roteiro para análise de obra literária

4
ROTEIRO PARA ANÁLISE DE OBRA LITERÁRIA Redija uma RESENHA CRÍTICA sobre o livro escolhido. Para tal siga os passos dos textos abaixo listados: Como Fazer Uma Resenha Crítica e Normas Para a Elaboração De Uma Resenha. LEMBRE-SE: Resenha não é um resumo ou um esquema. A melhor resenha da turma irá ganhar uma caixa de bombons, o segundo e terceiro lugares receberão prêmios surpresas e os texto serão afixados em mural para apreciação de todos da Escola (o que é bom deve ser admirado). Texto 1 - COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA A resenha (ou resumo crítico) não é apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto. Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando: 1. QUAL O TEMA TRATADO PELO AUTOR? 2. QUAL O PROBLEMA QUE ELE COLOCA? 3. QUAL A POSIÇÃO DEFENDIDA PELO AUTOR COM RELAÇÃO A ESTE PROBLEMA? 4. QUAIS OS ARGUMENTOS CENTRAIS E COMPLEMENTARES UTILIZADOS PELO AUTOR PARA DEFENDER SUA POSIÇÃO? No entanto, para se fazer uma RESENHA CRÍTICA ainda falta “A CRÍTICA”, ou seja, A SUA ANÁLISE SOBRE O TEXTO. E o que é esta ANÁLISE? A análise é, em síntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado. Para fazer a análise, portanto, certifique-se de ter: - INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR, SUAS OUTRAS OBRAS E SUA RELAÇÃO COM OUTROS AUTORES; - ELEMENTOS PARA CONTRIBUIR PARA UM DEBATE ACERCA DO TEMA EM QUESTÃO; - CONDIÇÕES DE ESCREVER UM TEXTO COERENTE E COM ORGANICIDADE. A partir daí você pode escrever um texto que, em linhas gerais, deve apresentar: 1- NOS PARÁGRAFOS INICIAIS, UMA INTRODUÇÃO À OBRA RESENHADA, APRESENTANDO: - O ASSUNTO/ TEMA; - O PROBLEMA ELABORADO PELO AUTOR; - E A POSIÇÃO DO AUTOR DIANTE DESTE PROBLEMA. 2- NO DESENVOLVIMENTO, A APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA OBRA, ENFATIZANDO: - AS IDÉIAS CENTRAIS DO TEXTO; - OS ARGUMENTOS E IDÉIAS SECUNDÁRIAS. 3- POR FIM, UMA CONCLUSÃO APRESENTANDO SUA CRÍTICA PESSOAL, OU SEJA: - UMA AVALIAÇÃO DAS IDÉIAS DO AUTOR FRENTE A OUTROS TEXTOS E AUTORES; - UMA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TEXTO, QUANTO À SUA COERÊNCIA, VALIDADE, ORIGINALIDADE, PROFUNDIDADE, ALCANCE, ETC. Seguindo as dicas apresentadas, certamente você fará uma ótima resenha. Então, bons estudos e mãos à obra!!! OBS: Nunca se esqueça de conferir se sua resenha está de acordo com essas exigências: Exigências de conteúdo _ Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação das principais idéias do autor; _ Toda resenha deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista; _ Toda resenha deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item acima. Exigências de forma

Upload: maria-cristina-cristina

Post on 21-Nov-2015

38 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

oficina de redação

TRANSCRIPT

ROTEIRO PARA ANLISE DE OBRA LITERRIA

Redija uma RESENHA CRTICA sobre o livro escolhido. Para tal siga os passos dos textos abaixo listados: Como Fazer Uma Resenha Crtica e Normas Para a Elaborao De Uma Resenha.LEMBRE-SE: Resenha no um resumo ou um esquema.A melhor resenha da turma ir ganhar uma caixa de bombons, o segundo e terceiro lugares recebero prmios surpresas e os texto sero afixados em mural para apreciao de todos da Escola (o que bom deve ser admirado).

Texto 1 - COMO FAZER UMA RESENHA CRTICAA resenha (ou resumo crtico) no apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretao de texto. Por isso, antes de comear a escrever seu resumo crtico voc deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:1. QUAL O TEMA TRATADO PELO AUTOR?2. QUAL O PROBLEMA QUE ELE COLOCA?3. QUAL A POSIO DEFENDIDA PELO AUTOR COM RELAO A ESTE PROBLEMA?4. QUAIS OS ARGUMENTOS CENTRAIS E COMPLEMENTARES UTILIZADOS PELO AUTOR PARA DEFENDER SUA POSIO?No entanto, para se fazer uma RESENHA CRTICA ainda falta A CRTICA, ou seja, A SUA ANLISE SOBRE O TEXTO. E o que esta ANLISE? A anlise , em sntese,a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idias sobre o tema em questo, contextualizando o texto que est sendo analisado. Para fazer a anlise, portanto, certifique-se de ter:- INFORMAES SOBRE O AUTOR, SUAS OUTRAS OBRAS E SUA RELAO COM OUTROS AUTORES;- ELEMENTOS PARA CONTRIBUIR PARA UM DEBATE ACERCA DO TEMA EM QUESTO;- CONDIES DE ESCREVER UM TEXTO COERENTE E COM ORGANICIDADE.A partir da voc pode escrever um texto que, em linhas gerais, deve apresentar:1- NOS PARGRAFOS INICIAIS, UMA INTRODUO OBRA RESENHADA, APRESENTANDO:- O ASSUNTO/ TEMA;- O PROBLEMA ELABORADO PELO AUTOR;- E A POSIO DO AUTOR DIANTE DESTE PROBLEMA.

2- NO DESENVOLVIMENTO, A APRESENTAO DO CONTEDO DA OBRA, ENFATIZANDO:

- AS IDIAS CENTRAIS DO TEXTO;- OS ARGUMENTOS E IDIAS SECUNDRIAS.

3- POR FIM, UMA CONCLUSO APRESENTANDO SUA CRTICA PESSOAL, OU SEJA:- UMA AVALIAO DAS IDIAS DO AUTOR FRENTE A OUTROS TEXTOS E AUTORES;- UMA AVALIAO DA QUALIDADE DO TEXTO, QUANTO SUA COERNCIA, VALIDADE, ORIGINALIDADE, PROFUNDIDADE, ALCANCE, ETC.Seguindo as dicas apresentadas, certamente voc far uma tima resenha. Ento, bons estudos e mos obra!!!OBS: Nunca se esquea de conferir se sua resenha est de acordo com essas exigncias:Exigncias de contedo_ Toda resenha deve conter uma sntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentao das principais idias do autor;_ Toda resenha deve conter uma anlise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista;_ Toda resenha deve conter um julgamento do texto, feito a partir da anlise empreendida no item acima.

Exigncias de forma_ A resenha deve ser pequena, ocupando geralmente at duas laudas de papel A4 com espaamento 1,5;_ A resenha um texto corrido, isto , no devem ser feitas separaes fsicas entre as partes da resenha (com a subdiviso do texto em resumo, anlise e julgamento, por exemplo); _ A resenha deve sempre indicar a obra que est sendo resenhada.

Texto 2 - Normas para a elaborao de uma resenha

Definies: Resenhar significa resumir, sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra cientfica.Resenha a apreciao de uma obra de forma avaliativa e crtica, apresentando suas linhas de pesquisa sintetizadas em contedos relevantes para o entendimento do leitor.Trata-se de um trabalho acadmico que contm a apresentao do contedo de um livro ou artigo e sua apreciao crtica. Fazer uma resenha o mesmo que fazer uma recenso (que significa apreciao breve de um livro ou de um escrito), ou seja, trata-se de resumir de maneira clara e sucinta um livro, artigo ou qualquer tipo de texto cientfico.Resenha a apresentao do contedo e um obra. Consiste na leitura, no resumo e na critica, com o intuito de formular um conceito sobre o material.Objetivos : Destacar o tema principal abreviando o tempo do leitor na identificao do assunto, argumentado e articulado pelo resenhista. Tem o objetivo de estimular o aluno a compreender e criticar.Roteiro para elaborao de uma resenha:a- Uma leitura global da obra;b- Segunda leitura, no entanto mais analtica, levantando (selecionando) as idias e argumentos do autor;c- Sintetizao dos dados selecionados;d- Posicionamento crtico para construo da resenha;e- Pesquisa, se necessrio, para facilitar as argumentaes;f- Produo do texto propriamente dita

Dados a serem apresentados em uma resenha:Toda resenha deve ser, o mais bem identificada possvel, da, devem constar: O ttulo (ou cabealho contendo o nome da instituio de ensino, ttulo da resenha com identificao do texto resenhado, autor/a da resenha, objetivo do trabalho, local e data) A referncia bibliogrfica da obra (citao completa da fonte, podendo constar alguns dados bibliogrficos do autor da obra resenhada ). Texto dissertativo: Sntese do contedo caracterizando a rea do conhecimento e o objetivo do autor. (Introduo, corpo principal do texto - uma breve anlise estrutural, ou seja, apresentao global do contedo e concluso com apreciao crtica). A avaliao crtica, argumentativa, fundamentada em pesquisas bibliogrficas e/ou na prpria obra; posicionamento final quanto ao artigo em si; que dever levar em considerao os seguintes pontos: Contedo, objetivo(s) e destinatrio(s); Plano estrutural e desenvolvimento lgico da temtica. Linguagem, vocabulrio e estilo do autor. Valor do texto para determinada rea de conhecimento.Referncias bibliogrficas de acordo com a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) "fixa as condies exigveis pelas quais devem ser referenciadas as publicaes num determinado trabalho".LIVROSSOBRENOME, Nome . Ttulo do livro: subttulo. Edio. Local :(cidade de puplicao) Editora, ano . Nmero de pginas (Coleo).(nome e nmero de srie). Exemplos:

MAGNOLI, Demtrio. Unio Europia: Histria e Geopoltica. 5.ed. So Paulo: Moderna, 2000. 80p. (Polmica). ENRICONE, Dlcia et al. Planejamento de ensino e avaliao. 10. ed.Porto Alegre: Sagra, 1984. 306p. (Srie Didtica, 3)BASTOS, Llia da Rocha; PAIXO, Lyra; FERNANDES, Lcia Monteiro. Manual para a elaborao de projetos e relatrios de pesquisas, teses e dissertaes. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 117p.NASCIMENTO, elimar Pinheiro; BARREIRA, Irlys Alencar F. (Org.). Brasil Urbano: cenrios da ordem e da deseordem. Rio de Janeiro: Notrya, 1993. 256 p.Apresentao Grfica (digitado) Papel A4 (210x297); Margens: Margem superior e esquerda 3 cm; Inferior e direita 2 cm; Caracteres (fontes): Arial, tamanho 12; Ttulos e subttulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado; Espaamento: 1,5 entre linhas para todo texto e nas referncias: simples.CONSIDERAES:Antes de comear a escrever a resenha devemos nos certificar de ter feito uma boa leitura do texto.O autor da resenha deve possuir um conhecimento sobre o assunto abordado, uma vez que se prestar a dar opinio formada fundamentada na prpria obra ou outras bibliografias.Primeiro deve-se resumir o assunto e ressaltar as falhas sem entrar em detalhes, pois o objetivo informar.A resenha deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos essenciais da obra em questo e situ-lo no assunto da melhor maneira possvel. O texto deve ser claro, inteligvel e dinmico. O/A leitor/a deve ter prazer nesta leitura e deve sentir-se convidado/a leitura do texto resenhado.A estrutura geral de uma resenha no se difere de um texto dissertativo, na qual se observa uma introduo, o desenvolvimento e as consideraes finais, sempre recalcadas, no entanto, nas opinies crticas do autor, embasadas em argumentos de certa originalidade, coerncia e profundidade. Caso haja necessidade de citao do prprio texto resenhado, isso deve ser feito entre aspas e/ou em destaque. Sempre deve haver referncia bibliogrfica.Obs.: Para as resenhas realizadas em sala de aula e escritas mo, desconsiderar a apresentao grfica apresentada.

TEXTO NARRATIVOConstitui basicamente uma sequncia de fatos ouacontecimentos no tempo. Apresenta umnarradoremterceira pessoa ou emPRIMEIRA PESSOA,personagensecaracterizao de espao.TEXTO DESCRITIVOO texto descritivo por sua vez uma sequncia deaspectos,caractersticasdequalquerser existente nouniverso real ou imaginrio.

TEXTO DISSERTATIVO

O texto dissertativo umasequnciadeideias,opiniesa respeito de um determinado assunto.