revista da câmara municipal de figueiró dos vinhos · ecologicamente equilibrado e o dever de o...

36
Revista Informativa Municipal Revista da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

Upload: nguyennhan

Post on 03-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Revista Informativa Municipal

Revista da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

Revista Informativa Municipal

Índice

Propriedade: Câmara Municipal deFigueiró dos Vinhos

Director. Presidente da Câmara Municipal deFigueiró dos Vinhos

Eng. Rui Manuel Almeida e Silva

Subdirector: Vice-Presidente da CâmaraMunicipal de Figueiró dos Vinhos

Dr. Álvaro Henriques Gonçalves

Edição: António Pedro Ladeira

Paginação: António Pedro Ladeira

Redacção: Rui Silva, Nádia Piazza, Ana Silva,Sérgio Mangas,

António Pedro Ladeira

Impressão: FigueiróTipo

Nº03/2007 – Julho 2007

Tiragem 4 000 exemplares

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Ficha Técnica

Mensagem do PresidenteG.O.P. e Orçamento para 2007

Delegação de CompetênciasMunicípio de Figueiró dos Vinhos aposta

na qualidadeObras no Concelho

Turismo e LazerActividades Culturais

Dias Mundias

Carnaval 2007Festas do Concelho

Figueiró em MovimentoDesporto

BibliotecaCasa Municipal da Juventude

Deliberações

34

8

1011131516

20222729303233

Revista Informativa Municipal

Mensagem do Mensagem do PresidentePresidente

Rui Manuel de Almeida e SilvaPresidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

3

AMBIENTE & QUALIDADE DE VIDAÉ sabido que a manutenção de um ambiente sadio é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Segundo o artigo66.º da Constituição da República Portuguesa que determina que “Todos têm direito a um ambiente de vida humano sadioecologicamente equilibrado e o dever de o defender”.

As pessoas sentem cada vez mais que a qualidade dos espaços, sejam eles naturais ou humanizados/urbanos condicionamos seus comportamentos, os seus ritmos/hábitos de vida, ou seja a qualidade de vida das pessoas.

Neste sentido e com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e consequentemente da qualidade de vidados Figueiroenses foram tomadas importantes medidas e acções de prevenção ambiental.

Verificou-se no dia 14 de Junho, e pelo segundo ano consecutivo, a atribuição do galardão da Bandeira Azul e de PraiaAcessível, em Ana de Aviz. Este galardão, deve-se ao facto da praia fluvial da aldeia Ana de Aviz continuar a cumprir os 29critérios de avaliação ostentando, deste modo o símbolo de qualidade ambiental.

Importa salientar, um estudo recente efectuado pela empresa Municípia, em que o Concelho de Figueiró é consideradosímbolo de excelência ambiental e qualidade de vida, encontrando-se em sétimo lugar a nível nacional e primeiro lugar noDistrito de Leiria.

O Município de Figueiró dos Vinhos conjuntamente com o Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos promoveu ascomemorações do Dia Mundial da Floresta (21 de Março) onde pretendeu naquele dia dedicado à sensibilização, envolveralgumas entidades locais, e realizar uma jornada com actividades lúdico-pedagógicas que contemple também a arborizaçãode uma pequena área ardida da Mata Municipal do Cabeço do Peão.

É importante ressalvar o projecto de Mobilidade Sustentável que envolve 40 concelhos de todo o país e uma rede deuniversidades, sendo que Figueiró dos Vinhos é um dos concelhos aderentes O principal objectivo do município com aassinatura deste projecto é a definição de estratégias conducentes à melhoria contínua das condições de deslocação, adiminuição dos impactes no ambiente e o aumento da qualidade de vida dos figueiroenses.

Importa referir que o município é um dos aderentes à Carta das Cidades e Vilas Europeias em Direcção à Sustentabilidade(Carta de Aalborg). A assinatura desta carta constitui um dos melhores pontos de partida para o lançamento de um processode Agenda Local 21 cujo objectivo é conduzir as relações entre o homem e a sua envolvente através da aplicação depolíticas de fomento de energias renováveis, da utilização racional do solo, da aplicação do equilíbrio com o meio ruralcircundante, a redução de emissões tóxicas e a recuperação de espaços degradados.

A Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia de Figueiró dos Vinhos procedeu ao encerramento da lixeira naSerra do Douro onde durante vários se observou o lançamento de resíduos de forma indiscriminada e sem qualquercontrolo posterior. Este projecto de encerramento e recuperação da lixeira, prendeu-se com a necessidade primordial desolucionar uma situação que se traduz em incidências ambientais fortemente negativas.

Revista Informativa Municipal

Foram aprovados em Assembleia Municipalde 28 de Dezembro de 2006 o Orçamento eGrandes Opções do Plano do Município deFigueiró dos Vinhos para 2007.

Com o decorrer deste ano de 2007, torna-se im-portante salientar as dificuldades com que nosdeparámos e que aludimos já no início do ano.Torna-se pois prioritário perceber as dificulda-des que vamos enfrentar, antes mesmo deapresentarmos as propostas por nós delinea-das como prioritárias para o presente ano deinvestimento no nosso Concelho.

Em primeiro lugar, é importante dizer que,parte da actividade executada durante 2006e a executar ainda durante 2007 se refere aopções políticas tomadas anteriormente,assumidas por este executivo.

Por outro lado, referimos também alguns fac-tos que se traduziram em constrangimentosclaros da actividade municipal: uns dependemdas políticas do governo central, outrosprovêm da actividade dos anteriores manda-tos a cujos compromissos naturalmente sedeu seguimento, mas que envolveramrecursos que não são determinados pelapolítica seguida por esta gestão.

A nível de transferências não houve alteraçãoem relação a 2005, pelo que coube àAutarquia suportar as despesas relativas aaumentos de vencimentos, diminuição domontante das receitas para o Município emvirtude do aumento dos descontos para aCaixa Geral de Aposentações, o aumento do

IVA, a contratação de Professores para asActividades de Enriquecimento Curricular,que levaram a despesas extraordinárias, de-terminadas pelo Governo, e que não foramtidas em conta no Orçamento de Estado.

Por outro lado, as despesas fixas da Autar-quia, têm de ser muito contidas para que seevite o aumento da dívida de curto prazo. Ofacto de o montante dos fundos municipaisse manter ao nível de 2005, torna-se umaagravante, tanto mais que o aumento dosvencimentos dos funcionários terá que serdirectamente suportado pela Autarquia.Também todos os fornecimentos de que aAutarquia necessita para dar continuidadeaos projectos em curso serão afectados peloacréscimo dos preços no mercado, uma vezque a Lei das Finanças Locais não vai com-pensar esta despesa.

Será importante salientar que o programaeleitoral apresentado aos Figueiroensesprima pelo carácter inovador que pretende-mos dar ao Concelho. Deste modo, damos aconhecer alguns exemplos, uns já comexecução, outros a serem desenvolvidos quereflectem a preocupação em não defraudaras expectativas criadas e ir ao encontro dasnecessidades dos Figueiroenses.

As medidas apresentadas a seguir são asmedidas exemplificativas, dentro de muitas,que espelham claramente a preocupação emnão defraudar as expectativas criadas, masprincipalmente em ir ao encontro das legíti-mas necessidades dos Figueiroenses.

4

Grandes Opções do Plano e orçamento para 2007Grandes Opções do Plano e orçamento para 2007Grandes Opções do Plano e orçamento para 2007Grandes Opções do Plano e orçamento para 2007Grandes Opções do Plano e orçamento para 2007

Revista Informativa Municipal 5

Desenvolvimento económico e incentivo àfixação da população jovem

Dinamização turística e promoção daimagem externa do Concelho

- Protocolo com o IEFP e cursos do CET- Parque empresarial do Carameleiro erevisão do respectivo regulamento- Instalação de novas empresas,potencialmente criadoras de novos postosde trabalho – Mini-Preço e Intermarché

- Restaurante e Loja de produtos tradicionaisno Casal de S.Simão- Projecto para recuperação da Igreja Matrizde Figueiró dos Vinhos- Desenvolvimento e implementação da “Rotade Malhoa”- Museu e Arquivo Municipais

Promoção do comércio tradicional.Criação de novos espaços pedonais na

vila. Reequacionamento dofuncionamento da Feira Anual

- Localização da Feira Anual- Feira de Doçaria Conventual- Promoção de produtos endógenos- Revitalização da Rua Dr. Manuel SimõesBarreiros no âmbito do URBCOM

Abertura de novas avenidas paradesbloquear o trânsito na Vila

- Av. de Ligação da Escola Secundária deChavelho- Avenida de ligação da Av. José Malhoa àRua Teófilo Braga

Condições de trabalho dos funcionáriosda Câmara Municipal

- Aquisição de fatos de trabalho- Implementação do Sistema de Certificação daQualidade- Implementação do sistema de Higiene e Segurançano Trabalho- Novo estaleiro municipal

Desenvolvimento das novas tecnologias

- Projecto Wireless – Acesso à Internet semfios- Ampliação e novas instalações no EspaçoInternet- Site da Biblioteca- Projecto de digitalização da ImprensaLocal

Revista Informativa Municipal

Enunciam-se, de seguida, as áreas onde se perspectivam os maioresinvestimentos para 2007.

6

Educação Cultura, Desporto e Tempos Livres

Tendo em vista o futuro educativo do Concelho,prevê-se que a carta educativa do Concelho possaser uma realidade. A Autarquia envolver-se-á nasActividades de Enriquecimento Curricular e noPrograma de gene-ralização do Inglês no EnsinoBásico que envolverão recursos da Câmara muitosignificativos. Prevê-se também a dinamização doFORCET de parceria com o Instituto Politécnico deLeiria. Prevê-se também a conclusão da construçãodo edifício do Pólo de Formação e o início da suaactividade formativa.

Tendo como objectivo atrair visitantes a Figueiró dosVinhos dar-se-á continuidade ao “Projecto ConventoComVida”.Será dada continuidade ao Projecto “Rota JoséMalhoa” em parceria com a Casa dos Patudos.A nível Patrimonial, assinalaremos o Projecto deRecuperação da Igreja Matriz e o Projecto para Museue Arquivo Municipal.Ao nível do desenvolvimento do desporto, pretende-seconcluir o Açude do Poeiro.

Acção Social e Saúde Habitação e Urbanização

A nível social, o panorama do nossoConcelho é preocupante por ser umapopulação envelhecida, desertificação…, edos recentes e catastróficos incêndiosflorestais, apresenta actualmente umpanorama social preocupante. De qualquermodo, vamos apostar no diálogopermanente, no diagnóstico social, nacriação do “Gabinete de Apoio ao Munícipe”,actualização do Guia de Recursos Sociais ea criação do “Cartão do FigueiroenseSénior”.A nível da Saúde pretendemos organizar epromover as “Primeiras Jornadas deCuidados Continuados de Figueiró dosVinhos”, acções de divulgação/sensibilização de saúde infantil, doençaoncológica, acidentes de trabalho ealcoolismo.

Nesta rubrica, esta Autarquia manifestapreocupação em relação aos casos dosPlanos de Pormenor dos Olivais e MadreDeus e do PDM.

Revista Informativa Municipal 7

Saneamento e Salubridade

O saneamento será para o Concelho umaprioridade, assim como a ampliação dacapacidade do cemitério Municipal.

Desenvolvimento económico,abastecimento público e turismo

Para promover o desenvolvimento económico,abastecimento público e turismo apoiar-se-ãoprojectos de índole turística, a actividadecomercial e o abastecimento de águas.Modernização e Recuperação de ZonasComerciais. Elaboração do Plano Estratégicode Desenvolvimento de Figueiró dos Vinhos.Prevê-se a criação de uma linha de apoiofinanceiro para a instalação de pequenasempresas. A fim de promover o turismo, aAutarquia prevê assumir os conceitos deTurismo de Natureza e Turismo de Aventura.Prevê a criação de uma nova estratégia decomunicação, a implementação e apoio deparcerias com o sector privado e associaçõescom objectivos promocionais, a requalificaçãodo Parque de Campismo da Foz de Alge, asinalização de percursos pedestres, de BTTe de percursos pedestres interpretados, oapoio e promoção de acções de pescadesportiva e da actividade cinegética, arequalificação do viveiro de trutas de Campeloe das Praias Fluviais, a promoção e apoio doCasal de S. Simão e a dinamização dasactividades integradas na rede das Aldeias doXisto.

Protecção Civil

As intervenções mais significativas prendem-se com a limpeza de matas, abertura ebeneficiação de caminhos florestais.

Comunicação e transportes

Pretende melhorar-se a rede viária esinalização.

Desenvolvimento Industrial

Pretende transformar-se o Parque Industrialdo Carameleiro em Parque Empresarial

Administração Autárquica

Considera-se importante continuar a apoiar asJuntas de Freguesia, delegando nelascompetências.

Reparação e aquisição de móveis

Pretende fazer-se a aquisição de equipamentoinformático e de mobiliário para as novas insta-lações da Secretaria e obras de adaptaçãona antiga PECAPE.

Revista Informativa Municipal

Delegação de competências nas Juntas de Freguesia para 2007Delegação de competências nas Juntas de Freguesia para 2007Delegação de competências nas Juntas de Freguesia para 2007Delegação de competências nas Juntas de Freguesia para 2007Delegação de competências nas Juntas de Freguesia para 2007

8

Por forma a conferir às Juntas de Frguesia maior autonomidade foi deliberado efectuar asseguintes transferências para sa Juntas de Freguesia, conforme quadro em anexo.

VERBAS A TRANSFERIR DA CÂMARA MUNICIPAL PARA AS JUNTAS DE FREGUESIA

Revista Informativa Municipal

Apoio às Colectividades - Subsídios para o ano 2007Apoio às Colectividades - Subsídios para o ano 2007Apoio às Colectividades - Subsídios para o ano 2007Apoio às Colectividades - Subsídios para o ano 2007Apoio às Colectividades - Subsídios para o ano 2007

* Despesas relativas ao SAP 9

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROSVOLUNTÁRIOS DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS

- Subsídio Anual.................................................17.000,00- Despesas de funcionamento............................3.142,84- Acção do Socorro Pré-Hospitalar.......................15.000,00

TOTAL.......................................35.142,84SOCIEDADE MUSICAL DE INSTRUÇÃO E

RECREIO FIGUEIROENSE- Subsídio Anual..................................................7.835,00- Escola de Música..................................................1.424,58- Marchas Populares S. João 2007.......................1.000,00- Comissão de Carnaval 2007.............................10.000,00

TOTAL.....................................20.259,58

ESCOLA EB 2 DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS -AGRUPAMENTO

- Acção Social Escolar.........................................28.214,16- Subsídio para Disfarces de Carnaval....................776,00- Subsídio para Visita de Estudo...........................1.395,00

TOTAL.....................................30.385,16

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DEFIGUEIRÓ DOS VINHOS

- Subsídio Anual........................................................6.455,00- Funcionamento do SAP* ........................................8.895,51- Apoio às Despesas de Gabinete de Apoio Jovem............500,00

TOTAL.....................................15.850,51

PINHAIS DO ZÊZEREASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

- Despesas de funcionamento............................11.302,53- Equipamento Parque Campismo.......................5.000,00- Comparticipação Despesas BTL.......................1.500,00

TOTAL.....................................17.802,53

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DEFIGUEIRÓ DOS VINHOS

- Subsídio Anual........................................................7.835,00- Colaboração nos Transportes Escolares..............24.000,00- Secção de Andebol......................................................5.250,00- Subsídio Camadas Jovens.........................................5.500,00

TOTAL.......................................42.585,00

A.B.C.D. BAIRRADAS- Subsídio Anual........................................................780,00

TOTAL..............................................780,00

A.C.P. CHIMPELES- Subsídio Anual........................................................510,00

TOTAL..............................................510,00

AGRUPAMENTO ESCUTEIROS- Subsídio Anual........................................................800,00

TOTAL..............................................800,00

A. C. R. AREGA- Subsídio Anual........................................................835,00

TOTAL..............................................835,00

A. C. R. CARAPINHAL- Subsídio Anual........................................................695,00

TOTAL..............................................695,00

A. C. R. “O CONVÍVIO”- Subsídio Anual........................................................835,00

TOTAL..............................................835,00

A. C. R. LUGAR DOURO- Subsídio Anual........................................................695,00

TOTAL..............................................695,00

ASS. PRODUTORES AGRO-FLORESTAIS- Subsídio Anual.......................................................1.000,00

TOTAL..........................................1.000,00

A. C. R. RIBEIRA DE ALGE- Subsídio Anual........................................................695,00

TOTAL..............................................695,00

CASA CONVÍVIO “A LAREIRA”- Subsídio Anual........................................................510,00

TOTAL..............................................510,00

CASA CONVÍVIO “O PENICO”- Subsídio Anual........................................................510,00

TOTAL..............................................510,00

CENTRO CONVÍVIO ALDEIA ANA AVIZ- Subsídio Anual........................................................695,00

TOTAL..............................................695,00

CENTRO HÍPICO- Subsídio Anual........................................................780,00

TOTAL..............................................780,00

CLUBE AUTOMÓVEL CLÁSSICOS DE FIGUEIRÓ- Subsídio Anual........................................................695,00

TOTAL..............................................695,00

CLUBE CENTRO AVENTURA- Subsídio Anual.............................................................780,00

TOTAL..............................................780,00

CLUBE CAÇADORES BAIRRADENSE- Subsídio Anual........................................................780,00

TOTAL..............................................780,00

CLUBE NÁUTICO- Subsídio Anual........................................................780,00

TOTAL..............................................780,00

COMISSÃO MELHORAMENTOS CABEÇAS- Subsídio Anual........................................................695,00

TOTAL..............................................695,00

COMISSÃO MELHORAMENTOS VÁRZEA REDONDA- Subsídio Anual........................................................600,00

TOTAL..............................................600,00

COMISSÃO MELHORAMENTOS ALGE- Subsídio Anual........................................................510,00

TOTAL..............................................510,00

CONFERÊNCIA S. VICENTE PAULO- Subsídio Anual..................................................2.655,00

TOTAL..........................................2.655,00

GRUPO CORAL S. JOÃO BATISTA- Subsídio Anual........................................................835,00

TOTAL..............................................835,00

GRUPO JOGRAIS E TROVADORES- Subsídio Anual........................................................835,00

TOTAL..............................................835,00

NUCLEO CRUZ VERMELHA- Subsídio Anual.......................................................835,00

TOTAL..............................................835,00

RANCHO FLORES DA ALEGRIA- Subsídio Anual.......................................................835,00

TOTAL..............................................835,00

TOTAL SUBSÍDIOS .........................................182.200,62

Valores em Euros

Revista Informativa Municipal

Município de Figueiró dos Vinhos aposta na Certificação de QualidadeMunicípio de Figueiró dos Vinhos aposta na Certificação de QualidadeMunicípio de Figueiró dos Vinhos aposta na Certificação de QualidadeMunicípio de Figueiró dos Vinhos aposta na Certificação de QualidadeMunicípio de Figueiró dos Vinhos aposta na Certificação de Qualidade

As exigências das sociedades modernas e aafirmação de novos valores sociais, por umlado, a crescente transferência decompetências do Estado para os Municípios,por outro, têm conduzido ao aprofundamentoda complexidade das funções dos Municípiose à correspondente preocupação de defesados direitos dos munícipes e respeito pelassuas necessidades face à AdministraçãoPública Local.

Consciente dessas novas exigências, oMunicípio de Figueiró dos Vinhos celebrouum contrato com a empresa EURISKO,Estudos, Projectos e Consultadoria, S. A. paraimplementação de um projecto deCertificação da Qualidade dos serviços daCâmara Municipal tendo por referência onormativo NP EN ISO 9001:2000 e que temcomo objectivo melhorar os serviçosprestados pela autarquia do ponto de vistado cidadão que quer ser bem atendido e queos seus processos sejam tratados comceleridade. Este é um projecto inovador nopaís em termos de administração local e aautarquia figueiroense está na primeira linhados Municípios que apostaram na certificaçãodos seus serviços.

Uma resposta pronta, correcta e comqualidade, que efective direitos e viabilizeiniciativas, não se compadece com processose métodos de trabalho anacrónicos eburocráticos, pouco próprios das modernassociedades democráticas, que devemsuperar conflitos de valores da tradicionalcultura administrativa, face às imposições dosactuais ritmos de vida e às aspirações cadavez mais exigentes do cidadão, cliente doserviço público.

O Município de Figueiró dos Vinhos temdefinido uma linha de modernização equalificação permanente dos serviços, numaaposta constante na adaptação dos serviçosàs novas realidades de forma a prestar umserviço cada vez mais eficiente e dequalidade aos munícipes. O processo decertificação é mais um passo importante epressupõe o desenvolvimento de acçõesbaseadas na eficácia organizacional, tendoem vista a melhoria contínua dosprocedimentos, através da organizaçãoeficiente dos recursos materiais e humanos,e consequentemente o aumento da satisfaçãodos munícipes e dos colaboradores.

10

Revista Informativa Municipal

Requalificação da Avenida 25 de Abril

Beneficiaçãode caminho emBrejo - Arega

Zona de Lazer em Cercal - Aguda Ponto de Água em Porto Oliveira - Campelo

Construção do “Restaurante e Loja da Aldeia” em Casalde S. Simão - AgudaEntrega de chaves de casa reconstruída após os

incêndios do Verão 2005, em Bouçã - Bairradas.

11

Obras no ConcelhoObras no ConcelhoObras no ConcelhoObras no ConcelhoObras no Concelho

Revista Informativa Municipal

Tal como foi dado a con-hecer na última RevistaInformativa Municipal dopassado mês de De-zembro, a construçãoda Avenida que irá ligara Escola Secundária deFigueiró dos Vinhos e aantiga EN 237 foi apro-vada.

A referida obra está emandamento e a suaconclusão está previstapara o mês de Outubro.Em algumas partes, otraçado em planta daestrada foi estabelecidoem cima do antigo ca-minho que fazia a liga-ção entre Figueiró dosVinhos e o lugar de Chá-velho.

É importante lembrarque esta nova Avenidadispões de duas faixaspara estacionamento,tem uma faixa de roda-gem de 8 metros delargura e passeios emambos os lados.

Este projecto tem umcusto total de310.376,91 Euros.

12

Nova Avenida em Figueiró dos Vinhos em franco progressoNova Avenida em Figueiró dos Vinhos em franco progressoNova Avenida em Figueiró dos Vinhos em franco progressoNova Avenida em Figueiró dos Vinhos em franco progressoNova Avenida em Figueiró dos Vinhos em franco progresso

Revista Informativa Municipal

Turismo e LazerTurismo e LazerTurismo e LazerTurismo e LazerTurismo e LazerAldeia Ana de Avizmantém BandeiraAzul e BandeiraBranca

A Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, bem como a Bandeira Branca (símbolo depraia acessível para todos) foram hasteadas, mais uma vez no Concelho de Figueiró dosVinhos. A Praia da Aldeia Ana de Aviz manteve o prémio atribuído em 2006.

Recorde-se que a campanha da Bandeira Azul da Europa se iniciou em 1987, integrada noPrograma do Ano Europeu do Ambiente. Tratou-se de uma iniciativa da Fundação para aEducação Ambiental com o apoio da Comissão Europeia que tem, ainda hoje, como objectivoelevar o grau de consciencialização dos cidadãos para a necessidade de proteger o ambientemarinho e costeiro.

A Praia da Aldeia Ana de Aviz continua pois a merecer a confiança da Comissão da BandeiraAzul, o que prova a importância que tem sido dada por parte deste Executivo quer ao ambiente,quer ao bem-estar de todos os Figueiroenses e daqueles que nos visitam.

13

Revista Informativa Municipal

Visita de jornalistasingleses, alemães eaustríacos a Casal de S.Simão e inauguração darede de infra-estruturas

14

No passado dia 24 de Abril foi inaugurada arede de infra-estruturas em Casal de S.Simão aldeia esta englobada na rede deAldeias do Xisto.

Neste dia esteve presente a totalidade do

executivo figueiroense, o Sr. Presidente daRegião de Turismo do Centro, Dr. PedroMachado, bem como a população do lugar.

Esta rede de infra-estruturas é de umaimportante vital para esta aldeia do xisto poisvai-lhe conferir ainda mais beleza e acentuao seu aspecto rústico na medida em que todosos fios, quer de telefone quer de electricidadepassaram a estar debaixo de terra.

A promoção a nivel internacional da Aldeiade Casal de S. Simão tem este ano vindo aintensificar-se. A prova é a vinda até estaaldeia do xisto da imprensa especializada dospaíses do norte da Europa, nomeadamente,Alemanha e Inglaterra e, mais recentemente,uma estação de televisão austríaca.

Revista Informativa Municipal

Actividades CulturaisActividades CulturaisActividades CulturaisActividades CulturaisActividades Culturais

Inauguração de exposição do artista Costa Santosna Casa da Cultura

Inauguração de exposição de fotografia cedida peloCentro Português de Fotografia

Exposição colectiva de pintura

Inauguração da grande exposição anual. Pelo segundo anoconsecutivo esteve patente ao público na Casa da Cultura obrasdo espólio da Casa dos Patudos em Alpiarça. Reforçam-se assimos laços de parceria e amizade que se iniciaram o ano transacto.

Na foto de cima,pormenor da visitapodendo ver-se oPresidente da Câma-ra de Figueiró dosVinhos, acompanha-do pelo Presidenteda Câmara de Alpi-arça e do Conser-vador da Casa dosPatudos.

15

Revista Informativa Municipal

Dia Mundial do TeatroDia Mundial do TeatroDia Mundial do TeatroDia Mundial do TeatroDia Mundial do TeatroOs “Monstros” (Filipe Crawford e Rui Paulo) têmfeito uma carreira de sucesso desde que em 1996apresentaram o primeiro espectáculo, “MonstrosSagrados”, baseado em textos do mestre doabsurdo e da comédia inteligente, RolandDubillard. Desde então os “Monstros” nunca maisdeixaram de percorrer os palcos de Portugalinteiro, apresentando nos últimos 8 anos novassequelas deste sucesso, reunindo novos textosadaptados de “Les Diablogues” e “Les NouveauxDiablogues”.

“Monstros em Cuecas”, o 2º espectáculo da sérieestreia em 1997, contando com a presença doautor no Teatro Maria Matos em Lisboa. Segue-se em 1999 “Monstros III – O Regresso”, quereabre o Teatro Casa da Comédia em 2000.

Em 2002 os “Monstros” estreiam também naCasa da Comédia um best-off, “Monstros ComSagrados”, reunindo os melhores momentos dosespectáculos anteriores.

O êxito da parelha de actores Filipe Crawford eRui Paulo, representando na tradição da comédiaburlesca e do café-teatro os deliciosos sketchsextravagantes e poéticos de Dubillard, é jápresença habitual dos Festivais e Encontros deTeatro realizados nos mais diversos pontos do país.

Este ano e para celebrar uma vez mais este diaveio a Figueiró dos Vinhos esta peça de teatroque encheu a casa da cultura de riso e alegria.

16

Revista Informativa Municipal

Dia Mundial da FlorestaDia Mundial da FlorestaDia Mundial da FlorestaDia Mundial da FlorestaDia Mundial da Floresta

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos em par-ceria com o Agrupamento de Escolas, promoveuum conjunto de actividades para celebrar o DiaMundial da Floresta.

Para 440 crianças do Ensino Pré-Escolar, Primei-ro e Segundo Ciclo, o dia 21 de Março (Dia daFloresta) foi passado na Mata Nacional do Cabeçodo Peão. As crianças realizaram actividades lúdico-pedagógicas, nomeadamente um percurso pedi-paper com a criação de várias estações temáticas,

plantaram árvores e puderam desfrutar de umpasseio num dos carros de bombeiros disponíveispara o efeito.

Depois do almoço convívio ao ar livre no antigoCampo de Tiro, os mais pequenos divertiram-seainda com várias actividades desportivas decontacto directo com a natureza.

Esta jornada foi acompanhada de perto pelo Pre-sidente da Câmara Municipal, Engº. Rui Silva epelo Vice-Presidente, Dr. Álvaro Gonçalves.

17

Revista Informativa Municipal

Dia da MulherDia da MulherDia da MulherDia da MulherDia da MulherDesde 1975, o dia 8 de Março é uma dataespecial, particularmente, para a mulher.Simboliza a luta pela Igualdade de Direitos epretende alertar para o seu valor e para opapel que exerce na Sociedade.

Tendo em conta a importância deste dia, aCâmara Municipal de Figueiró dos Vinhospromoveu uma Conferência subordinada aotema “Igualdade de Oportunidades”.

Como oradora convidada esteve presente aDeputada à Assembleia da República peloPSD, Drª. Regina Bastos. Presentes nestaConferência estiveram também o Presidenteda Autarquia Figueiroense, Eng.º Rui Silva,o Vice-Presidente, Dr. Álvaro Gonçalves, aVereadora, Dra. Paula Alves, a Presidente daAssembleia Municipal, Eng.ª Paulina Martinse o Comandante da GNR local, SargentoJaime Mendes. Na plateia estavam algumasdezenas de mulheres que escutaramatentamente os oradores e participaramtambém activamente na Conferência.

O Presidente da Câmara de Figueiró dosVinhos deu início à Conferência “lembrandoa importância da mulher no século XXI eevidenciando o facto de a mulher, hoje, já teracesso a todas as actividades”.

E foi precisamente por aqui que a Dra. ReginaBastos iniciou a sua intervenção lembrandoque “há 30 anos a mulher não podia votar eestava proibida de exercer várias actividadese profissões”.

18

Revista Informativa Municipal

Dia Mundial da CriançaDia Mundial da CriançaDia Mundial da CriançaDia Mundial da CriançaDia Mundial da Criança

No final do dia obalanço erae x t r e m a m e n t epositivo pois todosforam para casacom um sorriso nacara e com vontadede que para o anoeste dia se volte arepetir!

Comemorações do dia 1 de Junho– Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança foi de festa paraas crianças do Concelho de Figueiró dos Vin-hos. À semelhança do que tem acontecidonos últimos anos, a Câmara Municipal nãodeixou passar este dia em claro e proporcio-nou aos mais pequenos um dia muitoanimado e cheio de alegria.

Ao som da Floribella e tantos outros cantoresque fazem a delícia da pequenada, ascrianças puderam desfrutar dos insufláveis,fazer alguns desportos, desenhar camisolas,entre tantas outras coisas.

19

Revista Informativa Municipal

Carnaval 2007Carnaval 2007Carnaval 2007Carnaval 2007Carnaval 2007

O Carnaval de Figueiró dos Vinhos é já umareferência na Região e isso foi notório maisuma vez este ano. Nem a chuva que amea-çou cair na terça-feira de Carnaval assustouos milhares de forasteiros que visitamhabitualmente Figueiró dos Vinhos nestaaltura.

Durante cerca de duas horas, os novecarros alegóricos e centenas de figurantes,representando colectividades, bairros,localidades ou grupos de amigos,percor-reram as principais ruasda Vila fazendo as delícias detoda a assistência.

Mais uma vez, a Autarquia Fi-gueiroense voltou a ser o principalimpulsionador, acompanhando oevoluir dos preparativos e com-participando com 1.500 euros porcarro.

Foram cinco dias de muita ani-mação que culminaram com oEnterro do Entrudo, realizado nanoite de 21 de Fevereiro, noCoreto do Jardim de Cima, ondeas “viúvas” se juntaram parachorar a morte do “seu mais que tudo”,cumprindo a antiga tradição do Enterro doEntrudo. O ponto alto foi, como habitual-mente, a leitura do Testamento, onde imperaa crítica social e política. Naquele “docu-mento”, políticos, comerciantes empre-sários, estabelecimentos e figuras (mais oumenos) públicas são contempladas pelofalecido.

20

Revista Informativa Municipal

Em Figueiró dos Vinhos, o Programa doEntrudo começou na Sexta-feira com osjovens do Agrupamento de Escolas doconcelho a desfilarem pelas principaisartérias da vila enchendo-as de alegria, core animação.

Domingo de Carnaval e Terça-feira, Dia deCarnaval, a folia continuou com o já famosoCorso que arrasta milhares de pessoasvindas de concelhos limítrofes e até de váriospontos do país, principalmente aqueles quetêm raízes na região e que já colocaram estadata no seu calendário de visita “à terra”.

Nas noites de Sábado e de Segunda-feira, oSalão dos Bombeiros foi palco dostradicionais Bailes de Carnaval e respectivosConcursos de Máscaras.

21

Revista Informativa Municipal

O fim-de-semana de 22 a 24 de Junho foi defesta para os residentes e visitantes deFigueiró dos Vinhos pois, mais uma vez, secomemoraram as Festas do Concelho.

Das Marchas Populares ao desporto, damúsica popular ao Festival de Gastronomiae da Feira das Actividades Económicas…tudoforam bons motivos para animar Figueiró etrazer até cá muita gente de fora.

22

Festas do ConcelhoFestas do ConcelhoFestas do ConcelhoFestas do ConcelhoFestas do Concelho

Inauguração da VII FigExpo por parte do Sr. Presidenteda Câmara Municipal

Pormenor dedois artesãospresentes naFigExpo

XII Mostra Gastronómica: este ano foram servidasmais de 3.700 refeições (!!!)

Pormenor da visita à VII FigExpo que este ano bateutodos os recordes com 177 pavilhões...

Revista Informativa Municipal

Na sexta-feira, dia 22 de Junho, pelas 19horas teve início a abertura da VII FIGEXPO– Mostra de Actividades Económicas,Artesanato, Caça e Pesca. Na cerimónia deinauguração estiveram presentes oPresidente e o vereador da Câmara Municipalde Figueiró dos Vinhos, Eng. Rui Silva e Dr.Álvaro Ginçalves, respectivamente, o Sr.Governador Civil, Dr. José Miguel Medeiros,entre outros convidados

Pelas 23 horas foi altura da cantora Ágatasubir ao palco.

Ágata, Sexta-feira (foto à esquerda); 4Taste, Sábado(primeira foto em cima) e Adelaide Ferreira, Domingo(segunda foto de cima) provocaram no público o efeito

que a foto de baixo bemilustra...

23

Revista Informativa Municipal

O dia de maior enchente foi, sem dúvida, osábado. As ruas da vila encheram-se de core alegria com a passagem das MarchasPopulares. No Mercado Municipal a agitaçãotambém era grande. A Feira teve imensosvisitantes e o recinto dos espectáculosestava praticamente cheio de fãs ansiosaspara ver a actuação dos 4Taste.

Eram precisamente 23.30 horas quando asegunda banda pop dos “Morangos comAçúcar” subiu ao palco. Para alguns,demoraram muito a chegar, pois houvemesmo quem esperasse, de pé, cinco horaspelo espectáculo. O importante era arranjaro melhor lugar e ficar o mais perto possívelda banda.

Durante cerca de uma hora, os 4Taste fizeramas delícias do público, presenteando-o comum espectáculo muito animado e colorido.

Depois de terminado o espectáculo, era aaltura de todos se dirigirem para a Zona daFonte Luminosa onde puderam apreciar oFogo de Artifício proporcionado pela CâmaraMunicipal de Figueiró dos Vinhos.

As Marchas Populares voltaram a ser um elemento demobilização da população de Figueiró dos Vinhos, ede toda a região.Este ano, a grande novidade veio do CentroComunitário que apresentou uma marcha interpretadapelas crianças da respectiva valência.

24

Revista Informativa Municipal

O dia do Concelho (Domingo) foi dedicado aalgumas actividades desportivas( torneio depesca, torneio de andebol, concurso de saltosde hipismo) e também às cerimóniasreligiosas em honra de S.João Baptista.

À noite, foi a vez das Marchas Popularesvoltarem a sair à rua e o espectáculo musicalficou a cargo da cantora Adelaide Ferreira.

As comemorações do Dia do Concelho começaram cedocom o Hastear da Bandeira com Guarda de Honra acargo dos Bombeiros Voluntários, Escuteiros eFilarmónica Figueiroenses (foto de cima), seguindo-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal (foto aolado)...

... mas o despontar dodia 24 de Junho - Diado Concelho - fez-secom o brilho eespectacularidadeque já fazem do Fogode Artifício da Noitede S. João, um dosacontecimentos maistradicionais efamosos da região.Este ano, com novocenário e som, oespectáculo foi aindamaior!

25

Revista Informativa Municipal

No dia 28 de Abril realizou-se um passeio ao Jardim Botânico de Coimbra, no âmbito do Concurso“Figueiró Florido”, no qual participaram os concorrentes da edição do ano anterior. Logo após avisita bastante apreciada e com elevada participação, realizou-se um almoço-convívio, onde estevepresente a Dra. Paula Alves, Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Dia 29 de Junho - no Jardim de Baixo -e ainda englobado no Programa de S.João, procedeu-se à entrega de prémiosdos concursos “Figueiró Florido”, do“I Concurso de Vinhos do Produtor”,que contou com a participação de 20produtores de todo o concelho, e daOficina de “Arranjos Florais”.

Por forma a sensibilizar os produtores,teve lugar neste mesmo dia uma Palestrasobre o vinho e a vinha, a cargo do Eng.Carlos Graça.

No “I Concurso de Vinhos do Produtor”,avaliado por um Juri especializado eisento (foto de baixo à esquerda), fo-ram premiados o “Melhor Vinho Tinto”e o “Melhor Vinho Branco”. Houvelugar, também, de 2 Menções Honrosas.

26

Revista Informativa Municipal

Companhia Nacional de Canto e Dança em Figueiródos VinhosNo passado dia 21 de Junho, a Casa da Cultura encheu por completo para assistir aoespectáculo trazido pela Companhia de Canto e Dança de Moçambique, conhecidacomo a “Embaixadora da Cultura Moçambicana”.As actuações da Companhia no nosso País, estavam integradas nas comemoraçõesda Semana de Moçambique em Portugal, que se realizou em várias localidadesportuguesas. A Companhia realizou espectáculos na cidade de Lisboa, Porto VilaNova de Gaia, Braga, Viseu, Baião, Viana do Castelo, Bragança e Figueiró dosVinhos.A Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique (CNCD) foi fundada em1979 como Grupo Nacional de Canto e Dança, na base da política do Governo Moçambicano para usar a cultura como uma das batalhaspara a criação de uma sociedade nova e preocupada com a valorização do Património Cultural Nacional.Inicialmente, o grupo era composto por trinta artistas. Todos eles, jovens amadores provenientes de diferentes regiões do País e que nosseus tempos livres se dedicavam à dança e à poesia moçambicana. Foi a partir desse grupo que nasceu a actual Companhia Nacionalde Canto e Dança, agora com 84 elementos.A CNDC baseia os seus trabalhos na execução de danças do Património Cultural de Moçambique, inspirados no trabalho popular. Estasdanças, embora com arranjos técnicos e coreográficos, são executadas sem distorção das raízes populares que estão na sua origem.A vinda deste grupo a Figueiró dos Vinhos foi, sem dúvida, uma excelente oportunidade para apreciar uma parte muito característica daCultura Moçambicana e, de uma forma geral, África.

Marcelo Rebelo de Sousa de visita a Figueiró dosVinhosMarcelo Rebelo de Sousa esteve no passado dia 1 de Junho em Figueiró dos Vinhos,mais concretamente, na Casa da Cultura, para uma palestra subordinada ao tema“Livros”.Com lotação esgotadíssima (mais de 200 pessoas que lotaram por completo oauditório), o Professor falou durante cerca de três horas.Comunicador nato, comentador conhecido e Professor respeitado, Marcelo Rebelode Sousa veio a Figueiró dos Vinhos em consequência de um convite feito por umajovem da Terra. Marcelo Rebelo de Sousa falou de livros e da sua importância,

arrebatando por completo as atenções do público que o escutava com entusiasmo.A conversa foi aberta ao público e todos queriam participar e trocar impressões com o Professor.No final da Palestra, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Biblioteca Municipal e doou um cheque para a aquisição de livros.Não poupou elogios e disse mesmo que a biblioteca o “impressionou muitíssimo”.

27

Figueiró em MovimentoFigueiró em MovimentoFigueiró em MovimentoFigueiró em MovimentoFigueiró em Movimento

Município de Figueiró dos Vinhos promove debate sobre a “Interioridade”pelo território”, reafirmando assim a defesa da regionalização deacordo com as cinco regiões-plano.Já para Dias Loureiro, as regiões administrativas “não resolvemminimamente o problema português”, pelo contrário, agravá-lo-ão,contrapõe o social-democrata.Dias Loureiro considerou também que, independentemente dasclivagens litoral/interior, há “um problema angustiante” que é o factodos portugueses serem um “povo que gasta mais do que tem”.Por outro lado, questionou o próprio conceito de “interioridadeportuguesa” dando o exemplo de pequenas e médias empresascom vocação para o mercado ibérico que teriam mais a ganhar sese instalassem neste território, em detrimento do litoral, pelaproximidade à fronteira espanhola.

No passado dia 12 de Julho realizou-se em Figueiró dos Vinhos umdebate sobre a desertificação do interior. As virtudes, problemas esoluções para dinamizar as regiões do Interior do país.A moderação do referido debate ficou a cargo do Jornalista JoãoMarcelino (Director do Diário de Notícias) e como oradores estiverampresentes o ex-Ministro Socialista Jorge Coelho e Dias Loureiro,antigo Ministro Social-Democrata.Jorge Coelho e Dias Loureiro debateram estratégias para fazerfrente à interioridade.O Antigo Ministro do Governo Socialista, Jorge Coelho disse, atítulo pessoal, que até está de acordo com o encerramento deEscolas com menos de dez alunos e com o reordenamento da redede prestação dos serviços de saúde, mas apenas numa perspectivado “país que temos”, e não do “ país que deveria ser pensado parao futuro”. Na sua óptica, há um outro modelo de desenvolvimentoque seria mais correcto de aposta num “investimento espalhado

Revista Informativa Municipal

Reunião de trabalho no Gabinete do Sr. Presidente daCâmara de Figueiró dos Vinhos com o Sr. Presidentedo Municipio de Nampula - Moçambique

Mais de 250 idosos de Vermoim visitaram Figueiró dosVinhos.

Entrega de Prémios do Concurso de Montras inseridono Programa de animação e promoção do ComércioTradicional

Workshop realizado na Casa Municipal da Juventudeno âmbito das Oficinas de Culinária.

Apresentação da UAC na Casa da CulturaFigueiró dos Vinhos recebeu o Encontro Nacional deProjectos “Ser Criança”.

28

Revista Informativa Municipal

Andebol: Depois do êxito nacional, a participação noTorneio de S. João do Andebol da Desportiva

Automobilismo: A Rampa de Figueiró dos Vinhos,voltou a ser eleita para o Campeonato Nacional

Triatlo: O 1º Triatlo de Figueiró dos Vinhos foi umsucesso com cerca de 70 participantes

BTT: Prova já consagrada a nível nacional, este anoultrapassou os 160 participantes.

Futebol Salão: O Torneio de Verão organizado pelaCâmara Municipal está a movimentar mais de umacentena de atletas, na sua maioria jovens.

Xadrez: Colectiva com o Campeão Nacional de Xadrez

29

DesportoDesportoDesportoDesportoDesporto

Revista Informativa Municipal

As bibliotecas deixaram de ser espaços aus-teros, desconfortáveis, sem cor e sem luz,onde os livros estavam trancados em armá-rios. Não há muitos anos, abundavam aindaem Portugal muitas destas bibliotecas.

Hoje uma biblioteca municipal quer-se públi-ca, democrática, de todos e para todos. Eobviamente uma biblioteca aberta a todos éum espaço polivalente, com serviços e produ-tos variados, que deve ir ao encontro das ne-cessidades de lazer e informação das popu-lações locais. Por isso, o trabalho das bibliote-cas públicas municipais deve incidir sobre ainformação, a alfabetização, a educação e acultura.

O papel das bibliotecas pode de facto serdeterminante no desenvolvimento sócio-cultural, mas também económico de uma re-gião. Claro que o retorno do investimento nãoé imediato, mas é uma das melhores heran-ças que qualquer político pode deixar às po-pulações. Todos sabemos que uma popula-ção mais informada, mais esclarecida e comhábitos de leitura, é uma população menosexcluída, mais capaz, e sobretudo, mais quali-ficada.

Fiel a estes princípios a Biblioteca Municipalde Figueiró dos Vinhos tem vindo a desenvol-ver nestes dois últimos anos um esforço deaproximação aos mais diversos segmentosda população (crianças, estudantes, adultos,idosos, estrangeiros e concelhos vizinhos).As suas actividades são cada vez mais diversi-ficadas, a sua oferta documental passou a serrenovada com regularidade e o atendimentoe atenção aos utilizadores foi melhorada.

Aqui ficam alguns exemplos deste primeirosemestre de 2007. Passámos a trabalhar acti-vamente e de modo continuado com as esco-las (sobretudo com o pré-escolar e o 1º ciclo),

pelo segundo ano consecutivo estivemos pre-sentes com um stand na FIGEXPO no merca-do municipal, apostámos numa noite de fadosque contou com mais de 100 espectadores,e foi nossa a iniciativa que trouxe à Casa daCultura o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.Gostaríamos, também, de salientar o apoioque a biblioteca decidiu dar à criação de umcurso de português para a comunidade deestrangeiros residentes no concelho deFigueiró dos Vinhos e concelhos vizinhos.

Como atestam as estatísticas dos últimos trêsanos é com orgulho que podemos afirmar quea biblioteca municipal de Figueiró dos Vinhosestá a crescer e a obter visibilidade. Sem arro-gância podemos afirmar que a nossa biblio-teca tem potencial e condições para poderestar entre as melhores da Região Centro.

Mas que não tenhamos ilusões, ainda há mui-to para fazer, queremos chegar a todos. Que-remos transformar a nossa biblioteca nummotor efectivo de desenvolvimento, num lugarcada vez mais importante para o concelhode Figueiró Vinhos, capaz de fornecer as con-dições básicas para uma aprendizagem con-tínua e para o desenvolvimento sócio-culturaldos figueiroenses. Por isso, convosco vamoscontinuar a construir esta teia de saber.

30

BibliotecaBibliotecaBibliotecaBibliotecaBiblioteca

Revista Informativa Municipal

BIBLIOTECA MUNICIPAL SIMÕES DE ALMEIDA (TIO)FIGUEIRÓ DOS VINHOS

Elementos estatísticos de 2005, 2006 e 2007

31

Revista Informativa Municipal

Casa Municipal da JuventudeCasa Municipal da JuventudeCasa Municipal da JuventudeCasa Municipal da JuventudeCasa Municipal da Juventude

Inauguração da exposição da AssociaçãoBrasileira de Desenho e Artes VisuaisNo passado dia 20 de Junho foi inaugurada, na CasaMunicipal da Juventude a exposição de pintura brasileiraorganizada pela ABD - Associação Brasileira de Desen-ho e Artes Visuais.

Nesta cerimónia de inauguração estiveram presentes oVice-Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vin-hos, Dr. Álvaro Gonçalves, o Presidente da Região de Tu-rismo do Centro, Dr. Pedro Machado, o Presidente do ElosClube de Leiria, Dr. Arménio Vasconcelos, Marly Bar-bosa, Presidente da Associação Brasileira de Desenhoe Artes Visuais e também alguns artistas brasileiroscujos quadros estavam expostos. Depois de cada umadas individualidades mencionadas anterior-menteproferirem algumas palavras ao público presente, foramentregues lembranças, por parte da Câmara Municipalde Figueiró dos Vinhos, aos artistas brasileiros.

A presidente da ABD, bem como a Directora deMarketing, Sandra Erse, também trouxeram algumaslembranças para ofertar à Câmara Municipal de Figueiródos Vinhos.

Ao convite feito pelo Presidente da Câmara para ainauguração da exposição, compareceram cerca demeia centena de Figueiroenses.

A Casa Municipal da Juventude está situadano Centro da Vila de Figueiró dos Vinhos.É um edifício amplo e moderno que, frutodas suas condições, permite a realizaçãode diversas actividades e iniciativas.

E é isso mesmo que tem acontecido ao lon-go destes seis meses da sua existência. ACasa da Juventude tem sido palco de diver-sas exposições e Workshops e tem sidoimpulsionadora de várias iniciativas, comoé o caso do I Triatlo de Figueiró dos Vinhos.É importante salientar que esta prova serevelou um êxito. Acederam ao convitecerca de 70 participantes e viveram-se mo-mentos de grande convivência.

Para realizar ainda este ano, a Casa Muni-cipal da Juventude tem previstas algumasiniciativas, como um Torneio de Paint Ball,já no mês de Setembro, uma Feira de Vel-harias e Antiguidades, entre muitas outrasactividades.

Para o próximo ano estão agendadas já al-gumas iniciativas. Podemos destacar o Wor-kshop de pintura e música, o campeonato Na-cional de Speed Ball, o Workshop de DançaOriental, a I Corrida da Mulher, a Feira bioló-gica, o Concurso de papagaios de papelna Foz de Alge, entre tantas outras coisas.

A Casa da Juventude tem também ao disporde todos o Espaço Internet. Com este es-paço pretende promover-se a generalizaçãoda Internet por parte de todas as camadasda população.

O Edifício da Casa Municipal da Juventudeestá dividido em várias áreas: Espaço Inter-net, sala multiusos, sala de trabalho, salapolivalente e tem também um gabinete ce-dido à Associação Pinhais do Zêzere e ou-tro à C.P.C.J.

32

Revista Informativa Municipal

DDDDDeliberaçõeseliberaçõeseliberaçõeseliberaçõeseliberações

33

09 de Maio de 2007A Câmara Municipal deliberou por unanimidade comparticipar com a verba no valor

de 3.500,00 euros, forma a fazer face às despesas provenientes da constituição da UAC.

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar o Plano de TransportesEscolares para o ano de 2007/2008.

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade atribuir um subsídio no valor de 2.896,76euros à ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DE CAMPELO “O CONVÍVIO”, a fim defazer face ao encargo com a Contribuição Autárquica.

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade atribuir um subsídio no valor de 4.005,64euros à COMISSÃO DE MELHORAMENTOS E APOIO SOCIAL DA FREGUESIA DE AREGAI.P.S.S. a fim de fazer face ao encargo com a Contribuição Autárquica.

A Câmara Municipal deliberou atribuir um subsídio no valor de 250,00 euros à ARCA –ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL AREGUENSE para o primeiro Festival de Acordeão.

30 de Maio de 2007A Câmara Municipal deliberou transferir a quantia de 1.498,21 euros para a Santa

Casa da Misericórdia a fim de fazer face a despesas com o SAP.

13 de Junho de 2007A Câmara Municipal deliberou atribuir um subsídio no valor de 2.250,00 euros à

Associação Desportiva /Secção de Andebol bem como apoio jurídico a atribuição de umsubsídio para fazer face às despesas na participação do XII Torneio de Andebol de S.João/2007.

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade comparticipar na aquisição de 25capacetes no valor total de 3.599,75 euros, com IVA incluído para a ASSOCIAÇÃOHUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS.

27 de Junho de 2007A Câmara Municipal deliberou transferir a quantia de 1.530,63 euros para a Santa

Casa da Misericórdia a fim de fazer face a despesas com o SAP.

Revista Informativa Municipal 34

Recuperação da Serrado Douro

A deposição incontrolada da quan-tidade de diversos tipos de resíduossólidos especiais e resíduos sólidosurbanos que durante vários anosforam aumentando na Serra doDouro, traduziu-se em impactes ne-gativos para o meio ambiente epara a saúde pública, de entre osquais os mais perceptíveis são osimpactes visuais, os cheiros nause-abundos e a frequente proliferaçãode vectores de actuação, tais comoinsectos e pragas.

Deste modo e de forma a pôr fim aeste grave problema ambiental queao longo dos anos se foi arras-tando, a autarquia desenvolveu umconjunto de acções de remoção dosdiversos tipos de resíduos, regulari-zação de toda a área afectada ecolocação de placas de proibiçãode deposição de lixos.

Posteriormente e logo que cheguea época do ano mais apropriadapara o efeito, a autarquia irá pro-ceder à arborização de toda aquelaárea recorrendo a espécies autóc-tones.

AmbienteAmbienteAmbienteAmbienteAmbiente

Esta é mais uma acção em que o Executivo continuaa fazer jus ao seu slogan da campanha “Inovar eDesenvolver Figueiró” em comunhão com o meioambiente, respeitando e potenciando a beleza detoda a nossa região.

Serra do Douro - depois

Serra do Douro - antes

Revista Informativa Municipal 35

Desejo receber a Revista Informativa Municipal

Câmara Municipal de Figueiró dos VinhosPraça do Município3260-408 Figueiró dos Vinhos

Revista Informativa Municipal