revista wave bh - ano 2 - nº 14

42
TERAPIA ALTERNATIVA Aprenda a manter as emoções sob controle ano 2 · nº 14 DE MINAS PARA O MUNDO Atriz mineira conquista palcos nos Estados Unidos NANDA KEULLA revistawave.com.br R$14,99

Upload: tulio-costa

Post on 08-Apr-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Entretenimento, lazer, moda, moda-casa, beleza, notícias, artigos, saúde e esporte

TRANSCRIPT

Terapia alTernaTivaAprenda a manter asemoções sob controle

ano 2 · nº 14

De Minas para o MunDoAtriz mineira conquistapalcos nos Estados Unidos

nanDa Keullare

vist

awav

e.co

m.b

r R$

14,99

2 3

Jogos online, downloads simultâneos, videochamadas e filmes em qualquer lugar.

Compartilhe seus momentos na velocidade em que eles acontecem.

claro.com.br/4gmax

4GMax, tecnologia LTE, internet móvel mais rápida que 3GMax.As redes 4GMax da Claro proporcionam melhor experiência sem nenhum custo adicional, pois liberam toda a capacidade/velocidade disponível da estação rádio de acordo com momento e local onde o usuário se encontra. A velocidade pode sofrer variações tendo-se em vista as condições externas ou outros fatores que interfiram no sinal. A Claro garante o mínimo de 20% (vinte por cento) da velocidade nominal contratada. Caso a localidade não possua rede LTE 4G, o cliente poderá usar a rede 3G e ficará sujeito às condições da rede 3GMax. A videoconferência não é um serviço da Claro, porém o uso de dados para sua realização será tarifado de acordo com o plano contratado.

33689-1_An 4GMax_34x24.indd 1 2/5/14 10:34 AM

4 5

ConTeÚDo

20Beleza ao alcance de todas

NA CAPA

ENTREVISTA48 – Atriz mineira conquista palcos nos Estados Unidos

VIVER BEM12 – Terapia alternativa

em prol do equilíbrio

MODA36 – Nanda Keulla – Rock and Roll Babie

SAÚDE16 – Bandagens coloridas melhoram

desempenho de atletas

BELEZA18 – O aplique na mira da moda

NOTA 1030 – Choperia reúne ambiente agradável

para almoço, happy hour e jantar

MERCADO DE TRABALHO34 – Emoções sob controle

MARÇO 2014 Nº 14

26Alquimia gastronômica

76

54Categoriaelevada

58Arte e cultura em um só lugar

ConTeÚDo

62 – Old memories

EVENTOS74 – Carnareal78 – Réveillon Iate79 – Vitrine Sunset80 – Cajo – Inverno 2014

ESTILO56 – A evolução das magrelas

MODA60 – Redes sociais impulsionam

mundo fashion

REFLEXÃO72 – Sabedoria cotidiana

3293 8787RESERVAS:

CHAME SEUS AMIGOS E VENHA SE DIVERTIR

* Promoção válida para rodízio do aniversariante do dia no porcão Belo Horizonte. Indispensável a apresentação de RG e mínimo de um adulto pagante. Não cumulativo com outras promoções, descontos e convênios.

Licenciado

PERFIL52 – Arte presente na paisagem urbana

8 9

Diretor-GeralDaniel Gramigna

Projeto Gráfico e DiagramaçãoLéo Guimarães

Jornalista ResponsávelJúnia Leticia – MG 07954 JP

RevisãoVersão Final

Tiragem10 mil exemplares

[email protected]

Redaçã[email protected]

CapaFernanda Keulla

FotoGuilherme PassosMake e Cabelo

Jacqueline RabeloStyling

Hermanas (Cintya e Lilian Dumont)Assistentes de Estilo

Amanda Dumont, Flaviana Diniz e Kelly Dumond

A Revista Wave não se responsabilizapor conceitos emitidos em artigos assinados.As pessoas que não constarem no expediente

não têm autorização para falarem nome da Revista Wave.

/revistawaveoficialrevistawave.com.br @revistawave

Miriam Maia

10 11

Qual é a menina que nunca sonhou em ter um dia só dela, inesquecível, e que ficasse eternizado nas páginas de uma revista? Com esse objetivo, a Wave traz, pela primeira vez, um espaço especialmente dedicado para atender aos anseios das futuras debutantes: Wave Debut. A partir de agora, a cada bimestre, as jovens prestes a fazer 15 anos podem tornar essa fase da vida ainda mais mágica e única.

Importante momento na vida de toda mulher, há muito os bailes de debutantes são ansiosamente aguardados pelas jovens, que veem o evento como um importante rito de passagem. Surgida na Europa, a festa, que tem como origem a palavra francesa “début” (que significa es-treia), tornou-se popular no Brasil, na década de 50. De lá para cá, a tradição tem se mantido, mesmo com as na-turais mudanças que ocorrem de geração para geração.

Assim, hoje é possível conferir festas deslumbrantes que conseguem unir tradição e estilo próprio em uma explo-são de cores, sabores e muita alegria. Para compartilhar esse momento tão esperado, a Wave Debut prepara o que há melhor em cobertura fotográfica para que a debutante se sinta totalmente realizada. Além disso, elas têm seu per-fil publicado para que todos conheçam um pouco sobre suas preferências e seus gostos.

As primeiras a passarem por essa experiência foram as jo-vens Evelyn Gugel e Isadora Murta, que contam um pou-quinho da própria história e partilham com os leitores da Wave a emoção de estrear a Wave Debut.

Boa leitura!

Daniel GramignaDiretor

eDiTorial

Para ficarna memória

12 13

Ao iniciar 2014, muitos se preparam para pôr em prática os projetos que colocaram no papel, na vi-rada do ano. Entre eles estão passar no vestibular, em um concurso público ou mesmo melhorar o desempenho nos estudos. Independentemente de qual seja a escolha, uma coisa é certa: é es-sencial controlar a ansiedade e o estresse, prin-cipalmente quando há dúvidas sobre o caminho a seguir. A terapeuta Solange Medeiros diz que é normal a pessoa nesse estágio enfrentar a falta de concentração para estudar e a baixa autoesti-ma. Muitas vezes, elas se consideram incapazes de passar em provas com muitos concorrentes.

Para resolver essas questões, Solange indica o sis-tema Universal Healing, que ajuda na expansão do amor e da harmonia. “Somente com o amor incondicional podemos nos ajudar, ajudar os ou-tros e, assim, resgatar a unicidade”, afirma.

Por meio da técnica, é possível identificar e mu-dar crenças, sentimentos e padrões bloqueado-res, criando imediatamente outra realidade para a vida. O sistema Universal Healing contribui para que os estudantes fiquem mais confiantes, concentrados e equilibrados para enfrentar pres-sões emocionais e encarar as provas. Solange Medeiros cita algumas das essências do sistema Universal Healing:

Abundância: esta essência é sinônimo de prosperi-dade, que é pensar, sentir e emanar abundância em todas as áreas da vida: trabalho, saúde, relacionamen-tos, dinheiro, vida espiritual,... Quando a pessoa age assim, o Universo provê tudo o que ela necessita.

Amai: esta essência trabalha o amor incondicio-nal por nós. Nós nos abrimos para dar e receber o amor divino que nutre tudo. A energia do amor traz em si um poder transformador, principal-mente para a criança interior machucada que se

fechou e não consegue se abrir para o amor. Ao abrir o coração para o amor, as pessoas podem sair do estado de ilusão e ir em direção ao cami-nho da Verdade e da Consciência Crística.

Maria: esta essência traz fé, discernimento e cla-reza. Tira as dúvidas sobre qual caminho seguir e mostra a missão e o propósito de cada um, sem desvios nem atalhos.

Portal de gaia: traz centramento e dá sustenta-ção em momentos difíceis e de decisão. Indicado para pessoas inseguras e que não conseguem se-guir o seu caminho e se sustentar. Ajuda a pessoa a dar os próprios passos.

Pureza: acelera o desenvolvimento espiritual, res-gata o poder pessoal e o propósito de vida. Elimina o medo e a depressão. Traz vitalidade e tranquilida-de. Cada um é o agente da própria mudança.

Sortiha: trabalha a quebra de padrões, rigidez e paradigmas (desta e de outras vidas) de forma sutil e leve. Liberta sentimentos de culpa, medo, ciúmes e raiva. Ótimo para quem tem medo de mostrar suas emoções. Está ligado ao novo e ao fazer diferente dos conceitos rígidos aprendidos na vida. Auxilia também a pessoa a ser mais amo-rosa e, assim, conectar-se com o Divino. Quando as pessoas estão conectadas com o Divino, natu-ralmente elas se desapegam dos véus que reco-brem suas mentes.

Sergipe: Promove mudanças positivas desenvol-vendo e aprofundando as qualidades de discipli-na, força de vontade e perseverança.

A terapeuta acrescenta que existem os florais em spray de ambientes específicos para estudantes. O produto deve ser borrifado antes e durante os estudos. Dentre esses sprays estão:

viver BeM

Recurso ajuda a manter as emoções sob

controle em situações de pressão

Terapia alternativa em

prol do equilíbrio

14 15

A MAIOR COBERTURAPELO MENOR

CUSTO DO PAÍS!

MANTENHA A PRODUTIVIDADE DE SUA EQUIPE!

Vantagens Exclusivas

• 100% de isenção no Imposto de Renda

• Só paga quando utiliza, e com uma utilização você recupera o valor investido

• Maior rede de benefícios para seus funcionários

• Valor único para todas as idades

Benefícios Tradicionais

• Consultas

• Exames

• Internações

• Cirurgias

• Odontologia

• Ortodontia

Benefícios Especiais

• Psicologia em consultório

• Psiquiatria em consultório

• Fisioterapia (estética)

• Medicina do trabalho

• Pilates

• Nutrição

• Cirurgia plástica estética

• Medicamentos a preço de fábrica (Tabela ABC Farma).

[email protected]

www.grupomultimed.com.br

31 3654-8943 | 31 3654-8945

Rua Boaventura 1557 | Sala 208. Liberdade

Spray de Movimento e Flexibilidade: Auxilia nas questões internas e libera padrões. Deixa sair o velho para entrar o novo e liberta da inércia. Spray Natureza: limpa e transmuta toda e qual-quer energia malqualificada, irradiando vibração de amor no ambiente e nas pessoas.

Spray de Proteção: traz proteção em situações de conflitos e de difícil solução.

Além dessas essências, as do Sistema Floral de Saint Germain são excelentes para estudantes em época de provas, pois promovem um vasto leque de atuação em nível de consciência da persona-lidade, transmutação e purificação dos estados negativos. Entre elas estão:

Abricó: floral para as pessoas com dificuldade de concentração ou lentas no aprendizado.

Allium: essência floral que desenvolve a calma e o discernimento. Atua como coadjuvante nos es-tados de esgotamento físico, psíquico e insônia.

Aveia-selvagem: indicado para pessoas que es-tão em constante estado de indecisão, sentimen-tos de insatisfação por não terem encontrado seu verdadeiro caminho ou sua meta na vida. Este floral trabalha o poder sobre as próprias decisões.

Cidreira: indicado para quem tem uma vida so-brecarregada e sente que não vai conseguir dar conta dos afazeres.

Coronarium: para pessoas que apresentam difi-culdades no aprendizado. Expande e acelera as atividades intelectuais.

Gerânio: trabalha a depressão, ansiedade, an-gústia e o medo diante dos desafios da vida. É

indicado para as pessoas com dificuldade de se-guir adiante e que estão paralisadas na vida devi-do à insegurança.

Gloxinia: indicado para pessoas com baixa au-toestima e angústia por excesso de tarefas do dia a dia. Auxilia a priorizar as metas e ter foco. Esta essência desenvolve a qualidade da organização de prioridades e ajuda na organização mental do que deve ser feito.

Melissa: floral que trabalha a energia da alegria e da felicidade. Atua na vontade de ser melhor, de vencer e contra os sentimentos de ansiedade, tristeza e desespero.

Patiens: traz o desenvolvimento e o entendi-mento da paciência, da tolerância e da flexi-bilidade. Trabalha a disciplina interna como a organização mental. Ajuda a desenvolver os aspectos positivos da iniciativa, dedicação e da vontade de seguir em frente, mesmo diante de dificuldades. Pau-brasil: desperta a real vocação, a habilidade e o talento. Indicado para adultos insatisfeitos ou adolescentes que estão escolhendo a profissão a seguir. Indicado para pessoas que vivem em esta-do de extrema pressão e preocupação.

Sapientum: floral que traz o conhecimento e o entendimento até a forma de ascensão. Útil para pessoas inseguras diante de dificuldades.

Thea: combate o desânimo, a depressão e a dis-persão. Auxilia a concentração e a absorção do conhecimento e trabalha a memória. Traz a pes-soa para o aqui e o agora.

Triunfo: combate o nervosismo e o negativismo. Desperta para um novo enfoque na vida.

16 17

saÚDe

Elas ficaram mundialmente famosas e desperta-ram a curiosidade do público, após as Olimpía-das de Londres. Afinal, o que são aquelas fitas coloridas coladas nos músculos dos atletas? Co-nhecida no meio fisioterápico como Fita Kinésio ou bandagem terapêutica, o Kinesio taping é um método que pretende auxiliar no tratamen-to de lesões musculoesqueléticas em atletas ou esportistas, usando fitas adesivadas. A técnica também vem sendo utilizada com sucesso na estética, nas áreas neurológica, pediátrica, reu-matológica e em outras.

A fita começou a ser desenvol-vida na década de 70, no Japão. Logo o kinésio alcançou pro-porções internacionais devido à sua utilização nas olimpíadas de 1988, em Seul, na Coreia do Sul. Em 1995, a fita foi introduzida nos Estados Unidos. Na década seguinte, no Brasil. Nas Olimpía-das de Beijing, em 2008, mais de 200 atletas utilizaram a Kinesio Tex Gold (marca mais popular da fita) durante a competição. Em 2012, elas ganharam notorieda-de do público.

De acordo com o fisioterapeuta esportivo Marco Túlio Saldanha dos Anjos, o método envolve a co-locação de um adesivo sobre a pele, que recobre músculos, articulações e outras estruturas, para reduzir edemas, hematomas e dores de lesões.

Além disso, a fita dá suporte às articulações e regula o grau de ativação muscular. “A grande vantagem é que esse adesivo não restringe os movimentos dos atletas e suporta a sudorese inerente à prática esportiva, por ser elástica e po-rosa”, afirma.

Dentre outros benefícios do Kinesio taping apon-tados por Marco Túlio, está a queda da congestão do fluxo linfático, o auxílio na correção de desvios articulares e na contração muscular. Vale lembrar que a Kinesio taping só pode ser aplicada por pro-fissionais treinados na técnica, pois exige um alto grau de conhecimento da fisiologia muscular, da forma de aplicação e requer uma boa avaliação.

As fitas têm 140% de elasticidade, assim como o tecido muscular, são feitas de algodão e não contêm látex. O material que compõe esse tipo de adesivo permite a transpiração normal e é

resistente à água. A fita pode ser usada durante o banho e em qualquer atividade aquática. Além disso, sua cola dificilmen-te provoca reações alérgicas na pele. Os orientais também acre-ditam que a fita possa ter efeitos cromoterápicos, de acordo com a cor escolhida, apesar de essa prática ser pouco difundida no Ocidente.

Mesmo com mais de 40 anos de existência, a prática ainda esbar-

ra na ciência, já que são encontrados poucos es-tudos que comprovem cientificamente a eficácia das bandagens na literatura científica especiali-zada. De um lado, esportistas e atletas afirmam que a Kinesio taping de fato funciona. Do outro, pesquisas científicas ainda querem comprovar os reais benefícios nas tiras coloridas.

Ainda é preciso que mais estudos de qualida-de sejam feitos. “Mesmo assim, vejo esse méto-do com bons olhos para o esporte, assim como tudo aquilo que melhora a performance, acelera o retorno à prática esportiva e não prejudica”, diz Marco Túlio.

Técnica japonesa contribui para o tratamento de lesões e acelera o retorno àprática esportiva

A grande vantagemé que esse adesivo não

restringe os movimentos dos atletas

Marco Túlio Saldanha dos Anjos, fisioterapeuta esportivo

BandagensCOLORIdasMeLHORaM

de aTLeTasdeseMPenHO

18 19

BeleZa

Qual mulher nunca desejou ter o cabelo perfeito no dia a dia ou até mesmo tê-lo pelo menos para ir poderosa a uma festa especial? E para deixar as madeixas perfeitas, nada como um poderoso aplique, que pode ser tanto em forma de rabo de cavalo, extensões com tic-tac, quanto o mega-hair ou o alongamento.

Cada vez mais comuns entre as mulheres, os apli-ques estão super em alta. Eles aparecem na tele-visão e até no cotidiano das meras mortais. Um fato que comprova a popularidade do aplique é que boa parte das artistas contam com esse sim-ples truque para deixar suas personagens mais belas e marcantes. Os apliques seguem tendências da moda e aju-dam a realçar os belos penteados das mulheres. De acordo com a personal hair Ana Tompa, o que as mulheres buscam, ao investir em apliques, é se sentir mais bonitas e sensuais. “Elas estão em bus-ca de apliques que não prejudiquem o cabelo e que sejam fáceis de aplicar”, completa.

A profissional afirma que não há nenhuma restri-ção ao uso do aplique e que mulheres com todos os tipos de cabelo podem usá-lo. “Fazemos todos os tipos de aplique de cabelo natural e sintético”, assegura Ana. Tic-tac de tecido ou silicone, exten-sões, rabos, mega-hair de queratina, entrelaçado ou ponto americano são os tipos mais comuns.

Todos esses tipos podem ser alugados ou com-prados. Porém, Ana recomenda que se busque a ajuda de um profissional qualificado para ajudar na escolha da cor, do tamanho e do volume ideal. “Os apliques tic-tac são fáceis de colocar, poden-do ser alocados até mesmo em casa. Eles permi-tem o uso de diversos penteados e podem ser re-tirados”. Entretanto, para um aplique duradouro, a melhor opção é procurar um local especializado

e investir no mega-hair. De acordo com Ana, com uma aplicação bem-feita, o aplique fica imper-ceptível. A média de preço dos apliques duradou-ros é de R$ 950 e dos apliques de tic-tac, R$ 450.

Segundo Ana, os apliques duram de dois a três meses. Durante esse tempo, a manutenção não exige cuidados muito específicos. “O cabelo deve ser cuidado como se não estivesse usando o me-ga-hair, exatamente como se cuida de um cabelo normal. Xampu e condicionador devem ser usa-dos da mesma forma como nos cabelos naturais. Depois de passado o ‘prazo de validade’, volte ao salão para fazer a manutenção e manter seus fios impecáveis”, orienta a profissional.

Os apliques podem ser usados em pessoas com até três centímetros de cabelo. Para manter a sua saúde e a beleza, as madeixas devem ser sempre muito bem lavadas e desembaraçadas, retirando todos os resíduos do couro cabeludo. Assim as mulheres vão manter seus cabelos lindos e per-feitos por muito mais tempo.

Cabelos sedosos, compridos evolumosos são as principais característicasdesejadas pelo uso de apliques • Tratar um aplique de cabelo como se fos-

se cabelo natural faz com que dure mais e fique com uma boa aparência.

• Lavar e secar tanto o aplique quanto o ca-belo natural previne danos e evita que o cabelo cheire mal.

• Para um visual melhor, escolha um apli-que que seja o mais parecido possível com o seu cabelo e corte-o como se fos-se seu cabelo natural.

• Evite escovar diariamente, pois causa nós e deixa o cabelo opaco.

Fonte: www.ehow.com.br

Dicas

2120

BeleZa

Para as mulheres, nada melhor do que aprender truques que as tornem mais bonitas. Esconder imperfeições, ressaltar pontos fortes e otras cositas más são segredos que os magos da be-leza desvendam como ninguém. E essas dicas estão acessíveis àquelas que querem ter sua autoestima elevada.

A fim de possibilitar o acesso das leitoras a es-sas informações, a Wave contou com a assesso-ria do Instituto L’Oréal Professionnel, referência na área da beleza no mundo. Na entrevista, o coordenador de formação do Instituto LP, Alan Medeiros, dá dicas imperdíveis. É uma grande oportunidade para mulheres de todas as idades que querem promover uma verdadeira transfor-mação no próprio visual e se tornar mais belas e autoconfiantes. Confira!

Wave Como fazer para ressaltar o que há de me-lhor e amenizar o que se quer esconder?Alan Medeiros Tudo o que queremos ressaltar, devemos clarear (iluminar), e o que queremos esconder, devemos escurecer. Isso é chamado de luz e sombra. No caso da maquiagem, pode-mos afinar um nariz, um rosto e diminuir queixo duplo (papadas), simplesmente aplicando uma base em tom mais escuro que a cor da pele nes-sas regiões. Porém, é preciso ter cuidado para fazer isso em casa. Uma correção malfeita pode parecer um borrão.

Wave Em um país miscigenado, com belezas de vários estilos, como evitar os erros mais comuns ao se maquiar? Alan Medeiros Antes de maquiar, o profissional deve analisar a cor e o tom da pele da cliente. Primeiro o maquiador precisa saber quais são as cores que harmonizam ou contrastam com a pele. Independentemente da cor da pele, o tom pode ser quente ou frio. O tom da base a ser apli-

cada deve ser o mais próximo possível da cor da pele da cliente. E para não errar no tom do pó, dê preferência aos pós translúcidos, que podem ser utilizados em qualquer tom de pele. Para saber a cor exata da base, aplique diretamente no rosto. Nada de experimentar no braço. Depois de fazer a análise de cor e tom de pele, o maquiador saberá exatamente o que aplicar para que seu trabalho seja harmônico e agradável aos olhos da cliente. Por exemplo: se a cliente for morena, com tom de pele quente e aplicarmos uma sombra prata, vai criar um aspecto muito contrastante. Isso pode causar um desconforto visual. Nesse caso, pode-mos optar pelos tons quentes, como dourados, acobreados, terrosos, etc.

Wave Quais são as principais diferenças para pre-parar um make para clientes de diversas idades?Alan Medeiros As maquiagens mudam de acordo com a idade. Em primeiro lugar, devemos pensar na cosmeticidade, ou seja, existem maquiagens para peles maduras que, além de embelezar, têm em sua composição ativos que melhoram a estru-tura da pele, promovendo a regeneração celular e a hidratação. Para peles mais jovens, já existem ma-quiagens que diminuem a oleosidade, garantindo o desaparecimento de acnes. Então o maquiador deve levar em conta a formulação desses cosmé-ticos, pois, dependendo do tipo de pele, deve-se optar por produtos mais cremosos ou mais flui-dos. Exemplos: em peles secas e maduras, é pre-ciso usar bases mais líquidas, e em peles oleosas, optar pelos produtos oil free e evitar maquiagens cremosas. Wave Como fazer para não errar no make em ocasiões especiais?Alan Medeiros Casamento durante o dia pede sempre maquiagens em tom primaveril, cores claras, florais e até tons cítricos mais claros. Para casamentos noturnos, pode-se abusar da produ-

Ficar mais bonita e sentir-se bem em todas as fases da vida é possível graças a segredos revelados por expert em maquiagem

22 23

ção e de cores, levando sempre em consideração o bom senso e a harmonização do conjunto. Se estiver usando roupa extravagante e muitos acessórios, cuidado com maquiagens pesadas. No ambiente de trabalho, sempre deve prevale-cer o bom senso. Trabalho não é festa. Sentir-se bem não é estar maquiada para ir à festa. Opte pelos tons neutros e pela maquiagem corretiva. Marrom é sempre um coringa. Nada de sombras muito coloridas, cintilantes, batons fortes, etc. Se for a um happy hour com os colegas de trabalho, leve um batom mais forte na bolsa, mas aplique depois do expediente. Retoque o blush e capri-che na máscara para cílios.

Wave E em relação à maquiagem para o dia e para a noite? Quais são as diferenças? Há algo que seja proibido?Alan Medeiros – A maquiagem para o dia pede cores mais claras, em tons pastel e opacos. Ma-quiagem cintilante deve ser evitada para eventos diurnos. Então capriche nas correções e na prepa-ração da pele. Já a maquiagem noturna, também chamada de social, pode ser mais ousada. Olhos escuros (smokey eyes), blush marcado, cílios pos-tiços e batons mais coloridos ou até mesmo pro-vocativos caem bem. Wave – O que fazer para o make durar mais tempo? Alan Medeiros – Antes de maquiar, limpe, toni-

fique e hidrate a pele. Depois use o Primer, que melhora a aderência da maquiagem sobre a pele. No mercado, você encontra maquiagens que prometem uma durabilidade de até 12 horas para bases e de até 24 horas para batons. Wave – É possível aprender truques como esses no Instituto L’Oréal Professionnel? Alan Medeiros – Sim. No Instituto L’oréal Profes-sionnel oferecemos dois cursos de maquiagem. O primeiro é o de Introdução à Maquiagem, no qual abordamos as técnicas de preparação e aplicação dos produtos. Com carga horária de 12 horas, esse curso é para pessoas que gostariam de entrar no mundo da maquiagem ou apenas aprender a se maquiar.

O segundo é de Maquiagem Profissional. Com car-ga horária de 96 horas, nesse curso profissionalizan-te, o aluno aprende todos os recursos e as técnicas para o desempenho da profissão de maquiador.

Instituto LPPré-inscrições: www.institutolp.com.br.Informações: (31) 3335-0903 ou [email protected] L’Oréal Professionnel BHR. Bernardo Guimarães, 1919 – Lourdes (esquina da Av. Álvares Cabral com R. São Paulo)

Antes de maquiar, limpe, tonifique e hidrate a pele. Depois use o Primer, que melhora a aderência da

maquiagem sobre a pele

O intuito do curso é desvendar o segredo da maquiagem e autilização correta desse acessório indispensável às mulheres.

R. Bernardo Guimarães, 1919 Lourdes - BH - MG - (31) 3335-0903www.institutolp.com.br

DIAS DA PROMOÇÃO: 31/3 e 1º/4 - 13 a 16/5

Válido de 31/3/14 até 30/5/14

10% DE DESCONTO NO CURSO DEINTRODUÇÃO À MAQUIAGEM

24 25

26 27

GasTronoMia

Os alquimistas tinham como principal meta transformar os metais inferiores em ouro. Embora não fosse exatamente uma ciência, as bases de combinação de elementos químicos para a alqui-mia serviram para o avanço científico.

Na gastronomia também existem verdadeiros al-quimistas. Os ingredientes simples, como o trigo, são combinados com outros e transformados em alimentos diversos, complexos e saborosos, mui-to antes da própria alquimia existir.

O trigo é manipulado pelo ho-mem há mais de 10 mil anos, na Mesopotâmia, numa região co-nhecida como Crescente Fértil (compreende do Egito ao Iraque). Naquela época, o uso do trigo era restrito, sendo consumido como um tipo de papa.

Foi somente 4000 anos a.C. que os egípcios descobriram a possibili-dade de fermentação e criaram o pão. Já os chineses inventaram o macarrão e os pastéis, sendo que, desse país, Marco Polo levou, no século XIII, o ingrediente das fa-mosas massas para a Itália.

Atualmente o trigo é o segundo cereal mais pro-duzido no mundo e dá origem a milhares de re-ceitas de massas, pães, bolos, molhos e cremes, dentre outros. Rico em nutrientes, seus derivados são fontes de carboidrato, vitamina B, proteínas, zinco e fibra alimentar. Em função da variedade de possibilidades do trigo na cozinha, o alimento é consumido em grande escala pela população.

O chef Remo Peluso, responsável pelo restauran-te italiano Provincia Di Salerno, em Belo Horizon-

te, explica que o trigo ou a farinha processada é um dos principais ingredientes na gastronomia italiana. “Um chef de comida italiana tem a trans-formação da farinha de trigo em massas como um conhecimento básico. Um dos meus primei-ros aprendizados foi preparar a massa de ma-carrão. Aprendi com meu pai Theodoro Peluso, que tinha, inclusive, uma fábrica desse produto”, lembra Peluso.

Peluso tornou-se chef e, desde então, tem as massas italianas, especialmente do Sul da Itália,

como pratos principais da Pro-vincia Di Salerno.

São cerca de 60 tipos de massa, todos produzidos no próprio restaurante, entre lasanhas, cavatellis, cappellettis, fusillis, raviollis, espaguetes, pennes, fettuccines, nhoques e riso-tos. Alguns exemplos são o Spaghetti ao limone (R$59), o Fettuccine al Pecorino (R$49), o Gnocchidi Venezia (R$70) e os Risotto all Calabrese (R$66) e de parma e porri (R$66).

Uma das massas de sucesso, resultado da combi-nação descrita por Peluso, é o fusilli, massa típica da região de Provincia Di Salerno, elaborada com a ajuda de um fuso de ferro.

Diferentemente do fusilli de supermercado, essa massa é feita artesanalmente conforme a tradição da região e não tem formato de para-fuso. O fusilli tem a forma cilíndrica por ser en-rolado com um fuso de ferro. “A farinha de trigo precisa ser branca, peneirada e sem fermento. No fim da preparação, a massa deve ficar al dente”, ensina o chef.

Magos da gastronomia criam verdadeiras preciosidadesusando ingredientes simples como trigo

Um chef de comidaitaliana tem a transforma-

ção da farinha de trigoem massas como um

conhecimento básico. Um dos meus primeiros

aprendizados foi preparar a massa de macarrão

28 29

Ingredientes da massa500g de farinha sem fermento6 ovos médios ou 5 grandes Ingredientes para a finalizaçãoManteiga a gostoSalsinha a gosto Modo de preparo da massaColoque a farinha numa tigela, faça um buraco no meio e coloque os ovos (quebre cada ovo sepa-radamente para constatar sua qualidade). Misture tudo e amasse até ficar uma massa homogênea. Se tiver o cilindro para a mistura de massas, use-o em vez de amassar à mão. Terminando o processo, enrole a massa em tiras de dois centímetros de largura, por 15 de com-primento. Corte em quadradinhos de dois cen-tímetros por dois centímetros. Use um fuso de ferro e um pedaço de arame resistente como um raio de bicicleta para enrolar cada quadradinho. A massa vai ficar cilíndrica e de pontas afinadas, com um furo no meio. Coloque na água fervente por cinco minutos, sempre misturando bem. Se for guardar, passe na água fria para dar choque térmico. Se for servir na hora, finalize, passando na manteiga e na salsinha. Sirva com a braciola ao molho sugo. Braciola1 bife de pernil de 300g temperado50g de bacon10g de passas15g de queijo parmesão10g de salsinhaSal e pimenta a gostoÓleo

Modo de preparoTempere o bife com sal e pimenta. Recheie com a salsinha, o bacon, o queijo e as passas. Enrole igual a um rocambole e amarre com barbante. Aqueça o óleo em uma frigideira (o suficiente para cobrir a bife enrolado) e frite até ficar bem corado. Molho ao sugoIngredientes3 colheres (sopa) de azeite de oliva½ cebola picada2 dentes de alho picados6 tomates pelados picadosSal a gosto Modo de PreparoAqueça o azeite em uma panela e doure a cebola e o alho. Acrescente os tomates pelados, misture e deixe apurar por dez minutos no fogo médio. Tempere com o sal. Finalização da braciolaAcrescente a braciola no molho ao sugo e cozi-nhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos. A prepa-ração também pode ser levada para gratinar com queijo parmesão ralado. Finalização do fusilli com braciolaSirva o fusilli já passado na manteiga em um pra-to e acrescente a braciola com sugo.

FUSILLI COM BRACIOLA, POR CHEF REMO PELUSO

30 31

noTa 10

Os amantes de chope conhecem muito bem o ca-minho de um casarão da década de 50, localizado na rua Grão Mogol, no bairro Carmo Sion. É lá onde funciona, desde junho de 2006, o Restaurante e Choperia Pinguim.

A choperia, que existe há mais de 75 anos e tem matriz na cidade de Ribeirão Preto (interior de São Paulo), escolheu Belo Horizonte para inaugurar sua única filial fora de sua cidade natal. A casa oferece uma combinação com oito tipos diferentes da be-

bida, dentre eles, Claro, Escuro, Direto (creme do chope Claro), Fantástico (creme do chope Claro com creme do chope Escuro), Ferrugem (chope Claro com gotas do chope Escuro), Pingado (cho-pe Claro com chope Escuro), Sexual (creme do chope Escuro) e Shortinho (três dedos do chope Claro com creme do chope Claro). De acordo com a direção do Pinguim, a fama do chope se deve a vários fatores que são seguidos à risca por todas as unidades da choperia. Um deles

Choperia reúne ambiente agradável para almoço, happy hour e jantar

é a forma de descanso do barril. São necessárias 24 horas após o transporte entre a fábrica e a cho-peria para que o líquido volte às condições ideais para consumo.

O acondicionamento em câmara refrigerada, com temperatura correta; a utilização de longas serpen-tinas resfriadas por barras de gelo para que a bebi-da chegue à tulipa a aproximadamente um grau centígrado são outros aspectos levados em consi-deração, sem contar, é claro, com a arte de retirar o chope com creme, processo por meio do qual se perdem 20% do produto para chegar à consistên-cia perfeita. Isso faz com que o cliente receba em sua mesa um chope geladíssimo, produzido por quem realmente entende do assunto e tem mais de sete décadas de prática.

GASTRONOMIA VARIADA

Além do chope, o tradicional cardápio do Pinguim foi trazido na íntegra para BH, e a unidade minei-ra ganhou novas iguarias. São mais de 120 pratos entre entradas, saladas, frios, porções, grelhados, executivos, pizzas, sanduíches e sobremesas. A casa oferece um buffet de almoço, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), entre 11h e 15h. Diariamente são dez opções de pratos quentes e 20 de saladas, que incluem complementos, como pães, molhos e frios. A novidade é que o cardápio não se repete, pois há variações todos os dias e a cada semana. E durante todo o horário de fun-cionamento do Pinguim, o cliente também pode experimentar pratos individuais, como o Escalope

3332

de Filet com Penne à gorgonzola – filé-mignon com molho madeira acompanhado de penne ao molho gorgonzola; Filet a Pinguim - filé-mignon grelhado, coberto de muçarela e acompanhado de arroz branco, aspargo, legumes, palmito, ervi-lha na manteiga e fritas; Salmão ao molho espe-cial – salmão grelhado, molho especial, arroz com amêndoas e batatas dorê. Quem preferir os grelhados, pode encontrar op-ções muito bem servidas com diversas guarnições entre saladas e outros acompanhamentos à esco-lha do cliente. Uma delas é a Costeleta de Cordeiro; Bife de Tira – picanha; Picanha Baby; Prime Rib - 8ª ou 9ª costela do boi, etc. A casa conta também com um cardápio exclusivo de bacalhau. Se o cliente optar por algo diferente, a chope-ria tem um cardápio de sanduíches caprichados, como o tradicional Lanche Pinguim - pão francês recheado com presunto, rosbife, salsichão, morta-dela, muçarela, lombinho, azeitonas e tomate, e o Mineiro Light – pão francês com filé-mignon, quei-jo fresco e tomate. Entre as porções, uma opção que faz sucesso é o Filet ao molho de gorgonzola acompanhado de torrada com alho. E para quem acredita que o Pinguim tenha somen-te chope, pode encontrar na unidade mineira uma completa carta de vinhos, além de coquetéis, lico-res e destilados.

AMBIENTE AGRADáVEL

Além do chope gelado, a choperia prima em ofe-recer aos clientes vários outros diferenciais, desde decoração, o cardápio diversificado, a atenção em relação à qualidade da matéria-prima e um ótimo atendimento. A unidade Belo Horizonte está ins-talada numa casa que foi projetada na década de 50, com características que marcaram o moder-

nismo mineiro. Tombado em 2004 e considerado Patrimônio Histórico e Arquitetônico da cidade, o imóvel foi totalmente restaurado para receber a choperia, sem perder as características originais. Lage ondulada, brises da fachada, marco da porta em mármore, grades, pastilhas cerâmicas e cobo-gós constam do projeto original de 1954. São cinco ambientes no total – bar, restaurante, va-randa, sala de espera e Empórium Pinguim (loja de souvenirs) –, divididos em uma área total de 3,5 mil metros quadrados. A capacidade de atendimento é de até 450 lugares. Além disso, a casa tem es-tacionamento conveniado com manobrista que pode abrigar cerca de cem carros.

RESTAURANTE E CHOPERIA PINGUIM

Rua Grão Mogol, 157, Carmo Sion – BH – MGHorário de funcionamento: diariamente, das 11h à 1h da manhã.Serviços: Van para buscar grupos de clien-tes. Estacionamento conveniado com ma-nobrista (na hora do almoço, nos dias úteis, duas horas de estacionamento grátis). Paco-tes fechados para confraternização.Ações entre clientes: no dia do aniversário, o aniversariante ganha um bolo de algodão-doce e um pinguim de porcelana.Eventos: opção de reservas de espaço para eventos, como casamentos, comemorações de aniversários, palestras, entre outros.Formas de pagamento: Cartões de crédito (Amex, Dinners, Redecard, Redeshop, Visa, Visa Eletron, Visa Vale). Ticket alimentação (Visa Vale e Ticket Restaurante). O Pinguim não aceita cheques.Informações e reservas: (31) 3282-2007

34 35

MerCaDo De TraBalHo

Tenho escrito vários artigos sobre mercado de tra-balho e como se inserir nele como empreendedor ou como empregado de alguma grande empre-sa. Entretanto, o maior pulo do gato não é olhar para o mercado, mas para você mesmo. Você não pode desconsiderar as emoções na sua vida. Elas são uma parte importante e legítima de você e dos seus relacionamentos. As emoções estão nos diversos contextos: vida afetiva, social, profissional, financeira, entre outros. As emoções são a energia por trás do seu comportamento e dos outros no trabalho, na vida pessoal e em todo lugar!

O mais importante é como você lida com essas emoções. É isso que determina o sucesso ou o fracasso. Por mais que você deseje deixar as emo-ções em casa, esse sentimento acompanha você aonde quer que você vá. Afinal, você pode ter um chefe chato, não gostar do que faz, não conseguir avançar em um projeto... As emoções podem até impedir que você enxergue suas deficiências. Isso pode torná-lo reativo a toda e qualquer impres-são que as pessoas têm sobre você, resultando no evento bate e volta. Aí você não tem como melhorar em nada.

Quer um exemplo? Recentemente atendi um dono de uma empresa em dificuldades finan-ceiras. Perguntei a ele o que o levou a essa si-tuação. Ele disse: “contratei um diretor financeiro que me faliu. Deixei a empresa por conta dele e fui montar subestação de energia no interior, em regiões que não tinham nem telefone. Aí, quando me dei conta, ele tinha acabado com a minha empresa.” Logo, a culpa era desse diretor financeiro. Será que um empresário tem que to-mar conta da empresa ou ficar incomunicável, fazendo um trabalho técnico? Qual a deficiência desse empreendedor e do que ele está fugindo? É fácil culpar os outros, a situação econômica ou quem quer que seja. Mas responsabilizar-se por

tudo; assumir 100% do ônus do que acontece na sua vida profissional é difícil.

Por outro lado, todos conhecem bem a sensação de fazer um trabalho legal ou a motivação de um novo emprego ou de um novo desafio profissional.

As emoções tanto podem funcionar na esfera da alegria e da energia como na da raiva e da frustração. Esses sentimentos estão presentes em toda a vida, quer você reconheça e goste disso, quer não queira reconhecê-los. Se não assumir que tem esses sentimentos, provavel-mente eles venham a controlar você. Sem a capacidade de colocar suas emoções na palma da sua mão e buscar ser mais eficaz, você vai continuar a se sabotar e a sabotar suas chances de ser eficaz.

De maneira geral, as empresas andaram dando muita importância para a gestão em cima de processos, e as pessoas se tornaram robozinhos: craques nos desempenhos por resultados. E ago-ra? O que tem acontecido com elas? Adoecido! Elas acordam pela manhã sem saber o sentido da vida e passam a desqualificar as emoções. So-lução? Remédios, antidepressivos, pessoas que sequer conhecem o sentido da vida. E você? Faz parte desse time ou é daquele que se respon-sabiliza por 100% do que acontece com você?

Troque uma ideia: [email protected]

Quando se trata de trabalho, é fundamental considerar as emoções para ter sucesso e evitar frustrações

Antonieta Rossi

WV_Editorial Marco_FINALIZADO_op5.indd 2-3 18/03/14 08:51

36

MoDa

WV_Editorial Marco_FINALIZADO_op5.indd 4-5 18/03/14 08:51

38

LITTLE JOE NEVER ONCE GAVE IT AWAYEVERYBODY HAD TO PAY AND PAYA HUSTLE HERE AND A HUSTLE THERENEW YORK CITY’S THE PLACEWHERE THEY SAID, “HEY, BABE,TAKE A WALK ON THE WILD SIDE.”

VESTIDO COLCCI, COLETE LAFÊ, SANDÁLIA FRANJAS SCHUTZ, CINTO TATÁ FRANCINI, BRACELETE RAQUEL BRAGA, ANÉIS RAQUEL BRAGA

WV_Editorial Marco_FINALIZADO_op5.indd 6-7 18/03/14 08:51

40 41

WV_Editorial Marco_FINALIZADO_op5.indd 8-9 18/03/14 08:51

43

WV_Editorial Marco_FINALIZADO_op5.indd 10-11 18/03/14 08:51

44 45

46 47

namatabh.com.br

/namatacafebh @namatacafebh

31 3654.1733Rua Marília de Dirceu, 56, Lourdes

4948

enTrevisTa

Ganhar os palcos no exterior: esse é o desafio a que a jovem atriz mineira Flavia Borges se propôs há 11 anos. O resultado da coragem aliado ao ta-lento vem rendendo o reconhecimento da crítica internacional e fazendo com que ela ganhe cada vez mais destaque em um cenário em que pou-cos conseguem espaço.

Morando em Chicago, Flavia Borges encerrou uma temporada da peça The Goddess (A Deusa) no final de 2013. O trabalho foi muito bem rece-bido pelo público e pela crítica. Mereceu até uma recomendação ao Jeff Awards, principal prêmio do teatro da região.

Além disso, a atriz obteve um destaque entre os 17 atores da peça. A participação da atriz mineira rendeu um elogio especial de Hedy Weiss, crítica de teatro do jornal Chicago Sun-Times – um dos

maiores jornais do país. A especialista classificou a atuação da mineira como “de primeira”.

E o talento de Flavia Borges não para aí. A atriz participou de um episódio da série de tevê The Mob Doctor e no cinema com Serial Daters Anonymous - filme estrelado por Sam Page, de Mad Man. Agora Flavia vai atuar como coprodu-tora, ao lado do diretor Carlo Serran, no curta Sui-cídio, em que também será a protagonista. O início da trajetória de sucesso de Flavia Borges começou aos 16 anos. Ela saiu de Ipatinga/MG para fazer teatro em Belo Horizonte. Como sem-pre gostou de cantar e atuar, desde criança ela sabia que essa era a profissão que queria seguir. E a família apoiou, quando Flavia decidiu sair em busca de seus sonhos. Ela estudou por dois anos no Núcleo de Estudos Teatrais (NET). Em seguida,

Atriz mineira conquista

palcos nos Estados Unidos

Nem sempre as coisas são como idealizamos. Mas

isso faz parte da jornada. Estou me moldando a partir das minhas

tentativas, de erros e acertos e da espera, que no meio artístico é longa

Gra

nt L

egan

/Div

ulga

ção

50 51

mudou-se para o Rio de Janeiro. Alguns anos de-pois, foi para os Estados Unidos, onde se formou em Publicidade e Relações Públicas pela Univer-sity of Central Florida.

Flavia escolheu Chicago para morar. Ela acredi-ta que a cidade ofereça muitas oportunidades para novos talentos. Ela faz teatro no The Artistic Home, onde chamou a atenção do diretor John Mossman, que estava preparando a primeira adaptação teatral de “The Goddess”. Além de atriz, Flavia Borges é autora de um blog de lifestyle, o Lulu Abroad, e já participou de projetos musicais como vocalista.

Wave O que você fez para que seu sonho de ser atriz se concretizasse?Flavia Borges Adoro um desafio! Principalmente se for lançado por mim, para mim. Competição interna mesmo. Corri atrás, estudei e estudo até hoje. Batia à porta de testes sozinha sem nem ter empresário. Fiz figuração, estágio em agên-cia, tudo que podia fazer para entender como o mercado funciona. Nem sempre as coisas são como idealizamos. Mas isso faz parte da jorna-da. Estou me moldando a partir das minhas ten-tativas, de erros e acertos e da espera no meio artístico, que é longa. O nível de estresse é alto. Você passa mais tempo sendo testada do que trabalhando. Ao mesmo tempo, é um mercado muito competitivo. Você tem que desenvolver autoconfiança e foco. Faço sacrifícios todos os dias em troca da realização dos meus sonhos e não me arrependo de nada.

Wave Como você encarou o desafio de se mudar tão jovem para o exterior? Flavia Borges Ir morar no exterior sozinha foi o maior desafio que topei na minha vida. Já havia morado sozinha no Rio de Janeiro, mas a expe-riência de sair do país pra começar do zero em

outro lugar é única. Sem isso, não posso afirmar que seria a mesma pessoa. No início foi difícil. Sentia muitas saudades e, até na hora de pedir uma refeição no restaurante, era frustrante. Eu imaginava o prato de um jeito e vinha uma co-mida completamente diferente daquilo que eu estava com vontade de comer. Tive que aceitar uma cultura totalmente diferente. Isso me tor-nou uma pessoa mais tolerante. Considero isso um presente.

Wave Quais trabalhos você fez e qual foi o de maior destaque?Flavia Borges Fiz participações no seriado The Mob Doctor, no canal FOX; os curtas Goodnight My Love, que agora circula em festivais; Suicídio, de Carlo Serran, no qual eu fui protagonista e produzi. Concluí, recentemente, filmagens para o longa “Serial Daters Anonymous” (protagonizado pelo ator Sam Page, da série “Mad Man”), com es-treia prevista para 2014, e a peça “The Goddess”, roteiro indicado ao Oscar, que agora ganhou adaptação no teatro.

Wave Como você conseguiu o papel em The Goddess? Flavia Borges O diretor da peça The Goddess (A Deusa), John Mossman, que é muito respeitado lá fora, vinha observando o meu trabalho durante as aulas de teatro. Esse projeto vinha sendo desen-volvido havia mais de três anos. Ele estava fazen-do o casting e me convidou para fazer o teste. Eu estava viajando. Por telefone, ele me explicou que era uma história que se passava nos anos doura-dos em Hollywood, na década de 50, inspirada na vida de Marilyn Monroe. Fiquei ansiosa, mas sem entender por que ele queria uma brasileira para viver o papel de criada. O teste correu bem. Ele já conhecia o meu trabalho. No outro dia, ele me ligou dizendo que o papel era meu. Durante os ensaios, entendi bem o porquê da escolha dele.

Apesar do papel de coadjuvante, o personagem (the maid) precisava de alguém que conseguisse transmitir rápido e verdadeiramente o desconfor-to de não pertencer àquele território. Além disso, tive de ser versátil para interpretar outros papéis na mesma produção. Foram dois meses, cinco ve-zes por semana, três horas de duração por vez. O reconhecimento da crítica foi uma surpresa para mim. Realmente eu não esperava o destaque.

Wave Quais são seus planos com o fim da tempo-rada de The Goddess?Flavia Borges Passei as festas de final do ano no Brasil e aproveitei para fazer, em São Paulo, um

Prod

. tea

tral T

he G

odde

ss/D

ivul

gaçã

o

Fran

cisc

o Ro

jas/

Div

ulga

ção

intensivo com a equipe da Fátima Toledo, prepa-radora de elenco conhecida pelos filmes Tropa de Elite, Cidade de Deus e outros. Também estive no Rio conhecendo o Projac, centro de produção da Rede Globo, a convite da produtora de elenco Rosane Quintaes, que trabalha na próxima trama de Aguinaldo Silva. Fui bem recebida, fiz um tes-te e demonstrei interesse em trabalhar no Brasil. Seria uma experiência enriquecedora, já que a teledramaturgia brasileira é muito democrática e tem um formato que eu não experimentei. Gosto de criar e estou focada no desenvolvimento de roteiros de minha autoria em 2014. Já estou nos Estados Unidos para gravar um novo curta, Bla-me, da diretora Kellee Terrell.

Wave Qual é a temática de Blame? O curta vai es-tar disponível no Brasil?Flavia Borges Blame (que significa “culpa” em português) explora o dilema de um jovem pai.Ao descobrir que seu filho adolescente violen-tou uma garota de 16 anos, ele se vê obrigado a escolher: salvar a pele do garoto, que acaba de ser aceito em uma das melhores universidades do país, ou interromper o sonho da família e en-tregá-lo para a polícia. O filme talvez possa ser visto no Brasil depois que entrar para o circuito de exibição em festivais.

5352

perFil

O sonho de erguer uma capital moderna, sem deixar de lado as tradições: assim foi fundada Belo Horizonte em 12 de dezembro de 1897. Planejada para ser a capital política e administrativa de Minas Gerais, a cidade surgiu cercada pela Serra do Cur-ral, que lhe serve de moldura natural, durante um período marcado por muitas transformações.

Naquela época, a abolição da escravatura, a procla-mação da República e os progressos da ciência e da indústria espalhavam no ar uma onda de otimismo. Nesse contexto, imigrantes estrangeiros, mineiros do interior e gente de todas as partes do país vie-ram para a nova capital em busca de trabalho e de melhores oportunidades. Esses bravos sonhadores ergueram Belo Horizonte. Passados 115 anos, eles continuam a influenciar a vida da cidade. Um deles é o artista plástico paraense Ricardo Carvão, que ex-

pressa seu amor pela capital mineira na paisagem urbana. Suas obras de arte estão presentes em di-versos espaços públicos de Belo Horizonte: na Praça do Papa, na Praça da Liberdade, na Praça Marcelo Goes Menicucci e até no Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Os trabalhos de Ricardo se incor-poraram à paisagem, aos pontos turísticos e ao dia a dia dos belo-horizontinos.

Tudo começou em 1964, quando Ricardo Carvão chegou à capital mineira e se emocionou ao tomar conhecimento de que um conterrâneo seu, o enge-nheiro Aarão Reis, havia projetado a cidade. “Naque-le momento, pensei no que eu também poderia deixar como contribuição para esta cidade e esse povo que viria a me acolher tão bem”, explica.

A oportunidade de presentear a cidade com sua obra surgiu apenas 18 anos depois, quando a Cú-ria Metropolitana e a Prefeitura de Belo Horizonte decidiram colocar numa praça do alto da avenida Afonso Pena um símbolo que homenageasse João Paulo II e remetesse ao Santo Padre. Então a prefei-tura promoveu um concurso do qual participaram Ricardo Carvão, Amilcar de Castro, Franz Weiss-mann, Bruno Giorgi e Paulo Laender. E as peças de Ricardo Carvão foram escolhidas. Até hoje as peças são muito requisitadas para registros em fotos por belo-horizontinos e turistas.

“Com 92 toneladas e 24 metros de altura, a obra abs-trata é formada por dois triângulos de vértices agu-dos opostos e um retângulo central. O triângulo, que é direcionado para o céu, simboliza a fé do homem em Deus. Já o outro triângulo, que é direcionado à terra, é a energia celestrial; a benção divina. O retân-gulo é o elo dessas duas energias. A cruz segue o mesmo estilo do monumento”, explica Carvão.

Para fazer esse tipo de obra, o artista precisa analisar diversas variáveis. “É um trabalho muito delicado.

Tem que ter harmonia e conseguir a medida exata – nem mais, nem menos. Caso isso não seja levado em consideração, o resultado pode se tornar um caos, como um peru em um pires. Aí a peça perde sua força, sua significância”, comenta o artista.

O Monumento à Liberdade, obra de arte presente na Praça da Liberdade, é um dos bons exemplos de como é esse processo de concepção de Ricar-do Carvão ao criar uma obra pública. “Como a Praça da Liberdade é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Ie-pha) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artís-tico Nacional (Iphan), eu participei de um concurso público em que foram estabelecidas as dimensões apropriadas para a obra para que ela não destoasse dos demais monumentos do local”, conta.

A escolha do material para o monumento, o aço-car-bono, deveu-se ao fato de ele ser mais resistente a intempéries e não refletir a claridade, como explica Carvão. “Isso, porque se usasse, por exemplo, alumí-nio, quando o sol refletisse na peça, poderia atrapa-lhar a visão de quem está dirigindo próximo à praça, podendo provocar, inclusive, acidentes”, esclarece.

Para que possa analisar todas essas questões antes mesmo de criar a obra de arte, o artista utiliza um eficiente recurso arquitetônico. “A maquete é im-portante por motivos diversos: para cálculos estru-turais, para posicionamento no local, para estudos das dimensões em proporção ao ambiente, para analisar a integração e a estética do conjunto, en-tre outras coisas”, explica Carvão.

Com mais de sete obras públicas espalhadas pela ci-dade, o artista plástico sente enorme gratificação ao fazê-las. “Agrada-me colocar a escultura ao alcance de todos. Gosto de saber que minha obra transmi-tiu a sensação de equilíbrio, de plenitude e que as pessoas se sentem bem ao contemplá-las”, finaliza.

Obras públicas prestam uma homenagem à capital mineira,

que surgiu emoldurada por uma natureza privilegiada

Arte presente nApAisAgem urbAnA

54 55

veloCiDaDe

CateGORiaeLeVadaNovo sedã da Mercedes-Benz tem estética moderna e superfícies sensuais

os detalhes internos reforçam o conforto aliado à busca por maior performance e a refinada es-portividade do sedã. No conjunto, a sensação de qualidade da nova Classe C dá impressão de um upgrade para um veículo de categoria ainda mais elevada.

A série Classe C é a mais vendida pela Merce-des-Benz, e a gama de modelos inicialmente vai incluir o C 180, o C 200 e o C 220 BlueTEC. As vendas do modelo anterior, que foi lançado em 2007, totalizaram mais de 2,4 milhões de unida-des. A nova Classe C oferece um design sensual e bem-definido aliado a todo um conjunto de inovações técnicas, assim como um abrangente leque de equipamentos de série e índices exem-plares de emissão e de consumo de combustível.

De acordo com o membro do Conselho de Di-reção da Daimler, responsável pela Pesquisa do Grupo e pela Engenharia da Mercedes-Benz Au-tomóveis, Thomas Weber, a nova Classe C se ca-racteriza por um design externo emocionante e, ao mesmo tempo, limpo, que tem continuidade no interior moderno e de alta qualidade. “Suas ca-racterísticas técnicas eficientes e de alto desem-penho levam a uma sensação de prazer ao dirigir do mais alto padrão”, completa.

A Classe C ganhou maiores dimensões para se adequar à maior estatura média da população. Com um aumento de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação ao modelo anterior, o veículo está 95 milímetros mais lon-go (4.686 mm) e 40 milímetros mais largo (1.810 mm). O espaço adicional resultante beneficia principalmente os passageiros de trás, que viajam com conforto ainda maior. A nova Classe C tam-bém supera seu antecessor em termos de espaço no porta-malas, que agora comporta 480 litros (de acordo com a norma ISO 3832).

No visual, a nova Classe C representa uma ousada evolução quando comparada a seu antecessor. Seu design dinâmico e impactante irradia sen-sualidade e provoca emoções. A estética moder-na foi uma das fontes de inspiração para as linhas e superfícies sensuais do novo sedã cuja harmo-nia e tensão criam um efeito imediato. Os desig-ners criaram formas minimalistas e puras para o carro, ressaltando sua tecnologia e engenharia in-teligentes. As superfícies claramente definidas ex-põem deliberadamente um toque de tensão que lhes dá um caráter moderno e emocional. Linhas precisas e superfícies esculturais criam efeitos de luz e sombra graduais.

Visto de lado, o longo capô, o compartimento de passageiros posicionado bem atrás e os curtos balanços definem as clássicas e bem-equilibra-das proporções dos sedãs da Mercedes-Benz. As grandes rodas reforçam a traseira e sinalizam um caráter esportivo com muito estilo.

Há duas opções para a dianteira: a esportiva, com a estrela posicionada ao centro ou - apenas para a linha Exclusive - a clássica grade do radiador do sedã, com a estrela da Mercedes sobre o capô. As travessas da grade do radiador podem ser fecha-das para otimizar o CD do veículo, destacando ainda mais o status desse elaborado sedã em um estilo autoconfiante.

A nova Classe C vem com faróis halógenos H7 de série. Além dos faróis standard, duas opções em LEDs, com baixo consumo energético, são oferecidas: um sistema estático e uma versão dinâmica, com o “LED Intelligent Light System”. O design noturno característico dá à nova Clas-se C um visual próprio e exclusivo quando escu-rece. As lanternas traseiras e as luzes dos freios têm tecnologia LED, independentemente da opção de faróis.

Completamente renovada, a Classe C anuncia um novo capítulo na história de sucesso da Mercedes--Benz e estabelece novos padrões para a categoria dos automóveis médios premium. Graças a um conceito de design mais leve com reduções no peso total de até cem quilogramas, à excelente aerodinâmica e a novos e econômicos motores, a Classe C cria referências para o seu segmento.

Uma coleção de novos sistemas de assistência proporciona segurança no mais alto nível, en-quanto uma nova suspensão oferecida opcional-mente, com molas pneumáticas, garante confor-to de rodagem exemplar e dirigibilidade ágil. Na aparência, a nova Classe C combina elementos de design limpo, porém emocionante, com o seu interior de alta classe. Muitas outras inovações e

56 57

susTenTaBiliDaDe

Fazer as tarefas diárias, como ir às compras ou mesmo ao trabalho, utilizando um meio de transporte alternativo como a bicicleta ainda não é uma prática tão comum na capital minei-ra. Devido ao esforço exigido durante os trajetos, muitas pessoas optam por não usá-la porque acham incômodo chegar ao destino cansadas e transpirando. Uma alternativa que promete acabar de vez com esse entrave é a populariza-ção das bicicletas elétricas, conhecidas também como e-bikes, que já são sucesso pelo mundo. Segundo a Associação da Indústria de Duas Rodas, no topo do ranking está a China, com 95% das aquisições de bikes elétricas. O estudo mostra que o mercado brasileiro deve crescer devido à queda dos preços com a produção na-cional de parte do material utilizado na fabrica-ção do produto. De acordo com a Pike Research, empresa de pesquisa de mercado americana, entre os elétricos, os veículos de duas rodas devem vender mais do que os de quatro rodas nos próximos anos, e as bicicletas elétricas vão corresponder a 56% desse total. De acordo com o sócio da Ciclogiro, Gustavo Trin-dade, o esforço empreendido na utilização da e-bike pode ser minimizado em até 100% em com-paração com as bikes comuns. Por isso, a versão elétrica é tão propícia para o transporte diário. A bike funciona com uma bateria que alimenta um motor de indução elétrico. A autonomia média da bike elétrica é de 35 quilômetros. E a e-bike tem seis níveis de assistência ao pedal. “Essas ca-racterísticas são essenciais para que a locomoção se torne ainda mais prazerosa”, destaca.

Trindade conta que o grande diferencial da e-bike é o posicionamento do motor na roda tra-seira. “Isso é de extrema importância para não provocar instabilidade nem derrapagens, que

geralmente acontecem com as bicicletas que têm o motor instalado na roda dianteira”, explica. A e-bike também oferece equipamentos de série, como cesto dianteiro, espelho retrovisor, computa-dor de bordo, farol de LED dianteiro e traseiro, buzi-na elétrica, bagageiro e pneus slick desenvolvidos para rodar na cidade. A velocidade máxima (com as-sistência do motor) é de 25 km/h. Os preços variam entre R$ 2.399 e R$ 2.999, e a garantia é de um ano.

Para garantir vida longa à bateria da e-bike, uma das orientações da fabricante Dafra é não submetê-la a altas temperaturas. Outra dica é manter constante a sua recarga. Parar a bicicleta por longos períodos com baixa carga da bateria compromete a vida útil do equipamento. Se for preciso manter a bicicleta por longo período sem utilização, a recarga da bateria deve ser feita a cada 90 dias. Caso contrário, a durabilidade da e-bike vai ficar prejudicada.

Bicicleta elétrica é alternativa para quem quer ser ecologicamente correto no dia a dia

A evoluçãodAs “mAgrelAs”

• O motor da bicicleta eletrônica não emite nenhum ruído. Você fica longe da polui-ção sonora e da emissão de gás poluente;

• A bateria utilizada na bicicleta elétrica é completamente renovável. Ela pode ser recarregada em qualquer tomada com tensão de 110V e de 220V;

• Em uma rua mais íngreme ou em algum viaduto, quem não têm muita resistên-cia prefere subir caminhando para não se cansar. Com a bicicleta elétrica, basta acelerar e pedalar, fazendo o mínimo de esforço. Se a subida for com ângulo de até 15º, o esforço na pedalada será zero. So-mente acima dessa inclinação é que será necessário fazer uma pequena força para não sobrecarregar o motor.

VANTAGENS DAS BIkES ELéTRICAS

5958

CulTura

Projeto pode incluir Araxá na rota nacional dos grandes eventos turísticos

Arte e culturA em um só lugAr

Com mais de 80 mil habitantes, a população de Araxá e os turistas acabam de ganhar um evento que promete agitar a vida cultural da região. De 17 a 30 de abril, a cidade do Alto Paranaíba mineiro apresenta a “Páscoa Iluminada”. O público vai as-sistir gratuitamente a atrações musicais, teatrais, circenses e shows de tecnologia e iluminação em projeções mapeadas, fogos, imagens, luzes e des-frutar da tradicional gastronomia da cidade. Paralelamente a população pode desfrutar de feiras de artesanato local e doces regionais, ofi-cinas, festival de corais e visitas guiadas gratuitas pelo Grande Hotel. Durante as duas semanas, a tecnologia fica em evidência com a exibição de espetáculos com impressionantes intervenções

pirotécnicas, como “O Fantástico Anúncio do Rei”, “Aleluia Lago Show” e “Respeitável Público, Onde Está o Coelhinho?”. Ao todo, serão mais de 200 profissionais envolvidos nos 15 dias de even-tos. A programação inclui um jantar Veneziense animado pela orquestra de cordas e dançarinos caracterizados. Essa será a única atração cobrada durante o evento.

A programação acontece no entorno do Grande Hotel e Termas de Araxá com expectativa de 20 mil pessoas. O “Páscoa Iluminada” é um evento finan-ciado pela Lei Rouanet, com patrocínio da Cemig e apoio do Grupo Zema.

Informações: www.pascoailuminada.com.br.

60 61

MoDa

No universo da moda, é preciso inovar sempre e estar atento às tendências. Para ficar por dentro de estampas, tecidos e estilos, uma ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada são as redes so-ciais. Para quem se liga ao mundo fashion, a solu-ção garante a praticidade de comprar os produtos com apenas alguns clicks. Por isso, é crescente en-tre os empresários do setor o investimento nessas alternativas virtuais. Proprietária de uma loja de roupas e acessórios fe-mininos que leva seu nome, a empresária Mariana Quintão descobriu nas redes sociais uma ótima forma de impulsionar suas vendas. “Comecei a vender roupas como sacoleira e sempre tive um grande ciclo de amizades em diversas cidades. Aí veio a ideia de publicar algumas fotos no orkut para ver o resultado. Hoje utilizo o facebook e o instagram. No momento, essas são as duas redes mais acessadas”, conta. O investimento virtual deu tão certo que a empresária já se prepara para colo-car no ar o próprio site. Todos os produtos da loja de Mariana Quintão são vendidos nas redes sociais. Isso facilita para as clientes que não podem ir à loja física, inaugurada há pouco mais de um ano. Mesmo com o sucesso do comércio nas redes sociais, a empresária viu a necessidade de se estabelecer em um endereço fixo: avenida Prudente de Morais, 901/ Sala 602, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. “O que essas clientes mais buscam na loja é a facilidade de encontrar em um só lugar uma variedade de produtos e ter um atendimento diferenciado”, diz. De acordo com o que gira no mundo da moda, Mariana Quintão atende às necessidades daquelas que querem ficar sempre por dentro das tendên-cias. Assim a loja conta com produtos que estão em sintonia com cada temporada, como os que estarão em alta no inverno deste ano.

TENDÊNCIAS DO INVERNO 2014 Peplum: aquela blusa mais alongada, com a cintura marcada e uma sainha sobreposta a uma base mais longa vai se manter firme no próximo inverno. Brilho e aveludado: couro, cetim e veludo mar-caram território em muitos dos desfiles apresenta-dos. O prata e o dourado também. Sobreposição: no inverno é o que mais se vê; é uma tendência certa! Peças de diferentes cores e sobrepostas são vistas com frequência. Calças amplas: cada vez mais os estilistas querem firmar as calças mais soltas do corpo e libertar as mulheres um pouco do império das calças skinny. Renda: as rendas aparecem transparentes, com bordados aplicados e pedras com outros tecidos mais pesados e em looks totais. Geometria: as estampas e os recortes geométri-cos continuam com tudo. Vieram em tramas, em aplicações sobre transparência e nos tecidos pla-nos estampados. Podem ser quadriculados, listra-dos, xadrezes ou abstratos, mas sempre seguindo um traço geométrico. Floral: as flores e as folhas estão nos bordados, nas rendas e nas estamparias. Cores: o cinza-mescla vem forte, ao lado do preto e do off-white, mas a mistura de tonalidades de ver-melho, os azuis, verdes, terrosos e o vinho também colorem a estação. As cores da bandeira do Brasil também vão marcar presença neste inverno. O dou-rado e o prateado também serão muito vistos.

Facebook /marianaquintaolojaInstagram bymarianaquintao

Redes sociais impulsionam mundo fashion

Fran

cisc

o D

umon

t

6362

Old MeMOriesCom um editorial voltado para a atmosfera “vintage”, a Wave traz, pela primeira vez, um espaço especialmente dedicado para atender aos anseios das futuras debutantes.

Um seleto número de anunciantes e de fornecedores classe A compõe a edição para melhor representar a alta qualidade em produção, eventos e figurinos que BH e região têm a oferecer para tornar a celebração dos seus 15 anos a realização de um sonho.

Em uma proposta diferenciada, a Wave Debut traz para você uma surpresa a cada edição. Já pensou em se deparar com uma revista totalmente diferente quanto ao tema, layout e às dicas a cada bimestre? Pois este é o nosso foco: agradar a todos os gostos, inovando a cada edição.

Women: Choc Color by Chocolate ColoridoMan: Giulliano Oliva Alta Costura

MoDa

64 65

Women: Choc Color by Chocolate ColoridoMan: Giulliano Oliva Alta Costura

66 67

Women: Choc Color by Chocolate ColoridoMan: Giulliano Oliva Alta Costura

6968

Women/Man: Giulliano Oliva Alta Costura

70 71

Fotos: nicoly Oleander

produção : erika Alves

Local : miriam maia

produção : giulliano Oliva Alta Costura e Choc Color by Chocolate Colorido

Acesse, leia uma entrevista com as modelos

e confira outras matérias sobre debutantes.

www.revistawave.com.br/debut

Woman: Giulliano Oliva Alta Costura

72 73

reFleXÃo

Sabedoriacotidiana

Na agitação do dia a dia, na luta por um emprego ou por melhores oportunidades de trabalho, pela melhoria nos negócios, para garantir a educação dos filhos, para conquistar uma formação,... acaba-se perdendo um tempo precioso para viver. Contradito-riamente, corremos, trabalhamos e nos esforçamos e até adoecemos para ter uma vida melhor e sermos felizes. Enfim, “planejamos uma vida melhor enquan-to ela passa.” (John Lennon). Mas o que é felicidade?

Geralmente responsabilizamos fatores externos pela nossa infelicidade: falta de emprego, de amor, falta de dinheiro, de tempo... E, enquanto isso, não nos damos conta de que criamos os próprios de-mônios, seja não nos assumindo para não desa-

gradar aos outros, seja fazendo escolhas ou tendo atitudes ruins – geralmente inconscientes – para prejudicar a nós mesmos. Criamos o nosso mundo, a nossa Matrix, e nem nos damos conta.

Por falar em Matrix, lembro-me da cena em que Neo vai em busca do oráculo e, quando o encontra, vê que é uma mulher, negra, pobre e de periferia. Nesse momento, caem os paradigmas e toma-se contato com a verdadeira sabedoria, que não se encaixa em nenhum estereótipo nem pode ser aprendida em bancos de escolas.

Certa vez, fui à Pedreira Prado Lopes, aglomerado que fica na Região Noroeste de Belo Horizonte, entrevis-

tar uma moradora. Nem sei mais qual era o tema da matéria. Só sei que, para ir à casa dela, tive de passar pela ‘segurança’ e dizer aonde estava indo. No final da entrevista, perguntei o que ela achava de morar lá. A resposta, dada com firmeza, serenidade e alegria, foi: “gosto muito. Aqui criei sete filhos, que são honestos e trabalham. Se tiver outra vida, quero nascer na Pe-dreira de novo”. Não lembro o nome dela. Só guardei o sobrenome: Guerra.

Acredito que essa guerreira ponha em prática o que é sabedoria, definida por Rubem Alves como “a arte de provar e degustar a alegria, quando ela vem. Mas só dominam essa arte aqueles que têm a graça da simpli-cidade porque a alegria só mora nas coisas simples”.

Júnia Leticia

74 75

1- Tomate2- Ana Carolina Moraes3- Bruna Reis 4- Ingrid Faria5- Isabella Lopes6- Larissa Vieira7- Vanessa Gonçalves8- Tainá e Leo Lacerda9- Lucas Lucco10- Paula Barbosa e Carol Salomão11- Isabela Castro12- Isabela Weiss13- Priscila Cancella e Daniel Lalau

A Otimisa Eventos abriu sua temporada de eventos em 2014 com megashows em dois trios elétricos. A festa foi realizada na praça de eventos de Ouro Branco-MG, na noite de sexta-feira, 7 de fevereiro, e contou comcom os cantores Tomate e Lucas Lucco.O público foi de aproximadamente13 mil pessoas.

Carnareal 9

8

10

13125

1

4

2 3

6 7 11

Eventos

Foto

s Fra

ncisc

o D

umon

t

76 77

CONHEÇA A REDE MOTÉISBH

Sunny.

Perfeito para

você.

www.moteisbh.com.br

ANUNCIO REDE MOTEISBH REVISTA WAVE.indd 1 2/17/14 4:11 PM

78 79

4- Bruna Silva5- Driele Raibergen6- Léticia Ferreira7- Mariana Bortolini8- Sheyla Souza9- Thais Portes

1- Barbara Murta2- Barbara Anastacio3- Bruna Elias

1- Renata Robini2- Cilene Veneroso3- Fabiola Almeida 4- Isabella Ursine 5- Izabela Pimenta

6- Letícia Fornazeri7- Nayara Marçal8- Mariana Michalick 9- Jéssica Hedeny 10- Tamires Antunes11- Deborah Gobatso12- Marcela Carceroni

O melhor réveillon da capital aconteceu no Iate Tênis Clube, reunindo mais de 15 mil pessoas na orla da Lagoa da Pampulha.

Réveillon Iate

A Vitrine Sunset foi realizada dia 25 de janeiro, no Hotel Caesar Business em Alphaville, Belo Horizonte. A festa foi sucesso absoluto com muita diversão, gente bonita e sofisticação.

Festa Vitrine Sunset

1 2

1 2 3 4

7

9 10

5

11 12

8

6

3

7 8

5

9

4

6

Eventos

Foto

s Fra

ncisc

o D

umon

t

Foto

s Fra

ncisc

o D

umon

t

8180

Venha festejar os 10 anos do shopping que cresce junto com você. São mais de 20 opções na Praça de Alimentação, mix completo com mais de 170 lojas, 1.500 vagas de estacionamento cobertas, 6 salas de cinema, incluindo 2 salas para exibições em 3D, parque indoor, além de muita diversão, lazer e atrações para a família inteira. Nossa alegria só não é maior do que o orgulho de fazer parte da sua família.

10 anos ItaúPower Shopping.

Uma história que se renovatodos os dias com você.

IP_0005_14_AD_REVISTA WAVE_FEV_2014.indd 1 2/5/14 11:43 AM

A empresária mineira Carol Caetano lançou em “noite branca”, no dia 11 de março, a belíssima coleção de inverno 2014 da sua marca CAJO, que foi inspirada nos mistérios e beleza da Patagônia. A festa teve presença vip da ex-BBB, Kamila Salgado que estrelou a campanha nessa estação. Ao som do DJ e ex-BBB, Eliézer, o desfile foi prestigiado por várias blogueiras e lojistas e corretores de moda.

Inverno 2014 ~ Cajo

EventosFo

tos F

ranc

isco

Dum

ont

1 2

3

4 5 6

5- Marcella Di Donato6- Lorena Figueiredo e Amanda Velloso

1- Carol Caetano e Kamilla Salgado

2- Deborah Zandonna3- Eliéser Ambrósio4- Luciano Bellini

e Carol Caetano

82

Tem tanta vitamina, que ate parece sopa

de letrinhas.

LEITE DEZ ITAMBE.

COM VITAMINAS A, C, D, E, B1, B2, B6, B12, PP,

ACIDO FOLICO, FERRO,ZINCO E CALCIO.

itambe.com.br

Linha Premium Itambé.A evolução do leite.

“O M

inis

tério

da

Saúd

e ad

verte

: o a

leita

men

to m

ater

no e

vita

infe

cçõe

s e

aler

gias

e é

reco

men

dado

até

os

dois

ano

s de

idad

e ou

mai

s.”