saúde e qualidade de vida

18
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Upload: mainamgar

Post on 14-Jun-2015

1.642 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Saúde e qualidade de vida

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Page 2: Saúde e qualidade de vida

CONCEITOS DE SAÚDEA definição mais difundida é dada pela OMS: Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Definição mais atual: A medida em que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente.

A saúde é, portanto, vista como:um recurso para a vida diária, não o objetivo dela; abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo.

Page 3: Saúde e qualidade de vida

Incluem o ambiente social e econômico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais da pessoa.Em geral, o contexto em que um indivíduo vive é de grande importância na sua qualidade de vida e em seu estado de saúde.

DETERMINANTES DA SAÚDE

Page 4: Saúde e qualidade de vida

Esperança de vida ao nascerÉ o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida. A mesma fórmula é utilizada para o cálculo de sobrevida de uma pessoa aos 60 anos, por exemplo.

Page 5: Saúde e qualidade de vida

EXPECTATIVA DE VIDA NO MUNDO

fonte: http://www.infoescola.com/demografia/expectativa-de-vida/

Page 6: Saúde e qualidade de vida

Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida ao nascer, em nível mundial, para 2008 foi estimada em 67,2 anos. De acordo com esse relatório, no Brasil, a expectativa de vida ao nascer (2008) é de 72, 8 anos (sendo 76,7 anos para as mulheres e 69,1 anos para os homens).

O Brasil ocupa a 87ª posição entre os países, quanto a expectativa de vida ao nascer. O país com maior expectativa de vida é o Japão (82,6 anos), e o país no qual a expectativa é menor (39,60) é a Suazelândia, país localizado no interior da África, entre Moçambique (penúltimo país no ranking, no qual a expectativa é de 42,10 anos) e a África do Sul (expectativa de 49, 30 anos).

Page 7: Saúde e qualidade de vida

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: saneamento básico, ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, lazer, entre outros. O aumento da expectativa de vida está diretamente associado à melhoria das condições de vida da população.

CONDIÇÕES : saneamento básico, alimentação, moradia, vestimentas, assistência médica e hospitalar, vacinas, remédios, lazer, ambiente não poluído, segurança , entre outros.

Page 8: Saúde e qualidade de vida

TIPOS DE DOENÇAS MAIS COMUNS NO BRASIL:

Nos grandes centros urbanos:a falta de exercícios físicos, o estresse, a poluição, a alimentação rápida e rica em gordura e açúcar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco estão causando diversas doenças nos brasileiros. Advindos destes problemas, são mais comuns, nos grandes centros urbanos, doenças como o câncer, o diabetes e doenças cardiovasculares.

Na zona rural e nas periferias das grandes cidades: doenças infecciosas e parasitárias, em função das péssimas condições de higiene. A falta de água tratada e o deficiente sistema de esgoto nas regiões norte e nordeste do Brasil tem sido a causa de várias doenças, como, por exemplo: cólera, malária, diarréia hanseníase e verminoses.

Page 9: Saúde e qualidade de vida

DOENÇAS NEGLIGENCIADASSão aquelas que afetam diretamente as populações mais pobres dos países menos desenvolvidos, não sendo, portanto, mercado lucrativo para as empresas farmacêuticas. EXEMPLOS: DOENÇA DE CHAGAS, MALÁRIA, FILARIOSE, DENGUE, FEBRE AMARELA, TUBERCULOSE, HANSENÍASE.

DOENÇAS EMERGENTES

São doenças que surgiram em decorrência das mudanças no comportamento humano e nas alterações provocadas pelo Homem nos ambientes naturais.EXEMPLOS: SARS(síndrome, respiratória aguda grave), DOENÇA DA VACA LOUCA (encefalopatia espongiforme bovina) e a GRIPE AVIÁRIA (causada pelo vírus H5N1).

Algumas bactérias tornaram-se resistentes, como Mycobacterium - tuberculose e Staphylococcus – vários tipos de infecção.Pressão demográfica e expansão humana – Síndromes hemorrágicas, como as causadas pelo vírus Ebola.

Page 10: Saúde e qualidade de vida

PNUD – PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO

MEDIDAS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA REGIÃO: de 0 a 1

São considerados:

Indicadores de expectativa de vidaTaxa de natalidadeTaxa de mortalidadeGrau de escolaridadeCondições médico-sanitáriasRendimento econômico

BRASIL (2009) : IDH 0,813

75º lugar, em um ranking de 182 países

Page 11: Saúde e qualidade de vida

São doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Em geral, eles se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.

EXEMPLOS: ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), ancilostomíase (amarelão), esquistossomose (barriga d´água), bicho-geográfico, filariose (elefantíase).

Page 12: Saúde e qualidade de vida

SintomasOs principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios e, em certas situações, comprometimento cerebral. No caso específico das lombrigas, a proliferação desses vermes pode formar um novelo compacto e obstruir o intestino ou mesmo a garganta, provocando asfixia e morte.

Diagnóstico O exame de fezes é fundamental para identificar o tipo de verme causador da doença. Às vezes, pode ser necessário realizar um exame de sangue para avaliar a extensão da enfermidade.

TratamentoExistem vermífugos específicos para o tratamento das verminoses. Alguns deles são polivalentes, isto é, agem contra diversos tipos de vermes.

Prevenção Saneamento básico, educação sanitária e hábitos simples de higiene pessoal e familiar são elementos fundamentais para prevenir as verminoses.

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/verminoses/

Page 13: Saúde e qualidade de vida

DOENÇA: AMARELÃO VERME : Ancylostoma duodenale

Page 14: Saúde e qualidade de vida

CICLO DE VIDA DOENÇA: AMARELÃO VERME : Ancylostoma duodenale

Os vermes adultos vivem no intestino delgado do homem. Depois do acasalamento, os ovos são expulsos com as fezes (a fêmea do Ancylostoma duodenale põe até 30 mil ovos por dia).

Em condições favoráveis (solo quente e úmido), as larvas se desenvolvem dentro dos ovos. Depois, eles eclodem e elas vão para o solo.

Quando os indivíduos andam descalços nestas áreas, as larvas penetram na pele, migram para os capilares linfáticos da derme e, em seguida, passam para os capilares sanguíneos, sendo levadas pela circulação até o coração e, finalmente, aos pulmões.

Depois, perfuram os capilares pulmonares e a parede dos alvéolos, migram pelos bronquíolos e chegam à faringe. Em seguida, descem pelo esôfago e alcançam o intestino delgado, onde se tornam adultas.

Page 15: Saúde e qualidade de vida

DOENÇA: Ascaridíase / Lombriga VERME : Ascaris lumbricoides

Page 16: Saúde e qualidade de vida

DOENÇA: Ascaridíase (Lombriga) VERME : Ascaris lumbricoides

CICLO DE VIDA

Uma pessoa contaminada elimina ovos de lombriga junto com suas fezes.

Ao ingerir água ou alimentos contaminado, cada ovo se rompe e libera uma larva dentro do intestino humano.

Cada larva penetra no revestimento intestinal e cai na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofre algumas mudanças de cutícula e aumenta de tamanho.

Permanece nos alvéolos pulmonares podendo causar sintomas semelhantes ao de pneumonia. Ao abandonar os alvéolos cada larva passa para os brônquios, traquéia, laringe (onde provocam tosse com o movimento que executam) e faringe.

Em seguida, são deglutidas e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transformam em vermes adultos.

Page 17: Saúde e qualidade de vida

DOENÇA: Barriga d´água / Esquistossomose VERME : Schistosoma mansoni

Page 18: Saúde e qualidade de vida

DOENÇA: Barriga d´água / Esquistossomose VERME : Schistosoma mansoni

CICLO DE VIDA

Uma pessoa contaminada defeca em locais próximos a lagoas ou represas onde existam caramujos ( Biomphalaria ).

Na água, os ovos liberam larvas chamadas miracídios,que nadam e penetram no corpo dos caramujos.

Os caramujos atuam como hospedeiros intermediários porque neles ocorre a fase de reprodução assexuada dos miracídios. Assim, os caramujos eliminam na água milhares de larvas, chamadas cercárias.

Se uma pessoa sadia nada ou coloca os pés da água contaminada, sente coceira, provocada pelas cercárias, que penetram pela sua pele e se instalam nas veias do mesentério intestinal, onde tornam-se adultas, reproduzindo-se sexuadamente. Por isso, o homem é considerado seu hospedeiro definitivo.