seleção de livros - esalq.usp.br · escritoras configura, representa e sedimenta uma modernidade...

8
SELEÇÃO DE LIVROS

Upload: ngoquynh

Post on 19-Sep-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

seleção de livros

seleção de livrosÁgua & esalQ: racionalizar ou racionar

A Mulher e a Cidade: Imagens da Modernidade Brasileira em Quatro Escritoras Paulistas

Bianca Ribeiro Manfrini

ISBN 978-85-314-1300-116 x 23 cm268 p.

Determinar a relação entre autoras de diferentes décadas do século XX – Patrícia Galvão, Maria José Dupré, Carolina Maria de Jesus e Zulmira Ribeiro Tavares – é o objetivo da pesquisa de Bianca Ribeiro Manfrini, que culminou neste livro. O intuito principal da abordagem é observar como o conjunto da obra dessas escritoras configura, representa e sedimenta uma modernidade instituída tardiamente naquela que pode ser considerada a cidade mais moderna do país, observa a autora. A especificidade de obras tão distintas corresponde justamente a sua irregularidade e à descontinuidade da paisagem urbana nessas obras, em regiões como o Itaim Bibi, Santa Cecília e o Brás. Para a avaliação de tal diversidade, a análise da implantação da modernidade entre nós, realizada de maneira desigual e incompleta, se mostra de grande valia. De acordo com a autora, o estudo dessas escritoras pode sugerir uma reflexão sobre nossa historiografia literária, que as marginalizou por diversos motivos, e as próprias lacunas dessa historiografia, inclusive críticas.

As Judias do Campo de Concentração de Ravensbrück

Rochelle G. Saidel

Trad. Antonio de Pádua DanesiISBN 978-85-314-1139-716 x 23 cm344 p.

Ravensbrück, localizado há cerca de oitenta quilômetros ao norte de Berlim, foi o maior campo de concentração nazista para mulheres. Entre 1939 e 1945, 132 mil mulheres de diferentes países foram aprisionadas em Ravensbrück, das quais apenas quinze mil sobreviveram. Apresentando mais de sessenta narrativas e entrevistas de sobreviventes nos Estados Unidos, Israel e Europa, assim como testemunhos não publicados, documentos e fotografias de arquivos privados, Rochelle Saidel apresenta um retrato coletivo e individual das prisioneiras judias de Ravensbrück. Este livro, resultado de mais de vinte anos de pesquisa da autora, conta a história do dia a dia de um desses campos e o que pensavam as mulheres nele confinadas sobre a terrível situação em que viviam, relatos sobre o tratamento dispensado às mulheres, sua luta diária e suas estratégias de sobrevivência.

Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território

Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello

EduspISBN 85-314-0869-521 x 25,5 cm312 p.2ª edição

Este livro-atlas é composto de textos claros e concisos acompanhados de imagens resultantes de uma sofisticada cartografia temática, formando uma original e bem-sucedida proposta de síntese sobre as diferentes dinâmicas espaciais no Brasil. Além da diversidade natural, as disparidades espaciais e sociais marcam o país, notável também por seu dinamismo espacial: há cinco séculos não cessam de se deslocar as suas fronteiras políticas, agrícolas, industriais. O Atlas pretende apresentar um retrato do país, tendo como objetivo principal a abordagem das dinâmicas territoriais e sua forma de interação com as disparidades sociais. A cartografia é utilizada como recurso de interpretação pelo qual tenta-se aprender e expressar ideias, conceitos, teorias, procurando representá-los em seus significados diversos e principalmente em suas projeções, tendências e movimentos dominantes.

Avenidas 1950-2000: 50 Anos de Planejamento da Cidade de São Paulo

Witold Zmitrowicz e Geraldo Borghetti

ISBN 978-85-314-1192-240 x 27 cm196 p.

Os últimos cinquenta anos do planejamento urbano na cidade de São Paulo são analisados neste livro, tendo como ponto de partida os projetos viários propostos para a cidade. Os autores observam que as áreas urbanas são formadas pela sobreposição de vários projetos diferentes, obra coletiva refletindo diversas finalidades que variam no tempo, e são por vezes até incompatíveis entre si. Os esforços de inovação perdem a sua eficiência devido à falta de integração entre as diversas obras e de coordenação na sua implantação e operação. Inicialmente, o livro apresenta um breve histórico da cidade, dados sobre a organização administrativa e um panorama do planejamento viário desenvolvido no período, e a seguir os principais planos e projetos viários elaborados e implantados. Fartamente ilustrado com plantas, projetos e croquis, é uma importante contribuição para a compreensão do desenvolvimento da metrópole paulistana.

seleção de livrosÁgua & esalQ: racionalizar ou racionar

Cantando a Própria História: Música Caipira e Enraizamento

Ivan Vilela

ISBN 978-85-314-1446-616 x 23 cm328 p.Inclui CD

“O nome de Ivan Vilela está associado, no mundo dos que amam nossa música popular, a um extraordinário virtuose da viola caipira, que não só nos deu a conhecer a melhor tradição do seu instrumento como compôs melodias de beleza e vibração inesquecíveis. A obra que o leitor tem pela frente desvenda a outra face de Ivan Vilela: o solista e compositor comparece aqui como o intelectual que pensa a sua arte e a situa no contexto maior das ‘culturas brasileiras’, como prefiro chamar a rede complexa de valores e formas vividas pelo nosso povo.” Assim Alfredo Bosi apresenta o autor e o livro no prefácio de Cantando a Própria História. Ivan Vilela estuda a evolução da viola desde suas origens árabes e ibéricas até os dias atuais, detalhando aspectos técnicos do instrumento, a riqueza de variações, as afinações, para em seguida voltar o olhar para o violeiro no processo de passagem da zona rural para a urbana. O livro é acompanhado do CD Paisagens, no qual o compositor executa músicas de sua autoria e de outros compositores.

Cidade e Meio Ambiente: A Apropriação do Relevo no Desenho Ambiental Urbano

José Guilherme Schutzer

ISBN 978-85-314-1278-323 x 26 cm328 p.

Cidade e Meio Ambiente tem como objetivo central contribuir para a análise das questões ambientais urbanas, levantando aspectos que possam orientar os projetos de requalificação urbana. Para isso o autor buscou caminhos de abordagem da questão ambiental nas áreas urbanas que facilitem a orientação e a incorporação de premissas ambientais nas propostas urbanísticas e nos projetos de intervenção no espaço urbano. A requalificação ambiental das grandes cidades deve passar pela definição de uma nova abordagem da espacialização da sociedade atual. O caminho proposto é a análise dos processos naturais e dos processos urbanos, através de seus elementos constituintes, esperando que, da interação dos mesmos, possam surgir elementos que orientem o processo de planejamento do território da cidade, tanto em uma escala macro como na escala local.

Clarice: Uma Vida que se Conta

Nádia Battella Gotlib

ISBN 978-85-314-1164-915,5 x 22,5 cm656 p.7ª edição

Nádia Gotlib desenvolve neste livro uma leitura fundamentada em dados de caráter biográfico e em considerações críticas sobre a obra literária e jornalística de Clarice Lispector. As duas linhas narrativas alternam-se, por vezes cruzam-se, estabelecendo diálogo que estimula as relações entre literatura e biografia, entre história e ficção. Paralelamente, surgem outras questões de interesse referentes a múltiplos agentes culturais que interferiram na formação da personalidade artística de Clarice Lispector: suas raízes ucranianas judaicas, o solo nordestino da infância e pré-adolescência, os grupos intelectuais do Rio de Janeiro dos anos de 1940, os países da Europa e os Estados Unidos, onde viveu durante quase dezesseis anos, e, de novo, o Rio de Janeiro das décadas de 1960 e 1970. A autora inclui nessa edição revista e ampliada dados recentemente descobertos, imagens inéditas e fontes bibliográficas de importância para a melhor compreensão da vida e obra de Clarice.

Darwinismo: Uma Exposição da Teoria da Seleção Natural com Algumas de Suas Aplicações

Alfred Russel Wallace

Trad. Antonio de Pádua DanesiISBN 978-85-314-1301-819,5 x 26,5 cm 432 p.

Alfred Russel Wallace trata neste livro do problema da origem das espécies nas mesmas linhas gerais adotadas por Darwin, tendo em consideração a abundância de novos fatos e o respaldo de várias teorias novas ou velhas que surgiram trinta anos depois da publicação do original. O objetivo do autor é oferecer uma explicação da teoria da seleção natural que permita ao leitor formar uma concepção clara da obra de Darwin e compreender alguma coisa do poder e do alcance de seu grande princípio, conforme observa no prefácio da obra. Embora mantenha, e até reforce, diferenças em relação a algumas das ideias de Darwin, o conjunto da obra tende a ilustrar a importância esmagadora da seleção natural sobre todas as demais intervenções na produção de novas espécies.

seleção de livrosÁgua & esalQ: racionalizar ou racionar

Dinâmica da Água no Solo

Paulo Leonel Libardi

Coleção AcadêmicaISBN 978-85-314-0756-719,5 x 27 cm344 p.

Paulo Leonel Libardi desenvolve neste livro, de forma clara, os aspectos envolvidos no movimento da água no solo, destinado a estudantes e profissionais de diferentes ramos do conhecimento envolvidos no estudo do movimento da água em meios porosos, como a geologia e algumas áreas da engenharia, especialmente a agronômica, agrícola, florestal e ambiental. Em dez capítulos e quatro apêndices, são tratadas questões que envolvem a estrutura da água, o cálculo e a avaliação de sua retenção nos poros do solo. Destacam-se tópicos como: tensão superficial, potenciais mátrico, gravitacional e químico, condutividade hidráulica, equações de fluxo e do balanço hídrico. São também apresentados resumos de tópicos importantes da física e da química que oferecem subsídios para o aprofundamento dos temas abordados no livro.

Ecossistemas Florestais: Interação Homem-Ambiente

Emilio F. Moran e Elinor Ostrom (orgs.)

Trad. Diógenes S. Alves e Mateus BatistellaEdusp/Editora Senac SPISBN 978-85-314-1134-218 x 25 cm544 p.

Este livro reúne os resultados de um projeto de pesquisa multidisciplinar e de larga escala desenvolvido em mais de doze países e em cerca de oitenta locais diferentes. O projeto concentrou-se em investigar as mudanças na cobertura vegetal e o uso da terra em regiões de florestas e o papel da população através do exame de vários casos, de forma a testar como a densidade populacional ou sua distribuição está associada à perda de florestas ou a sua recuperação. O trabalho focalizou, em particular, florestas do trópico úmido, do trópico semiárido e florestas temperadas deciduais, as quais correspondem a uma porcentagem significante da cobertura vegetal total do planeta e por uma proporção significativa da biodiversidade mundial.

Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento

José Goldemberg e Oswaldo Lucon

Coleção AcadêmicaISBN 978-85-314-1113-719,5 x 27 cm400 p.3ª edição

Utilizando uma linguagem técnica acessível, dirigida a estudantes de nível médio e superior, assim como a interessados em geral, José Goldemberg e Oswaldo Lucon apresentam um panorama dos conceitos fundamentais de energia e da visão dos economistas sobre o desenvolvimento. A abordagem dos autores orienta-se para a discussão da noção corrente de energia relacionada aos problemas de degradação ambiental, estudando suas causas e examinando, ao mesmo tempo, as soluções técnicas e as políticas e planos de ação que visam o desenvolvimento energético sustentável. Esta obra é uma das primeiras a estudar a energia, o meio ambiente e o desenvolvimento de modo integrado, separando as populações nacionais em faixas de renda econômica e verificando os efeitos causados por esses diferentes grupos de renda no meio ambiente. Por meio da análise das diferenças de consumo de energia entre os grupos socioeconômicos, chega-se a um quadro relativo dos responsáveis pelo impacto ambiental em níveis local, regional e global.

Ermelindo Nardin

ISBN 978-85-314-1099-420 x 21cm224 p.

O décimo oitavo volume da coleção Artistas da USP é dedicado à obra de Ermelindo Nardin. É composto de quatro ensaios e uma entrevista com o artista, os quais dialogam entre si e com as reproduções que integram o livro, selecionadas pelo próprio artista, e permitem uma melhor compreensão de sua obra. A entrevista é datada de 2001, ano em que expôs uma seleção de suas gravuras no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, e foi revista pelo próprio artista para integrar este volume. Segue-a um ensaio de Mayra Laudanna, organizado através de recortes temporais que evidenciam as mudanças na produção da sua obra e as pesquisas técnicas relativas às três artes, pintura, gravura e desenho. A partir desses dois ensaios, o escrito e o visual, chega-se aos dois seguintes, de Leon Kossovitch, os quais privilegiam viragens na arte de Nardin, em especial de 1996 e a de 2006, sem desprezar outras, as quais constroem os conceitos desses ensaios.

seleção de livrosÁgua & esalQ: racionalizar ou racionar

Globalização e Agricultura

Denise Elias

Coleção CampiISBN 85-314-0764-814 x 21 cm408 p.

A compreensão do processo de modernização agropecuária da região de Ribeirão Preto é o objetivo deste estudo de Denise Elias. As mudanças provocadas no espaço rural e o incremento dos demais setores econômicos – industrial, comercial, e o de serviços, tanto públicos como privados – são analisados tendo como alicerce teórico o conceito de meio técnico-científico-informacional, proposto por Milton Santos. A obra enfatiza o processo de organização de novo modelo econômico, social e territorial da produção agropecuária, correlacionando condições locais e os imperativos da ordem global hegemônica. Também são analisadas questões que envolvem a segregação espacial e territorial da população, os problemas ambientais e a crise urbana, todos eles decorrentes do processo de crescimento acelerado.

Os pressupostos básicos deste livro são a convicção de que é possível levar ao conhecimento de um público amplo uma história escrita em linguagem acessível, sem perda da qualidade analítica, e que buscar conhecer e interpretar o passado é condição indispensável para o cidadão situar-se no presente e avaliar as possibilidades e limites do futuro. A obra não é um simples resumo da História do Brasil, publicada na Coleção Didática da Edusp, embora mantenha a estrutura básica daquela. Boris Fausto consegue aqui tornar compreensíveis as linhas principais da história brasileira, cumprindo a tarefa de forma sintética e apresentando dados estatísticos atualizados, assim como um balanço dos anos recentes no capítulo de conclusão.

História Concisa do Brasil

Boris Fausto

ISBN 978-85-314-0592-116 x 23 cm328 p.2a edição

Literatura Brasileira: Dos Primeiros Cronistas aos Últimos Românticos

Luiz Roncari

ISBN 978-85-314-0312-518 x 25,5 cm 664 pp. 2ª edição

Esta obra tem como principal objetivo ensinar a analisar a literatura, fornecendo ao estudante e a outros interessados o aparato crítico necessário para o acesso ao rico universo de relações que um texto envolve. Ao empreender uma abordagem histórica de nossa literatura em prosa, poesia e teatro, Roncari trata dos problemas éticos e estéticos ligados à produção literária, examinando a organização interna das obras. O livro está dividido em quatro seções, que destacam os períodos clássico, barroco, arcádico e romântico, e apresenta ainda uma antologia de textos extraídos de edições críticas e recomendadas. Os capítulos são introduzidos por uma análise das características gerais de cada época e da função da literatura para a sociedade do tempo em questão.

Machado de Assis: O Romance com Pessoas

José Luiz Passos

Edusp/NankinISBN 978-85-314-1035-216 x 23 cm296 p.

Este livro apresenta um ensaio sobre pessoas de ficção, os protagonistas de Machado de Assis, no sentido de entender como se enfrentam à própria imagem que fazem do valor do indivíduo. O autor quis apresentar ao especialista ou ao leitor ocasional uma visão de conjunto dos romances de Machado de Assis através do que considera ser a principal contribuição de sua obra à literatura: uma reflexão literária sobre a constituição e os desvios da pessoa humana. Para José Luiz Passos, os romances de Machado de Assis são sobre a formação da pessoa moral, e seu objetivo é desvendar o modo pelo qual o romancista compõe as ações de seus protagonistas, a fim de esclarecer como mundos interiores emergem do escrutínio de suas motivações e se transformam no próprio objeto do romance.

seleção de livrosÁgua & esalQ: racionalizar ou racionar

Apesar de protegidas pela legislação há quase meio século, as matas ciliares não foram poupadas da degradação desenfreada das formações naturais. Até recentemente, muitas das exigências legais não encontravam respaldo no conhecimento científico disponível e resultavam ineficazes. Este livro propõe-se a preencher essa lacuna, apresentando o saber acumulado nas mais diversas áreas – geomorfologia, solos, hidrologia, vegetação e fauna – e refletindo sobre sua aplicação para a adequação das ações referentes à conservação e à recuperação das matas ciliares.

Matas Ciliares: Conservação e Recuperação

Ricardo Ribeiro Rodrigues e Hermógenes

de Freitas Leitão Filho (orgs.)

Edusp/FapespISBN 85-314-0567-X23 x 28 cm320 p.2a edição

Monteiro Lobato: Intelectual, Empresário, Editor

Alice Mitika Koshiyama

Edusp/Com-ArteColeção Memória EditorialISBN 85-314-0780-X21 x 22 cm228 p.2ª edição

Esta reedição soma-se à extensa bibliografia sobre Monteiro Lobato, com o diferencial de analisar a importância do escritor para a indústria editorial do Brasil, tendo como pano de fundo a formação do mercado consumidor de livros no país desde os tempos coloniais. Para Monteiro Lobato, editar livros foi também um meio de divulgar sua obra literária, especialmente entre os anos de 1918 e 1930. Começou como editor na Revista do Brasil, adquirida em 1918 e, logo em seguida, formou a Monteiro Lobato & Cia, empresa que deu origem à Companhia Editora Nacional, uma das maiores editoras do país. Ao procurar editar e negociar suas obras e as de outros escritores, Lobato encontrou problemas em praticamente todos os setores da indústria editorial, desde a produção dos livros até sua comercialização, aos quais se somava a quase inexistência de público leitor. A compreensão do caminho seguido por Lobato diante de tantos desafios e os resultados obtidos são as propostas que norteiam o livro.

O Desenvolvimento Agrícola: Uma Visão Histórica

José Eli da Veiga

ISBN 978-85-314-1041-314 x 21 cm240 p.2ª edição

Este livro reúne informações fundamentais a todos os que desejam entender o papel da agricultura no desenvolvimento da sociedade capitalista. Fornece bases para a análise dos processos de modernização do setor agropecuário que prevaleceram nas principais economias do mundo contemporâneo, recorrendo à história, mais que às teorias. O autor beneficia-se de sua experiência docente e de trinta anos de pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável no sentido de preencher uma séria lacuna na atual formação de nossos economistas, agrônomos e sociólogos, formulando instigantes questões sobre os possíveis futuros do sistema agroalimentar. Ao longo do livro, discute a formação da agricultura moderna, suas manifestações mais avançadas e duas tentativas periféricas frustradas de imitá-las e, por fim, no terceiro capítulo, discute questões que pretendem complementar o entendimento da dinâmica agrícola na sociedade capitalista.

Novos Instrumentos de Gestão Ambi-ental Urbana

Heliana Comin Vargas e Helena Ribeiro

(orgs.)

Coleção Acadêmica ISBN 978-85-314-0566-2 16 x 23 cm 160 p.1ª edição

A maior parcela da população brasileira hoje está concentrada nas cidades. Os problemas ambientais decorrentes dessas aglomerações têm consequências diretas na vida de milhões de pessoas, entre as quais a carência de saneamento básico, a poluição em diversas formas, os conflitos de uso do solo, a localização inadequada de atividades especializadas e os graves contrastes sociais. Todos esses fatores fazem da gestão urbana uma questão altamente complexa que exige não apenas respostas técnicas. Os estudos reunidos neste livro fornecem instrumentos para a implementação de estratégias e programas a partir de uma perspectiva abrangente que incorpore a dimensão política, integrando os aspectos ecológicos, econômicos e socioculturais no enfrentamento dos problemas de meio ambiente e desenvolvimento urbano.

seleção de livrosÁgua & esalQ: racionalizar ou racionar

O Léxico de Guimarães Rosa

Nilce Sant’Anna Martins

Edusp/FapespISBN 85-314-0581-519,5 x 25 cm568 p.

A imaginação prodigiosa, somada a uma refinada sensibilidade, fizeram com que João Guimarães Rosa esquadrinhasse as potencialidades da língua portuguesa, criando um estilo que ao mesmo tempo assombra e desafia o leitor. Entre os muitos estudos sobre os textos do escritor mineiro, faltava uma pesquisa que congregasse o vocabulário de toda a sua produção, seguido de explicações sobre o acervo das palavras utilizadas. Organizado na forma de um dicionário, é justamente isso o que este livro fornece ao leitor, que toma contato aqui com a extensão e a complexidade do léxico de Rosa, podendo distinguir o que nele pertence ao patrimônio dicionarizado do idioma e o que é produto de experimentação com a linguagem.

Guia básico no labirinto de veredas do sertão rosiano, que traz a chave mágica das palavras insólitas, abrindo passo para o avanço do leitor despre-venido e auxiliando mesmo o trabalho dos especialistas.

Davi Arrigucci Jr.

Prêmio Mário de Andrade 2001 para Ensaio Literário, da Biblioteca Nacional.

Os Leitores de Machado de Assis: O Romance Machadiano e o Público de Literatura no Século 19

Hélio de Seixas Guimarães

Edusp/NankinISBN 978-85-314-1335-316 x 23 cm464 p.2ª edição

Hélio de Seixas Guimarães procura, neste livro, enfrentar algumas questões que ainda hoje, mais de um século depois da morte de Machado de Assis, permanecem presentes nos estudos sobre sua obra. Na passagem do século XIX para o XX, a população alfabetizada do Brasil correspondia a 18% do total, dos quais apenas 2% eram capazes de ler livros. A quem os narradores machadianos, em sua quase obsessão de diálogo com o leitor, se dirigiam é a questão que Hélio procura esclarecer neste livro. A figura do leitor na produção ficcional de Machado é o assunto central do estudo, que busca estabelecer conexões entre o diálogo com o leitor no plano ficcional e o embate histórico do escritor com seu público. O estudo é acompanhado de uma reunião de textos publicados na imprensa brasileira por ocasião da edição dos nove romances de Machado, mostrando a recepção da crítica “no calor da hora”.

Prêmio Jabuti 2005 – categoria Teo-ria e Crítica Literária.

Este livro recupera a trajetória de um dos mais importantes centros de pesquisa e formação de profissionais do setor agronômico brasileiro: a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba. Por meio de uma vasta pesquisa histórica, a autora recupera transformações políticas e econômicas ocorridas na virada do século XIX e que provocaram mudanças em todo o sistema de produção econômico e também no equilíbrio político brasileiro. As inovações exigiram mudanças e uma das respostas da elite e do governo paulista foi a criação da Esalq. Analisando a criação da Escola, Marly Therezinha Germano Perecin revela ainda os debates que definiram os rumos pedagógicos da Esalq nos primeiros anos e ajudaram-na a transformar-se no centro de excelência que é.

Prêmio Clio de História, 2005.

Os Passos do Saber: A Escola Agrícola Prática Luiz de Queiroz

Marly Therezinha Germano Perecin

Série USP 70 AnosISBN 85-314-0845-823 x 27 cm396 p.

Parques Urbanos no Brasil Brazilian Urban Parks

Silvio Soares Macedo e

Francine Gramacho Sakata

ISBN 978-85-314-0655-327 x 27 cm208 p.2ª ediçãoBilíngue, inglês e português

A evolução dos parques urbanos acompanha as mudanças urbanísticas das cidades, testemunhos importantes dos valores sociais e culturais das populações citadinas. São elementos que muitas vezes sobrevivem às mudanças das estruturas urbanas de seu entorno. O objetivo deste livro, ricamente ilustrado com reproduções de fotos, plantas e mapas, é colocar em questão o desenvolvimento de planos e projetos urbanos como elementos fundamentais na estrutura paisagístico-ambiental de uma cidade. Contém a exposição e estudo dos primeiros parques urbanos implantados no país até nossos dias, a análise da concepção desses equipamentos, relacionando momentos específicos de sua história e os contextos culturais, e o levantamento de mais de cem parques urbanos brasileiros.

A coletânea de textos que é aqui apresentada tem o objetivo de refletir sobre a trajetória do diplomata Sérgio Vieira de Mello, cuja morte prematura causou forte impacto em todos que buscaram o caminho da paz e a defesa dos direitos humanos nas relações entre os povos. Algumas das ideias que nortearam os seus esforços estão presentes, acompanhadas de comentários e análises realizadas por nomes de expressão nos meios diplomáticos e acadêmicos: Jacques Marcovitch, Celso Lafer, Carlos Eduardo Lins da Silva, Gelson Fonseca Júnior, Paulo Sérgio Pinheiro, Luis Felipe de Seixas Corrêa, Luciana Mancini e Ronaldo Mota Sardenberg. Os textos escolhidos do homenageado foram apresentados originalmente em aulas magnas, discursos, artigos e conferências. Na segunda parte do livro encontram-se textos do diplomata sobre temas variados, e a última entrevista que concedeu, em 17 de agosto de 2003, poucos dias antes de sua morte.

Sérgio Vieira de Mello: Pensamento e Memória

Jacques Marcovitch (org.)

Edusp/Editora SaraivaISBN 85-314-0867-916 x 23 cm344 p.

Vida Cotidiana em São Paulo no Século XIX

Carlos Eugênio Marcondes de Moura (org.)

ISBN 978-85-314-1431-221 x 28 cm432 p.2ª edição

Os escritos selecionados para este livro apresentam a cidade de São Paulo no momento de transição entre a pequena vila dedicada à subsistência e a prosperidade decorrente do cultivo do café. São escritos diversos, como memórias, depoimentos, evocações, peças de teatro, que procuram reconstituir os contornos da cidade e de sua província. Os variados depoimentos oferecem um quadro da vida paulista, observada a partir de diversos ângulos e interesses, e deles emerge uma visão abrangente do cotidiano na cidade e no campo, observado por contemporâneos que o vivenciaram. A coletânea conta com textos de Aluísio de Almeida, de d. Maria Paes de Barros, o Diário da Princesa Isabel, duas peças de teatro de autores paulistas, acompanhados de comentários de especialistas, e um levantamento iconográfico de autoria do organizador, composto de desenhos e aquarelas de viajantes que aqui estiveram na primeira metade do século XIX.

Você já conhece a

Livraria Edusp Piracicaba?

Ela é uma das sete livrarias

que a Edusp mantém para

comercializar e promover

tanto sua produção própria

como a das principais

editoras do país, buscando

disponibilizar a toda a

comunidade acadêmica um

acervo que atenda às suas

necessidades de leitura.

Mais informações em

www.edusp.com.br

Livraria Edusp PiracicabaESALQ – Campus da USP Prédio da Biblioteca CentralAv. Pádua Dias, 11Segunda a sexta, 9h às 18h [email protected](19) 3429-4335

seleção de livrosÁgua & esalQ: racionalizar ou racionar