revista editorial - 2015

20
2015 WWW.REVISTA2015.COM.BR 2015! O ano da geração do esporte, da poluição em foco, da gastronomia das ruas e da bela arquitetura Saltense.

Upload: breno-ulitska

Post on 24-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista editorial desenvolvida para um trabalho acadêmico para a matéria de Eletiva - Fotografia Editorial.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Editorial - 2015

2015 WW

W.R

EVIS

TA20

15.C

OM.B

R

2015! O ano da geração do esporte, da poluição em foco, da gastronomia das ruas e da bela arquitetura Saltense.

Page 2: Revista Editorial - 2015
Page 3: Revista Editorial - 2015

ÍNDICEA ARQUITETURA DENTRO DO CEUNSP

A escolha do material estrutural na FCAD.O porquê do uso da madeira.Estruturas: Um conceito além da beleza arquitetônica.Novas estruturas para a FCAD.

GASTRONOMIA AO REDOR DO CEUNSPSabor de domingo.Qual o tamanho da sua fome?Prero o tradicional.Pastel? Eu quero!

HOMEM x NATUREZAMais uma vez a poluição!Reciclagem!Quem está falando são os números!

ESPORTES DA ATUALIDADEAtaque ou defesa.Vamos jogar!Um esporte jovem!

03040506

07080910

111213

141516

Page 4: Revista Editorial - 2015

Breno UlitskaNa edição desta revista, trabalhei com a produção de algumasfotos e edição de todas elas, e construi um layout único para

a 2015, tendo assim uma identidade própria!

Elizabeth FernandaElizabeth Silva, 20 anos, estudante de Publicidade e

Propaganda. Responsável pela elaboração de parte dostextos e por algumas fotograas.

Rafaela EideRafaela Eide, 23 anos, estudando de Publicidade e Propaganda.

Participei da produção das fotos e desenvolvimentodos textos editoriais.

Dedicamos esse trabalho para nossa sempre colega de salae amiga Eliane Chiquito, pelo comprometimento e parceria.

Page 5: Revista Editorial - 2015

Revista 2015 | 3

A ARQUITETURA DENTRO DO CEUNSPO que pode-se analisar nas estruturas dos blocos utilizados pela FCAD (Faculdade de Comunicação Artes e Design), é que à um grande uso das estruturas de madeira tanto dando suporte para paredes, como também nos tetos, variando entre pilares de apoio, vigas, escoras e forros no teto.

De certa forma essa matéria prima traz diversas vantagens à construção civil, porém também possui seus lados negativos assim como qualquer outro material.

O uso da madeira nesse caso pode ser atribuído ao fato de que já naquele período, ocorria uma espécie de desenvolvimento das comunicações e começava a forma a ideia de uma preservação ambiental.

É claro que pensando de forma comum, i remos achar isso contraditório, uma vez que a madeira é extraída de árvores, que são a base do conceito de preservação ambiental. Porém quando se fala nesse tema, estando ele relacionado a arquitetura e construção civil deve-se analisar que o que define determinada estrutura menos agressiva ao meio ambiente do que outros, não é simplesmente a formação ou origem de sua matéria prima, mas sim o seu processo de fabricação e atribuição de forma como um todo.

Um bom exemplo disso é a fabricação das estruturas de uma construção. A fabricação de uma estrutura de madeira, por exemplo, consome cinco vezes menos energia do que a fabricação de uma estrutura de concreto armado, ou mais impactante ainda. Ela chega a consumir quinze vezes menos do que a fabricação de uma de metal e até cento e cinquenta e nove vezes menos do que uma de alumínio.

Foto por: Elizabeth Fernanda

Além de fatores como degradação no meio ambiente, geração de resíduos, reaproveitamento e entre outras características. Mas isso não faz dela a melhor opção, mas uma alternativa a ser analisada assim como as demais.

A ESCOLHA DO MATERIAL ESTRUTURAL NA FCAD.

Page 6: Revista Editorial - 2015

4 | Revista 2015

Diversos são os motivos pelo quais arquitetos e engenheiros optam pelo uso desse material. A madeira possui um fácil manuseio para a elaboração de um projeto, uma grande durabilidade quando cuidada de forma correta, versatilidade de uso, possui uma forma estrutural que possibilita o fato de não perder sua capacidade estrutural e de sustentação em altas temperaturas, exceto casos de incêndio, pois toda madeira é também um combustível.

Infelizmente ela acaba caindo em desuso devido alguns fatores bem significantes. Para a utilização na arquitetura é necessário o uso de madeiras nobres, como por exemplo, o Jatobá, que hoje em dia já não se encontra facilmente e vigiado por ambientalistas. Além desse fator que muito contribui, ela perde espaço com o passar dos tempos também devido ao fato de ser vulnerável a insetos como cupins e de mais agentes externos que contribuem para sua degradação. Outro fator é necessidade frequente do cuidado e manutenção da madeira, o que em dias onde o tempo é cada vez menor, faz com que outros materiais sejam preferidos.

Após alguns anos de utilização desse prédio para a indústria têxtil, e após o desuso gradativo do local, ocorreu então a proposta do CEUNSP, que até então possuía apenas o Campus de Itu, em comprar o patrimônio, justificando dar um melhor uso para o local.

Feito a aquisição pelo centro universitário CEUNSP, foi necessária, uma reavaliação do projeto e reforma do mesmo. Isso corroeu, pois a necessidade e uso naquele momento passavam a ser diferentes.

O PORQUÊ DO USO DA MADEIRA.

Foto por: Breno Ulitska

Page 7: Revista Editorial - 2015

Revista 2015 | 5

Quando um arquiteto desenvolve um projeto, seja ele qual for, e independentemente de sua proporção ele pensa sempre com a visão de um todo. É comum que a sociedade de modo geral consiga ver todos os traços estéticos e muitas vezes culturais daquele lugar. Porem há algo ainda mais importante a ser analisado e levado em consideração, para que aquele monumento ou construção, seja viável e tenha efetividade.

As estruturas, que são responsáveis por dar o suporte às construções, variam desde muito simples até muito complexas. Falando em grandes construções como os prédios da FCAD - CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) é necessário que se tenha um cuidado extremo ao escolher a melhor estrutura a ser utilizada.

Projetos como esse, onde é necessário

analisado de acordo com a necessidade do projeto, de acordo com o que será realizado no local, para qual fim aquela construção será utilizada.

Incialmente o CEUNSP como um todo, foi construído com o propósito de sediar uma indústria têxtil do século XX, a conhecida Brasital. Nesse

momento era necessária a criação de uma construção solida e duradoura por mais de um motivo.

Naquele local estariam diariamente acontecendo atividades com altas vibrações sonoras, que podem abalar uma estrutura dependendo da sua intensidade. Além disso, a grande

movimentação de equipamentos, veículos e pessoas faz com que as estruturas fiquem extremamente receptíveis às vibrações daquele solo. Sem falar no fato de estar localizada próxima ao Rio Tiete, com um grande volume de agua.

Analisados esses critérios decide-se então a escolha de qual material ser usado em cada lugar.

ESTRUTURAS: UM CONCEITO ALÉMDA BELEZA ARQUITETÔNICA.

um conceito de segurança e durabilidade muita reforçados, requer dos arquitetos e engenheiros uma atenção especial ao tipo de estrutura que deve ser utilizada.

Elas possuem entre si, diversas formas e materiais conceituados, a aplicação do material mais adequado deve ser

Estruturas nada mais são do que um esqueleto de uma obra. É algo bem similar ao corpo humano. Necessita-se de um “esqueleto” ou estrutura de material resistente para dar suporte ao todo que deverá ser construído ao seu redor.

Foto por: Eliane ChiquitoFoto por: Eliane ChiquitoFoto por: Eliane Chiquito

Page 8: Revista Editorial - 2015

6 | Revista 2015

NOVAS ESTRUTURAS PARA A FCAD.Após a aquisição da antiga Brasital, pelo CEUNSP, seria necessária a criação de mais salas, uma nova formação elétrica e em alguns casos uma reavaliação estrutural, pois havia partes que necessitavam de reforços. Hoje em dia é possível perceber a presença de alguns pontos onde temos a união de estruturas de ferro, madeira e concreto, pois ambos os matérias permitem-se a complementação e o uso conjunto e complementar entre eles.

Isso ocorre por alguns motivos, entre eles o desuso da madeira. Além do fato de que na contemporaneidade as e s t r u t u r a s n o r m a l m e n t e s ã o compostas pela união de estruturas metálicas e de concreto.

O fato do concreto ter essa fácil união com as demais matérias faz com que ele seja escolhido atualmente, pois possibilita-se assim, além de um

ganho no tempo e possivelmente econômico, a formação de obras onde pode-se dar mais liberdade a criação de novas formas, pois ao contrário dos demais, ele possui uma grande facilidade de manuseio e de se dar forma, que o torna altamente atrativo para a construção civil , desde pequenas casas até mesmos grandes faculdades.

Além disso, o metal que normalmente é o material mais ligado ao concreto nessas novas construções e reformas, é escolhido por diversos motivos, como por exemplo, o fato de possuir mais facilidade para limpeza e manutenção, maior aproveitamento na logística e mais facilidade na montagem. Em alguns lugares fica bem visível e indicado o uso dele, através de espécies de conectores, que ligam um pilar ao outro, um pilar a uma viga e entre outros exemplos.

Já o concreto é util izado principalmente por possuir uma fácil mão de obra, o que faz com que se ganhe, economicamente falando, com a utilização dele, além de ter um custo não muito fora em relação aos demais e ser de fácil manuseio. Outro fator que talvez não seja visível aos nossos olhos é o fato de ser livre de oxidação ou insetos que o deteriorem, por isso em muitos casos, um concreto de qualidade acaba tendo uma vida útil gigantesca quando comparado á outros nessas mesmas condições a temporais , e não necessi ta de manutenção para preservação, o que ocorre de alteração em sua forma original são coisas como pintura e texturização, apenas por beleza.

Mesmo tornando-se um material de difícil demolição e baixo grau de proteção térmica, ele ainda possui mui to mais vantagens do que desvantagens.

Algo que de certa forma acaba ficando clara, quando vemos em muitos lugares da FCAD ou até mesmo no restante do CEUNSP, algumas reformas que infelizmente tiveram, de alguma forma, descaracterizar o original, mas que são objetivas e eficazes.

Além de percebermos também, que apesar de qualquer intervenção, em algumas salas é possível perceber rastros da originalidade da antiga Bras i t a l e t ambém das novas construções, modernas, rápidas e eficazes. Temos nessas salas bons exemplos de três diferentes tipos de estruturas sendo usadas juntas.

E dessa forma fica claro, que a escolha de uma estrutura pode sim levar em consideração um aspecto estético, mas antes de tudo, essa escolha tem que atingir a sua principal função que é de estruturar, dar suporte a todo o resto, sejam paredes ou um teto. Foto por: Rafaela EideFoto por: Rafaela EideFoto por: Rafaela Eide

Page 9: Revista Editorial - 2015

Revista 2015 | 7

GASTRONOMIA AO REDOR DO CEUNSPpara se tornar lucrativo e atrativo ao publico.

Sem dúvida, um belo prato de macarrão com seu molho preferido e toda a família reunida e maravilhoso. Mas é ótimo também, para aquele momento onde não se tem tempo, porem se tem muita fome, poder contar com essa delicia.

Por esse e tantos outros motivos, alguns estabelecimentos, se especializam no preparo dessa massa, como atrativo para esse publico que gosta de sabor e praticidade ao mesmo tempo. E em alguns casos até mesmo beleza no preparo e ao servir o alimento.

Por isso podemos dizer que o macarrão, pode deixar de ser visto como o alimento da família reunida no almoço de domingo, e passa a ser aquele que te acompanha sempre.

Com a correria do dia a dia, cada vez mais casas vem optando pelo preparo desse alimento, que além de saboroso, não requer muito tempo e esforço para ser preparado. Além disso, o custo dele é efetivamente baixo e sua variedade de formatos, tipos e sabores, e também os diversos molhos que podem ser acrescentados.

Porém, o que mais vem chamando a atenção, é como esse alimento esta se tornando popular e comum em lanchonetes, e mais ainda como está crescendo a quantidade de estabelecimento que se especializam no preparo variado dele e seus sabores.

Com tamanhos diferentes, muitas opções de molhos, e um preparo super rápido, esse investimento, tem tudo

Quando falamos em macarrão logo pensamos naquele almoço de domingo com a família, uma bela macarronada feita pela mãe, tia ou avó. Essa tradição da macarrona é original da Itália, onde a cultura fui difundida, por se tratar de uma massa, porém sua criação se deu na China.

Mas deixemos a história de lado, e pensemos na gastronomia, nos sabores e prazeres de uma boa macarronada.

Atualmente o macarrão vem ganhado espaço entre a sociedade contemporânea, por motivos simples: tempo, dinheiro, praticidade e variedade. Coisas distintas, porém ligadas por uma das massas mais comidas no Brasil.

SABO

R DE

DOM

INGO

.

Foto por: Elizabeth FernandaFoto por: Elizabeth FernandaFoto por: Elizabeth Fernanda

Page 10: Revista Editorial - 2015

8 | Revista 2015

QUAL OTAMANHO

DA SUAFOME?

vários tipos diferentes.

Sem desperdício, sem perca de dinheiro, sem preocupação. Essas sem dúvida são ideias que facilitam o dia a dia de maneira saborosa, e que matam a nossa fome de acordo com o tamanho dela.

economia e principalmente por se tarar da medida ideal, para o tamanho da sua fome.

Com tamanho e quantidades variadas, essa é uma opção pratica e eficaz, para resolver esse problema. Os salgados costumam variar de mini á médios, mas nunca chegam nem perto dos com tamanhos tradicionais.

Se a fome é pequena basta comprar uma quantidade menos. Mas e se ela for grande?

Simples, ai a ideia fica melhor ainda. Você sabe que o tamanho da sua fome é tipo o copo grande de salgados, mas pensa se não seria melhor comprar apenas uma salgado já no tamanho grande.

O bom dessa nova ideia é que se a fome for grande, ao invés de compramos apenas um salgado grande, podemos comprar com copo com mais quantidade, mas que vai nos dar a opção e o prazer de comermos

É cha to comprar aquela coisa bem gostosa para matar a fome e a fome não passar. Mas é simples de resolver, com mais um pouquinho compramos mais e pronto. Problema resolvido.

Mas quando é ao contrario, isso incomoda por muitos motivos. Ficamos pensando daquela forma que fomos criados, de que temos que comer tudo para não desperdiçar. Pensamos no mal estar que vai nos gerar se comermos tudo, pois já estamos cheios, e pensamos no quanto de dinheiro estará sendo jogado fora ali.

Existe talvez uma solução fácil, levar para casa. Mas nem sempre isso é possível, ou as vezes simplesmente é, mas até chegar em casa, aquele alimento já não é mais o mesmo, e lá vai ele pro lixo.

Por esse motivo, a indústria de alimentos e até mesmo comerciantes e au tôn imos do segmento , vem investindo na cultura dos Mini Salgados.

O que antes era feito somente para festas e eventos em geral, hoje já toma conta das ruas, pela praticidade, ???

Foto por: Breno Ulitska

Page 11: Revista Editorial - 2015

Revista 2015 | 9

Há quem prera a mudança sempre.Mas também há quem prera continuar

com o tradicional.

famosas como foram criadas ou divulgadas.Para esses es tabe lec imento e profissionais que optaram em manter

a s c a r a c t e r í s t i c a s d o tradicional, a única mudança q u e p o d e o c o r r e r é n a q u a l i d a d e . A t r a t i v o s e apetitoso desde sempre, esses alimentos são reconhecidos por suas características, e por isso existe aqueles que ainda os

mantes ass im tão or iginais , e saborosos.

passaram por tudo e tem sim sua face gourmetizada em alguns lugares. Mas que para a alegria dos optantes pela culinária tradicional, ainda são muito

carne, ou queijo?

Deliciais essas que resistiram a muitas al terações gastronômicas, que

Com essa moda da gourmetização, dos alimentos mini, do comer coisas diferentes, acabamos nos esquecendo da tradicionalidade.

Mas para sorte daqueles que ainda curtem o tradicional, existem estabelecimento e profissionais que investem nesse mercado. O tradicional faz parte de nossas vidas, assim como o contemporâneo e ousado.

Quem nunca ouviu falar, ou comeu uma coxinha de frango. Um pastel de

PREFIRO O TRADICIONAL.

Foto por: Eliane Chiquito

Page 12: Revista Editorial - 2015

10 | Revista 2015

recheio e quem preparam podem ser os mesmos, mas ainda assim aquele da feira de domingo é mais gostoso.

Talvez isso esteja ligado ao encanto, da simplicidade e liberdade que vemos nessas feiras. Ou quem sabe eles realmente ficam diferentes.

Mas sendo na feira ou não, pastel é pastel em qualquer lugar do país, e será sempre uma delicia. É o tipo de coisa que podemos até negar, mas se vermos ou sentirmos o cheiro de um, a fome bate na hora.

Não existe uma regra, para o sabor dele. Eles são doces e salgados, com os ingredientes que queremos fazer. É claro que alguns são mais conhecidos do que outros, como por exemplo, o pastel de queijo, carne, frango e pizza.

Espec ia l idade dos ch ineses e japoneses, no Brasil quando falamos em pastel logo pensamos neles. E pensamos também nas feiras de rua, onde o alimento é mais popularmente conhecido.

Há quem diga que os pasteis de fera tem um sabor diferente, especial. O

Que brasileiro que não gosta de comer um pastel de vez em quando?!

Conhecido nacionalmente o pastel, é comida simples de ser feita e amada por todos os brasileiro. Desde da pastelaria até o pastel de feira, ele mantém seu encanto e sabor, aliado a sua tradicionalidade.

Desenvolvido a partir dos bolinhos de arroz chineses, o pastel foi sendo aprimorado pelo passar do séculos, até se tornar essa massa levíssima e cheia de recheio dos mais variados tipos, que conhecemos hoje me dia.

PASTEL?PASTEL?EU QUERO!EU QUERO!

PASTEL?EU QUERO!Foto por: Rafaela Eide

Page 13: Revista Editorial - 2015

Revista 2015 | 11

HOMEM x NATUREZA

deixamos de lado por que é de certa forma s i lencioso , mas s im as enchentes nas cidades.

Já imaginou para onde vai aquela garrafinha que jogou no parque? Ou o papel do lanche?

Coisas como essa fazem toda a diferença, assim como de um em um papel podemos tornar o mundo uma grande lixeira, de um em um papel que tiramos do chão e damos o devido fim, pode salvar gerações e gerações pela frente.

simples, ou até mesmo bobas, diga-se de passagem, mas que poluem a ponto de furar a camada de ozônio, de gerar consequências irreversíveis. Não se pode congelar novamente uma geleira do ártico que foi derretida por causa dessa poluição exagerada.

Talvez, de fato algumas coisas estejam fora do nosso alcance, mas outras estão bem abaixo dos nossos narizes, e não fazemos nada. Uma boa história para exemplificar isso, é aquela famosa história de que se cada pessoa jogar um papel de bala no chão, serão bilhões de papeis poluindo a natureza. As consequências muitas vezes, não só apenas o derretimento das geleiras, que é extremamente grave, mas

Poluição é um tema que está em voga em todos os veículos possíveis, hoje em dia. Fala-se da poluição no ar, mar, rios, lagos, florestas, e em ambientes simples. Poluímos mesmo quando não queremos.

O simples fato de utilizar um veículo com combustível comum, como gasolina, etanol ou qualquer outro, já faz com que estejamos contribuindo para isso. São formas que as vezes são

Mais uma veza poluição!

Foto por: Elizabeth Fernanda

Page 14: Revista Editorial - 2015

12 | Revista 2015

Reciclagem!Reciclagem!Reciclagem!Infelizmente hoje em dia virou uma coisa comum a cultura do desrespeito com a natureza. Apesar de muitas pessoas , empresas , governos , comissões e cooperativas lutarem c o n t r a i s s o , n o s d e p a r a m o s diariamente com cenas onde o lixo jogado no chão está ali como se fosse algo comum e natural.

Mas sim, como já dissemos existem pessoas que são e estão sempre preocupadas com o nosso planeta, com a vida de todos, com a qualidade de vida de todos.

No Brasil, a reciclagem é a atividade que mais podemos falar que contribui para o s a l v a m e n t o d o p l a n e t a . A s cooperativas de reciclagem no Brasil conseguiram unir o útil, que é fazer com que o mundo fique de fato mais l impo e que todo o l ixo com possibilidade de ser reutilizado possa ser retirado das ruas, com o agradável,

Ajude-nos asalvar o planeta!

que é poder gerar empregos com essa iniciativa.

Desde de 2003 até o momento, as cooperativas de reciclagem vem fazendo com o índice de materiais r e c i c l á v e i s q u e e s t ã o s e n d o

reu t i l i zados venha c rescendo frequentemente. Não estamos falando de 1 ou 100 toneladas, estamos falando de coisas como 5 ou até 10 bilhões de toneladas de lixo, que poderiam estar nas ruas, jogados nos parques, nos bueiros, causando

enchentes, mas que graças a essa iniciativa estão sendo reaproveitados, aumentando a chance do mundo e também de cada ser humano.

Desde daquele que tem seu sustento por trabalhar na cooperativa até mesmo quem vive nesse país, sem nem fazer ideia dessas ações. Mas ainda precisamos de mais ações como essas, pois por m a i s q u e i s s o j á e s t e j a ocorrendo, essa ação ainda não representa algo expressivo o suficiente.

Foto por: Breno Ulitska

Page 15: Revista Editorial - 2015

Revista 2015 | 13

As vezes quando falamos que todo esse lixo jogado nas ruas, poluindo a natureza, é prejudicial para o mundo, muitas vezes somos interpretados como chatos ou como aquele que apenas quer da r um d i scurso sustentável.

Mas os números podem mostrar isso de forma mais convincente, eles falam de forma objetiva e direta, o que tentamos falar de forma mais comum e menos espantosa.

É triste por exemplo, saber que em uma país onde 7 bilhões de toneladas de lixo são recicladas não corresponda a nem 5% de todo o lixo produzido, ou que uma garrafa que você joga na rua leva um tempo tão grande para se d e c o m p o r , a p o n t o d e s e r indeterminado, ou que um pequeno pedaço de papel leve de 1 a 4 meses para se decompor.

Mas e aquela casca da fruta que você jogou em qualquer lugar? Acredite essa casca pode ter um uso muito bom. Existem alguns lugares e até mesmo pessoas, que simplesmente buscaram saber sobre o assunto e gostam de ajudar a natureza, que fazem com alguns desses resíduos naturais adubos orgânicos para plantas. Mas o descarte incorreto pode acarretar em grandes problemas, pois pode não parecer, mais é necessário em media 3 meses para que uma casca de fruta seja decomposta.

Sabemos que esse assunto é abordado o tempo todo, que números nos mostram bem a realidade, mesmo quando citamos apenas um ou outro dado, mas não podemos fechar os olhos para esse crime. Estamos poluindo a natureza, estamos matando o nosso planeta e juntamente com ele toda a vida que habita nele.

Quem está falando são os números!Quem está falando são os números!Quem está falando são os números!

Foto por: Rafaela Eide

Page 16: Revista Editorial - 2015

Ataque ou defesa.Ataque ou defesa.Ataque ou defesa.

14 | Revista 2015

Esportes da atualidade

Esportes da atualidade

Esportes da atualidade

Quando falamos em lutas logo nos lembramos da violência, porém nem sempre a luta remete exatamente a violência.

O M M A p o r e x e m p l o , é u m campeonato de lutas que prega exatamente a ideia de dar um basta na violência, e utilizar as lutas e artes marciais como um esporte, um hobby, uma atividade física.

Atualmente existe uma grande inclusão da luta na formação dos jovens e crianças. Quando uma luta como o Jiu-Jitsu é inserida em uma cultura, ou na vida de um jovem, criança ou até mesmo adulto, ela pode agir como fenômeno educador.

As lutas servem mais do que para manter uma boa forma física ou melhorar a saúde, ela também vem para disciplinar e formar seres humanos menos violentos. Ela é uma defesa contra a violência, educando e gerando oportunidade.

Ataque ou defesa.Ataque ou defesa.Ataque ou defesa. Foto por: Breno Ulitska

Foto por: Breno Ulitska

Page 17: Revista Editorial - 2015

Revista 2015 | 15

Vamos jogar!Vamos jogar!Vamos jogar!categorias, como juvenil, cadeirantes, sênior e adulto.

O tênis atualmente ganhou seu espaço por todo o mundo, e no Brasil não foi diferente. Hoje em dia, por exemplo, existe até mesmo uma confederação brasileira de tênis, a CBT. Ela é a r e s p o n s á v e l p o r t o d a a regulamentação, cadastramento de profissionais e tudo o que diz respeito ao esporte no Brasil. Com isso podemos ver claramente que a cada vez mais, o esporte vem ganhando seu espaço em nosso país, e deixa de ser algo elitizado, tornando um esporte para todos, como tantos outros.

de mostrar mais esse esporte e torná-lo acessível a todos os tipos de pessoas.

Esportes tem antes de mais nada, a função educativa e de gerar disciplina, de ensinar a ganhar e perder com ética. Além de ajudar muito na saúde e na mente também.

O tênis ainda tem uma coisa que de certa forma acaba sendo engraça. Ele possui uma modalidade que é o tênis de mesa, popularmente conhecido como Ping-Pong. Essa modalidade é comum e muito praticada, porém apenas como uma diversão. Assim como qualquer outro esporte ou modalidade o tênis de mesa também possui competições, e está até mesmo em eventos esportivos de renome. Além disso, o tênis é dividido em

Quem nunca ouviu falar de Gustavo Kuerten, o famoso e conhecido Guga. Ele foi um grande jogador de tênis, e fez com que o esporte ficasse mais conhecido no Brasil.

Atualmente ainda existe uma visão de que o tênis é um esporte estritamente voltado para a classe A, sendo um esporte com pouco acesso as demais classes.

Porém, com essa difusão dos esportes no dia a dia das pessoas em todos os lugares do mundo, independente da classe social ou cultura, isso está aos poucos acabando. Podemos por exemplo destacar a cidade de Indaiatuba no interior de São Paulo, onde já existem quadras de tênis dispostas nos parques, com a intenção

Foto por: Elizabeth Fernanda

Page 18: Revista Editorial - 2015

16 | Revista 2015

Um esporteUm esportejovem!jovem!

Um esportejovem!

Há quem diga ainda que o skate não é um esporte, porém essa prática é sim caracterizada como um esporte, mas moderno e talvez por isso ainda não seja considerado ou conhecido como um esporte.

Porém o skate vem crescendo a cada dia mais, e principalmente entre os jovens, tendo como referências alguns adultos que ainda o praticam.

Manobras radicais, manobras aéreas, manobras até mesmo perigosas em alguns casos, porém um esporte onde é possível sentir a adrenalina junto com os esportistas. É um esporte os detalhes estão extremamente visíveis.

Além disso é um esporte onde desde jovens até pessoas mais velhas podem pra t icar, pois possuem vár ias modalidades, além de ser um dos hobbys do século.

Um esporte radical porém que necessita de muito cuidado e detalhes, onde um pequeno erro pode custar muito, pois erros nesse esporte costumam ser irreversíveis.

Mas quem quer algo novo e também divertido vale a pena tentar se aventurar.

Foto por: Rafaela EideFoto por: Rafaela EideFoto por: Rafaela Eide

Page 19: Revista Editorial - 2015
Page 20: Revista Editorial - 2015