revista do mep edição especial

20
RENOVAR O ESPORTE. COROAR O FUTURO. EDIÇÃO ESPECIAL 01

Upload: airton-coelho

Post on 31-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Revista do MEP Edição Especial

TRANSCRIPT

Page 1: Revista do MEP Edição Especial

RENOVAR O ESPORTE.COROAR O FUTURO.

EDIÇÃO ESPECIAL 01

Page 2: Revista do MEP Edição Especial

2016 EM BUSCADO PÓDIO

www.pedevento.org.br

A Pé de Vento é uma das maiores equipes de corridas de longa distância da América Latina. Ao longo de 27 anos, seus atletas brilham em pistas de atletismo no Brasil e alcançam vitórias expressivas em países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, França, África do Sul, Coréia, Alemanha, Portugal, Grécia, Itália, Macau, Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai.

Nos Jogos Pan Americanos de 2007, a Pé de Vento entrou definitivamente para a história com a conquista da medalha de Ouro e uma revelação para o atletismo brasileiro: Franck Caldeira.

Agora a Pé de Vento une forças ao MEP em busca da excelência, alto rendimento e pódios em 2016.

UMA VITÓRIA PARA

PETRÓPOLIS QUE,

COM CERTEZA,

VALE OURO!

Page 3: Revista do MEP Edição Especial

Apresentação 3

Conheça o MEP 4

A construção das instalações esportivas6

Conheça as fontes de arrecadação do MEP

9

Mais rápido - mais alto - mais forte:uma entrevista com Carlos A. Lancetta

12

6

João Henrique Areias conta como unir o Esporte, Empresas e Torcedorespara tornar o sonho realidade

14

Enchentes: Bebeto dá um show de bola e solidariedade

15

12

15

O calendário de eventos esportivosda década, para ficar na memóriae na história do Basil

16

O que podemos - e vamos fazerem Petrópolis, junto com você.

Bebeto dá um show de bola e alegriaem Petrópolis.

Lancetta conta como chegaremosa Sub Sede das Olímpiadas de 2016.

MEP -REVISTA - A revista do Movimento Esportivo de Petrópolis. Expediente - Conselho Editorial: Claudio Roche, Frederick Pires, Carlos Alberto Lancetta e J.H.Areias Edição, Design Gráfico, Diagramação, Ilustrações e Fotografia: Allen Design

revista

1

Page 4: Revista do MEP Edição Especial

15

Foram semanas de chuva, causando transtorno, prejuízos e tristeza aos petropolitanos. Mas, o sol compareceu no dia 23 de janeiro, para ver os craques do Tetra. E, eles não decepcionaram. Junto com Adílio, Andrade, Donizete, Djalminha e de outras feras do futebol, Bebeto, Zinho e Ricardo Rocha fizeram 6 gols e a alegria da torcida que compareceu ao Atílio Marotti, trocando kits de alimentos e produtos de higiene por ingressos.

O amistoso Amigos do Tetra X Amigos do MEP foi um sucesso de solidariedade que arrecadou cerca de 8 mil itens, entre alimentos e produtos de higiene.

A representante do MEP e organizadora da logística de arrecadações da instituição, Gilvânia Carneiro, auxiliada por um caminhão e dezessete homens do Exército cedidos pelo 32º BIMTZ, entregou o montante diretamente ao vice-prefeito, Osvaldo Costa Frias. “Agradecemos sensibilizados a essa demonstração de solidariedade humana. Assim, aos poucos, a cidade retoma seu ritmo normal”, afirmou Osvaldo.

BEBETO SOBE A SERRA COM UM TIMEDE CRAQUES E FAZ A FESTA, EM JOGO BENEFICENTE ORGANIZADO PELO MEP/SERRANO F.C.

UM SHOW DE BOLA E SOLIDARIEDADE

O esporte é uma ferramenta de mobilização social importante e este movimento vem exatamente agregar todas as forças para que Petrópolis volte a brilhar no cenário esportivo brasileiro.

...as pessoas que estão ligadas a esse movimento são pessoas que eu amo muito, grandes profissionais com que eu tive a felicidade de trabalhar...então eu torço muito!...

Prefeito Paulo Mustrangi

Bebeto

15

Donizete, Bebeto e Zinho no Campo do Serrano: campeões de solidariedade, no jogo Amigos do Tetra X Amigos do MEP, em beneficio das vítimas das enchentes.

2

Page 5: Revista do MEP Edição Especial

APRESENTAÇÃOA arte e o esporte tem para mim algo em comum: a capacidade de “mover montanhas”dentro da mente e do coração de cada pessoa. E, foi pensando assim que, em 1990 eu adotei por minha esta cidade repleta de arte em cada detalhe de sua história.

Aqui construí minha vida, progredi, criei e crio meus filhos. E aqui desenvolvo meu trabalho com arte, inspirado em cada detalhe de Petrópolis, gerando empregos e contribuindo efetivamente para o brilho da minha cidade.

No meu dia a dia, senti aqui falta de um componente importante da emoção e da alegria de qualquer pessoa: o esporte.Petrópolis carecia de uma vida esportiva. De vitórias, de quadras, de ginásios, de um estádio que mobilizasse multidões. Sua vida esportiva estava sofrida e um tanto esvaziada.

Foi assim que, junto com amigos e colegas, petropolitanos, cariocas e de todo o Brasil, comecei a transformar em realidade um sonho: de ver Petrópolis brilhar no esporte!

Nossas reuniões e nossos planos tomam vida na forma do Movimento Esportivo de Petrópolis – o MEP. Congregando pensamentos, habilidades e experiências com um objetivo claro: desenvolver o esporte em nossa cidade.

O futebol, com o Serrano F.C. Nosso amor antigo que agora, de cara nova embarca numa cruzada rumo à primeira divisão do futebol brasileiro. Com estádio novo e um Centro de Treinamento dentro dos padrões da FIFA, para ser um celeiro de craques e de inclusão social pelo esporte. E estar habilitado a receber seleções no Mundial de 2014.

Com o apoio da Prefeitura e recursos privados, construiremos uma Vila Olímpica completa no Parque de Itaipava, para atletas de alto rendimento, estudantes e cidadãos comuns, dentro dos padrões do COI e do COB. Mais esportes, mais excelência, mais inclusão social. Mais alegria e auto-estima para todos. E estaremos habilitados a sermos subsede das Olimpíadas de 2016.

É Petrópolis, aonde sempre deve estar: no centro das atenções do país, por suas virtudes e qualidades, por sua arte. Agora, também pelo esporte.

Foto

: Pro

film

Claudio RocheCoordenador Geral doMovimento Esportivo de Petrópolis

Temos o objetivo clarode desenvolver e gerarinvestimentos para oesporte em Petrópolis.

3

Page 6: Revista do MEP Edição Especial

CONHEÇA O

MEPO Movimento Esportivo de Petrópolis é uma

ação voluntária de um gr upo de empresários, autoridades, desportistas e

formadores de opinião. O movimento foi concebido pela Petrópolis Gestão Esportiva, empresa que tem como sócios, Claudio Roche, Frederick Pires, Michael Stracham, João Henrique Areias e Carlos Alberto Lancetta.

Alem dos sócios da PGE, o MEP conta ainda com a participação de Carlos Marcolino (arquiteto), Leonardo Rangel (empresário da indústria têx til), Bebeto, Zinho e Ricardo Rocha (tetracampeões do mundo), Luiz Henrique Sanson (chefe de gabinete do prefeito do Rio de Janeiro) e o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, entre outros.

Em breve, será criado o Conselho Estratégico do MEP, para ratificar a missão e as ações do movimento.

• Inserir Petrópolis nos megaeventos esportivos que acontecerão no Brasil e, em particular, na cidade do Rio de Janeiro, como subsede para treinamentos das equipes e atletas;

A cidade do imperador, dos presidentes,da primeira cerveja e da primeira partidade futebol, será, até 2016, a cidade doesporte olímpico

OBJETIVOS DO MEP

4

Page 7: Revista do MEP Edição Especial

FUTEBOL PROFISSIONAL Serrano F.C.

Futebol profissional e de base, com o objetivo de colocar o Serrano entre as principais equipes do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, além de formar jogadores de alto rendimento e atuar em áreas de vulnerabilidade social com projetos de formação de novos atletas.

FUTEBOL E FUTSAL AMADORES LPD - Liga Petropolitana de Desporto

Recursos para o futebol amador da cidade e distritos, com o objetivo de fornecer uniformes, bolas e auxiliar nas despesas com arbitragem. A tradicional liga passará a contar também com o apoio do MEP para criar divisões de base no FUTSAL (sub 09 - sub 11 - sub 13 - sub 15 - sub 17), estimulando o desenvolvimento deste esporte na cidade.

ATLETISMOEquipe Pé de Vento

Apoio com recursos financeiros para treinamento e viagens da equipe que revelou e desenvolveu talentos como Franck Caldeira, Ronaldo da Costa, Luiz Antônio dos Santos e Eder Moreno com a supervisão do médico especialista Henrique Viana, condecorado pela Confederação Sul Americana de Atletismo como “Maestro del Esporte” .

• Trazer a cultura esportiva para a cidade, a fim de promover o bem estar da população, estimular o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade através do esporte;

• Fazer de Petrópolis uma referência esportiva para o Brasil e o mundo;

•Colaborar com ações governamentais que tenham o mesmo propósito.

As ações do MEP estão direcionadas para:

•EQUIPES ESPORTIVAS

•CONSTRUÇÃO DE INSTALAÇÕES ESPORTIVAS

AÇÕES DO MEP

EQUIPES ESPORTIVAS

Membros da equipe Pé de Vento. Foto: Divulgação

5

Page 8: Revista do MEP Edição Especial

CONSTRUÇÃO DE

INSTALAÇÕESESPORTIVAS

6

• Academia de ginástica para treinamento de atletas,localizada no Valparaíso, já em funcionamento(Equilibrium).

•Estádio de Futebol na BR-040, com capacidade para 20 mil pessoas.

•Centro Esportivo do Vale do Carangola, com posto por centro de treinamento e formação de futebol, com quatro campos, sendo um deles com arquibancada para mil pessoas para os jogos das divisões de base e escola. Além disso, alojamento para 100 atletas e fábrica de produtos domP, utilizando e valorizando a mão de obra local (Comunidade do Sertão do Carangola).

• Reforma do estádio Atílio Marotti e ginásio do Serrano F.C.

• Casa do Atleta, à Rua Montecaseros, espaço com capacidade para 60 atletas de futebol e atletismo, oferecendo estadia e alimentação.

GRUPO 2Por dentro da Copa do Mundo

GRUPO 1Legado para a cidade

Perspectiva doComplexo Esportivode Itaipava

Page 9: Revista do MEP Edição Especial

Para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, a FIFA exige que as subsedes atendam aos seguintes requisitos:

Hotel para 50 integrantes, com salas de reuniões, a 20 minutos do local dos treinos; A distância de um aeroporto para grandes aeronaves deve ser de 1h, ou 60 km; O CT será utilizado até a fase das oitavas de final. A escolha começa em 2012.

Estes projetos habilitarão Petrópolis como candidata a receber seleções de futebol que disputarão a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e a Copa América em 2015.

O Complexo Esportivo de Itaipava será composto de:

•Estádio de atletismo;

•Arena multiuso para 5 mil pessoas com centro de convenções;

•Piscina olímpica coberta;

•Centro de medicina esportiva;

•Academia/universidade do esporte;

•Biblioteca e museu do esporte;

•Hotel de trânsito com acomodação para 50 pessoas;

•Ginástica para a terceira idade;

•Iniciação esportiva.

7

GRUPO 3Trazendo as Olimpíadas para Petrópolis

Perspectivas do Centro Esportivo do Vale do Carangola

Outra perspectiva do Complexo Esportivo de Itaipava

Para as Olimpíadas, a exigência do COI é que as instalações e os equipamentos estejam dentro dos padrões internacionais. E que a cidade realize obras sustentáveis, ou seja, que terão utilidade após a temporada de jogos, não se transformando nos chamados “elefantes brancos”, grandes construções de uso imediato e sem utilidade real no futuro.

O projeto do Complexo Esportivo cumprirá todos os requisitos do COI, estando habilitado a ser Subsede Olímpica, em 2016.

Sustentabilidade é a palavra de ordem do MEP para todas as instalações esportivas. Os espaços estarão abertos à população, através de programas de educação esportiva. Um calendário de eventos para o Centro Esportivo, garantirá o uso constante e a manutenção dos espaços, bem como opções de lazer e entretenimento para o cidadão.

Page 10: Revista do MEP Edição Especial

IMPACTOSLEGADO SOCIALECONÔMICOS

Os impactos econômicos potenciais resultantes da realização da Copa do Mundo podem chegar a R$ 183,2 bilhões, dentre os quais R$ 47,5 bilhões (26%) são diretos e R$ 135,7 bilhões indiretos (74%).

Os benefícios econômicos diretos da Copa do Mundo são resultado do crescimento/incremento em dimensões pré definidas, as quais foram contabilizadas em cada uma das variáveis de cálculo do PIB, já considerando os efeitos de importações:

? Investimentos em infraestrutura: R$ 33 bilhões;? Turismo incremental: R$ 9,4 bilhões;• Geração de empregos: 330 mil permanentes e

380 mil temporários;? Aumento no consumo das famílias: R$ 5 bilhões;? Arrecadação de tributos: R$ 16,8 bilhões.

Estima-se que o impacto econômico dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos sobre o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil será de R$ 22 bilhões até 2016, enquanto que, no período de 2017 a 2027, atingirá R$ 27 bilhões. Fonte: Ministério dos Esportes – Impactos Econômicos da realização da Copa 2014 no Brasil.

A Participação de Petrópolis:

OLÍMPICO

•Subsede da Copa das Confederações de 2013CURTO PRAZO

MÉDIO E LONGO PRAZO

•Subsede de Campeonatos de Futebol Sub-20•Subsede de Campeonatos de Futebol Feminino •Subsede da Copa do Mundo de 2014 •Programas esportivos de inclusão social

•Intensificação da vida esportiva na cidade, gerando receita(eventos), inclusão social e identificação de talentos no futebol,atletismo e outras modalidades esportivas.

•Calendário de eventos esportivos em várias modalidades

•Calendário de eventos esportivos em várias modalidades•Subsede da Copa do Mundo de 2016

Instalações Esportivas de padrão internacional para uso de todos•

Inclusão social pelo esporte

Identificação de talentos esportivos

Educação através do esporte

Disseminação da prática esportiva para todos

Promoção da paz através da cultura e da prática do esporte

Sustentabilidade dos programas e projetos esportivos

Visibilidade nacional e internacional para as cidades subsedes quereceberem atletas e equipes para aclimatação, treinamento e jogos treino.

8

Page 11: Revista do MEP Edição Especial

O P30 será constituído de 30 cotas de patrocínio, sendo 10 na categoria 'Bronze', 10 'Prata' , e 10 'Ouro'. Como contrapartidas, os patrocinadores terão ingressos para todos os jogos do Serrano F.C., placas de campo, suas logos aplicadas em backdrops de entrevistas, descontos na compra de produtos domP, anúncios e reportagens cooperadas nas edições especiais da Revista do MEP e muitos outros benefícios. Ainda, poderão utilizar as marcas do MEP e equipes associadas em ações de marketing e comunicação.

TORCEDOR OFICIAL SERRANO – Ao aderir, o torcedor receberá um kit, com a nova camisa oficial, um boné oficial, uma roupa esportiva domP e um cartão personalizado para ingresso nos jogos, descontos na linha esportiva domP na MEP Store e outras vantagens.

ATLETA OFICIAL PÉ DE VENTO – Um kit-atleta, com a nova camisa oficial Pé de Vento, um boné oficial, garrafa exclusiva e um cartão personalizado para desconto na linha esportiva domP na MEP Store e outras vantagens.

FONTES DE

ARRECADAÇÃODo Movimento Esportivo de Petrópolis

Clube de Patrocinadores do MEP

Para as instalações esportivas, a PGE/MEP irá buscar recursos com investidores, iniciativa privada e verbas viabilizadas através de leis de incentivo fiscal e ao esporte.

Para as entidades esportivas, além das tradicionais fontes de arrecadação como bilheteria, televisão e marketing (patrocínios, licenciamentos, entre outros), foram criadas quatro novas ferramentas a fim de captar recursos para entidades esportivas associadas ao MEP.

A domP é uma marca esportiva criada pelo MEP para produzir uniformes das entidades esportivas associadas ao Movimento, bem como uniformes para funcionários de empresas, roupas e acessórios para os públicos masculino e feminino. Todo o resultado financeiro será revertido para as atividades esportivas. 9

Page 12: Revista do MEP Edição Especial

10

OP30 é o clube de patrocinadores do Movimento Esportivo de Petrópolis. Os 30 patrocinadores Ouro, Prata e Bronze,

serão parceiros da PGE – Petrópolis Gestão Esportiva e do MEP na concretização dos projetos esportivos.

São 30 cotas de patrocínio (28 disponíveis – duas já foram comercializadas até o fechamento desta edição). 10 cotas Bronze (R$ 36 mil/ano), 10 cotas Prata (R$ 48 mil/ano) e 10 cotas Ouro (R$ 60 mil/ano).

•Ingressos

•Placas de campo •Peças de comunicação (banners, folhetos) cooperadas

•Backdrop de entrevistas •Web – espaços publicitários nos diversos sites ligados ao movimento

•Uso da marca P30 como apoiador do MEP

CONTRAPARTIDAS- PROPRIEDADES DOS PATROCINADORES

•Reportagens e anúncios cooperados nas edições especiais da Revista do Mep

•Palestras motivacionais com o Prof. Lancetta

•Clínicas de corrida com o Dr. Henrique Viana e a equipe Pé de Vento

•Clínicas de futebol no Serrano F.C.

Os sócios/patrocinadores do Clube P30, além das contrapartidas de comunicação junto ao público externo e interno (endomarketing), estarão associando suas marcas ao esporte, em um projeto de futebol e atletismo com alcance internacional.

Durante a Copa do Mundo, as Olimpíadas e outro eventos internacionais, a presença das equipes e atletas trará centenas de jornalistas do Brasil e do exterior, que conhecerão e divulgarão a cidade de Petrópolis. É a marca “Petrópolis” valorizando, e sua empresa também.

VISIBILIDADE- LOCAL, NACIONAL E INTERNACIONAL

PETRÓPOLIS 30 - O CLUBE DE PATROCINADORES DO MEP

Page 13: Revista do MEP Edição Especial

11

1-Centro Esportivo no Parque de Itaipava: esporte de alto rendimento, lazer, inclusão social. Muitas crianças, jovens e cidadãos da terceira idade praticando esportes. Eventos esportivos, proporcionando entretenimento à população de Petrópolis. Pronto em 2012.

2- Petrópolis subsede Olímpica em 2016. Nossa cidade faturando alto. Você e sua empresa, também.

3-Estádio para 20.000 pessoas na BR040. Pertinho, pertinho. Sua empresa no futebol e nos eventos: um show de endomarketing. Pronto em 2012.

4-A revitalização do Serrano: o Leão da Serra volta a rugir forte, com um time renovado sob o comando do técnico Duílio e a direção esportiva de Carlos Alberto Lancetta. É o Serrano a caminho da primeira divisão e Petrópolis na mídia.

5- O Centro Esportivo do Vale do Carangola: centro de treinamento e formação de futebol com 4 campos, sendo um deles com arquibancada para 1000 pessoas para os jogos das divisões de base, escola, alojamento para 100 atletas e fábrica de produtos domP, utilizando mão de obra local (Comunidade do Sertão/Carangola).

6- Vila Olímpica no Centro Esportivo do Vale do Carangola, integrando atletas e treinadores residentes às crianças e jovens das comunidades vizinhas, em um grande projeto esportivo de inclusão social.

7- A Equipe Pé de Vento: orgulho de Petrópolis nos pódios do Brasil e do mundo. Correndo em busca do ouro nos Jogos Olímpicos do Rio. Seus atletas brilhando em 2016.

8-Eventos esportivos: lazer e entretenimento em corridas, caminhadas e passeios de bicicleta e outros eventos promovidos pelo MEP, com espaço para sua empresa fazer ações de marketing.

9-Visibilidade: a Cidade Imperial vai ser também a Cidade dos Esportes. Mais espaço nobre na mídia. Mais divulgação, mais turistas, mais prosperidade, a curto, médio e longo prazo.

10-A sua empresa e o esporte- uma união vencedora: as maiores e mais inteligentes empresas do mundo associam suas marcas ao esporte. O MEP é a união de personalidades e empresários para a concretização de um projeto esportivo, em benefício de Petrópolis e de suas futuras gerações. Junte-se a nós!

10 MOTIVOS PARA

VOCÊ PARTICIPAR

Além da associação vencedora com o esporte, a imagem da sua empresa estará presente em projetos sociais de alto impacto junto à comunidade de Petrópolis. Inclusão social e educação pelo esporte, lazer esportivo (corridas de rua, caminhadas, passeios de bicicleta), iniciação esportiva e esporte para a terceira idade serão alguns dos projetos em que sua marca estará visível, através da marca P30 ou de peças de comunicação cooperadas (folhetos, banners).

Page 14: Revista do MEP Edição Especial

12

CARLOS ALBERTO LANCETTA

MAIS RÁPIDO,MAIS ALTO E MAIS FORTECitius, Altius, Fortius – mais rápido, mais alto, mais forte. O “professor” Lancetta - como é conhecido por atletas e jogadores de futebol - gosta de lembrar estas palavras, que há três mil anos traduzem a grandeza do espírito olímpico. Para atender, ensinar, treinar, educar um crescente número de crianças e jovens, a FARJ - Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro - entidade que ele dirige, precisa trabalhar mais rápido. E expandir horizontes, em projetos como o MEP.

Para alcançarmos nossos objetivos humanos, sociais e técnicos no atletismo, precisamos elevar mais alto nosso trabalho de base. Tornar estes meninos e meninas fortes competidores e vencedores nos estádios e na vida”. É o que afirma Lancetta, numa prévia desta entrevista.

Fui convidado pelos empresários da PGE, Petrópolis Gestão Esportiva, para participar do Movimento Esportivo de Petrópolis: um projeto esportivo amplo, que inclui desde o atletismo de alto rendimento, com a Equipe Pé de Vento, até o

MEP Revista: Fale sobre o seu trabalho em Petrópolis.

trabalho social de iniciação esportiva, passando pelo futebol, que tem como primeiro associado do MEP, o Serrano F.C.

Um trabalho de recuperação do futebol do clube, através de um programa de gestão profissional, nos moldes do que é praticado no Real Madrid, por exemplo: um clube amador, com o futebol gerido por profissionais. É uma fórmula consagrada.

Fizemos partidas contra equipes da série A e B,

MEP-R: E, o que está sendo feito pelo Serrano?

MEP-R: e que avaliação você faz do time, neste momento?

Vista aérea do Parque de Itaipava, com ilustração do Complexo Esportivo

Page 15: Revista do MEP Edição Especial

13

do Rio e de Minas, além de equipes de outro grupo da Série C. Foram 4 vitórias, duas derrotas e um empate. Já estamos com o elenco praticamente definido e prontos para estreiar na Série C, contra o Villa Rio, no dia 20 de fevereiro. Faremos um bom campeonato e, espero estar, no ano que vem, na série B.

A “volta por cima” do Serrano é fundamental para os objetivos do MEP, porque as principais cidades do interior têm uma equipe na primeira divisão e Petrópolis é a única que não tem. E, em uma cidade importante como Petrópolis, temos que ter um clube na primeira divisão, e fazer com que a população volte a se orgulhar do futebol da cidade. Nosso objetivo é levar o Serrano de volta à elite estadual até 2015, que será a coroação do trabalho, no ano do centenário do clube.

Como já disse anteriormente, o MEP é um movimento amplo, que congrega empresários e personalidades, com um objetivo: construir para a cidade de Petrópolis um legado esportivo, através de instalações novas e de projetos que incluem toda a população. Eu faço parte do conselho, ajudando na formulação dos objetivos

MEP-R: Qual a importância da recuperação do Serrano?

MEP-R: Qual a sua função no MEP?

esportivos. No Serrano e na PGE, por exemplo, eu exerço a função de diretor esportivo.

Tão importante quanto chegar lá, é como vamos chegar! O grande motivador é o calendário de eventos mundiais que temos nesta década. A Copa do Mu ndo e as Ol i mp í adas s ã o oportunidades de ouro para o Estado do Rio de Janeiro , que tem vocação especial para o esporte e medalhistas olímpicos como Robson Caetano. A proximidade destes eventos nos permite traçar metas objetivas, que tenho a certeza que alcançaremos: hospedaremos uma seleção participante da Copa do Mundo e seremos subsede olímpica em 2016.

No curto prazo, virão, atrás das equipes e dos atletas, centenas de jornalistas do Brasil e do mundo. Junto com as matérias esportivas, eles vão divulgar a cidade e suas qualidades: Petrópolis é perto do Rio, tem clima excelente, ar puro e a tranqüilidade que uma seleção ou equipe olímpica precisa para desenvolver o seu trabalho. Isso valoriza a cidade, o esporte e a população.

Uma potencia olímpica não se faz da noite para o dia. Se tivermos uma centena de MEPs espalhados pelo país, fica mais fácil. Isso dá uma idéia da importância do Movimento. Unir o esporte de alto rendimento ao trabalho social de iniciação esportiva, em instalações de alta qualidade. Essa é a fórmula que vamos aplicar aqui em Petrópolis. O esporte tem uma força i m e n s a e fa z v e r d a d e i r o s m i l a g r e s , transformando crianças e jovens em cidadãos de sucesso. O resultado a gente vê também nos pódios: o hino nacional, a bandeira no alto, as medalhas e o orgulho de sermos brasileiros.

MEP revista: Quanto aos objetivos, qual a sua visão?

MEP-R: E, quais os benefícios disso?

MEP-R: Para terminar, o que o Brasil precisa para ser uma potencia olímpica?

Page 16: Revista do MEP Edição Especial

14

das mensalidades dos sócios/patrocinadores vem cobrir as despesas de manutenção e operação das equipes. Para um associado P30, o custo-benefício é excelente, em função das contrapartidas e da visibilidade do projeto.

A marca P30 representará as marcas patrocinadoras, na camisa dos Jogadores do Serrano, por exemplo. E, em diversos materiais de comunicação, as marcas estarão presentes, lado a lado. Em eventos específicos,um ou mais patrocinadores poderão desenvolver ações de marketing ou endomarketing. O P30 é extremamente dinâmico como ferramenta de comunicação para empresas. E, eu gosto sempre de lembrar : nada vende mais e melhor do que o esporte.

Não será necessário. Aí temos mais uma inovação, que vai dar um case, com certeza. A marca esportiva, também será própria. A domP, além de produzir material esportivo, fabricará uma linha esportiva casual e outros produtos. Toda a receita reverterá para as equipes membros do MEP.

MEP-Revista: Como 30 empresas patrocinadoras vão conseguir visibilidade?

MEP-Revista: As equipes do MEP terão que ir ao mercado para captar outros recursos, como fornecedor oficial de material esportivo?

MEP-Revista: Haverá outras fontes de arrecadação, além do P30?

As fontes tradicionais: bilheteria e TV, com patrocinadores. Finalmente teremos pacotes/ torcedores, simpatizantes e praticantes, como o Torcedor Oficial (futebol) e o Atleta Oficial para o atletismo.

JHAreias foi o responsável pela criação e comercialização de alguns dos principais projetos de marketing esportivo no Brasil, como a Copa União 1987 (Clube dos 13), a exploração da imagem dos jogadores da Seleção tetracampeã do mundo, em 1994. Em 1999, com o Unit (basquete) implantou em Uberlândia o Clube de 30 patrocinadores, com total sucesso.

Em 2005, com o Maracanã em obras, Areias viabilizou, junto à Petrobrás e o Governo do Estado, a construção - em 9 semanas - de uma arena para 30.000 torcedores, na Ilha do Governador. Flamengo e Botafogo puderam jogar a temporada em casa, perto de suas torcidas. Estas e outras histórias, Areias conta em seu livro «Uma bela jogada», já na segunda edição.

promoções, relações públicas e outros , sem precisar estar nos uniformes das equipes. A soma

MEP-Revista: Qual a amplitude do MEP, na relação às equipes associadas?

É total, se pensarmos em marketing e comunicação.O projeto que desenvolvemos para as equipes apoiadas pelo MEP, envolve desde o design dos uniformes até o plano comercial com as fontes de arrecadação. Tecnicamente as equipes são independentes.

Decidimos inovar criando o P30 (Petrópolis 30) – um clube de patrocinadores formado por 30 empresas. As empresas terão uma completa plataforma de comunicação, como publicidade, eventos e

MEP-Revista: Como o MEP encara a tradicional dificuldade das instituições esportivas, na obtenção de patrocinio?

A EXPERIÊNCIA DE UM PRECURSORDO MARKETING ESPORTIVO

JOÃO HENRIQUE AREIAS

Page 17: Revista do MEP Edição Especial

14

das mensalidades dos sócios/patrocinadores vem cobrir as despesas de manutenção e operação das equipes. Para um associado P30, o custo-benefício é excelente, em função das contrapartidas e da visibilidade do projeto.

A marca P30 representará as marcas patrocinadoras, na camisa dos Jogadores do Serrano, por exemplo. E, em diversos materiais de comunicação, as marcas estarão presentes, lado a lado. Em eventos específicos,um ou mais patrocinadores poderão desenvolver ações de marketing ou endomarketing. O P30 é extremamente dinâmico como ferramenta de comunicação para empresas. E, eu gosto sempre de lembrar : nada vende mais e melhor do que o esporte.

Não será necessário. Aí temos mais uma inovação, que vai dar um case, com certeza. A marca esportiva, também será própria. A domP, além de produzir material esportivo, fabricará uma linha esportiva casual e outros produtos. Toda a receita reverterá para as equipes membros do MEP.

MEP-Revista: Como 30 empresas patrocinadoras vão conseguir visibilidade?

MEP-Revista: As equipes do MEP terão que ir ao mercado para captar outros recursos, como fornecedor oficial de material esportivo?

MEP-Revista: Haverá outras fontes de arrecadação, além do P30?

As fontes tradicionais: bilheteria e TV, com patrocinadores. Finalmente teremos pacotes/ torcedores, simpatizantes e praticantes, como o Torcedor Oficial (futebol) e o Atleta Oficial para o atletismo.

JHAreias foi o responsável pela criação e comercialização de alguns dos principais projetos de marketing esportivo no Brasil, como a Copa União 1987 (Clube dos 13), a exploração da imagem dos jogadores da Seleção tetracampeã do mundo, em 1994. Em 1999, com o Unit (basquete) implantou em Uberlândia o Clube de 30 patrocinadores, com total sucesso.

Em 2005, com o Maracanã em obras, Areias viabilizou, junto à Petrobrás e o Governo do Estado, a construção - em 9 semanas - de uma arena para 30.000 torcedores, na Ilha do Governador. Flamengo e Botafogo puderam jogar a temporada em casa, perto de suas torcidas. Estas e outras histórias, Areias conta em seu livro «Uma bela jogada», já na segunda edição.

promoções, relações públicas e outros , sem precisar estar nos uniformes das equipes. A soma

MEP-Revista: Qual a amplitude do MEP, na relação às equipes associadas?

É total, se pensarmos em marketing e comunicação.O projeto que desenvolvemos para as equipes apoiadas pelo MEP, envolve desde o design dos uniformes até o plano comercial com as fontes de arrecadação. Tecnicamente as equipes são independentes.

Decidimos inovar criando o P30 (Petrópolis 30) – um clube de patrocinadores formado por 30 empresas. As empresas terão uma completa plataforma de comunicação, como publicidade, eventos e

MEP-Revista: Como o MEP encara a tradicional dificuldade das instituições esportivas, na obtenção de patrocinio?

A EXPERIÊNCIA DE UM PRECURSORDO MARKETING ESPORTIVO

JOÃO HENRIQUE AREIAS

Page 18: Revista do MEP Edição Especial

11 mil atletas de 204 países em mais de 300 eventos

EVENTOS ESPORTIVOS NO

BRASIL 2011-2016 Jogos Mundiais Militares (Rio de Janeiro)6 mil atletas110 países20 modalidades15 modalidades olímpicas

2011

2012

2013

2015

2013

2015

2016

2016

2014

Mundial por Equipes de Judô (Salvador – Bahia)

Mundial Individual Sênior de Judô (São Paulo)

Copa das Confederações

8 países (campeão 2010 + 6 campeões continentais + país sede)4 a 6 cidades

Copa do Mundo

32 países 64 partidas12 cidades sede 500 mil turistas em 1 mês

15 mil jornalistas 500 canais de TV 71 mil horas de cobertura 3,5 a 4 bilhões de telespectadores

Mundial Individual Sênior de Judô (Rio de Janeiro)

Copa América

Jogos Olímpicos (Rio de Janeiro)

28 campeonatos mundiais em 17 dias 200 mil credenciados 21 mil jornalistas (credenciados)10 mil jornalistas (não credenciados)

60 mil voluntários Frota de mais de 14 mil veículos Mais de 6,5 milhões de ingressos

Paraolimpíadas (Rio de Janeiro) 16

Page 19: Revista do MEP Edição Especial

O Serrano F.C. inicia o ano de 2011 com vitórias e um

projeto audacioso. São novas parcer ias,

investidores e empenho em alcançar a elite do

futebol carioca e nacional nos próximos anos.

Para isso, várias ações estão sendo realizadas. Uma

delas é a remodelagem do escudo, seguindo

moldes europeus e focada na modernização de suas

letras, formato e desenho.

O seu amor antigoestá de cara nova.

A NOVA CARA DO SERRANO F.C.www.serranofc.com.br

Page 20: Revista do MEP Edição Especial

www.petropolismep.com.br

CONTATO

[email protected] 2103-0300