revista35

16

Upload: victor-braun

Post on 15-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Sbot-GO Dezembro 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Revista35
Page 2: Revista35
Page 3: Revista35

| 3Questão de PrincíPios

quandO TeremOS nOvamenTe O cOnGreSSO BraSileirO de OrTOPedia e TraumaTOlOGia (cBOT) em GOiÂnia?

| 3

GriMaldo Martins Ferro

presidente da sBot-Go

Já há algum tempo que as diretorias da SBOT-GO, por meio de seus presidentes, vem conversando sobre esta possibilidade, tendo sido enviado formalmente para a Nacional uma carta de intenção na gestão que nos antecedeu. Este ano, diante da possibilidade de se eleger a sede do CBOT de 2016 (2014 será no Rio de Janeiro, e em 2015 em São Paulo), após reunião com a Diretoria e alguns ex-presidentes, nos candidatamos, tendo ainda se candidatado, Fortaleza, Belo Horizonte e Florianópolis.

Todas as cidades foram vistoriadas pela Comissão de Congressos da SBOT Nacional, vistoria esta bancada fi nanceiramente pela regional visitada. Goiânia, passou pelo crivo de exigências, bem como as outras três cidades, mas infelizmente foi eleita pela Comissão Executiva da SBOT Nacional, durante o CBOT 2013, realizado em Curitiba, a cidade de Belo Horizonte.

Acreditamos, que apesar de Goiânia não ter sido eleita, foi importante o fato de termos sido vistoriados e de preenchermos os requisitos para a realização do CBOT. Desta forma, continuamos candidatos e aptos para num futuro próximo, sediarmos o grande e principal evento da nossa especialidade. Quem não é visto, não é lembrado!

Feliz Natal e boas festas para todos!

UNICRED CENTRO BRASILEIRAwww.unicredgyn.com.br

VENHA PARA A UNICRED.A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA QUE É SUA.

Mais de 270 mil profissionais da saúde em todo o país escolheram a Unicred como sua instituição financeira.

UNICRED - O MAIOR SISTEMA COOPERATIVO DE CRÉDITO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO PAÍS.

Conta CorrenteCheque EspecialFinanciamentos e EmpréstimosAplicações Financeiras

CONTE TAMBÉM COM OS PRODUTOS COMPLETOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA E AS VANTAGENS DE UMA COOPERATIVA QUE É SUA:

Faz sentido operar com uma instituição

financeira que é sua.

MAIS DE 423 AGÊNCIAS COOPERATIVAS UNICRED EM TODO O BRASIL.

Débito AutomáticoAssessoria FinanceiraCartão de crédito e débitoSeguros

Produtos CorporativosInternet BankingServiços de Malote

Último e único CBOT realizado em Goiânia, foi em 1998

| 3

Page 4: Revista35

| 4início

Antônio Guilherme

7 e 8 de março – ortopedistas goianos participam do Fórum de

planejamento da sBot

A diretoria do biênio 2013/14, representada pelos ortopedistas goianos Sandro Reginaldo, Grimaldo Martins Ferro e Robson Azevedo Paixão, esteve presente no Fórum de Planejamento da SBOT, realizado nos dias 7 e 8 de março, em Mendoza, Argentina. O encontro teve como intuito discutir e avaliar a situação da ortopedia brasileira, além de traçar metas e planejar as diretrizes que nortearão as ações da SBOT durante o ano de 2013.

12 de março - Clube do Joelho recebe especialista do Rio de JaneiroCirurgia de Revisão em Artroplastia e Utilização de Tântalo em Casos de Falhas Òsseas foram os principais temas debatidos na aula ministrada pelo professor Idemar Monteiro de Paula (RJ) no Clube do Joelho, realizado no dia 12 de março, na Clínica do Atleta. Tradicional há mais de 10 anos, o clube reuniu mais e 40 ortopedistas, dentre os quais cirurgiões do joelho e membros da diretoria da SBOT-GO, para tratar as novidades da especialidade por meio de troca de informações e sugestões para a resolução de casos clínicos.

2 de aBril – cluBe do Quadril discute novidades do congresso da academia americana de ortopedia

No dia 2 de abril, foi a vez dos especialistas do quadril se reunirem para mais uma edição do Clube do Quadril. Estiveram presentes Grimaldo Ferro e Newton Tristão, da diretoria da SBOT-GO. Além da discussão de casos, o professor Francisco Ramiro Cavalcante, médico do Instituto Ortopédico de Goiânia, integrante da diretoria da Sociedade Brasileira, ministrou uma aula sobre as novidades debatidas no Congresso da Academia Americana de Ortopedia, realizado no período de 7 a 11 de fevereiro.

21 de maio / 13 de junho – Clube do Joelho reúne professores nacionais para formação científica

O Clube do Joelho eleva a produção científica da especialidade em Goiás. No dia 21 de maio, o ortopedista Wagner Lemos, de Belo Horizonte, ministrou a aula sobre Infecção em Artroplastia, no Centro de Ortopedia e Traumatologia. No mês de junho, dia 13, foi a vez o ortopedista Guilherme Zuppi falar sobre Lesão de LCA e Deformidades Angulares, na Clínica do Esporte. Mais de 30 médicos estiveram presentes nas aulas, dentre ortopedistas especialistas em joelho e residentes.

Balanço das atividades da SBOT-GO em 2013

Page 5: Revista35

| 5

25 de junho – cluBe do memBro superior deBate Fratura do cotovelo em criança

Cerca de 30 médicos residentes e ortopedistas especialistas em Cirurgia do Ombro, Cotovelo e Mão estiveram presentes no Clube do Membro Superior, realizado no dia 25 de junho, no Hospital Ortopédico de Goiânia. Na ocasião, foram debatidos, pelos professores Carlos Garcia e Flávio Kuroki, os temas Fratura da Extremidade Proximal do Rádio em Criança, Fratura do Escafoide, Lesão de Tendão Extensor.

30 e 31 de agosto – Congresso goiano recebe grandes nomes da ortopedia brasileira

Nos dias 30 e 31 de agosto, mais de 100 ortopedistas de todas as regiões do país se reuniram no XI Congresso Goiano de Ortopedia e Traumatologia, realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). Tópicos nos módulos de Joelho, Tornozelo e Pé, Quadril, Ombro, Trauma Pediátrico e Coluna foram debatidos em conferências, palestras e mesas redondas pelos especialistas que, aqui, aprimoraram conhecimento e tiveram a oportunidade de trocar experiências com grandes doutores da ortopedia.

26, 27 e 28 de setemBro – goianos participam do vii cotcoB

Goiás esteve bem representado na 7ª edição do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia o Centro - Oeste Brasileiro, realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro em Bonito, Mato Grosso do Sul. O presidente da SBOT-GO, Grimaldo Martins Ferro, o presidente da Comissão de Defesa Profissional da SBOT Nacional, Robson Azevedo, e Sandro Reginaldo, presidente da Comissão de Integração dos Comitês da SBOT, se juntaram aos ortopedistas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo para discussão de temas importantes para o aperfeiçoamento da especialidade.

Page 6: Revista35

| 6ideias

POr que nãO há um inveSTimenTO maiOr em medicina PrevenTiva nO BraSil? José Umberto VAz de siqUeirA, vice-presidente da associação Médica de Goiás e vice-presidente da sociedade Brasileira de ortopedia e trauMatoloGia – reGional Goiás

Existe uma expressão reflexiva que afirma que os estadunidenses quando querem construir algo, passam seis meses elaborando o projeto e refazendo todo o planejamento e dois meses executando. No Brasil, gastamos uma semana planejando e 1 ano executando a obra. É uma situação que está arraigada em nossa cultura. Essa mania de “ir levando”, “vai se ajeitando”, “tocando em frente” resulta em pouco profissionalismo e planejamento.

Como não poderia deixar de ser, na saúde ocorre a mesma coisa. Geralmente só nos damos conta que precisamos ir a um médico quando sentimos algo diferente. Seja uma dor, um desconforto qualquer, o surgimento de um nódulo, sangramento, etc. Quase não faz parte de nosso modo de vida uma atitude de prevenção em relação a doenças. Pelo contrário, há conceitos de conhecimento público, já estabelecidos, que boa parte da população insiste em descumprir. Posso citar o tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, excesso de ingestão de carne vermelha, excesso de sal nos alimentos, falta de higiene dentária adequada, excesso de velocidade nas ruas e estradas, lixo fora do lixo, sedentarismo e por aí vai.

Fala-se pouco em atitudes preventivas no Brasil. Os programas governamentais relacionados ao tema são extremamente tímidos. Não se compara ao marketing de determinados produtos nocivos a saúde. Se pegarmos a ingestão de bebida alcoólica

como exemplo, vemos que nossa mídia esta repleta de situações que enaltecem o seu uso, com uma contrapartida governamental mínima, inócua, em relação aos malefícios que a alcoolismo acarreta.

Há estudos da Organização Mundial de Saúde que mostram que para cada dólar investido em medicina preventiva, a médio prazo economiza-se quatro dólares em medicina curativa. Ou seja, poderíamos em 10 anos gastar quatro vezes menos, em saúde, com a mesma produtividade. Ou melhor ainda, gastar o que gastamos hoje com uma produtividade quatro vezes maior.

Estes dados são de livre acesso a qualquer gestor minimamente interessado em busca-los. Então é de se perguntar por que não há um investimento maior em medicina preventiva no Brasil? Campanhas de prevenção mais adequadas? Mídias de esclarecimento a população? Por que não adotamos medidas, que sabemos, irão nos beneficiar e irão beneficiar principalmente nossos filhos?

Chego a acreditar que não é só falta de planejamento ou informação. Há também falta de interesse. Um trabalho de medicina preventiva não mostra resultados em quatro anos. Por que vou plantar uma árvore hoje se ela só vai dar sombra daqui a 10 ou 15 anos? Vou plantar para outro colher? Por que vou investir em saneamento básico se o seu benefício é a longo prazo? Estes conceitos não mudam com velocidade que precisam ser mudados, para poupar vidas e dinheiro.

Entre as 20 maiores economias do mundo, incluindo o Brasil, somos uma das que menos investem em medicina preventiva. Há determinadas culturas em que a pessoa quando adoece troca de médico por achar que o anterior não foi eficiente o bastante para evitar a doença. Por aí se vê o conceito que se tem de medicina preventiva.

Infelizmente este não é nosso foco. Nossas crianças aprendem a capital da Bélgica, mas não sabem que o excesso de álcool pode causar câncer de garganta e de fígado, usam as redes sociais como ninguém e estão cada vez mais obesas. Usamos roupas da moda, mas não vamos ao ginecologista ou ao urologista uma vez por ano. Compramos bugingangas em Miami ou no Paraguai e não fazemos mapeamento genético.

Oportunidades passam. A vida, então, nem se fala. E se nós, juntamente com estes governantes que elegemos, não começarmos a mudar hoje nossa visão do que é a medicina preventiva, continuaremos por anos e anos “torrando” montanhas de dinheiro em medicina curativa. Sem planejamento. Tapando buracos. Chiques e modernos por fora, mas podres por dentro.

Page 7: Revista35

facebook.com/crerhospital twitter.com/CRER_GO youtube.com/user/CrerHospital

CRER - Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique SantilloAv. Vereador José Monteiro, nº 1655, Setor Negrão de Lima / Goiânia - Goiás. CEP: 74653-230

SAC: (62) 3232-3232 - TEL/FAX: (62) 3232-3000www.crer.org.br

CRERNo CRER, o paciente recebe atendimento multidisciplinar prestado por uma equipe formada por arteterapeutas, assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais que oferecem um tratamento qualificado e humanizado às pessoas com deficiências física, auditiva, visual e intelectual.

Page 8: Revista35

prova de título oficial acontecerá entre

9 e 11 de janeiro de 2014 em campinas

Simulado do TeOT avalia 72 residentes do centro-Oeste

| 8avaliação

Rua 89 Qd.F-29 Lt. 62 Nº 560 - Setor SulGoiânia - GO

SERVIÇOS

• ORTOPEDIA• TRAUMA DO ESPORTE• REUMATOLOGIA• FISIOTERAPIA• RAIOS X• AMBULATÓRIO• ACUPUNTURA• HIDROTERAPIA• RPG

[email protected]

Fones: 3242-1109 / 3095-1109Fax: 3281-3914

RT: Dra. Ana Carolina de Oliveira e Silva Montandon - CRM - 8484

Nos dias 29 e 30 de novembro, aconteceu, em Goiânia, o Simulado Anual do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) do Centro-Oeste. O simulado contou com a participação de 72 residentes de Goiânia, Brasília e Cuiabá que puderam realizar o treino de preparação para a 43ª edição do TEOT, que será realizado no período de 9 a 11 de janeiro de 2014, em Campinas, São Paulo.

Para o presidente da Regional Goiás e coordenador do simulado, Grimaldo Martins Ferro, o evento tem como objetivo preparar os residentes para a prova de título, além de promover a integração entre as Regionais do Centro-Oeste. “O simulado é a oportunidade dos residentes trocarem conhecimentos científi cos, sob orientação dos ortopedistas, e estreitar o relacionamento entre os especialistas da região central”, analisa.

Segundo o presidente, para a realização do simulado é imprescindível a participação dos preceptores. “É necessária a formação de uma banca examinadora de qualidade e com um número de avaliadores sufi cientes”, afi rma.

Os presidentes das Regionais de Brasília e Goiás, Julian Rodrigues Machado e Grimaldo Martins Ferro, agradecem a todos os colegas da capital federal e de Goiânia que colaboraram, de forma solícita e determinada, para a avaliação dos residentes e seu aperfeiçoamento diário nas residências ortopédicas.

Page 9: Revista35
Page 10: Revista35

mais de 50 profissionais debateram temas abrangentes

da mão como fraturas, cobertura cutânea, lesão de

nervos e procedimento de reconstrução

Jornada de cirurgia da mão destaca especialidade na região central do país

| 10atualização científica

Goiânia recebeu, nos dias 8 e 9 de novembro, a Jornada Centro-Oeste de Cirurgia da Mão, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão que teve apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Goiás. Estiveram presentes 51 profissionais que debateram temas abrangentes da área da mão como Fraturas, Cobertura Cutânea, Lesão de Nervos e Procedimento de Reconstrução.

Organizada anualmente, a Jornada do Centro-Oeste reúne grandes nomes da especialidade Cirurgia da Mão de todo o Brasil, focada, principalmente no aprimoramento científicos dos profissionais da região central do país. “O principal objetivo é disseminar a Cirurgia da Mão e criar um maior entrosamento entre os especialistas do Centro-Oeste”, afirma Mário Yoshihide Kuwae, especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgias e assistente do Departamento de Ortopedia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

Segundo ele, o grupo Centro-Oeste está bem organizado e posicionado em nível nacional. “No passado, não era comum trabalhar a Cirurgia da Mão, pois existia a dúvida se a especialidade continha traumas e patologias suficientes que permitissem uma atuação tão específica”, analisa Mário Kuwae. Hoje, segundo ele, a ortopedia está segmentada e a mão é uma área nobre e complexa que carece treinamento e aprimoramento científico.

Um dos convidados desta edição da Jornada foi Sérgio Gama, presidente da Comissão de Educação Continuada da

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão. Além de ministrar aulas, o especialista veio conferir a atuações dos cirurgiões de mão do Centro-Oeste. “A ortopedia em Goiás é bastante rica no aspecto científico e a cirurgia da mão tem crescido progressivamente”, avalia Mário Kuwae. Ele lembra que nos anos 80 existiam apenas dois cirurgiões da mão no Estado. Hoje, existem mais de 10. “É nítido o interesse da comunidade ortopédica pela especialidade, o que possibilita tratar as patologias e obter melhores resultados”, salienta.

eXPedieNte

Direção de Jornalismo: Tatiana CardosoRedação: Ana Paula Machado Arte Final: Vinícius Carneiro e Rafael VargasFotografia: Contato Comunicação

diretoria executivaPresidente: Grimaldo Martins FerroVice-Presidente: José Umberto de Siqueira 1º Secretário: Jefferson Soares Martins 2º Secretário: Marcelo Rodrigues Torres 1º Tesoureiro: Carlos Garcia2º Tesoureiro: Alexandre Daher Albieri

comissão de publicação e divulgaçõescoordenador: Dr. Newton Antonio TristãoDr. Cláudio Sousa CastroDr. Bruno Kasuo Taia

PUBLICAÇÃO COM QUALIDADE:Distribuição: gratuita e dirigidaPeriodicidade: trimestralEndereço: Rua 27-A, nº 150, Setor AeroportoGoiânia-GO - CEP: 74075310 Telefone: 62 3224.3737

www.contatocomunicacao.com.br

Sua opinião é muito importante!Envie críticas e sugestões para [email protected]

Page 11: Revista35
Page 12: Revista35

| 12evento

eventos do crer reforçam conhecimento em linguagem e motricidadepara o diretor técnico joão alírio, simpósio e

jornada científica contribuíram para a educação

continuada e profissionalização dos especialistas

que atendem pacientes com distúrbios

Apresentação de JeAN FrANçois démoNet, da Universidade de Lausanne, suíça

Mais de 400 participantes puderam conferir as inovações apresentadas no I Simpósio Internacional em Linguagem e Motricidade e XI Jornada Científica do CRER, realizado nos dias 7 e 8 de novembro, na sede do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo. Na programação, palestras, cursos e apresentação de trabalho com os renomados profissionais do Brasil e exterior sobre Linguagem e Motricidade.

Para o diretor técnico do CRER, João Alírio Teixeira da Silva Júnior, professor do Departamento de Ortopedia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, os eventos contribuíram para a educação continuada e atualização dos profissionais que atendem pacientes com distúrbios da motricidade e linguagem. “Estes pacientes são atendidos e tratados por muitos profissionais da área multiprofissional e médica, dentre eles o médico ortopedista, que trata basicamente das deformidades de membros superiores e inferiores, além dos distúrbios da marcha e motricidade”, analisa o especialista.

Ele considera a jornada científica como um intercâmbio de conhecimento. “Nós apresentamos o que estamos desenvolvendo aqui e trazemos realidades que são praticadas em outras instituições no Brasil e outros países”, explica João Alírio, afirmando que os distúrbios de linguagem e motricidade, de pacientes com o perfil que o CRER atende, são alterações que representam um desafio para os centros de reabilitação do mundo todo. Para ele, são patologias difíceis e de alta complexidade que têm que ser avaliadas e tratadas da melhor maneira possível.

Ao encerrar a programação, o superintendente executivo do CRER, Sérgio Daher, membro da SBOT-GO, classificou

como “belíssima” a XI Jornada Científica. “Sei que não é fácil conciliar atividades do dia a dia com as de ensino, mas o esforço dos colaboradores do CRER é bastante grande e, por isso, os cumprimento. Cada ano que passa, nós temos conseguido melhorar alguma coisa. E este ano, o resultado do nosso encontro foi brilhante. Temos um compromisso com o ensino, pesquisa e educação continuada”, finalizou.

parceria coM a sBot-GoJoão Alírio afirma que a Sociedade Brasileira de Ortopedia

e Traumatologia – Regional Goiás sempre foi parceira do CRER, realizando eventos periodicamente na instituição ou mesmo com a presença dos inúmeros médicos ortopedistas membros que atuam na instituição. “Atualmente o CRER é um Centro de Referência de Alta Complexidade na Ortopedia, contando com profissionais do mais alto padrão técnico e que atuam nas mais diversas sub-especialidades na Ortopedia e Traumatologia. Realizamos cerca de 550 procedimentos cirúrgicos ortopédicos na instituição nas diversa áreas da Ortopedia e Traumatologia”, detalha.

eventos contaram com a participação expressiva de profissionais e acadêmicos da área de reabilitação

Page 13: Revista35

HOSPITAL ORTOPÉDICO DE CERES

Rua 07, nº 499 - Centro - Ceres - GO(62) 3323-1431 / 3323-1305 / 8432-8763

Dr. Adriano Alves de MenesesEsp. Ortopedia e Traumatologia - CRM/GO - 10.753

Subespecialista em Joelho

Dra. Cláudia Regina G. CardosoEsp. Ortopedia e Traumatologia - CRM/GO - 6.522

Subespecialista em Acupuntura

Dr. Cristiano FacuryEsp. Ortopedia e Traumatologia - CRM/GO - 12.001

Subespecialista em Joelho

Dr. Gustavo de Miranda CarvalhoEsp. Cirurgia Geral - CRM/GO - 11.987

Subespecialista em Angiologia

Dr. Leandro SouzaEsp. Ortopedia e Traumatologia - CRM/GO - 7.065

Subespecialista em Quadril

Dr. Moacyr Tyrone GuimarãesEsp. Ortopedia e Traumatologia - CRM/GO - 1.521

Corpo Clínico

Nossa especialidade é cuidar da sua saúde!

Ortopedia e TraumatologiaMicrocirurgia ReconstrutivaOncologia OrtopédicaAnestesiologiaCirurgia GeralCirurgia OncológicaCirurgia Vídeolaparoscópica

Clínica MédicaFisioterapiaTerapia OcupacionalProctologiaRadiologiaUTICirurgia Torácica

Hospital Ortopédico de Goiânia fundado em1968 sempre renocando para melhor atende-lo.

Av. L, nº 470 - Setor Aeroporto - GoiâniaFone: (62) 3212-8855 / Fax: (62) 3225-1984

www.hog.com.br

Dire

tor T

éc

nic

o: D

r. Fl

ávi

o D

orc

ilo R

ab

elo

- C

RM

/GO

188

8

| 13estrutura

iOG inaugura unidade para atendimento em Ortopedia, Oncologia e hematologia

unidade foi construída em parceria com o instituto

goiano de oncologia e hematologia (ingoh)

Aproximadamente 50 pessoas estavam presentes no coquetel de inauguração da nova ala do Instituto Ortopédico de Goiânia, realizada no dia 4 de novembro, às 20h. Idealizada em parceria com o Ingoh, a ala será responsável pelo tratamento de patologias nas áreas de Oncologia e Hematologia.

Dentre os presentes estavam o presidente da SBOT-GO, Grimaldo Martins Ferro, o diretor clínico do IOG, Newton Tristão, e médicos que acompanharam o processo de construção do projeto desde seu início, em 2006, os ortopedistas Max Mauri Lopes e Iuri Vasconcelos Pinheiro.

Responsável pelo suporte à Hematologia e Hemoterapia, Iuri Vasconcelos afirma que a inauguração é a concretização de um sonho. “É um prazer para o IOG que já é referência em Ortopedia em Goiás, sediar um serviço com mesmo nível na área de Oncologia e Hematologia”, ressalta. Ele frisa que a escolha do IOG não foi por acaso, mas consequência de um relacionamento antigo entre o Instituto e o Ingoh, pautado pela confi ança. “Este lugar possui uma simpatia e acolhimento do cliente, dedicação e cuidado com a vida. Sempre que pudermos melhorar, não exitaremos em fazê-lo”, salienta.

Para Maxi Lopes, apesar de toda adversidade que a medicina sofreu e ainda sofre diante o Governo, a concretização da nova ala vem para reafi rmar o anseio médico pela qualidade no atendimento e mazelo com os pacientes. “É uma ala bem feita, bonita e estruturada. A população está de parabéns por receber esta unidade”, refl ete.

Page 14: Revista35

| 14reconhecimento

aGende-se

Previsão de atividades científicas da SBOT-GO para 2014

aBril

aGosto

novemBro

junho

setemBro

outuBro

• Clube do Quadril• Reunião do Membro Superior• Clube do Joelho

• Reunião do Membro Superior

• Reunião do Membro Superior• Clube do Joelho• JOTRHAC

• Simulado TEOT no Centro-Oeste

• Reunião do Membro Superior• Clube do Quadril• Reunião da Coluna• Clube do Pé• Curso de Atualização em Fraturas

• Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia

SBOT-GO parabeniza autores dos trabalhos premiados no Xi congresso Goiano de Ortopedia e Traumatologia

o Xi congresso goiano de ortopedia e

traumatologia, realizado no dias 30 e 31 de

agosto, rendeu bons frutos científicos para a

comunidade médica goiana. conheça o trabalho

e poster premiados por sua contribuição para

o desenvolvimento da ciência ortopédica e

traumatológica no estado.

1) Apresentação Oral: Resultados de Reconstrução do Liga-mento Cruzado Anterior do Joelho com Tendões Isquiotibiais em Atletas Amadores de Futebol.Autores: Mauro Rodrigues dos Santos, Junichiro Sado Júnior, José Palmiro Neto, Francisco Pereira Neto, Bruno Kasuo Taia.Apresentador: Junichiro Sado Júnior

2) Poster: Tratamento Artroscópico de Osteocondrite Disse-cante Idiopática da Cabeça Femoral, Relato de Caso.Autores: Oliveira, L.A; Silva P; Reginaldo , S.S; Calabria Jr; MO, Bernardes T.A.M; Marques Neto, E.P.M.

Page 15: Revista35
Page 16: Revista35