rogerio renzetti-simulado de direito do trabalho

5

Click here to load reader

Upload: naiara-oliver-marques-da-silva

Post on 08-Aug-2015

105 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rogerio Renzetti-simulado de Direito Do Trabalho

www.euvoupassar.com.br

Rogério Renzetti

SIMULADO DE DIREITO DO TRABALHO04/12/2012Olá Amigos!

Vamos fazer um simulado de Direito do Trabalho voltado para os TRT´s? Quem vai tentar?

1 - Uma empresa de telefonia, com jornada de trabalho de 8 horas diárias, pretende reduzir ointervalo para refeição de seus empregados para 30 minutos diários. De acordo com a Lei e oentendimento do TST, a pretensão:

A) é vedada pelo Tribunal Superior do Trabalho de acordo com as últimas alteraçõesocorridas no ano de 2012.

B) não poderá ser atendida porque a norma é de ordem pública, tratando da higiene,salubridade e conforto, não passível de negociação.

C) poderá ser efetivada, mas dependerá da realização de acordo ou convenção coletivanesse sentido.

D) poderá ser efetivada se autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que verificaráse o local tem refeitório adequado e se o empregador não exige realização de horas extras.

E) poderá ser efetivada se houver autorização judicial.

2 - Considerando as normas de proteção ao trabalho da mulher, é INCORRETO afirmar que:

A) a empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança seráconcedida licença-maternidade condicionada à apresentação do termo judicial de guarda àadotante ou guardiã.

B) em caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico oficial, a mulher teráum repouso remunerado de duas semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar àfunção que ocupava antes do afastamento.

C) é vedado publicar ou fazer publicar anúncio de emprego no qual haja referência ao sexo, àidade, à cor ou situação familiar, salvo quando a natureza da atividade, pública enotoriamente, assim o exigir.

D) ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego deforça muscular superior a vinte quilos de trabalho contínuo, ou vinte e cinco quilos para otrabalho ocasional, salvo se exercida a atividade com aparelhos mecânicos.

Page 2: Rogerio Renzetti-simulado de Direito Do Trabalho

E) a empregada gestante contratada mediante contrato por prazo determinado não temdireito à estabilidade provisória prevista no artigo 10, inciso II, alínea b, do ADCT, pois aspartes já sabiam o dia do início e fim do contrato.

3 ? Nina contratou com uma empresa de TV a cabo, dois pontos adicionais para suaresidência no valor de R$ 200,00 cada. Na chegada o técnico Max, sugeriu a Nina quecancelasse o pedido, pois Max instalaria a quantidade de pontos que a cliente desejasse pelovalor de R$ 50,00. Tal situação configura motivo para rescisão contratual por justa causa?

A) Não, porque seria apenas motivo para advertência ou suspensão do empregado.

B) Não, porque não há previsão legal para tal situação de rescisão por justa causa.

C) Sim, porque o fato é grave, embora não esteja previsto em lei.

D) Sim, porque o fato está tipificado em lei como justa causa para rescisão do contrato peloempregador.

E) Não, porque o fato não é tão grave e poderia apenas ensejar a rescisão sem justa causa.

4 - Fernando é empregado em um posto de combustíveis, exercendo as funções de frentistade abastecimento de veículos. Atua em contato permanente com produtos inflamáveis eexplosivos em condições de risco acentuado. Nesta situação, nos termos da Consolidaçãodas Leis do Trabalho - CLT, Mário exerce seu trabalho em atividade considerada:

A) perigosa, sendo-lhe assegurado um adicional de 40%, 20% ou 10% do salário mínimo daregião, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.

B) penosa, sendo-lhe assegurado um adicional de 50% sobre o valor da hora normal.

C) insalubre, sendo-lhe assegurado um adicional de 30% sobre toda a remuneração.

D) perigosa, sendo-lhe assegurado um adicional de 30% sobre o salário base.

E) insalubre, sendo-lhe assegurado um adicional de 25% do salário mínimo da região.

5 - O trabalho em regime de tempo parcial

A) não dá direito à férias por expressa disposição legal, tendo em vista que a sua jornada detrabalho não atinge quarenta e quatro horas semanais.

B) é aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais

C) é aquele cuja duração não exceda a vinte e quatro horas semanais.

D) dá ao empregado direito ao seu período de férias reduzido pela metade se tiver mais desete faltas injustificadas ao longo do período aquisitivo.

Page 3: Rogerio Renzetti-simulado de Direito Do Trabalho

E) dá ao empregado direito a seis dias de gozo de férias, para a duração do trabalhosemanal igual ou inferior a cinco horas.

6 ? São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria desua condição social, exceto:

A) relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termosde lei complementar, que preverá indenização compulsória, dentre outros direitos.

B) fundo de garantia do tempo de serviço.

C) piso salarial proporcional à extensão e a complexidade do trabalho.

D) décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.

E) jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos fixos de revezamento, salvonegociação coletiva.

7 - Os empregados da empresa GAMA, após transporem a portaria da empresa, deslocam-se,ainda, alguns metros para chegarem ao local de trabalho, em razão do enorme terreno emque a referida empresa está localizada. Este tempo de deslocamento do empregado entre aportaria da empresa e o local de trabalho:

A) é considerado tempo à disposição do empregador, desde que supere o limite de 10minutos diários.

B) não é considerado tempo à disposição do empregador, uma vez que a jornada de trabalhosomente se inicia com a chegada efetiva do empregado no local de trabalho.

C) é considerado tempo à disposição do empregador, desde que supere o limite de 15minutos diários.

D) será sempre considerado tempo à disposição do empregador, uma vez que se oempregado atravessou a portaria da empresa pressupõe-se que se encontra disponível.

E) só será considerado tempo à disposição do empregador, se houver previsão emConvenção Coletiva de Trabalho, em razão das peculiaridades existentes em cada categoria.

8 - A respeito da jornada in itinere, considere:

I. O fato de o empregador cobrar, parcialmente ou não, importância pelo transporte fornecido,para local de difícil acesso ou não servido por transporte regular, não afasta o direito àpercepção das horas in itinere.

II. Se existe transporte público, mas ele é insuficiente, não há direito a pagamento de horasin itinere.

Page 4: Rogerio Renzetti-simulado de Direito Do Trabalho

III. A incompatibilidade entre os horários de início e término da jornada do empregado e os dotransporte público regular não é circunstância que gera o direito às horas in itinere.

IV. Se houver transporte público regular em parte do trajeto percorrido em condução daempresa, as horas in itinere remuneradas não se limitarão ao trecho não alcançado pelotransporte público.

Está correto o que consta APENAS em

A) III e IV.

B) I e II.

C) I, II e III.

D) II e IV.

E) I e III.

9 - A descaracterização de uma pactuada relação civil de prestação de serviços, desde queno cumprimento do contrato se verifiquem os elementos fáticos e jurídicos da relação deemprego, é autorizada pelo princípio do Direito do Trabalho denominado:

A) inalterabilidade contratual.

B) primazia da realidade sobre a forma.

C) continuidade da relação de emprego.

D) intangibilidade salarial.

E) boa-fé contratual.

10 - A empresa SIGA BEM necessita contratar empregado para a execução de serviçoespecífico, ou seja, técnico especializado na implantação de equipamento altamentesofisticado. Nesse caso, a empresa:

A) poderá elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde quepelo prazo máximo de dois anos, sendo vedada qualquer prorrogação contratual dentrodeste período.

B) poderá elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde quepelo prazo máximo de um ano, permitida uma única prorrogação contratual dentro desteperíodo.

C) poderá elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde quepelo prazo máximo de dois anos, permitida uma única prorrogação contratual dentro desteperíodo.

D) poderá elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde quepelo prazo máximo de um ano, permitida no máximo duas prorrogações contratuais dentro

Page 5: Rogerio Renzetti-simulado de Direito Do Trabalho

deste período.

E) não poderá elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado porexpressa vedação legal, caracterizando típica contratação de empregado por prazoindeterminado.

GABARITO COM FUNDAMENTAÇÃO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (5) A PARTIR DAS 20H.

BOA SORTE! SEM CONSULTA HEIN!!! NÃO REJEITE.

Bons estudos e até breve.

RR

[email protected]

Facebook: Rogério Renzetti

URL: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=tG0g32fV-vQviOdjFVhBaWJiKPeSkz6B3kP8WBxAx6I~

Eu Vou Passar®. Todos os direitos reservados.