semana sri aurobindo 2012 - “a vida toda É yoga ...4 lutou, agitou-se para trás e para frente,...

15
1 SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA” Textos para Reflexão Quem foi Sri Aurobindo? Sri Aurobindo (1872-1950), poeta, yogue, pensador, mestre espiritual indiano. Foi educado na Inglaterra, onde viveu dos sete aos vinte e um anos de idade, tendo estudado línguas e literatura em Cambridge. Nestes anos lá vividos, assimilou o modo de pensamento e os valores da cultura européia/ocidental. Retornando à Índia, dedicou-se inicialmente à redescoberta de si como indiano, mergulhando fundo na cultura e espiritualidade de seu país; simultaneamente, integrou-se ao nascente movimento nacionalista indiano, tornando-se ativista e um dos líderes na luta pela independência de sua pátria, então colônia do império britânico. Em decorrência desta ação política, foi preso e passou um ano na prisão; aí, vivenciou experiências de natureza espiritual que levariam a uma completa reorientação de sua vida; ao deixar a prisão exilou-se no sul da Índia, onde viveu os restantes quarenta anos de sua existência, dedicados ao aprofundamento de sua visão e experiência espi- ritual. Neste período escreveu a totalidade de sua obra de cunho filosófico-espiritual, e formulou as linhas mestras do que viria a constituir seuYoga Integral. Como conseqüência de sua intensíssima prática e discipli- na, percebeu, anunciou e preparou, em nível pessoal, a manifestação iminente, no processo evolucionário da consciência na Terra, de uma dimensão de ser espiritual e consciência a que chamou a Supramente. O SÍMBOLO DE SRI AUROBINDO O triângulo descendente representa Sat-Chit-Ananda (Existência-Consciência-Beatitude supremas). O triângulo ascendente representa a resposta de aspiração da matéria sob a forma de vida, luz e amor. A junção de ambos – o quadrado central – é a manifestação perfeita tendo ao centro o Avatar do Supremo – o lótus. A água no interior do quadrado representa a multiplicidade, a criação.

Upload: others

Post on 05-Nov-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

1

SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA”Textos para Reflexão

Quem foi Sri Aurobindo?Sri Aurobindo (1872-1950), poeta, yogue, pensador, mestre espiritual indiano. Foi educado na Inglaterra, ondeviveu dos sete aos vinte e um anos de idade, tendo estudado línguas e literatura em Cambridge. Nestes anoslá vividos, assimilou o modo de pensamento e os valores da cultura européia/ocidental. Retornando à Índia,dedicou-se inicialmente à redescoberta de si como indiano, mergulhando fundo na cultura e espiritualidadede seu país; simultaneamente, integrou-se ao nascente movimento nacionalista indiano, tornando-se ativistae um dos líderes na luta pela independência de sua pátria, então colônia do império britânico. Em decorrênciadesta ação política, foi preso e passou um ano na prisão; aí, vivenciou experiências de natureza espiritual quelevariam a uma completa reorientação de sua vida; ao deixar a prisão exilou-se no sul da Índia, onde viveu osrestantes quarenta anos de sua existência, dedicados ao aprofundamento de sua visão e experiência espi-ritual. Neste período escreveu a totalidade de sua obra de cunho filosófico-espiritual, e formulou as linhasmestras do que viria a constituir seu Yoga Integral. Como conseqüência de sua intensíssima prática e discipli-na, percebeu, anunciou e preparou, em nível pessoal, a manifestação iminente, no processo evolucionário daconsciência na Terra, de uma dimensão de ser espiritual e consciência a que chamou a Supramente.

O SÍMBOLO DE SRI AUROBINDOO triângulo descendente representa Sat-Chit-Ananda (Existência-Consciência-Beatitude supremas).O triângulo ascendente representa a resposta de aspiração da matéria sob a forma de vida, luz e amor.

A junção de ambos – o quadrado central – é a manifestação perfeita tendo ao centro o Avatar do Supremo –o lótus. A água no interior do quadrado representa a multiplicidade, a criação.

Page 2: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

2

Qual foi seu principal legado?Sri Aurobindo viveu plena e intensamente a entrega à ação transformadora no mundo, característica damente e consciência ocidental, bem como a necessidade do mergulho de conhecimento nas dimensõesdo ser interior que é própria do ser oriental; assim, sua própria vida, e posterior mensagem, foi umexemplo de síntese, unidade e universalidade. Síntese e integração, possível e necessária, de todos osaspectos da vida que parecem díspares, contraditórios ou mesmo irreconciliáveis. Seu principal legado,então, talvez seja esta visão da Unidade: a unidade e harmonia que está na origem de tudo, que permeiatudo e é o destino de tudo. Redescobrir e viver conscientemente esta unidade e harmonia é o destino, atarefa e a grande chance do ser humano, como indivíduo e como espécie; pois a raiz de toda aproblemática humana reside na desarmonia, divisão e separação, interna e externa – ela é a causa detodos os conflitos, individuais e coletivos.

Alguns pontos fundamentais da visão e obra de Sri Aurobindo

DEUS EM TUDO, TUDO EM DEUS – Na percepção de Sri Aurobindo, Deus está em tudo, tudo é Deus; emtudo Ele está, ainda que de forma latente, velada e mesmo distorcida – no cerne de cada coisa e ser háuma centelha divina pronta a evoluir, gradualmente se manifestar. A Terra, o mundo material, está des-tinada a, um dia, manifestar plenamente esta presença agora velada.

Se o Inverno dissesse: “A Primavera está no meu coração”, quem acreditaria no Inverno?GIBRAN KALIL GIBRAN

O paraíso está aí, atrás daquela porta, no quarto contíguo. Mas perdi a chave.Talvez a tenha apenas posto fora do lugar.

GIBRAN KALIL GIBRAN

MATÉRIA E ESPÍRITO – Para Sri Aurobindo, Matéria e Espírito só aparentemente são opostos; ambossão formas assumidas pelo Ser, graus diferenciados de sua manifestação. A contraposição da vidaespiritual à vida material perde assim todo sentido – a plenitude espiritual pode e precisa ser vividaaqui, nesta Terra, e não num paraíso algures.

“Os dois são uma só coisa: o Espírito é a alma e realidade daquilo que percebemos comoMatéria: a Matéria é uma forma e o corpo daquilo que realizamos como o Espírito.”

SRI AUROBINDO

Toda a Matéria, assim como toda a Vida, Mente e Supramente são somente modos, doBrahman, o Eterno, o Espírito, Sat-Chit-Ananda, que não somente reside em todos eles, masé todas essas coisas, embora nenhuma destas seja seu ser absoluto.

SRI AUROBINDO

Uma pérola é um templo construído pela dor em torno de um grão de areia. Que anseiosconstruíram nossos corpos, e em volta de que grãos?

GIBRAN KALIL GIBRAN

CONSCIÊNCIA – A Consciência, que é o atributo de ser consciente, tornar-se consciente, é o grandeprotagonista da manifestação universal, é o fator que impulsiona, emerge nele e é, na sua plenitude, ameta deste processo imenso que é a Evolução.

Quando a Consciência se separou de sua origem e se tornou Inconsciência, a Origem ema-nou Amor para redespertar a Consciência da profundeza do Inconsciente e colocá-la de novoem contato com sua Origem.Pode-se dizer que, em sua origem, o amor é o supremo poder de atração que desperta, em

Page 3: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

3

resposta, a necessidade irresistível de uma absoluta autodoação; estes são os dois pólos doimpulso em direção à completa fusão.Nenhum outro movimento poderia, melhor e mais certamente do que este, lançar uma ponteatravés do abismo escavado pelo sentido de separação que adveio da formação do indivíduo.Era necessário trazer de volta para si o que tinha sido projetado no espaço sem destruir paraeste objetivo o universo assim criado.É por isto que o amor irrompeu - o irresistível poder de união.

A MÃE

CONSCIÊNCIAConsciência é ter noção do sole nosso instinto profundode não ir contra o sol.

D.H. LAWRENCE

ARISTOCRACIA DO SOLPara ser um aristocrata do sol você não precisa de ninguém inferior para enaltecê-lo;Você recebe sua nobreza diretamente do sol; deixe outras pessoas serem o que elas podem.

Sou o que souA partir do solE as pessoas não são minha medida.

Talvez, se começássemos corretamente, todas asCrianças cresceriam ensolaradasE aristocratas do sol.Não precisamos de pessoas mortas,Escravas do dinheiro e vermes sociais.

D. H. LAWRENCE

EVOLUÇÃO – o grande impulso e movimento que a tudo abrange; o emergir progressivo, nas e atravésdas formas inumeráveis da Natureza, do ser consciente que, num mergulho primevo, inicialmente involuiupara tornar possível a manifestação e que agora busca recuperar, nela, a posse consciente de suatotalidade. A Evolução da Consciência é o tema, enredo e motivo central da grande epopéia que é amanifestação universal.

INVOLUÇÃO - EVOLUÇÃOSAT – Existência MatériaCHIT – Consciência-Força VidaANANDA – Beatitude PsíquicoSupramente MenteO Divino desce da pura existência, através do jogo da Consciência-Força e da Beatitude e omeio criativo da Supramente, para dentro do ser cósmico; nós ascendemos da Matéria, atra-vés de uma vida, alma e mente em desenvolvimento e o meio iluminador da Supramente,em direção ao ser divino.

SRI AUROBINDO

DEUS NASCEU

A história do cosmos é a história da luta do vir-a-ser.Quando o obscuro fluxo da vida informe

Page 4: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

4

Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo,E estourou finalmente em luz e escuridão

Passou a existir como luz,Passou a existir como sombra fria

Então cada átomo do cosmos tremeu com delícia.Veja, Deus nasceu!

Ele é luz fulgurante!Ele é escuro como breu e frio!

E na grande luta do caos intangível,Quando, num certo ponto, uma gota de água começou a pingar

E um sopro de vapor começou a espiralar-se.Olhe de novo o estremecimento de êxtase por todos os átomos!

Ó, Deus nasceu!Veja, ele nasceu molhado!

Veja, ele tem movimento para cima! Ele espirala!Então, na grande eternidade da comunicação e decadênciaDe tempos em tempos o brado selvagem de cada elétron:

Veja, Deus nasceu!Quando as safiras resfriaram-se do caos derretido:

Veja Deus nasceu! /Ele é azul, azul profundo, ele é azul para sempre!Quando o ouro estendeu-se brilhante enroscando a rocha esfriada:Deus nasceu! Deus nasceu! Amarelo brilhante e dócil Ele nasceu.

Quando a pequena ameba ovóide emergiu da espuma e do nada então todosos elétrons retiveram a respiração:

Ah! Ah! Agora Deus nasceu de verdade ! Ele cintila interiormente.Quando de um mundo de musgos e samambaias finalmente o narciso

levantou um ramo de estrelas de cinco pontas e balançou-os na atmosfera,então cada molécula da criação pulou e bateu suas mãos:

Deus nasceu! Deus nasceu perfumado e oscilando e com um pequeno cálice!Através das eternidades, quando o lagarto torce sua cauda mais leve do que a água,

quando o pavão se volta para o sol, não podendo ser mais esplêndido,quando o leopardo mostra o pequeno novilho com as patas reluzentes, perfeito,

o universo treme: Deus nasceu! Deus está aqui!E quando finalmente o homem ficou em pé nas duas penas e admirou-se,

Page 5: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

5

Então houve um silêncio de suspense no âmago de cada elétron:Olhe, agora o Deus verdadeiro nasceu!

Deus, Ele próprio, nasceu!E então vemos, Deus não é

até que ele nasça.E também vemos

não existe fim para o nascimento de Deus.D. H. LAWRENCE

A VIDA TODA É YOGA – A Natureza inteira, aí incluído o ser humano, está empenhada num processo deYoga, ou seja, de descoberta e manifestação progressiva de todas as potencialidades do Espírito quenela estão latentes, de (re)união consciente à sua origem e essência. A vida toda é yoga: na existênciade cada indivíduo, toda e cada circunstância e experiência, sem exceção, é utilizada pela Consciênciaque preside a todo este processo como meio e oportunidade para fortalecimento, crescimento, evolu-ção.

CHAMADO-RESPOSTA

Se a Terra chama e o Supremo responde, pode ser bem agora a hora para [uma] imensa egloriosa Transformação.

SRI AUROBINDO

Há dois poderes que, eles somente, podem efetuar, em sua conjunção, a coisa grande e difícilque é a meta de nosso esforço, uma aspiração fixa e infalível que chama de baixo e umaGraça suprema que responde do alto.Contudo, a Graça suprema somente agirá nas condições da Luz e da verdade; ela não agirásem condições a ela impostas pela falsidade e pela ignorância; pois se tivesse de ceder àsexigências da Falsidade, ela negaria seu próprio propósito.Estas são as condições da Luz e da Verdade, as únicas condições sob as quais a Força maisalta descerá; e é somente a própria força supramental mais alta descendo do alto e abrindodesde embaixo que pode lidar vitoriosamente com a Natureza física e anular sua dificulda-des... Tem de haver uma entrega total e sincera; tem de haver uma auto-abertura exclusiva aoPoder Divino; tem de haver uma escolha constante e integral da Verdade que desce, umaconstante e integral rejeição da falsidade dos Poderes e Aparências mentais, vitais e físicosque regem ainda a Natureza-terra.

SRI AUROBINDO

O CHAMADO DA TERRA (ASWAPATI)

Tudo o que fizemos está sempre ainda por fazer.Tudo se parte e tudo se renova e permanece o mesmo.

Revoluções imensas do giro infrutífero da vida,As eras recém nascidas perecem como as antigas.Como se o triste Enigma mantivesse seu direito

Page 6: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

6

Até que esteja cumprido tudo aquilo porque esta cena foi erigidaPor demais pequena a força que agora conosco nasceu,

Por demais tênue a luz que passa furtiva pelas pálpebras da Natureza,Por demais escassa a alegria com que ela recompensa nossa dor.

Num rude mundo que não conhece seu próprio sentido,Torturados pelo pensamento sobre a roda do nascimento vivemos,

Os instrumentos de um impulso que não é nossoMovidos para alcançar, tendo por prêmio o sangue de nosso coração,

Um meio-conhecimento, meias-criações que cedo cansam.Uma alma imortal derrotada em membros perecíveis,

Derrotados e batidos labutamos ainda;Anulados, frustrados, esgotados, sobrevivemos ainda;

Em angústia labutamos para que de nós possa se erguerUm homem de visão maior, um coração mais nobre,

Um vaso dourado da Verdade encarnada,O executante da tentativa divina,

Equipado para portar o corpo terreno de Deus,Comunicante e profeta e amante e rei.

Eu sei que tua criação não pode falhar.(...)

A juventude esplêndida do Tempo passou e falhou;Pesados e longos são os anos que conta nosso labor;

E contudo os selos estão firmes sobre a alma do homemE o coração da Mãe ancestral está cansado.

Ó Verdade velada em teu sol secreto,Voz de suas meditações poderosas em cerrados firmamentos,

Em coisas encerradas recôndito de suas profundezas luminosas,Ó Esplendor-Sabedoria, Mãe do Universo,

Criadora, a Noiva-artista do Eterno,Não te demores com Tua mão transmutadora

Em vão apertada numa barra dourada do Tempo,Como se o Tempo não ousasse abrir seu coração para Deus.

Ó fonte radiante do deleite do mundoLivre do mundo e inatingível acima,

Ó Beatitude que sempre resides oculta fundo dentro.

Page 7: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

7

Enquanto os homens te buscam fora e nunca te encontram,Mistério e musa com a língua hierática,

Encarnada com a branca paixão de tua força,Envia para a Terra alguma forma vivente de Ti;

Um momento preenche com tua eternidade.Que tua infinitude em um corpo viva,

O Todo-Conhecimento envolva uma mente em oceanos de Luz,Que o Todo-Amor pulse solitário num coração humano.

Imortal, trilhando a Terra com pés mortaisEm membros terrenos reunida a beleza de todos os firmamentos!

Ó Onipotência, cingida com o poder de DeusMovimentos e momentos de uma vontade mortal,Carrega com o poderio eterno uma hora humanaE com um único gesto muda todo o tempo futuro.

Que uma grande palavra seja falada desde as alturas,E um grande ato destranque as portas do destino.

A RESPOSTA DA MÃE DIVINA

Ó forte precursor, eu ouvi o teu brado.Alguém descerá e romperá a férrea Lei,

Mudará a sina do Destino pelo poder do Espírito solitário.Uma mente ilimitada que pode conter o mundo,

Um doce e violento coração de calmas ascendentesMovido pelas paixões dos deuses virá.

Todos os poderes e grandezas nela se reunirão;A beleza caminhará celestial sobre a Terra,

O deleite adormecerá na rede de nuvens de seus cabelosE em seu corpo, como em sua árvore-ninhoO Amor Imortal baterá suas asas gloriosas.

Uma música de coisas sem sofrimento tecerá o seu charme;As harpas do Perfeito afinarão sua voz,

Os regatos do Firmamento irão murmurar seu riso,Seus lábios serão os favos de mel de Deus,

Seus membros seus dourados vasos de êxtase,Seus seios as flores rapturosas do Paraíso.

Page 8: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

8

Em seu peito silencioso ela suportará a SabedoriaA força estará com ela como a espada de um conquistador

E de seus olhos contemplará a beatitude do Eterno.Uma semente será semeada na hora tremenda da Morte,Um ramo do céu será transplantado para o solo humano

A Natureza sobrepujará seu passo mortal;O destino será mudado por uma vontade imutável.

SRI AUROBINDO

O AVATARA consciência é como uma escada: para cada grande época houve um grande ser capaz deacrescentar um novo degrau à escada e alcançar um lugar onde a consciência comum jamaisesteve. É possível alcançar um alto nível e deixar por completo a consciência material; assim,contudo não se retém a escada, ao passo que a grande realização das grandes épocas douniverso foi a capacidade de adicionar um degrau a mais à escada sem perder o contato como mundo material, a capacidade de alcançar o Mais Alto e ao mesmo tempo conectar o topoà base em vez de deixar uma espécie de vazio cortar toda conexão entre os planos. Subir edescer e unir o topo à base é o segredo inteiro da realização, e é a tarefa do Avatar. A cada vezque ele acrescenta um degrau à escada há uma nova criação sobre a Terra… Sri Aurobindodenominou Supramente o passo que está sendo acrescentado agora; como um resultadodele, a consciência será capaz de adentrar o mundo supramental e no entanto reter suaforma pessoal, sua identificação, e então descer para estabelecer uma nova criação. Certa-mente este não é o último estágio, pois há extensões de ser além; agora, contudo, estamostrabalhando para trazer para baixo o supramental, para efetuar uma reorganização do mundo,para trazer o mundo de volta à ordem divina verdadeira. Trata-se, essencialmente, de umacriação de ordem, um colocar tudo em seu lugar verdadeiro; e o espírito ou força principal, aShakti ativa no presente é Mahasaraswati, a Deusa da organização perfeita.O trabalho de conseguir uma continuidade que permita que se possa subir e descer e trazerpara o plano material o que está acima é feito na consciência. Aquele que deve fazê-lo, oAvatar, mesmo que ele estivesse encerrado numa prisão e não visse ninguém e jamais saísse,ainda assim ele faria o trabalho, porque é um trabalho na consciência, um trabalho de cone-xão entre a Supramente e o ser material. Ele não pecisa ser reconhecido, ele não precisa ternenhum poder exterior para ser capaz de estabelecer esta conexão consciente. Uma vez,contudo, que a conexão seja feita ela terá seu efeito no mundo exterior sob a forma de umanova criação, começando com uma cidade modelo e terminando com um mundo perfeito.

A MÃE

YOGA INDIVIDUAL E COLETIVO – Ninguém evolui por si e para si: os frutos de todo progresso individualgenuíno são parte indissociável do patrimônio espiritual coletivo. Igualmente, nenhum progresso indi-vidual será possível, além de um certo ponto, se não houver um progresso também da consciênciacoletiva. A consciência individual é copartícipe e responsável pelo progresso da consciência coletiva.Os dois movimentos são interligados e interdependentes.

YOGA INTEGRAL – De todos os caminhos de yoga o mais amplo, dinâmico e sintético, correspondendoàs leis universais de evolução e progresso, o Yoga Integral de Sri Aurobindo é o menos formal, menossistemático e mais livre possível, sendo mesmo, no sentido tradicional, um “yoga sem método”. Pois “ométodo que temos de seguir é pôr todo o nosso ser consciente em relação e contato com o Divino e

Page 9: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

9

chamá-lo, abrindo-nos, para que Ele possa transformar nosso ser interior no Dele”.

O MESTRE ÚNICOO que quer que você faça na vida, precisa ser feito como um serviço para o Divino e ninguémmais. Ele é o Mestre único de seu ser e de sua vida. Se com toda sinceridade, você se entregara Ele, Ele o tomará ao Seu encargo e seu coração estará em Paz.

A MÃE

O MESTRE INTERIORO Shastra supremo do Yoga integral é o eterno Veda, secreto no coração de cada ser viventee pensante. O Lótus do conhecimento eterno e da perfeição eterna é um botão fechado eencerrado dentro de nós. Ele abre rápida ou gradualmente, pétala após pétala, através desucessivas realizações, uma vez que a mente do homem começa a se voltar em direção aoEterno, uma vez que seu coração, não mais comprimido e confinado pelo apego a aparênciasfinitas, torna-se enamorado, em qualquer grau, do Infinito. Toda vida, todo pensamento, todoenergizar das facilidades, todas as experiências, passivas ou ativas, tornam-se daí em diantechoques correspondentes que desintegram os tegumentos da alma e removem os obstáculosà inevitável eflorescência. Aquele que escolhe o Infinito foi escolhido pelo Infinito. Ele rece-beu o toque divino sem o qual não há despertar, abertura do espírito; contudo, uma vez sejarecebido, a realização é certa, quer seja conquistada rapidamente, no curso de uma únicavida humana, ou pacientemente perseguida através de muitos estágios do ciclo de existênciano universo manifestado.

SRI AUROBINDO

Assim como o Shastra supremo do Yoga integral é o Veda eterno, secreto no coração de todohomem,assim seu supremo Guia e Professor é o Guia interior, o Professor do Mundo, secretodentro de nós. É ele quem destrói nossa escuridão por meio da luz resplendente de seuconhecimento; esta luz se torna dentro de nós a glória crescente de sua própria auto revela-ção. Ele revela progressivamente em nós sua própria natureza de liberdade, beatitude, amor,poder, ser imortal. Ele coloca acima de nós seu exemplo divino como nosso ideal e transfor-ma a existência inferior num reflexo daquilo que ele contempla. Pelo derramar de sua pró-pria influência e presença dentro de nós ele capacita o ser individual a alcançar a identidadecom o universal e transcendente.Qual é seu método e seu sistema?Ele não tem nenhum método e todo método. Seu sistema é uma organização natural dosprocessos e movimentos mais altos de que a Natureza é capaz. Aplicando-se mesmo aosmenores detalhes e às ações em aparência as mais insignificantes com tanto cuidado e esmeroquanto aos maiores, eles no fim erguem tudo para a luz e transformam tudo. Pois em seuYoga não há nada pequeno demais para ser utilizado ou grande demais para ser tentado.Assim como o servo e discípulo do Mestre nada tem com o orgulho e o egoísmo porque tudoé feito para ele desde cima, da mesma forma ele não tem direito a desapontamento porcausa de suas deficiências pessoais ou dos tropeços de sua natureza. Pois a Força que operanele é impessoal – ou suprapessoal – e infinita.

SRI AUROBINDO

FORÇA, SINCERIDADE, GRAÇA; SURRENDER / ENTREGAA força, se for espiritual, é um poder para a realização espiritual; um poder maior é sinceridade;o poder maior de todos é a Graça. Já disse, vezes sem conta, que se um homem é sincero, eleserá bem sucedido a despeito de longa demora e dificuldades avassaladoras.Falei repetidamente da Graça Divina. Já me referi inúmeras vezes a frase do Gita:“Eu o libertarei de todo pecado e mal, não se aflija.”

SRI AUROBINDO

Page 10: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

10

Tudo pode ser feito pelo Divino – o coração e a Natureza purificados, a consciência interiordespertada, os véus removidos – se nos damos ao Divino com confiança, e mesmo que não opossamos fazer tão plenamente já de início, contudo quanto mais o fazemos, mais a ajuda eguiança interiores virão e a experiência do divino crescerá dentro. Se a mente questionadorase torna menos ativa e a humildade e a vontade de entrega crescem, isto deveria ser perfei-tamente possível. Nenhuma outra força e austeridade serão então necessárias, mas estasomente.

SRI AUROBINDO

O Divino se doa para aqueles que se doam sem reserva e em todas as suas partes ao Divino.Para eles a calma, a luz, o poder, a beatitude, a liberdade, a vastidão, as alturas do conheci-mento, os mares de Ananda.

SRI AUROBINDO

A Energia está em perpétuo movimento. Ela adentra e deixa seu ser físico ( mental, vital ematerial) e é durante sua permanência no que você chama “você” que você deve fazer delauma oferenda ao Divino e colocá-la a Seu serviço.

A vontade do Divino é de que sejamos como canais sempre abertos, sempre mais amplos, demodo que Suas forças possam derramar sua abundância para Dentro do molde.

O caminho é longo, mas a auto-entrega o torna curto; o caminho é difícil, mas a perfeitaconfiança o torna fácil.

Entregar-se ao Divino é renunciar aos seus estreitos limites e deixar-se ser invadido por Ele etransformado num centro para o Seu jogo.

Fazer a cada momento o melhor que pudermos e deixar o resultado à decisão do Divino, esteé o caminho mais seguro para a paz, a felicidade, a força, o progresso e a perfeição última.

A única coisa que você tem que fazer é permanecer quieto, não perturbado, unicamentevoltado para o Divino, o resto está em Suas mãos.

A MÃE

SUPRAMENTE – Para Sri Aurobindo, a evolução segue uma lógica rigorosa, absoluta: assim como àmanifestação da Matéria seguiu-se a Vida; assim como à Vida seguiu-se a Mente, à Mente se seguirá umPoder de Ser e Consciência que ele denominou a Supramente. Já em pleno processo de manifestação,a Supramente traz consigo o poder de cura de todos os males que afligem a criação: ignorância, divisão,sofrimento, morte. Sua manifestação plena será a realização plena de uma vida celestial, divina, sobrea Terra.

UNIDADE NA DIVERSIDADE – Unidade não é uniformidade; o grande segredo da manifestação da Uni-dade é que ela não nega a diversidade; ao contrário, ela a afirma, porque acontece nas condições damultiplicidade. Na prática, ao nível do relacionamento entre indivíduos e culturas, a diferença, a diversi-dade não deve ser apenas tolerada ou respeitada – compreendida como o próprio método adotado pelaUnidade para sua manifestação aqui, a condição para uma manifestação mais rica e mais plena, eladeve ser afirmada como a roupagem multiforme e multicolorida, alegremente escolhida pelo GrandeSer que aqui, em tudo e através de tudo, se manifesta.

UNIDADEUnidade é o segredo, uma complexa,compreensiva e abraçadora unidade. Quando o coração

Page 11: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

11

pleno do Amor é tranqüilizado pelo conhecimento num calmo êxtase e vibra com a força,quando as fortes mãos do Poder labutam para o mundo numa radiante plenitude de alegria eluz, quando o luminoso cérebro do conhecimento aceita e transforma as inspiraçõesobscuras do coração e se presta aos trabalhos da Vontade assentada no alto, quando todosestes deuses estão juntamente fundados numa alma de sacrifício que vive na unidade comtodo o mundo e aceita todas as coisas para transmutá-las, esta é então a condição da integralautotranscendência do homem.

SRI AUROBINDO

CORPO E ALMATive um segundo casamento quando minha alma e meu corpo se apaixonaram um pelooutro e se casaram.

GIBRAN KALIL GIBRAN

PRESENÇA-UNIDADEA presença na escuta está no âmago da meditação e da verdadeira vida espiritual. Estar presentecom plena atenção consciente é, em si, um ato de profunda intimidade. Cada ato da nossavida tem essa possibilidade - o mistério de nossa respiração, o toque de nosso corpo, omovimento e as vozes das pessoas que nos cercam. Esta simples presença é tanto o começoquanto o ponto culminante da prática espiritual. (…)Como disse Rumi:

(…) Deixemos que a beleza que amamos seja aquilo que fazemos.Há centenas de maneiras de nos ajoelharmos e beijar o chão.

Sempre que paramos para beijar a Terra, reconhecemos como é singular cada homem, cadamulher, cada dia diante de nós. Nunca mais o veremos do mesmo modo. Na intimidade,descobrimos uma beleza e graça que fazem todas as coisas valer a pena. Por ser tão incerta, avida se torna preciosa. Mais uma vez Rumi lembra-nos para não deixarmos que o sofrimentoseja a nossa única companhia:

Quando vais a um jardim,olhas os espinhos ou as flores?

Passa mais tempo com as rosas e os jasmins.JACK KORNFIELD

ALMA, EM MIM DEVES BUSCAR-TETEREZA DE JESUS

Alma, em mim te buscarásE a mim em ti deves buscar,

De tal sorte, alma, pôde o amorEm mim te retratar.

Que nenhum sábio pintorSaberia com tal primorTal imagem estampar.Foste pelo amor criada

Page 12: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

12

Formosa e bela, e assimFoste em minhas entranhas pintada;

Se te perderes, minha amada,Alma, em mim deves buscar-te.

Pois eu sei que te acharásEm meu peito retratadaE tão vivamente captadaQue se te vires te alegrarásVendo-te tão bem pintada.

E se acaso não souberesOnde a mim acharás

Não andes daqui para ali,Mas se só quiseres me encontrar

Buscar-me-ás em ti.

Porque tu és meu aposento,És minha casa e morada,

E assim chamarei a qualquer tempo,Se achar em teu pensamento

Estar a porta fechada.

Fora de ti não hás de me buscar,Porque para achar-me

Bastará só me chamaresQue a ti irei sem tardar,E a mim em ti buscarás.

CONFIANÇA, FÉ, ENTREGAA R.

O repetir-se de teus anos graciososTraz de volta uma vez mais tua manhã natal.

Na crista da juventude tua vida surge –Uma onda para a superfície nascida.

Page 13: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

13

Entre centenas amontoando o leito do Oceano,Uma onda sobre o mar repleto

Em ritmo regular avançando para a praia,Deve ser a vida.

O poder que a move é a força do Oceano,Invencível, eterna, livre,

E por esse impulso ela segue em seu cursoInexoravelmente.

Nós, também, pelo Poder Eterno somos conduzidosPara o Objetivo que só Ele escolhe.

Nosso timão Ele seguir, nossa ampla vela estendidaSeu fôlego forte enfuna.

Exultando na graça e na força da juventude,Persegue o limite longínquo do Oceano,

Confiando na voz do Piloto, na compaixão do MestreQue nos rodeia a abraça.

Rejubila-te e não temas as ondas que se encapelam,As tempestades que trovejam, os ventos que arrastam;

Nosso Capitão sustenta sempre o leme, firme,Ele não dorme.

Se no entresseio do mar enormeNão consegues achar o céu em meio à névoa arremessada pelas vagas,

Nunca temas, porque nosso Sol está contigoNa noite e no dia.

Mesmo aqueles que afundam na torrente vitoriosa,Onde afundam eles? Dentro de Seu peito.

Ele que para alguns dá vitória, alegria e bem,Para alguns dá repouso.

Page 14: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

14

Mas tu, olha para os dias radiantes que aguardamAlém da chuva e da tormenta impetuosa.Eu tive a visão de um destino mais feliz

Resplandecendo tua forma.

Confiante em sua graça, prontifica-te para Sua vontade;Deixa que Ele conduza; embora esteja oculto o alvo,Enxerga-O em tudo o que acontece; realiza aquilo

Para que nasceste.

SRI AUROBINDO

Page 15: SEMANA SRI AUROBINDO 2012 - “A VIDA TODA É YOGA ...4 Lutou, agitou-se para trás e para frente, sobre si mesmo, E estourou finalmente em luz e escuridão Passou a existir como luz,

SEMANA SRI AUROBINDO 2012 – 14 A 18 DE AGOSTO

Espaço Holístico Ponte da Felicidade – Jaguaripe-BA

PROGRAMAÇÃO

14/08 (3ª FEIRA), 20h00– ABERTURA

15, 16/08 (4ª e 5ª FEIRAS)

07h00 – 07h50: CONSCIÊNCIA CORPORAL (Rosa Koshiba)

08h00 – 08h50: CAFÉ DA MANHÃ

09h00 – 12h00: A VIDA TODA É YOGA Vivências criativas com elementos

de Ritmo, Percepção auditiva e visual, Dança espontânea, Concentração/

Interiorização. (Ricardo de Oliveira Bernardo)

12h30 – 13h15: ALMOÇO

14h15 – 15h45: SÍMBOLO, BELEZA E VIDA: EXPRESSÕES DO SER

Movimento, poesia, desenho, colagem. (Rosa Koshiba)

15h45 – 16h00: CHÁ/CAFÉ

16h00 – 17h15: A VIDA TODA É YOGA Reflexão/partilha (Ricardo de

Oliveira Bernardo)

17h15 – 18h15: DIANTE DAS PORTAS DO INTERNO Exercícios de

Concentração / Interiorização (Ana Lúcia Freitas, Rosane Mello, Ricardo de

Oliveira Bernardo)

19h00 – 19h30: JANTAR

20h00 – 22h00: VER, OUVIR, ACOLHER, REFLETIR Vídeos e músicas

evidenciando a busca de crescimento de Consciência e Beleza na

Natureza e na Arte(Ricardo de Oliveira Bernardo).

17/08 (6a FEIRA)

Manhã: 07h00 – 07h50: CONSCIÊNCIA CORPORAL (Rosa Koshiba);

09h00: CAMINHADA À CACHOEIRA

Tarde e noite: como nos dias 15 e 16.

18/08 (SÁBADO)

07h00 – 07h50: CONSCIÊNCIA CORPORAL (Rosa Koshiba);

09h00 – 12h00: A VIDA TODA É YOGA Vivências criativas com elementos

de Ritmo, Percepção auditiva e visual, Dança espontânea, Concentração/

Interiorização. (Ricardo de Oliveira Bernardo)

ENCERRAMENTO