revista emanuel n.24 (março/16)

20
Saiba como chegar na Emanuel, através do QR Code: Mulheres nas mãos de Deus VEM AÍ Dia Emanuel de Comunhão ENTREVISTA Missionário Timóteo IGREJA BATISTA EMANUEL EM BOA VIAGEM MARÇO . 2016 | ANO III - EDIÇÃO 24

Upload: revista-emanuel

Post on 27-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Publicação cristã mensal destinada ao crescimento e à transformação de cada indivíduo e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Saiba como chegar na Emanuel, através do QR Code:

Mulheres nas mãos de Deus

VEM AÍDia Emanuel de

Comunhão

ENTREVISTAMissionário

Timóteo

IGREJA BATISTA EMANUEL EM BOA VIAGEMMARÇO . 2016 | ANO III - EDIÇÃO 24

Page 2: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/162 3

ANO III - N° 2420 de março de 2016

ibemanuel.com

Publicação cristã mensal destinadaao crescimento e à transformação decada indivíduo e à edificação da igrejalocal, a partir de conteúdos baseados

na Palavra de Deus.

Ministério de ComunicaçãoLeonardo [email protected](81) 99216.2820

Diagramação e ediçãoLeo Rodrigues

ArteLeo Rodrigues e Marcos Ferreira

Colaboradores nesta ediçãoPr. Alberto Freitas, Clenia Ferreia, Daisy Correia, Divany Ibrahim, Pr. Julio Cesar, Issara de Brito, Márcia Lino, Pr. Rodrigo Freitas, Pr. Thiago Barreto e Vânia Brito.

RevisãoCândida Ramos e Leo Rodrigues

Tiragem1.000 exemplares

Anúncios, sugestões e comentários(81) 3126.8100 | [email protected]

E finalmente trazemos até você a edição de março da Revista Emanuel. Neste mês trazemos uma entrevista muito interessante com o missionário Timóteo, médico carioca que atua no Senegal. Ele nos contou um pouco sobre seu chamado para este trabalho e como tem sido sua experiência de, juntamente com a família, servir àquele povo através de sua profissão. Você também pode ouvir a reflexão que ele nos trouxe no dia 06 de abril, em nosso canal no Youtube.

Nesta edição também trazemos novas informações sobre a Central do Voluntariado, que irá funcionar

aqui na Emanuel, para gerenciar as pessoas que desejam dedicar parte de seu tempo no trabalho em nossa comunidade. São centenas de pessoas que já têm se disponibilizado, e essa será mais uma ferramenta para que você possa servir nos ministérios que mais se identifica. E, de maneira estratégica, o NASCE será o responsável por esse gerenciamento de informações. Esperamos que você se envolva no trabalho e venha também ser um voluntário, na Emanuel!

L E O R O D R I G U E SE D I T O R

Pr. Eliel JudsonAdolescentes | [email protected](81) 99712.0703 / 3126.8126

Pr. Thiago BarretoJovens | [email protected](81) 99864.9810 / 3126.8126

Fabíola FrançaAtuação Social | [email protected](81) 99712.2668 / 3126.8111

Eudes MarquesAdministraçã[email protected](81) 99712.2625 / 3126.8107

Pr. Alberto [email protected](81) 99712.2570

Vânia BritoEducação Cristã[email protected](81) 99712.2861 / 3126.8109

Tarik BispoAdoração e [email protected](81) 99712.2814 / 3126.8124

Daisy CorreiaEvangelismo e Missõ[email protected](81) 99712.2713 / 3126.8106

Pr. Julio CesarComunhã[email protected](81) 99712.2763 / 3126.8105

EQUIPE MINISTERIAL

PASTORALMulheres nas mãos de Deus

ACONTECEU NA EMANUEL

ARTIGOEvangelho, vontade de Deus para os homens

ENTREVISTAMissionário Timóteo

FIQUE POR DENTRO

CALENDÁRIO e ANIVERSARIANTES

ARTIGODesenvolvendo um aprendiz de l íder

PEQUENOS GRUPOS

03

14

11

17

18

19

04

09

Page 3: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/162 3

Mulheres nas mãos de Deus

PR. ALBERTO FREITAS

P ASTORAL

Declaração de Missão: “Alcançar pessoas para vivenciar plenamente o evangelho de Cristo.”

Visão Estratégica: “Ser uma igreja acolhedora, restauradora, comprometida com os valores do reino de Deus, tornando-se referência para o mundo.”

Pr. Alberto FreitasPastor-Presidente

A Bíblia está repleta de exemplos de mulheres que realizaram grandes coisas nas mãos de Deus. Poderíamos citar Joquebede e Miriam, que foram responsáveis por evitar a morte de Moisés, aquele que viria a ser o libertador do povo de Israel do cativeiro egípcio; ou Raabe, que creu que Deus haveria de entregar a cidade fortificada de Jericó nas mãos de Josué e de seu povo; ou Débora, que foi levantada por Deus, no tempo dos juízes, para libertar o povo de Israel das mãos do seu opressor. Lembramos, também, de Ester, usada por Deus para impedir que o povo de Israel fosse dizimado, no tempo do rei Assuero. E por que não falar de Ana, mãe do profeta Samuel; Abigail, mulher sábia que veio a ser esposa de Davi; Isabel, mãe de João Batista, e tantas outras?

Todas foram instrumentos nas mãos de Deus para o desenvolvimento do que Ele tinha como propósito ao longo da história e para o tempo de cada uma. Foram situações pessoais que poderíamos chamar de corriqueiras: uma mãe que agiu para preservar a vida do filho; alguém em cuja porta batem dois estrangeiros precisando de abrigo; uma mulher estéril que pede ao Senhor um filho; ou uma mulher abastada que se dispõe a fornecer alimento a um grande número de pessoas. Deus transformou essas situações comuns em passos na implementação do seu plano para a salvação da humanidade.

O dia 8 de março é marcado pela celebração do Dia Internacional da Mulher. Muitos avanços no reconhecimento do trabalho feminino tem sido

alcançados, mas vemos na palavra de Deus que o valor da mulher foi reconhecido em todas as épocas. E quando da queda do homem, Deus prometeu que a vitória sobre o pecado viria por meio daquele que seria “semente da mulher”. Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. E o que ela fez partiu da disposição em dizer para o anjo que lhe anunciou o nascimento de Jesus: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1.38).

Em Lucas 8.1-3, temos o relato de mulheres que acompanhavam e serviam a Jesus e aos discípulos com os seus bens. São citados os nomes de Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, Suzana e também muitas outras. Mulheres cujo exemplo ficou registrado na história do evangelho. De lá para cá, quantas mulheres influenciaram positivamente vidas que se entregaram a Jesus, recebendo-o como Salvador e Senhor! Umas famosas, outras anônimas, mas que tiveram em suas vidas resultados de eternidade na vida de outras pessoas.

Grandes coisas podemos fazer como instrumentos nas mãos de Deus, se tivermos a mesma disposição demonstrada por Maria. Homens e mulheres, jovens e idosos, de elevada formação acadêmica ou mesmo analfabetos, todos podemos ser instrumentos poderosos nas mãos daquele “que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3.20).

Page 4: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/164 5

Impacto evangelísticonos CoelhosDaisy Correia

Uma comunidade carente, com necessidades básicas semelhantes às de várias partes do mundo onde nossos missionários estão atuando, estando nós bem pertinho desta que precisa de nossa assistência, nos fazendo lembrar o texto bíblico: “quem irá pregar?”.

Assim, ali estivemos, na manhã do sábado 20/02, com um grupo de nossa igreja que tem abraçado aquela comunidade onde está inserida a Congregação Batista Emanuel nos Coelhos. Distribuímos folhetos, Bíblias, falamos do amor de Deus, visitamos casas e levamos conforto a muitas pessoas. As crianças e adolescentes tiveram, naquela manhã, atividades bíblicas e recreativas com uma equipe que tem se dedicado ao trabalho na Congregação.

Quando você terá essa oportunidade e privilégio? Venha ser um voluntário neste campo missionário.

Saiba tudo que aconteceu nos últimos dias, na Emanuel.

Page 5: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 5Aconteceu na EmanuelRevista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/164 5

Aliança, um compromisso de amarOs casais da nossa igreja têm participado desse encontro que visa o fortalecimento dos casamentos e da família. Casais que não se achegaram ao evangelho tem sido convidados para estar conosco. No último encontro tivemos a presença do Pr. Ney Ladeia, que falou sobre “Um Compromisso de Amor”. O próximo acontecerá no sábado 30/04. Teremos a presença do Pr. José Edson, líder da rede casais da Igreja Batista Central de Fortaleza. Participe conosco!

Encontro dos professoresAconteceu no dia 27 de fevereiro. Um momento para confraternização, comunhão, avaliação e planejamento para a continuidade do processo de implementação da nova Escola Bíblica Emanuel.

Celebração da Escola Bíblica InfantilMuita música, encenação com as crianças e participação dos pais. Assim foi o encontro para marcar o início dos estudos do novo tema da EB Infantil.

Celebração do Dia Internacional da MulherDivany Ibrahim (Coordenação da MCA)

Na tarde do dia 08 de março as mulheres da nossa igreja celebraram com uma programação bem dinâmica, tendo uma reflexão sobre “Mulheres que deixaram exemplos” proferida pela Profº Daisy Correia, usando a técnica de participação de todas as mulheres presentes. Também foi apresentado um vídeo com Mulheres da Bíblia (em Cordel) e, depois da entrega dos brindes, foi servida uma mesa de bolos bem saborosos, proporcionando momentos de comunhão.

Bazar MissionárioDaisy Correia

Um evento que aconteceu no sábado, dia 27 de fevereiro, com a finalidade de levantar recursos para presentear o campo Missionário no Equador, na cidade de Manta, onde está nossa missionária Joseane Lima, para onde planejamos uma viagem missionária em comemoração aos 50 Anos da Emanuel.

O bazar teve artigos usados e novos, com expositores de nossa igreja, promovido pela Área Ministerial de Evangelismo e Missões. O evento teve êxito e foi muito abençoado.

Page 6: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/166 Aconteceu na Emanuel

A CONTECEU

Retiro de líderes do RenovePr. Thiago Barreto

No fim de semana dos dias 4 a 6 de março, tivemos o retiro de líderes e co-lÍderes de PGM’s do RENOVE. Foi um momento importante de união, criação de laços de intimidade uns com os outros, unidade, visão, ministério, capacitação da liderança e novas ideias para o RENOVE.

Trabalhamos nesses dias alguns assuntos importantes, como as intenções e ações que são tão necessárias para um

PG deixar de ser apenas uma estratégia, para ser um espaço de relacionamentos com o próximo de todo o coração, assim como Jesus fez com seu pequeno grupo de 12 discípulos.

Alem dessa aprendizagem, trabalhamos a dinâmica dos PGM’s, e assim capacitamos os líderes para as reuniões semanais com seus grupos. Somando-se a tudo isso, conseguimos compartilhar, com cada um da liderança, os anseios para a Área Ministerial dos Jovens, através de um planejamento. Foram dias intensos e abençoados.

G ENTE

O irmão Manoel casou-se com Edilene, no último dia 27/02. Manoel é fruto do trabalho realizado pela Cristolândia, e há alguns meses foi batizado aqui na Emanuel, igreja que escolheu para fazer parte da membresia. Que Deus derrame suas bênçãos sobre a vida deste casal.

Carla Cardoso agradece a Deus pela sua colação de grau, realizada no dia 04/02, em Bacharel em Odontologia, pela UNINASSAU. Parabéns, Carla!

A desembargadora Daisy Andrade foi designada pelo presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, como nova presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal, sucedendo o desembargador Jones Figueirêdo. Oramos para que Deus a oriente e seu trabalho seja bênção na vida da sociedade.

Casamento de Manoel e Edilene

Formatura

Daisy Andrade

Page 7: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 7Aconteceu na Emanuel

Eventos em parceria com a Visão MundialComo igreja parceira da Visão Mundial, temos tido a oportunidade de sediar alguns eventos promovidos por essa organização evangélica sem fins lucrativos, que trabalha para a erradicação da pobreza e promoção da justiça, principalmente no atendimento das necessidades de crianças e adolescentes. Desta forma, recebemos o Pr. Harold Segura, Diretor de Relações Eclesiásticas da Visão

Mundial para a América Latina e Caribe, no

dia 24 de fevereiro, e, no dia 9 de março, de

Silvia Kivitz, esposa do Pr. Ed René Kivitz e

coordenadora do trabalho social da Igreja

Batista de Água Branca, em São Paulo.

Louvamos a Deus por ambas as oportunidades

e pelo crescimento proporcionado aos que

estiveram presentes.

Page 8: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/168 9Revista Emanuel | Mar/168 Aconteceu na Emanuel

Page 9: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/168 9

A RTIGO

Cresci ouvindo sobre DEUS e “fazendo” as coisas para Ele. Mas só aos 19 anos compreendi o que realmente era a vontade de Deus na minha vida, o Evangelho.

Todo universo vive e está sujeito à vontade de Deus. Não há na terra ou no céu nada que não obedeça e cumpra aquilo que Deus determina e estabeleceu. Como organizador e criador de todo universo, tudo tem o seu espaço, forma e propósito para um bom desenvolvimento do mesmo. E por que nós os seres humanos não nos sujeitamos da mesma forma?

“Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos? Será que vocês não sabem? Nunca ouviram falar? Não lhes contaram desde a antiguidade? Vocês não compreenderam como a terra foi formada? Ele se assenta no Seu Trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar. Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do Seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o Seu poder e tão imensa a Sua força, que nenhuma delas deixa de

comparecer”. (Isaías 40:12;21;22; 26).

Para o homem também foi dado limites, leis e regras, mas preferimos desobedecer; (Gêneses 2: 8-9; 15-17) Diferente de toda criação, nós preferimos agir por conta própria e desobedecer às ordens do Senhor; a partir daí o caos foi instalado na terra, porque quem organizou tudo para nós vivermos, foi Ele. Não é de se admirar que buscamos ser o que não somos e estamos insatisfeitos com o que somos e temos, a ponto de nos corrompermos por muito e por pouco. Quando compreendi isso que acabei de descrever, entendi que precisava obedecer, ou seja, fazer a vontade de Deus em meio a uma desordem na minha família.

O evangelho é o poder de Deus (Romanos 1:16, 17) para uma mudança de realidade da sociedade, das famílias e do indivíduo em todos os seus contextos, levando-o a se voltar para quem o conhece muito bem e que tem planos de Paz e não de mal, (Jeremias 29:11) e que nos dá uma nova oportunidade de vivermos uma vida abundante e plena, através de Jesus (João 6:40). Viver o evangelho, para mim, é viver em obediência. Assim como o mar, as estrelas, as aves do céu, os peixes do mar, e todos os montes e vales que dia após dias se submetem ao governo de D’Ele. (Romanos 1:16)

Evangelho, vontade de Deus

para os homensMárcia Lino

Domingo08h - Culto de Oração09h - Culto Matinal09h - Vencedores com Cristo*09h30 - Coro Infantil10h30 - EBD15h - Culto em Chinês16h - Vencedores com Cristo*16h - Culto na Cong. dos Coelhos*17h - Ensaio Canto Livre17h - Ensaio Cant’Art19h - Culto na Cong. dos Coelhos*19h - Culto Noturno19h - Culto Infantil19h - Garotos Emanuel (quinzenal) 19h - Meninas Emanuel (quinzenal)

Segunda-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço Escolar19h30 - Ensaio Coro Ágape

Terça-Feira07h - Culto de Oração 08h - Culto no Aeroporto (mensal)*14h - Curso de Informática (3ª idade)14h - Curso de Corte e Costura14h30 - Mulheres Cristãs em Ação15h - Corpo de Balé NASCE18h - Pray On + Vôlei (Adolescentes)

Quarta-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço Escolar19h30 - Culto de Oração20h30 - Ensaio Coro Emanuel20h30 - Ensaio Banda Renove

Quinta-Feira07h - Culto de Oração14h - Curso de Corte e Costura14h30 - Encontro da 3ª idade15h - Projeto Mulher16h - Curso de Informática (3ª idade)19h30 - Ensaio Coro Tríade19h30 - Ensaio Coro Masculino

Sexta-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço EscolarSábado08h - Culto de Oração14h - Ensaio Bandas Emanuel14h - Ensaio Orquestra Emanuel16h - Ensaio Coro Emanuel16h - Ensaio Banda ADS16h - Culto na Cong. dos Coelhos*15h - Vencedores com Cristo*18h - Ensaio Coro Resgate19h30 - Cafofo.ADS20h - Renove (quinzenal)

* Programação realizada fora dasede da Emanuel.

Rua Maria Carolina, 500 - Boa Viagem, Recife/PECEP: 51020-220 | 81) 3126 8100

www.ibemanuel.com | [email protected]

facebook.com/ibemanuellinstagram.com/ibemanuelyoutube.com/canalibemanuel

CONTRIBUIÇÕES ON LINE | DÍZIMOS E OFERTASBANCO DO BRASIL: Ag. 3258-1, C/C 40.000-9BANCO BRADESCO: Ag. 0291-7, C/C 200249-3Para DOC utilize o CNPJ: 11.023.918/0001-72

Page 10: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Entrevista Timóteo10

Page 11: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

11Revista Emanuel | Mar/16

E NTREVISTA

TIMÓTEOm i s s i o n á r i o n o

s e n e g a lFOTO E ENTREVISTA: LEO RODRIGUES

TRANSCRIÇÃO: ISSARA DE BRITO

Revista: Como veio o chamado missionário? Por que o Senegal?

TIMÓTEO: Na verdade eu e minha esposa já tínhamos o chamado missionário há algum tempo. Eu, aos 15 anos nos Embaixadores do Rei, em um acampamento, entendi Deus me chamando pra missões. E minha esposa com 10 anos nas Mensageiras do Rei. Nessa época a gente ainda não tinha se encontrado, mas como a nossa diferença de idade são 5 anos, a gente entende que mais ou menos no mesmo tempo Deus tava desenhando esse futuro para nós.

E aí, mais ou menos com 17 anos, Deus falou comigo

Page 12: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/1612 13Revista Emanuel | Mar/16 Entrevista Timóteo12

de novo. Dessa vez me estimulando a fazer medicina. Eu questionei, achei que estava esquivocado. Não tinha como ser. Eu era pobre, e estudava em escolas públicas do Rio de Janeiro. Não dava para concorrer para medicina. Depois eu entendi que era isso mesmo, e falei com meu pai. Meu pai bancou um pre-vestibular para mim. Eu tentei a primeira vez, tentei a segunda vez, e não passei. Quase desisti. Achei que tinha entendido errado mesmo, mas aí, na terceira tentativa passei. Confessei a Deus que meu curso seria para servir ao Reino. Fiz seis anos na Universiade Federal do Rio, a UNIRIO. Tive uma dúvida nessa época porque como a maioria das pessoas que lida com missões pensa, eu também pensava: para ser médico missionário tem que fazer clínica geral ou pediatria, e eu não tinha jeito para isso. Comecei então a trabalhar com medicina do esporte. Fui médico do Botafogo duas vezes. Lá que eu entendi o caminho da ortopedia e nisso fiz três anos de espezialização.

Mas por causa de uma crise financeira séria que passamos no Rio, fomos para Linhares, no norte do Espírito Santo. Lá eu tive um grande crescimento profissional. Montei clínica, e ganhei bastante dinheiro. Mesmo lá, eu e minha esposa sempre tivemos o chamado muito presente no nosso coração e pensamos em fincar em Linhares, vivendo pra Deus. Eu ficava evangelizando, pregando para médicos e pacientes, e tentando entender o tempo de Deus.

Só em 2001, participamos de um Congresso Missionário no Rio, e foi quando Deus me falou que era a hora de sair. Visitamos o Senegal em 2003. E Deus confirmou que era lá. Eu tive um encontro com um ortopedista local que foi decisivo. Expliquei para ele que fazia cirurgia de joelho, artroscopia, e ele me falou que haviam recebido um artroscópio mas que não havia nenhum médico no país que fazia artroscopia. E aí voltamos e começamos a vender tudo em Linhares. Em 2004 fui para formação missionária no Rio e em 2005, pela Junta de Missões Mundiais, seguimos para o Senegal. Esse foi o percurso.

REVISTA: O que você sentiu ao largar tudo aqui e ir para um país como o Senegal?

TIMÓTEO: Na verdade a gente já conhecia o Senegal e por isso sabia que não iria ser fácil, mas o chamado foi

muito forte. Eu entendia que o tempo de Linhares realmente estava acabando.

E assim Deus me deu graça porque a gente não se prendeu naquilo que estava ganhando. Eu estava realmente muito bem. A ponto de alguns irmãos e pastores acharem que eu estava entendendo errado, que eu não poderia fazer isso, deixar tudo. Só que na verdade eu não deixei tudo, o que eu tinha eu levei: a minha vida em Jesus e as minhas habilidades. Eu não deixei de ser médico. Eu fui com aquilo que eu era, com aquilo que eu tinha. E esse rompimento, sem nenhuma demagogia, não foi difícil. Minha esposa, que é dentista, tinha o consultório dela também, e não foi complicado porque a gente entendeu que esse era o tempo de sair.

É como diz uma música do Josué Rodrigues: “Portas que se fecham são iguais as que se abrem, se abertas ou fechadas por Deus”. Quando eu voltei para Linhares em umas das viagens, pensando em todas essas mudanças, essa música foi balsâmica para mim

porque eu entendi que Deus estava me dizendo: “Filho, Eu estou fechando essa porta, mas sou Eu”. Porque para nós é isso que importa. Mesmo se a porta foi fechada, mas se foi Deus que fez, estamos bem. É se entender no centro da vontade de Deus.

REVISTA: E como foi iniciar lá? Como tem sido o trabalho, o exercício da profissão?

TIMÓTEO: O início foi bem difícil. Primeiro que é um país de língua francesa, mas o povão mesmo fala um dialeto, o uólofe. Eu fui para o hospital com quatro meses de chegada, falando só um pouco de francês. E isso me comprometeu um pouco, pois as pessoas olhavam, e não acreditavam em mim. Porque eu via o raio-x, tinha tudo na cabeça, mas não conseguia me expressar. Isso gerou certa desconfiança. As pessoas não acreditavam que eu era ortopedista

como eu dizia. Até que depois de um ano e pouco eu tive oportunidade de fazer uma cirurgia de ligamento de joelho, que é o que eu mais faço. E aí isso tudo virou. Quando peguei o bisturi, e alguns residentes me assistiram, as portas se abriram. Para minha esposa foi mais difícil ainda na odontologia. Ela não aguentou ficar no hospital.

A relação deles com quem chega, branco, na questão profissional é ruim. Há desconfiança porque até eles entenderem que você quer ajudar, leva tempo. Porque você vem com esse discurso de ajuda, mas outras pessoas que não querem ajudar também aparecem falando isso. Mas nossa relação com eles hoje é muito boa. Há um respeito enorme.

E depois que a gente começou o centro médico, foi melhor. Fiquei quatro anos em um hospital público servindo como voluntário e depois desse tempo foi que começamos na periferia de Dakar, o centro médico esportivo onde atendíamos ortopedia e odonto.

Hoje agregamos fisioterapia, com uma missionária que veio da Junta de Missões Mundiais também, há três anos.

O trabalho do centro é muito relevante para a região. Porque o que oferecemos não tem em um raio de 2, 3 milhões de pessoas. E mesmo o pessoal fora dessa região vem até nós porque fazemos com exelência. Não falamos de Jesus

“O que eu tinha eu levei: a minha vida em Jesus e as minhas

habilidades. Eu não deixei de ser médico. Eu fui com aquilo que eu

era, com aquilo que eu tinha.”

Page 13: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/1612 13

para todo mundo. Um filme sobre Jesus fica sendo reproduzido na recepção na lingua deles, o uólofe. Em atendimento, quando temos abertura, a gente ora. Oramos no início das atividades e em outros momentos. Mas o que a gente prima é pelo atendimento. Excelência. Fazer atendimentos e procedimentos de primeira qualidade. Então a aceitação e o impacto para eles são extraordinários. Não só pela acolhida, pelo contato, mas pela parte técnica mesmo. E isso trouxe um impacto muito grande. Nós somos reconhecidos como um centro médico de referência mesmo, e ali podemos sinalizar concretamente os valores do reino de Deus.

REVISTA: Como o senhor vê o trabalho do missionário nessa perspectiva que a Junta de Missões Mundiais tem tido de mandar mais profissionais para dar assistência às pessoas?

TIMÓTEO: Quando eu estava fazendo a minha especialização em ortopedia eu tive contato com um pastor que me ajudou bastante. Eu estava muito em crise porque eu ficava sempre pensando: Como vou fazer ortopedia no campo missionário? E eu fui conversar com esse pastor e ele me disse assim: “Você entra em lugares que eu como pastor não entro.” Essa é a grande realidade do mundo islâmico-budista, daquilo que a gente chama em missiologia “Janela 10x40”. Essa é a região do mundo onde você tem o maior percentual de pessoas não alcançadas, que nao conhecem Jesus. Para esse grupo de gente, o missionário convencional, pastor, teólogo, não tem espaço. Quem consegue esse espaço é o profissional, o dentista, o médico, o professor, o cara do futebol, do esporte. O Brasil tem portas abertas quando o assunto é esporte. Desde a época do Pr. Waldemiro Tymchak, e o Pr. João continua com a mesma visão, que a idéia é investir nos profissionais. Profissionais habilitados, mas que também tenham, claro, um embasamento teológico, missiológico.

REVISTA: E sobre o projeto “A Fábrica da Esperança”, como surgiu, qual é o objetivo?

TIMÓTEO: É um projeto da Junta de Missões Mundiais que nós iniciamos no Senegal.

No início pensamos em trabalhar com crianças de rua, no Senegal. Escrevemos o projeto com dois braços: O braço da saúde, esporte e educação, e o braço das crianças de rua.

Com o decorrer do tempo, esse braço com as crianças de rua não aconteceu. Não fizemos nada. Tudo estava preparado e escrito, mas o que aconteceu primeiro foi a escolinha de futebol. Peguei uma bola, e comecei lá. Depois de um tempo veio um casal de Blumenau para visitar, trouxe colete, material, e o negócio foi acontecendo, em 2006.

Escrevemos oficialmente o projeto em 2007, mas já com a escolinha acontecendo. Começamos então a escolinha de futebol. Mas como eu trabalhava em hospital público, notava que vinham muitas pessoas de longe para continuarem o tratamento o que era uma grande dificuldade, pois o tratamento era pago, e eles não tinham

condições de se manterem. Foi quando decidimos levar abrir um centro médico onde eles estavam, e daí abrimos uma casa e adaptamos o centro. No começo tivemos novamente muita resistência, pois recebemos a orientação de confessarmos publicamente que éramos cristãos e discípulos de Cristo. E assim fizemos na inauguração do centro, com a presença do prefeito, embaixador e outras autoridades. E em 2011 começamos também uma pré-escola, pela necessidade da região também. O projeto acabou avançando com a escolinha de futebol e a pré-escola, mas o centro médico como o carro chefe, pois lá depositávamos o nosso talento. Passamos também a treinar os locais nessa parte de enfermagem e agora decidimos construir o centro médico porque a gente tá num local alugado. Tínhamos um terreno, ao lado da igreja, de 300m² disponível. E iremos inaugurar no próximo dia 30 de abril, já com as instalações prontas. E estamos muito felizes com a

inauguração desse centro novo, pois ele é todo nosso, e num lugar onde havíamos sofrido muita resistência.

REVISTA: Vocês sofrem algum tipo de perseguição no Senegal?

TIMÓTEO: A perseguição lá não é aberta, pois o estado é laico. Então isso lá não é aberto publicamente, até porque o estado nos garante isso. Mas sofremos sempre resistência e preconceito por sermos brancos e estrangeiros.

REVISTA: E qual tem sido a maior dificuldade lá?

TIMÓTEO: A dificuldade que nós temos é em treinar as pessoas lá. Até hoje só conseguimos treinar bem um enfermeiro, após três tentativas. O nosso sonho é deixar a estrutura e a visão, mas que os senegaleses toquem o negócio e que a gente saia um dia, mas que eles continuem o trabalho. Essa tem

sido nossa maior dificuldade. Por isso a gente acredita que é muito importante de ter um outro médico missionário lá. Estamos entendendo que nosso tempo está acabando lá naquele país. E é muito importante que tenha um outro médico para continuar o processo de formação. Se

eu sair hoje, o negócio anda, mas acreditamos que a presença missionária ainda é necessária naquele local. Nós precisamos de um médico missionário para se doar completamente a essa obra. Vim para o Brasil com esse sonho. Estamos orando com esse desejo para que Deus envie um médico missionário pela Junta para poder tocar o negócio.

“Nós precisamos de um médico missionário para se doar

completamente a essa obra. Vim para o Brasil com esse sonho.”

Page 14: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/1614 15

Temos realizado uma mini-vigília a cada última sexta-feira do mês, das 20h às 24h. Oportunidade de desfrutarmos de momentos compartilhando em oração, no louvor a Deus e no estudo da Sua Palavra. Separe cada uma dessas datas para estarmos juntos em oração, pois a oração é parte fundamental da adoração.

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens” (1 Timóteo 2.1).

Congresso da Criança abre inscrições para voluntáriosO 19º Congresso da Criança acontecerá nos dias 8, 9, e 10 de julho e as inscrições para quem deseja ser voluntário já estão abertas e são limitadas. Procure Gabriella Oliveira (99753-1592) ou Brenda Araújo (99507-1306).

Assembleia CBB em SantosOs Batistas Brasileiros estarão reunidos em Santos/SP, de 12 a 19 de abril. A CBSP está empenhada em recepcionar bem, num local moderno e com uma programação diferenciada. Inscrições abertas. Maiores informações com Daisy Correia (1º secretária da CBB).

Mini-vigília mensal

F IQUE POR DENTRO

Page 15: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16Fique por dentro 15Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/1614 15

Nos dias 27 a 29 de maio, no Sítio Pitanga - Acampamento VC, estaremos realizando o nosso acampamento de jovens. Teremos a alegria de receber como preletor oficial o Pr. Rafael Balestra, mais conhecido como Pijama. Rafael Pijama é de Goiânia/GO, um dos pastores do Sal da Terra, que tem como seu Pastor Presidente o Pr. Paulo Borges Jr. Além disso, Pijama lidera o Movimento Mosaico, um movimento muito forte em Goiânia que sempre discute e conscientiza a população de forma integral sobre o Reino de Deus. Nessas próximas semanas estaremos trazendo informações sobre valor do acampamento, tema, programação e já estaremos iniciando as inscrições. Se programe, save the date e convide seus amigos!

Acampamento dos jovens, em maio

Realizaremos mais um Encontro de Líderes de PGM’s (Pequenos Grupos Multiplicadores) no dia 20/03, às 16h, no salão Mary Witt. Na ocasião falaremos da importância do desenvolvimento do líder aprendiz. Reserve essa data e participe conosco, para que assim fortaleçamos o trabalho de PGM’s de nossa igreja.

Reunião de Líderes de PGM’sCampanhas em prol dos 50 anos da Emanuel

Ao longo deste ano do nosso Jubileu de Ouro, estamos desenvolvendo diversas campanhas. Concluímos a campanha do som e a campanha para reforma dos bancos. O trabalho nos bancos está sendo iniciado e esperamos concluí-lo no prazo de 60 dias.

Fomos, no entanto, desafiados, quando da visita do Missionário Timóteo à nossa igreja, no dia 6 de março, a participar da equipagem do novo Centro Médico Fábrica da Esperança, no Senegal. Assumimos a montagem de um consultório odontológico, no valor de aproximadamente 50 mil reais. Está lançada a campanha e assim que reunirmos o montante total, o enviaremos para a aquisição dos equipamentos.

Ore e participe.

Page 16: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Fique por dentro16

Aqueles que desejam ser batizados devem participar das seguintes turmas de discipulado:

Crianças | Com Clênia FerreiraDomingo, às 9h da manhã, na sala dos juniores.

Jovens e adultos | Com Marcos Ferraz e outros discipuladores.Domingo, às 18h, na sala 400

Adolescentes | Com Pr. Eliel e outros discipuladores.Sábado, às 18h, antes do Cafofo

Turmas de batismo

A Igreja Mosaico começou a se reunir no endereço: Rua José Paraíso, 189, Setúbal (onde funciona o Colégio Elo). Os encontros estão acontecendo aos domingos, às 17h, e durante a semana nos PGM’s. Tem sido um tempo de oração, alegria e desafios. Convidamos a igreja a orar por esta estratégia missionária, e pelas vidas a serem alcançadas no bairro.

Atividades da Mosaico

F IQUE POR DENTRO

Page 17: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16Fique por dentro 17

13Cármem de L. SouzaMinalda F. de OliveiraManoel M. (Funcionário)Obede T. Pessoa

14Albérico de A. BarrosJosé E. FernandesMarcelle L. Pascoal

15Amauri O. dos SantosJosicleide AndradeJuziani dos SantosJosé L. de Filho

16Augusto P. CorrêaWagner Q. da SilvaLeandro P. VicenteIzael O. PestanaJosicléa S. BragaAlessandra Q. Cardoso

17Fernando de Jr.

18Roberto de F. FilhoEliel J. P. da Silva

19Jadailton de SiqueiraTerezinha Z. HeitorJonathan J. G. Brasil

20Matheus F. de MacedoAna da CruzMarcos A. de BarrosRoberto C. CavalcantiWilliam V. de Oliveira

21Giselda CassimiroKelly V. NovaMaria J. da S. (Zezé)Rainal C. da Silva

22Sônia N. Mendes

23Eliane F. da SilvaJuliana F. de SantanaRafael B. de Oliveira

24Abraão B. da JúniorRuth V. de MendonçaCristiane M. SilvaBento Souto

Letícia de G. Vieira

25Célia SimõesTiago Q. CardosoFábia da S. CruzMoisés G. de AraújoZíria L. dos Santos

26Rodrigo LemosJosé N. CoelhoAlessandra P. RodriguesOsvaldo R. da Silva

27PNalonMônica GimenesNídia NalonEvandro U. . AyresRose BocardoFábio L. da SilvaLucas G. dos Santos

28Napoleão N. de MoraisJuçara da AcciolyJúnia B. dos SantosMárcia C. dos MacielMª Serrano

29Allyson A. da MotaAdriano K. da SilvaEveline R. Fonseca

30Adiel da BarrosDavi C. Correia

31Elma da SilvaJoel B. da S. JúniorTelma do N. SilvaValmir R. da SilvaAyrton do E. SantoGiliana F. da SilvaJosé C. de Filho

01Danielee G. Leão

02André de C. DutraVânia L. GonçalvesMarcela A. InojozaRoselaine E. RibeiroJéssica M. Cavalc.Gabriella P. AndradePedro H. de Sousa

03Elizete S. BarbosaKarlla F. de MoraesNilton do P. Cabral

04Pérola de A. SeixasDimurier B. JúniorMárcia G. BeloMarisa A. WerkemaCélia M. M. ParahybaFernanda F. de LimaAlbérico A. de SouzaAlice L. Fernandes

05Elany M. BarbosaMaria G. AmbrósioMichele N. GolveiaMaria Z. da SilvaKyriale MorantMichelle B. Carvalho

06Ingrid G. BrazilLuisa N. P. B.Manoel M. NetoNancy R. e Brito

07Alexandre de Jr.Jeremias J. da SilvaJoão M. da CostaJuliana de C. LinsMaria B. de LimaPr. C. de OliveiraKézia da C. Lima

08Amanda S. CostaAna SediciasVerônica da Araújo

09Annie de CarvalhoCarla S. NavarroMartha L. de SouzaMateus Q. CardosoFábio L. e Silva

Aniversariantes | Março/2016 (até dia 09/04)

18-19 – Congresso Namoro Cristão

19 – Assembleia UFMBPE na IB da Capunga

19 – Culto Jovem (VCC) na IB Memorial, 19h

19 – Cafofo (Pais), 19h30

19 – Renove, 20h

21 – Reunião de Preparação – Aliança

23 – Reunião com os Pastores, 10h

23 – Culto de Oração, 19h30

26 – Oração (Bandas Emanuel), 14h

26 – Cafofo, 19h30

27 – Café da Ressurreição, 7h30

27 – Culto da Manhã, 9h

27 – Encerramento de Missões Mundiais e Cantata de Páscoa, Noite

29 – Culto na Capela do Aeroporto, 8h30

30 – Reunião com os Pastores de Rede, 8h30

30 – Reunião com os Líderes das Áreas Ministeriais, 10h

30 – Culto de Oração, 19h30

02 - Encontro das Mães - VCC

02 - Cafofo Ads

02 - Renove

06 - Culto de Oração

08 - Bazar do NASCE

09 - Tarde da Alegria - CBE Coelhos

09 - Dia Emanuel de Comunhão

Março/2016

Receba a nossa newsletter semanal! Acesse nosso site, ou mande um email

para a nossa comunicação:

[email protected]

Acontecerá no sábado 09/04, no Park Emanuel, com saída da Igreja às 8h da manhã. Faremos um momento de recepção especial para aqueles que estão chegando nos últimos 6 meses por: batismo, carta, aclamação ou está se achegando ao evangelho.

Valor do almoço R$ 15,00 (pessoas recepcionadas não pagam)

Será um dia de lazer, convivência e comunhão. É uma programação voltada para toda a igreja, em que os mais antigos têm o privilégio de receber aqueles que estão chegando na igreja.

Vamos juntos?

Page 18: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Pr. Julio Cesar

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/1618 19

O momento em que acontece a multiplicação de um PGM (Pequeno Grupo Multiplicador) é um dos momentos mais festejados no grupo, porque estamos potencializando a capacidade de pastoreio, evangelismo e discipulado.

Mas para que isso seja viabilizado, se faz necessário expandir a liderança, desenvolver aprendizes de líderes que ajudem nesse processo de crescimento e, assim, acolher mais pessoas que possam ser cuidadas dentro dos grupos, na perspectiva de um relacionamento discipulador.

Para tanto, gostaria de compartilhar algumas ideias colhidas no EPL 2012 (Encontro de Pastores e Líderes) da Igreja Batista Central de Fortaleza, do qual participei.

Em primeiro lugar, aponto para a intencionalidade que devemos ter ao desenvolver um líder. Para Bill Hybels “O desenvolvimento de líderes não acontece acidentalmente”. Faz-se necessário notar alguém, investir nessa pessoa e confiar responsabilidades a ela.

Uma escolha adequada deve buscar critérios tais quais os de Êxodo 18:21 “Mas, escolha dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez”. O primeiro critério pode ser

desenvolvido em treinamento formal e na prática de um PGM, mas os três últimos nos fala do homem interior que deve ser alimentado numa vida de devoção a Deus.

Depois de descobrir esse líder em potencial, aprofunde relacionamento com ele e estabeleça compromissos de capacitação, de participação nas reuniões, de pontualidade, acompanhando-o a partir da vivência no grupo, dando a ele responsabilidades e dando feedbacks de acordo com o cumprimento dessas responsabilidades.

Por último, estabeleça um plano de ação, do tipo:

1. Eu faço - você observa

2. Eu faço - você ajuda

3. Você faz - eu ajudo

4. Você faz - eu observo

Certamente que tudo isso pede de nós uma caminhada, um relacionamento discipulador e oração, para que nossos grupos sejam fortalecidos por lideranças cada vez mais saudáveis e dependentes da graça de Deus.

Deus nos abençoe!

P EQUENOS GRUPOS

Já pensou quanta diferença você faz?O que é a Central do Voluntariado?A central será um canal através do qual você poderá fazer a diferença com suas habilidades e dons em qualquer área da Igreja, servindo a Deus através do próximo.

Como vai funcionar?Estará à disposição na recepção da Igreja um formulário, no qual você preencherá dados pessoais e informações sobre quais áreas e atividades gostaria de servir.

Qual a importância de ser voluntário?Jesus é o maior exemplo de serviço e, como seus seguidores, precisamos dedicar tempo, esforço e outros recursos em seu Reino, seja em atividades na Igreja, seja servindo ao próximo. Não há como dissociar Cristianismo de doação ao próximo.

Desenvolvendo um aprendiz de líder

Page 19: Revista Emanuel n.24 (Março/16)

Revista Emanuel | Mar/16 Revista Emanuel | Mar/1618 19

OPORTUNIDADES:

COMUNICAÇÃO EMANUEL- Para quem gosta de design, fotografia, vídeo, redes sociais, web ou qualquer área relacionada. Estamos precisando da sua ajuda.

MINISTÉRIO INFANTIL- Para auxiliar nos cultos infantis e escola bíblica, aos domingos.

NASCE- Para tocar nos cultos infantis do NASCE às segundas, das 16h às 17h.- Para ajudar nas quintas feiras à tarde no NASCE, das 15h ás 18h.

Confira aqui as oportunidades de serviço que temos na Emanuel. Procure o NASCE,

na sala ao lado da Administração, para mais informações sobre a vaga.

Descubra também como é bom ser um voluntário!

REDE CASAIS

SEG

TER

REDE ADS

SEX

SAB

REDE RENOVE

SEG

TER

QU

A

QU

AQ

UIQ

UI

SEX

SA

B

REDE MISTOS

QU

IS

EXS

EX

20h | Bruno e Fran 99976.3472 / 98529.5161

20h | Luiz Siqueira e Mary99663.9987 / 98819.1843

19h30 | Hans99924.4106

19h | Thaísa Gabriela 99990.8439

19h30 | Vitória Viana99840.4511

20h | Victor e Beto99555.8209 / 99613.5369

17h | Rafael99793.5868

16h | Lemuel99714.3625

20h | Zé Luiz e Clara99644.9287 / 99981.2349Boa Viagem

22h | Kyriale e Filipe99922.2914 / 99191.3072Zona Norte

20h | Adriel e Karen99647.0013 / 99767.8233Boa Viagem

20h | Clara99688.1675Boa Viagem

22h | Wendell F. e Priscila99994.2880Boa Viagem

20h | Manu e Camila99256.2343 / 99665.9750Boa Viagem

20h | Wendell X. e Gabi C.99729.1881/ 99840.4511Piedade

19h30 | Daniel e Poli99893.4690 / 99740.9993Zona Norte

19h30 | Tiago e Luíza99633.2793 / 98523.6767Boa Viagem

20h15 | Candinha98181.1313Boa Viagem

19h30 | Carlos e Sônia99683.8560

20h | Alexandre e Joyce98228.7437 / 99161.9185

--------- 3ª IDADE ----------

14h30 | Erleide99975.2823

14h30 | Quintino99897.6675

14h30 | Jô99132.0525

20h | Jôsi99819.0010

19h30 | Niedja98757.1604

20h30 | Etiane99605.6539

20h | Pr. Alberto e Zilla99712.2750

20h | Nelson e Míriam99928-7575 / 99838-8712

20h | Sávio e Cíntia

99235.7489 / 99198.9823

20h | Jennecy e Ivanilda99272.7147

20h | Ivan e Adriana99959.1001 / 98859.8425

20h | Roberto e Fabiana99967.1973

20h | João e Linda98863.2435 / 98659.1829

20h | Aristóteles e Clenia99910.3588 / 99821.0277

20h | Jairo e Lana98272-5011 / 99663-9987

20h | Marcos e Shirley98221-2121/ 99564-9218

18h | Barros e Izabel99856.9350

19h30 | Cardoso e Carla / Jefferson e Elizângela: 3088.6477

17h | Jonathas e Suzana98518-4289

20h | Joabe e Zuleide98811.0997 / 99914.5995

REDE RENOVEAcompanhe todos os eventos e novidades dos jovens.Programação através do Instagram: @rederenove

CASAISCaso se interesse, saiba mais informações com o Pr. Alberto (81) 99712.2750.

3ª IDADEConvide alguém, traga pessoas queridas para esse momento precioso de união, toda quinta, a partir das 15h.

CAFOFOPara saber todas as novidades dos adolescentes da Emanuel, fique ligado em nosso Instagram: @cafofoads

SEX

Verifique qual melhor dia e horário, e participe de um PGM conosco.

Page 20: Revista Emanuel n.24 (Março/16)