secretaria municipal de educaÇÃo · 2020. 8. 24. · p r e f e i t u r a m u n i c i p a l d e j...

16
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola: Aluno: Ano: . . . . . . . . . . . 24/8/2020. . . . . . . . . . . LÍNGUA PORTUGUESA A cobiça Era uma vez um cão viajante, que gostava da paz e, sempre que podia, fugia do rebuliço. Caminhava sozinho e adorava a natureza. Tinha começado uma longa viagem há apenas três dias. Vinha caminhando na chuva horas a fio, quando chegou a uma pousada. Estava cansado e com fome e, além disso, molhado da cabeça até a ponta da cauda. Muito satisfeito por ter encontrado abrigo, deitou-se no chão, ao pé da lareira, e adormeceu ali mesmo. De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho. Acordaram todos os hóspedes, mas nem se importaram com isso: continuaram a farra. O cão, que também havia sido acordado, teve uma ideia brilhante, e rapidamente colocou-a em prática. Que azar o meu! Perder oito moedas de ouro pelo caminho é muita falta de sorte! Lastimou-se ele, em voz alta. Então os ladrões saíram sorrateiramente do local e se foram pela estrada. Tinham acreditado na história e agora estavam dispostos a encontrar as moedas de ouro perdidas. Passaram a noite toda a procura delas, como era de se esperar. Novamente a pousada ficou em silêncio. E o cão voltou a dormir com toda a tranquilidade. Foi uma ideia válida para livrar-se de tão incômodos vizinhos. Disponível em: https://metáforas.com.br Questões Questão 1 Quem conta a história? ( ) um narrador. ( ) o cão viajante. ( ) um dos malfeitores. Questão 2 O cão viajante sentiu-se muito satisfeito quando encontrou um abrigo, uma vez que: ( ) gostava de ambientes tranquilos. ( ) estava cansado, com fome e todo molhado. ( ) se aconchegou ao pé da lareira e dormiu ali mesmo. Questão 3 Releia este fragmento: “De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho.” Esse fragmento consiste: ( ) no início da história. ( ) no clímax da história. ( ) no desfecho da história. 14ª semana 6ºano

Upload: others

Post on 18-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Escola:

Aluno: nº

Ano:

. . . . . . . . . . . 24/8/2020. . . . . . . . . . .

LÍNGUA PORTUGUESA

A cobiça Era uma vez um cão viajante, que gostava da paz e, sempre que podia, fugia do rebuliço. Caminhava sozinho e adorava a natureza. Tinha começado uma longa viagem há apenas três dias. Vinha caminhando na chuva horas a fio, quando chegou a uma pousada. Estava cansado e com fome e, além disso, molhado da cabeça até a ponta da cauda. Muito satisfeito por ter encontrado abrigo, deitou-se no chão, ao pé da lareira, e adormeceu ali mesmo. De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho. Acordaram todos os hóspedes, mas nem se importaram com isso: continuaram a farra. O cão, que também havia sido acordado, teve uma ideia brilhante, e rapidamente colocou-a em prática. — Que azar o meu! Perder oito moedas de ouro pelo caminho é muita falta de sorte! Lastimou-se ele, em voz alta. Então os ladrões saíram sorrateiramente do local e se foram pela estrada. Tinham acreditado na história e agora estavam dispostos a encontrar as moedas de ouro perdidas. Passaram a noite toda a procura delas, como era de se esperar. Novamente a pousada ficou em silêncio. E o cão voltou a dormir com toda a tranquilidade. Foi uma ideia válida para livrar-se de tão incômodos vizinhos.

Disponível em: https://metáforas.com.br

Questões

Questão 1 – Quem conta a história? ( ) um narrador. ( ) o cão viajante. ( ) um dos malfeitores. Questão 2 – O cão viajante sentiu-se muito satisfeito quando encontrou um abrigo, uma vez que: ( ) gostava de ambientes tranquilos. ( ) estava cansado, com fome e todo molhado. ( ) se aconchegou ao pé da lareira e dormiu ali mesmo. Questão 3 – Releia este fragmento:

“De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho.”

Esse fragmento consiste: ( ) no início da história. ( ) no clímax da história. ( ) no desfecho da história.

14ª semana – 6ºano

Page 2: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

Questão 4 – Na passagem “[…] teve uma ideia brilhante, e rapidamente colocou-a em prática.”, o termo destacado: ( ) retoma “uma ideia brilhante”. ( ) anuncia “uma ideia brilhante”. ( ) complementa “uma ideia brilhante”.

MATEMÁTICA

Esta semana, vamos fazer mais uma semana de revisão do conteúdo, desde múltiplos, divisores, números primos, decomposição, mmc, mdc e problemas. Então caso tenham alguma dúvida, voltem nas atividades, com certeza terá algum exercício parecido. Bom estudo. 1) Responda às questões abaixo. a) Todos os divisores de 30: b) Os divisores de 32 compreendidos ente 10 e 20: c) Os divisores impares de 40: d) Os divisores pares de 28: 2) Responda: a) Que número natural divide todos os outros números? b) O que é um número primo? c) O que é um número composto? 3) Faça a decomposição, em fatores primos, dos números abaixo: a) 96 c) 24 b) 32 d) 60 4) Sobre os MÚLTIPLOS de um número natural é correto afirmar que: (A) dois números naturais não podem possuir múltiplos iguais. (B) o conjunto dos múltiplos de um número natural é finito. (C) o zero é múltiplo de todos os números naturais. (D) todos os múltiplos de 2 terminam em zero. 5) O M.M.C entre 12 e 30 é: A) 0. B) 60. C) 90. D) 120.

HISTÓRIA

Copiar o link e, se possível, assistir à vídeoaula sobre a Grécia:

https://youtu.be/BNNveqybg2Y

GRÉCIA

A Península Balcânica (Mediterrâneo Oriental) foi cenário da civilização grega, uma das mais avançadas que a humanidade conheceu e que deixou um vasto legado. A posição geográfica da Grécia ajudou para que ela fosse um elo entre a Europa e o Oriente Próximo. A Grécia dividia-se em: continental, situada na região meridional da Península Balcânica; peninsular, separada da Grécia continental pelo golfo de Corinto; insular, formada pelas ilhas dos mares Egeu e Mediterrâneo; e asiática, formada após a colonização da Ásia Menor. O relevo montanhoso da Grécia dificultava a comunicação interna, prejudicando a unidade política. Porém, o litoral recortado, com vários portos naturais, concorreu para que os gregos se dedicassem a navegação e ao comércio.

ATIVIDADES

1. Onde se localizava a Grécia?

2. Por que os gregos se dedicaram mais ao comércio e a navegação?

Page 3: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

INGLÊS

Lembrando a conjugação do verbo to be no tempo presente, forma afirmativa: I am You are He is She is It is We are You are They are Complete as lacunas usando o verbo to be (am, is, are) e traduza as frases: 1- I_______a student. 2- You_______Brazilian. 3- The cat______white. 4- Mary______a actress. 5- They______doctors. 6- She_____my teacher. 7- My sister_______beautiful. Vocabulário the - o, a, os, as. my- meu, minha. beautiful - bonito (a).

. . . . . . . . . . . . 25/8/2020 . . . . . . . . . . .

LÍNGUA PORTUGUESA

Sobre o texto “A cobiça”, responda: Questão 5 – O travessão foi usado para: ( ) marcar uma pausa na fala do cão viajante. ( ) assinalar o começo da fala do cão viajante. ( ) sugerir o prolongamento da fala do cão viajante. Questão 6 – Segundo o texto: “os ladrões saíram sorrateiramente do local”. Isso quer dizer que: ( ) os ladrões saíram calmamente do local. ( ) os ladrões saíram apressadamente do local. ( ) os ladrões saíram disfarçadamente do local. Questão 7 – Na oração: “Novamente a pousada ficou em silêncio.”, o vocábulo sublinhado exprime em relação ao fato uma circunstância de: ( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo. Questão 8 – De acordo com o narrador, a ideia do cão viajante foi “válida para livrar-se de tão incômodos vizinhos”. Dessa maneira, podemos caracterizar esse cão como: ( ) astuto. ( ) covarde. ( ) preguiçoso.

Page 4: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

MATEMÁTICA

1) Um médico prescreveu a seguinte receita para um paciente: • 10 mL de xarope de 4 em 4 horas; • 1 comprimido antibiótico de 6 em 6 horas; • 1 comprimido para a gripe de 8 em 8 horas. Sabendo que esse paciente tomou os três remédios juntos às 9 h da manhã de hoje, podemos afirmar que ele tomará os três remédios juntos novamente às: A) 8 h da noite de hoje. B) 9 h da noite de hoje. C) 8 h da manhã do dia seguinte. D) 9 h da manhã do dia seguinte. 2) Observe os números 26, 73, 95, 100, 250 e 3524. Identifique, sem efetuar a divisão, aqueles que são: a) divisíveis por 2: b) divisíveis por 5: c) divisíveis por 10: 3) Participaram de uma competição, em uma confraternização doGrêmio da Artilharia, 42 alunos do 6o ano e 24 alunos do 7o ano. O responsável pelo Grêmio dividiu todosos alunos do 6o ano em grupos com a mesma quantidade de integrantes e, em seguida, realizou o mesmoprocedimento com todos os alunos do 7o ano. O número de grupos formados com alunos do 6o ano eraigual ao número de grupos formados com os alunos do 7o ano, sendo esse número o maior possível. Após a divisão, ele juntou um grupo de alunos do 6o ano com um do 7o ano, constituindo o que eledenominou de equipe. O número de integrantes da equipe era um número: a) primo. b) múltiplo de 2. c) divisível por 3. d) múltiplo de 6. e) divisível por 7. 4) Um artesão possui duas cordas medindo 48 e 68 metros, respectivamente. Para fazer uma obra de arte, ele deseja corta-las em pedaços de mesma medida, com o maior tamanho possível, de modo que não haja sobras. Qual será o tamanho de cada pedaço e quantos pedaços ele vai conseguir obter? 5) Uma determinada propaganda passa no canal A de 22 em 22 minutos, no canal B de 30 em 30 minutos e no canal C de 45 em 45 minutos. A propaganda passou nos três canais às 6 horas e 15 minutos, que horas a propaganda passara ao mesmo tempo nos três canais novamente?

ARTE

Continuação sobre o Folclore Lembrando que a palavra FOLCLORE, portanto, expressa tudo aquilo que o povo sabe conhecer. O

folclore estuda o que o povo sabe sem ter aprendido nas escolas, colégios etc. Hoje vamos falar de uma festa folclórica chamada CAVALHADA. É uma festa tradicional e dança de GOIÁS. A festa começa em uma pista de mais ou menos de 50 metros, no meio da qual são colocados 2 postes,

ligados por uma corda que sustenta uma argola pendurada por um gancho. Doze cavaleiros divididos em 2 equipes: vermelha e azul têm como objetivo retirar a argola com suas lanças.

Os cavaleiro apresentam aos pares para fazer o reconhecimento da pista, depois voltam ao ponto de partida, onde cumprimentam seus parceiros e assistência. Daí recebem a lança de mão do mantenedor, uma espécie de juiz de cavalhada.

A apresentação de cada cavaleiro é anunciada pelo rufar dos tambores. Muitas saudações são feitas ao som do Píndaro, um instrumento de sopro parecido com a flauta.

Os componentes partem para o alvo alternadamente, 6 de cada vez. A cada arremetuda concluída com êxito recebem um pedaço de pano, que é amarrado ao corpo ou na lança. Naturalmente, o vencedor é aquele que retirar mais argolas.

Finalizada a disputa, os concorrentes fazem um novo desfile. Cumprimentam os pares, geralmente com

Page 5: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

um lenço preso à boca, cruzam suas lanças e depois recebem os prêmios. Vestidos como soldados medievais, eles encenam nas ruas da cidade. Esses homens desafiam-se a cavalo, travam lutas, viajam dias e dias, cantando de casa em casa.

Armados de violas e danças embandeirados de vermelho e branco, vestidos de seda e veludo. ATIVIDADE : Responda às perguntas relacionadas ao texto (as respostas se encontram no texto )

1) Como os homens se vestem na cavalhada?

2) Quantas pessoas precisam para a cavalhada? 3) Quais são as cores da equipe da cavalhada?

4) Qual é o objetivo da cavalhada?

https://www.youtube.com/watch?v=SJjL2CO_8h4&feature=emb_logo

EDUCAÇÃO FÍSICA

Aula 1 Tema: Práticas Corporais de Aventura Assista ao vídeo para descobrir quais são as práticas de aventuras, algumas já fazem parte das Olimpíadas. Após o vídeo anote no seu caderno qual você se identificou mais. Conheça as Práticas Corporais de Aventura Aula 2 Tema: Tema: Práticas Corporais de Aventura - Surfe Nessa aula vamos conhecer a história do Surfe, esporte esse que vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil. Atualmente temos vários brasileiros no WCT (campeonato mundial de surfe), que já foram campeões como: Adriano de Sousa, Gabriel Medina e no ano passado o mais novo campeão Ítalo Ferreira. A História Completa do surfe

O surfe é um esporte bem complexo então antes de chegarmos à parte prática, iremos aprender a teoria.

Por hoje é só, mas nas próximas aulas vamos aprender as regras, técnicas, tipos de pranchas e quilhas, marés (direção dos ventos) swell, tipos de ondas, manobras etc.

E no final dessa aprendizagem vou ensiná-los a remar e a dropar na prancha.... mas como, se não temos o mar?

Ah espere e verá!! Registre as aulas com fotos ou vídeos e envie para o seu professor ou professora.

. . . . . . . . . . . . 26/8/2020 . . . . . . . . . . .

LÍNGUA PORTUGUESA

O conto da mentira Rogério Augusto

Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo. O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato

Page 6: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”. O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte… Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

Questões

Questão 1 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto: ( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional. ( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir. ( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão. ( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa. A sequência correta é: a) 1, 2, 3, 4. b) 4, 2, 3, 1. c) 4, 3, 1, 2. d) 2, 1, 4, 3. Questão 2 – O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras? Questão 3 – Releia:

“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”

Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:

MATEMÁTICA

1) As 6 horas da manhã, partem do colégio três ônibus escolares. Depois de 40, 50, 60 minutos, cada um deles volta ao ponto de partida. Considerando que esses ônibus farão esse percurso o dia todo, em que horário os ônibus partirão juntos do colégio novamente: 2) No terminal de ônibus existente no bairro de Pinheiros, os ônibus de três linhas municipais saem de acordo com os seguintes intervalos de tempo: Linha 1: de 18 em 18 minutos; Linha 2: de 30 em 30 minutos; Linha 3: de 45 em 45 minutos. Assim, se em um dia da semana os ônibus das três linhas saírem pontualmente às 8h da manhã, qual será o próximo horário, deste mesmo dia, em que eles sairão novamente ao mesmo tempo? a) Os três ônibus sairão, ao mesmo tempo, às 8h3 min. b) Os três ônibus sairão, ao mesmo tempo, às 9h. c) Os três ônibus sairão, ao mesmo tempo, às 9h33min. d) Os três ônibus sairão, ao mesmo tempo, às 9h30min. e) Os três ônibus sairão, ao mesmo tempo, às 8h33min.

Page 7: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

3) Leila e Bernardo reúnem-se, com regularidade, com seus alunos, para desenvolver um projeto. Leila tem reuniões com seus alunos a cada 8 dias. O professor Bernardo reúne-se a cada 10 dias. Hoje eles fizeram a reunião conjunta. A próxima reunião conjunta dos dois grupos vai ocorrer depois de : (A) 11 dias. (B) 18 dias. (C) 20 dias. (D) 40 dias. 4) Considere as multiplicações a seguir:

1 x 30 = 30

2 x 15 = 30

3 x 10 = 30

5 x 6 = 30

2 x 3 x 5 = 30 Em uma delas, o número 30 está escrito na forma de multiplicação em que todos os fatores são números primos. Qual é essa multiplicação? 5) Uma forma de fatorar o número 240 é 2x x 3 x 5. Quanto vale x? Dica: decomponha o número 240 e veja quantas vezes o número 2 aparece na decomposição.

GEOGRAFIA

AS ILHAS E OS ARQUIPÉLAGOS As ilhas são porções de terra emersas cercadas pelas águas de um oceano, mar, rio ou lago. Elas podem ter pequenas ou grandes dimensões. Arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras. O Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é formado por cinco ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago, reúne quatro ilhas grandes e milhares de ilhas pequenas. Ilhas continentais e ilhas oceânicas As ilhas são continentais quando se localizam nas proximidades de um continente. Em um passado bem remoto, elas fizeram parte do continente. Um exemplo no Brasil é a Ilha de Santa Catarina, onde está a cidade de Florianópolis. As ilhas são oceânicas quando não têm ligação com os continentes. Há dois tipos de ilhas oceânicas: – ilhas coralíneas* (atol); – ilhas vulcânicas. As ilhas oceânicas localizam-se em alto-mar e fazem parte do relevo submarino. Contudo, levando-se em consideração a divisão política dos continentes, elas são consideradas parte do continente do qual estão mais próximas. *Coralíneo: Formado por corais, que são minúsculos animais invertebrados marinhos que se fixam muito próximos uns aos outros.

ATIVIDADES: 1 – O que são ilhas? 2 – Defina com apenas uma palavra: a) Conjunto de ilhas próximas entre si. _______________________________ b) Ilha sem ligação com o continente. ________________________________ c) Ilha próxima ao continente. ______________________________________ d) Recife coralíneo circular. ________________________________________ 3 – As ilhas fluviais são aquelas que se formam quando uma área é cercada por dois rios ou por dois canais de um mesmo rio, isolando uma área do ambiente ao seu redor. No Brasil, cercada pelos rios Araguaia e Javaés, encontramos a maior ilha fluvial do planeta, com uma área aproximada de 20.000 km². Qual ilha é essa?

Page 8: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

a) Ilha do Marajó. b) Ilha Fernando de Noronha. c) Ilha do Bananal. d) Ilha do Governador. e) Ilha de Florianópolis.

. . . . . . . . . . . . 27/8/2020 . . . . . . . . . . .

LÍNGUA PORTUGUESA

INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições mais comuns são: De alegria: ah! oh! oba! De aplauso: viva! bis! bravo! De chamamento: oi!olá! alô! De dor: ui! ai! De silêncio: silêncio! psiu! De surpresa: oh! ah! De advertência: cuidado! atenção! De alívio: ufa! arre! De admiração: ah!oh! puxa! nossa! De desejo: oxalá, tomara! De saudação: salve! viva! olá! De terror: ui! credo! cruzes! Se possível, acesse a link e saiba mais: www.siginficados.com.br/interjeção Leia a tirinha abaixo para responder às questões 1 e 2.

1) Identifique a interjeição presente na tirinha acima: 2) A interjeição presente na tirinha da Turma da Mônica expressa sentimento de: a) ( ) alegria b) ( ) tristeza c) ( ) admiração d) ( ) chamamento Leia a tirinha atentamente para responder à questão 3.

Page 9: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

3) O que a interjeição presente no segundo quadrinho expressa? a) ( ) um pedido de auxílio. b) ( ) um sentimento de dor. c) ( ) um sentimento de tristeza. d) ( ) um sentimento de espanto. 4 – Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem.

) a) Obrigada, é muita gentileza de sua parte. b) Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho! c) Ah! Você aqui a esta hora! d) Puxa! Pensei que não viesse mais. e) Calma, que tudo acabará bem. f) Ora! Não foi assim que eu expliquei a questão. g) Ih, que bagunça está aqui! h) Olá! Que bom revê-lo! i) Nossa, que lugar lindo!!! j) Puxa! Você é realmente um artista. k) Oba! A festa vai começar! l) Oxalá os preços fiquem realmente estabelecidos! m) Psiu! As crianças estão dormindo. n) Credo, que coisa horrível!

MATEMÁTICA 1) Observe a caixa representada abaixo:

Uma planificação dessa caixa é:

2) Considere os sólidos geométricos representados na figura:

A B C

Page 10: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

Sólido Número de

faces

Número de

vértices

Número de

arestas

Nome do

polígono da

base

Nome do

polígono das

faces laterais

Nome do

sólido

geométrico

A 6

B quadrado

C 8

3) Qual é a figura espacial sugerida por: a) Uma lata de ervilha? ______________ b) Um dado? ______________________ c) Uma caixa de fósforos? ____________ 4) Diga o nome dos sólidos geométricos que correspondem às planificações seguintes:

5) Que sólido geométrico você obtém ao girar a porta do banco?

Page 11: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

CIÊNCIAS

Tipos de Rochas

SE POSSÍVEL, ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/u4rV2I66Wr8

A classificação dos tipos de rochas, conforme sua formação, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.

Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos. Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

1) Rochas magmáticas: também chamadas de ígneas, são formadas pelo resfriamento e solidificação do magma pastoso. O magma que existe no interior da terra é expelido pelas erupções vulcânicas. A solidificação do magma ocorre de duas maneiras: na superfície e no interior da Terra. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações mais antigas.

2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.

Page 12: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas, em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente, formando novas rochas.

Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-rochas.htm

Atividades

1- “As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra”. Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima: a) Rochas sedimentares b) Rochas Metamórficas c) Rochas Ígneas d) Rochas Basálticas 2- O processo de metamorfismo e responsável pela formação das rochas metamórficas, ocorre a partir de dois principais fatores condicionantes, que são: a) A temperatura e a pressão do ambiente. b) O local e a estrutura do ponto onde se encontra a rocha. c) A ação humana e as condições climáticas. d) O vulcanismo e os processos tectônicos.

Page 13: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

3- Observe a imagem ao lado: Os fósseis, a exemplo da imagem ao lado, costumam se formar apenas em um tipo específico de estrutura rochosa, em virtude de suas características de formação. Os tipos de rochas que permitem a fossilização são: a) As metamórficas, pois o metamorfismo dos solos permite a conservação da estrutura dos elementos orgânicos; b) As sedimentares, pois o transporte de sedimentos pelos agentes externos permite o soterramento dos restos orgânicos, iniciando assim o processo de fossilização. c) As magmáticas, pois apenas em condições elevadas de pressão interna, causadas pelo “afundamento” dos fósseis ao longo de milhares de anos, é possível a sua formação. d) As ígneas, pois elas são o único tipo de rocha que apresenta uma estrutura maleável para a formação de fósseis. 4- Identifique as rochas com base nas características apresentadas abaixo: a) Originam-se após as rochas sofrerem aumento de pressão e temperatura nas partes profundas da crosta. Resposta: _______________ b) Formadas pelo resfriamento e solidificação do magma, material fundido proveniente do manto. Resposta: _________________ c) Formadas pela acumulação de fragmentos de outras rochas. Resposta: __________________. 5- Em quais tipos de rochas são encontradas reservas de petróleo? a) Metamórficas. b) Sedimentares c) Plutônicas. d) Magmáticas.

MEIO AMBIENTE

1-A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando principalmente: a) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações. b) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre. c) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos. d) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

Page 14: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

. . . . . . . . . . . . 28/8/2020 . . . . . . . . . . .

Nome do aluno:

Exercícios de Fixação

1. A menina do texto: (a) Chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes. (b) Está trocando seus dentes de leite e não gosta disso. (c) Reclama da dor que sente ao trocar os dentes. (d) Usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes. (e) Quer entender melhor a história dos dentes. 2. No segundo quadrinho percebemos que Mafalda segura: (a) Uma escova de pentear. (b) Um espelho. (c) Um estojo de maquiagem. (d) Uma caixa. (e) Um celular. 3. Marque a alternativa em que todas as palavras são pronomes pessoais. (a) Em, são, dó. (b) Eu, ele, me. (c) Dente, ter, bom. (d) Ela, além, eu. (e) Que, lhe, vós. 4) No alto da torre de uma emissora de televisão, duas luzes “piscam” com frequências diferentes. A primeira “pisca” 15 vezes por minuto e a segunda “pisca” 10 vezes por minuto. Se num certo instante, as luzes piscam simultaneamente, após quantos segundos elas voltarão a “piscar simultaneamente”? a) 12 b) 10 c) 20 d) 15 e) 30

5) Assinale a sequência de números que é formada apenas por números primos: a) 1, 2, 3, 5, 7, 9, 11, 13 b) 3, 5, 7, 9, 11, 13, 19, 21 c) 0, 1, 2, 7, 11, 13, 19, 23 d) 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23 e) 1, 2, 3, 5, 13, 19, 27, 31 6) Um poliedro possui 16 faces e 18 vértices. Qual é o número de arestas desse poliedro? a) 16

Page 15: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola:

b) 18 c) 32 d) 34 e) 40 7) A biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) até o fundo do mar (até cerca de 10.000 m de profundidade) […]. Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida. As três principais camadas que compõem a biosfera são: a) geosfera, criosfera e exosfera. b) endosfera, astenosfera e litosfera. c) ecosfera, hidrosfera e geosfera. d) litosfera, atmosfera e hidrosfera. e) hidrosfera, antroposfera, ecosfera. 8) Assinale a alternativa correta: Ao longo da história, a utilização dos minerais e rochas pelos seres humanos, foi se tornando: a) Pouco frequente; b) Frequente e diversificada; c) Pouco diversificada; d) Pouco utilizada. e) Nunca utilizado 9) Em qual alternativa o emprego do verbo to be está correto? a) I is happy. b) I are Spanish. c) I am a teacher. d) It am a horse. e) You is a actor. 10) Por que os europeus criaram o termo Antiguidade Clássica? a) Para se referirem à Mesopotâmia e ao Egito. b) Para se referirem à Roma e à Mesopotâmia. c) Para se referirem à Grécia e à Roma antigas. d) Para se referirem à Roma e aos Hebreus. e) Para se referirem à Grécia e ao Egito.

Parabéns! Você realizou todas as atividades

Page 16: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO · 2020. 8. 24. · P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I N Ó P O L I S S Ã O P A U L O SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola: