saiba mais dapp - [email protected] 01 352 5(,725,$'(5(&85626+80$126...

2
O QUE É O PERGUNTAS FREQUENTES? Diante de diversos questionamentos formulados diariamente pelos setores responsáveis e também do recebimento de processos com documentação incompleta ou excedente ao necessário, o PERGUNTAS FREQUENTES é um informativo que busca esclarecer alguns dos principais pontos que são constantemente objeto de dúvida na abertura de processos de Aposentadoria e Pensão. APOSENTADORIA E PENSÃO PERGUNTAS FREQUENTES Fevereiro 2020 Em quais hipóteses é necessária a juntada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) original? Apenas para servidores que ingressaram no serviço público federal até 11/12/1990, não sendo necessária a apresentação da cópia em nenhuma hipótese. Vol 1 QUAL DIPLOMA DEVE SER JUNTADO AO PROCESSO? É necessária a juntada do diploma que ensejou o recebimento de Retribuição por Titulação ou Incentivo à Qualificação no percentual do momento do pedido de aposentadoria. Não é necessária a juntada dos diplomas da formação acadêmica de grau inferior. Exemplo: se um ocupante do cargo de Auxiliar em Administração (exigência mínima: ensino fundamental) recebe Incentivo à Qualificação no percentual de 30% - referente a uma Especialização com relação direta - é necessária a juntada apenas do diploma da referida pós-graduação lato sensu, não sendo necessário juntar cópias dos diplomas de ensino médio e graduação. APOSENTADORIA É NECESSÁRIA A JUNTADA DOS CERTIFICADOS QUE ENSEJARAM AS PROGRESSÕES POR CAPACITAÇÃO? Não, em nenhuma hipótese. COMO SOLICITAR O DESARQUIVAMENTO DO PROCESSO DE APOSENTADORIA ATUALMENTE NA DIVISÃO DE ARQUIVO/DAP/PRORH? Enviando e-mail com o pedido e os dados do processo e do interessado para o seguinte endereço eletrônico: [email protected] 01 PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DIVISÃO DE APOSENTADORIA E PENSÃO Elaborado pela Divisão de Aposentadoria e Pensão/DAP/PRORH Editado pela Assessoria Técnica/DAP/PRORH

Upload: others

Post on 23-Jun-2020

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O QUE É O PERGUNTAS FREQUENTES?Diante de diversos questionamentos formulados diariamente pelos setores responsáveis e também do recebimento de processos comdocumentação incompleta ou excedente ao necessário, o PERGUNTAS FREQUENTES é um informativo que busca esclarecer alguns dosprincipais pontos que são constantemente objeto de dúvida na abertura de processos de Aposentadoria e Pensão.

A P O S E N T A D O R I A E P E N S Ã O

PERGUNTASFREQUENTES

F e v e r e i r o 2 0 2 0

Em quais hipóteses é necessária a juntada daCarteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)original?

Apenas para servidores que ingressaram no serviçopúblico federal até 11/12/1990, não sendo necessária aapresentação da cópia em nenhuma hipótese.

V o l 1

QUAL DIPLOMA DEVE SER JUNTADO AOPROCESSO?

É necessária a juntada do diploma que ensejou orecebimento de Retribuição por Titulação ou Incentivo àQualificação no percentual do momento do pedido deaposentadoria. Não é necessária a juntada dos diplomasda formação acadêmica de grau inferior. Exemplo: se umocupante do cargo de Auxiliar em Administração(exigência mínima: ensino fundamental) recebe Incentivo àQualificação no percentual de 30% - referente a umaEspecialização com relação direta - é necessária a juntadaapenas do diploma da referida pós-graduação lato sensu,não sendo necessário juntar cópias dos diplomas deensino médio e graduação.

APOSENTADORIA

É NECESSÁRIA A JUNTADA DOS CERTIFICADOS QUEENSEJARAM AS PROGRESSÕES PORCAPACITAÇÃO? Não, em nenhuma hipótese.

COMO SOLICITAR O DESARQUIVAMENTO DOPROCESSO DE APOSENTADORIA ATUALMENTE NADIVISÃO DE ARQUIVO/DAP/PRORH? Enviando e-mail com o pedido e os dados do processo e dointeressado para o seguinte endereço eletrônico:[email protected]

0 1

PRO-REITORIA DE RECURSOS HUMANOSDEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

DIVISÃO DE APOSENTADORIA E PENSÃO

E l a b o r a d o p e l a D i v i s ã o d e A p o s e n t a d o r i a e P e n s ã o / D A P / P R O R HE d i t a d o p e l a A s s e s s o r i a T é c n i c a / D A P / P R O R H

AVERBAÇÃO DE TEMPODE CONTRIBUIÇÃOQ u a i s d o c u m e n t o s s ã o a p t o s p a r a f i n s d e A v e r b a ç ã o ? Em regra, os documentos aptos para fins de Averbação são a Certidão de Tempo deContribuição e a Certidão de Tempo de Serviço Militar. Outros documentos comoDeclarações, Certidões de tempo escolar emitidas por escolas estaduais, ExtratoPrevidenciário (CNIS), etc, não são aptos para averbação.

0 2

ABONO DEPERMANÊNCIA

É necessário o preenchimento do campodo Formulário DAP110 referente aocômputo dos períodos de Licença-Prêmio por Assiduidade (LPA)? Sim. Caso o(a) servidor(a) possua dias deLicença-Prêmio por Assiduidadedisponíveis, é imprescindível que o mesmoassinale se autoriza que os mesmos sejamcomputados em dobro para fins de Abonode Permanência, estando ciente que talautorização implica na impossibilidadeposterior gozo de tais períodos.

Caso o(a) servidor(a)não saiba se possui

períodos de LPAdisponíveis, a Seção dePessoal pode solicitar aconsulta pelo telefone

(31) 3409-4351

A DAPP, assim como as demais Divisões do DAP, não realizam aemissão de Comprovante de Rendimentos e/ou Contracheque paraquaisquer finalidades. A emissão deve ser feita pelo próprio(a)interessado(a) por meio do aplicativo de celular Sigepe Mobile,disponível nas lojas da Google Play e App Store, ou por meio dosite:

https://www.servidor.gov.br/ Caso os aposentados e pensionistas tenham dúvidas no acesso aosistema, recomendamos que assistam o seguinte manual em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sjfmsz5LVqI

C o m o p r o c e d e r d i a n t e d o r e c e b i m e n t o d e C e r t i d ã o d e T e m p o d e C o n t r i b u i ç ã o e mm o d e l o d i g i t a l ?

Tem sido comum a emissão, principalmente pela SEPLAG/MG e pelo INSS, de CTC's digitais, nas quais ao invés de constar aassinatura física dos agentes emissores, constam a assinatura digital e um QR Code. Nesses casos, orienta-se que a própria Seção dePessoal entre no site que a CTC informa para verificação e utilize o QR Code para atestar a autenticidade do documento. Geralmente,geralmente, tais QR Codes têm a validade de um mês, já estando tal prazo expirado quando da chegada do processo àDAPP/DAP/PRORH. Atenção: a CTC digital não se confunde com modelos de certidão "para mera consulta" emitidos pelo INSS, que se servem apenas paraverificação das informações pelo(a) interessado(a). Em tais documentos, consta expressamente que o documento é para mera consulta,não sendo aptos, portanto, para averbação.

COMPROVANTE DE RENDIMENTOS E CONTRACHEQUES