rio paraíba do sul: nossa fonte de água de beber e energia

3
O RIO DE JANEIRO DIZ NÃO À AMEAÇA PAULISTA RIO PARAÍBA DO SUL: NOSSA FONTE DE ÁGUA DE BEBER E DE ENERGIA DE DESVIAR ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL André Lazaroni fazendo vistoria no Rio Paraíba do Sul André Lazaroni O governo de São Paulo cumpriu a ameaça. Diminuiu o volume da água que o Rio Jaguari lança no Rio Paraíba do Sul, que abastece a capital do Estado do Rio e mais 26 municípios e move as usinas que fornecem energia elétrica que consumimos. As águas do Jaguari estão indo para os reservatórios da Grande São Paulo. Não vamos aceitar e nem tolerar esse ameaça que pode provocar um racionamento aqui em nosso Estado. Caso o desvio das águas continue, de onde vamos captar água para suprir as necessidades de nossas cidades? De nenhum rio! O Paraíba do Sul é a nossa única fonte de abastecimento! A luta tem que ser de todos! A luta do deputado André Lazaroni em defesa do Rio Paraíba do Sul vem desde o início de seu primeiro mandato de deputado estadual, em 2003, e vai continuar com mais vontade e determinação! “A pretensão do governo paulista, em reter e desviar as águas do Rio Paraíba do Sul, é uma jogada eleitoreira. E mais: fere a Constituição, é egoísta e ignora que esse procedimento - o de abastecer a população do Rio - é feito há mais de 60 anos.”

Upload: andre-lazaroni-15555

Post on 02-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

“A pretensão do governo paulista, em reter e desviar as águas do Rio Paraíba do Sul, é uma jogada eleitoreira. E mais: fere a Constituição, é egoísta e ignora que esse procedimento - o de abastecer a população do Rio - é feito há mais de 60 anos.”

TRANSCRIPT

Page 1: Rio Paraíba do Sul: nossa fonte de água de beber e energia

O RIO DE JANEIRO DIZ NÃO À AMEAÇA PAULISTA

RIO PARAÍBA DO SUL: NOSSA FONTE DE ÁGUA DE BEBER E DE ENERGIA

DE DESVIAR ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL

André Lazaroni fazendo vistoria no Rio Paraíba do Sul

André Lazaroni

O governo de São Paulo cumpriu a ameaça. Diminuiu o volume da água que o Rio Jaguari lança no Rio Paraíba do Sul, que abastece a capital do Estado do Rio e mais 26 municípios e move as usinas que fornecem energia elétrica que consumimos. As águas do Jaguari estão indo para os reservatórios da Grande São Paulo.

Não vamos aceitar e nem tolerar esse ameaça que pode provocar um racionamento aqui em nosso Estado. Caso o desvio das águas continue, de onde vamos captar água para suprir as necessidades de nossas cidades?

De nenhum rio! O Paraíba do Sul é a nossa única fonte de abastecimento!

A luta tem que ser de todos! A luta do deputado André Lazaroni em defesa do Rio Paraíba do Sul vem desde o início de seu primeiro mandato de deputado estadual, em 2003, e vai continuar com mais vontade e determinação!

“A pretensão do governo paulista, em reter e desviar as águas do Rio Paraíba do Sul, é uma jogada eleitoreira. E mais: fere a Constituição, é egoísta e ignora que esse procedimento - o de abastecer a população do Rio- é feito há mais de 60 anos.”

Page 2: Rio Paraíba do Sul: nossa fonte de água de beber e energia

Cidades paulistas, no Vale do Paraíba, também prejudicadas: São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Roseira, Potim, Aparecida do Norte, Guaratinguetá, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Lavrinhas e Queluz.

O Rio Paraíba do Sul nasce em São Paulo, passa por 88

cidades de Minas Gerais, percorre quase todo o Rio de

Janeiro e lança suas águas no Oceano Atlântico, em São

João da Barra, na Região Norte do estado. Cerca de 17

milhões de cariocas e fluminenses são beneficiados

pelas águas do Paraíba do Sul, ou seja, quase 75%

da população do Estado do Rio. O Rio de Janeiro terá

prejuízos no abastecimento de água e no fornecimento

de energia elétrica caso o governo de São Paulo

continue retendo água da bacia do Paraíba do Sul.

Entenda o caso do Rio Paraíba do Sul, de onde vem nossa água de beber

Cidades ameaçadas ao longo do curso do rio: Resende, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul, Três Rios, Sapucaia, Itaocara, Aperibé, São Fidelis, São João da Barra, Cambuci e Campo dos Goitacazes.

André Lazaroni apresentou projeto de lei, na Alerj, determinando a suspensão de licenciamento ambiental de empresas poluidoras das águas do Rio Paraíba do Sul.

FOZ

O Rio Paraíba do Sul deságua em Atafona, São João da Barra, no Norte Fluminense.

O Rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, na Serra da Bocâina

O abastecimento da nossacapital está ameaçadopela atitude unilateral eirresponsável do governopaulista.

Cidades ameaçadas pela diminuição do volume das águas do Rio Paraíba do Sul na Região Metropolitana: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Queimados e Mesquita.

Page 3: Rio Paraíba do Sul: nossa fonte de água de beber e energia

MERGULHE DE CABEÇA NA PROTEÇÃO E FISCALIZAÇÃO

Exerça a cidadania. Participe. Mostre sua indignação, enviando e-mails para:

DAS NOSSAS FONTES DE ÁGUA POTÁVEL

O mundo inteiro está tratando da água como o grande bem do século XXI, até mais do que o petróleo.

A fórmula da água é muito simples: H²O. Apenas duas moléculas de Hidrogênio e uma de Oxigênio formam o nosso bem mais precioso. Tem gente pensando que a água nunca vai acabar. Mas a água é um recurso finito e, segundo algumas projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), entrará em sua pior crise mundial dentro de alguns anos. E isso já está acontecendo.

Dos 100% da água do planeta Terra, só 3% é água doce. A maior parte está em geleiras. Para beber, resta apenas cerca de 1% de água potável e grande parte está contaminada. Mas esse restante, se bem usado, pode abastecer a natureza e dar de beber aos seres humanos e aos animais. Ainda há tempo de salvar a água. E não vai ser o governo de São Paulo que vai secar essa fonte, não é?

André Lazaroni sempre lutando pela preservação das nossas águas

Você pode ajudar a evitar o caos lutando contra:- o desperdício da água;- o desmatamento nos mananciais;- a contaminação do lençol freático e tantas outras agressões ao ambiente.

SigRH - Sistema de Informaçõespara o Gerenciamento de RecursosHídricos do Estado de São [email protected]

ANAAgência Nacional de Águaswww.ana.gov.br/faleconoscowww.ana.gov.br

CNRH - Conselho Nacional de Recursos Hí[email protected]

INEA - Instituto Estadualdo [email protected]