revista vitrine itabirito #8

56
CULTURA BEM ESTAR ESPORTE SAúDE VEíCULOS MODA GASTRONOMIA PAISAGISMO GENTE alphaville • itabirito • cachoeira do campo • ouro preto ENTREVISTA BEM ESTAR GASTRONOMIA PARQUE ECOLÓGICO PIQUENIQUE ESTÁ NA MODA ONG VIDANIMAL QUICHES PARA O LANCHE MASSAGENS TERAPÊUTICAS

Upload: revista-vitrine-itabirito

Post on 21-Jul-2016

244 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Vitrine é uma revista de variedades. Com perfil contemporâneo, design leve e leitura atraente, surgiu com foco na cidade de Itabirito, mas a demanda de anunciantes e a boa aceitação do público fizeram com que o mercado de leitores fosse ampliado. Hoje abrange a Região dos Inconfidentes, especialmente Alphaville, Cachoeira do Campo e Ouro Preto.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Vitrine Itabirito #8

cultura

bem estar

esporte

saúde

veículos

moda

gastronomia

paisagismo

gente

alphaville • itabirito • cachoeira do campo • ouro preto

entrevista

bem estar

gastronomia

PARQUEECOLÓGICO

PIQUENIQUE ESTÁ NA MODA

ONG vIDANIMAL

QUICHES PARA O LANCHE

MASSAGENSTERAPêUTICAS

Page 2: Revista Vitrine Itabirito #8
Page 3: Revista Vitrine Itabirito #8

cultura

bem estar

esporte

saúde

veículos

moda

gastronomia

paisagismo

gente

alphaville • itabirito • cachoeira do campo • ouro preto

entrevista

bem estar

gastronomia

PARQUEECOLÓGICO

PIQUENIQUE ESTÁ NA MODA

ONG vIDANIMAL

QUICHES PARA O LANCHE

MASSAGENSTERAPêUTICAS

NestaEdição

marçoabril maioJunHo

2015

saia e blusa stillu’s, ecHarpe vestuáriosapato, brincos e pulseira linda biJuteria

FOTOS studio tertúliaSTyling andreia pimentaASSiSTenTe carol nunesBeleZA lÉo batistaASSiSTenTe bruna costaMODelO eduarda mello / Woll agency

Nº8cultura

bem estar

esporte

saúde

veículos

moda

gastronomia

paisagismo

entrevista

destaque

gente

onde encontrar

81216202326364145495054

45ENTREVISTA

36

41

16

8

QUICHES PARA O LANCHE

PARQUE ECOLÓGICO DE ITABIRITO

VÔLEI ITABIRITO

MARIA FULÔ

Cláudia CottaOng Vidanimal

Page 4: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO4

editorial

eXpediente

anuncie

Com o outono, lançamos a primeira edição de Vitrine 2015, trazendo o frescor e toda a exuberância do Parque Ecológico de Itabirito. O verde e o roxo das quaresmeiras em flor nos inspiraram a reunir temas leves nesta edição: um passeio pelo parque, um piquenique perto do lago... O aconchego que os ventos do outono sopram.

Tudo isso permeou o editorial de moda. Despojada e um tanto retrô, ela dita as tendências da estação atual se reportando à natureza. A mesma natureza que acolhe o trabalho voluntário da ONG Vidanimal, apresentado na entrevista com a veterinária Cláudia Cotta.

Além da adoção de cães e gatos de estimação, incentivamos técnicas de relaxamento para o corpo e alma na matéria Bem Estar, apontamos o futuro promissor do Vôlei Itabirito em Esportes e falamos sobre cuidados especiais para o coração de futuras mamães em Saúde.

Por tudo isso, convidamos você a ler e/ou navegar pelas páginas da edição de outono. Deixe-se levar... Experimente preparar um deliciosa quiche Lorraine e programe um piquenique com seus amigos. E não se esqueça de postar uma foto no instagram #minasnavitrine.

Vitrine-se!

Deixe-se levar...

Colaboradores

recÉm-graduada na universidade Federal de ouro preto, AnA LuizA OLiveirA gera pautas sobre os anunciantes para o blog e o Facebook.

PAtríciA LAPertOsA É Jornalista especializada em cultura, decoração e gastronomia. criou a revista vitrine buscando valorizar o comÉrcio e o desenvolvimentoativo da região.

com especialização em FotograFia digital no Japão,

JOsé MAtsuMurA procura as melHores cenas para

ilustrar nossas matÉrias.

produtora de moda, AndreiA PiMentA assina os editoriais de moda, mostrando o melHor das loJas da região.

eDiTOrA | patrícia lapertosa

COlABOrADOreS | vinícius dias (esporte e veículos), dr. marcos andrade (saúde), renata marra e ana luiza oliveira (blog, Facebook e instagram), JosÉ matsumura (FotograFia)

PrOjeTO gráFiCO | Felipe vaz

COnSulTOriA, PlAnejAMenTO e eSTrATégiAS De COMuniCAçãO | ad.c comunicação | adcompany.com.br

iMPreSSãO | rona editora

TirAgeM | 2.500 eXemplares

APOiO

FACeBOOK | /revistavitrineitabiritoBlOg | vitrineitabirito.blogspot.com.brinSTAgrAM | @revista.vitrine

31 [email protected]

conteúdo variado

distribuição abrangente

divulgação em blog e

mídias sociais

visibilidadeassegurada

Page 5: Revista Vitrine Itabirito #8

R E S I D E N C I A L

360º de vista

definitiva.

Entre nesta

paisagem.

CONSTRUçãOE VENDAS

31 3563.2442RGEMPREEND.COM.BR

INFRAESTRUTURA COMPLETA

Mais de

180 mil m2 de

área verde

ESCOLHA SUA UNIDADEE VENHA VIVER AQUI!

LOTES A PARTIR DE 360M2

NA REGIÃO CENTRAL DE ITABIRITO

Lotes a partir de R$80.000

O Residencial Villa da Serra está localizadoa apenas 1km do centro de Itabirito.

Em extensa área verde, é ideal para quem deseja morar ou investir, aliando bem-estar e qualidade

de vida com a praticidade de estar perto de tudo!

VISTA DO LOCAL

PLA

NTT

A 3

1 34

97-2

385

Page 6: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO6

minas na vitrine

#MinasnaVitrineconfira alguns dos melhores cliques feitos pelos

leitores de Vitrine.nossa região é realmente linda!

continuem postando em #minasnavitrine.

@patricialapertosa“Escultura natural no Parque Ecológico de Itabirito”.

@kittycf“#adoro quando encontro com uma #joaninha! É muita #delicadeza!”.

@acordei_fashionista “Da janela lateral, do quarto de dormir... #PorDoSol #Itabirito”.

@marcosamandradejr“Bendita chuva! Condomínio Vila Real, Ouro Preto”.

@quim.diniz“Saudade eterna, Vô Hélio!!!”.

@renatalaram“Pôr do sol no Alphaville” Foto: Laura Martins.

@anamarialaramarra“Sítio Andrade”Foto: Flávio Santos.

Por Renata Lara - editora de mídia online

Page 7: Revista Vitrine Itabirito #8
Page 8: Revista Vitrine Itabirito #8

cultura MARIA FULÔ

Foto

s B

RU

NA

FO

NT

ES

vitrine ITABIRITO8

Maria FulôTodo artista tem de ir aonde o povo está... Por Patrícia Lapertosa

Page 9: Revista Vitrine Itabirito #8

O refrão da canção “Nos bailes da vida”, conhecida do público na voz de Milton Nascimento, cai bem à Cia. Teatral Dona Maria Fulô, de Itabirito, que se formou a partir de uma oficina de teatro de rua promovida pelo Atelier de Artes Integradas da Prefeitura em 2008. No mesmo ano, alguns participantes decidiram montar um grupo independente para apresentar espetáculos em praças e parques da cidade.

A artista Bruna Sudário, que se uniu a eles no ano seguinte, conta que o Maria Fulô se identifica com a proposta do teatro de rua, para ela, “mais popular, mais próxima do

povo e também mais desafiadora. Nas apresentações de rua, os atores ficam menos confortáveis do que no teatro, sujeitos a situações inesperadas com as quais têm que interagir, como a entrada de um cachorro em cena”, explica.

Apaixonados pelo que fazem, os integrantes atuais, com idades entre 20 e 23 anos, estudam ou já se formaram em artes cênicas nas universidades federais de Ouro Preto e de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Eles encaram o trabalho do Maria Fulô como uma missão de vida. Uma missão bem sucedida, confirmada

por premiações obtidas já nos primeiros anos de atuação do grupo. O terceiro espetáculo montado – Linda, a princesa enfeitiçada – obteve indicação para o prêmio de melhor ator (Hudson Oliveira) e para a segunda colocação pelo júri popular no Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, no Espírito Santo, em 2010. O sucesso do espetáculo abriu portas para o grupo se apresentar em festivais nacionais, como o de Taubaté, em São Paulo, Fortaleza, no Ceará, e Lauro de Freitas, na Bahia, onde conquistou oito prêmios entre as 13 categorias disputadas.

O grupo de teatro Maria Fulô se identifica com a proposta do teatro de rua, “mais popular, mais próxima do povo e também mais desafiadora”

“maria Fulô:uma missão de vida conFirmada por premiações em Festivais nacionais”

cultura MARIA FULÔ

vitrine ITABIRITO 9

o ator Hudson oliveira no espetáculo noite de contos.

atores do grupo e a assessora de comunicação: saulo rodrigues, Hudson oliveira,pedro vilaça, patrícia coelHo, bruna Fontes, bruna sudário e davi avebra.

Page 10: Revista Vitrine Itabirito #8

Premiada nestes festivais, a peça Laura, a incrível história da porca que tinha ataques de vontade foi um marco para o grupo. Ela conta a história de um homem que trocou sua porca de estimação por uma noiva. Montada por 12 atores em 2010, foi adaptada dois anos depois para ser interpretada por apenas quatro deles. Os atores dos papéis principais assumiram também os secundários para cumprir a agenda dos festivais e de uma turnê pelo Vale do São Francisco, no norte de Minas. A experiência foi rica e gratificante para o grupo. “Fizemos contato com comunidades que nunca tinham assistido a uma peça de teatro. E um caso verídico, de uma mulher que tinha sido trocada por uma cabra, deixou a plateia alvoroçada”, comenta Bruna Sudário.

Todos esses ganhos levaram o Maria Fulô a buscar mais. Em 2014, o diretor de teatro Bruno Godine ministrou uma oficina de palhaços, que se desdobrou num trabalho sobre as raízes do grupo. Eles se debruçaram sobre casos e personagens locais, recontando histórias que culminaram na peça Das nossas histórias, assinada

coletivamente pelo grupo. O enredo com casos engraçados, o cenário com igreja e casario barroco e o nome da cidade recriada – São Genésio Gramado da Cavagua Benta – não são mera coincidência. São frutos do amor e da dedicação que Bruna Sudário, Davi Avebra, Hudson de Oliveira, Isabela Dilly, Patrícia Coelho, Pedro Vilaça e Saulo Coelho têm pela cidade onde nasceram e pelo teatro.

Prêmios e satisfação

em 2013, a peça laura, a incrível História da porca que tinHa ataques de vontade conquistou prêmios em Festivais na baHia e em são paulo.

Amparado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itabirito, o grupo se reinventa com um novo espetáculo a cada ano. E realiza ainda mostras de teatro, como o Conexões Cênicas, que acontece desde 2013 na Casa de Cultura Maestro Dungas, no Complexo da Praça da Estação e no Parque Ecológico de Itabirito. Em janeiro (aniversário do Maria Fulô), o grupo associa o teatro a outras formas de arte em eventos criativos. No ano passado, o Noite de Contos teve oito histórias apresentadas com recursos do teatro e da música e degustações gastronômicas (doces, caldos, etc), aguçando todos os sentidos dos espectadores.

Mais queespetáculos

das nossas Histórias:último espetáculo do grupo, inspirado em Histórias reais de itabirito, É encenado com recursos do teatro, do circo e da música.

vitrine ITABIRITO10

cultura MARIA FULÔ

convidado pelo grupo, o ator edson silvano noite de contos

os atores Hudson oliveira e isabela dilly na peça “das nossas Histórias”

Page 11: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO 11

Page 12: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO12

bem estar ReLAxAMenTO

MassagensPara relaxar o corpo e a almaDa Redação

“Saúde é um estado de felicidade”. Esta frase sintetiza o trabalho proposto pela terapeuta psicocorporal Lila Dione Metidieri, que, há mais de 20 anos, reúne técnicas orientais de massagem, reequilíbrio energético e psicoterapia corporal para restabelecer a saúde física, emocional e espiritual de seus pacientes. Embora afirme que todas essas técnicas têm caráter preventivo, Lila acredita que sessões continuadas podem restabelecer a saúde e o bem estar do corpo e do espírito.

Em Itabirito há dois anos, ela conta que trocou a carreira de historiadora pelo estudo e prática da Medicina Oriental aos 20 e poucos anos, em Campinas, São Paulo. Lá, pôde estudar e praticar diversas técnicas orientais, que utiliza de forma isolada ou conjunta, dependendo das necessidades de seus clientes.

Atualmente, realiza atendimentos no Instituto de Beleza Uriel, recorrendo ao relato de queixas dos clientes para optar por uma ou mais técnicas, além de oferecer programas voltados para a beleza e o emagrecimento.

Técnicas orientais de massagem, reequilíbrio energético e psicoterapia corporal são cada vez mais procuradas para combater o cansaço e o stress do dia a dia

Foto

s jO

MA

TS

UM

UR

A

Page 13: Revista Vitrine Itabirito #8

Quando o problema é o cansaço ou o stress causado pelo dia a dia, ela recomenda massagens corporais como recurso para o relaxamento físico e mental. “Sempre que tocamos o corpo de uma pessoa, contribuímos para o desbloqueio de pontos de tensão, restaurando o fluxo energético e propiciando sensações confortantes, como bem estar, disposição física e mental e até mesmo alegria”, avalia.

Das técnicas de relaxamento que utiliza, ela destaca o shiatsu, de origem japonesa, e a ayurvédica, da cultura indiana, que, segundo ela, promovem excelente relaxamento, pois recorrem a manipulações da musculatura, que estimulam a circulação sanguínea e linfática, desbloqueando pontos de congestão energética e beneficiando o funcionamento do organismo. “O shiatsu percorre todo o corpo ao longo dos pontos da acupuntura. A ayurvédica recorre a movimentos vigorosos, que diminuem a fadiga muscular e promovem o alinhamento postural, além de ser uma técnica comprovadamente antidepressiva, esclarece.

Massagem japonesa e indiana

vitrine ITABIRITO 13

bem estar ReLAxAMenTO

a massoterapauta patrícia braga e a estudante letícia oliveira, adepta das massagens relaXantes

Page 14: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO14

bem estar ReLAxAMenTO

Também a massoterapeuta Patrícia Fernandes Braga aposta no trabalho preventivo de estímulo à saúde por meio de massagens corporais. Ela incentiva suas clientes a investirem em programas continuados para resultados eficientes, mesmo que o objetivo seja apenas o relaxamento físico e psíquico.

Há 12 anos na área, a profissional adota basicamente duas técnicas nos programas de relaxamento que realiza na casa de seus clientes. A massagem clássica, que alterna movimentos firmes e suaves, e a drenagem linfática, que, embora seja indicada para estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo), tem poder relaxante.

Com movimentos suaves e pressão moderada, a drenagem ativa a circulação sanguínea, reduz a retenção de líquidos, eliminando inchaços e combatendo a celulite, promovendo um bem estar generalizado. “Ao terminar uma sessão, percebo os clientes sonolentos, mas sei que, em pouco tempo, estarão animados e dispostos a enfrentar o dia com mais leveza”, comenta.

A massagem clássica utiliza cinco movimentos padronizados – pressão, amassamento, rola-mento, pinçamento e fricção –, que, associados a cremes e óleos aromáticos, agem de forma vigorosa sobre músculos e nervos do corpo inteiro. Essa combinação desobstrui pontos de tensões, reduzindo dores e também a fadiga muscular, promovento bem estar e outros benefícios. “Pelo toque, escolhemos movimentos que podem relaxar ou comprimir a musculatura, trabalhando sempre em direção ao coração”, comenta a massoterapeuta. “Quem dita a massagem é o corpo do cliente, que pode estar contraído ou flácido. Buscamos toques que vão ajudar a relaxar ou enrijecer a musculatura”, resume.

Programas continuados

• Busque um profissional que tenha formação técnica na área ou que você tenha referência positiva do trabalho dele.

• Avalie as condições de higiene do local e dos acessórios usados na massagem. Bons profissionais priorizam a higiene e a segurança do cliente.

• Escolha uma técnica de massagem que lhe pareça mais atraente. Não há uma escolha melhor ou pior; a decisão é bem pessoal. Massagens vigorosas podem ser incômodas para uns e ideais para outros, que preferem um toque mais firme. Se os aromas despertam seus sentidos, a massagem clássica pode ser uma boa opção.

• Procure se sentir à vontade. Pondere se você se sente bem sendo massageado com ou sem roupa e fale com seu massoterapeuta.

um eco spa em itabirito

Voltado para o bem estar e cuidado do corpo, o Outeiro de Minas Eco Spa, situado em trecho da Estrada Real, nas proximidades do Alto do Cristo, em Itabirito, oferece tratamentos naturais de relaxamento, emagrecimento e reeducação alimentar. Profissionais de várias áreas realizam atendimentos personalizados, buscando atender desejos e necessidades dos clientes. Entre as atividades de relaxamento estão as massagens com pedras quentes e os banhos terapêuticos com ervas e óleos essenciais.

O Eco Spa dispõe de uma charmosa pousada, na qual se pode desfrutar a natureza exuberante da região, com direito a banhos de piscina ou cachoeira.

dicas para aproveitar

ao máXimo a massagem

Page 15: Revista Vitrine Itabirito #8

PiscinasMari Nat

SOMBRA E

ÁGUA FRESCA

NO CONFORTO

DO SEU LAR

Rua Aquiles Lobo nº 27, Inconfidentes - Itabirito/MG

E-mail: [email protected]

Fone: (31) 3561-1147

vitrine ITABIRITO 15

Page 16: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO16

esporte VÔLEI ITABIRITO

Itabirito marca ponto decisivoPor Vinícius Dias

Tradicional celeiro de talentos esportivos, Itabirito colocou, de vez, seu nome no mapa do vôlei nacional nesta temporada.

Pela primeira vez, a cidade conta com um representante na Superliga B Feminina, um dos principais torneios da modalidade no país. “Esperamos que esse projeto seja um divisor de águas para o esporte de Itabirito”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alessandro Rohlfs Massaini. A equipe Vôlei Itabirito é resultado de uma parceria entre a prefeitura, a Liga Desportiva Municipal de Itabirito (LDMI) e 14 empresas locais.

À frente do elenco está o técnico Giuliano Batista Sucupira. “A iniciativa de Itabirito é fantástica para o esporte mineiro, para o esporte nacional e, em especial, para o vôlei”, comemora. Com

experiência no comando da Seleção Mineira Juvenil de Vôlei Feminino, Giuliano destaca o trabalho paralelo de formação de atletas realizado pela equipe itabiritense, que atualmente conta com três pratas da casa no elenco. “Elas têm potencial e estão aprendendo muito com as jogadoras mais experientes. Esperamos, em breve, tê-las na disputa dos campeonatos”.

Uma delas é Alexsandra de Fátima Fernandes Lopes, de 17 anos. Ela tem passagem pelas categorias de base do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, e considera a volta para casa oportuna para sua carreira. “Antes eu viajava todos os dias. Saía da escola direto para o vôlei, almoçava correndo. Era muito desgastante. Para mim, está sendo ótimo (jogar em Itabirito)”, diz a jogadora, que tem a companhia das conterrâneas Joyce Cristina Ferreira e Pietra Fagundes Maia.

A equipe Vôlei Itabirito coloca a cidade no mapa do esporte nacional, disputando a Superliga B Feminina, um dos principais torneios do país

Foto

s D

IVU

LGA

çã

O

Page 17: Revista Vitrine Itabirito #8

Pioneirismo na região

vitrine ITABIRITO 17

esporte VÔLeI ITABIRITO

sara Willians da silva, atleta do vôlei itabirito

O apoio da população, que tem transformado num verdadeiro caldeirão o Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso, onde a equipe realiza seus jogos, é um dos pilares do trabalho. “Quem acompanhou as partidas pôde observar o entusiasmo da torcida e o perfil de vencedor do time”, comenta o secretário Alessandro Massaini. “Em Minas Gerais, projetos desse porte existem apenas em Belo Horizonte, com os times do Minas, nas Superligas A e B, e em Uberlândia, com o Praia Clube, que está na Superliga A”, completa, destacando o pioneirismo da iniciativa na região.

Discurso repetido pelas atletas, que elogiam a estrutura oferecida pelo Vôlei Itabirito. Sara Willians da Silva, central que atuou em São Paulo nas quatro últimas temporadas, destaca a oportunidade de defender uma equipe de seu estado natal. “Minha família tem tido a oportunidade de acompanhar os jogos, inclusive”, conta a belorizontina. Outra das principais jogadoras da equipe itabiritense, a paulista Amanda Caroline Felipe Martins, que defendeu o Maranhão Vôlei na temporada passada da Superliga A, também é só elogios ao projeto. Ela faz questão de destacar o intercâmbio com as atletas da casa. “É legal poder passar alguns conhecimentos para minhas novas colegas”, diz.

“Já Joguei em vários times que

não oFereciam a estrutura de moradia,

alimentação e treinamento

que temos aqui.”

o secretário de esportes, alessandro massaini,a comissão tÉcnica e as atletas do vôlei itabirito

Page 18: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO18

Embora a equipe esteja envolvida na disputa da Superliga B até o fim de março, o secretário de Esportes já vislumbra a sequência da temporada. “Terminando a Superliga, começam os Jogos de Minas. Temos intenção de disputar o Campeonato Mineiro adulto, além da Copa Minas e da Taça Paraná com as atletas juvenis”, afirma Alessandro Massaini, que vê a possibilidade de a cidade sediar torneios de vôlei nos próximos meses.

Com a repercussão positiva do projeto, a Secretaria de Esportes pretende adaptar a parceria entre os setores público e privado a outros esportes. “O vôlei é nosso ponto de partida. Dando certo, nós vamos buscar mais investimentos e transferir o modelo público-privado para outras modalidades, como handebol, futsal”, explica Alessandro Massaini.

Minas Gerais vai sediar o Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei Masculino pela terceira temporada consecutiva. A competição será disputada entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, em Belo Horizonte. O Sada Cruzeiro, que conquistou o título em 2013, será o anfitrião da 11ª edição do torneio. O atual campeão mundial é o Belogorie Belgorod, da Rússia, que se consagrou depois de derrotar o Al-Rayyan, do Catar. O Campeonato Mundial, que vai reunir oito das principais agremiações do mundo, já tem dois participantes confirmados: o brasileiro Sada Cruzeiro e o UPCN, equipe argentina que conquistou o título sul-americano desta temporada justamente diante do time cruzeirense. Os campeões da NORCECA – que reúne América Central, do Norte e Caribe – e dos continentes europeu, asiático e africano também participarão do torneio. As vagas restantes serão preenchidas por clubes convidados pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Sequência da temporada

MAncheTe dO AnOMundial de clubes 2015 vai ser em Bh

esporte VOLeI ITABIRITO

27 de outubroa 1º de novembro

mineirinHo

mundial de clubes 2015estar lá É uma grande sacada.

save tHe date

“a iniciativa de itabirito É Fantástica para o esporte mineiro, nacional e em especial para o vôlei”giuliano sucupira.tÉcnico da equipe

Page 19: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO 19

Page 20: Revista Vitrine Itabirito #8

gravidez e coração

Três perguntas sobre

Por Dr. Marcos Andrade - Cardiologista-chefe do Hospital Mater Dei

Durante a gravidez, a quantidade de sangue bombeada pelo coração por minuto cresce de 30 a 50%. Isto se deve à necessidade de aumentar o fornecimento de sangue ao útero. Com o crescimento do feto, mais sangue deve chegar ao órgão e, para isso, duas mudanças ocorrem: o aumento do volume de sangue e do número de batimentos cardíacos – dos 70 batimentos na mulher não-grávida para 80 a 90 na gestante.

Este aumento da frequência cardíaca implicará em queixa de palpitação, que é a percepção incômoda dos batimentos do coração, principalmente, quando a mulher estiver deitada sobre o lado esquerdo do corpo. Outra

relato comum é o de falta de ar, que se deve à compressão do útero sobre o diafragma, diminuindo a capacidade de expansão dos pulmões.

Durante exercícios físicos habituais (arrumar a casa, subir escadas etc), a frequência cardíaca irá aumentar mais do que nas mulheres não-grávidas.

As alterações hormonais farão ainda com que haja uma tendência de leve queda da pressão arterial.

1 Que alterações ocorrem no sistema circulatório de uma mulher grávida?

Dentro do corpo de uma grávida batem dois (ou mais) corações… Por isso, é preciso cuidar bem deles para não comprometer a saúde da futura mamãe e do bebê

vitrine ITABIRITO20

saúde GRAVIdeZ

Page 21: Revista Vitrine Itabirito #8

Saiba mais: marcosandrade-cardiologiapreventiva.blogspot.com

Como já vimos, a gravidez impõe uma sobrecarga de trabalho ao coração. Portanto, uma avaliação cardiológica deve ser realizada em todas as mulheres que desejam engravidar. No caso de uma cardiopata, exames minuciosos deverão ser feitos para avaliar a possibilidade da mulher engravidar sem correr risco de vida.

Caso a gravidez ocorra sem planejamento, cardiologista e obstetra deverão fazer acompanhamento de toda a gestação, determinando a interrupção da gravidez, se necessário. Medicamentos e cirurgias cardíacas poderão ser usados como recursos para tratamento da grávida cardíaca, com todos os cuidados para que não venham afetar o desenvolvimento normal do feto.

Pode sim, em aproximadamente 12% dos casos, ocorrendo mais frequentemente na primeira gravidez ou em mulheres com sobrepeso ou obesidade. Esta é uma situação que exige um grande controle por parte do médico e disciplina da paciente, pois coloca em risco tanto a futura mãe, quanto o futuro bebê.

Este aumento de pressão se manifesta, principalmente, nos últimos seis meses e geralmente vem acompanhado de importante inchaço nas pernas. Quando não tratado adequadamente, instala-se um quadro chamado eclampsia, que poderá levar à morte da mãe e/ou da criança.

Ao engravidarem, mulheres que já são portadoras de hipertensão arterial devem procurar o cardiologista para adequar seus medicamentos, evitando, assim, o surgimento de doenças que afetam a formação do feto. A maioria desses medicamentos não pode ser usada durante a gravidez. Atividade física leve e restrição do uso de sal são essenciais para o tratamento da grávida hipertensa.

2 O que uma mulher portadora de doenças cardíacas deve fazer ao engravidar?

3 A gravidez pode levar ao aparecimento de pressão alta?

vitrine ITABIRITO 21

saúde GRAVIdeZ

Page 22: Revista Vitrine Itabirito #8

CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Unidade Cachoeira do CampoRua Dom Bosco, 01 ,Cachoeira do Campo

Telefone:(31) 3553-2094

Unidade ItabiritoRua Dr.Eurico Rodrigues, 22 CentroTelefone: (31)3561-3345

Unidade Ouro PretoRua Antônio Martins,125 A, Barra

Telefone: (31) 3552-6050

A que mais aprova na região dos inconfidentes!

Carro - Moto - Sprinter

FERNANDOAUTO PEÇAS E ACESSÓRIOS

Av Queiroz Júnior, 1055, Praia Itabirito-MG

(31) 3561.1234 (31) 3561.5041

SOM | PEÇAS | ACESSÓRIOS

vitrine ITABIRITO22

Page 23: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO 23

veículos SeGURAnÇA nO TRÂnSITO

Itens de segurança devem estar em dia Por Vinícius Dias

Abrir a porta do carro, se sentar no banco do motorista e girar a chave na ignição. De modo quase involuntário,

essa sequência de atos é repetida diariamente por milhares de motoristas brasileiros. Embora pareça um ato simples, dirigir envolve uma série de cuidados que devem ser levados a sério para preservar a segurança dos ocupantes do veículo – adultos ou crianças – e evitar acidentes. Estas condutas vão desde o uso do cinto de segurança à instalação de cadeirinhas para crianças no banco traseiro, passando pela manutenção dos equipamentos de segurança do veículo.

De acordo com especialistas, os veículos devem estar equipados com itens básicos como extintor de incêndio, triângulo de sinalização, macaco e

chave de roda. Tão importante quanto tê-los, no entanto, é checar periodicamente o estado de conservação de cada um deles. “Muitas vezes, quando a pessoa precisa, eles não estão em condições de uso. Por isso, é importante estar sempre conferindo”, observa Maria Cristina Tabari Ramalho Miranda, sócia-proprietária da Auto Peças e Acessórios Fernando.

Em alguns casos, a desatenção pode custar caro ao motorista. “Um cliente nosso, por exemplo, foi multado por estar com o reservatório de água do para-brisa vazio”, comenta Maria Cristina. Os cuidados com o para-brisa ainda incluem a eventual troca das palhetas. “Se estiverem ressecadas, elas não farão a limpeza perfeita do vidro, deixando manchas que diminuem a visibilidade do motorista, aumentando consideravelmente a possibilidade de acidentes”, acrescenta.

Manter extintores de incêndio e outros itens de segurança em dia é tão importante quanto tê-los. Mas, afinal, quem sabe utilizá-los bem?

Page 24: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO24

veículos SeGURAnÇA nO TRÂnSITO

sem eXtintor

É Fogo.

a inFração representa

5 pontos na carteira

e multa de r$ 127,69.

A obrigatoriedade do extintor de incêndio em veículos no Brasil é motivo de polêmica, uma vez que grandes fabricantes de automóveis como Alemanha, Itália, China, Japão e Estados Unidos não adotam a exigência. “Apesar de praticamente não ser utilizado, ele é obrigatório,”, destaca Anderson Pereira, da Navelli Nacional Veículos, concessionária Fiat em Cachoeira do Campo. “E a ausência dele no veículo, assim como deixá-lo embalado ou fora do prazo de validade, resulta em multa”.

Ana Carolina Tabari Ramalho Miranda, sócia-proprietária da Auto Peças Fernando, assinala outro ponto do embate. “Para ter eficácia, o extintor tem que ser acionado rapidamente. Se começar um incêndio, o motorista só consegue apagar o fogo se souber usá-lo”. A empresária aponta dois caminhos para solucionar o entrave: o fim da obrigatoriedade ou a capacitação dos motoristas para uso. “Quem passou por uma autoescola teve esse treinamento contra incêndios? Ninguém tem”, questiona.

proteJa suas mãos e, com cuidado, abra um pouco do capô; ele vai estar quente e abri-lo por completo pode Fazer com que o Fogo inFlame mais rápido, por causa da entrada de oXigênio.

aponte o Jato do eXtintor sempre para a base do Fogo, tentando apagá-lo.

caso não consiga apagar ou o incêndio atinJa um volume maior, contate imediatamente o corpo de bombeiros, pelo número 193.

todo cuidado É pouco.

A polêmica dos extintores

como usar o eXtintor em caso de incêndio no motor:

O aposentado José de Arimatheia Cruz Filho (foto) é prova de que manter os itens de segurança em dia é sinônimo de tranquilidade. Em 15 anos de trânsito, ele nunca se envolveu em acidentes, nem foi multado. “Esses hábitos são importantes, porque ajudam a preservar a vida do motorista e de terceiros”, argumenta, citando outro bom costume. “Além do cuidado com o extintor, com as palhetas e a água do limpador, toda semana calibro os quatro pneus e aproveito para conferir o estepe (pneu reserva do veículo)“, observa.

Atento à legislação, Arimatheia se antecipou e trocou o extintor de seu carro. “Já estou com o ABC”, pontua. O modelo, mais eficaz do que o anterior, conhecido como BC, será obrigatório a partir de abril em todo o país. A principal diferença entre eles reside nas possibilidades de aplicação. Enquanto o BC é utilizado apenas para combater o princípio de um incêndio em líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos, o ABC pode ser empregado nestes casos e também nos de fogo em materiais sólidos, como borracha, plástico e tecidos.

dirigindocom segurança

1 2 3

Foto

s jO

MA

TS

UM

UR

A

Page 25: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO 25

vitrine GUIA de cOMPRAS

Page 26: Revista Vitrine Itabirito #8

Jeans total vestuário camisa e bota vestire colar e bolsa linda biJuteria óculos sollaris

moda OUTOnO 2015

Page 27: Revista Vitrine Itabirito #8

entre os diversos tons da natureza, a moda desFila

entoada por pássaros.

inFluenciados pelos anos 70, calças Flares, saias longas,

coletes, tricôs e looks total denin marcam a volta ao estilo

boêmio cHique, com up grade nos acessórios de prata, óculos

retrôs, cHapÉus e botas. uma releitura moderna para

você quebrar a mesmice do seu guarda-roupa.

o parque ecológico de itabiritoÉ o cenário.

AR livre, ROUPA leve, ALMA solta

FOTOS studio tertúlia STyling andreia pimenta

BeleZA leo batista MODelO eduarda mello (Woll agency)

Page 28: Revista Vitrine Itabirito #8

moda OUTOnO 2015

sHort e quimono 5ª avenidaregata de seda stillu’s

bota vestireanÉis de prata azul/sollaris

colar amoo biJouX

Page 29: Revista Vitrine Itabirito #8

colete 5ª avenidatricô vestire

saia longa Farm/orapronobis colar e anel amoo biJouX

cinto linda biJuteria

Page 30: Revista Vitrine Itabirito #8

moda OUTOnO 2015

conJunto cropped 5ª avenidabrincos e anÉis amoo biJouX

Page 31: Revista Vitrine Itabirito #8

vestido longo, blusa listrada e Jaqueta Jeans Farm/orapronobis

óculos itaó brincos e pulseira linda biJuteria

cHapÉu amoo biJouX

Page 32: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO32

vitrine OUTOnO 2015

#vemproparqueque tal um

piquenique?ideias para você

programar o melHor piquenique

da estação.

Livro Jardim Secreto, Johanna Basford

ARMAZÉM DA ARTE

Marcador de livro

prata

AZULITAÓ

Facas Colori aço e polipropileno

MORCYMA FOGÕES

Espátulas silicone e bambu

MORCYMA FOGÕES

Formas de bolosilicone

MORCYMA FOGÕES

Aparelho de jantar Quartier Bamboo

porcelana

Formas de cupcake e muffin silicone

OXFORDCYMA FOGÕES

MORCYMA FOGÕES

Batedor nylon

TRAMONTINACYMA FOGÕES

Jarra Abacaxi porcelana

CHAVES & ETC

Page 33: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO 33

vitrine OUTOnO 2015

CONFIRA OS ENDEREÇOS EM ‘ONDE ENCONTRAR’ (PÁGINA 54)

Chapéu com aba larga

AMMO BIJOUX

Tigelas com tampa plástica

porcelana

HERCULESCHAVES & ETC

Coqueteleira Shaker

Be Powerful

BPIDRYLINE

Jogo Americano bambu

CHAVES & ETC

Paixão, Felicidade, Liberdade Crônica,

Martha Medeiros

ARMAZÉM DA ARTE

Espadrille em lona

FARMORAPRONOBIS

Cafeteira italiana Plaza

4 xícaras

HERCULESCHAVES & ETC

Xícara e pires porcelana

OXFORDCHAVES & ETC

Saca-rolha Premium

Color

YAGICHAVES & ETC

Foto

ST

úD

IO T

ER

LIA

Page 34: Revista Vitrine Itabirito #8

Av. Queiroz Junior, 35A, Centro, (31) 3563-1898

/Amoobijouxitabirito

vitrine ITABIRITO34

Selecionamos para você looksdo outono 2015.

vitrine GUIA de cOMPRAS

Page 35: Revista Vitrine Itabirito #8

Anúncio DryLine.pdf 1 09/03/15 12:40

vitrine ITABIRITO 35

A moda e as tendências que você vê aquiestão nas lojas que anunciam conosco.

vitrine GUIA de cOMPRAS

Page 36: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO36

gastronomia QUIcheS

Quiches em lanches e até em piqueniques

a pedido de vitrine, a proprietária da basilicata massas artesanais, regina m. cyrino rodrigues, preparou três receitas de quicHes: lorraine, de bacalHau e de cogumelos sHiitake, que estão entre as opções do cardápio.

eXperimente repetir em casa ou Faça sua encomenda.

Por Patrícia Lapertosa

quicHe basilicata, sanduícHes e croissants maria Flor buFFet, Frutas sacolão center, vinHo Farid supermercados, canecas esmaltadas armazÉm são bartolomeu

Foto

ST

úD

IO T

ER

úL

IA

Page 37: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO 37

gastronomia QUIcheS

Quiche Lorraine8 PORÇÕES | PREPARO MÉDIO (ACIMA DE 45 MINUTOS)

MASSA• 250 g de farinha de trigo• 150 g de manteiga• 1 colher (sopa) de água• Sal

RECHEIO• 2 xícaras de molho bechamel (não muito espesso)• 200 g de creme de leite• 2 gemas• 80 g de bacon em cubinhos• 80 g de queijo gruyère• Sal e pimenta-do-reino

PREPARO: 1. Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. 2. Modele uma bola, embrulhe em filme pvc e deixe a massa descansar por 20 minutos na geladeira. 3. Forre com a massa o fundo e as laterais de uma forma (20 cm diâmetro).

PREPARO: 1. Faça o molho bechamel: derreta a manteiga, misture a farinha de trigo, acrescente o leite e as gemas batidas, deixando cozinhar; tempere com sal. 2. Depois de pronto, espere esfriar, coloque o creme de leite e misture delicadamente. Acerte o tempero. 3. Frite o bacon e deixe escorrer a gordura. 4. Rale o queijo grosseiramente. 5. Cubra a massa com o queijo, o bacon e, por último, o molho bechamel. 6. Leve para assar em forno médio (180º C).

Apesar de ser um prato da culinária francesa, as quiches – uma torta aberta com recheio à base de ovos e creme de leite – têm se tornado comuns

em coquetéis, lanches e até piqueniques. Hoje, com recheios variados, como espinafre, palmito, bacalhau, cogumelos, elas caem bem em várias ocasiões: no café da manhã, em refeições rápidas ou como entradas de um menu completo, quase sempre acompanhadas por uma fresca salada de folhas verdes.

A mais tradicional delas é a Quiche Lorraine, que leva bacon no recheio. Originária da Alsácia Lorena, uma região do nordeste da França que faz fronteira com

a Alemanha, ela deve sua reputação às culinárias dos dois países, já que a região foi palco de intensa disputa territorial entre franceses e alemães, sobretudo no período das duas grandes guerras mundiais (leia o box na página seguinte).

A massa usada nas quiches é a “paté brisée”, a conhecida “massa podre” (“podre”, porque é quebradiça), que tem como base apenas manteiga e farinha de trigo. Regina, da Basilicata, explica que “a diferença em relação às outras tortas está no fato de a quiche ser aberta, mostrando seu recheio envolto em creme de leite sempre dourado e saboroso”.

Foto

s jO

MA

TS

UM

UR

A

Page 38: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO38

gastronomia QUIcheS

a quiche lorraine foi criada numa época em que a alsácia lorena era uma província alemã que se chamava lothringen (lorraine em francês, lorena em português). depois de muita disputa entre os dois países, a França reconquistou a região em 1945, batizando a torta com o nome do lugar. embora tenha uma história conturbada, ela tem sua origem entre os alemães, mas a tradição e a excelência entre os franceses.

após a segunda guerra mundial, a quiche começou a se popularizar, conquistando apreciadores na inglaterra e, na década seguinte, nos estados unidos. a partir daí, ganhou fama mundial com novos e surpreendentes sabores.

hISTÓRIA dAQUIche LORRAIne

Quiche de bacalhau

Quiche de cogumelos Shiitake

PREPARO: Siga a receita da Quiche Lorraine, trocando o bacon pelo bacalhau na mesma quantidade.1. Dessalgue o bacalhau em água ou leite. 2. Corte em lascas e refogue no azeite com alho, cebola e tomate picadinho.

PREPARO: Siga a receita da Quiche Lorraine, trocando o bacon pelos cogumelos na mesma quantidade.1. Corte os pés e lave bem os cogumelos. 2. Corte em tiras finas e refogue no azeite com alho e cebola.

Receitas por Regina M. Cyrino Rodrigues, da Basilicata Massas Artesanais - Rua Sete Lagoas, 266, Monte Sinai, 31 3561-1470, Itabirito, MG

8 PORÇÕES | PREPARO MÉDIO (ACIMA DE 45 MINUTOS)

8 PORÇÕES | PREPARO MÉDIO (ACIMA DE 45 MINUTOS)

alsácia lorena

Page 39: Revista Vitrine Itabirito #8

em linguagem técnica, escolher um vinho para acompanhar um prato é o mesmo que harmonizar. na harmonização, vinho e prato devem se integrar ou se complementar. a boa escolha mostra que o vinho não deve mudar o sabor do prato. ambos devem se valorizar. assim, se o prato é aromático, o vinho deve realçar seus aromas; se untuoso, acentuar esta untuosidade; se forte, valorizar a potência do sabor.

As quiches podem ser harmonizadas com vinhos brancos ou tintos. Com ingredientes leves – legumes, peixes e queijos com baixo teor de gordura – combinam melhor com vinhos brancos. Os feitos com a uva Chardonnay são excelente opção, sejam eles, franceses ou do Novo Mundo: chilenos, californianos, australianos ou brasileiros. Também os Gewurstraminer resultam em boa combinação.

Recheios mais fortes com bacon, bacalhau ou queijos untuosos pedem tintos jovens, de corpo médio: Merlot, Syrah, Malbec, Carmenère, entre outros. Quiches de cogumelos, por exemplo, combinam com tintos terrosos, como os feitos com a uva sangiovese.

harmonizando vinhos e quiches

vitrine ITABIRITO 39

gastronomia QUIcheS

Quiche Lorraine & Merlot Terranoble

Quiche de bacalhau & Quinta da Estação Alves de Souza

Quiche de cogumelos Shiitake & Sangiovese Reserva Las Moras

SUGESTÃO DE VINHOSFARID SUPERMERCADOS

VALLE CENTRAL, CHILE

DOURO, PORTUGAL

SAn JUAn, ARGENTINA

Page 40: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO40

Page 41: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO 41

paisagismo PARQUe ecOLÓGIcO de ITABIRITO

Espaço verde para passear e descansar

Da Redação

Quem passeia ou se exercita pelas trilhas do Parque Ecológico de Itabirito tem a sensação de que o lugar sempre existiu tal como é.

Logo na entrada, a vegetação exuberante, um grande lago com repuxo de água e um viveiro de animais silvestres convidam os visitantes a percorrerem caminhos que levam a outras áreas verdejantes, propícias ao lazer, ao descanso e à prática esportiva.

Inaugurado em 2008, sob a gestão do então prefeito Waldir Silva Salvador de Oliveira, é difícil imaginar que “a área que hoje abriga o parque, estava praticamente abandonada, com lixo por todo lado e sujeita à especulação imobiliária”, como conta a ex-secretária de Urbanismo, Rousemara Lopes. Dois arquitetos especializados foram contratados para projetar as edificações: um Centro de Educação Ambiental, com biblioteca, lanchonete, sanitários públicos e dependências administrativas, e também um anfiteatro. E as secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente assumiram o projeto paisagístico e ambiental. “Lá só tinha eucaliptos e uma nascente, que canalizamos para formar o lago da

entrada com repuxo de água e área gramada. Eu e o Cid Rocha (agrônomo e funcionário da secretaria na época) fizemos o projeto paisagístico, detalhando cada cantinho e acompanhando toda a obra do parque...”, lembra.

Verdejante, o Parque Ecológico de Itabirito é ponto de referência na vida dos itabiritenses, seja para passear, se exercitar ou se divertir

Foto

s jO

MA

TS

UM

UR

A

Page 42: Revista Vitrine Itabirito #8

Segundo a arquiteta, além do gramado, foram plantadas espécies apropriadas para as margens do lago – papirus, arundina, chorão etc – e, em pontos estratégicos, plantas mais nobres, como inhame roxo e palmeiras Bismark, estas últimas posicionadas na entrada do parque, à frente dos viveiros de animais silvestres com micos, araras e pássaros, que encantam a meninada. Perto deles, azaleias e tuias foram escolhidas para estabelecer uma distância segura entre os animais e o público. Nas áreas sombreadas, onde a grama comum não sobrevive, os profissionais optaram pela trapoeraba, que, além de ornamental, é uma planta nativa e barata. “Como a área era muito grande, plantamos também a grama amendoim, que é mais resistente e exige menos manutenção, além de ter delicadas flores amarelas”, comenta. Os paisagistas destinaram ainda parte do gramado para a prática de piqueniques pelos visitantes.

Quanto às arvores, alguns eucaliptos condenados foram retirados com o apoio e a supervisão do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Palmeiras e árvores nativas – ipês, jatobás e quaresmeiras, por exemplo – foram plantadas para substituir os eucaliptos ao longo dos anos e, sob elas, agaves, hortênsias, singônios e marantas tricolores, formando uma paisagem exuberante. Ainda segundo Rosemaura Lopes, “a ideia foi criar trilhas com aspecto o mais natural possível para estimular caminhadas entre a mata”. Aparelhos de ginástica foram instalados em local recuado, com acesso pela rua dos fundos do parque e por dentro dele, por trilha que exige um pouco mais de caminhada. Moreia e viburno foram usadas para formar cercas vivas e desenhar caminhos verdejantes, enquanto plantas ornamentais, como podocarpus, yuccas e padanus, foram plantadas em locais diversos, criando pontos convergentes em toda a extensão do parque, que soma 45 metros quadrados.

Plantas nobres e nativas

vitrine ITABIRITO42

paisagismo PARQUe ecOLÓGIcO de ITABIRITO

Page 43: Revista Vitrine Itabirito #8

Equipado na época com pistas de ciclismo e caminhada, praça para prática de esportes, parquinho para crianças e um anfiteatro que recebe programação cultural diversificada durante todo o ano, o Parque Ecológico de Itabirito se tornou referência na vida dos itabiritenses. “Diariamente temos um fluxo de 500 visitantes e nos finais de semana este número pode até duplicar”, comenta a gestora Maria Gorêt Gonçalves Pinto, que acompanhou a implantação do parque e reassumiu o cargo na gestão atual.

Em março, o parque passou a funcionar com horário estendido até a noite. Além de reparos na estrutura existente, um novo sistema de segurança e iluminação foi instalado em toda a ciclovia e dependências externas. Ao reinagurá-lo, o prefeito Alex Salvador destacou que “o parque tem hoje toda a estrutura para os cidadãos itabiritenses se reunirem e praticarem atividades físicas junto à natureza, num ambiente limpo, seguro e tranquilo”.

O parque hoje

serviço

parque ecológico municipal de itabirito

av. queiroz Junior, 1500, santo antônio, tel. 3563-4980 e 8766-5948

terça-feira a domingo, das 8h às 22h

vitrine ITABIRITO 43

paisagismo PARQUe ecOLÓGIcO de ITABIRITO

Page 44: Revista Vitrine Itabirito #8

cristina-vitrine.pdf 1 09/03/15 18:41

vitrine ITABIRITO44

Page 45: Revista Vitrine Itabirito #8

Cláudia CottaONG Vidanimal

CLÁUDIA COTTA: Antes da Vidanimal, existiam ações pontuais de ajuda e proteção a cães de rua em Itabirito. Muitas vezes, colegas veterinárias e pessoas conhecidas traziam animais debilitados para serem tratados na minha clínica. Em 2006, eu, três amigas veterinárias – Ana Liz Bastos, Kátia Pacheco e Rosana Gurgel – e cerca de quinze pessoas da comunidade nos reunimos para criar uma associação, na qual fosse possível formular projetos e obter recursos para tratar e proteger cães de rua, de forma organizada e profissional. Buscamos o apoio de entidades específicas, como a da WSPA – uma sociedade mundial de proteção animal, com sede em Londres, na Inglaterra –, elaborando o primeiro projeto, que visava ao controle da população de cães e gatos abandonados, tendo como ações principais o tratamento e a castração desses animais. Em seguida, apresentamos o projeto à Prefeitura Municipal, estabelecendo uma parceria com o departamento de Controle de Zoonoses, que destinava verba mensal para o projeto de castração de animais de rua e de animais da população de baixa renda que, muitas vezes, não tem condição de manter de forma apropriada um animal de estimação.

Como e quando surgiu a Vidanimal?

Perto de completar 10 anos, a ONG Vidanimal mantém três importantes programas de cuidado e proteção de cães e gatos abandonados, dando provas de que é possível realizar um trabalho útil e proveitoso em parceria com o poder público e a sociedade.

Com recursos principais advindos da municipalidade, os programas de controle de população por meio de tratamento e castração, recolhimento em abrigos provisórios e adoção de animais são os pilares do trabalho realizado pela Vidanimal. Ações educativas para informar e conscientizar a população e outras visando à arrecadação de fundos também são realizadas pela ONG, que, no momento, possui cerca de 20 membros associados e voluntários.

Responsável pelo tratamento clínico e cirúrgico dos animais recolhidos e pelo alojamento provisório de gatos tratados, a veterinária Cláudia Cotta concedeu esta entrevista à Vitrine Itabirito em sua clínica veterinária Fauna. Acompanhe!

vitrine ITABIRITO 45

entrevista OnG VIdAnIMAL

Por Patrícia Lapertosa

Foto

s jO

MA

TS

UM

UR

A

Page 46: Revista Vitrine Itabirito #8

CLÁUDIA: Sim, em 2008 começamos dois outros projetos. Um de recolhimento de animais abandonados em lares provisórios. Em parceria com a Prefeitura abrigamos os animais em local limpo e adequado para serem tratados, livrando-os de doenças, da fome e do abandono, sendo assim recuperados para possível adoção.

O outro é a Feira de Adoção de Animais, uma ação permanente, realizada semanalmente nas manhãs de sábado na Nutrito Produtos Agropecuários, importante parceira da ONG. No momento da adoção, além de entregar os cães e gatos, procuramos conscientizar as pessoas sobre atitudes de responsabilidade em relação aos animais adotados.

Certamente esse foi só o primeiro projeto.

CLÁUDIA: Alguns ficam na minha clínica, outros no abrigo da veterinária Rosana Gurgel ou no Centro de Recolhimento de Animais (CRA), da Prefeitura.

Desses locais eles saem limpos, vermifugados, com termo de adoção com nome, endereço e informações sobre a vida do adotante, visando ao bem estar do animal. No ato da adoção é feita uma pequena entrevista, procurando adequar o perfil de vida da pessoa com o animal a ser adotado. Alguns cuidados são importantes, como, por exemplo, saber se o adotante tem moradia apropriada ou, se possível, própria. Há casos em que adoção é orientada (um animal menor ou gato no lugar de cachorro) ou até mesmo desestimulada, pois o nosso objetivo é sempre a boa adoção. Também procuramos fazer um acompanhamento da saúde dos animais adotados.

E até serem adotados, onde ficam os animais recolhidos da rua?

entrevista OnG VIdAnIMAL

vitrine ITABIRITO46

membros e voluntários da vidanimal durante a Feira de adoção

Page 47: Revista Vitrine Itabirito #8

cUIdAdOS PARA A AdOÇãO de cãeS e GATOS

CLÁUDIA: A principal receita da ONG advém de convênios e subvenções da Prefeitura municipal. Também recebemos doações e contribuições mensais, realizamos eventos para arrecadação de fundos e vendemos camisetas e produtos artesanais.

As diretorias têm período de dois anos de mandato e todas nós, veterinárias-membros, assumimos em algum período a presidência e nos revezamos em outras funções nestes oito anos de Vidanimal. Vivemos de doações, mas, sem dúvida, o sucesso da nossa empreitada está na parceria com a municipalidade, que, em Itabirito, ocorre de forma proativa com a secretaria de Saúde, diferente da maioria das cidades brasileiras, em que não há um convívio harmônico entre o poder público, o terceiro setor (no qual estão inseridas as ONGs) e a sociedade.

CLÁUDIA: Com ações educativas. Nas escolas municipais, conseguimos a ajuda de professores membros da Vidanimal, que conscientizam crianças e adolescentes sobre a responsabilidade humana em relação aos animais. Isso é feito por meio de gincanas e concursos inseridos na grade curricular.

Na semana de 4 de outubro – que é dia de São Francisco de Assis – realizamos atividades especiais na cidade. Em palestras e ou apresentações teatrais procuramos educar e conscientizar o público, introduzindo conceitos fundamentais sobre a vida animal, como, por exemplo, o conceito de que não somos donos, mas tutores de nossos animais de estimação. E como tutores devemos cuidar e proteger suas vidas de forma consciente e responsável; mais que isso, devemos salvaguardar sua existência, assim como a de todos os animais do planeta.

4 de outubrodia de são Francisco de assis, protetor dos animais.

Qual a estrutura administrativa da ONG e como ela subsiste?

Como vocês estimulam a adoção?

1 2 3Antes de adotar um animal, é importante avaliar se você terá tempo para cuidar, dar amor e proteção ao seu bicho de estimação. Cães e gatos precisam de cuidados diários, como a alimentação adequada (ração e água limpa), espaço limpo e tranquilo, com dimensões razoáveis para dormir, brincar e se exercitar.

Cachorros devem ser levados para passear diariamente, senão pelo menos duas ou três vezes na semana. Valem passeios curtos diários e prolongados nos finais de semana, em locais como praças e parques, onde eles possam correr, pular e se exercitar.

Gatos também precisam brincar e se exercitar. É importante criar um ambiente com objetos e obstáculos, nos quais eles possam subir, descer, atravessar ou se esconder. Troncos de árvores (ou outra superfície rugosa) são úteis para eles gastarem suas garras.

vitrine ITABIRITO 47

entrevista OnG VIdAnIMAL

Page 48: Revista Vitrine Itabirito #8

clínica veterinária Faunaav. queiroz Junior, 1396 – praia

Feira de adoção de animais todos os sábados, das 9h às 12h, na loja nutrito produtos agropecuáriosrua belo Horizonte, 154 – bela vista

cra - centro de recolHimento de animaisrua principal, s/nº, córrego do bação

abrigo da rosanaagende horário pelo telefone 8880-2540

CLÁUDIA: Apesar de, nestes anos todos, termos feito mais de três mil cirurgias de esterilização, o abandono de animais ainda é significativo. As pessoas deixam seus cães soltos nas ruas e o cruzamento sem controle acarreta no abandono de ninhadas sem donos que precisam recolhidas. É preciso que todos se conscientizem e se responsabilizem sobre o controle da população de animais abandonados, pois não conseguimos resolver o problema sozinhos. ONGs, poder público e sociedade devem atuar juntos, procurando cuidar da vida animal de sua cidade de forma adequada e efetiva.

Como está o controle de animais abandonados na cidade? ME ADOTA?

gente enTReVISTA VIdAnIMAL

vitrine ITABIRITO48

Page 49: Revista Vitrine Itabirito #8

Escola Professor Tibúrcio

A Escola Estadual Professor Tibúrcio está entre as primeiras colocadas, destacando-se com médias superiores às de outras escolas da região há cerca de seis anos. Além disso, vem contando nestes mesmos anos com número expressivo de alunos medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) também à frente de outras escolas locais, segundo a diretora Creanísia Marques de Santana. Ela conta que “em 2013, alunos dos professores Deila Christina Kuster Campos e Márcio Roberto Marques chegaram a conquistar quatro medalhas – três de ouro e uma de prata –, sem contar as diversas menções honrosas. No ano passado, dois alunos conquistaram medalhas: Bruno Eduardo Marçal Lopes (15 anos), do 9º ano, ficou com a de ouro e Luiz Felipe Freire Dias (12 anos), do 6º ano, com a de bronze.

A rede municipal e estadual de educação de Itabirito foi destaque no ano passado na Região dos Inconfidentes por obter a melhor média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Ideb é um indicador de qualidade, que aponta a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos do ensino básico, em matemática e língua portuguesa.

destaque

“em 2013, nossos alunos conquistaram três medalHas de ouro e uma

de prata”.

ideb

O IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2007. Numa escala que varia de zero a dez, é calculado de dois em dois anos a partir de dados sobre a aprovação escolar levantados pelo Censo Escolar e das médias de desempenho obtidas na prova Brasil e nas avaliações do Inep, chamadas Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

creanísia santana,diretora

vitrine ITABIRITO 49

Foto

s jO

MA

TS

UM

UR

A

Page 50: Revista Vitrine Itabirito #8

1 ano deAmoo BijouxDanielle e Neia Resende Farid promoveram badalado coquetel, em novembro passado, para comemorar com amigas e clientes o primeiro ano de vida da Amoo Bijoux Itabirito.

1

2

4

vitrine ITABIRITO50

gente

Nova diretoria da CDLTomaram posse em janeiro a nova diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da CDL Itabirito (Câmara de Dirigentes Lojistas) para o biênio 2015/2017, sendo empossados: a presidente Ana Carolina Tabari Ramalho Miranda, o vice-presidente Júlio César Antunes Santos e a vice-presidente secretária, Luciana Braga Costa Coelho de Brito. Para o Conselho Fiscal, Alexandre Teixeira Melillo, Silviano Ribeiro Peixoto e Valdir Amaral de Albuquerque. A solenidade contou com baile de gala no Espaço Ágora, animado pela Banda Social Club.

1- o secretário de desenvolvimento econômico sanders de assis, o ex-vice-presidente dácio niquini Junior e a ex-presidente da cdl itabirito maura de Fátima santos, o prefeito alex salvador, o presidente da câmara de vereadores max Fortes, a presidente da sincovita maria luiza maia oliveira e o coordenador do comitê de parceiros da adesita rogério Hamilton oliveira.

2- o prefeito alex discursando.3- o empresário gustavo Farid

e outros convidados.4- a empresária luciana de brito, agora vice-

presidente secretária. 5- a nova diretoria executiva: edmundo quintão

dos santos, márcia Ferraz martins, bárbara Ferreira queiroz, luciana de brito, Júlio césar, ana carolina, dácio niquini Junior, paulo rodrigues dos santos e pedro Henrique de oliveira.

6- ana carolina assinando o termo de posse.

1- as anfitriãs e duas clientes: Flávia e cristina starling.

2- marina barroso e a vendedora beatriz malta.

3- a cliente e amiga luiza bastos ao lado de danielle e da vendedora rafaela alves.

4- a cliente marina Fortes com as proprietárias danielle e neia

1

3

5 6

2

4

3

Foto

s Fá

BIO

BE

NIG

NO

/P

OR

TAL

AN

TE

NA

DO

S

Foto

s D

AV

ID IA

NN

INI/

AC

OR

DE

I FA

SH

ION

ISTA

Page 51: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO 51

Tele-Entrega: (31) 3561.1647

*A

I I

I I

.

P

P

I I

P

P

, I

201

5.

Rua Primo Cavallieri, 35 - Centro - Itabirito/MG

R. Padre Afonso de Lemos, 152, CentroCachoeira do Campo - MG I 31 3553 1795

R. Bernardo Vasconcelos, 132, Antônio DiasOuro Preto - MG I 31 3551 1041

ELEITA PADARIA DO ANO

BAKERTOP 2014

Page 52: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO52

gente

Copa Pro Torkde MotocrossItabirito foi a cidade escolhida para sediar a etapa de abertura da Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross, em março passado, no distrito de Córrego do Bação. Segundo o organizador do evento, Cássio Marques, “a competição surgiu da união de empresários da região, amantes do esporte, com o intuito de incentivar a prática do motocross em Minas Gerais”. O evento completa três anos e, atualmente, possui cinco etapas que são disputadas em 12 categorias profissionais e amadoras.

1

2

3

4

Foto

s T

IAG

O L

OP

ES

E F

RE

D M

AN

CIN

I

1 - cássio marques e ricardo bento Filho, organizadores da copa pro tork minas gerais de motocross.

2 - cássio marques e rodrigo lasmar, médico do atlético mineiro e da seleção brasileira, e seu filho.

3 - cássio marques e marcelo matte, diretor da globo minas.4 - leonardo soares, representante comercial da vitiss cosméticos, geraldo almeida,

sócio da edgers racing, e guilherme teixeira, assessor de marketing da motul.

Page 53: Revista Vitrine Itabirito #8

PAINEL

vitrine ITABIRITO 53

Page 54: Revista Vitrine Itabirito #8

vitrine ITABIRITO54

onde encontrar

ACADEMIA

PLENO PILATES Av. Queiroz Jr., 620, sala 306, Centro, tel. 31 3563-1166, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 7h/21h

ACESSÓRIOS

AMOO BIJOUX Av. Queiroz Jr., 35, loja A, Centro, tel. 31 3563-1898, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 9h/13h

BOLSA&CIA. Av. Queiroz Jr., 532 A, Praia, tel. 31 3561-7678, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/13h

LInDA BIJUTERIA Av. Queiroz Jr., 203, loja 4, Centro, tel. 31 3561-3145, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/13h

AGRONEGÓCIOS

ELEUTÉRIO SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS Condomínio Portal Chácara, 51, Santa Efigênia, tel. 31 8454-8588, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

AUTOESCOLA

CALUAR R. Domingos Michel, 120, Praia, tel. 31 3563-3619, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/20h; sábado, 9h/12h

MICAELA R. Dr. Eurico Rodrigues, 22, Centro, tel. 31 3561-3345, Itabirito, MG R. Dom Bosco, 1, Centro, tel. 31 3553-2094, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG R. Antônio Martins, 125 A, Barra, tel. 31 3552-6050, Ouro Preto, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/19h; sábado, 8h/12h

AUTOPEÇAS E ACESSÓRIOS

FERNANDO Av. Queiroz Jr., 1055, Praia, tel. 31 3561-1234/3561-5041, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

BICICLETAS

MARANHÃO BIKES Av. Queiroz Jr., 959, loja 2, Praia, tel. 31 3561-3975, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h; sábado, 8h/12h

BUFÊ

MARIA FLOR R. Santos Dumont, 53 C, Funcionários, tel. 31 3561-2568/8779-2865/8019-2568, 2ª-feira a sábado, 7h/18h; domingo, 8h/14h

CALÇADOS

CHICK CHINELOS Av. Queiroz Jr., 610 A, Centro, tel. 31 8779-2024/8656-9608, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/19h; sábado, 8h/13h

CONSTRUÇÃO

BRASILVA R. Dr. Eurico Rodrigues, 256, Praia, tel. 31 3561-1159/3561-0015, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

FORROBOX Av. dos Inconfidentes, 1054, Santa Efigênia, tel. 31 3561-6819/8933-1645, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 7h/11h e 12h/17h

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

RAFAELA E VIRGÍLIO BASTOS BRAGA R. Primo Cavalieri, 104, Centro, tel. 31 3561-3823/8938-3823, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

DECORAÇÃO

CRISTINA E LUIZA MELILLO R. Turmalina, 125, Santa Teresa, tel. 31 3561-2034, Itabirito, MG • Sob agendamento

EMPÓRIO

ARMAZÉM SÃO BARTOLOMEU Av. Queiroz Jr., 110, Centro, tel. 31 3561-2061, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/19h; sábado, 8h/12h

EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL CAQUENDE R. Rosalino Gonçalves Magalhães, 19, sala 1, 3561-0902, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/12h e 13h30/17h30; sábado, sob agendamento

VILA DA SERRA RESIDENCIAL Pça. São Sebastião, 167, sala 127, Centro, tel. 31 3563-2442, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/11h e 13h/17h

FESTAS E EVENTOS

ESPAÇO 1788 - CASA DE PEDRA R. Paraopeba, 105, Tombadouro, tel. 3561-0902, Itabirito, MG • Sob agendamento

FRUTAS E VERDURAS

SACOLÃO CENTER R. Primo Cavalieri, 35, Centro, tel. 31 3561-1647, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/20h; sábado, 8h/18h; domingo, 8h/12h

HOTEL

AREDES APART HOTEL R. Belo Horizonte, 130, Bela Vista, tel. 31 3563-2013, Itabirito, MG • www.aredesaparthotel.com.br

OUTEIRO DE MINAS ECO SPA Estrada do Córrego Seco, s/nº, tel. 31 9951-6894 e 8458-7329 • www.outeirodeminas.com.br

IMOBILIÁRIA

PRADO IMÓVEIS R. Primo Cavalieri, 20, Centro, tel. 31 3561-0159, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

INSTITUTO DE BELEZA

FABIANO CASTRO R. Artur Bernardes, 251, 1º andar, Centro, tel. 31 3561-0068, Itabirito, MG • 3ª a 6ª-feira, 9h/19h; sábado, 9h/18h

LANCHONETE

AÇAÍ REI Av. Queiroz Jr., 687, Praia, tel. 31 3561-0754/8812-0754, Itabirito, MG • 2ª-feira a sábado, 9h/20h; domingo, 10h/21h

REI DA EMPADA R. Raul Soares, 47, Centro, tel. 31 3563-1646 | Av. Queiroz Jr., 396, Centro, tel. 31 3563-2443, Itabirito, MG 2ª a sábado, 7h/22h Av. Pedro Aleixo, 1129, Centro, tel. 31 3553-2776, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG • 2ª sábado, 9h/22h30

LAVANDERIA

LAVANDERIA SUELI R. Cláudio Manoel da Costa, 33, Capanema, tel. 31 3561-7784, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

LOJA ELÉTRICA

ARAÚJO Av. Queiroz Jr., 1189 A, Praia, tel. 31 3561-5526, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

MASSAS ARTESANAIS

BASILICATA R. Sete Lagoas, 206, Monte Sinai, tel. 31 3561-1470/8698-9000, Itabirito, MG Pedidos com antecedência de 24 horas

MODA FEMININA

5ª AVEnIDA Av. Queiroz Jr., 150, Centro, tel. 31 3561-2422, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13h

MODA FITNESS

DRYLINE R. Arthur Bernardes, 131, Centro, tel. 31 3561-5893, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/19h; sábado, 9h/13h

MODA ÍNTIMA

STILLU’S ÍNTIMA Av. Queiroz Jr., 192, Centro, tel. 31 3563-1355, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/13h

MODA UNISSEX

ORAPRONOBIS Pça. Dr. Guilherme, 115 A, Centro, tel. 31 3563-3060, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 9h/18h; sábado, 9h/14h

STILLU’S HOMEM E MULHER Av. Queiroz Jr., 168, Centro, tel. 31 3563-1070, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/13h

VESTIRE Av. Queiroz Jr., 403 A, Centro, tel. 31 3561-3131 | Av. Queiroz Jr., 925 A, Praia, tel. 31 3561-0696, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

VESTUÁRIO Av. Queiroz Jr., 46, Centro, tel. 31 3561-1103 | Av. Queiroz Jr., 25, Centro, tel. 31 3563-4820, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h/13h

MOTOCICLETAS

MARANHÃO MOTOS R. Primo Cavalieri, 20, Centro, tel. 31 3561-2699, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13h

MÓVEIS

SANTO DE CASA Av. Pedro Aleixo, 65, Centro, tel. 31 3553-1780, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/17h; sábado, 8h/15h

ÓTICA

ITAÓ Av. Queiroz Jr., 113 C, Centro, tel. 31 3561-6649, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h30; sábado, 8h/12h

SOLLARIS Av. Queiroz Jr., 526 D, Centro, tel. 31 3561-2617, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/12h30

PADARIA E CONFEITARIA

TUTTI PANI R. Padre Afonso de Lemos, 152, Centro, tel. 31 3553-1795, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG 2ª-feira a sábado, 6h/19h; domingo, 6h/12h R. Bernardo Vasconcelos, 132, Antônio Dias, tel. 31 3551-1041, Ouro Preto, MG 2ª-feira a sábado, 6h/19h30; domingo, 6h/12h

PET SHOP E VETERINÁRIA

BIG DOG R. Dr. Eurico Rodrigues, 106, loja 2, Centro, tel. 31 3563-10136, Itabirito, MG R. Benedito Valadares, 347, Pilar, tel. 31 3552-1571, Ouro Preto, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13h

PISCINAS E AQUECIMENTO SOLAR

MARINAT R. Aquiles Lobo, 27, Inconfidentes, tel. 31 3561-1147/ 8970-0080, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

PNEUS E ACESSÓRIOS

WV PNEUS Av. Queiroz Jr., 531, Centro, tel. 31 3561-7351/3561-2320, Itabirito, MG• 2ª a 6ª-feira, 8h/19h30

RESTAURANTE

ORGULHO DE MINAS R. Arthur Bernardes, 231, Centro, tel. 31 3561-0039/9117-1428, Itabirito, MG 2ª-feira, 11h/15h; 3ª-feira a sábado, 11h/15h e 17h/23h; domingo, 18h/23h

ORO NERO R. Bernardo Vasconcelos, 98, Antônio Dias, tel. 31 3552-2930, Ouro Preto, MG Almoço, 4ª-feira a domingo, 12h às 17h; jantar, 4ª-feira a sábado, a partir das 19h

SEXY SHOP

SEXY BIJU Av. Queiroz Jr., 203, sala 106, tel. 31 8787-5412, Itabirito, MG Sob agendamento

SUPERMERCADO

FARID SUPERMERCADOS Praça Dr. Guilherme, 91 Centro, tel. 31 3561-3820 | Praça São Sebastião, 165, Centro, tel. 31 3561-1400 | Av. Queiroz Jr., 1030, Praia, tel. 31 3561-7355, Itabirito, MG 2ª-feira a sábado, 8h/21h; domingo, 8h/13h

TATUAGEM

THIAGO LUIZ Galeria Jane Francy: Av. Queiroz Jr., 463, sala 9, Praia, tel. 31 9156-6437, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 14h/19h

TROCA DE ÓLEO

BR OIL EXPRESS R. João Pessoa, 25, Centro, tel. 31 3561-0741, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 7h30/12h

UNIFORMES

VALFÊFA R. Dr. Eurico Rodrigues, 547, Praia, tel. 31 3561-2511, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

VIDRAÇARIA

ALPHAVIDROS E PERSIANAS R. Dr. Eurico Rodrigues, 106, Centro, tel. 3563-1053, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/17h30

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS - CDL/ITABIRITO Alameda Wolner Abreu de Matos, 17, 2º andar, tel. 3561-1669, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

Page 55: Revista Vitrine Itabirito #8

18 e 19 de Abril

Praça da Estação

Realização:

Das 20h às 22h30

Page 56: Revista Vitrine Itabirito #8

Supermercado Beira Rio: Praça São Sebastião,165, Centro/Itabirito

Matriz Supermercado/Magazine: Praça Dr. Guilherme,91, Centro/Itabirito,

Supermercado Praia: Av. Queiroz Júnior, 1030, Praia/Itabirito.

Farid Construção: Rua Waldir Salvador de Oliveira nº 268, São Geraldo/Itabirito.

Breve: Novo Farid

Cachoeira do Campo

Esse é o código de ética que acompanha o relacionamento do Farid com você.

Dentro dele cabe ainda a variedade, o atendimento e o compromisso de quem tem muito prazer em receber diariamente os clientes.