revista a voz do comércio - edição 94

44

Upload: revista-a-voz-do-comercio

Post on 01-Aug-2016

242 views

Category:

Documents


19 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista A Voz do Comércio - Edição 94
Page 2: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

IMA

GE

NS

ME

RA

ME

NT

E I

LU

ST

RA

TIV

AS

MAIS UMAEMPRESA DO GRUPO

A VOZ DO COMÉRCIO

Painéis em ACMLetra CAIXAIluminação com LED

(21) 3071-1132 (21) [email protected]

LIGUE E RECEBA SEU ORÇAMENTO

Lona & rígidosSomos especializados em fachadas comerciais

Page 3: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

É inegável que a internet já se integrou com diversas áreas de nossas vidas e não teria como ser diferente no campo dos relacionamentos. Hoje, muitas relações sobrevivem graças

a existência da internet. Ela encurta as distân-cias, tanto para quem mora longe como para quem tem pouco tempo para se encontrar, a questão é que nós temos uma grande capaci-dade de fantasiar sobre as pessoas com quem nos relacionamos e o convívio virtual facilita muito essa tendência.

Minha mãe já dizi: “Falar é fácil quero ver fazer” - e na internet falamos muito mais do que faze-mos, por isso fica mais fácil manter as relações.

Tudo é superficial, não envolve ação só discur-so. As desculpas são fáceis, as informações con-troladas e as emoções vinculadas à imaginação. Parece que as pessoas se protegem das dores da vida real, se escondem atrás da distância que nem percebem por estarem ligadas online.

Acho que está faltando sentir na pele, pegar na mão, olhar nos olhos. Pessoas entram e saem da vida umas das outras sem nem se conhecer ao vivo. Não somos só multimídia, vamos além de ver e ouvir, sentimos cheiro, somos sinestésicos, queremos o gosto em nossas bocas.

Enfim, que venha a modernidade mas que não percamos a humanização.

06MÃO NA RODA

IMA

GE

NS

ME

RA

ME

NT

E I

LU

ST

RA

TIV

AS

MAIS UMAEMPRESA DO GRUPO

A VOZ DO COMÉRCIO

Painéis em ACMLetra CAIXAIluminação com LED

(21) 3071-1132 (21) [email protected]

LIGUE E RECEBA SEU ORÇAMENTO

Lona & rígidosSomos especializados em fachadas comerciais

EXPEDIENTE JORNALISTA RESPONSÁVEL: Carlos Eduardo Ribeiro SRTE/RJ Nº 32267 • EDITOR: Carlos Eduardo Ribeiro • JORNALISTA E REDATORA: Ana Paula Moresche • SITE: Cliquei Network • CAPA: Nut Editora • PROJETO GRÁFICO: Nut Editora • DIAGRAMAÇÃO: André Duarte• ARTE: Mateus Asafe • 18.000 EXEMPLARES / DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA

CONTATOS E-MAIL: [email protected] • FALE COM A REDAÇÃO: [email protected] • SITE: www.avozdocomercio.com.br • FACEBOOK: facebook.com/avozdocomercio • FALE COM A VOZ: (21) 3071-1132

Os colaboradores não possuem vínculo empregatício com a empresa.

Editorial

Índice

04 ESCUTE SUA AGÊNCIA06 MÃO NA RODA08 FOOT BOLA10 FESTAS & EVENTOS12 SEGREDOS DE BELEZA14 EX-GORDINHA16 CUIDANDO DA SUA SAÚDE18 PAPO COM SEGURANÇA

19 MUNDO PET20 COBERTURA GOURMET26 ON & OFF28 QUEM E ONDE30 PASSATEMPO31 AGENDA32 MATÉRIA LOCAL37 ACHE AQUI

22MATÉRIADE CAPA

08FOOT BOLA

Carlos Eduardo RibeiroEditor Chefe

EDIÇÃO 94 JUNHO/2016

Page 4: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

4 A VOZ DO COMÉRCIO

ESCUTE SUA AGÊNCIALéo [email protected]

A criatividade estratégica

U ma das coisas mais atraentes e encantadoras da propaganda é a gla-mourosa e amada criação. Ela nos deu mitos, como

Washington Olivetto, Nizan Gua-naes, Marcelo Serpa e outros grandes que nos acostumaram a vê-los ocupar as capas de jornais e revistas, além do horário nobre em telejornais e pro-gramas de entrevistas.

O que pouco se fala é que todo comer-cial ou anúncio genial, projeta a agên-cia e seus criadores. Não, o cliente! O cliente ganha quando a genialidade aparece com um belo filme ou anún-cio, para responder a uma demanda especifica ou solucionar um problema. Não há solução criativa por si só. Toda criação deve responder a uma estra-tégia de marketing clara e objetiva. É assim que o cliente sai ganhando, com a criatividade estratégica aplicada.

Num mundo como o atual, onde quase tudo pode ser convertido em mídia para uma empresa, causa ou organização, há de se tomar um cuidado redobrado ao calcular se a criação de algo para sim-plesmente estar presente naquela nova mídia, soma ou não, a favor da empresa, causa ou organização. A estratégia ga-nha cada vez mais importância na hora de criar uma campanha publicitária.

Cada vez mais, a palavra mensuração, ganha espaço e relevância nas ações atuais, tão focadas na comunicação di-gital e nas redes sociais. O cálculo do retorno sobre os investimentos vai sen-do cada vez mais claro e objetivo, pos-

Entender a sua empresa é a principal chave para

obter otimização de verbas e geração de

ações acertivas.

sibilitando menores gastos e melhores resultados, a partir de ações planejadas e frequentemente ajustadas de acordo com os dados mensurados no decorrer da campanha. Essas ações permitem uma análise em tempo real dos resulta-dos e o rápido ajustamento das ações, para obtenção de resultados melhores.

Entender a sua empresa, é a principal chave para obter otimização de verbas e geração de ações acertivas. Um diá-logo claro e frequente ajudará o seu agente de comunicação a gerar solu-ções mais claras, mais objetivas e com melhores custos para sua empresa. Aposte no diálogo, sempre!

Page 5: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 5

A Associação Comercial Empresarial de São João de Meriti, reconhece as atuais dificulda-des com a redução de crescimento, desaceleração e incertezas que se encontra nosso país, tornando-se precários os atendimentos na área da saúde, educação e principalmente afetando o comércio de uma forma ampla onde os empresários necessitam de apoio e ações de responsabilidade , mobilização e representatividade do setor produtivo, além da integração de esforços e participação consciente de todos.

Nossa expectativa é de que a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Ja-neiro, contribua para que não só o Rio de Janeiro, mas que todas as cidades brasileiras se beneficiem das oportunidades de negócios geradas pela visão e interesse mundiais que este evento proporcionará.

Empresários, esta é a hora de unir forças para elevar a economia do pais.

Abraços

Tendo em vista as especificidades do crédito alimentar existe, como notório, a previsão de prisão civil do devedor de alimentos, no caso de “inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentar” (CF, art. 5º, LXVII3).

O objetivo não é a prisão em si mas sim compelir o devedor a que arque com o débito alimentar.

Há muitas inovações, dentre elas interessante: a possibilidade de desconto dos vencimentos do devedor em até 50% de seus vencimentos líquidos.

Assim, se um devedor de alimentos passa a receber salário, poderá haver, além do desconto em folha das parcelas mensais, um desconto adicional em relação às parcelas devidas. Pensando numa situação mais usual, um devedor que tenha de pagar 30% de seus vencimentos mensalmente, poderá ter mais 20% de desconto para o pagamento parcelado dos alimentos vencidos.

Portanto, em síntese, o Novo CPC prevê o seguinte em relação ao inadimplemento de débito alimentar: protesto da decisão judicial, prisão civil, em regime fechado e possibilidade de desconto de até 50% dos vencimentos líquidos, no caso de execução de assalariado ou aposentado

Dr. Luiz Antonio

PENSÃO ALIMENTOS NO NOVO CPC

Page 6: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

6 A VOZ DO COMÉRCIO

MÃO NA RODAPor Beto Aguieiras

Como lavar o carro com apenas um copo d’água

A cada dia, temos menos tempo para realizarmos tarefas do cotidiano. Uma delas é lavar os automóveis. O antigo

costume de passar o domingo inteiro fazendo a limpeza do veículo na garagem ou na calçada de casa já não pode mais ser seguido, seja por falta de tempo ou de água.

Entretanto não é por isso que você precisa deixar o seu carro andando todo sujo por aí. Um método de lavagem automotiva que usa apenas um copo d’água, já é bem usado em várias partes do Sudeste.

A lavagem ecológica de carros evita o desperdício de várias litros de água que iriam literalmente pelo ralo em uma lavagem convencional. Já ouviu falar em ecolavagem? Também conhecida como lavagem ecológica, ou biolavagem, consiste no uso de produtos biodegradáveis. Hoje é possível encontrar shampoos, esponjas e flanelas específicas para ecolavagem e o

resultado é impressionante.

Para tornar possível lavar um carro com apenas um copo d’água, é preciso adquirir alguns produtos biodegradáveis e seguir métodos diferentes para garantir limpeza e brilho ao veículo. Primeiramente, o interessado deve comprar shampoos específicos para lavagem ecológica, flanelas de microfibras e pelo menos um borrifador convencional.

O segundo passo antes de começar a economizar água lavando o carro é diluir o shampoo em 400 ml de

água. Encha o borrifador com esta quantidade de água e coloque 100 ml do shampoo, agite bem e vá aplicando na lataria do veículo. Após cada borrifada, passe uma das flanelas de microfibra e retire a sujeira. Faça este movimento por todo o carro, como se estivesse encerando o veículo, inclusive nos

vidros, rodas, capô etc.

Após retirar a sujeira, use a outra flanela seca para garantir melhores resultados de limpeza e brilho. Com todos os produtos em mãos e muita disposição, é possível lavar um carro entre 30 e 40 minutos, tudo isso, gastando muita pouca água.

A LAVAGEM ECOLÓGICA DE

CARROS EVITA O DESPERDÍCIO

DE VÁRIAS LITROS DE ÁGUA

QUE IRIAM LITERALMENTE

PELO RALO EM UMA LAVAGEM

CONVENCIONAL

Page 7: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 7

Page 8: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

8 A VOZ DO COMÉRCIO

Por Rafael Santos

FOOT BOLA

Você sabia?

EQUIPES REGISTRADAS(2016)

2.723.9151ª Rodada

O fantasy game preferido dos torcedores brasileiros chega em sua 12º tempo-rada, com bastante novi-dades. Uma nova atuali-

zação desenvolvida, permite que os cartoleiros possam acompanhar suas equipes tanto no computador quan-

to em seus aparelhos celulares com a mesma eficiência.

A versão do Cartola FC deste ano foi lançado no dia 2 de maio. A edi-ção nova ganha uma versão Pro, que o usuário paga um valor de R$5,70 por mês, tendo a opção de criar e

participar de mais ligas e ter acesso a itens exclusivos. Uma outra exclu-sividade do cartoleiro pro é a dispo-nibilidade das ligas mata-mata, que tem o foco no curto prazo e coloca no game o método de competição, onde duas equipes se enfrentam e a que perde a partida é eliminada. O

jogador que adquirir o pacote pro, terá a possibilidade de convidar seus amigos para participar, inclu-sive aqueles que não adquirirem o pacote especial. O usuário terá tam-bém acesso a uma galeria exclusiva de camisas e escudos para a criação de seus times.

Logo no início da temporada, o jogo já registrou a sua melhor marca entre times escalados em uma única rodada, nesses 12 anos de história do Cartola FC. Fo-ram escaladas incríveis 2.723.915 equi-pes, na primeira rodada do Brasileirão 2016. A marca anterior pertencia à 14º rodada do campeonato do ano passado, quando 1.766.349 times foram escala-dos pelos usuários. Esses números mos-tram a animação dos cartoleiros com os novos itens que o game oferece. Tais como: criação da liga de mata-mata, a concorrência por prêmios e os benefí-cios dados aos cartoleiros pro.

Page 9: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 9

Page 10: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

10 A VOZ DO COMÉRCIO

FESTAS E EVENTOSPor Paulo Altunian

Como organizar um grande arraiá

A estação de inverno sempre traz uma das mais tradições da cultura brasileira: as festas juninas. Chegando a todo vapor nos dias mais frios do ano é uma óti-ma oportunidade de reunir amigos e organizar um grande arraiá. Para que tudo dê certo é importante planejar e ser criativo. Também vale sugerir que cada convidado leve um prato de doce ou salgado típico e uma bebida que desejar.

Convite

Por e-mail ou pelas redes so-ciais. Lembre-se da criativi-dade e coloque data, horário, endereço e o mapa do local. Não deixe de solicitar a con-firmação da presença para po-der organizar melhor.

Trajes

Dever ser a caráter. Para a fes-ta ficar bem divertida.

Decoração

Bandeirinhas de chita, balõezinhos, cha-péus de palha pendurados pelo ambiente da festa, retalhos de juta para enfeitar a mesa, imagens de Santo Antônio, São José e São Pedro dão um toque especial.

Comes e bebes

A anfitriã deve ficar com os pratos e bebidas mais difíceis de transportar como canjica, vinho quente, quentão e milho verde. Para facilitar, os homens le-vam os pratos salgados e as mulheres os doces (ou inverso). Doces: canjica, pé de moleque, arroz doce, pamonha, pipoca doce, curau de milho, paçoca, bolo de fubá e bolo de fubá cremoso. Salgados: cachorro quente, caldo verde ou sopa de ervilha, milho verde, pipoca salgada, espetinho de churrasco e salsichão.

MúsicaDeve rolar músicas de arraia ou música ao vivo, para deixar a festa bem animada.

Page 11: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 11

Page 12: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

12 A VOZ DO COMÉRCIO

SEGREDOS DE BELEZAPor Marcos Vianna

Durante as temperaturas mais baixas da estação do inverno, que começa no dia 21 deste mês, a pele pede cuidado especial. A

atenção deve ser redobrada em locais onde os termômetros marcam climas mais gelados, como nas cidades serra-nas ou no sul do país. Nestes casos é importante ficar atenta ao que irá car-regar no nécessaire de maquiagem caso tenha que ir a tais localidades a passeio ou trabalho. Além dos casacos e botas, as baixas temperaturas pedem um zelo extra com a pele e looks mais elegantes e sóbrios.

No inverno o ambiente fica mais frio e seco, o que faz com que a pele perca água com mais facilidade, ficando res-

secada, desidratada e com uma desca-mação fina. Por isso, colocar os hidra-tantes corporais e faciais no nécessaire é indispensável.

Manter uma rotina de limpeza da pele e evitar os banhos muito quentes tam-bém ajudam a manter a oleosidade na-tural do rosto. Apesar do sol não apa-recer com tanta intensidade durante o inverno, o filtro solar não deve sair da mala. O produto vai proteger a pele dos raios UVA, que atingem a derme du-rante todo o ano e causa danos cumula-tivos, como manchas, aparecimento de rugas e envelhecimento precoce.

Os dias mais frios vão pedir maquia-gens mais sóbrias. Para a pele, uma dica é investir em bases cremosas ou

líquidas, que vão espalhar com mais fa-cilidade no rosto seco. Vale apostar em tons como o marrom e o nude para dar profundidade aos olhos e na máscara para valorizar os cílios no dia a dia. As cores mais iluminadas, como o dourado e o prateado também são ótimas alter-nativas para aquecer a maquiagem.

Os lábios irão precisar de uma pre-venção extra. É indispensável levar um lip balm para devolver a hidrata-ção da área e evitar rachaduras. Quan-do o contexto for make de noite, os esfumados pretos e os delineados com as mais diferentes técnicas estão libe-rados. Enquanto os lábios devem ser cobertos com tons de vermelho mais fechados, marsala, roxo e rosa com fundo azulado que estão em alta.

Tá frio? Saiba o que levar no nécessaire

Os lábios irão precisar de uma prevenção extra.É indispensável levar um lip balm para devolver

a hidratação da área e evitar rachaduras.

Page 13: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 13

Page 14: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

14 A VOZ DO COMÉRCIO

Alguns nutricionistas recomen-dam comer um abacate todos os dias. Rico em ácido oleico, abacates protegem con-tra o câncer de mama e oral, enquanto a manutenção de uma visão saudável. De acordo com alguns estu-dos, abacates podem baixar o colesterol em até 17%.

O melhor de tudo, são os altos níveis de antioxidan-tes que protegem contra os radicais livres que cau-sam o envelhecimento. Se 322 calorias por abacate é muito, tente comer metade da fruta em vez de inteira.

Baixa em calorias e rica em ácidos graxos, ômega-3, o sal-mão tem propriedades anti-inflamatórias que man-tém as articulações saudáveis.

Os ômega-3 ácidos graxos, são antienvelhecimento e aumentam a produção de colágeno e elastina, man-tendo firme a pele e o cabelo nutritivo. Um alimento para o cérebro, salmão aguça a cognição e reduz a depressão. Duas porções de salmão por semana po-dem ajudar a proteger contra problemas de mama, cólon e retal, enquanto reduz a pressão arterial.

Com 27 calorias por meia taça servida, rico em fibras, carrega-do com vitamina C, beta-caroteno, cálcio e ácido fólico. Um vegetal crucífero, o brócolis é rico em antioxidantes que protegem contra o envelhecimen-to, câncer e doenças cardíacas.

Por ser rico em fibras, ajudam na digestão e elimina-ção, enquanto o cálcio mantém os ossos saudáveis. Para o benefício máximo, brócolis deve ser comido várias vezes a cada semana.

Durante anos as pessoas têm pensado em uma dieta rica em ovos, com elevados níveis insalubres de colesterol. No entanto, estudos recentes mostram nenhuma co-nexão entre ovos e acidentes vasculares cerebrais ou ataque cardíaco em adultos saudáveis.

Em 75 calorias, os ovos são uma excelente fonte de baixa caloria de proteína pura que é fácil de absor-ver. Aminoácidos ajudam os músculos na reparação depois de malhar, enquanto as vitaminas e minerais nutrem o cabelo e unhas.

Rico em proteínas, a quinoa é farta em fibra, de carboidrato complexo que limpa o trato intestinal. Devendo ser tomado diariamente, podendo reduzir na prisão de ventre e ajudam o fígado em eliminar os resíduos.

Porque não contém glúten, a quinoa é uma ótima op-ção para qualquer pessoa alérgica a trigo. Baixo teor de gordura e calorias, uma xícara de quinoa fornece mais proteína do que um ovo. Coma quinoa no café da manhã e isso vai mantê-lo forte até o almoço.

Em 108 calorias cada, de quatro a seis bananas por semana, pode ajudar na manutenção e em uma digestão saudável, reduz a pressão arterial e reduzem o apetite. Eles são considerados a energia lanche da natureza e são ótimos alimentos para o cérebro, que ajudam a mantê-lo alerta, enquanto no trabalho, porque eles são ricos em potás-sio, a banana também é boa para os ossos. O potássio age neutralizando o sódio, responsável pela perda de cálcio. Bananas também nutrem as bactérias saudáveis do sistema digestivo, ajudando o corpo a absorver nu-trientes e resistir à infecção bacteriana.

SALMÃO

ABACATES

OVOS

BRÓCOLIS

BANANAS

QUINOA

COLUNA DE UMAEX-GORDINHA

Por Siluandra Scheffer

Alimentos para comer todos os dias

Page 15: Revista A Voz do Comércio - Edição 94
Page 16: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

16 A VOZ DO COMÉRCIO

CUIDANDO DASUA SAÚDE

Por Dr. Emerson

Doenças de inverno: dicas para prevenir

O inverno, oficialmente, inicia no dia 21 de junho. Em mui-tas pessoas, a queda de tem-peratura pode trazer alguns problemas de saúde relacio-

nados às alergias e doenças respiratórias como gripe, bronquite, pneumonia, asma, rinite, sinusite, amidalite e otite (dor de ouvido), entre outras.

Fique ciente que tais enfermidades deri-vam do aumento do ar seco e assimilam as partículas poluentes do ar. As crianças são mais atingidas do que adultos. A situação piora quando se respira poluentes atmos-

féricos, que geram danos ao aparelho res-piratório, causando dor de garganta, dor ao engolir, fadiga, dor no peito, tosse seca, falta de ar, espirros e nariz entupido e etc.

Evite beber água gelada nesta época, e tudo que for gelado, pois seu organismo fica mais frágil, para não expor seus an-ticorpos à prova. Prefira água natural e usar frutas ricas em vitamina C, é uma opção alimentar prioritária. Mel com própolis é tiro e queda, para evitar doen-ças respiratórias. Uma ação estratégica é manter a limpeza de casa ou local de trabalho mais consistente.

FIQUE ATENTO !Outro cuidado para evitar a proliferação de doenças virais, como gripe: evitar ambientes fechados com grande aglome-ração de pessoas, a exemplo de cinemas e shopping.

ATENÇÃO

É importante que antes de ves-tir as peças compradas, elas se-jam lavadas. No caso de quem já passa por processos alérgi-cos é relevante evitar roupas de crochê ou tricô e dar pre-ferência por peças de algodão. Os edredons são mais viáveis, que os cobertores de lã, pois são mais saudáveis. Outra dica é atualizar as vacinas.

FIQUE DE OLHO

Observe as oscilações de tem-peratura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados, é comum sentir abafamento, sensação de ofegância. Po-rém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças, vulgo “choque térmi-co”. Tenha cuidado.

USE E ABUSE

Use soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação; se quiser use vaporização nas narinas; exercícios físicos me-lhoram sua capacidade respi-ratória. As frutas ricas em vita-minas C são excelente fonte de nutrientes. A natação também é um bom exercício.

DICA IMPORTANTE

Durma em local arejado e úmido. Tenha o hábito de usar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes ou bacias com água nos quartos. Não feche tudo, deixe saídas de ar. Os caldos, canjicas e quentões são as melhores opções nas noites mais frias.

Page 17: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 17

Page 18: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

18 A VOZ DO COMÉRCIO

Por Edinho [email protected]

PAPO COM SEGURANÇA

O que o candidato pode ou não pode antes e durante a campanha eleitoral?

Acoluna inicia uma sé-rie de três entrevistas com o advogado e pro-fessor Wagner Rabello Junior. especialista em

Direito Eleitoral atuante por mais de 20 anos como servidor publico, sendo 10 anos no TRE/RJ e 5 no cargo de coordenador de Fiscaliza-ção de Propaganda Eleitoral, Wag-ner aborda a Reforma Política, que modificou pontos relevantes antes e durante a campanha.

EM: Quando foi realizada a Refor-ma Eleitoral?

WR: A Reforma Política ou Reforma Eleitoral que são as normas aplica-das de forma mais contundentes nos anos eleitorais ganhou relevo com a edição da Lei 13.165 de 29 de se-tembro de 2015, que a um só passo, alterou substancialmente os princi-pais diplomas legais aplicáveis às eleições: Lei 4.737/1965 (Código Eleitoral); Lei 9.504/1997 (Lei das

Eleições); e Lei 9.096/1995 (Parti-dos Políticos).

EM: Quais os principais objetivos da reforma?

WR: De acordo com a emenda, o propósito da reforma é reduzir os custos das campanhas eleitorais, simplificar a administração dos par-tidos políticos e incentivar a partici-pação feminina.

EM: Quais os destaques fundamen-tais da mudança para quem dispu-ta o pleito?

WR: Iniciaremos esse tópico com o que chamarei de Regra de Ouro Pri-mária da Propaganda Eleitoral. De acordo com a Lei 9.504/97 a propa-ganda eleitoral, ou seja, aquela na qual conste pedido explícito de voto e seja levada ao público em geral é permitida a partir de 16 de agosto do ano da eleição e qualquer pedi-do público (propaganda) e explícito

de votos antes dessa data, pode ser passivo de representação e termi-nar com multa de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00, valor este que será deter-minado pelo Juiz Eleitoral responsá-vel pelo julgamento. Em casos ex-tremos, dependendo da proporção da propaganda, é possível que a pena-lidade vá além da multa, que é uma infração de cunho administrativo, e desemboque em uma representação que pode condená-lo por abuso de poder econômico e/ou dos meios de comunicação, o que fará com que o seu registro de candidatura possa ser impugnado perante a Justiça Elei-toral cumulado com inelegibilidade por 8 anos. Por isso, embora a le-gislação esteja mais flexível quanto a alguns tipos de manifestações no período pré-eleitoral, a palavra de ordem é: “cautela”.

EM: Qual será o tempo de uma campanha nesta Eleição de 2016?

WR: Nesse ano teremos somente 47

Wagner Rabello Junior é especia-lista em Direito Eleitoral, servi-

dor público por mais de 20 anos, sendo 10 anos no TRE/RJ e 5 no cargo de coordenador de Fiscali-zação de Propaganda Eleitoral

dias de propaganda. A legislação pas-sou a permitir uma série de atos, por muitos chamado de “pré-campanha”. Tais atos podem ser praticados pelos pretensos candidatos, desde que não configurem a irregular Propaganda Eleitoral Espontânea/Antecipada.

Page 19: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 19

Hamster: roedores, fofos e curiososGaiola

Alimentação

Macho ou fêmea

Vacinas

Reprodução

Higiene

MUNDO PETDireto da Redaçãofacebook.com/avozdocomercio

P ara muitos o Hamster é um dos animais de es-timação mais fofos do mundo. Já foi o tempo em que cães e gatos

eram preferência entres os com-pradores de pet. Ao longo dos últi-mos anos, devido ao ritmo corrido do dia a dia, as pessoas estão pro-curando cada vez mais pets meno-res e de fácil cuidado.

Neste sentido, esses mamíferos exóticos e roedores despertam o interesse e começam a ocupar lu-gares como animais de estimação em diversas famílias. Entre os mais populares estão os hamsters e os porquinhos-da-india. Uma das van-tagens destes animais é o seu tama-nho pequeno e adequado à vida em apartamento, têm um baixo custo de manutenção, não precisam de passeios e podem fi-car várias horas sozinhos.

Os bichinhos devem ser criados e mantidos em caixas exclusivas para a raça. São geralmente de plástico ou polipropileno e devem ter come-douro e bebedouro apropriados. Há também a necessidade de uma cama.

Rações específicas atendem as neces-sidades nutricionais de cada espécie. Há rações importadas, mas muitas já são produzidas no Brasil. Comple-mentos alimentares podem ser utili-zados, como sementes de girassol.

As recomendações de um mé-dico-veterinário são fundamen-tais. Não há vacinas específicas para estes animais e algumas doenças podem ser transmiti-das para seres humanos.

É fácil e comum, gerando de dois a oito filhotes em média dependendo da espécie de roedor. O período de gestação fica entre 28 e 36 dias e a amamentação dura de 30 a 45 dias.

Os cuidados de higiene são co-muns aos de outras espécies ani-mais como cães e gatos. A troca da cama, no entanto, deve ser realizada duas ou três vezes por semana. Os animais devem ter água e ração à vontade, sempre.

Os dois sexos estão à venda no mercado. O cuida-do deve ser redobrado ao alojar dois ou mais ma-chos na mesma caixa moradia: eles podem brigar e se machucar.

Page 20: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

20 A VOZ DO COMÉRCIO

COBERTURA GOURMET

Mais uma prece foi ouvi-da em Nova Iguaçu. É que o Devoto, além de ganhar visual moderno após ser todo reforma-

do, está com uma nova especialidade: petiscos e pratos completos na brasa.

A reforma, aliada a divina receita do su-cesso que reúne qualidade, bom atendi-mento e respeito aos clientes, deixou o ambiente sagrado mais aconchegante e confortável. “A idéia é oferecer um es-paço voltado para a família, com uma boa e apetitosa alimentação na brasa”, destaca o gerente Aldo Moraes.

Com mais de sete anos de consagração,

Devoto - Boteco Tradicionalfacebook.com/devotodeboteco | botecodevoto.com.br

Após reforma no cardápio, Devoto reinventa seu milagre

SERVIÇOS

ENDEREÇORua Dr. Tibau, 125 x Av. Dr. Mário GImarães - Nova Iguaçu

TELEFONE(21) 2668-1062

FUNCIONAMENTOTodos os dias a partir das 11h30

o Devoto aposta agora na satisfação dos apreciadores de uma saborosa carne as-sada na brasa, ampliando as opções do cardápio. Pelo braseiro passam galeto, picanha bovina e suína, churrasco misto, filé mignon, linguicinha de pernil, cora-ção de frango e pão com alho.

Todos os pratos completos na brasa podem servir de uma a cinco pessoas, de acordo com o clamor do freguês. Essas opções garantem a escolha de quatro acompanhamentos, entre os 25 do menu, além de um, dos sete tipos de molhos.

A novidade dos anjos já está sendo acla-mada pelos fiéis. O casal de empresários Alexandre Duarte e Elizangela Lopes

Alexandre e Elizangela aprovaram o cardápio na brasa

Prato de picanha completo na brasa

aprovou a iniciativa. “Gostei muito da nova decoração, que inclui quadros com frases divertidas, poltronas e iluminação especial. O local ficou bem mais claro”, disse Elizangela.

A picanha na brasa foi elogiada pelo ma-rido. “Macia e suculenta.Simplesmente perfeita e acompanhada do chope é o melhor de tudo”, revelou Duarte.

O local oferece uma variedade de cer-vejas, incluindo importadas. O santifi-cado chope permanece o mais gelado da cidade e nas versões claro ou escuro são os mais pedidos. “Bota mais um que eu sou Devoto”.

Page 21: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 21

Page 22: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Ainda é um mistério atraente para ho-mens e mulheres, apaixonados e aban-donados, além de cientistas e artistas, tentar compreender a mágica que faz as pessoas gostarem desse ou daquele in-divíduo. No mundo moderno, a atuação da Internet colaborou para a difusão dos relacionamentos afetivos, através de si-tes e aplicativos, rompendo com o pa-drão presencial. O sonho da “metade da laranja” e das “almas gêmeas” ganhou apenas um clique para ficar online e “perto” do parceiro (a) amoroso. Segun-do especialistas tanto o namoro presen-cial quanto o virtual são relacionamen-tos reais, que simplesmente ocorrem em ambientes e formas distintas.

Diariamente, milhares de pessoas se co-municam via Internet na intenção de en-contrar alguém que corresponda às ex-pectativas de totalidade e liberdade, ao mesmo tempo. Alguns desses encontros

“dão certos”, outros não. Como sempre foi e, talvez, sempre será. A Internet também permite um elemento que pare-ce fundamental nesse primeiro momen-to da conquista, mas que pode ser uma arma a favor ou contra o seu sucesso: a possibilidade das pessoas se refugiarem na fantasia.

De acordo com a psicóloga Juliana Za-charias, formada pela PUC/SP, o espaço virtual da rede facilita o campo para a expressão das fantasias e idealizações, que podem ser muito sedutores no início de uma relação, mas que trazem em seu bojo o risco de aumentar as frustrações no desenrolar do contato. “Algumas características do contato via Internet (o anonimato, a possibilidade de ex-perimentarmos outras facetas de nossa personalidade, o descompromisso), fa-cilitam algum “disfarce” das nossas fra-gilidades e dificuldades. Tentamos pare-

cer perfeitos e o outro também se mostra assim. Desse modo, a idealização, que em certa medida sempre está presente no vínculo amoroso, pode impedir que essa relação sobreviva a um contato pre-sencial”, explica.

Para o escritor e psicólogo, Fabrício Maurício, um relacionamento virtual pode ser bem-vindo para suprir carên-cias afetivas, solidão e se o indivíduo vive, por exemplo, em uma situação de trabalho ou qualquer outra contingência que impõe limite ao contato real. “Ou-tra questão de peso é o olhar. Quando não existe a troca direta de olhares, o indivíduo consegue se abrir com maior facilidade às reais emoções, o que pode ser interessante e permitir uma fala mais sincera e sem máscaras. Mas o contrá-rio também é verdadeiro. Se você tem oportunidade de se relacionar de forma presencial e insiste em buscar contatos

virtuais, é importante se questionar so-bre isso. Pode não ser benéfico quando começamos a trocar relações presenciais por relações virtuais. Viver em um pal-co onde você pode ser quem quiser ser, sem qualquer limite, não é exatamente um palco real da vida”, observa.

O que fazer, então? Como sempre, não há “receitas”, ou modelos prontos de so-lução. Segundo Juliana Zacharias uma alternativa para este difícil momento de transição, que tentemos nos mostrar por inteiro (seja na net, num bar, num cinema ou numa “balada”), com nossas imperfeições e potencialidades. “E, ao mesmo tempo, termos em mente que ali na nossa frente, existe uma outra pessoa que, como nós, está também ao mesmo tempo assustada e encantada com a pos-sibilidade de um novo encontro amoro-so; ou, quem sabe, daquele encontro que será o definitivo e pleno”, argumenta.

#AMAGIADOAMORpor ana paula moresche 2h

Page 23: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 23

Agora chegou omomento do resultado

Se você respondeu mais letra A, vocês estão com medo de sair do virtual e se deparar com os problemas que qualquer casal tem no dia-a-dia, pare de viver em uma matriz, venha para o mundo real.

Se você respondeu mais letra B, vocês não sabem o que desejam ainda, encon-tram-se na fase do “like”, se rolar, rolou.

Se você respondeu mais letra C, vocês possuem um relacionamento presencial, que deve ser cultivado, pois as sementes já foram plantadas, agora é só cuidar para dar flores e frutos.

Vocês se conheceram...

TESTE - SEU NAMORO É ONLINE OU OFFLINE?

a - em um site de relacionamentob- no facebook, twitter ou instagramc- no ao vivo e a cores

Qual a primeira palavra que vem na sua cabeça quando pensa na palavra “namoro”?

Vocês conversam mais...

No dia dos namorados você vai enviar uma mensagem...

Que tipo de assunto vocês normalmente conversam

Quem normalmente faz o primeiro contato?

Ele(a) conhece algum dos seus amigos?

Vocês são parecidos possuem o mesmo gosto?

Qual é o sobrenome dele?

Quando você envia uma mensagem dizendo que quer conversar com ele(ela), o que responde?

a- legalb- ficandoc-compartilhando

a- no whatsAppb- por qualquer meio virtualc- no wthasApp e por telefone

a- via whatsAppb- ainda não pensouc- enviar um zap falando que comprou um presente surpresa

a- de tudo um poucob- o que rolar na horac- sobre planos para o futuro

a- eub- qualquer um dos doisc- na mesma proporção

a- sim, virtualmenteb- ainda não deu tempoc- lógico

a- pelo teste do site, simb- curtimos algumas coisasc- respeitamos as nossas diferenças

a- sei o apelidob- não pergunteic- claro que sei

a- vamos “zapear” na hora do almoçob- quando estiver disponível mando um “zap”c- é urgente, podemos conversar com calma mais tarde?

Namoro onlineou offline?

Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas, que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. O verbo namorar pode ser usado como sinônimo de conquista. Ele também pode ser definido, conforme o dicionário como “inspirar amor a alguém, cativar, atrair, seduzir...”. Mas como explicar quando isso tudo acontece no escuro? Especialis-tas afirmam que tanto o namoro presencial quanto o virtual são relacionamentos reais acontecendo em ambientes diferentes.

São maneiras distintas de se comunicar e desenvolver uma relação. A psicóloga sexóloga e presidente da Associação

de Hipnose Médica do Rio de janeiro, Márcia Mathias, preparou um teste exclusivo para que você, leitor da

Voz do Comércio, descobrir que tipo de namoro está tendo: virtual ou presencial. Esse teste

também possibilita sair da zona de conforto e buscar o que realmente deseja.

Page 24: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

24 A VOZ DO COMÉRCIO

BRUNA E GUSTAVO

“Então eu conheci meu namorado há 13 anos pelo Orkut. Éramos apenas amigos mesmo. Eu o vi namorando e ele me viu namorando, mas nunca nos conhecemos pessoalmente. Aí há quatro anos terminei um relacionamento e durante nossas conversas fui desafiada por ele a comprar uma passagem e ir vê-lo. Isso tem três anos e meio . E eu louca fui. Desde então começamos a namorar, ficamos namorando dois anos eu no Rio e ele em São Paulo. E tem um ano que larguei tudo no Rio e vim para São Paulo. Nos casamos e comemoramos dois meses no dia 19 de maio.”

SUSANA E SIDNEY

“Todas as sextas, a meninada se reunia num shopping aqui de Campinas. Numa dessas sextas, conhecemos um grupo de meninos, trocamos messengers e criamos um grupo. Neste grupo havia pessoas que não estavam no shopping e um rapaz pediu para me adicionar. Eu adicionei e começamos a conversar. Depois de um tempo, ele me convidou para ir ao cinema, que era o convite que os meninos faziam há 11 anos atrás. Eu enrolei esse coitado por seis meses e nunca nos conhecemos. Quando chegou janeiro de 2006, ele foi me encontrar em casa, onde todas as tardes de sábado e domin-go, os amigos se encontravam e passavam as tardes conversando. Ele ficou com a gente a tarde inteira e quando todos foram embora a gente acabou “ficando”. Foi mágico e enfim... No dia seguinte ele voltou. Bom, estamos juntos há 10 anos e quatro meses. Compramos nosso apartamento e vamos nos casar em novembro. Já passamos por várias crises, mas nunca terminamos ou demos algum tempo.”

ALINE E LUCAS

Nos conhecemos pelo Tinder, um aplicativo de relacionamento que você baixa no celular. Nós nos curtimos e começa-mos a conversar, sendo que as vezes ele demorava muito pra me responder. Então já tinha até perdido as esperanças, até que começamos a conversar diariamente durante uns dois meses. Depois disso marcamos em um shopping. Ele é extremamente tímido, mas achei que ele não tinha gostado de mim. Nem me Beijou no primeiro dia. Entretanto, depois disso nunca mais nos separamos. Ficamos um ano namorando distante, porque não morávamos na mesma cidade. Ele me pediu em namoro na virada do ano, de joelhos, e hoje moramos juntos. Meu sonho agora é casar na igreja com tudo que tem direito. Estamos pensando em casar em setembro”

THAIANE E ANDRÉ

“Conheci meu esposo num Grupo de PROFESSORES da Prefeitura do Rio, através de uma postagem que fiz e ele comen-tou, em 2013. Conversamos muito pelo facebook e nos vimos pela primeira vez em janeiro de 2014, quando começamos a namorar. Falamos em casamento no mesmo dia e nos casamos em dezembro de 2014. Engravidei na noite de núpcias. Perdemos nosso primeiro filho pq tenho uma doença no útero. Um mês depois, descobri um tumor grave no ovário. Re-tirei o tumor e descobri uma nova gravidez. Foi uma gestação complicada, mas vencemos. Nossa princesa tem 3 meses.”

Muitas pessoas não acreditam o namoro virtual possa ser verdadeiro, outros garantem que é uma das melhores maneiras para conhecer alguém hoje em dia. No início, a ausência de certos vínculos tradicionais pode servir como uma vantagem é menos comprometedor. O certo é que existem histórias românticas que começaram no mundo virtual e que deram muito certo.

Relacionamentos no mundo virtual que deram certo

Page 25: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 25

POF.br Porque pagar para conhecer alguém? Simples e grátis Cadastre-se agora!

ParPerfeito Cadastre-se grátis e conheça milhões de pessoas

be2 O be2 te ajuda a encontrar a pessoa que mais combina com você

C-date Encontros sem compromisso. Simplesmente um Encontro Casual

Divino Amor O maior site de namoro evangélico do Brasil

Brazil Cupid Aproximando mulheres Latinas de homens Europeus, Latinos e dos EUA

Ashley Madison O lugar ideal para encontros discretos entre pessoas casadas.

Lisa 18 Encontros eróticos na sua região. Tudo é possível, só depende de você

AondeNamoro.com Um dos sites de namoro mais procurados do Brasil

Match.com O seu grande amor pode estar aqui

Solteiros com Filhos O primeiro site de namoro para pessoas solteiras com filhos

Amor em Cristo Um site para facilitar o encontro entre pessoas cristãs ao redor do mundo

Amores Possíveis Encontre a mulher ou o homem de sua vida, seu par perfeito está aqui

Flertou: Um jeito novo para paquerar ou azarar online

Novas Emoções Para pessoas mais experientes que desejam conversar e se relacionar

Coroa Metade O site de relacionamentos para quem está na melhor fase da vida

Pra Paquerar Bora agitar a sua vida de paqueras! Caia na paquera hoje mesmo

Namoro Online Milhares de perfis disponíveis. Fácil, rápido e seguro

Seja atrevido Paquera de leve, sem compromisso e casos íntimos de amor

G Encontros O maior site de encontros LGBT do Brasil

Crie um perfil atraente nas redes

Os cariocas estão satisfeitos sexualmente

O levantamento foi feito pelo maior portal de sexo do País, que conta com mais de 80 mil cadastrados no Rio de Janeiro.

Reza a lenda de que quem tem a vida sexual “bem resolvida” é mais feliz. Se isso for levado ao pé da letra, pode-se dizer que muitos cariocas estão distribuindo felicidade. É isso mesmo! Uma pesquisa promovida pelo Sexlog, maior portal de conteú-do adulto do Brasil, indica que 55% dos entrevistados estão satisfeitos quando o assunto é sexo

55%

Mas o que há de errado com os outros 45%?

Bem, outro estudo diz que a plenitude sexual vai muito além do ato em si. De acordo com publicação do jornal britânico “Independent”, ela está ligada também a boa saúde física e mental, se as pessoas estão livres de estresse e disfunção sexual e têm relações sexuais frequentes, são mais propensas a ter satisfação. Ou seja, pode estar aqui a resposta para os que informaram não estar ‘completos no quesito sexo’, isso se houver entendimento de

que os hábitos cotidianos estão ligados a essa questão.

De volta ao estudo feito pelo Sexlog, depois da capital fluminen-se, Niterói é a segunda cidade do Estado com maior número de perfis cadastrados, seguida por São Gonçalo. Já Belford Roxo está na lanterna.

De acordo com Mayumi Sato, diretora de marketing do Sexlog, o Rio de Janeiro é um dos estados que mais se destaca nas pesqui-sas realizadas pelo portal. “Talvez isso esteja ligado ao clima da cidade, que proporciona sexualidade aflorada”, ressalta.

O portal possui quase 5 milhões de usuários. Além do Brasil, está presente nos Estados Unidos e Itália. Por aqui, é considerada a maior rede adulta do Brasil, reunindo perfis in-teressados em encontrar novos parceiros e pessoas que desejam realizar suas fantasias.

26%

22% 44%

8%

44% tem de 30 a 39 anos

26% de 40 a 49 anos

22% de 18 a 29 anos

8% com mais de 50 anos

Os motivos pelos quais buscam o portal são vários, desde marcar encontros (29,50%) até bater papo (10,58%)

Para criar o seu perfil na rede fique atenta(o) para alguns detalhes que podem fazer a diferença na sua imagem no mundo

amoroso virtual. Escolha um nome de usuário ou de exibição que não seja “direto” demais, como “gata28”. Prefira usar o seu

nome ou algo que diga um pouco sobre você, como “Luciana-SP”.

Ao escolher a foto do perfil, capriche selecionando uma em que você aparece sozinha e de forma bem visível, sem borrões ou excesso de photoshop. Não tente vender uma imagem irreal.

Confira alguns sites de relacionamento populares no Brasil

Page 26: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

26 A VOZ DO COMÉRCIO

Por Cláudio Moura

ON & OFF

1) Cláudio Moura e Fernanda Stogmuller (da CM Eventos). Organizadores do evento

2) Os colaboradores da noite: a equipe da “So Move Animação de Festas”

3) Cláudio Moura e Fernanda com os fotógrafos Almir de Castro (do Studio Carinhoso Digital) e Thiago Loureiro, também colaboradores no evento

4) José Américo e Fabíola Martins (do Colégio Futuro Vip e do Grupo Força Máxima)

5) Cláudio Moura e o Dj Livinho (da Casa de Festas Miwake)

6) Homenagens ao jornalista Alberto Aquino, o empresário Sérgio Duarte (do Pão de Queijo Pão de Batata) e também à Luiz Antônio Teixeira, que se ausentou por motivos profissionais

7) Vanessa Du Matu e as amigas Vilma Quintella e Nicole Yuri Maciel, também curtiram o Spa dos Pés, com o profissional Moacyr, oferecidos gentilmente pelo Salão da amiga Kelly Sant”Anna.

8) Homenagem à Iracema Moura pelos seus 80 anos

9) Os irmãos empresários Cosme e Marcos Seppa com suas respectivas esposas Simone e Carla (do Petshop Alvorada)

10) Carlos Wagner com o tio, Nival Moura, Tarcísio e Solange e Dilsinho e sua esposa

11) Momento especial em comemoração aos aniversariantes do mês de maio

O sucesso da “7ª Edição do GOOD TIMES 2016”

1

4

7

10

2

5

8

3

6

9

11

Page 27: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 27

Page 28: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

28 A VOZ DO COMÉRCIO

Por Ana Paula [email protected]

QUEM E ONDE

Aniversário Márcia Real

Raquel Dauttman fes-teja com sua amiga

Márcia Real comemora mais um ano de vida com sua mãe Fátima Real

Márcia Real e o seu filho Giovanni

Marcelo Simão e a

aniversariante

Drigão (Defesa Civil, Obras e Meio Ambiente) e Márcia Real

Page 29: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 29

O rapper e diretor do Insti-tuto Enraizados Dudu de Morro Agudo e o grafi-teiro Jean Lima

SESSÃO ESPECIAL DE CINEMA

O cineasta Paulo China e

o editor do Site da Baixada

Wesley Brasil

No dia 11 deste mês acontecerá mais uma edição da Feira Ubuntu, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.O evento de Afroempreende-dores - é uma boa oportunidade para quem está interessado em beleza e qualidade. Na foto estão Roberta Miranda e Elizabeth, am-bas da secretaria de Cultura, Jossely Alves,

Carla Cavallieri (responsável pela feira), Karla e Flávia Falski.

Foi um sucesso a inauguração da loja multi-marcas Luci Cosméticos no Shopping Nova Iguaçu. O evento reuniu blogueiras, empre-sários do ramo de moda e beleza, digital influencers e personalidades da Baixada. A festa, repleta de brilho e make up, contou com a Drag Queen Vanessa Du Mato, que re-cepcionou os convidados. Na foto, ela posa ao lado dos empresários João e Célia.

Aos dois anos idade ele disse: sabia que fui eu que escolhi nascer nessa família. No dia 4 de junho esse jovem, pra lá de especial e que bus-ca sempre o melhor das pes-soas, irá comemorar 21 anos. Obrigada Pedro Moresche Silveira pela escolha e ter me selecionado como sua mãe. Só orgulho e muito amor.

O cantor Allex Martinelly, filho de Emílio Santiago, se apresentará no Complexo Cultural de Nova Iguaçu no início deste mês e retor-nará a Casa nos dias 12, 19 e 26 de agosto, sempre a partir das 19h. O show, Meu Juízo não é perfeito, é gratuito e promete muita emoção. Ele irá cantar Cauby Peixoto, além de Dalva de Oliveira, Lupicínio e Jamelão, entre outros.

Augusto Vargas, se-cretário de Cultura de Nilópolis é o mais novo membro do Conselho Estadual de Política Cul-tural do Estado do Rio de Janeiro. Ele tomou posse no dia 30 de maio, após disputar a vaga com outros 28 nomes da área cultural de todo o estado e conquistou 42,41% dos votos válidos, para representar o segmento das artes cênicas.

Jotacê, desig-ner e organiza-dor do evento “Arte total”, marcou presen-ça no evento

No dia 19 de maio a gerente nacional

de marketing do Kinoplex, Patrícia Cotta, abriu uma

das salas Platinum do Shopping Nova

Iguaçu para a imprensa e convi-

dados com o filme X- Men: Apocalipse

Page 30: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

PÃO DE QUEIJO

O médico estava namorando a linda enfermeira e ela acabou engravidando. Ele não queria que sua mulher descobrisse, deu dinheiro à enfermeira e pediu que ela voltasse para sua cidade natal, em Minas Gerais, e tivesse o bebê lá. - Mas como vou avisá-lo quando o bebê nascer?- Mande um postal e escreva “PÃO DE QUEIJO”. Eu cuidarei das despesas da criança.Alguns meses se passaram e quando o médico chegou em casa, a esposa disse:- Você recebeu um cartão postal de Minas Gerais e eu não consigo entender o significado da mensagem.Ele leu o cartão e caiu no chão, com um violento ataque cardíaco. Foi levado à emergência do hospital e o cardiologista perguntou à esposa:- Aconteceu algo que possa ter causado o ataque? - Ele apenas leu este cartão postal: “CINCO PÃES DE QUEIJO. TRÊS COM LINGUIÇA E DOIS SEM”.

30 A VOZ DO COMÉRCIO

RESPOSTAS

a. Fazenda para criação de gadob. A maior floresta do planetac. Igrejad. Lugar onde se criam rãse. Escreve com as duas mãosf. Vive em aldeiag. O rio Nilo fica no continente...h. Revestimento (casa)i. Voz de Burroj. Tipo de tecidok. Parte do chapéul. Bolero é um tipo de dança ...m. Profissão (mensagens)n. Indígena da América do Sulo. Profissão (ouro)p. Espécie de grande gaiolaq. Instrumento de corter. Alimento (porco)s. Chocolatet. Com que se alisam os cabelosu. Transmite o som a distânciav. Com que se orienta o trânsitow. Ar em movimentox. ... de milhoy. Veículo de rodasz. O que significa o símbolo %

PASSATEMPOPALAVRAS CRUZADAS

GUSTAVO DA COSTA BARBOSAMESQUITA

PIADA DO MÊS

Page 31: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 31

AGENDA

23H 21H

DIA13

DIA14

Das bandas surgidas nos anos 80, poucas conseguiram se manter de forma tão digna, atuante e, acima de tudo, relevante. E agora eles vão ao Circo para repetir o que foi considerado um dos melhores shows do ano em 2014.

• Circo Voador (Rua dos Arcos, s/n, Lapa - RJ)• www.ingressorapido.com.br | 3303-1000

Marcada no mercado fonográfico pela personalidade musical que mescla o Rock com arranjos de MPB e a alegria do Pop, a autodidata, que começou sua carreira em 1999, em Juiz de Fora, conquistou espaço para que suas canções se transformassem em sucesso nacional.

• Theatro Net Rio (Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana)• www.ingressorapido.com.br | 4003-1212

CLASSIFICAÇÃO

18CLASSIFICAÇÃO

12

IRA! MYLLENA

21H

DIA30

Após 7 anos sem um disco de inéditas o Pato Fu está de volta às guitarras “de verdade” na turnê “Não Pare Pra Pensar”, o décimo álbum de estúdio da banda de-pois do enorme sucesso do projeto Música de Brinque-do, a banda volta aos palcos como gente grande.

• Teatro Bradesco Rio (Av. das Américas, 3900 - Barra da Tijuca - RJ)• www.ingressorapido.com.br | 4003-1212

CLASSIFICAÇÃO

L

PATO FU

22H

DIA18

O maranhense retorna ao palco da Fundição para re-lembrar seus maiores sucessos como “Telegrama” e “Lenha”.

• Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Lapa - RJ)• www.ingressocerto.com | 3212-0800

CLASSIFICAÇÃO

18

ZECA BALEIRO

21H

DIA23

A banda norte-americana tocará o novo álbum “The Astonishing” na íntegra em evento especial em for-mato de auditório, com assentos para todo o público.

• Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Flamengo - RJ)• tudus.com.br | 2272-2901

CLASSIFICAÇÃO

16

DREAM THEATER

23H

DIA30

O sertanejo chegou como um meteoro na terra do bamba e promete continuar animando a galera com Henrique e Juliano.

• Barra Music (Av. Ayrton Senna, 5850, saída da Linha Amarela, Barra da Tijuca - RJ)

• www.ingressorapido.com.br | 3303-1000

CLASSIFICAÇÃO

18

HENRIQUE & JULIANO

Após uma série de acontecimentos, as tartarugas chamaram a atenção de vários vilões que estavam na cidade. Velhos inimigos como o Destruidor se unirão à novos malvados que não estão satisfeitos com as ações dos justiceiros, como o cientista Dr. Baxter Stockman e o grupo conhecido como Clã do Pé. Além disso, a turma enfrentará uma alienígena chamado Krang, um ser da Dimensão X que deseja dominar a cidade de Nova York.

Até o dia 19 de junho, é possível conferir a 59ª edição do World Press Photo, que é considerado o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 21h e tem entrada gratuita.

• Caixa Cultural Rio de Janeiro (Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Rio de Janeiro)

• Informações: 3980-3815

DIA26

ATÉ O

DIA19

TARTARUGAS NINJAS 2 WORLD PRESS PHOTOCINEMA TEATRO

CLASSIFICAÇÃO

L 10H

O livro dá para ser lido numa golfada. O lugar é Oslo, Noruega, em 1978. Tem cento e cinquenta e duas páginas e o estilo rápido econômico de Jo Nesbo fará você entrar no universo psíquico de Olav Johansen, um matador de aluguel, um assassino frio que sabe muito bem executar sua missão. O livro é um típico ro-mance noir com alguns lampejos de humor. Um livro que merece um lugar na sua estante.

SANGUE NA NEVELIVRO

• Jo Nesbo• Editora Record

Page 32: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

32 A VOZ DO COMÉRCIO

FIRJAN: situação financeira das indústrias é insatisfatória

Detran amplia atendimento noturno

A pesquisa do Sistema FIRJAN - abran-gendo as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Miguel Pereira, Paty do Alferes e São João de Meriti – aponta insatisfação dos indus-triais em relação às condições financeiras de suas empresas. A Sondagem Industrial, divulgada em maio, mostra que o indica-dor de situação financeira registrou 30,0 pontos e o de margem de lucro atingiu 23,4 pontos no primeiro trimestre de 2016 – os piores níveis dos últimos dez anos. O indicador de acesso ao crédito ficou em 28,5 pontos. A pesquisa varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento. A pesquisa também aponta que, em mar-ço, o indicador de volume de produção registrou 39,7 pontos. A baixa atividade industrial teve reflexos no mercado de trabalho, que apresentou redução do nú-mero de empregados (37,3 pontos) pelo 24º mês consecutivo. Com a queda da produção, a indústria supriu a demanda por seus produtos através da redução do nível de estoques. Os industriais seguem pessimistas para os próximos seis meses. Diante da ex-pectativa de queda da demanda por pro-dutos (46,2 pontos), são esperadas redu-ções da compra de matéria-prima (43,6 pontos) e do número de empregados (34,8 pontos). Os empresários também estão pessimistas em relação às expor-

Desde o final de maio que o Detran ampliou o número de funcionamento de postos de vistoria no período noturno. Agora são 19 pontos no Estado do Rio de Janeiro que aten-dem até às 22h. A unidade de Belford Roxo, que fica na Avenida Jorge Júlio Costa dos Santos 200, Centro, é um dos locais que atende no horário diferenciado. São ofertadas 1.830 vagas de licenciamento anual a mais por dia, totalizando 9.150 por semana em todos os postos. A iniciativa teve o objetivo de atender à demanda, que aumen-tou com o vencimento dos prazos para os finais de placa 0 e 1, que terminaram no dia 31 de maio. Além disso, possibilita que o usuário agende o serviço fora do horário comercial, evitando, assim, que falte ao trabalho ou adie compromissos durante o dia.

O agendamento pode ser feito pelos telefones 3460-4040 e 3460-4041 (para moradores da Região Metropolitana) ou 0800-020-4040 (para moradores do interior) ou pelo site www.detran.rj.gov.br.

MATÉRIA LOCALBELFORD ROXO

tações (33,9 pontos). Para contribuir com a melhoria do am-biente de negócios e a retomada do cres-cimento econômico do estado e do país, o Sistema FIRJAN destaca que está sen-do finalizada a nova edição do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro. O documento, elaborado pelos empresários industriais, apresentará, ainda em maio, propostas para questões estruturais, como infraestrutura, merca-do de trabalho e sistema tributário. “A Sondagem Industrial da Baixada re-flete a situação crítica que a economia do Brasil e as empresas se encontram. Através do Conselho Empresarial da FIRJAN, continuaremos pensando em saídas estratégicas, lutando para solu-cionar problemas que afetam a indústria e pelo desenvolvimento econômico da região. Precisamos acreditar em dias melhores”, ressaltou Roberto Leverone, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense, em Duque de Caxias.

Lista completa dos 19 postosBELFORD ROXO•Av. Jorge Júlio Costa dos Santos, 200, Centro DUQUE DE CAXIAS•Rodovia Washington Luiz, Km 10,5, saída

RIO DE JANEIRO•Barra da Tijuca (Av. João Cabral de Melo Neto, s/nº)•Machado de Assis (Rua do Catete, 325, Catete)•Ceasa (Av. Brasil, 19.001, Irajá)•Vila Isabel (R. Torres Homem, 697)•Haddock Lobo (R. João Paulo, s/nº, Tijuca)•Campo Grande (Estrada do Mendanha, 1.672)•Santa Cruz (Av. Átila Temporal, s/nº)

ARARUAMA •Avenida Getúlio Vargas, Parque Hotel

CAMPOS•Campos I (Rua XV de Novembro, 70/80, Centro)

•Campos II (Avenida Nilo Peçanha 614, Parque Santo Amaro) MACAÉ•Rua Vitória Régia, 283 NITERÓI•Rua Desembargador Lima Castro, 276, Cubango NOVA FRIBURGO•Av. José Roberto da Silveira, 74 SÃO GONÇALO•Rua Oliveira Botelho, 167, Neves SÃO PEDRO DA ALDEIA•Rua Augusto Menezes, 5 PETRÓPOLIS•R. Conde Afonso Celso, 66, Alto da Serra VOLTA REDONDA•Avenida Francisco Cristiano Torres, 1.135, São Luiz

Page 33: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 33

A população de Mesquita ganhou uma unidade escolar da rede municipal re-formada. Trata-se do Centro Esportivo Municipal de Educação Infantil (Ce-mei) Maria Clara Machado, na Chatu-ba. O novo espaço vai atender 120 crianças, com idades entre 2 e 5 anos,

População ganha creche

na Chatuba

Foto

: Car

la J

osep

hyne

Foto

: Car

la J

osep

hyne

A Corrida do Trabalhador de Mesquita já faz parte do calendário oficial da cida-de e nesta 4ª edição foi realizada no dia 21 de maio. O evento atraiu corredores de vários pontos do Rio e até de outros estados, sem falar nos atletas do municí-

pio que também disputaram o percurso de seis quilômetros e foram premiados nas categorias masculino e feminino. No total 470 atletas participaram. A mineira Jéssica Madeira Soares, de 22

Mesquita consagra vencedores da Corrida do Trabalhador

MATÉRIA LOCALMESQUITA

em horário integral, das 7h às 17h. O Prefeito Gelsinho Guerreiro ressaltou na inauguração da unidade, 21 de maio, alguns dos avanços da área do ensino cidade, principalmente Educação In-fantil. “Temos conseguido inaugurar novas creches e investir na melhoria do sistema educacional de nossas crianças, reformando e reequipando várias esco-las municipais”, destacou a secretária. Já a secretária adjunta do setor, Áurea Lobo, lembrou que o município vem

crescendo em termos de investimento educacional e ganhado destaque em vários aspectos, inclusive na Educa-ção Especial. A diretora Rita de Cássia da Silva agradeceu a presença de todos e o carinho com que os funcionários tratam os alunos. “Aqui nos tornamos uma família e criamos vínculos com as crianças e com os responsáveis”.

A unidade conta com cinco salas para as crianças, refeitório, banheiros adap-tados para os pequenos, jardim e par-que infantil.

anos, natural da cidade de Ubá, venceu na categoria Feminina/Geral pela se-gunda vez consecutiva. “Fico muito or-gulhosa em saber que meu treinamento está correto e que meu desempenho está ficando melhor a cada dia. Estou muito feliz por isso”, disse a atleta. O segundo lugar ficou com Gisele Barros e o tercei-ro com Ana Paula Nascimento. Entre as atletas de Mesquita subiu ao primeiro lugar do pódio Glauciele de Oliveira, de 19 anos. Ela venceu a prova pela quarta vez. “Corro há sete anos e estou emocionada em vencer dentro da minha cidade pela quarta vez”, contou a atleta, exibindo o troféu, medalha e com a TV de 43 polegadas. A segunda colo-cação na categoria Feminina/Mesquita ficou com Rita de Cássia Ramos, que representou a Vila Olímpica da cidade e

o terceiro lugar com Débora Ramos.

Já o vencedor da categoria Masculino/Geral foi o atleta profissional Elieser Jesus Santos, de 42 anos, nascido em Teresópolis, na Região Serrana. Feliz com o tempo de 18 minutos e 34 se-gundos que levou para concluir o per-curso, ele disse que a disputa serviu como um treinamento para a Maratona Internacional do Rio, que será semana que vem. Em segundo e terceiro fica-ram Claudinei Pereira e José Ricardo da Silva, respectivamente. Entre os vencedores do Masculino/Mesquita estavam Josias Nepomuce-no, de 29 anos, corredor há 14 anos, Marcelo Figueiredo, que ficou com a segunda colocação e Silvio Lucena, terceiro lugar na prova.As premiadas da cidade

Page 34: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

34 A VOZ DO COMÉRCIO

Tapetes para celebrar o mistério da eucaristiaCorpus Christi significa Corpo de Cris-to. É uma celebração religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-fei-ra seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Neste ano, a comemoração ocorreu no dia 26 de maio e Nilópolis ornamentou uma das principais ruas da cidade com os tradicionais tapetes.

Esperança, cidadania, solidariedade, per-dão, justiça, perseverança, oração, alegria, sabedoria, compromisso, fé, caridade, hu-mildade, bíblia, não à violência, família e fraternidade foram alguns dos temas apre-sentados nos tapetes. As primeiras “peças de arte” começaram a ser confeccionados nas igrejas Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade e São Sebastião. Cada paróquia dividiu seus membros em

grupos, e cada um deles escolheu um tema. Foram produzidos mais de 300 ta-petes nas paróquias, sendo permitidos até quatro deles por tema, com os mais dife-rentes materiais como, por exemplo, sal, borra de café, cascas de ovo, tampinhas de garrafa, papel e isopor. Entre os parti-cipantes estavam fiéis, escolas municipais, comunidades católicas, membros de pas-torais e a secretaria municipal de Cultura. Além das missas tradicionais nas paró-

quias, foi celebrada uma missa campal na Praça Benedito Vaz Vieira, no bairro Nos-sa Senhora de Fátima. A celebração con-tou com os freis Walter, Cid e Plínio. No Brasil, a festa de Corpus Christi passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

Novos cursos do SENAC iniciam em julhoDesafios, perspectivas, competição e um cenário de constante mudança são fatores que levam as pessoas a busca-rem aprendizagem e aperfeiçoamento no mundo do trabalho. Investir em ca-pacitação profissional é uma ótima fer-ramenta para quem procura se destacar e encontrar melhores oportunidades, tanto no mercado formal ou informal.

A capacitação profissional está asso-ciada à ideia de educação continua-

da, ou seja, a necessidade constante de aprendizado e novas habilidades para o exercício da profissão. Em Ni-lópolis, as secretarias municipais de Turismo e do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico reno-varam o contrato com o SENAC por mais um ano. As novas turmas dos cursos gratuitos profissionalizantes iniciarão em julho.

As aulas serão ministradas na Igreja

do Nazareno e as inscrições são rea-lizadas na sala da secretaria de Turis-mo, que fica na sede da prefeitura da cidade, na Rua Pedro Álvares Cabral, 305 – 1º andar, Centro. São exigidos os seguintes documentos com cópia: Identidade, CPF, Título Eleitoral do aluno e/ou responsável, sendo o alu-no menor de 18 anos, comprovante de residência, comprovante de escolari-dade, diploma e/ou declaração de con-clusão e histórico.

MATÉRIA LOCALNILÓPOLIS

Page 35: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 35

Nova unidade CCAA no Shopping Nova Iguaçu

A escola de idiomas do CCAA é uma das novidades do Shopping Nova Igua-çu, no bairro Jardim Alvorada. A uni-dade faz parte do empreendimento, pri-meiro na Baixada Fluminense inserido no conceito multiuso, que reúne entre-tenimento, lazer e negócios. O comple-xo é formado por 250 lojas, praça de alimentação, sete salas de cinema, aca-demia e a Universidade Estácio.

Inaugurada no dia 28 de abril, a escola do CCAA é a segunda no município e está com matrículas abertas, ofere-cendo 50% de desconto, válido por um ano, para os 200 primeiros alunos. Os

cursos de inglês e espanhol são des-tinados a pessoas de todas as idades, com diferentes níveis de conhecimen-to ou objetivos. Além do conforto e se-gurança no maior shopping da região, os alunos do CCAA possuem acesso gratuito ao estacionamento do local por duas horas.

A diretora pedagógica da franquia é a professora Terezinha Chagas, que há mais de 30 anos atua na capacitação e formação de professores e alunos. “A unidade segue todo padrão de quali-dade CCAA e o exclusivo método de ensino”, explica Terezinha.

MATÉRIA LOCALNOVA IGUAÇU

Segundo o diretor administrativo da unidade, Marcelo Rezende, o compro-misso é contribuir para o fortalecimen-to intelectual dos estudantes, através de um aprendizado único e prazeroso. “A ideia é tornar extremamente simples a comunicação dos nossos alunos com pessoas de todas as partes do mundo”, disse. O CCAA possibilita a realização grátis do TOEFL (prova de certificação internacional), oferece material didáti-co moderno e interativo, além de pro-fessores treinados e atualizados.

Para se matricular na unidade Shop-ping Nova Iguaçu é fácil. Pelo site CCAA é possível testar, gratuitamen-te, o nível de seu inglês ou espanhol fazendo um “teste de nivelamento” ou

ainda solicitar uma “aula demonstra-tiva”, que também pode ser agendada pelo WhatsApp (21) 98463-1882 ou telefone (21) 2303-8555.

Com um projeto de expansão da mar-ca em todo o país, a unidade do CCAA do Shopping Nova Iguaçu passa a in-tegrar as cerca de 800 unidades dis-tribuídas pelo Brasil e exterior. Ao todo, são mais de 210 mil alunos que estudam por meio de método de ensi-no inovador e materiais especialmente elaborados por uma editora própria.

Estrada Abílio Augusto Távora, 1111Lj 2017B, Jd. Alvorada, Nova Iguaçu

PELO SITE CCAA É POSSÍVEL TESTAR, GRATUITAMENTE, O NÍVEL DE SEU INGLÊS

OU ESPANHOL FAZENDO UM “TESTEDE NIVELAMENTO”

Terezinha e Marcelo Rezende

Page 36: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

36 A VOZ DO COMÉRCIO

MATÉRIA LOCALSÃO JOÃO DE MERITI

Manifesto pela paz em Meriti

A segurança pública já é considerada um problema fundamental e um dos grandes desafios dos gestores. Em São João de Meriti, autoridades municipais e representantes da sociedade civil or-ganizada irão realizar no dia 13 deste mês o Manifesto “Meriti pela paz”, com o objetivo de diminuir a criminali-dade na região. A idéia é solicitar atenção e cobrar ações mais efetivas do governo esta-dual. A iniciativa está marcada para 8h e começará com um abraço simbólico na Praça Três Poderes, em Vilar dos Te-les, unindo as três esferas de governo:

executivo, legislativo e judiciário. Em seguida será feita uma caminhada na Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo, com início em frente à Casa do Alemão até ao posto de gasolina, na en-trada do bairro Coelho da Rocha. O primeiro passo do “Meriti pela Paz” ocorreu no último dia 30 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião foi realizado um ato público contra a violência, convocado pelo Pre-feito Sandro Matos com participação de agentes políticos e a sociedade. “O pro-blema da segurança não é só do gover-no. É de todos nós”, disse o prefeito.

Pontos crônicos de lixo são transformados em jardins

Transformar áreas de descarte irregu-lar de lixo e entulho em ponto verde, agora faz parte da rotina do setor de parques e jardins da Prefeitura de São João de Meriti. O departamento, for-mado por técnicos ambientais e paisa-gistas, iniciou o trabalho na esquina da Rua Luca e Rodovia Presidente Dutra, em Agostinho Porto. Em abril, a subsecretaria de Ambiente fla-grou um carroceiro despejando entulho no local. O infrator foi multado por cri-me ambiental e também por maus-tratos de animal. “Fortalecemos a equipe, que passou a ficar com funções exclusivas de transformar todas as lixeiras da cidade em jardins, com o objetivo de criar áreas

de convivência para a população. E quem jogar lixo e entulho nesses lugares, serão multadas, autuadas e até presas”, explicou o secretário municipal de Obras, Rodrigo Henriques Drigão. Em Meriti, a questão de despejo irregular de lixo e entulho é grave. De acordo com a prefeitura está sendo feito um levanta-mento na cidade, em parceria com o setor de geoprocessamento, para listar onde es-tão localizados os pontos crônicos. “Cada local selecionado vai receber tratamento paisagístico especial baseado em um es-tudo ambiental, para colocação de jardins com plantação de arbustos e espécies flori-das”, garantiu o subsecretário de Ambien-te, Antonio Marcos Barreto.

Foto

: Ass

im M

erit

i/D

ivul

gaçã

o

Foto

: Pau

la M

ores

che

O anúncio da iniciativa foi feito pelo Prefeito Sandro Matos no dia 24 de maio

Os locais ganham limpeza e paisagismo

Page 37: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 37

Page 38: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

38 A VOZ DO COMÉRCIO

MODA E SAÚDE

SERVIÇOS

Edição 74 OUTUBRO/2014 38

BELFORD ROXO

Page 39: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 39

CONSTRUÇÃOE DECORAÇÃO

ALIMENTOS SERVIÇOS

Edição 74 OUTUBRO/2014 39

MESQUITA/NILÓPOLIS

Page 40: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

ALIMENTOS

SAÚDE E BELEZA

Edição 74 OUTUBRO/2014 40

NOVA IGUAÇU

Page 41: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

Edição 94 JUNHO/2016 41

ALIMENTOS

SAÚDE EBELEZA

SERVIÇOS

Edição 74 OUTUBRO/2014 41

SÃO JOÃO DE MERITI

Page 42: Revista A Voz do Comércio - Edição 94

42 A VOZ DO COMÉRCIO

Page 43: Revista A Voz do Comércio - Edição 94
Page 44: Revista A Voz do Comércio - Edição 94