s e a s u a p r e p ar ção est áa de v e j a no alvo · 2007-11-09 · b u l a r d o p a í s...

12
V e j a s e a s u a p r e p a r a ç ã o e s t á a d e q u a d a p a r a a t i n g i r o o b j e t i v o d e s e r a p r o v a d o n o m a i o r v e s t i b u l a r d o p a í s simulado ESPECIAL DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007 ef 90 QUESTÕES NOS MESMOS MOLDES DA 1 a FASE DA FUVEST no alvo

Upload: dinhngoc

Post on 30-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

+ +

Veja se a sua preparação está adequada paraatingir o

objetivode

seraprovadonomaiorvestibulardopaís

simulado ESPECIALDOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

ef

90QUESTÕES NOS MESMOS MOLDES DA 1a FASE DA FUVEST

no alvo

ef DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007 simulado ESPECIAL 3

Texto para as questões 1,2 e 3:

Declínio do comprador,ascensão do consumidor

Dois fenômenos sociais capta-ram a atenção da vida urbana brasi-leira na última década: o chamadoculto ao corpo e a violência. O pri-meiro é, sobretudo, uma preocupa-ção dos grupos economicamenteprivilegiados;o segundo,uma preo-cupação de todos. O culto ao corpovem produzindo uma obsessão pelaforma e pela saúde,que se transfor-mou em uma verdadeira hipocon-dria cultural.A violência,por seu tur-no,dispensa comentários.O noticiá-rio do dia-a-dia fala por si.

Na opinião da maioria dos analis-tas,dois fatores condicionam o surgi-mento dos fenômenos: o aumentoda pobreza pela concentração de ren-da e a desorientação pessoal pelaperda dos valores tradicionais.Deixoo primeiro tópico aos especialistas.Detenho-me no segundo, mais pró-ximo de minha área de investigação.

A hipertrofia da economia capi-talista, diz-se, diluiu esferas da vidasocial, como a política, a religião e atradição familiar, em um consumis-mo hedonista e narcisista que estána base do culto ao corpo e da epide-mia de atentados violentos à vida.Adelinqüência seria um efeito da avi-dez por objetos supérfluos,e o culto

ao corpo, efeito do fascínio pelasimagens corporais da moda, ambosestimulados pela publicidade.

A tese, em linhas gerais, identifi-ca corretamente as peças do proble-ma, mas de uma forma que mereceretificação. A primeira retificaçãoconcerne à questão da perda de va-lores e da personalidade hedonis-ta/narcisista. Em “A personalidadesomática de nosso tempo”,neste vo-lume, procurei mostrar que essa éuma idéia falsa.Não existe,propria-mente,perda de valores na socieda-de atual;existe uma re-hierarquiza-ção dos valores tradicionais sob odossel da moda e da mitologia cien-tífica. Algo similar pode ser dito dohedonismo das massas. É verdadeque a maioria dos indivíduos urba-nos elegeu o bem-estar e os prazeresfísicos como a bússola moral da vida.Entre o ideal e a realidade, porém,existe uma distância considerável.Uma coisa é dirigir a vida para a ob-tenção de prazeres sensoriais;outracoisa é conseguir aquilo com que so-nha. Vistas de perto, as novas disci-plinas corporais criaram, de fato,uma restrição no uso dos prazeresraramente vista na moderna culturado Ocidente.(IN:Costa,Jurandir Freire “O Vestígio e a Aura”)

>>1 Com base na leitura do texto aci-

ma,é possível afirmar o seguinte:

a) Segundo o autor, o desenvol-vimento do capitalismo, do qualdecorre o consumismo hedo-nista e narcisista, levou à perdade valores que está na raiz daviolência;b) Segundo o autor, o culto aocorpo leva à violência;c) Segundo o autor, na socieda-de atual, os valores tradicionaissofreram um rearranjo na esca-la de importância;d) Segundo o autor, o capitalis-mo leva os mais abastados aoculto ao corpo, e os menos favo-

recidos, à violência;e) Segundo o autor, a maioria dosindivíduos urbanos desfruta nãosó do bem-estar proporcionadopelo consumo de bens comotambém dos prazeres físicos.

>> 2Ao usar a expressão “hipocondria

cultural”,o autor quis dizer o seguinte:

a) na sociedade atual, a cultu-ra está doente;

b) na sociedade atual, ser hi-pocondríaco tornou-se um tra-ço cultural;

c) na sociedade atual, as pes-soas perseguem obsessivamen-te a cultura;

d) na sociedade atual, o exces-so de cultura torna as pessoasdoentias;

e) na sociedade atual, o cultoao corpo é uma doença.

>> 3No trecho:“É verdade que a maio-

ria dos indivíduos urbanos elegeu obem-estar e os prazeres físicos comoa bússola moral da vida. Entre o ide-al e a realidade, porém, existe umadistância considerável. Uma coisa édirigir a vida para a obtenção de pra-zeres sensoriais;outra coisa é conse-guir aquilo com que sonha”,levandoem consideração o contexto,pode-sedizer que o autor pensa o seguinte:

a) É definitivamente ruim ofato de os indivíduos urbanosestarem voltados para a buscade bem-estar e de prazeres físi-cos;

b) Na sociedade atual, sóquem trabalha muito conseguerealizar os próprios sonhos;

c) Na sociedade atual, as pes-soas são levadas a buscar comoideal de felicidade aquilo que di-ficilmente podem obter;

d) A busca de bem-estar e deprazeres físicos é, na verdade,imoral;

e) Quem só pensa em obterprazeres sensoriais acaba nãorealizando os próprios sonhos.

>> 4Assinale a alternativa em que o

texto reproduzido não apresente de-feitos de construção ou improprie-dades:

a) “Apesar de ter uma grandeprodução petrolífera, o grandecrescimento econômico daChina tornou o país carentedesse recurso energético.”

b) “A atitude dos professoresrepresenta uma tentativa de re-solver o problema com auxíliode outros setores e serviços dainstituição, mas, geralmente,acaba tendo que se adaptar à si-tuação.”

O psicanalista Jurandir Freire Costa

Alexandre Campbell - 27.jun.2005/Folha Imagem

+ +

Teste ajuda amostrardificuldadesUse o resultado de seu desempenho para saber em quais áreas precisa focar nas próximas semanas

A primeira fase da Fuvest

O MAIOR VESTIBULAR DO PAÍS

ANTES DA PROVA

>> No sábado, visite o local deexame para se certificar de queestá correto. A divulgação deonde cada candidato fará a provaserá no dia 16/11

>> Separe tudo o que vaiprecisar levar no dia do exame

>> Chegue pelo menos 30minutos antes do horário defechamento dos portões

>> Evite ir dirigindo para o localde exame

Quando:domingo, dia 25

Fechamento dosportões: 13h (não épermitida a entrada deretardatários)

Tempo mínimo deprova: três horas

Tempo máximo deprova: cinco horas

Questões: 90, demúltipla escolha, com até10% de interdisciplinares

Resultado: 14/12

O QUE LEVARCarteira de identidade

original, cartão de convocação,lápis nº 2, borracha, água, roupasleves, medicamentos (quandonecessário) e doces ou outrosalimentos energéticos

O QUE NÃO LEVARBip, pager, celular,

calculadora, laptop, tabelaperiódica ou livros para consulta

INFORMAÇÕESwww.fuvest.br

................................................................................................DA REDAÇÃO

A duas semanas da primeirafase da Fuvest, ainda é possívelidentificar dificuldades e corri-gir a trajetória para atingir oobjetivo: ser aprovado nomaior vestibular do país.

São 141.610 inscritos para10.552 vagas —na USP, na Fa-culdade de Ciências Médicas daSanta Casa de São Paulo e naAcademia de Polícia Militar doBarro Branco.

Este caderno tem o objetivode simular as questões cobra-das na primeira fase da Fuvest ede ajudar a mostrar em qualárea o vestibulando precisa fo-car para sanar as dúvidas. Peçaajuda a seus professores e cole-gas, reveja a teoria e resolvamuitos exercícios dessas disci-

plinas.Para simular também a si-

tuação que viverá no dia da ves-tibular, o candidato deve res-ponder a todas as perguntas deuma vez só, em no máximo cin-co horas, para controlar o tem-po de prova. Também precisaescolher um local tranqüilo enão pode ser interrompido en-quanto resolve as perguntas.Além disso, não deve consultara resposta das questões, que es-tá na página 22.

A relação dos candidatosconvocados para a segunda fasedo processo seletivo —em ja-neiro— vai ser divulgada no dia14 de dezembro.

NA INTERNET - Veja a resolução dasquestões na Folha Onlinewww.folha.com.br/073102

ABAIXO, AS QUESTÕES ELABORADAS PELOS PROFESSORES

+ +

efESPECIAL 4 simulado DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

c) “Quando questionado se aFolha chegou onde queria che-gar há 20 anos, a resposta é não.Apesar de ser o jornal mais lidodo país, Otávio acha que apenasmetade do caminho foi feito.”

d) “Há uma poesia sofisticadae bem informada, inclusivequanto ao preparo lingüístico eliterário, que se faz como ex-pressão de auto-suficiência ver-bal. É uma poesia sobretudoconsciente de seus recursos,mas que não se aventura alémdisso.”

e) “Os internos escrevemmuito bem e as redações apre-sentavam poucos erros orto-gráficos. A experiência foi mui-to interessante e altamente re-levante, já que os presos foramvalorizados pelas suas qualida-des e competências e não pelosseus delitos.”

>> 5Assinale a alternativa que conte-

nha um fragmento da obra a que serefere o texto abaixo:

É uma obra que contrasta com osromances românticos de sua época epossui traços que anunciam a litera-tura modernista do século 20. Seuprotagonista é uma espécie de heróimalandro ou, como querem algunscríticos,um “anti-herói”.Registra tra-ços específicos da sociedade brasilei-ra do tempo do rei D. João 6º, comseus costumes,os comportamentos eos tipos sociais de um estrato médioda sociedade até então ignorado pe-la literatura.Com linguagem próximada fala,apresenta tom de crônica.

a) “Daí em diante, João Ro-mão tornou-se o caixa, o procu-rador e o conselheiro da criou-la. No fim de pouco tempo eraele quem tomava conta de tudoque ela produzia e era tambémquem punha e dispunha de seuspecúlios, e quem se encarrega-va de remeter ao senhor os vin-te mil réis mensais.”

b) “Então Macunaíma escu-tou surucucu tratando com acompanheira pra fazerem ummoquém do herói. Pulou do bu-raco do quartinho e jogou noterreiro o anel com brilhantãoque dera de presente pro dedoMindinho.”

c) “A brusca popularidade deQuaresma, o seu sucesso e no-meada efêmera irritaram osseus colegas e superiores. Já seviu! dizia o secretário. Este tolodirigir-se ao Congresso e pro-por alguma cousa! Pretensioso!O diretor, ao passar pela secre-

taria, olhava-o de soslaio e sen-tia que o regulamento não cogi-tasse do caso para lhe infligiruma censura. O colega arquivis-ta era o menos terrível, maschamou-o logo de doido.”

d) “Assim, eu, Brás Cubas,descobri uma lei sublime, a leida equivalência das janelas, eestabeleci que o modo de com-pensar uma janela fechada éabrir outra, a fim de que a moralpossa arejar continuamente aconsciência.”

e) “Passaram-se assim algu-mas semanas: Leonardo, depoisde acabadas todas as cerimô-nias, foi declarado agregado à ca-sa de Tomás da Sé, e aí conti-nuou convenientemente arran-jado. Ninguém se admire da fa-cilidade com que faziam seme-lhantes coisas; no tempo em quese passavam os fatos que vamosnarrando nada havia mais co-mum do que ter cada casa um,dois e às vezes mais agregados.”

>> 6“Os amigos que me restam são

de data recente;todos os antigos fo-ram estudar a geologia dos campossantos.”(“Dom Casmurro”- Machado de Assis)

Assinale a alternativa que apresen-te a mesma figura de linguagem pre-sente no trecho reproduzido acima.

a) Roga a Deus, que teus anosencurtou,/ Que tão cedo de cáme leve a ver-te,/

Quão cedo de meus olhos televou. (Camões)

b) ’Stamos em pleno mar...Doudo no espaço/ Brinca o luar/dourada borboleta;/

E as vagas após ele correm...cansam/ Como turba de infan-tes inquieta. (Castro Alves)

c) Cheguei. Chegaste. Vinhasfatigada/ E triste, e triste e fati-

gado eu vinha./ Tinhas a almade sonhos povoada,/ E a almade sonhos povoada eu tinha...(Olavo Bilac)

d) É puro Carnaval, loucuramansa,/ a reboar no canto demil bocas,/ de dez mil, de trintamil, de cem mil bocas,/ (CarlosDrummond de Andrade)

e) Vozes veladas, veludosasvozes,/ volúpias dos violões, vo-zes veladas,/ vagam nos velhosvórtices velozes/ dos ventos, vi-vas, vãs, vulcanizadas. (Cruz eSousa)

>> 7No fragmento “José Dias amava

os superlativos.Era um modo de darfeição monumental às idéias;não ashavendo, servir a prolongar as fra-ses”, de Machado de Assis, ocorre aseguinte figura de linguagem:

a) catacreseb) metonímiac) gradaçãod) ironiae) hipérbole

>> 8Leia a seguinte passagem do ro-

mance “Dom Casmurro”,de Macha-do de Assis:

“Abane a cabeça,leitor;faça todosos gestos de incredulidade. Cheguea deitar fora este livro,se o tédio já onão obrigou a isso antes;tudo é pos-sível.”(cap.XLV)

O recurso empregado pelo autornesse fragmento chama-se:

a) intertextualidadeb) função fáticac) metalinguagemd) perífrasee) trocadilho

>> 9Leia o seguinte fragmento,extraí-

do de uma página eletrônica:

“Ainda que a busca por um estilode vida ecologicamente correto es-teja presente em diversos setores dasociedade, algumas áreas se desta-cam mais. A arquitetura, por exem-plo, tem se mostrado até agora umgrande seleiro de idéias que,se pos-tas em prática, podem amenizar osestragos causados pelo aquecimen-to global —e,de quebra,embelezaros centros urbanos.”

Assinale, entre as opções abaixo,aquela que melhor reformula o tre-cho reproduzido acima.

a) Mesmo a busca de um esti-

lo de vida ecologicamente cor-reto estando presente nos maisdiversos setores da sociedade,em alguns deles, ela é mais evi-dente. A arquitetura, por exem-plo, tem se mostrado até agoraum grande seleiro de idéias que,se postas em prática, podemamenizar os estragos causadospelo aquecimento global —e, dequebra, embelezar os centrosurbanos.

b) A busca por um estilo de vi-da ecologicamente correto estápresente em quase todas as di-mensões da vida social, mas éem algumas delas que ganhamais relevo. A arquitetura, porexemplo, tem se mostrado atéagora um grande celeiro deidéias que, se postas em prática,podem amenizar os estragoscausados pelo aquecimentoglobal —e, de quebra, embelezaros centros urbanos.

c) Ainda que a busca por umcomportamento ecologica-mente correto esteja presenteem todas as dimensões da vidaem sociedade, é em algumas de-las que os resultados são maisefetivos. A arquitetura, porexemplo, tem se mostrado atéagora um grande seleiro deidéias que, se postas em prática,podem amenizar os estragoscausados pelo aquecimentoglobal —e, de quebra, embelezaros centros urbanos.

d) Ainda que a busca de umcomportamento ecologica-mente correto possa estar pre-sente em todas as dimensões davida em sociedade, é principal-mente em algumas delas que seobtêm resultados efetivos. A ar-quitetura, por exemplo, tem-semostrado até agora um grandeceleiro de idéias que, se postasem prática, podem amenizar osestragos causados pelo aqueci-mento global —e, de quebra,embelezar os centros urbanos.

e) Ainda que a busca por umestilo de vida ecologicamentecorreto esteja presente em di-versos setores da sociedade, al-guns deles se destacam mais. Aarquitetura, por exemplo, tem-se mostrado até agora um gran-de celeiro de idéias que, se pos-tas em prática, podem amenizaros estragos causados pelo aque-cimento global —e, de quebra,embelezar os centros urbanos.

“A polícia de Londres foi conside-rada culpada de colocar a segurançado público em risco no episódio queresultou na morte do brasileiro JeanCharles de Menezes,em 2005.”

>> 10A frase acima,se posta na voz ati-

va,adquire a seguinte forma:

a) A segurança considerou apolícia de Londres culpada decolocar o público em risco noepisódio que resultou na mortedo brasileiro Jean Charles deMenezes, em 2005.

b) A polícia de Londres consi-derou a segurança culpada decolocar o público em risco noepisódio que resultou na mortedo brasileiro Jean Charles deMenezes, em 2005.

c) A segurança foi considera-da culpada pela polícia de Lon-dres de colocar o público em ris-co no episódio que resultou namorte do brasileiro Jean Char-les de Menezes, em 2005.

d) O público considerou cul-pada a polícia de Londres porcolocar a segurança em risco noepisódio que resultou na mortedo brasileiro Jean Charles deMenezes, em 2005.

e) Consideraram a polícia deLondres culpada de colocar asegurança do público em riscono episódio que resultou namorte do brasileiro Jean Char-les de Menezes, em 2005.

Leia a seguinte letra de música,deErasmo Carlos, e responda às ques-tões 11,12 e 13:

Sei que você fez os seus caste-los/ E sonhou ser salva do dragão/Desilusão, meu bem/

Quando acordou estava semninguém,/ sem ninguém! Sei!/ So-zinha no silêncio do seu quarto/Procura a espada do seu salvador/E no sonho se desespera/ Jamaisvai poder livrar você da fera/ Dasolidão/ Com a força do meu can-to/ Esquento o seu quarto pra se-car seu pranto/ Aumenta o rádio,me dê a mão/ filosofia e poesia, éo que dizia minha avó/ antes malacompanhado do que só/ Vocêprecisa de um homem pra chamarde seu/ Mesmo que esse homemseja eu.

>> 11A expressão “meu bem”, no tex-

to, vem antecedida de vírgula peloseguinte motivo:

a) exerce a função sintáticade aposto explicativo;

b) é um termo acessório daoração;

c) existe a elipse de um verboantes da expressão “meu bem”;

d) é um vocativo;e) é um elemento de natureza

explicativa

Divulgação

O escritor Machado de Assis

+ +

efESPECIAL 6 simulado DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

>> 12A “fera”da qual a moça tenta se li-

vrar é uma imagem que metaforiza...

a) o sonho da moça;b) a solidão do abandono;c) as quatro paredes do quar-

to da moça;d) a música;e) um homem

>> 13A expressão “mesmo que” em

“mesmo que seja eu”revela que:

a) o eu lírico se apresenta co-mo um homem comum;

b) o eu lírico se apresenta co-mo o guerreiro salvador da mo-ça;

c) o eu lírico se supervaloriza;d) o eu lírico se apresenta co-

mo um sedutor;e) o eu lírico não está muito

interessado na moça.

>> 14No seguinte fragmento, “Posto

que o vosso sangue me não corra nasveias,sou vosso neto pelo sacramen-to que me liga à mui nobre dama”,de Camilo Castelo Branco, a expres-são “posto que” pode ser substituí-da sem alteração de sentido por...

a) Já queb) Visto quec) Sem qued) Emborae) À medida que

>> 15Na frase “Faz muito tempo que

não se assiste a cenas como estas”,o verbo “assistir” pode ser substi-tuído por um ou mais sinônimos.Assinale a alternativa em que essaalteração tenha sido feita de formaadequada, segundo os padrões danorma culta:

a) Faz muito tempo que nãose vê cenas como estas.

b) Faz muito tempo que nãose presencia cenas como estas.

c) Faz muito tempo que nãose visualiza cenas como estas.

d) Faz muito tempo que nãose vêem cenas como estas.

e) Faz muito tempo que nãose avista cenas como estas.

>> 16O fragmento seguinte apresenta

um defeito de construção.Aponte aalternativa que melhor o corrige:

A praça trata-se de um mini-can-teiro, na altura da rua Bela Cintra,que se transformou em ponto de en-contro de diversos ciclistas que lu-

tam pela popularização da bicicletacomo uma alternativa para melho-rar o tráfego da cidade de São Paulo.

a) A praça trata-se de um mi-nicanteiro, na altura da rua BelaCintra, que se transformou emponto de encontro de diversosciclistas que lutam pela popula-rização da bicicleta como umaalternativa para melhorar o trá-fego da cidade de São Paulo.

b) Trata-se de um mini-can-teiro, na altura da rua Bela Cin-tra, que se transformou emponto de encontro de diversosciclistas que lutam pela popula-rização da bicicleta como umaalternativa para melhorar o trá-fego da cidade de São Paulo.

c) A praça é, na verdade, umaespécie de minicanteiro que fi-ca na altura da rua Bela Cintra ese transformou em ponto deencontro de ciclistas. Eles semobilizam para popularizar abicicleta como uma alternativapara melhorar o tráfego da cida-de de São Paulo.

d) A praça é um minicanteiroque fica na altura da rua BelaCintra, que se transformou emponto de encontro de diversosciclistas que lutam pela popula-rização da bicicleta como umaalternativa para melhorar o trá-fego da cidade de São Paulo.

e) Trata-se de um mini-can-teiro, na altura da rua Bela Cin-tra, a praça que se transformouem ponto de encontro dos ci-clistas que lutam pela populari-zação da bicicleta como uma al-ternativa para melhorar o tráfe-go da cidade de São Paulo.

>> 17“A vereadora Soninha levou para

a Câmara dos Vereadores a propos-ta de oficializar o nome, porém nãofoi aprovada.” A frase anterior, ex-traída de uma página eletrônica,apresenta um defeito de construção.Assinale a alternativa que melhor areformule.

a) A vereadora Soninha levoupara a Câmara dos Vereadoresa proposta de oficializar o no-me, porém a proposta não foiaprovada.

b) A proposta da vereadoraSoninha de oficializar o nomefoi levada para a Câmara dosVereadores, porém não foiaprovada.

c) A vereadora Soninha suge-riu a oficialização do nome, masa Câmara dos Vereadores não oaprovou.

d) A idéia de oficializar o no-

me foi proposta à Câmara pelavereadora Soninha, porém nãofoi aprovada.

e) A vereadora Soninha levoupara a Câmara dos Vereadoresa proposta de oficializar o no-me, mas não obteve a aprovaçãoda mesma.

>> 18A contemplação da natureza (e,

portanto,a supervalorização do olhar)é uma das principais características dapoesia de Alberto Caeiro,heterônimode Fernando Pessoa.Com base nessainformação,assinale a alternativa quecontenha versos de Caeiro.

a) Acima da verdade estão osdeuses./ A nossa ciência é umafalhada cópia/ Da certeza comque eles/ Sabem que há o Uni-verso.

b) Queria vomitar o que vi,só da náusea de o ter visto, /Estômago da alma alvorotadode eu ser...

c) O mundo não se fez parapensarmos nele/ (Pensar é es-tar doente dos olhos)/ Mas pa-ra olharmos para ele e estarmosde acordo.

d) No tempo em que festeja-vam o dia dos meus anos, / Eu ti-nha a grande saúde de não per-ceber coisa nenhuma, / De serinteligente para entre a família,/E de não ter as esperanças queos outros tinham por mim.

e) Ó mar salgado, quanto doteu sal / São lágrimas de Portu-gal!/ Por te cruzarmos, quantasmães choraram, / Quantos fi-lhos em vão rezaram!/ Quantasnoivas ficaram por casar / Paraque fosses nosso, ó mar!

>> 19O óxido nitroso (N2O) é um gás

incolor conhecido como gás hilarian-te porque,quando inalado com oxi-gênio,causa uma sensação de eufo-ria acompanhada de riso. Chamadosimplesmente de nitro no meio au-tomobilístico, é utilizado para me-lhorar o desempenho do motor a ex-plosão. Fica armazenado em um ci-lindro sob alta pressão e na forma lí-quida,que normalmente é instaladono porta-malas do automóvel.

O melhor desempenho propor-cionado pelo uso do nitro está rela-cionado ao aumento da oferta deoxigênio dentro do motor. Tal au-mento ocorre,em parte,porque o ni-tro sofre rápida descompressão noinstante em que sai do cilindro, va-poriza-se e resfria consideravelmen-te o ar que será utilizado na combus-tão.Como a densidade do ar aumen-ta com a diminuição da temperatu-

ra, a quantidade de ar enviada a cada cilindro do motor em que ocorrerá acombustão também aumenta.Além disso,ao ser injetada no cilindro,a mis-tura ar + combustível + nitro é aquecida a uma temperatura superior à dadecomposição do nitro,que é por volta de 300ºC.Como produtos dessa de-composição temos nitrogênio e (mais) oxigênio.Com esse aumento da ofer-ta de oxigênio,pode também ser injetado mais combustível na mistura,au-mentando a potência do motor.

Indique qual a afirmação incorreta referente ao óxido nitroso e ao seu usoem automóveis.

a) O óxido nitroso também é chamado monóxido de dinitrogênio.b) O óxido nitroso é uma substância formada por ligações cova-

lentes.c) Na decomposição do óxido nitroso, o nitrogênio sofre re-

dução.d) A vaporização do óxido nitroso é um processo endotérmi-

co. e) A pressão do óxido nitroso varia de forma inversamente pro-

porcional à temperatura.

>> 20“A Comissão de Meio Ambiente (...) realiza no próximo dia 18 audiência pú-

blica para tratar da produção de etanol a partir do processo de hidrólise da ce-lulose. (...) Como hoje apenas um terço da biomassa contida na cana é apro-veitado para a produção de açúcar e de etanol, o grande desafio é transfor-mar a celulose,que está no bagaço e na palha descartada na colheita,em ál-cool combustível. (...) O aproveitamento da biomassa da cana vai contribuirpara eliminar o problema das queimadas,porque hoje apenas algumas usi-nas aproveitam parte do bagaço para geração de energia em geradores (...).”(Extraído do site www.afcop.com.br)

“A obtenção de etanol a partir de celulose se faz pelo processo chama-do hidrólise. Existe a hidrólise enzimática, feita por meio de enzimas, porvia biológica, e a ácida. A Technology Review debruça-se sobre a hidróliseenzimática e apresenta assim a questão:converter celulose em etanol en-volve dois passos fundamentais: quebrar as longas cadeias das moléculasde celulose em açúcares e fermentar esses açúcares em etanol. Continuadizendo que,na natureza,esses processos são encetados por fungos e bac-térias —que secretam as enzimas capazes de quebrar a celulose (chama-das celulases)—, e principalmente por leveduras, quando se trata da fer-mentação dos açúcares em álcool. Quanto mais os cientistas forem capa-zes de manipular geneticamente esses microorganismos para reduzir o nú-mero de passos no processo de conversão,mais barata ficará a hidrólise en-zimática —e mais cedo o etanol de celulose vai se tornar comercialmentecompetitivo.(...).”(Extraído do site www.inovacao.unicamp.br)

Observe a estrutura da celulose mostrada a seguir e analise as afirmaçõesreferentes a ela e à sua utilização na produção de etanol.

I.A celulose é um polissacarídio;II.A celulose não é digerida pelo nosso organismo,pois ele não possui enzi-mas digestivas para tal finalidade;III.A hidrólise da celulose produz glicose;IV.A fermentação alcoólica de açúcares é assim chamada porque produz so-mente etanol.

Está(ão) correta(s):a) todas.b) I e II, apenas.c) I e III, apenas.d) I, II e III, apenas.e) II, III e IV, apenas.

H

CH2 OH

O

OO

OH H

OHH

H

H

O

H

CH2 OH

OO

OH H

OHH

H

H

H

CH2 OHO

OH H

OHH

H

H

+ ++ +

efESPECIAL 8 simulado DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

>> 21“A partir de dezembro vai circular em São Paulo um ônibus movido a eta-

nol,em vez de diesel (...) Caso toda a frota da Grande SP fosse movida a eta-nol,haveria uma emissão de poluentes equivalente a ‘apenas’3.000 ônibus.Atualmente há cerca de 15.000 veículos como esses circulando na região.Ouseja, do ponto de vista do ambiente, seria a mesma coisa que tirar 12.000ônibus das ruas (...) A expectativa é sensibilizar as empresas de transporte eo poder público a substituírem o diesel pelo etanol (...)”(Adaptado da Folha Online - 23/10/07)

Supondo-se que o etanol seja anidro e o óleo diesel seja hexadecano pu-ro,as transformações que produzem energia podem ser representadas por:

C2H5OH (l) + 3 O2 (g) Y 2 CO2 (g) + 3 H2O (l)

C16H34 (l) + 49/2 O2 (g) Y 16 CO2 (g) + 17 H2O (l)

Considerando-se a queima de volumes iguais dos dois combustíveis, oquociente entre a quantidade de CO2,em mol,produzida a partir do etanole a quantidade de CO2,em mol,produzida a partir do hexadecano é aproxi-madamente igual a:

a) 0,1b) 0,2c) 0,6d) 0,8e) 1

>> 22Foram veiculadas recentemente pela imprensa notícias referentes a duas

cooperativas acusadas de adulterar milhares de litros de leite integral comsubstâncias proibidas. Uma dessas substâncias é a soda cáustica, nome co-mercial do hidróxido de sódio,que é uma base. Sua função,ao ser adiciona-da ao leite,era neutralizar o ácido produzido por bactérias que se alimentamdo leite cru.Se o leite apresentasse acidez elevada,isto é,se ele apresentasseuma quantidade muito grande de bactérias, talharia ao ser fervido duranteo processo de esterilização,revelando-se inadequado para o consumo.Assim,a adição de soda cáustica era uma maneira de mascarar a quantidade de bac-térias presentes no leite,ou seja,de mascarar a sua má qualidade.

Mas as reações de neutralização não estão relacionadas necessariamen-te com as páginas policiais.Bastante comuns no nosso dia-a-dia,essas rea-ções podem ser representadas pelo seguinte equilíbrio:

H+ (aq) + OH- (aq) H2O (l) H < 0

Com relação a esse equilíbrio,e sua respectiva constante,assinale a alter-nativa correta:

a) O aumento da pressão eleva o valor da constante de equilíbrio.b) A adição de ácido desloca o equilíbrio para a esquerda.c) A adição de água diminui o valor da constante de equilíbrio.d) A diminuição da temperatura eleva o valor da constante de

equilíbrio.e) A adição de uma base diminui o valor da constante de equi-

líbrio.

>> 23Uma das fontes mais significativas de poluição é a emissão de gases du-

rante a queima de combustíveis,como a que ocorre em veículos equipadoscom motores a explosão.Para reduzir essa emissão de gases,pesquisadoresprocuram desenvolver veículos que utilizem outras formas de energia, porexemplo,os veículos movidos a células de combustível alimentadas com hi-drogênio. Além de apresentarem rendimento superior ao dos movidos pormotores a explosão,o único produto liberado na atmosfera por esses veícu-los é vapor d’água.

O hidrogênio poderá ser o principal combustível do futuro.Entretanto,co-mo não existe livre na natureza,precisa ser produzido a partir de certos com-postos, por exemplo, a água. Para isso realiza-se a eletrólise da água, cujassemi-reações são mostradas a seguir:

Oxidação:2 H2O (l) Y O2 (g) + 4 H+(aq) + 4 e-

Redução:2 H2O (l) + 2 e- Y 2 H2 (g) + 2 OH-(aq)

Nessa eletrólise,o hidrogênio é obtido no pólo —————————— ,denominado —————————— .Adicionando-se algumas gotas de fe-nolftaleína na cuba eletrolítica, observaremos o aparecimento de uma corvermelha no —————————— devido à presença dos —————————— hidroxila.

Completa-se corretamente o texto, obedecendo-se à ordem em que aslacunas aparecem,por:

a) positivo, cátodo, ânodo, ânions.b) negativo, cátodo, cátodo, ânions.c) positivo, ânodo, ânodo, cátions.d) negativo, ânodo, cátodo, ânions.e) positivo, ânodo, cátodo, cátions.

>> 24A talidomida é uma substância que foi utilizada como medicamento na

segunda metade da década de 1950, principalmente no tratamento de en-jôo em mulheres grávidas. Em 1960, porém, observou-se um aumento nonúmero de recém-nascidos com focomelia,que é a má formação ou ausên-cia de braços e pernas.No ano seguinte,estudos confirmaram a relação en-tre os casos de focomelia e a ingestão de talidomida por mulheres grávidas.A comercialização da talidomida foi,então,imediatamente suspensa.

Apesar dessa tragédia, um médico descobriu acidentalmente, em 1965,que a talidomida podia ser usada no tratamento de complicações provoca-das pela hanseníase.Tal descoberta fez com que essa substância voltasse aser receitada em alguns países, incluindo o Brasil.Posteriormente,a talido-mida passou a ser utilizada também no tratamento da Aids e de alguns ti-pos de câncer.O nascimento de pelo menos três crianças no Brasil com gra-ves deficiências físicas provocadas pelo uso da talidomida nos últimos doisanos,porém,fez com que a continuidade da utilização da talidomida voltas-se a ser questionada.

Com relação à estrutura da molécula da talidomida são feitas as seguin-tes afirmações:

I.Apresenta anel aromático;II.Apresenta os grupos funcionais amina e cetona;III.Apresenta carbono assimétrico.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ções) correta(s):

a) apenas I.b) apenas II.c) apenas I e II.d) apenas I e III.e) todas.

>> 25O triiodeto de nitrogênio é um sólido tão instável que explode se for ape-

nas roçado por uma pluma.A equação química que representa essa violen-ta decomposição é:

2 NI3 (s) Y N2 (g) + 3 I2 (s)

Conhecidos os números de elétrons de valência e as energias médias de dis-sociação de ligação, mostrados nas tabelas a seguir, podemos determinar a

geometria da molécula de triiodetode nitrogênio e a variação de entalpiaassociada à sua decomposição.

Tabela 1:

Tabela 2:

Com os dados fornecidos, pode-se afirmar que a geometria da mo-lécula de triiodeto de nitrogênio e avariação de entalpia associada à de-composição de 1 mol dessa substân-cia são,respectivamente:

a) piramidal, = - 154kJ/mol.

b) piramidal, = - 308kJ/mol.

c) trigonal plana, = - 154kJ/mol.

d) trigonal plana, = - 308kJ/mol.

e) piramidal, = + 308kJ/mol.

>> 26“O número de pessoas intoxica-

das pela fumaça de um incêndioquímico causado pelo descarrila-mento de um trem na Ucrânia che-gou a 152 (...) Seis vagões-tanquecontendo fósforo se romperam e pe-garam fogo, lançando fumaça tóxi-ca por 90 quilômetros quadrados nooeste da Ucrânia (...)”

(Adaptado da Folha Online - 19/7/07)

O fósforo apresenta diversas va-riedades alotrópicas. Uma delas, ofósforo branco,é a variedade que es-tava sendo transportada pelo tremque descarrilou na Ucrânia.Extrema-mente reativo,o fósforo branco deveser armazenado imerso em água,pois pega fogo espontaneamentequando exposto ao ar. Nessa com-bustão é formada uma densa fuma-ça branca constituída de óxidos defósforo,por exemplo,o P4O10:

Reação I:P4 (s) + 5 O2 (g) Y P4O10 (s)

O P4O10 é um dímero do P2O5.Reage vigorosamente com água,produzindo um ácido cujos vaporessão irritantes para os olhos,o nariz,agarganta e os pulmões.Por isso,nãose deve usar água para apagar incên-dios causados por fósforo branco.

ELEMENTO N

5

I

7Número de elétrons de valência

LIGAÇÃO N N

932

I – I

139

N – I

173,5Energia mé-dia de disso-ciação de ligação(kJ/mol)

–––

MASSA MOLAR (g/mol)

ETANOL 46

226

0,80

0,85HEXADECANO

DENSIDADE (g/mL)

O

HO

N

O

O

N

H+ (aq) + OH- (aq) H2O (l) H < O

H

H

H

H

H

+ +

ef DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007 simulado ESPECIAL 11

Reação II:P4O10 (s) + 6 H2O (l) Y 4 H3PO4 (aq)

Indique a alternativa que apresenta a afirmação incorreta:

a) I e II são reações de óxido-redução.b) Em I, o fósforo sofre oxidação.c) P4O10 é um óxido ácido.d) H3PO4 é o ácido fosfórico.e) O número de oxidação do fósforo no H3PO4 é +5.

>> 27A água oxigenada é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio,um

agente bactericida.A equação que representa a decomposição da água oxi-genada é:

2 H2O2 (aq) Y 2 H2O (g) + O2 (g)

O gráfico a seguir se refere à variação da massa de água oxigenada emfunção do tempo dessa reação:

De acordo com o gráfico,podemos concluir que as velocidades médias deconsumo de H2O2 (aq) e de formação de O2 (g),no intervalo de 2 a 4 minu-tos,são,respectivamente:

a) 40 g/min e 20 g/min.b) 20 g/min e 10 g/min.c) 20 g/min e 9,4 g/min.d) 40 g/min e 18,8 g/mine) 20 g/min e 20 g/min

>> 28Os metais têm diferentes aplicações industriais, por exemplo, a fabrica-

ção de lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Dependendo do tipo delâmpada,porém,é utilizado um metal diferente,de acordo com o papel quedesempenham na produção da luz.Nas lâmpadas incandescentes,um fila-mento metálico constituído por metros de metal enrolado é percorrido poruma corrente elétrica,o que causa seu aquecimento a temperaturas eleva-das,fazendo com que passe a emitir luz.Para que a lâmpada tenha uma boadurabilidade,o metal utilizado deve permanecer como sólido em tempera-turas maiores que a dos demais metais.Já no interior dos tubos de vidro daslâmpadas fluorescentes há uma quantidade significativa do vapor de umelemento metálico, cujos átomos colidem com elétrons quando se aplicauma corrente elétrica na lâmpada.Os átomos,ao receberem energia cinéti-ca dos elétrons, atingem um dos estados excitados. Logo a seguir, porém,perdem energia na forma de luz e retornam ao estado fundamental.Comogrande parte dessa energia está situada na faixa do ultravioleta,que é invi-sível ao olho humano, as paredes de vidro da lâmpada são recobertas comum material fluorescente capaz de absorver a luz ultravioleta e de emitir luzvisível.Nas lâmpadas fluorescentes,portanto,é utilizado um metal que é lí-quido em condições ambientes normais, mas que também se vaporiza deforma apreciável.

Com base nas informações do texto e da tabela a seguir, indique a alter-nativa que apresenta os metais utilizados nas lâmpadas incandescentes efluorescentes,respectivamente.

a) cobre e ferro.b) tungstênio e mercúrio.c) tungstênio e gálio.d) cobre e mercúrio.e) cobre e gálio.

>> 29Considere as afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir,subme-

tidos à mesma pressão:

I.A pressão de vapor de uma solução aquosa de sacarose 0,1 mol/L é me-nor do que a pressão de vapor de uma solução aquosa 0,1 mol/L de cloretode potássio.

II. A pressão de vapor das substâncias puras, nos respectivos pontos deebulição,tem o mesmo valor.

III. A temperatura de ebulição do propano é menor do que a temperatu-ra de ebulição do butano.

IV.Quanto maior for o volume de um líquido,maior será sua temperatu-ra de ebulição.

V.A solubilidade do ácido acético (etanóico) em água é maior do que a so-lubilidade da acetona (propanona) em água.

Estão corretas:a) Todas.b) I, II, III e IV, apenas.c) II, III, IV e V, apenas.d) I, IV e V, apenas.e) II, III e V, apenas.

>> 30Imagine-se num ponto do espaço de tal modo que possa ver a Terra em

sua órbita em torno do Sol no sentido anti-horário. E que você possa ver opólo Norte e o pólo Sul não.Você vai perceber que o movimento de rotaçãoda Terra em torno de seu próprio eixo também será anti-horário.

Agora imagine que um estudante muito inteligente,situado num pontoda superfície da Terra, ao longo do Equador, veja uma estrela passar exata-mente pela vertical de seu prédio à meia- noite. No dia seguinte, ele verá amesma estrela passar pelo mesmo ponto do céu (pela vertical do seu pré-dio) aproximadamente:

a) Quatro minutos mais tarde;b) Quatro minutos mais cedo;c) Oito minutos mais tarde;d) Oito minutos mais cedo;e) No mesmo horário do dia anterior.

DICA:

Imagine o que acontece em um quarto de ano e considere que a luz da estrela sempre vem na mesma

direção em relação às estrelas fixas,devido à enorme distância que a estrela observada está de nós.

>> 31Se a gravitação for realmente causada pelas ondas e partículas que preen-

chem o espaço, como afirma a Teoria do Efeito Ilha na Gravitação, defendi-da pelo professor Carlos José Borge,e que também é a teoria de Lesoge (1747),então o seu corpo,neste exato instante,está sendo atravessado e empurra-do por essas ondas e partículas que vêm em todas as direções.

Os componentes horizontais das forças praticamente se anulam,mas navertical o efeito é diferente:temos uma maior intensidade de ondas descen-

do do que subindo (aí onde você es-tá), pois parte das que estão subin-do (saindo do chão),e atravessandoa Terra,é absorvida.

Então o seu corpo está sendo em-purrado mais para baixo do que pa-ra cima e essa diferença é de aproxi-madamente 9,8 m/s2, valor conhe-cido como aceleração da gravidade.

Considere ondas atravessandouma região do espaço com velocida-de 30 m/s.Se a freqüência de vibra-ção da onda for 10 Hz, teremos on-das com comprimento de ondaequivalente ao comprimento de on-da de: (considere as ondas abaixopropagando-se no ar)

a) Ultra-som;b) Infra-som;c) Ondas sonoras de freqüên-

cia 10.000 Hz;d) Ondas de rádio FM;e) Ondas de rádio AM.

>> 32Silvinho, um aluno da faculdade

de química, e seu colega Paulinho,que cursa matemática, assistem aum show de animais no circo. Numcerto momento, observam um cho-que entre um elefante e um cachor-ro. Conforme notaram, o elefantepraticamente nem sentiu o encontroe continuou seu movimento ante-rior, enquanto o cachorro foi “joga-do”para trás e saiu em sentido inver-so ao que estava antes do choque.Osamigos,então,discutiam o fato.

Silvinho afirmava que o elefante,mais forte e mais pesado, aplicouuma força no cachorro muito maiordo que a força do cachorro no ele-fante.Já Paulinho afirmava que a di-ferença entre os efeitos observadosse devia ao fato de a velocidade docachorro ser muito maior do que ado elefante, e por isso o cachorrosentiria mais o choque.

a) Ambos estão errados, poisas forças aplicadas por um e poroutro são iguais, porém os efei-tos serão diferentes;

b) Silvinho está correto, en-quanto Paulinho está erradoem suas explicações;

c) Paulinho está correto, en-quanto Silvinho é que está erra-do em suas explicações;

d) Na verdade, ambos estãocorretos e suas explicações secomplementam;

e) Ambos estão errados, mas aexplicação do fato observado nãotem uma lógica ou razão física.

>> 33Um motorista viaja com seu auto-

móvel entre as cidades de São Paulo

mas

sa d

e H

2O2/

g

tempo / min

40

60

80

100

120

140

160

180

200

220

-1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

MASSA ATÔMICA

Ferro 56

63,5

1535

1083Cobre

70 30Gálio

184 3422Tungstênio

200,5 -39Mercúrio

PONTO DE FUSÃO (0C)

2750

2595

2204

5555

357

PONTO DE EBULIÇÃO (0C)ELEMENTO

+ +

efESPECIAL 12 simulado DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

e Ribeirão Preto,distantes 300 km en-tre si. Sai às 14h e demora uma horaaté Campinas,ficando algum tempoparado nessa cidade. Depois retomaa viagem e demora mais três horasaté seu destino final (Ribeirão Preto).

Seu filho, estudante de física, co-nhecendo exclusivamente os fatos re-latados acima,pretende calcular a ve-locidade média do automóvel.Então:

a) Ele encontra o valor de 100km/h;

b) Ele encontra o valor de 75km/h;

c) Ele encontra um valor aci-ma de 80 km/h;

d) Ele calcula e encontra umvalor diferente dos citados acima;

e) Ele não consegue calcularsem saber o tempo que seu paificou parado em Campinas.

>> 34Imagine um campo magnético

com o vetor perpendicular ao planoda folha de questões,com sentido dedentro para fora (da folha para o lei-tor). Um elétron é lançado tambémperpendicular a essa folha,porém nosentido oposto ao do vetor campomagnético. Desprezando os efeitosgravitacionais e de resistências, ire-mos observar: (considere atuandoapenas o campo magnético)

a) O elétron tem sua velocida-de diminuída até parar, depoispermanece assim;

b) O elétron tem sua velocida-de diminuída até parar, depoisretorna, sempre com uma ace-leração constante;

c) A velocidade do elétron nãose altera em módulo nem na di-reção;

d) O elétron tem sua velocida-de aumentada;

e) O elétron muda a direçãode sua trajetória.

>> 35Durante a respiração,se oxigênio

for inalado (ou inserido no pulmão)com pressão superior a 1,2 atm, irácausar um efeito de toxidade no or-ganismo.

Um mergulhador, conforme vaidescendo,está sujeito a pressões ca-da vez maiores.O ar que respira é in-jetado com uma pressão que sempreequilibra com a pressão externa aoseu corpo. Esse valor é controladopor uma válvula reguladora,presen-te nos equipamentos de mergulhocom cilindro.

Considere que a mistura dentrodo cilindro de mergulho tenha 20%de oxigênio e 80% de nitrogênio eoutros gases. Lembre-se tambémque aproximadamente a cada 10 m

que se afunda na água a pressão au-menta 1 atm.Assim,qual seria a pro-fundidade máxima que poderíamosdescer com cilindro de mergulho,sem sofrer os danos decorrentes des-sa toxidade?

a) 10 m;b) 20 m;c) 30 m;d) 40 m;e) 50 m.

>> 36Marcela Biduga,namorada de um

famoso professor, comprou um fer-ro elétrico de passar roupas e viu asseguintes especificações: 2200 W -220 V. Ao chegar em casa, verificouque a tensão em sua residência era110 V. Não querendo trocar o apare-lho, pediu ajuda ao namorado, quepassou instruções corretas de comoproceder, embora considerasse quea melhor solução seria trocar o ferropor um que apresentasse as especi-ficações corretas.Uma possível solu-ção alternativa seria:

a) Ligar assim mesmo, pois oaparelho funcionaria normal-mente com tensões menores;

b) Ligar na tomada 110 V, emsérie com outro resistor demesma resistência elétrica queo ferro elétrico;

c) Ligar na tomada 110 V, emparalelo com outro resistor demesma resistência elétrica queo ferro elétrico;

d) Cortar um pedaço do resis-tor do ferro elétrico, que provo-ca seu aquecimento, desde queos fios, ligações e o próprio re-sistor cortado suportem os no-vos valores de corrente elétrica;

e) Aumentar o comprimentodo fio entre a tomada e o ferro.

>> 37Imagine que o ser humano supor-

te uma aceleração ou desaceleraçãomáxima equivalente a 3 g, isto é,aproximadamente 30 m/s2.

Num porta-aviões, um jato deveaterrissar numa pista pequena,e pa-ra “segurar”o avião,ele é “agarrado”por um gancho preso a um tipo deelástico, que é responsável por essepouso. Supondo que, ao ser “pego”pelo gancho, um avião tenha umavelocidade de 216 km/h, qual deveser a distância mínima percorrida pe-lo jato,até parar,de modo a não cau-sar danos ao piloto?

a) 30 m;b) 45 m;c) 50 m;d) 60 m;e) 40 m.

>> 38Sir James Watt (1736-1819) inven-

tou o motor a vapor. Posteriormen-te,outros motores foram produzidose aperfeiçoados.Com a aplicação demotores em larga escala, tornou-senecessário utilizar uma referência eficou estabelecida como sendo a po-tência desenvolvida por um cavaloao levantar um peso de 75 kg, comuma velocidade constante de 1 m/s.Essa unidade foi chamada de cavalo-vapor (CV).

Assim,pode-se determinar quan-tos cavalos um motor pode substituir.

Considerando neste caso o valorda aceleração da gravidade como g= 9,8 m/s2, qual das alternativasabaixo corresponde a 1 CV (um cava-lo-vapor)?

a) 75 W;b) 735 W;c) 7350 W;d) 1 W;e) Não há equivalência, pois

cavalo-vapor e watt são unida-des de grandezas físicas dife-rentes.

>> 39Num farol de automóvel,dois es-

pelhos côncavos são utilizados paraproduzir um feixe de luz paralelo, apartir de uma lâmpada (fonte de luz)praticamente puntiforme.

O espelho principal tem 20 cm deraio e o espelho auxiliar tem 2 cm deraio.Para produzir raios emergentesdo conjunto óptico, paralelos, é pre-ciso dispor os espelhos frente a fren-te, coaxialmente, e separados entresi por uma distância de:

a) 22 cm;b) 18 cm;c) 21 cm;d) 12 cm;e) 11 cm.

>> 40Num laboratório,o grande profes-

sor Moisés ensinava termologia aseus alunos,realizando experiências,demonstrando situações do dia-a-dia, fazendo observações e comen-tários.No final,propôs algumas fra-ses a seus alunos, advertindo queuma delas não estava correta. Indi-que a alternativa que corresponde auma situação incorreta:

a) Fornecendo-se calor a umgás, ele aumenta obrigatoria-mente sua temperatura;

b) A água ferve a 100ºC emSantos, ao nível do mar. Confor-me subimos a serra, a água fer-ve em temperaturas menores epode até mesmo entrar em ebu-lição a 10ºC, se tivermos uma

pressão adequada;c) Ao se fornecer calor a um

corpo sólido, ele pode não tersua temperatura aumentada;

d) Quando colocamos umaroupa molhada no varal e estáventando, a roupa seca mais ra-pidamente, porque, com o ven-to, o vapor d’água não chega asaturar-se nas proximidades;

e) A temperatura de 40ºCcorresponde ao valor de 104graus na escala Fahrenheit.

>> 41O trecho a seguir foi extraído da

obra de Plutarco,historiador e biógra-fo que viveu entre os séculos 1º e 2º.

“Não houve a abolição das dívi-das, mas os juros foram reduzidos eos pobres,aliviados,deram-se por sa-tisfeitos. Deram o nome de‘seisachteia’a esta decisão plena dehumanidade e a operação concomi-tante do aumento de peso e das me-didas e da desvalorização monetária.Sólon,com efeito,fixou o valor da mi-na em cem dracmas, que até entãoera somente 73.Desta maneira,os de-vedores que saldavam as dívidas en-tregavam numericamente a mesmaquantia, mas, na realidade, davammenos;ganhavam assim o bastante,sem lesar em nada seus credores.”Androtin, fragmento 34, citado por Plutarco,

Sólon,15,2.

O texto se refere:

a) Aos problemas que surgi-ram em Atenas relacionados aodesenvolvimento do comércioe ao empobrecimento dos cam-poneses;

b) A campanha realizada pe-los senadores da República vi-sando mobilizar soldados ro-manos contra Cartago;

c) As disputas militares quecaracterizaram o primeiro e osegundo Triunviratos;

d) A luta pelo poder entre oschefes militares, que resultou noenfraquecimento do Império;

e) Os problemas sociais de-correntes da expansão romana,da formação dos latifúndios edo crescimento da escravidão.

>> 42Leia os dois trechos abaixo.Um tra-

ta das regras da Ordem de São Bentoe o seguinte,da Reforma Religiosa.

“A ociosidade é inimiga da alma.Por isso os irmãos devem estar a de-terminadas horas no trabalho ma-nual e de novo a horas fixas na leitu-ra sagrada. Para isso pensamos queas horas para cada ocupação poderão

ser determinadas como se segue...Aos irmãos doentes ou fracos se-

rá conferida uma tarefa ou ofício detal natureza que os mantenha longeda ociosidade e ao mesmo temponão os sobrecarregue... com traba-lho excessivo. A sua fraqueza deveser tomada em consideração peloabade.”São Bento, Regula Commentada, cap 48, em

PEDRERO-SÁNCHEZ,Maria Guardalupe:Histó-

ria da Idade Média:textos e testemunhas,S.P.,

Ed.UNESP,2000.

“Lutero e Calvino deslocaram anoção de salvação,‘fazendo com quesaísse do isolamento dos conventose a introduziram na vida cotidiana...Abandonaram a velha concepçãomedieval,expressa entre outros porSt.Tomas de Aquino,que considera-va a contemplação como a atividadeadequada para elevar-se ao reino deDeus... Calvino condenou todos osque se negavam a trabalhar e criti-cou qualquer forma de ociosidade.”DELUMEAU, Jean: La Reforma, Barcelona, Edi-

torial Labor,1967.

Baseado na leitura dos dois tre-chos escolha a afirmação verdadeira:

a) Há uma ruptura entre a vi-são dos reformadores e a dosbeneditinos sobre a ociosidade.

b) A concepção de St. Tomassobre a contemplação baseia-senos princípios da primeira or-dem monástica criada na Igrejano século 5º.

c) A valorização do trabalho,defendida pelos reformadores,não era estranha à tradição daIgreja.

d) De acordo com o ponto devista de St. Tomas, a condiçãodo servo medieval favorecia suaelevação ao reino de Deus.

e) O ponto de vista dos refor-madores sobre a ociosidadecontribuiu para legitimar amentalidade e os valores aristo-cráticos da sociedade medieval.

Martinho Lutero

Divulgação

+ +

efESPECIAL 14 simulado DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

>> 43Na obra “Gramática das Civiliza-

ções”,Braudel afirma:

“Até a descoberta da América,o Is-lã domina o Velho Mundo,determi-na,de fato,o que é então sua história‘mundial’.Só ele...põe em contato asgrandes áreas culturais em que se di-vide o Velho Mundo: o ExtremoOriente, a Europa e a África Negra.Nada acontece sem que o Islã consin-ta,ou pelo menos sem que ele fecheos olhos.O Islã é o intermediário”.

BRAUDEL,Fernad:Gramática das Civilizações,

São Paulo,Martins Fontes,2004.

Assinale,entre as opções a seguir,aquela que justifica o ponto de vis-ta de Braudel.

a) O Islã foi responsável pelaintrodução da peste bubônicana Europa no século 14.

b) A filosofia grega tornou-seconhecida no Velho Mundo ex-tra-europeu graças ao Islã, quedivulgou os originais gregospreservados na Europa.

c) A expansão do Islamismo ea formação do império na AltaIdade Média intensificaram asrelações comerciais entre oOcidente europeu e o extremoOriente e a África.

d) O Islã conectou civiliza-ções distintas com as quais con-tribuiu, em campos como a ma-temática, e divulgou invençõesda China (papel, pólvora) e daÍndia (algarismos hindus).

e) A expansão islâmica em-preendeu uma obra inédita deuniformização cultural e reli-giosa nos territórios que con-quistou.

>> 44O surgimento das monarquias

nacionais foi acompanhado de ino-vações no pensamento político,en-tre as quais se destacam as contri-buições de Maquiavel.Segundo ele:

“O príncipe deve parecer clemen-te,leal,humano,íntegro,religioso edeve sê lo.Mas deve estar com o es-pírito pronto para que, precisandonão ter essas qualidades, possa esaiba assumir o contrário. É precisoentender que um príncipe,sobretu-do um príncipe novo, não pode ob-servar todas as coisas pelas quaisum homem é considerado bom,ne-cessitando muitas vezes agir contraa lealdade,a caridade,a humanida-de,a religião,para manter o Estado.É indispensável que tenha um âni-mo disposto a mudar,conforme co-mandarem os ventos da sorte e as

variações das coisas. Como disse antes, não se desviar do bem, se possível,mas saber sempre como usar o mal,se necessitar”.MAQUIAVEL,Nicolau (1469/1527):O Príncipe,São Paulo,Martins Fontes,1998.

No início da Era Moderna,este ponto de vista consistiu numa novidade pois:

a) Diferentemente do período medieval, os valores morais deinspiração cristã deixam de ser a referência para a ação dos mo-narcas.

b) Defende a centralização da autoridade no príncipe, ao contrá-rio dos teóricos partidários da origem divina do poder real.

c)Aconselha o soberano a ser flexível e a dividir o poder para aco-modar os variados interesses existentes no reino.

d) Argumenta que deve haver uma identidade entre o que o prín-cipe parece ser e o que ele é.

e) Defende que o príncipe não deve fazer uma opção religiosa.

>> 45A tela acima foi apresentada por David no ano da tomada da Bastilha.O

tema é um evento da Roma antiga. Brutus, cônsul da República, recebe nasua casa os corpos dos filhos que ele, como representante do Estado, haviacondenado à morte por participarem numa conspiração anti-republicana.

Escolha a afirmação que relaciona adequadamente o tema da tela ao mo-mento histórico da França.

a) A obra de David é uma antecipação dos atos de violência e trai-ções que atingiram a França nos anos seguintes.

b) A tela é uma crítica ao Antigo Regime pelos privilégios que con-feria à origem e aos laços de família na vida social e política da nação.

c) A tela, ao colocar em evidência o sofrimento do cônsul e da fa-mília, representa uma crítica à impessoalidade da lei que vigora-va no Antigo Regime.

d) A tela pretendia intimidar os revolucionários que conspiravamcontra o regime absolutista.

e) A tela era uma referência indireta ao sofrimento da nação pe-los heróis franceses que morreram na guerra de independênciados EUA.

>> 46Leia trecho da reportagem a seguir:

“A Venezuela planeja distribuir neste ano,a escolas públicas de São Pau-lo e outros quatro Estados brasileiros,uma coletânea com cem textos escri-tos por Simon Bolívar entre 1805 e 1830.O Distrito Federal também recebe-rá os livros,cuja primeira tiragem é patrocinada pela construtora Odebrecht.As idéias de Bolívar, herói da independência da América hispânica, servemde inspiração para o atual presidente venezuelano,Hugo Chávez,que se es-força para ser reconhecido como líder da América do Sul...”Folha,Mundo, 19 de outubro de 2007.

A referência freqüente de HugoChávez a Simon Bolívar está relacio-nada,entre outros aspectos:

a) Ao projeto bolivariano deuma solução negociada para oprocesso de independência dascolônias da Espanha na Améri-ca no século 19.

b) À intenção de Bolívar deexportar a luta pela indepen-dência para a África e a Ásia.

c) À crítica de Bolívar à inter-venção do Estado, ao colonialis-mo e à defesa intransigente dolivre mercado.

d) Ao projeto de Bolívar deunificação das ex-colônias ecriação de uma grande naçãoque se traduz hoje no projeto deintegração latino-americana.

e) Ao papel desempenhadopor Bolívar durante as guerrasde independência como pre-cursor na divulgação dos ideaissocialistas na América.

>> 47Tratando da sociedade no Brasil

colonial, o historiador Sérgio Buar-que de Holanda argumenta:

“O quadro familiar torna-se,assim,tão poderoso e exigente que sua som-bra persegue os indivíduos mesmo fo-ra do recinto doméstico. A entidadeprivada precede sempre,neles,a enti-dade pública.A nostalgia desta orga-nização compacta,única e intransferí-vel,onde prevalecem necessariamen-te as preferências fundadas em laçosafetivos,não podia deixar de marcarnossa sociedade,nossa vida pública,todas as nossas atividades.Represen-tando...o único setor onde o princípiode autoridade é indisputado,a famíliacolonial fornecia a idéia mais normaldo poder,da respeitabilidade,da obe-diência e da coesão entre os homens.O resultado era predominarem, emtoda a vida social, sentimentos pró-prios à comunidade doméstica,natu-ralmente particularista e antipolítica,uma invasão do público pelo privado,do Estado pela família”.(HOLANDA,Sérgio Buarque de: Raízes do Bra-

sil,26ª ed.São Paulo,Cia.das Letras,1995

O fenômeno ao qual o autor se re-fere relacionava-se:

a) Ao poder irrestrito que aadministração colonial conce-dia aos grandes proprietários ehomens ricos da colônia.

b) À tradição lusitana, que so-brepunha os interesses da co-roa aos interesses particulares.

c) À influência dos “abominá-veis princípios franceses”.

d) À miscigenação, que trans-

feriu para o plano da vida sociale política a ausência de limitesnítidos entre as principais et-nias formadoras.

e) Ao regime escravista, poiso senhor tendia a transpor paraas relações familiares, sociais epolíticas o poder ilimitado queexercia sobre os escravos nosseus domínios.

>> 48Leia a seguir um dos artigos pro-

postos por José Bonifácio (1763/1838)em uma representação encaminha-da à Assembléia Constituinte reuni-da no Rio de Janeiro em 1823.

“ARTIGO 10º.Todos os homens de cor foros,que

não tiverem ofício,ou modo certo devida, receberão do Estado uma pe-quena sesmaria de terra para culti-varem, e receberão outrossim deleos socorros necessários para se esta-belecerem, cujo valor irão pagandocom o andar do tempo.”SILVA,José Bonifácio de Andrada e:Projetos pa-

ra o Brasil,organização Miriam Dolhnikoff,São

Paulo,Cia.Das Letras,1998.

Propostas desta natureza esta-vam condenadas a enfrentar pode-rosa resistência na Constituinte pois:

a) Os grandes proprietáriosde terra e escravos, que predo-minavam na Assembléia, de-fendiam a autonomia política,mas eram contrários às refor-mas sociais.

b) Não havia lotes de terra su-ficientes para distribuir aos“homens de cor foros”.

c) Esta medida iria prejudi-car a oferta de mão-de-obra pa-ra a lavoura das grandes pro-priedades.

d) O imperador e os oficiaisportugueses que comandavamas tropas não concordavamcom a proposta.

e) Ela dependia de financia-mento inglês, que foi negado.

>> 49O texto a seguir é um dos compo-

nentes literários do movimento mo-dernista brasileiro.

“Só a Antropofagia nos une. So-cialmente.Economicamente.Filoso-ficamente.

Única lei do mundo.Expressão mas-carada de todos os individualismos,detodos os coletivismos.De todas as reli-giões.De todos os tratados de paz.

Tupi or nottupi thatis the question....

Contra todos os importadores deconsciência enlatada. A existência

“Litores entregam a Brutus os corpos dos seus filhos”, Jacques Louis David, Paris, 1789, Museu do Louvre, Paris

Divulgação

+ +

ef DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007 simulado ESPECIAL 17

palpável da vida...Nunca fomos catequizados. Vi-

vemos através de um direito so-nâmbulo.Fizemos Cristo nascer naBahia. Ou em Belém do Pará.

...Em PiratiningaAno 374 da Deglutição do Bispo

Sardinha.”(ANDRADE, Oswald de: Manifesto Antropo-

fágico, Revista de Antropofagia, Ano 1, Nº 1,

maio de 1928.)

Escolha a afirmação que relacio-na adequadamente idéias do mo-dernismo e orientações do primei-ro governo Vargas (1930/1945).

a) Assim como o modernis-mo, o primeiro governo Var-gas mostrou-se um defensorintransigente do nacionalis-mo, hostil a qualquer tipo deinfluência estrangeira.

b) A atitude anticlerical foicomum ao modernismo e aogoverno Vargas.

c) A influência do nazi-fas-cismo foi decisiva tanto nomodernismo quanto no ideá-rio de Vargas.

d) Aplicada à economia, aantropofagia do primeiro go-verno Vargas consistiu em as-similar os investimentos es-trangeiros de forma específi-ca e benéfica à modernizaçãoeconômica nacional.

e) Os modernistas e o gover-no Vargas defendiam a elimi-nação da cultura de inspira-ção rural e a economia de ba-se agrária.

>> 50Leia o trecho a seguir.

“Os clubes Militar, Naval e daAeronáutica recorreram nesta se-mana à Justiça Federal para tentara anulação da portaria do Ministé-rio da Justiça, publicada em 13 dejulho, que promoveu ao posto decoronel o ex-capitão do ExércitoCarlos Lamarca, guerrilheiro mor-to em 1971, no regime militar (...)Na ação, os dirigentes dos clubesmilitares alegam que a portaria as-sinada pelo ministro da Justiça,Tarso Genro, fere a legislação. La-marca desertou do Exército em1969 para ingressar na luta arma-da, militando nas organizaçõesclandestinas VPR (Vanguarda Po-pular Revolucionária), Var-Palma-res e MR-8 (Movimento Revolucio-nário 8 de Outubro).”Folha, Brasil, 15 de setembro de 2007

O início da “luta armada”citadano texto relaciona-se:

a) Ao imobilismo do governo militar em relação à reformaagrária.

b) À luta pelo poder no interior do Exército brasileiro entre aala da “Sorbone” (oficiais intelectualizados do Exército) e a “li-nha dura” (adeptos da radicalização da ditadura).

c) À participação de oficiais do Exército brasileiro na desco-lonização da África e da Ásia.

d) À adesão do Brasil ao bloqueio econômico imposto pelosEUA a Cuba.

e) À reação de setores de oposição à intensificação da repres-são política, especialmente após o AI-5.

>> 51A foto a seguir ilustra uma das etapas da luta pela redemocratização

do Brasil. Esta campanha teve como desfecho:

a) A aprovação das eleições diretas para presidente e a eleiçãode Tancredo Neves em 1985.

b) A derrota da emenda Dante de Oliveira e a eleição, pelo Co-légio Eleitoral, de José Sarney para um mandato de cinco anos.

c) A derrota da emenda constitucional e a eleição, em 1985,por via indireta, de Tancredo Neves.

d) Uma grande repressão e um grande número de prisões.e) A lei de reformulação partidária e o estabelecimento do plu-

ripartidarismo.

Texto para as questões de 52 a 54.

America has a big problem with illegal immigration, but a big part ofit stems from the word “illegal”. It pollutes the debate. It blocks solutions.Used dispassionately and technically,there is nothing wrong with it.Usedas an irreducible modifier for a large and largely decent group of people,it is badly damaging. And as a code word for racial and ethnic hatred, itis detestable.

“Illegal”is accurate insofar as it describes a person’s immigration sta-tus. About 60 percent of the people it applies to entered the country un-lawfully. The rest are those who entered legally but did not leave whenthey were supposed to.The statutory penalties associated with their mis-deeds are not insignificant, but neither are they criminal.

Since the word modifies not the crime but the whole person, it goestoo far. It spreads, like a stain that cannot wash out.

Many people object to the alternate word “undocumented”as a poli-tically correct euphemism. But at least “undocumented” —and an evenbetter word,“unauthorized”— contain the possibility of reparation andatonement, and allow for a sensible reaction proportional to the offen-se.The paralysis in Congress and the country over fixing our immigrationlaws stems from our inability to get our heads around the wrenchingchange involved in making an illegal person legal. Think of doing that

with a crime, like cocaine dealingor arson. Unthinkable!

So people who want to enactsensible immigration policies tohelp everybody face the inevitableincredulity and outrage. How dareyou! They’re illegal.Condensed from an article by LAWRENCE

DOWNES, “New York Times”, October 28,

2007.

>> 52According to Lawrence Downes,

a) The biggest problem ofimmigration is the use of theword “illegal”.

b) Illegal immigration istechnically a semantic pro-blem rather than a social one.

c) It is badly damaging toconsider immigrants a decentgroup of people.

d) The word “illegal” is not agood choice when applied tomany unlawful immigrants.

e) Illegal immigrationbrings pollution and blockssolutions.

>> 53The passage tells us that

a) A large percentage of im-migrants become illegal dueto their criminal drive.

b) 60 percent of the Ameri-can citizens live by the rules.

c) About 40 percent of im-migrants enter America ille-gally.

d) Fewer immigrants leavethe country when they are re-quested to.

e) The majority of immi-grants enter the country brea-king the American immigra-tion law.

>> 54“The statutory penalties asso-

ciated with their misdeeds are notinsignificant, but neither are theycriminal.”

The underlined fragment couldbe rephrased as:

a) However they are crimi-nal.

b) But they are not criminaleither.

c) Still they are criminal too.d) Yet they are also criminal.e) Though so are they crimi-

nal.

Texto para as questões de 55 a 57.

Saving SunshineBank on it: thermal plants hold

solar power for rainy days

Schemes to make solar a large-scale energy source have focusedon developing a battery that cankeep power coming at night orwhen skies are overcast.But batte-ries are expensive.Now some com-panies are touting solar thermaldevices, which store energy assteam in a pressurized vessel, as aless costly alternative.Ausra,a ma-ker of solar thermal plants,has de-veloped a technology that usesmirrors to focus light onto tubesfilled with water,producing steamto drive a turbine.The liquid stora-ge typically retains 95 percent ofthe solar energy, in contrast to 65percent for an electric battery,saysJohn O’Donnell,executive vice pre-sident. The plant, he says, can pro-duce electricity as cheaply as coal,oil or gas plants. Solar thermalplants are now catching on in theUnited States,Germany and Spain.

By Patrick Falby, in “Newsweek”, October

22, 2007.

>> 55The passage tells us that a

a) Recently developed ther-mal plant holds solar powerfor rainy days.

b) New technology will soonbe developed to producecheap electricity from solarenergy.

c) New species of vegetableis capable of retaining 95% ofthe solar energy.

d) New solar thermal devicedeveloped by Ausra will soonreplace conventional batteries.

e) Brand new kind of batteryhas been produced based onthe sun’s rays.

>> 56“Now some companies are tou-

ting solar devices as a less costly al-ternative.”

The underlined terms mean,res-pectively:

a) looking forward to - cheapb) experimenting - cheapestc) boosting - more cheapd) praising - cheaper e) talking about - cheaper

>> 57The passage does not tell us that

a) Solar thermal plants arebecoming popular in Ger-many and in Spain.

b) Some banks are providingfinance for the solar thermalplants.

c) There is a large percental

Manifestação das Diretas Já na praça da Sé, em São Paulo

Fernando Santos - 25.jan.1984/Folha Imagem

+ +

efESPECIAL 18 simulado DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

difference between a solar ther-mal plant and an electric bat-tery in terms of liquid storage.

d) It is less expensive to storeenergy as steam in pressurizedvessels.

e) A technology recently de-veloped can produce electricityat the same cost of coal, oil orgas plants.

>> 58Um número natural de 1 a 10 foi

mostrado para três pessoas. Cadapessoa fez a seguinte afirmação so-bre o número:

Pessoa I:é primo.Pessoa II:é múltiplo de 5.Pessoa III:é ímpar.Sabendo-se que duas pessoas di-

zem a verdade e uma mente,o totalde possibilidades diferentes para es-se número é igual a:

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

>> 59Dois números diferentes de zero

são tais que sua diferença,sua somae seu produto são,respectivamente,proporcionais à 1:7:24.O quociente domenor pelo maior desses números é:

a) 0,56b) 0,60c) 0,68d) 0,75e) 0,82

>> 60A figura (fora de escala) indica um

retângulo com dois vértices na pará-bola definida por y=-x2+4x+5, e umde seus lados cruzando o eixo y nomesmo ponto onde a parábola cru-za esse eixo.

A área do retângulo indicado,emunidades de área,é igual a

a) 25b) 26c) 29d) 30e) 31

>> 61Sendo y=(x-p)2 + (x-q)2,com p e q

constantes reais, o valor de x para oqual y assume o menor valor possí-vel é igual a:

a) (p + q)/2b) p + qc)d) e)

>> 62Dada a sequência ,

o menor valor de n para o qual o pro-duto dos n primeiros termos dessaseqüência exceda 100.000 é

a) 7b) 8c) 9d) 10e) 11

>> 63Dado um paralelogramo ABCD,

chamamos de E o ponto médio dadiagonal BD. O segmento EF , com Fsendo um ponto em DA, é tal queDA=3.DF. Nas condições dadas, a ra-zão entre a área do triângulo DFE e aárea do quadrilátero ABEF é igual a:

a) 1/2b) 1/3c) 1/5d) 1/6e) 1/7

>> 64Na figura,P e Q representam dois

atores localizados em pontos distin-tos da circunferência de um palco se-micircular de diâmetro AB= 20 m ecentro C.Os pontos P’e Q’represen-tam a sombra de P e Q sobre ABquando os atores estão sendo ilumi-nados frontalmente por um feixe deraios paralelos.

Nas condições dadas, a distânciaentre as sombras dos atores,em me-tros,é igual a:

a)b) c) d) e)

>> 65Sabendo-se que o ponto de in-

tersecção das retas concorrentes

x-2y+m=0 e x-my+1=0 possui orde-nada positiva (y>0), em relação aointervalo de variação do parâmetroreal m é correto afirmar que:

a) m <-2 b) -2 < m < -1 c) -1 < m < 0d) 0 < m < 1e) 1 < m < 2

>> 66Considere o triângulo ABC,retân-

gulo em A, sendo que as medidasdos segmentos AP, BQ e CR são, res-pectivamente, iguais a terça partedas medidas dos lados AB, BC e ACdesse triângulo.

Se a área do triângulo ABC é iguala 1 m2, a área do triângulo BQP, emm2,é igual a:

a) 1/9b) 2/9c) 1/3d) 3/8e) 4/9

>> 67O mieloma múltiplo é uma doen-

ça que faz com que as células do san-gue “colem”umas nas outras, redu-zindo assim a área da superfície to-tal da célula. Admitindo-se duas cé-lulas do sangue com a forma de cilin-dros circulares retos de diâmetro 6mícrons e espessura 2 mícrons,a por-centagem de diminuição da área dasuperfície total das duas células nor-mais em relação a uma situação emque elas estejam “coladas”,como in-dica a figura,é de:

a) 27%b) 30%c) 33%d) 36%e) 39%

>> 68Uma urna contém 11 bolas nume-

radas com 1,2,3,...,11.Se retirarmos aoacaso e simultaneamente seis bolasdessa urna,a probabilidade de que asoma dos números marcados nasbolas seja ímpar é igual a:

a) 100/231 b) 115/231c) 1/2d) 118/231e) 6/11

>> 69A utilização do álcool como com-

bustível é uma das mais importan-tes conquistas brasileiras em relaçãoà matriz energética do país. O plan-tio de cana no Brasil colonial era as-sociado à produção de açúcar. Hoje,o setor sucroalcoleiro contribui demaneira significativa com o PIB (Pro-duto Interno Bruto) do país,além deter um compromisso de minimizar oimpacto ambiental, ao proibir aqueima do canavial antes da colhei-ta,a partir de 2014 na área de colhei-ta mecanizada.Sobre o assunto,nãopodemos afirmar:

a) O álcool é obtido pela fer-mentação biológica do caldo decana, processo realizado porum fungo.

b) A destilação fracionada se-para o álcool etílico do vinhoto,pois possuem pontos de ebuli-ção diferentes.

c) O etanol tem esse nome porapresentar dois carbonos nacomposição de sua molécula.

d) Nos séculos 16 e 17, o plantiode cana era realizado principal-mente em Estados do Nordeste.

e) Hoje, o plantio de cana noNordeste deixou de ser importan-te, sendo realizado no Sudeste.

>> 70O olho humano pode ser compa-

rado a uma máquina fotográfica: acórnea e o cristalino formam umconjunto de lentes que seria compa-rável à lente objetiva, a retina seriaanáloga ao filme e a pupila equiva-leria ao diafragma.O foco deve inci-dir exatamente sobre o filme e,casoisso não ocorra,a imagem não apre-sentará nitidez.Assinale a alternati-va correta sobre o tema:

a) Os fotorreceptores são cé-lulas diferenciadas e aparecemna córnea.

b) Existem dois tipos de fo-torreceptores: os cones e os bas-tonetes.

c) A miopia pode ser corrigidacom o uso de lentes convergentes.

d) O cristalino tem maior po-

der de convergência do que acórnea.

e) A pupila é contraída por açãodo sistema nervoso simpático.

>> 71Embora o Brasil seja um dos mo-

delos em relação ao combate à epi-demia de Aids, ainda existem moti-vos de preocupação: a transmissãovertical,assim como a horizontal emdeterminadas faixas etárias.O trata-mento com o coquetel de drogasque atuam como inibidoras de enzi-mas prolonga muito a vida do soro-positivo, o que pode dar uma falsaconcepção de que existe a cura parao mal,levando a um menor cuidadona prevenção.Em relação a Aids,nãopodemos dizer que:

a) É uma virose causada porum retrovírus denominadoHIV (vírus da imunodeficiênciahumana).

b) Os vírus atacam as célulasrelacionadas à defesa do organis-mo, em especial os linfócitos T.

c) O teste de detecção pode serrealizado de maneira confiávellogo após a possível transmissãoem procedimento de risco.

d) O organismo humano pro-duz anticorpos anti-HIV, po-rém esses não são eficientes pa-ra conter a virose.

e) A transmissão vertical é fei-ta de mãe para filho no períododa gestação ou da amamentação.

>> 72A introdução de espécies exóticas

(espécies que não existiam no ecos-sistema) é sempre perigosa. Nosanos 80,no Paraná,alguns criadoresdo caramujo africano (Achatina fuli-ca) não foram bem-sucedidos emvender seu produto. A intenção erasubstituir o “escargot”,pois o gigan-te africano possui boa capacidade dereprodução e não é exigente em re-lação à alimentação. Esse animalprovavelmente foi solto naquela re-gião e, atualmente, já é encontradoem todas as regiões do Brasil.Qual éo problema que não pode ser atribuí-do a esse molusco?

a) Devastar hortas e planta-ções de árvores frutíferas, porser um consumidor primárionão exigente.

b) Transmitir uma vermino-se angiostrongilose abdominalcausada por um nematódeo.

c) Eliminar espécies nativasherbívoras pela competição in-traespecífica.

d) Diminuir outras popula-ções de caramujos, na tentativadescuidada de controlar a praga.

y = -x2 + 4x +5

x0

y

Q’ P’CB A

PQ

30°45°

Raios de LuzSituação normalde duas células

A P B

Q

R

C

Mieloma comduas células

p + q2pq

p2 + q2

2

pq

10111,10

211 , 10

311,... ,10

n11

10( 2 + 2)

10( 2 + 1)

5( 3 + 6)5( 2 + 2)

5( 2 + 3)

+ +

efESPECIAL 20 simulado DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

e) Aumentar os casos de den-gue, em virtude da falta de cui-dados com a concha do molus-co morto.

>> 73Os fenômenos fotossíntese e res-

piração são essenciais à sobrevivên-cia dos vegetais em geral. A taxa defotossíntese depende de vários fato-res externos,como a intensidade lu-minosa; o mesmo não ocorre com arespiração, como pode ser visto nográfico abaixo:

Com base na análise do gráfico enos seus conhecimentos é possívelconcluir que:

a) A curva 1 corresponde à ta-xa de respiração e a curva 2, à ta-xa de fotossíntese.

b) Se a planta receber intensi-dade luminosa indicada por b,ela pode crescer.

c) A intensidade luminosa in-dicada por c é chamada de pon-to de compensação luminosa.

d) A temperatura influi nas ta-xas dos dois fenômenos, já quesão promovidos por enzimas.

e) Se a planta estiver receben-do intensidade luminosa b, elanão absorve O2.

>> 74O cladograma abaixo se refere a

algumas das conquistas evolutivasdos grupos de vertebrados.Cada nú-mero indica aquisições presentesnos grupos localizados acima deste.O número 1 indica a aquisição demandíbula.Os números 2,3,4 e 5 po-deriam ser:

a) Coração com 2 átrios e 1ventrículo, âmnion, penas epêlos.

b) Coração com 2 átrios e 1ventrículo, escamas, controlede temperatura e glândulas ma-márias.

c) Transformação de amôniaem uréia, âmnion, coração comquatro cavidades e hemáciasnucleadas.

d) Transformação de amôniaem uréia, alantóide, hemácias nu-cleadas e hemácias anucleadas.

e) Respiração pulmonar, ovoscom casca, hemácias nucleadase diafragma.

>> 75As briófitas apresentam metagê-

nese, ou seja, alternância de gera-ções entre o gametófito e o esporó-fito. Porém, diferente dos demaisgrupos vegetais,a geração gametó-fito é duradoura.

Considere que os genes a e b,assimcomo seus alelos A e B,estejam loca-lizados em cromossomos distintos.

Se um musgo apresentar o genó-tipo AB e for cruzado com outro degenótipo ab,a planta resultante e osesporos produzidos por ela serão:

a) Planta: AB ou ab; esporos:AB e ab.

b) Planta: AB ou ab; esporos:Ab e aB.

c) Planta: AaBb; esporos: AB eab.

d) Planta: AaBb; esporos: Ab eaB.

e) Planta: AaBb; esporos: AB,Ab, aB e ab.

>> 76Ao ingerir bebidas alcoólicas ocor-

rem alterações no estado de cons-ciência e no equilíbrio,além de outrasindisposições. A intoxicação é rever-tida no organismo pelo fígado atra-vés das reações mostradas no diagra-ma abaixo. O acetato (ácido acético)entra na mitocôndria e participa dociclo dos ácidos tricarboxílicos, tam-bém chamado de ciclo de Krebs.

A análise do esquema permite di-zer que:

a) Os genes relacionados àprodução das enzimas que des-troem o etanol devem ser encon-trados apenas nos hepatócitos.

b) A destruição do álcool etí-lico é um exemplo da interaçãogênica em uma via metabólica.

c) O ciclo de Krebs dependeda presença de oxigênio para asua realização.

d) Uma pessoa com mutaçãono gene relacionado à produçãode uma das enzimas não conse-gue reverter a intoxicação.

e) A baixa temperatura da be-bida ingerida pode diminuir aação das enzimas citadas.

>> 77Claudio Fonteles, ex-Procurador

Geral da República,entrou com umaAção Direta de Inconstitucionalida-de contra a Lei de Biossegurançaaprovada em 2005. Ele acredita queestariam sendo desrespeitados osdireitos dos embriões que serviriamcomo fonte de células-tronco em-brionárias.

De outro lado, há pesquisadoresque gostariam de poder realizar aclonagem terapêutica,que é proibi-da pela mesma lei.

De acordo com a lei, podem serobtidas células-tronco a partir deembrião produzido pela fertilização‘in vitro’, congelado há mais de trêsanos e com até 14 dias de desenvol-vimento,desde que seja obtida a au-torização dos pais.

A figura abaixo é de um blastocis-to,estágio inicial de desenvolvimen-to embrionário,mas também pode-ria ser de embrião produzido pelaclonagem terapêutica.

As células referidas no texto e apotencialidade de diferenciação des-sas podem ser encontradas em qualalternativa?

a) As células-tronco deverãoser retiradas de 1 e são célulaspluripotentes.

b) As células-tronco deverãoser retiradas de 1 e são célulasmultipotentes.

c) As células-tronco deverãoser retiradas de 1 e são célulastotipotentes.

d) As células-tronco deverãoser retiradas de 2 e são células

multipotentes.e) As células-tronco deverão

ser retiradas de 2 e são célulaspluripotentes.

>> 78Em geral,os vegetais possuem te-

cidos condutores de seiva. O trans-porte de seiva bruta depende,entreoutros fatores, da velocidade detranspiração.Como deve ser o trans-porte de seiva nas plantas?

a) A seiva bruta circula peloxilema de maneira mais rápidaquando os estômatos estãoabertos.

b) A seiva bruta é transporta-da pelo floema mais rapida-mente quando os estômatos es-tão abertos.

c) O transporte de seiva ela-borada é feito pelo floema, teci-do formado por células mortas.

d) O transporte de seiva ela-borada é feito pelo xilema, teci-do formado por células mortas.

e) Se os estômatos estão fe-chados, não ocorre a ascensãode seiva bruta.

>> 79As células dos mamíferos preci-

sam de suprimentos contínuos deoxigênio e nutrientes.Ocorrem con-tribuições dos sistemas digestório,respiratório e circulatório com essafinalidade. Podemos afirmar que,nesse sentido,

a) todos os carboidratos de-vem ser digeridos para que a ab-sorção dos nutrientes seja feitano duodeno.

b) os alimentos podem ser ar-mazenados principalmente naforma de carboidratos polissa-carídeos e lipídeos.

c) o oxigênio só pode ser ar-mazenado nos pulmões de ma-míferos aquáticos, devido aosmergulhos prolongados.

d) a digestão química dos ali-mentos ocorre em todos os ór-gãos do sistema digestório.

e) o transporte de nutrientes edos gases respiratórios se dá nascélulas vermelhas do sangue.

>> 80Entre 1987 e 2004 foi feito um ma-

peamento da plataforma continental,bancado pela Petrobrás,para ser utili-zado como base para uma reivindica-ção junto à ONU para ampliar a fron-teira marítima.A solicitação foi feitaem 2004 e em abril passado o órgão:

a) Autorizou o país a incorpo-rar mais 712 mil quilômetrosquadrados sobre a plataformacontinental, ampliando a área

da Amazônia Azul para aproxi-madamente 4,2 milhões de qui-lômetros quadrados.

b) Negou a autorização para aincorporação dessa porção ma-rítima por entender que o paísjá é suficientemente grande.

c) Não acatou a solicitaçãoporque a Convenção das Na-ções Unidas sobre o Direito doMar não permite que uma ex-tensão seja pleiteada além do li-mite de 200 milhas da costa.

d) Acatou a solicitação por-que não tinha como negá-la,sendo que o Brasil tem o direitode utilizar como bem entendero oceano em frente à sua faixa li-torânea.

e) Não autorizou a incorpora-ção devido às dívidas que o Bra-sil possui junto à ONU e à faltade um ministério específico pa-ra o setor pesqueiro.

>> 81O relatório do IPCC (Painel Inter-

governamental de Mudanças Climá-ticas) da ONU de 2007 ratificou algu-mas previsões sobre possíveis conse-qüências do aquecimento global.As-sinale a alternativa que aponta cor-retamente pelo menos uma dessasconseqüências.

a) A Europa e a América doNorte serão os continentesmais prejudicados.

b) O aquecimento global afe-ta da mesma maneira os váriospaíses do mundo.

c) Os ecossistemas próximosdo litoral, tanto terrestresquanto marinhos, serão benefi-ciados com o aumento do níveldo mar.

d) Parte das florestas tropi-cais pode ser substituída pelasavana em um processo chama-do “savanização”.

e) A Ásia e a África serão oscontinentes mais beneficiadospelo aquecimento global.

>> 82Nicolas Sarkozy, presidente da

França,em um discurso sobre políti-ca externa, sugeriu a ampliação donúmero de membros permanentesdo Conselho de Segurança da ONU,que são os países que têm direito aveto diante das decisões tomadaspelo órgão. Assinale a alternativaque contém apenas países que plei-teiam esse posto.

a) Brasil - Chinab) EUA - Alemanhac) Brasil - Alemanhad) Japão - Rússiae) Índia - França

ÁLCOOL-DESIDROGENASE

ALDEÍDO-DESIDROGENASE

ETANOL

ALDEÍDO ACÉTICO

ACETATO+

ÁGUA

Fonte: http://www.comciencia.br/reportagens/celulas/10.shtml

a b c d e f g h

1

2

Intensidadeluminosa

Taxa dofenômeno

Aves

4 5

3

2

1

Réptei

s

Anfíbios

Peixes

Ciclósto

mos

Mamíferos

+ +

efESPECIAL 22 simulado DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2007

ges budistas.A razão imediata paraos protestos foi o aumento nos pre-ços dos combustíveis fósseis.Assina-le a alternativa que faz considera-ções corretas sobre o fato acima.

a) Os protestos nesse país daÁsia Meridional são inconsis-tentes, pois uma elevação nospreços dos combustíveis poucoafeta a maior parte da popula-ção, que é pobre, não motoriza-da e não necessita desse tipo decombustível.

b) Aumentos de preços decombustíveis costumam ter for-te impacto na população, sobre-tudo nos países mais pobres, co-mo no caso desse, situado no Su-deste Asiático. Eles acabam pro-vocando um aumento nos pre-ços do transporte coletivo e emgêneros de primeira necessida-de, como arroz e óleo de cozinha.

c) Esse país de maioria islâ-mica depende de vultosas im-portações de petróleo e o go-verno foi obrigado a repassar aelevação dos preços internacio-nais do produto para o merca-do consumidor interno.

d) Os budistas correspondema quase 90% da população dopaís, situado na Ásia do Leste. Osmonges desfrutam de grandeconceito social e a razão paraparticiparem dos protestos nãotem relação com a inflação locale sim com o crescimento do Isla-mismo nessa porção do mundo.

e) País do Sudeste Asiático,Mianmar, ex-Birmânia, contacom quase a totalidade da po-pulação professando o Islamis-mo. A insurgência dos mongesbudistas contra o governo dita-torial decorreu da perseguiçãosistemática a que foram sub-metidos por grupos muçulma-nos ligados ao governo.

>> 88Assinale a alternativa correta so-

bre as modificações na estrutura deconsumo das fontes primárias deenergia no Brasil nos últimos 50 anos.

a) Ocorreu um grande cresci-mento no consumo de fontesrenováveis, sobretudo doscombustíveis fósseis como ogás natural e o petróleo.

b) A energia de biomassa pas-sou a ser a mais consumida de-vido à expansão do Proálcool eao esgotamento das fontes hi-dráulicas.

c) As fontes hidráulicas são asmais utilizadas no país desde acrise do petróleo nos anos de1970, apesar de subutilizadas.

d) O petróleo deixou de ser afonte mais consumida devido àexpansão do uso da energia nu-clear e de outras fontes renováveis.

e) Houve um grande declíniona participação da lenha, quedeixou de ser a fonte mais utili-zada, o que contribuiu para aredução da participação da bio-massa, apesar da expansão douso da cana.

>> 89Assinale a alternativa correta so-

be a área destacada na figura.

a) Corresponde à depressãoperiférica da borda oeste da ba-cia hidrográfica do Paraná, áreade expansão da lavoura de altaprodutividade.

b) Destaca a porção meridio-nal do planalto arenito-basálti-co, com grande concentraçãode terra-roxa, largamente ex-plorada no passado para culti-vo de cana.

c) Indica a área de terrenoscristalinos integrantes da baciasedimentar do Paraná e que sãomuito explorados nestes locaispara produção de minérios me-tálicos.

d) Corresponde à borda lesteda bacia sedimentar do Paraná,uma área importante para a re-carga do aqüífero guarani.

e) Indica a área de ocorrênciados grandes depósitos de car-vão dos terrenos cristalinos, tí-picos da bacia do Paraná.

>> 90O Brasil será sede da Copa do

Mundo de futebol em 2014. A quehoras respectivamente os iranianosde Teerã e os norte-americanos deLos Angeles deverão ligar seus tele-visores para assistirem ao vivo àabertura do torneio,caso ela ocorraàs 16h de Brasília? Considere queTeerã fica a 51º leste e Los Angeles a118º oeste.

a) 22h e 11hb) 15h e 24hc) 21h e 5h do dia seguinted) 14h e 23he) 11h e 23h

>> 83Observe as figuras a seguir e as-

sinale a alternativa que identificacorretamente as áreas destacadas.

a) Vale do Rio Doce e noroes-te do Canadá. Áreas de grandeprodução industrial.

b) Serra da Mantiqueira e pla-naltos das Rochosas. Áreas degrande concentração popula-cional.

c) Serra do Mar e Vale do Mis-sissipi. Áreas bastante degrada-das pelas ações antrópicas.

d) Depressão periférica e re-gião dos Grandes Lagos. Pólos dedesenvolvimento tecnológico.

e) Vale do Paraíba e nordestedos EUA. Áreas de grande con-centração urbana-industrial.

>> 84O Mercosul,desde que foi criado por

Brasil,—————————,Argenti-na e Uruguai,luta para superar os obs-táculos para uma maior integraçãoeconômica.A —————————,incorporada em 2006 ao bloco,aindadepende da ratificação do Congressobrasileiro para ser efetivada definitiva-mente.As lacunas podem ser preen-chidas correta e respectivamente peloindicado na alternativa:

a) Paraguai - Venezuelab) Bolívia - Colômbiac) Venezuela - Bolíviad) Chile - Colômbiae) Peru - Venezuela

>> 85“O ano de 2007 é um marco históri-

co para a evolução da população mun-dial.”Assinale a alternativa que justifi-ca corretamente a afirmação acima.

a) Em 2007, em termos glo-bais, a população de idosos su-perou a de adultos.

b) A população urbana se igua-la à população rural no planeta.

c) Nos países desenvolvidos,este ano assinala a superação dapopulação urbana pela rural.

d) A população mundial fe-minina conseguiu o mesmo ín-

dice de empregabilidade do quea masculina.

e) A população jovem chegaao triplo da população adulta.

>> 86Considerando que a imigração e

a emigração pouco interferiram nocrescimento populacional brasileirona segunda metade do século 20, aanálise do gráfico permite afirmarcorretamente apenas que:

a) O crescimento vegetativodiminui a partir dos anos 30,graças ao declínio da taxa demortalidade.

b) Com a redução da taxa denatalidade ocorreu a diminui-ção do crescimento vegetativoa partir dos anos 40.

c) A população aumentou ca-da vez mais entre os anos 40 e60, reduzindo o ritmo de cresci-mento a partir daí.

d) A população passou a dimi-nuir a partir dos anos 60, devi-do à redução do crescimentovegetativo.

e) A redução observada na ta-xa de natalidade decorre da re-dução da taxa de mortalidade,pois a população mais velha re-produz menos.

>> 87Os jornais destacaram recente-

mente uma série de conflitos ocorri-dos em Mianmar,onde o governo di-tatorial agiu com violência frenteaos protestos da população,particu-larmente contra os grupos de mon-

1930 40 50 60 70 80 90

TN = Taxa de NatalidadeTM = Taxa de Mortalidade

CV = Crescimento Vegetativo = TN - TM

TN

TM

%

GABARITO

Biologia: ISMAEL FERNANDESDE ANDRADE, bacharel emciências biológicas pela USP,professor do Stockler Vestibularese do Colégio Mater Amabilis emembro da Sociedade Brasileira deEnsino de Biologia

Física: JOSÉ ALFREDOMARCHEZANI CORCIOLLI, físicoe engenheiro naval pela USP,professor do Objetivo, do colégioJúlio Pereira Lopes e do Universitário

Geografia: EDER MELGAR,coordenador de geografia do cursoIntergraus

História: ROBERSON DEOLIVEIRA, professor e autor de“História do Brasil: Análise eReflexão” e “As RebeliõesRegenciais” (Editora FTD)

Inglês: WILSON LIBERATO,professor do Anglo Vestibulares,mestre em lingüística aplicada aoensino de línguas pela PUC-SP, autorde obras didáticas de inglês para osensinos fundamental e médio,Editora FTD

Matemática: JOSÉ LUIZPASTORE MELLO, mestre emensino de matemática pela USP eprofessor do Colégio Santa Cruz

Português: THAÍS NICOLETI DECAMARGO, autora dos livros“Redação Linha a Linha” (Publifolha)e “Uso da Vírgula” (Manole),colunista da Folha Online e do sitegazetaweb.globo.com/

Química: ARMANDO DE SOUZAMAIA JUNIOR, bacharel elicenciado em química pela USP eprofessor do Colégio Santo Américo

1 C2 B3 C4 D5 E6 A7 D8 C9 D10 E11 D12 B13 A14 D15 D16 C17 B18 C19 E20 D21 C22 D23 B24 D25 A26 A27 C28 B29 E30 B

31 D32 A33 E34 C35 E36 D37 D38 B39 D40 A41 A42 C43 D44 A45 B46 D47 E48 A49 D50 E51 C52 D53 E54 B55 A56 D57 B58 B59 D60 A

61 A62 E63 C64 E65 E66 B67 B68 D69 E70 B71 C72 C73 D74 A75 E76 B77 E78 A79 B80 A81 D82 C83 E84 A85 B86 C87 B88 E89 D90 C

PROFESSORES