salete abriel - onossocasamento.pt · ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não...

6
GUIA DA CERIMÓNIA [ Salete & Gabriel O~08 oBRígaDo pela vossa pReseóça ... est:e rrzorrzerrco corarzorr-seaínDa maís especíal;.. ama vez Qae o paRt:flbarnos CODUOSCO/ Qae t:ant:o sígnf-Pcam paRa 005... 50lete & G obriel L ~8(,1·lilq,,\cmo8

Upload: doannhu

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GUIA DA CERIMÓNIA

[

Salete & GabrielO~08oBRígaDo pela vossa pReseóça ...

est:e rrzorrzerrco corarzorr-seaínDamaís especíal;.. ama vez Qae opaRt:flbarnos CODUOSCO/ Qaet:ant:osígnf-Pcam paRa 005...

50lete &Gobriel

L~8(,1·lilq,,\cmo8

Entrada do NoivoEntrada da Noiva I Marcha Nupcial

~de~V(J se« ~ fI44. 4fotde (J S~& de SiM fI44. dê (J se« aHtfz4M

&eefl44.~~~e~70d04 D4 ~ de4ej04

'?dif a,~ ~ te... ~ S~ fJM se« 'Dea4~11- ~ &te~ {t<III4 4«4 ~

~6 ~ M S~ e4tM ~ {t<III4 ~ ~ ~ ~ ~

'PM4 ~ ~ ~ fUI. 4«4 ~

Litúrgia da Palavra

1.a Leitura: Leitura do Livro Cântico dos Cânticos

Eis a voz do meu amado. Ele vem aí, transpondo as montanhas,saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a umagazela ou ao filhinho de uma corça. Ei-Io que está por detrás 'do nosso muro, a olhar pela janela, a espreitar através dasgrades.

O meu amado ergue a voz e diz-me: "Levanta-te, minha amada,formosa minha, e vem. Minha pomba, escondida nas fendasdos rochedos, ao abrigo das encostas escarpadas, mostra--me o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz. A tua voz é suavee o teu rosto é encantador".

O meu amado é para mim e eu sou para ele.

Ele disse-me: "Põe-me como um selo sobre o coração, comoum selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como amorte e a paixão é violenta como o abismo. Os seus ardoressão setas de fogo, são chamas dlvínas, As águas torrenciaisnão podem apagar o amor, nem os rios o podem submergir".

Palavra do Senhor.

R: Graças a Deus

S~~í/(efzM: ?eÜJ'e.t (J.t '1ue 4ma.m (J Settk(J~

?~'D4~~~~

?~ aM D4 jd.t ~2ue ~wem e 4ttUtt~ia,m a. ~ud4de

'?~ ~ ettf4 fIid4 é ~& ~ fUI. fIOHtade M S~'?~~<Jite~~~~&~~det6M~~

'P~S~~1!~~'PM4~~~~%atide ~ ~ Hte«4 ftM4M

1ta.~ da,_ tei.

Ritos iniciais

~d4~~o ~ a. Veu.to ~ 4 Veu.to ~& ft41 tta. fe,wa.' 4D4 ~ ~ ~ (J S~

/11': • .'A AI':.'·A ..,..,'7""' ••••• :1""'- a. ve440 o o

1ti4te~ete~. 7e~e~7e~~S~

~efrMS~~. ,?iIk~. S~ 'Dea4. ~ de 'Dea4'?iIk de 'Dea4. K444tJ 'Pai

~efrM7" ~ tútM. 6 ftee4M M...-Mo 7" ~ e6t<Ú à. <ÚIIeit4 M 'Pai7_ ftied4dede .d4

~efrM'

SIi ta é4 Sa44. SIi ta 6 S~. 7" 6 ~ ~ ~

1ta.~ de 'Dea4 'Pai.

Litúrgia da· Palavra

2.a Leitura: Leitura da Primeira Epístola de S. Paulo aosCoríntios

Irmãos: Aspirais com ardor aos dons espiriiuais mais elevados.Vou mostrar-vos um caminho de perfeição que ultrapassatudo.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, senão tiver amor, sou como o bronze que ressoa ou como ocímbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos osmistérios e toda a ciência, ainda que eu possua a virtude dafé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor,nada sou.

Ainda que eu reparta todos os meus haveres e entregue omeu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nadame aproveita.

o amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso, nãoé altivo nem orgulhoso, não é inconveniente, não procura opróprio interesse; não se irrita nem guarda ressentimento;não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade;tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo su~orta.

o amor não acaba nunca.

Palavra do Senhor.

R: Graças a Deus

Se ltM ~ <Ue4 aO<t o«fM4

'Dea4~emHÚ& HÚ ~ Sele 4ffl()'> ~.

Evangelho

Evangélho de Nosso Senhor Jesus CristosegundoS. João

Naquele tempo houve um casamento em Caná daGalileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seusdiscípulos foram também convidados para ocasamento.

Comei o vinho veio a faltar, a Mãe de Jesus disse-lhe:"Não·têmvinho". Jesus respondeu-lhes: "Mulher, quetemos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora".Sua Mãe disse aos serventes: "faze i tudo que Ele vosdisser".

Havia ali seis talhas de pedra, destinadas aos ritosde purificação dos judeus; cada uma levava duas outrês medidas. Disse-lhes Jesus: "Enchei as talhascom água". Eles encheram até cima. Depois disse-lhes: "Tirai agora e levai ao chefe da mesa." Eleslevaram. Quando o chefe da mesa provou a águamudada em vinho sem saber de onde era; só osserventes que tinham tirado a 'água é que sabiam;chamou o esposo e disse-lhe: "Toda a gente serveprimeiro o vinho bom e, depois de terem bebido bem,é que serve o inferior. Mas tu gúardaste o vinho bom

. até agora".

. Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus deu inícioaos sinais que realizou. Manifestou a sua glória e osseus discípulos acreditaram n'Ele.

Palavra da Salvação

R: Graças a Deus

Homílla

RITO DO MATRIMÓNIO'P~: Noivos caríssimos, vieste à casa da Igreja para queo vosso propósito de contrair matrimónio seja firmado como sagrado selo de Deus, perante o ministro da Igreja e napresença da comunidade cristã. Cristo vai abençoar o vossoamor conjugal. Ele, que já vos consagrou pelo baptismo, vai

. agora dotar-vos e fortalecer-vos com a graça especial deum novo Sacramento para poderdes assumir o dever demútua e perpétua fidelidade e as demais obrigações doMatrimónio. Diante da Igreja, vou, pois, interrogar-vos sobreas vossas disposições:- Salete e ~abriel,viestes aqui para celebrar o vossomatrimónio. E de livre vontade e de todo o coração quepretendels fazê-lo?~:E,sim.

BÊNÇÃO E ENTREGA DAS ALIANÇAS

11

'P~: Abençoai e santificai, Senhor, o amor dos vossosservos, Salete e Gãbriel, para que, entregando um ao .outro estas alianças em sinal 'de fidelidade, recordem oseu compromisso de amor. Por Nosso Senhor JesusCristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade doEspírito Santo.70Ú6: Amén.

'PáMc,o: Vós que seguis o caminho do Matrimónio, estaisdecididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de todaavossa vida? .~: Estou sim.

tfo&rid: Salete, recebe esta aliança como sinal do meu.amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filhoe do Espírito Santo.

Satde: Gabriel; recebe esta aliança como sinal do meuamor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filhoe do Espírito Santo.

'P~: Todos nós aqui presentes nos juntamos às vossasintenções e pedimos ao Senhor que vos acompanhe erealize todos os vossos desejos durante muitos anos.

,4tJé~Pte«ade~~~ M4 atef04, 441. de ~11Ó4 44i4 a #zia. de ~

~m4ee~d4~~

SMÚ~, ~ m4e de deá4OMai, () ~ M afto.. M4 d«4

~fJ9<U fuJ!t~, ó e4tMf4 deffl. fuVt

,4~ e ~ a ffloItte ~.

'PáMc,o: Uma vez que é vosso propósito contrair o santoMatrimónio, uni as mãos direitas e manifestai o vossoconsentimento na presença de Deus e da sua Igreja.

tJ&ud: Eu Gabriel, recebo-te por minha esposa a ti,Saleté e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegriae na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossavida.

Satde: Eu Saléte, recebo-te por meu esposo a ti, Gabriele prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-tê, na alegria e natristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

ACEITAÇÃO DO CONSENTIMENTO .'P~: Confirme o Senhor, benignamente o consentimentoque manifesta perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o Homem o que Deusuniu. .Bendigamos ao Senhor.70Ú6: Graças a Deus

..'

Ora~ão Universal

'P~: Irmãos caríssimos, celebrando o especial dom dagraça e da caridade; com que Deus se dignou consagrar oamor dos nossos irãos Salete e Gabriel, confiemo-los aoSenhor dizendo:

'Jtáui6: Para que nossos irmãos Salete e Gabriel, unidos emsantidade pelo Matrimónio possam alegrar-se com a salvaçãoeterna, oremos ao Senhor. .

L~: Para que o Senhor abençoe a sua.aliança, como sedignou santificar as núpcias em Caná da Galileia, oremos ao

. Senhor. .

'Jtáui4:: Para que vivam num perfeito e fecundo amor, qozernda paz e protecção e dêem bom testemunho de vida cristã,oremos ao Senhor.

L~: Pelos parentes e amigos destes esposos e por todos. os que lhes prestaram auxílio, oremos ao Senhor.

'Jtáui6: Pelos jovens que se preparam para o matrimónio e portodos os que Deus chama a outra condição de vida, oremosao Senhor.

L~: Pelos membros das nossas'farnílias que já partiramdeste mundo e por todos os defuntos, oremos ao Senhor.

'P~: Enviai benignamente, Senhor, sobre estes esposos oespírito da vossa caridade para que se tornem um só coraçãoe uma só alma e nada separe os que Vós uniste e cumulastecoma Vossa bênção.Por nossoSenhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deusconvosco na unidade do Espírito Santo.

7odM: Ámen.

~M~~~<:44a~a.~

Sej4~e~'(J~tM

7«M ~ ~ Z'e«4 fWe!r. eudM~ (J~~fM44a.~.

'7te.m a. ~ d44 ~ H<ai4 ~

'7te.m a. ~ d44 'Ii44 a. ~'7te.m a. ~ M H<4It eH< ~

'PD44aHt. """ di4 6 1164444ffl4JI- ~,

Santo, santo é o Senhor."

~ M 'Pai-1«J444

'Pai~, 'Pai~,'SMIo é (J 1'0446 ff.O#te 'Pai-~,?'I rJOI1tade 4ej4~, Lá. çW cé«. e e4. H4. teJzM.

'Pai~, 'Pai~,

o ;ItM _ H44 dai4 h,je .

'P~~~, 'PaL~

A44ÚII C4IM ~ e.tivuu,-H44 M-t,'PaL~, 'PaL~",

~da'P4! .~ de "De44, rpte tiIta4 (J ft=t.M M H«II«Í6

7eH< ftieda4e de HÓ4, tem ftieda4e de HÓ4, , ,

~ de "De44, rpte tiIta4 6 {teea.á6 M H«II«Í6

7eH< ftieda4e de HÓ4, tem ftieda4e de HÓ4, , ,

~ de "De44, rpte tiIta4 d {teea.á6 M H«II«Í6

"Dá. - H44 a. t«a. ft47, dá. - H44 a. t«a. ft47 •..

~da,~Vam 'F<l o H«<IfM 4i94 a. ~ ~

Vam 'F<l o -;?I- 'F<l tMHe a. ~ ca44

Vam 'F<l a. ~ 4e~ à. ~ ~'7ItM ta ta vem~-~7_vem~-~.

Vam.'F<l o ~ tfl94 eU ~ M ~

Veáti. 'F<l ~ ~ ~ e4td fPte44 a. di.

Vam 'F<l d4 áIwMe eaiaffl. lU ~ ~

'7ItM ta ta vem~-~7_vem~-~ ...

A" _ 'F<lú 4IVUI4ta. HM~.Aode fI<I-i4.. a.ode fI<I-i4.? 1'1ei. ~.

& 4«M ~ ftMa IÚ ~

& 4«M ~ o dd Ha. te«a., ai

1t«m~~~.UHaftO{l4~

& fIM e44a.~, fJ4i fJ4i e Hão ~ atIuÚ

Vai e Hão ~ atIuÚ, .. r.t«.,

Se e/-IU ~ fI<I-i4. 5afM. da4 úe~

& d4 ft47-. e d4 ft47-. 1'1ei.~.

íeefzM: 1ttJ~ d4 te«a. ~:

~de~& .i.t dtJc-a..t da. ItJme a.ltr.tltc-ia.'tá..t:fIM de fJ41. 1'tei~.

~dMt:}zayM1tM dei ~ f.o«uM.-ú. 'itemú'do/< S~

~_7ua.~. 2«e~&ze,,~7_ a. ~ uida..2«e 4H4ei4 ftM U

&ttt- ~ úa~. Pe14'F<l ~ _ fflÚH."

Se eU ~ 'F<l~ d<ÜJ de ft47-&~.e~.1'1ei.~.

Se a.~ cai ~ ;, Ú«4 (:é4.

.<'~.~. _1'1ei.~ ...

tfoayM ftM taa.~, tfoayM fteb -

~ ftM H(J4M .H<4e. ~ te do«- S~tfoayM ftdM-~. tfoayM fteb fWtdM

~~ ft44.~. ~de U S~.