se18 - geografia... · se18 - geografia lgeo6b1 - china questão 1 (unesp 2013) analise a tabela e...

12
SE18 - Geografia LGEO6B1 - China Questão 1 (Unesp 2013) Analise a tabela e o mapa. A partir da análise da tabela e do mapa, é correto afirmar que a) China e Brasil são os países que apresentam os maiores índices de concentração de renda entre os dez países com maiores PIBs do mundo. b) a concentração de renda é um problema que atinge, na mesma proporção, os dez países com maiores PIBs do mundo. c) a Rússia, apesar de possuir o menor PIB entre os dez países, é o que apresenta o menor índice de concentração de renda. d) os dez países com os maiores PIBs do mundo são, também, aqueles que possuem os menores índices de concentração de renda no mundo. e) os EUA possuem o maior PIB e o menor índice de concentração de renda do mundo.

Upload: phungtram

Post on 28-Apr-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SE18 - GeografiaLGEO6B1 - China

Questão 1

(Unesp 2013) Analise a tabela e o mapa.

A partir da análise da tabela e do mapa, é correto afirmar que

a) China e Brasil são os países que apresentam os maiores índices de concentração de renda entreos dez países com maiores PIBs do mundo.

b) a concentração de renda é um problema que atinge, na mesma proporção, os dez países commaiores PIBs do mundo.

c) a Rússia, apesar de possuir o menor PIB entre os dez países, é o que apresenta o menor índice deconcentração de renda.

d) os dez países com os maiores PIBs do mundo são, também, aqueles que possuem os menoresíndices de concentração de renda no mundo.

e) os EUA possuem o maior PIB e o menor índice de concentração de renda do mundo.

f) não sei.

Questão 2

(Enem PPL 2014)

Nas últimas décadas, tem se observado um incremento no comércio entre o Brasil e a China. Acomparação entre os gráficos demonstra a

a) posição do Brasil como grande exportador de commodities.

b) falta de complementaridade produtiva entre os dois países.

c) vantagem competitiva da China no setor de produção agrícola.

d) proporcionalidade entre as trocas de bens de alto valor agregado.

e) restrita participação de bens de alta tecnologia no comércio bilateral.

f) não sei.

Questão 3

(Enem 2016) No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações

chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto,demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicaçõesde direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Fil ipinas.KLARE, MT. A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil , abr. 2015.

A ação da China em relação à situação descrita no texto evidencia um confl ito que tem como focoo(a):

a) Distribuição das zonas econômicas especiais.

b) Monopólio das inovações tecnológicas extrativas.

c) Dinamização da atividade comercial.

d) Jurisdição da soberania territorial.

e) Embargo da produção industrial.

f) não sei.

Questão 4

(Enem 2011) Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos paísesafricanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormentecercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se quealgumas nações da África tornem-se l iteralmente protetorados.BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças naarquitetura global? Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010(adaptado).A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir dotexto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?

a) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) eo Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupamcom a preservação do meio ambiente.

b) Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamentais) que l imitam os investimentos estataischineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociaisafricanos.

c) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais,promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente.

d) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça àsoberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandesprojetos.

e) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de umMercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

f) não sei.

Questão 5

(Uerj 2014)

O gasto mil itar é um dos indicadores do poder dos países no cenário internacional em um dadocontexto histórico.Com base na análise dos dois gráficos, pode-se projetar a seguinte alteração na atual ordemgeopolítica mundial:

a) eliminação de confl itos atômicos

b) declínio da supremacia europeia

c) superação da unipolaridade bélica

d) padronização de tecnologias de defesa

e) não sei.

Questão 6

(Pucrj 2015) Mesmo sendo considerada uma potência do século XXI, a China apresenta uma condiçãoque a coloca como ‘vilã dos direitos humanos’ no cenário internacional. Assinale essa condição aseguir.

a) Nenhum controle sobre a exploração da mão de obra infanti l .

b) Crescentes índices de prostituição de jovens e adolescentes.

c) Permissividade com o tráfico internacional de drogas.

d) Inflexibil idade na expressão da diversidade étnica.

e) Ampliação de penas capitais para diversos crimes.

f) não sei

Questão 7

(Pucrs 2014) Analise as afirmativas que podem completar a frase abaixo:A China se tornou uma potência industrial e exportadora nos últimos anos. Esse fenômeno deve-se_________.

I. às vantagens concedidas pelo governo chinês às companhias transnacionaisII. à mão de obra barata e abundante do paísIII. à política de l iberalização econômica, que abriu o país para investimentos estrangeirosIV. à atuação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que unificou fretes e tarifas emtoda a região

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

f) não sei.

Questão 8

(Ufmg 2009) Analise a charge:

A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmarque essa charge está relacionada:

a) A confl itos de natureza religiosa ocorridos na China – no caso, os que envolvem budistas chinesesinsuflados por monges tibetanos, l iderados pelo Dalai Lama.

b) À garantia da l iberdade de expressão da mídia na transmissão das competições dos JogosOlímpicos, ameaçada por movimentos dissidentes internos à China.

c) À postura intransigente da China diante das pressões externas por maior l iberdade do povotibetano e do temor ao uso das Olimpíadas para manifestações de protesto.

d) Ao fechamento ou às restrições do regime político chinês às competições esportivasinternacionais, supostamente representativas da cultura capitalista ocidental.

e) não sei.

Questão 9

(Ufpel 2008) Observe o mapa a seguir.

Com as Olimpíadas, em Pequim, a China terá a oportunidade de mostrar ao mundo que além decampeã de crescimento econômico nos últimos anos é moderna e cosmopolita. Assim como apoluição de Pequim, outra solução que a China precisará encontrar a fim de alcançar o sucesso nosJogos Olímpicos de 2008 é para a questão do Tibete.

Com relação ao Tibete, é INCORRETO afirmar que:

a) Pertencia ao Nepal e o país vivia sob regime teocrático e autoridade do Dalai Lama, l íder máximodo budismo tibetano, até a ocupação chinesa, em 1950, que teve como objetivo suprir asnecessidades energéticas da China.

b) Está localizado no centro-leste da Ásia, com tradição budista e perdeu seu status de regiãoautônoma com a ocupação chinesa ocorrida em 1950.

c) Tenzin Gyatso, o décimo quarto Dalai Lama, em exíl io na Índia desde a rebelião budista esmagadaem 1959, teve aumentada a força de seu movimento de independência após a concessão do prêmioNobel da paz.

d) Sofre um processo de diluição da cultura local através do estímulo da emigração de chineses"han" (principal etnia da China) para o Tibete. Nas primeiras décadas da ocupação muitosmonastérios da região foram destruídos.

e) Os defensores de sua independência aproveitam o palco privi legiado dos Jogos Olímpicos parabuscarem visibil idade aos confl itos políticos internos que o fechado regime chinês esconde.

f) não sei.

Questão 10

(Ufpel 2007) Observe o mapa a seguir.

Durante as duas últimas décadas, o espetacular crescimento econômico da China vem traçando umalinha ascendente parecida com a de um foguete; mas seis em cada dez chineses não estão a bordodo expresso do futuro; longe das metrópoles, às margens do Pacífico, a pobreza domina a planíciealuvial, as cadeias de montanhas e além delas, o Gobi, deserto maior e mais quente a cada virada deestação climática."Veja" 9/8/2006. [adapt.]

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguirsobre a estrutura territorial da China.I. A região (A), de Xinjang-Uigur, Tibete e Mongólia Interior, é a mais povoada do país, com tradiçãoagrária, grandes cinturões agrícolas e reservatório de mão de obra para os centros urbanos.II. A região (B), de posição setentrional e de menores altitudes, apresenta uma economia voltadapara as atividades primárias e uti l iza técnicas ultramodernas de cultivo.III. A região (C), se destaca pela existência de grandes cidades, como Xangai, e muitas das ZonasEconômicas Especiais (ZEES), que funcionam como verdadeiros enclaves econômicosinternacionalizados.IV. A região (D), da Manchúria, dispõe de imensas reservas de carvão e minério de ferro, abrigandoum grande conjunto de indústrias estatais de bens de produção.V. A região (E), onde se localiza Taiwan, é considerada uma província rebelde desde a diásporaprovocada pela Revolução Chinesa de Mao-Tse-Thung.

Estão corretas apenas

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) III, IV e V.

d) I, IV e V.

e) I, III e V.

f) não sei.

Questão 11

(Ufscar 2003) Observe o mapa.

O país destacado no mapa viveu cinco séculos de domínio português e mais 25 anos de ocupaçãoIndonésia, até a sua independência, definida por plebiscito, em 1999. Após essa data, esteve sobintervenção da ONU, que realizou a administração provisória do país durante dois anos, obrigando aIndonésia a acatar a autonomia política da nova república. Esses fatos demonstram que

a) o confronto entre Portugal e Indonésia para manter o domínio sobre esse país exigiu que a ONUinterviesse para garantir a opção socialista escolhida no plebiscito.

b) permaneceram interesses colonialistas, durante o século XX, mesmo que organismossupranacionais, como a ONU, tenham sido criados para garantir a autonomia política.

c) países pequenos e atrasados, quando obtêm independência política, sempre ficam sob tutela daONU, que tem como principal objetivo ensiná-los a se autogovernar.

d) organismos supranacionais, como a ONU, defendem a permanência de relações do tipo colonial,desde que essas relações não impliquem em confl itos internacionais.

e) a ONU foi criada quando predominavam relações coloniais, para defender o fim dessas relaçõesentre as nações, auxil iando a independência das colônias.

f) não sei.

Questão 12

(Ufsm 2003) Observe o mapa geopolítico da Ásia:

ATLAS MUNDIAL PARA O SÉCULO XXI. São Paulo/ Porto Alegre: Editora do Brasil / Editora da ZeroHora (Diário de Santa Maria), 2002, volume 2, p.186.

Numere os parênteses, relacionando as afirmativas com os números que identificam a localização nomapa.( ) É uma área em que ocorrem confl itos cultural-religiosos cada vez mais frequentes e violentos.( ) Após plebiscito, constitui-se no mais novo país asiático de l íngua portuguesa.( ) Apresenta elevados índices de desenvolvimento capitalista, possui governo próprio, mas não éreconhecido como país independente pela maioria dos Estados do mundo.( ) É região assolada por violentas disputas territoriais desde a descolonização britânica, onde osgrupos separatistas muçulmanos reivindicam ora a sua incorporação a um país fronteiriço, ora a suaindependência.( ) Antiga superpotência, transformou-se em um aglomerado de Estados independentes, hoje unidosem uma comunidade.

A sequência correta é

a) 5 - 2 - 1 - 3 - 4.

b) 1 - 4 - 3 - 5 - 2.

c) 1 - 5 - 4 - 3 - 2.

d) 3 - 4 - 2 - 1 - 5.

e) 2 - 4 - 5 - 3 - 1.

f) não sei.

Questão 13

(Ebmsp 2016)

Na manhã de segunda-feira, 31 de agosto de 2015, sem nenhuma causa específica evidente, asações chinesas entraram em parafuso. No fim do dia, a Bolsa de Xangai despencou 8,5%. A quedarepercutiu em todo o mundo. Na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil , o princípio de pânicodesencadeou um movimento de manada na venda apressada de ações. Há algumas semanas, ossinais de uma freada mais acentuada do que o previsto na economia vinham causando oscilaçõesintensas no mercado financeiro chinês.SAKATE, Marcelo. A China assusta. Veja. São Paulo: Abril , e. 2441, a. 48, n.35, 2 set. 2015, p. 62-67. Adaptado.

Considerando-se as informações do texto, o gráfico e os conhecimentos sobre a economia chinesa eo mercado mundial, pode-se afirmar:

a) A valorização da moeda chinesa e a falta de transparência na divulgação de informações sobre aeconomia indicam que a China vive uma crise sem precedência.

b) A importância da China pode ser explicada pela sua economia já que é a maior investidora empesquisa e desenvolvimento.

c) O alto poder aquisitivo da população, tanto urbana quanto rural, e o grande mercado internoexplicam por que a China é a locomotiva da economia mundial.

d) Os l imitados recursos naturais e o aumento nos preços das commodities no mercado internacionalexplicam a atual crise no sistema financeiro.

e) A insegurança sobre a situação da economia chinesa potencializa as incertezas tanto dosinvestidores quanto do mundo das finanças, já que significa risco e volati l idade.

f) não sei

Questão 14

(Pucrj 2006) "Em quase vinte anos, o império gigantesco multipl icou em quatro vezes seudesempenho econômico, com uma mistura de l iberalização interna e controle estatal deinvestimentos. Tudo isso aconteceu sob um estrito isolamento em relação aos mercados financeirosglobais e com pesados impostos para investidores estrangeiros. Apesar disso, os chineses doexterior e as empresas dos Estados Unidos, do Japão e da Europa investiram mais de 360 bilhões dedólares em centros produtivos da China".GREFE, G. GREFFRATH, M. SCHUMANN, H. "In Attac: o que querem os críticos da globalização".

Há hoje um enorme receio com relação ao papel da China no mercado internacional de produção etrabalho. Países e regiões inteiras se sentem ameaçados. Sobre os receios existentes em relação àChina, analise as afirmativas a seguir:

I - O desenvolvimento e o design dos produtos se realizam na Europa, mas a produção e os empregosmigram para a China;II - As nações industrial izadas perderão mais vagas de trabalho na produção do que ganharão com ospedidos da China;III - Os países em desenvolvimento, que constroem seu futuro com base em força de trabalho barata,não têm mercado e infraestrutura para competir com a China.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa II está correta.

b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

e) As afirmativas I, II e III estão corretas.

f) não sei.

Questão 15

(Fuvest 2003) Na década de 1990, a China, segundo país em extensão territorial e com cerca de 20%da população do mundo,

a) representou uma parcela importante do mercado mundial, embora seu mercado interno não tenhaincorporado nem 1/3 da sua população, majoritariamente urbana, na região I, de cl ima tropical.

b) incrementou o comércio internacional, atraindo investimentos estrangeiros, extinguindo ocontrole migratório e desenvolvendo produção de trigo nas terras altas da região II.

c) passou por graves crises de crescimento econômico que afetaram, sobretudo, as áreas altas esecas, assinaladas em III, onde se localizam as minorias nacionais, como tibetanos e chinesesmuçulmanos.

d) revelou expressivo crescimento econômico e taxa baixa de crescimento demográfico,apresentando clima subtropical com grandes áreas de agricultura irrigada, na região IV.

e) coletivizou as atividades econômicas, reafirmando os valores de sua revolução, desenvolvendo aagricultura irrigada na região III, de cl ima continental e de baixa densidade demográfica.

f) não sei.