semana de oraÇÃo dos jovens 2005

42
A SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Upload: vuonghanh

Post on 07-Jan-2017

225 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

A SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Page 2: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005
Page 3: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

FICHA TÉCNICARevista JA . Nº Dois . Ano 2005

Publicação e Distribuiçãodo Departamento de Jovensda União Portuguesa dosAdventistas do Sétimo Dia

Rua Ponta Delgada, nº11000-239 Lisboa

Tel.: 213 510 910Site: www.juventudeadventista.pt

DIRECTORRúben de Abreu

REDACÇÃOPatricia Humphrey

TRADUÇÃOEmanuel Raposo

REVISÃO DE TEXTOSMaria Augusta Lopes

LAYOUT E DESIGNMarta Rodrigues

TIRAGEM4100 exemplares

FOTOLITO E IMPRESSÃOSantos & Costa

DEPÓSITO LEGAL192242/03

ISSN1645 5673

1 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

3

7

12

16

20

25

30

34

1º SábadoTema: SALVAÇÃO

Orador: ___________________

DomingoTema: CONFIANÇA EM DEUS

Orador: ___________________

Segunda-FeiraTema: FÉ NO MEIO DO CAOS

Orador: ___________________

Terça-FeiraTema: PROTECÇÃO DE DEUS

Orador: ___________________

Quarta-FeiraTema: AUTORIDADE DE DEUS

Orador: ___________________

Quinta-FeiraTema: PALAVRA DE DEUS

Orador: ___________________

Sexta-FeiraTema: O TEU CORPO, TEMPLO DE DEUS

Orador: ___________________

2º SábadoTema: DISCIPULADO

Orador: ___________________

Page 4: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

2SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

EditorialO sol acariciava o vale com

os seus raios. Uma bela jornada se anunciava.

Darryl Ford gostava muito de viver as experiências da monta-nha e dos trilhos que ela oferecia. Tinha decidido, com mais alguns amigos, aproveitar aquele fim--de-semana outonal para visitar as neves eternas da Alta Savoia. As escarpas altas e perigosas não o assustavam, mesmo sendo ele um rapaz pacato e respeitador.

Contudo, “D” não foi capaz de notar que os pássaros voavam baixo, que as camurças desciam as encostas e que pequenas nuvens se formavam nos flancos da montanha.

O passeio tornou-se num pesadelo dramático. O sol foi substituído por chuva e vento que lhe foram fatais. Uma queda de cerca de 15 metros. Uma morte sem sen-tido. Se “D” tivesse simplesmente olhado para o céu identificando os avisos da natureza, a sua juven-tude não teria sido interrompida tão brusca e dolorosamente.

O anúncio da volta de Cristo é para ti o começo do teu trilho para a eternidade. É o sinal de partida que tens de conhecer e aceitar para o poderes percorrer. O retorno do “Guia de montanha” é como uma tempestade que se anuncia. É imprescindível estares atento para considerares aquilo que é convencionado chamar “sinais dos tempos”

É necessário saberes que os ensi-namentos proféticos de Jesus se dirigem em particular aos seus dis-cípulos de todos os tempos e eras. Somente o olhar da fé te permitirá compreender, nos acontecimentos deste mundo, as “pistas de Deus”. Não têm por objectivo fornecer dados para que possas especu-lar sobre o futuro. São marcos mileares. Indicam-te que estás no bom caminho, embora não saibas quantos quilómetros faltam para chegares ao fim.

“Disse-vos agora antes que acon-teça, para que quando acontecer, vós creiais.” João 14: 29

Os acontecimentos deste mundo são, para o jovem crente, adver-tências mostrando que, como um rio desce para o mar, este mundo está a rolar num movimento que nada pode interromper.

A tua esperança não pode ser baseada no espectáculo, nas emo-ções, num apelo ou num aconteci-mento. A tua caminhada tem que ser feita no dia-a-dia com Cristo. SEMPRE!. O espectáculo passa. As emoções desvanecem-se. A fé genuína e a promessa de Jesus duram para sempre.

Acima de tudo podes acreditar, melhor, tens de acreditar porque Jesus o prometeu. A Pessoa mais importante do universo, porque é teu Criador e te trouxe à existência, dá-te a Sua palavra de que vem ao teu encontro, no teu trilho.

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas: Se assim não fora Eu vo-lo teria dito. Pois vou prepa-rar-vos um lugar. E quando Eu for, e vos preparar o lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.” (João 14: 1 - 3)

Não tens a noção de quanto tempo ainda possuis para te decidires. De um ponto de vista existencialista nem sequer sabes quanto tempo te resta para vive-res. Mas hoje, podes ter a certeza que Cristo te dá. A tua vida e o teu relacionamento com Ele são um trilho difícil e íngreme, mas Jesus nunca te deixará sozinho.

Os sinais, que Cristo deixa no teu caminho, sublinham a urgência da tua decisão. Por isso Ele ensi-nou-te a orar “Que o Teu reino venha!” Os primeiros cristãos, na sua caminhada, expressavam em aramaico o íntimo do seu cora-ção: “MARANATA! Vem, Senhor!” Hoje, e visto o estado do nosso mundo e o chamado/promessa de Jesus, levanta bem alto a tua voz e diz “Amém, Vem, Senhor Jesus!”

Rúben de Abreu

“Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje haverá

tempestade porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis na verdade discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?”

Mateus 16: 2, 3

Page 5: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

3 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Já alguma vez tiveste dúvidas acerca de alguma coisa e mais tarde vieste a descobrir

que essa tua dúvida provocou um grande engano? A dúvida parece ser uma característica da natureza humana. Todos nós temos uma faceta de cep-ticismo – uma parte de nós que questiona tudo, mesmo quando não há razão para isso. Por vezes a dúvida simplesmente ignora a evidência que está mesmo diante da nossa face. Quando isto acontece, chamamos-lhe negação. Tu sabes o que eu quero dizer. Estamos em negação quando os factos estão claramente ali e no entanto nós recusa-mos em absoluto acreditar neles. Deixa-me dar-te uma pequena ilustração.

Quando o petroleiro Libe-riano chamado Arrow (Seta), navegava ao longo da costa da Nova Escócia em 1970, o seu casco partiu-se em dois e afun-dou-se. Como consequência, o crude que o petroleiro trans-portava flutuou até ao litoral e poluiu cerca de 200 km de costa. O comandante do navio admitiu que tinha visto um aviso no ecrã do radar, mas que o tinha ignorado, por acreditar que não havia um perigo real. Mais tarde, o comandante con-

fessou que este tinha sido: “Um erro meu”. O problema é que o dano já tinha sido feito – e não havia maneira de o corrigir.

É claro que é muito mau negar um aviso que aparece no ecrã do radar, mas quando se trata de assuntos espirituais, negar pode ser completamente fatal. Ora vejamos. Jesus está a voltar, quer acreditemos ou não. Os

sinais estão por toda a parte! Este facto não somente nos é afirmado pela Palavra de Deus, como nos basta olhar à nossa volta para vermos que Jesus está a voltar.

Ouçam isto: Jesus disse aos Seus discípulos que Ele voltaria outra vez. Querendo ter a cer-teza daquilo que os esperava, eles perguntaram-Lhe quais os sinais a que deveriam dar aten-ção e quando é que essas coisas teriam lugar. No livro de Mateus,

capítulo 24, encontramos a res-posta de Jesus. Não vou ler o texto inteiro agora, mais aqui estão alguns excertos do que Jesus disse e alguns eventos reais que aconteceram na nossa época e que provam que o que Ele disse é verdadeiro:

A Bíblia diz, “Vão aparecer muitos a fingirem que sou eu e a dizerem: “Eu sou o Messias!”

E vão assim enganar muita gente. (Mateus 24:5 - TIC). Agora vê só um exemplo de como a profecia se cumpriu. Em Março de 2000 mais de 800 membros de uma seita chamada “Juízo Final”, Movi-mento para a Restauração dos Dez Mandamentos de Deus no Sudoeste do Uganda, foram mortos num dos maio-res assassínios em massa da história actual. Os líderes

da seita, Joseph Kibwetere, Credonia Mwerinde e outros tinham ensinado que o mundo acabaria em 31 de Dezembro de 1999. Quando chegou essa data e tal não aconteceu, os membros do culto que tinham sido enganados na sua crença reclamaram que lhes fossem devolvidas todas as suas posses das quais tinham desistido quando se juntaram ao culto. Mas em resposta ao pedido dos membros, os líderes sim-

Salvação1º Sábado Texto Bíblico: Mateus 24

Porquê a 2ª vinda?

Jesus está a voltar, quer acreditemos ou não.

Os sinais estão por toda a parte! Este facto não

somente nos é afirmado pela Palavra de Deus,

como nos basta olhar à nossa volta para vermos que Jesus está a voltar.

Page 6: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

4SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

plesmente mataram aqueles que se “rebelaram”. Que triste! Centenas de membros do culto foram estrangulados, mutila-dos, queimados ou enterrados vivos – tudo porque tinham acreditado numa mentira.

A guerra é outro sinal de aviso. Jesus disse em Mateus 24:6, “Vocês hão-de ouvir dizer que há guerras por toda a parte, mas não se preocupem. Essas coisas têm de acontecer, mas não quer dizer que já seja o fim. As nações vão entrar em guerra umas com as outras, e os países vão atacar-se uns aos outros.” Vê tudo o que se está a passar no mundo hoje – no Afe-ganistão, Iraque e outros luga-res – provavelmente não terei necessidade de te convencer que a guerra é uma realidade diária. E a guerra nuclear é uma ameaça constante, man-tendo todas as pessoas em suspenso, como demonstrou o recente conflito entre a Índia e o Paquistão. “Che-gámos bem perto”, disse o presidente do Paquistão, o General Pervez Musharaf em Junho de 2002, quando uma guerra nuclear entre os dois países quase que irrompeu. “A ameaça da guerra diminuiu por causa da diminuição das inten-ções”, disse Musharaf, “mas a capacidade existe, e a situa-ção permanecerá explosiva.” Explosiva! Ele não poderia ter feito uma definição melhor.

Depois existe o problema da decadência moral. Jesus disse em Mateus 24:12 que “A mal-dade aumentará de tal maneira que o amor de muitos arrefe-cerá” ou como diz a versão Clear World “A decadência moral será tão prevalecente que a maioria das pessoas

nem saberão o que é o amor”. Quando as notícias de abuso sexual de crianças por padres Católicos nos E.UA. vieram a público, um Sacerdote Ameri-cano de Boston, Massachusetts, disse, “É incompreensível. As revelações têm sido tão descon-certantes e tão chocantes que não existe maneira de ordenar todo este material nalgum tipo de narrativa ordenada de acon-tecimentos.”

Ainda não estás convencido? Vamos dar uma olhada ao nosso planeta. Jesus também predisse que terramotos e fomes seriam um problema crescente dos últimos dias. Em Mateus 24:7 diz: “Haverá tremores de terra e fomes em muitos lugares.”

(TIC) ou “Também haverá gran-des fomes em diferentes partes do mundo, epidemias bastante espalhadas e grandes terramo-tos” (Clear World). Segundo um estudo realizado pela Socie-dade de Geografia dos E.U.A., ocorrem vários milhões de tre-mores de terra no mundo por ano. E as Nações Unidas rela-tam que aproximadamente 10 milhões de pessoas em quatro países da África do Sul estão à beira da fome.

Mas Mateus não é o único livro da Bíblia que fala sobre a terra nos últimos dias. Isaías 51:6 diz: “Levantem os olhos para

o céu, observem em baixo a terra; o céu dissipar-se-á como fumo, e a terra gastar-se-á como a roupa.” É interessante, os cientistas – quer acreditem ou não em Deus – descobriram que isto é verdade. Um estudo recente, conduzido por um grupo de pesquisa da Califór-nia, diz que o planeta Terra está à beira da falência ecológica. O relatório diz que as florestas, a energia e a terra estão a ser con-sumidas a uma taxa superior à da recuperação da Terra. O principal autor do estudo disse que os recursos da Terra “são como um monte de dinheiro que qualquer um pode agarrar enquanto fecha os olhos, mas depois se esvanece.”

É verdade. A Terra está a envelhecer. O ambiente está poluído, os recursos natu-rais estão a esgotar-se e as pessoas estão famintas por falta de água e comida. Mas a fome física não é a nossa única preocupação. A Bíblia fala sobre outro tipo de fome que estará bastante generali-zada nos últimos dias. “Os homens serão egoístas, inte-

resseiros, pretensiosos, orgulho-sos, rebeldes para com Deus, desobedientes aos pais, mal agradecidos e descrentes. Serão gente sem amor nem espírito de colaboração. Hão-de acusar-se uns aos outros e serão deso-nestos, desumanos, inimigos do bem, traidores, insolentes, duros de entendimento e mais amigos dos prazeres do que de Deus.” (II Timóteo 3:2-4).

Isto é aquilo a que eu chamo de fome espiritual. É uma imagem triste de pessoas que estão famintas de Deus, que não conhecem Jesus e o poder da Palavra de Deus para lhes mos-

Não somente o mundo está cheio de pecado, como também temos

todos de sofrer os tristese dolorosos efeitosdo nosso perigoso e

pecador mundo, mesmo que tenhamos escolhido

viver para Deus.

Page 7: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

5 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

trar um caminho melhor. Não somente o mundo está cheio de pecado, como também temos todos de sofrer os tristes e dolo-rosos efeitos do nosso perigoso e pecador mundo, mesmo que tenhamos escolhido viver para Deus. Não é uma imagem bonita, pois não? É este o tipo de mundo em que queres viver? Tenho a certeza que não. Mas existem boas notícias. Não pre-cisamos de o fazer – pelo menos para sempre. Porque Jesus está a voltar outra vez para ti e para mim. Estás a ver? Jesus tem que voltar, ou este mundo simples-mente se auto-destruirá. E nós sabemos pela Palavra de Deus que esta não é a maneira como tudo acabará.

Lembras-te do Coman-dante que viu o sinal de aviso no radar, mas se recusou a acredi-tar nele? Ele não é o único. Ele é simples-mente um exemplo de como o ser humano tende a pensar. Alguém, que escreveu um artigo de desta-que para a revista Smithsonian acerca do rio Mississipi, contou o que tinha aprendido quando navegou rio abaixo num insu-flável de borracha desde Mem-phis, Tennessee, até ao golfo do México. Ele descreveu as

gigantescas barragens que tinham sido constru-ídas para impedir que o rio inundasse as cidades e as propriedades rurais ribeirinhas. Os mais de 8 milhões de pessoas a viver no delta do rio tinham vindo viver sob a protecção das barragens, acreditando que estariam para sempre seguros da possibilidade das mar-

gens do rio serem inundadas. “As pessoas neste vale têm a sensação de que está tudo totalmente controlado”, disse um engenheiro ao escritor. E este engenheiro prosseguiu, “É uma falsa sensação de segu-rança. Ainda não vimos nada do que este rio pode fazer neste vale. Não temos controlo sobre nada.” No artigo que foi publicado em Fevereiro de 1993, o escritor Michael Parfit predisse que, nalgum dia, não muito distante, haveria outra inundação. E como ele estava certo! Alguns meses depois, no verão de 1993, uma das piores

inundações na história do Mis-sissipi devastou toda a área. De certeza que o escritor não fazia ideia que as suas palavras se concretizassem tão rapida-mente.

A Palavra de Deus é verdadeira. Jesus está a voltar outra vez. E não vai demorar.

Jesus disse que existe um outro lugar melhor do que este velho mundo. Um lugar onde não existe crime, nem doença, nem dor, nem morte. Este local é o Céu e Jesus quer levar-nos para lá. É verdade que eu nunca lá estive, mas pelo que tenho ouvido, é um local espantosa-mente bonito. Escuta a maneira como Ellen White descreve o Céu, quando ela o viu em visão:

“Anjos estavam ao nosso redor enquanto caminhávamos sobre o mar de vidro para os portais da cidade. Jesus levantou o Seu potente e glorioso braço, segurou o portal de pérolas, fê--lo girar sobre os seus luzentes gonzos e disse-nos: Lavastes as vossas vestes no Meu sangue, permanecestes firmes pela Minha verdade; entrem.” Todos entrámos e sentíamos ter per-feito direito à cidade.

“Ali vimos a árvore da vida e o trono de Deus. Do trono provi-nha um rio puro de água, e de cada lado do rio estava a árvore

da vida. De um lado do rio havia um tronco da árvore, e do outro lado outro, ambos de ouro puro e transparente. A princípio pensei que via duas árvores. Olhei outra vez e vi que elas se uniam em cima numa só árvore. Assim estava a árvore da vida em ambos os

lados do rio da vida. Os seus ramos curvavam-se até ao lugar em que nos achávamos, e o seu fruto era esplêndido; tinha o aspecto de ouro, de mistura com a prata.”

Ela continua a descrição da Nova Terra, onde viu casas

Jesus disse que existe um outro lugar melhor do que

este velho mundo. Um lugar onde não existe crime, nem

doença, nem dor, nem morte. Este local é o céu e Jesus quer levar-nos para lá. É verdade que eu nunca lá estive, mas

pelo que tenho ouvido, é um local espantosamente bonito.

A Segunda Vinda de Jesus é um acontecimento real que terá lugar

muito em breve. Para algumas pessoas – aqueles que estão prontos – este

acontecimento trará grande alegria. Mas para outros, este evento será um

tempo de terror, lágrimas e grande lamentação. Em que grupo estarás tu?

Page 8: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

6SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

gloriosas, um campo cheio de toda a espécie de flores, e erva de um verde vivo que reflectia prata e ouro. Então ela viu um campo cheio de animais onde o leão, a ovelha, o leopardo e o lobo estavam “todos em perfeita união” (ver Primeiros Escritos, pág. 17,18).

Parece demasiado bom para ser verdade? Mas não é fantasia. O Céu é real. Existe uma mansão à tua e à minha espera. Queres ir para lá? Tu podes.

Conta-se que em 1944, a com-panhia aérea Northwest Airlines fez uma oferta fantástica: Bilhe-tes Mistério a 59 Dólares que dariam direito a uma viagem durante um dia, para um des-tino desconhecido nos E.U.A.. Quem tivesse comprado um bilhete, não saberia qual o seu destino até chegar ao aeroporto no dia da partida. Quando esse dia chegou, no aeroporto de Indianapolis, lá estavam 1500 pessoas à espera no balcão de emissão dos bilhetes para com-prarem o tal Bilhete Misterioso. Como podes imaginar, alguns dos que conseguiram comprar bilhete ficaram desapontados quando descobriram para onde o seu bilhete os levava. Uma pessoa, que tinha obtido um bilhete para Minneapolis, correu desesperadamente pelo aeroporto a tentar trocar o seu bilhete por qualquer coisa que pudesse obter.

Quando se trata da salvação, não existe tal coisa como um bilhete mistério. Jesus está a oferecer-te hoje um “bilhete” para o Céu, e não custa cen-tenas de Euros nem mesmo o preço baixo de $59. É grátis! E para obtê-lo, não é preciso estar numa fila com esperança

de poderes obter um bilhete antes que eles se esgotem.

A Segunda Vinda de Jesus é um acontecimento real que terá lugar muito em breve. Para algumas pessoas – aqueles que

estão prontos – este aconteci-mento trará grande alegria. Mas para outros, este evento será um tempo de terror, lágrimas e grande lamentação. Em que grupo estarás tu?

TRABALHA NISTOMateus 24Confere

AprofundaA mensagem de hoje menciona vários acontecimentos que são o cumprimento da profecia bíblica, que provam que estamos a viver nos últimos dias. Que outros aconte-cimentos recentes te ocorrem que te mostrem também esta evidência? Quais são os outros sinais da volta de Jesus que são mencionados em Mateus 24?

PensaPorque é que algumas pessoas, incluindo os Adventistas do Sétimo Dia, se recusam a acreditar que a volta de Jesus está tão perto, mesmo quando todos sinais são tão claros? O que podes tu fazer para ajudar estas pessoas a compre-enderem a brevidade da Sua vinda?

Partilha· Porque é que a segunda vinda de Jesus será um aconteci-mento feliz para alguns e um tempo assustador para outros? Qual é a melhor maneira de nos prepararmos, de modo a que possamos encarar a Sua vinda como um aconteci-mento feliz?

· Embora saibamos que a vinda de Jesus está próxima, porque é que somos advertidos contra a marcação de uma data exacta para esse acontecimento?

AgeContemplar todas as coisas más que estão a acontecer no mundo nos momentos que antecedem a vinda de Jesus pode ser, no mínimo, desencorajador. Mas em Lucas 21:28, o que foi que Jesus disse que deveríamos fazer quando víssemos todas estas coisas a acontecer? Porquê? Encontra maneiras de partilhar este conhecimento com a tua família e os teus amigos.

Page 9: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

7 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Imagina isto: Estás a ouvir o rádio quando, subitamente, uma notícia irrompe pelas

ondas hertzianas: “Atenção. Uma nova lei governamental acaba de declarar que é ilegal fazer qualquer tipo de actividade aos Domingos. Esta lei entra em vigor imediatamente. O primeiro dia da semana foi declarado um dia de descanso nacional. Realizar um negócio, comprar ou vender, ou qualquer forma de troca comer-cial é estritamente proibida. Além disso, é ilegal patrocinar ou assistir a algum jogo, des-porto, feira, exposição, peça de teatro, diversão ou actividade pública no Domingo, excepto frequentar a igreja. A falha em cumprir esta lei é punida com a prisão ou a morte.”

Soa a algo muito improvável? Bem, de acordo com a profecia bíblica, estes acontecimentos ou outros semelhantes tornar-se-ão um dia reais. Quando olhamos para o que a Bíblia diz acerca dos últimos dias e os acontecimentos políticos do mundo actual, é evidente que algo está para acontecer. E o quê?

Se tens estudado a Bíblia e o Espí-rito de Profecia sobre os eventos dos últimos dias, sabes que um dos maiores acontecimentos que antecedem mesmo a volta de Jesus é a declaração universal de uma lei dominical. Porque os Esta-dos Unidos da América são o foco central desta profecia, nós sabe-mos que os problemas começarão ali, mas o resto do mundo logo os

imitará e decretará leis semelhan-tes. Para muitas pessoas, a ideia de uma lei dominical nacional – especialmente nos Estados Unidos da América, onde a liberdade religiosa é acarinhada e promo-vida – é quase impensável. Muitos cristãos bem intencionados inter-rogam-se: “Como pode uma tal coisa alguma vez vir a acontecer num país livre?”

Forças têm estado a trabalhar silenciosamente, nos bastidores, para trazerem a palco aconteci-mentos que, para muitos, serão uma surpresa avassaladora. Mas Deus nunca deixa o Seu povo na escuridão. Para cada aconte-cimento previsto na profecia, Ele deu-nos, através da Sua Palavra, amplos avisos e sinais para nos permitir saber o que está para

acontecer. Aqui estão apenas alguns dos sinais políticos que nos dizem claramente que Jesus está prestes a voltar.

Os Estados Unidos foram funda-dos sob o princípio da liberdade religiosa – que o seu governo não faria qualquer intromissão nos assuntos religiosos. Isto significa que o governo não pode fazer leis

religiosas ou interferir com o direito de cada pessoa praticar a sua reli-gião. A isto damos o nome de sepa-ração entre a igreja e o estado. É este princípio fundamental que tem ajudado a tornar os Estados Unidos uma das maiores nações do mundo e que também tem atraído muitos imigrantes em busca da liberdade quando perseguidos por motivos

Confiança emDomingo Texto Bíblico: Mateus 24

Sinais PolíticosDeus

Forças têm estado a trabalhar silenciosamente,

nos bastidores, para trazerem a palco

acontecimentos que, para muitos, serão uma surpresa avassaladora.

Page 10: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

8SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

religiosos nos seus próprios países. Mas a profecia diz-nos que este sólido fundamento sob o qual os Estados Unidos se têm apoiado, um dia será derrubado e pisado a pés. Como?

Colocando isto de um modo sim-ples, a única maneira de as leis religiosas serem alguma vez decre-tadas nos Estados Unidos é pelo derrube da barreira de separação entre a igreja e o estado. E quer o saibas ou não, esta barreira está a ser fragmentada cada dia através de eventos que estão a ter lugar exactamente diante dos nossos olhos. Deixa-me partilhar contigo seis das maiores tendências polí-ticas que eu vejo a acontecer no nosso mundo, neste momento:

Forças Políticas e Religiosas unem-seUm relatório da CBS de 28 de Maio de 2002, descreveu um encontro do Presidente George Bush com o Papa João Paulo II. Numa cimeira anterior a este encontro com o Papa, Bush descreveu o pontífice como “um homem de enorme dignidade e compaixão.” O artigo continua:

“’A Igreja Católica é uma institui-ção incrivelmente importante no nosso país’, disse o Presidente Bush. ‘Irei também mencionar o facto de que eu aprecio a lide-rança do Papa.‘

“As relações entre o Presidente Bush, um cristão reconvertido, e o Papa têm sido na generalidade boas, em marcado contraste com as relações do ex-Presidente Clin-ton com o Vaticano. …

“Tal como o seu pai, o Sr. Bush falou a um grupo de líderes católi-cos num evento especial da dedica-ção do Centro Cultural João Paulo II. E disse, “A Igreja Católica é afor-tunada por ter uma tão forte, capaz e decente liderança. E a América

é afortunada por ter no seu meio dirigentes tão fortes. … A melhor maneira de honrar o Papa João Paulo II, verdadeiramente um dos grandes homens da actualidade, é levar bem a sério os seus ensina-mentos; escutar as suas palavras e ensinamentos e pô-los em prática aqui na América é um desafio que deve ser aceite por todos nós.”

É claro que, para a média das pessoas, tais declarações podem não soar a nada mais do que a boa diplomacia. Mas para aqueles que, como nós, sabem o que lhes reserva o futuro, estas palavras estão carregadas de significado. Porque sabemos que um dia os poderes políticos e religiosos darão as mãos para emitirem leis sobre o modo de adoração no mundo inteiro.

Governo e o Financiamento das Actividades ReligiosasEm 21 de Setembro de 2001, o Presidente Bush anunciou as suas intenções de distribuir 80 biliões de dólares nos próximos 10 anos, em incentivos fiscais para ajudar as igrejas a prestarem serviços sociais. A iniciativa baseada na fé de Bush foi formalizada numa lei de 18 de Setembro de 2003.

E qual é o problema? Estás tu provavelmente a perguntar. As igrejas fazem coisas boas. Qual é o mal em canalizar dinheiro do governo para ajudar outros? Bem, de acordo com a União dos Ame-ricanos para a Separação entre a Igreja e o Estado, há muito mal. Estes financiamentos abrem a porta para a regulamentação civil dos grupos religiosos e coloca a sua liberdade religiosa em risco.

“A Constituição requer uma sepa-ração entre a religião e o governo, não uma agência governamental designada para unir esses dois poderes,” disse o director execu-

tivo da União dos Americanos, Barry Lynn. Outro potencial pro-blema dos programas religiosos com financiamento governamen-tal é o perigo das igrejas se torna-rem dependentes das esmolas do governo e menos inclinadas a dar do seu próprio bolso para finan-ciarem esses projectos.

Também bastante vulgarizado nos Estados Unidos actualmente é a controvérsia sobre o finan-ciamento governamental da educação religiosa. Por exemplo, um estudante de teologia numa escola da Assembleia de Deus, num Estado da Costa Ocidental dos Estados Unidos, iniciou um processo judicial alegando que tinha sido descriminado por não receber financiamento do governo para os seus estudos. Os advoga-dos da liberdade religiosa dizem que usar dinheiro dos contribuin-tes para pagar estudos religiosos viola o princípio da separação entre a igreja e o estado.

Têm razão? Sem dúvida que sim. Financiar educação religiosa com o dinheiro dos impostos abre a porta para o controlo do governo sobre a religião. “Os Estados nunca deveriam ser solicitados a suportar os custos da educação religiosa,” disse Barry Lynn, director execu-tivo da UA. “Os pais fundadores da nossa nação queriam que a religião fosse financiada voluntariamente, não através de fundos retirados aos contribuintes.” (Adaptado de uma divulgação efectuada pela União dos Americanos para a Separação entre a Igreja e o Estado, Dezembro 1, 2003).

Envolvimento da Igreja na PolíticaNa Conferência da Coligação Cristã “Road To Victory” (Estrada para a Vitória) em Washington, em Outubro de 2002, a agenda era óbvia: misturar a política com

Page 11: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

9 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

“O que precisamos mais do que tudo, é de homens

e mulheres piedosos,que façam leis baseadas na Palavra de Deus e em

princípios morais,não leis baseadas nos seus

próprios sentimentos.”

a religião. Um ano antes, pouco tempo depois dos ataques do 11 de Setembro ao World Trade Center em Nova Iorque, a Presidente da organização, Roberta Combs, afir-mou ter tido uma mensagem de Deus. “Eu estava a orar e a pedir a Deus que me mostrasse até onde deveríamos ir como organização, e foi como se Deus estivesse a dizer-me: envolve o espiritual com a política.”

“Precisamos de recuperar o nosso país. Quando as crianças não podem orar na escola, isto deve dizer-nos algo. Precisamos de voltar a fazer oração nas escolas e isto é só o princípio de muitas, muitas coisas, que precisamos que mudem.”

Joyce Meyer, uma evangelista convidada e oradora na conven-ção, encorajou os Cristãos a tor-narem–se politicamente activos. “Penso que muitas pessoas crêem que a igreja e o estado devem estar separados,” disse ela. “O único problema é que isto é na verdade um engano de Satanás. Porque se na verdade Deus está separado do governo, então nunca poderemos ter um governo religioso. E não existe possibilidade da América ser boa se ela não for religiosa.”

“O que precisamos mais do que tudo,” continuou ela, “é de homens e mulheres piedosos, que façam leis baseadas na Palavra de Deus e em princípios morais, não leis baseadas nos seus próprios sentimentos.”

Meyer elogiou o Presidente George W. Bush, afirmando que Deus o tinha colocado nesse posto. “Eu sei que todos nós apreciamos e agradecemos a Deus pelo nosso piedoso presi-dente. Acredito que o Presidente Bush é o homem que vai dizer o que é correcto e que vai assumir uma posição por Deus, seja qual for a circunstância. … Acredito

que Deus vai mantê-lo no seu posto para restaurar esta nação.”

Pat Robertson, fundador da Coli-gação Cristã, que também falou no evento, louvou a organização por elegerem Cristãos evangéli-cos e Republicanos para postos de topo no governo dos Estados Unidos. Disse ainda que os seus objectivos tinham sido alcançados quando os conservadores toma-ram o controlo das duas câmaras do Congresso em 1994 e quando um cristão reconvertido foi eleito presidente em 2000.

Controvérsia Sobre as Expressões Públicas de Fé A oração nas escolas e a exibição de símbolos religiosos em locais públicos são também outros temas bem actuais nos Estados Unidos. Uma das grandes notícias sobre este assunto foi a de um Oficial de Justiça no Alabama, que se recusou a retirar um monumento, aos Dez mandamentos, do edi-fício governamental. Quando o Juiz Distrital, Myron Thompson, disse que o monumento tinha de ser removido, Moore disse, “É um dia bem triste para a nossa nação, quando o fundamento moral da nossa lei e o reconhecimento de Deus teve que ser escondida da visão do público para apaziguar um juiz federal.” Uma sondagem efectuada pela CNN e pelo jornal USA TODAY, descobriu que 77 por cento de 1009 Americanos entrevistados não estavam de acordo com a ordem para remo-

ver o monumento. Contudo, os advogados da liberdade religiosa, vêem as acções de Moore como um conflito directo entre a igreja e o estado.

O assunto da oração nas escolas continua a gerar controvérsia nas escolas distritais, por todos os Estados Unidos da América. Num só exemplo, a 23 de Outubro de 2001, o canal de notícias Fox rela-tou a decisão do Governador Rick Perry de desafiar abertamente o regulamento do Supremo Tribunal sobre a oração nas escolas.

“No ano passado, o tribunal opôs--se contra a Escola Distrital Inde-pendente de Santa Fé, no Sudeste do Texas, decidindo que orações organizadas antes da realização de jogos de futebol da escola eram inconstitucionais. “Discordo fun-damentalmente disto” disse Perry.

A América Fala com AudáciaOutro sinal profético, de que a Palavra de Deus nos fala, é que um dia a América falará como um dragão. Escutar as fortes palavras do Presidente Bush e de outros dirigentes Americanos só me convence que não estamos muito longe de ver isto acontecer.

Depois dos ataques terroristas do 11 de Setembro nos Esta-dos Unidos, George Bush fez a seguinte declaração sobre os Esta-dos Unidos: “Somos uma nação pacífica, mas feroz quando provo-cados à ira.”

Em 15 de Abril de 2003, exac-tamente antes de conduzir os Estados Unidos para a guerra no Iraque, o Presidente Bush disse: “Quando assumimos um compro-misso, levamo-lo bem a sério. Nós mantemos a nossa palavra, e o que começámos, acabaremos.”

No seu relatório sobre o estado da União, em Janeiro de 2003, Bush

Page 12: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

10SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

disse, “Mais de 3000 suspeitos de terrorismo foram detidos em muitos países. Muitos outros tive-ram outra sorte. Digamos – eles já não constituem mais um problema para os Estados Unidos nem para os nossos amigos e aliados.”

E num comentário feito ao Rei Abdullah da Jordânia, antes dos Estados Unidos entrarem em acção contra o Afeganistão, em Outubro de 2001, Bush disse, “A nossa nação está ainda de algum modo triste, mas estamos zanga-dos. Existe um certo nível de sede sanguinária, mas não deixaremos que isto domine a nossa reacção. Somos firmes, objectivos e pacien-tes, mas muito em breve teremos de começar a fazer rolar cabeças.” (Bob Woodward, Bush na Guerra, pág. 168.)

Se me perguntares, digo-te que para mim a mensagem é bem clara e nítida: “Não se metam com os Estados Unidos”.

A Tendência para as Leis DominicaisEscutem isto. Um artigo no jornal Detroit News (E.U.A.), em 7 de Julho de 1998, relatou sobre o forte apelo do Papa para uma legislação sobre o Domingo. “Isto é na verdade um passo extraordi-nário,” disse Jay McNally, director executivo do movimento Call to Holiness (Apelo à Santidade), constituído por um grupo leigo da área metropolitana de Detroit, que promove os ensinos Católicos tradicionais. “Esta parece ser uma das mais fortes palavras que o Papa já proferiu. Ponto final.”

“’Os Domingos têm vindo a ser sentidos e vividos somente como um fim-de-semana,’ lamentou João Paulo, no Domingo. ‘Ele deve ser o dia semanal no qual a igreja celebra a ressurreição de Cristo. Em obediência ao Terceiro Mandamento, o Domingo deve

ser santificado, acima de tudo, pela participação na Santa Missa.’

“Na sua encíclica, o Papa continua dizendo que um violador deve ser punido como um herege, disse McNally, que leu uma tradução Inglesa não oficial da encíclica num sítio do Vaticano, na Inter-net.” O artigo conclui:

“…Embora a encíclica do Papa seja dirigida aos Católicos, a sua preocupação vai para além do Vaticano, para outras religiões.”

Mas vê só, o Papa não é o único a apelar para a adoração no Domingo. A Aliança do Dia do Senhor nos Estados Unidos, fun-dada em 1888, de acordo com a sua declaração de propósito, “tem sido a organização nacional cujo único objectivo é manter e cultivar o primeiro dia da semana como um tempo para o repouso,

adoração, educação Cristã e reno-vação espiritual.”

O director da Aliança do Dia do Senhor dos Estados Unidos, Jack Lowndes numa carta datada de 30 de Março de 1998, disse: “A nossa pesquisa indica que o declínio da moralidade nos Estados Unidos é paralelo ao declínio na observân-cia do dia do Senhor.”

Ellen White estava bem certa. Olha o que ela disse sobre isto:

“Existem muitos, mesmo daqueles que se encontram comprometidos neste movimento da imposição do Domingo, que estão cegos quanto aos resultados que se seguirão a esta acção. Eles não vêem que estão a combater directamente contra a liberdade religiosa. Existem muitos que nunca com-preenderam as reivindicações do Sábado Bíblico e o falso fun-

Page 13: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

11 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

TRABALHA NISTOMateus 24Confere

AprofundaComo defines liberdade religiosa? Quão importante é ela para ti? Visto que todos nós perderemos um dia a nossa liberdade, será que precisamos mesmo de tentar proteger a nossa liberdade reli-giosa? Porquê ou porque não? O que diz Ellen White sobre isto?

Qual o papel que o catolicismo desempenhará nos eventos do fim do mundo? Que parte terão os Cristãos Protestantes nesses eventos?

PensaO que significa a separação entre a igreja e o estado? Porque é importante manter a separação entre a religião e o estado? Existe algo de errado em utilizar fundos governamentais para operar programas da igreja que estão a fazer bem a outras pessoas?

Partilha· Quais serão algumas das razões que as pessoas alegarão para a instituição de uma lei Dominical nacional nos Estados Unidos? Qual será o impacto dessa lei sobre os Adventistas do Sétimo Dia? Quando sair a lei Dominical, como reagirá o resto do mundo?

· O que acontecerá àqueles que se recusarem a obedecer à lei Dominical? O que acontecerá àqueles que cederem à pressão para obedecerem às leis do país?

· O que pensas acerca da controvérsia sobre os Dez Manda-mentos serem colocados ou removidos dos edifícios públicos? Pensas que o Supremo Tribunal de Justiça errou ao obrigar o Juiz Moore a remover o monumento aos Dez Mandamentos do edifí-cio governamental? Porquê?

AgePensas que é bom para os Cristãos se envolverem em política? Quais são alguns do perigos que a igreja corre ao envolver-se na política? Tenta encontrar um político Cristão e discute esta questão com ele.

damento sobre o qual assenta a instituição do Domingo.” (5T pág. 711)

“Eles estão a trabalhar cegamente e não vêem que se um governo Pro-testante sacrifica os princípios que tornaram esta nação uma nação livre e independente, e através de legislação trouxerem para a Cons-tituição princípios que propagam a ilusão e a falsidade papal, mer-gulharão nos horrores Romanos da Idade das Trevas” (Review and Herald, Dez. 11, 1888).

Então, o que está para acon-tecer? “Muito brevemente se abrirá perante nós um período de esmagador interesse para todo o ser vivente. As controvérsias do passado irão ser revividas; novas controvérsias surgirão. As cenas a ter lugar no nosso mundo não são ainda sonhadas. Satanás está a operar através dos agentes huma-nos. Os que estão a esforçar-se para mudar a Constituição e obter uma lei que force a observância do Domingo nem compreendem qual será o resultado. Sobre nós está impendente uma crise” (Testi-monies, vol. 5, pág. 753).

APELOÉ claro que eu não partilhei toda esta informação para te assustar. Simplesmente quero despertar-te para a realidade de que a Pala-vra de Deus é verdadeira e que a vinda de Jesus está mais próxima do que tu imaginas. Eu quero estar pronta. E tu?

Se os pensamentos sobre o futuro te dão arrepios pela espinha abaixo, não te preocupes. A Pala-vra de Deus está cheia de promes-sas de que Ele estará connosco até ao fim. Tudo o que temos de fazer é obedecer-Lhe e colocar a nossa confiança n’Ele.

Escutem. “O olho de Deus, percor-rendo as épocas, fixou-se na crise

que o Seu povo deverá enfrentar, quando os poderes terrestres serão arregimentados contra eles. Tal como os cativos em exílio, eles terão perigo de morte pela fome ou pela violência. Mas o Santo que dividiu o Mar Vermelho perante Israel, manifestará o Seu magnífico poder e os libertará do seu cativeiro. “O Senhor Todo-

-Poderoso diz: Eles voltarão a ser meus: no dia que eu vou preparar, eles serão o meu povo preferido. Terei compaixão deles como um pai se compadece do filho que lhe obedece.” (Malaquias 3:17). Não é esta uma preciosa promessa?

Page 14: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Durante alguns momentos, apenas com a mente, dá uma vista de olhos ao

nosso mundo. Pensa em eventos que tenhas visto ou ouvido nas notícias. Agora diz, que imagens vêm à tua mente? Nem é preciso adivinhar. Tudo o que vês é pro-blemas, problemas, problemas por todo o lado! Catástrofes, crime, guerra, terrorismo, corrupção divórcio, abuso sexual, drogas – e a lista continua. A Bíblia diz-nos que nos últimos dias “todas as nações ficarão aflitas e assustadas com o terrível bramido do mar agi-tado” (Lucas 21:25).

A seguir aos ataques terroristas do 11 de Setembro nos Estados Unidos, o Presidente George Bush fez a seguinte declaração: “Hoje os nossos concidadãos, o nosso estilo de vida e a nossa prezada liberdade foram atacados numa série de deliberados e mortais actos terroristas. Milhares de vidas foram subitamente interrompi-das por maléficos e desprezíveis actos de terror. A visão de aviões

despenhando-se contra edifícios, os incêndios, enormes estruturas em colapso, encheram-nos de descrença, terrível tristeza, e uma silenciosa e insubmissa raiva.” Pro-vavelmente nenhum outro aconte-cimento teve um impacto sobre os cidadãos Americanos e outros à volta do mundo de um modo tão assustador, triste e devastador. Mesmo os não Cristãos descreve-ram este acontecimento como um “toque de despertar”.

Escuta a maneira como o escritor bíblico, Timóteo descreve os últi-mos dias. “Haverá gente amante de si própria, tendo a paixão da avareza, pessoas presunçosas e arrogantes, falando mal de Deus, desobedientes aos seus pais, sem sentimentos de gratidão, sem con-sideração pelas coisas espirituais, sem ter aquela afeição que existe naturalmente nos seres humanos, incapazes de se reconciliarem com os adversários, caluniado-res, incapazes de dominar os instintos, cruéis, inimigos do bem, traidores, obstinados, orgulhosos,

deixando que os deleites tomem, no seu íntimo, o lugar que Deus queria ocupar. (II Timóteo 3:2-4). É quase como se Deus tivesse mos-trado a Timóteo um filme cujas personagens são os homens e as mulheres da actualidade. É como se ele tivesse visto os assassínios em massa que tiveram lugar na Escola Secundária de Columbine, no Colorado, Estados Unidos, em 1999 e os disparos em Maio de 2002 na Escola Secundária Johann Gutenberg em Erfurt, Ale-manha. Num artigo de 6 de Maio de 2002, a revista Time chamou a este acontecimento a “Columbine da Alemanha”. Dezasseis pessoas foram alvejadas por Robert Stei-nhauser, um estudante de 19 anos que tinha sido expulso.

Jesus descreveu os últimos dias deste modo, em Mateus 24:12: “A decadência moral será tão preva-lecente que a maioria das pessoas nem saberão o que é o amor.” Um artigo da revista Time de 22 de Abril de 2002, descreve as cho-cantes revelações de um padre

12SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Fé no meioSegunda-Feira Texto Bíblico: Mateus 24:12-14

Sinais SociaisCaosdo

Page 15: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Católico que abusou sexualmente de crianças. Segundo o relato, os abusos ocorreram durante um período de 30 anos, com mais de 40 pessoas afirmando terem sido vítimas – no entanto as autorida-des da igreja tinham aparente-mente ignorado a situação ou não tiveram controlo total sobre ela até se ter tornado pública.

Depois existem os problemas fami-liares. Vejam as estatísticas sobre o divórcio, no mundo inteiro. A Rússia tem a maior taxa de divór-cio, com 60 por cento de todos os casamentos a terminar em divór-cio. Os Estados Unidos vêm em segundo lugar, com uma taxa de divórcio de 51 por cento, significando que mais de metade de todos os casamentos nos Estados Unidos falham. Suécia, Noruega e a Inglaterra não ficam muito atrás, com taxas de divórcio de 48, 44, e 42 por cento respectivamente. Seja qual for o modo como o encaras, não há dúvida de que o casamento está em crise. E quando os casamentos sofrem, adivinhem quem mais é afec-tado? Adivinhaste. As crian-ças. Só nos Estados Unidos, o número de crianças a viver com um só dos progenitores aumentou de menos de 10 por cento em 1960, para aproximadamente 30 por cento em 2000.

Não só as crianças de lares mono parentais sentem a falta do carinho de um dos pais, como também, de acordo com os peritos na matéria, ficam mais predispostas a comete-rem suicídio, a contrairem proble-mas de saúde emocional e mental, e até mesmo a sua saúde física está em risco. Um estudo relatado no jornal médico The Lancet, em Janeiro de 2003, seguiu um milhão de crianças na Suécia durante um período de 10 anos. Pesquisadores descobriram que as crianças de lares mono parentais

são duas vezes mais propensos a desenvolver problemas psiquiá-tricos e dependências do que as outras crianças. É claro que se tu tiveres Jesus, isto não tem que ser assim. Ele é o nosso Pai e Ele pro-meteu que estaria connosco – haja o que houver.

E o que dizer sobre o cenário crimi-nal? Eis algumas estatísticas sobre o crime juvenil nos Estados Unidos. De acordo com o Departamento Federal de Informação (FBI), em 1999, 1492 crianças de idade escolar foram mortas por armas de fogo. E segundo o Departamento

de Educação e Justiça, em 1998 “estudantes com idades entre os 12 e os 18 anos foram vitimas de mais de 2,7 milhões de crimes na escola. Nesse mesmo ano, estes estudantes foram vítimas de cerca de 253000 crimes seriamente violentos na escola (violação, assédio sexual, roubo e assalto qualificado). Entre 1 de Julho de 1997 e 30 de Junho de 1998, houve também 60 mortes violentas associadas à escola no Estado Unidos, incluindo homicí-dios.”

Se isto não é o suficiente para te espantar, escuta isto: Em 1995 e 1997, quase um terço de todos os estudantes entre o 9º e o 12º ano (32 por cento) relataram que alguém lhes tinha oferecido, ven-dido, ou dado uma droga ilegal

dentro da escola. E no que diz respeito ao uso de drogas nos Estados Unidos, aqui estão algu-mas estatísticas do Departamento para a Informação sobre o Álcool e Droga dos Estados Unidos: “Em 2002, aproximadamente 19,5 milhões de Americanos de idade igual ou superior a 12 anos, eram consumidores habituais de drogas, significando que tinham usado uma droga ilícita durante o mês anterior ao inquérito de pesquisa. Nos jovens entre os 12 e os 17, 11,6 por cento eram consumidores habituais de drogas ilícitas.”

Bem, eu poderia continuar a falar acerca de todos os pro-blemas sociais do mundo. Mas não é por causa disto que aqui estou. Esta noite estou aqui para vos dar boas notícias. E as boas notícias são que existe uma resposta para os problemas do mundo. A resposta não está em mais prevenção do crime e programas de alerta para os perigos da droga. A solução não está em criar programas sociais para prevenir a gravi-dez na adolescência ou o vício de fumar. Não me entendas mal. É claro que precisamos

deste tipo de programas na nossa comunidade. Mas não importa o quão eficazes possam ser, não passam de um pequeno curativo para o velho problema do pecado. Qual é então a solução verdadeira? Nada a não ser o sangue de Jesus.

Como se estivesse a ler o jornal diário ou a assistir ao noticiário da noite do ano de 2005, Ellen White descreve as condições do nosso mundo: “Muitas das publicações mais populares de hoje estão repletas de histórias sensacionais que estão a educar a juventude na maldade e a conduzi-los ao cami-nho da perdição. Embora simples crianças na idade, no entanto, são já velhas no conhecimento do crime. São incitados para o mal pelas fábulas que lêem. Pela

13 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Enquanto os servos de Deus estão a dar e mensagem de que o fim de todas as coisas está às portas, o mundo está absorto em divertimentos e busca de prazeres. Há uma constante sequência de excitação que causa indiferença para com

Deus e impede que o povo se impressione com as verdades que unicamente o pode salvar

da destruição vindoura”

Page 16: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

imaginação ensaiam os actos que contemplam, até que se lhes desperta a ambição de verem do que são capazes quanto a cometer crimes e esca-par à punição” (O Lar Adventista, pág. 407).

Comparando os tempos actuais com o passado, ela acrescenta: “Ao aproximar--se o fim do seu tempo de graça, os antediluvianos entrega-vam-se a divertimentos e festividades excitantes. Os que possuíam influência e poder dedicavam--se a manter as mentes do povo ocupadas com folias e prazeres, para que não aconte-cesse alguém ficar impressionado pela última e solene advertência. Não vemos o mesmo repetir-se na nossa época? Enquanto os servos de Deus estão a dar e mensagem de que o fim de todas as coisas está às portas, o mundo está absorto em divertimentos e busca de prazeres. Há uma constante sequência de excitação que causa indiferença para com Deus e impede que o povo se impressione com as verda-des que unicamente o pode salvar da destruição vindoura” (O Lar Adventista, pág. 524).

Jovens, Satanás está a trabalhar sem cessar para vos desviar e provocar a vossa perdição. Ellen White diz: “O trabalho especial de Satanás nestes últimos dias é apoderar-se da mente dos jovens, corromper os seus pensamentos e a inflamar as suas paixões, sabendo que assim fazendo, pode conduzi-los à poluição moral e então todas as faculdades da mente tornar-se-ão envilecidas e ele poderá controlá-los para que sirvam os seus pro-pósitos. Todos são agentes morais livres. E é nesta qualidade que devem trazer os seus pensamentos a correr no canal certo. A sua medi-tação deve ser de molde a elevar

as suas mentes e tornar Jesus e o Céu o assunto dos seus pensamen-tos” (Apelo às Mães, pág. 29). A resposta é Jesus. Num mundo que se tornou louco, somente Jesus nos pode ajudar.

Deixa-me contar-te uma pequena história para ilustrar o que eu quero dizer. É extraída de um episódio de um programa de tele-visão antigo chamado Andy Grif-fith, passado na pequena cidade de Mayberry. Um dia, “Otis, o bêbado da cidade, recebeu uma carta que dizia que ele iria receber uma quantia enorme de dinheiro. Tinha somente que fazer uma coisa. Tinha que comparecer numa entrevista e provar que era merecedor de receber o dinheiro.

“Bem, o Andy e o Barney ajuda-ram o Otis a preparar-se para essa entrevista. Puseram-no sóbrio, bar-bearam-no, cortaram-lhe o cabelo e compraram-lhe um fato novo. Ele parecia uma pessoa completamente nova. Foi à entrevista e deram-lhe o dinheiro. Mas alguns dias depois, ele voltou para a cadeia a cam-balear, bêbado. Não tinha feito a barba, o seu fato novo estava uma desgraça. O que é que aconteceu? Nada! É verdade – nada! Nada tinha acontecido no interior de Otis. Ele continuava ainda a ser o mesmo bêbado de antes. Ele tinha sido só temporariamente limpo no exterior.”

(Ilustrações, Histórias e Citações por Jim Burns e Greg McKinnon, Gospel Light Publishing). Moral da história? Somente Jesus pode limpar o nosso interior. Parecer bom uni-camente pelo exterior não é suficiente.

O mundo no qual vivemos está cheio de tentações. Mas Jesus prometeu que não existe tentação tão grande que Ele não possa vencer. Notaram o que eu disse?

Por ti próprio não consegues lidar com a tentação; mas Jesus pode, se O deixares.

Primeiro, temos que O convidar a habitar no nosso coração. A partir daí é só uma questão de Lhe permi-tirmos que nos guie e nos fortaleça a cada momento. Ele pode guardar-te deste mundo iníquo e conduzir-te em segurança para o próximo. Ele está só à espera que Lhe abras a porta. Assim que O deixares entrar, Ele permanecerá ao teu lado e ajudar-te-á em todo o caminho. Que maravilhosa promessa! Apo-calipse 3:20 diz: “Olhem que Eu estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entro em sua casa, janto com ele e ele comigo.”

Conta-se a história de uma peque-nina e do seu pai numa visita à Catedral de São Paulo em Lon-dres, Inglaterra. Enquanto se deli-ciavam perante a maravilhosa pin-tura chamada “A Luz do Mundo”, na qual Jesus está retratado com uma lanterna numa mão e com a outra mão está a bater à porta de uma casa, a pequenita perguntou, “Papá, já alguma vez o deixaram entrar?”

Não queres hoje deixá-lo entrar? Ele está à espera à porta do teu coração.

14SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Jovens, Satanás está a trabalhar sem cessar para vos desviar e provocar a vossa perdição. Ellen White diz: “O trabalho especial de Satanás nestes

últimos dias é apoderar-se da mente dos jovens, corromper os seus pensamentos e a inflamar as suas paixões, sabendo

que assim fazendo, pode conduzi-los à poluição moral e então todas

as faculdades da mente tornar-se-ão envilecidas e ele poderá controlá-los para que sirvam os seus propósitos.

Page 17: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

15 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

TRABALHA NISTOMateus 24Confere

AprofundaComo Cristãos, haverá algum bem que possa resultar de todas as tragédias que vemos acontecerem à nossa volta? Como podemos usar estes acontecimentos como uma oportunidade para ajudar outros e alcançá-los com o evangelho? Sê específico.

PensaQual é a raiz de todos os problemas na sociedade de hoje? Qual é a solução final?

Como é que todos os problemas sociais da actualidade irão contribuir para a formulação da lei Domi-nical? (Ellen White escreve que as pessoas dirão que todos os problemas morais e sociais se devem a um afastamento de Deus. Ao verem estas coisas acontecer dirão que necessitamos de guardar o Domingo para que possamos obter o favor de Deus.)

Partilha· Como é a sociedade de hoje comparada com aqueles que viveram antes do dilúvio? Como podemos evitar cometer os mesmos erros que a grande maioria das pessoas cometeu?

· O que está Satanás a fazer, em especial nestes últimos dias, para desviar a juventude do caminho certo? Pensas que ele está a ser bem sucedido? Porquê ou porque não? Apoia a tua resposta com alguns exemplos.

· Qual é a melhor salvaguarda para evitar cair nas armadilhas de Satanás de consumir drogas, álcool, tabaco ou envolver-se em actividades criminosas ou sexo pré-matrimonial? É possível aos Cristãos ficarem longe destas coisas?

O programa de formação para diri-gentes vem de encontro ao apelo de Jesus: “Vinde após mim, e Eu vos farei pescadores de homens” – Mat. 4:19. Este chamado tem implícito duas condicionantes, um relacionamento pessoal e autên-tico com Cristo e a necessidade de aprendizagem para melhor poder servir.No Ministério com os jovens Deus quer homens e mulheres consagrados e capazes de viverem a sua própria experiência com Ele, que tenham um espírito zeloso, capazes de ensinarem pelo exem-plo, pela palavra ou pela advertên-cia. Este é um serviço que requer as mais altas capacidades e facul-dades de cada um que se dispõe ao serviço do Grande Mestre.Entre

2002 e 2003 foram cerca de 200 os dirigentes e futuros dirigentes que ingressaram neste programa de formação, dos quais 25 estão a terminar o seu percurso.Neste ano de 2005 inicia-se um novo ciclo… inscreve-te… juntos encontraremos o Messias que nos quer preparar para a liderança dos nossos jovens.

Formação Inicial“Achámos o Messias”Calendarização 2005:

18-20 Fevereiro – Região Norte – CAOD25-27 Fevereiro – Região Lisboa – Publicadora SerVir8-10 Abril – Região Centro – Costa de Lavos

13-15 Maio – Região Sul – Local a designar10-12 Junho – Açores – Local a designar

Informações várias:· Cada formando deverá frequentar a formação da sua região;· A alimentação estará a cargo de cada formando;· A não frequência ou falta de pon-tualidade a qualquer um dos módu-los é eliminatória;· A inscrição deverá ser solicitada ao Coordenador JA local e enviada para o Departamento JA.

Page 18: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Ao olharmos para o mundo hoje, provavelmente os sinais mais evidentes de

que algo de grandioso está para acontecer se encontrem no mundo natural. A Bíblia diz-nos em Isaías 51:6 que, sem sombra de dúvida, “a terra se envelhecerá como um vestido.” Ellen White confirma.

“Tudo no mundo de Deus,” diz ela, “tanto o homem e doutrinas e a própria Natureza, estão a cum-prir a segura palavra profética e a realizar a Sua grande obra de encerramento da história deste

mundo.” Mensagens Escolhidas, Vol. II, pág. 380.

Embora o amor e a grandeza de Deus ainda brilhem através da Natureza, o homem, graças ao chamado progresso, conseguiu destruir uma grande parte da sua beleza original. E somos avisados

que, por meio de desastres naturais, Satanás exercerá, à medida que nos apro-ximamos do tempo do fim, cada vez mais o seu poder. Vejam as seguintes citações:

“Também haverão grandes fomes em diferentes partes do mundo, epidemias e terramotos violentos. Estes desastres naturais indicam que um novo reino está para nascer, tal como as dores de parto indicam à parturiente que o seu bebé

está a chegar” (Mateus 24:7,8).

E no livro “O Grande Conflito”, págs. 589, 590, nós lemos: “Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios,

nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terramotos, em toda a parte e sob milhares de formas, Satanás está a exercer o seu poder. Destrói a seara que está a amadurecer, e seguem--se a fome e a angústia. Comunica ao ar infecção mortal, e milhares perecem pela pestilência. Estas visitações devem tornar-se mais e mais frequentes e desastrosas”.

Alguns dos maiores problemas que actualmente afectam o mundo são as chuvas ácidas, a poluição do ar, o aquecimento global, os resíduos tóxicos, o buraco na camada do ozono, o smog (mistura de nevo-eiro com os fumos da poluição), a poluição da água, a densidade populacional e a destruição das florestas húmidas. Todos estes sinais nos dizem que o planeta Terra está em grandes apuros. Vê só as últimas notícias sobre o ambiente da Terra:

1. Destruição das Florestas HúmidasSegundo os cientistas, as florestas húmidas da Terra estão a desapa-

16SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

ProtecçãoTerça-Feira Texto Bíblico: Mateus 24

Sinais AmbientaisDeusde

Embora o amor e a grandeza de Deus ainda brilhem através

da Natureza, o homem, graças ao chamado progresso, conseguiu destruir uma grande parte da sua beleza original. E somos avisados que, por meio de desastres naturais, Satanás exercerá, à medida que nos

aproximamos do tempo do fim, cada vez mais o seu poder.

Page 19: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

17 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

recer. Os peritos dizem-nos que estas florestas já cobriram 14 por cento da superfície da Terra, mas actualmente elas estão reduzi-das somente a 6 por cento. Eles também prevêem que, se a destrui-ção continuar a este ritmo, o resto das florestas húmidas poderá ser consumido em menos de 40 anos. Mas não é tudo. A desflorestação destrói plantas, animais e micro-organismos, e prevê-se que quase metade das espécies animais do mundo podem ser destruídas ou severamente ameaçadas dentro dos próximos 25 anos.

2. Densidade PopulacionalUm artigo publicado na revista Insight on the News, de 23 de Fevereiro de 1998, alerta-nos para outro sério problema: O impacto do crescimento populacional nos países mais pobres do mundo.

O Instituto da População descreve o rápido crescimento da popula-ção nos países pobres do mundo como “um dos mais prementes problemas demográficos a nível global.” A população mundial alcançou um bilião pela primeira vez em 1830. Mas agora vê isto. Foi preciso só 100 anos para duplicar para 2 biliões em 1930 e somente 30 anos para alcançar os 3 biliões em 1960. Nos passados 50 anos, a população global cres-ceu mais de 250 por cento para cerca de 5,8 biliões.

O mais triste de tudo isso é que os países onde mais rapidamente cresce a população, não conse-guem produzir alimentos suficien-tes para alimentarem a sua popu-lação. Como resultado desse facto, muitas pessoas destes países estão a morrer de fome e má nutrição.

3. Chuvas ÁcidasOutro problema sério que está a atormentar o nosso planeta, é a chuva ácida. Este tipo de chuva é muito destrutivo pois polui a

atmosfera e danifica o solo e a vida vegetal, os seres vivos dos lagos e fontes, e os edifícios. A chuva ácida é também uma das causas do “smog” urbano, que por sua vez provoca doenças pulmonares e morte prematura. O Partenon, em Atenas na Grécia e o Taj Mahal em Agra na Índia, são somente dois dos monumentos mais famosos do mundo que estão ameaçados por causa das chuvas ácidas.

4. Buraco na Camada do OzonoNo começo dos anos 80, os cientis-tas que trabalharam na Antárctica, notaram algo muito interessante que estava a acontecer na atmos-fera, bem por cima do continente. Eles descobriram que a camada de ozono, que protege a atmosfera terrestre, estava a tornar-se fina. Este “buraco” de ozono permite que chegue à superfície da terra mais radiação, e muitos cientistas acreditam que este facto está a provocar o aumento de problemas como o cancro da pele, cataratas, depressão no sistema imunitário do ser humano, redução da pro-dução de alimentos e problemas na cadeia alimentar dos oceanos.

5. Aquecimento GlobalOuve esta assustadora predição, baseada num estudo científico, citado na revista Nature de 8 de Janeiro de 2004:

“Centenas de espécies de plan-tas terrestres e animais em todo o mundo podem desaparecer ou ficarem em vias de extinção nos próximos 50 anos se o aqueci-mento global continuar, advertem os cientistas…. Os conservacionis-tas estimam que 12 000 espécies de plantas e animais estão ameaça-das de extinção, embora milhares de outras estejam provavelmente também sob esta ameaça.”

6. ConsumismoAgora aqui está um problema

ambiental no qual provavelmente ainda não pensaste. E o que é? O consumismo. Sabias que a ganân-cia e o consumo rápido dos recur-sos da terra estão a causar sérios problemas aos povos pobres?

Um artigo publicado pela revista “GreenBiz.com” do dia 13 de Janeiro de 2004, explica o pro-blema da seguinte maneira: “O aumento dos níveis de obesidade (excesso de peso) e o endivida-mento pessoal, a falta de tempo crónica e um ambiente degra-dado, são sinais de que o consumo excessivo está a diminuir a quali-dade de vida a muitas pessoas.” Por outras palavras, a ganância e o materialismo, ou seja, pessoas a quererem mais do que realmente precisam, está a causar que outros tenham menos daquilo que real-mente necessitam.

E o artigo continua, “E no entanto o aumento do consumo não trouxe aos Americanos a feli-cidade. Cerca de um terço dos Americanos afirmam ser “muito felizes”, a mesma percentagem que em 1957, quando possuíam somente metade da riqueza que agora têm….” Prestaram bem atenção a esta informação? Até o mundo chegou à conclusão de que a riqueza não traz felicidade. E alguns de nós ainda não conse-guimos compreender isso!

7. Condições Atmosféricas ExtremasUm dos maiores indicadores de que estamos a viver os últimos dias é a crescente alteração dos padrões atmosféricos. Ao ler o seguinte relatório da Organização Mundial Meteorológica (WMO), não posso deixar de pensar nas predições de Ellen White acerca dos tornados, terríveis tempesta-des, inundações, ciclones, ondas gigantescas e terramotos que num crescendo abalariam o mundo nos últimos dias. Vejamos o que disse

Page 20: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

o relatório da WMO, numa nota editorial de 2 de Julho de 2003: “Esses eventos extremos (altas temperaturas, baixas temperatu-ras, chuvas intensas, secas)…. Têm vindo a aumentar gradualmente durante os últimos cem anos. Novos acontecimentos extremos ocorrem cada ano nalguma parte do mundo, mas nos últimos anos o número desses acontecimentos extremos tem estado a aumentar (ênfase minha).”

Não somente estamos a assistir a essas mudanças atmosféricas extremas, como os cientistas observaram um aumento dos desastres naturais. Um novo artigo da Reuters de Setembro de 2000 cita o Fundo Mundial para a Natureza dizendo: “A mudança do clima está já a provocar um aumento da frequência e da inten-sidade dos desastres naturais, e a tendência é que isto continue (ênfase minha).”

O relatório prediz que as tempe-raturas globais aumentarão assim como o nível do mar e que violen-tas tempestades de chuva, secas, ciclones tropicais e outras catástro-fes climatéricas aumentarão muito no mundo. Soa-te familiar? É quase como se estivéssemos a ler estas predições directamente da Bíblia e do Espírito de Profecia!

Aqui está um per-turbador relatório publicado em 1999, pela Federa-ção Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Ver-melho. O Relatório Mundial das Catás-trofes de 1999 disse que o nosso mundo se tornou “cada vez mais vulnerável aos ‘super desastres’. De acordo com esse relatório, em 1998 houve mais

desastres naturais de grandes dimensões do que qualquer outro ano, tornando-o “o começo de uma perturbadora tendência”.

Penso que Ellen White resume isto melhor na seguinte citação: “Todas as coisas estão em agitação neste mundo. Os sinais dos tempos são ameaçadores. Os acontecimentos vindouros lançam já as suas som-bras. O Espírito de Deus está a reti-rar-se da terra e calamidades suce-dem-se a calamidades na terra e no mar. Há tempestades, terramotos, fogos, inundações, crimes de todos os graus. Quem pode ler o futuro? Onde está a segurança? Não existe segurança em nada que seja terres-tre ou humano. Rapidamente os homens estão a arregimentar-se sob a bandeira que escolheram. Sem sossego vigiam e esperam pelos movimentos dos seus líderes. Exis-tem aqueles que esperam e vigiam e trabalham para o aparecimento do nosso Senhor. Outra classe está a submeter-se sob o comando do primeiro grande apóstata. Poucos acreditam de alma e coração que temos um inferno a evitar e um céu a conquistar” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 636).

Para mim tudo está muito claro. Não preciso de mais evidências para me convencer que este mundo, tal como o conhecemos,

está à beira do fim. À luz das con-dições actuais, se Jesus não voltar depressa, o mundo provavelmente se autodestruirá. As florestas e outros recursos naturais estão a desaparecer; a terra, a água e o ar estão poluídos; as espécies animais estão ameaçadas; a vida humana está em perigo; e os elementos estão quase fora de controlo. Este planeta está uma confusão! Quando se pensa sobre isto, perguntamo-nos porque que-reria alguém ficar aqui afinal? Eu sei que existe um lugar melhor, porque foi Jesus que o disse.

Agora aqui está uma promessa de que eu gosto muito. É para mim e para ti. Jesus disse em João 14:2,3: “Eu vou à vossa frente para vos preparar lugar. Depois hei-de voltar para junto de vocês a fim de vos levar comigo. Quero que vocês estejam onde eu estiver.” E caso não tenhas ouvido ou estejas esquecido, digo-te só que o Céu é um lugar maravilhoso. Pensa nisto. Um lugar onde o tempo e o clima são perfeitos – onde não existem terramotos, tempestades, pestes, smog, resíduos tóxicos, densidade populacional excessiva, buracos de ozono, chuvas ácidas, desflores-tação, extinção de espécies – um lugar totalmente livre de perigos. Pensa nos locais mais maravilhosos que tenhas visto e tenta imaginá-los 100 vezes mais bonitos. E mesmo essa comparação fica muito aquém da beleza do Céu. O céu vai ser um local absolutamente magnífico! Mal posso esperar.

No entanto, enquanto não chega-mos lá, temos alguns tempos bem difíceis à nossa frente. Mas por favor não deixes que isto te assuste. Aqui está uma maravilhosa pro-messa dos escritos de Ellen White: “O povo de Deus não estará livre de sofrimento; mas embora sejam perseguidos e angustiados, embora suportem privações, e sofram pela falta de alimento, não serão aban-donados a perecer. O Deus que

18SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

O povo de Deus não estará livre de sofrimento; mas embora sejam perseguidos e angustiados, embora

suportem privações, e sofram pela falta de alimento, não serão

abandonados a perecer. O Deus que cuidou de Elias, não desamparará

nenhum dos Seus abnegados filhos. Aquele que conta os cabelos da sua

cabeça, deles cuidará; e no tempo de fome serão alimentados. Enquanto os ímpios estão a morrer de fome e pestilências, os anjos protegerão os

justos, suprindo-lhes as necessidades.

Page 21: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

cuidou de Elias, não desamparará nenhum dos Seus abnegados filhos. Aquele que conta os cabelos da sua cabeça, deles cuidará; e no tempo de fome serão alimentados. Enquanto os ímpios estão a morrer de fome e pestilências, os anjos protegerão os justos, suprindo-lhes as necessidades. Para aquele que “anda em justiça” é esta promessa: “O seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas. Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas Eu, o Senhor os ouvirei, Eu o Deus de Israel, os não desam-pararei.” Isa. 33:16; 41:17.

Quero terminar com uma história que nos faz lembrar o quanto Deus cuida de nós. “Solomon Rosenberg e a sua família foram colocados num dos campos de concentração nazis onde cada pessoa que já não conseguisse trabalhar era levada para as câmaras de gás. Os pri-meiros da sua família a serem eli-minados deste modo foram os seus idosos pais – que já tinham mais de oitenta anos e rapidamente sucum-biram às condições inumanas de longas horas de trabalho, privação de comida decente e condições de higiene miseráveis.

“Solomon sabia que o próximo a ser levado da sua família seria pro-vavelmente o seu filho mais novo, David, que tinha uma ligeira deficiência e cuja capacidade de trabalho diminuía cada vez mais. Cada manhã, a família era sepa-rada para executar as suas tarefas. À noite, o pai regressava cheio de medo e a tremer, imaginando se esse não teria sido o dia em que o seu David tinha sido levado. Ao entrar no barracão, os seus olhos procuravam de imediato o seu pequenito David, de seguida Jacob, o seu mais velho e depois a sua mulher e mãe dos seus filhos.

“E uma noite aconteceu o que ele mais temia. Ao entrar no barracão, não conseguindo ver ninguém da

sua família, ficou desesperado. Os seus olhos procuraram de novo as preciosas faces dos seus queridos. Finalmente ele encontrou a figura do seu filho mais velho Jacob, todo encolhido, a chorar. Mas nada do pequeno David nem da sua mulher. Correu para Jacob e perguntou: “Filho, diz-me que não é verdade. Levaram hoje o David? “Sim pai, vieram buscar o David. Disseram que ele já não conseguia trabalhar mais.”

“Mas a mamã, onde é que está a mamã? Ela ainda é forte. De certeza que não a levaram a ela também.”

“Jacob, olhando para o seu pai

com os olhos marejados de lágri-mas disse, ‘Papá, papá. Quando vieram buscar o David, ele ficou cheio de medo. E chorou. Então a mamã disse-lhe, ‘Não chores David. Eu vou contigo e abraço-te bem forte.’ E assim a mãe foi com o David para a câmara da morte para que ele não sentisse medo’” (Ilustrações, Histórias e Citações, por Jim Burns e Greg McKinnon, Gospel light Publishing, pág. 37, 38).

A mãe do David ficou com ele até ao fim. Da mesma maneira, Deus, o nosso Pai Celestial, promete na Sua Palavra ficar connosco até ao fim. Não Lhe queres responder dando-Lhe hoje o teu coração?

19 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

TRABALHA NISTOMateus 24Confere

AprofundaQue sinais tens visto no ambiente que te permitem saber que estamos próximos do fim?

Quem é a causa dos desastres naturais – Deus ou Satanás? Porquê?

PensaNuma citação de Ellen White, lida na mensagem de hoje, fala-se de dois grupos ou classe de pessoas. De que maneira são estes dois grupos de pessoas diferentes?

Em que grupo a maioria das pessoas se integra?

Pensa nisto: Em qual dos grupos te encontras tu?

Partilha· Quando consideras todos os perigos que enfrentamos no nosso ambiente, devemos ficar com medo do que possa vir a acon-tecer-nos? Há alguma garantia de que nós como Cristãos, não sejamos afectados pelos estragos ambientais?

· Como Cristãos, qual deve ser a nossa atitude perante a possibi-lidade de enfrentarmos perigos e até a morte?

· Visto sabermos que o mundo está a ficar velho como um tecido, e que muito em breve será restaurado, haverá mesmo necessi-dade de o preservarmos?

· Qual é a tua ideia sobre o modo como Deus encara esta situ-ação?

Page 22: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Fecha por uns momentos os teus olhos e imagina-te a viver numa cidade sub-

terrânea completa, com centros comerciais, teatros, cinemas e campos des-portivos. Ela até tem o seu próprio gerador de energia e tratamento de resíduos sólidos. Tudo debaixo de uma enorme e clara cúpula. Certo. Está visto que a vida subterrânea não te entusiasma. E que tal viver numa cidade flutuante, auto-sufi-ciente, com 1,5 km de comprimento e vinte e cinco pisos de altura, com escolas, hospi-tais e bibliotecas. O único acesso à cidade é por mar, mas não há nenhum problema. De dois em dois anos ela completa uma volta ao mundo, parando nas ilhas tropicais exóticas, onde os passageiros podem entrar ou sair. Se pensas que estas ideias são tiradas do último livro de ficção científica, é melhor pensares mais

uma vez. Alice City (Cidade da Alice) e o Freedom Ship (Barco da Liberdade) são dois conceitos de vida futuristas, concebidos por

cientistas que esperam um dia poder torná-los realidade.

Ainda não chega para te impressio-nar? Pois aqui vão algumas dicas que poderão atiçar a tua imagina-ção. O que dizer de Toasty, uma torradeira que te permite saber

como vai estar o tempo, dese-nhando uma nuvem ou um sol na tua fatia de pão. Curiosidade sobre a tua expectativa de vida? Podes

usar o cronómetro que marca o tempo em que é suposto morreres. E aqui está algo que podes achar útil. Uma panela digital que te permite cozinhar os alimentos até à per-feição. Nunca mais queimarás outra vez a comida com este for-midável utensílio.

Outros inventos na forja, para os quais já foram desenvolvidos os respectivos protótipos, incluem carros voado-res, roupas inteligentes com sensores incor-porados que registam

a tua temperatura, e que contêm receptores da energia solar que te aquecem se porventura ficares com muito frio. Para quase todos os problemas que possas imaginar, os cientistas conseguiram inventar um utensílio que supostamente

20SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

AutoridadeQuarta-Feira Texto Bíblico: Mateus 24

Sinais Científicos Deusde

“Nos anais da história humana, o desenvolvimento das nações, o nascimento e queda dos impérios,

aparecem como que dependendo da vontade e da proeza do homem; a

configuração dos acontecimentos parece determinada em grande medida pelo

seu poder, ambição ou capricho. Mas na Palavra de Deus a cortina é afastada, e podemos ver por cima, por trás e pelos lados das partidas e contrapartidas do interesse, poder e paixões humanos, os agentes do Deus Todo Misericordioso, executando paciente e silenciosamente os conselhos de Sua própria vontade.”

Page 23: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

21 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

resolverá o problema. Dou-te as boas vindas à era da ciência.

Avanços CientíficosActualmente, já estamos tão acostu-mados às invenções modernas que tornam a nossa vida mais fácil, que é difícil imaginar que tenha havido um tempo em que nada disso existia. Automóveis, telefones, computadores, televisão, aviões, máquinas de lavar e uma miríade de outras conveniências tornaram a nossa vida dramaticamente dife-rente daquela que foi vivida pelos nossos antepassados. Sabias que a maioria desses inventos surgiram somente entre os últimos 100 a 150 anos da história?

E o que dizer dos artigos que usamos diariamente, já considerados como algo de garantido? O plástico de polietileno surgiu em 1933 como resultado de um erro durante uma experiência de química. Hoje o plástico é o principal componente de milhares de produtos domés-ticos comuns, tais como os sacos de plástico e as caixas para guardar alimentos. As ligaduras adesivas só foram inventadas em 1920, a fita adesiva e o nylon em 1930 e a esfe-rográfica revolucionou o mundo consumista em 1945.

A busca do homem pelo conhe-cimento conduziu-o a inúmeras descobertas científicas, a maioria das quais ocorreram durante o século XX. Arqueólogos têm posto a descoberto tesouros escondidos e antigas civilizações enterradas no subsolo. Os astrónomos têm avan-çado na exploração dos mistérios do universo através de telescópios gigantes e tecnologia dos satéli-tes. A revolução na indústria das comunicações, tais como ligações digitais, fibras ópticas e satélites, que começou com a invenção do telégrafo em 1844 e do telefone, 30 anos mais tarde, têm surpreendido a mente humana, tornando hoje a

comunicação virtual entre qual-quer pessoa, em qualquer parte do mundo à distância de uma tecla.

A InternetUma indicação da explosão do conhecimento é o crescimento exponencial da Internet. Desde 1995 que o número de utiliza-dores da Internet duplicou cada ano e o crescimento continua. Em 1994 somente 3 milhões de pessoas estavam ligadas à Inter-net. Contudo, no final de 1997, mais de 100 milhões de pessoas estavam ligadas e, de acordo com os peritos, estes números continu-arão a aumentar.

Falando em termos de comparação, de acordo com o relatório da com-panhia de análises “Cyveillance” com sede em Washington, “a rádio existiu durante 38 anos até atingir 50 milhões de ouvintes, a televisão precisou de 13 anos para atingir esta marca. A Internet ultrapassou este número em apenas quatro anos.”

RobóticaPara o caso de pensares que já ouviste tudo, considera o seguinte: “Se um destes dias visitares uma sala de operações do Sistema de Saúde de Universidade do Michi-gan, poderás pensar que estás no cenário de um filme de ficção científica.

“Ali está um robot de cerca de 2 metros, no meio da equipa de médicos, não como um obser-vador, mas como um dos cirur-giões… este robot juntou-se à equipa de operações no final de 2001 e desde então tem parti-cipado com sucesso em várias cirurgias” (UniSci Daily News, 1 de Fevereiro de 2002).

Fertilização in vitroEm 25 de Julho de 1978, nascia, na Inglaterra, Louise Brown, o pri-meiro bebé proveta. Desde então

estima-se que 50 000 bebés em todo o mundo foram gerados em resultado da fertilização in vitro, um processo no qual um óvulo é fertilizado num tubo de ensaio e depois colocado no útero materno para se desenvolver e crescer.

Viagens e Exploração EspacialEm 1957, a União Soviética lançou o primeiro foguetão não tripulado para o espaço. John Glenn tornou--se o primeiro astronauta a entrar na órbita da Lua em 1962 e em 1972 Neil Asrmostrong e Edwin “Buzz” Aldrin Jr., fizeram histó-ria ao tornarem-se os primeiros seres humanos a pisarem o solo lunar. Hoje a moderna tecnologia espacial habilitou a humanidade a explorar novos territórios com equipamentos como dois robôs móveis de exploração a Marte, o “Opportunity” e o “Spirit”, que enviaram para terra imagens nunca antes vistas e informação sobre o intrigante planeta vermelho.

TransportesHá dois séculos atrás, se quisesses deslocar-te de um lugar para outro, a tua melhor opção era andar a pé. O primeiro veículo de auto locomoção com rodas, um trac-tor militar movido a vapor, foi na realidade inventado em França em 1769. Mas até ao virar do século XX, poucas pessoas possuíam automóveis porque eram caros e designados especificamente para os ricos. Nessa altura um carro eléctrico podia deslocar-se a uma velocidade máxima de 25 km por hora. Em 1908, Henry Ford inven-tou o modelo T, o primeiro auto-móvel produzido em série e de fácil aquisição pelas pessoas. Em 1903 os irmãos Wright inventaram o primeiro aeroplano a motor, no qual conseguiram voar. Hoje todas as formas de transporte modernas tornam o “ir” e “vir” para qualquer parte do planeta uma tarefa fácil.

Page 24: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

22SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

A tempestade aproxima-se, e precisamos de nos preparar para a

sua fúria, mediante o arrependimento para com Deus e a fé no nosso

Senhor Jesus Cristo. O Senhor se levantará para sacudir terrivelmente a Terra. Veremos aflições por todos os lados... O fim está perto, a graça

está a terminar. Oh! Busquemos a Deus enquanto Se pode achar,

invoquemo-Lo enquanto está perto!”

Lawrence Maxwell avalia os avan-ços do mundo moderno no livro A Tua Bíblia e Tu. Escrevendo há cerca de 50 anos, em 1959, ele disse:

“Custa a acreditar que evolu-ções tão extraordinárias tenham ocorrido tão rapidamente; e ainda mais difícil de compreen-der é ver como o mundo era tão diferente há 100 anos. Em 1850 não existiam aviões, carros, nem nenhuma máquina movida por um motor de combustão interna. Não havia camiões, tractores ou tanques. Não havia luz eléctrica, nem algum electrodoméstico eléc-trico. Alguém que possuísse um simples fio de gás na sua casa era considerado um ricaço. O cami-nho-de-ferro estava a começar a tornar-se popular, embora muitas pessoas ainda tivessem medo de o utilizar. Os navios à vela eram ainda os senhores dos mares, com alguns barcos primitivos a vapor, fazendo a sua aparição por entre muita excitação do público. Exis-tiam alguns jornais, mas sem sis-temas de comunicação telefónica ou telegráfica. Os anti sépticos e os anestésicos eram desconheci-dos e uma visita ao hospital era um autêntico pesadelo. A cirur-gia moderna, a estomatologia e a oftalmologia estavam ainda no seu começo. Ninguém tinha ouvido falar ainda de anti-toxinas, insu-lina, sulfamida.

“Nos anais da his-tória humana, o desenvolvimento das nações, o nas-cimento e queda dos impérios, aparecem como que dependendo da vontade e da proeza do homem; a confi-guração dos acon-tecimentos parece determinada em grande medida

pelo seu poder, ambição ou capri-cho. Mas na Palavra de Deus a cortina é afastada, e podemos ver por cima, por trás e pelos lados das partidas e contrapartidas do inte-resse, poder e paixões humanos, os agentes do Deus Todo Miseri-cordioso, executando paciente e silenciosamente os conselhos de Sua própria vontade.” Profetas e Reis, pág. 499, 500.

Desastres em ViagemOs sinais estão em todo o lado. Não podemos permitir sermos levados à complacência descan-sando sobre os louros do progresso humano. Ellen White lembra-nos que “a tempestade aproxima-se, e precisamos de nos preparar para a sua fúria, mediante o arrepen-dimento para com Deus e a fé no nosso Senhor Jesus Cristo. O Senhor se levantará para sacudir terrivelmente a Terra. Veremos afli-ções por todos os lados. Milhares de navios serão arremessados para as profundezas do mar. Submergi-rão esquadras, sendo sacrificadas milhões de vidas humanas. Irrom-perão inesperadamente incêndios que nenhum esforço humano será capaz de extinguir. Os palácios da Terra serão varridos pela fúria das chamas. Tornar-se-ão mais e mais frequentes os desastres de caminho de ferro; confusão, coli-sões e morte sem um momento de advertência ocorrerão nas grandes

vias de comunicação. O fim está perto, a graça está a terminar. Oh! Busquemos a Deus enquanto Se pode achar, invoquemo-Lo enquanto está perto!” (Mensagens aos Jovens, págs. 89,90)

Um acontecimento relativamente recente, que ainda guardo vívido na memória foi o desastre do vaivém espacial Columbia. Um pouco antes das 9 da manhã, no dia 1 de Fevereiro de 2003, houve a seguinte comunicação entre a torre de controlo da missão e o vaivém Columbia:

Torre de Controlo: “Columbia, aqui Houston. Vimos as vossas mensagens de pressão de pneus mas não registámos a última.

Columbia: “Entendido, uh,…” (a transmissão interrompe-se depois dos membros da tripulação come-çarem a pronunciar uma palavra que começava com o som “buh.”) Esta foi a ultima comunicação entre o planeta Terra e o vaivém que estava em missão para levar a cabo experiências que benefi-ciariam a humanidade e a ciência médica. A razão pela qual eu me lembro tão bem deste aconteci-mento é porque ele se deu num Sábado de manhã. Enquanto me preparava para ir à igreja, na minha casa em Keene, no Texas, ouvi um imenso estrondo que abalou a casa. Questionei-me sobre o que poderia ter causado este barulho, mas não pensei muito sobre isto até 1 hora mais tarde, quando o meu marido me telefonou de Dallas, onde ele estava a trabalhar como membro da equipa de televisão para uma reunião de evangelismo. Ele infor-mou-me que o vaivém se tinha desintegrado sobre o Texas, não muito longe do local onde morá-vamos. Foi uma chocante lem-brança das limitações humanas, apesar da sua super inteligência e capacidades.

Page 25: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Apesar da busca da humanidade por conhecimento, a maioria dos cientistas do mundo esqueceram-se de um aspecto muito importante da descoberta – a busca pela paz e de um relacionamento vibrante e vivo com o nosso Criador.

Quero terminar com uma história que ilustra quem realmente está ao comando deste nosso mundo. Chama-se “O Farol”.

“Na hora mais escura da noite, o capitão de um barco pilotava cautelosamente o seu navio de guerra por entre o nevoeiro cer-rado que pairava sobre as águas. Com os seus olhos cansados, ele observava atentamente a névoa escura, procurando qualquer perigo que pudesse estar fora de vista. Os seus piores receios foram concretizados quando ele viu uma luz intensa mesmo à sua frente. Parecia ser um navio em rota de colisão com o seu.

“Para evitar um desastre, pôs-se rapidamente em comunicação por rádio com o barco que se aproximava. ‘Aqui fala o Capitão Jeremiah Smith,” rompeu a sua voz através do rádio. ‘Por favor, altere a sua rota dez graus para sul! Escuto.’

“Para espanto do capitão, a imagem enevoada não se mexeu. Em vez disso, ele ouviu uma res-posta pelo rádio, ‘Capitão Smith, aqui fala o soldado Thomas John-son. Por favor, altere a sua rota dez graus para norte! Escuto.’

“Horrorizado com a ousadia da mensagem, o capitão gritou pelo rádio, ‘Soldado Johnson, aqui fala o Capitão Smith e ordeno-lhe que altere imediatamente a sua rota dez graus para sul! Escuto’

“Pela segunda vez a luz não se moveu. ‘Com todo o respeito, Capitão Smith’, veio outra vez a voz do soldado, ‘Ordeno-lhe que

altere imediatamente a sua rota dez graus para norte! Escuto.’

“Zangado e frustrado por este soldado pôr em perigo a vida dos seus homens, o capitão gritou de novo pelo rádio, ‘Soldado John-son. Posso levá-lo a julgamento num tribunal marcial por isso! Pela última vez, ordeno-lhe pela autoridade do governo dos Esta-dos Unidos que altere a sua rota dez graus para sul! O meu navio é um navio de guerra!’

“A transmissão final do soldado foi arrepiante: ‘Capitão Smith, Senhor. Mais uma vez com todo o devido respeito, eu lhe ordeno que altere a sua rota dez graus para norte! Eu sou um faroleiro” Esta histó-ria faz-me lembrar Provér-bios 14:12 onde diz: “Há caminhos que ao homem parecem rectos, mas que no fim conduzem à morte.”

Como humanos, podemos ser capazes de explorar o planeta Marte ou construir cidades no mar, mas nunca nos devemos esquecer que é o Deus do Céu quem nos dá estas capacidades. E na Sua sabedoria, Deus somente permitirá que o homem avance até um certo ponto. Lembras-te da Torre de Babel? Deus confundiu a linguagem de maneira a pôr um limite nas aspirações pecamino-sas da humanidade. Finalmente, quando Deus é colocado fora dos nossos planos, estamos condena-dos ao fracasso.

Ellen White lembra-nos que “O mundo não está sem um gover-nante. O desenrolar dos aconte-cimentos vindouros está nas mãos do Senhor. A Majestade do Céu tem o destino das nações assim como os interesses da Sua igreja ao Seu próprio cuidado” (Testimo-nies, vol. 5 p. 753).

Vejamos. Não importa o quão

agradável tentemos tornar a nossa vida através da tecnologia sofisti-cada e inteligente, nada se pode comparar com a maravilhosa vida que teremos na terra renovada. Os cientistas, com toda a sua apre-goada sabedoria, prevêem que o mundo acabará com uma explosão da mesma maneira que eles acre-ditam ter acontecido há cerca de 15 biliões de anos atrás. Um artigo da revista Time de 25 de Junho de 2001, diz que “tudo o que restará do cosmos serão buracos negros, cinzas fumegantes de estrelas e resquícios mortos de planetas. O universo será frio e negro.” Bem, eu não sou uma cientista, mas sei mais do que isto.

Jesus vai voltar em breve. E aqui está a versão de Deus de como tudo terminará, tal como está des-crita em II Pedro 3:10: “Mas o dia do Senhor virá como um ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo; os elementos serão destruídos pelo fogo e a terra e as obras que nela existem se queimarão.” Eu acredito no que Deus diz. E tu? Não te queres unir a mim e preparares-te para este assombroso acontecimento, para podermos ir viver com Jesus para sempre?

23 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Como humanos, podemos ser capazes de explorar o

planeta Marte ou construir cidades no mar, mas nunca nos devemos esquecer que é o Deus do Céu quem nos dá estas capacidades. E na

Sua sabedoria, Deus somente permitirá que o homem

avance até um certo ponto.

Page 26: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

24SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

TRABALHA NISTOMateus 24Confere

AprofundaJá houve pessoas que disseram que seria impossível o homem viajar até à Lua. Hoje a humanidade não só está a explorar a Lua, como também outros astros. Até onde pensas que Deus permitirá que avance o programa espacial? Porquê?

A Bíblia fala sobre três céus. Podes descrevê-los?

PensaComo sabemos que os grandes avanços da ciência dos séculos XX e XXI são um sinal do fim do tempo?

Como responderias a alguém que diz que acredita que a Terra foi formada por um “big bang” e que terminará da mesma maneira? Que textos Bíblicos poderias partilhar com essa pessoa?

Partilha· Como Cristãos Adventistas, qual é a nossa responsabilidade em alcançar pessoas que têm uma boa formação científica, mas que não conhecem ou acreditam em Deus? O que tem Ellen White a dizer sobre isto?

· É possível acreditar na ciência e em Deus ao mesmo tempo? Porquê ou porque não? Existem algu-mas referências aos fenómenos científicos na Bíblia? Se sim, onde?

· A clonagem humana é hoje um assunto muito controverso porque levanta questões éticas e morais. Que posição pensas que os Cristãos devem adoptar sobre este assunto? Pensas que Deus permitirá que tal aconteça antes do fim do tempo? Porquê ou porque não?

Aceita este Convite!

Junta-te aos milhões de leitores cujas vidas foram transformadas pelo convite a permanecer firme na verdade, mesmo que tudo corra mal.

Este convite faz uma diferença eterna!

Page 27: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Durante esta semana, temos analisado alguns sinais bem relevantes neste

mundo que nos indicam que Jesus está a voltar. Muitos desses sinais têm a ver com os problemas que afligem o mundo mais e mais cada dia que passa, mas para hoje trago algumas notícias realmente boas:

O Evangelho a Todo o MundoUm sinal bem seguro de que esta-mos a aproximarmo-nos do fim é o da pregação do evangelho a todo o mundo! A Bíblia diz: “Esta Boa Nova do Reino de Deus será pregada em todo o mundo como testemunho para os povos. E então virá o fim.” (Mateus 24:14). Sabias que isto está real-mente a acontecer hoje? Dá uma vista de olhos ao que aconteceu durante o último século. Segundo o livro Os Adventistas do Sétimo Dia Crêem, “Em 1900, a Bíblia estava disponível em 537 línguas. Em 1980, tinha sido traduzida, toda ou em parte, em 1811 lín-guas, representando cerca de 96

por cento da população mundial.” O livro continua a dizer que 5,4 milhões de Bíblias foram distribu-ídas em 1900 e que em 1980 um colossal número de 36,8 milhões de Bíblias foram distribuídas!

Hoje os Adventistas do Sétimo Dia estão a proclamar o evangelho em 204 dos 228 países indepen-dentes através de muitos meios de serviço, instituições médicas e de ensino, obreiros de várias nacionalidades e uma emissão televisiva e radiofónica de longo alcance. Estações de rádio que emitem em onda curta e tecno-logia de satélite tornaram possível que o evangelho fosse literalmente

ouvido em todo o mundo. Não tar-dará muito até que cada pessoa do planeta tenha tido a oportunidade de ouvir o evangelho. E tu sabes o que acontecerá depois disto, não é verdade? Claro, Jesus voltará!

Declínio ReligiosoContudo, embora a mensagem do evangelho esteja a rodear todo o globo, verificamos com tristeza que nem todos estão a aceitá-lo. Outro sinal do fim, de acordo com Mateus 24:12, é que “a maldade aumentará de tal maneira que o amor de muitos arrefecerá.” Este texto diz-nos que nos últimos dias as pessoas se afastarão da verdade e perderão o interesse pelas coisas espirituais. E é exactamente ao que estamos a assistir.

Um jornal Britânico, o Evening Standard, publicado em 13 de Janeiro de 2004, escreveu o

seguinte: “As congregações das igrejas decresceram em cerca de 100 000 pessoas em dois anos, revelam hoje os números. … Em 2002 a média de pessoas que frequentavam a igreja pelo

menos uma vez por semana era de 1,16 milhões, menos 108 000 do que em 2000.

“O número de pessoas que assis-tiam a um serviço religioso ao

25 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

PalavraQuinta-Feira Texto Bíblico: Mateus 24

Sinais Religiosos

Deusde

“Esta Boa Nova do Reino de Deus será pregada em todo o mundo

como testemunho para os povos. E então virá o fim.”

Page 28: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

26SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

É plano do diabo desviar o maior número de pessoas que ele possa,e que melhor maneira pode ele ter do que começar com as crianças?

Se ele conseguir iniciá-las, em idade tenra, no espiritismo,

imagina quantos convertidos ele pode obter ao longo da vida e a influência que eles por sua vez

podem ter sobre outros, incluindo no futuro os seus próprios filhos.

Domingo mas não durante o resto da semana era 1 002 000 – uma des-cida de 56 000 em dois anos…

“Peter Brierley, director executivo do grupo independente de Pes-quisa Cristã, apelou à acção para combater estes números preocu-pantes.

E o estado da religião nos Estados Unidos não é muito diferente. Segundo o Centro de Pesquisa de Opinião Nacional da Univer-sidade de Chicago, o número de adultos Americanos, sem qualquer filiação religiosa, está a aumentar enquanto que a frequência à igreja está a diminuir. O estudo também indica que as pessoas estão menos propensas a identificarem-se com uma religião em particular.

A Inglaterra e os Estados Unidos não se encontram sozinhos nestas condições. Aqui está um excerto da imprensa Canadiana, de 23 de Janeiro de 2004, expressando a preocupação pelo declínio da frequência à igreja naquele país.

“O Canadá confirmou o que muitos clérigos e líderes religio-sos já sabiam: Os Canadianos já não vão com tanta frequência a uma sala de culto como era seu costume. E a maior redução nesta frequência verificou-se sobretudo entre os jovens adultos.

“Aquilo que é ensinado na sala de jantar da família, é desfeito

nas outras divisões da casa” diz Janet Somerville, secretá-ria geral do Concílio Canadiano de Igre-jas. “É onde está a TV e a Internet.”

“A frequência re-gular a um local de culto, de pelo menos uma vez por mês, declinou substan-cialmente na última década, afirma o

artigo “Winter 2000” publicado pela instituição Canadiana para as Tendências Sociais…

“Enquanto que a frequência decli-nou em todos os grupos etários, a descida mais marcante foi (vê só!) entre os jovens: Em 1988 a taxa de frequência regular entre as idades de 15-24 anos era de 34 por cento. Uma década mais tarde, era de 24 por cento.”

A Crescente Influência do PapadoUm artigo publicado no jornal Washington Post de 24 de Julho de 2002, dizia o seguinte: “O Papa João Paulo II chegou ao Canadá na Terça-feira com uma demons-tração de força e determinação que subjugou multidões que o observavam a descer as escadas do avião papal. Em cada esforçado passo, muitas pessoas choravam com admiração reverente.

“Quando o pontífice tocou o chão no Canadá, as multidões irrompe-ram em aplauso. Alguns disseram que João Paulo tinha mantido a promessa, apesar dos sintomas de sofrimento provocados pela doença de Parkinson, de viajar até ali para saudar milhares de jovens que tinham vindo para celebrar a sua fé no Dia Mundial da Juven-tude…

“Depois do discurso, o papa cumprimentou uma longa fila de

pessoas que esperavam no hangar do aeroporto para lhe dar as boas vindas, incluindo o primeiro--ministro Jean Chretien. Alguns beijaram-lhe a mão. Alguns dei-taram a sua cabeça no seu colo e soluçaram. A pequena Geórgia Giddings de 10 anos ofereceu-lhe um ramo de rosas e o papa pegou gentilmente com as suas mãos na sua cabeça e beijou-lhe a testa. A menina, vestida com um vestido azul real e os seus cabelos enca-racolados, voltou-se e lágrimas corriam-lhe da face. Mais tarde, numa entrevista da rádio, ela disse que ficou rendida de alegria.”

E do Vaticano veio o seguinte rela-tório, em 19 de Janeiro de 2004: “Num concerto para a reconcilia-ção, que teve lugar no Auditório Paulo VI, em 17 de Janeiro, o Papa João Paulo II disse que o mundo necessita do testemunho combi-nado dos Judeus, dos Cristãos e dos Muçulmanos no apoio à paz.

“A história do relacionamento entre Judeus, Cristãos e Muçul-manos mostra igualmente luzes e sombras e infelizmente alguns momentos tristes,” disse o Papa. “No mundo perigoso de hoje, continuou ele, existe uma neces-sidade urgente para as maiores religiões do mundo se juntarem, à luz do seu ‘desejo comum de que todos os homens sejam purifica-dos do ódio e do mal que sempre ameaçam a paz.’”

O Rápido Crescimento do EspiritismoUm artigo publicado em 5 de Março de 2001 pela revista Time, fala acerca de um popular pro-grama de TV intitulado Crossing Over With John Edward (Ir Além com John Edwards), no qual o apresentador do programa afirma poder comunicar com os mortos. Segundo o artigo, o programa é o mais cotado da rede Sci Fi e por altura da publicação daquele

Page 29: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

27 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Infelizmente, muitas pessoas, em vez de estudarem a Palavra de Deus,

baseiam as suas crenças religiosas num imaginário ponto de vista de um escritor

de ficção. Isto é que é perigoso!

artigo, estava prestes a tornar-se uma associação corporativa.

Isto nada mais é do que o moderno espiritismo, para o qual Ellen White nos advertiu de que se tornaria exuberante nos últimos dias. Escuta o que ela diz: “Pouco a pouco ele (Satanás) preparou um caminho para a sua obra-prima de engano através do desenvolvi-mento do espiritismo. Ele ainda não atingiu o cumprimento total dos seus desígnios; mas estes serão alcançados no tempo do fim” (O Grande Con-flito, pág. 561).

Escuta. Ellen White em Testimo-nies for the Church (Testemunhos Para a Igreja), vol. 9, pág. 43, disse que: “A infidelidade e o espiritismo estão a ganhar um grande domínio no mundo.” Podemos certamente ver isto a acontecer hoje. E que melhor maneira para Satanás con-seguir isto do que iniciar milhões de crianças no espiritismo? Eu acredito que uma ilustração deste fenómeno é a série de livros do Harry Potter. Estes livros que fascinam as crianças (e adultos) com a sua linguagem de bruxas, feiticeiros, encantadores, bolas de cristal, encantamentos, maldi-ções, poções mágicas e comuni-cação com os espíritos, são uma das mais populares colecções de livros alguma vez escrita para crianças. O Jornal The Denver Post descreve-os como sendo “tão viciantes como o chocolate”, e muitos vêem-nos como simples entretenimentos inofensivos que encorajam as crianças a ler. Mas será mesmo assim?

Um artigo num jornal relata: “O pequeno feiticeiro mais famoso do mundo atingiu um novo recorde. As vendas dos livros de Harry Potter atingiram um quarto de um bilião de dólares.

“O agente de Rowling, Christo-pher Litle, disse que as vendas mundiais dos primeiros cinco livros tinham agora atingido 250 milhões de dólares.

Eles foram vendidos em mais de 200 países e traduzidos em 60 línguas, desde o Gujarati até ao

Grego Antigo. O último, lançado na Índia este mês, foi em Hindi.

“A indústria de publicações saudou o sucesso de Rowling a partir de Edinburgh, por encora-jar as crianças do mundo a lerem numa idade em que a sua atenção é de curta duração, reduzindo a televisão, desenhos animados e jogos de computador…

“A publicação do quinto livro em Junho, Harry Potter e a Ordem de Phoenix, foi considerado como o maior lançamento mundial de um livro, com crianças que desde Edinburgh até Sydney o devora-vam.

“No primeiro dia, só na Inglaterra foram vendidas 1.78 milhões de cópias, fazendo com que os lucros do primeiro semestre da Publica-dora Bloomsbury subissem em 14 por cento.”

Eu vou ser franca contigo. Se esti-veres a ler os livros do Harry Potter, estás a namoriscar com o espiri-tismo. E isso, meu amigo, é muito perigoso. É plano do diabo desviar o maior número de pessoas que ele possa, e que melhor maneira pode ele ter do que começar com as crianças? Se ele conseguir iniciá--las, em tenra idade, no espiritismo, imagina quantos convertidos ele pode obter ao longo da vida e a

influência que eles por sua vez podem ter sobre outros, incluindo no futuro os seus próprios filhos. Ellen White advertiu-nos que o espiritismo seria um dos últimos maiores enganos, e acredita, pode-mos mesmo ver isto acontecer perante os nossos olhos.

Muitas pessoas insuspei-tas, incluindo Cristãos, insistem que os livros do Harry Potter nada mais são do que leitura ino-cente para as crianças, destinada a ensinar-lhes bons hábitos de leitura num modo de entrete-

nimento. A própria autora insiste que a personagem Harry é imagi-nária e que ele foi “simplesmente produzido na sua mente.” Ela nega que os seus livros tenham alguma coisa a ver com o ocultismo e diz que não acredita em nenhum tipo de magia. Mas é interessante que durante uma entrevista de rádio, um ouvinte que pratica magia lhe tenha perguntado se ela era membro da Wicca (uma forma de magia) e quando ela respondeu que não, o ouvinte pareceu sur-preendido e revelou que a razão porque ele gostava tanto dos livros do Harry Potter é porque eles con-tinham tanto ocultismo. Noutras ocasiões, ela admitiu ter passado bastante tempo a estudar o ocul-tismo enquanto fazia a pesquisa para os seus livros. Também disse que acreditava que o número sete é um número místico.

A Expansão de Falsas DoutrinasDeixados Para TrásUm sítio da Internet onde se faz a publicidade à série de novelas Left Behind (Deixados Para Trás) sobre os eventos finais, ilustra da seguinte maneira os dias finais desta terra: “Num momento caó-tico, milhões de pessoas em todo o mundo desaparecem subitamente

Page 30: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

deixando as suas roupas, alianças de casamento, óculos e sapatos em pilhas amarrotadas. Há uma confusão geral quando os carros, subitamente sem condutor, ficam desgovernados, irrompem fogos e generaliza-se a histeria enquanto a humanidade olha incrédula e temerosa para os lugares vazios onde há segun-dos atrás se encontravam os seus queridos. Este é o arreba-tamento secreto que Deus esta-beleceu como o primeiro sinal do início do fim do tempo.”

A série de novelas “Left Behind” (Deixados Para Trás) teve um enorme sucesso comer-cial. Segundo um artigo publicado no jornal Christian News (Notícias Cristãs) de Outubro de 2002, “Os livros duplicaram tanto os lucros como o pessoal da Editora Tyndale House (Wheaton, Illinois). Cerca de 40 milhões de cópias foram vendi-das (50 milhões se contarmos com as bandas desenhadas e as versões para crianças), gerando mais de 350 milhões de dólares de vendas em apenas seis anos…. O sétimo livro, The Indwelling, editado em Maio de 2000, já tinha vendidas 1,4 milhões de cópias ainda antes de ter saído para as livrarias, e algumas tiveram mesmo que estar abertas até à meia-noite por causa da longa fila de fãs. Alcançou de imediato o primeiro lugar da tabela de vendas do Jornal New York Times. Com o oitavo livro da série, The Mark, aconteceu o mesmo. O nono volume, Dese-cration, publicado em Outubro de 2001 teve uma primeira edição de 3 milhões de exemplares, a maior tiragem alguma vez feita para uma novela Cristã. O volume 10, The

Remnant, foi editado em 2002 com uma tiragem de 2,75 milhões de exemplares.

A juntar aos 40 milhões de exem-plares da série Left Behind (Deixa-dos Para Trás), a Editora Tyndale House vendeu ainda mais de 10

milhões de artigos relacio-nados com o tema, tais como protectores de ecrã de compu-tador, postais, c a l endá r i o s , jogos de mesa, música, ador-nos e coleccio-náveis.”

Então qual é o grande problema acerca da série de livros Left Behind (Deixados Para Trás)? Se são assim tão popu-lares, devem ter qualquer coisa de interessante, não é verdade? Bem, de facto até têm, só que não baseado na verdade. A série Left Behind, que parece ter varrido o mundo como um fogo selvagem, está baseada na falsa doutrina do arrebatamento secreto. Esta é uma crença sustentada por muitos Cris-tãos Evangélicos que dizem que um dia Jesus arrebatará secretamente milhões de crentes e que voltará 7 anos depois. Mas nós sabemos, de acordo com a Bíblia, que a volta de Jesus não será um acontecimento secreto. Apocalipse 1:7 diz que Ele vem nas nuvens e que todo o olho o verá. I Tessalonicenses 4:16 diz que “o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus.” E isto será um glo-rioso evento. Jesus coloca-o desta maneira em Mateus 16:27: “Pois o Filho do Homem virá na glória do Seu Pai, com os seus anjos.” Não consigo imaginar como algo tão estrondoso, tão visí-

vel e tão glorioso pode ser secreto.

Infelizmente, muitas pessoas, em vez de estudarem a Palavra de Deus, baseiam as suas crenças religiosas num imaginário ponto de vista de um escritor de ficção. Isto é que é perigoso!

Quero partilhar contigo uma pequena história que tem um paralelo certeiro com o mundo de hoje – mesmo para nós como Adventistas do 7º Dia.

“No Oeste do Texas, existe um famoso campo de petróleo conhe-cido como Yates Pool. Durante a Recessão, este campo era um rancho de ovelhas, propriedade de um homem chamado Yates. Este homem não conseguia ganhar com este rancho o dinheiro sufi-ciente para pagar os juros da hipoteca e por isso estava em risco de o perder. Com pouco dinheiro para a comida e roupa, a sua famí-lia tinha de viver de subsídios do Estado.

“Dia após dia, enquanto apas-centava as suas ovelhas, ele ques-tionava-se de como seria capaz de pagar as suas dívidas. Então uma equipa de sismógrafos de uma companhia petrolífera veio até àquela região e disse-lhe que poderia existir petróleo na sua propriedade. Pediram-lhe autori-zação para começar a fazer pros-pecções e ele assinou um contrato de concessão.

Trinta metros abaixo do solo, encontraram uma imensa reserva de petróleo. O primeiro poço produziu 80 000 barris por dia.

28SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

“Pois o mesmo Deus que ordenou à luz

que brilhasse através das trevas foi quem

fez brilhar nos nossos corações a luz do

conhecimento da glória de Deus na face de

Jesus Cristo.”

Milhões de pessoas no mundo estão a viver em trevas e a cair presa da armadilha dos

enganos de Satanás. Eles precisam desesperadamente do tesouro que nós temos.

Page 31: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Muitos dos poços posteriormente abertos eram duas vezes mais largos. Trinta anos depois de terem começado a prospecção no pri-meiro poço, todos os poços ainda tinham a capacidade de produzi-rem 125 000 barris de petróleo por dia. E o Senhor Yates era o dono de tudo isto! No dia em que comprou o terreno ele recebeu os direitos sobre o petróleo e os minérios, e no entanto ele conti-nuava a viver de auxílio estatal. Um multimilionário a viver na pobreza! Qual era o problema? Ele simplesmente não sabia que o petróleo estava lá. Ele era o dono de tudo, mas não o sabia” (Ilustra-ções, Histórias e Citações, de Jim Burns e Greg McKinnon, Editora “Light Publishing”).

A Bíblia é um tesouro. E se não estás a lê-la e a partilhá-la cada dia, és como o homem que era rico e não o sabia. Paulo lem-bra-nos em 2 Coríntios 4:7 que “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a exce-lência do poder seja de Deus, e não de nós” Sabes quem são esses vasos de barro? Somos tu e eu! E o tesouro é o evangelho que Deus nos deu na Sua Palavra. E lembra-te, nunca foi intenção de Deus que nós açambarcássemos ou enterrássemos esse tesouro. Somos chamados, especialmente nestes dias da história da Terra, a deixar brilhar a nossa luz perante o mundo.

Escuta, “Pois o mesmo Deus que ordenou à luz que brilhasse através das trevas foi quem fez brilhar nos nossos corações a luz do conheci-mento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.” Em visão, Ellen White viu isto mesmo a acontecer – na nossa época! Ela diz assim, “Vi jactos de luz a brilharem nas cidades e nas vilas, dos locais altos aos baixos da terra. A Palavra de Deus era obedecida e como resultado existiam memoriais para

Ele em cada cidade e vila. A Sua verdade era proclamada por todo o mundo” – Testimonies, vol. 9, pág. 28, 29.

Milhões de pessoas no mundo estão a viver em trevas e a cair presa da armadilha dos enganos

de Satanás. Eles precisam deses-peradamente do tesouro que nós temos. Não queres deixar que a tua luz brilhe hoje?

29 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

TRABALHA NISTOMateus 24Confere

AprofundaA mensagem desta noite fala sobre alguns dos sinais no mundo religioso que indicam que Jesus está a voltar em breve. De que outros sinais te consegues lembrar? Que sinais, positivos ou negativos, podemos ver na nossa própria igreja?

Que podemos nós fazer, como Adventistas do Sétimo Dia, para contrapor a falsa influência de tais livros e filmes como Left Behind (Deixados Para Trás) e Harry Potter?

Presentemente restam somente 24 países no mundo para os Adventistas alcançarem com a mensagem do Evangelho. O que nos diz isto acerca da proximidade da vinda de Jesus? O que pensas que será preciso fazer para alcançar estes restantes países?

De que maneira pensas que o declínio da frequência à igreja pode ser um benefício ao partilharmos a nossa fé com outros?

PensaPorque é perigoso ler os livros da série Harry Potter? De que outras formas populares de espiritismo precisamos de estar alerta e evitar? (horóscopos, leitura da palma das mãos, jogos como os Quadros Ouija, Cartas de Tarot, programas de televisão espíritas e/ou filmes, etc.) O que diz a Bíblia sobre envolvermo-nos com o espiritismo?

PartilhaQual é a teoria do arrebatamento? O que há de errado com ela e como é que ela está em desacordo com o que a Bíblia diz? O que poderias dizer a uma pessoa que acredita no arrebatamento? Enumera alguns textos da Bíblia que poderias partilhar?

Page 32: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Em 1863, Ellen G. White teve uma visão que moldaria o futuro da Igreja Adventista

do Sétimo Dia e também mudaria para sempre a sua vida. Ela escre-veu assim: “Foi na casa do Irmão A. Hilliard, em Otsego, Michigan, em 6 de Junho de 1863, que o grande tema da reforma da saúde foi posto perante mim em visão” (Review and Herald, Outubro 8, 1867).

“Vi que era um dever sagrado ter em atenção a nossa saúde, e incentivar outros para este dever. … Temos o dever de falar, de lutarmos contra a intemperança de qualquer tipo – intemperança no trabalhar, no comer, no beber e no uso de medicamentos quí-micos – e em seguida indicar-lhes os grandes remédios de Deus:

água, a pura e suave água, para as doenças, para a saúde, para a limpeza, para o fausto. …Vi que não nos deveríamos calar acerca do tema da saúde, mas devíamos despertar as mentes para este assunto” (E.G. White, Carta 4, 1863). Desde aquele dia, a família White começou a modificar os hábitos de saúde na sua casa e a partilhar com outros os princípios da saúde que Deus tinha revelado à Srª White.

O que é realmente interessante é que muitas das coisas que Deus lhe mostrou estavam muito à frente do conhecimento geral da época. Não foi senão depois de muitos anos, até um século mais tarde, que a ciência moderna pôde “des-cobrir” os princípios da fisiologia,

higiene e alimentação que Ellen White tinha partilhado em resul-tado das suas visões. É também fascinante que uma mulher uni-camente com o terceiro grau de instrução primária pudesse falar e escrever sobre assuntos médi-cos tão acuradamente. Um dia, ela encontrou-se com um médico com quem tinha partilhado algu-mas das coisas que tinha visto em visão. Ele convidou-a para ir a sua casa e pediu-lhe que ela lhe contasse mais coisas. A Srª White estava relutante em fazê-lo porque não estava familiarizada com a linguagem médica, mas o Dr. Lay insistiu. Depois de uma conversa que durou 2 horas, o Dr. Lay estava estupefacto. Disse-lhe que os princípios que ela tinha parti-lhado eram extraordinariamente

30SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Corpo,Sexta-Feira Texto Bíblico: Mateus 24

Sinais Médicos Deus

O teu

Templo de

Page 33: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

31 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Não foi senão depois de muitos anos, até um século mais tarde, que a ciência moderna pôde “descobrir” os princípios da fisiologia, higiene e alimentação que Ellen White tinha partilhado em resultado das suas

visões. É também fascinante que uma mulher unicamente com o terceiro grau de instrução primária pudesse

falar e escrever sobre assuntos médicos tão acuradamente.

precisos e que sabia que ela não tinha recebido estas informações de alguma fonte humana.

Para que possas compreender o quanto esta informação era revolu-cionária, tens que saber como era uma cura típica naqueles dias. Quando J. N. Lough-borough, um dos pionei-ros Adventistas, tinha 18 anos, ele foi aconselhado a utilizar o tabaco para curar um problema num pulmão – um tratamento muito em voga naquela época. Se uma pessoa adoecia, davam-lhe gran-des doses de drogas e em muitos casos faziam-lhe uma sangria para o libertar das toxinas. Na maioria dos casos, os doentes que eram submetidos a tais tratamentos pioravam ou até morriam.

O conhecimento que Deus reve-lou a Ellen White está registado em muitos dos seus livros e arti-gos, incluindo o Ministério da Cura, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, Ministério Médico e Conselhos Sobre Saúde. Embora o tempo de que dispomos não nos permita partilhar tudo o que Deus lhe mostrou, gostaria de realçar somente algumas revelações que ela teve e que a ciência médica veio a confirmar. Estes factos foram obtidos do Apêndice X do livro “Proof Positive” (Prova Posi-tiva) de Neil Nedley, M.D.

TabacoEllen White disse: “O Tabaco… acorrenta a vontade; mantém as suas vítimas numa escravidão de hábitos difícil de ultrapassar” (Temperança, pág. 58).

A Ciência Médica diz: “A Nicotina é seis a oito vezes mais aditiva do que o álcool” (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, A Report of the Surgeon General, 1989 [Um Rela-tório do Cirurgião Geral]).

Ellen White disse: “A carne dos animais está cheia de germes can-cerígenos” 102.

A Ciência Médica diz: “Comer carne duplica o risco do cancro do cólon.” 105-109

Ellen White disse: “Da luz que me foi dada, o açúcar, quando usado em grandes quantidades, é mais prejudicial do que a carne” 156.

A Ciência Médica diz: “Um número de diferentes cancros foi agora estatisticamente relacio-nado com o consumo do açúcar. O risco dos seguintes cancros parece aumentar quando se con-some mais açúcar: cancro do cólon, cancro do recto, cancro da mama, cancro dos ovários, cancro do útero, cancro da próstata e os cancros do sistema nervoso” 157.

Exercício Quando leio e ouço diariamente as notícias, tudo só vem confirmar o que a Bíblia e Ellen White dizem acerca da saúde. Lembras-te do texto que diz que nos últimos dias o conhecimento aumentaria? Esta profecia aplica-se também à ciência médica. Durante o século passado, descobertas como os antibióticos e as vacinas salva-ram milhões de vidas. Devido a estes avanços da medicina, doenças como a poliomielite e o sarampo foram quase totalmente erradicadas. Exames de diagnós-

tico médico tais como o Raio X, Tomografia Axial Computorizada (TAC), Ecografia e Ressonância Magnética, Electrocardiogramas, todos desenvolvidos durante o século XX, não só ajudaram a

salvar vidas, como a aumentar a expecta-tiva de vida. Sabias que nos Estados Unidos um homem branco tinha uma expectativa de vida de 48 anos? E que em 1999 esta expectativa subiu para 74 anos? Os cientistas estão agora a prever que a média de vida aumentará para os 125 anos. Isto é que é progresso!

Mas espera aí. Antes de ficares com a ideia de que a raça humana está

a caminho da imortalidade, deixa--me que te traga de novo para a rea-lidade. Apesar do nosso progresso no conhecimento da saúde e na prática da medicina, infelizmente, somos cada dia confrontados por novos desafios de saúde.

Contaminação de AlimentosUm artigo de 16 de Janeiro de 2004, publicado no Site da “Envi-ronmental News Network, Inc” (Rede de Notícias do Ambiente) diz: “Tanto a produção de carne como a criação de salmão em viveiro, têm sido motivo de notícia – e não pelas melhores razões. De acordo com um estudo publicado pelo jornal Science, o salmão criado em viveiro contém até 10 vezes mais contaminantes como os PCB e dioxinas do que o salmão selvagem. Acredita-se que muitos destes contaminantes são agentes causadores de cancro. De facto, os níveis de contaminação são suficientemente elevados para os autores do relatório recomendarem que as pessoas não comam mais do que uma refeição de salmão criado em viveiro por mês.

Page 34: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

32SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Quero simplesmente que saibas que Deus, porque nos ama, deu-nos alguns

princípios importantes para que vivamos seguindo-os. Porquê? Para

que possamos ser saudáveis e felizes e fazermos grandes coisas para Ele.

O Artigo continua: “A produção de carne tem também sido notícia devido à descoberta de outro caso de BSE – doença das vaca loucas – na América do Norte. Embora o risco para o ser humano seja relativamente baixo, o incidente expõe de novo os problemas asso-ciados com a produção em massa de carne com o fito do lucro em vez da saúde e bem-estar tanto dos seres humanos como dos ani-mais. A BSE nunca teria chegado a ser um problema se os agricul-tores não tentassem aumentar a taxa de crescimento do gado (e portanto, dos lucros) alimen-tando-os com produtos à base de carne – incluindo outros animais de pastagem – transformando, na sua essência, herbívoros em car-nívoros.”

Um editorial da Universidade de Baylor, de Novembro de 2003 diz: “Um novo estudo vem trazer à evi-dência que os químicos contidos nos despejos, provenientes das estações de tratamento de água à base de plantas, acabam por ser assimilados pelos peixes.

“Três espécies de peixes que vivem perto de uma corrente vinda de uma estação de tratamento de águas, no norte do Texas, tinham acumulação dos com-ponentes activos de dois anti- -depressivos bem conhecidos, nos seus cérebros, fígados e mús-culos, diz Bryan Brooks da Universidade Baylor em Waco, no Texas.

E se pensas que o leite é seguro, ouve isto: “Quando na Primavera passada foi detectado perclorato nas alfaces produzidas na Califór-nia e no Arizona, devido à irriga-ção da água ter sido contaminada com combustível de foguetão, os agricultores temeram que o problema pudesse ser mais espa-

lhado. Os investigadores da Uni-versidade do Texas vieram agora confirmar alguns desses receios, relatando que o leite adquirido pelos supermercados de Lubbock, Texas, contém níveis de perclorato preocupantes. Embora a fonte de contaminação de perclorato no oeste do Texas seja desconhecida, as conclusões, que estão relatadas no estudo enviado para o site da Internet da Pesquisa ASAP da ES&T em 19 de Setembro, suge-rem que o perclorato está mais prevalecente no ambiente e no fornecimento de alimentos do que previamente se pensava.”

Novas DoençasUm Editorial dos Editores Asso-ciados, publicado em Janeiro de 2004, diz o seguinte: “Depois de vários dias a negar que tivesse algum problema, a Tailândia tornou-se, na passada Quinta-feira no último foco de crise da gripe das aves, alegando que um rapaz de uma das aldeias está infectado. A Organização Mundial de Saúde avisou que o vírus pode sofrer uma mutação para uma forma mais mortal para o ser humano.

“A gripe das aves matou cinco pessoas no Vietname e infectou milhões de galinhas na Ásia. Jun-tamente com o reaparecimento da pneumonia atípica (síndrome agudo de respiração grave), este vírus de rápida disseminação tornou a Ásia numa região de vasto alerta de saúde.

“Uma equipa da Organização Mundial de Saúde e seis cientis-tas dos Centros de Controlo da

Doença dos Estados Unidos estão em Hanói, para descobrir exacta-mente como é que o vírus H5N1 passou das aves para os humanos.

“Os cientistas acreditam que as pessoas contraem a doença atra-vés do contacto com aves doentes. Até agora, não houve nenhuma evidência de transmissão de pessoa para pessoa.

“Mas os oficiais de saúde estão preocupados pois o vírus das aves pode sofrer uma mutação que per-mita a transmissão por humanos, o que poderá tornar esta doença numa enorme crise de saúde maior do que a SARS (síndrome agudo de respiração grave). Esta doença, também um vírus, matou cerca de 800 pessoas em todo o mundo no ano passado.”

SARSSegundo o Centro para o Controlo de Doenças dos Estados Unidos: “O síndrome agudo de respiração grave (SARS) é uma doença vírica respiratória causada por um coro-navírus, chamado SARS-associado coronavirus (SARS-CoV). O SARS foi detectado pela primeira vez

na Ásia, em Fevereiro de 2003. Durante os poucos meses seguintes, a doença espalhou-se para mais de duas dúzias de países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, antes da erupção global do SARS de 2003 ser contida.

“De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um total de 8.098 pessoas em todo o mundo ficaram doentes com SARS, durante este surto de 2003.”

Doença das Vacas LoucasA Doença das Vacas Loucas está cada vez mais em destaque. Um artigo do New York Times, de 6 de Janeiro de 2004 relata: “O número de pessoas que morreram

Page 35: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

33 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

TRABALHA NISTOMateus 24Confere

AprofundaO que tem a saúde a ver com a nossa vida espiritual? Tem realmente importância tentar ser saudáveis ou não? Porquê ou porque não? Pode o modo como tratamos o nosso corpo afectar a nossa salvação? Como?

PensaPorque é que Deus deu visões a Ellen White sobre a nossa saúde? Como é que essas visões afectam a missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia?

PartilhaApesar de todo o conhecimento que temos disponível hoje, porque é que tantas pessoas, tanto dentro como fora da igreja, continuam a ter estilos de vida não saudáveis? O que podemos fazer para alterar esta situação?

Como podemos utilizar a mensagem da saúde para testemunhar aos outros acerca da nossa fé? O que diz Ellen White sobre isto?

Quais são alguns dos outros riscos que enfrentamos nestes últi-mos dias? Quem ou o quê é a causa das pestilências?

AgePôr em prática a mensagem da saúde é uma garantia de que nunca iremos adoecer? (Não) Se assim é, então porque é que necessitamos de estabelecer bons hábitos de saúde? Porque permite Deus que algumas vezes as pessoas adoeçam ou cheguem mesmo a morrer?

em Inglaterra com uma doença do cérebro relacionada com as vacas loucas, aumentou em 2003 pela primeira vez em quatro anos, noti-ciou na Segunda-feira, o Departa-mento de Saúde.

“Dezoito pessoas morreram em 2003 com uma variante da doença de Creutzfeldt-Jakob, disse a agência, e 17 em 2002. A doença conhecida como V.D.C.J., acredita-se ter base na ingestão de carne infectada e ataca o cérebro humano da mesma maneira que a doença das vacas loucas ataca o cérebro do gado bovino.

“Até à data, já morreram na Inglaterra 139 pessoas de casos da variante da doença de Creut-zfeldt-Jakob “reconhecida ou pro-vável”, noticiou o Departamento de Saúde, encontrando-se ainda vivos seis doentes infectados.”

Hoje, a Doença das Vacas Loucas não está limitada à Inglaterra. Em Dezembro de 2003 a doença tornou-se um tema bastante quente quando foi descoberta em gado dos Estados Unidos.

SIDAHá vinte e cinco anos, a SIDA era uma doença da qual não se ouvia falar. Hoje, mais de 60 milhões de pessoas a contraíram e desses 20 milhões morreram devido a ela. Nalguns países Africanos, um quarto da população foi infectada com SIDA. Certamente que esta doença é uma das pragas dos últi-mos dias, de que a Bíblia nos fala em Mateus 24:7.

Já viste onde quero chegar? Os sinais estão por todo o lado. Jesus está a voltar muito em breve.

Por isso talvez tu estejas a pergun-tar: O que tem a saúde a ver com a volta de Jesus e com a minha salvação? Não partilhei estas notícias contigo para te assustar ou para te tornar nervoso acerca

de comeres isto ou aquilo. Quero simplesmente que saibas que Deus, porque nos ama, deu-nos alguns princípios importantes para que vivamos seguindo-os. Porquê? Para que possamos ser saudáveis e felizes e fazermos grandes coisas para Ele. Lembra-te que a Bíblia diz que o nosso corpo é o templo de Deus. Devemos cuidar do nosso corpo para que estejamos prontos (e ajudemos outros a esta-rem prontos) quando Jesus voltar.

“Em Dezembro de 1993 um homem de 32 anos morreu em Buenos Aires por ter comido de mais. Quando morreu pesava 300 kg. Cinco dias antes de morrer, ele comeu um leitão inteiro ao jantar, o que fez com que tivesse que dar

entrada nos cuidados intensivos do hospital. Para o transportar para o hospital, os médicos tive-ram que chamar a brigada de bombeiros da cidade” (Ilustrações Contemporâneas, pág. 204). Isto é glutonaria pura e é também um sinal de que Jesus está a voltar muito em breve.

Deixa-me terminar com um aviso da Palavra de Deus: “Portanto quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10:31).

Page 36: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Esta tem sido uma semana fantástica, não achas? Não posso falar por ti. Quanto a

mim, a minha mente ficou maravi-lhada e o meu coração tocado ao passarmos esta semana a analisar os sinais da volta de Jesus. Eles estão por toda a parte – no mundo da política, no mundo da ciência, no mundo religioso, na sociedade, até mesmo nas nossas cidades e nas nossas igrejas. A Natureza e os acontecimentos actuais parecem estar a gritar, alto e bom som, de cada canto do planeta, que Jesus está a voltar em breve. É preciso ser-se cego para não reconhecer que algo está para acontecer. Até mesmo os não Cristãos con-seguem ver isto.

Jesus explicou tudo muito bem. E Ele avisou-nos que não have-ria desculpa para não reconhe-cermos os sinais quando eles aparecessem. Em Mateus 24:32 e 33 Ele diz-nos: “Aprendei agora esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente vós, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo – às portas!” Por isso, agora que sabemos que o fim está próximo, como Cristãos o que devemos fazer? Devemos ficar cheios de medo, vivendo cada momento que passa preocupados

com o tempo da tribulação? Ou abandonamos tudo, afastamo-nos da sociedade, e corremos o mais que podemos para nos esconder-mos nas montanhas? Ou será que devemos simplesmente sentarmo--nos, não fazer nada, e dizer sem preocupação, “Bem, nós sabemos que estas coisas vão acontecer de qualquer maneira, e não podemos fazer nada”. O que deve então fazer o Cristão?

Ouve este conselho do Espírito de Profecia: “Deus revelou o que iria acontecer nos últimos dias, para que o Seu povo possa estar prepa-rado para permanecer firme contra a fúria e a violência da oposição. Aqueles que foram avisados dos eventos que terão lugar no futuro não se devem sentar esperando calmamente pela chegada da tempestade, confortando-se com

o facto de que o Senhor protegerá os Seus fiéis no dia da tribulação. Devemos esperar pelo nosso Senhor, não em ociosa expecta-tiva, mas em fervoroso trabalho, com fé inabalável. Agora não é o tempo de permitirmos que as nossas mentes sejam ocupadas com coisas de menor importân-cia. Enquanto os homens estão a dormir, Satanás está a trabalhar activamente, preparando as coisas

para que o povo de Deus não possa ter justiça ou misericórdia. O movimento do Domingo está agora a dar os seus passos na obscuridade. Os seus dirigentes estão a dissimular a verdadeira questão, e muitos dos que se unem ao movimento não conse-guem ver para onde a corrente está a tender. Os seus mentores têm aparência suave e Cristã, mas quando tiverem que falar, revelarão o espírito do dragão.

“É nosso dever fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para

evitar o perigo ameaçador. Deve-mos esforçar-nos para derrubar preconceitos, colocando-nos numa luz adequada perante o povo. Devemos trazer perante eles a verdadeira questão em jogo, inter-pondo o mais eficaz protesto contra as medidas restritivas da liberdade de consciência. Devemos pesqui-sar as Escrituras e sermos capazes de dar a razão da nossa fé. Diz o

34SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Discipulado2º Sábado Texto Bíblico: Mateus 24:32

Ele Volta

A Natureza e os acontecimentos actuais

parecem estar a gritar, alto e bom som, de cada canto

do planeta, que Jesus está a voltar em breve. É preciso ser-se cego para não reconhecer que algo está para acontecer. Até mesmo os não Cristãos

conseguem ver isto.

Page 37: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

profeta [Daniel]: O ímpio obrará impiamente; e nenhum dos ímpios entenderá; mas os sábios entende-rão” (Testimonies for the Church, vol. 5, pág. 452).

Muito bem. Portanto estás con-vencido que estamos a viver nos últimos dias e que Jesus em breve voltará. Tu sabes que tens de fazer alguma coisa, mas talvez não este-jas bem seguro que coisa é essa. Provavelmente estás a dizer, “sei que preciso de me preparar, mas como posso estar pronto e ajudar outros a estarem prontos também? Como posso ter um relaciona-mento mais profundo com Jesus? Estava mesmo à espera que fizes-ses essa pergunta!

No livro Ready or Not (Preparado ou Não) de G. Edward Reid, nas páginas 214 a 219, encontramos algumas dicas sobre a preparação para a Segunda Vinda de Jesus. Com a sua permissão, gostaria de partilhar agora algumas dessas dicas contigo:

1. Faz da tua preparação para o Céu um assunto de oração.

2. Abre o teu coração a Deus.

3. Agarra-te ao amor de Deus.

4. Estuda a tua Bíblia com regularidade.

5. Segue o exemplo de Jesus.

6. Envolve-te no trabalho de Deus.

7. Faz regularmente o culto matinal.

8. Confia em Deus.

9. Não esperes. Decide hoje mesmo ser um vencedor.

10. Lembra-te que tens disponível uma ajuda sobrenatural.

São uns bons conselhos, não te

parece? Mas agora talvez estejas a pensar, “Onde é que os jovens se encaixam nesta história? Temos nós realmente uma parte a d e s e m p e n h a r em tudo o que se está a passar nestes últimos dias? Não somos nós dema-siado jovens para fazermos algo realmente importante?” Pois bem, tenho boas notícias para ti! Se alguma vez te interrogaste acerca do papel que vais desempenhar na finaliza-ção do trabalho, escuta o que a profetisa disse:

“Com um tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude, devidamente apetrechados e treinados, quão brevemente a mensagem de um Salvador crucificado, ressusci-tado e prestes a voltar poderia ser dada ao mundo inteiro! Quão brevemente poderia chegar o fim – o fim do sofrimento, da tristeza e do pecado!” (Educação, pág. 271). Ouviste isto? Não somente tens um papel a desempenhar, como na verdade tens o poder de apressar a volta de Jesus! Que pensamento espantoso. Deixa-me dizer-te uma coisa. Deus está hoje à procura de jovens dedicados que estejam dispostos a cumprir os Seus planos. Ele tem um exér-cito e está agora mesmo a fazer o recrutamento de voluntários! Não te queres alistar?

Li recentemente algo que me fez parar e pensar. É uma carta escrita por um jovem que decidiu termi-nar o noivado de modo a poder juntar-se ao Partido Comunista. Vê

só a dedicação que ele revela pela causa à qual dedicou a sua vida.

“Nós os comunistas temos uma elevada taxa de vítimas. Nós somos aqueles que são alvejados, linchados e até pinchados. Somos enclausurados, espancados, ridi-cularizados e despedidos. A nossa vida é a mais desconfortável pos-sível sob todos os aspectos. Uma certa percentagem de nós é morta ou aprisionada. Vivemos ao nível da pobreza. Devolvemos ao par-tido cada cêntimo a mais do que é absolutamente necessário para nos mantermos vivos.

“Nós, os comunistas, não temos dinheiro para assistir a muitos filmes, ou concertos, ou para grandes refeições em restaurante populares, uma casa digna desse nome ou carros novos. Temos sido descritos como fanáticos. Nós somos fanáticos. A nossa vida está dominada por uma coisa apenas, a luta pelo comunismo mundial.

“Nós, os comunistas, temos uma filosofia de vida que nenhuma soma de dinheiro pode com-prar. Temos uma causa pela qual combater e um propósito de vida bem definido. Subordinamos o nosso ser a um grande movimento humanitário e se o nosso ser, o

35 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Deus revelou o que iria acontecer nos últimos dias, para que o Seu povo possa estar preparado para

permanecer firme contra a fúria e a violência da oposição. Aqueles que

foram avisados dos eventos que terão lugar no futuro não se devem sentar esperando calmamente pela chegada da tempestade, confortando-se com o facto de que o Senhor protegerá os Seus fiéis no dia da tribulação.

Devemos esperar pelo nosso Senhor, não em ociosa expectativa, mas em

fervoroso trabalho, com fé inabalável.

Page 38: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

nosso ego e a nossa vida pessoal parecem sofrer pela subordinação ao Partido, então somos adequa-damente compensados pelo pen-samento de que cada um de nós, na sua pequena esfera de acção, está a contribuir para a humani-dade com algo que é novo, verda-deiro e melhor para ela.

“Existe uma coisa para a qual eu vivo fervorosamente e esta é a causa comunista. É a minha vida, o meu negócio, a minha religião, o meu passatempo, a minha namo-rada, a minha esposa e a minha amante, a minha carne e o meu pão. Eu vivo para isso durante o dia e sonho com isso durante a noite. À medida que o tempo passa, sinto a minha ligação a esta

causa cada vez mais forte. E por isso não posso manter uma amizade, um namoro ou até mesmo uma conver-sação sem que esteja rela-cionada com esta força que impulsiona e dirige a minha vida. Avalio as pessoas, os livros, as ideias e as acções segundo o modo como elas afec-tam a causa comunista e pela sua atitude perante ela. Já estive preso por causa das minhas ideias e, se necessário, estou pronto para ir até ao esquadrão de fuzilamento” (Ilustrações, Histórias e Citações, por Jim Bruns e Greg McKinnon, Gospel Light Publishing).

Se um jovem pôde ser tão dedi-cado ao Comunismo, tanto que

até desistiu da mulher que amava, quanta mais dedica-ção devemos nós, como Cris-tãos, mostrar para com Cristo e a Sua causa? É claro que Deus não te está a pedir que abandones os teus amigos ou até mesmo a tua noiva. Tudo o que Ele te pede é a tua dedica-

ção e o teu serviço. Temos um pro-pósito, um propósito mais elevado do que a causa comunista. Como Adventistas do Sétimo Dia, fomos chamados para uma tarefa espe-cial – advertir o mundo que Jesus, o nosso Salvador, está a voltar para nos levar para o lar.

Deus está a chamar-te hoje para que te alistes no Seu exército. E tu sabes que os bons soldados não vão para a guerra sem uma boa protecção. Quando os sol-dados Americanos invadiram o Iraque em 2003, eles sabiam que lá haveria o perigo de existirem armas químicas prontas a ser usadas contra eles. Então o que é que eles fizeram? Foram prepara-dos com máscaras de gás e fatos especiais completos para os pro-

36SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

Como Adventistas do Sétimo Dia, fomos chamados para

uma tarefa especial – advertir o mundo que Jesus, o nosso Salvador, está a voltar para

nos levar para o lar.

Deus está a chamar-te hoje para que te alistes no Seu exército. E tu sabes que

os bons soldados não vão para a guerra sem uma boa

protecção.

Page 39: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

37 SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

TRABALHA NISTOMateus 24Confere

AprofundaComo Adventistas do Sétimos Dia, temos pregado durante 150 anos que Jesus irá voltar. Então porque é que Ele ainda não voltou?

PensaNa mensagem de hoje, lemos uma citação de Ellen White, onde ela diz que os jovens têm o poder de apressar a volta de Jesus. Como é que isso é possível? Que coisas específicas podem os jovens fazer para ajudar a terminar a obra? Que podemos nós fazer na nossa igreja?

PartilhaComo devemos lidar com as pessoas da nossa igreja que perde-ram a esperança ou que simplesmente não acreditam que Jesus irá voltar? E com os teus amigos que foram enredados e apanha-dos pelas práticas pecaminosas do mundo? Como lhes devemos responder nestes últimos dias? Podem eles ser ajudados? Como?

Qual é a melhor maneira de estarmos preparados para a volta de Jesus?

Como ter a certeza de que estaremos salvos quando Jesus voltar?

A maioria das pessoas, especialmente os jovens, sente medo quando pensam no tempo da tribulação. É errado sentir-se medo? Como devemos nós lidar com este medo?

AgeQual é a melhor maneira de partilhar as notícias da volta de Jesus com pessoas que não partilham a nossa fé? Que experiên-cias tens tido ao fazer isso?

tegerem caso o inimigo utilizasse o seu arsenal de armas químicas. Deus também nos deu uma arma-dura de protecção contra o nosso inimigo, Satanás. E acredita, ela é muito mais eficaz do que uma máscara de gás.

Escuta enquanto leio do livro de Efésios. No capítulo 6, versos 11 e 14 a 18 diz assim: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra todas as ciladas do diabo… Estai pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e

vestida a couraça da justiça; E cal-çados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobre-tudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capa-cete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; Orando em todo

o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”

Hoje desa-fio cada um de vós para

vestirem a vossa armadura e se unirem às fileiras do grande exér-cito de jovens que irão, pelo Espí-rito de Deus, realizar maravilhosas conquistas para o Senhor e apres-sar a Sua vinda. Se estás disposto a aceitar este desafio, vem por favor à frente, unindo-te a mim no altar. Deus está a chamar-te hoje. Não queres vir?

Deus está hoje à procura de jovens

dedicados que estejam dispostos a cumprir os Seus planos. Ele tem um exército e está

agora mesmo a fazer o recrutamento de voluntários! Não te

queres alistar?

Page 40: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

38SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

pontamentosAnotações Anotações Anotações Anotações

A

Page 41: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005
Page 42: SEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005

ASEMANA DE ORAÇÃO DOS JOVENS 2005