rl.art.br losasi, luís ferreira, e maria eliete. 15 dedicatÓria ao humanitário e amoroso, sua...

62
1

Upload: duongdung

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

2

3

4

Copyright © 2014 by Franklin Mano

Capas

AF CAPAS DESIGN EDITORIAL

Projeto Gráfico

FRANKLIN MANO

Revisão Ortográfica

FRANKLIN MANO

- LIVRO EM FORMATO DIGITAL NO BRASIL - - ELETRONIC BOOK IN BRAZIL -

Informamos que é de inteira responsabilidade

do autor a emissão de conceitos.

Nenhuma parte desta publicação poderá ser

reproduzida por qualquer meio ou forma sem a prévia autorização do autor.

A violência dos direitos autorais é crime estabelecido pela Lei Federal nº 9.610/1998 e punido pelo art. 184 do Código Penal da

República Federativa do Brasil.

Rua Pedro Firmino de Melo, 258 CEP 55380-000 – Centro

Cachoeirinha / PE – Brasil

www.franklinmano.com

5

“Os limites de minha linguagem significam

os limites de meu mundo.”

Ludwig Wittgenstein

6

Comentários no Brasil

“Já li e reli, é ótimo, é livro bom de sempre ter por perto.”

Toni Platão

bandapanamericana.com.br Twitter: @tplatao

"Rápido sem ser rasteiro. Direto e simples, sem ser óbvio!"

Thedy Corrêa www.nenhumdenos.com.br

Twitter: @thedycorrea “Caro amigo, particularmente adoro pensamentos e frases, e suas colocações são pertinentes e nos fazem refletir.”

Jorge Lordello

www.jorgelordello.com.br Twitter: @jorgelordello

7

“Reflexões pessoais e pensamentos soltos que, fatalmente, se encaixam em algum lugar, em algum momento. Para beber em pequenas doses.”

Caio Bars www.5prastantas.com.br

Twitter: @CaioBars

“Parabéns pelo belo trabalho, palavras simples e coloquiais num tom filosófico, denso e inteligentemente revolucionário!”

Palazini Oda www.palazini.com

Twitter: @PalaziniOficial

“Muito bom o seu livro! Abre a mente, literalmente! Pensamentos simples que são capazes de ser compreendidos por todo tipo de mente.”

Fabiano Carelli capitalinicial.uol.com.br

Twitter: @FabianoCarelli

8

"O livro de Franklin Mano é uma abordagem diferente de ideias relacionadas à política, à cultura, às relações sociais. Mesmo que você não concorde totalmente com o conteúdo, a sinceridade e a abrangência do que nos é exposto gera uma empatia imediata com o escritor."

Teresa Leitão

www.teresaleitao.com.br Twitter: @teresaleitao_

"Franklin Mano compartilha conosco suas reflexões que, do simples ao mais complexo, nos convida a deixar de lado velhos paradigmas e embarcar numa filosofia atual e necessária."

Daniel Bortholossi

www.danielbortholossi.com.br

9

Comentários em Moçambique

“Reflexões breves e profundas. Um caderno filosófico muito sugestivo.”

Vasco Manhiça “Fiz uma primeira leitura diagonal. Textos brevíssimos, mas de uma carga de reflexão acutilante. Está-se penso O MUNDO DE SOFIA. Onde o „umbiguismo‟ funciona como pano de fundo para indagar o nosso próprio existencialismo.”

Sangari Okapi

“O livro de Mano, agora em mãos, é, sem dúvidas, um projeto invulgar e singular nos dias de hoje. Singular, por nos apresentar uma voz plural, que convoca a uma reflexão sobre o nosso próprio (des)conhecimento. De certa forma, um enunciado que forma e informa o estado do ser, numa estratégia filosófica, onde a língua é instrumento comunicacional e a filosofia um condimento de indagação do mundo.”

Aurélio Manuel Furdela

10

"Sempre fui um questionador inveterado. Bebo desde tenra idade o néctar da rebeldia marginal. Talvez, por isso, estejamos em sintonia, apenas separados pelo Oceano Atlântico. Breve, profundo, reflexivo, transparente, com efeito de espelho da Condição Humana. Um olhar autocrítico e crítico muito singular, neste mundo Plural e Heterogêneo. Tal como dizia Sartre, aqui se confirma: „Um Homem nunca é um indivíduo; seria preferível nomeá-lo Universal Singular‟. Que a tua obra Literária continue desbravando caminhos, questionando sempre, para que haja finalmente a possibilidade da revelação de novos mundos desconhecidos da grande Família Humana."

Delmar Maia Gonçalves

www.delmarmg.tk

11

AGRADECIMENTOS AOS FAMILIARES

A minha amada Mãe Biológica Maria de Fátima da Silva, por todos os sacrifícios que fez para me dar uma educação privilegiada, diferente daquela que recebeu de meus avós, e por me amar apesar da demasiada rebeldia que tive na adolescência, e por ter me auxiliado nos momentos mais difíceis de saúde desencadeados pela Esquizofrenia Paranóide que estou enfrentando na vida adulta.

Ao meu amado Pai de Criação José Pereira de Souza, que desde meus seis anos de idade tem me dado amor, educação e exemplos de boa conduta como se eu fosse mais que um filho sanguíneo.

A minha irmã materna Jackeline Francis Silva de Souza, por ter me surpreendido nos últimos anos, se mostrando uma acadêmica esforçada no Curso Superior de Nutrição, e por ser uma ótima educadora em cursos profissionalizantes.

Aos meus avós maternos Albino Julio da Silva e Teresinha Almeida da Silva, e minha tia materna Maria Gloria da Silva, pelo demasiado carinho.

In Memoriam do meu tio paterno Arlindo Mano, que deixou um vazio impreenchível na minha vida.

In Memoriam dos meus avós paternos Manoel Mano da Silva e Ana Lopes da Gama, com quem tive pouquíssimo contato em vida.

In Memoriam dos meus bisavós maternos Julio Valentim da Silva, Diolinda Maria da Silva, Serapião Valentim da Silva e Jasmelina Florentina de Almeida.

In Memoriam dos meus bisavós paternos José Manoel da Silva, Josefa Ramos da Silva, Julio Lopes da Gama e Cecília Lopes da Gama.

12

AGRADECIMENTOS AOS COMPANHEIROS

À companheira Cássia Robélia de Almeida, que apesar dos desencontros amorosos que tivemos nessa vida, continuamos juntos, hoje mais sensatos e pacientes, tentando viver um amor sem medidas e cobranças.

À professora de Língua Portuguesa e Inglesa Maria da Trindade, fundadora do Centro Educacional José Lourenço Sobral, educandário fundamental para minha formação acadêmica e pessoal, onde despertei para a Literatura.

Às Suas Excelências Carlos Alberto Arruda Bezerra e Ivaldo de Almeida, Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Cachoeirinha, Estado de Pernambuco, República Federativa do Brasil, por terem me convidado a desenvolver minhas atividades profissionais como Gestor Público no cargo de Secretário Adjunto de Administração, visando sempre o bem-estar dos munícipes. Ao amigo e companheiro de trabalho, Senhor Fausto Lins Borba, Secretário de Administração, um dos homens mais honestos e humanitários que conheço.

À Sua Excelência Ricardo Teobaldo Cavalcanti, Prefeito do Município de Limoeiro/PE, pelo trabalho revolucionário que está a fazer em seu município, e por sua amabilidade natural. Ao político Sérgio Cardoso, o radialista Otavio Clos, jornalista Flávio Moraes, advogada Joice Valença, e os professores Daniel Silva e Osório Chalegre, profissionais e pessoas distintas que tenho prazer em ter no meu círculo de amizades. Aos empresários Manoel Honório de Araújo e Braúlio Gomes, pela agradável companhia e pelos gestos de pura amizade.

13

Ao amigo e mestre Jorge Humberto, pelos ótimos diálogos, gestos de amizade plena, e por ter me representado na entrega do Título de Acadêmico Correspondente Estrangeiro na Classe de Letras outorgado pela Academia de Artes e Letras de Portugal. Aos amigos-irmãos, a artista plástica Kaline Rodrigues, o arquiteto Janduy Bezerra, Wagner Cavalcante Torres, Alrizônio Altair de Lima, Marco Aurélio, Aldo Morais e Abenilza Dias, por termos um tipo de amizade única, pois apesar da distância, sempre que nos vemos parece que foi a um segundo atrás o último encontro. Aos amigos, Edson Ismael, José Ailton e Antonio Marco, pela amizade diária, pois são tão fundamentais para minha prosperidade que quando estou longe deles me sinto desprotegido. Ao produtor, cantor e músico Fred Frankson, por nossas parcerias de sucesso, que gravou, musicou e produziu composições de minha autoria, sob os títulos: Frejat e Carta a Benito di Paula, apesar das dificuldades financeiras da época. Ao médico, cantor e músico André Costa, por nossa parceria com a composição sob o título: Anny, uma das parcerias maravilhosas que já fiz. Aos amigos Ney Velloso, Rodrigo Vellozo e Rosana Lanzelotte, por serem, além de cantores, músicos e compositores excepcionais, seres humanos sensíveis e maravilhosos. Aos amigos, o jornalista moçambicano Ouri Pota Chapata Pacamutondo, os escritores moçambicanos Cremildo Bahule e Eduardo Costley-White, o escultor moçambicano radicado em Portugal Makonde Nangashinu Ntaluma, o jornalista português Oliveira Dias,

14

por termos uma amizade que ultrapassa os oceanos Atlântico e Índico. In Memoriam do amigo Ubiratan Chalegre, com quem tive muitos momentos memoráveis. Aos colegas Gilfábio Galvão, Ana Maria Barros, Joanna D’arc, Djanubia Galdino, Adriano Gomes, Silvano Alves, Lenilma Luna, Ednildo da Silva, Aurimendes de Sobral, Alexandra Duarte, Sebastião Gomes, Márcio Andrade, Cristiano Leite, Ewerton Silva, Juarez Marcelino, Jordana Monteiro, Geraldo Santos, André Rodrigues, Diego Henrique, Júnior Souza, Ivanilda Luzinete, Carlos Alexandre, Genival Zubem, Zeferino Neto, Luís Oliveira, Aparecida Oliveira, Pablo Falcão, Otavio Clos, Sônia Lemos, Valquiria Couto, Seissa Aquino, Monica Vieira, Ana Inácio, Henrique Siqueira, Adjani Soares, Edwalquiria Menezes, Tavares Rodrigues, Cláudia Gama, Margarida Gama, Menelau Junior, Valdomiro José, Suely Sandra, Luiz Vicentini, Guilherme Isnard, Eduardo Valença, Andrea Raimundo, Valdemir Neves, Rildo Neves, Wellington Silva, Romualdo Morais, Sinvall Simões, João Carlos, Rafaely Abreu, Rogério Pereira, Eliane Marliete, Túlio Sobral, Rosimeire da Silva, Andrea Amorim, Fernando Carpaneda, Jailson Leite, Davi Enéas, Robério Alexandre, Miguel Simões, Josafá Almeida, Luciano Macedo, Luciene Leite, Quitéria Bezerra, Narciso Silva, Rosimael Losasi, Luís Ferreira, e Maria Eliete.

15

DEDICATÓRIA

Ao humanitário e amoroso, Sua Santidade Papa Francisco, Chefe da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, por dedicar sua vida a Deus e a humanidade.

Ao amabilíssimo amigo, Sua Majestade Real Príncipe Dom Rosário Poidimani, Chefe da Casa Real de Portugal, pelas agradáveis conversas, e por ser fonte de inspiração ética e humanitária.

Aos Confrades Acadêmicos da ALA - Academia de Letras e Artes de Portugal, o Presidente Doutor António da Costa Albuquerque de Sousa Lara, ao Vice- Presidente Comendador Joaquim António Pereira Baraona, ao Secretário-Geral Doutor João Aníbal Henriques e demais Acadêmicos, pelos inúmeros serviços culturais prestados a humanidade.

Ao amigo admirável, Sua Excelência José Humberto Cavalcanti, Deputado Estadual do Estado de Pernambuco, República Federativa do Brasil, por sua incansável luta pela melhoria dos diversos serviços prestados pelo Estado aos honrados cidadãos Pernambucanos, e a sua assessora Andrea Mafra.

Ao amigo revolucionário, Sua Excelência Armando Monteiro Neto, Senador pelo Estado de Pernambuco, República Federativa do Brasil, por aperfeiçoar através de suas ações políticas a qualidade de vida dos Pernambucanos.

Ao professor e colega de Letras, Sua Excelência Cristovam Buarque, Senador pelo Distrito Federal, República Federativa do Brasil, por lutar incansavelmente pela melhoria e Federalização do Sistema Público de Educação, com ideias reais bem à frente de nosso tempo.

16

Ao querido médico José Samarcos Mahon Filho, que me diagnosticou como portador de Esquizofrenia Paranóide, e desde então tem contribuído de forma significativa com a minha existência.

Ao mestre e parceiro Bozzo Barretti, pelos melhores diálogos, conselhos e exemplos de determinação e retidão que tive nos últimos anos.

Ao companheiro de paixão pelo time brasileiro São Paulo Futebol Clube, o gênio Andreas Kisser, pela atenção especial que tem tido comigo sempre que solicitado.

A todos os torcedores do time brasileiro Santa Cruz Futebol Clube, pelo qual tenho incalculável amor desde que resido em Pernambuco.

Por fim, dedico este livro aos habitantes do Brasil, Portugal, Itália, Rússia, Ucrânia, Moçambique e Cabo Verde, países nos quais tenho incontáveis amigos e leitores, e um amor fraternal pelas culturas destas nações, que defendo a qualquer custo.

17

Prefácio

Este livro só será útil e compreendido na

íntegra, talvez, por quem já deixou de pertencer a

guetos e resolveu transcender a humanidade, ou

está incansavelmente tentando. Não tem, por isso, a

finalidade de ser um guia, pois se tivesse esse

objetivo teria sido formulado com a literatura do

populismo, mas nele não se encontra nenhum torpor.

Minudencia a complexidade singular e plural

da racionalidade à sentimentalidade, da ordem

individual à coletiva, e as mostra de forma acessível

pela contestada visão de um esquizofrênico. Tendo a

decência de não apenas criticar, mas de alertar, e

mostrar maneiras de não ser tão vulnerável à

toxicidade inevitável que advém das distorcidas

relações humanas.

Ambiciona, ainda, mostrar que não há

limitação no pensar nem no sentir de um

esquizofrênico, pretendendo dirimir os preconceitos

sociais e institucionais que ainda se tem com os

18

portadores de doenças e transtornos mentais nos

dias atuais.

Apesar de ambicionar, não me cabe avaliar a

relevância do que foi escrito, isso fica a critério do

leitor que queira. Também não pleiteio a

originalidade da obra, nem cito fontes, pois seria

impossível dizer todos e tudo que me influenciou

desde o meu nascimento até agora.

Barão Dom Franklin Mano

Brasil, 2014.

19

DE VOLTA A DEUS E SUA MORADA

Foi fugindo de Deus que retornei a Ele,

matando-o em mim por mais de uma década, Ele se tornou mais vivo, negando lhe, o reconheci. Revogo minha ignorância literária, e peço absolvição ao Pai Deus.

NO FIM SOU O ÚNICO CULPADO

Sou responsável pelo que penso, escrevo e

torno público, e até pela perspectiva que vocês entendem, e pela forma como reagem. No fim, certo ou errado, sou o único culpado por incitá-los a pensar.

VOCÊ É BRASILEIRO?

Somos uma população de indignados

conformistas e reformistas conservadores, especialistas em demagogia prática, tiranos de nós mesmos e dos outros. Demasiados pacifistas políticos e institucionais, insanos segregacionistas miscigenados, censuradores compulsivamente democráticos, protecionistas neoliberais estapafurdiamente republicanos antinacionalistas, enfim, uma incoerência coerente genuinamente brasileira.

20

DEMOCRACIA REPUBLICANA

A democracia republicana é uma anomalia de

regime político pelo qual o povo escolhe seus próprios tiranos.

A HISTÓRIA ALERTA, MAS ELES SEMPRE VACILAM!

Os lideres se tornam ingênuos quando

chegam ao ponto de acreditarem em seus absurdos ideológicos e confiar em seus aliados e subordinados em tempos de pugna. Não sabem eles que isso não deve ocorrer nem em tempos de tranquilidade.

CONHEÇO DE COR O PODER

Eu conheço de cor o poder, em muitos cargos estive sozinho, em outros só tive a companhia estéril que pude pagar.

ALIANÇAS POLÍTICAS REPUBLICANAS

As alianças políticas republicanas são mercadorias demasiadamente caras que sempre duram por um breve tempo.

21

OS BRASILEIROS LEVAM A CORRUPÇÃO A SÉRIO

O Brasil é o país onde a população mais leva

a corrupção a sério, pois vão até as últimas consequências para legalizá-la e concretizá-la através do voto.

VIVEMOS

Vivemos tempos de recessão ética, anedotas

e ficções constitucionais.

FICÇÃO BRASIL

É complexo sobreviver em um país onde frequentemente as agencias dos correios e bancárias entram em greve e a saúde, educação, segurança e transportes públicos não passam de ficção.

SUBSERVIÊNCIA HEREDITÁRIA

A escravidão acabou, mas a subserviência no

Brasil é hereditária.

RUMO À FALÊNCIA DO BRASIL

Outrora a nação alemã deu poderes ilimitados

ao regime político de Hitler e o intitularam salvador, e hoje vejam a vergonha que eles têm dele. Será que

22

nós brasileiros só vamos nos envergonhar desse regime político quando ele falir o Brasil, e perdermos nossa soberania para alguma potência estrangeira?

CONCORDA COMIGO?

Brasil, um país constituído de leis fictícias, flexíveis e violáveis, administrado por corruptos especialistas, e bem-intencionados medrosos ou incapazes.

INDULTOS AOS PRESIDIÁRIOS

Preso é preso e ponto. Depois de cumprir toda

sua pena pode comemorar quantas datas quiser, antes disso, o Estado ao dar indultos, é cúmplice na reincidência.

A CULPA É SÓ DOS CORRUPTOS?

Não deveriam julgar apenas os políticos

corruptos, mas sim os eleitores que os elegeram, por isso o voto não deveria ser secreto, assim poderíamos processar todos os envolvidos.

O ELEITOR É CORRUPTO

Só acredito na ingenuidade ou ignorância do

eleitor na política quando eu o vir rasgando dinheiro e abstendo-se de adquirir favores e benefícios. Até

23

que isso ocorra, eleitor e eleito continuam sendo os responsáveis pela realidade que aí estar.

PRIVATIZAÇÃO NO BRASIL

O Governo Republicano Brasileiro está privatizando tudo que dá lucro, mas que é complexo de administrar no país, de hidrelétrica a estádio de futebol. Qualquer dia destes as prostitutas terão seus órgãos genitais desapropriados e privatizados.

ANTES DAS MÁSCARAS

O destino não me permitiu ser seu primeiro, mas amaria contradizê-lo e ser o último.

ALÉM DAS MÁSCARAS

O matrimônio é desleal, pois torna os conjugues tão íntimos que eles se sentem estranhos.

TRAIÇÃO

Ter me traído foi um mero desrespeito, mas ter me induzido a te amar por todo esse tempo foi uma anomalia abominável.

FELIZMENTE

Felizmente a vida carnal é breve, pois seria desumano te ter na memória por toda a eternidade.

24

CARÁTER DUVIDOSO

Dar afetividade a outrem esperando

reciprocidade é a prova de um caráter duvidoso.

A MINHA COMPANHEIRA

Se concebermos outro ser humano para esse mundo doente será a prova da nossa desumanidade.

PARA EVITAR A SEPARAÇÃO

Infelizmente nos relacionamentos afetivos

ainda se faz necessário optar pelos insetos do dia a dia ao invés do inseticida.

DECEPÇÃO

Decepciono-me quando deito acompanhado e

acordo sozinho ao lado da mesma pessoa.

DOS PESOS

O que é o analfabetismo se comparado à ideologia!

EDUCANDO

O não é um descontentamento que evita

muitos malês.

25

ALTRUÍSMO

Solidariedade sem anonimato é reputação.

PROFUNDIDADES

Eu quero apenas esquecer tudo àquilo que

não sei e me desapegar de tudo àquilo que não tive.

SOU

Sou um frustrado experiente.

SE

Se todo indivíduo pensasse por si mesmo haveria mais discórdia.

SUCESSO E FRACASSO

O sucesso e o fracasso chegam a um ponto

que incomodam.

MEDITAÇÃO

Quanto mais medito sobre pessoas, entendo mais de vazios, trivialidade e insignificâncias.

26

O CERNE DA ÉTICA

Sacrificar-se por um indivíduo pelo qual se tem

afetividade é conveniência, já pelo qual se desconhece é nobreza.

RESISTÊNCIA

Respirar o caos diariamente e transpirar bom

senso são sinais de que o intelecto se sobressaiu aos maus tratos.

O MAL DO SÉCULO

O mal do século é a fama e todos que foram

domesticados querem ser notados.

FECUNDANDO

Estou transbordando vazio, alimentando insignificâncias, adoecendo moléstias, fecundando a esterilidade das palavras.

GULA

É bizarro como extenuamos minunciosamente outros a fim de nutrir anseios frívolos insaturáveis.

27

MATURIDADE

Eu evito que meus quereres venham à carne,

pois bem sei os motivos que me fizeram acorrenta-los no estômago da consciência.

IMPOTÊNCIA

Tudo que sinto e penso é real, só que não

cabem na realidade.

EXÍLIO

São as distrações que te prendem em casa e outras que te prendem nos comércios e nas ruas que te exilam da realidade.

AS DUAS FACES DA MOEDA

Separações, tragédias, crises e fracassos, angústia para uns e inspiração para outros.

INSENSATEZ

A insensatez individual desencadeia as

mazelas sociais.

28

AS BELAS ARTES

É inerte, inútil consumir as belas artes por

rotina ou vício, tem-se que consumi-las por fome e sede, mas não de saciamento e sim de vazio.

ENFIM, SABEDORIA

Infelizmente demorei muito tempo para

perceber que é desnecessário ter novamente a qualquer custo o que já tive, ou simplesmente querer o que não tenho, pois a prosperidade não está nos bens, serviços, produtos, nem nos outros, mas em mim.

ABSINTO

Recorro ao absinto para suportar o que não posso esquecer e nem ao menos consigo deixar no papel para poder pegar no sono.

SEUS SEGREDOS Nunca conte seus segredos. Tenha-os, mas o

íntimo não confie aos amigos, eles poderão te trair sem querer, enquanto você só o fará se assim o quiser.

29

DESESPERO

Enxergo você, mas não consigo te tocar, lavo

meu corpo, mas não consigo de tirar, injeto nas veias, mas não consigo aliviar visto que o sangue não corre pela alma.

TU IRÁS SE ERGUER DO LUTO

Tu irás se erguer, não por deixar de sentir dor pelos que se foram, mas por amor aos que ficaram.

QUANDO A CRÍTICA É IRRELEVANTE

Acredito que a crítica de quem não tem

propriedade intelectual, e profissional, pra falar do tema é irrelevante em qualquer discussão.

O ÁPICE É O LEITOR

O ápice da minha obra é o leitor, não o lucro.

UM QUERER SE PERMITIR!

Quando alguém escolhe conhecer outra

pessoa (se permite conhecê-la) quer dizer que quer construir algo. Esse algo pode ser uma amizade, um relacionamento, ou até mesmo, após conhecê-la (frustradas as expectativas), tornar-se uma desconstrução. Mas quando escolhemos nos permitir apenas nas palavras, e não nas atitudes, é porque

30

não nos permitimos, era apenas um querer se permitir, que por ora não temos maturidade ou não sabemos como fazê-lo.

EVITE O EGOCÊNTRICO

Evite laços com o egocêntrico, pois nas

dificuldades é a única pessoa com quem não poderás contar.

A AMIZADE É UMA CONSTRUÇÃO

A amizade é o único tipo de construção que,

por sabedoria, não se deve finalizar.

A FIDELIDADE É RARA

A fidelidade é a sublimação entre dois corpos, é compatibilidade rara, que tem por obrigação ser racionada, para que no encontro certo tenha fôlego, viço e ritmo, sem anteriores frustrações e desperdícios.

NÃO SOU ESCRAVO

Felizmente não sou escravo dos meus personagens.

31

RECONHECIMENTO APÓS A MORTE

Reconhecimento é algo tão pessoal que após

a morte não tem serventia nem pra família.

QUANDO TUDO É MERA ILUSÃO

Se o desejo de conquistar for menor que a capacidade de manter, tudo não passou de uma mera ilusão.

DEMASIADA CONSCIÊNCIA

Demasiada consciência espiritual é indispensável para uma excelente qualidade de vida carnal.

VOCÊ PODE TENTAR

Você não pode impedir as pessoas de serem egocêntricas, mas se tiver demasiada paciência pode tentar.

A ARROGÂNCIA

Quanto menor o poder, maior a arrogância.

A PRECIPITAÇÃO

A precipitação é o avesso da vontade.

32

VIVE MELHOR

Vive melhor o alienado: quanto menos

informação, mais felicidade.

É DESNECESSÁRIA

É desnecessária crítica à obra sem reconhecimento.

SOBRE AMOR E FAMÍLIA

Nem sempre a mulher que você ama é a

mesma com a qual construirá família.

O AMOR É EXÍLIO

O amor é exílio para quem está em busca da felicidade.

PARA QUE DIZER A VERDADE!

Diga a verdade e ganhe inimigos, diga a

mentira e ganhe aliados que matariam e morreriam por você.

SE NOS DIAS DE HOJE

Se nos dias de hoje um professor ganha a

afetividade de um aluno, é impossível delimitar sua influência social.

33

DIVÓRCIO

Estranho, estou me sentindo como o

personagem principal de um seriado que foi demitido por atuar bem.

LEGADO

Não tenho pavor do esquecimento, mas de ser

lembrado como não sou.

O AMOR PRECISA O amor precisa de liberdade, não de ser

modelado.

NO AMOR

No amor, o que um machuca, outro pode

curar.

AMOR (NÃO ME RECORDO)

Não me recordo uma única vez em que o amor nos livrou de machucar, ou de sermos machucados, por quem amamos.

34

ESCRAVISMO E OBRIGAÇÃO

Nós nos deixamos escravizar pela

necessidade de dinheiro, pela obrigação de cumprir nossa função.

A INDIGNAÇÃO É INERTE

Se quiser sanar as injustiças sociais no

planeta Terra, tem que ter mais que apenas indignação.

UMA EXISTÊNCIA DE DORES

Você se tornou membro do meu cérebro, e

não é mais possível distinguir o que é você e o que sou eu, por isso lhe remover agora é demasiadamente impossível, afinal, antes uma existência de dores do que um suicídio de falsos alívios.

SERIA INÚTIL

Seria inútil desbravar outras pessoas, visto que ainda sou estranho de mim.

O QUE MATA O AMOR!

Num relacionamento, as frequentes ausências

é que matam o amor, visto que nem a fome sobrevive à própria fome.

35

REFLEXÃO SOBRE AMOR

- De verdade, já não sei se ainda me amas. - Essa é uma dúvida que habita dois corpos, saiba que não é privilégio apenas do seu.

LUCIDEZ

Infelizmente só a lucidez nos mostra a

fisionomia das personalidades ocultas numa pessoa. Pena que a lucidez é incurável, não tem torpor, não traz contentamento, é uma maldita e legítima sensibilidade.

TORNEI-ME

Tornei-me uma existência de calos, e só eu

sei o fardo que trago das atitudes que não devo tomar.

ENQUANTO AMAR

Enquanto amar ficarei exilado de mim, pois

sou uma solidão independente que não tem pretensão nenhuma de ser alienada.

FEZ-SE ESCRITOR

Já não era apenas mais um ser humano

frustrado, tornou-se algo demasiadamente pior: fez- -se escritor.

36

A ÚNICA DEFICIÊNCIA

A única deficiência que nos impede do êxito é

a covardia.

APENAS OS SENSÍVEIS

Pela felicidade das pessoas que amamos, renunciamos à nossa, nos despedimos, e seguimos em frente, mesmo sem querer e saber aonde chegar.

NUNCA MAIS

Por não encontrar outra forma de ser feliz contigo, refleti nossa trajetória juntos e resolvi não nos permitir mais, pois reatar nos levaria a uma condição pior do aquela porque terminamos.

TU PODERÁS

Tu poderás ter tudo de mim, menos minha

solidão.

CONTIGO

Sozinho eu sou apenas solitário, contigo era solitário e infeliz.

37

NÃO EXISTE

Não existe algo mais irreal e complexo que a

felicidade plena.

TRANSCREVO O QUE SINTO

Na condição de poeta tenho que preservar algo mais consistente do que memórias, por isso transcrevo o que sinto, a fim de continuar interagindo com a humanidade quando minha matéria perder a consciência.

PORQUE INSISTES?

Se seu organismo fica desconfortável com a sinceridade de alguns goles de absinto ao ponto de vomitá-lo, não entendo porque insiste em ter comigo.

NÃO ME CULPE

Eu lhe forneceria mais conhecimentos, se você tivesse feito bom uso dos anteriores.

SE TRATÁSSEMOS AS PESSOAS

Se tratássemos as pessoas como órgãos do

corpo, e não como acessórios, não as trocaríamos com tanta facilidade.

38

QUEM TEM PREÇO!

Pessoas que têm preço não são éticas.

FOI O SOFRIMENTO

Foi o sofrimento que me fez sensível ao

contrariar os resultados que se obtêm com as desgraças.

A PESSOA QUE MAIS AMO

Você é a pessoa que mais amo, nem por isso

deixei de me sentir solitário contigo.

EU ERA UM ESCRITOR MAIS PRODUTIVO

Eu era um escritor mais produtivo antes do celular, site, twitter e facebook.

A NOCIVIDADE DA FAMA

O lado nocivo da fama é que para a maioria

viramos atração turística para fotos e vídeos, e é demasiadamente doloroso saber que raros, poucos querem realmente nos visitar para um diálogo.

APENAS SENSÍVEL

Amar alguém não significa que serás feliz, apenas que és sensível.

39

SE FOSSE SIMPLES ASSIM!

Meu cérebro precisa de um antivírus para

realmente saber até que ponto eu sou lúcido, e de um backup para garantir se com a retirada dos vírus eu não me torne algo pior do que já sou.

SERÁ QUE NÃO PRECISAREMOS DE ALGO MAIS SENSÍVEL?

É excepcional ter conjunções carnais contigo,

mas fico pensando se quando envelhecermos juntos não precisaremos de algo mais sensível para continuarmos felizes.

ESCRITOR NÃO PODE SER DAR AO LUXO

DO SILÊNCIO

Um escritor não pode ser dar ao luxo do

silêncio, sem antes incessantemente despertar consciência, desejo de liberdade e responsabilidades nos outros.

ANTES EGOCÊNTRICO

Quando egocêntrico, sentia poder em ter posses, agora mais lúcido, tenho liberdade em doar.

40

SÓ A MORTE HÁ DE CURAR

Escrevo e publico porque não consigo

encontrar a cura para as minhas indignações, e o único alívio que tenho é que a morte irá calar toda palavra sofrida que seria dita posteriormente.

DA LIBERDADE AO CÁRCERE

Libertei-me dos outros, e por mais estúpido que pareça, anos depois edifiquei um cárcere de fora para dentro, sem saídas, a fim de me conter, não no intuito de me preservar, mas sim aos outros.

CHEIO DE SAUDADES

Estou cheio de saudades desnecessárias,

mas não me esvazio por fobia de ser mais um poeta deposto.

POR DEMASIADO AMOR AO PRÓXIMO

Por ética, e demasiado amor ao próximo,

compro e consumo calmarias, e me contenho por motivos simples, seria desagradável e perigoso interagir comigo sóbrio.

PRECISO DE ALGUÉM

Preciso de alguém em quem confiar, mas por

enquanto só tenho pessoas que amo.

41

ESCRITORES QUE SE OFENDEM COM A CRÍTICA

Como escritor você é exaustivamente criticado, e é isto que lhe faz escritor, então não entendo porque muitos se sentem ofendidos com a crítica.

ESCREVO LIVROS

Escrevo livros nos mais variados estilos

literários por pensar coletivo, por isso torno públicas opiniões, experiências, e convicções, a fim de formar soluções, e não apenas respostas, seres sensíveis ao invés de meros intelectuais.

MEDITO E NÃO SEI O QUE É PIOR

Medito e às vezes não sei o que é pior,

conviver com seres humanos manipuladores, egocêntricos e arrogantes, ou ter paciência em tolerá-los.

UM ALERTA, E DEPOIS É COM VOCÊ

Nunca dê atenção e apoio a alguém com quem você não quer ter obrigações, nem está demasiadamente preocupado, pois este ato criará vínculos e desencadeará dependência e expectativas que precisarão se alimentar outras vezes, com fome cada vez maior.

42

SEXO SEM AMOR!

Conjunção carnal sem amor recíproco é uma

masturbação frustrada entre dois corpos.

MINHA CONSCIÊNCIA ESTÁ NO BANHEIRO E NO DORMITÓRIO

Os locais em que mais me sinto consciente na

vida são o banheiro e o dormitório. O banheiro porque me faz lembrar que sou apenas humano, e o dormitório me alerta que quando estou repousando estou à mercê de mim mesmo, de outras pessoas, e de tudo que habita e faz parte do mundo, sem condições nenhuma de me defender, por isso sempre que estou prestes a me enaltecer perante outra pessoa procuro os dois de imediato.

A ARROGÂNCIA É ESCLARECEDORA

É sempre esclarecedor conversar com um

arrogante, visto que nos permite conscientemente negarmos, igualarmos, ou superá-lo nesta condição.

DE MAL COM A BALANÇA EXISTENCIAL

Na infância me obrigavam a engolir as

lágrimas, na adolescência as indignações, hoje tentam me obrigar a engolir o que sobrou da resistência, depois são tão cínicos que me

43

perguntam por que estou engordando e de mal com a balança.

CRIAR É UM PRIVILÉGIO

Aprender, ensinar, e reproduzir são meras

necessidades humanas de autopreservação, mas criar é um privilégio de poucos, que permite aos demais perceber a vida com outra perspectiva, dando a liberdade de optar por evoluir, ou não.

SEM LISTA

Quando impomos como pré-requisito uma lista a nosso bel-prazer pra querer bem a outra pessoa, ficamos sem ter a quem amar.

CONFUSOS

Os seres humanos ainda confundem democracia com liberdade, lei com justiça e igualdade, relacionamento afetivo com direito à propriedade de posse irrevogável sobre o outro, fama com genialidade, voluntariado com sacrifício e etc., por isso tanta mediocridade, por isso tanta involução, por isso que cada vez mais se dopam de doutrinas, filosofias, terapias, ou drogas, a qualquer custo, sem medir os efeitos colaterais, em si e nos outros.

44

CONSEGUI, E NÃO CONSEGUI!

Eu consegui o que eu sabia que queria, e

perdi quem eu não sabia que queria.

NÃO MEDIRAM AS CONSEQUÊNCIAS

Depuseram Fernando Lugo da Presidência do Paraguai, e permitiram que José Mujica legalizasse a maconha no Uruguai, e lhes deram uma distinção histórica que até então eles não tinham em seus países.

ANONIMATO

Se nenhuma pessoa te ama, nem te odeia, você sabe muito bem o que é anonimato.

AMIZADE E RUÍNA

Quando optei pela segurança e bem-estar dos

meus camaradas, fornecendo a eles informações privilegiadas, e estes não tiveram maturidade para saber usá-las, me pus em risco. Então foi que entendi porque a maioria das pessoas se abstém das amizades, e aprimoram através de experiências e estudos acadêmicos a capacidade nata do ser humano de encenar, ficar neutro, e explorar o outro sem nenhum pudor.

45

ME DOEI À HUMANIDADE

Um monólogo entre vários corpos é

desnecessário, por isso deixei de pertencer a guetos, e me doei à humanidade.

NÃO SINTO SUA FALTA

Ter convivido nos últimos anos com suas

longas ausências, me preparou para na separação não sentir sua falta.

CHEGA DE GUERRA

Refletindo sobre a existência, sobre as

relações com pessoas, chego à conclusão que o melhor é calar, pois não tenho mais energias cegas para guerras, nem vejo viabilidade em fomentá-las.

REFLITA COMIGO

A intolerância gera frutos tanto nos analfabetos quanto nos intelectuais, por isso a plenitude, a segurança e a exatidão da harmonia social não dependem apenas da educação, e sim da sensibilidade, autoanálise, policiamento, evolução, seleção e contenção diária de si mesmo.

46

SE NÃO QUER, NÃO CORRA O RISCO!

Se você não quer ser questionado não corra o

risco de escrever, muito menos publique.

NÃO ME DESPERDICE

Não me desperdice, nem me distorça, aproveite da forma mais viável possível minha literatura.

LIVRE DA MORTE

Mas lembre, tem homens que são

aprisionados pela morte, e outros que se tornam livres no tempo, através de sua obra.

A ÉTICA

Na minha concepção a ética não é um

objetivo, mas uma consequência de cérebros evoluídos.

ROUBARAM AXL ROSE

Pertences de Axl Rose avaliados em US$ 200

mil são roubados durante show em Paris. Se fosse em Brasília teriam levado muito mais, os franceses estão até educados em tempos de crise econômica.

47

ENTRE VALORES E HIPOCRISIA

A existência se torna tediosa porque impomos

valores a pessoas e demais formas animadas e inanimadas que compõem o mundo, e se não bastasse, ainda exageramos na hipocrisia de não querer sermos tratados como mercadorias.

VALE A PENA REFLETIR COMIGO!

A sofisticação, simplicidade, raridade ou

desdém está na nossa percepção, em como nos educamos para perceber e interagir com pessoas e com o que as fomenta.

EM BUSCA DE UMA GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL E EVOLUTIVA

Um gestor público eficaz e eficiente

diagnostica os recursos humanos de imediato e os recicla com urgência, para só depois delegar novas funções aos mesmos. Estipula metas de acordo com os prazos e recursos financeiros disponíveis, sabendo que a reciclagem e a readequação de funções não tornarão todos produtivos ou viáveis à instituição, por isso, para que a gestão pública seja sustentável e evolutiva, demissões de concursados e rescisões de contratos são indispensáveis.

48

ABISMOS ILIGÁVEIS

Há abismos iligáveis entre técnica e talento,

originalidade e mutação, futurismo e roupagem, indispensável e comercial, mas lamentavelmente as percepções da maioria estão destreinadas, insensíveis, enfermas e manipuladas, e acabam percebendo os antagônicos com um significado só.

ARTISTAS DESNECESSÁRIOS

Artistas que fazem mais do mesmo são

absolutamente desnecessários.

APRECIANDO CAUBY PEIXOTO

Apreciando Cauby Peixoto, a tarde virou noturna, as emoções, lembranças e resquícios de racionalidade estão ao avesso.

AGRADEÇO

Recapitulando minha existência, agradeço a todas as pessoas que deixaram, e ainda deixam, sabores e dissabores na minha vida.

INSÔNIA, SAÚDE E LITERATURA

Insônia devastadora para a saúde e produtiva

para a literatura. Menos anos de vida, igual a muitos livros.

49

SILÊNCIO E PROFUNDIDADES!

Há anos resido em minha companhia, e não

consigo transcrever tudo que me habita, por isso, quando estou na companhia de outros, faz-se necessário me policiar e ficar calado, cumprindo assim a sentença dos meus próprios saberes, conselhos e códigos. Ora, porque uns não querem ouvir, e os que querem não entenderiam, e falar perturbaria a harmonia desse caos.

OUTRO PARADOXO

Como pode ser tão nocivo para mim o que me

faz ser um ser humano melhor?

DIFERENÇAS DE GESTÃO

A maioria das pessoas não conseguem

distinguir em suas ações e reações a diferença de controlar e gerenciar, e optar entre controle e gerência muda a gestão do resultado inicial ao final.

OS QUE DÃO FORMA À SOLIDÃO

Aceleramos ainda mais a degradação dos nossos corpos com o que trazemos de fora, pra entorpecer desgarráveis memórias e sentimentos que trouxemos antes, que enlouqueceram por dentro, e não conseguimos tratar, conter ou matar, e esses clandestinos que nos aprisionam em solitária,

50

ironicamente, sem querer, nos levam a um estado em que estaremos reunidos com constância, dando forma e várias versões ao mesmo murmúrio.

CAPITALISMO ARTÍSTICO

Euforia artística em épocas de recessão

criativa, espasmos intelectuais em estruturas em falência, esterilidade em larga escala, a fórmula do capitalismo: sucesso prematuro e desenfreado, e a volta depressiva ao anonimato, exceto algumas anomalias resistentes.

NÃO É PORQUE!

Não é porque convencionaram um signo, vocábulo, ou conceito no mundo real que eles se adaptem, caibam, durem ou existam na realidade.

CONTRA TODOS

Tem pessoas que servem a monstros porque se dizem sem opção, e mesmo assim se definem decentes. Outras que convivem com iluminados porque não encontraram sua luz própria, e não querem ficar no escuro. Eu percebo isso como inércia existencial, por isso quebro o ciclo, mesmo tendo que conviver com a repreensão de todos os acomodados.

51

NÃO USO COMO UM ESTIMULANTE

Nunca senti necessidade de usar minha

poesia como um estimulante de popularidade, mas não recrimino quem usa.

NÃO TEMO PESSOAS

Eu não temo pessoas, apenas sou cauteloso

ao me relacionar com os tipos raros, que destroem sonhos que estão apenas na nossa cabeça, e que não tiveram tempo de se projetar na realidade exterior, pois fazem isto de modo tão natural, sem ao menos tocá-los com as mãos.

O AMOR É IMUNE

O amor é imune às nossas vontades, ele se manifesta quando quer, se apega a quem quer, e dura o que acha necessário, sem pedir nenhuma autorização.

É UMA PENA

É uma pena que as outras coisas da vida não

são tão sinceras e intensas com uma dose de absinto.

52

A MAIS PURA E ÍNTIMA

A mais pura e íntima saturação goza enquanto

transcende involuntariamente um olhar ascético.

EU NÃO TENHO FORÇAS

Eu não tenho mais forças pra dizer que eu não amo você, mas tenho memória para não tentar nenhuma reconciliação.

LOGO, LOGO...

Logo, logo minha paciência acaba e volto a habitar meu corpo.

NÃO SEI ENTRETER O LEITOR

Quem sabe entreter o leitor escreve um

romance, como não sei, escrevo reflexões e poemas, não consigo demorar, vou direto ao ponto, e isso talvez seja uma deficiência.

FOI ESCRITO NA SOLIDÃO

As palavras mais profundas ditas por amor

foram escritas na solidão.

53

NÃO É POSSÍVEL PUNIR POR AMOR

Não é possível punir as pessoas que amamos

drasticamente, pois ao nosso ver, seus erros são irrelevantes quando cogitamos a ausência de suas companhias.

SE AUTOCONSERTANDO

A humanidade não me puniu pelos erros passados, mas minha consciência me impede de cometê-los novamente no presente, e no futuro.

AGRADEÇO SUA EXISTÊNCIA FLÁVIA CINTRA

Flávia Cintra, obrigado por seres a prova viva

de que o impossível é só uma palavra sem relevância na realidade.

O SOFRIMENTO É MAIS CONFIÁVEL

Confio mais na constância e lealdade de um

homem que foi modelado no sofrimento do que na paz.

REFLEXÃO SOBRE O PRECONCEITO

Sou um formador de opiniões, debato, crio,

testo e defendo teorias, educo e sou educado pelos mais variados setores da sociedade, e com o tempo consegui acorrentar e calar na minha consciência

54

todos os tipos de preconceito que tenho sobre assuntos que ainda não entendo plenamente, para não influenciar ninguém a pensar pelo meu lado desinformado e medíocre, e por isso alerto: os que fizeram do achismo fundamento para suas críticas foi por que falharam com sua racionalidade, sensibilidade e seus dons.

UM POEMA ME ACORDOU

Um poema me acordou alguns minutos atrás

para encarná-lo, e depois que o encarnei fiquei demasiadamente exausto, com a certeza que contra à vontade de poemas não tenho vontade própria.

POR FAVOR, NÃO ME ESTUPRE

Me plagiar não é um elogio, mas sim um estupro.

DE NATUREZA DELICADA

A inocência e a sensibilidade são de natureza

tão delicada, que depois de corrompidas, não voltam a existir mais.

55

DIA DOS EX-NAMORADOS

Era pra ter no Calendário Oficial do Brasil o

dia dos ex-namorados, aí sim teria muita gente comemorando feliz, por ter se livrado de certas companhias.

AS NOSSAS ILUSÕES

As nossas ilusões se afogaram em nossas realidades, e mesmo mortas corroem nossas carnes e espíritos como se fossem chamas.

DAS ROSAS

Das rosas se resiliram vida, perfume e vermelho, mas a mágoa permanece incólume na memória.

ALÉRGICO AO AMOR PRÁTICO

As relações amorosas ao longo dos anos têm me feito mais mal que os cigarros, tudo indica que sou alérgico ao amor, e imune à felicidade.

ELAS DEVORAM

Tanto a saudade, como a solidão devoram seus hospedeiros, a diferença é que, a saudade o faz em anestesia, e a solidão em plena consciência.

56

NÃO CAIBO MAIS EM MIM

Infelizmente as minhas dores não cabem nas

minhas lágrimas, do mesmo jeito que não caibo mais em mim, pois as memórias e sentimentos me exilam, ao mesmo tempo em que me consomem e não preenchem a sua falta.

TENHO SAUDADES E VOCÊ?

Tenho saudades do tempo em que dormíamos

juntos, e acordávamos um no outro. Diferente de agora, que deitamos juntos, e acordamos sozinhos.

A ESSÊNCIA DO AMOR

O amor é uma essência do espírito que não

sai no transpirar do corpo, não se evapora das memórias, não seca com as ausências, nem se contamina com as impurezas de dores e despedidas. E se por desventura já não tens essa essência, é porque seu espirito está morto e seu corpo encontrasse a esmo e vazio.

ATROCIDADES EM NOME DO AMOR

Queria ter a capacidade de fazer os outros

entenderem, que a recompensa do amor é ter a sensibilidade de poder amar e não a reciprocidade de ser amado. Como não tenho, infelizmente sou uma das testemunhas das atrocidades que fazem

57

com os outros, e consigo mesmos em nome do amor.

NÃO PERCA SEU TEMPO

Não perca seu tempo tentando entender as dores e as alegrias das outras pessoas, pois se sua vida for tão curta quanto a minha, entender o que não se pode viver é sempre à-toa.

CONCILIADORES DE IDEOLOGIAS

Nada tem a eficácia de conciliar ideologias tão

distintas e adversarias entre si, como a beneficie mútua de usufruir poder e dinheiro alheio.

MISÉRIA ESPIRITUAL

A vida só é um campo de concentração

vitalício e desumano, para os que se encontram em estado de miséria espiritual.

OS HONESTOS SÃO UMA IGUARIA

Os honestos não são ameaças para os

corruptos, pelo contrário, são apenas um tipo de iguaria que eles pagam caro para consumir ainda vivos, por serem demasiadamente raros.

58

OS MISERÁVEIS

Os miseráveis não são invisíveis, nem mudos,

mas suas próprias Nações resolveram não escutá-los, nem notá-los por conveniências.

DAS MENTES ABSTRUSAS

Tem mentes abstrusas que compreendo, mas que deveria não compreender, não tem como reconhecer essa natureza nos outros sem se decompor.

NEM TÃO INSANO OU PODEROSO

Tive muitos aborrecimentos em minha vida, mas nenhum inimigo relevante, pois nunca me deparei com alguém tão insano ou poderoso que reivindicasse ocupar essa posição.

PRISÃO MUNDIAL

Quando nos aprisionam dentro do nosso

próprio corpo não nos privam apenas da nossa vida, mas de toda a humanidade.

LEIA O MEU PEDIDO

Não te peço que faça o bem a outras pessoas,

apenas que não faça o mal, isso já as ajudam.

59

ENTRE PODER AQUISITIVO, FELICIDADE E DEUS.

Poder aquisitivo não compra felicidade, mas

viabiliza ações de filantropia, momentos passageiros de conforto e prazer que são semelhantes a felicidade, se você tem esse poder pode doar, comprar confortos e prazeres pela vida inteira carnal, infelizmente se você não o tem de forma lítica, não o tenha de forma ilícita e faça ainda mais sacrifícios para que Deus possa lhe dar felicidade na eternidade.

MEU DEUS!

Meu Deus, quando eu morrer, não permita que eu continue amando e morra de novo por amar mais que meu corpo e espírito podem em suas existências. Seria uma tragédia amar e morrer duas vezes em vão pela mesma pessoa.

60

Colaboradores Financeiros

Aureliane Galindo Carlos Estêvão

Dr. Emerson Julianelli Jacinto Cintra Dr. José Valdez

Jackson Porciúncula José Laécio de Oliveira

Richardson Valença Nazaré Lira

Meus sinceros agradecimentos.

61

FRANKLIN EMMANUEL DA SILVA MANO, nasceu em 02 de dezembro de 1986 no Brasil, mas é reconhecido internacionalmente como Barão Dom Franklin Mano da Casa Real de Portugal, pela Linha Constitucional e Legítima de Sua Alteza Real, Dom Rosário Poidimani, Príncipe de Portugal e XXII Duque de Bragança.

É Tecnólogo em Gestão Pública (2011), com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades (2013) e Pós-Graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior (2014) pela Faculdade de Tecnologia Internacional de Curitiba. Publicou pela Editora Baraúna do Brasil, os livros, sob os títulos: Âmago (2011), Sem Filtros, Direto No Cérebro (2012) e Em Pedaços, Por Inteiro (2012). Em Concursos Públicos de Literatura, promovidos pela Vivara Editora do Brasil, teve seus poemas selecionados e publicados nas seguintes Antologias Poéticas: Prêmio Augusto dos Anjos (2011), Prêmio Sarau Brasil (2012), Poetize (2013), Poesia Livre (2013), Prêmio Sarau Brasil (2013), Rima Rara (2013) e Poesia Livre (2014). Em 18 de outubro de 2012 foi diagnosticado como portador de Esquizofrenia Paranóide, pelo Médico José Samarcos Mahon Filho, e desde estão segue o tratamento recomendado. Desde 01 de janeiro de 2013 é Secretário Adjunto de Administração pela Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, Estado de Pernambuco, Brasil, órgão público em que presta serviços desde 2007.

62

Em 05 de junho de 2013 recebeu o Título de Cidadão Honorífico de Pernambuco, pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, Projeto de Resolução Nº 1387/2013 proposto pelo Deputado Estadual José Humberto Cavalcanti. Em 12 de julho de 2013 recebeu o Título de Académico Correspondente Estrangeiro na Classe de Letras pela ALA - Academia de Letras e Artes de Portugal, proposto pelo seu Presidente Professor, Doutor António da Costa Albuquerque de Sousa Lara, e aceito por unanimidade pelos membros da Academia. Em resumo é um ardente defensor da Erradicação do Analfabetismo e Trabalho Infantil, que desde 02 de dezembro de 2009 mantém com recursos próprios um Projeto Cultural de Doação de Livros às Instituições Não Governamentais de Países que tem como idioma oficial a Língua Portuguesa. Site Oficial www.franklinmano.com