saÚde amanhã é dia d da sarampo na região a...

12
a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.070 • 3 DE AGOSTO DE 2018 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA PELA INTERNET www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 JORNAL www.facebook.com/jornalaruaregional CADERNO SOCIAL Página 6 Página 10 NOVO TELEFONE: (11) 3681-2136 Obras do Complexo Hospitalar Santana de Parnaíba entram na reta final Prefeitura de Itapevi inicia obras de reurbanização da Praça Carlos de Castro Gestão municipal avança na regularização fundiária em diversos bairros de Jandira Página 7 Página 6 Senac agita Osasco com show de Luciana Mello em mais uma edição do Casa Aberta Página 7 POLÍTICA Amanhã é Dia D da vacina contra Pólio e Sarampo na região Funcionários do POT fazem curso de adestramento básico de cães Osasco reduz número de mortes no trânsito ENTREVISTA SAÚDE Página 3 Página 3 Prefeitura de Barueri entrega UBS do Jardim Tupan neste sábado Página 6 "Podemos tem condições de eleger mais de um deputado em Osasco", diz Renata Abreu Página 2 Candidato a estadual pelo PSDB, Dr. Lindoso fala sobre seu trabalho na Câmara e os desafios na Assembleia Legislativa Página 4 Cerca de 30 pessoas participam da formação, que tem carga horária de 40 horas e termina hoje. O curso visa oferecer qualificação aos integrantes do programa, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social e que se encontravam desempregadas. Por meio do programa, que não tem vínculo empregatício, além de cursos de qualificação oferecidos pela SDTI, os participantes recebem um auxílio pecuniário por seis meses, período de permanência no programa.

Upload: doantuong

Post on 25-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.070 • 3 DE AGOSTO DE 2018 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA

PELA [email protected]ção concluída às 18h30

JORNAL

www.facebook.com/jornalaruaregional

CA

DE

RN

O S

OC

IAL

Página 6

Página 10

NOVO TELEFONE: (11) 3681-2136

Obras do ComplexoHospitalar Santana deParnaíba entram na reta final

Prefeitura de Itapevi iniciaobras de reurbanização daPraça Carlos de Castro

Gestão municipal avança naregularização fundiária emdiversos bairros de Jandira

Página 7 Página 6

Senac agitaOsasco comshow de LucianaMello em maisuma edição doCasa Aberta

Página 7

POLÍTICA

Amanhã é Dia D davacina contra Pólio eSarampo na região

Funcionários do POT fazem cursode adestramento básico de cães

Osasco reduz númerode mortes no trânsito

ENTREVISTA

SAÚDE

Página 3

Página 3

Prefeitura de Barueri entrega UBSdo Jardim Tupan neste sábado Página 6

"Podemos tem condiçõesde eleger mais de umdeputado em Osasco",diz Renata Abreu

Página 2

Candidato a estadual peloPSDB, Dr. Lindoso falasobre seu trabalho naCâmara e os desafios naAssembleia Legislativa

Página 4

Cerca de 30 pessoas participam da formação, que tem carga horária de 40horas e termina hoje. O curso visa oferecer qualificação aos integrantes doprograma, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social e que seencontravam desempregadas. Por meio do programa, que não tem vínculoempregatício, além de cursos de qualificação oferecidos pela SDTI, osparticipantes recebem um auxílio pecuniário por seis meses, período depermanência no programa.

Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018 JORNAL A RUA

PÁGINA 2 POLÍTICA

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONE: (11) 3681-2136

Diretores ResponsáveisLoreny Perusso MoreiraArmando Aquiles Ferreira Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708 WWW.JORNALARUA.COM.BR

As matérias, colunas e artigos publicados não representam,necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

REPRESENTANTE:REVESP - REPRESENTAÇÕES LTDA.AL. JURUPIS, 455 - FONE: 5051-4611 / FAX: 5051-7723

MARCA REGISTRADA: INPI - NO 818746785

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri

e Santana de Parnaíba.

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

Editor de Arte | DiagramaçãoRich Marvin

PUBLICIDADE | COMERCIAL: E-mail: [email protected] REDAÇÃO | E-mail: [email protected]

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

Departamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

ACESSE: www.jornalarua.com.br

O PT-SP selou na manhã doúltimo sábado (28) a candida-tura de Luiz Marinho para ogoverno paulista e de EduardoSuplicy e Jilmar Tatto ao Sena-do. A convenção aconteceu noSindicato dos Metalúrgicos deSão Paulo e oficializou o nomede 114 candidatos a deputadoestadual e 82 a federal, entreeles o do ex-prefeito de Osasco,Emidio de Souza, a deputadoestadual. Na abertura do even-to, a professora da faculdadede Odontologia da USP e ex-primeira-dama de São Paulo,Ana Estela Haddad leu a cartaenviada pelo ex-presidente Lulapara os companheiros de parti-do e o povo paulistano.

No texto, Lula fez questão deressaltar o companheirismo dostrês candidatos da chapa majo-

A pré-candidata a deputadaestadual, Professora Sônia, es-teve na cidade de Pirapora doBom Jesus, reunida com lide-ranças locais para discutir so-bre os investimentos do Gover-no do Estado nas cidades. Avisita ocorreu na manhã de sex-ta-feira (27). No encontro, aProfessora falou da sua expe-riência como vereadora porCarapicuíba, secretária munici-pal de habitação e coordenado-ra dos 261 PAT’s do estado,suas lutas, projetos e conquis-tas de recursos para Carapicuíbaobtidas em seus dois mandatosde vereadora, ao todo foram 4milhões de reais destinados asaúde, infraestrutura e entidadessociais, por meio de pedidos fei-tos aos deputados federaisPaulinho da Força e BrunaFurlan. “Os municípios preci-sam receber mais atenção dosgovernos estadual e federal,

O ex-secretário de Governode Osasco e pré-candidato adeputado estadual Gelso Lima,participou ao lado do pré-can-didato a deputado federal EliseuLopes (Patriota), de encontrocom mais de 100 pessoas noHotel Vollare, onde discutiramentre outros assuntos, sobrecombate às drogas e recupera-ção de dependentes químicos.

Gelso Lima ressaltou quequando esteve à frente da Se-cretaria de Assistência Social(2013) assinou termo de ade-são com o governo federal,para o programa “Crack é pos-sível vencer”. Também lem-brou que em sua gestão na se-cretaria de Saúde onde esteveno comando da pasta por qua-se 7 anos (2006/2012),implementou o CAPS-AD(Centro de Atendimento Psico-Social para Álcool e outras Dro-gas), além de Consultório deRua. “Quero discutir ações decombate às drogas e soluçõespara essa questão que é tantoum problema de saúde quantode segurança pública. Acredito

O Podemos abriu, na sexta-feira (27), a nova sede do par-tido em Osasco, durante ceri-mônia que contou com a pre-sença da deputada federal e pre-sidente nacional do partido,Renata Abreu e dos oito pré-candidatos da sigla.

A nova sede, localizada à ruaNossa Senhora de Fátima, 30,centro, será ponto de apoiopara os pré-candidatos a depu-tado estadual Athayde Teruel,Caio Pastori, Delbio Teruel,Gelso Lima, Geremias Nunes,Marcelo Xuim e Ralfi Silva efederais Rosimari Martins eGeraldo Rufino.

Otimista, a deputada afirmouque no estado, o Podemos temcondições de eleger até 5 de-putados estaduais e em Osas-co, mais de um deputado, de-vido a união do partido.“Osasco tem capacidade de

"Podemos tem condições de eleger mais de um deputado em Osasco", diz Renata Abreufazer muito mais que um de-putado estadual. Temos muitoscandidatos, e isso é bom, piorseria se as pessoas boas tives-sem fugindo da luta de todosos dias. Aqui temos grandes fi-lhos da nossa pátria que luta-rão pela renovação política naassembleia legislativa”, disse adeputada, que concorre a ree-leição. Durante seu discurso apresidente nacional da siglaanunciou uma boa notícia paraa cidade. O governador do es-tado, Márcio França destinouR$ 2,5 milhões em recursospara obras de pavimentação emOsasco. O prefeito de Osasco,Rogério Lins, ressaltou a im-portância do novo espaço. “Oobjetivo desta sede é trazer aspessoas para discutir a políticae, aproximar as pessoas donosso partido, porque é por elasque estamos trabalhando porum Brasil melhor. Ficamosmuito felizes por essa amplarepresentatividade, pois, temoscandidatos de qualidade quepodem representar Osasco”,disse. Lins agradeceu a confi-ança da deputada Renata Abreu,uma liderança nacional, queacreditou no seu trabalho e háalguns anos atrás o convidoupara integrar o projeto. “Se hojeestamos aqui é devido a um

GELSO LIMA PAUTA "COMBATE ÀS DROGAS"PARA DEBATER COM A POPULAÇÃO

convite feito há alguns anosatrás para integrar um partidoque pensa nas pessoas e acre-dita em um sonho que se tor-nou realidade. Hoje, Osasco éa Prefeitura que o Podemos ad-ministra de maior importância,econômica, administrativa epolítica”, afirmou.

O presidente municipal doPodemos, Fábio Grossi agra-deceu a presença de todos e fri-sou o objetivo da nova sede, umlocal que foi projetado para fa-zermos eventos, reuniões, cur-sos, plenárias e oferecer supor-te aos nossos candidatos. “Essacasa, acima de tudo, é um es-paço de união, de discussão deideias e trabalho em torno dosideais que acreditamos, em prolde um Brasil melhor”, afirmou.

A abertura do espaço contoucom a presença da deputadafederal e presidente nacional dopartido, Renata Abreu, do pre-feito Rogério Lins, do presiden-te municipal do partido, Fá-bio Grossi, vereadores Tonio-lo, Ribamar, De Paula, DanielMatias, Alex da Academia, Nida Pizzaria, Pelé da Cândida eRalfi Silva, o presidente dosindicato dos Trabalhadoresda Construção Civil, ZéRoberto e candidatos a depu-tados da sigla.

que por meio de uma políticaséria é possível combater esseproblema que infelizmente estádestruindo milhões de famíliasem nosso país”, disse.

Por sua vez, Eliseu Lopes queé formado em Direito e Teolo-gia, mas que atua como radia-lista, afirmou que há 16 anos,ajuda pessoas carentes. “Inter-namos dependentes químicosde forma gratuita em Casas deRecuperação. Meu objetivo éconstruir uma casa de recupe-ração para atender de formagratuita centenas de usuários dedrogas. São mais de 40 milhõesde dependentes. Cerca de 200mil pessoas morrem por ano”,afirmou.

E complementou: “Quandofiquei sabendo que o Gelso dis-putaria uma vaga na AssembléiaLegislativa não pensei duas ve-zes em apoiá-lo. Além de serum ser humano fantástico, semsombra de dúvidas é o maispreparado e experiente para nosrepresentar. Estou contigo nes-sa jornada”, destacou EliseuLopes.

Em Pirapora, Professora Sôniadefende mais investimentos doestado nos pequenos municípios

pois é nas cidades que estão aspessoas e onde acontece tudo.Os investimentos precisamocorrer em todos os municípi-os”, explicou a ProfessoraSônia. Ela ainda afirmou que épreciso reforçar a capacidadede investimento dos pequenosmunicípios como Pirapora doBom Jesus, por exemplo – quetem uma população de 18.174habitantes, segundo dados oIBGE. “Pirapora não está dis-tante de grandes cidades e a po-pulação precisa contar com to-dos os serviços existentes noestado que possam ajudar nocrescimento do comércio, ofortalecimento do turismo reli-gioso, a formação profissionaldos jovens e melhorias nainfraestrutura”, reforçou a Pro-fessora Sônia.

Participaram do encontro li-deranças, moradores, estudan-tes e protetores dos animais.

PT oficializa candidatura de Emidio a deputado estadualritária. “Luiz Marinho, Eduar-do Suplicy e Jilmar Tatto, sai-bam todos vocês, companhei-ros e companheiras, queestamos juntos em todos oslugares, em cada canto destepaís onde brilha a chama daesperança”.

O deputado federal OrlandoSilva, do PCdoB, participou doato e anunciou que seu partidovai apoiar as três candidaturaspetistas.

Indicado pelo partido paradisputar o Governo de São Pau-lo, Luiz Marinho reforçou queLula vai, sim, se candidatar emais do que isso vai ser o pre-sidente. “Quero ser governadorpara governar junto com Lulae recuperar o Brasil”.

Em seu discurso, Marinhoprometeu dobrar o salário dos

professores. "Vamos governar esseestado juntos. O centro das minhasações será a juventude, os negros, ostrabalhadores e trabalhadoras. Sou umoperário de chão de fábrica que sabeo que é acordar cedo para uma greve,sabe o que é o chão de fábrica", disseo ex-prefeito de São Bernardo.

Para Marinho, a consolidação deprojeto petista no Estado passa pelaeleição de Lula. "Daqui nós precisa-mos sair e dizer que o projeto de vidamelhor para trabalhadores e trabalha-doras passa por Lula presidente”, fri-sou. Ao final do ato, Emidio mostrouotimismo e falou da satisfação de tersua candidatura oficializada. "É umahonra integrar o time que vai fazer deSão Paulo um Estado mais justo e soli-dário. A militância esteve presente emostrou que está firme, trabalhandomuito para eleger o presidente Lula efazer o povo voltar a ser feliz", afirmou.

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 3Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018

A cidade de Osasco destacou-se no mês de junho em relação aobaixo número de mortes no trân-sito. Os dados são do Levanta-mento de Óbitos Decorrentes deAcidentes de Trânsito, doInfosiga-SP, divulgado na últimasemana, através do Painel de Re-sultados do Movimento Paulistade Segurança no Trânsito.

O Infosiga-SP traçou um núme-ro máximo de óbitos no trânsitodentre os municípios participan-tes, considerando as rodoviasque cortam as cidades, as viasmunicipais e rodovias sem juris-

JANDIRADurante o mês de agosto,

unidades de saúde de Jandiraparticipam da Campanha deVacinação contra Poliomielite eSarampo. Entre os dias 04 e 31de agosto, das 7 às 16h, ospostos disponibilizam as dosesda vacina contra Pólio para cri-anças com menos de 5 anos deidade. Além disso, as unidadesde saúde e o Ambulatório Mé-dico de Especialidades (AMEJ) re-alizam o’ Dia D’ em dois sábados04 e 18/08, das 8 às 17 horaspermitindo o atendimento a fami-liares que não têm condições delevar suas crianças durante a se-mana. Já a vacina contra Saram-po será aplicada em toda a popu-lação nascida a partir de 1960 ouseja, abaixo de 58 anos de idade.Crianças e adultos devem se diri-gir à unidade de saúde mais pró-xima de casa, munidos de cartei-ra de vacinação (se possuir).

BARUERI TERÁ2 DIAS “D”Barueri ampliará esse atendi-

mento, realizando dois dias“D”: em 4 de agosto e tambémno dia 18. Haverá atendimentoem todas as UBSs e no SAE,das 8 às 17h, além de postosvolantes localizados em pontos

Amanhã é Dia D da vacina contra Pólio e Sarampo na regiãonação para imunizar contra oSarampo, Febre Amarela, Poli-omielite, HPV e Meningite. Asvacinas estarão disponíveis nasUnidades Básicas de Saúde, das8h às 16h. Deverão ser imuni-zados contra a Poliomielite eSarampo, crianças de 1 ano até4 anos, 11 meses e 29 dias;contra HPV e Meningite, ado-lescentes dos sexos masculinoe feminino de 11 anos até 14anos, 11 meses e 29 dias, sen-do que adolescentes do sexofeminino poderão iniciar a va-cinação do HPV a partir dos 9anos. Já a vacina contra FebreAmarela será para crianças apartir de 5 anos, adolescentes,adultos e idosos.

EM CARAPICUÍBA,COMEÇA DIA 8A campanha de vacinação con-

tra a poliomielite do Ministério daSaúde começa no dia 6/8 emCarapucuíba. Voltada para bebêsde dois, quatro, seis e 15 meses,além de crianças com quatroanos de idade, a imunização con-tra a paralisia infantil vai até 24de agosto em todas as UnidadesBásicas de Saúde (UBS) da ci-dade, que já realizam a vacina-ção rotineira de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.

estratégicos da cidade. Nosdias “D” serão vacinadas ape-nas crianças de 1 a 4 anos; de-mais públicos que necessitemda vacina deverão procuraruma UBS ao longo da semana.

A Secretaria de Saúde do mu-nicípio faz um apelo para que aspessoas não deixem de se vaci-nar e, principalmente, imunizaras crianças. Os especialistas ga-

rantem que os imunológicos nãorepresentam nenhum risco à saú-de, pelo contrário, não ter as va-cinas em dia é que pode causargrandes transtornos e, em algunscasos, até levar a morte.

POSTOS VOLANTESDIAS “D”Nos dias 4 e 18 de agosto

haverá vacinação de crianças de

1 a 4 anos de idade nos seguin-tes postos volantes, além dasUBSs e do SAE: UniversidadePaulista – Clínica Unip ( Alame-da Amazonas, 492 - Alphaville,das 8 às 16h); Alpha Shopping( Alameda Rio Negro, 1033 -Alphaville Comercial, das 10 às16h); Residencial Morada dosPássaros ( Avenida dos Pássa-ros, s/nº Aldeia da Serra, das 10

às 16h) e Shopping Fla-mingo( Alameda Araguaia, 762 -Alphaville, das 10 às 16h).

TEM DIA “D” DEVACINAÇÃO EMOSASCO TAMBÉMA Prefeitura de Osasco, por

meio da Secretaria de Saúde,realiza no sábado, 4/8, a primei-ra edição do Dia “D” de Vaci-

Osasco reduz número de mortes no trânsitodição disponível. Vale ressaltarque o município de Osasco reali-zou a campanha “Maio Amare-lo”, para conscientizar motoris-tas, pedestres, motociclistas e ci-clistas sobre a segurança no trân-sito e a importância de respeita-rem as leis de trânsito. A campa-nha contou com atividadeseducativas e faixas espalhadaspela cidade. No mesmo mês, aprefeitura, por meio da Secretariade Transportes e da MobilidadeUrbana (SETRAN), deu início ainstalação de radares, que visamtambém a educação no trânsito e

fiscalizam eletronicamente avan-ço de farol vermelho, excesso develocidade e parada sobre a faixade pedestres. O secretário deTransportes e da Mobilidade Ur-bana, Osvaldo Vergínio, falou so-bre a importância dos radares paraa prevenção de acidentes. “Tive-mos, em Osasco, 226 mortes emdecorrência de acidentes de trân-sito entre 2016 e 2017. Muitos doscasos envolviam avanço de sinalvermelho e excesso de velocida-de. Por isso, é importante a voltada fiscalização. O objetivo é pre-servar vidas”, destacou.

JORNAL A RUAPÁGINA 4 POLÍTICA Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018

A convenção estadual doPSD (Partido Social Demo-crático), realizada no últimosábado, 28, homologou o nomedo advogado e empresárioosasquense, Jô Antiório, comoo candidato à deputado fede-ral de Osasco e toda a regiãoque engloba além da cidade,parte da zona oeste da capitaldesde Butantã, Jaguaré, Par-que Continental, Vila SãoFrancisco, Rio Pequeno e Par-que dos Príncipes e mais ci-dades como Carapicuíba,Barueri, Santana de Parnaíba,Jandira, Itapevi, Cotia, entre

Elissandro Marcio SilvaLindoso, nasceu na cidade de SãoLuiz do Maranhão. É médico gra-duado pela Universidade Fede-ral do Maranhão (UFMA), masantes de fazer medicina fez 2 anosde Direito e Administração de em-presas na mesma Universidade.Identificou-se na área da saúde erealizou diversas especializaçõespelo Estado de São Paulo, semprese destacando e muitas vezes ocu-pando o primeiro lugar.

É membro da associação Pan-americana de Banco de Olhos(APABO), e tem especializaçãoem transplantes de córneas noCornea Research Fundation ofAmerica em Indianapolis, nosEstados Unidos. Está na cidadede Osasco há vários anos, ondecomeçou a atuar atendendo ascomunidades carentes da cidade.Hoje é um dos Diretores do Insti-tuto da Visão de Osasco (I.V.O.).Foi na medicina que DoutorLindoso, como carinhosamente échamado pelos corredores, en-controu uma forma de ajudar aspessoas. Em 2016, foi eleito o Ve-reador mais votado do Municípiode Osasco com 6.214 votos e elei-to Presidente da Câmara Munici-pal de Osasco para o biênio 2017-2018. Agora, Dr. Lindoso encaraum novo desafio: disputará as elei-ções de 2018 para o cargo de de-putado estadual, pelo PSDB, ondecarregará a bandeira da Saúde naAssembleia Legislativa.

Este é o seu primeiro mandatocomo vereador, e se eleito, teráque deixar a câmara municipal.Porque você decidiu se candida-tar ainda no meio do exercício doseu mandato?

Eu estava resistente à ideia,não queria ser candidato nestemomento, mas muitas coisasaconteceram que me fizeram to-mar essa decisão. Primeiro, o par-tido me pediu isso, tanto o BrunoCovas quanto o João Dória mechamaram e falaram da importân-cia da minha pré-candidatura esubsequente candidatura a depu-tado estadual aqui em Osascocom o argumento de que Osascoé uma cidade grande, importantepara o Estado, e que precisa deum representante à altura, como

Um médico a serviço da populaçãoENTREVISTA

tinha antes que era o Dr. CelsoGiglio. Então sentei com o meugrupo, com a minha família, e de-cidimos juntos concorrer às elei-ções de 2018.

O que o senhor tem a dizer aoeleitor que votou no senhor pararepresenta-lo na câmara deOsasco?

Conseguimos fazer um trabalhona Câmara, e das metas que tracei,cumpri praticamente 90 % e dos10% faltantes, pretendo concluiraté o fim do ano. O que eu nãoconcluir, vou dar o pontapé inicialpara o próximo presidente conti-nuar. Então eu tenho a sensaçãode dever cumprido. Digo ao meueleitor que cumpri de verdade oque me propus a fazer na Câmarae que continue confiando em mime no meu trabalho.

Pode falar um pouco desse tra-balho?

Devolvemos telefones corpo-rativos, implantamos o pontobiométrico, reduzimos o númerode comissionados... para se teruma ideia, em 2016 eram 20 as-sessores e hoje são 8 por vere-ador. Valorizamos o funcionáriopúblico, chamei os concursados,equilibrei o número de comissio-nados e efetivos fazendo comque a proporção entre os doisgrupos ficasse invertida e agorao número de efetivos é superiorao de com cargos em comissão, eagora isso é lei. Também implan-tamos a Escola do Parlamentoporque tinha assessores que nãosabiam a diferença entre requeri-mento, moção... elaboração deofícios... percebi essa dificulda-de, até com assessores meus, eachei importante capacitar essesprofissionais. Ela serve tambémpara ajudar a população a dife-renciar o trabalho do Executivo edo Legislativo, porque há umpouco de confusão sobre ospapeis desses dois poderes. Pa-dronizamos os carros, e hoje nãotem um carro para cada vereador.Os veículos são adesivados,rastreados... foram várias medidas.A mais importante é que hoje a Casade Leis respeita a lei. Antes nósficávamos num prédio cheio decorredores pequenos, escadarias,

sem acessibilidade, sem documen-tação alguma. Hoje estamos numprédio bem mais adequado além demuito mais barato. Gastávamos 63mil/mês com aluguel, hoje gasta-mos 27 mil. Revisamos todos oscontratos, abrimos pregões... Comisso conseguimos economizar R$17 milhões. É a maior devolução deverba de toda a história da CâmaraMunicipal.

Esta é a primeira eleição depoisda morte do dr. Celso Giglio.Como o partido está se compor-tando com seus candidatos semseu principal mentor em Osasco?

Nós perdemos uma grande li-derança, mas na região temos umoutro líder importante que é oRubens Furlan, juntamente coma deputada Bruna. Respeitamosmuito essa liderança e o PSDBestá unido, vindo com força, emOsasco vindo com dois federaisque é o Didi e o De Paula, eu aestadual... Estamos unidos emprol de um único objetivo.

Muita gente votava incondici-onalmente no dr. Celso, ou naindicação dele. O Senhor preten-de lutar por esses votos?

É óbvio que sim. O Celso foi omelhor prefeito de Osasco, comtodo o respeito aos demais. Masseria muita pretensão da minhaparte achar que essa parcela vemtoda para mim. Muita gente vaidisputar esses votos, e eu vouestar nessa luta também, lembran-do que cada candidato tem querespeitar suas particularidades atéporque o Celso é insubstituível.

Segurança é o segundo maiorproblema nos bairros e o primei-ro nos municípios, só perdendopara a saúde. Se eleito, como pre-tende ajudar o Estado e a popula-ção nessa área?

Acho que a polícia tem que sermelhor estruturada. Eu fiz uma leidelegada, para poder implantaraqui em Osasco, para que os po-liciais militares e os civis, invésde fazer bicos nos seus dias defolga, que recebem um extra pagoem conjunto com a prefeitura paraque trabalhem em rondas no mu-nicípio para aumentar nossa se-gurança. Esse é um dos projetos

que posso citar, mas que estáparado, travado... Como deputa-do, poderei despachar diretamen-te com o secretário de Segurançapara destravar isso. Estou nasruas e sei do problema. Precisa-mos de medidas efetivas e nãosó de divulgação fantasiosa...Dizer que tem isso, que tem aqui-lo, que tem câmeras... tem que terresultado efetivo. Mas a melhorremuneração não é a única solu-ção. Estado e município precisamtrabalhar em conjunto. As políci-as precisam trabalhar em conjun-to... São três pontos: suprir o dé-ficit, melhorar a condição salariale trabalhar em conjunto.

Mas particularmente eu ficomuito preocupado com a ques-tão da saúde, e sei que a saúde éo mais preocupante, com a segu-rança vindo em seguida. Graçasa Deus tenho plano de Saúde, eutrabalho, não uso a saúde públi-ca e gostaria que todos não usas-sem. Não vou ser hipócrita de di-zer que uso o serviço público...Posso até usar, mas trabalho mui-to como médico para dar confortopara minha família e gostaria que apopulação tivesse também. Entreina vida pública para que isso acon-tecesse. Como vereador eu não te-nho capacidade de comprar medi-camentos, de contratar médicos,mas posso fiscalizar o Executivopara que isso aconteça.

O sr. é médico... Saúde serásua principal bandeira naAssembleia?

Minha bandeira será a saúde.Osasco não tem um hospital in-fantil e criança não pode entrar

pela mesma porta do adulto, nãopode ficar no mesmo ambiente,porque a resistência é diferente.Na devolução dos 17 milhões eusugeri que fosse feito algo nessesentido. Se não um hospital, masuma ala para a pediatria... Voubater nesse ponto em Osasco. Sea prefeitura não puder fazer voutentar via Estado. O Celso nãotrouxe o Icesp? Eu vou tentar tra-zer o hospital infantil...

Só em Osasco vemos despon-tar alguns nomes bem conheci-dos que concorrerão a deputadoestadual nessas eleições. Qual odiferencial da sua campanha e dassuas propostas em relação a eles?

Não gosto de fazer compara-ções. Cada um tem o seu jeito eeu respeito todos os candidatos.Vou deixar para a população ana-lise isso. O povo é que vai anali-sar de acordo com as propostase convicções de cada um

O senhor acha que ser umnome relativamente novo nestecenário o ajuda ou atrapalha?

As propostas podem ajudar. Sóo fato de ser novo não quer dizertudo. O que mais vai ajudar é aficha do candidato, que tem queser limpa, e as propostas, que vãopesar bastante na decisão do eleitor.

Candidatos de outros municí-pios também conquistam votososasquenses. O senhor defendeo voto distrital?

Defendo o distrital misto, mas oBrasil ainda não está preparado.Não dá para comparar o Brasilcom a Alemanha, não dá para

comparar o Brasil com países deprimeiro mundo. Temos primeiroque cessar a corrupção e cessar amentalidade de que a vida públicaé para se beneficiar. A proposta éboa mas o Brasil ainda precisa sepreparar para que isso aconteça.

Em Osasco, Bruna Furlan temdeclarado apoio ao Cláudio Piteri.Como o senhor vê essa situação equem o sr. vai apoiar a federal?

Vejo com naturalidade. A Brunaé uma grande liderança, o Cláudioé um bom candidato, tem o traba-lho dele... Ela vai dobrar com ele evai dobrar comigo. Todos sabemque a Bruna dobrava com o Celsoe ela perdeu esse referencial emOsasco. Nada mais certo do queela procurar um novo referencial,e ela escolheu a nós dois.

Queria que o senhor fizesseuma breve avaliação do governode Osasco até para que o eleitorsaiba como o senhor se posicionaa respeito.

É um governo que deixa a de-sejar. As pessoas criaram expec-tativas, inclusive eu, que acabeiajudando e votando, no segun-do turno fomos para a base paraapoiá-lo [Rogério Lins] mas é umgoverno que está deixando a de-sejar. Não sou eu quem está di-zendo isso, é a população, e égeral. Não consigo entender oque está acontecendo. Ainda temtempo e espero que Deus o ajudepara que ele consiga ajudar opovo. Não sou dos que pensamquanto pior melhor.

Como o senhor avalia a esco-lha do partido pelos nomes dedória ao governo do Estado eAlckmin à presidência?

O Dória é uma grata surpresana política. Ele já está realizadoprofissionalmente como empresá-rio, publicitário... não precisariase envolver na política, mas eleentrou pra poder ajudar. Vejocomo o nome mais adequado paraser governador do nosso Esta-do. O Alckmin é indiscutível. Temformação, já foi vereador, presiden-te da Câmara, prefeito, deputadoestadual, deputado federal consti-tuinte, vice-governador, governa-dor por vários mandatos, cresceujunto com Mário Covas... a experi-ência fala por si. Não vejo outronome para a presidência do Brasil.Ele já foi testado em outros momen-tos e tem experiência para levar oBrasil nesta fase em que está.

Neste domingo, 5 de agosto, acontece a Conven-ção Estadual do PSL- Partido Social Liberal (17), apartir das 9 horas, no Clube Guapira. A expectativaé que Jair Bolsonaro, candidato do partido à presi-dência da República anuncie o seu candidato à vicena chapa. O PSL de São Paulo deve aprovar 141candidatos a deputado estadual e 105 a federal, alémde confirmar Major Olímpio para uma das vagas aoSenado. O PSL de São Paulo ainda não definiu umaposição sobre seu candidato ou apoio ao governode São Paulo. Da cidade de Osasco espera-se a idade uma grande caravana em apoio ao pré-candida-to a deputado estadual, Dr. Alexandre Bussab. OClube Guapira fica na Rua Dr. José Camargo Ara-nha, 376, no Jardim Guapira.

EM NÍVEL NACIONAL O PSD APOIARÁ O NOME DE GERALDO ALCKMIN

PARA PRESIDENTE

Convenção do PSDdefine Jô Antiório como oFederal de Osasco e região

outras. O nome de Jô Antióriosaiu do grupo do ex-ministroAndrea Matarazzo, comquem faria dobradinha, quedesistiu da disputa pela Câma-ra Federal para se dedicarmais à cidade de São Paulo eestudar saídas modernas ecriativas para resolver os pro-blemas do município que pre-tende governar no futuro.

O PSD integrará a chapaAceleraSP que terá como can-didato ao governo o ex-prefeitode São Paulo, João Dória, e écomposta por PSD-PSDB-DEM-PP.

O prefeito de Osasco RogérioLins visitou a Associação Comer-cial e Empresarial de Osasco(ACEO) na manhã desta quinta-feira, 02 de agosto. Foi a primeirareunião de Lins com os diretorese conselheiros da entidade sob ocomando do presidente Dr. AmirGomes dos Santos, que assumiuno último dia 4 de julho.

A intenção do encontro foi es-treitar as relações institucionaisentre a Prefeitura e a AssociaçãoComercial e dar início a um traba-lho em conjunto para o fortaleci-mento do empreendedorismo e daatividade empresarial, visandoestimular os negócios em Osasco.Além do prefeito, participaram ossecretários de Governo e de In-dústria, Comércio e Abastecimen-to (SICA), Sergio Di Nizo, de De-senvolvimento, Trabalho e Inclu-são (SDTI), Lau Alencar e o se-cretário adjunto da SICA, Hamil-ton Garcia Sant’anna.

Para o presidente da ACEO,Amir Gomes, Poder Público e ini-ciativa privada devem trabalharjuntos pelos interesses da cida-de. “A Associação Comercial éapartidária e representa a classeempreendedora. Dialogamos comtodos pelo bem do nosso muni-cípio. Queremos contar com aparticipação da prefeitura nasações que pretendemos desen-volver para incentivar e desen-

Associação Comercial e Prefeitura atuarão de formaconjunta em ações de estímulo ao comércio de Osasco

volver a atividade empresarial emOsasco”. Uma dessas ações foiapresentada em primeira mão. É aPromosasco, semana de descon-tos e ofertas nas lojas de todo oComércio de rua da cidade. “De20 de novembro a 25 de novem-bro, vamos mobilizar todo o co-mércio de Osasco com uma cam-panha de descontos e promo-ções. A ideia é atrair consumido-res de toda a região no feriadodo Dia da Consciência Negra, em20 de novembro, e estender até odia 25 condições imperdíveispara que pessoas de outras cida-

des e também os osasquensescirculem, conheçam e exploremtodo o potencial de compras,gastronomia e lazer que nossacidade oferece”, disse o superin-tendente da ACEO, Denis Mello.

O Prefeito Rogério Lins jágarantiu a participação e o apoioda administração ao projeto. “Aprefeitura dará todo o suportepara que esta ação seja um su-cesso. Vamos intensificar asações nas áreas de segurançapública, trânsito e mobilidade ur-bana e zeladoria durante o perío-do da Promosasco. Podem con-

tar conosco”.Lins também ressaltou que a

Prefeitura tem buscado soluçõespara antigas reivindicações doscomerciantes, sobretudo na áreacentral, principal corredor comer-cial da Região Oeste da GrandeSão Paulo. “Estamos capacitan-do 200 novos agentes da GuardaCivil Municipal. Até o final doano dobraremos os agentes nasruas, isso nos possibilitará a cri-ação de uma base permanente daGuarda no calçadão da rua Antô-nio Agu, que funcionará sete diaspor semana.”

PSL de SãoPaulo fazconvençãono próximodomingo

Dr. Alexandre Bussab, pré-candidato a deputado estadual pelo PSL

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 5Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018

Lançada em 9 de março, noTeatro Municipal de Barueri, aCampanha do Agasalho foi en-cerrada oficialmente dia 18 dejulho. Durante 4 meses, milha-res de doações foram feitas edezenas de distribuições acon-teceram praticamente em todosos bairros mais carentes da ci-dade. Os números dessa cam-panha liderada pelo Fundo So-cial de Solidariedade de BarueriEstrela Guia, em parceria coma Secretaria de Assistência eDesenvolvimento Social, vocêvai conhecer agora.

Doações para o BazarNo dia 14 de abril, foi reali-

zado o Bazar Solidário. 8.688itens foram recebidos, incluin-do roupas, calçados, livros, lou-ças, móveis, acessórios, biju-terias e eletrodomésticos.

Este evento que rendeu R$46.089 só foi realizado graçasàs doações recebidas de empre-sários, comerciantes, secreta-rias municipais, escolas, servi-dores públicos e munícipes quefizeram questão de colaborar.

EventosAlém do Bazar, dezenas de

eventos foram promovidos emprol da Campanha do Agasalhoe também ocorreram doaçõesem dinheiro, totalizando R$54.944,11. A soma desses re-cursos equivale a R$ 101.-033,11. Parte foi utilizada nacompra de roupas novas, co-bertores e tecidos utilizadospara a confecção de roupasnovas pelo Núcleo de Moda. Osaldo de R$ 19 mil será utiliza-do pelo Fundo Social apósaprovação do seu Conselho.

Roupas novas doadasApós o Bazar, as doações

continuaram a chegar ao Fun-do. Roupas novas, cobertores,kits de higiene e até alimentosforam doados e distribuídos.No total foram arrecadadas

Campanha do Agasalho 2018 foi sucesso em Barueri44.914 peças novas. Nessemontante constam peças queestavam em estoque, doaçõesrecebidas, agasalhos compra-dos com recursos do FundoSocial e a produção do Núcleode Moda.

Dessas peças, 41.633 já fo-ram distribuídas e 3.281 estãoem estoque para atender even-tual necessidade de alguma fa-mília, bem como casos pontu-ais em que haja desabrigados,vítimas de enchentes ou enca-minhamentos da Defesa Civil.

DistribuiçõesAs distribuições começaram

antes do inverno para que asfamílias tivessem melhorescondições de enfrentar o frio.A primeira foi feita no dia 24de abril e a última no dia 18 dejulho. Ao todo, 19.399 cober-tores foram entregues na cida-de para as pessoas que se en-contram em situação devulnerabilidade social. A Prefei-tura de Barueri, através da Se-cretaria de Assistência e Desen-volvimento Social, adquiriu 15mil. O excedente foi doado porpessoas solidárias e tambémcomprado com recursos doseventos que o Fundo Socialrecebeu em prol da Campanha.

A Campanha do Agasalho foia ongs, escolas, secretarias,ruas e Cras (Centros de Refe-rência de Assistência Social).Receberam doações os garis daSecretaria de Serviços Munici-pais, moradores de rua abriga-dos na Cáritas, idosos residen-tes no Grupo Vida, crianças eadolescentes da Casa da Crian-ça, atendidos da Secretaria dosDireitos da Pessoa com Defi-ciência, da Apae e do serviçode acolhimento do Cepac, alu-nos das maternais, Emeis eEmefs, moradores de dez bair-ros e as pessoas mais vulnerá-veis atendidas nos Cras.

Dez bairros foram atendidoscom distribuições feitas nas

ruas: Parque Imperial, JardimCalifórnia, Jardim Júlio, JardimMutinga, Vale do Sol, EngenhoNovo, Chácaras Marco, ParqueViana, Jardim Belval e VilaCeres. Os seis Cras (Mutinga,Belval, Engenho Novo, JardimPaulista, Parque Imperial e Jar-dim Silveira) receberam 5.525roupas novas. Todas as peçasforam separadas especialmen-te para cada integrante da fa-mília nos tamanhos certos.

Produção Núcleos de ModaOs três Núcleos de Moda da

cidade (Central, Parque Impe-rial e Vale do Sol) produziram atodo vapor para a Campanha doAgasalho. Juntos, eles confec-cionaram 14.553 peças.

Essas roupas foram entre-

gues para as crianças carentesda rede municipal de ensinoque foram indicadas através deum consenso entre a Secreta-ria de Assistência e Desenvol-vimento Social, a Educação e aAPM de cada escola. Foramatendidas 10.116 crianças dasmaternais, Emeis e Emefs.

NúmerosInício e término: 9 de março/

18 de julho.106 maternais, Emeis e

Emefs: 10.116 alunosEm 2017 a campanha visitou

7 bairros e este ano, 10.Em 2017 foram distribuídos

15.000 cobertores e este ano,19.399.

Em 2017 foram atendidas11.817 famílias e em 2018,

18.460 famílias. Todas as doações foram tra-

tadas com respeito. As distri-buições nos bairros foram fei-tas pessoalmente pela presiden-te do Fundo Social de Solidari-edade, Sônia Furlan e pela se-cretária de Assistência e Desen-volvimento Social, AdrianaBueno Molina. A Campanha doAgasalho distribuiu somenteroupas novas.

AvaliaçãoPara a secretária de Assistên-

cia e Desenvolvimento Social,Adriana Bueno Molina, “o gran-de diferencial da Campanha doAgasalho de Barueri é o amor.O amor que envolve o PoderPúblico, os colaboradores efuncionários. O amor que aque-

ce com roupas novas, cober-tores e com o imenso carinhoque doamos e recebemos emcada abraço”.

Segundo a presidente doFundo Social de Solidariedadede Barueri, Sônia Furlan, “essaCampanha promoveu oenvolvimento de todos os seg-mentos de nossa cidade paraajudar os mais carentes. Foi gra-tificante participar pessoalmen-te de cada entrega. Recebemosmuito carinho, assim comopudemos abraçar cada pessoanecessitada. Além disso, é umaalegria entregar peças novaspara as famílias que têm tãopouco. Isso só foi possível gra-ças a solidariedade de todos.Muito obrigada. Que Deus osabençoe.”

JORNAL A RUA Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018PÁGINA 6 CIDADES

A meta de Barueri é melhorarcada vez mais o atendimento àpopulação. Com esse objetivo,a Prefeitura de Barueri entregana próxima semana a UBS doJardim Tupan (Bairro Silveira).A unidade entra em pleno fun-cionamento na segunda-feira(dia 6 de agosto), mas já abresuas portas amanhã dia 4, paraa comunidade local conhecer asinstalações e por ocasião do DiaD de vacinação contra saram-po e poliomielite.

A Unidade Básica de SaúdeEdini Cavalcante Consoli ficana rua João Cabral de MeloNeto, perto do Ginásio de Es-portes José Momi. O prédio

PREFEITURA DE BARUERIENTREGA UBS DO JARDIMTUPAN NESTE SÁBADO

ocupa terreno de 2.667,85metros quadrados. Tem 2.800metros quadrados de áreaconstruída em quatro pavimen-tos (subsolo, térreo, primeiroe segundo andares).

O subsolo tem estaciona-mento; no piso térreo, recep-ção, salas de vacina, coleta,curativo, medicação e consul-tórios. O primeiro é voltadopara o atendimento no espaçopara consultórios de pediatria,ginecologia e obstetrícia.

O último pavimento, o segun-do, será reservado para admi-nistração da UBS e outros con-sultórios, incluindo atendimen-to de odontologia.

AMPLIAÇÃO DA REDECom a nova unidade do

Tupan, a cidade passa a ter 17UBSs em funcionamento. APrefeitura também constróiunidades no Vale do Sol, Enge-nho Novo e Jardim Maria He-lena.

Além disso, o municípioestá com obras de implanta-ção de Pronto-Socorro noJardim Paulista e no JardimMutinga, Centro de Diagnós-ticos e Centro de Hemodiáliseambos na Vila Porto, e proje-ta a construção do Centro deEspecialidades, na região cen-tral da cidade.

SERVIÇO: FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIADIAS: 8/8 a 11/8 | HORÁRIO: das 8 às 20h

Local: Praça Antônio Menk, s/nº, em frente ao Bicicletário de Osasco.

Ao Lado da estação Osasco da CPTM

Os serviços são de roça-gem, capinação e paisagismoem locais como escolas, pra-ças, próprios públicos e vias.

Trabalhos prestadosA SSM é responsável pelos

serviços de sinalização, tapa-valas, bocas de lobo, peque-nas obras (reparos de vielas,guias, galerias), limpeza decórrego, beira de rio e mataciliar; fornecimento de água,montagem de palanques paraeventos e limpeza urbana (co-leta de entulho, cacarecos, re-síduos de áreas verdes, lixo or-

BARUERI FECHA SEMESTRECOM 4 MILHÕES DE METROSQUADRADOS DE SERVIÇOSEM ÁREAS VERDES

gânico; coleta hospitalar derecicláveis e de chorume; co-leta em escolas, praças eUBSs Unidades Básicas deSaúde). Ligada à SSM, aCoordenadoria de ServiçosUrbanos (CSU) se encarregapelos trabalhos de alvenaria,elétrica, hidráulica, serralheria,telhado, pintura, marcenaria eretirada de bens inservíveis, den-tre outros. A maioria dos pedi-dos é feita pelas escolas da redede ensino. Entre as atribuiçõesda CSU também estão os aten-dimentos prestados no velório ecemitério municipal.

A Prefeitura de Itapevi ini-ciou, nesta segunda-feira (30),as obras de reurbanização daPraça Carlos de Castro, no Cen-tro. As intervenções, que inte-gram o programa Cidade Bela,vão revitalizar o espaço públi-co, além de melhorar o trânsitona região. Os trabalhos devemdurar cerca de dois meses.

A Avenida Feres NacifChaluppe também receberá in-tervenções de readequação vi-ária no trecho entre a estaçãoItapevi da CPTM até a rotató-ria da Cohab. Esse mesmo tre-cho receberá uma pista com-partilhada para pedestres e ci-clistas e recapeamento, além deter as calçadas reformadas emambos os sentidos da via.

"Essa obra vai mudar a carada região central de Itapevi,transformando a praça num lo-cal agradável, que possa, de

Prefeitura inicia obras de reurbanização da Praça Carlos de CastroTrecho ligando o espaço à rotatória da Cohab também será revitalizado; obras vão melhorar trânsito na região e dar mais segurança a pedestres

fato, ser desfrutado pela popu-lação", diz o prefeito Igor Soa-res. "Ao mesmo tempo, as in-tervenções vão revitalizar todao trecho ligando a Carlos deCastro à rotatória da Cohab,melhorando o trânsito e deixan-do a travessia de pedestresmais segura", afirma.

As obras incluem a implan-tação de uma lombofaixa (fai-xa de pedestre com elevação)na travessia entre a PraçaCarlos de Castro e a estação detrem. Será criada ainda umapista de desaceleração de velo-cidade na Avenida Feres NacifChaluppe para acessar a RuaJoaquim Nunes. Além disso, apraça passará a ter saída única,ligando a Feres Nacif à rua RuaJoaquim Nunes no sentido bair-ro. “As melhorias serão reali-zadas com o objetivo tambémde preparar a região para rece-

ber a futura passarela de pedes-tres da CPTM (CompanhiaPaulista de Trens Metropolita-nos), além de assegurar maiorfluidez de veículos de uma via àoutra”, explica Ramon Medrano,secretário de Infraestrutura e Ser-viços Urbanos de Itapevi.

As obras serão custeadascom recursos Fumefi (FundoMetropolitano de Financiamen-to e Investimento). Em novem-bro de 2017, a Prefeitura obte-ve R$ 1,5 milhão do fundo jun-to ao Governo do Estado de SãoPaulo para financiar obras derevitalização.

Bloqueios de viasDurante os dois meses de

obras, motoristas não terãomais acesso no sentido da Ave-nida Feres Nacif Chaluppe paraa Rua Joaquim Nunes, via queficará interditada no intervalo

OSASCO REALIZAFEIRA DE ECONOMIASOLIDÁRIA DE 8 A 11/8

A Prefeitura de Osasco, pormeio da Secretaria de Desenvol-vimento, Trabalho e Inclusão(SDTI), promove mais uma edi-ção da Feira de Economia Solidá-ria entre os dias 8 e 11/8, das 8 às20h, na Praça Antônio Menk, s/nº, em frente ao Bicicletário do

Calçadão de Osasco. A feira éuma excelente oportunidade paraadquirir produtos artesanais,acessórios, objetos decorativos,entre outros itens, confecciona-dos e comercializados por artis-tas da rede de artesões do mu-nicípio, a preços acessíveis.

Para garantir que mais umaparcela da população tenhamais segurança jurídica em re-lação à posse de seus imóveis,a Prefeitura executa trabalhosde regularização fundiária. Nasúltimas semanas, emitiu Certi-dões de Regularidade na VilaDolores Paschoalin benefician-do mais 200 famílias em 147lotes registrados no Cartório deImóveis.

O núcleo era uma das 82 re-giões que apresentam algumtipo de irregularidade docu-mental, seja pela não aprova-ção do projeto de implantaçãodo loteamento ou por não tersido registrado em Cartório, oque pode gerar, segundo a Se-cretaria de Habitação e Planeja-mento, uma insegurança jurí-dica sobre a propriedade doimóvel.

A regularização fará o regis-tro do imóvel em Cartório lhedevolvendo a formalidade legal.

compreendido da AvenidaCesário de Abreu até a RuaLeopoldina de Camargo. “Nes-te trecho interditado será utili-zado apenas pelos taxistas nes-te período de obras”, dizMedrano.

Motoristas que trafegam daRua Joaquim Nunes rumo àAvenida Feres Nacif Chaluppedeverão desviar pela RuaEscolástica Chaluppe paraacessar a região central e osbairros. Já as avenidas Cesáriode Abreu e Rubens Caramezterão trânsito normal ao longodo período de obras. Toda in-tervenção acontecerá com a pre-sença de agentes do Demutran(Departamento Municipal deTrânsito), que está organizandoo trânsito e os bloqueios na re-gião. Ao mesmo tempo, a Se-cretaria de Segurança e Mobili-dade Urbano está discutindocom os taxistas a criação de umnovo espaço, provisório, para oatendimento desses profissionaisà população.

Rotatória da CohabAlém das melhorias na Praça

Carlos de Castro e na AvenidaFeres Nacif Chaluppe, as obrasde readequação viária da rota-tória da Cohab, também noCentro, estão avançadas e atin-giram 60% de conclusão nestemês de julho, segundo a Secre-taria de Infraestrutura e Servi-ços Urbanos. As intervenções,que acontecem desde outubrode 2017, estão sendo realiza-das nos acessos da Rodovia En-genheiro Renê Benedito da Sil-va e das avenidas Pedro Paulinoe Rubens Caramez. Os trabalhostêm como objetivo dar maiorfluidez no trânsito e combater oengarrafamento do local.

Gestão municipal avança na regularizaçãofundiária em diversos bairros de Jandira

De posse desse documento, omunícipe passa a ter acesso aomercado formal e ao crédito,além de garantir a transferên-cia da propriedade lavrada emescritura ou poder deixá-la paraa família. Em 2017, a Vila Ca-rolina foi o primeiro loteamentoa ser regularizado pelo propri-etário em parceria com o po-der público, seguido pela VilaDolores Paschoalin.

Os profissionais do setor se-guem realizando os processosde regularização fundiária. Atu-almente, 9 regiões são alvo derealização de cadastro e levan-tamentos para a elaboração deprojetos urbanísticos: Jd. Alvo-rada, Infant’s Garden, Jd.Gabriela (Gleba 3), Vl. Macken-zie, Vl. da Amizade, Jd. Palma-res, Jd. Cristino e Jd. Centená-rio. A regularização fundiáriadestes núcleos, ao final, bene-ficiará cerca de 2,2 mil famíli-as de Jandira.

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 7Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018

Santana de Parnaíba está emcontagem regressiva da conclu-são dos trabalhos do Comple-xo Hospitalar Santa Ana, queserá referência no atendimentomédico infantil e de especiali-dades. As secretarias de obrase de saúde estão trabalhandointensamente na conclusão doespaço hospitalar, situado na ruaProfessor Edgard de Moraes,ao lado do PAM Santa Ana.

A unidade encontra-se nosdetalhes finais de alvenaria naspartes externa e interna, assimcomo as instalações das parteselétrica e hidráulica e implanta-ção de pisos e dos aparelhos danova unidade, que terá cerca de2 mil m² e será formado peloPronto Socorro Infantil, quecontará com 50 profissionaisda área médica para atendercrianças com idades de zero a

Com o objetivo de ajudar asfamílias parnaibanas em con-dição de vulnerabilidade social,o Fundo Social de Solidarieda-de realizou, entre os meses dejunho e julho, diversos MegaBazares com as roupas arreca-dadas pela Campanha do Aga-salho deste ano. Neste períodoforam realizados oito bazares,nos bairros 120 (C.M João Joséde Oliveira), Parque Santana(CEU das Artes), Cidade SãoPedro (CRAS), Jardim Itapuã

Funcionários do ProgramaOperação Trabalho (POT), co-mandado pela Secretaria deDesenvolvimento, Trabalho eInclusão (SDTI), da Prefeiturade Osasco, iniciaram na segun-da-feira, 30/7, o curso “Com-portamento e Linguagem deCães”, aplicado no Departa-mento de Fauna e Bem-estar

Obras do Complexo Hospitalar Santana entram na reta finalUnidade de saúde será referência na região e contará com novo Centro de Especialidades, Pronto Socorro Infantil e maternidade

menores de 12 anos, em situa-ção de urgência ou emergên-cia. Já o novo Centro de Espe-cialidades Parnaibano (CEP),que passará se chamar AME,será formado por 22 consultó-rios de atendimento, 30 espe-cialidades de exames e 89 mé-dicos, além de técnicos de en-fermagem e enfermeiros. Deacordo com a secretaria de saú-de, cerca de 200 pacientes pordia serão atendidos pelo novoCEP. Já a maternidade, terácapacidade para realizar apro-

ximadamente 2 mil partos porano (mais de 160 por mês).

Outro grande benefício paraa cidade está na questão eco-nômica, pois as unidades desaúde estão sendo construídasno terreno pertencente a pre-feitura, gerando uma economiasignificativa para os cofres pú-blicos com alugueis. A popula-ção pode acompanhar o avan-ço desta e de outras obras noplano de metas da prefeitura,acessando o site www.santana-deparnaiba.sp.gov.br

Em Santana de Parnaíba,mais de 9 toneladas deroupas e calçados foramentregues aos moradores

foto: Sandro Almeida

Munícipes no Mega Bazar realizado no Colégio Municipal João José de Oliveira

(NAS), Cururuquara (NAS),Centro (C.M Colaço e CRAS),Colinas da Anhanguera (C.MReinaldo Santos) e Jabuticabei-ras (C.M Ricarda). Com a arre-cadação de mais de 9 toneladasde roupas e sapatos da campa-nha, milhares de pessoas forambeneficiadas com esta ação desolidariedade. A prefeitura entre-gou os agasalhos aos munícipescadastrados na Assistência So-cial no dia 31 de julho, no NASCururuquara e no CRAS Centro.

FUNCIONÁRIOS DO POT FAZEM CURSODE ADESTRAMENTO BÁSICO DE CÃES

OSASCO

foo: Ítalo Cardoso

Animal da Secretaria de MeioAmbiente. Cerca de 30 pesso-as, entre as quais servidores daprópria SEMA, participam daformação, que tem carga ho-rária de 40 horas e termina sex-ta-feira, 3/8. São três dias deaulas teóricas e dois de aulaprática. No curso, os partici-pantes receberão instruções

sobre adestramento básico, co-mandos em relação a limitesque devem ser dados ao ani-mal, o que pet pode e não podefazer; ensiná-lo a não comer ali-mentos dados por estranhos(para evitar envenenamento) ea maneira correta de se colo-car a guia e o enforcador.

O curso visa oferecer quali-

ficação aos integrantes do pro-grama, voltado a pessoas emsituação de vulnerabilidade so-cial e que se encontravam de-sempregadas. Por meio do pro-grama, que não tem vínculoempregatício, além de cursosde qualificação oferecidos pelaSDTI, os participantes recebemum auxílio pecuniário por seismeses, período de permanên-cia no programa.

Ao todo, cerca de mil pes-soas participam do POT, entreas quais moradores de albergue,pessoas em situação de rua epúblico LGBT. Entre os outroscursos oferecidos estão o decapacitação nas áreas de ma-nutenção básica, manutençãopredial, eletricidade básica, éti-ca e cidadania, reparos, limpe-za, capinagem, pedreiro e con-servação. A palestra de abertu-ra foi proferida pelo professorMilton Senna, gestor do POT.Entre outras instruções, ele ori-entou os participantes para asoportunidades de emprego naárea pet. “É um mercado emexpansão. A Prefeitura tem ofe-recido essa oportunidade dequalificação, então aproveitemao máximo que puderem essescursos”, disse.

Em Barueri, o mato de viaspúblicas, beirais de córregos,praças, calçadas e terrenos bal-dios é eliminado sem o uso deprodutos químicos. É que des-de o começo de julho deste anoa cidade começou a utilizar umherbicida ecológico, com vapo-rização de água a 200 graus. Ométodo é realizado pela Prefei-tura, por meio da Secretaria deServiços Municipais (SSM).

A aplicação é prática, econô-mica e elimina o mato indesejá-vel. Utiliza-se apenas água e le-nha como fonte de energia, des-

Prefeitura de Barueri utiliza herbicida ecológicopara eliminar mato sem agredir o meio ambiente

cartando-se a possibi-lidade de contamina-ção do solo e do len-çol freático, protegen-do o meio ambiente.O Herbicida Ecológi-co MGC é compactoe de fácil manuseio.

O equipamento éacoplado a um tratorde pequeno porte, for-necendo força hidráu-lica para a articulaçãoda haste de aplicaçãodo vapor de águaaquecido.

JORNAL A RUAPÁGINA 8 Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018ESPORTES

Em Barueri, quem adora okung fu não precisa sair da ci-dade e nem pôr a mão no bolsopara praticá-lo. Há quatro polospara o aprendizado desta lutamilenar. Nas unidades do En-genho Novo, Parque dosCamargos, Academia da ruaSansão (no Centro) e no CIE(Centro de Iniciação ao Espor-te), recentemente inauguradono Bairro dos Altos, há 310 alu-nos matriculados, sendo 70 dosexo feminino.

Nas duas aulas semanais deuma hora (exceção feita aoCIE), os jovens aprendem os

Que o futebol está no sanguedo brasileiro e que o esportemobiliza multidões, sobretudoem ano de Copa do Mundo, nãoé novidade. Mas em Osasco, oprojeto Educando com a Bola,trabalho voluntário realizado peloaposentado e educador esporti-vo Jorge Aparecido de Souza eque conta com o apoio da Pre-feitura, vai muito além da ideiade alimentar o imaginário dosaspirantes a craque. As ativida-des, no Campo do Osasquinho,na Vila Osasco, também visameducar os jovens para a vida.

“Ao trazer as crianças paraos espaços de lazer e proporci-onar recreação e atividades es-portivas, a gente tira as crian-ças das ruas, afasta das máscompanhias. A ideia é fazer comque, independentemente de vi-rarem ou não atletas, eles setornem cidadãos de bem”, ava-lia o educador. Direcionado ameninos com idades entre 6 e

Viviane Oda, de 13 anos, atle-ta de Osasco, foi convocadapara compor a Seleção Brasi-leira de Ginástica Rítmica, quedisputará o Campeonato Sul-Americano em Melgrar, na Co-lômbia, e o Torneio do Mundoem Kazan, na Rússia. Esta é aquinta convocação da atletapara a Seleção.

A seletiva aconteceu em 11/7, na cidade de Curitiba. Vivianefoi a única ginasta individual doestado de São Paulo que con-seguiu a convocação. A atleta éuma das principais apostas daConfederação Brasileira de Gi-nástica para o Mundial Juvenilda Rússia, em 2019, e para osJogos Olímpicos de Paris, em2024. A coordenadora técnicae árbitra internacional de Ginás-tica Rítmica, Maria da Concei-ção Costa, falou sobre a pro-missora ginasta. “Vivi honra abandeira de Osasco, municípioque a acolheu e a transformouna grande atleta que é hoje. Elaé uma menina de gênio forte,que se comunica muito poucoe é muito tímida. Costumamosdizer que só se comunica nas

Ginasta de Osasco representará o Brasilem competições na Colômbia e na Rússia

no, na Argentina, mesmo com otendão da mão machucado, foicampeã do arco, bola e fita, e mes-mo sem conseguir fazer o manejodas maças, que não paravam namão, foi vice-campeã no individualgeral. No LA Lights de Ginástica,em Los Angeles, nos Estados Uni-dos, na categoria infantil, foi cam-peã individual geral e levou meda-lhas em todos os aparelhos. E em2018, competindo com ginastas de14 e 15 anos, foi vice-campeã doRhythmic Art Invitational deMiami, nos Estados Unidos, comquatro medalhas de prata e uma deouro. Ajudou a equipe de Ginásti-ca de Osasco no Vice-Campeona-to dos Jogos Regionais, disputa-dos na cidade de Santo André, con-quistando ouro nas categorias bo-las, maças e fitas, além de se clas-sificar para os Sul-Americano, naColômbia, e para o Torneio Mun-dial da Rússia, após seletiva emCuritiba.

A Prefeitura de Osasco, por meioda Secretaria de Esporte, Recrea-ção e Lazer, oferece aulas gratuitasde ginástica. Para mais informações,ligue: 3656-3869, 3654-2897 ou3654-1062.

coreografias mesmo”.Atleta de Osasco desde de

2013, Viviane estreou em com-petições oficiais aos 9 anos, em2014, desde então, a PequenaNotável, como é conhecida,vem se destacando em compe-tições no Brasil e no mundo.

Em 2015, no estadual dispu-tado em Pindamonhangaba, foicampeã nas categorias mãos li-vres, arco, bola e individualgeral. No Brasileiro daquele ano,disputado em Osasco, compe-tindo em casa, levou a medalhade ouro no individual geral, bolae mãos livres. E no Sul-Ameri-cano de Cochabamba, Bolívia,ganhou ouro por equipe, no in-dividual geral, na bola e no arco,e prata nas mãos livres.

Em 2016, disputou o Brasi-leiro de Manaus e foi campeãno arco e na fita. No Sul-Ame-ricano de Paipa, Colômbia, foicampeã por equipe, na bola ena fita. Em 2017, foi campeãem todos os aparelhos que dis-putou no Brasileiro de Vitória.No Sul-Americano, no Equa-dor, ganhou ouro por equipe enas maças. No Pan-America-

KUNG FU É LEVADO A SÉRIONAS ACADEMIAS DO BARUERIESPORTE FORTE

conceitos da defesa pessoal eda disciplina necessária parauma convivência harmoniosacom a sociedade. Muitos atle-tas compõem a equipe de com-petições, coordenada pelo pro-fessor Getúlio Nardini e obtêmresultados mais do que satisfa-tórios em campeonatos regio-nais, nacionais e internacionais.

Podemos citar: Gustavo dosSantos, David Macena, NayaraRibeiro Rocha, Millena TyeChayamiti, Laiana dos Santos,Jean Cigoli, Natália Fernandados Santos, Krysna Camargoe Ariel Mancilla, que está fazen-

do mestrado em kung fu emPequim. Destacam-se atual-mente no Barueri Esporte For-te os atletas Victor Nathan Sa-raiva e Andrea Teodora P. C.de Jesus, que integram a sele-ção brasileira da modalidade.

MatrículasO Barueri Esporte Forte, pro-

grama da Secretaria de Espor-tes, ensina gratuitamente okung fu e dezenas de outrasmodalidades para crianças deambos os sexos a partir dos 7anos. Basta que os pais interes-

sados compareçam ao GinásioPoliesportivo José Corrêa, desegunda a sexta-feira, das 8 às

17h, munidos de cópia do RG,cópia do comprovante de en-dereço residencial, uma foto

3x4 e atestado médico. O en-dereço é avenida Guilherme P.Guglielmo, 1.000, Centro.

Osasco aposta no futebol para ensinar cidadania a criançasalgumas aulas, para ampliarmosessa interação”, disse JorgeAparecido. Além das aulas, éfeito o acompanhamento da si-tuação escolar dos alunos, poiso objetivo é também estimularas crianças a terem disciplinanos estudos. Iniciado este ano,o projeto reúne 40 meninos,com aulas às quintas-feiras noOsasquinho e às sextas, das14h às 16h, na Praça 8 de Maio,que conta com quadras society(grama sintética), futsal, aca-demia ao ar livre, espaço pet,playground e pista de caminha-da. O espaço foi reformado esteano. O estudante Caio Mar-ques, 9 anos, morador da BelaVista, é um dos alunos do pro-jeto. “Para mim, é o início deum sonho de ser jogador. Es-pero que vire realidade”.

Crianças de toda a cidadepodem participar, desde que ospais ou responsáveis assinemtermo de permissão.

A Prefeitura de Itapevi reali-za, no próximo domingo (5),das 10h às 14h, o Festival deCapoeira com a participação decerca de 150 crianças e ado-lescentes, atletas com idadesentre 5 e 17anos participantesdo projeto Mais Esportes, de-senvolvido pela Secretaria Mu-nicipal de Esportes e Lazer. Oevento acontece no Ginásio deEsportes (Avenida RubensCaramez, 1000A – Centro), égratuito e aberto ao público.

De acordo com Márcio Gon-çalves Feitoza, um dos respon-sáveis pela organização do fes-tival e professor da Secretariade Esportes e Lazer, o objetivodo evento é promover a

Após pressão da comunidadeesportiva do país, que envolveudiversos segmentos, como atle-tas, ex-atletas, clubes, confede-rações, ministérios (da Cultura,Sérgio Leitão e do Esporte, Le-andro Cruz) e outros, o Paláciodo Planalto voltou atrás em rela-ção ao repasse da verba federalambas as pastas. E, nesta quarta-feira, foi publicada no Diário Ofi-cial da União (DOU) a Medida Pro-visória que altera a MP 841, de 11de junho de 2018, que trata doFundo Nacional de SegurançaPública (FNSP) e da destinação doproduto da arrecadação das lote-rias. O novo texto contempla in-

Temer volta atrás e repasse das loterias está mantido para o EsporteNOVA MP, PUBLICADA NESTA QUARTA, ALTERA TEXTO QUE CORTARIA R$ 500 MILHÕES DO SEGMENTO

sitário - no final das contas, oaumento seria de cerca R$ 50 mi-lhões. Já o CPB receberá 0,96%da arrecadação (antes estepercentual era de 1,00%) mas nãorepassará 15%. Isso porque, apartir de agora, o Comitê Brasilei-ro de Clubes (0,5%), Confedera-ção Brasileira do Desporto Esco-lar (0,22%) e a Confederação Bra-sileira do Desporto Universitário(0,11%), que deixariam de rece-ber o repasse se a MP 841 vin-gasse, voltam a ser contempla-dos mas com valor inferior e deforma direta (prestarão contas aoMinistério do Esporte e serãovaliadas pelo Tribunal da União).

Prefeitura de Itapevi promoveFestival de Capoeira

integração entre os atletas, pro-fessores e familiares. “Haveráentrega de medalhas de partici-pação e certificado aos partici-pantes. Queremos propiciaruma interação saudável entre ospraticantes desta modalidadeesportiva. Desejamos incentivare fomentar a prática da capoei-ra com a finalidade de desen-volver aspectos motores,cognitivos, afetivos e sociais”,explica.

Segundo Feitoza, a estimati-va é de que cerca de 300 pes-soas compareçam no dia dofestival. Atualmente, há apro-ximadamente 170 alunos ma-triculados na modalidade ofe-recida pela Prefeitura.

12 anos, o projeto usa o fute-bol como meio de promover ainteração e incentivo ao conví-vio em grupo e respeito às in-

dividualidades. “Vamos tentar trazer crian-

ças e professores de escolaspúblicas para participarem de

vestimentos de R$ 1 bilhão emsegurança pública e preserva asverbas da cultura e do esporte, au-mentando o percentual destinadoao Comitê Olímpico do Brasil(COB) e ao Comitê Paralímpico(CPB). O texto anterior, publica-do às vésperas da Copa do Mun-do, retirava recursos do esportee cultura para beneficiar o FNSPe o corte poderia chegar a cercade R$ 500 milhões para o esporteem 2019. Só o Ministério do Es-porte poderia sofrer com reduçãode 73% no repasse de recursosdas loterias (perda de aproxima-damente R$ 235,9 milhões para2019). Pelo novo texto, assinado

pelo presidente da República,Michel Temer, e pelos ministrosdo Esporte, da Cultura, da Se-cretaria de Governo, CarlosMarun, e interino da SegurançaPública, Luís Carlos Cazetta, ficaprevista a destinação de cercade R$ 1 bilhão para a SegurançaPública; R$ 630 milhões para oEsporte; e R$ 412 milhões para aCultura.

O COB que antes da MP 841recebia 1,63% das loterias passaa receber 1,73%. E, além desteaumento, não precisará repassarparte desta verba para as confe-derações estudantis, do despor-to escolar e do desporto univer-

PÁG. 12POR OVADIA SAADIA

SOCIAL SEXTA-FEIRA, 3 DE AGOSTO DE 2018

CULTURA | SOCIAIS | TURISMO | ENTRETENIMENTO | EDUCAÇÃO

By Loreny MoreiraCADERNO

PÁGINA 10Tenha uma viagem sem imprevistos

HUACO ABREUNIDADE NOSJARDINS, COMO MELHORDA COZINHAPERUANA

PÁGINA 12

Prazo parainscrição dospré-selecionadosdo Fies terminahoje, dia 3

PÁGINA 11

AULAS DECANTO E CORALREÚNEM ALUNOSDE 6 A 72 ANOSEM BARUERI

PÁGINA 10

JORNAL A RUAPÁGINA 10 SOCIAIS Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018

ANIVERSÁRIOS

Quem troca de idade dia 9 é Naiara Souza, filha do ex-prefeito de Osasco Emidio de Souza. Recebe os maisíntimos para brindar essa data tão importante.

Dia 4, quem fica mais jovem é a semprelembrada ex-primeira dama de Osasco, GinaBortolosso, quando recebe o carinho doesposo Silas Bortolosso, dos filhos, netose demais familiares.

Dia 9 é a vezde GleidimyrBattiston, aolado de sua

esposa Ivone,de receber oscumprimen-tos pelo seuaniversário.

Dia 6, é a vez damédica pediatraDra. Ilzete CoutoSilva (leia-seProjeto Criança)comemorar maisum ano de vidaao lado do maridoDr. ValdemirGonçalves daSilva, do filhoRodrigo, demaisfamiliares eamigos.

Wagner Carreira Paulo recebe os mais chegadospara comemorar em grande estilo o seu niver, comdevida assessoria de sua esposa Lia Teruel Paulo,na quinta dia 9.

No dia 10, JoãoPedro, completa 13anos, irá comemo-rar seu aniversárioao lado de familiarese amigos, recebendoespecial carinho dopai com ele na foto,o empresário AndréNegrão Antiório(leia-se ColégioPadre Anchieta).

No dia 18 de agosto, sábado,o Senac Osasco realiza o CasaAberta, que oferece à popula-ção mais uma oportunidade deconhecer a unidade e a sua pro-gramação por meio de work-shops, oficinas, jogos e outrasatividades gratuitas, como aten-dimentos de saúde e bem-estare orientação profissional. Seráum dia de entretenimento e cul-tura para aproveitar a expertiseda instituição de promover odesenvolvimento educacional.Para animar o público, a unida-de traz uma apresentação ex-clusiva da cantora LucianaMello. “Abrimos nossas portase esperamos as famílias paraconhecerem o papel transfor-mador da educação por meiode atrações que misturamaprendizado com recreação. Nanossa unidade, teremos até umespaço kids, onde as criançaspoderão se divertir com segu-rança, enquanto os adultos par-ticipam das oficinas”, diz Clau-dia Itano, gerente do SenacOsasco. A unidade espera re-ceber cerca de 600 pessoas du-rante todo o evento, que acon-tece das 10 às 16 horas.

Quem gosta de ditos popu-lares ou leu Dom Quixote,obra do célebre poeta, ro-

Senac agita Osasco com show de Luciana Mello em mais uma edição do Casa AbertaCom extensa e variada programação gratuita, que inclui workshops, oficinas, jogos, serviços de beleza e orientação profissional, unidade promove experiências de lazer, cultura e capacitação

do o Reiki e Os Benefícios daMassagem. Para a turma de TI,a dica é aproveitar as oficinasDicas de Correção de Imagens,que orientam como usarPhotoshop e outros editores;Por Dentro do Computador, queensina a montar e desmontar asmáquinas com o objetivo deidentificar problemas e soluçõespara o eletrônico; Games mui-to mais que um jogo!, na qualos participantes descobremsobre o processo de criação deum jogo e como é o mercadode trabalho para os profissio-nais formados na área; além deRobótica com Arduino, uma ati-vidade de iniciação ao conceitode robótica, automação e I.O.T(Internet das coisas).

Já na área de gastronomia, háalgumas oficinas como: Briga-

deiro infinitas possibilidades,Comida de Boteco: cardápio har-monizado; Kombucha a bebidado futuro e Hotdog gourmet. Epara animar o público, com umadose extra de entretenimento,das 13 às 14 horas, a unidadetraz a cantora Luciana Mello, emshow especial. Para assistir aapresentação, os interessadosdevem retirar os convites ante-cipadamente na unidade, a par-tir de 15 de agosto. São 300 in-gressos disponíveis.

O Casa Aberta conta aindacom atividades de orientaçãoprofissional, que ensinam comomontar um curriculum e a me-lhor maneira de se comportarnuma entrevista de emprego,além de saber mais sobre for-mação acadêmica e construçãode carreira.

Programação do eventoem Osasco Dentre os workshops, des-

taca-se o de Automaquiagem -

make social e make festa, quedará dicas para cada ocasião.Para interessados em atividadesfocadas no bem-estar, vale con-

ferir as opções:Massagem comPindas e Pedras Quentes;Aromaterapia óleos essenciaispara seu bem-estar; Conhecen-

SERVIÇO: CASA ABERTA EM OSASCOData: 18 de agosto de 2018

Horário: das 10 às 16 horas

Local: Senac Osasco

Endereço: Rua Dante Batiston, 248 – Centro – Osasco/SP

Programação e inscrições: www.sp.senac.br/casaaberta

Evento gratuito, com vagas limitadas

Aulas de canto e coralreúnem alunos de 6 a 72anos em Barueri

mancista e dramaturgo espa-nhol Miguel de Cervantes, co-nhece a frase: “Quem canta

seus males espanta”. Está com-provado cientificamente quecantar ativa a mente e o corpo,produzindo endorfina, a mes-ma substância gerada quandorealizamos exercícios físicosou comemos chocolate. Alémde ter uma potente ação anal-gésica, esse hormônio tambémestimula a sensação de bem-estar, otimismo e conforto.

Aulas de canto e coral são

partes do rol de cursos livresque têm recebido bastante des-taque da Secretaria de Culturae Turismo de Barueri. Entre osalunos, encontram-se desdecrianças de 6 anos de idade atépraticantes da terceira idade.São ministradas aulas no coroinfantil nas Oficinas de Artes eno Núcleo de Música. Para fa-zer parte do coro do Núcleo énecessário participar de um

processo seletivo que aconte-ce no começo do ano.

O professor que dirige oCoral das Oficinas e do Núcleode Música, Rogério Costa, for-mado pela Universidade Livrede Música e pela Escola Muni-cipal de Música, ressaltou aimportância do trabalho reali-zado em Barueri. “A voz é uminstrumento natural do ser hu-mano e em nosso curso desen-

volvemos a expressão em pú-blico, postura corporal, co-locação da voz, musicalidadee concentração. No nosso tra-balho, lidamos com a inclu-são cultural, muitas vezes oaluno se surpreende ao saberque vai cantar músicas devárias épocas como a da Re-nascença, do período Barro-co, a francesa, a folclórica,entre outras”, afirmou.

TURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMO

O seguro viagem é um serviço oferecidocom o objetivo de assegurar ao viajante aassistência para momentos de aperto, comotratamentos médicos ou pagamento de fi-ança.

CONFIRA AS COBERTURASE SERVIÇOS QUE VOCÊ PODECONTRATAR:

MORTE ACIDENTALCobertura que consiste no pagamento do va-lor contratado em caso de morte acidentaldo segurado durante o período da viagem.Despesas Médicas, Hospitalares e/ouOdontológicas - reembolso de despesas mé-

Tenha uma viagem sem imprevistos

NA HORA DE VIAJAR, É IMPRESCINDÍVEL UMA BOA ORGANIZAÇÃO.

dicas, hospitalares e/ou odonto-lógicas, feitaspelo segurado para tratamento sob orientaçãomédica

TRASLADO MÉDICO Cobre as despesas com a remoção ou trans-ferência do segurado de uma clínica ou hospi-tal que não tenha condição de atendimento ne-cessário até uma clínica ou hospital mais pró-ximo em condição de atendê-lo

EXTRAVIO DE BAGAGEMConsiste no pagamento do valor contratadoem caso de extravio, roubo, furto simples oudestruição total da bagagem do segurado pelaempresa aérea ou marítima.

JORNAL A RUA PÁGINA 11Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018 EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Itapevi ofe-rece um curso preparatóriopara o vestibular do Enem gra-tuito para os moradores da ci-dade, a Maratona do Enem. Asinscrições estão abertas.

São 400 vagas para as tur-mas de segunda a sexta, quecomeçam no dia 3 de setembroe vão até 9 de novembro, das18h às 22h, no Ginásio de Es-portes (Av. Rubens Caramez,1000A).

Há também 150 vagas paraas classes de sábado, que se-rão realizadas entre 28 de julhoe 3 de novembro, das 8h às 18h,no auditório da Secretaria deEducação (Rua Irineu Cha-

Com o resultado da seleçãopara o Fundo de Financiamen-to Estudantil (Fies) disponíveldesde segunda-feira, terminahoje, dia 3, o prazo para que ospré-selecionados da modalida-de I com renda de até três salá-rios mínimos completem a ins-crição. As informações dadasquando o estudante se inscre-veu devem ser comple-mentadasna página oficial do Fies. De-pois disso, o pré-selecionadotem até cinco dias para validá-las na Comissão Permanente deSupervisão e Acompanhamento(CPSA) da instituição de ensi-no. Em seguida, o aluno deve irao banco ou agente financeiroem até dez dias para formalizaro financiamento.

Os inscritos no P-Fies, comrenda per capita familiar entretrês e cinco salários mínimospor mês, não precisam com-plementar informações no site.Já podem seguir diretamente

Itapevi oferece cursinhogratuito para o ENEM A Maratona do Enem terá professores e apostilas do Cursinho da Poli

luppe, 65).As aulas serão ministradas

pela Fundação PoliSaber,responsável pelo Cursinhoda Poli. A entidade, que jáatendeu mais de 160 mil es-tudantes, tem em média 60%de seus alunos aprovadosnos principais vestibularesdo país.

O curso é composto de 200aulas ao longo de 10 semanasde intensivão, distribuídas en-tre as disciplinas de matemáti-ca, física, química, biologia,gramática, literatura, história,geografia, inglês, redação, pa-lestras e simulados.

Com professores e apostilas

nas, com aulas de segunda asexta-feira. São 400 vagas,cujas aulas começam no dia 3de setembro e vão até 9 de no-vembro, das 18h às 22h, noGinásio de Esportes (Av.Rubens Caramez, 1000A).

Como se inscrever?As inscrições estão abertas e

podem ser feitas, das 8h às 17h,na Secretaria de Educação (RuaProfessor Irineu Chaluppe, 65,2º andar). É preciso ter em mãosnúmero de matrícula na edição2018 do ENEM, cópia e originaldo RG, CPF e comprovante deresidência e uma foto 3x4. Alémdisso, será solicitado históricoescolar que comprove que o can-didato tenha cursado todo o En-sino Fundamental e Médio em es-colas públicas. Também é pos-sível apresentar uma declaraçãode que o candidato está cursan-do o terceiro ano do ensino mé-dio - o documento pode ser ob-tido na própria unidade escolar.

do Cursinho da Poli, o materialdidático será fornecido gratui-tamente a todos os que partici-pam da Maratona do Enem.

Maratona do Enem tem 400vagas abertas para turmasnoturnas - As aulas das tur-mas de sábado da 2ª edição da

Maratona começaram no últi-mo dia 28 de julho, mas aindahá vagas para os interessadosem estudar nas turmas notur-

Prazo para inscrição dos pré-selecionados do Fies termina hoje, dia 3para a etapa de validação nafaculdade.

SOBRE O FIESNesta edição, foram ofertadas

155 mil vagas a estudantes quetenham feito o Exame Nacio-nal do Ensino Médio (Enem) apartir de 2010, com nota aci-ma de zero na redação e médiaigual ou superior a 450 pontos.

O modelo de financiamentoestudantil divide o programa emdiferentes modalidades, ofere-cendo uma escala variável, deacordo com a renda familiar docandidato. Tanto o Fies quantoo P-Fies financiam cursos su-periores não gratuitos e comavaliação positiva no SistemaNacional de Avaliação da Edu-cação Superior (Sinaes).

No caso do Fies, primeiramodalidade, 50 mil vagas sãoofertadas a juro zero para es-tudantes que tiverem renda percapita mensal familiar de até

três salários mínimos. Já no P-Fies, criado no ano passado,

são atendidos alunos com ren-da familiar de até cinco salári-

os mínimos e a instituição fi-nanceira responsável depende

da região do país em que o fi-nanciamento será concedido.

JORNAL A RUAPÁGINA 12 SOCIAIS Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018

Por Ovadia Saadia

O bairro dos Jardins acabade ganhar um novo restau-rante peruano, o Huaco (Ala-meda Ministro Rocha Azeve-do 1057, Jardins, São Pau-lo). O nome refere-se às tra-dicionais peças de cerâmicadas civilizações pré-incaicastão marcantes na cultura pe-ruana. O Huaco oferece co-zinha peruana contemporâneade forte base tradicional, fei-ta com esmero e paixão, demodo a revelar todo o saborde uma das culinárias maisaclamadas do mundo.

A CASA - Assim como emseu primeiro endereço, naVila Madalena, o novo Huacotem ambiente inspirado nasculturas pré-colombianas,desta vez as que se desenvol-veram nas áreas desérticas nolitoral do Pacífico, como asculturas Chan Chan, Paracas,Mochica e Nazca. Nestas cul-turas, encontram-se centrosreligiosos conhecidos comoHuacas e as peças de cerâ-mica utilitárias e representa-tivas chamadas de huacos,principais fontes dos histori-

Huaco abre unidade nos Jardins, como melhor da cozinha peruana

RESTAURANTE PERUANO QUE CONQUISTOU A VILA MADALENA COMEÇA A FUNCIONAREM NOVO ENDEREÇO NOS JARDINS.

adores para resgatar detalhesda cultura pré-hispânica. Nonovo Huaco, o ambiente temclima contemporâneo, reme-tendo às antigas civilizaçõese, ao mesmo tempo, ao Perulitorâneo atual, mais pertodos peixes e dos frutos domar. Ao fundo, ouve-se omelhor da moderna músicaperuana, com toques tradici-onais e de vanguarda, que devez em quando cede espaçopara a boa música contem-porânea mundial. Toda aequipe da cozinha é peruana.

“Mais peruano do que um ceviche”. É assim que o chef Christian Báscones se define

HUACO CULINÁRIA PERUANA

Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1057, Jardins, São Paulo

Telefone: (011) 3064-0642

Horários de funcionamento:

De terça a sexta: das 12h às 15h e das 19h às 23h (na sexta, até meia-noite)

Sábados: das 13h à meia-noite

Domingos: das 13h às 18h

Site: www.huaco.com.br | Facebook: HuacoRestobar

Capacidade: 32 pessoas | Ar condicionado | Wi-Fi

Durante a semana, é possível pedir um menu executivo, com entrada, prato e sobremesa (R$ 39,00). Também há diversos petiscos,como o clássico Wantan, massinhas chino-peruanas fritas e crocantes, recheadas com pernil e gengibre ao molho de tamarindo(R$ 28,00) e os Rolinhos Crocantes, massa de arroz frita com sabores variados, como lomo saltado (R$ 28), mariscos (R$ 29) efrango com legumes (R$ 29). Como sobremesa, pode-se optar pelo surpreendente Ladrillo de Pisco, chocolate amargo, moussegelado de pisco e culi de amoras, morango e hibisco (R$ 22).

O cardápio foi concebido considerando um ponto fundamental: a certeza de

poder sempre contar com ingredientes da melhor qualidade.

ANA MARIA CARVALHO PINTO assina o cerimonial da festa de 70 anos do MAM-SP, no próximo dia 16. São esperados cerca de 400 convidados e os convites estãoà venda por R$ 3.500, com renda revertida para o próprio museu.

CLIQUESCLIQUESCLIQUESCLIQUESCLIQUES

DADADADADA

SEMANASEMANASEMANASEMANASEMANA

MATANDO AS SAUDADES...

Em clima de amizade e admiração mútua, um quarteto da melhor qualidade festeja o Diado Colunista Social no Hotel Maksoud Plaza. Amaury Jr (homenageado por ser o pioneiroda crônica social na TV) abraça a saudosa presidenta da Febracos na época, jornalistaVera Martins, o anfitrião Henry Maksoud (distinguido com o troféu Amigo da Febracos) eo veterano e conceituado jornalista César Giobbi, também laureado. Faz tempo...

FELICIDADES!

A produtora e

consultora de moda

Cláudia Metne

recebeu os amigos

no luxuoso Studio

190, na noite de 13

de julho, onde

festejou seu

aniversário em

grande estilo.

Cláudia e seu esposo