roma4 cultura

11
CULTURA

Upload: dmflores21

Post on 02-Jul-2015

641 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Roma4 cultura

CULTURA

Page 2: Roma4 cultura

    É COMUM A AFIRMAÇÃO DE QUE ROMA É COMUM A AFIRMAÇÃO DE QUE ROMA CONQUISTOU MILITARMENTE A GRÉCIA, CONQUISTOU MILITARMENTE A GRÉCIA,

MAS FOI CONQUISTADA CULTURALMENTE MAS FOI CONQUISTADA CULTURALMENTE POR ELA.POR ELA.

    A PARTIR DA EXPANSÃO IMPERIALISTA, A PARTIR DA EXPANSÃO IMPERIALISTA, VERIFICAMOS UMA CRESCENTE VERIFICAMOS UMA CRESCENTE

HELENIZAÇÃO DA CULTURA ROMANA.HELENIZAÇÃO DA CULTURA ROMANA.

Page 3: Roma4 cultura

DIREITO ROMANOO DIREITO ROMANO FOI EXTREMAMENTE O DIREITO ROMANO FOI EXTREMAMENTE EVOLUÍDO E RESULTOU DE UM APERFEIÇOAMENTO EVOLUÍDO E RESULTOU DE UM APERFEIÇOAMENTO DA TRADIÇÃO JURÍDICA DOS POVOS DA ITÁLIA, DA DA TRADIÇÃO JURÍDICA DOS POVOS DA ITÁLIA, DA ÁSIA MENOR E DE ATENAS. CODIFICADO NO ÁSIA MENOR E DE ATENAS. CODIFICADO NO SÉCULO VI, AO TEMPO DO IMPERADOR SÉCULO VI, AO TEMPO DO IMPERADOR JUSTINIANO, CONSTITUIU UM CORPO JURÍDICO JUSTINIANO, CONSTITUIU UM CORPO JURÍDICO SEM IGUAL NOS TEMPOS ANTIGOS E FORNECEU AS SEM IGUAL NOS TEMPOS ANTIGOS E FORNECEU AS BASES DO DIREITO DA EUROPA MEDIEVAL, ALÉM BASES DO DIREITO DA EUROPA MEDIEVAL, ALÉM DE TER CONSERVADO SUA VIGÊNCIA, EM MUITAS DE TER CONSERVADO SUA VIGÊNCIA, EM MUITAS LEGISLAÇÕES, ATÉ OS TEMPOS MODERNOS. LEGISLAÇÕES, ATÉ OS TEMPOS MODERNOS. UMA IDÉIA FUNDAMENTAL APERFEIÇOADA PELOS UMA IDÉIA FUNDAMENTAL APERFEIÇOADA PELOS JURISTAS ROMANOS FOI A DO DIREITO NATURAL JURISTAS ROMANOS FOI A DO DIREITO NATURAL ((JUS NATURALEJUS NATURALE ), PELO QUAL TODOS OS HOMENS ), PELO QUAL TODOS OS HOMENS POSSUEM AO NASCER DIREITOS INALIENÁVEIS POSSUEM AO NASCER DIREITOS INALIENÁVEIS QUE DEVEM SER RESPEITADOS PELOS QUE DEVEM SER RESPEITADOS PELOS GOVERNANTES. TAL TEORIA, AINDA QUE GOVERNANTES. TAL TEORIA, AINDA QUE DEFENDIDA APENAS NO PLANO DAS IDÉIAS, POIS DEFENDIDA APENAS NO PLANO DAS IDÉIAS, POIS O ESCRAVISMO CONTINUAVA A SER A BASE DA O ESCRAVISMO CONTINUAVA A SER A BASE DA SOCIEDADE, REPRESENTOU ENORME PROGRESSO.SOCIEDADE, REPRESENTOU ENORME PROGRESSO.

Page 4: Roma4 cultura

AS ESTRADAS ROMANAS, PERFEITAMENTE AS ESTRADAS ROMANAS, PERFEITAMENTE PAVIMEN-TADAS, UNIAM TODAS AS PROVÍNCIAS PAVIMEN-TADAS, UNIAM TODAS AS PROVÍNCIAS DO IMPÉRIO E CONTINUARAM A FACILITAR OS DO IMPÉRIO E CONTINUARAM A FACILITAR OS DESLOCAMENTOS POR TERRA DOS POVOS QUE SE DESLOCAMENTOS POR TERRA DOS POVOS QUE SE RADICARAM NAS ANTIGAS TERRAS IMPERIAIS AO RADICARAM NAS ANTIGAS TERRAS IMPERIAIS AO LONGO DOS SÉCULOS, APESAR DE SEU ESTADO DE LONGO DOS SÉCULOS, APESAR DE SEU ESTADO DE ABANDONO. CONSERVARAM-SE DELAS GRANDES ABANDONO. CONSERVARAM-SE DELAS GRANDES TRECHOS E SEU TRAÇADO FOI SEGUIDO, EM TRECHOS E SEU TRAÇADO FOI SEGUIDO, EM LINHAS GERAIS, POR MUITAS DAS GRANDES VIAS LINHAS GERAIS, POR MUITAS DAS GRANDES VIAS MODERNAS DE COMUNICAÇÃO. MODERNAS DE COMUNICAÇÃO.

ESTRADAS

ERAM FEITAS COM UMA CAMADA DE AREIA POR ERAM FEITAS COM UMA CAMADA DE AREIA POR BAIXO DE BLOCOS DE PEDRA FIXADOS COM BAIXO DE BLOCOS DE PEDRA FIXADOS COM CIMENTO, EM SEGUIDA CASCALHO MISTURADO CIMENTO, EM SEGUIDA CASCALHO MISTURADO COM CONCRETO E A CAMADA SUPERFICIAL É COM CONCRETO E A CAMADA SUPERFICIAL É COMPOSTA DE PLACAS OU BLOCOS DE PEDRA COMPOSTA DE PLACAS OU BLOCOS DE PEDRA DURA. O TOQUE FINAL É ABAULAR A SUPERFÍCIE, DURA. O TOQUE FINAL É ABAULAR A SUPERFÍCIE, DE MODO QUE A ÁGUA DA CHUVA ESCORRA PARA DE MODO QUE A ÁGUA DA CHUVA ESCORRA PARA AS CANALETAS LATERAIS.AS CANALETAS LATERAIS.

Page 5: Roma4 cultura

ARQUITETURA

AS OBRAS PÚBLICAS, TAIS AS OBRAS PÚBLICAS, TAIS COMO PONTES, REPRESAS E COMO PONTES, REPRESAS E AQUEDUTOS AINDA CAUSAM AQUEDUTOS AINDA CAUSAM IMPRESSÃO PELO DOMÍNIO IMPRESSÃO PELO DOMÍNIO DA TÉCNICA E O PODERIO DA TÉCNICA E O PODERIO QUE REVELAM. MUITAS QUE REVELAM. MUITAS CIDADES EUROPÉIAS CIDADES EUROPÉIAS MOSTRAM AINDA EM SEU MOSTRAM AINDA EM SEU CONJUNTO URBANO OS CONJUNTO URBANO OS VESTÍGIOS DAS COLÔNIAS VESTÍGIOS DAS COLÔNIAS ROMANAS QUE FORAM NO ROMANAS QUE FORAM NO PASSADO.PASSADO.

Page 6: Roma4 cultura

ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO IMPÉRIO ERA FEITO ATRAVÉS DOS AQUEDUTOS, MUITO IMPORTANTES DAQUELA ÉPOCA ATÉ HOJE.

Page 7: Roma4 cultura

ESCULTURA

Page 8: Roma4 cultura

ARTE E RELIGIÃO

A ARTE ROMANA NÃO FOI ORIGINAL, ROMA A ARTE ROMANA NÃO FOI ORIGINAL, ROMA TEVE O MÉRITO DE HAVER SABIDO TEVE O MÉRITO DE HAVER SABIDO TRANSMITIR À POSTERIDADE OS FEITOS DOS TRANSMITIR À POSTERIDADE OS FEITOS DOS ARTISTAS GREGOS. OS POUCOS VESTÍGIOS ARTISTAS GREGOS. OS POUCOS VESTÍGIOS QUE SOBREVIVERAM DA PINTURA ROMANA QUE SOBREVIVERAM DA PINTURA ROMANA MOSTRAM QUE AS TRADIÇÕES GREGAS MOSTRAM QUE AS TRADIÇÕES GREGAS CONTINUAVAM VIVAS. OS TEMAS INDICAM A CONTINUAVAM VIVAS. OS TEMAS INDICAM A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO RELIGIOSA, A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO RELIGIOSA, A SERVIÇO DOS IMPERADORES DIVINIZADOS; SERVIÇO DOS IMPERADORES DIVINIZADOS; REFEREM-SE, PRINCIPALMENTE, À REFEREM-SE, PRINCIPALMENTE, À IMORTALIDADE DA ALMA E À VIDA DE ALÉM-IMORTALIDADE DA ALMA E À VIDA DE ALÉM-TÚMULO. O CRISTIANISMO SE VALEU DO TÚMULO. O CRISTIANISMO SE VALEU DO IMPÉRIO ROMANO PARA SUA EXPANSÃO E IMPÉRIO ROMANO PARA SUA EXPANSÃO E ORGANIZAÇÃO E DEPOIS DE VINTE SÉCULOS ORGANIZAÇÃO E DEPOIS DE VINTE SÉCULOS DE EXISTÊNCIA SÃO EVIDENTES AS MARCAS DE EXISTÊNCIA SÃO EVIDENTES AS MARCAS POR ELE DEIXADAS NO MUNDO ROMANO.POR ELE DEIXADAS NO MUNDO ROMANO.

Page 9: Roma4 cultura

JÚPITERJÚPITER: Chefe de todos os deuses e deus dos céus.

JUNOJUNO: a maior das deusas e deusa das mulheres e do parto.

MINERVAMINERVA: deusa da sabedoria e das artes manuais.

MARTEMARTE: deus da guerra.

NETUNONETUNO: deus do mar e de todas as águas.

APOLOAPOLO: deus da luz e da cura.

DIANADIANA: deusa da lua e da caça.

VÊNUSVÊNUS: deusa do amor e da beleza.

SATURNOSATURNO: deus da lavoura.

PLUTÃOPLUTÃO: deus dos mortos.

MERCÚRIOMERCÚRIO: mensageiro dos deuses e deus dos mercadores.

OS DEUSES TRADICIONAIS DA MITOLOGIA ROMANA

Page 10: Roma4 cultura

COM O ESTABELECIMENTO DO IMPÉRIO A COM O ESTABELECIMENTO DO IMPÉRIO A PARTIR DE AUGUSTO, A LITERATURA PARTIR DE AUGUSTO, A LITERATURA TOMOU NOVOS RUMOS, ABANDONANDO AS TOMOU NOVOS RUMOS, ABANDONANDO AS POSTURAS CRÍTICAS E ADOTANDO O POSTURAS CRÍTICAS E ADOTANDO O CONFORMISMO SOCIAL E POLÍTICO. OS CONFORMISMO SOCIAL E POLÍTICO. OS POETAS PASSARAM A FAZER APOLOGIA DAS POETAS PASSARAM A FAZER APOLOGIA DAS QUIETUDES DA NATUREZA, DOS HERÓIS DO QUIETUDES DA NATUREZA, DOS HERÓIS DO PASSADO, DO GOVERNO DE AUGUSTO E DE PASSADO, DO GOVERNO DE AUGUSTO E DE OUTROS IMPERADORES. UM BOM EXEMPLO OUTROS IMPERADORES. UM BOM EXEMPLO DISSO FOI A OBRA DO POETA VIRGÍLIO DISSO FOI A OBRA DO POETA VIRGÍLIO (70-19 a.C.), QUE EM DOIS POEMAS (70-19 a.C.), QUE EM DOIS POEMAS CHAMADOS BUCÓLICAS E GEÓRGICAS CHAMADOS BUCÓLICAS E GEÓRGICAS ENALTECEU A VIDA NO CAMPO; NA ENEIDA, ENALTECEU A VIDA NO CAMPO; NA ENEIDA, FEZ A APOLOGIA DA HISTÓRIA DE ROMA, FEZ A APOLOGIA DA HISTÓRIA DE ROMA, DAS ORIGENS, COM O HERÓI TROIANO DAS ORIGENS, COM O HERÓI TROIANO ENÉIAS, AO LOUVADO GOVERNO DE ENÉIAS, AO LOUVADO GOVERNO DE AUGUSTO. AUGUSTO.

LITERATURA

Page 11: Roma4 cultura

O LATIM, IDIOMA QUE A EXPANSÃO ROMANA TORNOU UNIVERSAL, ESTÁ NA ORIGEM DAS ATUAIS LÍNGUAS ROMÂNICAS, TAIS COMO O ESPANHOL, O ITALIANO, O PORTUGUÊS, O FRANCÊS, O CATALÃO E O ROMENO. DEPOIS DE QUASE DOIS MIL ANOS, PODE-SE AINDA FALAR DE UM MUNDO LATINO DE CARACTERÍSTICAS BEM DIFERENCIADAS.

LINGUAGEM