revista folha

40
29 de Novembro de 2014 - nº 67 - folhadoes.com - R$1,50 ESPECIAL O SUL ENTRE AS 200 MAIORES EMPRESAS DO ES A FACE FEIA DO NATAL ESPECIAL Revista FOLHA denuncia entidade promotora do comércio O USO DO ANTICONCEPCIONAL Saiba os riscos que o medicamento traz para as mulheres SUCESSÃO PASSA PELO PT Matéria analisa o cenário da eleição municipal de Cachoeiro SAÚDE POLÍTICA

Upload: revista-folha

Post on 06-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista Folha

TRANSCRIPT

Page 1: REVISTA FOLHA

29 de Novembro de 2014 - nº 67 - folhadoes.com - R$1,50

ESPECIAL

O SUL ENTRE AS 200 MAIORES

EMPRESAS DO ES

A FACE FEIA DO NATAL

ESPECIAL

Revista FOLHA denuncia entidade promotora do comércio

O USO DO ANTICONCEPCIONALSaiba os riscos que o medicamento

traz para as mulheres

SUCESSÃO PASSA PELO PT

Matéria analisa o cenário da eleição municipal de Cachoeiro

SAÚDE POLÍTICA

Page 2: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201402 >

Page 3: REVISTA FOLHA

> 03 29 de Novembro de 2014 FOLHA

EDITORIAL

Diretor ExecutivoMarcos Paulo Tristão([email protected])

Conselho ExecutivoMarcos Tristão

ColunistasCláudia ManhãesJackson RangelPedro Valls Feu Rosa

Julio Carlos AmorimFrancisca ParisHelder CaldeiraWesley Bandeira

Design GráficoEduardo Almeida

PeriodicidadeSemanal

Circulação

Sul do Estado e parte da grande Vitória

Tiragem6.000

[email protected]@[email protected](28) 3521-8044www.folhadoes.com

www.fb.com/folhaes.comwww.twitter.com/folhadoes

Vem Ler.com Eirelli Av. Doutor Aristides Campos, nº 67, Nova BrasíliaCachoeiro de Itapemirim-ES

29MEIO AMBIENTE POLÍTICA SAÚDE

Monumento do Itabira agora integra cadastro nacional

Procuradoria ElEitoral quEr cassação do dEputado camilo cola

Anticoncepcional pode prejudicar circulação do sangue

A época pré-natal chegou e a data dia 25, sempre é medida pelas expectativas

de vendas. Geralmente, o jornalismo econômico fica muito atento à taxa da Selic - dos juros bancários - e das ações do Governo Federal no Banco Central e do Minis-tério da Fazenda.

Das análises, surgem então previsões otimistas ou pessimistas sobre o mo-mento presente de capital circulante e de probabilida-des de endividamentos das famílias no primeiro trimes-tre do ano seguinte.

Quanto a isto, das ações governamentais, a cruelda-de para os consumidores se

consolidou com aumento de juros, da gasolina, da energia e outros itens para conter a inflação ou o consumo, ini-bindo a bolha do regresso.

Cada estado vive sua realidade desenvolvimentis-ta, refletindo nas cidades. As entidades de natureza associacional e de fundação formadas por personagens empreendedores promovem o Natal para incentivar e movimentar o comércio local, como a Câmara de Diregen-tes Lojstas (CDL) ou, no caso de Cacheoiro de Itapemirim, a Associação Comercial, In-

dustrial e de Serviços (ACISCI.Neste caso, independente

dos atos de governanças, a edição desta semana preten-de revelar alguns descami-nhos promovidos por entida-de da cidade onde nasceu o Rei Roberto Carlos, o saudoso cronista Rubem Braga e tan-tas outras celebridades de renome nacional.

Há casos, pela natureza da entidade, que ficam ao lon-ge do Ministério Público, até atentam contra a economia, afetando tanto empresários, trabalhadores e a sociedade de modo geral. São pode-res paralelos que, inclusive, usurpam do poder público a pretexto não legítimos, como parasitas.

Tenham boa leitura!

O Natal sem afeição

FOLHA DO ES

POLÍTICA

A sucessão de Cachoeiro passa pelo PT

12 30 20

Page 4: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201404 >

Page 5: REVISTA FOLHA

> 05 29 de Novembro de 2014 FOLHA

“Governador eleito Pau-lo Hartung reuniu-se com prefeitos e disse que não há constrangimento com adversários///Vereador Alexandre Bastos (PSB) disse que pode vir disputar a pre-feitura///Cooperativa Selita precisa de um marketing altura/// Shopping Cachoeiro há mais de três meses com a escadarolante parada/// É a economia do país que faz isso///Clemente Sartório///Amanda Quintas deverá disputar a reeleição mes-mo queseja contra o tio Reginaldo///Sem medo de ser feliz///Humberto Viana é gente da melhor qualida-de///Cachoeiro Futebol Clube agonizando///Faz parte da história da cidade///Prefeito afastado deMarataízes Jander Vidal apesar de tudo ainda tem ocarinho do povo///Car-los Damaceno preparando a nova sede do Sindicato da Saúde///Reestruturando///Alô Serjão do Sindimoto-ristas, aquele abraço///O médico Roberto Bastos vi-vendo “Vida Loka”///Disputa para prefeito de Cachoei-ro estáaberto para todos com coragem para lutar///Procuradoria Eleitoral acu-sao deputado Camilo Cola de “comprade votos”///Deputado Estadual Ferraço curtindo uma folga em Miami com sua esposa Norma Ayub//Aqui estrategicamente os deputados aprovam a PEC da reeleição///Corrupção na fiscalizaçã da Prefeitura///Extorção de em-presários/// Faleceu o coronel da PM Jair Nascimento , que foi delegado de Cachoeiro , ele teve como sucesso Fran-celino nos anos 70 ///Disputa pelos cargos comissionados do estado em Cachoeiro será grande, por enquanto só Mauri-des está garantido no Detran///Acesse www.folhadoes.com//Até a próxima. edição.

JACKSONRANGELJornalista e Advogado

O cristianismopós - modernistaestá matandoDeus

Deus estámorto

Friedrich Wilhelm Nietzsche foi o pensador mais proemi-nente e cortante na sua luta mental contra Deus, levando-o ao colapso mental com morte de tanto tentar entender a exis-tência sem um Criador. O escri-to mais claro e célebre dele foi “Deus Está Morto”. Deixando Nietzsche pra lá, cá eu aqui apenas escriba de um blog so-bre o mesmo tempo com visão mais contemporânea.

O “cristianismo” pós-moder-nista está assassinando Deus. A religiosidade teocrática está matando Deus. A doutrina sis-temática está esquartejando Deus. As pessoas se amon-toam nas Igreja, em geral, no Brasil, todos os domingos à noite adoentadas e voltam para casa mais doentes ainda.

As pessoas estão abando-nando a religião porquanto em busca de esperança pela fé, encontra a carnalidade e a sensualidade, com a permis-sividade do profano em forma do santo. Fingem existir Deus, mas nunca existiu na rotina e nem no extraordinário. Buscam sinais e encontram experiên-cias comercializadas, testemu-nhos falsificados a preço de ouro. Deus está morto.

Não se encontra o Deus que ressuscita. Porque Ele está morto. Não se pode ouvir a voz Dele audivelmente, pois ele fala por palavras no Livro da Capa Preta. O homem no meio da guerra espiritual, se refugia nos templos pela promessa do livramento, contudo, como em referência anterior, sai ainda mais possuído, em holocausto com a loucura se alastrando como vírus endêmico. Todo planeta está em deserto de

crença, de fé. As indulgências continuam sendo vendidas aos incautos. Sim, este Deus está morto. Depois de Lázaro, relatado no Novo Testamento, ninguém tem mais poder para ressuscitar, somente casos relatados em livros apócrifos.

Porém, entretanto, contu-do, considerado o maior per-sonagem da história em 2 mil anos, recupera a visão sobre a morte de Deus: Jesus Cristo. Nenhum antropológico decen-te ousa contestar a existência histórica desse homem morto na Cruz para salvar a humani-dade sem lei, apenas pela fé.

Sim, este nome tem poder e este autor modesto já viu pessoas serem transforma-das independente do Deus que “o cristianismo” tem ma-tado , diariamente.

Deus está morto para to-dos que rejeitam a própria criação. Deus está morto para quem desdenha do Espírito Santo. Deus está vivo para quem não se contaminou com a “gospemania” . Aos que se mantém a mente pura, con-segue ver Deus; ouvir Deus; Sentir Deus, ser íntimo Dele. Ele vive mesmo morto numa sociedade mercantilista, con-sumista e individualista.

Desfolhando

Page 6: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201406 >

Bandidos usam carro para arrombar porta de loja de roupas de marca em Cachoeiro (...) http://zip.net/bpqlYhSimone Rosa - Pocha, que chato Maria Da Penha Campos. Você vai correr atrás e vai vencer essa.Danielly Pessine - A pessoa trabalha,trabalha,e em questão de segundos perde seu lucro!!

DENÚNCIA: Projeto Evan-gélico Missionário é barra-do por fiscalização em Ca-choeiro (...) http://zip.net/bxqjgW

Raphael Arruda - Mesmo sendo Cristão acredito que o estado é laico. Se os Evan-gélicos começarem a se ma-nifestar em praça pública, os satanistas também poderão, pois perante a legislação tem o mesmo direito.

#opiniãoAssuntos mais comentados*Consciência Nacional Negra

*Principais motivos para remover as tatuagens

*Os principais fatos da sociedade de Cachoeiro

[email protected]

Preso assassino de Agente Penitenciário em Marataízes (...) http://zip.net/bqql2D

Telma Vaccari - Já tá re-cebendo o “carinho” que ele merece Aline Gonçal-ves Rodrigues !

Angela Nascimento - Ele tem que apodrece na ca-deia ele matou uma pes-soa muito legal

‘TODA MULHER É BI: BISCATE, BIPOLAR OU BISSEXUAL’, DIZ A MENDIGATAFernanda Lacerda, que posou para ensaio do Paparazzo que vai ao ar nesta sexta, 5, não curte rotular suas preferências sexuais. ‘Gosto de pessoas’.

ADOLESCENTE DE 15 ANOS ESTÁ DESAPARE-CIDA. FAMÍLIA ESTÁ DE-SESPERADA - ES

Francisco Finamore Ribei-ro e Gilcemara Caetano, es-tão em busca de notícias da filha que desapareceu em frente ao Colégio Estadual, no bairro Shell. Francielly tem uma irmã, Izabella.

Família desaparecida é encontrada morta em Vitória - ES (...)http://zip.net/bkqkWL

Cyro Fernandes - Mui-to triste, uma hora atrás deu que eles estavam desaparecidos e agora encontraram mortos, não conheço eles, mas fico triste, é uma família..

Page 7: REVISTA FOLHA

> 07 29 de Novembro de 2014 FOLHA

SinopseBENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA TERÃO QUE ATUALIZAR DADOS Moradores de Cachoeiro de Itapemirim inscritos no Bolsa Família que não atualizaram cadastro nos úl-timos dois anos devem ficar atentos. Eles têm até o próximo dia 12 para se recadastrar no programa federal e, assim, continuar a contar com o benefício do Ministério do Desenvolvimento Social e Comba-te à Fome (MDS). O atendimento é feito na Central do Cadúnico (na Rua Vinte e Cinco de Março, Cen-tro), das 7h às 16h, e nos cinco Centros de Referên-cia de Assistência Social (Cras) do município, das 8h às 16h.

EDUCAÇÃO

VERÃO CAPIXABA DEVE SER O MAIS QUENTE03

“PENSAR É O TRABALHO MAIS PESADO QUE EXISTE. TALVEZ SEJA POR ISSO QUE POUCAS PESSOAS O EXERCITAMHenry Ford

O capixaba pode esperar, nos próximos meses, pelo verão mais quente dos últimos anos. Segundo os meteorologistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a tendência é que o Espírito Santo, assim como o restante do Brasil, enfrente temperaturas mais quentes que o normal e até quebra de recordes.

O vereador Alexandre Maitan criticou na Câmara

a falta de planejamento da Prefeitura Municipal de Cachoeiro, que pode

atrapalhar o trabalho das secretarias da cidade, e a postura da mesa diretora

da Câmara Municipal para com seus servidores. “Aqui [na câmara], as acusações são jogadas, ventiladas, e

não são apuradas”.

Page 8: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201408 >

ARTIGOJosé Carlos Gualberto

Gestão pública por indicadores

Ao debatemos as políticas de gê-nero e raça na gestão pública, é preciso que tenhamos a consci-ência, de que a implantação des-se debate dentro das esferas go-

vernamentais, ainda precisa quebrar muitos paradigmas de gestão, mas, sobretudo, pre-parar os homens públicos para que agreguem consigo o pensamento de uma visão holística na forma da dis-tribuição dos recursos por via dos elementos orçamentários, mas é preciso promover a in-serção através de tratamento desigual para os desiguais. E é neste contexto que está ex-pressa a importância dos indi-cadores sociais na formulação das políticas de gênero e raça, ou seja, a constituição federal trouxe nos seus artigos o Es-tado Democrático de Direito, em outras palavras, a carta magna diz que “todos somos iguais perante a lei”, entretanto, não é o que os indicadores sociais remontam. Todos os in-dicadores sociais do Brasil mostram um país de extrema desigualdade quando o assunto é gênero e raça. Convivemos ainda com uma enorme dificuldade em alocar recursos den-tro dos orçamentos estaduais e municipais, que possam criar rubricas de formas trans-versais para que tenhamos recursos financei-ros destinados às políticas de igualdade em gênero e raça. Infelizmente, a forma, através da qual, o estado ainda gerencia as políticas públicas, tende a perpetuar as desigualda-

des, e a partir dai, entra a importância dos mecanismos de gênero e raça reivindicados pelos movimentos sociais para promover, planejar e cobrar de forma transversalizada a implantação das ações afirmativas. Então, os indicadores sociais na formulação das po-líticas públicas são de extrema importância para que possamos justificar através dos da-

dos coletados, a necessidade de se buscar programas orça-mentários mais equânimes. Portanto, “Considerando o enfoque de gênero e raça, o orçamento deve atender equi-tativamente às necessidades de homens e mulheres, bran-cos/as e negros/as. Planejar com perspectiva de gênero significa estruturar a ação a partir do desafio de promover a igualdade, enfrentando as estruturas que reproduzem as relações de dominação e subordinação de gênero”.

* José Carlos Gualberto, especialista em Gestão de Políticas Públicas

“Planejar com perspectiva de gênero”

“Convivemos ainda com uma enorme dificuldade

em alocar recursos dentro dos orçamentos estaduais e municipais

Page 9: REVISTA FOLHA

> 09 29 de Novembro de 2014 FOLHA

ARTIGOPedro Valls Feu

Deu a louca nas prisões e na humanidade

Aconteceu há alguns anos lá nos Estados Unidos, em uma cidade do Arizona: 700 presos em mudança andaram 3,2 km de uma penitenciária a outra – sem ca-misa, trajando apenas uma ceroula rosa

e ligados uns aos outros por correntes da mesma cor.No Reino Unido, os presos foram convidados a

participar de animados jogos de baralho. Usei a ex-pressão “animados” porque os vencedores eram contemplados com um dia de liber-dade. Também vem daquele país o caso do preso que foi solto porque, sendo muito gordo, dava despesas demais. Cortar gastos foi também a ideia inspiradora de um programa lançado recentemente, segundo o qual os presos passam os dias tran-cados e à noite vão para casa dor-mir. Enquanto isso, pouco sensíveis aos apelos por austeridade e corte de gastos, ladrões invadiram uma prisão de Londres e carregaram todo o dinheiro que encontraram em seus cofres.

Na prisão de San Pedro, na Bolí-via, os presos que podem pagar dor-mem dentro das celas. Os demais, menos afortunados, repousam pelos corredores ou ao relento mesmo, na área destinada ao banho de sol.

Já na Argentina os presos abonados conseguem algo mais do que simplesmente “comprar” celas. Descobriram uma prisão lá na qual era possível ad-quirir desde telefones celulares e notebooks até os serviços das mais fogosas prostitutas da cidade.

No Sri Lanka, por algum motivo ainda não identificado, colocaram um infeliz dentro de uma prisão. O coitado ficou lá abandonado durante 50 anos, sem processo ou decisão alguma. O esqueci-do seguinte vem lá da Índia, e chama-se Shankar-dayal Singh. Em 1961 trancaram o dito cujo por ter dado uns tabefes no vizinho, para só soltá-lo em 2006. Fico a imaginar o grau de expectativa dele ao longo de todos estes anos.

Aliás, sobre expectativas, não menos preocupan-te é a dos condenados à morte no Japão – eles não são informados sobre a data e a hora em que serão executados. Pode ser daqui a cinco minutos ou no ano que vem, quem sabe?

E por falar em saber, quem é que anda tortu-rando presos na Indonésia? Para tentar sanar essa dúvida, o governo espalhou pelas prisões câmeras destinadas a filmar os policiais. É surrealista: dentro

de uma prisão, quem tem que ser filmado para não cometer crimes são os agentes da lei!

Quem também anda precisan-do de filmadoras são os presídios do Paquistão. Em um deles Fateh Mohammad desmaiou por conta de um potente sonífero colocado em sua comida, e acordou horas depois com uma lâmpada enfiada pelo seu corpo adentro.

Na França, o governo decidiu enfrentar com firmeza os frequen-tes casos de suicídios provocados pelas péssimas condições das pe-nitenciárias – distribuiu para os pre-sos pijamas de papel, imprestáveis para enforcamentos nas celas.

Enquanto isso, na Austrália, alguém concluiu que “família que vai presa unida permanece unida”. Assim, recente comissão parlamentar descobriu 14.500 crianças cumprindo pena juntamente com os pais condenados.

Claro, nem todas as notícias são ruins. Em Por-tugal, por exemplo, há pouco mais de um ano os bal-des higiênicos que frequentavam, impávidos e fedo-rentos, as celas do país foram substituídos por vasos sanitários equipados – pasmem – até com descarga!

E o Brasil? Não sei por qual motivo, mas subita-mente lembrei-me de um profundo pensamento de Dostoyevski: “O grau de civilização de uma sociedade pode ser julgado ao se entrar em suas prisões”.* Pedro Valls Feu Rosa, desembargador desde 1994, foi presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Cortar gastos foi também a ideia inspiradora de um programa lançado recentemente

“O grau de civilização de uma sociedade pode ser julgado ao se entrar em

suas prisões

Page 10: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201410 >

A premiação MTV Europe Music Awards (EMA) reuniu em Glasgow, na Escócia, um

time de celebs da música pop mundial. Reunimos 4 looks indispensáveis que passaram pelo do red carpet do evento.

Vogue UK 2014

OS LOOKS DAS FAMOSAS NO

MTV EMA 2014

Moda & Consultoriapor Cláudia Manhães

Page 11: REVISTA FOLHA

Gatinha e gatona: Gisele Bündchen aparece com Choupette na capa da Vogue de dezembro

OS ACESSÓRIOS DO VERÃO!Mochila, tênis branco,

óculos de sol colorido...esses são só alguns dosacessórios-chave pro verão 2015. E

você, claro, não vai ficar de fora das tendencinhas, né? Selecionamos os 10 mais, mais da vez pra você se inpirar, atualizar e aderir já.

Page 12: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201412 >

A P r o c u r a d o r i a Regional Eleito-ral no Espírito Santo (PRE/ES) quer a cassação

do registro da candidatura do deputado federal Camilo Cola, que tentou a reeleição este

ano, por compra de votos. Além dele, também é alvo da representação Mitter Mayer Volpasso Borges, que é sobri-nho da esposa do deputado. A PRE quer a aplicação de multa para ambos os representados no valor que pode chegar a R$

53 mil para cada um.As condutas irregulares

foram denunciadas por meio do Sistema Pardal, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo a representação, Camilo Cola pousou com helicóptero par-

PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL QUER A CASSAÇÃO DO

DEPUTADO CAMILO COLA

POLÍTICA

A legislação prevê multa que varia entre R$ 5.320,50 e R$ 106.410,00, além da cassação do registro da candidatura ou do diploma

Page 13: REVISTA FOLHA

> 13 29 de Novembro de 2014 FOLHA

ticular no campo de futebol do Instituto Federal do Espíri-to Santo (Ifes), no campus de Alegre, em 15 de setembro de 2014. Na oportunidade, dis-tribuiu material de campanha e prometeu financiar a festa de formatura das turmas de 3º ano do Ensino Médio da instituição. A proposta foi in-termediada por Mitter Mayer Volpasso Borges, que é ex--aluno do Ifes de Alegre.

Por meio de mensagem enviada pelo Whatsapp e re-passada entre os alunos, Mit-ter se refere à oferta de finan-ciamento da formatura como uma oportunidade e afirma que todos os anos o candi-dato contribui com a forma-tura de diversas instituições, principalmente as faculdades de Cachoeiro de Itapemirim. Diante do fato, foi criada uma comissão, alheia às comis-sões de formatura existentes, com propósito exclusivo de in-termediar as conversas e re-ceber o dinheiro.

Durante as investigações foram ouvidos alunos, funcio-nários e a direção do Ifes. O procurador da República Car-los Vinicius Cabeleira também adotou as providências para que seja apurado o possível

ato infracional cometido pelo os estudantes, que é análogo ao crime de falso testemu-nho, pois há notícia de que eles haviam sido instruídos por Mitter a omitir a oferta de financiamento da formatura durante a campanha eleitoral. Mitter esteve no Ifes, no dia 2 de outubro, cerca de três ho-ras antes do horário marcado para os depoimentos do alu-nos e conversou reservada-mente com eles. Há fotos que confirmam o encontro.

Conduta vedada. Além da prática da compra de voto, Camilo Cola também incorreu em conduta veda-da a agente público, quando usou as dependências do Ifes para se reunir com alu-nos em idade de alistamen-to eleitoral, distribuir mate-rial de campanha e oferecer vantagens pessoais em tro-ca de voto. Fotos da visita do candidato foram publicadas em sua página no Facebook.

Para a realização de cam-panha eleitoral em imóveis per-tencente à Administração direta ou indireta da União, a legisla-ção prevê multa que varia entre R$ 5.320,50 e R$ 106.410,00, além da cassação do registro da candidatura ou do diploma.

Nossa AnáliseA mentira tem pernas curtas, principal-

mente na política. O empresário Camilo Cola (PMDB) que tentou sem sucesso uma vaga para deputado federal pelo ES processou o jornalista Jackson Rangel, que também dispu-tou nas últimas eleições, para o mesmo cargo, sem êxito, exigindo indenização de R$ 25 mil.

O empresário se sentiu ofendido porque o jornalista postou uma nota na fase final da campanha de que “seus coordenadores” esta-

riam comprando votos. Curiosamente, Camilo Cola nem foi o sujeito principal da oração da postagem. Logo em seguida, a Procuradoria Regional Eleitoral denuncia o deputado interi-no justamente por compras de votos em es-quema muito maior ao pensado pelo jornalista.

A questão é: O empresário Camilo Cola também vai processar os procuradores, pro-motores e desembargadores sobre denúncia cabal contra ele em crime mais hediondo de uma eleição que é a compra de votos?

Page 14: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201414 >

POLÍTICA

COBERTURA DA CÂMARA

#ACESSIBILIDADEO diretor da AGERSA,

Fernando Moura, esteve presente na Câmara para prestar esclarecimentos so-bre a distribuição do passe livre para deficientes físicos no transporte público muni-cipal. Segundo Fernando, existia uma ausência de cri-térios para a distribuição. O diretor disse também que todos os cidadãos que se sentiram lesados, foram encaminhados à Secreta-ria de Desenvolvimento So-cial, onde foram atendidos, recebendo cartões cedidos pela secretaria.

Para 2015, Moura disse que os órgãos com-petentes criarão critérios efetivos para a distribuição do passe para deficientes físicos e também que toda gratuidade que é dada, gera impacto no valor da passagem.

#ATAQUESNeném Cadável,

Secretário de Interior do município, que foi alvo de acusações do vereador Lucas Moulais na semana passada,

mesmo tendo se compro-metido a estar presente na câmara para escla-recimentos na sessão do dia 02, infelizmente não compareceu.

#FALA SÉRIOJosias do IBC, o vereador

que anteriormente apresen-tou o projeto de lei que visa inserir o “Dia do Cowboy” no calendário cachoeirense, apresentou agora um novo projeto de lei para que seja acrescentado também no ca-lendáro municipal o “Dia da Cavalgada” e o “Dia e a Se-mana do Skatista”, que deve-rá ser comemorado nos dias 21 de Junho de cada ano.

Por Filipe BenevidesEstagiário

Page 15: REVISTA FOLHA

> 15 29 de Novembro de 2014 FOLHA

PRONUNCIAMENTOS:Rodrigo Enfermeiro: Fez menção ao Dia Mundial

do Combate a AIDS (1), dizendo que a data, infelizmen-te, precisa ser lembrada. “É necessário um trabalho mais amplo com a juventude cachoeirense”. O vereador lem-brou também que está sendo feita, durante toda a se-mana na praça Jerônimo Monteiro, uma ação de exames voltados à doença.

Amaral: Também sobre o Dia Mundial do Combate a AIDS, disse que deveria ser feita mais campanhas volta-das à conscientização do jovem quanto ao uso da cami-sinha. Como sugestão para o problema do passe livre, o vereador disse que a prefeitura deve olhar com atenção para quem usa o benefício de forma indevida.

Luisinho Tereré: Pediu providências sobre a morte de animais nas propriedades do interior de Cachoeiro. Se-gundo ele, cabeças de gado de diversas propriedades da cidade estão morrendo sem motivo aparente, o vereador pediu averiguações, para que o problema não chegue aos matadouros e para que, consequentemente, não conta-mine nenhum cidadão.

David Lóss: Falou sobre o sucesso da feira de li-vros de autores cachoeirenses, que aconteceu na última quinta-feira (27) e sexta-feira (28), na praça Jerônimo Monteiro.

Alexandre Maitan: Criticou a falta de planejamento da Prefeitura Municipal de Cachoeiro, que pode atrapa-lhar o trabalho das secretarias da cidade, e a postura da mesa diretora da Câmara Municipal para com seus ser-vidores. “Aqui [na câmara], as acusações são jogadas, ventiladas, e não são apuradas”. Falou também sobre as estradas do interior, que se encontram em péssimas condições.

Wilson Dillen: Agradeceu o secretário Romário por sempre atender seus pedidos. Contou brevemente sobre o início de sua vida política para jovens que assistiam à sessão, dizendo que foi assim, assistindo as sessões, que ele tomou gosto pela política.

Professor Léo: Discursou novamente sobre a Inte-gração dos ônibus na cidade, dizendo que a população não pode ser penalizada dessa forma pelos testes que estão sendo feitos. Falou também sobre a promiscuidade existente entre os jovens atualmente, que muita vezes é incentivada pela TV.

Elias do PT: Disse que “reclamar” na tribuna deve ser a última opção dos vereadores, já que suas principais atribuições são legislar e fiscalizar. O vereador também pediu cautela para os colegas ao subirem à tribuna, para que não ocorram denúncias sem provas.

Brás Zagotto: Agradeceu ao secretário de obras da cidade por atender seus pedidos no bairro Coronel Bor-ges. Também relembrou sua passagem pela secretaria de interiores da cidade, que foi bastante elogiada na sessão.

FRASES MEMORÁVEIS:

“O homem criou o estado para

lhe servir. Criou para servir a todos os

homens, com deficiência

ou não”.- David Lóss.

“Eu tenho observado que

em diversas áreas, a

prefeitura parece estar

fazendo experiências com o povo”.

- Delandi Macedo.

“Algumas

pessoas se contentam em ver apenas as sombras da realidade”.

- Professor Léo.

Page 16: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201416 >

Page 17: REVISTA FOLHA

> 17 29 de Novembro de 2014 FOLHA

GERAL

Líderes de entidades promotoras de eventos natalinos levantam suspeitas sobre

manipulação de dinheiro contra economia popular

ESPECIAL

A FACE FEIA DO NATAL

Page 18: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201418 >

GERAL

O Brasil entrou nas festas natalinas que culminam no dia 25 de de-zembro, data su-

postamente do nascimento do menino Jesus. Contudo, além de se tornar evento es-tritamente comercial e muito menos religioso, ainda tem sua face tenebrosa através de dirigentes promotores das congratulações, na ma-nipulação de acordos e di-nheiro, com favorecimentos de proveito próprio, incluin-do apoio do erário.

Na terra de Roberto Car-los, do saudoso cronista Rubem Braga e de tantas outras celebridades, Cacho-

eiro de Itapemirim-ES tam-bém tem sub-extratos de líderes vitalícios em entida-des de natureza privada que atentam contra a economia popular nesta época e du-rante os 365 dias do ano. Passam ao largo da fiscali-zação do Ministéiro Público.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade co-nhecida em todo Brasil, de defesa patronal e prestadora de serviços as empresas nas consultas de créditos como SPC e Serasa, constitui ver-dadeiro clube de ações entre amigos, sem transparência ou prestação de contas aos lojistas, trabalhadores e até consumidores que mantêm

A FACE SOMBRIA DO PAPAI NOEL

a engrenagem funcionando.Durante algum tempo, a

CDL, por exemplo brigou por es-paço político e econômico com a Associação Industrial de Co-mércio e Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (ACISCI), restabe-lecendo amistícios recente.

A desconfiança sobre es-sas entidades chegam, agora, a alguns formadores de opi-nião da cidade, quando seus dirigentes reformulam estatu-tos para permanência na di-reção em estado vitalício. É o caso do empresário do ramo de calçados, Celso Costa, que é “eterno” presidente do Pró--Varejo, instituição criada por ele para representar, suposta-mente, os lojistas em acordos

Celso Costa (de pé), é presidente da CDL e Pró Varejo de Cachoeiro

Page 19: REVISTA FOLHA

> 19 29 de Novembro de 2014 FOLHA

A FACE SOMBRIA DO PAPAI NOEL

com o Sindicato dos Comerci-ários nos dissídios e litígios. E Celso Costa, ao mesmo tempo, mantem sobre contro-le a CDL que se enriqueceu, criando uma das maiores es-truturas da Região Sul, encas-telando seus dirigentes em assembléias esvaziadas e fa-zendo rodídizios de lideranças sob seu comando. Chegou, no passado, a criar agência de publicidade para atender e ganhar dinheiro em cima da própria entidade. Não deu certo. Era exposição demais.

Um mesmo grupo controla a CDL há cerca de 20 anos. O empresário no ramo de modu-lados e móveis, José Amarildo Parmanhani, foi o único que

ousou questionar o sistema viciado do Pró-Varejo e CDL, há cerca de 7 anos, contudo foi engolido pelos guardiões dos lojistas mais alienados. O opositor foi obrigado a deixar a disputa por tocaia planejada dos seus pares.

A CDL, na questão da imo-ralidade, quando contrata, por exemplo serviços advocatícios para defender a entidade e forçam o profissional a defen-der também seus interesses particulares com dinheiro das contribuições dos empresá-rios, sem que estes saibam de tais ações longe de estatutá-rias. Uma vergonha! O Pró-va-rejo funciona como apêndice da CDL, quase fantasma.

O Natal em Cachoeiro de Itapemirim, hoje, enriquece a CDL na movimentação do co-mércio e as consultas de cré-dito, enquanto ludicamente, a prima pobre, ACISCI, ainda tenta promover , dignamente, o Natal, com sorteios.

Este tema, é apenas uma introdução quanto ao poder vitalício de líderes de outras entidades, inclusive, bancos e cooperativas, em que seus “donos” usufruem de modo usurpador e até com práticas que podem chegar a crimes contra a economia popular. Nisto, o MP, também, deveria prestar mais atenção em pro-teção aos inocentes. associa-dos e cooperados.

Page 20: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201420 >

Com a reeleição da presidente Dilma Roussef, o Parti-do dos Trabalha-dores pode tomar

novo rumo, contudo vai em-preender esforço para recu-perar os espaços perdidos nos Estados e Municípios pelo Brasil afora. A dissen-ção interna implícita entre as formas de condução po-lítica entre Luiz Ignácio Lula e a Dilma, entre o populis-mo e o estatismo.

Ainda visível o caos esta-belecido pelo PT, a banda fo-mentadora da corrupção e es-cândalos, é mister reconhecer o partido de militância forte e propositiva de poder, logo, as eleições de 2016 para prefei-tos será o quebra-molas para os petistas no sentido de pas-sar pela caminhada sem se desgovernar. A possibilidade de crescimento será real. Não resta dúvida!

Em Cachoeiro de Itapemirim, em especial, onde o PT gover-

na por oito anos, a esperança maior está centrada em quem venceu a eleição, no caso, o reeleito Rodrigo Coelho que ascendeu ainda mais com a morte do promissor Glauber Coelho (PSB). Entretanto, o destino do petista dependerá das ações do governador elei-to Paulo Hartung (PMDB).

Paulo Hartung, que apoiou a reeleição do prefeito Carlos Casteglione, contrariando até mesmo a coligação do seu partido para reeleger a ad-

POLÍTICA

A SUCESSÃO DE CACHOEIRO PASSA PELO PT

O deputado Rodrigo Coelho tem a preferência do partido para suceder o atual prefeito de cachoeiro carlos casteglione

Page 21: REVISTA FOLHA

> 21 29 de Novembro de 2014 FOLHA

ministração do Partido dos Trabalhadores, agindo em direção de reatamento polí-tico com a presidente Dilma, poderá sim apoiar Rodrigo Coelho. Nesse caso, também ficará evidente sua dispensa ao Ferraço, pai Theodorico (DEM) e filho Ricardo (PMDB).

Tratando-se de disputa de poder, com o fim da carrei-ra do deputado Camilo Cola (PMDB) que deixa a política com péssima pontuação, tudo pode acontecer, até uma luta sangrenta com o grupo a se formar do ex-governador Renato Casagrande (PSB). Ou seja, quem está de um lado hoje, poderá, sem nenhuma surpresa, estar do outro.

No caso de Rodrigo Co-elho, o mais jovem plei-

teador futuro da vaga, souber ajuntar em vez de espalhar e fazer inimigos gratuitamente ou por pés-simos aconselhamentos, tem chances reais de ser prefeito de Cachoeiro e dei-xar a pecha de “forasteiro”.

Podendo ganhar do próprio Ferração ou outro adversá-rio. Contudo, vai uma dis-tância muito grande entre essa capacidade de aliança do petista e a realidade. Fa-vorito? Theodorico. Quem pode ganhar? Rodrigo.

theodorico ferraço se habilita para a disputa baseado na votação para deputado

Page 22: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201422 >

A colunista da Revista Leia, Cristiane Feu, fará no próximo dia 20 o relançamento de seu blog www.blogdacrisfeu.com. O evento será as 19h00 e o local ainda será definido, mas, sabe-se com antecedência que será um sucesso.

Uso de adesivoO uso do adesivo oficial da Câ-mara Municipal para burlar o estacionamento rotativo está dando o que falar. Na última semana, após cobrança do vereador Luizinho, o presi-dente Júlio Ferrari disse que a Câmara “não tem poder de polícia”. Pode isso Arnaldo?

O sindico do Shopping Ca-choeiro, Paulo Lúcio justificou que o marasmo que se en-contra o Shopping é devido a crise econômica que está im-posta ao país. Muitos cortes na receita, chega a ordem de 40%. Por isso que a escada rolante não funciona.

Notas por Marcos Tristão

“O IMPORTANTE NÃO ÉVENCER TODOS OS DIAS, MAS LUTAR SEMPRE.

Havilla Checon, Eder Oza e o fotografo

Jonathan Lessa em Santiago (Chile).

WALDEMAR VALLE MARTINS

Onde tudo acontece

Page 23: REVISTA FOLHA

> 23 29 de Novembro de 2014 FOLHA

Cintia Matos e Wallace Hull

durante a realização da

FEMAPE, Feira de Eventos que foi

um sucesso!

Gestão emKennedyA prefeita Amanda Quintas, reuniu a imprensa no último dia 04 para falar sobre as ações e realizações do seu governo. Uma espécie de balanço do ano de 2014. Nos bastidores a informação é de que vem um pacote de obras e benefícios para o povo .

ConcursoGarota Folha O concurso Garota Folha está chegando na reta final e a disputa está acirrada no site www.folhadoes.com. A vencedora ganhará uma bela premiação para justificar toda campanha de votação durante o concurso. Resulta-do sai no próximo dia 23.

Quem comemora mais uma primavera neste sábado (06) é Sônia Silva de Castro(E). Na foto ao lado de sua filha, Nathalya Castro em recente evento social

Page 24: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201424 >

O mercado corporativo sofre constantes mudanças. Ser bom sem ser visto não basta. É importante investir no seu marketing pessoal.

Guarda roupa, postura profissional, linguagem corporal e presença, são alguns dos elementos chaves na imagem profissional.

Líderes e funcionários de uma empresa precisam estar sintonizados numa mesma linguagem de comunicação visual, expressando assim o perfil da empresa. A concordância visual e postura profissional, para que se caracterize o perfil da empresa.

Para traçar a filosofia da empresa, o primeiro passo é descobrir o DNA da mesma.

Em seguida, alinha-se a imagem que deverá ser transmitida.

Os funcionários geralmente ficam na linha de frente. Nesse encontro face a face com

o cliente, os elementos responsáveis pela primeira comunicação (primeira impressão) são: Uniforme (se está limpo e passado corretamente, assim como o seu tipo de designe); cor de esmaltes para as unhas; corte e coloração de cabelo; acessórios; calçados; higiene pessoal. São detalhes que fazem toda a diferença na hora de representar a empresa.

A sua imagem pessoal pode ajudar ou prejudicar você. Via de regra, a imagem pessoal chega antes da comunicação verbal. A imagem é o que chega primeiro! Trabalhe nela para que ela “fale” bem de você!

No momento do encontro funcionário-cliente, a imagem do primeiro pode inspirar confiança. Dessa forma, o cliente se sentirá a vontade para encontrar o que procura. E mesmo que não encontre, voltará à empresa, pois seu inconsciente fez um registro positivo da mesma.

[email protected](28) 3036-2157/ 8113-6848/ 3522-7710

O VISAGISMO À SERVIÇO DE RESULTADOS EMPRESARIAIS

Page 25: REVISTA FOLHA

> 25 29 de Novembro de 2014 FOLHA

O contrário também acontece. A impressão negativa rouba a credibilidade do cliente antes mesmo da palavra dita. Automaticamente, é criada no inconsciente uma “armadura” para qualquer argumento. Haja eloqüência para consertar a má impressão! E assim, se perde um cliente em potencial que poderia gerar outros clientes em potencial. Um conhecimento sobre adequação de imagem sairia bem mais barato!

Uma dica universal: Cuidado com as tendências de maquiagens, esmaltes e acessórios. Todos esses elementos são permitidos usar desde que criem harmonia com o uniforme e o perfil da empresa, assim como, com e o cargo que você ocupa.

Vamos falar dos líderes. Eles precisam ter algum diferencial em sua imagem, para criar um destaque entre os demais funcionários.

Os patrões: Não é interessante que usem o uniforme. Caso queiram usar, é importante elaborar algum diferencial para facilitar sua identificação.

Em minha experiência

com as empresas, noto certa dificuldade por parte de alguns grupos de líderes em exercer seu papel.

Importante lembrar que a definição dos papéis é imprescindível! O que não impede uma convivência amigável e respeitosa entre as partes.

Devemos lembrar que o líder será responsabilizado pelos resultados no fim do mês. É bom que inspire empatia em seus liderados, assim como respeito e admiração. Os funcionários precisam sentir segurança ao “embarcar no navio”. Precisam VER o capitão. Só assim, ficaram a vontade para se submeter à liderança. O líder recebe um salário diferenciado porque o seu trabalho é diferente.

Ter a imagem e a postura de um líder atual, que conquista o respeito e admiração dos seus companheiros de trabalho, é algo fundamental para o sucesso de sua gestão.

Se reinventar é a palavra chave do profissional moderno! Quer mudar de cargo ou ter uma promoção no seu trabalho?! Comece a pensar,

a vestir e a apresentar um comportamento que leve o seu supervisor ou outros a perceberem que você nasceu para aquele cargo.

O visagismo é usado como ferramenta para enfatizar as qualidades de cada funcionário, assim, incentivando o próprio indivíduo a uma nova versão positiva dele, dando a oportunidade de se reinventar como pessoa e profissional.

O visagismo pode ser usado na hora da admissão e durante o período da contratação externando as qualidades e amenizando suas fragilidades, criando assim uma imagem do melhor desse profissional. Isso lhe confere auto- estima elevada e confiança para que ele transmita a credibilidade desejada para alcançar seus objetivos.

Page 26: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201426 >

CONCURSOS E EMPREGOS

IMÓVEIS(VENDA)

IMÓVEIS(ALUGUEL)

VEÍCULOS(VENDA)

VEÍCULOS(TROCA-SE)

EDITAIS E NOTAS

ANÚNCIOS DIVERSOS

Diversospasso BArContato:marco moreiraE-mail:[email protected]:28998823549Valor: R$ 30.000,00

DiversosEmprestimo FacilContato: Casa de emprestimosE-mail:[email protected]:031 30632690Valor: R$ 1,00

Precisando de dinhei-ro? Liberaçoes em ate 48 Horas,sem consulta a spc ou serasa Sem antecipaçao de taxas.ligue e faça um orçamento.

Imóvel(venda)Terreno escrituradoContato:GerlaneE-mail:[email protected]:2899965-3462Valor: R$ 40.000,00Vendo terreno escriturado com 200m2, bairro Amaral rua Izabel Pereira Lima.Imóvel(venda)

Vende-seContato:Adriano OliveiraE-mail:[email protected]: R$ 70.000,00Casa com 2 andares , am-bos com 2 quartos , sala , cozinha e banheiro . de laje . na rua Adelino Dela bela n 60 no bairro : Monte CristoImóvel(venda)

CasaContato:Joel Raymundo NetoE-mail:[email protected]:(28) 999168910Valor: R$ 180.000,00

Casa em Jerônimo Mon-teiro, BR 482, entrada da popular, com área cerca de 600 m2, varanda, suíte.Imóvel(venda)

SítioContato:Joel Raymundo NetoE-mail:[email protected]:(28) 999168910Valor: R$ 180.000,00

Propriedade em Jerônimo Monteiro-ES, dois alquei-res e meio, documentação reguralizada, Casa, piscina, curral, cerca boa, pastagem formada.Imóvel(venda)

Vendo SitioContato:PedroE-mail:[email protected]:(28)99917-7443Valor: R$ 1,00

Vendo Sitio em São Bene-dito, Vargem Alta, com 24,5 ha, com casa, muita agua, plantação de eucalipto,e área pra plantação de café.A combinar.

DiversosVende-se Geladeira Contato: EdvanE-mail: [email protected]:28 999457042Valor: R$ 180,00Geladeira marca: consul Ge-

FOLHADOES.COM/CLASSIFOLHACADASTRE SEU ANUNCIO GRATUITAMENTE ONLINE E ELE APARECERÁ AQUI

ladeira Comum negociavel!!!

Veículo(venda)Vende-se Honda Nxr Bros 150 ES Contato: EdvanE-mail: [email protected]: 28 999457042Valor: R$ 5.000,00Honda NXR Bros 150 ES ano 2007/08 cor preta ótimo estado de conservaçao!!!

Veículo(venda)Toyota COROLLA Contato: Anibal de OliveiraE-mail: [email protected]: R$ 34.000,00Vendo Corolla Cor: Bege Ano: 2006/2006 Automático XEI com Kit gás certifica-do pelo IMETRO Conta-to:99985-1519/ 99962-0310 PERFEITO ESTADO.

DiversosDesenvolvimento de Web-sitesContato: Anderson LuizE-mail: [email protected]: 9 8115 9924Desenvolvimento de websi-tes: criação e manutenções. Produção de conteúdos em áudio, vídeos. Consulte-nos para mais informações.

DiversosWork-Net - Serviços de InformáticaContato: Fabio Work-NetE-mail: [email protected]: 28 99946-6064Valor: R$ 80,00Work-Net-Serviços de Informática Formatação ComputadoresNetbooks e Notebooks com Backup

Concurso e Emprego

Curso Auxiliar de PrataformaContato: Marco Aurelio Ro-cha da RosaE-mail: [email protected]: R$ 70,00Este curso confere ao seu concluinte a possibilidade de atuação no arranjo produtivo do petróleo

Veículo(venda)New Fiesta SE 1.6 ano 13/14Contato:LeonardoE-mail:[email protected]:27 99776942Valor: R$ 43.000,00Vendo New Fiesta SE 1.6 ano 13/14. 01 ano de uso. km 16.000. Sem batidas. Não aceito troca.

Imóvel(venda)Vendo 1 Terreno no Bairro AmareloContato:Valdir César MoraesE-mail:[email protected]:28-99884-5872Valor: R$ 80.000,00Vendo um terreno no bairro amarelo 200 M², próximo a padaria, academia e vários comércios. Na rua só tem mo-rador antigo,muito sossegada.

Concurso e EmpregoNutricionista - LinharesContato:Carlos MachadoE-mail:[email protected]:(31)32324547Valor: R$ 0,00Estamos contratando para tra-balhar em cozinha industrial, com experiência de 6 meses. Horário de trabalho 12 x 36, das 6 às 18 horas.

Page 27: REVISTA FOLHA

> 27 29 de Novembro de 2014 FOLHA

Page 28: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201428 >

ARTIGOGustavo Varella

RASTAQUERAS

O homem é o único animal que suja a água que bebe. Ao que se sabe também é a única criatura que mata por prazer. Também é o ho-mem a única criatura que acumula

mais do que precisa, toma a casa do outro sem precisar dela para morar. Há uma piada judaica que diz que o único defeito na Criação é a falta de previsão de revisão anual do produto, quando algumas peças e (programas) poderiam ser tro-cados por Ele. Um vídeo já famoso no Youtube (procure!) , estrelado pelo multitalentoso Profes-sor Mário Sérgio Cortella, ajuda-nos a ter razoável dimensão de nossa mediocridade existencial. So-mos o “vice-treco do sub-troço”. Quem já se deu ao desfrute de deitar à noite sob o céu estrelado e desviou seus pensamentos das contas a pagar, projetos pesso-ais e profissionais ou do vizinho chato que torce para outro time, certamente percebeu como so-mos (e nossos problemas menos ainda) minúsculos. Para diminuir-mos ainda mais nossa perspecti-va existencial basta lembrar que um vírus, apenas um, se multipli-cado à enésima potência pode, apenas cumprindo o programa de seu modesto DNA, causar a destruição da humanidade. Um homem só, mesmo com prole sig-nificativa e milhões de seguidores, jamais terá tan-to poder assim. Pois então... E continuamos assis-tindo a episódios grotescos de “sabe com quem está falando”, de violência consumada ou tentada contra quem expressa sua opinião, assume sua preferência, diverge da maioria. E pior: ainda te-mos que suportar a perspectiva de respondermos civil ou criminalmente quando apontamos erros bizarros, voluntários ou por preguiça, cometidos à luz do dia por agentes públicos ou pessoas investi-das de “autoridade”. Aliás, nada mais anacrônico e nojento que um mequetrefe empoderado, seja em virtude de concurso público, seja em mandato eletivo, esgrimindo sua condição ou sua “cartei-ra” como se aquilo representasse alguma coisa a

mais que um papel colorido onde se vê registrado sua condição funcional. Confunde uma autorida-de transitória, efêmera, com uma respeitabilidade que jamais lhe será dirigida ou reconhecida por-quanto já transitado e julgado na mediocridade. E se ficasse restrita à sua figura diminuída, até que seria suportável. Mas seus reflexos terminam se estendendo por sobre toda uma classe cuja maio-ria integrante trabalha sério e com dignidade. E

tem mais. Muitos de nós nos aco-vardamos diante de cenas assim, ou em conversas sobre o tema, evitando opinar ou protagonizar reações à altura do abuso. Esta-mos perdendo nossa capacidade de indignação. Não é por menos que constantemente assistimos alguém vir à televisão dizendo que não fazia ideia de que bilhões es-tavam sendo roubados sob seus olhos e por pessoas de sua equi-pe, que repudia veementemente, que defende a apuração “doa à quem doer”, que está absoluta-mente tranquilo e fica tudo por isso mesmo. Como alerta o famo-so poema de Maiakovski, um dia,

tarde!, damos conta de que roubaram nossa voz.

* Gustavo Varella é advogado, mestre em direito e professor

Estamos perdendo nossa capacidade de indignação

“Nada mais anacrônico e nojento que um mequetrefe

empoderado

Page 29: REVISTA FOLHA

> 29 29 de Novembro de 2014 FOLHA

MEIO AMBIENTE

O Monumento Natu-ral do Itabira (MNI), um dos cartões--postais de Cacho-eiro de Itapemirim,

agora está inscrito no Cadastro Nacional de Unidades de Con-servação (CNUC). O requerimen-to, validado no último dia 10 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi feito pela prefeitura.

Com isso, além de ter todas as suas informações oficiais – características físicas, bio-lógicas, turísticas, gerenciais e dados georreferenciados – disponibilizadas num banco de dados, a área do entorno da pedra está habilitada a captar investimentos com fins de proteção.

Também está apta a rece-ber recursos de compensação ambiental, pagos obrigatoria-mente por empreendimentos de grande impacto ecológico, conforme exige o artigo 36 da lei federal 9985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

O CNUC apresenta outras van-tagens, como o acompanhamen-to dos resultados das ações pú-blicas de proteção do patrimônio natural e facilita a realização de diagnósticos, a identificação de problemas e a tomada de deci-são, permitindo, ainda, o acom-panhamento de indicadores e a verificação de conformidade com a legislação sobre o tema.

“O registro do Monumento

Natural do município se tornou possível após estudos realiza-dos na região e, também, gra-ças à Lei do Itabira, sancionada pelo prefeito Carlos Casteglione em março deste ano”, ressalta o secretário do Meio Ambiente de Cachoeiro, Gustavo Coelho.

A inscrição no CNUC também atende o artigo 11 da resolução 371/2006, do Conselho Nacio-nal do Meio Ambiente (Conama), que determina a destinação de valores de compensação exclu-sivamente para Unidades de Conservação reconhecidas pelo Cadastro Nacional de Unidades de Conservação.

Todas as informações podem ser conferidas no site http://www.mma.gov.br/areas-protegi-das/cadastro-nacional-de-ucs/consulta-por-uc. Ou, ainda, jun-to à Gerência de Recursos Na-turais da Secretaria Municipal

de Meio Ambiente, pelo e-mail [email protected] e telefone 3155-5311.

Proteção IntegralO Itabira é uma das áreas na-

turais mais lembradas de Ca-choeiro, tanto por seus morado-res, quanto pelas pessoas que visitam a cidade. Abriga rochas frondosas, fragmentos de mata atlântica e exemplares da fauna ameaçados de extinção ou em perigo, como as aves Jacugua-çu, Araponga, papagaio Chauá e o Araçari-banana.

O local é área de preservação há cerca de 20 anos, período pelo qual passou por duas modifica-ções em sua categoria de prote-ção. Atualmente, a Unidade é de conservação integral, o que signifi-ca que não deve haver interferên-cia humana que o envolva consu-mo, coleta, dano ou destruição.

MONUMENTO DO ITABIRA AGORA INTEGRA

CADASTRO NACIONAL

O local é área de preservação ambiental há cerca de 20 anos

Page 30: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201430 >

ma inven-ção médica teve grande contribuição para que a mulher, que já lutava por mais espa-ço e respei-

to, conquistasse a sua liberdade sexual, há mais de 50 anos. A pí-lula anticoncepcional é uma das responsáveis por permitir que a mulher passasse a controlar sua fertilidade e, com isso, tivesse mais segurança no dia a dia.

Estudo realizado pelo Ins-tituto Guttmacher, nos Estados Unidos, revelou que 80 milhões de mulheres utilizam a pílula an-ticoncepcional no mundo, em 2010. Mas o que poucas sabem é que aquelas que tomam anti-concepcionais de última geração têm duas vezes mais risco de ter trombose do que aquelas que to-mam pílulas mais antigas, vendi-da desde a década de 1970.

As fórmulas com drospireno-na, um derivado da progesterona, trazem mais risco do que as com levonorgestrel, outro derivado do hormônio. Quem tem algum fa-tor de risco deve evitar qualquer contraceptivo hormonal e partir para os não hormonais, como o DIU (dispositivo intra-uterino). A trombose causa inchaço, dor e, se o coágulo se desprender, pode levar à embolia pulmonar.

A mulher que usa anticoncep-cional tem dois tipos de hormô-nio: o estrogênio e a progestero-na. Esses hormônios aumentam um pouco a coagulação do san-gue e isso pode gerar um risco de trombose. Isso é mais comum em mulheres que tem outros tipos de doença, como diabetes, pressão arterial alta, fumantes, e pessoas que tem histórias familiar ou pa-rentes que tiveram trombose o ris-co também é maior ainda.

Nessas pacientes que tem um risco maior não se usa o an-ticoncepcional, mas sim, outros métodos para evitar a gravidez como: Diu, a camisinha, o coito interrompido, e outros métodos contraceptivos.

O médico Roberto Bastos não aconselha as mulheres que

tiverem esses tipos de doenças citadas acima a usarem anticon-cepcionais, já aquelas que não têm essas doenças, afirma que podem utilizar anticoncepcionais, mas, se estiver com algum sinto-ma do tromboembolismo como: Inchaço na perna, vermelhidão, principalmente na panturrilha, o que é chamado de trombose nos membros inferiores, a pessoas ter dor de cabeça (cefaléia) inten-sa que não melhora, é um sinal que pode estar tendo alguma trombose cerebral, aí a mulher tem que interromper o uso do an-ticoncepcional.

Todo medicamento e remé-dio têm efeitos colaterais, então você tem que colocar na balança se vale a pena você usar o remé-dio ou não.

SAÚDE

ANTICONCEPCIONAL PODE PREJUDICAR

CIRCULAÇÃO DO SANGUE

UPor Elton Roza (Estagiário)Com informações Graffo

O médico Roberto Bastos alerta que é preciso consultar um médico para consumir medicamentos

Page 31: REVISTA FOLHA

> 31 29 de Novembro de 2014 FOLHA

Page 32: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201432 >

U m dos mais importan-tes veículos especia-lizados na economia capixaba, divulgou o

anuário IEL 200 Maiores Em-presas no Espirito Santo.

Apesar do momento sensí-vel da economia capixaba e

de todo o país, empresas da região Sul figuraram entre as “200 maiores empresas do Espírito Santo”

A metodologia consiste em atribuir pontos pelo desempe-nho das empresas em cada indicador 10 para o primeiro

lugar, 9 para o segundo ,e as-sim sucessivamente até a 10 companhia, que recebe um ponto. Em seguida os pontos são multiplicados por um peso atribuído a cada indicador.

Embora o objetivo seja ana-lisar de forma integrada os ín-

ESPECIAL

EMPRESAS DO SUL SE DESTACAM ENTRE AS MAIORES DO ES

cofril vem crescendo a cada ano

Page 33: REVISTA FOLHA

> 33 29 de Novembro de 2014 FOLHA

dices da empresa, o conjunto de indicadores e seus respec-tivos pesos são determinados de maneira subjetiva.

OS INDICADORES E SEUS RESPECTIVOS PESOS SÃO O SEGUINTE:

Crescimento das Vendas Brutas – Peso 20Indica se a participação da

empresa no mercado aumento ou diminuiu e sua capacidade de, crescendo, gerar novos em-pregos. Pode ser utilizado no estabelecimento de metas de crescimento da própria compa-nhia para próximos períodos.

Rentabilidade das Vendas – Peso 10Mede o percentual das ven-

das liquidas que permanecem na empresa como lucro do perí-odo ,ou seja, e o percentual da receita operacional liquida que restou para empresa, depois de deduzidos todos os custos e despesas. A analise indica quanto a empresa de lucro a cada R$100,000 vendidos.

Rentabilidade do Patrimônio Liquido–Peso 35

Mede a remuneração do ca-pital investido pelos proprietá-rios, sendo resultado da efici-ência da empresa na gestão dos negócios. O calculo da rentabilidade do patrimônio liquido permite saber quanto a administração, por meio de uso dos ativos, obteve de ren-dimento com a respectiva estru

A METODOLOGIA CONSISTE EM ATRI-BUIR PONTOS PELO DESEMPENHO DAS EMPRESAS EM CADA INDICADOR 10

a usina paineiras se destacou mesmo enfrantando dificuldades com a safra

Page 34: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201434 >

ESPECIAL

tura, seja esta financiada com capital próprio ou de terceiros. Essa rentabilidade deve ser comparada a taxas de merca-do, para avaliar se a firma ofe-rece rentabilidade superior ou inferior a essas opções.

A rentabilidade do patrimônio líquido e utilizada como critério de desempate entre as empre-sas que apresentam o mesmo numero de pontos no desem-penho geral.

Lucratividade por Empre-gado – Peso 15

Mede a lucratividade gerada por empregado e a contribui-ção, media de cada um para o lucro obtido pela empresa.

Liquidez Corrente - Peso 20 Importante indicador da

saúde financeira da empresa, apontando a segurança com que ela esta operando no curto prazo. Quanto maior a liquidez corrente, melhor se apresenta a capacidade da empresa em financiar suas necessidades de capital de giro .Representa o quanto de recurso se dispõe no curto prazo para se liquida-rem as dividas também de cur-to prazo .Assim, quanto maior o valor apurado, melhor será a solvência da organização .

Para os casos de desempate, o critério e o indicador de maior peso. Nesse caso, a rentabilida-

de do Patrimônio liquido.Segundo os critérios acima

definidos, “A Melhor Empresa no Espirito Santo em 2013” é o frigorifico Cofril Ltda,que atingiu 4,8 pontos.

O ranking das”100 Maiores Empresas Privadas com Con-trole de Capital Capixaba” é estabelecido partir da Receita Operacional Liquida (ROL) das empresas e tem por objetivo apresentar contribuição para o desenvolvimento no Espirito

Santo das empresas privadas capixabas definidas como tal partir dos seguintes critérios :

1-Controle acionarem e origem do capital privado estadual;

2-localizaçao da matriz/sede fiscal no Espirito Santo;

3-Empresa originalmente constituída no Espirito San-to;

4-Registro da unidade ope-racional no Espirito Santo

a unimed sul capixaba é reconhecida por gestão eficiente

A RENTABILIDADE DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO E UTILIZADA COMO CRITÉRIO DE DESEMPATE ENTRE AS EMPRE-SAS QUE APRESEN-TAM O MESMO NU-MERO DE PONTOS...

Page 35: REVISTA FOLHA

> 35 29 de Novembro de 2014 FOLHA

Na analise dos resultados nesse ranking, observou-se que as 100 Maiores Empresas Privadas com Controle de Capi-tal Capixaba estavam distribuí-das das seguintes formas: 36% no setor de serviços; 31% no industrial; e 33% no comercial.

A Receita Operacional Liquida no total foi de R$25,4 bilhões, 7,6% maior que a obtida no ano de 2012. Entre os setores, a ROL foi distribuída da seguinte forma: 43,5% no setor de servi-

ços; 23,2% no setor industrial 33,3% no setor comercial.

O numero total de colaborado-res foi de 50.587,5, 6% superior no ano anterior, e distribuído da seguinte forma: 50,4% no setor de serviços; 27,9% no industrial 21,7% no comercial.

O total de capital próprio in-vestido aumentou 10,5% em relação ao ano anterior, totali-zando R$6,8 bilhões distribuí-dos da seguinte forma: 44,2% no setor de serviços; 33,7%

no setor industrial; e 22,1% no setor comercial.

Apesar do ano difícil, as 100 maiores empresas participantes do ranking de 2013 consegui-ram aumentar o lucro em 15,8 % totalizando R$ 1,1 bilhão.

O Sul do Espírito Santo apa-rece com empresas já consa-gradas, porém, continuam a contribuir para manter viva uma região desprestigiada economicamente em relação ao norte do estado.

Cofril, Unimed Sul Capixaba, Usina Paineiras, Decolores, Marbrasa, Selita, Sicoob Sul sãoas empresas da região Sul que aparecem no ranking das maiores do Espirito Santo.

Sem dúvidas, a Cofril é a grata surpresa do ano de 2014, que, após ser premiada pela Revis-ta Globo Rural como “Desta-que no Agronegócio”, encerra o ano com chave de ouro.

A Unimed Sul Capixaba já pos-sui em seu histórico uma série de premiações que vai des-de “Melhor Empresa para se trabalhar”até “Exemplo de ges-tão cooperativa”, e os recebe porque realmente realiza uma gestão eficaz e que apresenta resultados para seus cooperado.

Outra surpresa positiva para a região, foi a Cooperativa Selita e a Usina Paineiras aparecerem entre as 10 maiores no segmen-to de alimentos, o que mostra a força do setor em nossa região.

O NUMERO TOTAL DE COLABORA-DORES FOI DE

50.587,5, 6% SU-PERIOR NO ANO

ANTERIOR...

Page 36: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201436 >

Gustavo Piazzarollo é hoje um dos fo-tógrafos de casa-mento mais lem-brados do estado,

quando o assunto é criativi-dade, emoção e beleza.

Suas fotos vem encan-tando cada dia mais noivas de todo o Espírito Santo. Isso porque tem como estilo fotos que contam histórias e que transmitem emoções de forma muito espontânea e criativa, fazendo dele um profissional diferenciado.

Reconhecimento InternacionalDevido ao seu trabalho fan-tástico, hoje ele faz parte de duas das maiores institui-ções de fotógrafos do mun-do. A Fearless Photographer e a Inspiration Photogra-

phers. Órgãos que medem a qualidade técnica e artís-ticas dos fotógrafos do Bra-

sil e do mundo, onde só os melhores são aceitos. Fotos que falam!

COMPORTAMENTO

A ARTE DE FOTOGRAFAR E TRANSMITIR OS

SENTIMENTOS

O fotógrafo Gustavo Piazzarollo tem se destacado pelo estílo singular de capturar momentos com sensibilidade

Page 37: REVISTA FOLHA

> 37 29 de Novembro de 2014 FOLHA

Page 38: REVISTA FOLHA

FOLHA, 29 de Novembro de 201438 >

CORPO ENCONTRADONO RIO ITAPEMIRIM

POLICIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ASSALTO À RELOJOARIA NO SHOPPING SUL

Na manhã deste Domingo (30), um corpo foi encontrado no Rio Itapemirim. A vitima foi identificada como Genildo de Carvalho, de 47 anos, morador de Marataízes. Segundo familiares, Genildo tinha problemas mentais, e aproximadamente dois anos atrás teria tentado suicídio, quando se atirou da ponte do Pontal em Marataízes. A Polícia Civil do município vai investigar o caso. O corpo de Genildo foi encaminhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.

Na última segunda-feira (24), foi realizada uma ação, em Medeiros Neto, na Bahia, de busca e prisão preventiva do suspeito de ter Itapemirim. Policiais civis da Delegacia Patrimonial (Depatri) cumpriram o mandado de prisão preventiva de O.M.G., 29 anos. O suspeito se encontrava na casa da mãe, em Juracitaba, em Medeiros Neto, na Bahia, e estava foragido, segundo o delegado José Augusto Militão Guedes.

FOLHA DE OCORRÊNCIA

PRESO ASSASSINO DE AGENTE PENITENCIÁRIO

CRUELDADE! MULHER É MORTA EM FRENTE A CEMITÉRIO AO VISITAR TÚMULO DO NETO

Uma mulher morreu atingida no rosto por uma bala perdida na frente do crematório do Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. Célia Maria Santos Peixoto, 55 anos, es-tava com dois filhos e ia visitar o túmulo do neto, Alexsandro

Lima, que morreu há pouco mais de um ano em um acidente de moto, quando tinha 14 anos. Uma hora antes do tiroteio que tirou sua vida, Célia recebeu uma mensagem carinhosa da filha, Ana Carolina Peixoto, 28 anos, pelo celular. “Você é mais que especial. Te amo”

Foi preso o acusado de matar o Agente Penitenciário, Robson Brum, em Marataízes. O crime aconteceu por volta das 14h00 desta segunda-feira. Gabriel Viana, conhecido como ‘carioca’, foi preso após um cerco da policia por toda cidade, o criminoso estava escondido na casa de Dyone Henrique Polonini Lopes de apenas 19 anos, que dava cobertura ao amigo, na Rua da Bacia, na barra de Marataízes.

Page 39: REVISTA FOLHA
Page 40: REVISTA FOLHA

Votação livre na página www.folhadoes.com/garotafolha