revista emanuel n.9 (dezembro/2014)

20
IGREJA BATISTA EMANUEL EM BOA VIAGEM DEZEMBRO . 2014 | ANO I - EDIÇÃO 09 Chamados para compartilhar o Natal ENTREVISTA Auristela Queiroz DIA DA BÍBLIA Guardei a tua Palavra ESPECIAL Voluntário, você faz parte.

Upload: revista-emanuel

Post on 06-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Publicação cristã mensal destinada ao crescimento e à transformação de cada indivíduo, e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

TRANSCRIPT

IGREJA BATISTA EMANUEL EM BOA VIAGEMDEZEMBRO . 2014 | ANO I - EDIÇÃO 09

Chamados para compartilhar

o Natal

ENTREVISTA

Auristela Queiroz

DIA DA BÍBLIA

Guardei a tua Palavra

ESPECIAL

Voluntário, você faz parte.

ANO I - N° 0930 de Novembro de 2014

ibemanuel.com

Publicação cristã mensal destinadaao crescimento e à transformação de

cada indivíduo, e à edificação da igrejalocal, a partir de conteúdos baseados

na Palavra de Deus.

Ministério de ComunicaçãoLeonardo [email protected](81) 9821.0306

Diagramação e ediçãoLeo Rodrigues

Arte gráficaDaniel Ulrichsen e Leo Rodrigues

CapaLightstock

Colaboradores nesta ediçãoCarolina Freitas, Clenia Ferreira, Daisy Correia, Pr. Eufrázio Araújo, Fabíola França, Pr. Julio Cezar, Marina Brito, Tarik Bispo e Vânia Brito.

Tiragem2.000 exemplares.

Anúncios, sugestões e comentários(81) 3126.8100 | [email protected]

Dezembro vem com aquele desejo de reencontrar família

e amigos, de confraternizar, mas acima de tudo, de agradecer a Deus pelo nascimento do Seu Filho. Essa época se confunde entre apelos comerciais e trocas de presentes. Mas que tal aproveitarmos de uma forma diferente?

Comemoramos no dia 05 de Dezembro, o dia do Voluntariado. Temos em nossa Igreja vários projetos esperando pelo seu serviço. E cá entre nós, como é bom servir! Entrevistamos a irmã Auristela, que há 11 anos é professora do curso de Corte e Costura, em nossa Igreja.

No segundo domingo de Dezembro comemoramos o Dia da Bíblia e contaremos para você a história da D. Alayde, mãe do nosso querido Pr. Alberto, que copiou sozinha todos os livros da Bíblia. Conheça qual o objetivo dela ao fazer isso.

Para terminar, iremos adiantar uma novidade quente: A nova EBD da Emanuel. Quer saber das novidades? Corre lá para a página 18!

Uma boa leitura, e FELIZ NATAL!

artigoVoltar pra casa.

ENTREVISTA:Auristela Queiroz

Aconteceu na Emanuel

pequenos grupos

A nova EBD da Emanuel

pastoral

À espera de um Natal

Voluntariado

Dia da Bíblia

Fique por dentro

04

10

05

1918

03

09

12

14

L E O R O D R I G U E SE D I T O R

Eliel JudsonAdolescentes | [email protected](81) 9712.0703 / 3126.8126

Pr. Rodrigo FreitasJovens | [email protected](81) 9712.0807 / 3126.8126

Fabíola FrançaAtuação Social | [email protected](81) 9712.2668 / 3126.8111

Eudes MarquesAdministraçã[email protected](81) 9712.2625 / 3126.8107

Pr. Alberto [email protected](81) 9712.2570

Vânia BritoEducação Cristã[email protected](81) 9712.2861 / 3126.8109

Tarik BispoAdoração e [email protected](81) 9712.2814 / 3126.8124

Daisy CorreiaEvangelismo e Missõ[email protected](81) 9712.2713 / 3126.8106

Pr. Julio CesarComunhã[email protected](81) 9712.2763 / 3126.8105

Pr. Eufrázio AraújoFamí[email protected](81) 9712.2753 / 3126.8114

EQUIPE MINISTERIAL

Revista Emanuel | Dez/14 2

E DITORIAL

Um dia, há mais de 2000 anos, nasceu em Belém da Judeia uma criança, cuja vida estava marcada para ser alvo de controvérsias: sendo Rei, nasceu numa manjedoura; como judeu veio para os seus e os seus não o receberam; para uns, sua vinda era motivo de alegria, enquanto que para outros era motivo de preocupação, pois era uma ameaça à instituição religiosa vigente e mais tarde ao mundo político do império romano. Jesus nasceu, e já era alvo de perseguição por parte de Rei Herodes.

À espera de sua vinda havia em Jerusalém um homem, que pode nos ensinar a respeito do significado do seu nascimento e nos lançar em uma espera de um natal vivo de sentido e que viesse a enriquecer nossas vidas e a vida das nossas famílias.

O Evangelho de Lucas em seu capítulo dois, dos versos 25 ao 35, nos fala de um homem que se chamava Simeão, diz-se dele que era justo e piedoso e que esperava a consolação de Israel.

Recebera ele uma revelação que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito Santo foi ao templo, ocasião em que os pais haviam levado o menino para fazer o que a Lei de Moisés ordenava.

Simeão tomou o Jesus bebê nos braços e louvou a Deus, dizendo “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparou diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para a glória de do teu povo de Israel” (Lc 2:29-32).

Simeão estava à espera de um natal de consolação, porque diz o texto que Ele seria o consolador de Israel, e não somente isso, mas sua missão seria abrangente a ponto de alcançar como dito acima, salvação para todos os povos.

O natal comemorado por Simeão nos ensina de uma festa que não se restringe ao atendimento de desejos pessoais, mas ao sentido maior que deve nortear o período natalino que é o grande presente de Deus para a humanidade, revelação de Deus ao coração dos homens.

Simeão não hesitou e disse que o menino estaria destinado tanto para ruína, como para levantamento de muitos em Israel e que seria alvo de contradição para que se manifestassem os pensamentos de muitos corações, segundo os versos 34 e 35.

A vinda de Jesus Cristo vem

para que se revele algo em cada um de nós, se para ruína ou para levantamento, vai depender de como nos aproximamos dele e reagimos à vida. O evangelista João nos lembra, que Ele é luz e se andarmos na luz que é Ele, jamais andaremos em trevas.

Não continua Ele sendo alvo de contradição? Quando nos colocamos diante Dele, não percebemos em nós o quanto de falho, de pecaminoso, de contraditório nos acomente?

O que você espera desse natal? Assim como Simeão que comemorou o primeiro natal com louvor e alegria, façamos desse período uma oportunidade de levantamento, de deixar emergir em nós pessoas melhores, cujas características boas sejam fruto de uma relação com o Cristo do natal, o menino da manjedoura, o Jesus que é misto de humano e divino, o Jesus ressurreto.

Permita, acima de tudo, que Ele nasça dentro do seu coração!

À ESPERA DE UM NATAL

PR. JULIO CESAR

Pr. Julio CesarLíder da Área Ministerial de Comunhão

Revista Emanuel | Dez/14 3

P ASTORAL

A iminência do Natal nos remete às imagens de luzes piscando, compras, trocas de presentes,

jantares em família etc. Sabemos que estas realidades fazem parte, mas não expressa o conteúdo fundante daquelas comemorações. Logo, quero jogar o meu olhar sobre a tentativa de mostrar um pouco da existência hodierna, “luta renhida” e lhe apresentar duas propostas!

A vivência numa sociedade dominada pelo capital, onde aquele que tem mais vale mais e aquele que paga “manda”, produziu um mundo cheio de tensões e adoecimentos. São pressões pela produção industrial em série, pela velocidade desalmada e tudo está acelerado, que as pessoas foram suplantadas, o estresse nos adoeceu e o trânsito desumanizado das grandes metrópoles, nos azeda todos os dias.

Assim, a vida tornou-se um lugar da banalização da vida, onde o normal é ser anormal. Numa avenida em que a esmagadora maioria viaja na contramão, aqueles que trafegarem na direção certa é que serão tidos como “errados”!

Nesses loucos dias o design tem mais influência do que o conteúdo; a estética é priorizada à ética; a aparência sobrepuja a essência. O indivíduo passa a valer pelo que ostenta e não pelo que é! Ao invés de tornar-se um ser consciente, tornou-se quociente, um percentual de uma equação orçamentária na matemática empresarial e governamental. O ser-pessoa é transmutado em ser-produção, uma coisa desencarnada e coisificada. Os valores basilares da vida são desconsiderados em detrimento do pragmatismo vigente. A ética é descartada, o respeito mútuo, a dignidade humana e a dimensão transcendente posta pelo Criador em cada criatura, feita à sua imagem, são desrespeitados. O sujeito pode não perceber que à sua semelhança... tudo fez formoso em seu tempo!

Assim, as relações interpessoais, que poderiam ser saudáveis, são sacrificadas no altar do deus-consumo. A produção e o lucro são fins em si mesmos, o homem é meio, instrumento “mecânico”. Pois o retorno monetário é mais importante

do que os cérebros, bíceps e mãos que o produzem. As drogas, liberadas e proibidas, se tornam muletas, falsos confortos, míseros refúgios anestésicos, largamente utilizados. Elas se inserem nos vazios deixados por pais e mães, que deveriam priorizar os filhos, mas estão distantes buscando garantir um futuro digno para suas famílias, mas quando retornam com o “futuro”, muitos não têm mais filhos, famílias, lares! De que valem estas conquistas?

Como subproduto surge uma nova humanidade construída sobre os escombros capitalista, em os terrenos baldios da existência favelizada, não importa onde ele venha morar: num barraco, numa palafita, ou num luxuoso condomínio, no cenário urbano atual diversificado e insensível, tantas vezes, à dor do outro, numa desigualdade social aviltante. As pessoas perderam os referenciais que as dotam da disposição de sacrificar liberdade pessoal, sexual e dinheiro por amor, qualidade de vida e respeito ao próximo.

Dito isso, apresento-lhe duas propostas:

a) Pense em voltar para casa e desacelerar a vida em tempo de ser pai/mãe de seus filhos, marido de sua mulher ou mulher de seu marido e juntos usufruírem do lar que o Bom Deus lhes ofertou. Assim, sua família não será apenas dormitório, mas refúgio, amparo, proteção, colo, beijo, abraço, afago, remanso na correnteza da vida, disciplina, limites. Lugar de graça e espaço que pode ressignificar a existência e dotar a vida de leveza e possibilidades!

b) Pense em voltar para a casa do Pai, pois Natal é Emanuel, Deus conosco e um de nós. É a mensagem de que, em Cristo Jesus, ele nos espera no portão e anseia por nos ter em sua companhia, viajar e comungar comigo e contigo num permanente devir, que se transmutará em celestial porvir.

Que assim seja!

Domingo08h - Culto de Oração09h - Culto Matinal09h - Vencedores com Cristo*09h30 - Coro Infantil10h30 - EBD15h - Culto em Chinês16h - Vencedores com Cristo*16h - Culto na Cong. dos Coelhos*17h - Ensaio Canto Livre17h - Ensaio Cant’Art19h - Culto na Cong. dos Coelhos*19h - Culto Noturno19h - Culto Infantil19h - Garotos Emanuel (quinzenal) 19h - Meninas Emanuel (quinzenal)Segunda-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço Escolar18h - Cursos Senac19h30 - Ensaio Coro ÁgapeTerça-Feira07h - Culto de Oração 08h - Culto no Aeroporto (mensal)*14h - Curso de Corte e Costura14h30 - Mulheres Cristãs em Ação15h - Curso de Informática (3ª idade)15h - Corpo de Balé NASCE18h - Pray On + Vôlei (Adolescentes)Quarta-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço Escolar18h - Cursos Senac19h30 - Culto de Oração20h30 - Ensaio Coro Emanuel20h30 - Ensaio Banda RenoveQuinta-Feira07h - Culto de Oração14h - Curso de Corte e Costura15h - Projeto Gestantes15h - Encontro da 3ª idade16h - Curso de Informática (3ª idade)19h30 - Ensaio Coro Tríade19h30 - Ensaio Coro MasculinoSexta-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço Escolar18h - Cursos SenacSábado08h - Culto de Oração14h - Ensaio Bandas Emanuel14h - Ensaio Orquestra Emanuel16h - Ensaio Coro Emanuel16h - Ensaio Banda ADS16h - Culto na Cong. dos Coelhos*15h - Vencedores com Cristo*18h - Ensaio Coro Resgate19h30 - Cafofo.ADS20h - Renove (quinzenal)

* Programação realizada fora dasede da Emanuel.

Rua Maria Carolina, 500 - Boa Viagem, Recife/PECEP: 51020-220 | 81) 3126 8100

www.ibemanuel.com | [email protected]

facebook.com/ibemanuellinstagram.com/ibemanuelyoutube.com/canalibemanuel

CONTRIBUIÇÕES ON LINE | DÍZIMOS E OFERTASBANCO DO BRASIL: Ag. 3258-1, C/C 40.000-9BANCO BRADESCO: Ag. 0291-7, C/C 200249-3Para DOC utilize o CNPJ: 11.023.918/0001-72

AGENDA SEMANAL

ARTIGO

VOLTAR PARA CASA:UM NOVO NATAL!

Pr. Eufrázio Araújo

4 Revista Emanuel | Dez/14

Nova temporada na EBD InfantilDia 16 de novembro, tivemos a abertura dos novos estudos da escola bíblica infantil, com o tema: “Chamados e respostas”. Este busca apresentar de forma dinâmica e atraente a missão que os profetas receberam da parte do Senhor, de denunciar o pecado e clamar pelo arrependimento. Após estudarem o livro de Apocalipse, as crianças terão a oportunidade de aprenderem mais sobre a vida e ministério de Jeremias, Oséias, Joel, Amós, Jonas, Naum e Sofonias. Como soldados valentes, cada um enfrentou desafios e teve seus limites testados, a fim de obterem sucesso em suas missões. Nosso Deus não muda, Ele continua a confiar missões específicas a seus servos. Você sabe qual é a sua missão?

Acompanhe seu filho na participação desta grande aventura!

Garotos Emanuel em VitóriaTrilha, futebol, provas de maneabilidade em que os garotos tiveram o limite físico testado, piscina e um gostoso churrasco. Assim foi o dia de lazer dos Garotos Emanuel em 15 de novembro. Momento especial de fortalecimento do grupo.

ACONTECEU

Revista Emanuel | Dez/14 5

Dia de Comunhão EmanuelRealizamos no sábado do dia 11/10 mais

um Dia de Comunhão Emanuel no nosso acampamento, o Park Emanuel. Que dia maravilhoso de convivência e amizade! Esse encontro tem se constituído num momento muito especial de interação entre aqueles que já fazem parte da Igreja e aqueles que estão chegando. Quase 300 pessoas desfrutaram desse dia. No próximo estaremos lá de novo!

Multiplicação de PG’sCada vez que um Pequeno Grupo

multiplica-se, são ampliadas as possibilidades de pastoreio mútuo e de evangelização. Por isso no mês de novembro celebramos a multiplicação de diversos grupos em nossa Igreja. É a Igreja reunida de casa em casa, ou de apartamento em apartamento, tornando-se mais efetiva e dinâmica em nossa cidade.

Casa Pastoral no Park Emanuel

Depois de uma espera de oito anos finalmente está concluído

o chalé Park Emanuel. Construído conforme orçamento do Park, ofertas direcionadas e renda da Comedoria, a Igreja cumpre o prometido quando recebeu o acampamento doado pelas famílias. Assim os 47 usufrutuários poderão, a partir de janeiro de 2015, iniciar a construção de seus chalés.

Nossa esperança é que em 2015 possamos iniciar as construções do acampamento, onde estarão os apartamentos, piscina, campo, quadra e a capela que servirá também para abrigar uma congregação no local, além de outros empreendimentos.

Nosso acampamento Park Emanuel já é local de edificação, adoração, lazer e treinamento não só para a Emanuel, mas também para outras igrejas.

EUDES MARQUES

Revista Emanuel | Dez/14 6

Mês da Música

Novembro é um mês muito especial para a nossa igreja. É o mês em que destacamos as diversas formas de expressão com esta arte que é tão marcante em nossa denominação, a Música. Ao longo dos 48 anos de existência da Emanuel foi construída uma história musical muito sólida, tornando-se uma referência em nosso estado. Durante todo o ano é desenvolvido um intenso e frutífero trabalho, abrangendo os diversos ramos da música cristã, indo do popular ao erudito e contando com a participação de seus 8 (oito) grupos corais, equipes de cânticos e orquestra.

Neste ano, decidimos juntamente com os líderes da Área Ministerial de Adoração e Artes da nossa Igreja trazermos momentos especiais de louvor e adoração com os nossos grupos e convidados nos cultos de domingo.

02/11 tivemos a participação da nossa querida pianista Dayse Gomes e do flautista Mozart Ramos no culto da noite nos elevando com peças nos momentos de prelúdio, interlúdio e poslúdio.

09/11 foi a vez do coro Canto Livre juntamente com a Dispersos Cia de Teatro num musical que destacou características de alguns personagens da Bíblia. Hadassa encerrou com um lindo solo logo após a mensagem do Pr. Eufrázio.

16/11 no culto da manhã, recebemos o MM Apolônio Ataíde da IB da Capunga que nos trouxe uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da Adoração em nossas vidas. Nesta ocasião tivemos a participação de parte dos alunos da Orquestra Infanto-Juvenil Emanuel juntamente com os professores Elenivaldo e Jessé.

23/11 tivemos um lindo culto cantado com a participação de todos os integrantes do Ministério das Bandas. Foi uma noite marcante com toda a Igreja participando, louvando juntos desde os hinos mais tradicionais até os cânticos mais contemporâneos.

30/11 encerra a programação do Mês da Música e teremos dois momentos especiais: às 17h30 a Banda Sinfônica da Cidade do Recife fará um concerto aqui no nosso templo e traz em seu repertório um bloco de trilhas dos mais famosos filmes que foram sucesso nos cinemas. E no culto da noite, Amanda Mota, também pianista da nossa Igreja, trará peças que fizeram parte do concerto do seu Recital de Formatura no Conservatório Pernambucano de Música.

Louvamos ao nosso Deus pela a rica oportunidade de adorá-Lo através desta arte. Continuemos sempre em oração por esta Área Ministerial e por todos que participam dela.

TARIK BISPO

Revista Emanuel | Dez/14 7

Revista Emanuel | Dez/14 8

A ONU - Organização das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985.

A intenção da ONU é promover ações de voluntariado em todas as esferas das sociedades. Um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas. Pode-se começar por estabelecer uma definição da palavra “voluntário”. Recorrendo ao dicionário Houaiss, aprende-se que “voluntário” vem do latim voluntarius e significa aquele que age por vontade própria, uma vez que voluntas, também em latim, quer dizer vontade. As Nações Unidas completaram essa definição ao aplicá-la a seu sentido social contemporâneo. Segundo a definição da ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...”

Mas quem é o voluntário, afinal? Quem tiver vontade. Não é somente o especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Qualquer pessoa pode contribuir com suas capacidades, habilidades e dons. O voluntário doa sua energia e criatividade objetivando ajudar os outros. Trata-se de uma atividade que gera a oportunidade de fazer amigos, de viver novas experiências e conhecer outras realidades. O voluntário doa seu trabalho, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas e a satisfação de sentir-se útil.

Com a atuação crescente das Organizações Governamentais, o trabalho voluntário atingiu proporções que também precisou ser regulamentado. No Brasil, existe uma Lei do Serviço Voluntário, a lei 9.608, promulgada em 18 de fevereiro de 1998.

O VOLUNTÁRIO

VOLUNTaRIO,Voce faz parte!FABÍOLA FRANÇA

Elenivaldo - voluntário na Orquestra Infantil

O coração do voluntário gosta de servir. Eu faço por amor. Tenho prazer em servir.

Eu me sinto engrandecido em ser voluntário na Igreja. É uma coisa que dá orgulho, não tem preço!

Williane - voluntária do Reforço Escolar

A gente entende melhor o próximo e se entende melhor com o próximo. É um bem estar indescritível.

Etiane - professora de Ballet do NASCE

Depoimentos de alguns voluntários :

Revista Emanuel | Dez/14 9

E NTREVISTA

10

Temos muitos exemplos em nossa Igreja de pessoas que

se voluntariam doando parte do seu tempo e talento. Nesta edição entrevistamos a irmã Auristela Alcântara Queiroz que aos 79 anos é um exemplo de dedicação ao próximo. Confira!

Foto e Entrevista: Leo RodriguesTranscrição e finalização: Daniel Ulrichsen

Revista Emanuel | Dez/14

11Revista Emanuel | Dez/14

REVISTA EMANUEL - Onde a Sra. nasceu?

Auristela - Nasci aqui no Recife. Não tenho muito sotaque porque já morei no sul por muito tempo, mas sou daqui.

REVISTA EMANUEL - Como começou sua vida cristã?

Auristela - Desde os meus avós, que foram perseguidos no sertão. Quiseram matar meu avô, por ele ser de uma nova religião e aí a família foi crescendo no evangelho. Minha avó era uma pessoa fantástica. Não sabia ler, mas sabia a bíblia toda decorada. Era impressionante. Meu pai era professor de música no Americano Batista, no Seminário e regia corais. Eu me batizei na Igreja de Moreno, quando eu tinha 13 anos. De lá fui pro SEC. Não terminei o curso, mas foi muito proveitoso. Criei meus filhos todos na igreja, são todos crentes. Dos sete, dois são pastores. Desde que cheguei aqui sou professora da EBD, na Classe Lídia.

REVISTA EMANUEL - A senhora faz parte da Emanuel a cerca de 26 anos, como começa sua história aqui?

Auristela - Comecei aqui fazendo alfabetização de adultos com trabalhadores de construção, mas não pude ir a frente por conta da dificuldade em nivelar as turmas. Precisaria de mais voluntários pra dividir a turma, já que as necessidades de cada aluno eram diferentes e não tínhamos como fazer essa seleção. Depois disso eu fiz o curso de Rede Ministerial. Eu via as pessoas sendo líder e queria ser líder também, mas não conseguia chegar lá. Naquele curso eu percebi que não sou líder e não fiquei triste por isso. Percebi que poderia trabalhar com os líderes. Comecei a pedir a Deus uma resposta do que eu poderia fazer. Esse mês faz 11 anos que faço esse trabalho de corte e costura. De início, a intenção era ajudar as meninas da comunidade a ter uma renda, mas elas não vinham. Achavam que iam ganhar uma máquina de costura. (risos) Então sugeri ao Nasce fazer um curso cobrando uma taxa mínima, apenas para que pudéssemos oferecer o material. Desse jeito, conseguimos ajudar o Nasce com o que sobra. Pra mim é uma terapia, uma alegria. Eu sinto que as meninas gostam. Elas me abraçam e dizem “Quando eu crescer, quero ser igual a você!”. Isso é muito bom.

REVISTA EMANUEL - Além de professora do curso, a senhora também ensina na EBD. Como se sente nesse trabalho?

Auristela - É muito bom, excelente! Porque mesmo que a gente passe algo pra elas, quando estudamos aprendemos mais. A Bíblia é inesgotável. Eu gosto de comprar um livro base, para me aprofundar, além da revista da EBD. Hoje eu tenho Jazi, que me ajuda muito.

REVISTA EMANUEL - O que a senhora mais tem aprendido/recebido de volta com o voluntariado?

Auristela - Eu tenho recebido muito amor. Quando as pessoas sentem que estamos disponíveis pra ajudar, elas dão um feedback e estão sempre prontas para ajudar de volta. Aqui no Nasce eu encontrei um apoio muito grande em tudo que eu faço. As meninas aqui são excelentes e gostam muito de ajudar. Quanto mais elas gostam, mais eu gosto de ajudar também!

REVISTA EMANUEL - Qual o perfil da turma de corte e costura?

Auristela - A maioria é mulher, mas já recebemos dois senhores. Um deles, é hoje figurinista. Passou um tempo conosco e era muito esforçado. Mas o perfil, em geral, são pessoas que já tem algum conhecimento. Trazem tecidos e materiais de casa. Os maridos dão muito apoio. Às vezes elas encontram vestidos caros nas lojas e dizem “Isso ai eu sei fazer!”.

REVISTA EMANUEL - A senhora sempre faz uma devocional com as alunas. Já colheu frutos destes momentos?

Auristela - Já sim! Nós temos um membro na Igreja, a Socorro, que é fruto deste trabalho. Nas outras, a gente planta a semente. Hoje só temos duas alunas que não são crentes. O objetivo não é só ensinar corte e costura, mas também passar o plano de salvação de Jesus Cristo para as pessoas.

REVISTA EMANUEL - Já passou por algum momento que a fizesse pensar em parar com esse trabalho?

Auristela - Nunca pensei em parar. Vou completar 80 anos, mas se eu continuar me sentindo bem como eu me sinto hoje, vou continuar por mais uns anos!

REVISTA EMANUEL - Tem alguma história marcante nesse tempo como voluntária?

Auristela - Tive um grave problema de saúde. Pedi a Deus que as coisas que eu não tinha feito, Ele me desse uma nova chance de fazer. Com essa nova chance eu passei a valorizar menos as coisas materiais, e por isso eu gosto tanto disso tudo aqui. A semente plantada sempre floresce. Talvez uma experiência muito forte na vida faça com que você passe a pensar mais nos outros. A pessoa pode

fazer muito. Quanto mais a gente serve ao Senhor, mais Ele é bom pra gente. Isso é maravilhoso!

REVISTA EMANUEL - O que a Sra. diria pra incentivar as pessoas ao voluntariado?

Auristela - Depende do dom de cada um. Cada um tem que procurar o que gosta de fazer, algo que tenha amor ao fazer pra oferecer ao Senhor. Com certeza vale a pena ser voluntário!

“Cada um tem que procurar o que gosta de fazer, algo que tenha amor ao fazer, pra oferecer ao Senhor. Com certeza vale a pena ser voluntário!”

Guardei tua palavra em

meu coração.

Aplicativos em celular e tablet estão cada vez mais sendo utilizados por todas as faixas

etárias. Compartilhar textos bíblicos através de redes sociais tem sido comum graças à essas ferramentas. Mas muitos ainda questionam o uso desses aparelhos para o estudo da Palavra, principalmente para as crianças.

Em meio a tudo isso, conhecemos D. Alayde que teve uma ideia um pouco diferente para estudar a Bíblia. Se você acha que ler alguns capítulos por dia já é o suficiente, saiba que ela copiou todos os livros, isso mesmo, todos os livros da Bíblia a mão.

Separados em vários cadernos, ela nos contou que não foi a única a fazer isso. “Conheci duas pessoas que copiaram a Bíblia e sinto uma admiração por elas.”

Durante muitos anos, ela leu a Bíblia inteira em 10 ou 11 meses, mas foi em 2008 que ela teve a ideia: “Por que não, copiar em vez de apenas ler? Além de prazeroso, ajudava-me a memorizar os textos” – conta D. Alayde. Durante 3 anos e 4 meses passou horas do dia ou da noite copiando. Ao final, 18 volumes produzidos. “Optei por cadernos para deixar um exemplar para cada filho e também aos netos.”

Texto: Leo RodriguesFotos: Marina Brito

D IA DA BÍBLIA

Revista Emanuel | Dez/14 12

Quando questionamos quais livros ela tem um maior carinho, D. Alayde revela “Gosto muito dos Salmos, dos livros históricos, mas o Novo Testamento é o que mais me encanta.”

E você? Quanto tempo você tem dedicado à leitura da Palavra de Deus? Independente da forma (se digital ou impressa), hoje temos um acesso cada vez maior a Bíblia, mas sua leitura talvez ainda não seja prioridade no nosso dia-a-dia.

Procure reservar pelo menos 15 minutos de seu dia para ter um momento com Deus. Ore e cultive um relacionamento mais profundo com Ele. Guarde a Palavra do Senhor em seu coração e certamente sua vida será transformada.

Ao lado, D. Alayde com os 18 volumes da Bíblia

escritos à mão.

13Revista Emanuel | Dez/14

14 Revista Emanuel | Dez/14

F IQUE POR DENTRO

95ª ASSEMBLEIA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRASerá de 6 a 10 de fevereiro de 2015, na cidade de Gramado/RS. Na ocasião será organizada a 1ª Igreja Batista em Gramado. O local do evento será o SERRA PARK CENTRO DE FEIRAS E EVENTOS que possui auditório climatizado e confortável.

Localizado no alto do maior pólo turístico do sul do Brasil, instalado em meio a um parque de 460.000 m2, a 2 km do centro de Gramado, possui linda vista panorâmica de 360 graus.

Mais informações: Daisy Correia

NATAL DOS VENCEDORES COM CRISTOEm Dezembro, os VENCEDORES COM CRISTO celebrarão o Natal com suas famílias e voluntários do projeto. Serão dois momentos: dia 12/12 na Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem; e no dia 14/12, na Igreja Batista Memorial em Boa Viagem. Toda a programação está sendo feita pelas crianças e adolescentes.

Mais informações: Carmem Rosa

ANIVERSÁRIO DA CB NOS COELHOSSerá comemorado no dia 14 de Dezembro, às 15h, tendo como orador, Eliel Judson e participação musical do Coro Tríade. O convite é extensivo a toda a Igreja. Vamos celebrar mais um ano de vida desta Congregação, naquela comunidade.

Mais informações: Daisy Correia

MISSÕES COM ESPÍRITO NATALINOJuntamente com os jovens da Cristolândia, visitaremos o trabalho da JOCUM (em Camaragibe) que atende meninos resgatados das ruas. Levaremos presentes e panetones. Todos podem ajudar!

Mais informações: Daisy Correia

NATAL NA CB NOS COELHOSNo próximo dia 21/12, às 18h. Teremos também uma Ceia Natalina, oferecida pela nossa Igreja.

Mais informações: Daisy Correia

Revista Emanuel | Dez/14 15

Revista Emanuel | Dez/14 16

Quer ser membro da Emanuel?Iniciaremos neste domingo (30), às 18h, na sala 305, uma série de quatro encontros para quem deseja ser membro da Emanuel por carta, se você vem de uma igreja da CBB (Convenção Batista Brasileira), ou se vem de outras igrejas evangélicas e cujo batismo foi realizado por imersão. Nestes encontros conversamos sobre doutrina, história da igreja, funcionamento da igreja e sobre o funcionamento da Convenção Batista Brasileira.

EMANUEL VIDA

Que tal começar a semana cuidando da saúde? O Emanuel Vida é o grupo de corrida e caminhada da Emanuel, que se reúne toda segunda-feira, às 20h, em frente ao Hotel Jangadeiro, na Av. Boa Viagem. Venha participar conosco! Mais informações com Raquel Ribeiro.

JANTAR DO NASCE

No dia 05 de Dezembro, teremos em nossa Igreja um Jantar para cerca de 300 pessoas atendidas pelos projetos do NASCE. Faça sua doação!

BATISMOSNo próximo domingo (07), um grupo de irmãos estará cumprindo a ordenança do batismo, num testemunho de fé em que Jesus Cristo é o seu Salvador, simbolizando a experiência de conversão pessoal.

JESUS SERTANEJONeste mês de Dezembro, o Coro CANT’ART fará 3 apresentações do Musical Jesus Sertanejo. Ele traz composições sobre o nascimento de Cristo, com uma linguagem bem nordestina. Na Emanuel o Musical será apresentado no dia 21 de Dezembro, às 19h.

Christovam de GuerraJoel de O. FilhoMayra E. e Freitas

Lucas M. de SouzaFábio C. CavalcantiJudith da S. A. C. RegoRebeca Mª S. Maturana

Hulda F. RegoRilson NascimentoJoseane da S. MarizIngrid Pollyana L. Bispo

Arthur R. de MouraMarcelo V. da Silva Jr.Amanda S. de M. BritoCarolline B. C. MachadoCosma A. de SouzaPércia da C. Marchetti

José da S. G. FilhoJanaina B. de AndradeNathália M. PedrosaRosângela Cordeiro

Dênisson R. LemosBárbara G. BarbosaJanine de A. Bispo

Alvani P. da SilvaGláucia B. da Silva

Ruth NascimentoMarianna da C. NevesLuiz Alexandrino (func.)

Vânia P. FontesF. Davi B. RodriguesInalda U. AyresLúcia da S. MendonçaLuiz A. de O. FrançaNivaldo S. L. S. CamposRonildo de S. Silva

Vanderlei G. PereiraFábio G. FerrazGeraldina S. de JesusGislayne de Almeida

Alessandra de Silva

Mônica V. P. VenturaFilipe dos S. Costa

Irinéia C. VianaMichelle C. de O. LimaCaroline L. de OliveiraGuilherme C. Leite

Leandro FontanaGabriel dos Santos

Mª FerreiraDavid B. FilhoAndré F. Duarte

Hena WanderleyLetícia M. PaesEliasi M. G. da SilvaJefferson D. NasctoZuleide de Melo Lima

Christiane PurificaçãoVictória C. da CunhaMary M. FreireJéssica G. Lemos

Mª de Lourdes M. LealMaria do S. CunhaMaria da G. AraújoRaquel R. Q. CardosoAndré L. F. de BritoSuany K. da SilvaMirella da C. Neves

Ketty A. Q.SantosMarcelo PimentelMaura S. Malheiros Jorge Karagulian

Ana S. CorreiaRafaela do CarmoJúlia C. da SilvaJúlia P. AraújoMariana A. SilvaCarlos E. de Castro

Arquimedes de AlmeidaRenatinha DidiniSamuel C. Correia

Sérgio R. Rodrigues

Patrícia P. Gomes

Eleide S. BastosMaria do S. MartinsEtna G. da CostaMarlene F. BorbaWalvik JúniorWendell de A. FreireDoris L. G. de Lima

Mônica F. Brasileiro

Maria do NascimentoJosias B. da Silva

Lucy B. da SilvaVera L. de Oliveira

Izabel de A. . SilvaLuiz G. VicenteSheyla J. de L.PascoalEsthon C. de OliveiraKarla S. da Silva

Ana Campos

Clara F. C. RibeiroMiriam F. de SouzaJosé C. de Santana

Luana E. Santos

Reginaldo R. MeloCaio C. AlvesIsrael T. de OliveiraTardelli T. CanutoJaniele T. de Lira

Valdenice M. SilvaIsadora de O. SantosAlessandra R. FerreiraCarmelo de O. FilhoEvandi do NascimentoHelenilda P. de Freitas

Aniversariantes | Dezembro/2014

01

02

03

05

04

12

13

14

15

1620

18

19

17

22

23

28

24

25

26

30

31

11 21 2706

07

08

10

11 21 27

09

02 – Reunião Ext. do Conselho Diretor (Avaliação da Pesquisa), 19h30

03 – Profissão de Fé, 19h15

05 – Acampadentro das M.R. – AMEM

05 – Encerramento Anual - NASCE, 19h

06 – Cafofo – Culto de Gratidão, 19h – ADS

07 – Realização de Batismos, Noite

10 – Reunião com os Pastores (IBE), 14h

12 – Ceia Natalina do VCC – AMEM

13 – Culto Natalino do CAFOFO/RENOVE

14 – Mary Witt “Dia da Bíblia” (Manhã) – AMEC

14 – Aniversário da CB nos Coelhos – AMEM

14 – Culto Natalino (VCC) na IB Memorial

14 – Encontro Geral dos Líderes de PG’s – AMC

16 – MCA – Comemoração Natalina, 14h30

16 – Conselho Diretor, 19h30

17 – Café com os Pastores de Rede, 7h30

17 – Reunião com os Pastores (IBE), 14h

21 – Celebração do Natal na EBD – AMEC

21 – Culto Administrativo, 11h30

21 – Natal na CB dos Coelhos – AMEM

21 – VCC – Encerramento Anual – AMEM

21 – Ceia do Senhor, Noite

24 – Natal em Família

25 – Culto Natalino, 19h30 – AMC

30 – Culto no Aeroporto, 8h – AMEM

31 – Culto de Ano Novo, 20h

31 – Jantar de Reveillon, 23h

Ainda neste mês: Missões Natalinas com visitas à Cristolândia (Paudalho) e JOCUM

(datas ainda serão confirmadas pelas Instituições)

12 Dezembro/2014

Revista Emanuel | Dez/14 17

INSCRIÇÕES ABERTAS!A participação num Retiro Espiritual, como o que realizamos todos os anos no

período do carnaval, é uma oportunidade única de reunirmos a igreja para momentos especiais de convivência e comunhão. O ambiente descontraído, as brincadeiras, as atividades esportivas, as oficinas, as refeições juntos, os bate-papos, os momentos de louvor e as mensagens têm favorecido o crescimento de muitos irmãos.

Em 2015, no período de 18 a 21 de fevereiro estaremos nos reunindo pela segunda vez no Park Emanuel, nosso cantinho, nossa casa. O preletor será o Pr. Matheus Guerra que já foi Pastor de jovens da nossa igreja e que hoje é Pastor titular da Igreja Batista da Pituba em Salvador, BA. As inscrições serão iniciadas no domingo, 07 de dezembro. Reserve esse período para estar conosco!

PERÍODO: 18 a 21 de FEVEREIRO de 2015LOCAL: PARK EMANUEL (IGARASSU)PRELETOR: PR. MATHEUS GUERRAVALOR: R$ 150,00 (INSCRIÇÕES ABERTAS DIA 07/12)INFORMAÇÕES: MARCELO BREDERODES

As Escolas Dominicais tiveram início no século XVII e vieram para a América Latina no esforço missionário cerca de 200 anos atrás. Foram

implantadas também no Brasil e com um modelo semelhante ao existente nos países de origem dos missionários. Organizada como escola mesmo, com classes para jovens, adultos, crianças, mulheres, homens, com material previamente pronto, geralmente uma revista. Administrativamente possuía superintendente, professores, secretário e em algumas igrejas até mesmo tesoureiro, com treinamento pelo menos 1 vez ao ano para os professores. Assim, as igrejas evangélicas tinham o seu programa de Escola Bíblica Dominical.

Um dos fenômenos atuais tem sido o abandono dessa prática, desse programa que era tão característico das igrejas evangélicas brasileiras. Isso vem acontecendo porque vivemos um novo tempo, temos outras demandas, as coisas se organizam de outra forma. Trata-se da cultura contemporânea e a educação cristã, eclesial, passa por isso também.

É preciso atualizar a Escola Bíblica, contextualizar, não só à cultura brasileira mas também ao tempo em que estamos vivendo. E chamamos apenas de Escola Bíblica porque ela também poderá acontecer em outro horário e dia e não apenas aos domingos pela manhã. Também pode se organizar de forma diferente, não apenas em classes por faixa etária, mas em classes por temas.

Dentro desse contexto estamos trabalhando e apresentando à igreja um novo formato para nossa Escola Bíblica dos adultos. Fruto de um trabalho que vem se desenvolvendo ao longo deste ano, com o suporte de educadores, dos professores de adultos de nossa EBD e do nosso pastor.

Fizemos uma pesquisa com a igreja para colhermos informações sobre fatores que motivam e/ou desmotivam a participação na EB; qual o melhor horário e que temas gostariam que fossem estudados. Com base nas informações colhidas iniciamos o trabalho e estamos assim montando a nossa matriz curricular.

Já em dezembro todos receberão material informativo com os cursos que serão oferecidos ao longo do ano e o tempo de duração. Ao final de cada assunto os alunos receberão certificados o que dará a noção exata de término de uma etapa.

Queremos esclarecer que os temas que são fornecidos pela Editora Convicção (antiga JUERP) continuarão contemplados na nossa matriz e as classes serão abertas a todos aqueles que desejarem estudar os temas ali oferecidos.

Para esse 1º ano teremos temas como: Panorama do Antigo Testamento, Doutrinas, Introdução ao estudo da Bíblia, História da Igreja,

Bases para intepretação da Bíblia, Seitas, Religiões e heresias, Administração financeira à luz da Bíblia, Temas ligados à família, Descoberta dos dons, História de missões contemporâneas, Ação social e a igreja, Justiça Social, entre outros.

Já temos confirmados como facilitadores: Profª. Lavana Riker, Pr. Marcos André, Pr. Jefferson Dalamura, Pr. Edvaldo Shamá, Pr. Alberto Freitas, Pr. Eufrázio Araújo, Profª. Daisy Correia, Prof. José Moura, Prof. Artur Ataíde, Prof. Ivan do Espirito Santo, Profª. Nilza Barros e Profª. Daisy Andrade.

O nosso desejo é ver um grupo cada vez maior de pessoas estudando a Palavra de Deus e uma Escola Bíblica vibrante, relevante e com um ensino que continue a contribuir para o fortalecimento de nossa Igreja.

a nova EBDda Emanuel

por VÂNIA BRITO

]18 Revista Emanuel | Dez/14

“É preciso atualizar a Escola Bíblica, contextualizar, não só à cultura brasileira mas também ao tempo em que estamos vivendo.”

REDE CASAIS

SEG

TER

REDE ADS

SEG

TER

SEX

SAB

REDE RENOVE

SEG

TER

QU

AQ

UI

QU

I

SEX

SA

B

REDE MISTOS

QU

IS

EXS

EX

Verifique qual melhor dia e horário e participe conosco de um dos PG’s.

20h | Bruno e Fran 9976.3472 / 8529.5161

20h | Luiz Siqueira e Mary9663.9987 / 8819.1843

19h30 | Gabriela Cordeiro9840.451119h30 | Hans Liebschner9924.4106

18h | Caio e Rémi9696.3912 / 9730.7377

20h | Gabriela Cabral9711.9719

19h | Thaísa Gabriela 9990.8439

20h | 19h30 | Victor e Beto9555.8209 / 9613.5369

22h | Levi e Brenda9897.2552 / 9970.4197Zona Norte

17h | Rafael Portela9793.5868

17h | Lucas e Suellen7911.7095 / 9724.3432

20h | Tiago Cavalcanti9633.2793

22h | Rodrigo e Paloma9712.0807 / 9950.5624

22h | Eric e Mayara9794.9392 / 8815.9003

20h30 | Dinho e Flavinha9713.0877 / 9132.0266

20h | Ayres e Shelle9925.3780 / 9692.9596

20h | João Vitor e Manuella8491.3623 / 9256.2343

20h | Davi e Clara9784.7711 / 9600.5249

20h15 | Daniel e Poli9893.4690 / 9740.9993

20h | Tiago e Tainah9910.9473 / 9996.7699

19h30 | Carlos e Sônia9683.8560

--------- 3ª IDADE ----------

15h | Erleide9975.2823

15h | Quintino9897.6675

15h | Jô9132.0525

20h | Pr. Julio Cesar e Polly9712.2763

20h | Jôsi9819.0010

20h30 | Niedja8757.1604

20h30 | Etiane9605.6539

20h | Pr. Eufrázio e Verônica9712.2753

20h | Evandro e Raquel9652.3801 / 9652.6148

20h | Flaviano e Tatiana9262.9715 / 9126.9715

20h | Jennecy e Ivanilda9272.7147

20h | Ivan e Adriana9959.1001 / 8859.8425

20h | Roberto e Fabiana9967.1973

20h | João e Linda8863.2435 / 8659.1829

20h | Aristóteles e Clênia9910.3588 / 9712.2043

20h | Eliseu e Cláudia7906.6448 / 8218.2219

18h | Barros e Izabel9856.9350

19h30 | Cardoso & Jefferson3088.6477

19h30 | Junior e Kelsiene9927.5580 / 8518.4289

20h | Luiz Neto e Cláudia8800.1911 / 8800.1705

RENOVEParticipe dos encontros quinzenais do Renove. Acompanhe nosso Instagram: @rederenove

CASAISParticipe de um PG da Rede.

Pr. Eufrázio (81) 9712.2753

3ª IdadeReúne-se todas as quintas, a

partir das 15h.

CAFOFOAos sábado, temos nosso CAFOFO aqui na Igreja. Fique ligado em nosso Instagram:@cafofoads

Neste final de ano, contribua financeiramente com sua Igreja.

Revista Emanuel | Dez/14 19