revista abril

13
24 TURISMO Revista de Informando o trade turístico paraibano desde 1990 Turismo - Esporte - Cultura www.revistadeturismopb.com.br ANO XXIII - Abril de 2013 João Passoa Edição - 284 E m João Pessoa há vários aspec- tos que devem realmente atrair visitantes. O verde do litoral aliado à belas praias paradisíacas e acolhedoras é fator determinante. Itens de suporte ajudam à permanência de muitos: boa estrutura e oferta logísti- ca; o ar pacato e bucólico; economia desenvolvida que assegura o inter-re- lacionamento de todos os setores ne- cessários ao bem-estar moderno para quem procura sol e mar, que estão presentes o ano todo; clima estável que proporciona muito lazer; os esportes náuticos variados que vêm ganhando destaque nas praias urbanas.

Upload: revista-turismo

Post on 22-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

revista de abril de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: revista abril

24

O ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo consigo as repetidas

esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba,

e principalmente para a sua capital.

Que o Ano Novo

seja repleto de sucesso

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMO

Informando o trade turístico paraibano desde 1990

Turismo - Esporte - Cultura ANO XXI - dezembro de 2012 nº 0279

www.revistadeturismopb.com.brwww.revistadeturismopb.com.br

ANO XXIII - Abril de 2013

João P

assoa

Edição - 284

Em João Pessoa há vários aspec-tos que devem realmente atrair visitantes. O verde do litoral

aliado à belas praias paradisíacas e acolhedoras é fator determinante. Itens de suporte ajudam à permanência de muitos: boa estrutura e oferta logísti-ca; o ar pacato e bucólico; economia desenvolvida que assegura o inter-re-lacionamento de todos os setores ne-cessários ao bem-estar moderno para quem procura sol e mar, que estão presentes o ano todo; clima estável que proporciona muito lazer; os esportes náuticos variados que vêm ganhando destaque nas praias urbanas.

Page 2: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 2302

)))))23

40

60

Esta

ção

Ciê

ncia

Duarte Comunicações

1. Ba

sílica

de N

ossa

Ser

ª. da

s Nev

es -

C-

92.I

greja

São

Fra

ncisc

o -

C-9

3. Pr

aça J

oão P

esso

a -

C-8

4. As

semb

léia L

egisl

ativa

-

C-8

5. Fa

culda

de de

Dire

ito -

C-

8 6.T

ribun

al de

Justi

ça (C

ripta

do P

resid

ente

Epitá

cio P

esso

a) -

C-

87.M

auso

léu do

Pre

s. Jo

ão P

esso

a -

C-8

8. Pa

lácio

da R

eden

ção -

C-

89.

Casa

da P

ólvor

a -

C-9

10. C

onjun

to Ca

rmeli

ta -

C-8

11. H

otel G

lobo -

C-

912

. Igre

ja e M

ostei

ro de

S. B

ento

- C-

813

. Igre

ja S.

Fre

i Ped

ro G

onça

lves -

C-

9 14

. Pra

ça A

nthen

or N

avar

ro -

C-

915

. Esta

ção F

erro

viária

-

C-9

16. T

eatro

San

ta Ro

za -

C-

817

. Com

ando

Ger

al da

PM

- C-

818

. Lag

oa do

Par

que S

. de L

ucen

a -

C-8

19. Ig

reja

Nsª.

Senh

ora d

a Pen

ha -

F-

220

. Lice

u Par

aiban

o -

C-7

21. P

arqu

e Arru

da C

âmar

a (Zo

o.) -

D-

822

. Faz

enda

Boi

Só -

E-

7

23. P

raça

da In

depe

ndên

cia -

Casa

do A

rtista

Popu

lar -

D-

724

. 1º I

greja

Bati

sta -

D-

725

. Jar

dim B

otânic

o (Ma

ta do

Bur

aquin

ho) -

D-

626

. Univ

ersid

ade F

eder

al da

Par

aíba -

D-

527

. Far

ol do

Cab

o Bra

nco

F-3

28. E

staçã

o Ciên

cia -

F-

329

. Giná

sio de

Esp

orte

“O R

onald

ão” -

C-

430

. Está

dio “A

lmeid

ão” -

C-

431

. Cen

tro U

niver

sitár

io de

João

Pes

soa

- D-

432

. P. d

e Exp

osiçõ

es H

enriq

ue V

ieira

de M

elo -

C-

433

. Sho

ppig

Sul -

D-

434

. Dist

rito In

dustr

ial -

B-

435

. Vila

Rom

ana (

Loja

de fá

brica

) -

B-4

36. S

hopp

ing S

ebra

e -

D-7

37. Ie

sp (F

aculd

ade)

-

E-9

38. M

anaír

a Sho

pping

-

E-8

39. T

ambiá

Sho

pping

-

C-8

40. M

ag S

hopp

ing -

E-

841

. Hos

pital

de P.

Soc

orro

(TRA

UMA)

-

E-7

42. A

eroc

lube d

a Par

aíba -

E-

843

. For

rock

-

E-8

44. C

entro

de C

onve

nçõe

s do E

spaç

o Cult

ural

- E-

6

45.H

ospit

al da

UNI

MED

- D-

646

.Mer

cado

Cen

tral -

C-

747

.Pra

ia do

Cab

o Bra

nco -

F-

548

.Pre

feitur

a Mun

icipa

l -

C-4

49.Te

atro P

aulo

Ponte

s -

E-6

50.Te

rmina

l Rod

oviár

io -

B-8

51.F

eirinh

a de T

amba

ú -

F-6

52.C

. de H

ipism

o da P

araíb

a -

E-3

53.D

etran

-

E-3

54.C

. Adm

inistr

ativo

Esta

dual

- C-

755

.Heli

porto

- Qu

adra

mare

s -

E-4

56. A

erop

orto

Castr

o Pint

o -

B-7

57.P

BTUR

(Cen

tro Tu

rístic

o) -

E-

658

. Igre

ja Sa

nto A

ntônio

-

E-6

59. C

orais

de P

icãoz

inho -

F-

660

. Mer

cado

de A

rtesa

nato

Para

ibano

-

E-6

61. H

otel T

amba

ú -

F-6

62. F

ortal

eza d

e San

ta Ca

tarina

-

E-12

63. Ig

reja

de N

ossa

Sen

hora

da G

uia -

D-

1264

. Por

to de

Cab

edelo

-

E-11

65.

Praia

do P

oço -

F-

1066

. Igre

ja de

Nos

sa S

enho

ra do

Naz

aré -

E-

10

67. A

reia

Verm

elha -

F-

1068

. Fer

ry-Bo

at -

E-11

69. F

orte

Velho

-

D-11

70. Il

ha da

Res

tinga

-

D-10

71. P

raia

Fluvia

l do J

acar

é -

D-10

72. P

raia

de In

terma

res (

Mar d

os M

acac

os) -

E-

1073

. Pra

ia do

Bes

sa -

F-

874

. Pra

ia Na

turist

a de T

amba

ba, B

arra

de G

rama

me, P

raia

do A

mor,

Jacu

mã, C

arap

ibus,

Taba

tinga

, Coq

ueirin

ho, T

amba

ba R

odov

ia (P

B008

) -

F-1

75. Il

ha S

tuart

- C-

1076

. BR

101 (

Recif

e, Ma

ceió,

Ara

cajú,

Salv

ador

) 77

. BR

230/B

R101

(Cam

pina G

rand

e, Na

tal, F

ortal

eza)

78. L

ucen

a, Ba

ía da

Traiç

ão,

Matar

aca,

Mama

guap

e, Ri

o Tint

o79

. Con

struç

ão do

Cen

tro de

Con

venç

ões

C-10

BR

230

BR

101

BARE

S E

REST

AURA

NTES

01 –

Palac

e Gou

rmet

6-F

Av. A

lmira

nte Ta

mand

aré 3

10 Ta

mbau

02 –

Palac

e Gril

6-E

Av. E

pitác

io Pe

ssoa

5000

Cab

o Bra

nco

Tamb

aú F

lat –

3247

.2032

03 –

Mang

ai (re

staur

ante

regio

nal)

7-E

Av. E

dson

Ram

alho 6

96 M

anair

a

Fo

ne 32

26.16

1504

– Ca

noa d

os C

amar

ões

7-

F

Av

. Joã

o Mau

rício

121 M

anair

a

Fo

ne 32

47.20

55

05 –

Nau F

rutos

do M

ar -

Grup

o Man

gai

8-

C

Rua

Lupé

rcio

Bran

co, s

/n, M

anaír

a

Joã

o Pes

soa -

PB

- (83

) 302

1-800

3

AGÊN

CIA

DE V

IAGE

M E

CÂMB

IO

06 –

Mond

eo Tu

r Câ

mbio

6-

F

Av

. Neg

o 46 T

amba

ú

Sh

oppin

g Cida

de

Fo

nes 3

226.3

100

- 32

42.36

00

LOCA

ÇÃO

DE A

UTOM

ÓVEL

07 –

Drive

Ren

t a C

ar

8E -

8C

A

v. Ed

son R

amalh

o 100

Tamb

Fo

nes 3

226.8

635

886

2.205

5

HOTE

IS

08 –

Inter

City

Hotel

7-

E

Av

. Joã

o Mau

rício

1185

Man

aíra

F

one 0

300.2

10.77

00 ou

(83)

3247

.6318

09 –

Hard

man P

raia

Hotel

7-E

Av. J

oão M

auríc

io 13

41 –

Mana

ira

F

one 3

246.8

811

10 –

Anna

mar H

otel

6-

F

a San

to An

tônio

36 Ta

mbaú

Fone

3247

.3011

11 –

Hotel

Gre

en S

unse

t

5-E

A

v. Ca

bo B

ranc

o, 45

400 –

Cab

o Bra

nco

F

one (

83) 3

022.2

000

12 –

Netua

nah P

raia

Hotel

5-E

Av. C

abo B

ranc

o 26

98 C

abo B

ranc

o

Fo

ne 32

47.33

73

3247

.2750

13 –

Impe

rial H

otel

6-

F

Av

. Alm

irante

Tama

ndar

é 612

Ta

mbaú

210

7.777

7

14 –

Hotel

Litto

ral

5-

E

Av

. Cab

o Bra

nco 2

172 C

abo B

ranc

o

Fo

ne 21

06.11

00

15 –

Tamb

aú F

lat

6-

E

Av

. Epit

ácio

Pess

oa 5.

000 T

amba

ú

POUS

ADA

16 –

Pous

ada d

o Caju

7-E

Rua H

elena

Meir

a Lim

a 269

Tamb

(6

Unid

ades

) Fon

e 210

7.870

0

17 -

Pous

ada C

idade

Ver

de

7-

E

Av

. Fra

nca F

ilho 1

35 M

anair

a

Fo

ne 32

47.17

42

ww

w.c

idad

ever

deho

tel.c

om

18 –

Dom

Felip

e Pra

ia Ho

tel

6-

F

Av. Is

idro G

omes

257 T

amba

ú

Fone

(83)

3247

.1240

ou 30

21.39

39

www.

domf

elipe

praia

hotel

.com

rese

rvas

@do

mfeli

pepr

aiaho

tel.co

m

COMP

RAS

19 –

Sueld

o´s

4-B

/ 8-C

/ 8-

E

Lojã

o de F

ábric

a

Br 1

01 K

m 1.8

Fon

e 323

3.221

8

Ru

a Duq

ue de

Cax

ias 55

0 - 32

22.34

30

Ma

naira

Sho

pping

Fon

e 321

6.603

9

20 –

Tamb

iá Sh

oppin

g

8-C

Av. O

don B

ezer

ra T

ambiá

F

one 3

214.4

000

321

4.400

1

SERV

IÇÕ

21 –

Posto

Inter

mare

s

10-E

Br 2

30 –

Inter

mare

s

ATEL

IÊS

22 –

Chico

Fer

reira

4-E

Rua B

el. M

anoe

l Per

eira D

iniz 4

12

Ci

dade

Univ

ersit

ária

Fon

e 323

5.489

7

23 –

Clov

is Ju

nior

9-

E

Av

. Mar

echa

l Her

mes d

a Fon

seca

959

B

essa

Fon

e 324

5.153

8

24 –

Elpíd

io Da

ntas

Rua V

icente

Yello

1286

Bes

sa

Fo

ne 32

45.22

46

25 –

Mara

–(ce

rami

sta)

Rua L

uiz C

arlos

Viei

ra N

eto 13

6 Man

gabe

ira

Fo

ne 88

33.85

09

26 –

Galer

ia Ga

mela

A

v. Ns

ª. Se

nhor

a dos

Nav

egan

tes 75

6

T

amba

ú

F

one:

(83)

3226

.1436

- 99

62-7

969

Jo

ão

Pe

ss

oa

79

12

34

56

7 8

910

1112

Page 3: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 0322 )))))22

Turi

smo

)))))18Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

www. [email protected]

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

Verdegreen HotelAvenida João Maurício, 255 - Manaíra

Telefone: (83) 3044-0000-Fax: (83) 3044-0044E-mail: [email protected]

Site: www.verdegreen.com.br

Turi

smo

)))))18Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

www. [email protected]

))))))))))17)))))))))))))))17))))))))))17)))))Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

Verdegreen HotelAvenida João Maurício, 255 - Manaíra

Telefone: (83) 3044-0000-Fax: (83) 3044-0044E-mail: [email protected]

Site: www.verdegreen.com.br

Av. Cabo Branco 2698 – Cabo BrancoF. (83)3247.5050-32472750 - João Pessoa – PB

www.hotelnetuanah.com.br

Hote

l Cai

çara

Corai

s de C

arapib

us Ho

tel

Av. Olinda 235 /TambaúF.(83) 2106.1000 - João Pessoa – PB

www.hotelcaicara.com.br

Av. Beira Mar – Praia de Carapibus – CondeParaíba – Brasil

Reservas (83) 3290.1900 – 3290.1179www.coraisdecarapibus.com.br

Xêni

us H

otel

Nobile

Inn Ro

yal Jo

ão Pes

soa

Av.Cabo Branco, 1262 /Cabo BrancoF. (83) 3015.3535 - João Pessoa – PB

www.xeniushotel.com.br

www.royalhotel.com.brwww.nobilehoteis.com.br

[email protected] de reservas 4062.5323

Fone fax 55.(83) 2106.3000

)))))19 Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Central de Reservas (83) 3044 6700reserva@ambassadorfl at.com.br

Av Cabo Branco, nº 1890 - Praia do Cabo Branco - Fone/Fax. (83) 30446700 - CEP 58045-010comercial@ambassadorfl at.com.br - www.ambassadorfl at.com.br

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELAAv. Isidro Gomes, 257 - Tambaú - João Pessoa - PB

CEP: 58039-160 - Fones: (83) 3247.1240 - 3021.3939www.domfelipepraiahotel.com

reservas@ domfelipepraiahotel.com

)))))19 Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Central de Reservas (83) 3044 6700reserva@ambassadorfl at.com.br

Av Cabo Branco, nº 1890 - Praia do Cabo Branco - Fone/Fax. (83) 30446700 - CEP 58045-010comercial@ambassadorfl at.com.br - www.ambassadorfl at.com.br

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELAAv. Isidro Gomes, 257 - Tambaú - João Pessoa - PB

CEP: 58039-160 - Fones: (83) 3247.1240 - 3021.3939www.domfelipepraiahotel.com

reservas@ domfelipepraiahotel.com

)))))19 Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Central de Reservas (83) 3044 6700reserva@ambassadorfl at.com.br

Av Cabo Branco, nº 1890 - Praia do Cabo Branco - Fone/Fax. (83) 30446700 - CEP 58045-010comercial@ambassadorfl at.com.br - www.ambassadorfl at.com.br

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELAAv. Isidro Gomes, 257 - Tambaú - João Pessoa - PB

CEP: 58039-160 - Fones: (83) 3247.1240 - 3021.3939www.domfelipepraiahotel.com

reservas@ domfelipepraiahotel.com

TURISMORevi

sta d

e TURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMOTURISMO

Netua

nah P

raia

Hotel

Page 4: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 2104 )))))21

Som

das

Ond

as

Rua Projetada s/n – Jacumã – conde – PBTelefone: 3290-1500

www.somdasondaspousada.com.br

Turi

smo

)))))18Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

www. [email protected]

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

Verdegreen HotelAvenida João Maurício, 255 - Manaíra

Telefone: (83) 3044-0000-Fax: (83) 3044-0044E-mail: [email protected]

Site: www.verdegreen.com.br

Turi

smo

)))))18Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

www. [email protected]

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

Verdegreen HotelAvenida João Maurício, 255 - Manaíra

Telefone: (83) 3044-0000-Fax: (83) 3044-0044E-mail: [email protected]

Site: www.verdegreen.com.br

Turi

smo

)))))18Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

www. [email protected]

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

Verdegreen HotelAvenida João Maurício, 255 - Manaíra

Telefone: (83) 3044-0000-Fax: (83) 3044-0044E-mail: [email protected]

Site: www.verdegreen.com.br

Turi

smo

)))))18Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

www. [email protected]

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

Verdegreen HotelAvenida João Maurício, 255 - Manaíra

Telefone: (83) 3044-0000-Fax: (83) 3044-0044E-mail: [email protected]

Site: www.verdegreen.com.br

Pous

ada A

ruan

ã

Praia de Carapibus, Conde – Paraíba Br.Fone 55 (83) 3290.1234 – 9984.4321

www.aruanapousada.com.br

Cida

de Ve

rde H

otel

Av. Franca Filho, 135 – ManaíraF. (83) 3247.1742 - 3226.3015 - 8609.8770

João Pessoa – PBwww.cidadeverdehotel.com.br

Tropi

cal T

amba

úHo

tel Co

sta do

Atlân

tico

Av. Almirante Tamandaré - 229 - TambaúTel/fax 55.83.2107.1900 (83) – 2107.1945

João Pessoa – PBwww.tropicalhotel.com.br

Av. João Maurício 223/ Tambaú F. (83) 3247.6505 – João Pessoa -PBwww.hotelcostadoatlantico.com.br

[email protected]

)))))19 Janeiro de 2011

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Central de Reservas (83) 3044 6700reserva@ambassadorfl at.com.br

Av Cabo Branco, nº 1890 - Praia do Cabo Branco - Fone/Fax. (83) 30446700 - CEP 58045-010comercial@ambassadorfl at.com.br - www.ambassadorfl at.com.br

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELA

)))))

)))))17)))))

)))))

)))))17)))))

)))))17)))))

Março de 2010Turismo

Rua Ilza Ribeiro, 29 - Jacuma - Conde/PBFone/Fax: + 55 (83) 3290-1032

Celular: +55 (83) 8892-7747

Hellsten Beach Hotel

Nobile Inn Royal João Pessoawww.royalhotel.com.br

www.nobilehoteis.com.bremail:[email protected]

Central de reservas - 4062-5323(83) 2106 - 3000 (Fone/Fax)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú.

Fone: (83)3226-1436 / 8815-5944 e 9962-7969

GALERIA GAMELAAv. Isidro Gomes, 257 - Tambaú - João Pessoa - PB

CEP: 58039-160 - Fones: (83) 3247.1240 - 3021.3939www.domfelipepraiahotel.com

reservas@ domfelipepraiahotel.com

Revi

sta d

e

)))))12 )))))13

Ahotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-

leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral

eventos de grande porte.

hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo

na taxa de 70,30% para esse ano.O setor gastronômico vem se destacando

em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor.

de Manaíra, não é necessário andar muito para

cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está

equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no

um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão

o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucesso

Vários eventos importantes marcaram o

importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos

uma calorosa e estável temperatura, deixando o

As praias que emolduram o nosso litoral

localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

percurso norte/sul, surge a encantadora praia

inesquecível quadro de encontro do rio com o

impressão que se é o primeiro a chegar naquele

tas nas suas festas tradicionais que acontecem

so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-

hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de

Intermares, cada uma com sua peculiaridade e

rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que

Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde

pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o

Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta

hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 2104 )))))4

EXPEDIENTE EDITORAÇÃO ELETRÔNICAPaulo Maia SabinoDRT/PB/826

REVISTA DE TURISMORua Juraci Soares s/n – Praia de JacumãConde - PBFone [email protected]@yahoo.com.brDistribuída nas Agências de Turismo, Operadoras, Locadoras de Veículos e Cias Aéreas Nacionais. Participação nas feiras Nacionais e Internacionais.As opiniões e conceitos publicados em coluna e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fernando Onofre Duarte(ABRAJET-PB)DIRETOR

Goretti Mesquita DuarteEDITORA

Leucio Laerte BarbosaCoordenação e revisão

COLUNISTAS COLABORADORES

Sônia Mirian Iost (ABRAJET-PB)Saulo Barreto Presidente da (ABRAJET-PB)Cristina Lira (ABRAJET-RN)Gorete Zenaide (ABRAJET-PB) Everaldo Ricardo (ABRAJET-PB) Thomas Bruno Oliveira - *Professor de História - Membro da SPA e IHC

EXPEDIENTEEXPEDIENTEEXPEDIENTE

Turismo

Elpídio Dantas’s Studio

João Pessoa - Paraíba, Brasil website: www.elpidiodantas.com.brE-mail: [email protected]

Ateliêr Chico Ferreira

Rua Bal. Manoel Pereira Diniz - 412 - Bancários - João Pessoa PB - Site: www.chicoferreira.br.com = facebook.com/chicoferreira.br

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO

Certamente, o turismo brasileiro – interno e externo – vem evoluindo após a criação do Ministério do Turismo

de crescimento é inegável, mas não conseguimos aproveitar todo o nosso potencial. Tivemos um período inicial de bons

tão da Senadora Marta Suplicy e bafejaram a gestão do Sr. Luiz Eduardo Barreto. A partir daí, os resultados caem e um

economia do turismo.No recente XXIX Congresso Nacional da ABRAJET, reali-

zado na cidade balneária da Imbituba, em Santa Catarina, um

os nomes de todos os ministros de Turismo, decepcionando-

o sabiam. Perguntados sobre o volume de investimentos no turismo, entre recursos públicos e privados, ninguém soube

está investindo U$ 10 bilhões em obras de infraestrutura, em

tudo isso, passados a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

problemas de segurança pública e os de trânsito, a crônica de-

da frota de veículos individuais na maioria das cidades, sejam

previstos para as obras da Copa/Olimpíadas, arriscando-se

US 15 bilhões.

Em ritmo de Copa e de seus vencedores (já nos conside-ramos assim), deixaremos o problema para depois.

da maior importância, então vamos encará-lo como tal.

Hélcio EstrellaPresidente da ABRAJET – ASSOCIAÇÃO

BRASILEIRA DE JORNALISTAS DE TURISMO

Turismo como atividade, sem caréter eleitoreiro

A alta volatilidade dos capitais internacionais que vagueiam pelo mundo, mais intensa na pós-crise europeia, indica um quadro de oportunidades nunca visto. No caso brasileiro, nós as aproveitamos parcialmente, pela

)))))21

Som

das

Ond

as

Rua Projetada s/n – Jacumã – conde – PBTelefone: 3290-1500

www.somdasondaspousada.com.br

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Turi

smo

Pous

ada A

ruan

ã

Praia de Carapibus, Conde – Paraíba Br.Fone 55 (83) 3290.1234 – 9984.4321

www.aruanapousada.com.br

Cida

de Ve

rde H

otel

Av. Franca Filho, 135 – ManaíraF. (83) 3247.1742 - 3226.3015 - 8609.8770

João Pessoa – PBwww.cidadeverdehotel.com.br

Tropic

al Ta

mbaú

Hotel

Costa

do At

lântic

o

Av. Almirante Tamandaré - 229 - TambaúTel/fax 55.83.2107.1900 (83) – 2107.1945

João Pessoa – PBwww.tropicalhotel.com.br

Av. João Maurício 223/ Tambaú F. (83) 3247.6505 – João Pessoa -PBwww.hotelcostadoatlantico.com.br

[email protected]

Turi

smo

Revi

sta d

e

Todo brasileiro sonha com sossego e tudo que deve ter direito um pagador de imposto. Não é preciso serem mencionadas as carências de nosso país, pois estas todos conhecemos. Mas, não fiquemos tristes, porque o Brasil não é constituído apenas de maus administradores. Existem cidades bem administradas que apresentam índices equi-valentes ao do primeiro mundo.

No ABC Paulista, o Município de São Caetano do Sul tem o maior IDM nacional, o que significa a melhor renda per capta, alfabetização e expec-tativa de vida. Em Maringá, Paraná, o prefeito recorreu à população para melhorar a segurança, sendo agora comparada a Amsterdã, Holanda, pelo baixo índice de criminalidade.

Com ventos abundantes, o Nordeste poderia ser a região de maior geração de energia eólica do Brasil, mas perdemos para a cidade gaucha de Osório, que hoje ostenta o primeiro lugar.

A palavra Reciclar está em moda e os motivos são claros. Fazendo-se reaproveitamento do lixo, evita-se prejuízo a natureza, e neste mister, Pin-damonhogaba recicla nada menos que um milhão de latinhas p/hora.

Sobral no Ceará é o maior exportador nacio-nal de calçados. Da sua produção, 37% são desti-nados à exportação. E ainda tem gente procurando calçados importados.

Olinda, Pernambuco tem a maior concentra-

ção de artistas plásticos, com 203 artistas produ-zindo em 120 ateliês. Na cidade de Toretama, boa parte da população vive da confecção de roupas comercializadas em um Centro.

Na Paraíba são produzidas redes. No municí-pio de Santa Luzia, não tem desemprego e a renda per capita é considerada acima da média nacional. É no balanço da rede a renda da cidade.

Saúde Saúde é uma das carências, mas em Niterói,

Rio de Janeiro, há um médico para 600 habitantes quando o índice de tolerância é de um médico para cada mil habitantes, em Niterói. Que bom! Em Santa Cruz do Sul, 30% do orçamento é para a saúde que atende 90% das necessidades do município e cidades vizinhas.

Educação No mais importante dos itens para crescimento

sustentável de uma nação, “Educação”, o município de São João do Oeste, em Santa Catarina, apresenta índices de desenvolvimento equivalentes aos do Japão. A erradicação do analfabetismo no municí-pio está sob a responsabilidade de um padre que conta com o apoio total da secretaria de educação do município.

Já em Passo Fundo, a população é voltada à leitura. São 6,5 livros que cada pessoa lê em um

ano, índice bem superior à média brasileira. Tais dados demonstram que não existe

uma política de desenvolvimento setorial no Brasil. A população, na verdade, fica à mercê da criatividade do administrador de plantão, o que, convenhamos, não é aceitável, porque o comum é assistirmos a festivais de corrupção e falta de seriedade em todos os patamares de funciona-mento público do Brasil.

Sonhar não é proibidoA volta dos GasparzinhosObservando com um pouco de

atenção, notamos que os Gasparzi-nhos (políticos em quem você votou e logo após a eleição ficaram invisí-veis), estão começando a aparecer, querendo mostrar algo que até então não tínhamos conhecimento. A jogada é que está perto das eleições, e com muita sede ao pote, não querem per-

der a boquinha, aparecem como anjo da guarda.

É fácil fazer uma avaliação, basta fazer tal levantamento: Como está a lei que deveria proteger o cidadão? Não fizeram nenhuma mudança? Continua favorecendo o criminoso? A educação continua um caos? A saúde uma teme-ridade? Tem alguma mudança na lei

exigindo que as autoridades respeitem o contribuinte? Os aposentados continuam perdendo no salário?

Olhe bem eleitor, tem parasita repe-tindo mandatos, só mamando. Tem que cair fora!

A malandragem é grande, antecipam prazos para não perder as tetas da polí-tica. E a Parlatur?

Moradores de rua mudam o conceito de cidade tranquila

As ruas e as praças públicas das grandes cidades estão sendo invadidas por meliantes. Boa parte deles são de outras plagas, outros da própria cidade, que adotaram as ruas como morada. Entre eles, a idade, sexo, não importa, a vida é livre. Mas, a grande preocupação da população é a falta de respeito: necessidades fisiológicas e os cochilos acontecem sob as marquises dos prédios, uma proteção da chuva e do sol escaldante.

A maioria deles usa algum tipo de droga, dando preferência ao crack. Onde eles estiverem, existe perigo, pois tudo fazem para manter o vício, inclusive roubar. Os de hábito da embriagues são menos agressivos, porém, insistentes na abordagem, enquanto os dependentes do crak são logo reconhecidos pela cor da pele sem vida e as extremidades dos dedos queimados. É comum vê-los dor-mindo nas calçadas até altas horas da manhã, consumidos pelos efeitos malditos do veneno. O problema está se alastrando. Esses grupos estão aumentando de maneira assustadora. Nas praias, lojas comerciais e sinais de trânsito é comum vê-los mendigan-do. Embora a polícia esteja sempre abordando grupos flagrados praticando assaltos, arrombamentos de carro, os marginais são logo soltos por falta de denúncia.

O problema é grave, e como tal deve ser encarado como pro-blema público. Mesmo diante de todo o caráter social que envolve a problemática, surge em primeiro plano a implementação de programas ocupacionais que pelo menos reduzam a proliferação dos males. São Paulo já deu o exemplo, recolhendo muitos desses dependentes e internando-os para tratamento. Se não se chegar a este ponto por aqui, pelo menos ações imediatas devem ser levadas a efeito antes que se perca o controle da situação.

A vida vai ficar mais perigosa se não houver uma intervenção. São muitas as dúvidas, por isso todo cuidado é pouco.

Page 5: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 0520 )))))5

Rev

ista

de

Café da manhã - Coffee break - Sopas - Kit festas

)))))20

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO

Estande do Pará desperta atenção no Festuris 2012

O estande do Pará, a obra prima da Amazônia, foi um dos mais pro-curados no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento, que foi aberto ofi cial-mente na noite do dia 22 de novem-bro, no Palácio dos Festivais, reuniu cerca de 600 expositores do Brasil e do exterior, onde também estiveram cerca de 10 agentes de viagens do Pará, dividindo a missão de promover e divulgar o turismo paraense com a equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

O Rio de Janeiro recebeu a 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012, no mês de novembro

na Marina da Glória. O objetivo é apresentar diversi-dade, cultura e riqueza da população que produz os alimentos que chegam na maioria das casas brasileiras, sendo que a agricultura familiar representa 10% do PIB nacional, com 4,3 milhões de famílias agricultoras. Ingressos custam a partir de R$ 10.

8ª Feira Nacional da AFRA

70% de Ocupação nos Hotéis da Capital

O desempenho dos Meios de Hospedagem na Paraíba em outubro foi excelente, sim senhor. 124.853 turistas registraram a presença nos hotéis da capital carimbando um aumento de 3,5% maior que outubro de 2011. Em João Pessoa, a capital do Estado, a taxa de ocupação hote-leira apresentou um crescimento de 3,58%. A ocupação dos hotéis pas-sou de 68,87% (2011) para 70,29% (2012). Foram 88.540 turistas contra 85.478 no ano passado. No acumu-lado do ano, o desempenho foi de 7,04%, sobre o ano anterior.

A avaliação registra um dado positivo para o turismo do Estado, comemorado pelo trade, que vem a cada ano trabalhando esse destino que hoje é considerado forte.

SÉRIE CHARTERS USHUAIA 2013Ushuaia sai sete meses na frente entre todos os destinos de esqui da América

Latina, lançando durante o Festival de Turismo de Gramado - o FESTURIS, a sua Série Charters 2013, ligando São Paulo direto a Ushuaia em voos diretos, todos os sábados a partir de Julho de 2013, com o moderníssimo Airbus 340-300. O lançamento foi feito pelo Secretário de Turismo de Ushuaia, Daniel Leguizamón, pela representante do prefeito Federico Sciurano, Dra. Adriana Cristina Chapperon, Secretária General de Planeamiento Estratégico y Coordinación de Gesti e pela responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, a brasileira residente em Ushuaia, Cristiane Cavalli.

Para que servem nossos impostosA privatização do aeroporto de Lisboa, já está nas negociações com as empreiteiras

Odebrecht e CCR; ou com a Corporación América, grupo argentino. Só que, quem ganhar, já está garantido 1,2 bilhão de euros de crédito do BNDES. O contra senso é que os inves-timentos nos nossos aeroportos são de R$ 1,7 bilhão para os aeroportos do país inteiro. E a Infraero o que diz? Nada, ela é apenas cabide de emprego. Estas notas foram fornecidas pelo colega abrajeteano Jefferson que está sempre atualizado com as notícias

Apenas obrigaçõesAqui no Brasil nós só temos obrigações e nenhum direito, começando pela segurança,

saúde, educação. Pagamos caro demais para não termos nada. A proporção da receita tribu-tária média em relação ao PIB, soma de todas as riquezas produzidas, foi 19,4% em 15 países latino-americanos em 2010, enquanto no Brasil, o percentual passou de 28,2%, em 1990, para 32,4%, em 2010. O percentual brasileiro fi cou próximo ao dos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 33,8%. A informação consta no relatório Estatísticas Tributárias na América Latina, elaborado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), pela OCDE e pelo Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat). Enquanto isso, nossos “para”lamentares trabalham” três dias por semana com gordos salários, e não adianta fazer qualquer tipo de manifestação.

Mais voos charteres para a ArgentinaBariloche - Com a chegada da tempo-

rada de inverno, o diretor Jarbas Correa Júnior adiantou que a operadora terá três voos charteres por semana para Bariloche (ARG), no período de 29 de junho a 17 de agosto. “Serão três voos semanais que in-

crementarão nossos números para o país vizinho”, disse. Atualmente, a Argentina representa 25% de suas vendas para a América do Sul.

Novidade - Uma das novidades da Agaxtur em seu workshop são as condições

especiais para quem deseja esquiar na Argen-tina. Os clientes que pagarem com cartão de crédito Visa terão - na compra de um pacote - terá três dias de aulas grátis com um pro-fessor de esqui em Bariloche. “Trata-se de oportunidade única”, disse Aldo.

Está em reunião Existe um hábito hoje que é muito comum: deter-

minadas pessoas – normalmente sem muita influência-, ao serem procuradas para falar de negócios mandam como resposta “que não podem atender, pois estão em reunião”.

Eu penso: ele não produz nada, pois sempre está em REUNIÃO. Esse funcionário, ou é enrolado, sem a devida habilidade de se comunicar com o próximo, ou é irresponsável no cumprimento das obrigações, ou foi indicado por alguém para ocupar um cargo.

Mas para tudo existe uma solução: ler um manual de boas maneiras, que habilita pessoas com deficiên-cia de se comunicar, orientando-a a administrar seu horário nas suas atividades profissionais e sociais sem atrapalhar o próximo. O primeiro item é uma caneta e um borrão para fazer as anotações de tudo; no final ou começo de expediente se REUNIR com os colegas para discutir os problemas; segundo item: agendar uma vez por semana uma reunião com o chefe. Terceiro e último: ir a um psicólogo e explicar que tem um problema de complexo de inferioridade e se acha insignificante se não disser que está em reunião.

Com certeza ele vai orientar melhor profissional-mente. Mas, se você é louco por REUNIÃO, convide alguns amigos – caso tenha e marque um horário num barzinho. Aí, quem quiser fazer parte, pergunte a secretária onde vai ser a reunião do dia. Uma coisa é certa: Ser importante não é está em REUNIÃO; é ter DINHEIRO NO BOLSO. Portanto administre o seu horário de trabalho para não atrapalhar ninguém. - Mensagem Recebida E.mail – gostei.

A BNTM versão 22ª será em SalvadorA 22ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM) traz novidades no formato das

rodadas de negócios. Os suppliers (fornecedores) é quem irão até o seu cliente apresentar os produtos ou serviço. A novidade garante mais entrosamento, dando maior dinamismo nos contatos. O evento reconhecido como o mais importante para o turismo no Nordeste, irá reunir o encontro de interesses. Os dias 10 e 14 de abril, o Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, será a sede dos negócios.

Este ano o número de buyers já confirmados, ultrapassa os 240 entre empresários de operadoras locais ligadas ao turismo (hotéis, resorts, agência de turismo, agências de receptivo, pousadas, operadores) e operadores nacionais e internacionais, companhias aéreas, órgãos governamentais, bancos federais e organizações do segmento. Já entre os suppliers, ao todo, espera-se 170 vendedores e 118 expositores, são basicamente gestores de agências de viagem, de empresas ligadas ao receptivo e à hotelaria.

BNTM 2013 é alternativa para países em criseA 41ª edição da Brazil National

Tourism Mart (BNTM), edição 2013, irá acontecer entre os dias 10 e 14 de abril no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Suas ações estão voltadas para o mercado doméstico e objetiva criar alternativas para incrementar o turismo internacional para o Nordeste. Sabendo que o mercado estrangeiro como da Argentina e da Europa são fundamentais para o Brasil, mas que estão em crise, os estados nordestinos vão apresentar opções com custo mais acessível.

Um dos impasses é a cobrança de 20% de imposto sobre o valor das ex-cursões internacionais, uma imposição do Governo, que também afeta os gastos

com cartão de crédito no exterior, e se estende também para os estrangeiros que querem comprar bilhetes ou pacotes na Argentina.

Depois dessa medida, vários cance-lamentos de pacotes, organizados pelas agências argentinas aconteceram, ale-gando que o Brasil ficou o destino mais caro do mundo.

Agentes de vários países e trade turístico brasileiro, aguardam uma so-lução. Sabendo das consequências, a Embratur está tentando através do pre-sidente, Flávio Dino, pediu ao Ministério do Turismo e ao Ministério das Relações Exteriores que durante a BNTM haja uma solução.

Page 6: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 1906

Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil.

Mas chegará um tempo em que o povo sentirá saudades da Ditadura

Militar. Pois bem, muitos desses que lideraram

o fi m da Ditadura, não estão visando o bem do povo, mas seus próprios

interesses.

A PROFECIA DE GENERAL ERNESTO GEISEL – 1974/1979

)))))6

Fernando Onofre DuarteTURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO

PensamentoConfraternização em alto estiloOs veteranos de futebol de campo do Clube

Cabo Branco, se reuniram para mais uma confraternização anual. Este ano o encontro

aconteceu em um espaço ao ar livre do Clube, e como sempre, todos os peladeiros e familiares par-ticiparam com muita alegria e descontração, fruto do entrosamento natural, já que a festa de confraternização acontece há alguns anos, e a pelada há 35 anos.

Muita conversa e brinca-deira entre todos, histórias engraçadas que acontecem em campo, piadas e muitos sor-risos foram o clima durante toda a tarde, além das delícias da gastronomia regional, acom-panhada de churrasco e muito shop. Com patrocínio dos próprios desportistas, muitos brindes foram sorteados, e cada um dos jogadores foi agraciado com a bolsa, patrocinada pela transportadora Marajó do centro avante Zerinho, e o padrão novo, patrocinados pela Cabralia de Fernando e ATM consultoria Ambiental do centro avante Laudízio Silva Diniz.

A grande novidade desse ano foi a canja que o vice-presidente e companheiro de pelada, Tavinho Santos deu, apresentando com seu vozeirão, músi-cas dos anos 60, que encantaram a plateia. Depois dos sorteios foi feito uma justa homenagem a um dos mais antigos do grupo, o Dr. Mário Didiê. No fi nal, o diretor fi nanceiro Fernando Graneiro, deu seu depoimento, desejando a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Uma banda regional com um excelente repertório animou o encontro.

Almir, Fernando, Chico, Gorette e Ana

Jornalistas brasilienses, pau-listas e argentinos, desembarcaram no último dia 7 no aeroporto Castro Pinto para conhecer João Pessoa e cidades próximas. O grupo desfrutou dos encantos da Paraíba até o dia 12, seguindo para o Rio de Janeiro. Entre os jornalistas estão profi ssionais de revistas Lonely Planet e Weekend, do Jornal Clarín, além de sites e blogs de turismo. Os empresários que estão participando do apoio aos jornalistas

como Mussulo e Hardman, da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) acreditam que é mais uma oportu-nidade dos vizinhos sul-americanos voltarem a desfrutar das belezas da natureza e do caloroso tratamento que o pessoense demonstra ao receber os visitantes. O que precisamos é uma ação direta de fretamento “sharter”, não só vindos da Argentina e sim de países que têm o nordeste como para-íso para entretenimento e descanso.

Jornalistas chegam a João Pessoa

O grupo da pelada na confraternização

FatosFernando Duarte

)))))19

Rev

ista

de

HOTÉIS

Hotel Green SunsetAv. Cabo Branco 4400 / Cabo BrancoF. (83) 3022.2000 - João Pessoa - [email protected]

Imperial Hotel Av. Almirante Tamandaré 612 / TambaúF. (83) 2107.7777 - João Pessoa – [email protected]

Tropical TambaúAv. Almirante Tamandaré - 229 - TambaúF. (83) 2107.1900 - João Pessoa – PB

Serra Golfe HotelRua Coronel Antônio Pessoa 414 CentroF. (83) 3367.1103 Bananeiras – [email protected]

Hotel LittoralAv. Cabo Branco, 2172/Cabo BrancoF. (83)2106.1100 - João Pessoa – PB

Littoral Hoteis e FlatsWWW.littoral.com.br

Hotel Costa do AtlânticoAv. João Maurício 223/ Tambaú F. (83) 3247.6505 – João Pessoa -PBWWW.hotelcostadoatlantico.com.brcontato@hotelcostadoatlantico.com.br

Dom Felipe Praia HotelAv. Isidro Gomes 257/TambaúF. (83) 3247.1240 - João Pessoa – [email protected]

Hardman HotelAv. João Maurício 1341/ManaíraF. (83) 3216.8811 – João Pessoa - PBWWW.hotelhardman.com.br

Cidade Verde HotelAv. Franca Filho 135 – ManaíraF. (83) 3247.6441 - João Pessoa – PBWWW.cidadeverdehotel.com.br

Netuanah Praia HotelAv. Cabo Branco 2698 – Cabo BrancoF. (83)3247.5050 - João Pessoa – PBWWW.hotelnetuanah.com.br

Aruanã PousadaPraia de Carapibus F. (83)3290.1234 – Conde PBWWW.aruanapousada.com.br

Xênius HotelAv.Cabo Branco, 1262 /Cabo BrancoF. (83) 3015.3535 - João Pessoa – PBWWW.xeniushotel.com.br

Hotel CaiçaraAv. Olinda 235 /TambaúF.(83) 2106.1000 - João Pessoa – PBWWW.hotelcaicara.com.br

Nobile Inn RoyalWWW.royalhotel.com.brwww.nobilehoteis.com.brreservas.nir@nobilehoteis.com.brCentral de reservas 4062.5332Fone fax 55.(83) 2106.3000

Pousada do CajuRua Helena Meira Lima 296/TambaúF. (83) 2107.8760 - João Pessoa – [email protected]

Intercity HotelAv. João Maurício 1185/ManaíraF. (83) 3201.7700 - João Pessoa – PBWWW.intercityhoteis.com.br RESTAURANTES e LANCHONETES

Palace Grill RestauranteAv. Epitácio Pessoa 5000F. (83)3247.2032 – João Pessoa [email protected]

MangaiAv. Edson Ramalho 696 / ManaíraF. (83) 3226.1615 - João Pessoa PB

Toca do Caju Av. Nossa Senhora dos Navegantes 750Tambau – F. (83) 3247.3050 - João Pessoa PB

Canoa dos CamarõesAv. João Maurício 121 / ManaíraF. (83) 3247.2055 - João Pessoa - PB

Capitão FarinhaRua Floriano Peixoto 119 / JaguaribeF. (83) 3241.3705 - João Pessoa PB

CÂMBIO

Mondeo Tur CâmbioAv. Nego 46 /TambaúShopping CidadeF. (83) 3226.3100 – João Pessoa - PB

SERVIÇOS

Drive rent a carAv. Edson Ramalho 100F. (83) 3226.8635 - João Pessoa [email protected]

Tambia ShoppingAv. Dom Pedro I centro

Padaria El ShadayRua Marcionila da Conceição – 1489 - Cabo Branco

Sueldo´sManaíra Shopping.Br 230 Lojão de FábricaF. (83)3233.2218 - João Pessoa – PB

Mercado de Artesanato ParaibanoAv. Rui CarneiroF. (83) 3247.3135

ATELIÊS E ARTES

Galeria GamelaAv. Nossa Sra. dos Navegantes 756/101 TambaúF. (83) 3226.1436 - João Pessoa – PBWWW.galeriagameladearte.com.br

Chico FerreiraRua Bel Manoel Pereira Diniz, 410/Cidade UniversitáriaF. (83) 3235.4897 - João Pessoa – [email protected]

Elpídio Dantas Rua Vicente Leipo - 1280 - Bessa F. (83) 3245.2246 Cabedelo / PBWWW.elpidiodantas.com.br

TEATROS

Teatro Santa Rosa Praça Pedro Américo – CentroF. (83) 3241.1230

Teatro Paulo PontesEspaço Cultural - Tambauzinho Teatro Lima Penante Av. João Machado - Centro

Teatro Ariano SuassunaRua: Monsenhor Walfredo Leal - Tambiá

BRÁZ Restaurante o mais novo point da boa mesa

Muito prestigiada por autoridades, jornalistas e amigos, a inau-guração do Restaurante BRÁZ, instalado na Av. Gov. Argemiro de Figueiredo nº 1470. Além de um cardápio variado, o BRÁZ apresentou ao público uma decoração de alto padrão em um amplo salão que disponibiliza conforto para mais de 400 pessoas.

Sushi, Pizza e Massas, são as oferendas da casa com os cuida-dos do chef italiano, Bortoldo Massimiliano, que quer manter sua clientela sempre próxima. Os colunistas Abelardo Jurema e Hélia Botelho; a presidente da Pbtur, Ruth Avelino; o Presidente do Feco-mércio, Dr. Marconi Medeiros; o presidente da Abrasel-Pb, Marcos Mozzine; Fernando Souza, gerente do Hotel Tambaú, entre outros. Os proprietários Biágio Hichiusa e Antonello Capelo, receberam pessoalmente os convidados.

Tribo Masai pede socorroA falte de respeito para com

a natureza é grande. Os anciãos da tribo Masai da Tanzânia, uma das tribos mais antigas da África, o governo pretende retira-los, suas terras, para criar um Parque Turístico, voltado a caça de leões e leopardos. O nativos só estão contando com o apoio da Avaaz que se uniram para ajudar, e estão

apelando para as entidades inter-nacionais. Caso não haja interfe-rência, população e felinos tendem a acabar um histórico de séculos da Tanzânia e do Quênia.

É notório que o Presidente Kikwete não se preocupa com as tribos mas sim, aos apelos da mídia global e da pressão pública. Os Ma-sai contam com o nosso apoio.

Gilvan Freire, Dr. Marconi Medeiros, Fernando Onofre, Marcos Mozzine, Abelardo Jurema, Biágio Hichiusa e

Antonello Capelo, receberam pessoalmente os convidados

Page 7: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 0718 )))))7

O Maçom François Hollande surpreendeu o mundo

www.carlospassarinhoimoveis.com.br - fl [email protected]

Rua Ilza Ribeiro, 532 Praia de Jacumã - Conde Paraíba - Tel.: 3290.1654 Cel.: 9979-4472

Escritório Imobiliário Carlos PassarinhoVENDE - AVALIA - COMPRA e ADMINISTRA SEU IMÓVEL

As praias do Litoral Sul: Jacumã, Coqueirinho, Tabatinga, Carapibus e Tambaba, são os princi-pais atrativos, para moradia ou investir no setor turístico

Rev

ista

de

O novo Presidente da França, Fran-çois Hollande, com apenas 56 dias no cargo, surpreendeu o mundo com a execução de uma política humanitária voltada para a felicidade do cidadão francês comum.

Entre outras ações podem ser destacadas:Suprimiu 100% dos carros oficiais

e mandou que fossem leiloados. “Se um executivo que ganha ¤ 650.000/ano, não se pode dar ao luxo de comprar um bom carro com o seu rendimento do trabalho, signifi ca que é muito ambicioso, é estúpido, ou desonesto”.

Aboliu o conceito de paraíso fiscal (defi nido “socialmente imoral”), e editou um decreto presidencial que cria uma taxa de emergência de aumento de 75% em impostos para todas as famílias, que ganham mais de 5 milhões de euros/ano.

Reduziu em 25% o salário de todos os funcionários do governo, 32% de todos os deputados e 40% de todos os altos fun-cionários públicos que ganham mais de ¤ 800.000 por ano.

Resultado: Olhem que SURPRESA!!! O spread com títulos alemães caiu, por magia, a infl ação não aumentou, a com-petitividade da produtividade nacional aumentou no mês de junho pela primeira vez em três anos.

Turma presente no encontro em dezembro de 2011

como Mussulo e Hardman, da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) acreditam que é mais uma oportu-nidade dos vizinhos sul-americanos voltarem a desfrutar das belezas da natureza e do caloroso tratamento que o pessoense demonstra ao receber os visitantes. O que precisamos é uma ação direta de fretamento “sharter”, não só vindos da Argentina e sim de países que têm o nordeste como para-íso para entretenimento e descanso.

Todos os anos, desde 2009, dezenas de amigos se reúnem em Campina Grande para celebrar o “Encontro dos Desportis-tas dos anos 60 e 70”. O objetivo é dos mais simples, porém sublime, pelo fato de ser uma confraternização com todos aqueles que durante aqueles anos, praticavam esportes, das mais variadas modalidades como: Vôlei, Basquete, Tênis de mesa, Futsal, Futebol, e outros.

Naquela época os tempos eram ou-tros, a juventude se ocupava nas horas de folga escolar praticando esporte. A Paraíba era mais representativa, sendo destaque nacional no Futsal e alguns dos fenômenos, nos encontros estão lá comentando as façanhas que os levaram a celebridades esportistas, podendo citar alguns nomes que me vem de imediato à memória, como: Leucio, Pibo, Alexandre, Tonheca, Antônio Lídio e Marcilio, esses

dois últimos organizadores do evento.Outro momento de grande realce

era os Jogos Escolares. Os ginásios lotavam de estudantes, que na maio-ria das vezes acompanhados dos pais vibravam com os resultados dos jogos, e demonstravam euforia quando havia classificação do seu colégio. Mas nem só o esporte se a juventude da época admi-rava: a música também era cultivada. Naqueles anos o Brasil consagrou mun-do afora talentos a exemplo de: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Rita Lee, Toquinho, Vinícius de Morais, Nara Leão, Gal Costa e tantos outros. Nessa fase fenomenal, alguns jovens influenciados com a “febre da boa mú-sica” formavam Bandas que animavam as festas. A verdade é que a juventude era bem mais sadia mesmo porque era mais bem ocupada e fácil de educar.

Encontro de amigosAnimais nas estradasJá houve época em que os órgãos res-

ponsáveis de manter as estradas livres de animais que perambulam livremente

tomavam atitudes para resolver o proble-ma. Em certa ocasião fizemos uma visita a uma barragem no Ceará, e na viagem era comum ver acidentes envolvendo animais e automóveis vitimando pessoas.

Ao ver vários animais em decompo-sição, ou já as carcaças, comentei que na Paraíba os cuidados eram maiores. Mas as coisas mudaram. Em Bananeiras encontrei cavalos, jegues e gado perambulando pela estrada. Tive a oportunidade de falar com funcionários de DER e avisei sobre os ani-mais, o funcionário simplesmente alegou que não podia fazer nada.

Em João Pessoa tornou-se hábito os criadores desses animais de grande porte soltar para vagarem pelas ruas à procura de alimento. Acidentes ocorrem constan-temente, mas nenhuma atitude é tomada. Enquanto isso, os cavalos e jegues peram-bulam e se uma pessoa tentar espantar, eles reagem aos coices.

Copa das Confederações direciona a MIT A Copa das Confederações foi

o tema da Mostra Internacional de Turismo – MIT 2013, que a conteceu no Centro de Convenções de Pernam-buco, de 5 a 7 de abril. Foi o oitavo ano consecutivo do evento, que reú-ne agências de viagens, operadores de turismo, hotéis, companhias de

aviação, destino turístico e demais prestadores de serviços do segmento. A mostra teve espaços com caracte-rísticas técnicas, mas é aberta ao pú-blico, que vai encontrar exposição e venda de pacotes para viagens, mas também uma feira com exposição e venda de produtos variados.

Prémio Personalidade Turística do Ano na BTL

Um evento, criado em 1994 para homenagear personalidades de destaque no turismo em Portugal, é considerada a festa Vip para o trade. Este ano, o evento aconteceu no dia primeiro de março no Auditório do Pavilhão 2 da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O prestígio da Associação dos Jornalistas Portugueses de Turismo foi evidente, onde autoridades, jornalistas e empresários do setor estiveram presentes.

VALE DAS CASCATAS Hotel e Water Park

Para ajudar a natureza o hotel cultiva seus jardins tornando um ambiente bucólico e agradável. Seus quarenta

apartamentos, distribuídos entre suítes e chalés, todos com varandas, oferecem conforto suficiente para uma hospedagem agradável, e ainda conta com um amplo estacionamento com total segurança, salão de jogos, salão de convenções, pis-cinas para adultos e crianças com bar de apoio e um restaurante de gastronomia regional.

Para o lazer, o hóspede participa de bingo sem custo, com brindes oferecidos pelo hotel e ainda caminhada pela manhã com trilha na mata com visão panorâmica do topo, de todo o vale.

O hotel está passando por uma reforma para atender melhor seus vi-sitantes que em sua maioria chegam de estados como Pernambuco, Rio

Grande do Norte, Alagoas e outros, e por último da Paraíba. Parece ironia, mas é verdade. O Hotel fica muito pró-ximo de João Pessoa, mas é procurado mais por turistas de outros estados. Vá entender!

O Vale das Cascatas ainda tem como empreendimento o Clube Aquático que funciona no mesmo complexo do hotel com várias piscinas de tamanhos dife-renciados, algumas temáticas. O amplo espaço conta com uma excelente infra-estrutura para os sócios e visitantes com churrasqueira e espaço para mesas e até redes para o descanso, um mini campo de futebol para os esportistas, restaurante, palco para shows e sanitários masculino e feminino.

Um final de semana neste paraíso é prazeroso e não é caro, mesmo adicionan-do ao pacote as três refeições.

Localizado no Município do Conde, a 12 Km de João Pessoa, o Hotel Fazenda e o Parque Aquático Vale do

Conde,é um lugar onde a natureza foi generosa.

Page 8: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 1708

3º Festival do Turismo de João PessoaO 3º Festival do Turismo de João Pessoa vai acontecer

nos dias 27 e 28 de setembro deste ano, no Centro de Convenções da capital. O anúncio do apoio ocorreu

durante o lançamento oficial do evento num dos auditórios do Hotel Hardman, na capital, e foi feito pelo secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento (Setde), Renato Feliciano, e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. Estiveram presentes à cerimônia os representantes do trade, imprensa e os organizadores do festival.

Os empresários Luis Leite e Sel Torres confirmaram a participação da Operadora Noronha Brasil no 3º Festival do Turismo de João Pessoa. Criada em 2005, a empresa é refe-rência na comercialização de roteiros ecológicos do Brasil que podem ser conferidos no site www.noronhabrasil.com.br

Já consolidado, o evento traz este ano centenas de agentes

de viagens do país à nossa capital. Para João Pessoa é de grande importância a divulgação do ‘Destino Paraíba’ e o crescimento do turismo para o estado. Estimamos que este ano mais de duas mil pessoas compareçam ao evento.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, observa o interesse do trade diante este evento e se diz entusiasta do festival desde o primeiro ano. Todos os grandes festivais de turismo do país começaram pequeno, foram crescendo, atraindo mais agentes de viagens e expositores a cada ano. O de João Pessoa já dá sinais de sucesso e nos próximos anos, com certeza irá deslanchar.

O Grupo Teatral “Pe. Matheus” foi criado em 1974. Contando, atualmente com cerca de 200 atores, é formado por todas as classes sociais da comunidade Pilonense, desde estudantes, professores, militares, funcioná-rios públicos, trabalhadores rurais, menores carentes, jovens e adolescentes

A Direção do Teatro Padre Matheus vem há 39 anos desenvolvendo um trabalho de ex-tensão cultural e religiosa, contribuindo para

a preservação dos valores culturais da terra num gesto de amor de devoção de seus parti-cipantes que garantem o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba a “Novíssima Jerusalém” em Pilões-PB. o espetáculo da paixão de cristo foi apresentado na sexta feira santa, dia 29 de março de 2013 em Pilões-PB e 30 Março em Bananeiras, completando pois 40 anos de existência de atividades em prol da cultura local, da Paraíba e do Brasil.

Novíssima Jerusalém” em Pilões-PB

Guarabira combate o lixoA Prefeitura de Guarabira, através da SU-

MASA, vem realizando um trabalho eficiente na eliminação de ”lixões” nas ruas da cidade. Em menos de dois meses, alguns pontos que eram considerados críticos, tiveram soluções que eram esperadas há anos pela população. Locais que eram tidos como “tradicionais” para o acúmulo de lixo, como por exemplo, a Rua Napoleão Laureano, na popular “feira da galinha”, tiveram seus problemas resolvidos.

O Secretário Alcides Camilo, disse que “du-rante a limpeza na área, é feita uma campanha de conscientização com os moradores”. Além disso, são colocadas placas de sinalização, alertando sobre a proibição de se colocar lixo no local e informando os dias de coleta.

Benefícios para GuarabiraZenóbio vê benefícios para Guarabira com

inauguração do asfaltamento da rodovia PB 063. A importância da obra reside no fato dela beneficiar diversos municípios da região. A obra foi promessa de mais de 50 anos por diversas gestões estaduais.

As prefeituras de Mulungu e Alagoinha ganharam uma obra de tamanha envergadura, para o desenvolvimento da região, um motivo para o incentivo do turismo.

Destino Paraíba’ ganha destaque em revistas de repercussão nacional

As revistas ‘Ana Maria Braga’, de circu-lação nacional, e a ‘Vamos Lá”, distribuída somente na cidade de São Paulo, trazem amplas reportagens sobre o ‘Destino Pa-raíba’. As duas reportagens são assinadas pela jornalista Patrícia Ribeiro, que esteve visitando o estado e teve apoio logístico da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e do trade turístico (Abrasel-PB, ABIH-PB e Luck Receptivos).

As duas reportagens destacam as bele-zas naturais das praias paraibanas, a come-çar por João Pessoa. Na revista ‘Ana Maria Braga’, edição de março, são cinco páginas que revelam ao leitor, por meio de imagens e textos, os segredos de um dos mais novos destinos turísticos brasileiros. Nas primeiras

páginas da revista da apresentadora de TV, o leitor deve prestar atenção na coluna ‘Não deixe de ir’: fica-se por dentro dos principais atrativos turísticos da capital paraibana.

Patrícia Ribeiro também exalta as bele-zas ainda pouco conhecidas pelos turistas das praias do litoral sul.

Na publicação ‘Vamos Lá’ com circula-ção restrita na capital paulista, a jornalista Patrícia Ribeiro explica que a revista é distribuída gratuitamente, não sendo pos-sível encontra-la em bancas. A reportagem assinada pela jornalista diz que a Paraíba é ‘A pequena notável’ por ter uma população um pouco maior que a de Aracaju, capital de Sergipe, mas manter o clima de cidade hospitaleira e tranquila.

João Pessoa foi apresentada a 280 agentesA cidade de João Pessoa foi apre-

sentada a cerca de 280 agentes de viagem e representantes de Operadoras de Turismo durante capacitações que aconteceram no Rio de Janeiro e em Juiz

de Fora (MG) no último mês.Os agentes tiveram informações

precisas para venderem melhor o destino João Pessoa, trabalhando em conjunto com o Trade Turístico.

Luciano Lapa Cristina Lira Secretário Renato Feliciano Ferdinando Lucena Cláudio-J. S. Jr.

Page 9: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 0916

Festival do Turismo de João Pessoa vai homenagear mulheres do Turismo

O Festival do Turismo de João Pessoa vai homenagear oito mu-lheres que vêm contribuindo com o desenvolvimento do turismo de evento na Paraíba. O prêmio será entregue, em setembro, durante o 3º Festival do Turismo de João Pessoa. Para Cláudio Jr., Diretor do Festival, a escolha dos nomes levou em consideração a atuação em diferentes segmentos que estruturam, promovem e articulam o setor. Vale salientar a importância de eventos para o aumento do fluxo na baixa estação.

A comissão do Festival e o Hotel Hardman recepcionaram as oito mulheres homenageadas e a jornalista Cristina Lira, Embaixadora do Festival do Turismo de João Pessoa, com um jantar comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. Fotos no arquivo ZIP da Revista e Internet. As homenageadas: Ruth Avelino – PBTur; Vera Lúcia - Senac PB; Mônica Barros - Sesc PB; Manuelina Hardman - Câmara do Tu-rismo da Paraíba; Chritiane Pereira - Luck Receptivo PB; Elízia Lopes - Internacional Turismo; Regina Amorim - Sebrae PB; Simone Farret – Communicare. Foto no arquivo da Revista

Hotelaria & InovaçãoCom a crescente expansão do turismo em escala mundial,

e o Brasil fortemente inserido nesse contexto, os meios de hos-pedagem estão diante de desafios cruciais: como atrair novos clientes, ao mesmo tempo mantendo os atuais? A resposta é ao mesmo tempo simples e complexa: o homem é atraído pela inovação, pela novidade, pelo diferente.

Diante desse dilema, e visando aprofundar as alternativas possíveis, o tema escolhido pela ABIH-SC, em 2013, para o 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), que acontecerá no CentroSul, em Florianópolis, de 08 a 10 de maio, foi “A Inovação na Hotelaria”.

AbavA Estratégia de integração dos estados brasileiros para parti-

cipação na Abav – Feira de Turismo das Américas 2013, criando a área Brasil, gera um espaço diferenciado que compõe além da área de exposição integrada dos estados brasileiros, rodada de negócios exclusiva, agendamento com compradores convidados nos estandes e uma visibilidade que irá demonstrar a força do produto turístico nacional e seus diferencias para lazer, esporte, cultura, negócios e eventos.

O Ministério do Turismo, em conjunto com os estados Brasilei-ros promete uma participação diferenciada, inovadora e focada em resultados. Inovação é a palavra chave do governo para diferenciar o Brasil em um cenário de alta competitividade, atraindo o turista nacional e internacional.

Fórum da Abrajet em BombinhasO presidente da Abrajet SC – Associa-

ção Brasileira de Jornalistas de Tu-rismo Seccional Santa Catarina, Alberto Gonçalves de Souza, acompanhado do ex-presidente e conselheiro Valmir Grein e do secretário Carlos Agne, estiveram reunidos na tarde de segun-

da-feira (11 março) com o presidente da AEMB – Associação Empresarial de Bombinhas, Mário Pera e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico daquele município, Mário Luis Mattos, para definir os últimos detalhes para formalizar a programação do V Fórum

Catarinense de Turismo e I Encontro Regional Sul da Abrajet, que será reali-zado de 11 a 14 de abril, em Bombinhas. Na oportunidade, também comparece-ram empresários dos setores hoteleiros e da gastronomia, que aprovaram a realização do evento.

TAP no Brasil já tem interessados

Apesar de o negócio do transporte aéreo da TAP ter registra-do lucros de 15,9 milhões de euros no ano passado, os resultados líquidos do grupo mantêm-se no vermelho. Mais uma vez, por causa dos prejuízos da TAP Manutenção & Engenharia Brasil (TAP M&E Brasil).

A matéria do jornal português afirma que há cinco entidades que não excluem a hipótese de comprar a unidade de manu-tenção da TAP no Brasil. Entre as empresas, de acordo também com o “Expresso”, incluem-se novamente o grupo IAG (British Airways e Iberia) e a Avianca (grupo Synergy),mas também a Turkish Airlines, a Etihad Airways, a China Eastern Airline e vários fundos de capital de risco.

Nova LeiA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania apro-

vou recentemente Projeto de Lei, que aumenta a proteção ao consumidor de serviços turísticos e ao meio ambiente contra os impactos do setor.

Entre outras medidas, o projeto prevê punição com multa e suspensão de créditos oficiais e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para a empresa que desrespeitar os direitos do consumidor e a legislação ambiental.

Abrajet Pará homenageia jornalistas

O Pará cada vez mais inspira em todo o mundo pautas jor-nalísticas voltadas à divulgação do turismo, setor que contribuiu com a visita, só em 2012, com cerca de 1 milhão de turistas ao Estado, gerando uma renda de cerca de R$ 450 milhões. São insumos atrativos do turismo do Pará, principalmente a cultura e natureza, marca registrada de todas as seis regiões turísticas do estado: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

Para impulsionar ainda mais essa divulgação, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet Pará), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), Abrajet Nacional e Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor), lançaram em junho de 2011 a 2ª edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis’’, cujas inscrições seguem até o dia 15 de junho, através do blog www.premiodejornalismo.blogspot.com.br

Page 10: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 1510

aRápidas Novas propostas para o transporte aéreo de bagagem.

Entre as mudanças estão reduções no prazo para localização de bagagens extraviadas – de 30 para 7 dias, e para indeni-zação – de 30 para 14 dias, ajuda de custo ao passageiro.

Os consumidores podem opinar sobre as novas propos-tas até o dia 26 de abril, no site da Anac.

Outras propostas visam alterar o peso que pode ser

levado na bagagem de mão. E as despachadas sobe para 32. Nas domesticas varia de acordo com o número de assento de 10, 18 ou 23 quilos.

Foi só a presidente Dilma Rousseffe, anunciar o corte de impostos para os alimentos da cesta básica, e os empresários aumentarem tudo. E olhe que o aumento não foi pouco! Aproximadamente 20%.

O legislativo sabe das suas verdadeiras atribuições?

Será que conhecem os reais motivos de receberem o voto? Reconhecem as suas responsabilidades?

Li no Jornal local, 20/03/2013 um depoimento do Deputado Carlos Dunga, onde ele declara sem nenhuma cerimônia que vai conversar com o governador para saber de que lado fica. Se oposição ou aliado? Ora Deputado, o senhor foi eleito para legislar para o povo.

A praia de Coqueirinho, litoral de Conde está um encan-to. Turistas elogiam a estrutura e a beleza do lugar.

Falta apenas calçar, pelo menos a ladeira.

A BNTM – Brazil National Tourism Mart, terá sede em Salvador na Bahia do dia 10 ao 14 de abril. Em paralelo have-rá o Salão de Turismo. Este evento é de grande importância para o turismo. Participe.

Em setembro dias 04 a 08 haverá o congresso da ABAV. Este ano será em São Paulo. Agende a participação de sua empresa.

Ainda em setembro, nos dias 27 e 28, em João Pessoa, o Salão de Turismo, que esse ano, todo indica que duplicará o número de participantes. Foto

Será fofoca, os comentários que há manipulação nos resultados nos jogos da Loteria da Caixa Econômica Fede-ral, falam até que uma gang de políticos casca grossa está envolvido. O povo fofoqueiro.

Sobre as irregularidades nos jogos da Caixa Econômica dizem até que entre os envolvidos, um ganhou 525 vezes e outros 300 e 206. Sé é verdade, qual o motivo pelo qual até hoje os ladrões não estejam na cadeia.

Deputados questionam a redução do número de de-putados federal (02) e estadual (06). Eu particularmente acho pouco o corte, pois a metade do existente é mais que suficiente.

As brasileiras estão fora das mais pontuais do mundo

Entre as companhias aéreas brasileiras, nenhuma aparece na lista entre as empresas que operam com maior pontualidade no mundo, segundo estudo elaborado pela FlightStats. No “top 10” das compa-nhias aéreas mais pontuais do mundo só duas são europeias e uma americana. A Ásia domina o ranking.

A Nascimento Turismo em parceria com a Paraíba

A Nascimento Turismo em parceria com a Paraíba realizou um evento para oferecer um direcionamento aos agentes de viagem. A reunião, descontraída e divertida, aconteceu na quinta-feira (21 março), no Symbol Club com palestras, músicas nordestinas e um delicioso coquetel.

// //

// //

// //

// //

// //

// //

// //

// //

// //

// //

Parece que agora é moda, todo fulaninho está sempre em reunião!

Ainda bem que essa moda não chegou aos grandes empre-sários e executivos que agendam as reuniões, facilitando assim o trabalho de todos. Isso sim é respeito!

BID aprovou empréstimo milionário para a Bahia

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou emprés-timo de US$ 50,8 milhões para a Bahia investir no seu patrimônio

cultural e no turismo náutico. A informação é do BID. O projeto integra o PRODETUR do país.

tígios arqueológicos, paleontologia e arqueologia experimental. Nos vestígios arqueológicos, são vistos fragmentos de cerâmica indígena, louça e faiança além de uma cadeia operatória de confecção de artefato de pedra pré-histórica. Tam-bém compõe esta seção vários macha-dos de pedra, todos eles encontrados em território paraibano, resquícios dos nativos que habitaram o território do estado por milênios; a seção paleontoló-gica é composta de uma série de fósseis de animais da mega-fauna, que viveram no período pleistoceno. São eles: Masto-donte, Tigre-dente-de-sabre, Toxodonte, Tatu gigante, etc. e na última seção, os visitantes são levados a pensar como

se produzia os utensílios e ferramentas pelos indígenas da região através de réplicas destes artefatos antigos, são utensílios em cerâmica, flecha com pon-ta de pedra, trançados de caroá e outros elementos que compõe a arqueologia experimental, alguns deles produzidos durante as escavações arqueológicas realizadas no Estado.

Recém elaborado, o Museu já foi convidado a três escolas, envolvendo mais de duzentos alunos em suas ativi-dades. “É muito interessante perceber o interesse dos alunos na exposição”, afirmou a Historiadora Liélia Oliveira, estagiária do projeto na área de serviço social. Ao visitar a exposição, há o des-

pertar dos estudantes para conhecer as dependências do Museu, onde uma cole-ção museológica bem mais densa está à espera dos visitantes. Lembrando que a visita ao Museu de História Natural não está restrita aos estudantes, e sim aberta à comunidade.

A iniciativa de levar uma exposição itinerante para as escolas é valiosíssima e um exemplo para outros museus bra-sileiros. Uma grande contribuição para a compreensão do passado regional através da interação entre Arqueologia, História e Paleontologia. Vale a pena co-nhecer. O contato: [email protected] Thomas Bruno Oliveira e Liélia Barbosa Oliveira

Page 11: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 1114

O Museu vai à escola. Este é o título da exposição itinerante do Museu de História Natural da UEPB, coordenada pelo Historiador e Arqueólogo Prof. Dr. Juvandi de Souza San-

tos. O projeto tem como público alvo os estudantes de ensino fundamental e médio do estado da Paraíba e possui apoio do Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa – PROPESQ / UEPB (cota 2012-2013).

O objetivo do Museu Itinerante é possibilitar um ensino mais atraente como parte do processo de educação, integrando os saberes entre a escola e o museu, enfatizando sua importân-cia e utilidade social dentro de uma perspectiva educacional para a preservação e conservação da memória coletiva, pro-movendo a cidadania. “Essa nossa iniciativa vem a contribuir com a diminuição da grande distância ainda existente entre os museus e os nossos alunos”, afirmou o Prof. Juvandi que além de professor universitário, leciona História nos ensinos fundamental e médio.

A coleção museológica é dividida em três seções: ves-

Em João Pessoa há vários aspectos que devem realmente atrair visitantes. O verde do litoral aliado à belas praias pa-

radisíacas e acolhedoras é fator determinan-te. Itens de suporte ajudam à permanência de muitos: boa estrutura e oferta logística; o ar pacato e bucólico; economia desenvolvi-da que assegura o inter-relacionamento de todos os setores necessários ao bem-estar moderno para quem procura sol e mar, que estão presentes o ano todo; clima estável que proporciona muito lazer; os esportes náuticos variados que vêm ganhando destaque nas praias urbanas.

A cidade ainda oferece arte e cultura nos eventos periódicos com apresentações de shows teatrais, grupos de danças típicas e outros que difundem nossas raízes. Num tour pelo Centro histórico o turista vai conhecer um pouco da nossa história, através das igrejas e casarios seculares, todos em estado de conser-vação aceitável. A gastronomia é outro atrati-vo, com excelentes restaurantes especializados

em comidas regionais de praia e sertão, além da cozinha internacional. Nosso artesanato é outro diferencial que vem entrando no gosto dos turistas por ter qualidade, arte, varieda-de e riqueza, confeccionada pelas mãos dos artesãos e artistas plásticos locais.

A orla marítima urbana, artista principal do cenário, proporciona lazer do simples pas-seio no calçadão com parada para uma água de coco geladinha, às baladas, compras e boa mesa. A rede hoteleira está pronta para ofe-recer o melhor conforto que o turista desejar. João Pessoa dispõe hoje de aproximadamente 10 mil leitos com hotéis e pousadas, e não falta investimento nesse setor, a exemplo do Atlântico Cabo Branco, inaugurado recente-mente, e com previsão para inauguração de novas unidades, segundo Daniel Rodrigues - Rede Nord e Ricardo Lins – Littoral, alguns já com projeto em andamento. Isso mostra que existe demanda e que a cidade está agradando ao turista. O Hotel Tambaú ainda surpreende pelo seu projeto arquitetônico

em forma de disco e construído nas areias da praia de Tambau. A maioria acompanha a arquitetura moderna, mas a meta principal é o bom atendimento.

Uma vez em João Pessoa é interessante conhecer alguns dos municípios vizinhos. Vários têm estrutura, rico folclore, artesana-to, casario como destaque, e o clima, como Bananeiras, Areia, Alagoa Grande, etc. Outros municípios são destaque no roteiro nacional: Campina Grande, com as tradicionais festas juninas, a feira livre, e a beleza da cidade; Cabaceiras, cidade cinematográfica, realiza todos os anos a “Festa do Bode Rei”, que atrai multidões. No Sertão paraibano outras cidades de grande potencial se destacam a exemplo de Patos e Souza que realizam vários eventos no período junino.

Todos esses municípios são interligados por estradas bem construídas, sendo algumas recém-asfaltadas garantindo uma viagem tranquila. Sejam bem vindos e um grande abraço.

Thomas Bruno OliveiraHistoriador, Mestrando PPGH-UFCG,esPeCialista eM

Historia do Brasil e da ParaíBa

O Museu vai à escola

Get Coelho

João Pessoa

Page 12: revista abril

)))))12 )))))13

A hotelaria, considerada por analistas im-portantes como carro-chefe do turismo, enquanto responsável pela acomodação

física dos visitantes, experimentou aumento na oferta de leitos, o que tem de ser comemorado.

A rede Nord pontua com a manutenção dos seus quatro hotéis em João Pessoa, e com a expansão para outros estados do nordeste, uma novidade da rede. São mais seis unidades, sendo duas em Maceió, uma na Bahia, Fortaleza, Natal e Recife passando a atender toda essa região onde o sol predomina o ano todo. O Grupo Litto-ral Hotel já no fi nal de ano resolveu contribuir signifi cativamente para a ampliação da oferta de leitos e do patrimônio, com a agregação de um Flat. Seis hotéis, a serem entregues na próxima temporada, estão em construção. Atualmente, os dez mil leitos ofertados em João Pessoa, somados aos dois mil e quinhentos do Conde no litoral sul, confi rma a condição da Paraíba em receber eventos de grande porte.

Há um raciocínio básico: os empresários da hotelaria se deslocam constantemente para des-tinos promissores de emissão de turistas, então eles são os grandes responsáveis pelo incentivo da vinda do turista. O trabalho de divulgação se refl ete no resultado da ocupação, um percentual na taxa de 70,30% para esse ano.

O setor gastronômico vem se destacando em João Pessoa. O aumento no número de res-taurantes instalados recentemente na cidade é animador, e a qualidade e a variedade de pratos servidos chamam a atenção do mais exigente paladar. As estruturas físicas de alto padrão, colocam a cidade no topo da excelência do setor. Em toda a orla, da Avenida Cabo Branco à praia de Manaíra, não é necessário andar muito para encontrar um desses bons restaurantes, com cardápio constando de pratos regional, nacional e internacional.

A grande expectativa para o ano vindouro é a conclusão do Centro de Convenções, que está sendo construído às margens da PB 008. Esse equipamento vai deixar João Pessoa em pé de igualdade com os demais estados nordestinos no que diz respeito à atração de eventos. Trata-se de um projeto de formas arrojadas e essencial para o turismo sustentável, com espaço amplo para grandes eventos. As tratativas estão a caminho para captação de eventos, já agendados mais de sessenta eventos “congressos e feiras”. Um salão foi inaugurado com o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, evento organizado pela Classic, sob o comando de Cláudio Júnior, que já agendou a 3ª versão para o dia 27.11.2013.

Que o Ano Novo seja repleto de sucessoO ano de 2012 chega ao seu fi nal, e na sua esteira chega um promitente 2013, trazendo

consigo as repetidas esperanças de melhores dias. Em um rápido balanço 2012 pode ser considerado um período positivo para a Paraíba, e principalmente para a sua capital.

Vários eventos importantes marcaram o ano de 2012, e o Festival de Turismo foi o mais importante para a cidade, vários estados e pa-íses estiveram presentes tendo a oportunidade de conhecer a cidade e desfrutar dos atrativos locais: culinária, artesanato, história, etc.; a Feira

de Artesanato, em Janeiro; as festividades; os campeonatos de Vôlei de Praia; corridas, entre outros. As nossas praias receberam todos com uma calorosa e estável temperatura, deixando o visitante à vontade.

As praias que emolduram o nosso litoral

são atrativos à parte. Denominam-se praias do litoral Norte as que fi cam ao norte do município de Cabedelo, e praias do litoral Sul as que estão localizadas ao sul de João Pessoa. Em todas en-contramos paisagens fantásticas, caracterizadas em sua maioria pela ainda incipiente exploração

comercial imobiliária. No estado, o litoral Norte, obedecendo ao

percurso norte/sul, surge a encantadora praia Barra de Camaratuba, assim adjetivada pelo inesquecível quadro de encontro do rio com o mar, que pode ser apreciado ao sabor de cerveja gelada com frutos do mar. Na Baia de Traição e em Rio Tinto, em determinados locais tem-se a impressão que se é o primeiro a chegar naquele local. O litoral de Lucena já é mais povoado: bares, restaurantes, pousadas e um comércio pequeno, que atende bem os habitantes e turis-tas nas suas festas tradicionais que acontecem durante: a Festa da Guia realizada em frente a Igreja da Guia, secular de estilo barroco. O aces-so ao Litoral Norte pode ser feito pela rodovia PB 067 ou de através de balsa a partir de Cabedelo.

Entre o litoral Norte e o Litoral Sul encon-tram-se os municípios de Cabedelo e João Pes-soa, totalmente interligados pela urbanização avançada. Todas as praias são habitadas e é onde encontramos bons restaurantes, vários hotéis de todos os padrões, lanchonetes, lojas de artesanato, várias barracas a beira mar, passeios de barco, de bugre. Em Cabedelo as estrelas são chamadas por Formosa, Camboinha, Poço e Intermares, cada uma com sua peculiaridade e atração, onde podem ser destacadas: o por do sol da praia do Jacaré, situada às margens do rio Sanhauá, e ilha Areia Vermelha, um banco de areia que emerge nas marés baixas. Mas a ex-celência está mesmo no banho de mar, em águas rasas, calmas e cristalinas, assemelhando-se a piscinas naturais.

Em João Pessoa encontram-se as praias que detêm os avanços da modernidade, em Tambau, Manaíra e Cabo Branco, que ligadas ao Bessa, Penha e Barra do Gramame formam o conjunto de praias da capital.

Ao Sul estão localizados os municípios Conde e Pitimbu. O litoral do Conde concentra as mais belas praias de todo o nordeste: é indispensável conhecer as praias Coqueirinho, Tabatinga, Ca-rapibus. Em Coqueirinho, há a praia emoldurada pelos “Kênios”, grandes esculturas esculpidas pela natureza, e contornada pelos coqueiros, o motivo do seu nome. E fi nalmente, Tambaba, uma praia de prática de nudismo ofi cializada. Em determinada época do ano, a frequência de adeptos da natureza é grande e entre as forma-ções rochosas no mar, tem sempre uma silueta feminina embelezando o cenário. A cidade conta hoje com a segunda rede hoteleira do Estado.

Então, é curtir à vontade os encantos de nossa terra!

TURISMORev

ista

de TURISMOTURISMO R

evis

ta d

e

www.revistadeturismopb.com.br www.revistadeturismopb.com.br 1312

Get CoelhoC

onde No litoral sul da Paraíba encontram-se as 10 mais be-

las praias do Brasil. Turistas do mundo todo que chegam ao nosso litoral encantam-se com as belezas naturais de nossas praias, inúmeras e atraentes aos olhos.

O mar de águas transparentes e mornas, com seus arrecifes formando pequenas piscinas naturais, num cenário de coqueirais emoldurando toda a extensão de praia, maceiós oferecendo o banho de água doce, e ainda muita vegetação típica preservada.

No litoral sul encontra-se a segunda maior rede hoteleira da Paraíba, inferior apenas a da capital, João

Pessoa. A região conta com excelentes hotéis e pousadas, a maioria com vista para o mar, oferecendo acomodações ao visitante mais exigente. O investimento privado, prin-cipalmente na hotelaria é destaque, tendo como exemplo o Hotel Resort Mussulo, de bandeira internacional e o primeiro do gênero na Paraíba.

O Conde ainda oferece excelentes restaurantes com gastronomia variada, hospedagem que incluem pas-seios imperdíveis e muito mais. Praias como: Do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, esperam por você. Venha conferir!

Lucena

O município de Lucena no litoral norte é um lugar de muitos atrativos com praias encantadoras e ar bucólico que

atraem visitantes ligados a esportes radicais e surfistas. A cidade faz parte do circuito religioso com suas igrejas centenárias, a

exemplo da Igreja da Guia, que atrai romeiros de todos os municípios da Paraíba movidos pela devoção. A cidade pacata, própria para veraneio por se tratar de

praia tranquila de mar calmo, mas também de grandes ondas em certos períodos. O carnaval é a festa que mais agita a cidade, quando re-úne todos os anos milhares de foliões. Nessa época, hotéis, pousadas e restaurantes do município trabalham com satisfação, pois a demanda é de 100%.

Ban

anei

ras

e A

reia

O Brejo da Paraíba é uma região agradável de clima frio, comparado ao sul do país, com cida-dezinhas organizadas. Bananeiras e Areia, que

ficam na serra, rodeadas de muito verde com jardins naturais, tendo as bromélias como destaques. Rios e cachoeiras são perenes, com trilhas entre as matas onde as caminhadas são uma aventura, pois nelas o turista pode descobrir lugares encantados que só a

natureza preservada é capaz de oferecer.Ambos os municípios tiveram e continuarão a ter

administrações voltadas para as necessidades prio-ritárias do município e da população, investindo no turismo com ações dirigidas para os que lá chegam, privilegiando os casarios, as igrejas centenárias, as fazendas e os engenhos dos séc XVIII e XIX, que são abertos à visitação.

No mês de agosto o Circuito `Caminhos do Frio´

O governo do Estado em parceria com as pre-feituras municipais, o Senac e outros órgãos promovem em todo o brejo paraibano O

Circuito Caminhos do Frio, levando arte, gastrono-mia, esporte, ecoturismo, apresentações folclóricas,

shows com cantores e bandas da terra e feira de artesanato. O evento acontece há alguns anos e vem atraindo cada vez mais visitantes e turistas em busca das nossas tradições e do frio agradável de 16º a 18º graus.

Get Coelho

Page 13: revista abril