roy lichtenstein

14
Roy Lichtenstein Pop Art Beatriz Serrão 11º F

Upload: complementoindirecto

Post on 13-Dec-2014

1.670 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Roy Lichtenstein

Roy Lichtenstein

Pop Art

Beatriz Serrão 11º F

Page 2: Roy Lichtenstein
Page 3: Roy Lichtenstein

Roy Fox Lichtenstein Nasceu a 27 de Outubro de 1923 e morreu no dia 29

de Setembro de 1997 com uma pneumonia. Estudou Belas artes na Ohio State University de Colombus , onde posteriormente se tornou professor e continua a profissão em mais algumas universidades até que em 1995 a sua carreira de pintor arrancou.

Fez a sua primeira exposição em 1951. Entre 1957 e 1960 oscilou entre o impressionismo abstracto e as histórias de banda desenhada. Ao longo da sua carreira, Roy Lichtenstein recebeu muitos títulos honoríficos. Em 1979 foi convidado a tornar-se membro da academia americana de artes e letras em Nova York, em 1995 ganhou a medalha nacional das artes em Washington. Foi-lhe atribuído o título de doutor honorário em várias universidades.

Page 4: Roy Lichtenstein

Roy Fox Lichtenstein

Roy Lichtenstein integrou-se no movimento pop art. Tudo começou pelo seu interesse pelos clichés das histórias de banda desenhada. A sua primeira obra foi o ícone Mickey Mouse criado por Walt Disney, fá-lo para agrado dos filhos. Para os seus quadros, Lichtenstein utilizava tinta acrílica. Privilegiou as cores primárias como o amarelo, o azul e vermelho em tons fortes brilhantes e planos delineados por um traço negro. Usou o recurso do pontilhismo, das linhas paralelas e a vantagem do baixo custo de impressão gráfica para produzir as suas obras. Lichtenstein brinca com os efeitos da trama óptica e com a composição convencional da sociedade americana. O objectivo central de Lichtenstein é fazer uma feroz crítica à sociedade norte-americana, tomada pelo consumismo.

Page 5: Roy Lichtenstein

Roy Fox Lichtenstein

Uma das melhores definições de pop art veio do próprio Lichtenstein: “ o que marca o pop é – antes de mais nada – o uso que é dado ao que é desprezado”

Algumas décadas depois, a obra do pintor não só continua relevante, como serve de referência para outros movimentos e artistas (não necessariamente ligados à pop art). A banda irlandesa U2 fez um tour mundial para promover, na época, o seu último trabalho: o álbum “pop” e o tour chamava-se “pop mart”. Existem também uns ténis de uma marca conhecida mundialmente, a Nike, inspirados nesta época.

Page 6: Roy Lichtenstein

Pop Art

Pop art foi um movimento que procurava criticar a cultura em massa, tornando-a objecto de arte. O consumo em excesso gerava a desvalorização do conteúdo e consequentemente “vazio” em estrutura que não tinham qualquer mensagem além do próprio consumismo desenfreado. Com o objectivo da crítica irónica do bombardeamento da sociedade pelos objectos de consumo, a pop art “exprimia-se” com símbolos estéticos massificados da publicidade, quadradinho ilustrações.

Page 7: Roy Lichtenstein

Pop Art

Os materiais principais eram: tinta acrílica, látex, poliéster, produtos com cores intensas brilhantes e vibrantes, reproduzindo objectos do quotidiano em tamanho consideravelmente grande. Mas ao mesmo tempo que fazia a crítica, a pop art apoiava-se e necessitava também dos objectos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo como aconteceu por exemplo com as sopas Campbell de Andy Warhol.

Os principais artistas da pop art foram: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, James Rosenquist.

Page 8: Roy Lichtenstein
Page 9: Roy Lichtenstein
Page 10: Roy Lichtenstein
Page 11: Roy Lichtenstein
Page 12: Roy Lichtenstein
Page 13: Roy Lichtenstein
Page 14: Roy Lichtenstein