saae de jacareí - relatório água 2012

20
Saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente: os compromissos que o SAAE tem com você. Relatório Anual de Qualidade da Água 2012

Upload: paulo-bicarato

Post on 04-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Relatório anual de qualidade da água 2012 -- SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí

TRANSCRIPT

Page 1: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente: os compromissos que o SAAE tem com você.Relatório Anual de Qualidade da Água 2012

Page 2: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012
Page 3: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DA ÁGUA - 2012

Informações sobre qualidade da água

O consumidor recebe mensalmente, na sua conta de água, informações sobre al-guns parâmetros de qualidade. Além disso, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí) disponibiliza todos os meses, em seu endereço eletrônico (www.saaejacarei.com.br), as informações completas sobre a água. Assim, cada usuário pode saber como é o tratamento da água em sua região e os resultados das análises por bairro. A autarquia municipal mantém em seu Setor de Atendimento (rua Antônio Afonso, 460, telefone 3954-0300), dados mensais completos sobre qualidade da água, disponí-veis a todos os interessados.

O SAAE também mantém atendimento por telefone, com ligação gratuita pelo 0800 725 0330, em que o consumidor pode fazer reclamações sobre a qualidade da água, bem como solicitar outras informações.

Desta forma, o SAAE garante ao consumidor o direito à informação, conforme determina o Decreto Federal 5.440, de 04/05/05, e a Portaria 2.914/11, do Ministério da Saúde.

O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990) estabelece que:Art. 6º - São direitos do consumidor: III: A informação adequada e clara sobre os di-ferentes produtos e serviços com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.Art. 31º - A oferta e apresentação de produto ou serviços devem assegura informações cor-retas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qua-lidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentem à saúde e segurança dos consumidores.

Todos os resultados das análises do SAAE são controlados pela Vigilância de Qualidade da Água, do Departamento de Vigilância à Saúde (telefone: 3955-9623), que verifica os re-latórios mensais do SAAE, bem como efetua análises para certificação da água distribuída.

De onde vem a água potável que usamos em nossa casa?Para que a água chegue até as torneiras de sua casa, ela é captada dos mananciais (rios, represas, poços profundos) e passa por diversos processos para tornar-se potável, sendo então reservada e distribuída de maneira adequada.

Page 4: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Embora a água seja um bem natural, hoje ela é considerada um recurso econômico. Para ser retirada dos rios e do subsolo, o SAAE tem de solicitar uma autorização (outorga), e pagar por essa água.

Para avaliar a qualidade da água bruta de rios e represas que será usada para os diversos tipos de tratamento, são realizadas inúmeras análises da água dos corpos hídricos, con-forme os parâmetros solicitados pela Resolução n.º 357, de 17/03/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).O SAAE faz o monitoramento dos mananciais e investe na construção de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), de forma a devolver a água aos nossos mananciais com características adequadas.Em Jacareí, a maior parte da água tratada fornecida à população é proveniente de ma-nanciais superficiais (rios e represas). Nosso maior corpo hídrico é o rio Paraíba do Sul: suas águas são classificadas como de Classe 2, ou seja, para se tornarem potáveis, devem passar por um processo de tratamento convencional, que é composto das seguintes etapas:

Pré-cloração: processo de oxidação química para reduzir metais e reduzir os micror-ganismos;Coagulação: adição de produtos químicos para separar as impurezas da água;Floculação: processo em que, por meio de agitação decrescente, as partículas se juntam;Decantação: etapa em que as partículas que se juntaram e ficaram mais pesadas vão para o fundo dos tanques;Filtração: etapa em que o restante das partículas que não sedimentaram são retiradas. É quando a água passa por um filtro de areia e carvão antracito;Correção final: etapa para adicionar produtos químicos (cal hidratada para correção do pH, flúor, cloro e ortopolifosfato de sódio), com a finalidade de adequar a água aos parâ-metros requeridos pelo Ministério da Saúde.

 

Page 5: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Após o processo de tratamento, para que essa água seja considerada potável e possa ser consumida pela população, ela deve atender a certas características físicas, quími-cas, biológicas e radiológicas, estabelecidas no Brasil pela Portaria n.º 2.914, de 13 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. O SAAE de Jacareí realiza as análises solicitadas pela legislação, garantindo, assim, a qualidade da água.

O SAAE atende a população com água tratada

Além da água que é proveniente do rio Paraíba do Sul e tratada para a maior parte da população residente na região central do município, os moradores do Recanto dos Pás-saros, recebem água tratada advinda da represa do Jaguari, que passa pelos processos de filtração e correção final (adição de cloro e flúor).Outra parcela da população de Jacareí, residente no Jardim Califórnia, Jardim Luiza, Jardim Marcondes, Parque Meia-Lua, parte do Jardim das Indústrias, Parque Califórnia, Igarapés, Jardim Santa Maria, Alvorada, 1º de Maio, Conjunto 22 de Abril, Pagador An-drade, Villa Branca, Conjunto Residencial Santa Paula, Mirante do Vale e Parque dos Si-nos, recebe água bombeada diretamente do manancial subterrâneo, de poços profundos. Como essas águas são encontradas a aproximadamente 100 metros de profundidade, elas passaram por um processo natural de filtração. Assim, após serem captadas, rece-bem o flúor e cloro, são armazenadas, analisadas e, então, distribuídas. Alguns destes sistemas recebem contribuição da água da ETA Central.

Qualidade da água distribuída pelo SAAE

O SAAE, além de monitorar a qualidade da água dos mananciais, controla toda a água, desde seu tratamento até a chegada à sua casa. São realizadas análises conforme esta-belece a Portaria n.º 2.914 do Ministério da Saúde, nas saídas dos tratamentos e em diversos pontos estratégicos da cidade, atendendo a um número de amostras exigido para um efetivo controle da água a ser consumida.

Os laboratórios do SAAE e laboratórios contratados analisam diversos parâmetros – al-guns a cada duas horas; outros, diariamente ou conforme solicitado pela legislação. Confira:

- Diariamente: turbidez (grau de transparência da água), cor (coloração da água), cloro (quantidade de produto químico utilizado para desinfecção da água), flúor (quantidade de produto adicionado para prevenção da cárie dentária), pH (indica o quanto a água é ácida ou alcalina), coliformes totais (contaminação por bactérias provenientes do meio ambiente, que não são prejudiciais à saúde), Escherichia coli (exame para avaliar a pre-

Page 6: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

sença de bactérias nas fezes de animais de sangue quente, que pode indicar a existência de organismos causadores de doenças);- Mensalmente: exames de algas/cianobactérias para as águas superficiais;- Trimestral e/ou semestralmente: análises químicas (inorgânicas, orgânicas, de agrotó-xicos) e de radioatividade.

Se houver ocorrência de algum resultado fora dos padrões estabelecidos, não há, neces-sariamente, risco à saúde. O resultado apenas indica a situação em um momento especí-fico. Neste caso, são realizadas novas amostras e providenciadas vistorias e adequações no sistema e descargas no local, até que a qualidade seja atendida.

Recomendações ao consumidor

- Mantenha sua caixa de água limpa e tampada. Recomenda-se uma limpeza a cada seis meses. Mais informações estão disponíveis no site do SAAE;- Os filtros domiciliares devem ser mantidos limpos. Siga as orientações dos fabricantes;- Não jogue lixo nas ruas, pois o destino desse lixo pode ser um dos nossos mananciais de água.

A água é um recurso imprescindível ao homem e dotada de valor econômico. Por isso, é importante fazer o consumo racional da água. Cada gota de água é importante!

O SAAE solicita que os síndicos e as administradoras dos condomínios divulguem este relatório a todos os condôminos.

Obras do SAAE

Adutora Altos de Sant’Anna

A ampliação do sistema de abastecimento de água que irá beneficiar mais de 30 mil pessoas em bairros da parte alta da cidade, principalmente na região leste. A adutora Altos de Sant’Anna abastecerá os bairros Parque dos Príncipes, Jardim Santa Marina e Cidade Salvador, um investimento de mais de R$ 3,8 milhões contemplado pelo PAC 2.

Page 7: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

DOM

DARQUE

ALEX

O JUSTICEIRO

B.

CONJ. SÃOBENEDITO

PARQUE DOS

PRÍNCIPES

JD. DOMARQUÊS

R.P.ANNE DE

R.DOM SANCHO I- OR.P.MARIE J.

PERFEITO

POVOADOR

DA SILVA

AV. DAS

INDÚSTRIAS

RUA GONÇALVES DIAS

AV.

RUAPAPA JO

ÃO

R.JOSÉ M.

AV.

DE BARROS

R.PROF. A

LFREDO C.M

ORAESR.

R. D. L

EAL M

OREIRA

R.P.D.T.

R.P.ANNE M.OLDENB.

R.DOM FERNANDO

-

- O DETERMINADO

R.DOM DINIS-O LAVRADOR

R. P. AKIHITO-JAPÃO

R.P.PAOLA R.DI CALABRIA

PEDRO IV GASTÃO

R.P.PEDRO III DE

R.JOAQUIM M

ANOEL

SANCHO I-O POVOADOR

R.P.MARGRETE

AV. 01 - AV. DOM PEDRO I

R.JUAN.C.B.

RUA JEAN - N

ASSAU LUXEMBURGO

R.P.HASSAN II-

R.P.HANS-ADAMS-DE LIECHTENSTEIN

QUIRIRIM

SABA

UNAPIN

DAMONHANGA

RUA

PRÍNCIPE

RUA

RUA

RUA

XXIII

R.GUIDO

SETÚ

BAL

PEREIRA

R.HUGO P.

DE ALMEIDA

AV. P

AULO

BARBIERI

R.JOAQUIM

A.FºR.ALVARENGA

R.J.F.

MARCÍLIO G.

BRIG.E.GOM

ES

DE MESQ

SETÚBAL

PAULO

AV.

BÉLGICA

ALCÂNTARARUA P.

BOURBON - PARMA

RUA

DE MACEDO

O FORMOSO

MARROCOSII-OLDENB.-D

R.DOM ANTONIO

R.P.MICHEL DE LIGNE

R.P.D.ESPERANZA

DE BOURBON,E.P.G.

R.D.AFONSO DE S.Mª

R.JOSÉCHAVES

Y B.-ESPANHA

DINA MARCA

DA

BEN.

UITA

R.FCO.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

11

12

13

Reservatório Altos de Sant’Anna Travessia linha de transmissão da Light Rua Benedito Braga de MesquitaAvenida Papa João XXIIIRua Jair Fernandes de AlvarengaAvenida Paulo SetúbalRua Hugo Pires de AlmeidaRua Príncipe Jean

Rua Príncipe Hans AdansRua Dom Sancho IPrincesa Marie JoséReservatório Pq. dos Príncipes

01

020304050607080910111213

R. Príncipe Michel/trecho da Av. Dom Pedro I

Page 8: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Novo Reservatório na ETA

O novo reservatório que será construído na ETA (Estação de Tratamento de Água) terá 5 milhões de litros, um investimento de R$ 4 milhões, também com recursos do PAC 2.

Despoluição do Córrego Seco

O coletor-tronco e elevatório córrego Seco (Bacia 3) é uma obra que ampliará ainda mais a despoluição do Rio Paraíba do Sul. Com esta obra que já começou, o Córrego Seco ficará limpo no trecho entre a avenida Malek Assad, no Parque dos Sinos, e o Jardim Marcondes. Mais R$ 5 milhões em investimento com recursos do Governo Federal.

Reservatórios reforçam abastecimento

A construção de novos reservatórios de água do SAAE irão reforçar o abastecimento nos bairros Jardim Bela Vista (Centro), Jardim Paraíso (Sul), Parque dos Sinos (Norte) e Chácaras Rurais Santa Maria (Norte). Na região do Bela Vista a capacidade de arma-zenamento aumentará em mais de 50% com o novo reservatório em construção, de 1,5 milhão de litros. No Parque dos Sinos, o reservatório em obras terá capacidade de 800 mil litros.

Nova Adutora no Parque Meia-Lua beneficia 15 mil

O SAAE irá interligar a rede de abastecimento de água do Parque Meia-Lua direto com o sistema da ETA e implantará um reservatório de água com capacidade de 1,5 milhão de litros. O projeto irá beneficiar mais de 15 mil pessoas dos bairros Parque Meia-Lua, Lagoa Azul e Jardim Conquista, na região norte da cidade.

Page 9: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 110 / 32 Cloro residual livre e coliformes: 110

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15

uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DETA

CENTRAL captação

superficial

jan. 124 124 124 124 124 124 124 124 45 45 D

fev. 121 119 121 121 121 121 121 121 42 42 Dmar. 124 124 124 124 124 124 124 124 124 124 Dabr. 110 110 110 110 109 109 109 109 110 110 D

maio 85 85 85 85 85 85 85 85 85 85 Djun. 121 121 121 121 121 121 121 121 121 121 Djul. 126 126 126 126 126 126 126 126 126 126 Dago. 124 123 124 124 124 124 124 124 124 124 Dset 119 119 119 119 119 119 119 119 119 119 Dout 118 117 118 118 118 118 118 118 118 118 Dnov 120 120 120 120 120 120 120 120 120 120 Ddez. 120 118 120 120 120 120 120 120 120 120 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 28 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 28 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DJardim

Califórnia captação

superficial

jan. 32 32 32 32 32 32 32 32 12 12 D

fev. 29 29 29 29 29 29 29 29 10 10 Dmar. 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 Dabr. 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 D

maio 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 Djun. 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 Djul. 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 Dago. 33 32 33 33 33 33 33 33 33 33 Dset 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 Dout 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 Dnov 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 Ddez. 32 32 32 28 32 32 32 32 32 32 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

RELATÓRIO ANUAL CONSUMIDORES – ANO 2012 – DECRETO N.º 5.440/05

Page 10: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 18 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 18 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DParque

Meia Lua captação

superficial

jan. 21 21 21 21 23 23 23 23 12 12 D

fev. 21 21 21 21 21 21 21 21 13 13 Dmar. 21 21 21 21 20 20 20 20 21 21 Dabr. 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 D

maio 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 Djun. 21 20 21 21 21 21 21 21 21 20 Djul. 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 Dago. 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 Dset 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 Dout 21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 Dnov 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 Ddez. 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 13 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 13 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DJardim da Indústrias

captação superficial

jan. 15 15 15 15 15 15 15 15 7 7 D

fev. 15 14 15 15 15 15 15 15 6 6 Dmar. 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 Dabr. 16 16 16 16 16 16 16 16 16 16 D

maio 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 Djun. 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 Djul. 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 Dago. 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 Dset 16 16 16 16 16 16 16 16 16 16 Dout 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 Dnov 14 14 14 14 14 14 14 14 14 14 Ddez. 15 15 15 15 13 13 13 13 15 15 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Page 11: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DParque

Califórnia captação

superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 D

fev. 9 9 9 8 9 9 9 9 5 5 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 9 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 10 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DSão

Silvestre captação

superficial

jan. 10 9 10 10 10 10 10 10 10 9 D

fev. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Page 12: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DConj. Res.

Santa Paula captação

superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 D

fev. 9 9 9 9 9 2 9 2 5 5 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 10 10 9 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DMirante do

Vale captação

superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 D

fev. 9 9 9 9 9 2 9 2 5 5 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Page 13: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DPinheirinho

captação superficial

jan. 9 9 9 9 9 9 9 9 5 5 D

fev. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Dmar. 7 7 7 7 8 8 8 8 7 7 Dabr. 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 D

maio 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 Djun. 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 Djul. 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 6 6 6 6 6 6 6 6 6 6 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento

– SD sistema de distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DParque

dos Sinoscaptação

superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 D

fev. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Page 14: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DAlvorada /

1º Maio captação

superficial

jan. 9 9 9 9 9 9 9 9 5 5 D

fev. 9 9 9 9 9 9 9 9 5 5 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DConj. 22 de

Abril captação

superficial

jan. 10 9 10 10 10 10 10 10 5 4 D

fev. 9 9 9 9 9 9 9 9 5 4 Dmar. 10 9 10 10 10 10 10 10 10 7 Dabr. 10 9 10 10 10 10 10 10 10 9 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 9 Djun. 10 10 10 9 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 9 10 10 10 10 10 10 10 9 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 9 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Page 15: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DIgarapés

captação superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 D

fev. 9 9 9 9 9 9 9 9 5 5 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 6 6 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 7 7 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 5 4 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DJardim

Santa Maria captação

superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 D

fev. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Dmar. 10 10 10 9 10 10 10 10 10 10 Dabr. 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Page 16: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DPagador Andrade

captação superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 D

fev. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 9 9 9 9 10 10 10 10 9 9 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 5 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DVilla Branca

captação superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 5 5 D

fev. 9 9 9 9 9 9 9 9 5 5 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Page 17: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 10 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DRecanto

dos Pássaros I

captação superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

fev. 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 9 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 9 10 10 10 10 10 10 10 9 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 10 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DRecanto

dos Pássaros II

captação superficial

jan. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

fev. 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 9 10 9 10 10 10 10 10 9 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 9 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Ddez. 10 9 10 10 10 10 10 10 10 9 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Page 18: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

Plano de amostragem – nº mínimo de amostras a serem efetuadas/mêsTurbidez e cor: 10 / 10 Cloro residual livre e coliformes: 10 Flúor:-

Sistema de abastecimento – SD sistema de

distribuição

MêsTurbidezaté 5 uT

CloroResidual livre

entre0,2 e 5,0 mg/L

Coliformes totaisausência em

100 mL

Escherichia coliausência em

100 mL

Coraté 15 uC

Demais análises solicitadas pela Portaria 2914

R D R D R D R D R D DRecanto

dos Pássaros III

captação superficial

jan. 9 9 9 9 10 10 10 10 9 9 D

fev. 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 Dmar. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dabr. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 D

maio 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djun. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Djul. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dago. 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dset 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dout 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Dnov 10 8 10 10 10 10 10 10 10 8 Ddez. 10 6 10 9 10 10 10 10 10 8 D

Legenda: R = Análises realizadas D = Análises dentro do padrão - Limites legais em negrito

Page 19: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012
Page 20: SAAE de Jacareí - Relatório água 2012

ETE Central em pré-operação

A nova ETE Central está em fase de pré-operação e, em breve, estará em pleno funcionamento. Com isso, o esgoto tratado da cidade saltará de 20% para 70%. Um grande avanço para uma

cidade que não para de crescer e de melhorar a vida das pessoas.

www.saaejacarei.com.brwww.jacarei.sp.gov.br