sadla/ad/1ª sch - comando de operações terrestres · presença do gen ex eduardo dias da costa...

4
Informativo Boletim Sadla/AD/1ª Sch - Comando de Operações Terrestres Edição 01 01 de Junho de 2015 ESTÁGIO SETORIAL DA SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO DOUTRINÁRIO E LIÇÕES APRENDIDAS - 2015 No período de 12 a 14 de maio do corrente ano, o COTER realizou o Estágio Setorial da SADLA - 2015 com o objetivo de capacitar os Oficiais de Doutrina e Lições Aprendidas (ODLA) dos Comandos Militares de Área, Centros de Instrução e Adestramento, Forças de Atuação Estratégica e Órgãos de Direção Setorial e Órgãos de Assessoramento Direto e Imediato. O evento teve seu início no Auditório Gen Ex Marcello Ruffino dos Santos, no QGEx, com a presença do Gen Ex EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS, Comandante do Exército, acompanhado de Oficiais-Generais do Alto Comando do Exército e prosseguiu no 11º D Sup (2º e 3º dias).

Upload: phungnhan

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

InformativoBoletim

Sadla/AD/1ª Sch - Comando de Operações Terrestres

Edição 01 01 de Junho de 2015

ESTÁGIO SETORIAL DA SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO DOUTRINÁRIO E LIÇÕES APRENDIDAS - 2015

No período de 12 a 14 de maio do corrente ano, o COTER realizou o Estágio Setorial da SADLA - 2015 com o objetivo de capacitar os Oficiais de Doutrina e Lições Aprendidas (ODLA) dos Comandos Militares de Área, Centros de Instrução e Adestramento, Forças de Atuação Estratégica e Órgãos de Direção Setorial e Órgãos de Assessoramento Direto e Imediato.

O evento teve seu início no Auditório Gen Ex Marcello Ruffino dos Santos, no QGEx, com a presença do Gen Ex EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS, Comandante do Exército, acompanhado de Oficiais-Generais do Alto Comando do Exército e prosseguiu no 11º D Sup (2º e 3º dias).

2 - Informativo SADLA - Edição 01, de 01 junho de 2015

Tratou-se de um estágio setorial que capacitou os ODLA, estabelecendo responsabilidades, nivelando conhecimentos e padronizando procedimentos.

A SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO DOUTRINÁRIO E LIÇÕES APRENDIDAS

A SADLA é o processo que reúne os conhecimentos militares disponíveis por meio das experiências de vida, experiências militares, dos treinamentos, dos exercícios e do emprego de tropas em situações reais para a evolução contínua da doutrina e a melhoria geral dos processos.

A SADLA está estruturada em 5 níveis, tendo o Comando de Operações Terrestres como seu órgão de Coordenação Geral, sob a supervisão do EME.

3 - Informativo SADLA - Edição 01, de 01 junho de 2015

A fase de coleta se caracteriza pela reunião de conhecimentos relativos às Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) de interesse da F Ter. Na fase de coleta haverá o registro inicial das observações.

A análise ocorrerá em seguida à coleta. É a oportunidade que o ODLA dispõe para estudar os conhecimentos de interesse doutrinário remetidos pelas OM subordinadas.

Por último, haverá a fase de difusão, que se caracteriza pela remessa e pela divulgação dos conhecimentos de interesse de cada público da SADLA.

Para a coleta, processamento e divulgação dos conhecimentos doutrinários, a SADLA utiliza o Portal de Lições Aprendidas do COTER (sadla.coter.eb.mil.br).

As OM participantes da SADLA realizarão suas atividades em três fases: coleta, análise e difusão, empregando os seus Oficiais de Doutrina e Lições Aprendidas (ODLA) para a gestão direta dos CID coletados.

Até julho de 2015, todas as Organizações do EB deverão estar com seus ODLA cadastrados no Portal da SADLA (sadla.eb.mil.br), em condições de compartilhar conhecimentos e cooperar com a evolução da doutrina.

4 - Informativo SADLA - Edição 01, de 01 junho de 2015

CONCEITOS INICIAIS RELACIONADOS À SADLA

CONHECIMENTOS DE INTERESSE DA DOUTRINA (CID): são informações técnico-operacionais produzidas no exercício da profissão militar, atividades de preparo e, principalmente, de emprego da Força Terrestre, que influenciam a Doutrina Militar Terrestre (DMT).

MELHORES PRÁTICAS: são CID originados em ações bem sucedidas ou em solução(ões) adotada(s) para um problema. Por sua influência reduzida na DMT, não se constituem como Lições Aprendidas, mas colaboram para a rotina operacional das OM.

LIÇÕES APRENDIDAS (Lç Aprd): são CID que trazem solução duradoura para um problema e sua utilização garante melhor desempenho, reduz custos e preserva vidas. Pressupõem inovação, tendo reflexos sobre a DMT vigente.

DEFICIÊNCIA OPERACIONAL (DFC OP): é uma falha na aplicação da DMT. Ela é identificada quando o militar ou fração deixa de executar, adequadamente, determinada tarefa e/ou atribuições que lhes são devidas.

Nos próximos informativos...- Como efetuar o cadastro no Portal da SADLA?- Como registrar um conhecimento de interesse da doutrina?- A Força de Pacificação da Maré e as Lições Aprendidas para o EB.- Conheça o Memento da SADLA.