salinas

12
Salinas e Sal Hugo Nº 4 7E

Upload: 7f-algarve

Post on 25-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Salinas, Tipos de Sal e Feramentas

TRANSCRIPT

Page 1: Salinas

Salinas e Sal

HugoNº 4 7E

Page 2: Salinas
Page 3: Salinas

Este processo natural de cristalização do sal confere ao produto um "bouquet" de minerais inexistente nos sais marinhos industriais.

O nosso sal marinho tradicional é produzido em pequenas salinas centenárias, utilizando somente a energia solar, a acção do vento e o trabalho do Homem.

Não só o sal é mais completo do ponto de vista nutricional, como também o seu gosto é muito melhor, mais intenso e com um final prolongado.

Page 4: Salinas

Salinas de Aveiro As salinas na ria já foram um importante meio económico. Hoje a safra é reduzida, quase exclusiva de marnotos dedicados. De 270, há 30 anos, hoje resistem oito salinas. A profissão nem é reconhecida e muitas das áreas já são usadas para piscicultura.

Page 5: Salinas

As salinas que pintam de branco a paisagem, em espaços ainda hoje utilizados por uma actividade milenar, que aproveita a imensa costa algarvia para produzir sal marinho de elevada qualidade, cuja pureza e valor nutritivo são reconhecidos internacionalmente

Nos concelhos de Olhão, Tavira e Castro Marim existem três núcleos importantes de salinas localizadas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, em Tavira e na Quinta do Ludo, em pleno Parque Natural da Ria Formosa.Um labirinto de canais guia a água do mar, que escorre para tanques pequenos e pouco profundos onde repousa até que o calor do sol evapore a água deixando os cristais translúcidos a luzir.

Page 6: Salinas

Sal Marinho Tradicional de Castro MarimO Sal Marinho Tradicional que produzimos e comercializamos é inteiramente recolhido à mão, com o auxílio de instrumentos de madeira, segundo técnicas ancestrais que perduraram ao longo dos tempos.Resulta da conjugação harmoniosa do trabalho do salineiro com a acção das marés, do sol e dos ventos, e não é sujeito a nenhum tipo de tratamento posterior, apresentando-se naturalmente branco e brilhante.

Page 7: Salinas

Flor de sal A Flor de Sal é uma finíssima película de cristais de sal que se forma na superfície da água das salinas, e que é cuidadosamente recolhida com um instrumento especial, que nunca toca o fundo.A Flor de Sal não sofre qualquer processamento posterior, seca ao sol e é depois embalada, mantendo o sabor e a humidade do mar.

A “fina flor” do sal marinho tradicional é composta por pequenos cristais quebradiços, e a sua brancura deve-se ao cuidado com que é feita a recolha diária, nunca tocando no fundo da salina.

Page 8: Salinas

Rodo

Page 9: Salinas

Tipos de sal

Page 10: Salinas

Gruta de Loulé de sal gema

Page 11: Salinas

Numa iniciativa inovadora e ímpar não só em Portugal mas no mundo inteiro, a Câmara Municipal de Loulé e a CUF – Químicos Industriais S.A., do Grupo

Mello, vão desenvolver um projecto de Turismo Mineiro na Mina de Sal-gema, localizada na zona da Campina de Cima, em Loulé

Sal gema Loulé

Nesse sentido, foi hoje celebrado um protocolo, através do qual será constituída esta parceria público-privada em forma de consórcio e será feita uma candidatura ao Programa PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, para financiamento das acções previstas.

“Sal da Terra” é o nome do projecto que pretender diversificar a oferta turística do Concelho e da região e que assenta em três vertentes fundamentais: uma área para serviços de “storage”, isto é para armazenagem documental, um Parque Temático/Museu do Sal e a criação de um hotel com quartos e SPA

Page 12: Salinas

Fim