rio preto 2º semestre - universidade paulista - unip · assistiram ao espetáculo oprimo...

2
novembro, 2005 unidade Multi Multi Multi Campus São José do Rio Preto Escolha Profissional Consciente A UNIP foi uma das instituições convidadas a participar da Primeira Semana da Escolha Profissional Consciente, organizada pelo Cursinho Alternativo. Estiveram presentes também professores da USP, da Unesp, da Unicamp, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Fatec. Os alunos do cursinho, bem como alunos convidados das redes pública e privada, puderam participar de palestras sobre as diversas áreas do mercado de trabalho, esclarecendo dúvidas com relação ao curso de interesse e à profissão escolhida. Além de palestras, a UNIP ofereceu gratuitamente testes vocacionais no local. Cerca de 300 estudantes realizaram a prova, em busca de uma resposta sobre qual profissão seguir. Alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Comunicação Social, Ciência da Computação, Pedagogia e Psicologia também participaram do evento, no qual apresentaram os trabalhos realizados nas clínicas e laboratórios da Universidade. Letras no teatro Sabe-se que a transposição de textos de um gênero para outro, mediante os arranjos que lhes são pertinentes, intensifica a percepção e o conhecimento do receptor. Tendo isso em vista, os alunos do terceiro semestre de Letras e a coordenadora do curso, professora Carmem Lúcia Zambon Firmino, assistiram ao espetáculo O Primo Bas í lio, em uma adaptação de Augusto Vilela do romance de Eça de Queiroz, para o teatro. O diretor da peça, Rick von Dentz, encerrada a encenação no Teatro Municipal de São José do Rio Preto, esclareceu ao público a intenção educadora da sua companhia teatral. A apresentação coincidiu com o último item do conteúdo da disciplina Literatura Portuguesa, ou seja, o estudo da obra desse autor do Realismo. Alunas apresentam trabalhos realizados nos laboratórios da UNIP Alunos do curso de Letras no espetáculo O Primo Basílio Rio Preto_2º semestre.indd 1 8/11/2005 13:34:53

Upload: phungkien

Post on 06-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

novembro, 2005 unidadeMultiMultiMulti CampusSão José do Rio Preto

Escolha Profissional ConscienteA UNIP foi uma das

instituições convidadas a participar da Primeira Semana da Escolha Profissional Consciente, organizada pelo Cursinho Alternativo. Estiveram presentes também professores da USP, da Unesp, da Unicamp, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Fatec.

Os alunos do cursinho, bem como alunos convidados das redes pública e privada, puderam participar de palestras sobre as diversas áreas do mercado de trabalho, esclarecendo dúvidas com

relação ao curso de interesse e à profissão escolhida.

Além de palestras, a UNIP ofereceu gratuitamente testes vocacionais no local. Cerca de 300 estudantes realizaram a prova, em busca de uma resposta sobre qual profissão seguir.

Alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Comunicação Social, Ciência da Computação, Pedagogia e Psicologia também participaram do evento, no qual apresentaram os trabalhos realizados nas clínicas e laboratórios da Universidade.

Letras no teatroSabe-se que a transposição de textos

de um gênero para outro, mediante os arranjos que lhes são pertinentes, intensifica a percepção e o conhecimento do receptor. Tendo isso em vista, os alunos do terceiro semestre de Letras e a coordenadora do curso, professora Carmem Lúcia Zambon Firmino, assistiram ao espetáculo O Primo BasíPrimo BasíPrimo Bas lio,ílio,í em uma adaptação de Augusto Vilela do romance de Eça de Queiroz, para o teatro. O diretor da peça, Rick von Dentz, encerrada a encenação no Teatro Municipal de São José do Rio Preto, esclareceu ao público a intenção educadora da sua companhia teatral.

A apresentação coincidiu com o último item do conteúdo da disciplina Literatura Portuguesa, ou seja, o estudo da obra desse autor do Realismo.

Alunas apresentam trabalhos realizados nos

laboratórios da UNIP

Alunos do curso de Letras no espetáculo O Primo Basílio

Rio Preto_2º semestre.indd 1 8/11/2005 13:34:53

MultiMultiMulti unidadeProjeto Caminho de Volta

Um plano destinado a colaborar na elucidação dos casos de crianças e adolescentes desaparecidos no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo do Projeto Caminho de Volta, cujo lançamento foi realizado no dia 1º de julho.

O projeto, que já funciona nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas e São José dos Campos, foi criado pelo Centro de Ciências Forenses (CenCiFor) do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo, e tem o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter 5), da Prefeitura Municipal e da UNIP.

De acordo com a Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Estado, cerca de oito mil crianças desaparecem por ano. O Caminho de Volta tem como missão diminuir as Volta tem como missão diminuir as Voltaestatísticas, identificar as causas do desaparecimento, fornecer suporte psicológico às famílias e ainda auxiliar a Polícia Civil na identificação dos menores desaparecidos.

O funcionamento do sistema é simples: a partir do Boletim de

Ocorrência (BO), a equipe do Deinter entra em contato com a família, e o psicólogo fornece informações sobre o serviço. É preenchido, então, um questionário sobre a criança e colhido o material genético (DNA) dos pais, por meio do sangue ou da saliva, para o banco de dados. Após a coleta do DNA, o material é enviado para o laboratório da USP, que irá processar o resultado e disponibilizá-lo no banco de dados, que cruzará com informações de materiais recolhidos de crianças encontradas nas ruas e em casas de abrigo.

De acordo com o delegado assistente do Deinter 5 e professor da UNIP, Renato Pupo de Paula, cada uma das oito seccionais da região de São José do Rio Preto terá uma equipe com delegado, escrivão, investigador e psicóloga que irão auxiliar a família a partir do BO.

Segundo informações preliminares do Projeto Caminho de Volta, geralmente as meninas desaparecem mais após os 13 anos e os meninos após os seis anos, e em ambos os casos a causa principal é fuga motivada por maus-tratos.

Os alunos do terceiro e quinto semestres do curso de Comunicação Social expuseram, no dia 8 de junho, peças publicitárias da campanha Meu corpo junto ao seu, realizada para o Dia dos Namorados.

Para criar um clima romântico e interagir com os visitantes da

exposição, um colchão, cedido pela Americanflex (fábrica de colchões e estofados de São José do Rio Preto), fez parte do cenário da atividade Declare seu amor de forma confortáconfortáconfort vel, na qual os participantes vel, na qual os participantes velfaziam declarações e eram fotografados.

Meu corpo junto ao seu

Campanha de doação de sangue

Os estudantes do campusparticiparam ativamente da campanha Doe Sangue, Doe Vida, fruto da parceria entre a UNIP, o Rotary Clube – Jardins e o Hemocentro do município.

O objetivo da campanha foi, além de suprir as carências do banco de sangue, conscientizar o meio universitário da importância da doação de sangue e da

necessidade da repetição desse gesto. Para isso, foram realizadas palestras de conscientização antes do período da campanha.

A participação dos alunos da UNIP nessa campanha foi de fundamental importância, já que contribuiu para o aumento do número de doações em 50% em relação ao obtido no mesmo período do ano passado.

Rio Preto_2º semestre.indd 2 8/11/2005 13:35:01