rotasul setembro2014

16
CURITIBA CURITIBA CURITIBA CURITIBA CURITIBA - - - - - FAZENDA FAZENDA FAZENDA FAZENDA FAZENDA RIO RIO RIO RIO RIO GRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGRO GRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGRO GRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGRO GRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGRO GRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGRO - - - - - PIÊN PIÊN PIÊN PIÊN PIÊN - - - - - TIJUCAS DO SUL TIJUCAS DO SUL TIJUCAS DO SUL TIJUCAS DO SUL TIJUCAS DO SUL ANO VIII - Edição 116 Setembro.2014 Site: www.jornalrotasul.com.br Curitiba adota programa de prevenção às drogas que obteve sucesso em países europeus Página 14 Nova empresa se instala em Campo do Tenente P. 02 Quitandinha alcança meta de 2019 no IDEB P. 03 Piên: Casa da Memória vai participar da 8ª Primavera dos Museus P. 11

Upload: aldemir-batista

Post on 03-Apr-2016

252 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Rota Sul 116 - Setembro 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Rotasul setembro2014

CURITIBA CURITIBA CURITIBA CURITIBA CURITIBA - - - - - FAZENDAFAZENDAFAZENDAFAZENDAFAZENDA RIO RIO RIO RIO RIO GRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGROGRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGROGRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGROGRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGROGRANDE - MANDIRITUBA - AGUDOS DO SUL - QUITANDINHA - CAMPO DO TENENTE - RIO NEGRO - - - - - PIÊNPIÊNPIÊNPIÊNPIÊN - - - - - TIJUCAS DO SULTIJUCAS DO SULTIJUCAS DO SULTIJUCAS DO SULTIJUCAS DO SUL

ANO VIII - Edição 116 Setembro.2014Site: www.jornalrotasul.com.br

Curitiba adota programa de prevenção às drogasque obteve sucesso em países europeus

Página 14

Nova empresase instala em

Campo doTenente

P. 02

Quitandinhaalcança meta

de 2019 no IDEBP. 03

Piên: Casa daMemória vaiparticipar da8ª Primaverados Museus

P. 11

Page 2: Rotasul setembro2014

2 ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.brCampo do Tenente

Jornal Rota Sul 116 é produzido pela Tom Maior Editora e Produção Ltda - CNPJ 18.903.181/0001-21 Impresso no dia 11 de setembro.2014 - www.jornalrotasul.com.br

Tiragem: 6 mil exemplares | Direção e Edição: Divon Prestes | Diagramação e arte: Aldemir Batista - Exceuni - 9983-3933 | Redação: Rua Rio Branco, 523 - Jd. Valma - Almirante Tamandaré |Impressão: Press Alternativa - [email protected] I 3047-4511 / 3047-4280 | Jornalista Responsável: Divon Prestes - DRT 8391/PR | Colaboração: JP vai uma foto aí? Laís Sebben eTerezinha Selenkos | Impressão: Press Alternativa - (41) 3047-4511 / 3047-4280 | Contato Publicitário: Divon Prestes | Fone: (41) 3225-8115 - Cel.: (41) 9659-1045 | E-mail: [email protected] |Campo Santana - Curitiba/PR | Edição on-line: www.issuu.com/docs/exceuni/rotasul116

As opiniões e conceitos expressos nas matérias são de exclusva responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do jornal.

Fazenda Rio Grandevai sediar entre os dias11 a 14 deste mês a FaseRegional do Piá Bom deBola que envolve 14 mu-nicípios da Região Sul doestado. São cerca de milatletas com idades de 12a 17 anos que jogarão nascategorias masculina efeminina. Os municípiosque participarão destaetapa são: Campo Largo,Araucária, Contenda,

Município participa do Piá Bom de Bola 2014Lapa, Mandirituba, Qui-tandinha, Piên, Tijucasdo Sul, Agudos do Sul,Campo do Tenente, RioNegro, São José dos Pi-nhais e Balsa Nova. C

ampo do Tenenteparticipa na categoria"A" e "B" com equipemasculina e feminina.

As partidas acontece-rão nos campos do Par-que Verde, Santo Antô-nio e Fazenda Iguaçu.

No último dia 05 de setembro foi divulgado nas re-des sociais o resultado do IDEB realizado em 2013 erevela avanços nos anos iniciais do Ensino Fundamen-tal.

O IDEB- Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica, mede a qualidade da Educação Publica e é for-mado pela combinação dos dados de aprovação e pe-los resultados da Prova Brasil, que é realizado a cadadois anos e avalia as habilidades essenciais dos alunosde 5º ano do ensino fundamental anos iniciais.

Das finalidades da educação, definida pelos princí-pios do direito de todos os cidadãos, valorização dosprofissionais da educação, garantia de escola publicagratuita e de qualidade, é de grande importância paraque seja reconhecido as dificuldades e definidos enca-minhamentos na busca pela qualidade de aprendiza-gem, nesta perspectiva o município de Campo do Te-nente apresentou progresso no ultimo resultado deIDEB realizado em 2013, foram participantes para esteresultado os alunos da Escola Municipal Professor Gun-ther Urban e da Escola Municipal João Paulo II.

O resultado do IDEB obtido pelo município em 2011foi de 4.6 e para o ano de 2013 a projeção esperadapelo MEC a ser alcançada seria de 4.7, no entanto como empenho da Secretaria Municipal de Educação, dasduas Escolas e suas Diretoras que participaram dasavaliações e principalmente das Professoras Munici-pais ultrapassamos a projeção alcançando resultadode 5.0, vale lembrar que cada degrau alcançado, umesforço maior precisará ser feiro para ultrapassar oseguinte, porque o caminho é sinuoso, com dificulda-des encontradas a todo momento, mas com esforço,dedicação e comprometimento de todos os envolvidosno processo educacional faz no dia a dia a diferençapositiva no ensino aprendizagem para que seja alcan-çado o patamar ideal da média nacional.

O desempenho individual da Escola Municipais Gun-ther Urban demonstra bons resultados, superando ameta projetada. A escola obteve nota 5,0 e antecipoua meta projetada para 2017. A escola conta com maisde 300 alunos do primeiro ao quinto ano. Implantouem 2013 o sistema de ensino no período integral, se-guindo as normas do Programa Mais Educação. Segun-do a diretora Mariza Castanho Mendes o bom desem-penho é resultado do trabalho constante com os alu-nos, capacitação dos docentes e aplicação de diversossimulados.

A Secretaria Municipal de Educação agradece asEscolas e aos professores pelo trabalho realizado e con-ta com o empenho de todos para a melhoria da Educa-ção.

O prefeito Jorge Quege parabenizou toda a equipeda educação os professores da rede municipal e os es-tudantes pelo resultado. "Nossa meta é sempre bus-car a qualidade no serviço público e educação munici-pal fez seu dever de casa. Quero parabenizar a equipede educadores, pedagogos, diretores de escola, funci-onários das unidades e da Secretaria Municipal de Edu-cação e a todos os alunos. O resultado é mérito pelotrabalho de todos que estão dando seu melhor, pen-sando no melhor para nossa população", elogiou.

A educação supera aprojeção do IDEB em 2013

Iniciou no dia 4 de se-tembro, mais um cursode capacitação no CRASde Campo do Tenente, ocurso Jovem AgricultorAprendiz, elaboradopelo SENAR-PR diante danecessidade de propor-cionar aos jovens domeio rural conhecimen-to e qualificação deaprendizagem profissio-nal rural.

O curso visa capacitarpara suprir as necessida-des como: Ausência deconhecimento das famí-lias rurais para corrigirineficiências na execu-ção das atividades agro-pecuárias, necessidadede melhorar o desempe-nho no trabalho e incre-mentar a sua produtivi-

CRAS realiza curso de Jovem Aprendiz Agricultorcorrigir suas ineficiênci-as e erros que cometemnos seus lares, nas suaspropriedades e no seudesenvolvimento pes-soal.

O curso é uma inicia-tiva da Secretaria Muni-cipal de Assistência So-cial de Campo do Tenen-te em parceria com oCRAS e Sindicato Rural.Ministram as aulas pro-fessores capacitados,com acompanhamentoda equipe técnica doCRAS.

Inscrições e mais in-formações: CRAS - Cam-po do Tenente, Rua Ave-lino Afonso Ribas, 70,Centro - Campo do Te-nente - PR, Tel.: (41) 36281754.

dade, ausência de opor-tunidades para jovensno meio rural, levandoao êxodo rural, ausênciade qualificação profissi-onal no meio rural, ne-cessidade de valorizaçãodo agropecuário junto aopúblico jovem.

Participam do curso16 adolescente e jovemde 14 a 18 anos, inseri-dos no contexto de ati-

vidades agrossilvipasto-ris, ou seja, filhos/famí-lia de produtores ou tra-balhadores rurais.

A capacitação tem seutérmino no dia 10 de ou-tubro, onde o aluno sai-rá com a formação neces-sária para que desenvol-vam criatividade, habili-dades práticas e possamdesempenhar com efici-ência suas atividades de

A população de Cam-po do Tenente pode co-memorar mais uma con-quista na área de empre-go e renda da cidade, aempresa Laplast, queatua no ramo de produ-ção de polímeros estáconstruindo uma fábricano município.

Com investimentosde mais de 2 milhões dereais e geração de 50empregos diretos nosprimeiros anos de funci-onamento, a empresaoptou pela cidade deCampo do Tenente porsua localização estraté-gica, proximidade comclientes e pelo municípioestar em franco desen-volvimento.

Nova empresa se instala em Campo do Tenente

Atualmente a empre-sa conta com uma unida-de na cidade de Papan-duva-SC, sendo a unida-de de Campo do Tenen-te um novo complexofabril, onde a empresavai adotar o nome de La-recicla, pois irá atuar coma gestão de resíduos in-dustriais além da produ-ção de polímero.

A empresa será insta-lada no distrito industri-al municipal e as obrasde construção estão atodo vapor, pois a em-presa pretende iniciar asatividades em 2015. Omunicípio de Campo doTenente, através do pro-grama de incentivo, rea-lizou várias obras de in-fraestrutura no terrenopara a instalação da em-presa e presta o suportenecessário para o bomandamento do empre-endimento.

Segundo Laércio deLima, proprietário damepresa, a escolha daCidade de Campo do Te-nente foi devido à loca-lização estratégica em

relação aos seus forne-cedores e o grande en-trosamento com a atualadministração do muni-cípio. O prefeito JorgeQuege e o vice Baby Ne-grelli, não mediram es-forços para trazer esteinvestimento para Cam-po do Tenente.

"Ficamos muito feli-zes em ver que empre-sas tem interesse em seinstalar em Campo doTenente, não vamos me-dir esforços em busca deempresa que queiram seinstalar em nosso muni-cípio, para gerar cada vezmais emprego e rendapara nossa população",comenta o prefeito Jor-ge Quege.

Page 3: Rotasul setembro2014

3ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.br Quitandinha

A Prefeitura de Quitan-dinha, por meio da Secre-taria de Educação, Cultu-ra e Esportes, preparamais um importante even-to regional. Será realizadona sexta-feira, dia 21 denovembro, o XIII FestivalIntermunicipal de Danças.

Como nas edições an-teriores, o evento será re-alizado no Ginásio de Es-

Quitandinha prepara o 13º Festival de Danças

portes Hilário Gonçalvesdo Vale. Grupos e acade-mias que pretendem par-ticipar do concurso pode-

rão se inscrever de 1º a 31de outubro, quando os in-teressados deverão requi-sitar o regulamento atra-

vés do e-mail [email protected] oupelo telefone (41) 3623-1242. De acordo com a Se-cretaria de Educação deQuitandinha, a expectati-va é de que vários gruposda região participem doXIII Festival Intermunicipalde Danças. Informaçõessobre o evento: Fones:3623-1242 ou 3623-1770.

O Ministério da Educa-ção (MEC) divulgou na úl-tima semana os resultadosdo Índice de Desenvolvi-mento da Educação Bási-ca, o IDEB. As notas sãorelativas a 2013 e mede aqualidade do ensino nosciclos fundamental (1º a 9ºano) e médio de escolaspúblicas e privadas de todoo Brasil.

E na avaliação do cicloinicial do ensino fundamen-tal municipal (de 1º ao 5ºano), Quitandinha se des-tacou com a média 6,1,índice projetado pelo MECpara o município somentepara 2019. Na última ob-servação divulgada peloIDEB, isto em 2009, porexemplo, a nota atingidapelos quitandinhenses foide 4,9. Já a nota pré-esta-belecida para este ano erade 5,3, enquanto que para2015 seria 5,6, todas já ul-trapassadas neste ano.

O secretário de Educa-ção de Quitandinha, Emer-son Mitsui Karasawa, des-tacou a avaliação do MEC."Esse é o resultado datransformação da educa-ção em nosso município, oqual vem passando poruma grande evolução nosúltimos anos. Isso vai des-de a construção de novase modernas escolas, bibli-

Quitandinha alcança meta de 2019 no IDEB

oteca, a compra de váriosônibus e também a moder-nização das aulas, agoracom lousas digitais. Isso éuma prova de que esta-mos sempre buscandomelhorias nesta importan-te área", explicou o secre-tário, valorizando ainda adedicação dos professoresneste resultado. "Essa éuma conquista para o mu-nicípio e também para osnossos professores, poiseles estão sempre se dedi-cando em oferecer o me-lhor para os estudantes eprocurando novos cursos ecapacitações para aprimo-rarem o ensino em nossomunicípio", completou Ka-rasawa.

Na avaliação divulgadapelo MEC, o índice atingi-do por Quitandinha, porexemplo, é maior que amédia estadual e nacional.Enquanto que no ciclo ini-cial do ensino fundamen-

tal municipal (de 1º ao 5ºano) Quitandinha chegoua 6,1, o Paraná teve 5,9 ea média do Brasil foi de 5,2.

Em relação aos municí-pios da Associação dosMunicípios da Região Su-leste do Paraná, a AMSU-LEP, Quitandinha volta a sedestacar com a terceiracolocação. Os quitandi-nhenses ficaram atrás so-mente de Rio Negro, com6,8, e Piên, com 6,4.

Já em relação às insti-tuições municipais avalia-das, todas do município deQuitandinha superaram asprojeções anteriores. Deacordo com o Ministérioda Educação, as melhoresnotas ficaram com as es-colas Padre Antônio, dasede, e João Leopoldo Ja-comel, da Comunidade doPangaré. Ambos foramavaliados com a nota 6,0.

Além destas institui-ções, o IDEB das escolas

Bom Jesus, do Ribeiro Ver-melho e Vilson Hassel-mann, do Doce Fino, fica-ram em 5,8, enquanto queo a Miguel Lecz, da LagoaVerde, teve 5,6 e a LeonorMoura de Andrade, agorana sede, com 4,6.

O IDEBO Ideb é um indicador

geral da educação nas re-des privada e pública. Foicriado em 2007 pelo Insti-tuto Nacional de Estudose Pesquisas EducacionaisAnísio Teixeira (Inep) e levaem conta dois fatores queinterferem na qualidadeda educação: rendimentoescolar (taxas de aprova-ção, reprovação e abando-no) e médias de desempe-nho na Prova Brasil, emuma escala de 0 a 10. OIdeb é divulgado de doisem dois anos, sendo calcu-lado com base no desem-penho de alunos em testesde Português e Matemá-tica e nas taxas de aprova-ção nos ensinos Funda-mental e Médio.

O objetivo é que até2021 a média das escolasmunicipais e estaduaischegue à nota seis, o quecorresponde ao ensinoconcedido em países de-senvolvidos, segundo oMEC.

Após realocar osalunos do Jardim I e IIdo Centro Municipalde Educação InfantilJoão Ribeiro de Mourapara o antigo prédio daEscola Padre Antônio, aPrefeitura de Quitandi-nha, por meio da Secre-taria de Educação, ago-ra amplia a estruturapara melhor atender os110 estudantes que es-tão no local.

De acordo com o se-cretário de Educação,Emerson Mitsui Kara-sawa, o município tra-balha na ampliação dassalas, na construção deuma cozinha com re-feitório e, em breve, ainstituição também re-ceberá um parquinhopara as crianças. O par-que, as mesas e cadei-ras já estão no local.Todo esse processo demelhoria, segundo Ka-rasawa, tem como ob-jetivo a ampliação donúmero de vagas nacreche da sede do mu-nicípio. Com esse in-

Prefeitura da cidadeamplia creche

vestimento, por exem-plo, o CMEI João Ribei-ro de Moura passou aatender 230 alunos.Antes eram atendidas110 crianças.

Criada a extensãoda creche, os locaispassaram a receber osalunos com idades di-ferentes. Enquantoque na sede da insti-tuição funciona o Ber-çário, o Maternal e oJardim I, no antigo pré-dio da Escola Padre An-tônio estão sendoatendidos os alunos doJardim I e também doJardim II.

"Essa ampliação re-presenta mais vagaspara a nossa popula-ção. É uma solução im-portante para atender-mos toda a demandade nosso município ecom mais qualidade",resumiu Karasawa. Aexpectativa, segundoo secretário, é que ostrabalhos de amplia-ção sejam concluídosjá nos próximos dias.

Buscando alternati-vas para melhoria daeducação, a Escola RuralMunicipal São João, daComunidade do RibeirãoVermelho, promoveuuma atividade diferentepara os alunos da insti-tuição. A direção da es-cola organizou um pique-nique no Sítio do PadreLazer, que fica na mes-ma localidade.

Recepcionados porFrancisco Figura, o Chi-quinho, que é irmão doPadre Gabriel, os alunos

Escola Rural promove atividade diferenciada para os alunos

tiveram um dia especialem que o resultado foimuita motivação, diversão

rante, cachorro quente echocolates descontraíramos alunos durante todo odia.

"Agradecemos essaoportunidade diferenteque fizemos ao secretá-rio de Educação, Emer-son Karasawa, que apro-vou nossa atividade ex-traclasse e também es-teve junto conosco, jun-tamente com a equipepedagógica: Maria Jane-te, Cassiana e Cleonice.Também todas as pessoasmaravilhosas do sítio que

nos deram tanto carinhoe atenção, além da equi-pe de profissionais da es-cola que com muito esfor-ço contribuíram para oacontecimento do even-to", informou a direçãoda escola.

Segundo os educado-res, ações como estápossibilita a integra-ção, conhecimento eaprendizado entre osestudantes, onde eles(alunos) demonstramestarem envolvidoscom a natureza.

e alegria dos participan-tes.

Apresentação de ani-

mais, realização de brinca-deiras, cama elástica e umpiquenique com refrige-

Page 4: Rotasul setembro2014

4 ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.brSocial

Karol e Valkiria no Showdo Tchê Garotos em São Bento

A bela Ana Ritano Chopp Festem Araucária

Gabriela Mendesna lente de

Fábio Ricardodo Click Hype

As irmãs Raquele Angelica presente

em nosso social

Janaína Grosskopf daCaiçara FM de Piêncompletou idade

nova. Parabéns dafamília, dos ouvintes

e do Rota Sul 116

Paola Zaleskide Campodo Tenente

O pequeno Yan Machado completou idadenova. Filho do presidente da Câmara de

Mandirituba Celso Batata. Parabéns!

Vereador Gima e sua esposaTerezinha no clique do Rota Sul

Milene e Sabrinano clique do JP

Odair cabeleireirocompleta mais um

ano de vida e recebaos parabéns da

família, dos amigose do Rota Sul

Page 5: Rotasul setembro2014

5ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.br Institucional

Page 6: Rotasul setembro2014

6 ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.brMunicípios

Nos dias 26, 27 e 28 deagosto aconteceu em Curiti-ba, no Teatro Lala Schneider,mais uma peça teatral ence-nada pelo ex-aluno GelsonSozzeki do Colégio Estadualdo Campo de Lagoa e o gran-de elenco do seu curso. Deumais orgulho para os profes-sores Edson Nenevê, SôniaCarvalho, Dinacir Rocha, Ka-milla Pivovar e Kátia Borba,que foram assistir, é que des-ta vez ele fez um das perso-nagens principais da adapta-ção do Auto Compadecida,obra do saudoso Ariano Su-assuna, o Chicó, com direçãode Jader Alves.

Na última quinta e sexta-feira o município de Agudosdo Sul, recebeu funcionários da saúde dos municípios deTijucas do Sul, Piên e Quitandinha para a Oficina da AP-SUS (Programa de Qualificação da atenção Primária aSaúde), nesta oficina foram tratados a linha de trabalhoe cuidados da saúde mental.

Queremos destacar as mulheres do município de Agu-dos do Sul que procuraram o serviço de saúde para o pre-ventivo. As profissionais Ana Mara e Giseli fazeram oagendamento. Salientamos que esse exame é primordialpara a qualidade de vida.

O serviço é oferecido nas segundas às 13h, terças fei-ras o dia todo e nas quintas às 13h, no prédio núcleo deestratégia de saúde da família, também podem ligar notelefone 3624-1052.

Ex-aluno do Colégio Estadual do Campode Lagoa encena Peça no Lala Schneider

Agudos recebe funcionários dasaúde dos Municípios vizinhos

Mostrou que o jovem, fi-lho de agricultores, José eDelaci, está correndo atrás deum sonho que surgiu depoisde participar do projeto deLiteratura, no mesmo colé-gio, com a professora KátiaBorba. Duas alunas foram as-

sistir representado o projeto,uma delas ficou muito inte-ressada em fazer o curso, aoquais as inscrições começa-rão no próximo mês.

Parabéns Gelson Sozzekie continue brilhando cada vezmais!

A Prefeitura Municipalatravés da Secretaria de Saú-de fará a entrega no final domês de duas unidades desaúde nas localidades da VilaCubas e Saltinho, que estãoem faze de acabamento. A

Secretaria da Saúde faráinauguração de duas unidades

unidade de saúde é um con-vênio com a secretaria desaúde do estado no valor deR$ 467.360,27, sem custo paraa Prefeitura Municipal.

As unidades em sua novaunidade poderão dar confor-

to à todos , a da Vila Cubasvai atender as localidadespróximas como Panágro, Bos-que da Saúde e a do Saltinhoirá atender também p Gama,Ximbuva e comunidades ad-jacentes.

Tijucas do SulAgudos do Sul

Piên

Foi entregue no últimodia 09.09 para os moradoresda Rua Profª Leovanil Camar-go, na Vila Cubas, o calça-mento de paralelepípedo,calçado com lajota podo tátile grama. O valor da obra foide R$ 270.626,14 em convê-nio com a SEDU, em contra-partida de R$ 110.100,00 quea Prefeitura Municipal assu-miu e foi construído pelaconstrutora Transrio.

Foi construído um total de

Calçamento na Rua Profª LeovanilCamargo foi entregue aos moradores

500mts, e conforme os mora-dores da Vila Cubas e da ruao trabalho foi muito bem fei-

to e não teremos reclama-ções, disse o Sr. Valdemir Al-ves.

Os interessados em seapresentar no evento, queserá realizado no Pavilhão doParque Municipal de Even-tos, tem até o dia 9 de outu-bro para realizarem suas ins-crições.

A promoção é da Prefei-tura Municipal de Piên, atra-vés da Secretaria de Esporte,Cultura e Lazer. O evento serárealizado no dia 11 de outu-bro, a partir das 19 horas, comestrutura de bar e cozinha,palco, som e luzes.

A Mostra de Talentos de

Abertas as inscrições paraa 4ª Mostra de Talentos

Piên visa promover músicose instrumentistas locais atra-vés de um evento que reúnea população em geral. A Pre-feitura vai oferecer premia-ção em dinheiro do 1º ao 5ºlugar. Podem participar ban-das, duplas sertanejas, ins-trumentistas e cantores so-los. O 1º colocado receberá R$500, o 2º R$ 400, o 3º R$ 300, o4º R$ 200 e o 5º colocado R$100. O músico pienense Thi-ago Busch, vencedor da eta-pa anterior, irá realizar a aber-tura do evento.

Page 7: Rotasul setembro2014

7ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.br Geral

Curitiba

Devemos levar nossos edu-candos a ter um conhecimento,adquirido com base na realidadede sua comunidade. Se não exis-tir uma relatividade de experiên-cia memorial, não haverá tambémum crescimento cultural.

O conhecimento visual e au-ditivo, leva o educando a um cres-cimento intelectual. Por isso, agrande importância da arte navida das pessoas em geral. Quan-do elas aprendem a importânciada ligação do visual e auditivo,através de uma metodologia di-dática, direcional e científica,elas se tornam seres humanoscapazes de compreenderem e co-nhecerem a realidade do mundoem que vivemos.

Ver e ouvir ao vivo um concer-to didático é de fundamental im-portância no processo do apren-dizado musical para qualquer in-divíduo.

O processo das coisas mate-riais externas como objeto desensação e a reflexão da nossaprópria mente, são de grande va-lia para o enriquecimento de nos-sas ideias.

A experiência determina o co-nhecimento sobre algo. Em al-gum momento de nosssa vidasentimos um tipo de emoção, pra-zer ao escutar uma música, dan-çar ou até ao ler um livro. Istodesperta em nós um maior inte-resse pelo conhecimento daque-le assunto ou daquela obra dearte.

Assim sendo, quando leio umlivro meus olhos não vêem comoquando observo uma imagemcom várias cores e formas. Comtudo o som que representa umpapel essencial na poesia e mes-mo assim as palavras que nos en-volvem não são estruturas sono-ras como a música, que exerceuma influência mágica sobre nos-sas emoções.

Olhar - Ouvir

Colunada Eliane

ElianeSilva dos

SantosEspecialista

em ArteEducação e

Metodologiasdo Ensino

Alunos da 5ª série da Escola Mu-nicipal Dr. Hamilton Calderari Leal,do bairro São Miguel, foram à sededa Urbs - que gerencia o sistema detransporte coletivo de Curitiba -para conhecer de perto como funci-ona a Rede Integrada de Transpor-te. O grupo de 60 crianças fez parteda primeira turma a participar doprojeto Cidadania Jovem - informarpara formar, desenvolvido pelaUrbs, em parceria com a SecretariaMunicipal da Educação. O objetivodo programa é melhorar o compor-tamento de novos usuários com otransporte coletivo e incentivar orespeito aos bens públicos. Paraisso, além de conversa com os ges-tores e visita aos locais de controledo transporte, os estudantes pude-ram ver como o Município sofre comações de vandalismo, que acabamprejudicando todo o sistema. As cri-anças participaram de hasteamen-to da Bandeira, com direito a umaapresentação da Fanfarra da Esco-la Municipal Leonor Castellano, ede uma visita ao Centro de Contro-le Operacional da Urbs. Programa-ção semelhante acontecerá a cada30 dias, sempre com uma turma de5ª série da Rede Municipal.

O lançamento do projeto contoucom a participação do prefeito Gus-tavo Fruet, que destacou a impor-tância de ações voltadas à informa-ção e formação de crianças, jovense adolescentes. "É um prazer rece-bê-los para falar sobre nossa cida-de, sobre o nosso transporte. Obri-gado e parabéns, às crianças, àsescolas envolvidas, à SecretariaMunicipal da Educação e à Urbs",disse ele. "O propósito desse pro-jeto é semear o futuro para que nos-sas crianças conheçam de pertocomo funciona o transporte públicoe ajudem a preservar o patrimônioque é de todos", afirmou o presiden-te da Urbs, Roberto Gregório da Sil-va Junior. A secretária municipal daEducação, Roberlayne Borges Ro-ballo, destacou a importância daparceria e trabalho conjunto com aUrbs. "O objetivo é repassar funda-mentos de cidadania a uma gera-ção que logo adiante responderápelos destinos da cidade", disse.

Urbs inicia projeto com estudantes paraincentivar respeito ao sistema de transporte

INFORMAÇÃOA palestra para as crianças foi

feita pela gestora de Relações Ins-titucionais da Urbs, Silvia Ramos,que mostrou a elas os diversos ti-pos de ônibus, a integração das li-nhas, a importância de cada itemdentro do sistema. Na sequência,ela apresentou imagens gravadasno Centro de Controle Operacionalmostrando pessoas quebrando vi-dros de estações, riscando ônibus,quebrando janelas. Uma das ima-gens mostrou um cidadão caindo daestação-tubo porque o vidro tinhasido quebrado.

Os estudantes reagiram de ime-diato contando experiências que vi-venciaram nos ônibus, atitudes er-radas, de falta de educação, con-forme definiram. "Eu estava no ôni-bus com minha mãe e tinha umagestante de pé e o rapaz dormindono banco, sem dar lugar", contouuma aluna. "No meu ônibus tinhaum homem com uma mochila bemgrande, empurrando todo mundo eoutro ouvindo música bem alta eeles nem ligavam que tinha adesi-vo dizendo que não pode", contouum garoto.

Depois da palestra, os alunos fo-ram o CCO, onde viram de perto oque estava acontecendo naquelemomento nas ruas, estações e ter-minais. A equipe da Urbs, inclusive,selecionou imagens de terminais eestações da região da CIC e SãoMiguel.

"Vamos ter muito assunto novopara trabalhar em sala de aula", co-

memorou uma das professoras daturma, Mariliane Rosa. "Isso foimuito importante. Podemos traba-lhar mobilidade, cidadania, trans-porte, bens públicos, uma série detemas", afirmou.

"Foi muito bom, eu gostei detudo, a gente viu que tem que cui-dar dos ônibus também", disseRayssa Caroline da Silva, encanta-da com as imagens no CCO. Ela con-ta que gosta da cor dos ônibus. "Euando de ônibus com a minha mãe,é legal. Mas eu gosto mais do ver-melho", afirma. Vermelho, no caso,é o biarticulado.

SOCIEDADEO projeto Cidadania Jovem - in-

formar para formar, faz parte de umtrabalho que vem sendo elaboradona Urbs buscando aproximar a so-ciedade da realidade do transportecoletivo. A ideia é, a exemplo doque será feito com os alunos muni-cipais, programar encontros comdiferentes segmentos da socieda-de, como universidades, órgãos declasse, entidades representativas.

No mês passado, por exemplo,foi feita uma apresentação do sis-tema e seu funcionamento a inte-grantes do Sindicato dos Engenhei-ros do Paraná (Senge-PR). "Foi umaexperiência que mostrou resultadosmuito positivos. Agora vamos de-senvolver uma programação de lon-go prazo para que mais curitibanosvenham conhecer a Urbs de perto",afirma a diretora de Urbanização daempresa, Denise Sella.

Page 8: Rotasul setembro2014

8 ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.brTurismo

Laís SebbenXavier*Estudante deComunicação daUniversidadeTecnológicaFederal doParaná[email protected](41) 9692-6555(41) 4102-0704

Um dos quinze municípiospaulistas que são consideradosinstâncias balneárias do Estado deSão Paulo, Ubatuba tem a garan-tia de verba maior por parte doestado para a promoção do turis-mo regional. O nome Ubatubatem origem tupi, existem algu-mas interpretações a respeito.Em tupi, "ubá" significa canoa, já"u'ubá" significa cana-do-rio, umagramínea utilizada na confecçãode flechas, pelos índios. "Tyba"significa "ajuntamento", portan-to o nome da cidade pode signifi-car tanto "ajuntamento de ca-nas-do-rio", quanto "ajuntamen-to de canoas".

Situada no litoral Norte doEstado de São Paulo, Ubatuba éum local privilegiado pela natu-reza. Fica a impressão de que

A Mata Atlântica ainda existe em Ubatuba

quando o lugar foi criado, tudoera azul e verde. A região se des-taca pela riqueza e exuberânciada Mata Atlântica.

O Aquário de Ubatuba é umdos atrativos turísticos do muni-cípio. Criado em 1996 por um gru-

po de oceonólogos, já recebeumilhares de visitantes. Os princi-pais objetivos do Aquário são aeducação e a pesquisa direciona-das à conservação do meio ambi-ente. Foi o primeiro Aquário Pri-vado aberto à visitação pública noBrasil.

Distante da capital por 250km, Ubatuba faz divisa com Pa-rati - Rio de Janeiro no norte, aosul com Caraguatatuba, a oesteem Cunha - São Luiz do Paraitin-ga e Natividade da Serra e a lestecom o Oceano Atlântico. Cerca-da também pela Serra do Mar epela Mata Atlântica.

A maior parte da região deUbatuba é de área de preserva-ção. Uma destas áreas é o Par-que Estadual da Serra do Mar,que tem aproximadamente 40mil hectares e vai da divisa de São

Paulo com o Rio de Janeiro atéItariri, localizado no sul do esta-do paulista.

Ali se encontra a maior áreacontínua de Mata Atlântica pre-servada no Brasil. O Parque foicriado para proteger e preservara Mata Atlântica, que já cobriuquase toda a faixa litorânea deNorte a Sul do Brasil e hoje restapouco dela em parques de pre-servação, reservas ambientais eestações ecológicas.

Ubatuba possui mais de 100praias e 20 ilhas para serem ex-ploradas. Algumas das mais co-nhecidas são Praia de Itamambu-ca, Praia Grande, Praias da For-taleza e também a Praia de Ita-guá, conhecida por abrigar a basepaulista do Projeto Tamar, quepresa pela conservação marinha.

A cidade também atrai pes-

soas interessadas em esportes,como o surf, mergulho, vela, en-tre outros tipos de esportes aqu-áticos. E é pioneira na criação deum dos primeiros parques suba-quáticos do Brasil, situado na áreade preservação ambiental do Par-que Estadual da Ilha Anchieta.Por ser um dos quatro lugaresmais procurados pelos turistas noBrasil, Ubatuba merece uma pe-quena visita.

Page 9: Rotasul setembro2014

9ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.br De Olho na Estrada

R. Pedro Silveira Machado, 108Centro - Areia Branca dosAssis - Mandirituba - PR

Fone: (41) 3633-1090Fax: (41) 3633-1383

MODELO: STEFFANI PRUDÊNCIO

FOTÓ

GRAF

O: SE

RGIO

SARA

IVA.

O Innovation Truck daZF, uma realização conjun-ta da ZF FriedrichshafenAG, ZF Lenksysteme GmbH- joint venture da ZF e daBosch - e o Openmaticss.r.o., especialista em tele-mática, integra sistemasavançados de transmissão,direção e telemática. Oconceito, que será apre-sentado durante o IAACommercial Vehicles 2014está instalado em um pro-tótipo do trator-reboque,que mede 25 metros comsemirreboque e reboque."O assistente de manobrasno Innovation Truck liberatotalmente o motorista deseu trabalho de esterça-mento e muito mais," co-menta Olrik Weinmann, ge-rente de projetos em Enge-

Tecnologia da ZF e Bosch permitemanobrar carreta com tablet

nharia Avançada e Testesna ZF , responsável peloInnovation Truck. "Eles po-dem sair e movimentar otrator-reboque na posiçãoexata exigida, movimen-tando apenas os dedos eusando um aplicativo detablet."

O sistema é baseadoprimariamente em trêselementos. Para o aciona-mento se aplica o novo sis-tema de transmissão auto-mática ZF-TraXon - maisprecisamente, a varianteTraXon Hybrid, a qual temum motor elétrico integra-do na carcaça de embrea-gem que entrega 120 kWde potência e 1.000 Nm detorque. Complementando,uma embreagem seca foiinstalada no módulo híbri-

do. Isto possibilita todas asfuncionalidades híbridas,até mesmo as manobraspuramente elétricas. A ba-teria de alta tensão tem ca-pacidade para realizar ma-nobras múltiplas, uma apósa outra, com emissõeszero.

Além disso, existe o sis-tema de direção sobrepos-to ZF-Servotwin para veícu-los comerciais, que vem desérie com um motor elétri-co, além da bomba hidráu-lica acionada pelo motor decombustão e que fornece apotência principal. A confi-guração oferece a possibi-lidade de realizar mano-bras autônomas sem a in-tervenção do motorista novolante, função que fica acargo do controle remoto

no caminhão. Os engenhei-ros desenvolveram altera-ção na bomba hidráulica,para o caminhão poder re-alizar manobras com a ig-nição do motor desligada,ou seja, com "emissãozero". Esta é uma soluçãoeletrohidráulica (direçãoeletrohidráulica ou EHPS).Ao invés do motor diesel,dois powerpacks ZF-Servo-twin acionam a bomba de-senvolvida. Já o terceiroelemento é o aplicativo detelemática Openmatics queconsiste em uma unidadede bordo (Onboard-Unit)ou de conectividade (Con-nectivity-Unit), para coletade dados e software espe-cial. Para a detecção e con-trole dos ângulos do rebo-que e semirreboque do ca-minhão, bem como a posi-ção do motorista que ma-nuseia o tablet são utiliza-dos sistema "BluetoothLow-Energy (BLE). Tratam-se de chips especiais sem fio(wireless), de baixo consu-mo de energia e um alcan-ce de aproximadamente 25metros. No Innovation Tru-ck da ZF, eles estão locali-zados na parte traseira dacabine e em cada canto dosemirreboque e do rebo-que. Assim que a distânciaaté as BLE ou até o tabletmudar, a intensidade decampo também muda pro-porcionalmente. Esta infor-mação é processada pelaunidade de bordo e pelotablet do operador.

Os três sistemas sãoconcentrados no "coraçãodo sistema" para centrali-zar as informações, coor-denar e executar as mano-bras por um único controleremoto que controla auto-maticamente o ângulo dovolante e a velocidade. Osistema de comunicaçãoconversa entre si através daunidade de controle viaCAN que envia as informa-ções para o tablete via Blu-etooth. Com um potencialvolume de produção emsérie, o assistente de ma-nobras poderia ser execu-tado na unidade da ZF-Ser-votwin ou na TraXon, elimi-nando assim a necessidadeda unidade de controle adi-cional.

Page 10: Rotasul setembro2014

10 ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.brGeral

Teresinha SelenkoCasamentos duradouros

Depois de ter vivido 42 anos em uma grande família, 12 ir-mãos, vinte e poucos sobrinhos, 3 sobrinhos netos, cunhados ecunhadas, percebi como é dificil uma família ficar unida, são vá-rias opinio?s diferentes, várias pessoas falando ao mesmo tempoe porque não dizer, algumas briguinhas, tudo isso é normal emtodas as famílias, mas percebo que algumas famílias por causade muito menos estão se separando, as dificuldades existem, osproblemas, a falta de alguma coisas, mas o que eu tenho comoexemplo é de verdadeira fidelidade, compromisso com o "sim" euma fé inabálavel.

No dia 05/09/1959, Antonio e Carmelia Selenko disseram oseu "sim" que mudaria a vida de todos os que os cercam, pessoasamáveis, caridosas, humanas, carinhosas. Nos ensinaram tudo oque pode existir de melhor em uma família, nos mostraram queestar com a família é a coisas mais importante para se fortalecernas dificuldades, não só a nós, filhos, mas para todos os seusvizinhos, amigos, amigos esses que se encantam com o exemplode vida que eles estão deixando para nós.

Cinquenta e cinco anos de casamento, hoje não existem tan-tos casamentos assim, me parece que os casamentos de hojevem com data de validade, não existe muitos "até que a mortenos separe". Por isso quero deixar aqui meu desejo de filha, demãe, de irmã, que nossa família e todas as famílias que estive-rem lendo isso, se fortaleçam cada vez mais, na fidelidade, noamor, na confiança, no perdão, no respeito e principalmente emDeus, Ele é base de tudo e para tudo.

Parabéns a todos os casais que hoje completam qualquer ida-de de casamento, que Deus os torne unidos cada vez mais emseu incondicional amor. Parabéns aos meus pais que nunca recla-maram, nunca nos deixaram sós, sempre nos mostraram que ocaminho certo é o caminho do perdão, da fé e da união.

Teresinha Selenko - Intérprete de Surdos

Curitiba

O processo de revisão doPlano Diretor de Curitiba,que está sendo discutido comdiversos segmentos da soci-edade, foi apresentado namanhã desta quarta-feira (10)aos membros do ConselhoMunicipal do Emprego e Re-lações do Trabalho (CMERT ).

"Levar a discussão da re-visão do Plano Diretor para asociedade civil organizada éfundamental para incentivara sua maior participação nastomadas de decisões sobre acidade para os próximos dezanos", disse a vice-prefeita esecretária do Trabalho e Em-prego, Mirian Gonçalves.

A apresentação foi feitapelo Coordenador Técnico daRevisão do Plano Diretor deCuritiba do Instituto de Pes-quisa e Planejamento Urba-no de Curitiba (Ippuc), Mi-guel Roguski, a convite dopresidente do Conselho, Ilde-mar Gorges. "O Plano Diretoré uma lei elaborada com aparticipação de todos. É o ins-trumento básico da políticaterritorial que vai dizer comoserá o desenvolvimento domunicípio, ou seja, o projetoda cidade que queremos",explicou o coordenador.

A conselheira Maria deFátima Azevedo, represen-tante da Central dos Traba-lhadores e Trabalhadoras doBrasil (CTB/PR), destacou a

Revisão do Plano Diretor édiscutida no Conselho do Trabalho

importância das ações inte-gradas com a região metropo-litana de Curitiba. "Essa ne-cessidade está prevista inclu-sive na Lei Orgânica, por issoprecisamos discutir juntos,sem impor nada", disse Ro-guski.

As tendências de expan-são urbana, especialmentepara São José dos Pinhais,Colombo, e região Sul, e a in-tegração em áreas como mo-bilidade, meio ambiente, sa-neamento e economia, con-centraram as discussões.

O processo de discussãodo Plano Diretor de Curitibafoi iniciado no dia 28 de mar-ço, quando mais de 300 pes-soas participaram da primei-ra audiência pública, realiza-da no Salão de Atos do Par-que Barigui. Desde então, fo-ram organizados mais noveencontros, um em cada regi-

onal da cidade, entre os dias26 de maio e 9 de junho, como objetivo de complementaro diagnóstico da cidade deCuritiba para a revisão do Pla-no Diretor. Entre 10 e 21 denovembro de 2014 será reali-zada a última série de audi-ências públicas nas Regionaiscom o objetivo de compati-bilizar e elaborar a redaçãofinal das propostas apresen-tadas pela comunidade.

A sugestão de projeto delei de revisão do Plano, a serelaborado após estudos téc-nicos e manifestações colhi-das nas diversas audiênciaspúblicas, será debatida pelapopulação em conferência,na qual também será defini-do o texto final do projeto delei do Plano Revisor de Curi-tiba, que será encaminhadoà Câmara Municipal de Curi-tiba.

Técnicos da Prefeitura e daCopel farão dia 18.09, umavistoria para verificar a situa-ção do cabeamento na Ave-nida Com. Franco (Avenidadas Torres) e nas ruas Tibagie Mariano Torres, que for-mam o corredor do Aeropor-to Internacional AfonsoPena. Essa rota foi definidaem uma nova reunião comrepresentantes empresas deTV a cabo, telefonia e inter-net que operam na cidadepara tratar do cabeamento ir-regular na capital. Em reuniãorealizada no final de agosto,

Prefeitura e Copel começam a conferir situaçãodo cabeamento do corredor Aeroporto-Rodoviária

as empresas haviam se com-prometido a retirar todo o ca-beamento ilegal dessas vias.Caso sejam constatadas mui-tas irregularidades, será pro-gramada uma operação con-junta para retirada de cabos.

As empresas têm até o dia22.10 para verificar e regula-rizar a situação do cabeamen-to aéreo nas avenidas ToaldoTúlio (que cruza os bairrosSanta Felicidade e São Braz)e Brasília (Xaxim e CapãoRaso).

Também foi realizada aprimeira reunião da comis-

são organizada pela Prefeitu-ra para estudos de construçãode dutos subterrâneos com-partilhados em Curitiba. Foiacertado com as empresas oinício dos estudos de viabili-dade técnica de passagemdos cabos aéreos para umafutura rede subterrânea noanel central da cidade. O gru-po é formado por represen-tantes das secretarias muni-cipais do Governo, Trânsito,Urbanismo, Obras Públicas ede Informação e Tecnologia ede 11 empresas de TV a cabo,telefonia e internet.

Page 11: Rotasul setembro2014

11ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.br Piên

No último dia 5 o InstitutoNacional de Estudos e Pes-quisas Educacionais (Inep),divulgou as notas dos muni-cípios com relação ao Ideb,onde Piên se destaca comnota de 6.4. O resultado émaior que a média nacional,que fechou em 5.0, e tambémrepresenta um dos maioresavanços a nível regional.

O Índice de Desenvolvi-mento da Educação Básica(Ideb), criado pelo Inep em2007, em uma escala de zeroa dez, sintetiza dois concei-tos igualmente importantespara a qualidade da educa-ção: aprovação e média dedesempenho dos estudantesem língua portuguesa e ma-temática.

O indicador é calculado apartir dos dados sobre apro-vação escolar, obtidos no

"Ideb" de Piên fecha acima da média nacionalNúmeros correspondem aos anos de 201 e 2013. A nota 6.4 pontos está acima da média nacional, que fechou em 5.2 no mesmo período

Censo Escolar, e médias dedesempenho nas avaliaçõesdo Inep, o Saeb e da ProvaBrasil. O prefeito GilbertoDranka atribuí o excelenteresultado a um amplo traba-lho que vem sendo realizadohá anos no setor da educação.Ele enfatiza a competência ededicação de todos os profis-sionais da Secretaria Munici-pal de Educação, que emconjunto com todos os dire-tores, orientadores, profes-sores, pedagogos, coordena-dores e demais envolvidos,trabalharam firme para me-lhorar ainda mais a qualida-de no ensino.

"Os alunos também estãode parabéns pela dedicação.Estamos sempre buscandoalternativas para melhorarcontinuamente o nosso siste-ma de ensino. Inauguramos

novas escolas, reformamostodas as demais, investindona valorização dos professo-res e até na distribuição dekits e uniformes escolares.Quero parabenizar todos daeducação por mais esta con-quista para os cidadãos pie-nenses", diz o prefeito.

A Secretária de Educação,Maristela Wendrechovski,destaca que uma série deações contribuíram para este

resultado. Ela cita o reforçoescolar para todas as séries;a recuperação paralela emsala de aula; aquisição deapostilhas "Aprova Brasil"para os alunos de 5º ano comformação para os professo-res; a Implantação do Grupode Apoio Interdisciplinar aoEducando (GAIE), que reali-za o levantamento das cau-sas que afetam a aprendi-zagem; atendimento indi-vidual ao aluno realizadopela psicopedagoga e psi-cóloga; implantação dométodo fônico de alfabetiza-ção o qual contribuiu para adiminuição da reprovação,além de outras inúmeras ini-ciativas.

"Aproveito a oportunida-de para parabenizar a todasas professoras, diretoras, ori-entadoras, equipe da Secre-

taria Municipal de Educaçãopelo excelente resultado ob-tido, foi somando esforçosque conseguimos mais estaconquista" destaca Maristela.

COMO O IDEB É CALCULADOO Ideb é calculado a

partir de dois componen-tes: taxa de rendimentoescolar (aprovação) e mé-dias de desempenho nosexames padronizados apli-cados pelo Inep. Os índicesde aprovação são obtidosa partir do Censo Escolar,realizado anualmentepelo Inep. As médias dedesempenho utilizadassão as da Prova Brasil (paraIdebs de escolas e municí-pios) e do Saeb (no casodos Idebs dos estados enacional).

No próximo dia 22 a Casada Memória de Piên (Ca-mempi), vai iniciar a progra-mação da 8ª Primavera dosMuseus, que este ano abor-da o tema "Museus Criati-vos". A programação irá atéo dia 28. Durante os setedias de realização, váriosalunos das redes municipale estadual de ensino deve-rão visitar o museu pienen-se para conhecer mais sobrea história da cidade de Piên.A Casa da Memória de Piênconta com um acervo demais de 400 peças históricasalém de 8 mil fotografias an-tigas.

Casa da Memória vai participar da 8ª Primavera dos Museus

A Primavera dos Museusacontece em meados de se-tembro e tem o propósito demobilizar os museus brasilei-ros a partir de um esforço deconcertação de suas progra-mações em torno de um

mesmo tema. A ideia é mo-bilizar os museus brasileirosa desenvolver atividades es-peciais (como exposições,palestras, oficinas, seminári-os, ações educativas) em tor-no de um assunto, para assim

Secretária de EducaçãoMaristela Wendrechovski

estimular a visitação aos mu-seus promovendo a aproxi-mação com a sociedade, sen-sibilizando a comunidadepara o debate sobre temas daatualidade.

A Secretária de CulturaEliane Seidel diz que mandouofícios para as Escolas Muni-cipais e Estaduais convidan-do alunos, professores, paise a comunidade em geral,para que sejam organizadosvisitas a Casa da Memória dePiên. Ela lembra a toda popu-lação que o museu é aberto atodos os interessados e aten-de diariamente de segunda asexta, das 8 às 12, e das 13 às

17 horas. "Temos um vastomaterial que relembra a his-tória de nossos ancestrais.Aqui na Camempi os cida-dãos pienenses vão encon-trar vários equipamentos epeças antigas, que remon-tam a história dos agriculto-res mais antigos de nossacidade.

Também temos fotos an-tigas da cidade e de pessoasque fizeram história e con-tribuíram com Piên. Vale apena visitar o Museu paraconferir nosso acervo. Dei-xo aqui meu convite a todapopulação de Piên", afirmaEliane.

O Programa Família Aco-lhedora tem a finalidade deacolher provisoriamente cri-anças e adolescentes em si-tuação de risco, quando a fa-mília de origem vivencia umacrise, durante a qual a convi-vência com os filhos torna-seimpossível. Trata-se do aten-dimento prestado à criança eao adolescente, em uma re-sidência comum, onde sãoacolhidos em famílias da pró-pria comunidade.

O programa tem os se-guintes objetivos: favorecera desinstitucionalização de

Programa Família Acolhedora de Piên completa 7 anos e seleciona novas famílias

crianças/adolescentes, atra-vés de alternativas mais hu-manizadas; proporcionar cui-dado personalizado à criança/adolescente acolhido, favo-recido pelo atendimento em

ambiente familiar; oferecer àcriança/adolescente, atravésda família acolhedora, umambiente favorável ao de-senvolvimento físico e psí-quico; estimular o estabele-

cimento ou fortalecimentodos vínculos comunitários dacriança/adolescente, comogarantia do direito à convi-vência comunitária; reestru-turar a família de origem a fimde que esta se torne apta parareceber sua criança/adoles-cente; acompanhar a famíliaacolhedora e a criança/ado-lescente acolhido.

Em Piên/PR, o programaexiste desde agosto de 2007e completou 07 anos de exis-tência recentemente. Duran-te este período tornou-se re-ferência no Estado do Paraná

e vem servindo de exemplopara muitos outros municípi-os brasileiros. Atualmente, ocadastro para a inscrição denovas famílias que desejamintegrar o serviço está dispo-nível no CRAS de Piên.

Assim, quem tiver interes-se em tornar-se família aco-lhedora pode dirigir-se aomesmo munido dos seus do-cumentos pessoais e compro-vante de residência. Após ainscrição, a equipe técnicarealiza entrevista, visita do-miciliar e capacitação com asfamílias selecionadas.

Page 12: Rotasul setembro2014

12 ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.brArtista em Destaque

Thaeme hoje com 28 anos,desde muito menina, mos-trava seu interesse pela mú-sica. Nascida na cidade Presi-dente Prudente, mas criadana cidade de Jaguapitã, noParaná, participava do coralda igreja, dando indício queesses seriam seus primeirospassos para uma grande car-reira musical. Aos 10 anos,formou uma dupla com suairmã Priscila e se apresenta-vam em eventos da cidade.Anos mais tarde formaramum trio, através do incentivode uma grande gravadora.Depois de dois anos o trio sedesfez, mas para Thaeme amúsica era uma filosofia devida, fazendo com que seussonhos te levassem mais lon-ge. Aos 20 anos, ela foi a ga-nhadora de um reality showque fez com que a sua ima-gem ganhasse proporção na-cional. Thiago 24 anos, nasci-do na cidade Ijuí no Rio Gran-de do Sul, menino tímido,dava seus primeiros passoscom sua sanfona aos quatro

Dupla Thaeme e Thiago

anos. Mas, com uma voz mui-to afinada e diferenciada, aos10 anos se apresentava noCentro Tradições Gaúchas dacidade e aos 13 anos formoua dupla com o irmão Leco.Logo surgiu o convite paraentrar para uma banda debaile conceituada, levando ogaroto para outros estados eganhando reconhecimentoprofissional. Até surgir a opor-tunidade de assumir o vocalda banda Tradição, sendo

este, um grande desafio porsubstituir um cantor reconhe-cido nacionalmente. E porironia do destino, os cami-nhos foram cruzados, e essesdois talentos da música for-maram a dupla Thaeme &Thiago, que depois de mui-tas experiências, vivem ummomento pleno de reconhe-cimento. Com este novo pro-jeto, a dupla chega para mar-car uma nova geração em"Novos Tempos".

Conheça um pouco mais so-bre a história do alemão atra-palhado conhecido pelos trotestelefônicos que aplica em cen-trais de teleatendimento. Clei-ton Geovani Kurtz é oriundo deuma família humilde da cidadede Marechal Cândido Rondon-PR. Foi servente de pedreiro,carteiro, atendente de farmáciae vendedor de loja até que in-corporou o humorista WILL-MUTT e saiu do anonimato parase tornar conhecido e reconhe-cido em todo o Brasil, especial-mente na região Sul, por seustrotes telefônicos e humor irre-verente.

O personagem WILLMUTTsurgiu de uma brincadeira entreamigos. Nesta brincadeira acon-teceu o primeiro trote, aplicadodespretensiosamente numaoperadora de telefonia celular,em 2003. Por mais de dois anos

aquele trote ficou guardado atéque, em 2005, os seus amigosfizeram com que ele ganhasseo mundo através da Internet,primeiro através de e-mails eOrkut e depois, através de sitepróprio.

A partir de 17 de dezembrode 2005 passou a ser feita a con-

tagem dos acessos ao site e, des-de então, houve mais de 3 mi-lhões de visitas. Com o tempo,sempre interpretando o alemãoWILLMUTT, novos trotes foramaplicados, sendo que hoje já sãomais de 200.

Todos eles obedecem a umacaracterística própria, ou seja,sem ofensas a quem está do ou-tro lado da linha e sem denegrira imagem da empresa ou pes-soa, vítima" da pegadinha. Osucesso do personagem fez comque Cleiton Kurtz apostassenuma carreira de humor, pas-sando a interpretar o WILL-MUTT também em shows artís-ticos, com muito humor, piadas,brincadeiras e interação com opúblico. Desde então, aproxima-damente 300 mil pessoas já as-sistiram ao seu show, carinhosa-mente apelidado de SHOWSSAS-SO TO WILLMUTT.

WILLMUTT – O alemão dos trotes telefônicos

Eduardo eFelipe

Fernandescontentes

com achegada dopotrinho da

Cancha doCTG Herançade Tropeiros.

Page 13: Rotasul setembro2014

13ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.br Geral

Nascido em 04 deagosto de 1992 na ci-dade de Nova Trento -Santa Catarina, Vitorpassou toda sua in-fância em Porto Belo -Santa Catarina.

Aos 14 anos entroupara a escolinha defutebol do Vila Nova,um bairro da Cidade

Vitor Prada é destaque no futebol catarinensede Porto Belo, onde oseu sonho de se tornarum jogador profissionalcomeçou.

E aos 16 anos teve aoportunidade de ir paraum time no interiorpaulista, na cidade deJundiaí, lá ficou por 1ano. Durante esse anoem São Paulo conheceu

muitas pessoas e fezmuitos contatos noramo do futebol e atra-vés de um desses con-tatos conseguiu a opor-tunidade de fazer umteste no Avaí FutebolClube, da cidade de Flo-rianópolis - Santa Cata-rina.

Desde então perma-

nece no time, passan-do da categoria debase para o Profissi-onal no ano de2012, no qual dispu-tou os campeonatoscatarinense, Copado Brasil e Brasileirosérie B. Seu contratocom o clube via até fi-nal de 2015.

Page 14: Rotasul setembro2014

14 ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.brCuritiba

Mulheres moradorasdas regionais CIC e Pinhei-rinho estão tendo a opor-tunidade de se profissiona-lizar e buscar novas formasde trabalho. São 210 alunasque participam de cursos demassagista, recepcionista eoperadora de computador,ofertados pelo programaMulheres Mil, do Ministé-rio da Educação, em parce-ria com a Prefeitura de Cu-ritiba, através da Secreta-ria da Mulher e da Funda-ção de Ação Social (FAS).Elas têm aulas com profes-sores do Instituto Federalde Educação, Ciência e Tec-nologia do Paraná (IFPR),por meio do Programa Na-cional de Acesso ao EnsinoTécnico e Emprego (Prona-tec).

A duração dos cursos éde 300 horas e programaoferece para cada aluna,uma bolsa de R$ 750,00como ajuda de custo.

O curso leva capacita-ção a mulheres, principal-mente aquelas que estãofora do mercado de traba-

210 mulheres buscam profissionalização em cursos oferecidos na CIC e Pinheirinholho ou ainda as que buscammais oportunidades paramelhorar a renda familiar.

A meta do programa égarantir o acesso à educa-ção profissional e à eleva-ção da escolaridade, deacordo com as necessida-des educacionais e a voca-ção econômica de cada co-munidade. "No ProgramaMulheres Mil, a interessa-da poderá sempre optarpelo curso com o qual maisse identifique e a partir deum aprendizado específico,buscar alternativas de ren-da, seja no mercado for-mal, seja no mercado infor-mal de trabalho", disse asecretária da Mulher, Ro-seli Isidoro, durante a aulainaugural desta terça-feira(09) na sede do CRAS Caxim-ba. A secretária tambémfez a abertura da aula paraa turma de operador decomputador no Caiuá, nes-ta quarta-feira (10).

Além da bolsa, a orga-nização do curso está ofe-recendo estrutura para in-centivar a participação das

alunas. No CRAS Barigui,além das cadeiras e dasmesas, ocupam as salas deaula os carrinhos dos bebêsdas mamães matriculadasno programa. Silvany Diasde Souza, de 24 anos, co-meçou nesta semana o cur-so de recepcionista, no pe-ríodo da tarde.

Ela, como outras cole-gas de turma, está levandoseu bebê de apenas 2 me-ses, para a sala de aula. "Fi-quei interessada no curso,mas achava que não pode-ria me matricular porquenão tinha com quem deixarminha filha. Aí quando fi-

quei sabendo que poderiatrazer a Samara comigo,fiquei muito feliz", conta.Vânia Miguel, de 31 anos,vai para as aulas com a pe-quena Isabela de 4 meses;Lucinéia Meireles de Jesus,de 27 anos, também nãotinha com quem deixar ofilho Hugo de 4 meses, masestá devidamente matricu-lada e Graziele Martins deAraújo, de 25 anos, dividea atenção do professor como filho Christhofer, de 8meses.

Bruna Pereira da Silva,de 21 anos, aluna do cursode massagista no CRAS Ca-

ximba, que está grávida dedois meses, e um filho de 2anos, deixa o filho com omarido que está desempre-gado. "Vou aproveitar essaoportunidade porque logochega meu outro filho e eupreciso trabalhar. E tendoum curso, com certificado,fica mais fácil conseguiruma vaga". A dona de casa,Marli de Jesus DominguesGarcia, de 34 anos, contaque nunca trabalhou comcarteira registrada e quer,com o curso, uma oportu-nidade de regularizar suasituação. "Quem sabe ago-ra com um certificado euconsiga registro na cartei-ra e ajudar na renda decasa. Meu marido trabalhacomo pedreiro (sem regis-tro) e o que ele ganha nãoésuficiente para toda a fa-mília. Muito boa essa opor-tunidade que a prefeituraestá oferecendo pra gen-te". Ana Maria DetofolGan-dolf Silva, de 40 anos, queatende como cabeleireiraem casa, pretende ampliarseu negócio e melhorar a

renda. "Quero aumentar oespaço para também fazermassagem. Além de aten-der nas casas das clientes.A gente sonha né?".

Na turma de operadorde computador, 30 mulhe-res de várias idades, algu-mas tendo tido pouco con-tato com o equipamento,começaram as aulas nestaquarta-feira (10) em um es-paço da Igreja SantaEdwiges,no Caiuá. Os com-putadores pertencem à As-sociação Sagrada Família eforam doados por parceirosda comunidade. "Sempretivemos o desejo de fazerparceria com a Prefeiturae, desta vez, através desseprograma Mulheres Mil,por meio da Secretaria daMulher, está sendo possívelatender as mulheres danossa comunidade que bus-cam aprimorar conheci-mentos técnicos para po-der buscar oportunidadeno mercado de trabalho",diz a assistente social e vo-luntária Terezinha Bara-cho.

A Prefeitura de Curitibalançou nesta quarta-feira(10) o #Tamojunto, um pro-grama que foi aplicado eanalisado em seis outrospaíses e conseguiu reduzirem até 30% a entrada deadolescentes no consumode álcool, tabaco e outrasdrogas.

Na capital paranaense,uma das primeiras do Bra-sil a adotar a iniciativa, o#Tamojunto é uma açãoconduzida em parceria pe-las secretarias municipaisda Saúde e da Educação.

Uma das principais ca-racterísticas do programaestá no fato de fugir domodelo meramente expo-sitivo das questões ligadasao uso dos diversos tipos dedroga. Em 12 aulas integra-das ao currículo do 6º ao 9ºano do ensino fundamentalda rede municipal de ensi-no, os jovens participam dedinâmicas de grupo, rodasde debate e assumem per-sonagens em minipeças deteatro. Em paralelo a essasatividades em sala de aula,o #Tamojunto promove trêsoficinas com os pais. Nes-ses encontros são aborda-dos desafios típicos da ado-lescência, de relaciona-mentos e da convivênciafamiliar.

Curitiba adota programa de prevenção às drogas que obteve sucesso em países europeus

"Há praticamente umconsenso entre os especia-listas de que a prevenção éo caminho certo quando setrata do uso de álcool e ou-tras drogas. O problema éque pouquíssimas ações deprevenção têm suas taxasde sucesso avaliadas", dis-se o coordenador nacionalde saúde mental do Minis-tério da Saúde, RobertoTykanori, citando o #Tamo-junto como exceção a essaregra.

Após um acompanha-mento de quase três anosnos seis países europeus emque o programa foi execu-tado, entre eles a Croáciae Romênia, a UNODC, es-critório das Nações Unidassobre Drogas e Crime, de-tectou uma diminuição deaté 30% no primeiro uso dedrogas lícitas ou ilícitas en-

tre os adolescentes expos-tos às ações do #Tamojun-to. "Queremos levar Curiti-ba como modelo de admi-nistração que experimentao novo também nessa ques-tão", afirmou Tykanori. Elediz que a fase experimen-tal do programa em Curiti-ba, no primeiro semestredeste ano, mostra resulta-dos que servem de mode-lo.

O prefeito de Curitiba,Gustavo Fruet, conta que aadministração municipaldecidiu adotar o programaao enxergar nele uma abor-dagem inovadora sobre oassunto. "A questão dasdrogas e da violência é maisuma das grandes batalhasque as administrações mu-nicipais têm de enfrentar.Vimos no #Tamojunto umaforma de tratar do assunto

que não fosse percebidacomo chata ou impositivaentre os jovens", disse oprefeito.

O coordenador do #Ta-mojunto em Curitiba, Má-rio Lunardi, ressaltou que oprograma trata das drogastangencialmente e queeste é um trunfo do forma-to. "Nas aulas os adolescen-tes são preparados paratomar decisões conscientesquando confrontados comdiversas situações de risco.Isso é formar cidadãos deverdade."

Segundo a secretáriada Educação, RoberlayneBorges Roballo, o #Tamo-junto é um avanço na pre-venção ao uso de álcool,tabaco e outras drogas."Para além do reforço naparceria já estabelecidaentre a Saúde e a Educa-

ção, o programa apresen-ta resultados preciosos nosentido de adolescentesque compreendem comose guardarem e guardaremseus amigos", disse. "Curi-tiba é uma cidade que de-senvolve conceitos, e o Mi-nistério da Saúde nos insti-gou a inovar na abordagemtambém dessa questão.Nossa expectativa é que aexperiência seja replicadano resto do país", afirmouo secretário da Saúde, Adri-ano Massuda, ressaltandoque as ações integradascom a pasta da Educaçãorendem exemplos como oprojeto Saúde na Escola,em que 140 mil crianças darede municipal de ensinosão acompanhadas porprofissionais de saúde.

PROJETO PILOTOParticiparam da ceri-

mônia de lançamento doprograma #Tamojunto astrês unidades da rede mu-nicipal que adotaram o pro-jeto durante o primeiro se-mestre deste ano, quandoainda estava em fase pilo-to: as escolas municipaisAlbert Schweitzer, no CIC,Júlia Amaral di Lenna, noBarreirinha, e CAIC Cândi-do Portinari, também noCIC.

Andreina Campi, estu-dante do 8º ano, gostoudas dinâmicas proporciona-das pelo programa. "Foimuito bom ter essas aulas,influenciou muito na manei-ra como pensamos o con-sumo de álcool e drogas.Até meu pai parou de fu-mar cigarro depois de fre-quentar as oficinas", citou.

Victor Rodrigues, cole-ga na escola Júlia Amaral diLenna, contou que, alémde apontar caminhos paraevitar o álcool, os encon-tros foram positivos ao tra-tar das diversas formas debullying. "Chegamos à con-clusão de que podemos su-perá-lo encontrando solu-ções junto com um adulto."

"Aprendemos a nos co-municar com os nossos fi-lhos. Às vezes eu pensavaque estava adotando amaneira correta de falar,mas nem sempre estavacerto", afirmou Valdecir daSilva, pai de uma aluna queparticipou do #Tamojunto eque esteve presente nasoficinas voltadas para osadultos. "Espero que esseprojeto seja como uma ár-vore, que se espalhe e dêfrutos", completou IvoneMaria da Silva Surckamp,mãe de aluno da escola Jú-lia Amaral di Lenna.

Page 15: Rotasul setembro2014

15ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.br Variedades

Culinária○

HoróscopoSaúde

Humor

#Pra Postar no Facebook

Meninas de 12 anos postando: “Homem comatitude é outro nível!”. Que foi? O motorista davan escolar deixou você sentar perto da janela”.

#Oremos***

Favor, querida Dilma, baixar o preço da gasoli-na e subir o da energia. Prque é mais fácil fazerum “gato” do que achara um poço de petróleo.

#Quefase***

O cara é tão burro, mas tão burro, que na provade marcar “X” ele marca “Ch”.

#Misericórdia

ÁRIES - Aproveite para curtir um pouco mais asua privacidade e estreitar os seus laços de afeto.

Tenha cuidado, porém, para não reprimir os seus desejos.No trabalho, assuntos que envolvam sigilo contam com aproteção das estrelas.

TOURO - Você está num momento apropriadopara realizar suas esperanças no amor. Apostealto na sua felicidade. Intimidade quente. Apoio

de colegas será valioso. Porém, evite misturar amizadecom finanças ou terá problema.

GÊMEOS - Na relação, se vocês estão numa boa,não será difícil mostrar sinceridade e aceitação.Já anseios diferentes podem estressar a relação.

Dificuldades que fujam ao seu alcance podem interferirno trabalho.

CÂNCER - A Lua Cheia traz à tona sua alegria deviver. Na vida a dois, o astral é dos mais equilibra-

dos. Sexualidade bem definida. Interesse em expandir suasideias. Leve a sério sua fé e convicção. Negócio em outracidade dar lucro.

LEÃO - Conduza sua vida sentimental com um pou-co mais de descontração. O clima de intimidade

com seu par pode aumentar. Na vida profissional, melho-re o seu sentido de equipe e as suas chances de sucessoserão maiores.

VIRGEM - Amor um tanto tenso. Sua vida amoro-sa requer uma avaliação. Abra-se a novas possibi-

lidades. Sexualidade pedindo mais inovações. Atividadesem grupo favorecidas. Porém, seja paciente com as limi-tações alheias.

LIBRA - O amor pede maior cautela. Pode pintarrival no pedaço e a pessoa poderá colocar as man-guinhas de fora. Sexualidade frágil. Invista mais

em seu trabalho. Prepare-se para diferentes ações comvantagens financeiras.

ESCORPIÃO - Passeios e programas diferentes vãoestimular a relação e também a sexualidade. Li-bere seu lado criativo e terá mais chances profissi-

onais. Trabalhar em conjunto com os colegas será gratifican-te. Sorte em sorteios.

SAGITÁRIO - A única coisa que poderá atrapalhara harmonia da relação é a interferência dos fami-liares. A sexualidade estará mais expressiva do que

nunca. Quanto mais você acreditar nos bons resultadosdos seus planos no trabalho, mais depressa eles vão darcerto. Já nas finanças, vá com calma. Tudo tem seu tem-po. Problemas ligados à família poderão tirar o seu sosse-go.

CAPRICÓRNIO - Uma viagem será proveitosa paraquem estiver só, pois terá a chance de conhecer

alguém muito especial. O seu poder de observação e aná-lise é muito grande. Use-o a seu favor no serviço. Algo queparecia confuso pode se revelar como uma fonte lucrati-va.

AQUÁRIO - Vênus deve ajudar bastante na sua har-monia sentimental. Problemas que pareciam quase

impossíveis de ser solucionados se transformarão em situaçõesde muito prazer. Seu talento e inteligência não podem serdesperdiçados.

PEIXES - Se quer evitar problemas em sua vida amo-rosa, procure controlar a imaginação. Na intimi-

dade viverá momentos de alta estimulação, saiba apro-veitar! Aprenda a prestar mais atenção nas questões prá-ticas e rotineiras.

Torta de Frango

PARA O RECHEIO:- 500g de peito de frango sem pele- 1/2 litro de caldo de galinha- 4 colher sopa de óleo- 1 dente de alho amassado- 1 cebola picada- 3 tomates sem pele e sem sementes picados- 1 xícara de chá de ervilhas, sal e pimenta do

reino a gosto.

PARA A MASSA:- 250 ml de leite- 3/4 de xícara chá de óleo- 2 ovos- 1 1/2 xícara chá de farinha de trigo- sal a gosto- 1 col de sopa de fermento em pó e queijo rala-

do a gosto.

A felicidade é o objetivomaior de todas as pessoas,mas cada um a procura demaneira diferente. Mesmoassim, é normal que encon-tremos em nosso caminhodificuldades que tragammomentos difíceis e tristes.No entanto, é preciso termuito cuidado em não con-fundir a infelicidade queatinge todo mundo hora ououtra, com a depressão,transtorno médico que afe-ta drasticamente o humor ecausa sofrimento psíquicojuntamente com a falta deviagra levitra cialis phar-macist prescription drugenergia para atividades co-tidianas. Estima-se que adepressão atinja até 18%da população, mas esse nãoé o dado mais preocupantedeste problema. A falta dodiagnóstico correto da do-ença é responsável por nãohaver o tratamento apropri-ado para cerca de um terçodos pacientes! Para as pes-soas que não tem acompa-nhamento médico, o quadrode depressão é muito maisforte, causando sofrimentoprolongado e terríveis con-sequências como fim de re-lacionamentos, perda doemprego e até mesmo suicí-dio. Ainda que a depressãonão discrimine a pessoapor sexo e idade, podendoafetar homens e mulheresem qualquer período davida, na fase reprodutiva fe-minina a frequência dotranstorno é duas vezesmaior. Ainda que sejam vá-rios os fatores que influen-ciem o desenvolvimento dadoença - a vida social e pres-são pelo sucesso, viagra ta-blets online seja nos estu-dos ou no trabalho, efeitospsicológicos e físicos - nãose pode negar a influênciagenética. Quem possui fa-miliares com histórico dedepressão possuem maiorvulnerabilidade para que otranstorno apareça e porisso deve ter cuidado espe-cial com os sintomas. Emgeral são três os principaissinais de que a depressãopossa fazer parte da rotinada pessoa:

1) alteração do humorpara o depressivo ou cons-tantemente irritado e a fal-ta de motivação para ativi-dades rotineiras ou desin-teresse total para o que an-tes lhe era agradável (atémesmo situações simples

Depressão: diagnósticoda doença é essencial

como olhar um filme);2) diminuição da ener-

gia para os afazeres, sejameles domésticos ou profis-sionais;

3) e anedonia, que é aausência ou redução da ca-pacidade de sentir prazerpela vida. Mesmo assim, épossível fazer o diagnósti-co sem sentimentos comotristeza, contanto que hajafalta de interesse pelo queantes fazia parte da rotinae generic cialis fast deliveryera prazeroso. Os efeitos dadepressão são tão grandesque a pessoa acaba tendoseu raciocínio afetado, eisso dificulta a organizaçãode tarefas básicas e causadesânimo para realizá-las(resultando até mesmo nafalta de higiene pessoal).Além disso, o cérebro ficacondicionado a focar nonegativo, elevando proble-mas para dimensões maio-res do que eles realmentepossuem.

Sentimentos como cul-pa, angústia, tristeza, inse-gurança e baixa autoestimase tornam algo presente nodia a dia e afetam drastica-mente a qualidade de vida.Se você se identifica comalguns dos sintomas men-cionados ou conhece al-guém que possa estar nes-sa situação, é preciso pro-curar ajuda médica profis-sional, pois é necessáriocomeçar o tratamento oquanto antes. Mesmo quehajam remédios que melho-ram o quadro clínico, mui-tas vezes a depressão podeser tratada sem isso, comconsultas à psicólogos oupsiquiatras. Saber identifi-car que o que está causan-do a falta de prazer e moti-vação é uma doença é o pri-meiro passo para conseguirmelhorar sua vida.

FONTE : http://www.dicadesaude.com

Page 16: Rotasul setembro2014

16 ROTA SUL 116 | Edição 116 | setembro.2014www.jornalrotasul.com.brPublicidade