riscos inerentes a armaÇÃo de ferragens.docx

3
RISCOS INERENTES A ARMAÇÃO DE FERRAGENS A construção civil é conhecida nas estatísticas pelo seu alto índice de acidentes, provocados em grande parte pela alta periculosidade das tarefas e pela falta de controle. Algumas categorias profissionais por estarem mais expostas a riscos levam a crê que na maioria das vezes, o risco é interno, inerente ao trabalho, independente da vontade do trabalhador, mesmo nos casos mais personalizados. Desta forma as condições inseguras do canteiro de obra geram riscos que pode comprometer a segurança, a saúde e a produtividade do trabalhador. Outro fator ocorrido entre os trabalhadores da construção civil é o fato dos mesmos subestimarem os riscos existentes no ambiente de trabalho, fato esse que gera resistência quanto a utilização dos equipamentos de proteção individual EPI, pertinentes a função, ocasionando uma necessidade de treinamento e conscientização quanto aos riscos existentes em cada situação de trabalho, bem como a forma correta de prevenção de acidentes. Segundo estudos realizados em sala de aula, os acidentes não acontecem; eles são causados pelos atos inseguros ou condições inadequadas. As ações indevidas ou inadequadas cometidas pelos empregados podem gerar acidentes, enquanto as condições inadequadas são aquelas presentes noambiente de trabalho que pode vir a causar um acidente, podendo está ligada direta ou indiretamente ao trabalhador, ou seja, é uma situação em que o ambiente pode proporcionar riscos de acidente do trabalho, ao meio ambiente e equipamento durante o desenvolvimento das atividades. Pode-se citar como exemplo de atos inseguros: negligencias com as normas de segurança, falta do uso do EPI, e não observação das placas de segurança e atividade de risco. Por outro lado, tem-se, por exemplo, as seguintes situações de condições inadequadas: parte move de equipamentos trabalho em altura sem o equipamento adequado, falta de inspeção de rotina nos equipamentos de trabalho, além de vazamentos e transbordos em tanque. A armação de ferragens é uma das categorias profissionais, onde os riscos estão mais presentes, os funcionários que atuam nesta área (ARMADOR) têm como atividades: o corte, dobra amarração de vergalhões e montagem de armações de

Upload: raycleia-quixabeira

Post on 20-Jan-2016

1.102 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: RISCOS INERENTES A ARMAÇÃO DE FERRAGENS.docx

RISCOS INERENTES A ARMAÇÃO DE FERRAGENS

A construção civil é conhecida nas estatísticas pelo seu alto índice de acidentes, provocados em grande parte pela alta periculosidade das tarefas e pela falta de controle. Algumas categorias profissionais por estarem mais expostas a riscos levam a crê que na maioria das vezes, o risco é interno, inerente ao trabalho, independente da vontade do trabalhador, mesmo nos casos mais personalizados. Desta forma as condições inseguras do canteiro de obra geram riscos que pode comprometer a segurança, a saúde e a produtividade do trabalhador.Outro fator ocorrido entre os trabalhadores da construção civil é o fato dos mesmos subestimarem os riscos existentes no ambiente de trabalho, fato esse que gera resistência quanto a utilização dos equipamentos de proteção individual EPI, pertinentes a função, ocasionando uma necessidade de treinamento e conscientização quanto aos riscos existentes em cada situação de trabalho, bem como a forma correta de prevenção de acidentes.Segundo estudos realizados em sala de aula, os acidentes não acontecem; eles são causados pelos atos inseguros ou condições inadequadas. As ações indevidas ou inadequadas cometidas pelos empregados podem gerar acidentes, enquanto as condições inadequadas são aquelas presentes noambiente de trabalho que pode vir a causar um acidente, podendo está ligada direta ou indiretamente ao trabalhador, ou seja, é uma situação em que o ambiente pode proporcionar riscos de acidente do trabalho, ao meio ambiente e equipamento durante o desenvolvimento das atividades. Pode-se citar como exemplo de atos inseguros: negligencias com as normas de segurança, falta do uso do EPI, e não observação das placas de segurança e atividade de risco. Por outro lado, tem-se, por exemplo, as seguintes situações de condições inadequadas: parte move de equipamentos trabalho em altura sem o equipamento adequado, falta de inspeção de rotina nos equipamentos de trabalho, além de vazamentos e transbordos em tanque.A armação de ferragens é uma das categorias profissionais, onde os riscos estão mais presentes, os funcionários que atuam nesta área (ARMADOR) têm como atividades: o corte, dobra amarração de vergalhões e montagem de armações de ferro para estruturas ( vigas, colunas e fundações). Esses trabalhadores estão expostos a riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes exemplificados a seguir através do mapa de riscos.

Mapa de risco é uma representação gráfica que identifica e informa sobre os riscos existentes no local de trabalho, a intensidade do risco é representada porcírculos e são classificadas por cores padronizadas.• Risco físico é representado pela cor verde, são eles: ruído, vibração, frio, calor, umidade;• Risco químico é representado pela cor vermelha, são eles: poeiras, fumos, névoas, neblina, gases, vapores, substancias compostas ou produto químico em geral;• Risco biológico é representado pela cor marrom, são eles: bactérias, fungos, parasitas;• Risco ergonômico é representado pela cor amarela, são eles: levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada;• Risco de acidente é representado pela cor azul, são eles: maquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas,eletricidade, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, risco de queda de objetos, risco de quedas, risco de pontas de vergalhões, risco de ferimentos na mão, nos pés e olhos;

Page 2: RISCOS INERENTES A ARMAÇÃO DE FERRAGENS.docx

Risco na armação de ferragens

Os profissionais da armação de ferragens realizam as suas atividades em posições desconfortáveis, durante longo período, atividades estas realizada a céu aberto, expostos a ruídos intensos e em grandes alturas. Os armadores correm o risco problemas graves no futuro, pois adotam posturas inconvenientes durante seuperíodo de trabalho, operam equipamentos com alto nível de ruídos, movimentos repetitivos, e exerce grande esforço físico, devido ao trabalho ser predominantemente manual.

Durante o corte o armador de ferragens está exposto ao ruído, devido ao barulho induzido pela maquina, ao risco de tétano; doença causada por corte ou perfuração com ferro, fumos metálicos, resíduos do corte de aço e serragem.Risco ergonômico, a postura é quase sempre inadequada e o levantamento de peso que é constante.Ao risco de acidentes por cortes de membr0os superiores.

Dobra da ferragem

O armador de ferragens está exposto ao risco de ruído, calor e radiação solar, tétano por corte ou perfuração com ferro,, postura inadequada, levantamento e transporte manual de carga.

Armação e montagem de ferragens

Nesta etapa de sua tarefa o armador de ferragens está exposto ao risco de calor e radiação solar, tétano,, postura inadequada, levantamento e transporte manual de peso, principalmente quando transporte no ombro dar armaduras prontas, corte ou perfuração de membros, ferimentos por ponta de ferragens principalmente nas mãos, detrito nos olhos, queda em mesmo nível ou com diferença de nível.