secretaria de direitos humanos secretaria ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma...

11
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DO IDOSO - CNDI Tipo de Reunião do Conselho Reunião Descentralizada Data de realização 11 de junho de 2015 Horário (início e término) 09:00 17:00 Local de realização Reunião Fecomércio SESC - Rio Branco - Acre Coordenação da atividade/Presidente do CNDI Bahij Amin Aur Conselheiros Governo NOMES Conselheiros Sociedade Civil NOMES 1. Marco Antonio Juliatto - SDH 2. Antônio Lídio de M. Zambon MEC 3. Maria Cristina C. Hoffmann MS 4. Renan Aragão MDS 5. Avelina Alves Lima NetaMPS 6. João de Andrade Filho (MCTI) 7. Bahij Amin Aur OAB/Presidente em Exercício 8. Maria Leitão Bessa ABRAz 9. Luiz Legnani COBAP 10. Epitácio Luiz Epaminondas SINTAPI 11. Maria Clotilde B.N.M. de Carvalho SESC 12. Maria Bernadette de M. Medeiros - CFESS 13. Crismédio Vieira da Costa Neto PPI 14. Marília Celina Felício Fragoso ANG 15. Sandra Rabello de Frias SBGG 16. Sara Melo ANADEP 17. Valdenora C. Rodrigues MORHAN 18. Maria Lúcia Santos de Moura CONTAG 19. Selma Castro de Lima (Suplente) - ABRAz

Upload: others

Post on 17-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DO IDOSO - CNDI

Tipo de Reunião do Conselho

Reunião Descentralizada

Data de realização 11 de junho de 2015

Horário (início e término) 09:00 – 17:00

Local de realização Reunião Fecomércio – SESC - Rio Branco - Acre

Coordenação da atividade/Presidente do CNDI

Bahij Amin Aur

Conselheiros Governo –

NOMES

Conselheiros Sociedade Civil –

NOMES

1. Marco Antonio Juliatto - SDH

2. Antônio Lídio de M. Zambon – MEC

3. Maria Cristina C. Hoffmann – MS

4. Renan Aragão – MDS

5. Avelina Alves Lima Neta– MPS

6. João de Andrade Filho (MCTI)

7. Bahij Amin Aur – OAB/Presidente em

Exercício

8. Maria Leitão Bessa – ABRAz

9. Luiz Legnani – COBAP

10. Epitácio Luiz Epaminondas – SINTAPI

11. Maria Clotilde B.N.M. de Carvalho –

SESC

12. Maria Bernadette de M. Medeiros -

CFESS

13. Crismédio Vieira da Costa Neto – PPI

14. Marília Celina Felício Fragoso – ANG

15. Sandra Rabello de Frias – SBGG

16. Sara Melo – ANADEP

17. Valdenora C. Rodrigues – MORHAN

18. Maria Lúcia Santos de Moura –

CONTAG

19. Selma Castro de Lima (Suplente) -

ABRAz

Page 2: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

Estrutura Governo. Visitantes/convidados Governamentais

01.Ana Lúcia da Silva (Coord. Geral

CNDI)

02.Claudia Americano (Assessoria)

01. Neusa Muller (Coord. Política do Idoso)

02. Neyla Maria M. Assis Morais

(Convidada M. Cultura)

RESUMO

PAUTA

Abertura:

9:30 as 10:00 - Espaço da Presidência, comunicações e informes: PPA- Fórum

Interconselhos + Comitê Executivo das Conferências Conjuntas + Seminário “Bom

Trato”.

10:00 as 12:00 – Relatório do Comitê da Conferência Nacional e discussão de

estratégias para os estados manterem vivos os debates e as deliberações aprovadas

nas conferências estaduais já realizadas.

12:00 as 14:00 – ALMOÇO

14:00 as 16:00 – Relatório da Comissão Organizadora da IV Conferencia Nacional dos

Direitos da Pessoa Idosa - CNDPI

16:00 as 17:00 – Encaminhamentos e Informes Gerais

Encerramento.

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES E DELIBERAÇÕES

INFORMES: Presidência do CNDI: O Conselheiro representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Amin Aur na condição de Conselheiro mais Idoso, conforme Art. 8ª, Inciso 5º da Resolução nº 18/2012 ( A Presidente Sandra Ferreira comunicou afastamento por motivo de saúde e o Vice-Presidente Paulo Maldos estava em compromisso agendado anteriormente na Capital Brasília/DF).

15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – instituído pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção da Violência à Pessoa Idosa no ano de 2006. O objetivo da data é criar a consciência mundial social sobre a temática da pessoa idosa; Ver HTTP://saudebapessoaidosa.fiocruz.br/ ações de saúde para a pessoa idosa;

Page 3: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

21/09 - Dia Mundial da doença de Alzheimer – entrar no site da Associação Brasileira de Alzheimer – www.abraz.org.br O Senador Paulo Paim protocolou Projeto de Lei do Senado – PLS, propondo a unificação de datas para eleição dos Conselhos Estaduais e Distrital da Pessoa Idosa. O CNDI realizou consulta aos CEIs e a maioria dos Estados responderam ser contra, por não ter sido consultados com antecedência ou ser pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo.

Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos: representada por Neusa Muller – Coordenadora Nacional da Política do Idoso- CGDI/SNPDDH.

Informou que o dia 15/06 e o “Dia Interamericano contra a violência da Pessoa Idosa” e que no próximo dia 15 será divulgada a aprovação da Convenção Interamericana dos Direitos da Pessoa Idosa, pelo menos é o que se espera que aconteça na reunião do dia 15 de junho; Que a Reunião de Altas Autoridades de Direitos Humanos – realizada no dia 07/05 – debateu sobre a transferência de pessoas idosas com transtorno mental para ILPIs, o que preocupa, diante da carência e complexidade desses espaços; E que será realizado no próximo ano o 1º Jogos Brasileiros para a Pessoa Idosa; Que estão sendo realizadas as reuniões da Comissão Permanente do Compromisso pelo Envelhecimento ativo, onde foram apresentadas: As ações previstas no PPA para a pessoa Idosa, pelos diversos Ministérios (MDS – Aprimorar o Cadastro Único, MS – Qualificação da Atenção Básica no atendimento à pessoa idosa chama a atenção para a importância dos CMIs e DEIs se mobilizarem para que o municípios e estados se mobilizem para a demanda e adesão aos Programas: Atualização das Carteiras de Saúde da Pessoa Idosa; Atualização do Caderno de Atenção Básica à Pessoa Idosa; Atualização do Caderno de Orientações aos Cuidadores da Pessoa Idosa; Investimento na capacitação dos profissionais da Atenção Básica para o

atendimento à pessoa idosa; Plano Internacional/Nacional/Regional de enfrentamento às demências; Ampliação das equipes de atenção domiciliar; Distribuição de medicamentos através da Farmácia Popular; Promoção do Envelhecimento Saudável.

MEC – Formação de Educadores Populares; Programa de Formação de Educadores Populares para atuarem junto a Pessoas Idosa.

O Conselheiro representante da SDH, Secretário de Gestão da Política de Direitos Humanos, suplente na titularidade em substituição ao Secretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Senhor Marco Antonio Juliatto, informou o resultado da participação dos conselheiros na reunião do Fórum Interconselhos que apresentou as propostas ao PPA 2016/2019, realizado em Brasília no mês de abril de 2015 para a temática da pessoa idosa, com diversas Iniciativas Orçamentarias no Programa de Direitos Humanos, entre elas a de “Fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa”. Em que precisa ser aprovado no Conselho, conforme o Art. 4º da Lei 12.213/2010, o investimento de parte dos recursos arrecadados no Fundo Nacional do Idoso – FNI. O Conselheiro representante do Ministério da Educação – MEC, Senhor Antonio Lidio, informou que a Comissão Permanente de Gestão do Fundo Nacional do Idoso, tinha debatido o assunto e aprovado na reunião de abril que seria destinado recursos do FNI para aquisição de equipamentos/bens duráveis para ser doados aos conselhos, como forma de incentivar, motivar, fortalecer os colegiados estaduais e das capitais, numa

Page 4: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

espécie de “Projeto Piloto”. O Secretário de Gestão, Senhor Marco Antonio Juliatto informou que como já existia a definição do que fazer, o Conselho precisava solicitar a Secretaria de Gestão para providenciar a aquisição dos bens, inclusive por ser demorado o processo de licitação. Lembrou que a Coordenação de Contratos e Licitação estava com um processo de licitação para aquisição de bens duráveis para os Conselhos Tutelares e para as Centrais de Libras, o que podia se somar e realizar um só processo. A Conselheira representante do Ministério da Saúde, Senhora Cristina Hoffmann informou de diversas atividades realizadas no dia anterior a reunião ordinária e hoje, em parceria com a área da saúde estadual do Acre e municipal de Rio Branco. Onde está sendo aplicado o Programa de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa e implantada a Caderneta de Acompanhamento dos processos clínicos e de medicamentos dos idosos na unidade de saúde Hospital do Idoso e em outras unidades básicas de saúde. Que acompanhou na primeira hora do dia os idosos realizando exames clínicos e fazendo exercícios acompanhados por profissionais da ABS e que teve a companhia da Coordenadora Geral do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Senhora Ana Lucia da Silva, na atividade externa, no inicio da manha, quase madrugada em área distante do centro da cidade de Rio Branco/AC. O Conselheiro representante da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas – COBAP, Senhor Luiz Legnani, apresentou o Ofício Nº 030/2015, entregue ao Ministro da Secretaria de Direitos Humanos – SDH/PR e para o CNDI/SDH/PR, com a Pauta de reivindicações da COBAP em relação à política da pessoa idosa e que aguarda retorno do CNDI e da SDH. Lembrou também que a decisão de investimento dos recursos arrecadados pelo Fundo Nacional do Idoso- FNI e de competência do Conselho, conforme a Lei do Fundo. Em seguida falou que está na condição de Conselheiro representando a COBAP desde 2012, quando o Fundo, tinha uma arrecadação insignificante, e que graças a mobilização de conselheiros e gestores para arrecadar dinheiro para o FNI, a situação é bem melhor. Informou também que a decisão de fortalecer os Conselhos de Direitos através de aquisição de equipamentos é desde o mandato anterior, portanto, e preciso acelerar a compra e a entrega. “Quando as entidades aprova uma ação em suas plenárias, as providências são imediatas, na Administração Pública é uma demora inexplicável”. A Conselheira representante da Associação Nacional de Gerontologia – ANG, Senhora Marilia Celina Felício, informou que os procedimentos administrativos para realização da segunda reunião descentralizada que será realizada no SESC do Cacupé, na cidade de Florianópolis/SC, estar com as providencias em andamento e que junto com a reunião do CNDI, ANG realizará uma atividade de comemoração de trinta anos da entidade. A Conselheira representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, Senhora Sandra Rabello informou sobre a reunião do Comitê Executivo da Conferência Conjunta dos Direitos Humanos que discutiu o cronograma das Conferências e o adiamento da Conferencia Conjunta de Direitos Humanos para o mês de maio de 2016; Sugeriu que os estados organizem ações e debates no período entre o final das Conferências Estaduais, previsto para setembro de 2015 e a realização da etapa nacional prevista para maio/2016, afim de não esfriar a participação dos delegados eleitos nas etapas estaduais. A Conselheira representante da Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz, Senhora Maria Leitão informou sobre as atividades da entidade que representa, e sua atuação profissional em parceria com as áreas de saúde do município e do estado nas ações de prevenção das demências e do controle da doença nos já acometidos. Agradeceu a oportunidade de recepcionar a reunião do CNDI, na cidade de Rio Branco/AC, da integração e compartilhamento com os conselhos e conselheiros da região norte presentes (RO, RR, AM e PA e outros municipais), da homenagem aos pioneiros da atenção e cuidado homenageados no dia de ontem, a Irmã Maria e o Padre Antonio que

Page 5: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

se dedicam a recepcionar e cuidar dos idosos e idosas acreanas, em suas instituições. Agradeceu aos conselheiros nacionais presentes que cortaram o Brasil para chegar na distante cidade de Rio Branco e em especial a Coordenação Geral do CNDI, na pessoa da Coordenadora Geral Ana Lucia que não mediu esforços para a realização da reunião, ao SESC de Rio Branco que cedeu o espaço e a todos os profissionais que contribuíram com a organização da atividade.

ENCAMINHAMENTOS:

O conselho aprovou o encaminhamento do processo de aquisição dos bens duráveis/equipamentos em conjunto com a licitação, em processo na Secretaria de Gestão para agilizar a aquisição;

Diante das dificuldades apresentadas pelo Comité das Conferências Conjuntas para realização da Conferência Nacional no ano de 2015, era necessário realizar atividades para manutenção da mobilização dos delegados até a realização da etapa nacional;

Estabelecer uma vigília junto ao Congresso Nacional para manutenção das sugestões orçamentárias no PPA-2016/2019 (Programas, Objetivos e Iniciativas) referentes à política pública voltadas para a pessoa idosa;

Acompanhar os encaminhamentos administrativos para realização da segunda reunião descentralizada do ano que será na cidade de Florianópolis/SC;

Divulgar as ações de saúde relacionadas ao acompanhamento da saúde da pessoa idosa e principalmente da caderneta do idoso.

Nada mais havendo a tratar, com os agradecimentos a presença de todos e todas, foi encerrada a Reunião Ordinária de nº 76(Reunião Descentralizada). E para constar, eu, Ana Lucia da Silva, lavrei o presente Resumo Executivo, que depois de lida e aprovada será assinado por mim. Constam em anexo as assinaturas de todos os presentes.

Page 6: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

glgB lg=lpo' l w

B1'g

g gP»

[

Ó

P

QaP

0E

=

n

= ZP»

0

gD»WQ3NElg

mo l r-'

# leB

8

=

HI'a

Q

EN

B

0

N

3=

=

Õ

QQ.0

ã

olõlõ

=: 1 nB lg

0

P

N

i

H H» >

0

Q.0Q

gi

=

F

}$»

Ü0»Z0

3Q

9'ÜQÕ

0

>3=

>D=

0

QWZg00D2»

0

g8B

H

bR0gl:P

<0B

Q»ZQ0

E

R0

»

»

E

ZÓE0

-1

gN 0

a'0=

S

o l -] l -] l -] l -] l-]

cnÕ

(1CDU=

8W>.

g00

ã$'u8C

8>=20

=g Usl= 0

>W

Z(1

g»9l

»0WgQ00

QaB

-i @>

g

80=

80

$

g

8=»00

»

N-

?

B

g. l@

13PaQNB

i-T' ll0

3»l$'

ã

Q

Õ

g03l&Q

B

IN[0

(1Zg=

8P9

aQ

Q

ly'

g

C

BgP

F!

(D

ã»U»

B'8ga'

líC0Q0B

NC16

16Õ'8 ã

lõ3

g=8

b'']

Bb ll<

g'la'

B<

a'W

K

ÊeB

>»EN

H

        ila li

wl+lw    i li li l = li

        n          

                          

Page 7: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

\,'l(' ..] l ..] l I' 1 ...] 1 g' l ..] l ..] l ..] l ..]

' 1 ' 1 8' 1 ' 1 8' 1 ' 1 '1'1'''

Fliil ii ; RgQ

Õ

!lh?\

''\l'---

6\

8q

R<»Q=

0g=

30=

rD

8 l..

o. llP

DBB»

Id@

<

0lóIB =llg

D()

f

N

g?

8

'RnE3hNQQ

$R

eB

P=ã» B g0

IQ

!"Ê-

rH

PQP0<

Idl

'1

glõ IP

g

gã l@!

ÊDl$o

12 11:çlg

B

03.00<

l$

g3

03 3 Õ

<

   g     

Page 8: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

'\\

8g

Ug '1Ç

;

++ 1

Q.

ib

Z9

Page 9: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

kl

gUg '1Q.

;F' 8

8 s'

('õ o

P. P

à '12U

F

Page 10: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

»BB

0Ua0Bq»He

»a.»Q.0Õ

ê

g 8ã.

BnB

)

F-

»'8' P! B'B B'

a30»

iq

;U

Page 11: SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ......pleito dos conselheiros e ou conselhos, sendo uma iniciativa de cima para baixo. Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos:

0=

='0b- .e

0U

#=H

0U

0ZHFH0Z>Q3Z#U0UHH

!U0gU0

HQH

>

:UH=!gHf-l

g>Z0U

l

Ua

B

»g»

»0Üiq»BQ

l

>;

H

:Z;U>!aWFQ>

U

Q.

=BB'0 %

0nZU

B0Q.

g

ng ''1

€)1 »g

1.00

2U

8\

ê'gF<' !?'»g

P