópicos.

Os assuntos tratados nas sessões foram suficientemente discutidos.

Os roteiros das sessões foram ferramentas eficazes nos grupos de discussão.

Os participantes das sessões em que fui facilitador entenderam os materiais apresentados.

Os participantes fizeram perguntas sobre assuntos que não foram abordados nos roteiros das sessões.

O aspecto e formato dos materiais de treinamento incentivaram a participação.

Os slides apresentados facilitaram o aprendizado.

As folhas-tarefa facilitaram o aprendizado.

12 SEMINÁRIO DISTRITAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL — GUIA PARA L íDERES

Forneça sua opinião sobre as seguintes afirmações:

ConcordoConcordo até certo ponto

Discordo até certo ponto Discordo Não se aplica

O tamanho das salas dos grupos de discussão foi adequado.

A data do seminário foi conveniente.

O local do seminário foi conveniente.

Relacione os tópicos que deveriam ter sido incluídos no seminário.

Como o seminário distrital sobre desenvolvimento do quadro social poderia ser aperfeiçoado?

Comentários adicionais:

Agradecemos sua colaboração.

13SESSãO PLENÁRIA DE ABERTURA

Sessão plenária de abertura (30 minutos)

A sessão plenária de abertura define o tom do seminário e é a primeira oportunidade de os governadores eleitos se dirigirem aos participantes. Os discursos devem ser motivadores, inspiradores e transmitir as seguintes informações básicas:

Materiais

Projete os slides 1 a 3

PROPÓSITO Slide 1

Explique porque o seminário é excelente oportunidade de discutir •dificuldades para desenvolver o quadro social enfrentadas por clubes e distritos e como definir estratégias para superá-las.

Explique como o desenvolvimento do quadro social do distrito contri-•buirá ao aumento da prestação de serviços e ao companheirismo nos Rotary Clubs e distritos e no RI.

METAS DO DISTRITO Slide 2

Destaque as metas do distrito relacionadas à retenção de sócios, recruta-•mento de novos sócios e fundação de clubes.

Apresente os líderes distritais (governadores assistentes e presidentes •entrantes da comissão distrital de desenvolvimento do quadro social, de expansão e de relações públicas) que oferecerão apoio aos clubes em seus esforços de desenvolvimento do quadro social.

Seminário do distrito XXXX | 1

Bem-vindos ao

Seminário do Distrito

XXXX sobre

Desenvolvimento do

Quadro Social

1

Metas distritais para

desenvolvimento do quadro social

•  Liste as metas do distrito para o

próximo ano

Seminário do distrito XXXX | 2

14 SESSãO PLENÁRIA DE ABERTURA

TENDêNCIAS DO DESENvOLvIMENTO DO QuADRO SOCIAL Slide 3

Forneça dados estatísticos sobre os clubes (tamanho, número de homens •e mulheres, faixa etária dos sócios e tempo de afiliação) referentes ao mundo rotário em geral, às regiões e aos distritos. Dados estão disponí-veis na seção Sócios no site www.rotary.org.

Relacione as dificuldades referentes ao desenvolvimento do quadro •social enfrentadas no distrito e esclareça como os líderes distritais ajudarão os clubes a superá-las.

LOgíSTICA

Apresente a agenda do seminário, inclusive os horários de intervalos e •refeições.

Esclareça detalhes logísticos relacionados aos grupos de discussão e às •mesas-redondas.

Tendências do desenvolvimento

do quadro social

•  Liste as tendências no distrito, região e

mundo. (Veja dados estatísticos em

www.rotary.org.)

Seminário do distrito XXXX | 3

15SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

Sessão 1: Plano para desenvolvimento do quadro social

( 90 MINUTOS)

ObjetivosEsta sessão visa preparar os participantes para:

Compreender o uso de ferramentas de avaliação do clube.1. Elaborar um plano preliminar para desenvolvimento do quadro social.2.

Roteiro da sessãoBoas-vindas e objetivos 5 minutosFerramentas de Avaliação do Clube 60 minutos Plano para o próximo ano 20 minutos Revisão 5 minutos

MateriaisSlides

4. Título da sessão 5. Objetivos 6. Meta do Rotary Club de Harbor Town 7. Dados demográficos 8. Objetivos

Materiais informativos

Resumo1. Levantamento de classificações do Rotary 2. Club de Harbor TownLevantamento da Diversidade do Quadro 3. SocialLevantamento de 25 Minutos sobre o 4. Quadro SocialAnálise sobre o nível de satisfação dos 5. sóciosPlano para desenvolvimento do quadro 6. social

16 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõESLembretes ao instrutor

Para informações adicionais sobre como facilitar esta sessão, •consulte “Como utilizar o roteiro das sessões”.

O roteiro desta sessão fornece apenas linhas gerais. Queira •modificá-lo de acordo com a sua audiência, inserindo sempre que possível exemplos relacionados ao seu distrito.

Ao ver o símbolo • , considere desenvolver uma atividade interativa.

Informações e publicações rotárias atualizadas podem ser en-•contradas em www.rotary.org. O Guia para Desenvolvimento do Quadro Social (417-PT) e as Ferramentas para Avaliação do Clube (somente na web) são os recursos principais do RI para desenvolvimento do quadro social. Se considerar útil, distri-bua cópias dessas duas publicações aos participantes.

Boas-vindas e objetivos (5 minutos) das às

PROjETE O SLIDE 4Título da sessão 1

Lembretes ao instrutor

Diferentes clubes abordam a questão de recru-•tamento de diferentes maneiras. Se os recursos desta sessão não forem apropriados ou não aten-derem às necessidades dos clubes do distrito, procure adaptá-los de modo a torná-los mais relevantes ou use outros materiais pertinentes.

Utilize dados estatísticos disponíveis no Acesso •ao Portal e em www.rotary.org.

Apresente-se aos participantes e explique sua •função como facilitador.

Seminário do distrito XXXX | 4

Sessão 1:

Plano para

desenvolvimento do

quadro social

1

17SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõESInforme as regras que o grupo deverá seguir para •que as discussões sejam eficazes, tais como evi-tar interrupções quando um participante estiver falando, ouvir de bom grado a todos os comentá-rios e evitar o uso de telefones celulares.

Peça aos participantes que consultem o resumo •da sessão (folha-tarefa 1) e sugira que façam ano-tações.

Considere começar a sessão com uma atividade •interativa relacionada ao tópico em questão.

Analise os objetivos da sessão com os partici-•pantes.

PROjETE O SLIDE 5Objetivos

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 1Resumo da sessão 1: Plano para desenvolvimento do quadro social

PONTOS-ChAVE

Em preparação ao seminário de treinamento de •presidentes eleitos de clube e à assembleia distri-tal, líderes de clube e distrito devem esboçar as metas de desenvolvimento do quadro social de seus clubes usando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs.

Para que possam aumentar o número de sócios, •clubes e distritos precisam recrutar novos sócios e reter os atuais.

Seminário do distrito XXXX | 5

•  Compreender o uso de ferramentas

de avaliação do clube

•  Elaborar um plano preliminar para

desenvolvimento do quadro social

Objetivos

2

18 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

Ferramentas de Avaliação do Clube (60 minutos) das às

Lembretes ao instrutor

Informe aos participantes que eles ajudarão o •Rotary Club de Harbor Town a determinar como alcançar a meta de aumento de 20% do quadro social, que atualmente conta com 50 sócios.

Explique que para atingir este porcentual, o •clube deverá recrutar 10 novos sócios e evitar toda e qualquer baixa, ou recrutar 15, com base no fato de que todo ano em torno de cinco sócios deixam o clube.

PROjETE O SLIDE 6Meta do Rotary Club de harbor Town

Como o Rotary Club de Harbor Town planeja alcançar sua meta?

PONTOS-ChAVE

No Guia para Desenvolvimento do Quadro •Social e no suplemento que o acompanha, Ferra-mentas de Avaliação Clube, o RI oferece recursos e sugestões de atividades para ajudar os clubes a identificar sócios potenciais e incentivar a parti-cipação dos sócios atuais.

Para que possam desenvolver estratégias de •recrutamento e se tornar mais dinâmicos, os clubes devem compreender a demografia do quadro social atual e identificar sócios novos pertencen-tes a grupos que não estão representados.

Meta do Rotary Club

de Harbor Town

•  60 sócios até 30 de junho

•  50 sócios atualmente

•  5 sócios saem todo ano

Seminário do distrito XXXX | 6

19SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõESLembretes ao instrutor

Dê 10 minutos para a realização desta atividade.•

Peça aos participantes que formem grupos de •quatro a seis integrantes para preencher a fo-lha-tarefa usando a lista de classificações e suas próprias comunidades como referência.

Registre no flipchart as três principais classifica-•ções que cada grupo sugeriu.

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 2Levantamento de classificações do Rotary Club de harbor Town

Que classificações o Rotary Club de Harbor Town deveria preencher?

Como o clube deveria contatar pessoas de tais grupos de profissionais de modo a identificar sócios potenciais?

PONTO-ChAVE

A diversificação do quadro social em termos de •profissão, faixa etária, sexo, etnia e religião ofe-rece ao clube mais habilidades, contatos comuni-tários e interesses.

20 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõESLembretes ao instrutor

Dê 10 minutos para a realização desta atividade.•

Explique que embora os participantes saibam as •profissões que devem ser enfocadas pelo Rotary Club de Harbor Town, eles precisam identificar outros grupos demográficos a ser considerados durante o recrutamento de novos sócios.

Peça aos participantes que se dividam em grupos •de quatro ou seis para preencher a folha-tarefa usando as informações demográficas fornecidas.

Anote no flipchart o perfil demográfico de sócios •potenciais para o Rotary Club de Harbor Town.

PROjETE O SLIDE 7Dados demográficos

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 3Levantamento da Diversidade do Quadro Social

Além de profissões, que outras características demográficas o Rotary Club de Harbor Town deveria considerar em seus esforços para identificar sócios potenciais?

Como o clube poderia contatar pessoas dos grupos demográficos que não estão devidamente representados no quadro social?

Dados demográficos

Rotary Club de

Harbor Town

Profissionais da

comunidade

Média de idade 65 45

Sexo 85% homens

15% mulheres

50% homens

50% mulheres

Etnia 90% europeus

10% latino-americanos

60% europeus

30% africanos

20% latino-americanos

Religião 50% católicos

50% protestantes

40% católicos

30% protestantes

20% muçulmanos 10% outras

Seminário do distrito XXXX | 7

21SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

PONTOS-ChAVE

O Levantamento de 25 Minutos sobre o Quadro •Social ajuda os clubes a criar uma relação de só-cios potenciais.

Além disso, este recurso conscientiza os sócios •de que eles interagem diariamente com rotaria-nos potenciais.

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 4Levantamento de 25 Minutos sobre o Quadro Social

Quando seria uma boa ocasião para pedir aos sócios que preencham o questionário para levantamento?

Como o seu clube mantém os sócios interessados e envolvidos?

Como o seu clube retém os sócios que estão pensando em deixar o clube por questões financeiras? Ou por pressão no trabalho? Ou devido a circunstâncias familiares?

Como o seu clube identifica os motivos pelos quais os sócios pedem baixa?

22 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

PONTO-ChAVE

As Ferramentas para Avaliação do Clube incluem •diversos recursos que ajudam a determinar que tipo de sócio tende a pedir baixa e porque, tais como:

O Modelo de Retenção de Sócios pode ser usa- –do quando se quer determinar o número de sócios que deixaram o clube em certo período de tempo.

O Perfil de Baixa de Sócios indica o período de –tempo em que os sócios permaneceram ligados ao clube antes de dar baixa. Ao informar-se sobre tais tendências, os clubes podem adap-tar suas estratégias de retenção de sócios.

O Questionário de Baixa de Sócio ajuda a –determinar as razões pelas quais os sócios saem do clube e auxilia, consequentemente, o estabelecimento de estratégias de retenção.

O Questionário de Satisfação do Sócio assiste –na identificação de razões pelas quais os só-cios atuais poderiam vir a dar baixa e sugere atividades que ajudem a mantê-los no clube.

Lembretes ao instrutor

Dê 10 minutos para a realização desta atividade.•

Peça aos participantes que se dividam em grupos •de quatro ou seis para preencher a folha-tarefa.

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 5Análise sobre o nível de satisfação dos sócios

O que o clube pode fazer para reter seus sócios?

23SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

PONTOS-ChAVE

Pode ser conveniente fundar um novo Rotary •Club quando sócios potenciais não puderem in-gressar no clube existente ou quando os sócios atuais estiverem saindo porque o horário das reuniões não lhes é conveniente.

Os Rotary Clubs geralmente se reúnem no ca-•fé-da-manhã, almoço ou jantar e, às vezes, os encontros são conduzidos sem nenhuma refei-ção.

Os rotarianos que perceberem que a comunidade •pode ser favorecida com um novo Rotary Club devem notificar o governador de distrito.

Os clubes, por sua vez, que puderem contribuir •para o dinamismo de um novo clube, são incen-tivados a apadrinhá-lo.

24 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

Plano para o próximo ano (20 minutos) das às

Lembretes ao instrutor

Dê 15 minutos para a realização desta atividade.•

Explique aos participantes que eles se dedicarão •a esboçar as metas de desenvolvimento do qua-dro social de seus próprios clubes, bem como as estratégias para alcançá-las.

Peça que trabalhem independentemente ou com •sócios do mesmo clube.

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 6Plano para desenvolvimento do quadro social

Qual será a primeira medida de seu plano estratégico para desenvolvimento do quadro social?

Qual será a medida mais importante de seu plano estratégico para desenvolvimento do quadro social?

25SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

Revisão (5 minutos) das às

Lembretes ao instrutor

Cheque os objetivos para certificar-se de que to-•dos os tópicos foram devidamente abordados. Responda às perguntas apresentadas pelos par-ticipantes.

Usando a folha de resumo, peça aos participantes •para compartilhar algo que tenham aprendido e uma medida que implementarão como resultado desta sessão. Informe-os se deverão se dirigir à pessoa ao lado ou ao grupo inteiro.

Agradeça aos participantes.•

PROjETE O SLIDE 8Objetivos

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 1Resumo da sessão 1

Encerramento

Seminário do distrito XXXX | 8

•  Compreender o uso de ferramentas

de avaliação do clube

•  Elaborar um plano preliminar para

desenvolvimento do quadro social

Objetivos

2

26 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

Observações

Contatos

Aprendi...

Irei...

Folha-tarefa 1: Resumo da sessão 1

Plano para desenvolvimento do quadro social

27SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõESfolha-tarefa 2: Levantamento de classificações do Rotary Club de harbor TownPreencha esta folha para ajudar o Rotary Club de Harbor Town a analisar seu levantamento de classificações. Responda às perguntas com base nos dados demográficos da sua própria comunidade. (Observação: Este exercício foi retirado das Ferramentas de Avaliação do Clube que se encontram em www.rotary.org.)

Levantamento de classificações do Rotary Club de Harbor Town

Classificações repre-sentadas atualmente

Porcentual do quadro social atual

Com-pleta?

Classificações repre-sentadas atualmente

Porcentual do quadro social atual

Com-pleta?

Contabilidade 8 Não Cirurgia odontológica 6 Não

Seguro de automóvel 8 Não Ex-participantes de programas da Fundação

2 Não

Construção 6 Não Saúde pública - Optometria

2 Não

Manufatura de roupa 10 Sim Tecnologia de internet 2 Não

Venda de roupas 10 Sim Marketing 4 Não

Advocacia comercial 4 Não Cirurgia médica 10 Sim

Consultoria 10 Sim Banco comercial 8 Não

Advocacia empresarial 10 Sim

Que classificações existentes na comunidade não estão devidamente representadas neste clube? 1.

Algum empreendimento do ano passado teve impacto significativo na economia local? 2.

As classificações preenchidas no quadro social atual do clube refletem a demografia dos negócios 3. locais? O que pode ser feito para que as classificações representem melhor a comunidade?

Quais são as 10 classificações que poderiam ser adicionadas à lista atual? Faça um círculo ao redor 4. das três classificações que acha que o clube deveria enfocar primeiramente.

28 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõESfolha-tarefa 3: Levantamento da Diversidade do Quadro SocialPreencha esta folha para ajudar o Rotary Club de Harbor Town a analisar seu quadro social. Use como base os dados demográficos fornecidos. (Observação: Este exercício foi retirado das Ferramentas de Avaliação do Clube que se encontram em www.rotary.org.)

Use esta lista de verificação para identificar as características do Rotary Club de Harbor Town que correspondem ao perfil demográfico dos profissionais da comunidade.

Sim NãoNão sei

As idades dos sócios do clube refletem as faixas etárias dos profissionais da comunidade.

A composição do clube no que se refere ao número de homens e mulheres é representativa da comunidade profissional local.

As religiões presentes na comunidade estão devidamente representadas no quadro social do clube.

Os sócios do clube refletem a diversidade étnica da comunidade.

As classificações profissionais refletem a população de empresários e profissionais da comunidade.

O clube é diversificado.

O clube precisa continuar seus esforços para aumentar a diversidade de seu quadro social.

Em que grupos o clube deve enfocar para fazer com que seu quadro social inclua as profissões existentes na comunidade?

Como o clube pode contatar os profissionais destes grupos demográficos?

29SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

Ferramentas de Avaliação do Clube 21

Levantamento de 25 Minutos sobre Sócios em Potencial

Seu nome Data

Seu telefone

Seu e-mail

Considere colegas de trabalho, líderes comunitários e conhecidos que possam se qualificar como rotarianos potenciais:

Seus vizinhos:

1. Sexo masculino Profissão

2. Sexo feminino Profissão

3. Sexo masculino Profissão

4. Sexo feminino Profissão

Seu supervisor imediato (se aplicável):

5. Cargo

Outros profissionais de sua empresa:

6. Cargo

Líderes comunitários que demonstram dedicação à prestação de serviços:

7. Profissão

8. Profissão

Ex-participantesdeprogramasdoRIoudaFundaçãoRotáriacomquemmantémcontato:

9. Profissão

Colegas em associações profissionais:

10. Profissão

11. Profissão

folha-tarefa 4: Levantamento de 25 Minutos sobre o Quadro Social

30 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

22 Rotary International

Outros conhecidos:

12. Médico

13. Dentista

14. Consultor financeiro

15. Líder religioso

16.Advogado

17. Consultor de negócios

18. Contador

19.Veterinário

20. Consultor de informática

21. Ger. de relações públicas

22. Empresário

23. Exec. de organiz. sem fins lucrat

24. Diretor de escola

25. Outro

Conhecido não mencionado acima com quem teve contato profissional na última semana:

26.Nome Profissão

Conhecido não mencionado acima com quem teve contato profissional no último mês:

27. Nome Profissão

28. Nome Profissão

Conhecido com quem trabalhou em serviço voluntário, seja em atividade rotária ou não-rotária:

29. Nome Profissão

30. Nome Profissão

31SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõESfolha-tarefa 5: Análise sobre o nível de satisfação dos sóciosApós analisar os dados a seguir, preencha esta folha para ajudar o Rotary Club de Harbor Town a avaliar o nível de satisfação dos sócios. (Observação: Este exercício foi retirado das Ferramentas de Avaliação do Clube que se encontram em www.rotary.org.)

Dados do Questionário de Satisfação do Sócio

85% dos sócios sentem-se bem-vindos no clube. Entre os 15% que não se sentem bem-vindos, •75% indicaram que os outros sócios não tentam interagir com eles e 50% declararam que se sen-tem isolados devido à sua faixa etária ou sexo.

65% dos sócios sentem-se à vontade para compartilhar suas opiniões com os líderes do clube. As •razões mais comuns citadas por aqueles que não se sentem à vontade são: os líderes estão sempre ocupados e alguns sócios acham que são muito novos no clube para dirigir-se a eles.

50% dos sócios participaram de um projeto do clube. Dos que participaram, 90% tomaram a inicia-•tiva de se oferecer para fazer parte do projeto.

Verificou-se que 80% dos sócios indicaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com sua participa-•ção nas atividades do clube. As principais razões mencionadas por aqueles que não estão satisfei-tos são: falta de projetos de boa qualidade, falta de apoio dos outros sócios e falta de conhecimento.

Os sócios indicaram que estavam envolvidos ou queriam envolver-se nas seguintes atividades:

Participando atualmente (%)

Gostaria de participar (%)

Desenvolvimento do quadro social 25 10

Projetos locais 55 40

Projetos internacionais de prestação de serviços

5 40

Relações públicas de clube 20 10

Arrecadação de fundos 25 20

Fundação Rotária 10 30

Atividades de companheirismo 35 10

Análise

Com base nos resultados do levantamento, o que pode ser concluído sobre os costumes do clube?

32 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõES

Qual é a principal medida a ser tomada pelo Rotary Club de Harbor Town para que mais sócios se envolvam nas atividades do clube?

Como o clube deve determinar a que projetos dar continuidade? Quem deve estar envolvido no processo de decisão?

Que tipos de projetos o clube deve planejar para o próximo ano?

Que atividades de companheirismo devem ser implementadas?

33SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõESfolha-tarefa 6: Plano para desenvolvimento do quadro social Ao elaborar o plano para desenvolvimento do quadro social do seu clube, consulte a comissão distrital de desenvolvimento do quadro social, o Guia para Desenvolvimento do Quadro Social (417-PT) e as Ferramentas de Avaliação do Clube (www.rotary.org).

Plano para desenvolvimento do quadro social do Rotary Club de

Meta para o ano rotário de 20 - : sócios até 30 de junho ( % de aumento)

Média anual de sócios que deixam o clube:

A meta de retenção é diminuir a média anual de baixa para sócios.

Para alcançar a meta e compensar a perda de sócios, o clube deve recrutar novos sócios.

Estratégia de recrutamento

Escolha as ferramentas de avaliação que serão usadas pelo clube para determinar os tipos de pessoas que deverão ser recrutadas. Indique o mês em que a avaliação será feita e a comissão ou pessoa que estará encarregada desta tarefa.

Ferramenta Prazo finalIndivíduo/grupo responsável

Levantamento das Classificações

Levantamento da Diversidade do Quadro Social

Levantamento de 25 Minutos sobre o Quadro Social

Diretrizes para Aumentar a Eficácia do Rotary Club

Outro:

Outro:

Estratégia de retenção

Escolha as ferramentas de avaliação que serão usadas pelo clube para determinar como manter o interesse dos sócios nas atividades. Indique o mês em que a avaliação será feita e a comissão ou pessoa que estará encarregada da tarefa.

Ferramenta Prazo finalIndivíduo/grupo responsável

Modelo de Retenção*

Perfil de Baixa de Sócios*

Questionário de Satisfação do Sócio

Questionário de Baixa de Sócio

Diretrizes para Aumentar a Eficácia do Rotary Club

Proposta de clube novo para o governador

Outro:

Outro:

*Essas ferramentas requerem os dados do quadro social do clube, os quais estão disponíveis através do Acesso ao Portal em www.rotary.org.

34 SESSãO 1 : PLANO PARA DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

OBSERvAÇõESResponsabilidades dos sócios do clube

Que responsabilidades terão os sócios no que se refere ao desenvolvimento do quadro social do clube? (Assinale todos os itens aplicáveis.)

Identificar sócios potenciais

Assumir responsabilidade semanal ou fazer parte de comissão de clube

Participar de um projeto de prestação de serviços

Participar de um evento de confraternização

Outro:

Outro:

Como as responsabilidades serão comunicadas aos sócios? (Assinale todos os itens aplicáveis.)

Reunião semanal

Boletim semanal

Website do clube

Orientação de novos sócios

Outro:

Outro:

Responsabilidades da comissão de desenvolvimento do quadro social

Analise as responsabilidades da comissão de desenvolvimento do quadro social que seguem abaixo e adicione aquelas específicas a seu clube.

Estabelecer as metas da comissão voltadas ao alcance das metas do clube. •

Orientar os sócios a respeito da importância de recrutar e reter rotarianos qualificados.•

Conduzir levantamentos de classificações para assegurar a diversidade profissional do clube.•

Conduzir avaliações sobre o clube para garantir a eficácia das iniciativas de desenvolvimento do •quadro social.

Se apropriado, desenvolver um plano de ação que permita ao clube apadrinhar a fundação de um •novo Rotary Club no distrito.

Outro: •

Outro: •

Medidas futuras

35

OBSERvAÇõES

SESSãO 2 : IMAGEM PúBL ICA E QUADRO SOCIAL

Sessão 2: Imagem pública e quadro social( 30 MINUTOS)

ObjetivosEsta sessão visa preparar os participantes para:

Compreender o papel das relações públicas no recrutamento e retenção de sócios.1. Identificar as melhores práticas para aprimoramento da imagem pública do clube.2.

Roteiro da sessãoObjetivos 5 minutosRelações públicas para o clube 20 minutosRevisão 5 minutos

MateriaisSlides

9. Título da sessão 210. Objetivos11. Relações públicas bem-sucedidas:

Rotary Club de Celaya, Guanajuato, México

12. Relações públicas bem-sucedidas: Rotary Club de Gwangju-East, Gwangju, Coreia

13. Relações públicas bem-sucedidas: Rotary Club de Antigua, Antigua e Barbuda

14. Relações públicas bem-sucedidas: Rotary Club de Kawaguchi/Hatogaya Bunan, Saitama, Japão

15. Relações públicas bem-sucedidas: Distrito 7510, EUA

16. Relações públicas bem-sucedidas: Distrito 5100, EUA

17. Objetivos

Materiais informativos

7. Resumo da sessão 2 8. Melhores práticas de relações públicas

36

OBSERvAÇõES

SESSãO 2 : IMAGEM PúBL ICA E QUADRO SOCIAL

Lembretes ao instrutor

Para obter informações adicionais sobre como facilitar esta •sessão, bem como uma lista de atividades interativas, consul-te a seção “Como utilizar o roteiro das sessões”.

O roteiro desta sessão fornece apenas linhas gerais, queira •modificá-lo de acordo com a sua audiência, inserindo sempre que possível exemplos relacionados ao distrito.

Ao ver o símbolo • , considere desenvolver uma atividade interativa.

Para informações atualizadas, acesse www.rotary.org.•

Objetivos (5 minutos) das às

PROjETE O SLIDE 9Título da sessão 2

Lembretes ao instrutor

Analise os objetivos da sessão com os partici-•pantes.

Chame atenção à folha de resumo e incentive os •participantes a usá-la no decorrer da sessão.

PROjETE O SLIDE 10Objetivos

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 7Resumo da sessão 2

Seminário do distrito XXXX | 9

Sessão 2:

Imagem pública e o

quadro social

3

Seminário do distrito XXXX | 10

•  Compreender o papel das relações

públicas no recrutamento e retenção

de sócios

•  Identificar as melhores práticas para

aprimoramento da imagem pública do

clube

Objetivos

4

37

OBSERvAÇõES

SESSãO 2 : IMAGEM PúBL ICA E QUADRO SOCIAL

Relações públicas para o clube (20 minutos) das às

PONTOS-ChAVE

Práticas de relações públicas podem ser usadas •para informar o público sobre o que o Rotary é e faz. Para Rotary Clubs, isto significa comparti-lhar seu trabalho com a comunidade.

Relações públicas resultam em uma imagem •positiva dos clubes, o que por sua vez aumenta o interesse de sócios potenciais e de voluntários e contribui para que os rotarianos tenham orgulho de pertencer ao clube.

Quando o trabalho de clubes e distritos é •divulgado adequadamente pelos meios locais de comunicação, o Rotary International recebe um número maior de formulários de sócios poten-ciais interessados em conhecer a organização.

Algum de vocês poderia dar um exemplo de como campanhas de relações públicas aumentam o interesse do público pelo clube?

Algum de vocês poderia explicar como campanhas de relações públicas contribuem para que os sócios sintam-se orgulhosos de pertencer ao clube?

38

OBSERvAÇõES

SESSãO 2 : IMAGEM PúBL ICA E QUADRO SOCIAL

PROjETE OS SLIDES 11 A 16Relações públicas bem-sucedidas

PONTOS-ChAVE

O Rotary Club de Celaya, Guanajuato, México, •colocou outdoors em um estádio local e nos arre-dores da cidade.

O Rotary Club de Gwangju-East, Gwangju, •Coreia, utilizou outdoors nas principais estações de trem da cidade para promover projetos hídri-cos.

O Rotary Club de Antígua, Antígua e Barbuda, •usou dois outdoors para promover o aniversário do Rotary. O primeiro ministro Baldwin Spen-cer participou da cerimônia de inauguração dos anúncios, a qual recebeu cobertura da mídia.

O Rotary Club de Kawaguchi/Hatogaya Bunan, •Saitama, Japão, instalou um outdoor eletrônico em área comercial de Tóquio. O anúncio mostra uma criança recebendo a vacina da pólio e desta-ca o emblema do Rotary.

O Distrito 7510, EUA, divulgou em seu website •um vídeo com anúncio de utilidade pública.

O Distrito 5100, EUA, veiculou um anúncio de •meia página em revista que conta com 40.000 assinantes.

Rotary Club de Celaya,

Guanajuato, México

Seminário do distrito XXXX | 11

Rotary Club de Gwangju-East,

Gwangju, Coreia

Seminário do distrito XXXX | 12

Rotary Club de Antigua,

Antígua e Barbuda

Fo

to c

ort

esia

do

Ro

tary

Clk

lub

de

An

tig

ua

Seminário do distrito XXXX | 13

Rotary Club de Kawaguchi/Hatogaya

Bunan, Saitama, Japão

Fo

to c

ort

esia

do

Ro

tary

Clu

b d

e

Ka

wa

gu

ch

i/H

ato

ga

ya

Bu

na

n.

Seminário do distrito XXXX | 14

Distrito 5100 (EUA)

Seminário do distrito XXXX | 16

Distrito 7510 (EUA)

Seminário do distrito XXXX | 15

39

OBSERvAÇõES

SESSãO 2 : IMAGEM PúBL ICA E QUADRO SOCIAL

O que seu clube tem feito para aprimorar a imagem pública na comunidade?

Qual foi o êxito obtido pelo clube na área de relações públicas?

Quais foram as dificuldades enfrentadas pelo clube na área de relações públicas?

Lembretes ao instrutor

Dê 15 minutos para a realização desta atividade.•

Peça aos participantes que trabalhem individu-•almente.

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 8Melhores Práticas de Relações Públicas

Que práticas de relações públicas considera que causarão maior impacto nos esforços de desenvolvimento do quadro social do seu clube?

40

OBSERvAÇõES

SESSãO 2 : IMAGEM PúBL ICA E QUADRO SOCIAL

Revisão (5 minutos) das às

Lembretes

Cheque os objetivos para certificar-se de que to-•dos os tópicos foram devidamente abordados. Responda às perguntas apresentadas.

Usando a folha de resumo, peça aos participantes •para compartilhar algo que tenham aprendido e uma medida que implementarão como resultado desta sessão. Informe-os se deverão se dirigir à pessoa ao lado ou ao grupo inteiro.

Agradeça aos participantes.•

PROjETE O SLIDE 17Objetivos

PEçA AOS PARTICIPANTES QUE CONSULTEM A fOLhA-TAREfA 7Resumo da sessão 2

Encerramento

Seminário do distrito XXXX | 17

•  Compreender o papel das relações

públicas no recrutamento e retenção

de sócios

•  Identificar as melhores práticas para

aprimoramento da imagem pública do

clube

Objetivos

4

41

OBSERvAÇõES

SESSãO 2 : IMAGEM PúBL ICA E QUADRO SOCIAL

Observações

Contatos

Aprendi...

Irei...

Folha-tarefa 7: Resumo da sessão 2

Imagem pública e quadro social

42

OBSERvAÇõES

SESSãO 2 : IMAGEM PúBL ICA E QUADRO SOCIAL

folha-tarefa 8: Melhores práticas de relações públicasDas práticas a seguir, quais são usadas pelo seu clube e quais pretende implementar no ano que vem?

usada atualmente Quer implementar PráticaIndicar uma pessoa ou comissão para encarregar-se de relações públicas.

Garantir que a pessoa ou comissão encarregada de relações públicas determine, juntamente com as devidas comissões do clube, o que deve ser promovido ao público e quando.

Encomendar ou baixar materiais de relações públicas do RI para uso local.

Desenvolver um plano de relações públicas que inclua o que será promovido, quando, a quem e por quem, bem como o meios de comunicação a ser usados.

Trabalhar com a comissão distrital de relações públicas na coordenação de atividades desta área implementadas com outros clubes da região.

Criar e atualizar o site do clube de modo que seja atraente para sócios potenciais

Pedir que todos os sócios usem o distintivo de lapela do clube, estejam preparados para falar sobre o clube e convi-dem sócios potenciais.

Certificar-se que todos os sócios sejam capazes de descre-ver o Rotary de maneira clara e concisa.

Práticas adicionais

43MESAS-REDONDAS

Mesas-redondas( 30 MINUTOS)

ObjetivosEsta sessão visa preparar os participantes para:

Discutir um tópico específico de seu interesse.1. Identificar estratégias para abordar o tópicos e fortalecer o Rotary Club. 2.

Roteiro da sessãoOs presentes escolhem a mesa de discussão da qual querem tomar parte 5 minutosDiscussão 25 minutos

MateriaisSlide

18. Título da sessão — Mesas-redondas

Questões para discussão

Mesa-redonda A: Ex-participantes de programas

Mesa-redonda B: Orientação continuadaMesa-redonda C: Diversidade do quadro

socialMesa-redonda D: Orientação de novos

sóciosMesa-redonda E: Gerações mais jovensMesa-redonda F: Projetos de Prestação de

ServiçosMesa-redonda G: Apadrinhamento de novos

clubes

44 MESAS-REDONDAS

Lembretes ao instrutor

Para obter informações adicionais sobre como facilitar esta •sessão, bem como uma lista de atividades interativas, con-sulte “Como utilizar o roteiro das sessões”.O roteiro desta sessão fornece apenas linhas gerais. Queira •modificá-lo de acordo com a audiência, inserindo sempre que possível exemplos relacionados ao seu distrito.Para informações atualizadas, acesse www.rotary.org. •Coloque em cada mesa o tópico a ser tratado e apresente as •perguntas para discussão.Peça aos participantes que escolham um tópico de seu in-•teresse e uma das mesas, e comecem a discutir com outros integrantes do grupo. Explique que as perguntas podem ser usadas, se necessário, para guiar as discussões. Analise os objetivos da sessão com os participantes.•

PROjETE O SLIDE 18Objetivos

Seminário do distrito XXXX | 18

Mesas-redondas

8

45MESAS-REDONDAS

Mesa-redonda A: Ex-participantes de programas

Que ex-participantes de programas (Intercâmbio de Grupos de Estudos, Bolsas Educacionais, 1. Rotaract, etc.) costumam ser recrutados pelo seu clube?

Que práticas seu clube usa para entrar em contato com ex-participantes de programas do RI e da 2. Fundação Rotária e recrutá-los?

Quais são os desafios normalmente enfrentados pelo seu clube para recrutar ex-participantes de 3. programas?

Que práticas foram bem-sucedidas nos esforços do seu clube para recrutar ex-participantes de 4. programas?

Quem é responsável pelo recrutamento de ex-participantes de programas?5.

Qual é o papel do distrito no recrutamento de ex-participantes de programas?6.

Que tipo de iniciativa o distrito deveria implementar para recrutamento de ex-participantes de 7. programas?

Que medidas tomará após este seminário para recrutar ex-participantes de programas?

46 MESAS-REDONDAS

Mesa-redonda B: Orientação continuada

O que é orientação continuada?1.

Quais são os desafios normalmente enfrentados no desenvolvimento de um programa de orientação 2. continuada?

O que deve ser incluído em um programa de orientação continuada?3.

Quem deve estar envolvido com o programa de orientação continuada?4.

Quais são os melhores métodos para execução de um programa de orientação continuada?5.

Como o distrito apoia as atividades de orientação continuada?6.

Que recursos distritais estão disponíveis? E que recursos do RI? 7.

Que medidas tomará após este seminário para desenvolver ou aprimorar o programa de orientação continuada do clube e distrito?

47MESAS-REDONDAS

Mesa-redonda C: Diversidade do quadro social

Como a diversidade do quadro social pode beneficiar seu clube? 1.

O seu clube reflete a população profissional da sua comunidade, não só no que se refere às profis-2. sões em si, mas também a sexo, etnia, faixa etária, etc.?

Quais são os desafios normalmente enfrentados pelo seu clube para recrutar sócios com o intuito 3. de diversificar o quadro social?

Que estratégias são eficazes no recrutamento de sócios quando o objetivo é contribuir à diversidade 4. do quadro social?

Quais são os desafios enfrentados pelo seu clube para reter os sócios quando o propósito é aumen-5. tar a diversidade do quadro social?

Que estratégias são eficazes na retenção de sócios quando o intuito é melhorar diversidade do 6. quadro social?

Como o distrito contribui à diversidade do quadro social dos clubes?7.

Que medidas tomará após este seminário para aumentar a diversidade do seu clube e distrito?

48 MESAS-REDONDAS

Mesa-redonda D: Orientação de novos sócios

O que é orientação de novos sócios?1.

Quando esta deve ser iniciada?2.

Quais são os desafios geralmente enfrentados no desenvolvimento de um programa de orientação 3. de novos sócios?

O que deve ser incluído em um programa de orientação de novos sócios?4.

Quem deve estar envolvido no programa de orientação de novos sócios?5.

Quais são os melhores métodos para a implementação de um programa de orientação de novos 6. sócios?

Como o distrito apoia as atividades de orientação de novos sócios?7.

Que recursos distritais estão disponíveis? E que recursos do RI? 8.

Que medidas tomará após este seminário para desenvolver ou aprimorar o programa de orientação de novos sócios do clube e distrito?

49MESAS-REDONDAS

Mesa-redonda E: gerações mais jovens

Rotarianos de que faixa etária são considerados jovens? 1.

Como o clube recruta sócios jovens?2.

Quais são os desafios enfrentados pelo seu clube para recrutar sócios jovens? 3.

Como o seu clube retém sócios jovens?4.

Quais são os desafios enfrentados pelo seu clube para reter os sócios jovens? 5.

Que estratégias podem ser usadas para incentivar os sócios jovens a participar das atividades do 6. clube? Tais estratégias são diferentes daquelas usadas para os sócios mais velhos?

Como o distrito ajuda os clubes a recrutar e reter sócios jovens?7.

Que medidas tomará após este seminário para recrutar e reter sócios jovens, bem como para incen-tivá-los a participar das atividades do clube?

50 MESAS-REDONDAS

Mesa-redonda F: Projetos de prestação de serviços

Como os projetos de prestação de serviços se relacionam com o recrutamento de novos sócios?1.

Como os projetos de prestação de serviços se relacionam com a retenção de sócios?2.

Que tipos de projetos de prestação de serviços realizados pelo seu clube têm obtido êxito?3.

Quais foram os desafios enfrentados pelo seu clube quanto à implementação de projetos de 4. prestação de serviços?

Como poderia envolver todos os sócios nos projetos de prestação de serviços do clube?5.

Como poderia incentivar a participação dos novos sócios?6.

Como o clube poderia usar a internet para incentivar os residentes da comunidade a participar dos 7. projetos de prestação de serviços?

Como a comissão de desenvolvimento do quadro social poderia colaborar com a comissão de 8. projetos de prestação de serviços?

Qual é o papel do distrito no aprimoramento dos projetos de prestação de serviços em apoio ao 9. desenvolvimento do quadro social?

Que medidas tomará após este seminário para utilizar os projetos de prestação de serviços como meio de aumentar o quadro social no clube e distrito?

51MESAS-REDONDAS

Mesa-redonda g: Apadrinhamento de novos clubes

Como você costuma orientar os novos Rotary Clubs? 1.

Por quantos meses ou anos considera que o seu clube deve ajudar um novo clube a planejar as 2. reuniões semanais? E os projetos de prestação de serviços?

Como um clube novo deve organizar seu conselho diretor? E suas comissões? 3.

Como um novo clube pode reter os sócios fundadores?4.

Como um clube novo pode identificar e recrutar novos sócios? Qual é a melhor época para recrutar 5. novos sócios?

Que recursos distritais estão disponíveis? E que recursos do RI? 6.

Que medidas tomará após este seminário para fortalecer os clubes novos do distrito?

53SESSãO PLENÁRIA DE ENCERRAMENTO

Sessão plenária de encerramento (30 minutos)

A sessão plenária de encerramento marca o término do treinamento e dos debates realizados durante o seminário e é a última oportunidade para sumarizar pontos importantes a ser tratados durante o ano rotário. Os governadores eleitos devem usar os tópicos abaixo no desenvolvimento de seu discurso de encerramento.

Sumário das realizações

Lembre os participantes de que o conhecimento adquirido no seminário •será útil aos esforços de desenvolvimento do quadro social.

Metas de clube e distrito

Sumarize as metas distritais de desenvolvimento do quadro social e •como os Rotary Clubs podem apoiar tais metas.

Destaque as estratégias para superar dificuldades e alcançar as metas do •clube e distrito.

Peça aos participantes para se comprometerem a fazer com que o desen-•volvimento do quadro social seja um esforço contínuo nos clubes.

Enfatize que um quadro social forte é essencial para servir eficazmente a •outros clubes, à comunidade local e internacional, ao distrito e ao RI.

Lembre os participantes que a equipe de líderes distritais e os coordena-•dores regionais e zonais do quadro social do RI estão disponíveis para ajudá-los nos esforços de desenvolvimento do quadro social.

Reconhecimentos

Agradeça a participação dos rotarianos neste seminário.•

Agradeça a dedicação dos presentes a seus distritos.•

LEvE SEuS INSTRuTORESAO PRÓXIMO PATAMAR

veja no Manual de Capacitação Distrital:Métodos eficazes de treinamento

Dicas para atrair participantes

Como planejar eventos de treinamento

Disponível por meio do governador eleito ou no site do RI: www.rotary.org.

242-PT—(309)

One Rotary Center

1560 Sherman Avenue

Evanston, IL 60201-3698 EUA

www.rotary.org