salmo 124

3
SALMO 124 “O cuidado e a proteção de DEUS salvaram Israel da extinção” (Só DEUS pode livrar seu povo) INTRODUÇÃO Este Salmo faz parte de um grupo de 15 Salmos (do 120 a 134), chamados de “Cânticos de romagem”, “Cânticos dos degraus”, “Cânticos das subidas”, “Cânticos de ascensão”. Estes salmos eram entoados pelos peregrinos ao caminharem para as grandes festas religiosas no Templo em Jerusalém. VERSÍCULOS 1- 2a Davi enfatiza a proteção, a libertação e o cuidado do SENHOR para com Israel. A conjunção “se”, nas traduções Revista e Corrigida (RC) e Hebraica, enfatiza a ideia que a salvação veio somente do SENHOR e de nem um outro deus, ser humano ou circunstâncias. Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado...” (negrito meu). VERSÍCULOS 2b, 3, 4, 5 e 6b Davi utiliza uma linguagem poética muito forte para demonstrar a impossibilidade do escape. “Engolidos vivos” (vers. 3): animais que engolem suas presas vivas. “Torrente”, “águas impetuosas” (vers. 4 e 5): o “Ondas violentas nos teriam afogado” (Bíblia Hebraica); o Águas violentas e profundas nos teriam arrastado e afogado – Tsunamis. “Presa dos dentes”: aves de rapina. o Dilaceramento o “Uma presa para suas garras e dentes” (Bíblia Hebraica). A QUAIS EVENTOS DAVI SE REFERE? A ordem de extermínio de Israel por Faraó? (Ex 1:15- 22); O Êxodo do Egito? (Ex 12,13 e 14);

Upload: enerliz

Post on 30-Jul-2015

23 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SALMO 124

SALMO 124

“O cuidado e a proteção de DEUS salvaram Israel da extinção”(Só DEUS pode livrar seu povo)

INTRODUÇÃOEste Salmo faz parte de um grupo de 15 Salmos (do 120 a 134), chamados de “Cânticos de romagem”, “Cânticos dos degraus”, “Cânticos das subidas”, “Cânticos de ascensão”. Estes salmos eram entoados pelos peregrinos ao caminharem para as grandes festas religiosas no Templo em Jerusalém.

VERSÍCULOS 1- 2aDavi enfatiza a proteção, a libertação e o cuidado do SENHOR para com Israel.A conjunção “se”, nas traduções Revista e Corrigida (RC) e Hebraica, enfatiza a ideia que a salvação veio somente do SENHOR e de nem um outro deus, ser humano ou circunstâncias.“Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado...” (negrito meu).

VERSÍCULOS 2b, 3, 4, 5 e 6bDavi utiliza uma linguagem poética muito forte para demonstrar a impossibilidade do escape.

“Engolidos vivos” (vers. 3): animais que engolem suas presas vivas. “Torrente”, “águas impetuosas” (vers. 4 e 5):

o “Ondas violentas nos teriam afogado” (Bíblia Hebraica);o Águas violentas e profundas nos teriam arrastado e afogado – Tsunamis.

“Presa dos dentes”: aves de rapina.o Dilaceramentoo “Uma presa para suas garras e dentes” (Bíblia Hebraica).

A QUAIS EVENTOS DAVI SE REFERE? A ordem de extermínio de Israel por Faraó? (Ex 1:15-22); O Êxodo do Egito? (Ex 12,13 e 14); Os eventos descritos em II Samuel 5 (tomada de Jebus e a derrota dos filisteus)?

VERSÍCULO 7Salvação e grande livramento.“Bendito o Senhor” (vers.¨6a)

VERSÍCULO 8O salmista dá ênfase a afirmação dos versículos 1 e 2 sobre quem é o responsável pelo livramento descrito poeticamente no versículo 7: o SENHOR, o Criador do céu e da terra, das coisas visíveis e invisíveis, o Eternamente Eterno, o Todo-Poderoso Deus de Israel.

CONCLUSÃOA aplicação para o Coral Shalom: o amor de DEUS venceu, protegendo, libertando e cuidando do Coral, para a honra e glória do nome Dele.

Page 2: SALMO 124

Meditação realizada em 16/05/2015 na Igreja Presbiteriana em Cidade A.E. Carvalho durante o culto em comemoração do 1º aniversário do Coral Jovem Shalom.

Zilrene Alcantara Miguel