rodrigo moreira 10ºg

3
Crónica Quem fala do re gresso à ditadura Devido a tempos difíceis que atravessa o nosso país, várias pessoas sobretudo de uma faixa etária mais avançada ou até jovens defendem que para o país se “se gurar” deveríamos voltar à antiga ditadura, nomeadamente a de Salazar. Não falta muito para a grande data de belos cortejos com cravos vermelhos nas armas. O 25 de Abril é, sem dúvida, uma data muito importante, foi quando os portugueses se revoltaram e disseram “BASTA!” Como era o ambiente entre as ruas portuguesas antes deste acontecimento? Era um clima de permanente tensão à volta daquilo que era dito e o que era feito visto que naquela altura não se podia confiar em ninguém. Disse-me um familiar que qualquer frase que fosse mal entendida ou escutada pela pessoa errada, levava de imediato à suspeita ou condenação. Havia muita, muita fome e no nosso país não se era funcionário mas muitos eram escravos, daí a importância desta grande data.

Upload: isabelpereira2010

Post on 17-Dec-2014

540 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rodrigo moreira 10ºg

Crónica

Quem fala do regresso à ditadura

Devido a tempos difíceis que atravessa o nosso país, várias pessoas sobretudo de uma faixa etária mais avançada ou até jovens defendem que para o país se “segurar” deveríamos voltar à antiga ditadura, nomeadamente a de Salazar. Não falta muito para a grande data de belos cortejos com cravos vermelhos nas armas. O 25 de Abril é, sem dúvida, uma data muito importante, foi quando os portugueses se revoltaram e disseram “BASTA!”

Como era o ambiente entre as ruas portuguesas antes deste acontecimento? Era um clima de permanente tensão à volta daquilo que era dito e o que era feito visto que naquela altura não se podia confiar em ninguém. Disse-me um familiar que qualquer frase que fosse mal entendida ou escutada pela pessoa errada, levava de imediato à suspeita ou condenação. Havia muita, muita fome e no nosso país não se era funcionário mas muitos eram escravos, daí a importância desta grande data.

Crónica

Relatos de um soldado da guerra colonial

Page 2: Rodrigo moreira 10ºg

Contarei uma história em particular do meu avô que foi recrutado para a guerra colonial, onde passou por vários episódios que nem todos puderam aguentar.

Era dia de levantar cedo e entrar nos 4x4 para uma viagem de 10h sem qualquer condição para realizar um percurso todo o terreno. A certa altura, a tripulação sofre um ataque do outro exército. O grupo de soldados (entre os quais o meu avô) tenta procurar posições de batalha improvisadas e talvez, devido a uma desatenção momentânea, um dos soldados inimigos atinge um amigo do meu avô, ficando aquele num estado crítico e chocante à vista de qualquer pessoa. Além desta vítima de guerra, o meu avô viu outro companheiro à sua frente, tal como já tinha acontecido anteriormente.

Isto só prova que tudo que envolve violência está errado, pois no final de tanta luta e morte todos ficamos a perder.

Rodrigo Moreira

10º G

Nº27