semana gaÚcha da pessoa com deficiÊncia abriu … · serem pensados dentro do fórum caxias 2030....

6
Numa iniciativa inédita no Estado do Rio Grande do Sul, a data de 03 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – foi come- morada de uma forma diferente na cidade de Caxias do Sul, região da Serra Gaúcha. Para comemorar essa data festiva em todo o mundo, a Revista Reação, em parceria com a Prefeitura Muni- cipal e o Grupo Reasul, realizaram na cidade de Caxias a 1º SEMANA GAÚCHA DA PESSOA COM DEFICIÊN- CIA – de 30 de novembro a 04 de de- zembro - evento que a partir deste ano, passa a marcar o calendário da cidade. O objetivo da Semana Gaú- cha foi reunir em um único evento, SEMANA GAÚCHA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ABRIU TEMPORADA DE EVENTOS VOLTADOS AO TEMA E MARCOU LANÇAMENTO DA FEIRA REASUL PARA AGOSTO DE 2010 !!! alguns dos melhores especialistas do Brasil nos temas tratados nas palestras e seminários apresenta- dos. E para isso, foram convidados especialistas de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do próprio Rio Grande do Sul. O evento teve toda sua programação gratui- GRUPO ta, aberta ao público. A abertura oficial do evento foi na segunda-feira, dia 30 de novem- bro às 9 horas da manhã, no próprio auditório do Bloco H da UCS – Uni- versidade de Caxias do Sul, onde ocorreram as palestras, e contou com a ilustre presença do prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori. Também estiveram presentes na abertura das atividades, o Secretário Municipal do Turismo, Jaison Barbo- sa, a presidente da FAS - Fundação de Assistência Social de Caxias, Ma- ria de Lourdes Grison (Lourdinha), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiên- cia, Nelir Mari Pereira de Oliveira e o organizador da programação Rodrigo Rosso, diretor/editor da Revista Re- ação. Ainda marcaram presença a embaixatriz da Festa da Uva 2010, Andiara Ema Zatti (que é surda), em- presários e lideranças de entidades locais, e representantes do Governo Estadual e da FADERS. Ao cumprimentar os presentes, o Prefeito destacou que este é o primeiro passo de uma grande ca- minhada. “Eventos como este ser- vem como uma etapa preparató- ria, como contribuição, para que se avance cada vez mais na área da acessibilidade. Hoje, a Biblioteca Pública Municipal, por exemplo, já disponibiliza essa possibilidade e em breve teremos sinalização em Brail- le também nos Pavilhões da Festa da Uva”, afirma Sartori, lembran- do que este é um dos assuntos a Prefeito Sartori abriu o evento com autoridades estaduais e municipais

Upload: vokhanh

Post on 26-Mar-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Numa iniciativa inédita no Estado do Rio Grande do Sul, a data de 03 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – foi come-morada de uma forma diferente na cidade de Caxias do Sul, região da Serra Gaúcha.

Para comemorar essa data festiva em todo o mundo, a Revista Reação, em parceria com a Prefeitura Muni-cipal e o Grupo Reasul, realizaram na cidade de Caxias a 1º SEMANA GAÚCHA DA PESSOA COM DEFICIÊN-CIA – de 30 de novembro a 04 de de-zembro - evento que a partir deste ano, passa a marcar o calendário da cidade. O objetivo da Semana Gaú-cha foi reunir em um único evento,

SEMANA GAÚCHA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ABRIU TEMPORADA DE EVENTOS VOLTADOS AO

TEMA E MARCOU LANÇAMENTO DA FEIRA REASUL PARA AGOSTO DE 2010 !!!

alguns dos melhores especialistas do Brasil nos temas tratados nas palestras e seminários apresenta-dos. E para isso, foram convidados especialistas de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do próprio Rio Grande do Sul. O evento teve toda sua programação gratui-

GRUPO

ta, aberta ao público.A abertura oficial do evento foi

na segunda-feira, dia 30 de novem-bro às 9 horas da manhã, no próprio auditório do Bloco H da UCS – Uni-versidade de Caxias do Sul, onde ocorreram as palestras, e contou com a ilustre presença do prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori.

Também estiveram presentes na abertura das atividades, o Secretário Municipal do Turismo, Jaison Barbo-sa, a presidente da FAS - Fundação de Assistência Social de Caxias, Ma-ria de Lourdes Grison (Lourdinha), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiên-cia, Nelir Mari Pereira de Oliveira e o organizador da programação Rodrigo Rosso, diretor/editor da Revista Re-ação. Ainda marcaram presença a embaixatriz da Festa da Uva 2010, Andiara Ema Zatti (que é surda), em-presários e lideranças de entidades locais, e representantes do Governo Estadual e da FADERS.

Ao cumprimentar os presentes, o Prefeito destacou que este é o primeiro passo de uma grande ca-minhada. “Eventos como este ser-vem como uma etapa preparató-ria, como contribuição, para que se avance cada vez mais na área da acessibilidade. Hoje, a Biblioteca Pública Municipal, por exemplo, já disponibiliza essa possibilidade e em breve teremos sinalização em Brail-le também nos Pavilhões da Festa da Uva”, afirma Sartori, lembran-do que este é um dos assuntos a

Prefeito Sartori abriu o evento com autoridades estaduais e municipais

serem pensados dentro do Fórum Caxias 2030. Ele destacou ainda, o envolvimento de toda a cidade e da prefeitura com o evento, bem como, em especial, das Secretarias do Turismo, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde e Fundação de Assistância Social, apoiando a pro-gramação.

No primeiro dia, logo após a ceri-mônia de abertura oficial, iniciou-se a jornada de palestras sobre os “Direi-tos da Pessoa com Deficiência”, sob o comando dos palestrantes Geraldo Nogueira, advogado e cadeirante, es-pecialista no tema, que foi diretor jurídico do CVI-Brasil e representante da RI-Rehabilitation International, do Rio de Janeiro/RJ, e com o paulista Carlos Roberto Perl, membro da Co-missão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/SP, presidente do INIS – Instituto Nacional de Inclusão Social, entre outros.

Antes do início das atividades, foi lida uma mensagem da representante da CORDE – Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Izabel Maior, de Brasília/DF, que foi convidada para abertura mas não pôde comparecer por proble-mas particulares e de saúde. Mesmo assim, Izabel Maior, representante das Pessoas com Deficiência junto à presi-dência da República (através da SEDH), parabenizou pela iniciativa do evento, cumprimentando os presentes e em especial a cidade de Caxias do Sul.

Apesar da grande mídia realizada na região: com anúncios de TV em vários canais, anúncios em jornais de grande circulação, veiculação de chamadas nas principais rádios, out-doors espalhados não só em Caxias como nas principais cidades vizi-nhas, e o apoio de muitos progra-mas de TV e rádio dando entrevistas e abrindo espaço falando sobre o evento, mesmo assim a participação do público foi pequena.

O segundo dia já começou a con-tar com mais público no auditório H da UCS. O seminário e as palestras do dia 01 de dezembro, trataram de um tema de interesse princi-palmente, das empresas da região: a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e a Lei de Cotas. Para tratar do assunto, foram convida-dos a falar os especialistas oriundos de São Paulo/SP: Adriano Bandini e Mara Di Maio. Ele psicólogo e ela bacharel em direito, ambos espe-cialistas no tema e com vasta ex-periência corporativa.

TERCEIRO DIA: AUDITÓRIO LOTADO !!!

Aos poucos a resistência quanto ao tema “Pessoa com Deficiência” ia sendo quebrada, e sentia-se uma maior participação do público com-parecendo ao auditório. Isso é na-tural. Afinal, nunca havia sido feito nada parecido na região. E o tema é ainda, principalmente em locais onde ele não é muito discutido, mo-tivo de tabus.

O palestrante do dia 02 de de-zembro foi Romeu Sassaki. Ele é reconhecido nacional e internacio-nalmente por lotar auditórios por onde passa. E em Caxias não foi diferente. Mesmo antes de sua che-

gada, pois Romeu veio de uma pa-lestra no interior do Paraná, passou por Passo Fundo/RS, onde pegou um avião até Porto Alegre/RS e acabou conseguindo chegar à Caxias só por volta de 11 horas, o auditório já estava bastante cheio.

Neste dia, quem abriu as ativida-des foi o palestrante gaúcho, Alex Garcia. Portador de surdocegueira, Alex é bastante polêmico em suas apresentações e pela forma como conduz sua palestra e como encara a deficiência. Ele pega pesado, fala verdades, trata o tema com uma certa dureza... afinal, ele pode. É uma pessoa com deficiência – surdo-cego – e vive o tema. Por isso, fala com propriedade. Alex foi muito

aplaudido em sua apresentação. Logo em seguida, depois de uma

paradinha para o café, no retorno das atividades do dia, foi dado início à palestra de Romeu Kazumi Sassaki. O tema foi a “Educação Inclusiva”. Um sucesso !!!

Para se ter idéia da participação, tinha tanta gente no auditório prin-cipal, que foi até utilizado parte do auditório ao lado para acomodar o público, que assistiu ao Romeu através do sistema de transmissão simultânea instalado com telão.

No término do dia, após duas ou mais interrupções por conta da falta de energia elétrica no auditório, ocasionada pela forte chuva que caiu durante toda a tarde, Romeu ainda foi convidado a participar de uma entrevista ao vivo em um pro-grama de TV local, e também par-ticipou de uma visita ao Campus da UCS e algumas salas de aula.

UM TEMA MUITO IMPORTANTE PARA A REGIÃO

No dia 03 de dezembro – Dia In-

ternacional da Pessoa com Defici-ência (data comemorada pela ONU em todo o mundo) foi abordado um tema de grande importância para a cidade e certamente para toda a região da Serra Gaúcha: a “Acessi-bilidade Urbana e o Turismo Adap-tado”. E para falar sobre o assunto, foram convidados dois especialis-tas, cada um em sua área: Silvana Cambiaghi, arquiteta, cadeirante, responsável por parte do programa de acessibilidade da cidade de São Paulo num trablaho conjunto com a Prefeitura paulistana, e Ricardo Shimosakai, cadeirante, turismólo-go, membro da SATH.

Neste dia também visitou o even-to o Secretário de Educação de Ca-xias do Sul, Edson Rosa, que falou sobre a importância da acessibili-dade nas escolas para receber as crianças com deficiência. Também

compareceram membros da Secre-taria dos Transportes no auditório. A Visate – companhia de transpor-te urbano local – fez uma pequena apresentação falando da frota de ônibus adaptado de Caxias do Sul, um exemplo para todo o País.

Foi apresentado também, na se-quência, o case do auto-posto de combustíveis DiTrento, bandeira BR, que tem em Caxias o Posto Cidadão, com atendentes e repositores por-tadores de deficiência.

Ao final das palestras do dia, no auditório ao lado do H, ocorreu o lançamento oficial da REASUL – Fei-ra de Produtos e Serviços para Inclu-são, Acessibilidade e Reabilitação do Mercosul, que acontecerá em Caxias do Sul em agosto de 2010.

FECHANDO AS ATIVIDADES EM ALTO ESTILO

No último dia, para fechar as atividades da Semana Gaúcha, foi elaborada pelos organizadores uma série de atividades no Ginásio Polies-portivo da UCS – Universidade Caxias do Sul. Neste dia, uma sexta-feira, não ocorreram palestras durante o dia no auditório H, as atividades se iniciaram no ginásio a partir das 18:30 hs.

Para dar início, aconteceu um jogo/apresentação de Basquete em Cadeira de Rodas, com a par-ticipação da Seleção de Caxias do Sul (representada pela equipe da CIDEF/UCS) e do time do “Magic Hands”, equipe convidada exclusi-vamente para o evento, que foi de

São Paulo com mais de 10 pessoas, entre atletas e equipe técnica e de apoio.

O jogo pegou fogo e o que era para ser uma apresentação acabou virando uma partida de verdade, onde o Magic Hands venceu por um placar apertado. Na sequência, algumas pessoas da platéia foram convidadas a jogar com a equipe do Magic Hands, promovendo uma vivência de pessoas comuns – an-dantes - jogando pela primeira vez sentadas em cadeiras de rodas. Uma iniciativa muito bacana e que me-xeu com os presentes.

Após essa apresentação, no meio da quadra foi estendida pelos pró-prios atletas, o bandeirão da “Cam-panha Nacional de Acessibilidade – Siga essa Idéia” do CONADE – Conse-lho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da SEDH – Secreta-ria Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República.

O bandeirão tomou quase todo o ginásio, que pôde assistir à assinatu-ra do Termo de Compromisso com a Campanha, assinado pela Prefeitura de Caxias do Sul, representada pelo vice-prefeito Alceu Barbosa Velho. “Este evento é um marco para di-minuirmos cada vez mais as desi-gualdades”, disse o vice. Barbosa Velho também agradeceu a todas

as pessoas que têm contribuído para que ações de inclusão sejam colo-cadas em prática.

Mais autoridades também assumi-ram o compromisso com a Acessibi-lidade e assinaram o Termo, como a FAS – Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul representada pela sua presidente, a Lourdinha... a Se-cretaria de Transportes com o secre-tário Vinicius Ribeiro, a Secretaria do Turismo com o secretário Jaison Barbosa, a FADERS - Fundação de

Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Por-tadoras de Deficiência e de Altas Habilidades (representando o Esta-do do Rio Grande do Sul) com sua presidente Sra. Aracy Ledo, entre outros. Alguns empresários da ci-dade também assinaram o compro-misso, como a VISATE, representada por sua presidente, a construtora Mallmann & Tusset, a BGR Isenções, entre outras.

A Campanha do CONADE tem o in-tuito de promover a conscientização e a mobilização da sociedade para o respeito à diversidade humana, em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, e já tem adesões por todo o Brasil de autoridades, órgãos públicos, times de futebol, artistas e lideranças do setor. O ato de ade-

são foi conduzido pela Presidente do CONADE, Denise Costa Granja, con-vidada pela organização do evento e que marcou presença juntamente com Devínia Marcia Rodrigues do Ministério das Comunicações.

Durante a solenidade, o vice-prefeito Alceu Barbosa Velho e o Secretário Vinícius Ribeiro fizeram a entrega do primeiro Cartão Na-cional de Estacionamento do Rio Grande do Sul, e segundo do Brasil, ao cadeirante Carlos Eloi Lucena de Souza, usuário “número um” inscri-to na SMTTM.

UM GRANDE SHOW

E para encerrar com chave de ouro a 1ª Semana Gaúcha da Pessoa com Deficiência, quem compareceu ao Gi-násio Polisportivo da UCS na noite da sexta-feira, dia 04 de dezembro, pôde

Cerca de meia tonelada de alimentos não perecíveis foram arrecadados como ingresso simbólico no show de Magela no Ginásio da UCS, e doados a uma entidade que atende pessoas com deficiência carentes da cidade.

A Semana Gaúcha da Pessoa com Deficiência foi a primeira ação de muitas outras que ocorrerão, não só em Caxias, mas em todo o Estado do RS, antecedendo e chamando para o evento maior, que ocorrerá em agosto de 2010, em Caxias do Sul: a REASUL !!!

Em comemoração ao Dia Interna-cional da Pessoa com Deficiência, foi realizado na noite do dia 03 de de-zembro, como parte integrante da Semana Gaúcha da Pessoa com Defi-ciência, um Coquetel de Lançamento oficial da REASUL - Feira de Produtos e Serviços para Inclusão, Acessibili-dade e Reabilitação do Mercosul. Na ocasião, na presença de autoridades do governo Estadual e Municipal, e lideranças do setor, Rodrigo Rosso - um dos organizadores da REATECH (em São Paulo e 3ª maior feira do mundo no segmento) e diretor da Re-vista Reação – apresentou a REASUL a todos os presentes e convidou à toda população do RS, seja portadora de deficiência ou não, a se engajarem nessa empreitada, de fazer do Sul

do País uma referência para o Brasil e para o Mercosul em assuntos volta-dos à Acessibilidade e Inclusão. “O Rio Grande do Sul tem todo potencial para ser referência para o Mercosul em assuntos para a pessoa com defi-ciência e nossa intenção quando tive-mos a idéia e o convite para realizar a REASUL em Caxias do Sul, sempre foi em fazer daqui uma referência”, afirmou Rodrigo durante o coquetel de lançamento. “Caxias do Sul, na pessoa do prefeito Sartori e de toda a prefei-tura, nos acolheu de braços abertos e está nos dando todo apoio para a realização de uma grande feira em 2010”, fez questão de salientar. Rosso faz questão de citar também, o apoio que a iniciativa privada da região e o governo do Estado do RS estão dando para a realização da REASUL. “Só com a participação, o engajamento e o comprometimento de todos, princi-palmente das próprias pessoas com deficiência, é que teremos condições de fazer da REASUL uma referência... e vamos conseguir”, afirma Rosso.

A REASUL acontecerá de 26 a 29 de agosto de 2010, no pavilhão da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS.

COQUETEL APRESENTA OFICIALMENTEE LANÇA A REASUL DURANTE A SEMANA GAÚCHA !!!

assistir ao grande show “Ceguinho é a Mãe”, com o humorista cego Geraldo Magela, que foi exclusivamente de Belo Horizonte/MG, onde mora, para Caxias do Sul participar do evento a convite dos organizadores.

Magela arrancou gargalhadas da platéia com suas histórias engraçadas, sempre com a temática da deficiência sendo enfatizada. Figura simpática, ele disse que pretende voltar à Caxias e ao Rio Grande do Sul em breve. “Gos-to muito do Sul... sou fã da culinária gaúcha, do calor humano das pessoas, da simpatia do gaúcho. Pretendo voltar em breve. Quero participar de todas as atividades daqui até a feira REASUL no ano que vem... contem comigo”, afirmou o “ceguinho”. A imprensa local deu todo apoio à divulgação da Semana Gaúcha

Feira foi apresentada pelos organizadores na presença de autoridades e liderenças

estaduais e municipais

Embaixatriz da Festa da Uva e Rainha da Reasul 2010, entre o secretário do turismo

Jaison Barbosa e Lourdinha, presidente da FAS

Coral da APADEV abriu apresentação cantando o Hino Nacional e o Hino do Rio Grande do Sul