sÁbado, 27 de fevereiro de 2016 - ano 9 - ediÇÃo ... - … · um terreno localizado nos fundos...

20
SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO 498- http: www.jbomdia.com.br Balanços, escorregador e até aparelhos de academia estão largados em meio ao mato, no Centro de Lazer, ao lado do Ginásio de Esportes, em Santa Isabel. Leia na página 04 RETRATO DO DESCASO: BRINQUEDOS ABANDONADOS RISCO DE DENGUE Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Leia na página 12 Santa Isabel sediará a Etapa de Abertura da temporada 2016 da Copa São Paulo de Mountain Bike, amanhã, 28, partir das 08h30 no Ginásio de Esportes. Leia na página 09 AMANHÃ TEM COPA SÃO PAULO DE MOUNTAIN BIKE

Upload: dangthuy

Post on 15-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO 498- http: www.jbomdia.com.br

Balanços, escorregador e até aparelhos de academiaestão largados em meio ao mato, no Centro de Lazer,ao lado do Ginásio de Esportes, em Santa Isabel.

Leia na página 04

RETRATO DO DESCASO:

BRINQUEDOS ABANDONADOS

RISCO DE DENGUE

Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de SantaIsabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.

Leia na página 12

Santa Isabel sediará a Etapa de Abertura da temporada 2016 daCopa São Paulo de Mountain Bike, amanhã, 28, partir das 08h30 noGinásio de Esportes. Leia na página 09

AMANHÃ TEM COPA SÃOPAULO DE MOUNTAIN BIKE

Page 2: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 2 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016

Comunique seu evento no e-mail: [email protected]

O casal Márcio e Cristiane brin-daram o aniversário de doisaninhos da filhota Laura. Esbanjan-do bom gosto e sofisticação na de-coração da festa, a mamãe Cris nãopoupou mimos à pequena, que ca-tivou os convidados

E renderam os votos de felicitaçõesnas redes sociais e o motivo não sur-preende: ontem, 26, o dia foi especialpara Adriana Barbosa, que brindoumais uma passagem de ano. Ao ladodos filhos Gabriel e Lucas Barbosa,a bela foi homenageada. Parabéns!

O príncipe tão esperado, finalmenteencheu amigos e familiares de orgulho.O pequeno Pedro nasceu nesta terça-feira, 23, e deixou muita gente baban-do, principalmente a mamãe Cristianee o papai Marco. Bem vindo ao mundo!

O Bar do Alemão, fundado em 1902 na cidade de Itu pela família Steiner,foi inaugurado nesta quinta-feira, 25, no Centervale Shopping, em são Josédos Campos. Para a inauguração, jornalistas foram os convidados da noite erecepcionados em grande estilo por Éllder Anunciato – um dos anfitriões doevento, que também contou com a presença da queridíssima Gisele Catanho.

Page 3: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 3JORNAL BOM DIA27 DE FEVEREIRO DE 2016

Page 4: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 4 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016

Santa IsabelDespejado de forma irregular nos

fundos do atual Centro de Lazer, osbrinquedos que foram adquiridos pelaPrefeitura de Santa Isabel com dinhei-ro público, estão abandonados há maisde cinco meses. Muitos deles estão de-teriorados em razão do tempo.

Balanços, escorregador e até apa-relhos de academia, adquiridos pelagestão do Prefeito Padre Gabriel Bina,estão largados em meio ao mato. As-sim como os brinquedos, os quais fa-ziam parte do Centro de Lazer, osaparelhos de ginástica foram instala-dos em março de 2013. Na ocasiãode sua inauguração, o então Secretá-rio de Esportes, Daniel Lucena , disseque os aparelhos de ginástica, queantes ocupavam as margens da Ave-nida João Pires Filho (Marginal), fo-ram retirados do local e instaladosjunto ao parquinho para evitar aciden-tes.

O espaço freqüentado por crian-ças e adultos foi desativado após aretirada de todos os brinquedos. Se-gundo a prefeitura isabelense, os ob-jetos já apresentavam defeitos e fo-ram substituídos.

O motorista Wilson Roberto flagrouo abandono dos brinquedos e lamen-

PREFEITURA ABANDONABRINQUEDOS DE PARQUINHO

tou o fato. Ele conta que acompanhouo processo de inauguração do parqui-nho até a retirada dos brinquedos,mas ficou surpreso ao descobrir quetodos os objetos foram abandonadosnos fundos no atual Centro de Lazer.“É lamentável ver como estão essesbrinquedos. Eu mesmo fazia exercíci-os aqui e utilizava os aparelhos deginástica. O sol e a chuva estão dete-riorando tudo isso. Em um ponto, ascorrentes do brinquedo se partiram,deixando placas de madeira e peda-ços de metal soltos. É triste”, disse.

A prefeitura informou que umaoperação de manutenção de todos osbrinquedos em praças públicas da ci-dade está em andamento. Os brinque-dos mais danificados deverão são re-movidos e reaproveitados em outroespaço público, onde deverão ser re-cuperados ou descartados. Segundoa administração, o local será visitadopor funcionários.

IgaratáNo próximo sábado, dia 5 de mar-

ço, a Secretaria de Esportes e Lazervai realizar na Praça 30 de Dezembro“Ramiro Gomes de Moraes”, no centrode Igaratá, a partir das 13h00, maisuma edição do Projeto “Recreação eLazer: brincar também é aprender”.

A iniciativa tem o objetivo de pro-porcionar lazer e entretenimento àscrianças da comunidade, com diversosbrinquedos, como cama elástica, pisci-

SÁBADO É DIA DE LAZER NA PRAÇA

na de bolinhas, escorregador inflável,algodão doce e pipoca. Todas as op-ções são gratuitas.

O projeto tem o apoio do comérciolocal: Country Lanches, Seu Sabor Lan-ches, Bulldog Lanches, Primus Lanches,Restaurante e Bar do Alex, AcademiaAcquafit, Academia Natural Forma, Co-mércio de Rações Barbosa, Supermer-cado Arantes, Depósito Pioneira Mate-riais para Construção e DepósitoFormigão Materiais para Construção.

Page 5: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 5JORNAL BOM DIA27 DE FEVEREIRO DE 2016

Santa IsabelO trecho que compreende a Estrada

Municipal Benedito Alves da Silva - Es-trada do Santíssimo - merece atençãoredobrada dos condutores, isso porqueem diversos pontos existem buracosfundos na via e que parecem ter sidofeitos deliberadamente. Escondidas en-tre os matagais, as crateras represen-tam grande perigo para os condutores,

BURACO É ‘ARMADILHA’ NAESTRADA DO SANTÍSSIMO

já que eles lá estão e não existe sinali-zação avisando sobre sua existência.

O problema começa pelo fato de queos condutores que utilizam a estradavicinal não desfrutam de um espaçoadequado e pavimentado para o acos-tamento. Caso os veículos precisemparar emergencialmente, ou ficam napista mesmo, ou precisam ser “joga-dos” para dentro do mato, literalmen-te. Além disso, caso pedestres preci-sem passar pelo local também passampor grandes riscos.

Esta semana, leitores do JornalBom Dia denunciaram o descaso nolocal. Uma cratera formada pela chuvae pela falta de manutenção na estradapreocupa moradores e motoristas. Paraevitar acidentes, árvores foram coloca-das dentro da cratera.

Mais à frente, nas proximidades doponto de ônibus o problema se repete.Contudo, com o agravante deste ser umtrecho de tráfego de pedestres, quepodem facilmente cair ou torcer o péna cratera. Já os condutores precisamficar bastante atentos, especialmente naparte da noite, quando é impossívelreconhecer o buraco em meio ao ma-tagal.

Segundo os moradores, a prefeitu-ra já foi acionada, mas a situação criti-ca permanece.

Já a administração municipal infor-mou que as equipes da operação tapaburacos continuam trabalhando pelacidade e que a rua está no cronogramade reparos, mas não há data para re-ceber os serviços.

IgaratáFaltam apenas alguns pequenos

ajustes para a finalização da nova ro-tatória de acesso à Rodovia PrefeitoJoaquim Simão (SP-56 – Igaratá-San-ta Isabel), partindo do km 23,9 daRod. Dom Pedro (sentido Campinas-Jacareí).

As obras estão sendo realizadasdesde o ano passado pela Concessio-nária Rota das Bandeiras, administra-dora do Corredor Dom Pedro I. O lo-cal também ganhou novas alças deacesso e iluminação.

A obra vai melhorar o acesso à re-

NOVA ROTATÓRIAESTÁ QUASE CONCLUÍDA

gião central de Igaratá, ao Bairro Jar-dim Rosa Helena e ao Centro Educa-cional do Município, que está sendoconstruído pela Prefeitura e pelo Go-verno do Estado na área adquirida pelaadministração municipal em 2009.

Segundo a concessionária, o inves-timento é de mais de R$ 11 milhões, ea previsão é de que todos os serviçosestejam concluídos dentro de algunsdias.

A Prefeitura informou quesolicitou à Concessionária a implanta-ção de passagens para pedestres emelhorias na iluminação do local.

Page 6: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 6 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016

A Agência Nacional deSaúde Suplementar (ANS)divulgou nesta sexta-feira(26/02) a lista de planosde saúde que terão acomercialização suspensaem função de reclama-ções relativas à coberturaassistencial, como negati-va e demora no atendi-mento. Neste ciclo, 46 pro-dutos de oito operadorasserão temporariamenteimpedidos de receber no-vos clientes. A medida fazparte do monitoramentoperiódico realizado pelareguladora que, a partir deagora, traz uma importan-te novidade: a ANS passaa divulgar a situação detodas as operadoras, o quepossibilita ao beneficiárioacompanhar mais facil-mente o desempenho dasua em relação ao progra-ma. A suspensão vale apartir do dia 04/03.

Neste ciclo – que serefere ao 4º trimestre de2015 -, a ANS analisou16.734 reclamações sobrecobertura assistencial re-cebidas no período de 01/10/2015 a 31/12/2015.Destas, 13.365 foram con-

AGÊNCIA NACIONAL DE SAUDESUSPENDE 46 PLANOS DE SAÚDE

sideradas nomonitoramento. São ex-cluídas as reclamações deoperadoras que estão emportabilidade de carênci-as, liquidação extrajudicialou em processo de alie-nação de carteira, que jánão podiam mais sercomercializados porque asempresas estão em pro-cesso de saída ordenadado mercado. No universoavaliado, mais de 90%das queixas foram resol-vidas pela mediação feitapela ANS via Notificaçãode Intermediação Prelimi-nar (NIP), o que garantiua solução do problema aesses consumidores comagilidade.

Os planos de saúdesuspensos possuem, jun-tos, 314,3 mil beneficiá-rios. Estes clientes conti-nuam a ter a assistênciaregular a que têm direito,ficando protegidos com amedida, uma vez que asoperadoras terão que re-solver os problemasassistenciais para que pos-sam receber novosbeneficiários.

Das 8 operadoras com

planos suspensos nestenovo ciclo, quatro já ti-nham planos em suspen-são no período anterior equatro não constavam naúltima lista de suspen-sões. A medida é preven-tiva e perdura até a divul-gação do próximo ciclo.Além de terem a comer-cialização suspensa, asoperadoras que negaramindevidamente coberturapodem receber multa quevaria de R$ 80 mil a R$100 mil.

Planos reativados – Paralelamente à suspen-são, 33 planos de 16 ope-radoras poderão voltar acomercializar os produtosque estavam impedidos deserem vendidos. Issoacontece quanto há com-provada melhoria no aten-dimento aos beneficiários.Das 16 operadoras, 12 fo-ram liberadas para voltara comercializar todos osprodutos que estavamsuspensos e quatro tive-ram reativação parcial.

A lista dos planossuspensos pode ser conferidano http:www.ans.gov.br .Fonte: ANS.

ArujáA Secretaria Municipal

de Saúde divulgou nestasexta-feira (26/02) o ba-lanço de 2015 das famí-lias que fizeram o acom-panhamento obrigatóriodo programa Bolsa Fa-mília, que consiste nocontrole do peso e naatualização das cartei-ras de vacina de crian-ças, idosos e gestantes.

Ao todo, 3.578 aten-deram àcondicionalidade anual,o que equivale a 49,7%do total de famílias be-neficiadas pelo programano município. Apesar doíndice municipal superar ameta, de 35%, a diretorade Saúde de Arujá, VeraLucia Montoani, alertaque todos que deixaramde cumprir acondicionalidade da saú-de podem ter o benefíciosuspenso.

“Em Arujá, nós faze-mos mutirões aos sába-dos para o usuário teruma opção a mais decumprir com acondicionalidade e mes-

SAÚDE DIVULGA BALANÇODO BOLSA FAMÍLIA

mo assim 51% das famí-lias não o fizeram no anopassado. Em termos es-tatísticos o resultado épositivo, mas esperamosque este percentual au-mente”, afirma.

De acordo com o le-vantamento, que leva emconta os dois semestresde 2015, 7.199 famíliasdever iam ter fe i to oacompanhamento, sendoque o a lcance fo i de90,2% na Unidade Bási-ca de Saúde do NovaArujá, 71,2% no Miran-te, 81,9% no JardimReal, 41,5% no JardimEmília, 40,9% no ParqueRodrigo Barreto e 40,1%no Centro de Saúde (CS)II.

2016Neste semestre, a Se-

cretaria Municipal de Saú-de solicita que 3.505 fa-mílias beneficiadas peloprograma compareçamàs UBSs. O procedimen-to acontece das 8 às 16horas, de segunda a sex-ta-feira.

Para ser atendido, obeneficiário deve apre-sentar os cartões do pro-grama e do Sistema Úni-co de Saúde (SUS), alémda carteirinha de vacina-ção das crianças meno-res de sete anos e, nocaso das grávidas, o car-tão de gestante.

Outras informaçõespodem ser obtidas no te-lefone 4655 2871.

CONFERÊNCIA DE CULTURA

ArujáArtistas, gestores pú-

blicos e sociedade civilparticiparão neste sába-do (27/02) da 3ª Confe-rência Municipal de Cul-tura, na Câmara de Ve-readores. O evento co-meçará às 9 horas e aprogramação contarácom palestra, elabora-ção de propostas e aeleição do Conselho Mu-nicipal de Política Cultu-ral (CMPC) para o biênio2016/2017.

Com o tema “os De-safios para o Plano Muni-cipal de Cultura”, a con-ferência terá discussõesbaseadas em seis eixostemáticos: artes cênicas;artes visuais; dança;música; l i teratura epatrimônio e gestão cul-tural.

O evento será hoje (27), na Câmara Municipal de ArujáOs representantes de

cada eixo deverão elabo-rar duas propostas depolíticas públicas a seremincorporadas no PlanoMunicipal de Cultura,além de uma terceira su-gestão que abranjatemáticas de outro eixo.

A abertura oficial dostrabalhos da Conferênciaserá às 10 horas, com asfalas do secretário muni-cipal de Cultura e Turismo,Julio Taikan Yokoyama, oJulio do Kaikan, e de re-presentantes doLegislativo arujaense e dogoverno estadual.

Às 10h30, os partici-pantes assistirão à pales-tra “A importância socialda Cultura”, ministradapela diretora-executivada Gaia Brasi l , RoseMeusburger.

As discussões dos ei-xos temáticos irão das 11às 13 horas, quando ha-verá pausa para almoçoe reunião da Subcomis-são de Sistematização. Oevento será retomado às15 horas, com o momen-to interat ivo e apriorização das propostaselaboradas. Às 16 horashaverá a plenária final.

PARTICIPAÇÃOA Conferência é um

instrumento de participa-ção popular que dá aoportunidade para a co-munidade, a sociedadecivil e o governo, juntos,avaliarem as políticasculturais do município eimplantarem propostaspara seu aperfeiçoamen-to. Críticas e sugestõessão fundamentais paraaprofundar as discussões.

A 7ª Câmara de Direi-to Privado do Tribunal deJustiça de São Paulo deci-diu que uma jovem paga-rá R$ 20 mil de indeniza-ção por danos morais aoex-companheiro. Após re-conhecer a paternidade decriança e pagar pensãoalimentícia por muitosanos, ele descobriu quenão era o pai.

O autor alegava que foiridicularizado e que pagoupensão de maneiraindevida, o que prejudicoua vida material de seu ver-dadeiro filho.

O relator do recurso,desembargador Luís MárioGalbetti, entendeu que adeclaração da ré – de queacreditava que o autor eragenitor de seu filho – nãose sustenta, pois sabiadas relações afetivas que

MULHER INDENIZARÁ EX-COMPANHEIROENGANADA SOBRE PATERNIDADE

possuía a época e tam-bém da possibilidade deoutro ser o pai. “Teria, pordever de boa-fé, noticiara existência da dúvida aoautor. O reconhecimentoda paternidade é questãode grande relevância enão pode ser tratado demaneira leviana. Os danosmorais são presumíveis edecorrem da situaçãovivenciada pelo autor. Ain-da que não houvesse for-te vínculo com o menor,percebe-se a sensação deresponsabilidade do autorque ajuizou ação de ofer-ta de alimentos e que, aomenos materialmente,contribuiu com a manu-tenção daquele que pen-sava ser seu filho”, afir-mou.

Em relação à indeniza-ção por danos materiais,

a turma julgadora negouo pedido. “Os alimentossão, em regra,irrepetíveis, presumindo-se que são utilizados nasobrevivência do alimen-tado. Ademais, foram pa-gos em benefício do ali-mentado.”

Os magistrados MaryGrün e Luiz Antonio SilvaCosta também integrarama turma julgadora eacompanharam o voto dorelator.

Page 7: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 7JORNAL BOM DIA27 DE FEVEREIRO DE 2016

OLHAR DE SANTA ISABELCREDIBILIDADE E VERDADE

Pe. CelsoLaurindo

TÔ FORA – A semana começou quente dentrodo Paço Municipal. Que dirá: o Diretor de Impren-sa da prefeitura isabelense, Marcelo Arena, ten-tou de todas as formas ser exonerado do cargo,assumindo o compromisso junto à pré-candidataa prefeita de Santa Isabel, Fábia Rossetti.

TÔ FORA 2 – Arena que também é Presidentedo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB de SantaIsabel, reuniu-se com o Prefeito local pedindo queo mesmo o exonerasse. O funcionário da prefeitu-ra alegou que sua exoneração seria motivada porordens do partido. O problema é que o funcionárioterá que arcar com os prejuízos de sua saída, jáque o chefe do executivo isabelense se recusou aexonerar o funcionário. “Se quiser peça sua de-missão, eu não exonero”, disse o prefeito.

TÔ FORA 3 – Traição não é a palavra certa aodenominar a atitude do funcionário, uma vez queo mesmo sempre comunicou o Prefeito Padre so-bre seus compromissos com outro partido. Entre-tanto, como de costume, Arena que sempre de-fendeu a administração com unhas e dentes, jáiniciou sua campanha pelo PTB. O funcionário usade seu artifício mais manjado: utiliza a rádio localpara atacar a atual gestão. Ele já havia puladofora do barco na época do ex-prefeito HélioBuscarioli, inclusive foi fervoroso contra a campa-nha do atual prefeito Padre Gabriel. “Água e óleonão se misturam”, dizia Arena.

TÔ DENTRO – Alencar Galbiatti garantiu que oPTB está alinhado com o governo Bina. Resta ago-ra saber quem mandará no PTB em Santa Isabel.

PRÉ CANDIDATO - O pré- candidato a prefei-to Odilon Fernandes saiu atrás de apoio paraviabilizar sua candidatura. Disse que os seus ad-versários não têm propostas para cidade. A cam-panha, se viabilizada, mostrará planos de obras,segurança,educação, emprego, etc. Para Odilon,os candidatos não têm propostas definidas paracom a cidade. “São carroças vazias. Querem aprefeitura por ego pessoal”.

ATUCANADOS – No rápido encontro com alia-dos do PSDB, o então pré-candidato a prefeituraisabelense Glauco Vicente descobriu que seu nomenão está na lista à disputa pela prefeitura de San-ta Isabel. Glauco saiu da reunião partidária dessasemana, como entrou: sem respostas sobre o fu-turo das pretensões tucanas no município.

ATUCANADOS 2 – Glauco está sendo barradopor seu colega partidário Paulinho Investigador, oqual demonstrou estar mais intencionado em sealiar ao ex-prefeito Hélio Buscarioli do que apos-tar suas fichas em seu “companheiro”. Caso Glauconão saia candidato, o PSDB não terá nomes paradisputar as eleições municipais.

ATUCANADOS 3 – A reunião que contou comapenas quatro participantes. Não teve respostas.Uma amostra da grande indecisão sobre o próxi-mo passo.

Glauco ainda não pôde se colocar como pré-candidato a prefeito de Santa Isabel, mas pregoua importância do PSDB no processo de composi-ções no município. Agora, o tucano depende doslíderes decidirem sobre sua candidatura. A próxi-ma reunião foi marcada para o dia 19 de março.

PATROL – Essa semana, motoristas que trafe-gavam pela Avenida Prefeito João Pires Filho (Mar-ginal) foram surpreendidos pelo trânsito local. Ocongestionamento nada teve a ver com excessode veículo, acidente ou qualquer outro motivo pe-culiar do trânsito. Em realidade, o que ocorreu foia falta de manutenção de uma Patrol da prefeitu-ra. Uma das rodas da máquina agrícola simples-mente se desprendeu do eixo em meio a via.

CONCURSO – O jurídico da prefeitura isabelenseencontrou uma forma rápida e muito confortávelpara justificar os erros administrativos e achar oculpado. É que após o Tribunal de Justiça ter nega-do recurso do caso do Concurso Público da Zambini,declarando procedente a Ação Popular movida em2008 pelo cidadão Paulo Sérgio Gomes, cidadãosque foram nomeados na época, procuraram a pre-feitura atrás de respostas. O jurídico então orien-tou os nomeados a procurarem o autor da denún-cia: Paulo Sérgio.

CONCURSO 2 - De acordo com a sentença as-sinada pelo relator Cláudio Augusto Pedrassi nasemana passada e divulgada com exclusividadepelo JORNAL BOM DIA, o Instituto Zambini deverárestituir todo o valor recolhido para a inscrição doscandidatos, acrescidos de juros de mora de 1%ao mês, devidos desde a citação, e correção mo-netária incidente a partir da data do efetivo de-sembolso recolhido á época, o que corresponde aaproximadamente 8 mil inscritos, com taxas deinscrições que variavam entre R$ 21,90 e R$ 55,90.A arrecadação com as inscrições somou-se R$189.347,40.

SEM FISCAIS - A falta de fiscalização ao lon-go dos anos por parte da prefeitura levou aosurgimento de dezenas de loteamentos irregu-lares em Santa Isabel. São centenas de famíliasque moram em lotes e chácaras que não con-tam com rede de água e esgoto. Agora, a pre-feitura tenta junto ao governo do estado regula-rizar algumas áreas. O detalhe é que como osloteadores não pagaram os impostos sobrou paraos moradores. A dívida pode passar dos R$ 16milhões.

SEM FISCAIS 2 - Para vender um loteamento,o dono do empreendimento precisa pedir uma sé-rie de autorizações na prefeitura, além de docu-mentos de órgãos municipal, estadual e federal.De acordo com a lei, em caso de chácaras, o loteadortem que entregar as ruas com cascalhos, sarjetas,rede elétrica, poço semiartesiano para todas aspropriedades e o esgoto com fossa séptica.

PALAVRAS – “Placa num hotel em Minas: ‘Nãohospedamos casais que gemem alto na madruga-da. É falta de respeito’. E gemer alto à tarde pode?”(José Simão, jornalista)

PALAVRAS 2 – “Papa admite uso decontraceptivos contra a zika. É a camizika!” (Omesmo José Simão).

PARA PENSAR – Você se lembra em quemvotou para prefeito e vereador em Santa Isabelna última eleição? E, ao lembrar, acha que votoubem? Acreditou na marquetagem. Votou sem pen-sar ou teve critério de avaliação dos candidatosantes de depositar neles sua confiança?

É belo pensar a vida humana como umcaminho. Do nascer à passagem para a vidaeterna, somos caminhantes. E vamosaprendendo a caminhar. É uma construçãopessoal e coletiva. Um dos exercícios mais

difíceis para cada um de nós é o caminho de sair denós mesmos para os outros. É o êxodo de uma vidaenclausurada no interesse próprio para uma vida quese deixa afetar pelo outro, seja na alegria ou na dor.Chamamos esta capacidade de compaixão.

Superar a diferençaUma das grandes dificuldades humanas de nosso

tempo é a indiferença e o que o Papa Francisco cha-mou de “autorreferencialidade” ou “consciência isola-da”. Olhar o mundo e a vida a partir de si mesmo.Ignorar o que se passa ao redor. É o império do indivi-dualismo e subjetivismo. Minha vida, meus valores,meu projeto, minhas preocupações. Esta é uma vidatriste! Disse-nos o Papa Francisco: “Quando a vidainterior fecha-se nos próprios interesses, deixa dehaver espaço para os outros, já não entram os po-bres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza dadoce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmode fazer o bem”.

Mas o que me move a sair e ir ao encontro dooutro? A Filosofia diria que é o “rosto do outro” queme interpela, questiona, inquieta e move a agir. APsicologia nos ensina que aprendemos a amar à medi-da que somos acolhidos e amados. A Teologia nosapresenta Deus, que sai de si e vem constantementeao encontro do ser humano, nos visita, nos ama. Acre-ditamos que a acolhida de Deus que nos visita nosmove a sair de nós mesmos e irmos ao encontro dooutro e oferecer este amor. Diz São Paulo, “o amor deCristo nos impele”. Isto porque fazemos a experiênciada gratuidade. “Se alguém acolheu este amor que lhedevolve o sentido da vida, como é que pode conter odesejo de o comunicar aos outros?”, nos diz o Papa.

Jesus Cristo compassivoOlhemos a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo

e veremos que sua vida foi descentrada: voltada parao Pai e o Reino de Deus. Por causa deles, pela paixãoque teve pelo Reino, compadeceu-se dos sofredores,amou os excluídos, curou os doentes, mostrou aexemplaridade do Bom Samaritano, resumiu todo seuensinamento no serviço, no lava-pés. Exemplificou como símbolo do grão de trigo, que ao cair na terra morrepara poder dar fruto, falando de si mesmo, de suamorte na cruz. Jesus, que nos revela o verdadeirorosto do ser humano, mostrou-nos que nas relaçõeshumanas o outro tem precedência sobre o eu.

Assim, o ser humano alcança a tão almejada felicida-de. Nunca a buscando em primeiro lugar. Ela virá comoconsequência de uma vida feita serviço, amor aos ou-tros. Ainda as palavras de Jesus: “quem perder sua vidapor causa de mim e do Evangelho, a salvará”.

SAIR DE SI AO ENCONTRO DOOUTRO É O CAMINHO CRISTÃO

Page 8: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 8 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016

EXPEDIENTE:

Esta é uma publicação da M.O.D.A SILVA EDITORA JORNALÍSTICA. CNPJ 10.763.052/0001-73 Endereço para correspondência Praça da Bandeira 90. CEP 07500.000 SantaIsabel – Tiragem 20 mil exemplares – Impresso na Gráfica Pana LTDA, Cambuci SãoPaulo. : Responsavel- Maria Oneida da Silva - Circulação: Arujá, Igaratá, Santa Isabel,Jacareí, Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, NazaréPaulista, Guararema,Bom Jesus dos Perdoes. Os anúncios são de responsabilidade dosanunciantes.Os textos assinados não refletem a opinião do jornal.COLABORADORES -Dr. Claudio Gomes, Dr. Luis Antonio B. Murta, Marcio Fernandes, Marcelo Fernandes,Heyde Silva, Padre Celso Laurindo, Dr. Antonio Barreto.

Este jornal é filiado a “Associaçãodos Jornais do Estado de São Paulo”.“Credibilidade da Notícia Sempre “.

ALUGA-SE RANCHO CHICARINOLocal Paradisíaco com piscina, play ground, amploestacionamento Salão de festa para Aniversários,Casamentos etc. Telefone: 4656.1957 – 9862.8950.

PROMOÇÃO ESPECIAL:Alugando o Rancho, você ganha um final semana emCaraguatatuba!

REUNIÃO REPRESENTANTES DE ESCOLA 2016O primeiro encontro dos representante já tem data, seráno dia 11 de março de 2016. Solicitamos que os profes-sores Representantes que tem o interesse de permane-cer como professor Representante, por favor retirar a atade eleição do representante de escola na Sede Regionalde Santa Isabel.

Diretor Regional Pedro Martins da SilvaVice diretor Guilherme José Gonçalves

Page 9: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 9JORNAL BOM DIA27 DE FEVEREIRO DE 2016

Santa IsabelA chuva forte na noite de

terça-feira, 23, causou alaga-mentos e deixou a Avenida daRepública e parte da ManoelFerraz de Campos Salles, naregião central da cidade, in-terditadas. A via, que é mui-to movimentada, foi tomadapela água e ficou cheia delama.

Lojas alagadas, comerci-antes e funcionários sem po-der executar as atividades derotina, ruas inundadas ebueiros que não deixam aágua escoar, este foi o cená-rio do centro da cidade. A faltade energia elétrica tambémprejudicou os comerciantes.

A comerciante ReginaSiqueira enviou um vídeo evárias fotos à reportagem doJornal Bom Dia, que mostrama água arrastando uma motoe invadindo comércios naAvenida República. No mo-mento da chuva, o piloto dei-xou a moto. Os comercian-tes também reclamaram dosprejuízos. Em um restauran-te sem comportas na entrada

CHUVA VOLTA A ALAGARE INTERDITA CENTRO

principal, precisou fechar nahora do almoço. “Situaçãoruim. Encheu tudo de água,tivemos prejuízo grande etoda vez que chove é assim”,disse o ajudante geral Rogé-rio Pereira As 17h a ruaLeopoldo da Cunha Lima ficou

interditada. Isso porque umtrecho da via ficou alagado.

Um outro vídeo mostra aforça e altura da água, quechegou a mais de um metro.As imagens foram feitas porum comerciante que instalouuma comporta em seu esta-belecimento para barrar aágua da chuva. O vendedor daloja, João Silva chegou a fazerum ofício para a prefeitura fa-zer o desassoreamento docórrego Indaco, que corta a ci-dade. “Eu pedi para pelo me-nos limparem o rio. Lá dentrosó tem mato e lixo” , garantiu.Segundo a Prefeitura de SantaIsabel, ao menos 5 pontos dacidade foram atingidos.

Quem estava na UPA –Unidade de Pronto Atendi-mento também registrou ala-gamento na recepção do lo-cal. Segundo uma paciente, achuva foi muito forte e che-gou a invadir a unidade. “Aágua entrou na UPA – só nãoencheu as salas de consultasporque a chuva foi forte, masrápida. Então a água baixourápido também”, disse.

Santa IsabelO município isabelense

será palco da Etapa de Aber-tura da temporada 2016 daCopa São Paulo de MountainBike, que será realizada ama-nhã, 28, partir das 08h30 noGinásio de Esportes. Nas mo-dalidades “Pró” e “Sport”, osciclistas percorrerão distânci-as de 75 km e 45 km, respec-tivamente. As crianças tam-bém terão chances de partici-par na modalidade “kids”.

A Prova contará com a pre-sença das principais equipes eciclistas de São Paulo; SãoEsperados mais de 100 atle-

SANTA ISABEL SEDIACOPA SÃO PAULO DE

MOUNTAIN BIKEtas e a prova que já está setornando tradição no municí-pio,

O objetivo, além de integraro circuito da Copa São Paulo,é motivar o surgimento de no-vos talentos para essa moda-lidade, onde pretendem, embreve, voltar a ter uma equi-pe representativa no municí-pio.

Atualmente considerado omaior campeonato por etapasdo país, a Copa São Paulo deMountain Bike oferece diver-sos benefícios, dentre outrascaracterísticas, premiação per-sonalizada e diferenciada acada etapa realizada, camisasde líder para todas as catego-rias oficiais, quantidade e qua-lidade de informações nos Bo-letins de Resultados.

O evento terá apoio da Pre-feitura de Santa Isabel quedisponibilizará uma ambulân-cia durante toda a prova. Asinscrições para a corrida infan-til serão realizadas antes docomeço do evento.

Page 10: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 10 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016

Santa IsabelFoi com goleada que o CASA

Itaquaquecetuba conquistou a vaga paraa fase estadual da XII Copa CASA deFutebol, promovida pela Fundação CASAem parceria com a Federação Paulistade Futebol.

Nesta quarta-feira (24 de feverei-ro), a equipe de Itaquaquecetuba ven-ceu por 10 a 2 o time de Caragua-tatubaem jogo realizado no estádio NicolaCianflone – Lanifício Esporte Clube, emSanta Isabel.

As duas equipes foram as melhorescolocadas no torneio regional, que en-volveu sete centros socioeducativos daDivisão Regional do Vale do Paraíba.Com a vitória, o CASA Itaquá vai re-presentar a Divisão Regional na faseestadual da competição. Os jogos des-sa fase começam em março e acon-tecem nas preliminares do Paulistão.

Quem viu de perto a goleada daequipe da Grande São Paulo foi Zé Ma-ria, tricampeão pela Seleção Brasilei-ra e ex-lateral do Corinthians. “Euacredito nessa molecada. Têm muitosjovens com qualidade e é uma ques-tão de oportunidade. A gente tem vis-to o ano todo o empenho deles. E éimportante também fazer esse traba-lho fora das unidades”, disse Zé Ma-ria, que também é assistente de dire-

CASA ITAQUÁ GOLEIA E AVANÇA NA COPA CASA DE FUTEBOL

ção na Fundação CASA.SOBRE A COPA

A Copa CASA de Futebol é um cam-peonato de futebol de campo, organi-zado pela Gerência de Educação Físicae Esporte (GEFESP) da CASA, resulta-do de uma parceria de 12 anos entre aFundação CASA e a Federação Paulistade Futebol.

Na fase estadual, a Federação cedetanto os espaços para os jogos quantoos profissionais para realizar a arbitra-gem. Nas etapas locais, as 11 divisõesregionais da Fundação CASA realizamseus jogos para selecionar um repre-sentante.

Em 2016, mais de mil jovens inter-

nados nos centros socioeducativos detodo o Estado participam do evento.Entre janeiro e fevereiro, cada divisãorealiza sua etapa local e uma equipe éselecionada para representá-la na faseestadual.

Dos 11 times representantes, oitodisputarão as quartas de final, semifi-nais e finais estaduais da XII CopaCASA. Os jogos ocorrerão nas prelimi-nares de partidas do CampeonatoPaulista de Futebol, o Paulistão 2016.

APOIOOs jogos em Santa Isabel foram re-

alizados com o apoio do Lanifício Es-porte Clube e de Thiago Pereira(Gambá), que gentilmente cedeu a Qua-

dra Society Everton Ribeiro para a rea-lização dos Jogos, bem como um tro-féu ao Campeão. Fonte: Felipe Nasci-mento - Assessoria de Imprensa - Fun-dação CASA

PRESENÇAO presidente da Comissão da Infân-

cia e Juventude da 164ª Subseção daOAB de Santa Isabel, Dr. AntônioBarreto de Siqueira, prestigiou a finaldo campeonato.

Para Barreto, os adolescentes de-monstraram que são capazes de fazerum belíssimo futebol, sem violência eprincipalmente com respeito ao adver-sário.

“Eles deram uma verdadeira aula decidadania em campo. Um exemplo quedeveria ser seguido por todos que en-tram em campo” – destacou Barreto.

Fot

os:

Elie

l N

asci

men

to

Page 11: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 11JORNAL BOM DIA27 DE FEVEREIRO DE 2016

ROTA DE PORTAS ABERTASPARA A COMUNIDADE

RegiãoRaro é encontrar alguém que pas-

sou em frente ao 1º Batalhão de Poli-ciamento de Choque - Batalhão Tobiasde Aguiar -, na Avenida Tiradentes nº440, bairro da Luz, em São Paulo, enão quis entrar para tirar fotos e co-nhece-lo.

Para muitos é um sonho de infância.Para outros, um sonho que foi realiza-do na manhã desta sexta-feira, dia 26,ao participar da Visita Monitorada, queé realizada no Batalhão.

Na sala de espera, a ansiedade to-mava conta de todos. Enquanto aguar-davam o início do passeio pelo Bata-lhão, os visitantes tiraram fotos aolado do símbolo da ROTA e acompa-nharam a saída das viaturas.

A Visita Monitorada começou coma apresentação do Policial Fonseca,que estava acompanhado pelos cole-gas Keivi e Gribi, dando as boas vin-das e descrevendo a história do Bata-lhão e da ROTA – Rondas OstensivasTobias de Aguiar e em seguida os vi-sitantes conheceram os MonumentosHistóricos e de Homenagens.

TÚNEL DA ROTAExcepcionalmente, o acesso aos

túneis, que estão em manutenção, foiaberto aos visitantes. A autorização davisita foi anunciada pelo próprio Co-mandante Tenente Coronel Alberto

Todas às sextas-feiras acontecem as Visitas Monitoradas

Malfi Sardilli, que frisou que o Bata-lhão está de portas abertas à popu-lação para as visitas.

Antes de iniciar o passeio, ele des-tacou a história da construção dos tú-neis, que serviram de proteção, loco-moção da Tropa, entrada e saída desuprimentos e materiais.

O túnel conta com um riquíssimoacervo exposto. Uma parte da histó-ria da honrosa Polícia Militar - fotos,documentos, brasões, mobiliário,vestimentas e equipamentos de pro-teção e defesa usados desde sua cri-ação, quadros diversos, dentre outros.

OPINIÃOO presidente da Comissão e Infân-

cia da OAB de Santa Isabel, Dr. Antô-nio Barreto de Siqueira, fez parte dogrupo que acompanhou a VisitaMonitorada.

“Infelizmente, no Monumento Re-servado aos Heróis Mortos, há um fi-lho de um isabelense: o soldado AndréPeres de Carvalho” – observa Barreto.

“Recomendo este passeio a todos.É um momento único de conhecer todaa História deste Batalhão e da ROTA,que é temida pelos marginais e res-peitada pela população do bem” – fi-naliza

A ROTA É NOSSAOs visitantes receberam de brinde

um calendário de 2016 com a mensa-gem do Ten Cel PM Alberto MalfiSardilli.

“Na década de 70, no 1º Batalhãode Polícia de Choque é criada a“ROTA”, RONDAS OSTENSIVASTOBIAS DE AGUIAR, armada pelapopulação de bem e temida pelamarginalidade. Após 45 anos, ela fazparte do cotidiano paulista e se tor-nou fundamental para o apoiooperacional dos Batalhões da PolíciaMi l i tar e para a promoção datranquilidade e da paz da população.Não há local que a ROTA não ingres-se. Não há bandido que ela não pren-da. A ROTA é da Polícia Militar! A ROTAé do Povo Paulista! A ROTA é nossa”.

AS VISITASAs visitas acontecem às sextas-fei-

ras, no período da manhã. É só en-trar em contato com o Batalhão paraobter mais informações.

Ten Cel PM Alberto Malfi Sardilli.

RegiãoSemanalmente du-

rante o mês de fevereiroo CPA/M-7 tem realizadoa “Operação Cavalo deAço Regional”, visandocoibir principalmente osdelitos nos quais são uti-lizadas motocicletas parasua execução.

Essa ação objetiva re-duzir a incidência de fur-tos, roubos e latrocíniosem todos os municípiosque integram a área doCPA/M-7, sendo eles:Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Fran-co da Rocha, Mairiporã, Cajamar, Fran-cisco Morato e Caieiras.

São realizados diversos pontos debloqueio, pontos de visibilidade e feitaintensificação do patrulhamento, so-bretudo com vistas a motociclistas queapresentem atitudes suspeitas.

Nesta Operação, desde o começodo mês, já foram abordadas 7248 pes-soas, 5006 condutores de veículos,foram 2038 automóveis vistoriados,3025 motocicletas vistoriadas, 02 ôni-bus e 11 veículos de carga. Foram vis-

POLÍCIA MILITAR REALIZAOPERAÇÃO CAVALO DE AÇOO objetivo da Operação é reduzir delitos com motocicletas

toriados 20 estabelecimentos, 26 pes-soas foram presas, 12 adolescentesapreendidos, 04 procurados pela jus-tiça foram capturados, uma arma defogo foi apreendida e foram confecci-onados 1216 autos de infração detrânsito .

Foram realizados em fevereiro 182bloqueios e 616 pontos de visibilida-de. Toda a ação visando diminuir a in-cidência de delitos principalmente osrelacionados ao uso de motocicletas.A operação terá continuidade ao lon-go do próximo mês.

Page 12: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 12 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016

TERRENOS COM LIXO E CARROS ABANDONADOS ALERTAMPARA RISCO DE DENGUE EM SANTA ISABEL

Santa IsabelFalta de cuidado da população com

ações preventivas, altas temperatu-ras que propiciam a proliferação doAedes aegypti, descuido do poderpúblico no combate aos focos do mos-quito e o reduzido número de agen-tes de saúde. Essas são as principaiscausas apontadas por especialistasque contribuem com a proliferação domosquito. Em Santa Isabel, um ter-reno localizado nos fundos no Ginásiode Esportes, retrata o descaso com a

doença.Segundo denúncia de moradores,

o terreno abriga carros abandonadosem meio ao mato, tambores e muitaágua empoçada. O local é utilizadocomo lava – rápido de caminhões enunca recebeu a visita de agentesvetores da Secretaria Municipal deSaúde.

Na manhã de ontem, 26, funcio-nários da vigilância Epidemiológicainformaram à reportagem do JornalBom Dia, que ações de combate à

doença são realizadas com frequênciano município. Apesar disso, a próxi-ma ação está marcada para daquiuma semana no bairro da Vila Gui-lherme, segundo a secretaria.

Referente às denúncias de des-caso com a doença, a secretaria in-formou que existe um Departamen-to de Controle de Vetores, o qualuma pessoa fica responsável pararegistrar todas as reclamações e to-mar as providências cabíveis.

Segundo dados divulgados pelaSecretaria Municipal de Saúde, omunicípio já tem 24 notificações dadoença, sendo 3 casos positivos. Osnúmeros ainda devem aumentar,uma vez que historicamente a inci-dência da doença começa a cair so-mente a partir de junho.

Mato alto, lixo e até carros aban-donados somam poss íve i sc r iadouros do mosqu i to Aedesaegypti , que transmite dengue,chikungunya e zika vírus. Apesasdas informações constantes quealertam sobre os riscos da doença,moradores insistem em manter car-ros abandonados no terreno que ficahá poucos metros da Câmara de Ve-readores. De acordo com moradores,

os órgãos responsáveis não executa-ram nenhuma limpeza no local. “Émuita falta de respeito com a gente.Temos crianças, não só eu como osvizinhos e o local é passagem paraeles irem à escola”, afirma a meren-deira Raquel Rodrigues.

“É um conjunto de fatores, acre-dito que faltou cuidado da populaçãode modo geral, o que permitiu a pro-liferação de criadouros. Se cada ci-dadão olhar para sua casa e tomarcuidado com o depósito de lixo, podeminimizar os criadouros. Outro é opoder público, que deve estimular ummaior combate ao mosquito”, disse ocomerciante Antonio Francisco.

DADOSDados do Ministério da Saúde ates-

tam que a dengue matou 843 pesso-as em 2015, 80% mais do que os óbi-tos registrados no ano anterior. Umcenário que tende a piorar ainda maisem 2016. Neste ano, segundo os es-pecialistas, os casos de dengue,chikungunya e zika vírus, doençastransmitidas pelo mosquito Aedesaegypti, devem continuar a subir.

Por isso, a principal arma contra omosquito é mesmo a prevenção. E issodepende do engajamento de cada um.

Page 13: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 13JORNAL BOM DIA27 DE FEVEREIRO DE 2016

OLHAR IGARATÁ EDITORIAL

DENGUE. A dengue volta apreocupar a população. O mu-nicípio teve 3 casos confirmadosesta semana. Por isso, é impor-tante que todos façam a suaparte para evitar que a doença,que fez 106 vítimas no ano pas-sado, volte a contaminar os ci-dadãos. Além da dengue, o mos-quito aedes aegypt tambémpode transmitir o zika vírus, afebre chicungunya e a síndromede gillian barré.

DENGUE 2. Na última quar-ta (24), a Prefeitura fez uma lim-peza geral nas áreas verdes docentro da cidade. Já na quinta(25), houve mais um mutirão decombate à doença, que mobili-zou todas as secretarias muni-cipais. Na ocasião, além das vi-sitas de orientação, foram reco-lhidas várias toneladas de lixoque poderiam facilitar a prolife-ração do inseto.

DENGUE 3. O principal jeitode evitar a dengue é não deixarágua parada. Também é acon-selhado o uso de repelentes,conforme recomendações dofabricante. Em caso de suspei-tas, procure atendimento médi-co com urgência. Não utilizemedicamentos sem orientaçãomédica. Os sintomas mais co-muns da doença são: febre altacom duração de até 7 dias,acompanhada de pelo menosdois dos seguintes sintomas: dorde cabeça, dor atrás dos olhos,dores musculares, dores nasjuntas, cansaço intenso e ver-melhidão no corpo.

IPTU. Os carnês do IPTU2016 já estão sendo entreguesaos contribuintes. O vencimen-to da cota única com descontoou da 1ª parcela será no próxi-mo dia 10. O tributo é uma dasprincipais receitas municipais,essencial para ajudar na manu-tenção dos serviços públicos,como saúde, educação, limpe-za urbana, obras e pagamentodos servidores. Os carnês serãoentregues nos endereços cadas-trados na Prefeitura.

DESTAQUE. O ensino públi-co oferecido em Igaratá ficouem 1º lugar entre os 42 municí-pios do Vale do Paraíba. Comnota 5,2, o índice superou asmédias estadual (5,1) e nacio-nal (4,5). Em nível nacional, acidade ficou em 252º lugar en-tre mais de 5 mil municípios. Pa-rabéns!

CAMPEONATO. O Campeo-nato Regional de Futsal continuaesta semana com jogos na se-gunda, quarta e sexta-feira, apartir das 19h30, no GinásioMunicipal de Esportes. Esta se-mana começa a fase eliminató-ria do certame. Não perca!

HAPKIDO. Neste sábado

(27), acontecerá no Ginásio Mu-nicipal, das 15h00 às 18h00, atroca de faixas de atletas doHapkido. A cerimônia contarácom a participação do Grão-Mes-tre Yu Sik Kim, do Mestre Ma-chuca e do professor Fábio Soa-res, que coordena o projeto emIgaratá. Na ocasião, o alunoKako Canhoela fará exame parareceber a faixa preta na moda-lidade.

ESPORTES. Os interessadosem participar dos projetos deartes marciais (Hapkido,Taekondo, Jiu-Jitsu e Judô) de-senvolvidos pela Secretaria deEsportes e Lazer devem compa-recer à Avenida Francisco Lou-renço, 415, Sala 2, no Centro,das 08h00 às 15h00, de segun-da a sexta-feira, para realizar asinscrições. Informações pelo te-lefone: (11) 97249-3416(David).

ESPORTES 2. Também hávagas para o “Atleta do Futuro”(PAF), realizado em parceriacom o SESI. São oferecidas au-las de futebol de campo e desalão para crianças e adolescen-tes com idades entre 7 e 16anos. As aulas acontecem duasvezes por semana. Para o PAFé necessário preencher a fichade inscrição (no local), e apre-sentar atestado médico, cópia doRG e CPF do responsável, com-provante de endereço e cópia dacertidão de nascimento do alu-no. As aulas do PAF começamna próxima segunda-feira (29).

ESPORTES 3. Neste domin-go (28), a Secretaria de Espor-tes, em parceria com oMestre Gedivaldo Martins, do“Projeto Viver e Lutar Jiu - Jitsu”,vai realizar um “aulão” na Praça30 de Dezembro “Ramiro Go-mes de Moraes”, a partir das14h00. Estão todos convidadospara participar ou assistir a de-monstração, a fim de aprenderum pouco mais sobre esta mo-dalidade esportiva.

FUTEBOL. Começa no pró-ximo dia 6 de março mais umaCopa Coquinho de Futebol. Osjogos acontecerão aos domin-gos, no Estádio Municipal. Aspremiações serão: R$ 2.000,00e troféu (1º lugar), R$ 1.200,00e troféu (2º lugar) e R$ 800,00e troféu (3º lugar).

LAZER. No dia 05 de março(sábado), a Secretaria de Espor-tes, com o apoio do comérciolocal, realizará na Praça 30 deDezembro mais um dia de lazerpara as crianças, com brinque-dos infláveis, piscina de bolinhas,cama elástica, algodão doce epipoca de graça para os peque-nos. Todas as atividades serãogratuitas. A iniciativa conta como apoio de: Country Lanches,Seu Sabor Lanches, Bulldog Lan-

ches, Primus Lanches, Restau-rante e Bar do Alex, AcademiaAcquafit, Academia Natural For-ma, Comércio de Rações Bar-bosa, Supermercado Arantes,Depósito Pioneira Materiais paraConstrução e Depósito FormigãoMateriais para Construção.

PAMONHADA. Nos dias 12e 13 de março, acontece no Sa-lão Paroquial da Igreja Matriz a5ª Pamonhada em prol do LarSão Vicente de Paula. Haverádiversos pratos típicos de milhoverde a preços populares, alémde bingo e outras atrações.Compareça!

LEILÃO. A Prefeitura deIgaratá estuda a possibilidade deleiloar diversos veículosinservíveis para a administração,todos provenientes da gestão doex-Prefeito, e sem as mínimascondições de uso. Com os re-cursos arrecadados, pretende-se adquirir novos veículos paraatender as necessidades da po-pulação.

LEILÃO 2. Quando assumi-ram a administração municipal,Elzo e Aryzinho pegaram umafrota completamente sucateada,apesar dos altos gastos que ha-viam sido feitos durante a ges-tão do ex-Prefeito numa loja deautopeças da cidade. Os veícu-los de diversos setores da ad-ministração, principalmente deobras e da saúde, estavam àrevelia, jogados no pátio da Pre-feitura. Com o leilão, a adminis-tração pretende limpar o local etambém reverter os inservíveisem novos bens para amunicipalidade.

LEILÃO 3. Os vereadoresoposicionistas à atual adminis-tração denunciaram ao Tribunalde Contas do Estado o leilão dosimóveis situados no Bairro Mi-rante da Serra. O motivo todossabem: impedir que a adminis-tração faça melhorias no bairro,beneficiando diretamente osmoradores

LEILÃO 4. Com a denún-cia, que não é novidade paraa oposição, que já fez de tudopara atrapalhar as obras danova Creche Municipal, preju-dicando centenas de famílias,o aterro sanitário e a constru-ção da pista de cavalhada, en-tre tantas outras, além daabertura do desvio do pedá-gio e da uti l ização deraspadinhas de asfalto nas es-tradas, deverá prejudicarmuita gente: primeiro porquedeverá dificultar o acesso dosinteressados a uma proprie-dade, já que a cidade dispõede poucos locais para mora-dia, segundo porque deveráimpedir novos investimentose o consequente progresso dobairro. Lamentável!

Chama a atenção negativamente a inoperância dos

nossos nobres parlamentares em Brasília. Levantamen-

to recente aponta que, dos 640 congressistas que exer-

ceram o mandato em 2015, apenas 46 (dez senadores

e 36 deputados) conseguiram aprovar lei de autoria pró-

pria no ano passado. O número de deputados e sena-

dores que viram suas propostas vencerem o longo pro-

cesso de tramitação no Congresso Nacional até virarem

norma jurídica corresponde a apenas 7%. As leis vão de

nome de rodovia, passando por instituição de data co-

memorativa, até mudanças legislativas de maior impac-

to social e econômico. Apenas cinco parlamentares ven-

ceram o estreito filtro legislativo mais de uma vez em

2015. Com quatro normas cada, os senadores Marcelo

Crivella (PRB-RJ) e Paulo Paim (PTRS) foram os congres-

sistas que mais emplacaram leis no primeiro ano da atu-

al legislatura. Isso mostra a inoperância do Congresso

Nacional e reforça a tese de que não são necessários os

640 legisladores eleitos pelo povo nas Casas de Leis da

capital nacional. Entre as leis que entraram em vigor no

ano passado por iniciativa de parlamentares estão, por

exemplo, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o novo

Código de Processo Civil, a criação do sistema de com-

bate ao bullying e a criminalização da venda de bebidas

alcoólicas para menores de 18 anos. Mas o que leva um

parlamentar a ter sucesso na aprovação de uma lei? Afi-

nal, muitos passam pelo Congresso sem sentir o gosto

de ter uma ideia sua incluída no ordenamento jurídico

do País. Nos últimos dois anos, nenhum congressista

emplacou mais normas do que Marcelo Crivella - foram

oito no período. O segredo do sucesso, segundo o se-

nador, está no acompanhamento direto da tramitação

da proposta e na busca de entendimento com os cole-

gas, uma vez que, sem o voto dos demais, não há como

tirar do papel qualquer proposição. A relevância social

da proposta também favorece a adesão dos parlamen-

tares. De acordo com levantamento feito pelo Diap (De-

partamento Intersindical de Assessoria Parlamentar),

que inclui as propostas legislativas de comissões e as

medidas provisórias alteradas pelos congressistas en-

tre as proposições de deputados e senadores, metade

das leis ordinárias sancionadas em 2015 teve origem no

Congresso. E pelo segundo ano consecutivo. O

percentual representa uma façanha, já que as últimas

décadas foram marcadas pela prevalência do Executivo

na área legislativa. Em 2007, por exemplo, menos de

um terço das normas geradas tinha parlamentares em

sua origem. Das 163 leis ordinárias do ano passado, 82

foram de autoria de deputados ou senadores, incluin-

do- se aí as MPs alteradas pelos congressistas. Em 2014,

isso ocorreu com 64 das 128 novas leis. Infelizmente, a

Câmara dos Deputados e o Senado acabam sendo lem-

brados mais pelos escândalos de corrupção do que pe-

las propostas apresentadas e debatidas. Aliás, estes

parlamentares custam milhões de reais para os cofres

públicos e gozam de inúmeras mordomias. Depois per-

guntam por que o País enfrenta crises política e econô-

mica. Não precisa ser nenhum gênio para saber que so-

mente com cortes contundentes de despesas desneces-

sárias será possível resolver vários problemas de uma

vez só e enfim, iniciar o processo de moralização dos

poderes Executivo e Legislativo.

INOPERÂNCIA LEGISLATIVA

Page 14: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 14 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARATÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL

AVISO DE LICITAÇÕES DE PREGÃO:A Prefeitura Municipal de Santa Isabel, Estado de São Paulo, torna público que se acham abertaslicitações que serão realizadas na Sala de Reunião de Licitações, situada à Av. da República, 530 -3º andar - Centro, neste Município, conforme segue:PREGÃO PRESENCIAL nº 07/16, cujo objeto é Registro de Preços para possível implantação emanutenção de sinálização viaria, com encerramento para entrega de envelopes no dia 21/03/16 às09 horas.PREGÃO PRESENCIAL nº 08/16, cujo objeto é Registro de Preços para possível manutenção emsinalização semafórica, com encerramento para entrega de envelopes no dia 22/03/16 às 09 horas.Maiores informações poderão ser obtidas junto ao Setor de Licitação, das 8 às 17 horas, ou atravésdo telefone (11) 4656.8746 ou 4656-8772, sendo R$ 5,00 o custo de cada edital, que estarão disponí-veis no Setor de Protocolo, situado no mesmo endereço, ou gratuitamente no site oficial da Prefeiturano endereço eletrônico: www.santaisabel.sp.gov.br.

AVISO DE LICITAÇÃO DE TOMADA DE PREÇOS:A Prefeitura Municipal de Santa Isabel, Estado de São Paulo, torna público que se acha aberta aTomada de Preço nº 03/2016, que será realizada na sala de reunião de licitações, situada na Av. DARepública, 530 - 3º andar - Centro, neste Município, conforme segue:TOMADA DE PREÇOS Nº 03/16: com encerramento para entrega de envelopes no dia 23/03/2016às 09 horas, visando a contratação de empresa especializada em obra de engenharia, mão de obra ematerial para pavimentação da pista de caminhada e ciclovia, neste Município.O edital completo estará disponível a partir do dia 03/03/2016 para ser retirado pessoalmente no Setorde Protocolo, mesmo endereço, sendo R$ 20,00 o custo do edital. Maiores informações poderão serobtidas no endereço supra, das 8 às 17 horas, ou através do telefone (11) 4656.8746 ou 4656-8772.

AVISO DE LICITAÇÃOTOMADA DE PREÇOS Nº 001/2016 – Proc. Adm. nº 160/2016

Objeto: Contratação de empresa especializada em educação para o fornecimento de mate-

rial didático da educação infantil composto por kits (aluno e professor) com remessas

bimestrais ao longo do ano letivo incluindo programa de formação continuada (presencial e

a distancia), portal educacional e assessoramento técnico pedagógico para o acompanha-

mento dos trabalhos realizados junto ao corpo docente e alunos da rede municipal de

ensino.

Credenciamento e abertura: 14:00 hs do dia 15/03/2016

Local: Sala de Licitações sita Av. Benedito Rodrigues de Freitas, nº 330, Centro, Igarata/SP.

O edital e anexos poderão ser obtidos no site: www.igarata.sp.gov.br

Igaratá, 25 de fevereiro de 2016.

Fátima Madalena Andrade PriantiAss. de Licitações e Contratos

Lei nº 1.844 de 25 de fevereiro de 2016.“Dispõe sobre revisão anual dos subsídios dos Secretários Municipais de Igaratá

e toma outras providências.” (Projeto de Lei de autoria da Mesa da Câmara)

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA, Prefeito Municipal de Igaratá, no uso das atribuições

que a Lei Orgânica do Município lhe dá, faz saber que a Câmara Municipal aprova e ele

sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º - O valor dos subsídios mensais dos Secretários Municipais do Município de Igaratá

fica reajustado, a título de revisão anual, com base no índice do IPCA do IBGE, de 10,67%

(dez vírgula sessenta e sete por cento), referente ao período de janeiro a dezembro de

2015.

Art. 2º - Os subsídios referidos no art. 1º desta Lei somente podem ser reajustados por Lei

específica, observada a iniciativa privativa da Câmara Municipal de Igaratá, a Lei Municipal

nº1.445, de 25.02.09, combinado com o disposto no inciso X do artigo 37 da Constituição

Federal.

Art. 3º - As despesas decorrentes com a execução desta Lei correrão por conta de verbas

próprias do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos pecuniários a partir

de 1º de janeiro de 2016.

Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Igaratá, 25 de fevereiro de 2016.

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZAPrefeito Municipal

Registrada nesta Secretaria na data supra

JUCIMARA RIBEIRO DE BRITOSecretária

DECRETO Nº 010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016.“Dispõe sobre Regulamentação da Lei nº 1.830 de 24/09/2015, que especifica”.

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA, Prefeito Municipal de Igaratá, Estado de São Paulo, no

uso de suas atribuições legais que lhe confere a legislação vigente;

DECRETA:

Art. 1º - Regulamenta a Lei nº 1.830, de 24 de setembro de 2.015.

Art. 2º - Fica autorizada a contratação da Permissão Onerosa de Uso, objeto da Lei nº

1.830/15 e do processo licitatório na modalidade concorrência pública nº 002/2015, Pro-

cesso Administrativo. nº 00862/2015.

Art. 3° - O prazo previsto no sub item 9.3. do Edital, para apresentação da documentação

e formalização da contratação será de 15 dias, contados a partir da publicação do presente

decreto.

Art. 4º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições

em contrário.

Prefeitura Municipal de Igaratá, 26 de fevereiro de 2.016.

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZAPrefeito Municipal

Registrado nesta Secretaria na data supra

Jucimara Ribeiro de BritoSecretária

A Orquestra de Metais deSanta Isabel está se tornandouma fábrica de talentos musi-cais, no ano passado, WallaceSalvador de Oliveira, 12 anos,foi aprovado na Escola Munici-pal de São Paulo, uma das ins-tituições mais respeitadas dopaís, agora, mais dois alunosdo projeto mantido pela Pre-feitura, também ingressaramna instituição.

Esta semana, o prefeito, Pe.Gabriel Bina, recebeu em seugabinete a dupla Viníc iusGabriel e Izadora Teixeira, que to-cam tuba. Os jovens, ambos de 15anos, falaram sobre suas trajetóriasna música e a importância da Or-questra de Metais de Santa Isabelem suas formações. Pe. Gabriel elo-giou o desempenho excepcional dosmúsicos e declarou ter orgulho emter adolescentes que se destacam ar-tisticamente:

“É gratificante ter isabelenses tãojovens envolvidos de maneira tãointensa na música. A Orquestra deMetais tem servido como uma im-portante alavanca que descobre ta-lentos como Vinícius e Izadora, aprefeitura se orgulha de fazer partede tudo isso”, finaliza.

Os alunos do maestro EdmarValinhos, coordenador do projeto,percorreram diferentes caminhosantes de alcançar essa tão impor-tante conquista, mas têm em comumo desejo de se consolidar na carrei-ra musical. Vinícius diz que se tor-nou uma pessoa melhor quando co-

ORQUESTRA DE METAIS DE SANTA ISABELTEM MAIS DOIS ALUNOS NA ESCOLA

MUNICIPAL DE MÚSICA DE SÃO PAULO

meçou a levar o instrumento mais asério: “Eu mudei, agora consigo li-dar melhor com regras, sou maissossegado”, conta.

A Orquestra de Metais de SantaIsabel deu início a suas atividadesem abril de 2012 e hoje atende acentenas de alunos com idades en-tre 06 e 13 anos. Atualmente, asaulas são ministradas em três esco-las municipais, mas a intenção é queseja expandido para atender umpúblico ainda maior.

ORQUESTRA DE METAISNO OPEN BRASIL 2016

Neste domingo a Orquestra deMetais de Santa Isabel irá participarde um importante evento a ser reali-zado em Aparecida do Norte – SP. OOpen Brasil é um festival não compe-titivo direcionado ao aperfeiçoamen-to técnico e artístico de bandas efanfarras de todo o Brasil. Participa-rão do festival, além de músicos, ba-lizas e educadores que desenvolvamtrabalhos artísticos e educacionais.

Page 15: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 15JORNAL BOM DIA27 DE FEVEREIRO DE 2016

SUPER

DUCHA

R$ 9,99

IgaratáAlém das ocorrências que estão sob

investigação, a Secretaria da Saúde deIgaratá notificou esta semana três ca-sos de dengue. No ano passado, a ci-dade teve uma epidemia, com 106 ca-sos confirmados. Em todo o Vale doParaíba, foram mais de 25 milinfectados em 2015.

Todos os pacientes com o vírus es-tão sendo tratados, obtendo boa evo-lução. Algumas cidades da região, comoSão José dos Campos e Taubaté, tam-bém registraram casos de zika vírus,também transmitido pelo mosquitoaedes aegypt, que também é respon-sável pela disseminação da febrechicungunya e da síndrome de gillanbarré.

Segundo o Departamento de Vigi-lância Sanitária e Epidemiológica, liga-do à Secretaria da Saúde, os trabalhosde vistoria nas áreas onde existempossíveis focos da doença e as visitasde orientação continuam. Entretanto, émuito importante que todos colaborem,evitando o acúmulo de água parada,pois as chuvas e o forte calor têm con-tribuído para a rápida proliferação daslarvas do mosquito transmissor da do-ença.

Nesta quarta-feira (24), a Prefeitu-ra realizou vistoria e limpeza das áre-as verdes sob seu domínio, no períme-tro urbano da cidade, responsável pormais de 90% dos casos no ano passa-do.

No dia seguinte, a Secretaria da

IGARATÁ TEM TRÊS CASOSCONFIRMADOS DE DENGUE

Saúde, em parceria com as outras se-cretarias municipais, realizou um Dia“D” de combate à doença, com visitasem todas as ruas do centro, além dorecolhimento de dejetos pelas equipesde limpeza pública.

Conforme a legislação municipal,caso sejam encontrados focos, o pro-prietário do imóvel é notificado e, nãosendo tomada nenhuma providência,poderá ser multado. Agentes de Saúdecontinuarão orientando a populaçãopara evitar o aumento dos focos do in-seto e uma nova epidemia na cidade.Em março, as equipes também vão re-alizar um mutirão de combate à doen-ça nos bairros.

A dengue é grave e pode matar. Seussintomas mais comuns são: febre altacom duração de até 7 dias, acompa-nhada de pelo menos dois dos seguin-tes sintomas: dor de cabeça, dor atrásdos olhos, dores musculares, dores nasjuntas, cansaço intenso e vermelhidãono corpo.

Em caso de suspeitas, é preciso pro-curar atendimento médico com urgên-cia. Não é recomendada aautomedicação, que pode provocar amorte, desenvolvendo a forma maisgrave da doença, que é a denguehemorrágica.

O método mais eficaz para evitar aproliferação do mosquito é evitar oacúmulo de água parada. Também éaconselhado o uso de repelentes.

Em caso de dúvidas, entrar em con-tato com a Vigilância Sanitária, atra-vés do tel. (11) 4658-1505 (Ramal 29),ou pessoalmente, na sala anexa aoPosto de Saúde do centro.

IgaratáO ensino público oferecido pela

Prefeitura de Igaratá foi classificadorecentemente como um dos melhoresentre os mais de 5 mil municípios dopaís. Entre os 42 municípios da Re-gião Metropolitana do Vale do Paraíba,a cidade ficou em 1º lugar.

Baseado no Índice de Oportunida-des da Educação Brasileira (IOEB),cuja nota varia de 0 a 10, o indica-dor engloba todas as redes educaci-onais do município e contempla to-das as crianças e adolescentes emidade escolar, incluindo tambémquem está fora da escola e não de-veria estar.

Na média geral, Igaratá obtevenota 5,2, superior à de todas as ci-dades da região, e acima das médi-as estadual (5,1) e nacional (4,5).

Com a pontuação obtida, o muni-cípio chegou à 252ª colocação, tam-bém acima das capitais de todos os27 estados. Nas piores colocações fi-caram Caldeirão Grande, na Bahia,(2,4), Primeira Cruz (2,4) e Concei-ção do Lago Açu (2,1), no Maranhão.

São Paulo é a capital com a me-lhor colocação, atrás de outras 1.386cidades. Por sua vez, o estado de SãoPaulo é o melhor classificado (5,1),seguido de Minas Gerais e SantaCatarina. O Pará ficou em último lu-gar, com índice 3,5.

O IOEB foi desenvolvido porReynaldo Fernandes, ex-presidente doINEP e autor do IDEB (Índice de De-senvolvimento da Educação Básica),e por Fabiana de Felício, que foi dire-tora de estudos educacionais do INEP.

Os idealizadores explicam que onovo índice é uma soma de vários in-dicadores: “São indicadores de resul-tado e de insumos, qualidade dos pro-

EDUCAÇÃO DE IGARATÁÉ DESTAQUE NA REGIÃO

fessores, tempo de jornada das cri-anças na escola e experiência dos di-retores”, explica Fabiana.

Para a Secretár ia da Educa-ção, Liliene de Paiva Andrade Prianti,os resultados alcançados pela Educa-ção demonstram o empenho e o com-prometimento de todos os profissio-nais envolvidos, dos pais e dos pró-prios alunos, através das inúmerasiniciativas desenvolvidas pela pasta.

EFETIVIDADEDe acordo com o Índice de

Efetividade da Gestão Municipal, doTribunal de Contas do Estado, ano-base 2014, Igaratá teve seu melhorconceito na área da Educação, queobteve a média “A”, comprovando queo município apresenta uma gestão al-tamente efetiva nesta área. Foramavaliados os quesitos relativos à Edu-cação Infantil e Ensino Fundamental,avaliação escolar, Conselho Municipalda Educação, Plano Municipal de Edu-cação, infra-estrutura, merenda es-colar, qualificação de professores,transporte escolar, quantitativo devagas, material escolar e outros.

Em geral, o município recebeu oconceito “B” no relatório apresenta-do pelo TCE, o que corresponde auma gestão efetiva dos recursos pú-blicos, com índice de 60 a 74,9%,dentro da média estadual. Nenhumacidade recebeu o conceito máximo“A”.

O indicador avalia a efetividadedas políticas públicas desenvolvidaspelos gestores de cada cidade e a efi-ciência da gestão, classificando os 644municípios do estado de São Paulo(com exceção da capital) em sete ín-dices setoriais. A cidade obteve nota“B” nos quesitos: saúde, planejamen-to, gestão fiscal e meio ambiente.

Page 16: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 16 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016

ArujáSeis partidas marcam a rodada de

abertura da 1ª Divisão da 3ª Taça daCidade de Futsal, no próximo sábado(27/02), no Ginásio Municipal AntônioCarlos Mendonça, no Jardim Rincão. Ojogo inicial será entre Eu, Zé e os Ca-ras e Atlético S. C. Arujá, pelo GrupoB, às 14 horas.

A rodada ainda terá os confrontosentre Manzala e Diamante e Vida Lokae 100% Futsal, também pelo Grupo B,além de Bafana e Mestres Classe A,Carmela e Estrela de Prata e Fortalezae 2 Tempo, do Grupo A

No sábado passado (20), a bola co-meçou a rolar para as equipes da 2ªdivisão do torneio, com os seguintesresultados: Talibã 1 x 7 Vila Socó Futsal;Vila Virgínia 4 x 3 Real Rincão; GodoFC 3 x 4 Canarinho; Potiguar 9 x 7 For-ça Tática; Real Malas 7 x 3 Fúria;

FUTSAL: ABERTURA 3ª TAÇADA CIDADE TERÁ 6 JOGOS

Grarusampa 1 x 4 Apocalipse; RealFutsal 1 x 2 Laranja Mecânica e VilaFidida 3 x 3 Mulek D2 Futsal.

“Tivemos excelentes equipes, querealizaram grandes jogos. Em um de-les contamos com a presença ilustre doatleta profissional ‘86’, que defendeu aequipe do Jaraguá Futsal nas últimastemporadas da Liga Nacional e veioreforçar o Laranja Mecânica”, afirmouo presidente da Liga DesportivaArujaense, Rodrigo Borges.

COPA DOS CAMPEÕESAinda no último sábado, o Ginásio

do Jardim Rincão recebeu a final daCopa dos Campeões, que terminou como título do Diamante após a vitória por3 a 2 sobre o Fortaleza.

As duas competições são realizadaspela Liga Desportiva Arujaense e rece-bem o apoio da Secretaria Municipal deEsportes e Lazer.

Geral

Os cidadãos adultos e os jovens de16 e 17 anos que pretendam votar naseleições municipais de 2016 não devemdeixar para a última hora para tirar seutítulo no cartório eleitoral ou solicitartransferência de município, em caso demudança de localidade. Quem anteci-par a ida ao cartório eleitoral poderáevitar as filas nos dias que antecedemo fechamento do cadastro de eleitorespara o pleito deste ano. O prazo paraalistamento eleitoral e transferênciatermina no dia 4 de maio.

Esta também é a data final para oeleitor que mudou de residência den-tro do mesmo município pedir a altera-ção de endereço no seu título eleitoral.O prazo vale, ainda, para que o eleitorcom deficiência ou mobilidade reduzi-da solicite sua transferência para umaseção eleitoral especial, a fim de quepossa exercer o direito ao voto commais tranquilidade e sem obstáculos deordem urbana.

O alistamento eleitoral e o voto sãoobrigatórios para os maiores de 18anos e facultativos para os analfabe-tos, os maiores de 70 anos e os maio-res de 16 e menores de 18 anos, con-

PRAZO PARA TIRAR TÍTULO DEELEITOR TERMINA EM 4 DE MAIO

forme o artigo 14 da Constituição Fe-deral. Pode se inscrever para votar ojovem que completar 16 anos até o diada eleição, em 2 de outubro.

DOCUMENTOS

Quem for tirar o título de eleitor pelaprimeira vez deve comparecer ao car-tório eleitoral com documento de identi-ficação com foto, comprovante de resi-dência recente e comprovante de quita-ção militar para os homens. A CarteiraNacional de Habilitação (CNH) e o novomodelo de passaporte não são aceitospara efeito de inscrição eleitoral.

No caso de transferência, o cidadãodeve levar o título de eleitor, compro-vantes de votação ou de justificativafeita em eleições anteriores, documentode identificação e comprovante de re-sidência recente. Fonte: TSE

Page 17: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 17JORNAL BOM DIA27 DE FEVEREIRO DE 2016

UNIÃO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

ItaquáA Prefeitura Municipal de

Itaquaquecetuba, por meio daSecretaria de Saúde realizouum mutirão para combater omosquito Aedes Aegypti –transmissor de doenças comodengue, chikungunya e zika- no final de semana. Pelomenos 180 agentes voluntá-rios participaram da ação quecontou com apoio da popula-ção da área central da cida-de, que com bastantereceptividade recebeu as ori-entações para evitar possíveiscriadouros em suas casas.

A mobilização aconteceuno sábado (20 de fevereiro)em toda a região central dacidade. Na oportunidade osagentes passaram de casaem casa, nos comércios e emterrenos abertos. Foram dis-tribuídos panfletos, e na oca-sião, a população dessa áreafoi orientada a não deixarágua parada durante a veri-ficação de possíveis focos domosquito. Todos os voluntá-rios estavam identificadoscom camisetas e crachás.

Nesta terça-feira (23 defevereiro) um balanço com osresultados do mutirão seráapresentado pela Secretariade Saúde durante a reuniãodo Comitê de Combate a

Prefeitura e população se unem para combater o aedes aegypti

Dengue. ”Essa mobilização

é a primeira grandeação de muitas quevamos fazer aindaesse ano para que apopulação cidade in-teira se conscientizesobre a importânciade combater o mos-quito Aedes Aegypti ese junte a nós nessaluta, não deixando água paraem casa. Vamos seguir a de-terminação do prefeito Dr.Mamoru Nakashima, dandotodo suporte por meio da Se-cretaria de Saúde com açõespreventivas e educativas tam-bém”, declarou o secretárioda pasta Willian Harada.

No decorrer do “Dia D deCombate ao Aedes Aegypti”,uma tenda educativa ficoudurante toda a manhã mon-tada na Praça Padre João Ál-vares para orientar a popu-lação sobre a importância damobilização e de cada cida-dão fazer a sua parte em suasresidências e locais de traba-lho, realizando uma faxinageral, como por exemplo, la-var diariamente com bucha esabão os recipientes de águados animais; colocar areianos pratinhos dos vasos ouentão lavar pelo menos uma

vez por semana os mesmos;manter a caixa d’água e ra-los tampados, deixar as gar-rafas viradas para baixo, ouseja, impedir qualqueracúmulo de água parada.

Durante o mutirão a Se-cretaria de Serviços Urbanoscolocou a disposição um ca-minhão para a retirada deentulhos e itens que a popu-lação que quisesse descartar.O serviço funcionou comouma operação cata-treco. Aatividade inclusive está emestudo no Comitê de Comba-te a Dengue município paraser implementada com umaprogramação que atenda to-dos os bairros da cidade.

A segurança da ação ficoupor conta da Guarda CivilMunicipal que disponibilizousete viaturas para acompa-nhar os trabalhos dos agen-tes de Saúde.

RegiãoA Exposição Institucional

“Carros de Polícia”, da Polí-cia Militar, foi aberta na últi-ma terça–feira (23), noShopping Piracicaba, emPiracicaba, permanecerá atéo próximo dia 06 de março.

O evento faz parte dascomemorações do 40º Ani-versário do 10º Batalhão dePolícia Militar do Interior eestão expostas viaturas poli-ciais desde o ano de criaçãodo 10º Batalhão, ocorrida em1976.

Estão expostos oito mode-los de carros e motocicletas,entre eles um Ford Corcel ano1976, que integrava as Ron-das Ostensivas Especiais nadécada de 1970, um

EXPOSIÇÃO INSTITUCIONAL“CARROS DE POLÍCIA”

Chevrolet Ipanema de 1998e um Volkswagen Fusca 1987,apelidado de “Baratinha” omodelo foi utilizado pela Po-lícia Militar de SP entre 1963e 1987 e sua “aposentadoria”ocorreu em 2006. Há outrosdestaques na mostra, como oChevrolet Veraneio 1978, quef icou famoso com osurgimento das Rondas Os-tensivas Tobias de Aguiar (ROTA). Fonte e fotos: Centrode Comunicação Social daPMESP.

O Shopping funciona desegunda a sábado, das 10hàs 22h. Domingos e feriados,das 11h às 22h. Para maisinformações:CPI-9, fone (19)3421 4515 Ramais 1050,1051, 1052 e 1079.

Page 18: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 18 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016

ArujáPoliciais da 3ª Cia do 31º BPM/M

prenderam um homem por recepta-ção e tráfico de drogas na manhã doúltimo sábado,20, no bairro ParqueRodrigo Barreto, em Arujá.

Os PMs foram acionados peloCOPOM (Centro de Operações da Po-lícia Militar) para atender uma ocor-rência na qual o proprietário havia lo-calizado sua motocicleta.

A vítima contou que encontrou suamoto dentro de uma residência noParque Rodrigo Barreto e que ela es-tava com a placa adulterada.

Os policiais foram até o local e,após terem a entrada autorizada pelamoradora, verificaram que a motoci-c leta realmente estava com o

HOMEM É PRESO COMDROGAS E MOTO ROUBADA

ArujáA Polícia Militar de Arujá desman-

telou uma quadrilha de traficantes noParque Rodrigo Barreto, em Arujá.Dos 4 apreendidos, três são menoresde idade.

O caso aconteceu na manhã destaquarta-feira, 24, quando policiais sus-peitaram da atitude de quatro indiví-

emplacamento adulterado, havia tam-bém uma caixa de pizza na moto edentro a quantia de R$ 1252,00. Den-tro da residência, no quarto do ho-mem, foram encontrados mais R$1808,00 e entorpecentes (0,053kg decrack, 0,019 kg de cocaína, 0,005 kgde maconha). Ele foi preso e encami-nhado à delegacia do município.

QUADRILHA PRESA POR TRÁFICOduos. Na ocasião, foi realizada a abor-dagem e com eles foram localizadas49 eppendorfs de cocaína, 45eppendorfs de crack, 24 trouxinhas demaconha, R$ 146,00 e um celular. Omaior de idade e um dos menores jápossuía passagem criminal. Os qua-tro foram encaminhados à delegaciado município.

ItaquáO município de Itaquaquecetuba

vem apresentando melhora no que serefere a investimentos em Meio Am-biente, relacionados a esgoto trata-do, resíduos sólidos, biodiversidade,arbor ização urbana, educaçãoambiental, cidade sustentável, gestãodas águas, qualidade do ar, estruturaambiental e conselho ambiental. Osdados foram apresentados durante o8° Encontro Estadual do ProgramaMunicípio Verde Azul (PMVA), realiza-do no Palácio dos Bandeirantes, nacapital paulista.

O encontro contou com a presen-ça de autoridades e representantesdos municípios que acompanharam aentrega oficial do ranking ambientala vários municípios do Estado de SãoPaulo, referente ao ano de 2015.

Itaquaquecetuba participa desteprograma desde 2010 e de lá para cásua classificação e nota vem melho-rando. Em 2010 estava no 611º lugarcom 13,07 pontos, agora em 2015 foipara o 293º lugar com 42,33 pontos.Segundo a secretaria de Meio Ambi-ente e Saneamento, Regina SatieMuranaka Tanigushi, a equipe vemtrabalhando com grande empenho emnovos projetos cumprindo as metasdo PMVA para no próximo ano rece-

ITAQUAQUECETUBA MELHORANO RANKING AMBIENTAL

ber o selo Verde Azul.O prefeito municipal, Mamoru

Nakashima, parabeniza os esforços daequipe de meio ambiente e fala darelevância deste trabalho para o mu-nicípio. “A cidade vem melhorando osresultados, do Programa MunicípioVerde Azul, a cada ano e desenvol-vendo ações de suma importânciapara a conscientização da sociedade”,comentou.

As prefeituras que participam doprograma são reconhecidas peloexemplo ambiental e recebem o prê-mio Município Verde Azul, o qual ga-rante a esses municípios a preferên-cia ao pleitear recursos para o com-bate à poluição.

Este programa foi lançando pelaSecretaria Estadual de Meio Ambien-te em junho de 2007 e tem como prin-cipal objetivo estimular e fomentarações de execução de políticas públi-cas para o desenvolvimento susten-tável de todo o Estado, por meio deseus 618 municípios cadastrados. Aoparticipar, o município indica uminterlocutor e um suplente, que serãoo elo de comunicação entre a cidadee a Secretaria de Estado do MeioAmbiente.

SANTA ISABELConforme publicado com exclusi-

vidade pelo JORNAL BOM DIA, na Edi-ção de sábado (20), o Município deSanta Isabel foi o pior da região noranking ambiental, ficando na 359ªposição. Foi superado por Arujá,Igaratá, Itaquá, Suzano, Mogi, Ferraz,Jacareí, Poá, São José dos Campos,Guararema e Ferraz.

Page 19: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 19JORNAL BOM DIA27 DE FEVEREIRO DE 2016

ArujáOs moradores de Arujá

poderão utilizar os serviçosdo Poupatempo por meio daunidade móvel que permane-cerá na cidade entre 1º e 19de março. A unidade atende-rá na Avenida Amazonas, al-tura do nº 130, de terça asábado, das 9 às 16 horas.

Por meio da carreta, apopulação poderá solicitar aemissão da carteira de identidade(RG), atestado de antecedentes cri-minais e serviços públ icos pelainternet, como boletim de ocorrênciaeletrônico, consulta de multas de trân-sito, pontuação na Carteira Nacionalde Habilitação (CNH), segunda via deconta, entre outros.

Para a entrega dos documentos,uma equipe retornará ao município,de acordo com o prazo determinadopelo Instituto de Identificação, órgãoresponsável por emiti-los. Para pes-soas com RG emitido em São Paulo eque não tenham pendências com aJustiça, o atestado de antecedentespode ser retirado na hora.

O Poupatempo Móvel possui toda

POUPATEMPO MÓVELATENDERÁ EM ARUJÁ

a infraestrutura dos postos fixos e tem20 pontos para atendimento simultâ-neo e uma sala de espera para mais30 pessoas. Tem 15 metros de com-primento e 95 metros quadrados parao atendimento ao público.

“A vinda do Poupatempo é umaoportunidade para o arujaense quenecessita de algum dos serviços pres-tados pela unidade. Essa ação é frutode uma parceria conquistada junto aoEstado e tem por objetivo maior be-neficiar a população de Arujá”, des-taca o secretário de Desenvolvimen-to Econômico, José Carlos Santos.

Outras informações sobre o servi-ço podem ser obtidas pelo telefone4655 4500.

ArujáOs proprietários de imóveis de

Arujá começam a receber a partir dapróxima segunda-feira (29/02) oscarnês de oito parcelas do Imposto Pre-dial Territorial e Urbano (IPTU). As da-tas de vencimento são determinadasde acordo com o quadrante onde oimóvel está localizado, ocorrendo ovencimento da primeira parcela em 10e 21 de março.

Neste ano o tributo não sofreu au-mento, somente a atualização baseadana variação do Índice Nacional de Pre-ços ao Consumidor Amplo (IPCA) de2015, que mede a inflação.

Quem pagou o IPTU em dia no anopassado, até a data limite de 31 de de-zembro, recebe desconto de 5% em par-cela única disponível exclusivamente nosite da Prefeitura (www.aruja.sp. gov.br).

Em virtude do impacto do papel aomeio ambiente, do volume que ele cau-sa quando acumulado nos arquivos par-ticulares dos cidadãos e em consequên-cia à adoção de novos hábitos doarmazenamento de comprovantes demaneira eletrônica por parte dos cida-dãos, a Prefeitura disponibiliza o IPTUtambém na internet.

Dessa forma, o contribuinte queacessa o site da Prefeitura encontra na

IPTU: CARNÊS COMEÇAMA SER DISTRIBUÍDOS

página inicial o item “IPTU 2016 via úni-ca”, onde deve digitar a inscrição doimóvel para obter os dados do tributo eefetuar o pagamento online ou impri-mindo o boleto para quitação na redebancária.

Outra opção é a de pagamento emoito parcelas, com o carnê que chegaránas residências.

Informações sobre o lançamentopodem ser obtidas no telefone 4652-7640 ou no e-mail [email protected].

ATUALIZAÇÃO CADASTRALPara evitar problemas com o rece-

bimento de correspondências, a Secre-taria de Finanças solicita que o mora-dor mantenha o cadastro atualizado.

Outras informações podem ser obti-das pelo telefone 4652-7637 ou no e-mail [email protected]

Page 20: SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO DE 2016 - ANO 9 - EDIÇÃO ... - … · Um terreno localizado nos fundos da Câmara Municipal de Santa Isabel serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti

PÁGINA 20 JORNAL BOM DIA 27 DE FEVEREIRO 2016