sedi goiÁs - portal expresso

4
1 Include prorroga inscrições para cursos gratuitos de robótica em Goiás Equipe visita laboratório Include em Goiânia As inscrições para cursos gratuitos nos laboratórios Include foram prorroga- das até o próximo dia 28 de março. Para se inscre- ver, o aluno pode acessar diretamente o link bit.ly/ inscricaoinclude e selecio- nar a região mais próxima. São 375 vagas distribuídas pelas cidades de Alto Pa- raíso, Cavalcante, Valpa- raíso, Luziânia e Goiânia. Por conta da pandemia, as aulas começam em abril de forma híbrida, nas op- ções online ou presencial. Os laboratórios Inclu- de trazem imersão com- pleta no universo maker, além de ensinamentos sobre informática, lógica, arduíno, eletricidade, al- goritmo e impressora 3D. DESTAQUES DA SEMANA SEDI GOIÁS EDIÇÃO Nº 9 | ANO 1 | 15 A 19 DE MARÇO Acompanhe as ações da Sedi em nosso site desenvolvimento.go.gov.br

Upload: others

Post on 17-Jul-2022

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEDI GOIÁS - Portal Expresso

1

Include prorroga inscrições para cursos gratuitos de robótica em Goiás

Equipe visita laboratório Include em Goiânia

As inscrições para cursos gratuitos nos laboratórios Include foram prorroga-das até o próximo dia 28 de março. Para se inscre-ver, o aluno pode acessar diretamente o link bit.ly/inscricaoinclude e selecio-nar a região mais próxima. São 375 vagas distribuídas pelas cidades de Alto Pa-raíso, Cavalcante, Valpa-

raíso, Luziânia e Goiânia. Por conta da pandemia, as aulas começam em abril de forma híbrida, nas op-ções online ou presencial.

Os laboratórios Inclu-de trazem imersão com-pleta no universo maker, além de ensinamentos sobre informática, lógica, arduíno, eletricidade, al-goritmo e impressora 3D.

DESTAQUESDA SEMANASEDI GOIÁSEDIÇÃO Nº 9 | ANO 1 | 15 A 19 DE MARÇO

Acompanhe as ações da Sedi em nosso sitedesenvolvimento.go.gov.br

Page 2: SEDI GOIÁS - Portal Expresso

2

Sedi promove a cooperação científica e tecnológica entre entes estaduais

A Secretaria de Desenvolvi-mento e Inovação (Sedi) tem trabalhado em articulação com outras secretarias com o propósito de colaborar com a promoção, elaboração e exe-cução de programas, projetos e ações. A ideia é colocar à dis-posição dos entes estaduais a expertise, recursos humanos e tecnológicos na área da ci-ência, tecnologia e inovação da pasta. Neste sentido, esta-beleceu em março acordos de cooperação com a Universi-dade Estadual de Goiás (UEG) e a Secretaria da Economia.

O trabalho com a UEG será realizado a partir do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimen-to e Tecnologias Aplicadas

Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira: “Queremos fomentar e aproximar a produção científica da instituição de ensino com a gestão pública”

(Gedetec) e do Laboratório de Tecnologia em Sistemas, Produção e Logística (Teclog) a ele vinculado. Um dos pro-jetos a ser desenvolvido é na área de logística, com foco ini-

A GoiásFomento lançou o Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame) para auxiliar os empreende-dores goianos. Os últimos de-talhes do projeto foram acer-tados durante reunião com a primeira-dama Gracinha Caiado, que também teve a

participação do secretário de Estado de Desenvolvimen-to e Inovação, Marcio Cesar Pereira, no dia 17 de março, dentre outras autoridades.

O Peame permite a conces-são de crédito com garantia e subsídio do Estado. São duas ações prioritárias: ofertar li-

nhas de créditos especiais para atender microempresas, microempreendedores indi-viduais (MEI) e trabalhadores autônomos com taxas de ju-ros subsidiadas; e conceder novo prazo de carência nos contratos vigentes nas linhas de crédito da GoiásFomento.

Sonegação fiscal Emissão indevida de documentos fiscais Identificação de pessoa que age em nome de outra, utilizando nome próprio (interposta pessoa) Otimizar a aplicação de recursos e esforços em processos tributários, nas ações de recuperação de créditos Reduzir a extinção de crédito tributário decorrente da prescrição tributária

COM O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DEVERÁ SER DESENVOLVIDO MECANISMOS QUE IMPEÇA:

Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor

cial no município de Anápolis. A meta é elaborar propos-

ta de uma política pública estadual de desenvolvimen-to, ciência, tecnologia e ino-

vação na área de logística, a ser executada pela agenda acadêmica. Desta forma, pro-mover também o fortaleci-mento do Teclog na área de pesquisa, ensino, extensão e serviço na área de logísti-ca, com o desenvolvimen-to de tecnologias aplicadas.

“Queremos fomentar e apro-ximar a produção científica da instituição de ensino com a gestão pública, para que pos-sam subsidiar a tomada de decisão em políticas públicas e em projetos estratégicos do Governo de Goiás, por meio da Sedi, e do município de Anápolis” explica Marcio Cesar Pereira, secretário Estadual de Desenvolvimento e Inovação.

Em conjunto com a UEG, meta é

elaborar política pública de

desenvolvimento na área de logística

Page 3: SEDI GOIÁS - Portal Expresso

3

Subsecretaria de TI inicia série de workshops

Quarenta e dois profissio-nais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Ino-vação (Sedi) participaram, no dia 19 de março, do pri-meiro evento da programa-ção especial de workshops virtuais elaborados pela Subsecretaria de Tecnolo-gia da Informação (STI). O objetivo foi apresentar a STI e a própria Sedi para os co-laboradores, sejam efetivos, comissionados ou terceiros.

Esses encontros virtuais acontecem ao longo do ano e têm como foco alinhar e integrar os servidores nos projetos que a STI vem de-senvolvendo, desde a alta gestão até o operacional. “Queremos que os servidores entendam onde a estrutura da STI se enquadra no Esta-do e a importância de cada área”, explica a coordenado-ra do Escritório de Projetos da STI, Adriana Brito, que mi-nistrou a palestra inaugural.

Encontro virtual apresentou os projetos da STI e o funcionamento da própria secretaria

Fapeg discute orçamento e projetos para 2021

O secretário Marcio Ce-sar Pereira participou, no dia 17 de março, de reu-nião com integrantes do Conselho Superior (Con-sup) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Durante a videoconfe-rência, foram discuti-dos prestação de contas 2020, orçamento e pla-nejamento 2021, diretoria C&I, novos editais e estra-tégia de comunicação, dentre outros assuntos.

Novos caminhos para fo-mentar a ciência e inova-ção foram traçados pela Fapeg para ampliar e for-talecer ainda mais o ecos-sistema goiano em 2021.

Na vertente inovação/subvenção, a Fapeg pro-põe incentivos a vários tipos de perfis, como alu-no da graduação com foco em bolsas de inicia-ção científica, e junto às Pró-Reitorias de Pós-Gra-duação de instituições de ensino superior, im-plementar as bolsas de Mestrado e Doutorado acadêmico em Inovação, cuja iniciativa e edital fo-ram lançados pelo CNPq.

CONFIRA OS PRÓXIMOS EVENTOS:

25/03 – 9 horas - PMO/STI: atuação GPP, atuação GPP, metodologia, artefatos e ferramentas01/04 – 9 horas - SUSI: atuação, organograma, papel e responsabilidade

O workshop apresentou os conteúdos: estrutura da Sedi e competências; missão, visão e valores da secretaria; atu-ação da STI dentro da pasta; estrutura organizacional da

STI, formal e informal; impor-tância da atuação da STI jun-to às Setoriais de TI; o Escritó-rio de Projetos Estratégico e o gerenciamento de portfólio estadual de projetos de TI, por meio do sistema GoMapp, e a atuação da Gerência de Programa e Portfólio (GPP).

“Queremos que os servidores

entendam onde a estrutura da STI se

enquadra no Estado e a importância de

cada área” Adriana Brito, coordenadora

do Escritório de Projetos

Videoconferência discute a Fapeg

CONSUP

Page 4: SEDI GOIÁS - Portal Expresso

4

Avança cooperação técnica para gestão do Centro de Excelência Ferroviária no CCA

A Infra S.A., empresa do Mi-nistério da Infraestrutura que está unificando as estatais Valec e a EPL (Empresa de Planejamento e Logística), deve assinar termo de coo-peração com o Governo do Estado para gerir o Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária, que funcionará dentro do Centro de Conven-

Duas empresas do governo federal devem assumir a instalação do Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária no CCA

A Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Secretaria de Desenvolvimento e Ino-vação, vai abrigar a base de dados de big data do Centro de Excelência em Agricultura Expo-nencial (Ceagre), localizado em Rio Verde. A

unidade é gerida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Institu-to Federal Goiano (IF), em parceria com o Go-verno do Estado. A ideia é melhorar a gestão dos dados e dar mais celeridade aos projetos.

STI vai assumir base de dados do Ceagre

CCA também abrigará um centro

de inovação

Acordo deve ser firmado ainda

neste semestre

ções de Anápolis (CCA). A In-fra está em processo de fina-lização de sua estruturação e deve começar a operar no primeiro semestre deste ano.

Considerado o maior com-plexo tecnológico e de inova-

ção deste setor de transportes da América Latina, o Centro de Excelência será gerido pela Infra em parceria com a Em-presa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculada ao Ministério da Ci-ência, Tecnologia e Inovações. “As conversas estão bastante adiantadas. Falta apenas mar-car a data para assinarmos o termo de cooperação técni-ca”, comemorou o secretário de Desenvolvimento e Ino-vação, Marcio Cesar Pereira.

Além do Centro de Excelên-cia de Tecnologia Ferroviária, o CCA abrigará o Centro de Con-venções, em sua proposta ori-ginal, de realizar eventos, ten-do sido considerado um dos mais modernos do país, e um centro de inovação composto de uma incubadora/acelerado-

ra, ambiente de capacitação, espaço de coworking e um centro de apoio a negócios.

Quanto ao centro de inova-ção, Marcio Cesar Pereira con-versou com diretor-presiden-te do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Jefferson de Oliveira Gomes, no dia 16 de março. A pauta da videocon-

ferência foi troca de experi-ências e futuras parcerias. “O Marco da Inovação foi muito utilizado dentro do IPT. Esta-mos evoluindo as tratativas para utilizarmos algo pare-cido no CCA”, afirma Marcio.