secretaria regional da educaÇÃo e cultura … · do quarteto de saxofones dos açores e...

2

Upload: buithuan

Post on 13-Jul-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA … · do Quarteto de Saxofones dos Açores e Sax’N’Fun, que contam com atuações na Região e no continente português. Tem orien-

Palacete Silveira e Paulo | Rua da Conceição9700 – 054 Angra do Heroísmo | Terceira | Açorestelefone: (+351) 295 403 000 | fax: (+351) 295 403 001email: [email protected] Direção Regional da Cultura

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURAGoverno dos Açores

Mais info:www.culturacores.azores.gov.pt

TEMPORADAARTÍSTICA 2016

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

FINS DE SEMANATEMÁTICOS

15|MAIO|21H30|MUSEU MUNICIPAL DAS LAJES DAS FLORES|FLORES

13|MAIO|21H30|IGREJA MATRIZDE VILA DO CORVO|CORVO

DOMINGO

SEXTA

Fundado em 2008, o Quarteto de Saxofones dos Açores interpreta diferentes géneros do repertório da literatura musical de saxofone e de outros ensembles, com base em transcrições de música erudita, embora se dedique também à ligeira, à contemporânea e ao jazz. Neste concerto vão ser interpretadas obras de diversos compo-sitores, como G. F. Haendel, A. Piazzolla, e C. Debussy.

Rui Piques|Saxofone sopranoAntónio Costa|Saxofone altoFrederico Azenha|TenorLuís Moniz|Barítono

SOPROS

CONCERTOQUARTETODE SAXOFONESDOS AÇORES

Page 2: SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA … · do Quarteto de Saxofones dos Açores e Sax’N’Fun, que contam com atuações na Região e no continente português. Tem orien-

TEMPORADAARTÍSTICA 2016

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

APOIO:

ProgramaAntonio VivaldiAbertura do Concerto em Fá Maior

Georg Friedrich HaendelChegada da Rainha de Sabá

Claude DebussyClair de Lune Clair de Lune

Guillermo LagoCiudades “Addis Ababa”“Sarajevo”

Astor PiazzollaMilonga de la Anunciación Close your eyes and listen Close your eyes and listen

Pedro IturraldeSuite Hellénique

Georges HamelPerles de Cristal

António Costa|Saxofone altoNasceuNasceu em Ponta Delgada, em 1983, tendo iniciado os seus es-tudos musicais em 1989, na Banda Nossa Senhora de Fátima, em Toronto, Canadá, como percussionista. Ao regressar à terra natal, em 1994, iniciou a aprendizagem do saxofone alto na Filar-mónica Nossa Senhora da Saúde. Em 1998 ingressou na Filar-mónica Nossa Senhora das Neves – Relva e, em 2002, na Banda Militar da Zona Militar dos Açores, tendo, durante este percurso, aprofundado os seus conhecimentos musicais e participado em diversos workshops.Desde então, tem colaborado com vários agrupamentos, como a Orquestra Ligeira de Lagoa ou a Lira Açoriana. Atualmente, é formador na Escola de Música da Lira de Santa Luzia e execu-tante na Filarmónica Nossa Senhora das Neves.

Frederico Azenha|Tenor Nasceu em Santarém, em 1985, tendo iniciado os seus estudos musicais na Filarmónica de Gançaria, aos 10 anos, e posterior-mente continuado no Conservatório de Caldas da Rainha. Teve como professores Simões Ribeiro e Mário Marques. Em 2007 in-gressou na Banda Sinfónica do Exército e, desde 2011, está colo-cado na Banda Militar dos Açores como Sargento-músico.Como saxofonista versátil colabora com vários agrupamentos desde o Quarteto de Saxofones dos Açores, Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, Sax’N’Fun, ComFusão Brass Band, Stand Inc Big Band, Banda Sinfónica de São Miguel e diversas filarmónicas da Região. Tem orientado diversas formações de saxofones no ar-quipélago, inclusive na Orquestra Regional Lira Açoriana.

Luís Moniz|BarítonoIniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Estrela D’Alva com 8 anos e, em 2003, passou a frequentar o Conserva-tório Regional de Ponta Delgada, concluindo o 8.º grau, sob a orientação do Professor Rui Piques. Frequentou vários workshops de orquestra e masterclasses de saxofone. Conta já com inúme-ras composições da sua autoria, incluindo marchas graves, po-pulares e de concerto e é formador na Sociedade Filarmónica Estrela D’Alva, na Sociedade Filarmónica União Progressista de Vila Franca e na Academia Musical de Lagoa.Atualmente exerce a função de saxofonista, colaborando com vários agrupamentos como Sax’N’Fun, ou a Sociedade Filarmónica Estrela D’Alva, e outras bandas da Região.

Rui Piques|Saxofone sopranoIniciou os seus estudos musicais em saxofone, em 1994, na Socie-dade Filarmónica Estrela D’Alva. No ano seguinte, ingressou no Conservatório Regional de Ponta Delgada, na classe de saxofo-ne do professor Valeri Kobiakin. Entre 2003 e 2006, frequentou a Escola Profissional de Música de Espinho, encontrando-se agora a concluir a licenciatura em Música na Universidade de Aveiro, onde frequenta também o mestrado em Ensino de Saxofone, na classe do professor Fernando Ramos.Tem frequentado masterclasses de saxofone, com instrumentis-tas de renome, nacionais e estrangeiros. Já colaborou com di-versas orquestras de sopros e sinfónicas portuguesas. É membro do Quarteto de Saxofones dos Açores e Sax’N’Fun, que contam com atuações na Região e no continente português. Tem orien-tado diversas masterclasses nos Açores. Atualmente é professor de saxofone no Conservatório Regional de Ponta Delgada.