roteiro 48 - o menino jesus no templo 48 - o menino jesus no... · leitura do texto inicial: lc...

2

Click here to load reader

Upload: vuongtram

Post on 19-Sep-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Roteiro 48 - O Menino Jesus no Templo 48 - O Menino Jesus no... · Leitura do texto inicial: Lc 2.41-52. ... Lucas diz que (42) ... ministério do ensino das Sagradas Escrituras

discernimento sobre as situações que passamos e as Palavras de Deusque ouvimos.

Jesus, com sua sabedoria, tem o poder de nos guiar emconduzir em vitórias. Precisamos apenas confiar em sua sabedoria (Pv2.6).

Você é uma pessoa ansiosa ou tem aprendido a guardar nocoração o que não consegue entender?

Na célula buscamos a sabedoria que vem de Deus. Jesus está presentee sempre disposto a nos ensinar. Não precisamos andar em ansiedade.

Conclusão:Maria e José receberam de Deus uma tarefa muito difícil e

gratificante. Foram a Sagrada família que acompanhou Jesus em seucrescimento.

Com esta família espiritual e zelosa, (52) "crescia Jesus emsabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens".

Que nossa família seja espiritual e zelosa nas coisas de Deus.Não podemos apenas nos preocupar com o alimento, instrução

secular e finanças da família.Precisamos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus assim

como José e Maria fizeram.

Testemunhos: Testemunhe uma bênção recebida nasemana.Intercessão: Interceda pelos problemas que os/asdiscípulos/as estão enfrentando ou problemas da sociedade.Oração pela caixa de Oração: Oração por pessoas nãocrentes.Recados: _______________________________________Ó Deus, nosso Pai, deste-nos um modelo de vida na sagrada Famíliade Nazaré: concede que imitemos as suas virtudes em nossas famíliasvivendo agora no espírito da caridade, para que, reunidos depois natua casa, ali gozemos as alegrias eternas. Mediante nosso SenhorJesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

O Menino Jesus no TemploLc 2.41-52

Saudação e Acolhimento; Oração Inicial Louvor e Adoração Quebra Gelo: Quais exemplos você

retira da vida de José e Maria? Leitura do texto inicial: Lc 2.41-52.

Introdução:A família de Jesus é um modelo de

vida espiritual. É conhecida como sagradafamília, pois foi dirigida por Deus paraacompanhar o crescimento de Jesus e ser suporte de acolhimento,educação e manutenção de seu ministério.

Tudo indica que José morreu antes de Jesus iniciar sua missão.José e Maria tiveram outros filhos que, após a ressurreição, foram fiéisseguidores de Jesus Cristo (At 1.14; Jo 2.12,7.3,5; Lc 8.20; Mc 3.31,32;Mt 13.55).

O Evangelho de hoje relata a ida de Jesus ao Templo, sua sabedoriadiante dos religiosos, a preocupação de Maria e José e o seu crescimentona casa de Nazaré.

I. José e Maria comprometidos com a vida EspiritualJosé e Maria eram judeus e guardavam os Mandamentos, Ritos e

Festas do Judaísmo. Tinha a tradição das três orações diárias e asobservações normais de uma família judia.

Jesus foi educado indo a sinagoga aos sábados e anualmentevisitando o Templo Sagrado de Jerusalém no período da Páscoa (41). Eleaprendeu a ler e escrever através da Bíblia. Os pais de Jesus eram zelosos

PEQUENOS GRUPOSRoteiro para Grupos Metodistas

31 de dezembro a 5 de janeiro de 2012 - Ano II – Roteiro 48Igreja Metodista na Vila Isabel – Igreja que Caminha no Discipulado

Page 2: Roteiro 48 - O Menino Jesus no Templo 48 - O Menino Jesus no... · Leitura do texto inicial: Lc 2.41-52. ... Lucas diz que (42) ... ministério do ensino das Sagradas Escrituras

em tudo. Circuncidaram Jesus ( Lc 2.21); levaram-no ao templo paraapresenta-lo ao Senhor e consagra-lo como primogênito (Lc 2.22,23).Fizeram o sacrifício segundo a lei (Lc 2.24).

Lucas diz que (42) "Quando ele atingiu os doze anos, subirama Jerusalém, segundo o costume da festa".

Esta passagem bíblica parece dizer a respeito ao barmitzvah de Jesus.

No judaísmo o ingresso do menino para a vida adulta émarcado por uma cerimônia religiosa chamada de bar mitzvah, umaexpressão aramaica que significa "filho do mandamento". Estacerimônia religiosa é a "maioridade" do judeu, em que o menino fazpela primeira vez a leitura pública da Torah (Lei de Moisés) nasinagoga, depois o rabino dirige-lhe a palavra e invoca a benção deDeus sobre ele com as palavras de Deuteronômio 6.24-26.

Por isso encontramos Jesus discutindo com os doutores da Lei,falando e interrogando sobre a palavra de Deus.

José e Maria eram comprometidos com a vida espiritual. Sãomodelos para a nossa vida. Precisamos conhecer as atividadesespirituais de nossa igreja e participar em família. Os cultos, a EscolaDominical, o Pequeno Grupo (célula, discipulado), as Jornadas deOração, o Culto doméstico, os ministérios e grupos societários, ossacramentos, etc., precisam fazer parte da vida da nossa família.

Você tem se preocupado com a vida espiritual de sua família?O que tem feito a respeito?

A preocupação da célula é a salvação integral da pessoa humana. Nospreocupamos com a vida espiritual e com a estruturação cristã dasfamílias.

II. A procura pelo Adolescente JesusJerusalém tinha muita gente na época da páscoa. A viagem era

feita em caravanas de famílias e amigos. De Nazaré saiu uma grandecaravana à Jerusalém. Por isso todos regressaram e não perceberamque Jesus havia permanecido no Templo: (43) "Terminados os dias dafesta, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, semque seus pais o soubessem".

José e Maria pensava que Jesus estava (44) "... entre oscompanheiros de viagem, foram caminho de um dia e, então,passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos; (45) e, nãoo tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura".

Observe o desespero de Maria e José. Retornam a Jerusalém depoisde um dia de viagem e o procuraram durante três dias.

José e Maria confiaram de que tudo estava bem e que o meninoJesus estava naturalmente na caravana. Mas não sabiam da plano de Deus.Era vontade de Deus que Jesus ficasse um pouco mais em Jerusalém paramanifestar sua sabedoria aos doutores da lei.

Nem sempre sabemos os planos de Deus. Mas, mesmo diante desituações difíceis e inexplicáveis, devemos continuar confiando no Senhor.Seus caminhos são maiores do que nossos caminhos ( Isaías 55.9).

Você tem passado por momentos difíceis e sem explicações?

A Célula é espaço de consolo. Não criticamos as pessoas. Acolhemos emamor e consolo. O plano de salvação de Deus é transmitido com amor.

III. A Sabedoria do Adolescente JesusJesus ficou no Templo. Só foi encontrado três dias depois. Estava

(46) "...assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os".Como tinha apenas 12 anos de idade, (47) "...todos os que o ouviam muitose admiravam da sua inteligência e das suas respostas".

Jesus sendo o Deus encarnado, inicia ainda que precocemente, oministério do ensino das Sagradas Escrituras. Os doutores conheciam asEscrituras por que as estudavam, o menino Jesus por sua vez, conhecia aEscrituras porque foi o próprio inspirador dos seus escritores. Ele é o Deusfilho, o inspirador e autor da Palavra de Deus.

José e Maria ficaram espantados com a atuação de Jesus. Mariatoma a palavra e diz: (48) "Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai eeu, aflitos, estamos à tua procura". Maria expressa o desespero de mãe.

Mas Jesus já tinha total discernimento de sua existência. Sabiaperfeitamente que era o Deus encarnado. (49) "Ele lhes respondeu: Porque me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meuPai?" José e Maria não compreenderam estas palavras (50). Mas (51) "suamãe, guardava todas estas coisas no coração".

Muitas vezes não compreendemos tudo. Devemos aprender comMaria a guardar a Palavra no coração. Um dia teremos