rugby

6
Rugby O rugby foi inventado em 1823 por um estudante inglês William Webb Ellis, da escola de rugby. O jogo surgiu quando, William Ellis pegou numa bola rudimentar de futebol, desporto que se praticava e começou a jogar com ela mas com a bola na mão. Já se conheciam antecedentes de realizações de jogos que se utilizavam as mãos em actividade de jogos lúdicos como por exemplo que se jogava, no séc.XV, o hurling da Irlanda.Em 1871 fundou – se a União de Futebol e Rugby e neste mesmo ano se realizou um primeiro encontro pois já se tinha definido as regras de este desporto, especialmente nas Universidades e Escolas e a partir de 1872 começaram – se a realizar eventos anuais, entre Cambridge e Oxford, com excepção durante a Primeira Guerra Mundial. Primeiro jogo internacional O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place em andrew's na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try da Inglaterra. Regras do Rugby 1- O jogo ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol, que é demarcado conforme a figura abaixo. 2- A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura). 3- Cada equipa é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ou três quartos ("3/4"). 4- O objectivo é colocar a bola no in goal adversário. O in goal é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atira-la ao solo. 5- Pode-se rematar a bola ou passá-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do remate, pode-se rematar para frente. Porém, na equipa que ataca, quem estiver à frente do rematador estará impedido (fora de jogo) até que seja ultrapassado pelo rematador ou até a jogada ser concluída ( é infracção grave se o Kripali Veneraz 9ºC nº 11

Upload: kyzinha

Post on 23-Jun-2015

909 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rugby

Rugby

O rugby foi inventado em 1823 por um estudante inglês William Webb Ellis, da escola de rugby. O jogo surgiu quando, William Ellis pegou numa bola rudimentar de futebol, desporto que se praticava e começou a jogar com ela mas com a bola na mão. Já se conheciam antecedentes de realizações de jogos que se utilizavam as mãos em actividade de jogos lúdicos como por exemplo que se jogava, no séc.XV, o hurling da Irlanda.Em 1871 fundou – se a União de Futebol e Rugby e neste mesmo ano se realizou um primeiro encontro pois já se tinha definido as regras de este desporto, especialmente nas Universidades e Escolas e a partir de 1872 começaram – se a realizar eventos anuais, entre Cambridge e Oxford, com excepção durante a Primeira Guerra Mundial.

Primeiro jogo internacionalO primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn

Place em andrew's na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo

foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try da Inglaterra.

Regras do Rugby

1- O jogo ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol, que é demarcado conforme a figura abaixo.

2- A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura).

3- Cada equipa é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ou três quartos ("3/4").

4- O objectivo é colocar a bola no in goal adversário. O in goal é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atira-la ao solo.

5- Pode-se rematar a bola ou passá-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do remate, pode-se rematar para frente. Porém, na equipa que ataca, quem estiver à frente do rematador estará impedido (fora de jogo) até que seja ultrapassado pelo rematador ou até a jogada ser concluída ( é infracção grave se o jogador impedido placar o jogador adversário que apanhar a bola).

6- O acto de derrubar o outro jogador chama-se placagem ou placar. Só é permitido derrubar o jogador que estiver na posse da bola. Constitui infracção grave derrubar com as pernas ou passar rasteira a qualquer jogador, inclusive o que estiver com a bola.

7- O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infracção ou quando é marcado ensaio.

8- Sempre que estiverem 3 ou mais jogadores em pé em contacto com a bola, ou quando um jogador for placado por outro, a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente da metade correspondente ao seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar passando por cima da bola.

9-  São infracções: Passar a bola para a frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola, segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão, dentre outras.

Kripali Veneraz 9ºC nº 11

Page 2: Rugby

10-  As formações básicas são:

-MELE (8 jogadores de cada lado e a bola é introduzida no meio da formação saindo para um dos lados)-TOUCHE ( é o lateral, uma fila de jogadores de cada lado, a bola é lançada no meio e disputada)-RUCK (durante o jogo, os jogadores passam por cima da bola imóvel no solo)-MAUL (durante o jogo, jogadores disputam bola em pé)

Bola

A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. O comprimento vária de 28,0 cm a 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversão de 58,0 cm à 62,0 cm, a pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 a 460 gramas. Bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos.

Equipa

Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela,

sendo que os jogadores não podem se posicionar à frente da bola em jogo.

Equipamento

No rugby são usadas apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias.

Chuteira - Utiliza-se chuteiras exclusivas do desporto, com travas maiores.

Shoulder pad - Espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa, então o protetor não é visto pelas pessoas.

Boqueira - Proteção para os dentes. Sendo mais comum apenas a proteção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.

Scrum cap - Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. O principal uso é de proteção

Kripali Veneraz 9ºC nº 11

Page 3: Rugby

para as orelhas, evitando o atrito dessas e possível deformação das mesmas. O scrum cap é mais utilizado pelos Avançados do que pelos Linhas. Este não é obrigatório e a maioria dos jogadores não a utilizam.

Pontuação

Ensaio ou Try (5 pontos) - É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola

com uma das mãos no chão (toque-no-solo) dentro da "área de validação"

adversária, que corresponde a área após a linha dos postes.

Conversão (2 pontos) - Sempre após o try, a equipa marcadora tem a

possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do

campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na "área de validação",

tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da

equipe adversária.

Pontapé de ressalto ou Drop goal (3 pontos) - Durante a partida, um jogador pode

desferir um chuto tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os

postes da equipe adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar

no chão e no retorno fazer um chuto imediato.

Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal (3 pontos) - Ao sofrer uma falta a equipa

pode optar por tentar fazer um chuto aos postes no local onde ocorreu a

infracção.

O sistema de pontuação de torneios geralmente usa o seguinte esquema:

Vitória - 4 pontos

Empate - 2 pontos

Derrota - 0 pontos

Ponto bônus - independentemente do resultado do jogo um time pode ganhar um

ponto de bônus através dos seguintes critérios:

Marcar pelo menos 4 tries no jogo

Perder por uma diferença de 7 ou menos pontos

Penalidades

Existem 4 formas de se cobrar uma penalidade:

Punt - Um chuto para frente, fazendo a bola sair pela linha lateral. Neste lineout a equipa

que cobrou a penalidade terá a posse de bola.

Scrum - Formação de um scrum, com a equipe ofendida pondo a bola no túnel

Run - Simplesmente correr com a posse de bola

Penalty Goal - Tentativa de chuto entre as traves, para marcar pontos

Arbitragem

Kripali Veneraz 9ºC nº 11

Page 4: Rugby

No rugby existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita

e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em

competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o árbitro de vídeo,

que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas

quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para

advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a

partida.

Algo interessante no rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais

insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um

jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada.

Existem dois tipos de cartões:

Cartão amarelo - expulsão temporária por 10 minutos.

Cartão vermelho - expulsão permanente do jogo.

O rugby em PortugalA Federação Portuguesa de Rugby é a entidade máxima do Rugby em Portugal, ela foi

fundada em 1957 na cidade de Lisboa. Em 2007 foi possível assistir à estreia

da Seleção  (também chamados "Os Lobos") no Campeonato Mundial de Râguebi,

composta apenas por jogadores amadores. "Os Lobos" perderam todos os jogos, tendo

sofrido 3 derrotas nos 3 primeiros jogos, mas ficaram muito perto de vencer a Seleção

Romena de Râguebi no último jogo, e conseguiram marcar sempre um ensaio (try) em

cada desafio. As grandes equipas portuguesas de râguebi concentram-se na sua maioria

na região de Lisboa, mas o jogo é praticado em toda a extensão do território, desde o

Norte de Portugal, com equipas no Minho e Trás-os-Montes, até ao Algarve.

 

Kripali Veneraz 9ºC nº 11