salvador monumental

5
POR CLAUDIA PEDREIRA FOTOS SOLANGE ROSSINI SALVADO monumental SALVADOR CONTA COM UM IMPORTANTE ACERVO DE OBRAS GRANDIOSAS DE ARTISTAS, EXPOSTAS A CéU ABERTO Além de casarios coloniais e praias banhadas por um mar azul cintilante, Salvador tem como característica o fato de ser pontilhada por monumentos. Sejam eles importantes marcos históricos, como é o caso do Monumento ao 2 de Julho, instalado no Largo do Campo Grande, sejam eles ícones da contemporaneidade, a exemplo dos orixás cercados pelas águas do Dique do Tororó. Neila Maciel, professora de História da Arte e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - Ua, destaca que as artes visuais normalmente dependem de um espaço que propicie o encontro da obra de arte com o público. Quando um artista se propõe a fazer uma obra como um monumento, mural, painel ou escultura de grande porte, o autor pensa “na expansão, na possibilidade de muito mais pessoas entrarem em contato com suas obras, como acontece quando passamos pela rua”, raciocina. Para quem observa o patrimônio de arte coletivo da capital baiana, fica evidente que um dos autores vivos mais profícuos na produção de peças para espaços públicos é Mário Cravo Júnior. O artista já declarou que considera importante ampliar o patrimônio público (“nossa identidade, memória e herança deixada para as gerações futuras”). Juarez Paraíso, Bel Borba e Eliezer Nobre são outros nomes de destaque, em espaços públicos de Salvador. A seguir, apresentamos uma seleção de monumentos que fazem parte da identidade de Salvador, seja por história, cultura ou fé, e que merecem zelo e atenção incondicionais. ARQUITETURA MONUMENTOS 80 LET'S GO BAHIA

Upload: solange-rossini

Post on 28-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Salvador conta com um importante acervo de obras grandiosas de artistas, expostas a céu aberto

TRANSCRIPT

Page 1: Salvador Monumental

POR claudia pedreiraFOtOs solange rossini

salvadORmonumentalSALVAdOr

CONTA COM uM iMPOrTANTe

ACerVO de OBrAS grANdiOSAS de

ArTiSTAS, exPOSTAS A Céu ABerTO

Além de casarios coloniais e praias banhadas por um mar azul cintilante, salvador tem como característica o fato de ser pontilhada por monumentos. sejam eles importantes marcos históricos, como é o caso do monumento ao 2 de julho, instalado no largo do campo grande, sejam eles ícones da contemporaneidade, a exemplo dos orixás cercados pelas águas do dique do tororó.

Neila maciel, professora de história da Arte e doutoranda em Arquitetura e urbanismo pela universidade Federal da Bahia - ufba, destaca que as artes visuais normalmente dependem de um espaço que propicie o encontro da obra de arte com o público. Quando um artista se propõe a fazer uma obra como um monumento, mural, painel ou escultura de grande porte, o autor pensa “na expansão, na

possibilidade de muito mais pessoas entrarem em contato com suas obras, como acontece quando passamos pela rua”, raciocina.

Para quem observa o patrimônio de arte coletivo da capital baiana, fica evidente que um dos autores vivos mais profícuos na produção de peças para espaços públicos é mário cravo júnior. O artista já declarou que considera importante ampliar o patrimônio público (“nossa identidade, memória e herança deixada para as gerações futuras”). juarez Paraíso, Bel Borba e eliezer Nobre são outros nomes de destaque, em espaços públicos de salvador. A seguir, apresentamos uma seleção de monumentos que fazem parte da identidade de salvador, seja por história, cultura ou fé, e que merecem zelo e atenção incondicionais.

ArQuiTeTurA MonuMentos

8 0 L E T ' S G O B A H I A

Page 2: Salvador Monumental

salvadORVinte e cinco metros e oitenta e seis centímetros de altura. A grandiloquência do monumento ao 2 de julho atrai olhares para o centro do largo do campo grande. A peça, que harmoniza mármore de carrara com bronze, lembra uma data cívica fundamental na história dos baianos, quando expulsaram colonizadores portugueses do Brasil (10 meses após o grito do ipiranga de d. Pedro i, em 1822). O monumento foi executado na itália, de acordo com projeto de carlo Nicoli, que utilizou símbolos universais para representar as batalhas travadas pelos heróis da Bahia. destaque para o caboclo, nativo brasileiro com quatro metros e onze centímetros de altura, e seu arco e flecha.

Monumento ao 2 de JulhoAvenida sete de setembro, Praça 2 de julho, campo grande

Marco HIstórIco

Quem disse que é necessário entender ou compactuar com a crença do candomblé, para sentir as energias que emanam dos grandiosos orixás com sete metros de altura, que aparentemente flutuam sobre a água do dique do tororó? No lugar, tati moreno implantou respresentações dos deuses com origens africanas. um grupo com oito peças simboliza Oxum (orixá das águas doces), Ogum (senhor da guerra e do ferro), Oxóssi (deus das matas e da caça), Oxalá (grande pai), iemanjá (deusa do mar e a grande mãe), xangô (domina raios e trovões), Nanã (senhora da chuva e da lama) e iansã (orixá dos raios, ventos e tempestades).

orixás do DiqueAv. Vasco da gama, dique do tororó

Povode saNto

W W W . L E T S G O B A H I A . C O M . B R 8 1

Page 3: Salvador Monumental

ArQuiTeTurA MonuMentos

8 2 L E T ' S G O B A H I A

Page 4: Salvador Monumental

As gordinhas de Ondina (da escultora eliana Kértesz) caíram na simpatia do público que circula pela orla de salvador. As meninas do Brasil são três esculturas, com 3 metros de altura, cada, e representam as raças que formaram a população brasileira. A negra damiana tem o rosto voltado para o continente africano; a branca mariana olha em direção de Portugal; a indígena catarina mira o interior do Brasil. As peças foram esculpidas em bronze e implantadas no canteiro central em 2004.

“A praça é do povo / como o céu é do condor”, poetizou castro Alves. O escritor foi homenageado com uma estátua implantada no larguinho entre a Rua chile e a Avenida sete, entre a cidade Alta e cidade Baixa. O local, no passado, foi fronteira da cidade de salvador. hoje se chama Praça castro Alves e já foi palco de encontros de trios elétricos na saideira do carnaval. O lugar se tornou tão popular para os foliões, que o cantor e compositor caetano Veloso se inspirou e criou a música um Frevo Novo.

as Meninas do Brasilinício da Avenida Adhemar de Barros, Ondina

estátua de castro alvesPraça castro Alves, centro

GordINHascarIsMátIcas

Praça do Poeta

As formas arrendondadas e volumosas não passam despercebidas. A Fonte da Rampa do mercado mede dezoito metros de altura e sessenta e cinco metros de circunferência. O portentoso monumento da Praça cairu foi executado por mário cravo júnior em 1970 e virou um marco de modernidade a céu aberto, pelo arrojo estético e pela técnica de moldagem e laminação de resina de poliéster com estrutura metálica.

Fonte da rampa do MercadoRua da conceição da Praia, comércio

forMasexuberaNtes

Page 5: Salvador Monumental

em 1933, em meio a polêmica, a antiga sé de salvador foi demolida para que no lugar chegasse o progresso: o centro da cidade precisava de trilhos para os bondes. hoje os bondes não existem mais. e o centro histórico da capital continua abarcando modernidades. A cruz caída por certo é uma delas. A obra do artista mário cravo júnior utiliza a técnica de fundição em aço inox e foi executada em 1999, dentro do programa de festejos pelos 450 anos de fundação da cidade de salvador. O monumento tem altura aproximada de treze metros.

mesmo para quem passa rapidamente pelas vias do comércio em direção à calçada, fica impossível não notar o obelisco implantado no meio da Rua miguel calmon. Na verdade, a via sofre um alargamento e se desmembra em duas para abrigar no miolo a Praça Riachuelo, onde foi implantado o altivo obelisco em homenagem à batalha naval com o mesmo nome, travada em 1865, no Paraná, em meio à guerra do Paraguai. são vinte e três metros de altura, sobre a base de vinte e sete metros de diâmetro. O monumento tem origem francesa e foi inaugurado em 23 de novembro de 1874.

cruz caídaPraça castro Alves, centro

obeslico Praça Riachuelo, comércio

vIa crucIs

batalHa Naval

ArQuiTeTurA MonuMentos

8 4 L E T ' S G O B A H I A