revista da juventude - diocese de paranavaí - parana

12
Revista da Juventude São João Paulo II www.conectachristi.com.br Edição 01 - Ano I Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí julho-2014 CONHECENDO OS SANTOS DA IGREJA A JUVENTUDE E AS ELEIÇÕES 1 ANO DE JMJ RIO 2013 N esse mês de julho, toda a Juventude Católica do mundo, comemora 1 ano de JMJ Rio 2013. Há exatamente um ano atrás, jovens voluntários estavam indo uma semana antes, para o Rio de Janeiro, participar da formação e conhecer a equipe de trabalho. Tempo depois chegariam os peregrinos, vindos de toda a parte do planeta, orar, celebrar e ouvir as palavras do Papa Francisco, em sua primeira viagem internacional. ::Página 2 :: P rezado jovem, verifica-se no Documento da CNBB n° 85, sobre a formação da juventude, que há oito linhas de ação para a Evangelização da Juventude, visando à formação integral dos jovens. Uma dessas dimensões importantes para formação completa da juventude chama-se sóciopolítico-ecológica, e é dela, com foco no aspecto político, que queremos falar. Pe. Romildo Neves ::Página 10 :: E stimados leitores e leitoras da Re- vista São João Paulo II, paz e bem. É com alegria que ressalto que a partir deste mês de julho vamos nos encon- trar todos os meses para conhecermos a vida de um santo que nos ajudará a bus- car ainda mais a santidade e a perfei- ção. Dentre os santos de julho vamos conhecer Santa Maria Goretti, pois, é um grande exemplo de fidelidade e de amor a Deus. Maria Goretti, humilde camponesa, nasceu em 16 de outubro de 1890 na cidade de Corinaldo, província de An- cona, Itália. Seus pais, Luiz e Assunta, criavam os sete filhos em meio à penú- ria de uma vida de necessidades, mas dentro dos preceitos ditados por Jesus Cristo. Pe. Antônio Garibaldi ::Página 4 :: .com/conectachristi twitter.com/conectachristi

Upload: conecta-christi

Post on 01-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista de publicação mensal e online da Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí - Paraná

TRANSCRIPT

Page 1: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista da Juventude

São João Paulo II

www.conectachristi.com.br

edição 01 - ano I Pastoral Juvenil da diocese de Paranavaí julho-2014

CONHECENDO OS SANTOS DA IGREJA

A JUVENTUDE E AS ELEIÇÕES

1 ANO DE JMJ RIO 2013

Nesse mês de julho, toda a Juventude Católica do mundo, comemora 1 ano de JMJ Rio 2013. Há exatamente um ano

atrás, jovens voluntários estavam indo uma semana antes, para o Rio de Janeiro, participar da formação e conhecer a equipe de trabalho. Tempo depois chegariam os peregrinos, vindos de toda a parte do planeta, orar, celebrar e ouvir as palavras do Papa Francisco, em sua primeira viagem internacional.

::Página 2 ::

Prezado jovem, verifi ca-se no Documento da CNBB n°

85, sobre a formação da juventude, que há oito linhas de ação para a Evangelização da Juventude, visando à formação integral dos jovens.

Uma dessas dimensões importantes para formação completa da juventude chama-se sóciopolítico-ecológica, e é dela, com foco no aspecto político, que queremos falar. Pe. Romildo Neves

::Página 10 ::

Estimados leitores e leitoras da Re-vista São João Paulo II, paz e bem.

É com alegria que ressalto que a partir deste mês de julho vamos nos encon-trar todos os meses para conhecermos a vida de um santo que nos ajudará a bus-car ainda mais a santidade e a perfei-ção. Dentre os santos de julho vamos conhecer Santa Maria Goretti, pois, é um grande exemplo de fi delidade e de amor a Deus.

Maria Goretti, humilde camponesa, nasceu em 16 de outubro de 1890 na cidade de Corinaldo, província de An-cona, Itália. Seus pais, Luiz e Assunta, criavam os sete fi lhos em meio à penú-ria de uma vida de necessidades, mas dentro dos preceitos ditados por Jesus Cristo. Pe. Antônio Garibaldi

::Página 4 ::

fb .com/conectachristi twitter.com/conectachristi

Page 2: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 2 julho - 2014 Revista São João Paulo II 3 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da diocese de Paranavaí

“Nesse mês de julho, toda a Juventude Católica do mundo, comemora 1 ano de JMJ Rio 2013. Há exatamente um ano atrás, jovens voluntários estavam indo uma semana antes, para o Rio de Janeiro, participar da formação e conhecer a equipe de trabalho. Tempo depois chegariam os peregrinos, vindos de toda a parte do planeta, orar, celebrar e ouvir as palavras do Papa Fran-cisco, em sua primeira viagem internacional.

E para celebrar esse um ano, a Comissão Epis-copal Pastoral para a Juventude, da CNBB, ela-borou alguns roteiros para as dioceses e quer que os jovens participem contando as suas ex-periências.” Aléx Tutty

Quem foi à JMJ Rio2013 já pode lembrar, em suas redes sociais, como foi a experiência na Jornada. É só contar sua história e usar a tag #1anoJMJRio. Todas as histórias, fotos e vídeos vão para um site da campanha (http://www.jo-vensconectados.org.br/1anojmjrio).

Seguem algumas sugestões de tópicos que você pode abordar:• O que foi mais marcante na JMJ para você?• Você tem uma história bacana que você viveu na JMJ? Conta pra gente.• A JMJ mudou algo em sua vida?• E na sua paróquia, ou grupo do qual você faz parte, mudou algo depois da JMJ?Grupos jovens e diocesesA Comissão para a Juventude prepa-rou um roteiro de celebração para as dioceses. Com base nele, grupos jovens e os próprios Se-tores Juventude diocesanos podem realizar en-contros de oração e refl exão. Para a comissão, igualmente importante é que os grupos regis-trem e enviem fotos desses atos por meio das redes sociais utilizando a tag #1anoJMJRio.

Dom Eduardo Pinheiro, presidente da comissão, escreveu uma carta para esse momento tão im-

portante para a Juventude, confi ra:

CARTA

1º. Ano da JMJ Rio 2013:

ação de graças, alegria, parti-lha, impulso missionário!

Queridos jovens de todo o Brasil! Há um ano nosso país vivia um de seus momentos mais marcantes: a JMJ Rio 2013. Foi um momento de graça, de alegria e de fortalecimento da nos-sa vocação cristã. Para celebrar este primeiro aniversário, apresentamos-lhes duas propostas: uma Celebração e um Mural de Partilha.

A celebração a ser realizada no próximo dia 27 foi elaborada pela Coordenação da Pastoral Ju-venil Nacional e é uma sugestão de como pode-remos marcar este dia, com a juventude local. O esquema se encontra aqui (http://www.jovens-conectados.org.br/wp-content/uploads/2014/07/Celebracao_1_ano_JMJ_Brasil.pdf).

O mural de partilha quer ser um espaço especial de registro das inúmeras novidades semeadas pelo Espírito Santo neste tempo de graça. Para isso, você e seu grupo (expressão, paróquia, diocese, etc.) são convidados a postar as EXPE-RIÊNCIAS MISSIONÁRIAS que surgiram ou se fortaleceram desde a Peregrinação dos Sím-bolos da JMJ em nosso país. Temos certeza de que esta partilha fornecerá sugestões e fortale-cerá os grupos e as comunidades em vista dos jovens. Então, participe. Envie uma síntese da sua experiência com a tag #1anoJMJRio, des-crevendo sobre o projeto/atividade e alguns de seus detalhes (expressão juvenil responsável, local, objetivos, processo, pessoas benefi ciadas, ressonância eclesial e social etc).

Vamos marcar história com esta celebração e partilha! Vamos lá! Queremos festejar as coisas bonitas que estão acontecendo pelo nosso país!

Fonte: Jovens Conectados - www.jovensconectados.org.br

Conecta Christi - equipe de Comunicação da Pastoral Juvenil da diocese de Paranavaí

diagramação e Layout: aléx tutty

Redação: Jovens Comunicadores

[email protected]

Publicação mensal e onlinewww.conectachristi.com.br

1 ano de JMJ RIo 2013

eXPedIente

Page 3: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 3 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da diocese de Paranavaí

Introdução à leitura orante •Acendimento da vela e invocação do Espírito Santo

1º Momento - LeItuRa - o que nos fala os textos em si

a. Retire-se em silêncio, b. Procure um espaço (capela, jardim, quarto,etc.). c. entre em sintonia consigo mesma, respire profundamente e preste aten-ção , nos seus sentimentos, pensamentos, emoções. Peça a ajuda do espírito Santo, d. Leia o texto: e. (sublinhe frases ou palavras importantes. ou transcreva parte do texto .. ). Prestar atenção às imagens, verbos, f. Caso você lembrar de outro texto dê aten-ção a esta lembrança, g. Caso você se dispersar, respire, peça o dom do espírito e recomece o caminho,

2º Momento - MedItaÇÃo - o que deus nos fala hoje por este texto

a.experimente reler o texto! b.Repetir, mastigar, sentir o sabor, ruminar a Palavra ... c.ouvir o que deus está dizendo hoje através do texto.d.escolha uma frase ou expressão do texto que te marcoue.Preste atenção aos apelos do Senhor.

3º Momento: oRaR - o que o texto me faz dizer para deus

- deixar brotar de dentro do coração tocado pela Palavra uma resposta ao Senhor, preces, agradeci-mentos , pedido de perdão

4º Momento: ConteMPLaR

a. expressar um compromisso a que a Leitura orante nos levou.b. Resumir tudo numa frase para levar consigoc. Rezar um Salmo apropriado para encerrar o momento.

LeItuRa oRante da BÍBLIa - LeCtIo dIVIna

Page 4: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 4 julho - 2014 Revista São João Paulo II 5 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí

ConheCendo oS SantoS da IgReJa

Estimados leitores e leitoras da Revista São João Paulo II, paz e bem. É com alegria que

ressalto quer a partir deste mês de julho vamos nos encontrar todos os meses para conhecermos a vida de um santo que nos ajudará a buscar ain-da mais a santidade e a perfeição. Dentre os san-tos de julho vamos conhecer Santa Maria Goret-ti, pois, é um grande exemplo de fidelidade e de amor a Deus.Maria Goretti, humilde camponesa, nasceu em 16 de outubro de 1890 na cidade de Corinaldo, província de Ancona, Itália. Seus pais, Luiz e Assunta, criavam os sete filhos em meio à penú-ria de uma vida de necessidades, mas dentro dos

preceitos ditados por Jesus Cristo.A menina Maria, por ser a mais velha, cresceu cuidando dos irmãos pequenos em casa, enquan-to os pais labutavam no campo. Uma de suas ir-mãs, mais tarde, tornou-se freira franciscana. As dificuldades financeiras eram tantas que a famí-lia migrou de povoado em povoado até fixar-se num povoado inóspito chamado Ferrieri. Nessa localidade, a família passou a residir na mesma propriedade de João Sereneli, ancião de sessen-ta anos de idade que tinha dois filhos, Gaspar e Alexandre, este com dezoito anos de idade. Assim, todos trabalhavam na lavoura enquanto a jovem Maria cuidava da casa e dos irmãos pe-quenos. Desse modo, Maria nunca pôde estudar, mas ao lado da família sempre freqüentou a igreja. Ela só estudou o catecismo para fazer a primeira co-munhão, aos doze anos de idade, um ano após a morte de seu pai. Quando isto ocorreu, o senhor João, compadecido, manteve tudo como estava, contando apenas com a viúva para o trabalho na lavoura. Porém o problema era seu filho Ale-xandre, que passara a assediar Maria. Apesar da pouca idade, ela era bonita e bem desenvolvida, já atraindo os olhares masculinos. Como recu-sasse todas as aproximações do rapaz, este se irritou ao extremo. Até que, no dia 5 de julho de 1902, ele perdeu a razão e a tragédia aconteceu. Naquele dia, Alexandre trabalhava ao lado de Assunta quando inventou um pretexto, deixou a lavoura. Foi para o lar dos Goretti portando uma barra de ferro com ponta afiada, sabia que Maria estaria sozinha e indefesa. Primeiro insinuou, depois exigiu, por fim ameaçou a jovem de mor-te se não satisfizesse seus desejos. Mesmo te-mendo o pior, Maria resistiu dizendo que aquilo era um pecado mortal. Alexandre, transtornado por não alcançar seu intento, passou a golpear

violentamente o corpo da menina. Ela ainda foi levada com vida a um hospital, após ser vitima-da com quatorze perfurações. E teve tempo de perdoar seu agressor, pedindo a sua mãe e seus irmãos que fizessem o mesmo, por amor a Jesus. Maria Goretti morreu no dia seguinte ao ataque, no dia 6 de julho de 1902.Quanto a Alexandre, foi preso, quase linchado e condenado a trabalhos forçados. Porém, depois de vinte e sete anos de prisão, foi solto por bom comportamento. Depois de ir a Corinaldo pedir perdão à mãe de Maria Goretti, ingressou num convento capuchinho, onde viveu sua sincera conversão até morrer. Muitos milagres passaram a acontecer por inter-cessão da pequena menina virgem. A fé na sua santidade cresceu e espalhou-se de tal forma no mundo cristão que, em 1950, ela foi canonizada.Na solenidade, estava presente a sua mãe As-sunta, então com oitenta e quatro anos, ao lado de quatro de seus filhos e Alexandre Sereneli, o agressor sinceramente convertido. O papa Pio XII declarou santa Maria Goretti pa-droeira das virgens cristãs. Atualmente continu-am as romarias ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Nettuno, onde se encontra a se-pultura da santa, há dez quilômetros do povoado onde tudo aconteceu.Que a exemplo da fé e da fidelidade de Santa Maria Goretti, possamos vencer as tentações em nosso dia a dia. Amém!

Pe. Antonio M. Garibaldi Reitor do Seminário Diocesano

Santa Maria goretti - dia 06 de julho

Page 5: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 5 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da diocese de Paranavaí

Ingressos da 2° CristoFest já estão a ven-da , por apenas R$10,00 , os primeiros 100 vêm com o copo personalizado do evento! Corra e garanta já o seu. Maiores informa-ções com João Vitor, do Grupo de Jovens Agape.

Dias 01, 02 e 03 de agosto, vai acontecer o 1 Encontro de adolescentes e Jovens Marai, organizador pelo grupo de ado-lescentes e jovens AME, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Jd. Ipê. As inscrições encerraram-se dia 05 de julho. Quem se inscreveu, vai participar do sorteio para os participantes, no dia 06 de julho, logo após a Santa Missa das 20h, na própria Paróquia.

Dias 01, 02 e 03 de agosto, vai acontecer o 1 Encontro de adolescentes e Jovens Marai, organizador pelo grupo de ado-lescentes e jovens AME, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Jd. Ipê. As inscrições encerraram-se dia 05 de julho. Quem se inscreveu, vai participar do sorteio para os participantes, no dia 06 de julho, logo após a Santa Missa das 20h, na própria Paróquia.

O grupo de jovens Alicerce de Dia-mante do Norte, está organizando o 1º JU-CAM – Juventudes Curadas para Amar. Será nos dias 19 e 20 de julho de 2014, no Colégio Agrícola Estadual do Noroeste – CAEN, em Diamante do Norte, com iní-cio às 07h30.

A taxa de inscrição será de R$ 15,00 (e não mais R$ 35,00 como está na arte) e as inscrições serão feitas até o dia 06 de julho com os coordenadores do grupo e secretaria paroquial.

mante do Norte, está organizando o 1º JU-CAM – Juventudes Curadas para Amar. Será nos dias 19 e 20 de julho de 2014, no Colégio Agrícola Estadual do Noroeste – CAEN, em Diamante do Norte, com iní-cio às 07h30.

A taxa de inscrição será de R$ 15,00 (e não mais R$ 35,00 como está na arte) e as inscrições serão feitas até o dia 06 de julho com os coordenadores do grupo e secretaria paroquial.

No dia 09 de agosto, o grupo de oração jovem RCC São Miguel Arcanjo de Marilena, realizará o Luau Jovem. Será na Marilena Country Club. Mais informações com a Mileide pelo telefone 44 8813-0454.

agenda da JuVentude

O grupo de jovens JMP – Juventude Mis-sionária de Pedro, está organizando o Reti-ro Viver em Cristo, será nos dias 16 e 17 de agosto, na Casa da Criança, começará às 14h do dia 16 e encerrará por volta das 17h30 do dia 17. Inscrições gratuitas

Page 6: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 6 julho - 2014 Revista São João Paulo II 7 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí

Entre os dias 20 e 22 de junho, aconteceu o Retiro Bote Fé, na cidade de Querência

do Norte na Comunidade Água da Prata. Cerca de 120 jovens participaram desse retiro e outras 70 a 80 pessoas trabalhando.

Esse retiro envolveu as Paróquias de Santa Isabel do Ivaí, Santa Cruz do Monte Castelo, Porto Rico, São Pedro do Paraná e Santa Môni-ca (Área Pastoral Santa Cruz).

Como relatou o Vavá, “Água da Prata se tor-

nou um pedacinho do céu nesses dias de retiro, envolvendo toda a comunidade”.

Tivemos momentos de espiritualidade, de co-nhecimento da Igreja Católica, ajudou também o fato dos jovens ter sido separados em equipes que levavam o nome dos 12 apóstolos e isso poder despertar neles a procura da vida desses Apóstolos na Igreja.

Esse retiro foi uma organização do Grupo de Jovens JAC – Jovens Acreditar em Cristo e a

Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí , jun-tamente com todo o povo de Deus da Paróquia São Paulo Apóstolo de Querência do Norte, cujo pároco é o Padre Gilney, que foi o diretor espiritual desse evento.

A ideia daqui pra frente é levar esse retiro em todas as áreas pastorais da Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí, levando muitos jovens a conhecer a Deus e sua Igreja em todos os cantos da região, principalmente em Comunidades e Capelas.

aConteCeu

RetIRo Bote FÉ - QueRÊnCIa do noRte

Aléx Tutty - Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí

Page 7: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 7 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí

No dia 3 de julho, o Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, apresentou a logo oficial e a oração da 31ª Jornada Mun-

dial da Juventude. A imagem combina três elementos: o lugar, os perso-nagens e o tema do encontro. A JMJ será realizada em Cracóvia, de 26 a 31 de julho de 2016, e será precedida de programações nas dioceses em toda a Polônia.

No centro do desenho há uma cruz, simbolizando Cristo como a essência das Jornadas Mundiais da Juventude. O círculo amarelo representa a lo-calização de Cracóvia e simboliza os jovens. Da cruz vem a centelha da Divina Misericórdia, forma e cor, referindo-se à imagem de Jesus: “Eu confio em vós”. A logo é uma ilustração das palavras “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5,7), escolhidas como tema da JMJ. O contorno vermelho remete ao mapa da Polônia. As cores usadas na logo – azul, vermelho e amarelo – referem-se também às cores oficiais de Cracóvia e seu brasão de armas.

A autora é a designer gráfica Monika Rybczyńska, de 28 anos, da cidade de Ostrzeszów. Monika criou a logo como forma de agradecimento pela intercessão do Espírito Santo em sua vida, após a canonização de João Paulo II. A coautora é Emilia Pyza, vinda de Garwolina. Ela tem 26 anos e é especialista em design gráfico e publicação de livros.

Na conferência, também foi apresentada a oração oficial do evento em Cracóvia. Consiste em três partes. A primeira é a entrega de toda a huma-nidade, especialmente os jovens, à Divina Misericórdia. A segunda parte é um apelo pela graça de ser misericordioso. A terceira parte é dedicada à intercessão de Nossa Senhora e de São João Paulo II, o patrono do en-contro. Confira:

Fonte: Jovens Conectados - www.jovensconectados.org.br

JMJ CRaCÓVIa 2016

Page 8: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 8 julho - 2014 Revista São João Paulo II 9 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí

naCIonaL

Caros pá-r o c o s

e demais res-ponsáveis pela evange l i zação da juventude no Brasil.

“Enquanto con-versavam e dis-cutiam,o próprio Jesus se aproxi-mou e começou a caminhar com

eles.”(Lc 24,15)

Somos, hoje, estes “discípulos de Emaús” do Evangelho de Lucas, alcançados diariamente pelo Senhor que nos orienta e nos fortalece no caminho… e no caminhar! É o Mestre que vem ao encontro da realidade dos seus discípulos, como fiel Acompanhante e exímio Assessor! Revigora nossas forças e nos enche de alegria, como fez ao nos proporcionar a JMJ Rio 2013, cuja festa de um ano celebramos neste mês de julho.

Elevamos aos céus uma grande Ação de Graças pelos frutos que a Jornada nos tem, ainda hoje, nos proporcionado: são inúmeros, como “as areias das praias do mar” (Gn 22,17)! Parabéns a todos aqueles, adultos e jovens, que não só acreditaram e se envolveram com este presente de Deus, mas aproveitaram para renovar seu amor à Igreja e seu compromisso pela causa juvenil.

O entusiasmo de muitos jovens nestes últimos tempos tem gritado aos nossos ouvidos, supli-cando-nos a existência de mais adultos capa-citados para acompanhá-los em sua busca de crescimento como discípulos missionários de Jesus Cristo. Eles, também, são aqueles “dis-cípulos de Emaús” abertos a nós, adultos, que aceitamos ser embaixadores do Ressuscitado

em suas vidas.

Vamos festejar este 1º ano de Jornada (cf. sugestão no site www.jovensconectados.org.br) comprometendo-nos a encontrar e capacitar mais adultos para o ministério da assessoria! Estamos convictos de que “na evangelização da juventude a assessoria deve constituir uma preocupação cuidadosa por parte de toda a Igreja, em todos os níveis”, mas é lamentável constatar que “a dificuldade principal para evan-gelizar as novas gerações” tem sido “a falta de pessoas com perfil adequado para este minis-tério. [...] Chama atenção a ausência de padres que abracem um trabalho de acompanhamento sistemático dos jovens. Os religiosos e leigos também estão muito distantes.” E queremos mais: queremos “resgatar no coração de todos a paixão pela juventude” (Doc 85, nos 203-205)! Quando uma pessoa, um ministro de Deus, um consagrado está apaixonado pelos jovens, ele é capaz de investir, de descobrir novos caminhos, de orientar com competência a vida das novas gerações a ele confiadas. Sem esta “paixão” não há solução! Em grande parte, a causa dos pro-blemas dos jovens não está nos próprios jovens. Está em nós e em nossas estruturas que não os acompanham adequadamente nem valorizam seu protagonismo juvenil.

O Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil, acontecido em dezembro passado à luz do Documento 85 da CNBB, destacou a 6ª. Linha de Ação – MINISTÉRIO DA ASSESSO-RIA – como uma de suas urgências pastorais. E definiu, assim, para os próximos anos, as duas PISTAS DE AÇÃO:

criar equipe de assessores em rede, garantindo a articulação, a capacitação, a animação e a formação contínua para assessores e acompa-nhantes;disponibilizar assessores como opção efetiva pelas juventudes.Estas duas urgências nos chamam a atenção

tanto para a capacitação dos vários assessores já existentes, quanto para a descoberta de novos adultos com perfil para esta missão. Onde já existam pessoas envolvidas neste serviço é necessário criar situação de encontro entre elas para a melhoria deste trabalho eclesial. Onde isto ainda não acontece, é necessário um po-sicionamento mais consciente e concreto que garanta convites explícitos e envolvimento de outras pessoas mais liberadas. O clamor dos jo-vens por assessoria não pode ser mais ignorado ou minimizado. Que o nosso amor afetivo a eles potencialize nosso amor efetivo, encontrando soluções criativas para atender a esta urgência!

Será que ainda não estamos suficientemente sensíveis aos sinais esperançosos de nossos jovens? Temos menosprezado a força juvenil diante dos desafios desta mudança de época? Os sinais dos tempos trazidos de maneira inten-sa pelos jovens são acolhidos e refletidos em nossos ambientes paroquiais e espaços comuni-tários? O distanciamento de tantos jovens que já estiveram conosco um dia (grupos, movimentos, catequese) não têm mais nos incomodado? Aos que têm apostado na juventude a Igreja agra-dece: “Obrigado aos irmãos bispos, aos sacer-dotes, aos seminaristas, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos que acompanham aos jovens (…) em sua peregrinação a Jesus” (Francisco, JMJ Rio, 25/07/2013).

Há tantas coisas que podemos fazer para su-prir a carência na quantidade e na qualidade de acompanhantes e de assessores das novas gerações! Eis algumas sugestões:

1) definir em cada paróquia um casal (adulto ou jovem-adulto) que se responsabilize de manei-ra prioritária pela evangelização da juventude local;

2) promover anualmente um encontro dos res-ponsáveis paroquiais das juventudes: assessores, catequistas, educadores, consagrados/as, pais e

CARTA DO PRESIDENTE DA COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE, AOS RES-PONSÁVEIS PELA EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE NO BRASIL PARA O MÊS DE JULHO

Page 9: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 9 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí

adultos ligados à Pastoral Familiar, Pastoral da Educação, Pastoral Vocacional, etc.;

3) criar e acompanhar a rede de assessores de jovens, para um melhor serviço a eles;

4) averiguar se os adultos que acompanham os jovens estão capacitados em: processo de edu-cação na fé, projetos pessoais e grupais, cultura juvenil, espiritualidade, teologia etc.;

5) repassar material específico para a formação dos adultos, como, por exemplo os publicados pela CNBB: Documento 85, Estudos 76, Estu-dos 103, “Aos Jovens com Afeto”, Texto-base da CF 2013,“Civilização do Amor – projeto e missão” (CELAM);

6) investir nos assessores para que participem dos espaços formativos oferecidos pela CNBB (Curso EAD de Capacitação para Acompanhan-tes de Adolescentes e Jovens: www.eadsecu-lo21.org.br/ead ; Capacitação de Assessores: www.jovensconectados.org.br) e por aqueles Centros e Institutos que servem à Igreja nesta missão;

7) garantir que em cada grupo, movimento, ati-vidade juvenil haja sempre a presençaacolhedo-ra, educativa e capacitada de assessores adultos;

8) descobrir e convidar novos assessores para exercerem este delicado e urgente ministério junto aos jovens e aos seus grupos;

9) liberar os assessores de jovens de outros encargos na paróquia;

10) garantir a estabilidade do assessor esco-lhido bem como a sua substituição periódica, evitando, com isto, tanto as mudanças frequen-tes, quanto a permanência por longo tempo.

Assessorados por Deus que prometeu estar conosco “até o fim dos tempos” (Mt 28,20), sintamo-nos comprometidos com a qualidade de vida de nossos jovens. Peçamos, portanto, ao Espírito Santo, sabedoria, ternura e criatividade aos pais junto aos seus filhos, aos professores com seus alunos, aos catequistas no meio dos catequizandos, aos párocos e consagrados entre os jovens.

Maria, que acompanhou do começo ao fim seu

Filho, nos ensine, no meio dos jovens, a aco-lhê-los por vocação, a abraçá-los com carinho, a atendê-los em suas necessidades, a preocupar-mo-nos quando eles ignoram nossos cuidados, a provocá-los à maturidade da missão, a acom-panhá-los em sua via-sacra cotidiana, a chorar suas dores e sua morte, a permanecer fiel a eles mesmo quando não sabemos o que fazer aos pés da cruz, a acreditar em seus sonhos de vida nova e na sua capacidade de transformação.

Grande abraço, queridos apaixonados e apaixo-nadas pela nossa juventude!

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB

Fonte: Jovens Conectados - www.jovensconectados.com.br

FeStaS JuLIna

Page 10: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 10 julho - 2014 Revista São João Paulo II 11 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da diocese de Paranavaí

JuVentude e PoLÍtICa

Prezado jovem, verifi ca-se no Documento da CNBB n° 85, sobre a formação da juventude, que há oito linhas de ação

para a Evangelização da Juventude, visando à formação integral dos jovens. Conforme se nota no esquema abaixo:

Uma dessas dimensões importantes para formação completa da juventude chama-se sóciopolítico-ecológica, e é dela, com foco no aspecto político, que queremos falar. Conscientes que nos aproximamos mais uma vez de um importante período para o futuro de nossa nação, que é o das eleições a Presidente, Senadores, Governadores, e Deputados Federal e Estadual, lembramos o sentido de nossa fé no campo da ação transformadora da realidade expondo alguns pensamentos da Cartilha de Orientação Política da CNBB Regional Sul II - que compreende a Igreja no Estado do Paraná, pois, no Brasil, a Igreja Católica adotou a prática de elaboração de textos e cartilhas, a fi m de conscientizar os eleitores.

Segundo esta cartilha: “A Igreja é convocada a ser “advogada da justiça e defensora dos pobres diante das intoleráveis desigualdades sociais e econômicas, que clamam ao céu”. Para cumprir essa missão, a Igreja necessita interagir com a política” (p. 03).

Cita ainda o pensamento do Papa: O papa Francisco escreveu recentemente: “Ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer infl uência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos. Uma fé autêntica – que nunca é cômoda nem individualista – comporta sempre um desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela” (Cartilha Política, p. 03).

Este trabalho da Igreja, com outras entidades, de conscientização política da população já rendeu preciosos frutos. Por exemplo: o projeto de Lei de Iniciativa Popular que deu Orígem à Lei 9.840/1999: Contra a Corrupção Eleitoral, pela qual de 2000 a 2008 foram cassados 667 políticos. E, a Lei da Ficha Limpa ou Lei Complementar 135, de 2010, que alterou dispositivos da Lei Complementar 64, de 1990, para elevar à inelegibilidade políticos corruptos de três para oito anos, bem como trazer novas hipóteses de inelegibilidade e a efi cácia da sua aplicação, também originada de um projeto de lei de iniciativa popular (popular abaixo assinado). Conheça a nova proposta da Igreja sobre a Reforma Política, por meio de projeto de lei de iniciativa popular, e dê sua assinatura para continuar ajudando a Igreja colaborar a construir um País melhor para todos. Procure a secretaria de sua paróquia ou acesse o Site: www.reformapolíticademocratica.org.br A Igreja está consciente que num sistema de governo republicano como o nosso, o poder provém do povo que escolhe seus representantes legais pelo voto. Votar é um exercício importante de cidadania; por isso não deixe de votar nas eleições e de exercer bem esse poder. Pois, seu voto contribui para defi nir o seu futuro e a vida política do nosso País.

Pe. Romildo Neves Pereira Coordenação da Ação Evangelizadora - CDAE

a JuVentude e aS eLeIÇÕeS

Page 11: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 11 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí

Nas missões que os seminaristas realiza-vam no final do ano visitando as casas

uma senhora me falou: “Acho que eu deveria ter sido uma religiosa. Sinto muita vontade de viver uma espiritualidade profunda, mas as coi-sas do dia-a-dia me dispersam e acabo vivendo na superficialidade!” Me calei e não respondi, mas fiquei inquieto com a fala da senhora. Me perguntava se de fato ela poderia ter errado a sua escolha vocacional. Afinal ela era mãe de três filhos, possuía marido, cuidava da casa e ainda trabalhava como costureira, fazendo pe-quenos serviços… de fato era impossível viver a espiritualidade num ambiente familiar.

Depois de algum tempo, eu estava fazendo retiro em um mosteiro de monges. Um deles, parecendo angustiado, partilhou o que o angus-tiava. O ambiente do convento era depressivo demais, não era possível viver uma grande espiritualidade. Na mesma hora lembrei-me da senhora e perguntei para ele caso ele fosse casado será que seria diferente?

Nossa espiritualidade deve ser sempre preenchida, não pode existir vazio. São poucos os santos que tinham tamanha experiência com Deus, que nada os dispersara. A nossa espiri-tualidade deve ser do cotidiano, nossas tarefas devem ser feitas em clima de espiritualidade. Tudo depende do modo como olhamos para cada tarefa. As atividades do dia-a-dia devem ser feita de tal forma que nos santifique. Em primeiro lugar fazer bem feito, caprichar e dar o máximo de si naquilo que estamos fazendo. Feito isso, podemos trabalhar de maneira mais serena e sentir aquilo que estamos realizando.

Jesus era alguém que vivia intensamente sua espiritualidade, cada almoço na casa de gen-tios, quando conversava com mestres e douto-res, nos encontros com paralíticos e leprosos. Quando questionado sobre o lugar para ter encontro com Deus, ele responde que não se encontra Deus num lugar, mas “Em Espírito e Verdade”. Sua vida espiritual pode ser su-perficial nos grandes momentos de adoração,

porém muito profundo na praça. Os místicos são pessoas que vivem cada instante como uma semente de eternidade e encontram o paraíso em uma gota d’água. Não é preciso dominar o mundo para ser feliz. Na experiência de quo-tidiano esconde caminhos de felicidade que só encontra quem tem um coração aberto para encontrar a sintonia correta.

É muito válido de vez em quando encontrar um lugar retirado para ficar em silêncio, silên-cio interior, tal como Jesus que de noite quando subia ao monte para rezar. Talvez o travesseiro seja um bom companheiro para a espiritualida-de do dia-a-dia. Vale a pena uma dica: durma rezando que você rezará dormindo.

Gustavo PauloTeólogo e Filósofo

Assessor da Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí

a eSPIRItuaLIdade do CotIdIano

atuaLIdade

MÍdIaS SoCIaIS

A Equipe de Comunicação - Conecta Chris-ti, está finalizando a elaboração do site da

Juventude, que tem o nome da Equipe (www.co-nectachristi.com.br). Nesse site publicaremos as ações dos grupos de jovens da nossa Diocese de Paranavaí, divulgação de eventos para a Juven-tude, dos movimentos, pastorais, congregações religiosas e comunidades.Também com essa nova ferramenta, publicare-

mos a Revista da Juventude - São João Paulo II, o Subsídio para Grupos de Jovens (com acesso somente para os coordenadores, esse será a par-tir de agosto), fotos de eventos, dos grupos, das ações, formações, etc.Ainda, provavelmente a partir de agosto, será

colocada no ar a Conecta WebTV, com vídeos da juventude, formações, dicas, entre outras áre-as.Para que tudo isso aconteça e seja atualizado

constantemente, precisaremos de jovens comu-

nicadores que escrevam artigos/publicações de algo que esteja acontecendo ou vai acontecer no seu grupo de jovens ou na paróquia, por isso estamos recrutando pessoas interessadas nessas áreas para fazerem parte da equipe de comuni-cação Conecta Christi e não precisa ser “expert” no assunto, só precisa ter paixão, pois teremos uma formação com todos os comunicadores, através da Pastoral da Comunicação - PAS-COM, da Diocese de Paranavaí.Contamos com a colaboração dos coordena-

dores em indicar pelo menos duas pessoas que possam estar no Conecta, representando o grupo de jovens (fotógrafo e escritor), enviem e-mail para [email protected] solicitando a fi-cha de cadastro da comunicação.

Fiquem conectados juventude, pois queremos estar sempre unidos em nossa diversificação de carismas, pois isso é uma riqueza enorme da

nossa Igreja e da nossa sociedade.

Aléx Tutty - Coordenador da Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí e

Conecta Christi

fb.com/conectachristi

twitter.com/conectachristi

Page 12: Revista da juventude - Diocese de Paranavaí - Parana

Revista São João Paulo II 12 julho - 2014

www.conectachristi.com.br Pastoral Juvenil da Diocese de Paranavaí

a ReVISta da JuVentude - onLIne - SÃo JoÃo PauLo II, É MaIS uMa FeRRaMenta da PaStoRaL JuVenIL da dIoCeSe de PaRanaVaÍ, PaRa unIR,

FoRMaR e InFoRMaR todoS Que tRaBaLhaM CoM a JuVentude eM noSSa dIoCeSe.

É uMa PuBLICaÇÃo MenSaL e noS PRÓXIMoS Me-SeS PRetendeMoS deIXÁ-Lo aInda MeLhoR. CoM

noVaS SeÇÕeS, noVaS PaRtICIPaÇÕeS eCLeSIÁStI-Ca, de eXPReSSÕeS JuVenIS e doS JoVenS.

“Ide SeM Medo, SeRVIR”. PaPa FRanCISCo

aCeSSe: WWW.ConeCtaChRIStI.CoM.BR

SugeStÔeS, CRÍtICaS ou Se QuISeR CoLaBoRaR enVIe e-MaIL PaRa nÓS

[email protected]