revista fuligem

40
1

Upload: coletivo-fuligem-comunicacao-arte

Post on 21-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista institucional Fuligem/FdE

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Fuligem

1

Page 2: Revista Fuligem

INDice

2

Page 3: Revista Fuligem

3

O COletivO Fuligem e O

CirCuitO FOra dO eixO_______4

Frentes mediadOras__________6

- PCult _________________________________7

- BanCo _________________________________8

- Mídia____________________________________9

- universidade____________________________10

PrOjetOs____________________________11

- Grito roCk__________________________________12

- noites Fora do eixo__________________________15

- PalCo Fde______________________________________17

- seda: seMana do audiovisual__________________18

- Festival FaGulha de artes inteGradas_________20

- CluBe de CineMa__________________________________22

- PÓstv_______________________________________________24

- FuliGeM no ar_____________________________________25

- MarMita ao vivo____________________________________26

- aGênCia ColaBorativa_________________________________28

- CirCuito Paulista de Festivais indePendentes__________31

- ConGresso Fora do eixo sP: riBeirão-serrana__________32

- distro______________________________________________________33

Quem?_______________________________________________34

CalendáriO 2013_______________________________________38

Page 4: Revista Fuligem

4

e o

coletivo

fuli

gem

cir-cuito

fora do eixo

Page 5: Revista Fuligem

5

Coletivo Fuligem de Comunicação e arte foi fundado em 2010 na cidade de ribeirão Preto, interior de são Paulo,

por integrantes especializados nas áreas de comunicação e produção cultural. integra-do a mais de 180 coletivos espalhados pelo Brasil, américa latina e Central, o Coletivo Fuligem forma o Circuito Fora do eixo, res-ponsável por desenvolver mecanismos de trabalho colaborativo e descentralizado. o Fora do eixo realiza ações estruturantes dentro da cadeia produtiva da cultura, atuando nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, susten- tabilidade, economia solidária, debates e formação de políticas públicas, e desenvolve ações como Festivais de artes, Programas de Formação e Gestão, even-tos Culturais, C a m p a n h a s solidárias, en-tre outras. desta forma, sua atuação visa repensar a cadeia produtiva da cultura em uma lógica coopera-tiva e criativa, com o intuito de desenvolver o setor, superan-do os modelos marcados pela competição mercadológica e redundância estética.

Como forma de consolidar suas atividades, o Coletivo Fuligem destaca-se pela difusão de artistas locais de diversas áreas, por meio de agenciamento de grupos, aproximando o diálogo artístico com di-versos órgãos públicos

O

“O Fora do Eixo realiza ações estruturantes dentro da cadeia produtiva da cultura”

e privados, tais como sesC, sesi, senaC, oficina Cultural Cândido Por-

tinari, Prefeituras Municipais, além de possibilitar participações em Festivais de artes, pro-

dução de Cd de músicas autorais, realização de shows, criação e cir-culação de espetáculos teatrais e de dança, entre outras ações. torna-se relevante destacar que o compartilhamento de informações por meio de consultoria e criação de projetos culturais em parceria com outros profissionais (como, por exem-plo, realização de oficinas formativas livres que visam a formação de novos agentes e produtores locais, além de debates e encontros sobre políticas públicas) preenche uma lacuna no cenário cultural em ribeirão Preto, atual sede de inúmeros grupos artísti-cos e artistas independentes.

Page 6: Revista Fuligem

FREN-

TESMEDIA-

DORAS

6

s Frentes Mediadoras tem como papel fundamental dar suporte e preencher lacunas, tanto nas Frentes Temáticas (Música, Cinema, teatro) quanto nas Frentes Produtoras (agência, distro, intercâmbio,

tecnoarte) do Circuito. Partindo da ideia de resignifcar as instituições que organizam nossa sociedade, desenvolvem-se as Frentes Mediadoras, tais como: PCult (Partido da Cultura), Banco Fde, universidade Fde e Mídia Fde. Conheça as ações e o planejamento para 2013 das frentes que trabalham economia, Política, Conhecimento e Comunicação no Coletivo Fuligem.

A

Page 7: Revista Fuligem

7

PCult

PCult cria estratégias para melhorar o fluxo entre os movimentos culturais e os

governantes eleitos, além de provocar discussões que qualifiquem o debate sobre políticas públicas e a cena local, pautando projetos próprios ou de par-ceiros. desde 2010 o PCult do Coletivo Fuligem atua no fomento de movimen-tos como: Movimento Pró arena, se vira ribeirão e Movimento Panelaço.

Para 2013 os gestores do PCult do Coletivo Fuligem planejam estimular a continuidade do movimento se vira ribeirão, que em 2012 mostrou como a rede de trabalho colaborativo pode ser extremamente eficiente e susten- tável. o PCult também deve conti- nuar sua atuação junto ao Conselho Municipal de Cultura, a fim de pautar a implementação de políticas públicas mais estruturantes como, por exemplo, a transformação do Programa de in-centivo Cultural em um projeto de lei.

Responsável pela articulação entre diferentes agentes culturais com o intuito de expandir a rede de trabalho colaborativo na cidade.

O

Page 8: Revista Fuligem

8

Banco

esponsável pelas ações de sustentabilidade da rede, o Banco administra e organiza

ações como mapeamentos, diagnósti-cos, pesquisas, planos de trabalho e comerciais, gestão de projetos, fundos e moedas complementares. em 2012, o Banco do Coletivo Fuligem desenvolveu ações de captação de recursos por meio da contemplação de editais municipais, estaduais e federais; desenvolveu acessibi- lidade ao consolidar seu próprio Caixa Coleti-vo, no qual os membros integrantes do Coletivo usufruem da mesma tecnologia e estrutura de financiamento; implementou parcerias por meio da articulação de trocas solidárias, estabelecen-do a circulação de card (moeda complementar); desenvolveu atividades de agenciamento nas áreas de teatro, música, audiovisual e dança, possibilitan-do o intercâmbio e a inserção de artistas locais em circulação por outros estados brasileiros, e viabilizan-do assessoria e aparato jurídico às atividades da rede.

Para 2013, o Banco tem o intuito de consolidar ainda mais as ações da agência Fuligem. Para tal, pretende-se desenvolver tanto atividades de intercâmbio nacional e internacional, quanto a circulação de agentes que possam auxiliar no desenvolvimento jurídico e administrativo da rede Fora do eixo. objetiva-se ainda efetivar a implementação e a circulação da moeda Fagulha (moeda complementar local), aprimorar o desenvolvimento de projetos para ocupação de editais públicos, com projetos que contemplem a dis-tribuição de verba pública e/ou privada, e ainda ampliar as atividades voltadas para questões sócio-ambientais e de sustentabilidade.

Administra e organiza ações como mapeamentos, diagnósticos, pesquisas, planos de trabalho e comerciais, gestão de projetos, fundos e moedas complementares.

R

Page 9: Revista Fuligem

9

Mídia

ste é o núcleo que trabalha toda a comu-nicação do Coletivo Fuligem e oferece suporte aos Pontos Fora do eixo e aos

parceiros locais, desenvolvendo a rede de mídia independente em ribeirão Preto. a Mídia Fde tra-balha ferramentas como redes sociais, rádio, tv, Web-tv, redação, assessoria, design e Co-municação dos projetos institucionais do Fora do eixo e do Fuligem.

dando continuidade às atividades de 2012, em 2013 a Mídia do Coletivo Fuli-gem pretende expandir seu trabalho em Web-tv, com novas plataformas de transmissão para o programa Fuligem no ar, o qual conta com convidados e que tem como prin-cipal pauta o debate de aconte- cimentos que tem repercussão na cena cultural local. além disso, a Mídia também trabalhará no fomento de mais meios de co-municação alternativos para a Cultura e Política de ribeirão Preto, como, por exemplo, a elaboração de um jor-nal colaborativo formado pela cena artística local, o rao 40.

Este é o núcleo que trabalha toda a comunicação do Coletivo Fuligem e oferece suporte aos Pontos Fora do Eixo e aos parceiros locais.

E

Page 10: Revista Fuligem

10

Universidade

frente da universidade livre Fora do eixo (uni Fde) surge a partir da necessidade de organi-zação, sistematização e difusão do conheci-

mento produzido pelo Circuito Fora do eixo. além disso, busca a conexão com grupos, parceiros e entidades para construção e democratização de tecnologias sociais, conhecimentos teóricos e práticos mais sustentáveis ligados às temáticas da cultura. Busca também esti- mular o debate e a criação de propostas sobre novas metodologias de formação, a partir da premissa de livre acesso ao conhecimento.

em 2013 o trabalho dos gestores da universidade do Coletivo Fuligem deve se voltar para a consolidação

dos processos de livre troca de conhecimento nos pro-jetos próprios e de parceiros. a criação de Planos de

vivência nas frentes Banco, Mídia e PCult fazem parte do planejamento, a fim de consolidar a sede do Coletivo

como um espaço de intenso aprendizado, formando, as-sim, seu próprio Campus da universidade Fde. até o final de

2013 o objetivo é criar mais escolas dessa universidade livre nas sedes e projetos de parceiros, tais como a uGt e o Cauim.

Para conhecer mais sobre nosso modo de organização visite aWikipedia Fora do Eixo.

A frente da Universidade Livre Fora do Eixo (Uni FdE) surge a partir da necessidade de organização, sistematização e difusão do conhecimento produzido pelo CircuitoFora do Eixo.

A

Page 11: Revista Fuligem

11

projetos

Page 12: Revista Fuligem

12

ealizado há dez anos no Brasil na época do Carnaval, o Festival

Grito rock atingiu em 2012 a marca de 200 cidades par-ticipantes, aumentando em 55% o número de realiza-dores de 2011, quando 130 cidades sediaram o festival, em 10 países. desde 2010 realizado em ribeirão Preto, o Grito rock vem crescendo gradativamente e, neste ano, tem compartilhado a meta de ser realizado colaborativa-mente em 300 cidades e 30 países diferentes.

Por ser um festival realizado em rede, o Grito rock proporciona um ambiente fértil para o surgimento de rotas de intercâmbio de artistas e agentes cul-turais. Campanhas funcio-nais como Capte seu Grito, Grito.doC e hospeda Cul-tura colaboram para a estru-turação do Grito rock mes-mo nas cidades onde ele é realizado pela primeira vez. a gestão e criação das cam-panhas, rotas e conceitos do festival são feitos entre os

produtores espalhados pelo país, que podem se cadastrar para realizar o Grito em sua ci-dade, assim como os artistas interessados em circular.

Dados so-bre a última edição Para abranger seu caráter colaborativo, em 2011 o Gri-to rock ribeirão Preto se jun-tou ao Grito rock serrana, formando assim o Grito rock ribeirão-serrana.organiza-

do por três em-p r e e n d i m e n -tos diferentes - under studio, Coletivo Fuli-gem, e Centro de Cultura e ativismo Caipira

(CeCaC) - e com apoio do Pontão de Cultura sibipiruna, o Grito rock ribeirão-serra-na 2012 aconteceu durante 4 dias, em 2 bares diferentes e nos espaços públicos: Praça sete de setembro (rP) e Par-quim CeCaC (serrana). o Grito rock ribeirão-serrana também ampliou suas lingua-

O Grito Rock parte para a meta de ser realizado colaborativamente em 300 cidades e 30 países diferentes em 2013.

R

gens artisticas. apresentações e intervenções cênicas, como teatro, circo e dança, permea- ram a programação ao lado de atividades formativas, como oficinas e a Mini-Conferência de Cultura livre, realizada na uGt.

o evento já recebeu as se-guinte atividades:

Page 13: Revista Fuligem

13

20 Showslisabi (Campinas-sP), Pé de Ma-caco (Bauru-sP), Chavala talha-da (ribeirão Preto-sP), vandaluz (Patos de Minas-MG), axial (são Paulo-sP), vivant (sorocaba-sP), Chic hernandez & Batuqueira Band (ribeirão Preto-sP), os Pontas (so-rocaba-sP), tospsyturvy (Mogi das Cruzes-sP), ibis (serrana-sP), dom amaro (ribeirão Preto-sP), nemphis Belle (Porto Ferreira-sP), necrofo-bia (ribeirão Preto-sP), Zero 16 (são Carlos-sP), stranhos azuis (são Car-los-sP), Mandragora (sertãozinho-sP), Microfonia (serrana-sP), sol nascente (serrana-sP), leser MC (ribeirão Pre-to-sP), Black las (Franca-sP).

4 Interven-coes Cenicas:Grupo Zibaldoni (ribeirão Preto-sP), Cia Pé na tábua de sapateado (ribeirão Preto-sP), os Profiçççionais (ribeirão Preto-sP), vJ Jonatas Coringa (ribeirão Preto-sP).

5 Oficinas e

Debates:Produção Cultural com Yasmin Bidim (são Carlos- sP), Mini-Conferência de Cultura com agentes de ribeirão Preto, Biblioteca livre, oficina de Gaita com Missionários do Blues (ribeirão Preto-sP) e oficina de teatro para Crianças com os Profiçççionais (ri-beirão Preto-sP).

Page 14: Revista Fuligem

14

Com realização entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, o Grito rock 2013 ribeirão-serrana pretende conectar ain-da mais a cena musical e cultural das duas cidades. Para isso, as inscrições para que produtores e agentes culturais de ribeirão e de serrana participem da organização do Grito rock foram abertas. a ideia é ampliar o leque da programação artística e formativa do evento com as ativi-dades de diferentes coletivos, organizações e movimen-tos culturais.

MATERIAL E CLIPAGEM

Grito Rock 2011 > “ribeirão recebe nesta sexta o Grito rock 2011” - a Cidade> link ao vivo - ePtv> Grito rock 2011 ribeirão Preto - vídeo resumo

Grito Rock 2012 > “Música e debate agitam Grito rock 2012 em ribeirão Preto e serrana, sP” - G1> “região promove o maior festival integrado de música da américa latina” - a Cidade> teaser Grito rock 2012 ribeirão-serrana> necrofobia no Grito rock 2012 - Praça sete

Page 15: Revista Fuligem

15

s noites Fora do eixo são ações do Circuito Fora do

eixo que acontecem em todo o território nacional e promovem o intercâmbio das mais variadas lingua-gens artísticas e vertentes produtivas da cultura a partir de uma perspectiva solidária. Com grande foco na música, as noites são uma ótima plataforma para o barateamento de custos em turnês e rotas. em ri-beirão Preto, as noites Fora do eixo são organizadas pelo Coletivo Fuligem des-de 2010, fomentando a cir-culação das novas bandas de dentro e fora da cidade. Partindo destes preceitos, as noites Fora do eixo de ribeirão abrem espaço para artistas independentes lo-cais mostrarem seu trabalho (composições e músicas autorais) em contato com bandas e artistas de diver-sas regiões do país. Produ-tos culturais de todo o Bra-sil, como discos, camisetas, livros e revistas também cir-culam nas noites pela Ban-quinha Fora do eixo.

Dados e números das Noites Fora do Eixo em 2012

7 EdiCOesBronze night Club, Goa lounge, easy rider Bar, espaço avenida do Café.

13 Bandasos vespas (Porto alegre-rs), Mig Martins (rio de Janeiro-rJ), nemphis Belle (Porto Ferrei-ra-sP), Pé no saco Blues (ribeirão Preto-sP), aeromoças e tenistas russas (são Carlos-sP), vilão do Groove (Bauru-sP), anjo Gabriel (reci-fe-Pe), leser MC & Projeto hú Braza (ribeirão Pre-to-sP), samanah (Bauru- sP), Graveola e o lixo Po-lifônico (Belo horizonte-MG), Magia natural (ribeirão Preto-sP), samba da Casa (ribeirão Preto-sP), Projeto Fuá (são Paulo-sP).

A

Com grande foco na música, as Noites são uma ótima plataforma para o barateamento de custos em turnês e rotas.

Page 16: Revista Fuligem

16

Para aumentar a circulação de artistas da nova música brasileira, a noite Fora do eixo deve am-pliar o número de edições, chegando a média de uma edição por mês. o projeto também deve aumentar o seu foco nas confluências com a universidade livre, funcionando como um es-paço de prática para atividades como fotogra-fia, filmagem, produção, assistência de palco, logística e outras áreas relacionadas a eventos.

Material e ClipagemNotícias

“noite Fora do eixo terá banda de jazz rock e sapateado” - ePtv“Grupo de recife inova ao misturar blues com outros estilos” - Jornal a Cidade“impressões: tulipa ruiz, Comma e do amor” - varal diverso

Vídeos

noite Fde com rafel Macedo & QuebraPedra (Belo horizonte-MG)noite Fde com aeromoças e tenistas russas (são Carlos-sP)noite Fde com Finlândia (Buenos aires-arG)

2013

Page 17: Revista Fuligem

17

alco Fora do eixo João rock.

a música independente invadiu de vez o João rock 2012.

Fruto da parceria entre o festival e o Circuito Fora do eixo, o Palco universitário Fora do eixo trouxe o melhor da música independente ao público do João rock.

Macaco Bong (Cuiabá Mt), Black drawing Chalks (Goiânia Go), nevilton (umuarama Pr),lourdes da luz & Banda aláfia (são Paulo sP) e Chavala talhada (ribeirão Preto sP) são as bandas que mostraram a diversidade da nova música brasileira.

Pela primeira vez em seus 10 anos de história, o João rock abriu as portas para o cenário indepen-dente brasileiro. Por isso o Circuito Fora do eixo traz nomes de peso para compor o line-up.

o festival também foi transmitido ao vivo pelo studio MGB/Fuligem montado no backstage do palco, além dos shows, diversas entrev-istas rolaram no studio, destaque para Mauricio Meireles do CQC que também bateu um papo em nosso studio.

PALCOFDE

P

Page 18: Revista Fuligem

18

seda é a semana do audio-visual - festival de cinema integrado em rede que tem

como objetivo criar plataformas de cir-culação entre as mais de 50 edições no país. a programação envolve ofi-cinas, Mesas de debate, sessões de Cinema, Performances, entre outras manifestações artísticas que tem como princípio formar novos pensamentos e conectar agentes locais para criar e fortalecer as estruturas da produção audiovi-sual.

Dados da Última Edição em 2012 aconteceu a primei-ra edição da seda ribeirão Preto, a qual proporcionou a conexão entre diferentes agentes da cena audio-visual local. a semana ocupou espaços como uGt, Favela do simioni e Casa das artes. além de resultar no apren-dizado dos envolvidos através de atividades formativas, durante a seda foi produzido o clipe do rapper leser MC (ribeirão Preto-sP) na ofi-cina de vídeo-clipe realizada. assista!

2 transmissoes

ao vivo

Fuligem no ar recebe tiago Callil (Cine Cauim) e victor Yuri (Mandala Filmes); Marmita ao vivo especial.

3 oficinasoficina de vídeo-Clipe, oficina de Câmera, oficina de light Paint.

1 intervencao

de video-arteMarcio Bá (sax), Francis Wiemer-man (dJ) e Jonatas Coringa (vJ).

2 exibicoesBrega s/a; estrada real da Cachaça

1 debateCinema independente com Carlos eduardo Magalhães (são Carlos-sP).

A 2 ban-

dasvilão do Groove (Bauru-sP), anjo Gabri-el (recife-Pe).

Page 19: Revista Fuligem

19

seguindo seu caráter de conectar a cena audiovisual de ribeirão Preto, a seda 2013 acontece no mês de junho. o planejamento da semana do audiovisual é avançar no relacionamento e ocupação dos cursos de audiovisual e comunicação que existem em ribeirão, além de provo-car debates sobre produção e distribuição entre os produ-tores da cidade. o foco da pro-gramação estará nas exibições e bate-papos voltados para o cinema independente, a mídia-livre e a vídeo arte.

Material e ClipagemTeaser SEDA 2012 (YouTube)

Vídeo Resumo SEDA 2012 Ribeirão Preto (YouTube)

2013

Page 20: Revista Fuligem

20

Festival Fagulha de ar-tes integradas reúne diversas linguagens

em cinco dias do segundo se-mestre do ano. Música, teatro, dança, circo, cinema, de-bates e atividades formativas preenchem a programação, que se espalha por diversos locais de ribeirão Preto (sP). o Festival Fagulha é um dos 20 festivais do Circuito Pau-lista de Festivais indepen-dentes e caminha para sua terceira edição.

em 2011 o Fagulha con-tou com nomes como vanguart (Cuiabá-Mt), Claudio Prado (são Paulo-sP) e Cia teatral Boccaccione (ribeirão Preto-sP) e ocupou es-paços como teatro de arena e Praça xv. Já em 2012 o Festival foi contemplado com o PiC (Programa de in-centivo Cultural), con-tou com nomes como Mundo livre s/a (re-cife-Pe), dead Fish (vitória-es), Cris-tiano Burlan (são Paulo-sP), Cia Cor-nucópia de teatro

(ribeirão Preto-sP) e Chavala talhada (ribeirão Preto-sP) e ocupou espaços como estúdios kaiser e Parque Maurílio Biagi.

Dados da Última edição5 dias

6 locais

uGt, estúdios kaiser de Cine-ma, Parque Maurílio Biagi, Casa das artes, teatro santarosa, Centro Cultural Quintino.

+30 atividades de

artes integradas

11 atividades for-

mativas

O

12 bandas

Mundo livre s/a (reci-fe-Pe), dead Fish (vitória-es), Black drawing Chalks (Goiânia-Go), Go out (ri-beirão Preto-sP), Chavala talhada (ribeirão Preto-sP), aeromoças e tenistas russas (são Carlos-sP), leser MC & Projeto hú Braza convida Pump killa (ribeirão Preto-sP), vindos da Mata (Batatais-sP), evandro navarro (ribeirão

Preto-sP), samba da Casa (ribeirão Preto- sP), srta Zir-ma (ribeirão Pre-to-sP), lixofonia (sertãozinho-sP).

27 artistas de

outros estados

130 artistas locais

157 artistas

12 viventes

PUblico 4 mil pessoas

Festival Fagulha de Artes Integradas reúne diversas linguagens em cinco dias do segundo semestre do ano.

Page 21: Revista Fuligem

21

m sua próxima edição, o Festival Fagulha deve aumen-tar ainda mais o seu caráter colaborativo. o planeja-mento visa intensificar o número de conexões com os

mais diferentes agentes culturais, ampliando, assim, as redes de trabalho da cena cultural de ribeirão Preto. Pensando nis-so, as ações formativas como bate-papos, oficinas e vivências ganharão mais espaço na edição deste ano. Para 2013 o Fes-tival Fagulha também foi contemplado no PiC - Programa de incentivo Cultural de ribeirão Preto.

Material e ClipagemNotícias

Festival terá shows de dead Fish e Mundo livre s/a em ribeirão Preto - G1Festival Fagulha chega à 2ª edição em ribeirão Preto - Jornal a CidadeFestival Fagulha vai unir música e teatro - Jornal a tribunaFagulha leva Mundo livre s/a, dead Fish, Black drawing Chalks e muito mais a ribeirão Preto - Circuito Paulista de Festivais indepen-dentes

Vídeos

Mini-Documentário Fagulha 2012 (Youtube)vídeo-resumo Fagulha 2011 (Youtube)encerramento Fagulha 2011 no teatro de arena (Youtube)

2013

E

Page 22: Revista Fuligem

22

m tempos onde o acesso aos meios tecnológicos são abundantes, produção audiovisual 2.0 se encontra em plena construção.

novos caminhos se abrem a cada dia, um novo mercado e modo de produção audiovisual é construído nos estúdios nômades da tv Fuligem. em 2012, as marcas da tv Fuligem e a produtora Mandala Filmes se reconheceram buscando uma estética ci- nematográfica autoral e artística. depois de produzirem juntas um videoclipe durante uma oficina da seda, as duas equipes somaram os talentos e se uniram.

em 2012 o Clube de Cinema do Fuligem, constituído pelas equipes da junção entre tv Fuligem e Mandala Filmes, atuou em filmagens de eventos para produção de vídeos na ínte- gra, teasers, institucionais, coberturas fotográficas, edição, tra- tamento de imagens, Motion design 3d, vídeo-clipes, ensaios artísticos, entre outros projetos e serviços.

realizou também transmissões ao vivo via web de eventos e encontros, dentre os quais estão o Festival dança ribeirão no teatro Pedro ii, os debates dos Candidatos à Prefeito e ve- reador de ribeirão Preto na uGt, o Palco Fora do eixo no João rock 2012 no Parque Permanente de exposições, o FaM 2012 com Bnegão, elza soares, Fernanda abreu, Funk Como legus-ta, nos estúdios kaiser.

E

TV Fuligem e produtora Mandala Filmes se reconheceram buscan-do uma estética cinematográfica autoral e artística.

Page 23: Revista Fuligem

23

Clube de Cinema em 2013

Com a fusão da tv Fuligem e a Mandala Filmes, o Clube de Cinema pretende em 2013, além de dar con-tinuidade às suas ações, desenvolver o trabalho autoral em audiovisual. Para isso, serão pautadas discussões temáticas que nortearão a pesquisa e experimentação da produção audiovisual autoral, desenvolvendo roteiros, direção de atores, trilha sonora e fotogra-fia, bem como os diversos meios de produção e execução que abarcam este tipo de criação artísti-ca. Como estratégia de difusão das obras produzi-das, tem-se como foco circular os curtas, seriados e documentários através da internet, festivais de cinema e distribuição física de dvds.

Material e ClipagemNotícias

VídeosGrupo Zibaldoni Desconcertando em Todo Lugar #5 - (Youtube)Video-Clipe - Leser MC - Valor - (Youtube)SESC n’ Blues - Jimmy Rip and The Trip ( Youtube)

Canais

http://youtube.com/coletivofuligemhttp://youtube.com/mandalafilmestv

2013

Page 24: Revista Fuligem

24

a #Póstv é o projeto do Fora do eixo e do Coletivo Fuligem voltado para o midialivrismo e experiências audiovisuais. um canal de televisão, somente com

programas transmitidos ao vivo, construído de forma colabo-rativa para falar dos temas que permeiam a cena cultural local e nacional - um laboratório em tempo real. a #Póstv também visa democratizar o acesso e difundir as diferentes culturas e acontecimentos por meio de suas transmissões ao vivo de festivais, protestos, conferências, debates, e fatos sócio-políti-cos.

a programação cultural da cidade - e o que mais estiver sen-do produzido país afora - ocupam a capa do site diariamente. outros canais, de outros coletivos e movimentos, também for-mam o site http://postv.org.

Material e ClipagemNotícias

dança ribeirão inova ao transmitir seletivas pela internet - Jornal a Cidadeacompanhe ao vivo a transmissão do FaM - Festival da alta Mogiana - Jornal a Cidade

Vídeos

Teaser FAM 2012 Ao Vivo - (Youtube)Debate entre sociedade e candidatos à Prefeito de Ribeirão Preto - (Youtube)Mansão Music - Entrevista com Bnegão - (Youtube)

O

um canal online, somente com programas transmitidos ao vivo, construído de forma colaborativa.

Page 25: Revista Fuligem

25

microfone está aberto e capta os discur-sos afinados da sociedade civil organi-zada, as vozes dos artistas entrincheira-

dos em seus guetos e o som dos acordes, das composições, novas ou antigas, memoráveis ou surpreendentes. as câmeras estão ligadas, e a luz que entra enche os olhos, esclarece. a internet pode cair, mas o chat funciona e toda opinião é bem vinda. a umidade relativa vai cair, é o Fuligem no ar.

Programa da #Póstv do canal da tv Fuligem, transmitido toda segunda feira, a partir das 20h, pelo site livestream.com/tvfuligem, produzido na sede do Coletivo Fuligem em ribeirão Preto, com a apresentação de José rubens (Chavala talhada), que recebe con-vidados pra falar de arte, astrologia, modos de vida alternativos, políticas públicas, produção cultural, susten- tabilidade, solidariedade, empatia.

Clipping

Maracatu Chapéu de Sol no Fuli-gem NO AR (Youtube)

O

O microfone está aberto e capta os discursos afinados da sociedade civil organizada, dos artistas in-trincheirados e o som de acordes.

Page 26: Revista Fuligem

26

om a apresentação de thiago tubarão, o Marmita ao vivo é transmitido quinzenalmente pela

tv Fuligem, sempre às quintas-feiras, a partir das 20h. o programa, transmitido ao vivo, contou em 2012 com a inventividade do chef lucas Martins. os convidados vão até a cozinha da sede do Coletivo Fuligem para ensinar na prática o prepa-ro dos mais variados pratos, dar dicas gastronômicas, receitas econômicas e, é claro, bater um papo descontraído.

e no final da transmissão, o inter-nauta que participar do sorteio (e morar em ribeirão) recebe em casa uma marmita - entregue pela galera do programa! a gente ain-da não sabe como levar o cheiro pra internet, mas já sabe como transformar meros ingredientes em arte e famintos espectadores em sortudos satisfeitos.

Clipping

Chef Alan Maximo no Marmi-ta AO VIVO - (Youtube)

C

Ensinar na prática o preparo dos mais variados pratos, dar dicas gastronômi-cas, receitas econômicas.

Page 27: Revista Fuligem

27

2013este ano, o Cole-tivo Fuligem pre-tende ampliar seus

canais de transmissão e difusão. a estratégia con-siste em buscar rádios aM/FM e canais de tvs locais para a retrans-missão dos programas ao vivo, ou para a criação de novos projetos.

além disso, a #Póstv tam-bém deve criar um plane-jamento voltado para a formação de novos agen-tes, visando aumentar seu caráter colaborativo e o número de emissoras in-dependentes atuantes em ribeirão e região.

N

Buscar Rádios AM/FM e canais de TVs Locais para a retrans-missão dos pro-gramas ao vivo.

Page 28: Revista Fuligem

28

agência Co-laborativa Fuli-gem trabalha na

elaboração de projetos para o intercâmbio das diferentes linguagens, seja de artistas locais ou de outras cidades. entre os grupos artísticos agen-ciados pelo Fuligem estão Cia teatral Boccaccione, Cia Cornucópia de teatro, Cia Pé na tábua de sapa-teado, evandro navarro, leser MC, além dos projetos institucionais e parceiros do Coletivo Fuligem, tais como Festival Fagulha, Circuito Pau-lista de Festivais, Grito rock, entre outros. a agência também funciona sob a perspectiva do livre conhecimento, onde vivências são agenda-das para que novas pessoas tenham conta-to com bases tecnológi-cas para a auto-gestão de sua carreira, auxili -ando na formatação de projetos, compartilhando o conta-to de outros gestores culturais e, desta forma, por meio de consultoria, possi-bilita o aprendizado de diversos grupos artísticos, tais como Grupo teatral in-

sônia, Fernanda Marx, Chic her-nandez e Batuqueira Band, Cia teatro de riscos, entre outros.

Em 2012 a

AgEncia foi

contemplada

nos seguintes

editais:- Edital Municipal PIC - Programa de incentivo Cultural 2013 para o Projeto “Cultura em foco” exposição transmidia

- Edital Municipal PIC - Programa de incentivo Cul-tural 2013 para o Projeto iii Fagulha de artes integradas do Coletivo Fuligem de Comunicação e arte;

- Edital Municipal PIC - Programa de incentivo Cultural 2012 para o Projeto ii Fagulha de artes inte-gradas do Coletivo Fuligem de Comu-nicação e arte;

A

Intercâmbio das diferentes lingua-gens, seja de artistas locais ou de outras cidades.

Page 29: Revista Fuligem

29

- Edital Municipal PIC - Programa de incentivo Cultural 2012 para o Projeto dá licença, senão eu grito - montagem de ocupação cênica da Cia. Boccaccione;

- PROAC - Programa de ação Cul-tural para o Projeto 3º Festival na-cional de teatro de ribeirão Preto;

- PROAC - Programa de ação Cul-tural iCMs para o Projeto urbano - sapateado na rua , com a Cia. Pé na tábua de sapateado;

Possibilitou a

participacao dos

grupos agencia-

dos em 15 Festi-

vais:

- 10º Festival Janeiro Brasileiro de Comédia, 19º FentePP - Festi-val nacional de Presidente Pru-dente,6º Festival nacional de te-atro de Juiz de Fora/MG, 6º Ms em Cena;Festival “teatro para cri-ança é o maior barato”,3ª Mostra de rua – trupe no olho da rua – santos,x encontro da rede Bra-sileira de teatro de rua, Festan – Festival Águas de Março, xi Festi-val de teatro de resende, rJ, 11º FetaCaM - Festival de teatro de Campo Mourão, xvi encontro na-cional de teatro de rua de angra dos reis - 40º Fenata , 7ª Mostra lino rojas , Festival João rock.

Possibilitou insercao na pro-

gramacao dos seguintes espa-

cos culturais: sesi (ribeirão Preto, araras, Franca, araraquara), sesC ri-beirão Preto, 12ª Feira nacional do livro de ribeirão Preto, te-atro santarosa, Casa das artes, Memorial da Classe operária, Centro Cultural Palace, entre outros.

Page 30: Revista Fuligem

30

2013

ara 2013 a perspectiva da agência é au-

mentar o fluxo de editais que possibilitem a

sustentabilidade dos grupos e favoreçam

a circulação dos trabalhos artísticos, inclusive em

âmbito internacional, além da realização de vivên-

cias nas áreas com a estratégia de formação de

novos agentes auto-gestores.

Material e Clipagem

Notícias

a turma do Boccaccione se destaca pela arte

circense, música e irreverência - Jornal a Cidade

Cia Boccaccione apresenta “a igreja do diabo” no

sesi - eP ribeirão

Grupo ribeirão-pretano que mistura rock e samba

faz show - Jornal a Cidade

Vídeos

A Igreja do Diabo (teaser) - (Youtube)

Urbano - Sapateado na Rua - (Youtube)

Chavala Talhada - (Youtube)

P

Page 31: Revista Fuligem

31

Partindo para o segundo ano do Circuito Paulista de Festivais independentes, o

planejamento é ampliar a rede de festivais parceiros, circulação de agentes culturais, oficinas formati-vas e distribuição de produtos, am-pliando a sistematização da cadeia cultural produtiva do estado de são Paulo.neste contexto está inserido o iii Festival Fagulha de artes integra-das, produzido pelo Coletivo Fuli-gem em ribeirão, integrado ao CPFi e ao Fora do eixo.

Material e ClipagemNotíciasFestival Contato une música, cine-ma e arte eletrônica em são Carlos, sP - G1Curau promove mix de culturas - Jornal de Piracibaca

Vídeoteaser Circuito Paulista de Festivais 2012- (Youtube)

A

Page 32: Revista Fuligem

32

Congresso Fora do eixo – etapa regional sP - reúne agentes de

todos os coletivos Fora do eixo do estado de são Paulo. o en-contro promove grupos de tra-balho, mesas de debate e trans-missões ao vivo, entre outras atividades, visando aumentar o nível de interação entre os co-letivos.

as etapas regionais foram cri-adas em 2010 como forma de nivelar o conhecimento e tra-balhos desenvolvidos para su-prir necessidades e especifi-cidades dos coletivos de cada região do país. o Congresso regional Fora do eixo sP já aconteceu em cidades como araraquara e são Carlos.

durante a plenária final de 2012 as cidades escolhidas como sede da edição de 2013 foram ribeirão Preto e serrana.

O

Durante a plenária final de 2012 as cidades escolhidas como sede da edição de 2013 foram Ribeirão Preto e Serrana.

2013

Page 33: Revista Fuligem

33

distro Fora do eixo trabalha através do colaborativis-mo e da prática de rede na distribuição de produtos culturais. são Cds, dvds, camisetas, livros, revistas,

bottons e outros produtos que podem ser encontrados em todas as Banquinhas Fora do eixo, na loja Fora do eixo na Galeria do rock em são Paulo, ou na sede dos coletivos do Circuito Fora do eixo! além disso, a distro também trabalha com lançamentos digitais através do Compacto.Rec.

você encontra distro Fora do eixo ri-beirão Preto nos eventos promovidos pelo Coletivo Fuligem, nos festivais que ocorrem pelo interior do estado e nas feiras de arte e artesanato locais.

A

A Distro Fora do Eixo trabalha através do colaborativismo e da prática de rede na distribuição de produtos culturais.

Page 34: Revista Fuligem

34

quem?

e dedicação exclusiva à vivências formativas, veja quem atuou pelo coletivo em 2012.D

Page 35: Revista Fuligem

35

Jonatas CoringaPóstv, tecnoarte, Poéticas visuais

Gabriela Vansanagência, Palco Fde

Lucas SantarosaPalco Fde

Paty Sharonagência

BiroPoéticas visuais

Giovana Barruffini

Cenografia

Lucas MartinsPóstv, Gastronomia

Débora EvelynPoéticas visuais

Leser Mctecnoarte, Pcult

Mabru RodriguesPoéticas visuais,

Palco Fde

Thiago Caliluni, Clube de Cinema

Rony MorbiPoéticas visuais,

agência

Matheus Doninhatecnoarte, Música

Lesliene Oliveiratecnoarte, Cenografia

Marcelo MamutePalco Fde

Vinícius BarrosPcult

Adilson FininhoPoéticas visuais

Ligia HernandesCenografia

Netinho EnéiasPoéticas visuais

Zé RubensPóstv, tecnoarte

Page 36: Revista Fuligem

36

Tatiana BarrosPoéticas visuais

Thiago TubarãoPóstv, tecnoarte

Renata Torracaagência, Banco, uni

Leo OteroBanco, Pcult, Mídia,

uni, Clube de Cinema

Renato TomatePcult, Mídia , uni,

Música

NatháliaFernandes

Pcult, agência, uni, Banco

Rafael VitalMídia, distro,

tecnoarte, Clube de Cinema, Póstv

Victor YuriMídia,

Clube de Cinema

Raíza FerreiraMídia,

Clube de Cinema

André Luiz Pereira

Clube de Cinema,sonorização

Lelê Fegontecnoarte,

sonorização

Andrew Henrique

Póstv, Mídia,

Poéticas visuais

Renata PradoPoéticas visuais,

Mídia, distro

Luiz Gustavotecnoarte,

Patricio Trancoso

Póstv, tecnoarte

Luciano Gaspartecnoarte, Póstv,

sonorização

Rê DefinaPcult, Palco Fde

Mariah Limaagência, Póstv

Page 37: Revista Fuligem

37

Quem mais

esteve junto?

STRUTURACONTÁBIL

teatreirosRP

CrazyMiranda

centro culturalQUINTINO II

boi bomcostelaria

FERNANDAMARX

Page 38: Revista Fuligem

38

calendario 2

013

jan fev mar abr mai jun

jul ago set out nov dez

Seletivas Pré Lançamento seriado cabeça de

fósforo

EMERGÊNCIA(encontro nacional

de redes)

3 anos de FULIGEM

Abertura do Circuito Paulista de Festivais (Festival

Caipiro Rock) - Serrana

Page 39: Revista Fuligem

3939

Page 40: Revista Fuligem

40